Aah muito bom! Curioso pakas, e nem sabia q Wolfenstein não usava chip especial O.o E os mil Shogi usar é doidera haha E muito jogo japones de esporte q até lembra os jogos ruins do n64 haha
Obrigadaço Wilson!!! Sim, Wolfenstein roda sem chip especial. Não só isso, ainda foi desenvolvido em pouquíssimo tempo, pois estavam todos ocupados desenvolvendo o Doom original. XD Tem alguns Shogi de SNES que não usa chip especial, dá pra notar que a "pausa pra pensar" do bot é bem maior. Daí aparece essa avalanche de shogi usando chip. kkjk Se fez sucesso no japão, se prepare pra muuuito jogo disso, cavalos e caça-níqueis.
Estou sem palavras! Esse possivelmente é o seu melhor vídeo nesse canal e um dos seus melhores vídeos no geral! Extremamente didático, engraçado e bem completo. Quando você falou desse vídeo, eu jurava que seria um vídeo explicando cada chip do SNES. Eu não estava esperando MESMO que na verdade, você fosse falar sobre cada jogo do console individualmente. Bom demais! Essa 1 hora de duração passou voando de tão bom que foi o vídeo! Não fazia ideia que alguns desses jogos existiam e fiquei surpreso também em descobrir que alguns jogos que eu pensava que usavam os chips de forma muito intensa, acabam que nem usam tanto. kkkkk Qualidade excepcional. Imagino que deve ter dado muito trabalho, mas com certeza valeu a pena! :D
Essa foi a ideia mais absurda que tive até agora. Eu pensei "ah, 73 não são tantos assim, até por que tem muito jogo semelhante", mas não tava esperando que passaria de uma hora de vídeo. Isso é novidade nesse canal. kkjkak Assim que eu vi que o vídeo tava ficando grande, aí que eu quis botar mais informações mesmo. Muito obrigado, man!!! :D Deu um trabalho monstro mesmo, só pra gravar as gameplays foram dias e dias e dias. Imagine se eu tivesse ido mais longe nos RPGs. kak
É por isso que ainda hoje eu pago pau pros jogos antigos, eles tiravam leite de pedra pra entregar experiências únicas que são lembradas até hoje. Atualmente tudo é tão HD, 4K e potente que nada parece fazer diferença (salvo poucas exceções). Vídeo lindo demais, obrigado por isso, Maxwel! E VIVA GENO, AMÉM!
É por isso que eu amo tanto esse mundo retrô. Tudo era a mais pura gambiarra para lidar com hardware limitado. São muitos gênios! AMÉM IRMÃO! Que mais pessoas participem do seu culto! Kekekkske Obrigado mannnnn
Parece que com a evoluçãi da tecnologia a programação se tornou mais preguiçosa. Vide o ray Tracing hoje em dia, que muitas vezes é usada só porque os programadores não querem criar um sistema de iluminação decente e que não consuma metade do poder da GPU.
Moleque que trabalhava meio período e com meu próprio salário tinha meu Super Nintendo, dois jogos, Star Fox e Donkey Kong e uma TV 14. Eh tempo bom. Sábado a tarde chegava do serviço e começava jogar por horas!
Irmão, parabéns pelo seu conhecimento. Ótima edição. Você é bastante técnico, conhece com profundidade o assunto. Impressionante o conteúdo. Gosto de assuntos técnicos mesmo não sabendo de porra nenhuma, mas gosto de saber como eram feitos os games retrô. Fico impressionado sobre alguns efeitos usados pra época: cintilância, efeito-geléia, aproximação e profundidade, loop-rotation, 360º, transparências, polígonos, dublagens-musicas, mapas, relevos e texturas, colisões e física, saves.
Minha cara quando reclamo que não tenho tempo pra nada na minha vida, mas acabei de ver um vídeo de uma hora sobre jogos de super nintendo e seus chips
eu não esperava ver uma lista de jogos usando chips de melhoria no SNES ser tão grande e aparentemente mais da metade deles ser bom e COMO ASSIM DOOM DE SNES TÁ SENDO FEITO DE NOVO, PELO MESMO PROGRAMADOR? que vídeo bom, seloko
Uma curiosidade sobre o Winter Gold é que vários desenvolvedores dele eram de um grupo que fazia demos pros computadores Amiga chamado Spaceballs. As demos eram animações que tinham o objetivo de empurrar o Amiga e o disquete que elas eram armazenadas até o limite. Inclusive, no menu do jogo tem uma silhueta de uma mulher dançando que foi tirada diretamente da demo mais famosa delas, a State of the Art. Se você quer ficar impressionado com o que as pessoas faziam num computador limitadíssimo do final dos anos 80, recomendo assistir essas demos... menos se você tiver epilepsia, eles gostavam MUITO de luzes piscando
Meu Deus cara, eu nunca imaginei ver uma mega produção dessas vinda de um brasileiro, sabe não to esperando nada dessa gente aqui, e vc surpreendeu muito, digno de tradução ao inglês, seu vídeo é mundial amigo, sensacional!!! Para nos amantes do snes. É um deleite
Achei a vida toda que o chip do x2 e x3 era pro audio, porque o som deles é muito louco, comparado ao x1 é bem cristalino. esse vídeo é uma delicia, parabens
Isso é mais a Capcom tendo vergonha na cara de usar samples novas ao invés de reaproveitar samples do dev-kit do SNES. kkkkk Dito isso, eu ainda prefiro a variedade de instrumentos do primeiro jogo. MMX2 e X3 focaram muito na mesma guitarra.
Meu guri, seus vídeos são um prazer de assistir, super detalhados e completos, sempre que aparecem em minha feed eu vou logo assistir agradeço muito e tá aí um apoio singelo pra continuidade do teu trabalho. 🤩🤩
caraca que aula! eu não duvido que muitos jogos usando sim o chip especial so pra evitar pirataria, apesar de alguns jogos bem simples não fazerem sentido, provavelmente tinha chip sobrando e conhecimento faltando
Na epoca alguns uso dos chips aparentemente para trocare 6 por meia duzia, seria devido a falta de informação para clonar ele. E igual a emulação que demoraram um tempo para poder emular o chip e fazer a rom rodar legal.
acabei de conhecer o seu canal e me deu uma nostalgia pesada de quando eu só consumia conteúdo de jogo retrô no yt la pra 2016… foi essa a vibe que me passou, obrigado amigo. muito bom o vídeo.
