✈✈ REPOSIÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS DA LOJA DO AERO: bit.ly/loja_aero ✈ Seja Membro do Canal: bit.ly/membroaero ✈ Se inscreva: bit.ly/inscritoaero ✈ Instagram: @programaaero😁😁😁
Vi o Harrier em ação de perto, na Feira de Aviação que aconteceu em 1973, em São José dos Campos (SP). Foi incrível e surpreendente vê-lo decolando e pousando na vertical!
Fernando, não há uma "sangria" pra frente do motor do F-35, e sim, um eixo ligando um "fan frio" à frente, que faz o segundo "apoio" pra decolagem vertical. Abraço, e sucesso
Acabei de ver o vídeo agora e iria vir comentar exatamente isso que vc disse. Não é uma sangria, é um "ventilador". Exatamente por isso tem a abertura de uma "capa" na parte de cima do do caça que se abre para fazer esses pousos ou descolagens. Se tem um erro desses nesse vídeo, então como posso confiar nas informações passadas em outros vídeos?
Eu acho primoroso o seu trabalho de pesquisas!! Nada fica pra trás, tudo é explicado detalhadamente, com data, locais, criadores, inventores, tudo, tudinho. Sua equipe é simplesmente fantástica!!! Nada é jogado, tudo é devidamente colocado com uma delicadeza profissional!! Parabéns!!
Ja te acompanho há quase 2 anos e confesso que me motivas-te para seguir neste ano que vem o curso de engenharia aeronáutica ou Aerospacial. Abraços de Portugal 🇵🇹🇧🇷
Desde que vi esse filme de Arnold S. que me perguntava se essa tecnologia havia realmente sido completamente dominada. Inclusive em imagens anteriores pareceu-me que o F-35 só pousava na vertical, enquanto que na decolagem precisava de curto impulso horizontal na pista para ajudar na decolagem vertical. Muito bom.
Salve, Fernando. Tudo bem? Assisto seus videos regularmente, e parabenizo pelo seu excelente trabalho. Antes do Yak-38, a Yakovlev produziu o Yak-36, que foi a base para testes STOVL/VTOL que resultaram no Yak-38. E o F-35B é a versão produzida para os Marines (Fuzileiros Navais dos EUA). Para a US Navy (Marinha Americana) foi desenvolvido o F-35C, que é preparado para a decolagem com auxílio de catapulta. Espero ter ajudado. Um grande abraço.
Quando eu era garoto eu tinha um livro de capa dura chamado "Aviões de combate" do Harrier, com tudo bem detalhado sobre o avião, e achava aquela aeronave incrível. Inclusive acho até hoje.
Excelente matéria. Não consigo imaginar uma futura aviação que não seja INTEIRAMENTE Vtol. É observar o tanto de espaço que toma um aeroporto. Nas cidades do futuro isso será impraticável.
Acompanho seu canal não tem muito tempo, mas seus vídeos são de excelente qualidade, com linguagem clara e informações descomplicadas. Obrigado por se esforçar para produzir um conteúdo fantástico.
faltou o Dornier DO 31 alemão dos anos 60, o mais interessante que a estabilidade do pouso e decolagem era assistida por computador uma espécie de "fly by wire" antes do conceito existir.
E ele contava com os mesmos propulsores que equipavam o Harrier, e necessitavam de oito motores menores pra auxiliar no pouso, decolagem, e manobras...
Excelente vídeo! Apenas uma correção (15:00): a versão F-35B, de decolagem e pouso vertical, é utilizada pelo Corpo de Fuzileiros dos EUA e não pela Marinha, a qual se reserva ao F-35C, versão para operação em porta-aviões.
A cena do filme True Lies é uma das melhores que já vi. Ficou muito realista e James Cameron providenciou uma réplica do avião, com sistema hidráulico, que foi instalada no alto de um prédio para fazer as cenas em que o Arnold está resgatando a filha.
