Quem reclama que o Pra Lá do Básico é muito longo não sabe o que tá perdendo. O tanto de conteudo transmitiro a cada minuto é imenso, muito obrigado professor Vernaglia
Obrigado! Eu penso o mesmo, tem conteúdos que precisam de tempo, precisa explicar direito, acho uma pena que tanta gente hoje tenha tanta pressa que não perceba que na correria muita coisa se perde.
Pois é, cara. Eu penso e falo a mesma coisa. Indico o pra lá do básico pra todo mundo que me pergunta que curso fazer. "Não gasta dinheiro com curso agora, assiste essa playlist, aprende, põe em prática, qualquer coisa me procura, e depois tu procura um curso pra se aprofundar no que quiser"
Se fosse pra ser curto, seria Apenas o Básico, rsrs Mas vídeos deste canal são imperdíveis, vejo todos, menos review de equipamentos que não estão no meu horizonte de aquisição futura
Eu AMO o teu canal justamente por se preocupar em trazer um conteúdo realmente rico em informações profundas. Não é mais do mesmo, não são diquinhas que todo mundo dá. Teu canal é um livro aberto, uma enciclopédia. Parabéns, Vernaglia
Acredito muito nisso, somos animais sociais, precisamos do contato, da troca e é assim que podemos ir para frente, coletivamente e não individualmente, sozinhos não somos lá grandes coisas, é no coletivo que reside o valor do ser humano na minha opinião.
Grande Vernaglia, concordo plenamente, eu sou esse cara que maratonou todo mundo, vc o 35 milimetro, o OZI, o Marvel, entre outros (meu foco é vídeo, mas me apaixonei pela foto tbm), mas pratiquei muito pouco, então nos momentos em que surgiram a oportunidade de fotografar, cometi diversos erros. Errava no foco, tirava fotos sem nitidez, ficava com muita dúvida de qual modo usar, acabava usando ISO alto, depois de apanhar na rua e passar algumas vergonhas eu melhorei bastante, mas ainda pratico menos do que deveria, me sinto um pouco inibido de sair na rua para fotografar sozinho. Obrigado por seus ensinamentos, "pra lá do básico" abriu minha mente!
Há uns meses atrás, esse video me acendeu o alerta "Intimidade com a Câmera", passei a andar com uma camera na bolsa o tempo todo e fotografar diariamente seja lá o que for, antes eu só tocava nela quando saia para prestar serviço. E, hoje digo, faz muita diferença ter intimidade com a Câmera, é tudo mais fluente, é mais tranquilo, mais harmônico. Esse video foi especial pra mim. 👍
Fotofilosofando e Pra lá do Básico são parte da essência deste canal. O primeiro, então, é o tipo de conteúdo que tem uma capacidade enorme de trazer reflexões e transformações ao fotógrafo a médio e longo prazo. Bagagem não é algo que se ganha do dia pra a noite, e o que você traz aqui dá um bom adianto nessa construção.
É uma boa ideia. E confesso já ter escrito um roteiro para isso, tem 2 anos já, e já revi ele, já mudei ele, já atualizei, e sabe por que nunca gravo? Por que mesmo sem citar nomes esse vídeo iria me trazer problemas com haters, fosse por que desmente algumas bobagens ditas por fotógrafos, fosse por que entra no como a imagem é usada para manipular mensagens (e isso entra na política por exemplo), fosse por variadas razões, sinto que esse vídeo me traria problemas... já pensei em tratar de forma leve o tema, apenas falando das bobagens meramente fotográficas, tipo quando sites propagam que câmera X é ruim e Y é boa e estão sendo pagos para isso... mas aí não sei se rende um vídeo tão legal, ainda pensando no tema, quem sabe um dia sai.
@@ArmandoVernagliaJunior Pois é, pode ser uma faca de dois gumes mesmo. Mas outra possibilidade é ser extremamente técnico na explicação, como um "pra lá do básico". Desse modo, além de desfazer o conceiro errado, você aprofunda o tema. Eu por exemplo, caí na pegadinha da 50mm. Hoje ela tem mais utilidade pra mim em.astrofotografia do que em retratos. Grande abraço, Vernaglia!
