ไม่สามารถเล่นวิดีโอนี้
ขออภัยในความไม่สะดวก

Punitivista, quem nunca? | 12

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 14 ส.ค. 2024

ความคิดเห็น • 178

  • @jaquealves6466
    @jaquealves6466 5 ปีที่แล้ว +29

    Acho que é preciso focar bastante na explicação de que o modelo atual de cadeias não está resolvendo o problema da violência, e que a busca de outros métodos é sim uma preocupação com a questao da violência. Se não ocorre aquela visão de que "a esquerda tá do lado dos bandidos"...
    Mas eu ainda penso que um "novo formato de prisão", focado em reintegração social e conscientização sobre violência ainda seria mais viável e mais fácil de ser aceito pela sociedade.

  • @larissasobral3370
    @larissasobral3370 5 ปีที่แล้ว +45

    Esse método da vítima confrontar o agressor... Eu acho que não seria legal a vítima de estupro rever o cara que a estuprou. Ter de lidar com isso como se ele fosse alguém bom, de certa forma.
    Por que a ideia de prisões onde tenha reabilitação dos indivíduos (isso inclui curso profissionalizante, aulas de teatro, construção de autocrítica, psicoterapia, etc) não seria boa? O ruim é que o "crachá" de ex presidiário atormentaria a vida do indivíduo depois dele sair da cadeia. Ou não ter o sistema prisional propriamente dito e sim esse sistema de reabilitação...

    • @ludmilaaster8024
      @ludmilaaster8024 5 ปีที่แล้ว +16

      Eu pensei a mesma coisa. Exige mto da vítima, mais do que do agressor.

    • @pseudoproducer
      @pseudoproducer 5 ปีที่แล้ว +8

      Acho uma questão bem peculiar, não deveria ser um método principal. As pessoas encaram a vida de maneiras diferentes, é um método que pode dar certo pra um determinado caso mas na maioria das vezes poderia dar errado. Acredito que daria muito mais certo com casos de assédio, de menor porte, onde a vítima sofre ataques por internet ou é tocada dentro de transporte público pois muitas vezes os agressores são homens "tímidos" ou que não tem coragem de enfrentar uma mulher em público.

    • @kungfufighting7278
      @kungfufighting7278 5 ปีที่แล้ว +3

      Legal é botar uma tornozeleira no estuprador e deixar ele solto. Daí ele tira a tornozeleira, bota no cachorro de estimação dele e sai estuprando de novo. Sabrina é um gênio!

    • @deusimar_9870
      @deusimar_9870 4 ปีที่แล้ว +10

      @@kungfufighting7278 Não ganhou biscoito, olavista.
      😂

    • @doristorchia
      @doristorchia 11 หลายเดือนก่อน

      Oi eu aqui falando 5 anos depois.. Eu acho que os casos q os agresores sao familiares ou conjujes talvez seja uma alternativa. sem duvida eh dificil e delicado e provavelmente nao seria uma coisa logo apos ao crime, mas se a vitima quisesse ou se fizesse algum sentido dentro de um tratamento que ela esta vivendo.

  • @melanciafeliz
    @melanciafeliz 4 ปีที่แล้ว +26

    O punitivismo mexe com os sentimentos mais profundos do ser humano sobre "se vingar". Realmente, quem nunca? Debate muito bom!

    • @tiago198833
      @tiago198833 3 ปีที่แล้ว +3

      Não é uma questão de vingança mas sim de justiça

    • @tiago198833
      @tiago198833 2 ปีที่แล้ว +2

      @@soldadoanonimo9519 claro que não. Uma é pautada na ética e a outra nos sentimentos

    • @tiago198833
      @tiago198833 2 ปีที่แล้ว +2

      @@soldadoanonimo9519 a pessoa que matou, por exemplo, tem de pagar pelo mesmo motivo de que alguém que comprou uma mercadoria deve pagar por ela. Porque senão será injusto.

    • @tiago198833
      @tiago198833 2 ปีที่แล้ว

      @@soldadoanonimo9519 mas se deixar de punir será injusto.

    • @marialuizaribeirodeandrade6509
      @marialuizaribeirodeandrade6509 ปีที่แล้ว +1

      @@tiago198833 A vingança é a forma mais primitiva de justiça

  • @larissaangelocci9856
    @larissaangelocci9856 3 ปีที่แล้ว +13

    Sabrina, você sabe de algum projeto de ressocialização de presos condenados por estupro?
    Porque tenho muita dificuldade em como pensar penas alternativas para casos de preconceito, mas esse tema é ainda mais "repugnante" pelas vítimas serem familiares normalmente, o que me faz refletir sobre a impossibilidade de colocar a vítima e o agressor pra dialogarem como em um dos exemplos que você citou. Ainda assim, eu gostaria de ver algum projeto de ressocialização EFETIVO desse tipo de crime, já que estamos partindo de uma linha materialista.
    Desde já agradeço!

    • @larissaangelocci9856
      @larissaangelocci9856 3 ปีที่แล้ว

      @@leoluna8194 obrigada por falar do documentário, vou tentar ver depois! Sobre prevalecer a vontade da vítima, isso é óbvio, é que eu expus sendo uma impossibilidade a partir da vivência que escuto (relatos de vítimas) que não querem contato com o agressor.
      Meu comentário pra Sabrina foi numa linha mais ampla, eu gostaria de ver algum projeto de ressocialização de estupradores efetivo e não encontrei nenhum trabalho disso.

  • @honeyluz3119
    @honeyluz3119 5 ปีที่แล้ว +20

    Eu acho linda essa teoria, mas já vi VÁRIOS relatos de psicólogos e psiquiatras forenses afirmando que certas condutas são inerentes à personalidade do agente principalmente em se tratando de crrimes violentos. A pessoa é violenta por fatores genéticos ou externos que o influenciam. Não há tratamento ou acompanhamento que dê jeito...