Passei a admirar esse tipo de aeronave em específico após assistir à Star Wars: Uma nova Esperança" quando era criança e ver a cena dos X-Wing decolando na vertical da base em Yavin 4 para combater a Estrela da Morte.
No F-35 Não há sangria de ar do motor para o sustentador dianteiro mas sim uma hélice carenada conectada ao motor por um eixo de transmissão, ela é acionada apenas no pouso e decolagem verticais. A grande vantagem deste sistema do F-35 é que em vôo horizontal o motor funciona como qualquer outro de caça não VTOL, tendo assim a eficiencia energética melhor do que a de sistemas com desvios e sangrias de ar, como é o caso do harrier.
Imagina um avião de viagem ou de carga que tivesse essa função? Daria para entregar uma carga ou pessoa em qualquer lugar, desde que tenha uma área específica para embarque e desembarque, seria incrível!
O Harrier entrou em combate e operou com muito sucesso na Guerra das Malvinas/Falklands, embarcados nos porta-aviões Hermes e Invicible da Armada inglesa.
A ortografia oficial no Brasil é Malvinas mesmo E sim, inclusive eles foram massacrados pela força aérea Argentina, mesmo sendo a única vitória da Argentina nessa guerra Mas depois que a Argentina foi ficando sem recursos aí os Harrier terminaram a guerra, mas foi uma pena eu torcia pela Argentina
Ótimo vídeo, parabéns! Uma pequena correção: A diferença entre o F35 e o Yak 38 não é bem o bocal de escape. Na verdade o projeto abandonado do Yak 38 foi comprado pelos projetistas americanos e utilizado como base para o desenvolvimento inicial do F35, a ideia do bocal giratório veio daí. A grande diferença entre eles é que o Yak (além do bocal traseiro) usava apenas a sangria de escape em vários pontos para a sustentação vertical (como o Harrier/AV8 faz) enquanto o F35 usa também um outro motor fan, posicionado permanentemente na vertical atrás da cabine do piloto (por isso ele abre aquela tampa gigante, que parece um freio aerodinâmico, quando vai decolar ou pousar na vertical), para dar sustentação vertical.
Eu trabalho construindo essa aeronave F-35 aqui no Texas, Estados Unidos o que eu posso dizer é q e uma aeronave muito inteligente, tecnologia de última geração que muitos nem sonha que tem, são 3 variação dessa aeronave. tenho o prazer de poder estar construindo uma aeronave do futuro!! Agora aguardem Tem outra aeronave vindo aí que é melhor que essa aguardem em breve vocês vão ver.
Sempre fui apaixonado por aviação, moro em Taubaté-SP, aqui temos o Comando de Aviação do Exército CAvEx, que muito nos orgulha... Eu piloto Vant... parabéns pelo canal
Altamente explicativo o vídeo. Antes do V-22 Osprey ser mencionado já imaginava ele ser explicado neste vídeo. Obrigado o canal surpreende em cada publicação.
Muito bom o vídeo. Nas histórias em quadrinhos do Roy Crane, cujo personagem era um piloto da marinha dos EEUU, no Brasil chamado Jim Gordon, havia um episódio com o Pogo decolando e voltando para um navio...
Vídeo bacana Fernando. Há um projeto chamado XTI TriFan 600 VTOL que tem a proposta de uma aeronave com motores elétricos para decolarem em áreas residenciais com baterias mas que durante o voo são alimentados com um motor a reação gerador de eletricidade como um APU.
2 ปีที่แล้ว
Minha curiosidade sobre o tema começou justamente quando assisti o filme True Lies. Eu era moleque mas fiquei estarrecido com aquela cena.
Lembro quando era criança, e meu pai assistia as notícias da Guerra das Malvinas na época, quando vimos os Harriers dos ingleses pela primeira vez. Achei aquilo fantástico na época. Não sei se esse tipo de aviões realmente era prático num combate entre aetonaves de combate, pois não se ouvia falar mais de combates com Harrier. O que predominava era o famoso combate entre os caças Mig e o F15 (eu acho)...