Coloquei esse vídeo na minha playlist pois ele engloba tudo que um fotógrafo e, até mesmo, profissionais de outras áreas precisam para não " caírem" no automatismo e achar que sabem tudo. Estudar e praticar sempre que puder para não se perder no meio do caminho. Parabéns pelo assunto abordado!
Rapaz, fazia um tempo que não via seus vídeos, mas é impressionante como você consegue sempre ser muito assertivo. Preciso nem dar os parabéns, por que acho que a palavra certa é obrigado.
Olha eu concordo parcialmente com você Vernaglia. Há uns 6 ou 7 anos já fazia passeios fotográficos com o pessoal lá do RioFotográfico e via exatamente isso, muita falta de base e falta conhecimento da câmera, mas a maioria tinha feito cursos presenciais e não tinham o hábito de seguir canais de fotógrafos no YT. Eu devo seguir mais de 100 canais de fotografia no mundo todo e procuro extrair o melhor de cada um naquilo que me interessa, mas acho que devemos correr atrás desse conhecimento de outras formas tb e como você disse a prática é essencial para a fixação e aprimoramento das técnicas. Eu tive muita sorte por ter vários colegas profissionais de vários ramos da fotografia que pudessem me dar dicas e debater comigo o conhecimento.
Concordo plenamente com tudo, o Ronaldo também fala que a prática é fundamental, Eu já maratonei seus vídeos , do Ronaldo, do Alê, sou assinante ADUK, tem aula sua lá, ótimas, compro livros, já fiz cursos presenciais e pratico todo dia, como tá ruim pra sair, comprei uma manequim usada, de uma loja, coloco roupas e acessórios da patroa nela, e vamos praticar...não tem desculpa. Ótimo Vídeo , como todos. Abraço.
Gosto tanto do seu conteúdo, pois além de ensinar as coisas vc ensina o porquê delas! Como diria um filósofo: Ensina o que sabes, pratique o que se ensina, pergunte o que se ignora!
Sensacional, Vernaglia! Estou fazendo um curso seu pela plataforma EDUK e encantada com o conteúdo, vendo como o meu conhecimento ainda é raso e limitado. Logo nessa semana que estou em um momento de autocrítica ferrenha, é muito bom ouvir esse conselho, sobre me aprofundar e usar mais os equipamentos. Infelizmente eu faço parte da geração imediatista que condicionou o cérebro a estímulos e aprendizados muito ligeiros e superficiais, o esforço agora é contornar isso
Ótimo vídeo! Praticar é muito importante e você não precisa necessariamente sair sempre ou só fotografar quando estiver em um local lindo. Você pode praticar da janela da sua casa, no quintal, fazer retrato dos seus familiares, fotografar um objeto trabalhando bem a luz, enfim, o importante é praticar. Eu uso muito a internet para aprender e procuro sempre colocar em prática algo que aprendi, então eu aprendo alguma coisa nova e já pego a câmera para praticar. Talvez em parte isso já venha do meu curso de graduação porque faço Medicina Veterinária e a prática é fundamental para o aprendizado na área.
Armando, meu amigo, um dos melhores vídeo que já assisti no seu canal! O pra lá do básico tem me ajudado bastante, mas quem assiste e não sai para clicar, fica parecendo engenheiro que só sabe fazer conta... parabéns!