  • @ronaldojspaulo
    @ronaldojspaulo 3 ปีที่แล้ว +9

    Sabe Sabrina, eu já estive muito mais à esquerda, mas hoje não posso esconder meu desapontamento quanto às dificuldades da esquerda marxista em interpretar adequadamente a realidade concreta. Entendo que toda a ideia é passível de discussão, mas falar de antipunitivismo num país terrivelmente violento como o Brasil chega a ser ofensivo, por que não tem nenhuma relação com a nossa realidade concreta, mas no fundo é exatamente o tipo de política pública que esquerda progressista defende... É claro que delitos leves e pequenos crimes contra o patrimônio não devem ser tratados com encarceramento, mas é muito idealismo (pra não dizer delírio) acreditar que crimes hediondos, estupros, latrocínios e assassinatos, que não são nenhum pouco raros, devem ser tratados com psicoterapia ou cursos de reciclagem de 6 meses... Dizer isso às famílias das 700.000 pessoas que foram assassinadas nos últimos 15 anos e agora estão presas num caixão é muito ofensivo... Esse antipunitivismo que você teoriza só responsabiliza a sociedade, mas não o indivíduo, além disso, uma possível condenação a seis meses de tratamento em psicoterapia não vai dissuadir ninguém de praticar um crime. Se virasse política pública, o desencarceramento em massa seria um desastre... Mas não é só isso, no fim, para as pessoas comuns que trabalham no comércio, no transporte, ou aquelas que vivem reféns da violência e da crimalidade nas grandes cidades, as propostas da esquerda se tornam e inviáveis e grande parcela da classe média e da classe trabalhadora acaba fechando com o discurso da "lei e da ordem" e, indiretamente, fortalece a bancada da bala e da direita autoritária, que concretamente, também nunca fizeram nada pela segurança pública, mas ao menos tem um discurso muito mais pragmático... desculpe o desabafo....

    • @trs1279
      @trs1279 3 ปีที่แล้ว +2

      Penso o msm!

    • @Cadebia
      @Cadebia 3 ปีที่แล้ว +1

      Perfeita sua colocação

    • @ricniclas
      @ricniclas 2 ปีที่แล้ว

      Concordo 100%

    • @lucas-santos33
      @lucas-santos33 3 หลายเดือนก่อน

      E o mais fora de noção desse vídeo é que, no final, ela ainda acha que são os outros que são "academicistas"! É inacreditável.

  • @MarcosGoetten
    @MarcosGoetten 7 ปีที่แล้ว +72

    Nossa conheci seu canal hoje e já adorei. Apesar de discordar de vários pontos acho que isso não faz seu conteúdo ruim de forma nenhuma. Ao contrário do senso político de alguns canais, podemos sim discutir de forma pacífica no youtube. E é o que vejo aqui praticado. Seguirei acompanhando.

  • @Luciano90betim
    @Luciano90betim 6 ปีที่แล้ว +38

    Você fala bem, explica bem demais, sabe pontuar o seu ponto de vista. Mas fala mais devagar, não dá para absorver e racionar direito ^^

    • @rejanebelle
      @rejanebelle 4 ปีที่แล้ว +2

      Luciano Teixeira Reis eu acompanho o canal do Henry Bugalho encestava pensando exatamente isso!
      Ele faz uma explanação lenta e consigo absorver e raciocinar.
      Tenho muito interesse em temas que ela aborda mas estava me achando com deficiência mental kkk. por isso Agradeço seu comentário !

    • @gaby17pontes2
      @gaby17pontes2 4 ปีที่แล้ว +1

      Super concordo. Pra entender o video sempre tenho que voltar tudo e dar umas pausas kkkkkkkkkk

    • @fefri
      @fefri 4 ปีที่แล้ว +9

      Existe uma função no TH-cam que é diminuir ou aumentar a velocidade de reprodução, clicando naqueles três pontinhos em cima do vídeo. Eu normalmente, ao contrário de você, aumento a velocidade, pq as vezes acho alguns vídeos lentos. Por isso até o TH-cam criou essa função.

    • @pedrolucassantos7337
      @pedrolucassantos7337 4 ปีที่แล้ว +1

      eu assito 2x e achei bem susse

  • @caltamoio6705
    @caltamoio6705 6 ปีที่แล้ว +18

    Sou Anarquista, colega de C.Sociais, conheci seu canal em outro canal.
    Achei interessante a sua discussão, até que enfim racionalidade no debate.

  • @alexmorgan4170
    @alexmorgan4170 3 ปีที่แล้ว +7

    9:06 infelismente sim, você não pode fazer uma conferencia quando o agressor é parte de uma facção criminosa. Você estará forçando a vitima e a família se expor a retaliações da dita facção.

  • @Ana194
    @Ana194 6 ปีที่แล้ว +41

    Vim nos comentários só pra ver se tinha alguém dizendo: "Isso é porque você nunca sofreu violência! Quero ver se te assaltarem ou estuprarem se você vai continuar defendendo isso."
    Ainda bem que não achei nada disso (pelo menos até o dia de hoje, 04 de outubro de 2017).

    • @leaf3814
      @leaf3814 3 ปีที่แล้ว

      @Joao Paulo F Mendona Como vc rebate um argumento que se baseia em uma emoção, e não na lógica ?

  • @bellaadel
    @bellaadel 7 ปีที่แล้ว +34

    Sabrina, um conselho técnico: acho que seria um bom investimento vc comprar um microfone de lapela. Vai deixar a qualidade do áudio do video bem melhor! Vai diminuir o eco no fundo. Beijos e continue o bom trabalho!

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  7 ปีที่แล้ว +18

      Em breve, em breve! Comprei umas coisitas parceladas (pois por mais que os trolls perguntem sobre financiamento, o canal aqui é feito na tora do amadorismo técnico mesmo - gravado com celular pessoal e tudo) e vai melhorar

    • @capimcity
      @capimcity 7 ปีที่แล้ว +2

      À Esquerda faça um apoia se para ajudar no financiamento do canal !!!!!

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  7 ปีที่แล้ว +2

      Oi Ricardo, criamos um finalmente: apoia.se/aesquerda :)

  • @pabulolima1481
    @pabulolima1481 6 ปีที่แล้ว +10

    No Brasil crimes hediondos não são raros.

    • @LadyLazarus1027
      @LadyLazarus1027 4 ปีที่แล้ว +1

      acredito que ela se refira aos psicopatas e sociopatas, que não são tão comuns assim

  • @Dunna96
    @Dunna96 5 ปีที่แล้ว +36

    Eu gosto muito do seu canal mas nisso eu discordei muito. Acho que ressocialização existe e é possível pra crimes contra o patrimônio e mais leves, mas estuprador eu n acho que seja ressocializado e acho um absurdo essas opções duvido mt q n ocorra reincidência muito mesmo.

    • @pseudoproducer
      @pseudoproducer 5 ปีที่แล้ว +18

      Mas ao mesmo tempo não está sendo efetivo esses tipos de métodos existentes. Qual é a solução para criminosos alta periculosidade? Porque eles chegaram a ser assim, aliás? Não é pena, é reflexão. Acredito que matá-los e jogá-los em uma vala como se fosse amedrontar os que estão vivos não irá resolver, visto que é uma questão imediatista e paliativa de quem pensa assim. Existem milhares de seriall killers e estupradores mundo a fora e futuramente nascerão muito mais... Matá-los e/ou encarcerá-los somente não acredito que seja a única solução.