Só uma correção, o F35 B opera com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA ( os Marines). Porém estes operam a partir de navios de desembarque anfíbio da Marinha Americana, da Classe America e Wasp, sendo a marinha responsável pelo manejo do navio e os Fuzileirosa ala aérea e de combate desembarcado. A US Navy opera a versão C do caça, maior e com trem de pouso reforçado e apto a operação CATOBAR nos Nimitz e Gerald Ford.
Muito legal o Brasil estar investindo no desenvolvimento dessas tecnologias, espero que mais paises como os EUA, China e Russia começam a investir em mais pesquisa como o Brasil
Boa Noite eu gostaria de ver vc falando sobre o T 6 eu convivi com Edmundo Bertelli e temos casa em Rio Claro bem pérto do aeroporto e conheci o comandante Braga adorava ver o T6 voando.obrigado
Eu sou piloto privado de avião mas ultimamente tenho me interessado muito por balões de ar quente. Estou pensando em fazer um curso e se vocês pudessem fazer um video falando tudo sobre balões seria grato.
VIDEO TOP, E SEMPRE BONS VER ESSE CANAL, FUI EM UMA SHOW DE AVIAÇÃO NO ESTADO DE MASSACHUSETTS E VI UMA AVIÃO DESSE DECOLAR COMO HELICÓPTERO, E INCRIVEL.
Ótimo vídeo, como sempre. Mas fiquei esperando você falar do Leonardo AW609. Será o primeiro avião civil Tilt-rotor. Ele já teve a produção iniciada e está em processo final de certificação com a FAA. Acho que pouca gente conhece sobre esse projeto. Vale um vídeo.
valeu Fernando! você têm colocado matérias interessantes justificando o nome de seu canal e eu aprovo isto inteiramente, pois canais muito específicos ficam cansativos e a gente que gosta deste assunto quer mesmo é saber de curiosidades de diversos contextos dentro da área da aviação como este vídeo, e outro sobre o tipo de asfalto dos aeroportos e etc. Então sempre que lhe surgir algum pensamento do tipo : será que vale a pena desenvolver sobre isto ? ah! sim vale sim porquê sempre terá alguém querendo tirar uma dúvida e entender!. grato!
Excelente vídeo, como sempre. Eu vi o Harrier voando aqui no Brasil em 1974, em São José dos Campos, e na época era fabricado pela Hawker-Sidelley. Ele e vários outros aviões fantásticos estiveram naquele evento aéreo, como o C5 Galaxy...
Faltou falar do Dassault Balzac que foi o primeiro supersônico de pouso e decolagem vertical, do SNECMA C.450 Coléoptère, o Bell Hummingbird e do Yakovlev Yak-141.
Esqueceu de falar que os maiores especialistas em decolagem e pouso vertical eram os Alemães da Segunda Guerra Mundial, que inclusive tinham diversos projetos já desenhados nessa área e tinham Aeronaves prontas e funcionais em testes na época, e todo (maior parte) o conceito de propulsão para decolagem vertical é de professores/especialistas alemães também datado dessa época, que depois da guerra foram capturados e levados para os EUA, e trabalharam nas maiores empresas aeroespaciais de lá, na CIA também...
E recordo do filme duro de matar 4.0,onde um F35 paira diante da carreta que o Bruce Willis está dirigindo e o caça utiliza o sistema vtol. Ótimo vídeo 👏👏
Mtooo bacana todo esse conteúdo.. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Fernando faz um video sobre akele povo que fica nos convés dos porta Aviões.. achooo fodaaa o sincronismo é os gestos daquele pessoal.. fala quem são, qual o papel deles... Fica ai uma sugestão de vídeo..
✈✈ REPOSIÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS DA LOJA DO AERO: bit.ly/loja_aero
✈ Seja Membro do Canal: bit.ly/membroaero
✈ Se inscreva: bit.ly/inscritoaero
✈ Instagram: @programaaero😁😁😁
Por que o Helicoptero paresse que foi feito pra cair propositalmente ? paresse ate que ele foi feito pra cair
@@ashura_allen-otsutsuki_br2910 Palmeiras não tem mundial
@@leandrolcl3290 Todo o Universo sabe disso hora
Paĺ
E os SU russos de última geração?