Mano que vídeo incríveeel!! muito bom mesmo cada detalhe de cada chip, não imaginava que o jogo do Kirby tinha uso de chip especial, foi uma baita curiosidade descobrir! 👏👏👏👏 Sensacional!
Esse vídeo está sendo como comer todo tipo de carne que eu quiser, com molho madeira. Que vídeo delicioso, não esperava que esse tipo de vídeo longo fosse sair tão rápido como saiu kkkkkkkk Mais uma vez mostrando que o Maxwell ama produzir isso, e devemos valorizar esse tipo de vídeo. Vocês não vão encontrar esse nível todo dia aqui no TH-cam BR.
Obrigado!! Tales of Phantasia utiliza um mapeamento de memória diferente de outros jogos, conhecido como ExLoROM, para permitir 6 MB de ROM. Mas nenhum chip especial foi necessário, o SNES já tem suporte a esse tipo de mapeamento.
Sério irmão, tive meu primeiro SNes de 93 até 98. Por causa dos seus conteúdos, acabei me apaixonando de novo e comprei de novo um. Não consigo jogar esses consoles novos. Baita trampo.
Que consteúdo maravilhoso! Eu fiquei espantado de ver que o jogo Xeno Crisis usa um microsontrolador RP2040. Uso bastante esses microsontroladores em diversos projetos! Fiquei curioso tbm pra saber como o Doom vai vir! :) Parabéns pelo vídeo, Maxwel!
Eu também me surpreendi quando soube disso, nunca tinha imaginado a interação desse chip com o SNES. Espero que um dia explorem de verdade ele em um jogo bem avançado. Obrigado!! :D
comentada só pra dar uma força no engajamento de algoritmo pro video: na cena de romhacking há um pessoal que implementa esses chips de maior capacidades pra serem usados no codigo de jogos já existentes. como por exemplo o Mega Man X1 usando SA1 pra remover slowdown ou o jogo do Mascara com chip pra por musicas em alta definição como se fossem audios em .mp3 a instancia mais interessante que vi até agora foi duma tech demo que renderizava graficos com Ray Tracing em tempo real no hardware do super nintendo.
Caraca, seu canal merecia mais inscritos. Muita trabalheira e pesquisa para falar disso tudo. Sei porque projeto e achar informação sobre isso requer consulta a muita literatura específica. Parabéns pelo vídeo.
Vídeo incrível. É interessante o uso de certos Chips... Não sabia que tantos jogos do SNES precisaram de processores adicionais. Mais de 70 jogos. Pensava que seria uns 15 jogos no máximo pois tive snes na época e sabia que só alguns poucos jogos usavam. Achei estranho bem no começo do console já precisar de uso de outros processadores mas no caso eles estavam tentando criar gráficos tridimensionais em um sistema que não comporta eles.
A impressão é de ter ainda menos mesmo, pois a maioria são jogos bem desconhecidos com poucos deles sendo bons. Essa é a parte que muitos não pegam, jogos como Pilotwings eram bem avançados, não só pro SNES como para todos os consoles domésticos da época em 1991. Não era pra compensar a CPU lenta e se igualar aos concorrentes, era pra ir além deles. Obrigado!
A sua pronúncia do japonês está excelente! kkkk...muito bom vídeo. Na época eu era fã de Sega e não sabia que o Super NES "apelava" para chips externos com tanta frequência. De todo jeito, era um videogame muito possante para a época e o Playstation e o Saturn estavam começando a mostrar screenshots nas revistas, e animar os jogadores para a próxima geração, então assim como a Sega deu tiro pra todo lado na hora errada com o 32X e fez um Sega CD caríssimo, era compreensível que a Nintendo não ficasse parada também. O mercado era ultracompetitivo.
Vídeos assim mostram como a tecnologia realmente mudou dos anos 90 para cá e que de fato a capacidade dos computadores realmente aumentou. Fazer jogos era um trabalho criativo e desafiador. Esses caras são os verdadeiros heróis da programação😊.
Maxwell, vc demora a postar vídeo mas cada minuto de espera vale a pena. Cada vídeo que sai é um tesouro de informação, curiosidade e deleite para os amantes da história e tecnologia dos games. O que seria de nós sem esse canal? 🤩 Longa vida aos consoles! (Especialmente o Super Nintendo, hehe) Obrigado!!
Ótimo video! Shogi é um jogo bem dificil, e exige muitos calculos, ele só perdeo pro GO em complexidade de calculos. Pra voce ter uma ideia no NES os jogos tanto de shogi como de go, eram apenas jogadas básicas ou movimentos! Apenas no SNES no jogo que voce citou em 34:18 (Hayazashi Nidan: Morita Shougi 2) houve uma IA completa de forma que voce pudesse jogar com todas as peças e uma partida completa!
Obrigado!! Nossa, então não só o bot demorava mais pra pensar, como também sequer sabia jogar direito? Kkkk Uau, que jogo complexo. Imagino programar isso... Pior que nem consegui jogar esse jogo que usa o ARMv3, não roda nos emuladores quando a partida começa. Mas eu não conseguiria ver diferença de qualquer maneira. O N64 japonês saiu com Super Mario 64 e um shogi no lançamento. Imagino que tenha sido uma techdemo de como o N64 é potente pra IA.
Cara foi o video de mais de uma hora mais "gostoso de assistir" parabens conheci seu canal agora e é muito bom ver um conteudo tão bem elaborado como esse esplicando sobre os chips especiais, foi uma verdadeira aula aprendi muito e ate me ajudou a escolher melhor meus everdrives, parabens!!!
Isso meio que inclui o modo Hi-Res do SNES, mas acharia interessante um video falando da diferença entre o aspect ratio da TV (4:3) vs o aspect ratio interno do console (normalmente 8:7 no SNES). Já vi o pessoal da gringa falando sobre, mas eles não costumam comentar sobre os consoles como o Mega Drive e PS1 que variam muito de aspect ratio dependendo do modo grafico usado no jogo
Esse é um assunto que tenho interesse mesmo. Planejo falar disso em breve. Existe toda uma questão de aspect ratio da tela e dos pixels em si que podem confundir fácil. E também que a imagem do SNES não é esticada exatamente para 4:3 nas TVs, na grande maioria delas é diferente.