    • @katiasantos687
      @katiasantos687 4 ปีที่แล้ว +2

      Eu TB discordei bastante, mas tenho visto inúmeras pessoas de esquerda infelizmente defendendo esses métodos. Vi inclusive gente defendendo a soltura do goleiro Bruno....

    • @podvetcanabico7597
      @podvetcanabico7597 4 ปีที่แล้ว +1

      Vc não concorda baseado em quê? O que te leva a pensar que um estuprador não pode ser ressocializado?

    • @RibasNath
      @RibasNath 4 ปีที่แล้ว +9

      @@podvetcanabico7597 as altas chances/taxas de reincidência. Podemos prevenir abusos por meio de mudanças culturais, mas é quase impossível mudar o jeito de pensar de alguém que comete esse tipo de crime. O governo precisaria planejar medidas bem complexas para lidar com isso/oferecer uma possível ressocialização nesses casos pois, ao contrário de pessoas pobres que roubam ou entram no tráfico por necessidade, uma pessoa que comete abuso GOSTA do que faz.

    • @CJ-rp2ps
      @CJ-rp2ps 4 ปีที่แล้ว +1

      @@pseudoproducer Todos merecem inúmeras chances,e outra, não é culpa do cara se a mulher tá com roupa curta

  • @juliobarbosa7677
    @juliobarbosa7677 6 ปีที่แล้ว +21

    Bom, pelo que vi o que você defende exige uma premissa ingrata: que os bandidos que violentaram um mulher vão basicamente escutar um psicólogo e ele vai se arrepender e nunca mais vai repetir o crime. Além disso, ele é educado o suficiente pra acatar uma decisão de não se aproximar da vítima de novo, mas todas as outras mulheres ele continua podendo. Ou seja, ele não será impedido de fazer quantas vezes ele quiser. Isso se aplica a qualquer bandido armado. Não consigo perceber como as pessoas da sociedade estariam protegidas num sistema desses.
    O que você falou sobre não criminalizar tudo, eu concordo. Comercializar e consumir porcarias como álcool ou qualquer outra droga é problema de quem usa. Xingar, falar mal ou qualquer atitude que não signifique ferir outra pessoa também não creio ser motivo para bedelho do estado. Furto de comida (na maioria dos casos) poderia ser encarado como uma possibilidade de se ajudar uma família, etc. Agora, um maluco que estupra, espanca violentamente ou assassina inocentes, não vejo outro jeito de proteger as pessoas normais senão isolar totalmente esses caras. Desculpe, mas não vejo a tua proposta com bons olhos.

  • @jota1024
    @jota1024 3 ปีที่แล้ว +2

    2:09 Nada é tão ruim que não possa piorar

  • @danifsbg
    @danifsbg 3 ปีที่แล้ว +3

    Isso funcionaria bem se estamos pensando em pessoas que podem ser reabilitadas né e isso que estamos falando somente de casos de violência sexual sendo que existem tantas outras. A maior parte dos agressores não ta nem aí se a vítima vai confrontar ele e só a vítima sofre nisso tendo que reviver. Eu entendo o que foi explicado mas ainda não consigo concordar.

  • @ronelliaragao6288
    @ronelliaragao6288 2 ปีที่แล้ว +2

    quanto mais eu me aprofundo no tema do abolicionismo penal, mas eu concluo que há muita falácia! muito delírio e pouca viabilidade. Vc tem toda uma teoria que não ampara em nada a vítima atu7al e a futura vítima, pois n vejo como um indivíduo que é apenas expulso de um ambiente ou impedido de entrar em contato com a vítima, não possa fzer novas vítimas exatamente por se sentir impune... Aaaaa mas ele terá acompanhamento terápico.Já passou pela cabeça de vcs que a pessoa pode simplesmente gostar do que faz e não querer mudar, e que enquanto isso novas vítimas serão feita? O discurso é lindo para um mundo ideal, para o mundo real n há como.

  • @vitoriaduraesdebrito4936
    @vitoriaduraesdebrito4936 7 ปีที่แล้ว +7

    Alguma indicação de livro que fale sobre o tema?

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  7 ปีที่แล้ว +10

      Oi Victória, uma boa introdução é o livro do Curso Livre de Abolicionismo Penal. Na parte jurídica tem o livro sobre abolicionismo penal e justica restaurativa também. Se possível, dê uma procurada em textos da Angela Davis e da Fania Davis sobre o tema :)

  • @waldesiomelo1663
    @waldesiomelo1663 3 ปีที่แล้ว +4

    Sabrina eu amo vc e seus ensinamentos.... Mas essa história de antipunitivismo não entra na minha cabeça não.... Desculpa sabrina... Desculpa esquerda que eu tanto me indentifico.... Mas deixar certos crimes impunes ou com métodos brandos e simbólicos não me parece solução

  • @phrgp
    @phrgp 7 ปีที่แล้ว +14

    muito obrigado por esse vídeo!! me fez repensar vários valores e crenças próprias. você é demais, sabrina. continue com esse canal maravilhoso pra sempre!

  • @Thiago-or9ty
    @Thiago-or9ty 7 ปีที่แล้ว +8

    Excelente vídeo! Não entendo nada de ciências humanas e sociais, vou comentar a nível de boteco portanto. Acredito que seja um tema bem melindroso, uma vez que parece haver uma certa sede de sangue e fetiche por violência. Vejo isso pela espetacularização da violência pela mídia, as recorrentes campanhas pra reduçao da maioridade penal, fim do semiaberto, e até mesmo na cruzada anticorrupção. E isso tudo não afetando só os espectadores mas também os agentes. Digo: além da dificuldade em estabelecer outras possibilidades ao sistema, serà que os juizes as adotariam em detrimento às tradicionais? Mas como disse, isso são apenas divagaçoes minhas; não sei se captei corretamente as ideias, mas ja vale o esforco. Grato.

  • @duffamckagan7396
    @duffamckagan7396 3 ปีที่แล้ว +5

    o video é bem feito vc tem boa oratória mas discordo em praticamente tudo.