Obrigado pelo elogio meu caro, é isso, fotografia se faz nas ruas, nas paisagens, nos eventos, nos retratos, é fazendo que a gente efetivamente domina. Ninguém anda de bicicleta teoricamente, tem que ralar o joelho mesmo. :D
Mais um excelente vídeo! #Fotofilosofando é umas das minhas playlists preferidas! Recomendei ela no insta! Confesso que assisto ela, assisto o Pra lá do Básico, assim como outros vídeos sobre algum tema específico e vou fotografar. Mas aí a gente vê que errou um monte de coisa e assiste de novo e de novo até aprender! kkkkkkkkk Uma coisa é fato: é muito conteúdo e de alta qualidade. A questão dos vídeos longos e a galera não engajar neles, acredito eu, ser também fruto da ansiedade proporcionada pelas redes sociais em geral. Perde-se muito mais tempo rodando feeds e feeds do que assistindo um vídeo nessa qualidade. Você é um excelente professor. Excelente mesmo. Mesmo questões técnicas, que iniciantes como eu, muitas vezes possuem dificuldade de entender, ficam claras devido a sua didática simples e direta, sem complicação. Obrigada por compartilhar tanto conteúdo e tantas referências realmente interessantes para a construção do fotógrafo dentro de cada um de nós (no caso, de mim).
Show! Eu caí na pegadinha da 50 mm. Foi minha 2a lente e, de longe, a menos usada. Só não vendi pois achei outro nicho pra ela na astrofografia. Também considero que pratico muito pouco (ainda mais agora, durante a pandemia).
1º adoro os vídeos longos são minhas companhias nas horas de edições... 2º Eu concordo plenamente que você deve testar oque se adapta a sua estética, por exemplo me descobri nos retratos com a 28 mm na minha apsc hahaha e adoro as distorções dela uso para tirar algumas vantagens ☺️
28mm na aps-c rende bem sim, pessoalmente prefiro 20 ou 24 em aps-c para retratos, por que em full frame já uso muito 24 e 28 em retratos então vez ou outra me vejo com aps-c indo para 18mm por exemplo, até 15mm.
Gostei muito da forma através da qual você abordou o tema. Especialmente me chamou a atenção a metáfora da "poça rasa", onde a superficialidade predomina. Aprecio nas redes sociais quem combina publicação de fotos com informações sobre a imagem, ou mesmo provocações filosóficas. O aprendizado da fotografia combinado com cultura dá um ótimo casamento.
Excelente. Já cai em todos esses erros, corrigi alguns, outros estão encaminhados, mas tem um que não dá pra eu corrigir no momento, e nem vejo no horizonte uma oportunidade pra isso, e é justamente o que considero o mais importante: A prática. Eu não sei se onde tirar tempo, nem dormir suficiente eu consigo. Mas esse momento vai chegar.
seu canal é muito bom, gosto muito quando você força o cara a pensar, tirar da zona do conforto, etc... hoje em dia tudo é muito superficial, em todos os campos, na fotografia não é diferente, gosto muito de fotografia de paisagem e de animais na natureza e comecei a fotografar com esse objetivo, é um hobby! Lembro que quando comprei a câmera todo mundo me falava pra comprar a 50mm pra fotografar casamento e fazer ensaio de gestante, eu quero que vá pro inferno ensaio de gestante kkk...
É bem isso que acontece, você quer clicar um animal na natureza e alguém vem e te recomenda a 50mm, é bem isso, essa repetição de discursos prontos dá uma irritada mesmo.
Todos cometemos erros, eu certamente cometi e cometo muitos, o importante é sempre buscarmos melhorar pois aí abrimos espaço para erros novos e não repetir os mesmos. :D
Show de bola professor! Mais uma vez MUITO obrigado pelo conteúdo de excelente qualidade!🙏🙏🙏 Se eu humildemente puder pedir algo, seria pra nunca desistir do "pra lá do básico", aprendi muita coisa por lá e continuo assistindo e sempre q posso tentando aplicar... Vlw!
No início eu estudava TUDO! Até que chegou meu flash, aí começou a fluir e só aí comecei a fotografar. Eu também comprei uma 50mm sem saber nada. Mas amo ela.
Um bom exemplo sobre temas complexo, é no meu caso que tenho 2 videos sobre aves em vôo, é um tema que exige muitas variáveis para conseguir uma excelente foto... porém não possuem muita visualização, bem isso... e postei um video mais clickbaits sobre eliminar ruído de imagem e rapidamente bombou... abraço Vernaglia seu canal me inspira muito
Gosto do seu canal exatamente pela profundidade nos temas abordados, além, claro, da diversidade nos temas. Passa o conteúdo com uma didática muito boa e fala com propriedade sobre os temas abordados. Hoje é o principal canal sobre Fotografia que acompanho. Confesso que diminui bastante a frequência aqui no TH-cam, porém aumentei muito as minhas saídas fotográficas...