Mano seu canal é muito top!! Por favor não pare com os vídeos. Fale do adaptador de CD do SNES que foi cancelado e que recentemente o protótipo foi concertado.
Parabéns, video muito completo e informativo! Mostra como os jogos eram inventivos antigamente mas de uma forma ou de outra funcionavam. As traduções de algumas coisas para o portugues foi a cereja do bolo!
Seu video apareceu aleatório aqui....eu doente de cama e me divertiu por 2 horas (pois voltei alguns trechos pra rever os jogos) além de q me deu varias dicas de games pra jogas (tenho emulador de Snes e apesar de ter mais de 200 roms do mesmo alguns nunca ouvi falar) . Parabéns pelo trabalho bem feito. Ganhou like e um inscrito
Video brabo demais mano, curto pra caramba seus videos sobre o melhor console já feito, mesmo sendo 1 hora assisti 2 vezes e to quase indo pra terceira kkk
Seu conteúdo é de extrema qualidade, os jogos de chip especial eram minoria, mas alguns traziam conceitos bem bacanas. O hardware do Snes era muito bom pra época!
Mais um excelente vídeo, Maxuel! Existe versão em FastROM desse terceiro Parodius? Eu sei, é engraçado perguntar se existe uma versão em FastROM de um jogo que utiliza o SA-1, mas nesse caso faz sentido que tenham feito isso rs
Excelente vídeo, sou colecionador de retrogames e minha coleção de Snes e Super Famicom é baseada em hardware e jogos com chips especiais, possuo 90% dos jogos mostrados no video (tanto a versão para Snes quanto para Super Famicom). Que eu me lembre o Star Fox 2 não foi lançado pois iam deixar para o próximo console, o Nintendo 64. Abraços
Parabéns MAN, conteúdo absurdo de bom, fichas técnicas maravilhosas, conhecimento ótimo de lindo, trabalho incrível e perfeito, amei o vídeo, obrigado demais; também conheço uma coisinha ou outra do SNES e N64, agradecido demais pelo conteúdo, TOP!!!
finalmente saiu!!!! muito bom o vídeo, tanto que me despertou uma curiosidade. seria possível criar um jogo de plataforma 3D para o SNES, seja com o super fx 1, (provavelmente) 2 ou até mesmo o 3? porque há jogos que têm pouco slowdown, como o dirt trax fx
Acho que as fases abertas de Star Fox 2 são boas provas de que isso funcionaria. Mas o framerate é algo a se preocupar, teria que ser muito bem otimizado pra não ficar em um nível injogavel.
Boa mano ótimo vídeo, se puder faz um vídeo falando sobre os tipos de save, em cartuchos em snes e n64 como funciona a bateria e o chip de seve pra que serve etc
Baita vídeo Maxwel! Por não conhecer do assunto imaginei que haviam mais jogos que usassem chip especial, pelo menos entre os jogos mais populares; no final o SNES entregou muito jogo incrivel dependendo ou não desses chips (é o meu console favorito até hoje)
eu acho que o chip especial pros MMX2 e 3 também foi usado pra prevenir os slow down que apareciam de vez em quando no X1, uma galera aí pelo youtube já disse que a capcom só botou alguns objetos 3D no jogo pra nintendo permitir eles de adicionarem um coprocessador, mas se isso é verdade ou não eu n sei, pq eu n lembro de as pessoas citarem fontes pra isso
Essa teoria nunca ouvi, mas eu consigo acreditar que com certeza esses modelos 3D são justificativas pro chip ter sido usado. Rodando o jogo sem o chip, dá pra notar que a lógica do jogo ainda roda normalmente, o que significa que o CX4 não está fazendo algo realmente grande pra prevenir slowdown. Ele tá ajudando na rotina de propriedades de sprites (posição X/Y, tile, paleta, espelhamento etc), que é o motivo deles sumirem ao jogar sem o chip. Isso realmente diminui o processamento na CPU principal, mas... é bem pouco. Por isso é bem comum Mega Man X2 e X3 ainda dar slowdown.
@@maxwelseven também nunca entendi muito bem o que diabos aconteceu pros jogos continuarem tendo slowdown (ainda que bem menos que o X1) e vendo esse vídeo, com essa explicação, eu entendo menos ainda, acho que a Capcom só não queria dar mais tempo pros desenvolvedores terminarem os jogos e decidiu simplesmente tacar um chip extra pra eles poderem EM TESE conseguir gastar menos tempo trabalhando em otimizações no código... Mesmo porque MMX1, 2 e 3 saíram mt pertinho uns dos outros, o X3 se n me engano foi feito por outro time até
@@ToniaGlitched não entendi também por que não usaram pra algo realmente taxativo, tirando os 3D. No X2 até que tentaram justificar, mas no X3 parece que só quiseram reaproveitar o estoque. :p E sim, o X3 foi terceirizado. A Capcom tava spamando jogo nesse ano.
Estou comentando antes de ver o vídeo, e talvez essa informação esteja nele: F-Zero tem as pistas escritas em tempo real e são gigantes, por isso não houve um modo multiplayer, pois uma pista seria escrita em cima da outra.
Exatamente. Não fui muito a fundo nisso, mas deu pra deixar subentendido. A única forma dessa ideia ser possível era dando muito zoom na pista, tornando ela mais pixelada, que por consequência também tira um pouco mais da fluidez.
37:03 Eu sou um dos loucos que terminou Mega Man X3 sem enxergar os sprites! Eu não tinha escolha haha. Demorou muito pro ZSnes conseguir emular esse chip. E quando finalmente conseguiu foi um dia sagrado pra mim.
A real que alguns desses chips colocado em uma maneira desconhecida/inútil é ser um Denuvo da época, como você cogitou no video ser um sistema anti-pirata. Seu canal faz o Snes ganhar o brilho, cresci com o Mega Drive e quando era moleque só 3 jogos de Snes que me chamou a atenção são os que usam os chips especiais: Star Fox, Yoshi Island e Street Fighter Alpha 2.
Looking forward to this. :D Edit: Lots of great stuff there. And impressive that you covered all the way up to the upcoming SNES Doom Definitive Edition too. I was hoping you would, and you delivered.:D
When I started making the video, it wouldn't have been there, but it took so long for this video to be completed that it ended up giving me the chance to put it in. XD Thanks!