Me Lembra o Hydra do GTA San Andreas. Valeu Fernando
O Hydra do GTA San Andreas e o Harrier Jump Jet.
Gta 5 tb
Bem lembrado, era minha aeronave favorita pra ZUAR NO MAPA rsrs 👏👍❤😆
Vdd
Primeira coisa que eu lembrei vendo o titulo
13:07 Não só o Filme, o GTA San Andreas ajudou nisso também! O icônico Hydra é na verdade um harrier
É uma mistura de Harrier com F-16 kkkk
@@wallinsonramossantan sim, mas o Hydra do GTA 5 é mais fiel ao Harrier kkkk
@@renanrenanrenanrenanrenan claro né, o realismo aumentou mas o san veio primeiro
Gta 6 vai se o concorde no lugar do hydra vai ficar muito bom
@@CarlosRenan190 fonte: arial 12
:v
Vi o Harrier em ação de perto, na Feira de Aviação que aconteceu em 1973, em São José dos Campos (SP). Foi incrível e surpreendente vê-lo decolando e pousando na vertical!
Fernando, não há uma "sangria" pra frente do motor do F-35, e sim, um eixo ligando um "fan frio" à frente, que faz o segundo "apoio" pra decolagem vertical. Abraço, e sucesso
Legal
Vídeo bom mas tem que ser produzido na velocidade normal
Além disso o F35-B é dos Marines (Fuzileiros Navais). O da Marinha é o F35-C, que vai em Porta Aviões.
Acabei de ver o vídeo agora e iria vir comentar exatamente isso que vc disse.
Não é uma sangria, é um "ventilador".
Exatamente por isso tem a abertura de uma "capa" na parte de cima do do caça que se abre para fazer esses pousos ou descolagens.
Se tem um erro desses nesse vídeo, então como posso confiar nas informações passadas em outros vídeos?
Российский СУ 35 намного круче....👍👋
Conheci o canal totalmente no acaso, agr to aqui, vendo tds os vídeos, a explicação e a praticidade em cada video é incrível.
Obrigado Mateus :)
@@aeroportrasdaaviacao Palmeiras não tem mundial
@@leandrolcl3290 0 iv
Eu acho primoroso o seu trabalho de pesquisas!! Nada fica pra trás, tudo é explicado detalhadamente, com data, locais, criadores, inventores, tudo, tudinho.
Sua equipe é simplesmente fantástica!!!
Nada é jogado, tudo é devidamente colocado com uma delicadeza profissional!!
Parabéns!!
Lembrei de uma aeronave: aquelas do filme "O Exterminador do Futuro 3", que ficam perseguindo Jhon Connor e Kate Brewster dentro da Skynet, lembram?
Um Sea Harrier,muito top também,apesar da idade do projeto
Ja te acompanho há quase 2 anos e confesso que me motivas-te para seguir neste ano que vem o curso de engenharia aeronáutica ou Aerospacial. Abraços de Portugal 🇵🇹🇧🇷
Desde que vi esse filme de Arnold S. que me perguntava se essa tecnologia havia realmente sido completamente dominada. Inclusive em imagens anteriores pareceu-me que o F-35 só pousava na vertical, enquanto que na decolagem precisava de curto impulso horizontal na pista para ajudar na decolagem vertical. Muito bom.
O 1o Convertiplano foi construido no Brasil como experimento do CTA com o projetista alemão Kurt Tank, usando uma fuselagem de Spitfire...
Curti, comentei e nem assisti ainda, mas já digo: ótimo vídeo!!!
Valeu Rodrigo! :)
E depois chora que o TH-cam não segura o view e o like, kkkkkkk
@@gustavobarbosa1917 a menção foi para o exato momento
@@aeroportrasdaaviacao Palmeiras não tem mundial
Salve, Fernando. Tudo bem? Assisto seus videos regularmente, e parabenizo pelo seu excelente trabalho.