Por aqui tinha um curso que queria fazer, 2019... mas como era caro, eu estava juntando para fazer meio de 2020, dai veio essa coisa.. enfim.. o curso era presencial 2 fins de semana, dia todo... sendo que aos domingos, era saida fotografica para aplicar as tecnicas. Centro da cidade, jardim botânico, estudio, noite, fim de tarde.. enfim, eu achei que era muito interessante... hoje o local fechou as portas... Eu penso que o ideal é fazer presencial, e ai depois ver algo pela internet... porque eu por exemplo, tenho muitas dúvidas e fico meio travado ate conseguir resolver... Uma vez, num canal por aqui, um cara comentou que era para travar a camera num f da vida, velocidade X e acertar a luz no ISO, luz, era ISO e ponto, e eu fiquei com isso na cabeça.. ele falava da facilidade de hoje, que antes se comprava um filme ASA/ISO tal e depois era um tormento para "puxar" o filme no laboratorio.. nunca entendi muito bem o que seria isso, mas enfim, eu fiquei acreditando, por bom tempo, e fazendo essa tal propaganda de Luz é ISO... ok, estou virado pra parede ajoelhado no milho rsrsrs, mas então, quando noutro canal vi uma moça comentado sobre os tres, brincando por assim dizer com cada um, conforme o desejo final da foto, se mantendo nos limites da camera.. aminha na epoca, passava de ISO 400 ficava com ruido a dar com pau, enfim, mas eu custei a entender, estava travado....já se fosse algo presencial, acho que teria mais facilidade de entender e de tirar a duvida ali na hora e vendo exemplos...
Sobre escolhas de abertura, tempo e ISO, vale ver esse vídeo aqui - th-cam.com/video/W0cOvpel2fo/w-d-xo.html - realmente tem gente falando todo tipo de coisa na internet, e muitas vezes leva tempo para a gente aprender a filtrar, é normal. Mesmo em cursos presenciais isso pode acontecer pois tem professores ruins no mercado, mas pelo menos no presencial podemos testar e perceber mais rápido que não funciona tal ideia, vivemos tempos difíceis, quando a pandemia passar e todo mundo tiver vacinado escolas novas vão abrir, e há de existir um mundo melhor depois disso tudo, quem sabe.
Excelente, como sempre! Imprescindível que todo vejam este vídeo e amplifiquem seus horizontes e aprofundem conhecimentos com prática.... Parabéns "mestre"!
Sensacional! Para bom entendedor falou e disse. Tudo e um "pouco mais". Se aprende muito mais com esse conteúdo... nós move, se não move é porque não vai a lugar nenhum e isso também tem seu crédito, obrigado Vernaglia.
Vernaglia, considero este seu vídeo de elevado potencial de importância, em tudo que você bem afirmou, pareceu-me estar ouvindo ao meu próprio cérebro. Temos a mesma linha de raciocínio quando o assunto é fotografia. Parabéns pelo conteúdo, muito pertinente para todos os que ensejam vislumbrar aprender com qualidade, e para nós que desempenhamos o papel de tutor serve como um clamor à responsabilidade do que se está ensinando. Receba meu cordial cumprimento. 😉🤜🤛
Sou de BH, sábado passado fui a Pampulha fazer umas fotos, usei meu telefone para fazer um reflexo da igrejinha da Pampulha embaixo, fiquei muito feliz, amigos e familiares gostaram demais!
Armando, queria muito que vc fizesse um vídeo por semana com uma indicação de fotógrafos. Pode ser algo bem rápido mesmo, tipo um histories assim a gente cresce um pouco em repertório. Amo seu trabalho!