Que video excelente!! Tem MUITA coisa interessante que eu desconhecia em relação aos jogos listados Muito grato pelo menção no final do vídeo. Os chips de forma geral (SA-1 inclusivo) tem potencial danado pra ser usado em ROM hacks =) boa parte deles não tiverem seu potencial explorado ao máximo Abraços!
Falar do SA-1 sem te mencionar é impossível, o vídeo fica incompleto kkkk Feliz que cheguei ao ponto de explicar coisas obscuras até pra você. :D Sim, só de analisar essa lista inteira vejo que grande maioria não usa 100% dos chips. Ainda há o que se explorar. Obrigado!!
Excelente vídeo , a SETA nos quebrou com o processador mais poderoso em um jogo que ninguém joga kkkkk joguei muito na época Doom , cartucho vermelho .
Gostei demais do vídeo, nota dez. Sempre curti muito o street fighter Alpha 2 do SNES, foi por muito tempo o único jogo da série Alpha que tive acesso fácil, passei um bom tempo procurando saber se tinha uma ROM do jogo com os gráficos descompactados pra colocar no meu everdrive chinês, mas sem sucesso. Acho que seria massa ver isso. Parabéns pelo vídeo, curto demais teu conteúdo.
Ver esse vídeo me deu vontade de comecar a esturar alguma engine ou fazer uma rom hack. Comecei uma com aquele editor de fazer esrael que tinha no sonic retro uma vez, eu estava no hype pq ia comecar um curso de programação no if da minha cidade. E no fim tô a quatro anos só no php e js mesmo kkkkkkk Muito bom o vídeo, sempre tive curiosidade sobre esses chips especiais. Me surpreende que nenhum final fantasy use chip especial.
Na biblioteca do Super Nintendo existem jogos bonitos até para os dias de hoje! Consegui jogar Star Fox 2 direto no console pelo SD2SNES e em um primeiro momento eu não curti, mas umas semanas depois deu vontade e acabei ficando viciado! Até hoje estou conhecendo jogos novos e me divertindo muito, mais do que com os lançamentos atuais.
Star Fox 2 dá uma má primeira impressão mesmo, especialmente se você só joga na dificuldade normal. Ele é um jogo bem caprixado. Tem muuuito jogo lindo no SNES, é assunto pra vídeo. Outro longo vídeo.
Aah muito bom!
Curioso pakas, e nem sabia q Wolfenstein não usava chip especial O.o
E os mil Shogi usar é doidera haha
E muito jogo japones de esporte q até lembra os jogos ruins do n64 haha
Obrigadaço Wilson!!!
Sim, Wolfenstein roda sem chip especial. Não só isso, ainda foi desenvolvido em pouquíssimo tempo, pois estavam todos ocupados desenvolvendo o Doom original. XD
Tem alguns Shogi de SNES que não usa chip especial, dá pra notar que a "pausa pra pensar" do bot é bem maior. Daí aparece essa avalanche de shogi usando chip. kkjk
Se fez sucesso no japão, se prepare pra muuuito jogo disso, cavalos e caça-níqueis.
Sr Wilson por aqui, top demais!
MechWarrior foi outro jogo que me impressionou por não ter chip especial, tem a mesma qualidade de Wolfenstein em gameplay.
Eu sinto um crossover foda
@@maxwelseven como seria o Alpha 2 com o aquele chip do shogi 2 serà q ele descompaquitaria mais rápido
Estou sem palavras! Esse possivelmente é o seu melhor vídeo nesse canal e um dos seus melhores vídeos no geral!
Extremamente didático, engraçado e bem completo. Quando você falou desse vídeo, eu jurava que seria um vídeo explicando cada chip do SNES.
Eu não estava esperando MESMO que na verdade, você fosse falar sobre cada jogo do console individualmente. Bom demais!
Essa 1 hora de duração passou voando de tão bom que foi o vídeo! Não fazia ideia que alguns desses jogos existiam e fiquei surpreso também em descobrir que alguns jogos que eu pensava que usavam os chips de forma muito intensa, acabam que nem usam tanto. kkkkk
Qualidade excepcional. Imagino que deve ter dado muito trabalho, mas com certeza valeu a pena! :D
Essa foi a ideia mais absurda que tive até agora. Eu pensei "ah, 73 não são tantos assim, até por que tem muito jogo semelhante", mas não tava esperando que passaria de uma hora de vídeo. Isso é novidade nesse canal. kkjkak
Assim que eu vi que o vídeo tava ficando grande, aí que eu quis botar mais informações mesmo.
Muito obrigado, man!!! :D
Deu um trabalho monstro mesmo, só pra gravar as gameplays foram dias e dias e dias. Imagine se eu tivesse ido mais longe nos RPGs. kak
Esse é o melhor vídeo do mundo! kk na moral, Maxwel ainda vai lançar um console no Kickstarter, manja tudo!
Max é the best
@@maxwelsevendevia ter dividido o vídeo. Aí vc ia ganhar mais se monetizar
Me lembrou seus vídeos Nintendo Fan!
pensei que o canal tinha acabado, assisti aos vídeos antigos torcendo para você voltar com conteudo novo.
Esse tipo de vídeo demora muito pra ser feito. Não é de supreender que demore tanto.
Mas vídeo bom demora msm.
É por isso que ainda hoje eu pago pau pros jogos antigos, eles tiravam leite de pedra pra entregar experiências únicas que são lembradas até hoje.
Atualmente tudo é tão HD, 4K e potente que nada parece fazer diferença (salvo poucas exceções).
Vídeo lindo demais, obrigado por isso, Maxwel!
E VIVA GENO, AMÉM!
QUE GENO NOS ABENÇOE 🙌🙌
É por isso que eu amo tanto esse mundo retrô. Tudo era a mais pura gambiarra para lidar com hardware limitado. São muitos gênios!
AMÉM IRMÃO! Que mais pessoas participem do seu culto! Kekekkske
Obrigado mannnnn
Parece que com a evoluçãi da tecnologia a programação se tornou mais preguiçosa. Vide o ray Tracing hoje em dia, que muitas vezes é usada só porque os programadores não querem criar um sistema de iluminação decente e que não consuma metade do poder da GPU.
Moleque que trabalhava meio período e com meu próprio salário tinha meu Super Nintendo, dois jogos, Star Fox e Donkey Kong e uma TV 14. Eh tempo bom. Sábado a tarde chegava do serviço e começava jogar por horas!