    • @felipevedits7589
      @felipevedits7589 9 หลายเดือนก่อน

      Eu também 😅😂😂😂

  • @cristianosteigleder
    @cristianosteigleder 5 ปีที่แล้ว +6

    Utopia

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  5 ปีที่แล้ว +7

      Exato ❤️

  • @brunonakamura9193
    @brunonakamura9193 2 หลายเดือนก่อน

    Maratonando ❤ comentário pra engajar

  • @kiara6237
    @kiara6237 5 ปีที่แล้ว +7

    Eu posso não concordar com tudo oque você diz e nem me considerar de esquerda(ainda não sei oque eu sou na verdade), mas tenho que reconhecer que a esquerda PRECISA de mais pessoas como você e de menos militância redundante e que finge debate no Facebook. Você tá de parabéns.

  • @MrRanzote
    @MrRanzote 7 ปีที่แล้ว +16

    Bastante interessante, eu ainda nunca tinha ouvido falar dessa vertente, porém algo não está muito claro pra mim me parece que esse tipo de medida depende um tanto da cooperação dos indivíduos que cometem os crimes, ai eu pergunto e se eles se negarem a participar dessas restrições, acompanhamentos, etc..?

    • @edsonmaia1137
      @edsonmaia1137 5 ปีที่แล้ว +3

      Pelo q eu entendi, eles partem do pressuposto que um estuprado não seria uma pessoa cruel e que não voltaria a estuprar a vítima. Pelo oq ela disse no minuto 9:17, pessoas cruéis seriam no caso de maníaco do parque (nos quais eles ainda não tem uma resposta para esses casos). Tbm estou esperando a resposta.

    • @EdipodaSilva
      @EdipodaSilva 5 ปีที่แล้ว

      Boa pergunta

    • @pseudoproducer
      @pseudoproducer 5 ปีที่แล้ว +1

      Ela também cita a questão da perda de cargos/trabalho, além de manchar a reputação do estuprador. Esse método parte do pressuposto de que muitos dos que praticam esse ato são homens que não querem perder sua reputação e cargo na sociedade e que devido a isso decide cooperar até entenderem o motivo de chegarem aonde estão.

    • @gaby17pontes2
      @gaby17pontes2 4 ปีที่แล้ว

      Lucas, pelo que entendi existem punições alternativas como perda de cargo no trabalho, expulsão em universidade, restrições para entrada em certos lugares, monitoramento eletrônico...

  • @jscoponi
    @jscoponi 6 ปีที่แล้ว +9

    Cheguei aqui por causa dessa TARDIS linda. E acabei gostando do conteúdo também!

  • @manoelaandrade656
    @manoelaandrade656 4 ปีที่แล้ว +3

    Vídeo necessário. Sabrina sempre contudente, fico feliz que você nunca mudou seu tom Sabrina, em todos os temas, usa autocrítica e muita sabedoria. Parabéns professora. 🌻 revendo na quarentena.

  • @RicardoSilva_777
    @RicardoSilva_777 ปีที่แล้ว +1

    9:17 quando a ilusão desmorona com uma simples pergunta 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  ปีที่แล้ว +1

      A quantidade de emojis no seu comentário é inversamente proporcional à sua capacidade de reflexão crítica

  • @MrGuilhermesiqueira
    @MrGuilhermesiqueira 7 ปีที่แล้ว +6

    Definitivamente o melhor canal do TH-cam

  • @gustavo12345671000
    @gustavo12345671000 6 ปีที่แล้ว +2

    Alguém sabe qual é o episódio de The Good Wife citado no vídeo?

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  6 ปีที่แล้ว +6

      É esse aqui www.imdb.com/title/tt2797588/

    • @arthurmanduk
      @arthurmanduk 4 ปีที่แล้ว +1

      É o episódio 20 da 4ª temporada - Rape: A Modern Perspective

  • @marcosvitorevangelista6966
    @marcosvitorevangelista6966 6 ปีที่แล้ว +3

    Vídeo maravilhoso! Acho q abstrai um pouco de Cesare Beccaria; p.s falando em em séries... citasse também Law & Order: Unidade de Vítimas Especiais junto com The Good Wife. Enfim amei seu canal.

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  6 ปีที่แล้ว +2

      +carinha que morra logo ali meu receio é que já vi uns episódios bem punitivistas em SVU sabe? O tratamento emocional de alguns casos abordava isso. Mas é um dos meus seriados favoritos também!

    • @marcosvitorevangelista6966
      @marcosvitorevangelista6966 6 ปีที่แล้ว +1

      Isso certamente é verdade, principalmente em alguns episódios dessas temporadas recentes. Mas o melhor são alguns paradigmas quebrados sobre a jurisprudência.

  • @MasterTrulin
    @MasterTrulin 6 ปีที่แล้ว +2

    Conheci seu canal por agora via o "saia da matrix" e estou achando muito bom. Só uma critica pequeninha, se puder falar um pouco mais devagar eu agradeceria, não sei se é falta de costume meu, mas na velocidade q você fala fica dificil de assimilar, ai tenho q ficar voltando as vezes.
    No mais, parabens pelo canal, estou gostando muito.

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  6 ปีที่แล้ว +2

      +Trulin oi Trulin! Obrigada por acompanhar. Então tenho tentado maneirar na velocidade, principalmente episódios 14 em diante acho que estão melhores. Muito importante essa crítica construtiva :)

  • @Rosierosie248
    @Rosierosie248 4 ปีที่แล้ว +1

    Olá, Sabrina.
    Tenho apenas 14 anos, portanto é bem provável que venha a mudar de opinião futuramente.
    Eu já tinha pensado em como a prisão e penas violentas são injustas para o agressor. Claro, que não as agressões não podem ser ignoradas, mas a agressão só existe por negligência passada. Todos os agressores revelam instabilidade emocional, falta de controlo e/ou doença mental. Esta minha opinião não está bem fundamentada, é apenas uma hipótese, mas acredito que a depressão, por exemplo, possa regurgitar desejos sádicos, visto que a pessoa pode deixar de ver o sentido moral e tentar livrar-se de toda a sua dor, tentando transmiti-la para a vítima. Eu não acredito que hajam pessoas más: a estrutura social atual é que representa o verdadeiro mal.
    Para além das suas sugestões, eu sugeriria também tornar a ajuda psicológica acessível a todos.
    Beijo, Sabrina.