É uma boa ideia, fiz muitas vezes nas histórias do Instagram, infelizmente tem um engajamento baixo, é uma pena que nem todo mundo queira se aprofundar. No meu curso de Preto e Branco, na última aula, tem mais de 50 indicações e neste vídeo aqui indiquei um monte de gente boa: th-cam.com/video/aTVpPEFBCDk/w-d-xo.html
Incluiria aquele que deve ser o erro mais comum nessa pandemia que é maratonar vídeos/canais porque terá uma enxurrada de informação que não terá bagagem teórica para assimilar e que pode tornar o ato de fotografar cansativo já que, não tendo uma base sólida lembrar e organizar estas informações na hora da foto toma mais tempo e esforço além de alimentar a equipamentite.
De fato, muita gente se sobrecarregou de informação nestes tempos, mas ao não ter como praticar, não dá vazão para a informação e aí não consolida como aprendizado e não consolidando, acaba se tornando um peso na hora de clicar pois é muita informação não organizada na cabeça, aí cansa mesmo.
Fiz alguns cursos on-line e consegui aprender e dominar um pouco os três pilares da fotografia, mas quando minha esposa fez um curso sobre a História da Fotografia com o Eder Chiodetto, vi que faltava muito para aprender. Não tenho pretensão de ser um fotógrafo profissional, mas como hobby é muito bom para mim. Mas mesmo assim, gosto de fazer as coisas bem feitas. Tenho tirado fotos boas (na minha concepção) e vem me agradando. Mas assim que possível, quer fazer outros cursos. E em breve, quero fazer o seu curso. Este vídeo foi de grande valia. Obrigado!
Eu fui um de assistir muito conteúdo mas não saía para praticar. Ficava esperando ter algum ensaio pra clicar. Quando tomei ciência da necessidade da prática, inclusive da velocidade de aprendizado quando se pratica, passei a fotografar tudo... mas estou só começando...
Obrigado. Não sei se tem um nome específico, é apenas um ponto de luz, luz lateral numa sombrinha, fazendo um bom contraste, eu tento emular um pouco a luz de algumas pinturas do Edward Hopper e de alguns filmes antigos, mais contrastados mas ao mesmo tempo meio desbotados, expliquei o set de trabalho nesse vídeo aqui - th-cam.com/video/dyMiLLRwvuM/w-d-xo.html
E ai mestre, mais uma vez o tema cai como uma luva. Durante muito tempo eu fui um rato de tutoriais relacionado a Photoshop na verdade Design é a minha área de atuação, quando decidi aprofundar meus conhecimentos fui atrás da fotografia para entender melhor uma foto, foi então que fiz um de seus cursos ao qual aprendi muito. O que vejo hoje em dia da galera mais iniciante é a falta de domínio básico, não sabem da estrutura e fundamentos. Pulam etapas importantes e crescem fazendo errado achando que está certo, simplesmente por ter sido imediatista dmais.
Galera confunde ter muita informação com saber usar a informação, hoje todos temos muita informação, muitos dados, mas pouco conhecimento de como aproveitar isso pois praticamos pouco, pensamos pouco etc. É parte de um mundo que vive com pressa e escolhe prioridades de forma não muito acertada, estamos nesse barco, precisamos aprender a conduzir melhor o barco.
Eu particularmente gosto muito do pra lá do básico, e gostaria muito que tivesse um mais pra lá do básico. Como por exemplo, uma explicação do uso correto de compensação do flash em modo TTL, pois nas minhas experiências, a maioria das vezes que uso TTL a iluminação sai mais clara ou mais escura do que deveria e até onde percebi, usar o compensador do flash é a solução, porem não é tão simples quando parasse, pois existe uma grande variação do nível de compensação a ser usado, dependendo da posição, direção do flash e da distancia do assunto, bem como a sua coloração. Por isso eu adoraria saber se tem como facilitar a escolha da compensação a ser usada, avaliando alguns aspectos das sena em questão, para assim diminuir a quantidade de testes antes de atingir a intensidade do flash ideal. Obrigado por oferecer mais um excelente video, um abraço e sucesso sempre.