Irmão, parabéns pelo seu conhecimento. Ótima edição. Você é bastante técnico, conhece com profundidade o assunto. Impressionante o conteúdo. Gosto de assuntos técnicos mesmo não sabendo de porra nenhuma, mas gosto de saber como eram feitos os games retrô.
Fico impressionado sobre alguns efeitos usados pra época: cintilância, efeito-geléia, aproximação e profundidade, loop-rotation, 360º, transparências, polígonos, dublagens-musicas, mapas, relevos e texturas, colisões e física, saves.
Obrigado!!
Minha cara quando reclamo que não tenho tempo pra nada na minha vida, mas acabei de ver um vídeo de uma hora sobre jogos de super nintendo e seus chips
eu não esperava ver uma lista de jogos usando chips de melhoria no SNES ser tão grande e aparentemente mais da metade deles ser bom e COMO ASSIM DOOM DE SNES TÁ SENDO FEITO DE NOVO, PELO MESMO PROGRAMADOR? que vídeo bom, seloko
eita vidjão bão
Uma curiosidade sobre o Winter Gold é que vários desenvolvedores dele eram de um grupo que fazia demos pros computadores Amiga chamado Spaceballs. As demos eram animações que tinham o objetivo de empurrar o Amiga e o disquete que elas eram armazenadas até o limite. Inclusive, no menu do jogo tem uma silhueta de uma mulher dançando que foi tirada diretamente da demo mais famosa delas, a State of the Art. Se você quer ficar impressionado com o que as pessoas faziam num computador limitadíssimo do final dos anos 80, recomendo assistir essas demos... menos se você tiver epilepsia, eles gostavam MUITO de luzes piscando
Meu Deus cara, eu nunca imaginei ver uma mega produção dessas vinda de um brasileiro, sabe não to esperando nada dessa gente aqui, e vc surpreendeu muito, digno de tradução ao inglês, seu vídeo é mundial amigo, sensacional!!! Para nos amantes do snes. É um deleite
Achei a vida toda que o chip do x2 e x3 era pro audio, porque o som deles é muito louco, comparado ao x1 é bem cristalino. esse vídeo é uma delicia, parabens
Isso é mais a Capcom tendo vergonha na cara de usar samples novas ao invés de reaproveitar samples do dev-kit do SNES. kkkkk
Dito isso, eu ainda prefiro a variedade de instrumentos do primeiro jogo. MMX2 e X3 focaram muito na mesma guitarra.
@@maxwelseven entendi, isso so deixou ainda mais foda o som do snes pra mim. parece que tem mil canais de audio o x2
Meu guri, seus vídeos são um prazer de assistir, super detalhados e completos, sempre que aparecem em minha feed eu vou logo assistir agradeço muito e tá aí um apoio singelo pra continuidade do teu trabalho. 🤩🤩
Caramba! Muitíssimo obrigado! :D
Vou continuar firme e forte 😁
Esse video é uma obra prima! Provavelmente é o mais detalho que existe sobre esse assunto! Parabéns!!
Obrigado!!
51:58 Essa parte eu não tankei KKKKKK Rodava tudo isso e ainda num MATAGAL!
Isso, exatamente, cavalos...
Não suma assim não kkkkk seu canal é sem dúvida o melhor canal técnico do TH-cam de vídeogames e afins
Trampo de pesquisa foda, parabéns pelo video
É sensacional como um vídeo com dados técnicos, consegue ser tão agradável e divertido de assistir. Parabéns!
33:45 Wilson o sofreu pra caramba pra zerar esses shogi kkkkkkkkkk
caraca que aula!
eu não duvido que muitos jogos usando sim o chip especial so pra evitar pirataria, apesar de alguns jogos bem simples não fazerem sentido, provavelmente tinha chip sobrando e conhecimento faltando
Eu não tenho dúvida também, são muitos usos insignificantes. Aquele de caça-níquel deve ser o mais claro.
Obrigado!
Na epoca alguns uso dos chips aparentemente para trocare 6 por meia duzia, seria devido a falta de informação para clonar ele. E igual a emulação que demoraram um tempo para poder emular o chip e fazer a rom rodar legal.
acabei de conhecer o seu canal e me deu uma nostalgia pesada de quando eu só consumia conteúdo de jogo retrô no yt la pra 2016…
foi essa a vibe que me passou, obrigado amigo.
muito bom o vídeo.
Vídeo maravilhoso. Já tem meu like.
Mantenha a gente informado dessas roms modificadas do Snes.
9:02 Mano eu morri de rir 🤣🤣🤣 genial essa parte (ainda tô assistindo, com certeza vou ver tudo) 👀
Mano que vídeo incríveeel!! muito bom mesmo cada detalhe de cada chip, não imaginava que o jogo do Kirby tinha uso de chip especial, foi uma baita curiosidade descobrir! 👏👏👏👏 Sensacional!
Obrigadão!!!
LL amigão, como vai?
Legal que vc tbm acompanha o MaxwelSeven. Canal bem TOP.
@@RGM89 Siiim, gostei demais da forma que ele explica a parte técnica, um conteúdo bem original que está em falta no TH-cam 👏👏
Esse vídeo está sendo como comer todo tipo de carne que eu quiser, com molho madeira. Que vídeo delicioso, não esperava que esse tipo de vídeo longo fosse sair tão rápido como saiu kkkkkkkk
Mais uma vez mostrando que o Maxwell ama produzir isso, e devemos valorizar esse tipo de vídeo. Vocês não vão encontrar esse nível todo dia aqui no TH-cam BR.
Nossa, que descrição mais saborosa.
Muito obrigado!!! :D
Que vídeo hein, vídeo incrível, o Yt precisa de mais vídeos assim, deu até uma nostalgia dos vídeos de antigamente.
Muito bom vídeo! Eu pensava que Tales of Phantasia também usava algum chip especial, mas vejo que não era o caso.
Obrigado!!
Tales of Phantasia utiliza um mapeamento de memória diferente de outros jogos, conhecido como ExLoROM, para permitir 6 MB de ROM. Mas nenhum chip especial foi necessário, o SNES já tem suporte a esse tipo de mapeamento.
Cada vídeo seu é um documentário 🎉
Sério irmão, tive meu primeiro SNes de 93 até 98. Por causa dos seus conteúdos, acabei me apaixonando de novo e comprei de novo um. Não consigo jogar esses consoles novos. Baita trampo.