Antes do Yak-38, a Yakovlev produziu o Yak-36, que foi a base para testes STOVL/VTOL que resultaram no Yak-38.
E o F-35B é a versão produzida para os Marines (Fuzileiros Navais dos EUA). Para a US Navy (Marinha Americana) foi desenvolvido o F-35C, que é preparado para a decolagem com auxílio de catapulta.
Espero ter ajudado. Um grande abraço.
Muito obrigado Otávio!! :)
Quando eu era garoto eu tinha um livro de capa dura chamado "Aviões de combate" do Harrier, com tudo bem detalhado sobre o avião, e achava aquela aeronave incrível. Inclusive acho até hoje.
Fazia muito isso no GTA San Andreas o Hydra da missão pássaro vertical
No GTA 5 tem o Hydra e o Avenger, eles são aviões q decolam
@@BCLzin7 eu acho que todos aviões decolam kakakakakakak
@@BCLzin7 ainda bem q decola se nao teria alguma coisa errado
@@BCLzin7 Tem o tbm Tula que é um avião VTOL e ainda pousa na água.
@@renanrenanrenanrenanrenan Tula é igual um pato
É por essas matérias e outras que prefiro o TH-cam!!! Parabéns pela matéria, meu jovem!!!
Aí meu Garoto, fale sobre o empuxo vetorado por favor.
Excelente matéria. Não consigo imaginar uma futura aviação que não seja INTEIRAMENTE Vtol. É observar o tanto de espaço que toma um aeroporto. Nas cidades do futuro isso será impraticável.
A cada vídeo a explicação do Fernando se supera. Parabéns. Abraços pernambucanos a todos e todas .
Acompanho seu canal não tem muito tempo, mas seus vídeos são de excelente qualidade, com linguagem clara e informações descomplicadas. Obrigado por se esforçar para produzir um conteúdo fantástico.
No Harrier, os pontos menores de saída de ar (nariz, asas e cauda) tem tmb a função de controle da aeronave enquanto ela paira no ar.
Podia já tenta contruir um disco voador. É lindo o pouso de aviões
faltou o Dornier DO 31 alemão dos anos 60, o mais interessante que a estabilidade do pouso e decolagem era assistida por computador uma espécie de "fly by wire" antes do conceito existir.
E ele contava com os mesmos propulsores que equipavam o Harrier, e necessitavam de oito motores menores pra auxiliar no pouso, decolagem, e manobras...
Passando para avisar que consegui voar pela primeira vez esse mês, foi no 737-800 graças a vocês do Canal. Abraço e muito sucesso.
Excelente vídeo! Apenas uma correção (15:00): a versão F-35B, de decolagem e pouso vertical, é utilizada pelo Corpo de Fuzileiros dos EUA e não pela Marinha, a qual se reserva ao F-35C, versão para operação em porta-aviões.
A cena do filme True Lies é uma das melhores que já vi. Ficou muito realista e James Cameron providenciou uma réplica do avião, com sistema hidráulico, que foi instalada no alto de um prédio para fazer as cenas em que o Arnold está resgatando a filha.
Pra quem não sabe da Embraer, a aeronave é a EVE, que já teve uma maquete montada para testes.
Eu vi essa notícia, vi também que já tem muitas unidades encomendadas, será?
@@jeanpierresantos2014 a Embraer tem nome, é possível
Fernando faz 1 video falando do primeiro aviao VTOL de sucesso como o Harrier Howker
Seus comentários são top Fernando, uma verdadeira aula 👍👍
Temos ainda protótipos feitos pelos franceses apartir do mirage III, que foi deixado de lado pelo desenvolvimento do mirage F-1
Na verdade, o Brasil seria o primeiro do mundo a fabricar um VTOL no estilo do osprey..
Fernando, faltou citar o Convertiplano, brasileiro, década de 60 (acho)... Daria um vídeo só sobre ele..... Abraço!