Olha, flutuações no desempenho do flash em TTL geralmente começam com problemas na fotometria, o TTL apenas busca cinza médio então se ele varia de desempenho, é a fotometria que está causando, então se aprofundar na fotometria e na relação dela com o TTL é importante, explico muito isso no meu curso de fotometria, ficaria complicado trazer tanta informação pro TH-cam justamente por que tem muitos aspectos, por isso eu recomendaria mesmo a aquisição do meu curso de fotometria pois ali todo o mecanismo de leitura de luz da câmera é explicado e partindo disso facilita bastante o entendimento do TTL, o curso não é sobre flash, mas menciono o flash algumas vezes para mostrar como ele interage com o sistema.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado pela dica e pela excelente resposta, pois falando em fotometria, me abriu um horizonte de possibilidades que eu não havia me dado conta e nem tentado ainda, e assim que possível pretendo adquirir seu curso, com certeza... Grande abraço e sucesso sempre.
Comecei a pesquisar, mesmo que de uma forma mais generalista e simples, cada nome citado na última aula do seu curso sobre "Edição de fotos em preto e branco" - recomendo fortemente o curso. Tem enriquecido muito o conhecimento, aumentando meu oceano... A ideia é encontrar as minhas referências para então ganhar profundidade através de pesquisas mais elaboradas sobre aquilo que mais me influenciou, mas sem esquecer todos os demais. Muito boas suas análises, obrigado.
Ufa! Desse "mal" eu escapei, "tio" Vernaglia me abriu os olhos, e melhor, a mente! Tenho muita admiração pelo seu trabalho aqui, pelo pouco que vi e sei de fotografia, se tivesse grana, não compraria a melhor camêra, mas o conhecimento através do especialista e porque não mestre Vernaglia.
Cara eu fiz curso,tô praticando todos os dias!!! Já tenho três anos.Desde início da pandemia que fotogrrafo da janela, tem uma construção de três prédios, já fiz mais de três mil cliks.Até quentinha no ar eu já peguei.😂😂😂😂 Mais ainda erro!
Concordo que um dos maiores erros eh nao colocar na pratica o que se aprende. Mas um detalhe que muita gente nao leva em consideracao eh o manual da camera... eu acho que eh algo de suma importancia ler... CLARO que voce, que ja conhece, pode pular partes basicas... mas ler o que as opcoes dos menus e funcionalidades da camera fazem eh fundamental. Depois de ler... eh por na pratica e ver como funciona. Se vc achar util... teste mais ainda para se tornar algo natural. Mas a melhor dica do video fica mesmo com o "Va fotografar".
Opa, vídeo "tapa-na-cara" bem importante no meu caso. Ando preguiçoso e se a sua intenção era botar a gente pra se mexer o vídeo já valeu. Fotografei hoje pela manhã e vou a tarde. Obrigado.
Eu tentei balancear mas terminei aprendendo mais na internet do que ao vivo, mas fui no caminho certo pois fiz muitos cursos do Vernaglia na época do Eduk, hj um pouco mais macaco velho posso dizer que na internet 1/3 vale a pena, nos livros 2/3 valem a pena, nos cursos presenciais é meio a meio, então é sempre tomar cuidado de onde vamos investir nosso money para aprender mais... Mas acho que mesmo que assista um vídeo ruim, compre um curso ruim, assista uma aula ruim, é melhor do que ter apenas comprado um equipamento bom sem nem ter se interessado em ver a luz do Sol brincando com as sombras por aí
Fala meu caro, você tem razão, existe informação boa e ruim em todo lugar, na web, gratuito ou pago, nos livros, nos cursos, e tem outro ponto, que é a informação adequada ao que precisamos na hora, muitas vezes compramos um curso ou vemos um vídeo e aquilo não é o que precisamos ou queremos naquele momento e pode até nos parecer informação ruim, ou quem está ali apresentando não tem muita didática e está passando uma info legal, mas meio embaralhada pelo fato da pessoa não ter as ferramentas de comunicar aquilo bem, e depois que voltamos ali mais experientes conseguimos pescar essa informação que antes não conseguimos pela falha didática, ou pela não necessidade daquilo antes... essas coisas, é complexo como você bem sabe. Mas uma coisa é certa, nunca tivemos tanto conteúdo disponível, então vai muito da vontade e dedicação de cada um.