Po, que massa! Também tenho muito mais preferência pelos consoles antigos. Obrigado!
Esse vídeo é uma aula sobre games, Pelo menos uma das etapas do curso kkkk Traga mais vídeos desses sem medo de ser feliz.
Pode deixar! Valeu!!!
Que consteúdo maravilhoso!
Eu fiquei espantado de ver que o jogo Xeno Crisis usa um microsontrolador RP2040. Uso bastante esses microsontroladores em diversos projetos!
Fiquei curioso tbm pra saber como o Doom vai vir! :)
Parabéns pelo vídeo, Maxwel!
Eu também me surpreendi quando soube disso, nunca tinha imaginado a interação desse chip com o SNES. Espero que um dia explorem de verdade ele em um jogo bem avançado.
Obrigado!! :D
comentada só pra dar uma força no engajamento de algoritmo pro video: na cena de romhacking há um pessoal que implementa esses chips de maior capacidades pra serem usados no codigo de jogos já existentes. como por exemplo o Mega Man X1 usando SA1 pra remover slowdown ou o jogo do Mascara com chip pra por musicas em alta definição como se fossem audios em .mp3
a instancia mais interessante que vi até agora foi duma tech demo que renderizava graficos com Ray Tracing em tempo real no hardware do super nintendo.
OPAAAAAA!!!! O vídeo nem foi liberado, mas já amei ele!!
Caraca, seu canal merecia mais inscritos. Muita trabalheira e pesquisa para falar disso tudo. Sei porque projeto e achar informação sobre isso requer consulta a muita literatura específica. Parabéns pelo vídeo.
@@CleberMag Obrigado!! :D
Vídeo incrível. É interessante o uso de certos Chips... Não sabia que tantos jogos do SNES precisaram de processores adicionais. Mais de 70 jogos. Pensava que seria uns 15 jogos no máximo pois tive snes na época e sabia que só alguns poucos jogos usavam.
Achei estranho bem no começo do console já precisar de uso de outros processadores mas no caso eles estavam tentando criar gráficos tridimensionais em um sistema que não comporta eles.
A impressão é de ter ainda menos mesmo, pois a maioria são jogos bem desconhecidos com poucos deles sendo bons.
Essa é a parte que muitos não pegam, jogos como Pilotwings eram bem avançados, não só pro SNES como para todos os consoles domésticos da época em 1991. Não era pra compensar a CPU lenta e se igualar aos concorrentes, era pra ir além deles.
Obrigado!
A sua pronúncia do japonês está excelente! kkkk...muito bom vídeo. Na época eu era fã de Sega e não sabia que o Super NES "apelava" para chips externos com tanta frequência. De todo jeito, era um videogame muito possante para a época e o Playstation e o Saturn estavam começando a mostrar screenshots nas revistas, e animar os jogadores para a próxima geração, então assim como a Sega deu tiro pra todo lado na hora errada com o 32X e fez um Sega CD caríssimo, era compreensível que a Nintendo não ficasse parada também. O mercado era ultracompetitivo.
Vídeos assim mostram como a tecnologia realmente mudou dos anos 90 para cá e que de fato a capacidade dos computadores realmente aumentou. Fazer jogos era um trabalho criativo e desafiador. Esses caras são os verdadeiros heróis da programação😊.
"O SA-1 poderia processar 2050 cavalos diferentes..."
💀💀💀💀💀
Xiuuu
Maxwell, vc demora a postar vídeo mas cada minuto de espera vale a pena. Cada vídeo que sai é um tesouro de informação, curiosidade e deleite para os amantes da história e tecnologia dos games. O que seria de nós sem esse canal? 🤩 Longa vida aos consoles! (Especialmente o Super Nintendo, hehe) Obrigado!!
Ah que isso hehehe
Muito obrigado!!!
Eu não programo, mas amo seu canal, saber como era feito os games que eu amava e como os caras tiravam leite de pedra é fascinante.
Agora entendi pq super Mario RPG não rodava no meu super Nintendo destravado kkk
Ótimo video!
Shogi é um jogo bem dificil, e exige muitos calculos, ele só perdeo pro GO em complexidade de calculos.
Pra voce ter uma ideia no NES os jogos tanto de shogi como de go, eram apenas jogadas básicas ou movimentos!
Apenas no SNES no jogo que voce citou em 34:18 (Hayazashi Nidan: Morita Shougi 2) houve uma IA completa de forma que voce pudesse jogar com todas as peças e uma partida completa!
Obrigado!!
Nossa, então não só o bot demorava mais pra pensar, como também sequer sabia jogar direito? Kkkk
Uau, que jogo complexo. Imagino programar isso...
Pior que nem consegui jogar esse jogo que usa o ARMv3, não roda nos emuladores quando a partida começa. Mas eu não conseguiria ver diferença de qualquer maneira.
O N64 japonês saiu com Super Mario 64 e um shogi no lançamento. Imagino que tenha sido uma techdemo de como o N64 é potente pra IA.
Cara foi o video de mais de uma hora mais "gostoso de assistir" parabens conheci seu canal agora e é muito bom ver um conteudo tão bem elaborado como esse esplicando sobre os chips especiais, foi uma verdadeira aula aprendi muito e ate me ajudou a escolher melhor meus everdrives, parabens!!!
Isso meio que inclui o modo Hi-Res do SNES, mas acharia interessante um video falando da diferença entre o aspect ratio da TV (4:3) vs o aspect ratio interno do console (normalmente 8:7 no SNES). Já vi o pessoal da gringa falando sobre, mas eles não costumam comentar sobre os consoles como o Mega Drive e PS1 que variam muito de aspect ratio dependendo do modo grafico usado no jogo
Esse é um assunto que tenho interesse mesmo. Planejo falar disso em breve.
Existe toda uma questão de aspect ratio da tela e dos pixels em si que podem confundir fácil. E também que a imagem do SNES não é esticada exatamente para 4:3 nas TVs, na grande maioria delas é diferente.
Mano seu canal é muito top!! Por favor não pare com os vídeos. Fale do adaptador de CD do SNES que foi cancelado e que recentemente o protótipo foi concertado.
Parabéns, video muito completo e informativo! Mostra como os jogos eram inventivos antigamente mas de uma forma ou de outra funcionavam. As traduções de algumas coisas para o portugues foi a cereja do bolo!