Ele falou indiretamente
Gosto muito dessas explicações técnicas sobre o funcionamento das máquinas. O vídeo fica sensacional!
Excelente vídeo. Parabéns novamente.
Fala um pouco sobre a queda de um helicóptero que aconteceu a poucos dias em minas gerais do corpo de bombeiros
Passei a admirar esse tipo de aeronave em específico após assistir à Star Wars: Uma nova Esperança" quando era criança e ver a cena dos X-Wing decolando na vertical da base em Yavin 4 para combater a Estrela da Morte.
No F-35 Não há sangria de ar do motor para o sustentador dianteiro mas sim uma hélice carenada conectada ao motor por um eixo de transmissão, ela é acionada apenas no pouso e decolagem verticais. A grande vantagem deste sistema do F-35 é que em vôo horizontal o motor funciona como qualquer outro de caça não VTOL, tendo assim a eficiencia energética melhor do que a de sistemas com desvios e sangrias de ar, como é o caso do harrier.
7:50 o piloto desmaiou por causa da vibração?! Caramba, o quanto tem que vibrar para fazer o piloto desmaiar?
Seu conteúdo é muito didático e muito rico. Parabéns!
Curti comentei e vou assistir o vídeo completo esse canal e incrível
Gostaria muito de ver um vídeo falando sobre o Yak-38 e o Yak-41. 😊👍🏻
Imagina um avião de viagem ou de carga que tivesse essa função? Daria para entregar uma carga ou pessoa em qualquer lugar, desde que tenha uma área específica para embarque e desembarque, seria incrível!
Na próxima pode fazer um vídeo explicando como funciona o helicóptero telecomandado?!👍
O Harrier entrou em combate e operou com muito sucesso na Guerra das Malvinas/Falklands, embarcados nos porta-aviões Hermes e Invicible da Armada inglesa.
A ortografia oficial no Brasil é Malvinas mesmo
E sim, inclusive eles foram massacrados pela força aérea Argentina, mesmo sendo a única vitória da Argentina nessa guerra
Mas depois que a Argentina foi ficando sem recursos aí os Harrier terminaram a guerra, mas foi uma pena eu torcia pela Argentina
Ótimo vídeo, parabéns!
Uma pequena correção: A diferença entre o F35 e o Yak 38 não é bem o bocal de escape. Na verdade o projeto abandonado do Yak 38 foi comprado pelos projetistas americanos e utilizado como base para o desenvolvimento inicial do F35, a ideia do bocal giratório veio daí. A grande diferença entre eles é que o Yak (além do bocal traseiro) usava apenas a sangria de escape em vários pontos para a sustentação vertical (como o Harrier/AV8 faz) enquanto o F35 usa também um outro motor fan, posicionado permanentemente na vertical atrás da cabine do piloto (por isso ele abre aquela tampa gigante, que parece um freio aerodinâmico, quando vai decolar ou pousar na vertical), para dar sustentação vertical.
Obrigado Fernando, curti de mais !! Um abraço para você
Rapaz imagina o trabalhão que dá pra fazer um vídeo de qualidade assim, parabéns.
Eu trabalho construindo essa aeronave F-35 aqui no Texas, Estados Unidos o que eu posso dizer é q e uma aeronave muito inteligente, tecnologia de última geração que muitos nem sonha que tem, são 3 variação dessa aeronave. tenho o prazer de poder estar construindo uma aeronave do futuro!! Agora aguardem Tem outra aeronave vindo aí que é melhor que essa aguardem em breve vocês vão ver.
Sempre fui apaixonado por aviação, moro em Taubaté-SP, aqui temos o Comando de Aviação do Exército CAvEx, que muito nos orgulha... Eu piloto Vant... parabéns pelo canal
Muito legal! fico pensando como seria minha reação se visse uma aeronave destas no tempo que eu era criança e colecionava super trunfo.
Gostei da muito bom o Brasil construiu várias aeronve mais nunca ousou construir uma com vetol .
Altamente explicativo o vídeo. Antes do V-22 Osprey ser mencionado já imaginava ele ser explicado neste vídeo. Obrigado o canal surpreende em cada publicação.