Da minha parte, quando quero saber algo sobre fotografia que me está a causar duvida, os únicos fotógrafos que eu vejo, são os canais do Armando e o Fernando Bagnola.
O autodidatismo é uma maravilha, mas encerra alguns "perigos" e armadilhas - como se deixar levar para a direção mais confortável, estudar apenas o que gosta e não o que precisa. Ter professor, mentor, para direcionar e apontar caminhos é fundamental. Além de nos levar mais longe, também a chegar mais rápido a um certo nível de conhecimento. O TH-cam e as outras redes sociais tem esta característica de ser "movido a clics", como você disse. E isso traz uma série de consequências - algumas são boas, outras são nefastas.
Obrigado. :) Concordo que ter professor é fundamental, e variar de professor com o tempo também, para multiplicar as visões possíveis sobre uma mesma coisa.
Eu caí na besteira de comprar a Lente EF 50mm f/1.8 STM por conta dos reviews do TH-cam. A lente é boa? Sim, é ótima! Só esqueceram de me dizer que é difícil usar essa lente em ambientes internos com câmera cropada. Acredito que a Lente EF-S 24mm f/2.8 STM teria sido uma opção muito mais acertada para o meu tipo de equipamento, e para a maioria que investiu nessa lente 50mm confiando nos "entendidos" da internet. Infelizmente são poucos os canais confiáveis como o seu, a maioria quer dar opinião sem ter conhecimento básico sobre o assunto. E digo mais, não é só na área de fotografia, o que mais tem na internet são os "especialistas" com conhecimento raso que propagam a desinformação.
Fica tranquilo que tem uma multidão que caiu nessa de que "todo mundo tem que ter uma 50mm", como ela é barata e muita gente fala, muita gente compra sem precisar ou sem se beneficiar do que ela tem de bom. Eu tento não ser desse tipo de TH-camr por que sei como coisas de fotografia no Brasil custam caro e não podemos brincar com o dinheiro alheio.
O recurso é geralmente do flash e não da câmera. Ele é antes acionado no flash e isso geralmente já libera a câmera para tempos de exposição mais rápidos.
Quanto tempo é necessário para construir solidamente uma profissão? O problema que eu vejo disso é falsa impressão de que pode se tornar fotógrafo em 15 ou trinta dias.
Acho que isso atinge muitas áreas, a fotografia entre elas e isso se dá por falta de informação mesmo. Certa vez estive numa feira de franquias cobrindo o evento e aproveitei para conversar com muitas empresas, franqueados e franqueadores, e havia ali uma informação comum em todos os stands de empresas naquele evento... ninguém deve esperar lucro antes de 2 anos de giro do negócio, ou seja, do investimento inicial, planejamento, abertura e operação de qualquer coisa (padaria, cafeteria, escola de idiomas, academia de esportes...) ninguém deveria esperar pegar o dinheiro de volta em menos de 2 anos. Se aplicarmos essa lógica, entre comprar a câmera e começar a estudar, não se espera nada antes de 2 anos. Outra linha de raciocínio é faculdade... 4 anos estudando e ao sair é iniciante em alguma área, assim, 4 anos indica um tempo para você ainda ser um iniciante. Pensar nisso nos dá indícios de quanto tempo leva para alguém ser fotógrafo, no sentido profissional.