    • @larissaangelocci9856
      @larissaangelocci9856 3 ปีที่แล้ว +3

      Oi, gostei muito do seu comentário e queria fazer uma pontuação: a depressão normalmente não está atrelada a desejos sádicos não, mas a uma história de desvalia/abuso e negligência sim, além de outros muitos fatores. Sou estudante de psicologia e o que mais vemos na faculdade é "cada caso é um caso", então pra cada um a condição psicológica vai ser causada ou tratada de um forma singular. Eu gostei muito da forma como você interpreta que agressores não são pessoas agressivas por natureza, mas sim como produtos da sociedade, aqui acho importante falar que a maioria dos crimes são feitos por conta disso, mas existem sim as pessoas com uma perversão ou falta de empatia (caso de psicopatia ou sociopatia, por exemplo, os "maníacos do parque" como a Sabrina falou), mas esses são realmente um "ponto fora da curva" que fica bem difícil de tratar, pensando enquanto política pública de segurança e saúde.
      E, sim, sou super a favor de que a maioria dos crimes passem por medidas de ressocialização e psicoterapia, a gente já tem literatura demais apontando que os problemas sociais são influências para comportamentos violentos, então o ideal é quebrar com essas instâncias e o que dá pra fazer agora (enquanto não tem revolução segunda-feira) é propiciar meios para que essas pessoas possam lidar com a violência estrutural!
      Com 14 anos e já refletindo sobre isso mostra que você tá indo muito bem, continue assim!

  • @psictor
    @psictor 7 ปีที่แล้ว +1

    Seria legal te ouvir sobre testemunho e perdão. E talvez seja o caso de pensar a constituição subjetiva dos casos raros e que tem a ver com testemunho. Ótimo vídeo

  • @alexmorgan4170
    @alexmorgan4170 3 ปีที่แล้ว +2

    7:35 não daria certo também, pois uma família quer vingança. é possível que o agressor morra durante a conferencia

    • @RicardoINF10
      @RicardoINF10 ปีที่แล้ว

      O que é bom, 25 anos para uma geração se forma, se o número de assasinos diminuir mais do que aumentar, já estamos no lucro

  • @HenriqueM-jh1ye
    @HenriqueM-jh1ye 10 หลายเดือนก่อน

    Não existe antipunitivismo que resista a real antagonismo político.

  • @soviets1917
    @soviets1917 5 ปีที่แล้ว +2

    Pra começar, crimes mais leves nem deveriam dar cadeia, e alias, só dão pra pobre que não pode pagar fiança, nisso incluo tráfico de drogas (quando não houver armas e outros crimes mais graves envolvidos também, claro), a ilegalidade das drogas produz máfias perigosas e faz usuários serem presos confundidos com traficantes por serem "suspeitos" (entenda-se, negros e pobres)...
    Segundo, invés de enfiar um monte de preso numa jaula minuscula, colocar eles em colonias penais, onde trabalham (Gulags soviéticos, lembra? É o que eles faziam...), recebem auxilio psiquiátrico, são preparados para o convívio em sociedade, ou seja, reabilitação
    Terceiro, loucos, pessoas que não respondem por si, em prisões comuns ou sendo maltratadas nos atuais hospícios, tem métodos melhores de lidar, e não, isso não envolve em colocar de volta a sociedade alguém perigoso, ao menos não enquanto esse alguém for perigoso, dependendo do caso, a pessoa passe a vida toda num hospício judiciário, mas alguém que não responde por seus atos não deve ser maltratada (ninguém deve)

    • @ronaldojspaulo
      @ronaldojspaulo 3 ปีที่แล้ว

      Só discordo do Gulag, essa palavra me dá calafrios, por que em essência não era destinada a criminosos comuns, mas a presos políticos e supostos adversários do governo, além disso, muitos (milhões) não voltavam da "reeducação", mas no mais acho que é isso mesmo...

  • @PedroVictorCarvalho
    @PedroVictorCarvalho 3 ปีที่แล้ว +1

    Melhor coisa quando o TH-cam sugere vídeos antigos dos canais que eu curto, esse vídeo ampliou bastante várias perspectivas minhas (:

  • @lucasrodriguessouza8312
    @lucasrodriguessouza8312 6 ปีที่แล้ว

    Muito bom o vídeo! eu estou interessado no assunto e notei que as referências são todas em língua estrangeira. Vou tentar traduzir. Mas você não tem nada em pt br?

  • @vitormarinho6262
    @vitormarinho6262 3 หลายเดือนก่อน

    Muito bom o vídeo!

  • @edvaldolins4278
    @edvaldolins4278 6 ปีที่แล้ว +2

    Na teoria é muito bonito.
    Na prática sei não!

  • @barbararodrigues4168
    @barbararodrigues4168 4 ปีที่แล้ว +1

    Sabrina, obrigada por esse vídeo! Seria legal se você e o Samuel pudessem falar sobre a questão do punitivismo para os fascistas.

  • @juliacantao9036
    @juliacantao9036 ปีที่แล้ว +1

    O tema do meu TCC segue essa linha de raciocínio com relação ao abolicionismo penal, justiça restaurativa, falência do sistema prisional que temos hoje, etc. Amei esse vídeo e vou tirar ideias dele para me aprofundar e poder aproveitar no meu tema. Obrigada pela contribuição.

  • @gabriela_990
    @gabriela_990 6 ปีที่แล้ว +1

    Sou nova por aqui e estou adorando! Agradeço ❤️❤️

  • @pedromoura623
    @pedromoura623 5 ปีที่แล้ว +1

    Só vi o seu vídeo até os 2:51 e tive de pausar para comentar uma coisa: que interessante, você cunhou o seu próprio direito penal do inimigo muito nova, sem ter muito acesso a demais visões. Bem, eu fazia o mesmo e fico curioso pensando: será que muitos outros fazem isso? Será que todo mundo já fora bem utilitarista assim um dia ?

  • @vitoriagoncalves7879
    @vitoriagoncalves7879 3 ปีที่แล้ว

    Eu acredito que poderia dar certo em crimes de menor ou médio potencial ofensivo. Realmente, a punição não é melhor opção nesses casos. A recuperação seria a escolha ideal para jovens que atualmente entram no sistema e saem sem nenhuma perspectiva. Claro, em conjunto com outras medidas sociais como, por exemplo, maior investimento na educação pública e a ressocialização direta.
    Entretanto, em crimes de maior potencial ou hediondos ainda acredito que um sistema punitivo (não sou a favor da pena de morte e sim de penas rígidas) seja a melhor opção. Além disso, um foco maior na recuperação da vítima.
    Enfim, essa é a minha opinião inicial. Conheci a discussão hoje e achei muito interessante. Vou pesquisar mais sobre o assunto e quem sabe no futuro posso mudar de opinião. Só queria deixar registrado.

