Já faz tempo, mas vou arriscar uma resposta: sim, há diferença. A consciência-de-si seria um tipo de autoconsciência, mas pode haver autoconsciência mesmo na apreensão de um objeto externo.
@@guilhermehl Vou tentar fazer o meu melhor pra explicar (não sou professor, então sou meio ruim nisso): Pensamentos e sensações podem OU NÃO ser acompanhados de autoconsciência. Nós estamos pensando quase o tempo todo, mas muitas vezes nem nos damos conta disso. Agora, quando você não só pensa, mas reflete sobre o que está pensando, você o faz com autoconsciência. No caso das sensações é mais fácil de entender, porque essa experiência acontece com todo mundo. Pegue a audição. A gente ouve o tempo todo, certo? Não dá pra desligar o ouvido kkkk. Mas uma coisa é apenas receber estímulo auditivo externo sem ter consciência disso (exemplo, você está falando com alguém, mas há uma série de sons em volta, só que você SÓ TEM CONSCIÊNCIA e atenção à voz da outra pessoa, sendo que os outros sons são recebidos como estímulo, mas você não tem consciência deles), outra coisa é ouvir uma música e analisa-la: você não só está ouvindo, mas está consciente de que está ouvindo.
Sua sulas me foram muito uteis... Gostaria de ver uma aula sua sobre Merleau-Ponty! :D
Hegel é bem fascinante
Hà diferença entre "autoconsciência" e "consciencia-de-si"?
Já faz tempo, mas vou arriscar uma resposta: sim, há diferença.
A consciência-de-si seria um tipo de autoconsciência, mas pode haver autoconsciência mesmo na apreensão de um objeto externo.
@@lucasrinaldi9909 obrigado kkkk depois de anos, continuo sem entender😂 hegel é osso ("o espírito é um osso")
@@guilhermehl Vou tentar fazer o meu melhor pra explicar (não sou professor, então sou meio ruim nisso):
Pensamentos e sensações podem OU NÃO ser acompanhados de autoconsciência.
Nós estamos pensando quase o tempo todo, mas muitas vezes nem nos damos conta disso. Agora, quando você não só pensa, mas reflete sobre o que está pensando, você o faz com autoconsciência.
No caso das sensações é mais fácil de entender, porque essa experiência acontece com todo mundo. Pegue a audição. A gente ouve o tempo todo, certo? Não dá pra desligar o ouvido kkkk. Mas uma coisa é apenas receber estímulo auditivo externo sem ter consciência disso (exemplo, você está falando com alguém, mas há uma série de sons em volta, só que você SÓ TEM CONSCIÊNCIA e atenção à voz da outra pessoa, sendo que os outros sons são recebidos como estímulo, mas você não tem consciência deles), outra coisa é ouvir uma música e analisa-la: você não só está ouvindo, mas está consciente de que está ouvindo.