O WOLFEINSTEIN NÃO USA NENHUM CHIP ESPECIAL??! Meu Deus =O
Vídeo sensacional, Maxwel!!
Obrigado meu bom!!
NÃO USA MESMO NÃO! BRABOS!
Parabéns, Maxwel! Nem terminei de assistir ainda, mas já faço questão de comentar porque esse vídeo está demais! Sucesso ao canal!
Seu video apareceu aleatório aqui....eu doente de cama e me divertiu por 2 horas (pois voltei alguns trechos pra rever os jogos) além de q me deu varias dicas de games pra jogas (tenho emulador de Snes e apesar de ter mais de 200 roms do mesmo alguns nunca ouvi falar) . Parabéns pelo trabalho bem feito. Ganhou like e um inscrito
Video brabo demais mano, curto pra caramba seus videos sobre o melhor console já feito, mesmo sendo 1 hora assisti 2 vezes e to quase indo pra terceira kkk
Esse é o primeiro vídeo com mais de uma hora que eu me permito assistir.
Que vídeo completo e divertido, parabéns
Seu conteúdo é de extrema qualidade, os jogos de chip especial eram minoria, mas alguns traziam conceitos bem bacanas. O hardware do Snes era muito bom pra época!
Po esses vídeos grandes com detalhes e muito bom, espero ver mais vídeos nesse formato
Excelente produção Amigo. + 1 inscrito👍
50:04 Ahhhh, dai que vieram as florzinhas de Mario Wonder!!!!
Pqp, esse vídeo é um guia pra qualquer estudante do assunto. Uma obra acadêmica.
Mais um excelente vídeo, Maxuel!
Existe versão em FastROM desse terceiro Parodius? Eu sei, é engraçado perguntar se existe uma versão em FastROM de um jogo que utiliza o SA-1, mas nesse caso faz sentido que tenham feito isso rs
Obrigado!
Existe sim.
www.patreon.com/posts/jikkyou-oshaberi-81622241
@@maxwelseven valeu, Maxuel!
Excelente vídeo, sou colecionador de retrogames e minha coleção de Snes e Super Famicom é baseada em hardware e jogos com chips especiais, possuo 90% dos jogos mostrados no video (tanto a versão para Snes quanto para Super Famicom). Que eu me lembre o Star Fox 2 não foi lançado pois iam deixar para o próximo console, o Nintendo 64. Abraços
só tenho a agradecer por um conteúdo tão interessante, informativo em um vídeo tão bem explicado e editado. Por favor continue fazendo vídeos assim.
Obrigado!
Parabéns pelo vídeo, ficou bastante esclarecedor.
Vc poderia falar sobre o sufami turbo, não tem muito conteúdo a respeito.
Obrigado!
Ele é bem obscuro mesmo, um dia devo fazer um vídeo dele.
Parabéns MAN, conteúdo absurdo de bom, fichas técnicas maravilhosas, conhecimento ótimo de lindo, trabalho incrível e perfeito, amei o vídeo, obrigado demais; também conheço uma coisinha ou outra do SNES e N64, agradecido demais pelo conteúdo, TOP!!!
Vídeo bem legal. Também estou vendo outros do canal, pois acho bem interessante saber assuntos relacionados a funcionamento de games.
finalmente saiu!!!! muito bom o vídeo, tanto que me despertou uma curiosidade. seria possível criar um jogo de plataforma 3D para o SNES, seja com o super fx 1, (provavelmente) 2 ou até mesmo o 3? porque há jogos que têm pouco slowdown, como o dirt trax fx
Acho que as fases abertas de Star Fox 2 são boas provas de que isso funcionaria. Mas o framerate é algo a se preocupar, teria que ser muito bem otimizado pra não ficar em um nível injogavel.
Boa mano ótimo vídeo, se puder faz um vídeo falando sobre os tipos de save, em cartuchos em snes e n64 como funciona a bateria e o chip de seve pra que serve etc
Eu já tenho um vídeo desse assunto, é um pouco velho mas dá uma explicada legal.
Que vídeo sensacional, direto, interessante, instrutivo, parabéns 🎉
Trabalho Exelente, Tomara que seu Canal chegue aos 100mil Logo Logo!
Que conteudo ótimo cara! Eu ia morrer achando que Star Fox 2 usava FX2
Baita vídeo Maxwel! Por não conhecer do assunto imaginei que haviam mais jogos que usassem chip especial, pelo menos entre os jogos mais populares; no final o SNES entregou muito jogo incrivel dependendo ou não desses chips (é o meu console favorito até hoje)
eu acho que o chip especial pros MMX2 e 3 também foi usado pra prevenir os slow down que apareciam de vez em quando no X1, uma galera aí pelo youtube já disse que a capcom só botou alguns objetos 3D no jogo pra nintendo permitir eles de adicionarem um coprocessador, mas se isso é verdade ou não eu n sei, pq eu n lembro de as pessoas citarem fontes pra isso
Essa teoria nunca ouvi, mas eu consigo acreditar que com certeza esses modelos 3D são justificativas pro chip ter sido usado.
Rodando o jogo sem o chip, dá pra notar que a lógica do jogo ainda roda normalmente, o que significa que o CX4 não está fazendo algo realmente grande pra prevenir slowdown. Ele tá ajudando na rotina de propriedades de sprites (posição X/Y, tile, paleta, espelhamento etc), que é o motivo deles sumirem ao jogar sem o chip. Isso realmente diminui o processamento na CPU principal, mas... é bem pouco. Por isso é bem comum Mega Man X2 e X3 ainda dar slowdown.
@@maxwelseven também nunca entendi muito bem o que diabos aconteceu pros jogos continuarem tendo slowdown (ainda que bem menos que o X1) e vendo esse vídeo, com essa explicação, eu entendo menos ainda, acho que a Capcom só não queria dar mais tempo pros desenvolvedores terminarem os jogos e decidiu simplesmente tacar um chip extra pra eles poderem EM TESE conseguir gastar menos tempo trabalhando em otimizações no código... Mesmo porque MMX1, 2 e 3 saíram mt pertinho uns dos outros, o X3 se n me engano foi feito por outro time até
@@ToniaGlitched não entendi também por que não usaram pra algo realmente taxativo, tirando os 3D. No X2 até que tentaram justificar, mas no X3 parece que só quiseram reaproveitar o estoque. :p
E sim, o X3 foi terceirizado. A Capcom tava spamando jogo nesse ano.