  • @annapaula8054
    @annapaula8054 3 ปีที่แล้ว +3

    ai que delicia voltar nos videos antigos

  • @mauridecarvalhobraga8369
    @mauridecarvalhobraga8369 6 ปีที่แล้ว +1

    Sabrina, boa noite! Você acredita que somente mulheres podem discutir o Feminismo. Uma vez que muitas feministas recusam a participação de homens nesta temática.

  • @juliaduarte954
    @juliaduarte954 5 ปีที่แล้ว

    Alguém sabe dizer que episódio de The Good Wife é esse?

    • @arthurmanduk
      @arthurmanduk 4 ปีที่แล้ว

      Episódio 20 da 4ª temporada - Rape: A Modern Perspective

  • @capimcity
    @capimcity 7 ปีที่แล้ว +3

    faça um apóia se para ajudar financeiramente o canal ! abraços

  • @rmscavalcante
    @rmscavalcante 4 ปีที่แล้ว

    Todas as ferramentas do ontem, hoje e amanhã são soluções ótimas... Parabéns pelo vídeo. Muito bom. Mas como uma novato a procurar de conhecimento sobre esse assunto... Não consigo entender quando vc diz:
    "Raros indivíduos que não se enquadram no processo de justiça Restaurativa"... "Raros"... 🤔
    Talvez raros seriam o que se encaixam nesse teoria. ☹
    Vou continuar a busca por mais informações teóricas e PRÁTICAS.
    Forte abraço e sucesso.

  • @leonelrodrigues1700
    @leonelrodrigues1700 4 ปีที่แล้ว +1

    Louk Hulsman, Alessandro Baratta e Nils Christie apontam caminhos importantes a serem considerados e desenvolvidos.

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal 5 ปีที่แล้ว +1

    Não existe uma única solução para todos os casos descritos aqui. Temos que julgar os grupos de casos.

  • @adrianojetsmithlee
    @adrianojetsmithlee 6 ปีที่แล้ว +1

    tem q mudar o titulo. vc so falou de estupro e crime sexual contra as mulheres. punitivismo é um tema bem mais amplo.

  • @naty2316
    @naty2316 4 ปีที่แล้ว +2

    Àqueles que acreditam em " castração química" ; não adianta nada! O cara vai sair da cadeia e matar a mulher que o colocou lá . 😥

  • @zoiosilva
    @zoiosilva 4 ปีที่แล้ว

    É a primeira vez que escuto falar sobre este assunto. Me parece que essas medidas "para ontem" implicam na contratação de uma quantidade descomunal de assistentes sociais. Parece algo bem caro para o estado, e de uma logística bem complicadinha.
    Ideia bem interessante, mas difícil de implementar. Eu imagino um presidente propondo um troço desses e a direita parlamentar surtando loucamente. Hahahahaha.
    PS: parabéns pelo canal. E obrigado, Sabrina, pelos esclarecimentos.

  • @capimcity
    @capimcity 7 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom vídeo

  • @fenostalgicmanrooster4898
    @fenostalgicmanrooster4898 5 ปีที่แล้ว

    Eu estava pensando no seguinte método. Imitar leis de países que não tem altos indices de determinado crime. E se for alegado que as realidades são diferentes, nós poderiamos fazer uma lei usando o mesmo sistema de fazer soro antiofídico. Ou seja, mandar parte dos delinquantes para determinado país, e observar como o tal país lidará com tal pessoa, e então, tentar imitar.

  • @LeonnelRed
    @LeonnelRed 5 ปีที่แล้ว

    Esse anti-punitivismo tem relação sobre as queixas que foram relatadas sobre segurança pública nos últimos anos?
    Este conceito de alguma forma tinha sido executado nos governos anteriores (de 2019) ?

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  5 ปีที่แล้ว +3

      Não. Os governos petistas foram marcados por maior encarceramento em massa.

  • @renanpesciotta
    @renanpesciotta 3 ปีที่แล้ว

    Obrigado por esse vídeo

  • @nicolima11
    @nicolima11 4 ปีที่แล้ว

    Vídeo muito legal e prático, mas eu ainda não to pronto pro antipunitivismo pra crimes com violência física, especialmente que envolvem morte ou risco de morte. Penso que tem coisas que não podemos fazer em nenhuma hipótese e se mesmo assim fizermos não poderemos mais ser reinseridos na sociedade.

  • @andersonrodrigues8007
    @andersonrodrigues8007 3 ปีที่แล้ว

    Recomendo o Canal "Jornal Antijuridico". Focado no abolicionismo penal.
    Lá às discussões sobre este tema estão bem avançadas.

  • @professoraisis4476
    @professoraisis4476 3 ปีที่แล้ว

    Quem nunca?! Caramba! Obrigada, Sabrina!

  • @julianag.8294
    @julianag.8294 2 ปีที่แล้ว

    Se falar um pouco mais devagar ajuda na compreensão do assunto.

  • @anaclararrb
    @anaclararrb 5 ปีที่แล้ว

    Muito bom!

  • @alexandrebitencourt2952
    @alexandrebitencourt2952 7 ปีที่แล้ว +2

    Será que é muito produtivo ficar discutindo uma questão reformista para a questão carcerária num país que apresenta a condição de colônia no cenário mundial? Quero dizer: um país de terceiro mundo nao carrega patologias que seriam mais facilmente combatidas com a propria revolução do que com tentativas de reformar o capitalismo? Ótimo video, aliás, gostei muito do debate e da sinceridade em colocar que há questões ainda não bem resolvidas.

    • @alexandrebitencourt2952
      @alexandrebitencourt2952 7 ปีที่แล้ว +1

      Bruno Albano Eu nao prego revolução comunista sem derramamento de sangue. É comum das revoluções a parte favorecida com o sistema atual reagir e então ocorrer uma guerra civil. Ja sei que você virá argumentar que o comunismo matou 90% da população mundial e tudo mais (numeros que devem ser debatidos, mas sem viés ideológico que levam a contagens estapafúrdias). Mas eu deixo um questionamento à você, considerando que a maioria dos conflitos entre nações são de viés econômico (colonias, commodities e afins) e hoje por "coincidência" as nações mais ricas são as que sairam vitoriosas nesses conflitos, quanta gente será que o capitalismo matou? Gostaria só de fazer um adendo à sua afirmação, o maior genocida de todos sempre foi o Estado Burguês!