Muito bom o vídeo.
Nas histórias em quadrinhos do Roy Crane, cujo personagem era um piloto da marinha dos EEUU, no Brasil chamado Jim Gordon, havia um episódio com o Pogo decolando e voltando para um navio...
Vídeo bacana Fernando. Há um projeto chamado XTI TriFan 600 VTOL que tem a proposta de uma aeronave com motores elétricos para decolarem em áreas residenciais com baterias mas que durante o voo são alimentados com um motor a reação gerador de eletricidade como um APU.
Minha curiosidade sobre o tema começou justamente quando assisti o filme True Lies. Eu era moleque mas fiquei estarrecido com aquela cena.
SENSACIONAL MUITO BOM MESMO ARRASOU PARABÉNS!
A HUMANIDADE ESTÁ EM PLENO DESENVOLVIMENTO QUÊ O SR NOSSO DEUS NOS ABENÇOE A CADA DIA!🙌🙏
Podia ter falado do Módulo Lunar do Programa Apollo.
Entende tudo de aviação ! Parabéns ! 👏👏👏👏👏
Lembro quando era criança, e meu pai assistia as notícias da Guerra das Malvinas na época, quando vimos os Harriers dos ingleses pela primeira vez. Achei aquilo fantástico na época. Não sei se esse tipo de aviões realmente era prático num combate entre aetonaves de combate, pois não se ouvia falar mais de combates com Harrier. O que predominava era o famoso combate entre os caças Mig e o F15 (eu acho)...
A aviação tá cada vez melhor
Muito TOP ! Interessante esta tecnologia na aviação. Vai ser realmente a tendência do futuro.
O melhor canal sobre aviacao do mundo antes de eu mesmo assistir dou like...
FERNANDO!!!!! Faz um video aí pra gente do EDGLEY EA-7 OPTICA !!!! Acho q nem tu conhece esse avião BIZARRO E MUITO LEGAL !!!!!!!
Belchol, explicações interessantes, quando fala de aeronave, fico ligado, eu acho muito bom ficar bem informado, valeu meu brother.
Viajar de.aviao e incrível,!
Amooo
Os vídeos desse canal são completos demais! Excelentes 👏👏👏
Força meu grande Brasil 🇧🇷🇧🇷
Interessante lembrar que o Harrier foi amplamente usado na guerra das Malvinas, não muito longe aqui da gente, e teve um excelente desempenho.
Só uma correção, o F35 B opera com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA ( os Marines). Porém estes operam a partir de navios de desembarque anfíbio da Marinha Americana, da Classe America e Wasp, sendo a marinha responsável pelo manejo do navio e os Fuzileirosa ala aérea e de combate desembarcado. A US Navy opera a versão C do caça, maior e com trem de pouso reforçado e apto a operação CATOBAR nos Nimitz e Gerald Ford.
Muito legal o Brasil estar investindo no desenvolvimento dessas tecnologias, espero que mais paises como os EUA, China e Russia começam a investir em mais pesquisa como o Brasil
Boa Noite eu gostaria de ver vc falando sobre o T 6 eu convivi com Edmundo Bertelli e temos casa em Rio Claro bem pérto do aeroporto e conheci o comandante Braga adorava ver o T6 voando.obrigado
amo aviação..abraços Fernando..tou sempre acompanhando seus vídeos..show de bola.
A Evolução de Equipamentos Do Início do Século passado pra cá Foi Incrível.
Esse tipo de avião é bacana demais, e logo teremos essa tecnologia para uso civil.
sei nao se isso seria viavel pra uso Civil, talvez daqui a muito tempo, agora acho que nao kkkk
Muito bom! Além de entender um pouco dos aviões, também apreendemos um pouco da história!! Parabéns!!
Eu sou piloto privado de avião mas ultimamente tenho me interessado muito por balões de ar quente. Estou pensando em fazer um curso e se vocês pudessem fazer um video falando tudo sobre balões seria grato.