Estou comentando antes de ver o vídeo, e talvez essa informação esteja nele:
F-Zero tem as pistas escritas em tempo real e são gigantes, por isso não houve um modo multiplayer, pois uma pista seria escrita em cima da outra.
Exatamente.
Não fui muito a fundo nisso, mas deu pra deixar subentendido. A única forma dessa ideia ser possível era dando muito zoom na pista, tornando ela mais pixelada, que por consequência também tira um pouco mais da fluidez.
como voce debuga? ensina nóis a fazer joguim de snes do zero um dia? com suporte a SA1 pra gente fazer um visual novel bem bonito
Uso o Mesen.
Um dia ensino a fazer uma homebrew simples pro SNES
o melhor video e mais completo que eu já assisti sobre os chips especiais dos jogos de super nintendo
Incrível como vc consegue essas informações, mano. Parabéns!
Melhor vídeo sobre esse assunto, Parabens
Por mim esse vídeo teria 24h muito bom na moral
Que vídeo incrível mano! Belo trabalho! Inscrito ✅
O vídeo definitivo sobre chips especiais do Super Nintendo. Parabéns pelo trabalho.
37:03 Eu sou um dos loucos que terminou Mega Man X3 sem enxergar os sprites! Eu não tinha escolha haha. Demorou muito pro ZSnes conseguir emular esse chip. E quando finalmente conseguiu foi um dia sagrado pra mim.
Meu Deus! E logo o X3 que tem umas fases bem zoadas. Kk
Isso é jogar no modo ultra mega hard
material super completo e interessante. assisti tudo e ainda queria mais.
Que trabalho extraordinário 👏👏👏
Cara, que vídeo bom! Tava precisando de algo longo e bem feito pra ver. Sucesso, Maxwel!
Obrigado!!
Boa Maxwell, tava estudando mais sobre o super FX ( especialmente pq esses tempos eu tô jogando Star Fox) esse vídeo veio na hora certa 😁
aaaaaaaaaaaaah, que coisa linda, voltou com os videos! Saudades já do seu conteúdo! Faça mais e sempre!
Parabéns pelo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 vale a pena fazer um desse tipo mostrando todos os jogos que utilizam o Real Time Clock
Tipo no geral? Vish tem muitos kk mas no snes só esses do vídeo
Obrigado!
@@maxwelseven nem sabia que tinham tantos.. mas me refiro aos jogos tipo pokemon e animal crossing.
Muito bom o vídeo
Faz para a gente uma aula gratuita no TH-cam de como fazer um jogo para SNES
A real que alguns desses chips colocado em uma maneira desconhecida/inútil é ser um Denuvo da época, como você cogitou no video ser um sistema anti-pirata.
Seu canal faz o Snes ganhar o brilho, cresci com o Mega Drive e quando era moleque só 3 jogos de Snes que me chamou a atenção são os que usam os chips especiais: Star Fox, Yoshi Island e Street Fighter Alpha 2.
Com certeza muitos desses jogos estavam querendo se safar da pirataria. O SA-1 ter um sistema anti-pirataria atualizado mais que comprova.
Obrigado!!
Looking forward to this. :D
Edit: Lots of great stuff there. And impressive that you covered all the way up to the upcoming SNES Doom Definitive Edition too. I was hoping you would, and you delivered.:D
When I started making the video, it wouldn't have been there, but it took so long for this video to be completed that it ended up giving me the chance to put it in. XD
Thanks!
Que video excelente!! Tem MUITA coisa interessante que eu desconhecia em relação aos jogos listados
Muito grato pelo menção no final do vídeo. Os chips de forma geral (SA-1 inclusivo) tem potencial danado pra ser usado em ROM hacks =) boa parte deles não tiverem seu potencial explorado ao máximo
Abraços!
Falar do SA-1 sem te mencionar é impossível, o vídeo fica incompleto kkkk
Feliz que cheguei ao ponto de explicar coisas obscuras até pra você. :D
Sim, só de analisar essa lista inteira vejo que grande maioria não usa 100% dos chips. Ainda há o que se explorar.
Obrigado!!
1 HR DE VÍDEO 😭🙌🙌🙌 já sei que vou adorar
Excelente vídeo , a SETA nos quebrou com o processador mais poderoso em um jogo que ninguém joga kkkkk joguei muito na época Doom , cartucho vermelho .
Gostei demais do vídeo, nota dez. Sempre curti muito o street fighter Alpha 2 do SNES, foi por muito tempo o único jogo da série Alpha que tive acesso fácil, passei um bom tempo procurando saber se tinha uma ROM do jogo com os gráficos descompactados pra colocar no meu everdrive chinês, mas sem sucesso. Acho que seria massa ver isso. Parabéns pelo vídeo, curto demais teu conteúdo.
Orra que qualidade de video, se ta maluco muito bom, meus parabens
Ver esse vídeo me deu vontade de comecar a esturar alguma engine ou fazer uma rom hack.
Comecei uma com aquele editor de fazer esrael que tinha no sonic retro uma vez, eu estava no hype pq ia comecar um curso de programação no if da minha cidade. E no fim tô a quatro anos só no php e js mesmo kkkkkkk
Muito bom o vídeo, sempre tive curiosidade sobre esses chips especiais. Me surpreende que nenhum final fantasy use chip especial.
ainda não vi mas já sei que vai ser de qualidade, vc é muito bom
Na biblioteca do Super Nintendo existem jogos bonitos até para os dias de hoje!
Consegui jogar Star Fox 2 direto no console pelo SD2SNES e em um primeiro momento eu não curti, mas umas semanas depois deu vontade e acabei ficando viciado!
Até hoje estou conhecendo jogos novos e me divertindo muito, mais do que com os lançamentos atuais.
Star Fox 2 dá uma má primeira impressão mesmo, especialmente se você só joga na dificuldade normal. Ele é um jogo bem caprixado.
Tem muuuito jogo lindo no SNES, é assunto pra vídeo. Outro longo vídeo.
Que vídeo maravilhoso, meu bom parabéns 🧡
Um vídeo a cada eclipse, mas valem a espera
Seria incrível uma análise de carnival reca 92 do nes, queria entender como aquele jogo é possível.
Belo vídeo, edições e informações. ⭐️👍