    • @alexandrebitencourt2952
      @alexandrebitencourt2952 7 ปีที่แล้ว +1

      Bruno Albano Não concordo com sua classificação. Eu classifico de verdade como capitalista aquele que detém capital (não tenho nem onde cair morto). Nós dois simplesmente vivemos sob o sistema capitalista, concordando ou não. Acerca da sua afirmação sobre sobre o capitalismo ser voluntário e o comunismo empurrado goela abaixo,me explica por que o anarquismo não seria empurrado goela abaixo também. Você nao acredita em um conluio entre os grandes capitalistas e o Estado para garantir os monopólios? Como Estado e grandes capitalistas vão se divorciar de maneira voluntária? Se eu entendi bem, vc se intitula anarcocapitalista (ou eu nao entendi nada). Então me diga como nao vai haver derramamento de sangue numa sociedade onde o poder econômico manda no poder político pra garantir o poder econômico restrito?

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  7 ปีที่แล้ว +4

      Oi Alexandre, massa teu comentário. Vou só elaborar um pouco sobre sua colocação a respeito de questão reformista.
      A pauta defendida é do abolicionismo penal - mais longe do reformismo impossível. Dito isso, o abolicionismo que não dialoga com as apreensões sociais nunca terá força política. A maior parte da sociedade considera a gente maluco de falar de um mundo sem prisões, e infelizmente boa parte da esquerda se entrega ao senso comum também, ou por não acreditar que existam alternativas viáveis, ou por populismo penal.
      É importantíssimo a gente já apresentar medidas que funcionam hoje, e como nenhuma passa pelo sistema carcerário, não colocaria nenhuma delas como reformistas, e sim práticas. O minimalismo penal é reformista, ainda considera prisões uma opção nesse sistema. Se a gente estivesse falando de humanizar as prisões atuais, também seria reformista. Mas o que estamos falando é de prefiguração, começar a já aplicar outros tipos de responsabilização hoje, em uma construção hegemônica. Não é só marretando as prisões abaixo que se constroi o abolicionismo não, também é preciso colocar outra coisa o lugar, e já podemos fazer isso hoje.
      Um abraço.

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  7 ปีที่แล้ว +6

      Pro Bruno Albano a gente vai ter uma resposta só nessa flodagem de comentários que nem dialogam com as vastas referências que a gente traz, chega em vídeo que nem é sobre comunismo e só repete as mesmas coisas e acha que Ideias Radicais é fonte sólida. Você chegar aqui e achar que COMUNISTA defende uma sociedade sob administração de um ESTADO revela muita muita coisa.
      Enfim...
      Parabéns pela sua história pessoal de sucesso, seja bem feliz com ela. Mas sua história pessoal é sua, e a falta de imaginação sociológica te prende a um padrão de pensamento sobre como a sociedade funciona baseado no que funcionou pra você.

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  7 ปีที่แล้ว +5

      Bruno Albano, Você tá se lendo?
      Ó, direto da wikipedia sobre comunismo pra você: " "comunismo puro", no sentido marxista, refere-se a uma sociedade sem classes (sociedade regulada), SEM ESTADO (ácrata ou apátrida) e livre de quaisquer tipos de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente e permitindo dessa maneira que cada membro da sociedade organizada possa participar do processo, tanto na esfera política e econômica da vida pública e/ou privada."
      Piolho de Ideias Radicais mas nem de google manja. E acha que alguém aqui quer competir com o Ideias Radicais sendo que nossa audiência é outra completamente. Tá perdendo seu tempo e pra gente não perder o nosso, é nosso último comentário de resposta pra quem não sabe nem o que é comunismo pra pelo menos ser um anticomunista informado.
      Toma um vídeo de conceitos básicos não-ideológicos de brinde: th-cam.com/video/3Sv8B99lpR0/w-d-xo.html
      (E)

  • @ceppfaleconosco
    @ceppfaleconosco 5 ปีที่แล้ว +7

    Isso o pode dar certo sim, no país das Maravilhas...

  • @Francieli128
    @Francieli128 2 ปีที่แล้ว

    Ja fui vítima de violência sexual e também não quis ir atrás....não me sentia segura

  • @pierrealves2906
    @pierrealves2906 2 ปีที่แล้ว

    Estou assistindo todos os vídeos novamente em ordem cronológica. Confesso que ainda ñ evolui o suficiente para pensar assim em casos de estupros. Em todos os outros casos acho super correto e coerente.

  • @marianaleguizamon2894
    @marianaleguizamon2894 5 ปีที่แล้ว

    Sabrina, gosto muito das suas matérias e da sua pedagogia a ser passada para as aulas de política. Neste vídeo você deixo nos ver que é feminista marxista. Gostaria muito se não for incomodo, pedir para que você me passe uma lista de autoras feministas marxistas latino-americanas como por exemplo Sílvia Federici. Sou feminista comunitária pluralista, e sou paraguaia morando a 7 anos no Brasil. Aguyje

  • @hellanovirginio1451
    @hellanovirginio1451 3 ปีที่แล้ว

    Que vídeo incrível

  • @lourdesmandelli3108
    @lourdesmandelli3108 3 ปีที่แล้ว

    O som está horrível!

  • @alexmorgan4170
    @alexmorgan4170 3 ปีที่แล้ว

    a expulsão não funciona. Porque nesse pais esta cheio de falsa denúncias. para dar certo você tem que lidar com isso e infelizmente as falsas denúncias não são levadas a sério, pois no Brasil, você é culpado até que se prove inocente e não o contrário

  • @lucsvel
    @lucsvel 6 ปีที่แล้ว

    Indivíduos que apresentam ameaça grave à sociedade: Direito Penal do Autor. A importação dessa concepção atrasada é que deve ser abolida. Além do apego à vitimologia e também da privatização do Direito Penal. Conceitos tão arraigados que acabam sendo repetidos até por quem se afirma de esquerda. De mais, várias medidas cautelares diversas da prisão que mencionou já se encontram na lei Maria da Penha e no CPP.

  • @webertoncastro5105
    @webertoncastro5105 5 ปีที่แล้ว +1

    Moro na cadeia

  • @g.r.j.1538
    @g.r.j.1538 3 ปีที่แล้ว

    show

  • @felipelyra3871
    @felipelyra3871 3 ปีที่แล้ว

    video pertinente pra essa geraçao de progressistas punitivistas aprenderem

  • @n.fernandes6875
    @n.fernandes6875 3 ปีที่แล้ว

    Eu amei o vídeo e tenho um pensamento sobre os "super perigosos". Nós USA não usam o sistema de reformatório pra jovens!? Que tal algo semelhante para tratar e pesquisar sobre esse novo sistema!?

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal 5 ปีที่แล้ว

    Um salve à esquerda brasileira!