Oi Fernando de Borthole. Eu te passei um e-mail que eu não sei se você já viu ele. Porque eu gosto muito desses seus vídeos sobre aviação.
parabéns pela pesquisa. Muito completa. Show de bola.
VIDEO TOP, E SEMPRE BONS VER ESSE CANAL, FUI EM UMA SHOW DE AVIAÇÃO NO ESTADO DE MASSACHUSETTS E VI UMA AVIÃO DESSE DECOLAR COMO HELICÓPTERO, E INCRIVEL.
Ótimo vídeo, como sempre. Mas fiquei esperando você falar do Leonardo AW609. Será o primeiro avião civil Tilt-rotor. Ele já teve a produção iniciada e está em processo final de certificação com a FAA. Acho que pouca gente conhece sobre esse projeto. Vale um vídeo.
Não perco um vídeo. parabéns Fernando
A primeira vez que eu ouvi falar do f-35 foi no filme Duro de matar 4.0
Minha primeira vez vendo isso foi no bf4
Minha primeira vez foi no filme dos vingadores
faz um vídeo sobre o eVTOL da embraer!
valeu Fernando! você têm colocado matérias interessantes justificando o nome de seu canal e eu aprovo isto inteiramente, pois canais muito específicos ficam cansativos e a gente que gosta deste assunto quer mesmo é saber de curiosidades de diversos contextos dentro da área da aviação como este vídeo, e outro sobre o tipo de asfalto dos aeroportos e etc. Então sempre que lhe surgir algum pensamento do tipo : será que vale a pena desenvolver sobre isto ? ah! sim vale sim porquê sempre terá alguém querendo tirar uma dúvida e entender!. grato!
Essa foi uma verdadeira aula de aviação
Meu VTOL preferido é o Dornier DO 31!
O Brasil precisa desse aviões
Olá bom dia , faz um vídeo explicando pouso e decolagem do avião Militar u-2
Bom dia ,uma excelente matéria.... parabéns.
Seria otimo ver esse tipo de aviao operando no Brasil
Excelente vídeo, como sempre. Eu vi o Harrier voando aqui no Brasil em 1974, em São José dos Campos, e na época era fabricado pela Hawker-Sidelley. Ele e vários outros aviões fantásticos estiveram naquele evento aéreo, como o C5 Galaxy...
Faltou falar do Dassault Balzac que foi o primeiro supersônico de pouso e decolagem vertical, do SNECMA C.450 Coléoptère, o Bell Hummingbird e do Yakovlev Yak-141.
Video excelente mostrando as tecnologias dinamicas avançadas, gostei muito
Jogando Warthunder com o Harrier e assistindo o vídeo, sensacional!
Esqueceu de falar que os maiores especialistas em decolagem e pouso vertical eram os Alemães da Segunda Guerra Mundial, que inclusive tinham diversos projetos já desenhados nessa área e tinham Aeronaves prontas e funcionais em testes na época, e todo (maior parte) o conceito de propulsão para decolagem vertical é de professores/especialistas alemães também datado dessa época, que depois da guerra foram capturados e levados para os EUA, e trabalharam nas maiores empresas aeroespaciais de lá, na CIA também...
Tava de boa no TH-cam e vejo esse vídeo nos recomendados e não imaginava que era tão bom
E recordo do filme duro de matar 4.0,onde um F35 paira diante da carreta que o Bruce Willis está dirigindo e o caça utiliza o sistema vtol.
Ótimo vídeo 👏👏
Em algum próximo vídeo fala da empresa rodoviária itapemirim que começou na aviação.
Mtooo bacana todo esse conteúdo.. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Fernando faz um video sobre akele povo que fica nos convés dos porta Aviões.. achooo fodaaa o sincronismo é os gestos daquele pessoal.. fala quem são, qual o papel deles... Fica ai uma sugestão de vídeo..
Muito bom obg pelas ótimas informações. Fortaleza, ceará.
Muito legal. Maneiro demais! Parabéns pelo vídeo.