  • @RayEstery
    @RayEstery 3 ปีที่แล้ว

    Oo ôooOo ôooOo ôooO Ó o o ô Algoritmoooooooooo

  • @ericklopes4046
    @ericklopes4046 4 ปีที่แล้ว

    Vídeo legal, pena que demorei pra chegar. Podemos dizer que cheguei TARDIS.
    I'm awfully sorry.

  • @beethovenpereira
    @beethovenpereira 4 ปีที่แล้ว

    Não há sequer um sentido Marxista aplicável à realidade. Me prove o contrário, ou você estará errada, fundamentalmente errada.

  • @JoaoPedro-gk6pm
    @JoaoPedro-gk6pm 6 ปีที่แล้ว

    Mas se for o caso de traficantes sobrina?ao meu ver não seria possível usar tratamentos psicológicos nesse caso já que o seu desvio de conduta de da por conta de necessidade financeira.sou de esquerda,mas acho que o abolicionismo penal não é viável em um mundo capitalista.queria saber a sua opinião a respeito sabrina.

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  6 ปีที่แล้ว +2

      Mas como assim traficantes? A gente é anti-proibicionista também e inclusive o que mais tem é evidência de que a guerra às drogas não funciona ;)

  • @marianet2351
    @marianet2351 3 ปีที่แล้ว

    MEU DEUS ISSO É GENIALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    • @RicardoINF10
      @RicardoINF10 ปีที่แล้ว

      Na Narnia comunista é

  • @elisascarlate7765
    @elisascarlate7765 5 ปีที่แล้ว +2

    Me desculpe mas tu está muito mal informada sobre mentes criminosas. Existem presos recuperáveis e os Psicopatas que são irrecuperáveis.
    Estude mais sobre psicopatia.

    • @iagobraga4690
      @iagobraga4690 4 ปีที่แล้ว +1

      Vê o vídeo até o finall

  • @liriamarlidesouzalopes8623
    @liriamarlidesouzalopes8623 3 ปีที่แล้ว

    Oi Sabrina, este é o perfil de uma amiga. Me chamo aguilar e sigo sua página. Aliás admiro muito seu trabalho, no entanto pela permeira vez discordo de você em parte . Principalmente no que se refere a crimes de estupro,poi nesmo que se tome providências para afastar a vítima do agressor,o que impediria a reincidência com outras vitimas? Além disso tem os crimes de homicídios ligado a fações estes são muitas vezes articulados por pesdoas que não tem empatia alguma pela vida,digo pelos seres humanos, não creo que medidas sócio educativas dariam conta de resouver ou mesmo que se faca justiça.
    Admito que a probabilidade de eu estar equivocado e muito maior que a probabilidade de voce estar.
    De tofo modo vou refletir sobre o tema.
    De momento em certis casos mantenho alguns traços punitivista Sobre tudo com viloencia contra mulheres e crianças, nesse caso minha vontade é de sair na porrada mesmo ,embora nao goste de violência.

  • @kaleomariz1000
    @kaleomariz1000 ปีที่แล้ว +1

    Meu Deus, o que houve com a inteligência desta geração?
    Um vídeo inteiro esta jovem falou cada besteira!!!
    Revolução? 😅. A pessoa sentada num escritório, utilizando todos os frutos que a sociedade capitalista produz e vêm querer defender revolução?
    Eu tinha uma esperança quando ela ainda era punitivista contra estupradores. Mas depois eu vi que ela pirou o juízo.
    --------------
    Vingança é um direito natural. A vingança não é errado. Desejar vingança é correto. O que não é correto é exercer a vingança. A vingança quem deve exercer é o estado.
    Não desejar que o estado vingue as vítimas da sociedade é ser conivente com o mal.

    • @TeseOnze
      @TeseOnze  ปีที่แล้ว +1

      O estado não deve exercer vingança e sim justiça. Você não saber a diferença entre um e outro é tão sintomático quanto não saber a diferença entre viver no sistema capitalista porque ele é o sistema dominante e defender uma alternativa a ele. Socialismo não é voto de pobreza nem é preciso morar na lua para defendê-lo. Mas assim, não tenho muita esperança que você vai entender isso se não se abrir pra entender. Tem uns 200 vídeos aqui no canal. Boa sorte.

    • @kaleomariz1000
      @kaleomariz1000 ปีที่แล้ว +1

      @@TeseOnze
      Justiça é exatamente a “justa” retribuição pelo mal que um indivíduo exerce.
      Quem rouba, deve pagar pelo que roubou mais o dano moral de fazer o lesado sofrer pela perda do seu bem.
      Quem mata, deve pagar com sua própria vida.
      é tão simples!
      Mas vocês marxistas elocubram nas suas ideias torpes só para causar o caos na sociedade e fazer uma revolução.

    • @RicardoINF10
      @RicardoINF10 ปีที่แล้ว +1

      @@kaleomariz1000 eu tbm não entendo, tão simples

  • @beethovenpereira
    @beethovenpereira 4 ปีที่แล้ว +1

    Você é um monstro. Suas ideias colocan vítimas de crimes horríveis no mesmo nível de merecimento de suas vítimas. Um dos discursos mais fascistas que tive a falta de sorte de assistir.

  • @nonatodepaula9340
    @nonatodepaula9340 7 ปีที่แล้ว +1

    Será que aqui tem Bolsonecas? Cadê as Bolsonecas? Oiiiiii meninas!! apareçam...

  • @alexmorgan4170
    @alexmorgan4170 3 ปีที่แล้ว +1

    amiga os homens não são os únicos que estupram

    • @RicardoINF10
      @RicardoINF10 ปีที่แล้ว

      Vdd, são maioria, mas não os únicos

  • @rafaelgr6464
    @rafaelgr6464 2 ปีที่แล้ว

    Pena de morte pros casos graves (psicopatas), apenas pra esses!
    Até pq psicopatas não são humanos

    • @RicardoINF10
      @RicardoINF10 ปีที่แล้ว

      Biologicamente sim, são humanos, até Hitler é, mas sim, assasinos devem pagar com a vida, e se ouve tortura antes da morte, deve haver tortura e dps morte

  • @psictor
    @psictor 7 ปีที่แล้ว +1

    Seria legal te ouvir sobre testemunho e perdão. E talvez seja o caso de pensar a constituição subjetiva dos casos raros e que tem a ver com testemunho. Ótimo vídeo

  • @psictor
    @psictor 7 ปีที่แล้ว

    Seria legal te ouvir sobre testemunho e perdão. E talvez seja o caso de pensar a constituição subjetiva dos casos raros e que tem a ver com testemunho. Ótimo vídeo