@@ArmandoVernagliaJunior, pois é. O tema é bastante abstrato, mas entendo que necessário. Agora, por exemplo, estou relendo o livro do Danilo Russo, "Iluminação, teoria e prática", da Iphoto Editora. Gosto de rever filmes e reler livros quantas vezes tiver oportunidade porque nunca se trata de uma mera repetição. A medida que o repertório se amplia, o entendimento daquilo que se assiste e daquilo que se lê se modifica e muito. É a oportunidade perfeita para se redescobrir o já lido e o já assistido. Estou redescobrindo o livro, identificando compreensões que não peguei com profundidade da primeira vez. Mas não se trata de uma releitura passageira, e sim de uma releitura integral, progressiva e aprofundada. Praticamente "ler de novo". Lembra muito um dos professores que tive na graduação de filosofia. Certa vez ele compartilhou com a gente algo mais ou menos assim: "há vinte 18 anos eu leciono essa disciplina, e há 18 anos eu releio na íntegra toda essa bibliografia de Santo Agostinho. O que mais me fascina é que, quando releio, percebo ou compreendo algo que não fui capaz de compreender ou perceber nas leituras anteriores". Talvez a falta dessa disposição de estudar também lendo e relendo boas bibliografias reflete diretamente nessa geração de fotógrafos formados pela internet, que eu também faço parte. Bons livros, bons filmes, boas imagens. E claro, tudo isso somado a prática, que você mencionou no vídeo (olha que eu me identifiquei, rsrsrs....). Muitas são as promessas de sucesso em poucos meses, fórmulas milagrosas e tal que geram a doce ilusão de que isso não seja tão necessário. Somando o fator financeiro, que você mencionou, com também esse fator formativo, mesmo que não haja faculdade, acho difícil um bom início de carreira em menos de quatro anos.
Sou fã da 50mm na crop. Acho que muitos vão para esse caminho pelo custo x benefício, ja que ótimas objetivas como a 85mm entre outras, tem um alto custo de investimento. Acredito que minha fotografia mudou muito pós a 50mm, mas não acho que isso seja uma regra, tendo condições, sem dúvida gostaria de ter as objetivas corretas para retratos mas por enquanto... vamos labutando.
Excelente vídeo! Sobre o “conhecer o equipamento”, cheguei a conclusão que não devo usar mais que 30% do que ele oferece. Você acredita que exista uma “hierarquia” dos comandos/funcionalidades que o equipamento oferece que devemos conhecer? E qual seria a ordem para experimentar essas funções?
Acredito em hierarquia dos comandos básicos (abertura, tempo e ISO) e isso falei nesse vídeo aqui - th-cam.com/video/W0cOvpel2fo/w-d-xo.html - depois disso, dominar o sistema de foco da câmera é a próxima obrigação, depois disso, o restante varia com necessidades mesmo.
Eu particularmente nao gosto da 50mm, no inicio fui na onda de alguns e comprei, e vi que pra mim nao rolava......mesmo sendo preferida por muitos, quando comprei minha 24 mm realmente acertei, e nunca mais vendo, questão de opinião....sobre aprender na internet acho valido, mas a maioria só quer vender além de curso, vender produtos, nao que acho isso errado, mas tem horas que enche o saco, pq nao sei se percebem mais eles querem além de vender os seus cursos, quer passar uma imagem de bem sucedido para te atrair......Obs: nao estou dando indireta a ninguém e nem ao Professor Arnaldo...minha opinião...abraço a todos!
Obrigado. :) Aprender via internet é super válido, nem discuto isso, tanto que vendo cursos online, mas precisa praticar, precisa ri pro mundo clicar, comprovar as teses etc.
O problema que vejo é que as pessoas abraçam muito de primeira aquilo que acham na internet, parece que tudo vira verdade, a 50mm é um exemplo disso, ninguém te fala que ela não fica assim tão fechada em uma FF, que ela pode vir descalibrada e que pra ficar descente só em 2.8, ou que no aps-c ela tem que ter velocidade mais alta e isso no fim das contas, para foto de rua ou geral, faz entrar menos luz que uma 24mm 2.8. Tirando a falta de vontade do povo em ler coisas em outras línguas, línguas essas que não existem papos como "canon não foca", "nikon sai tudo verde" ou "sony pega fogo". Sem falar das brigas entre "Peixes grandes" que ainda brigam pela utópica ideia da compressão de plano (falta ai um bom video de um bom youtuber br pra explicar isso 😉). Esses dias mesmo vi num grupo do FB, uma "fotografa" que não sabia mudar os pontos de foco na sua d750, eu quase mandei um "e o manual?".
O manual e conteúdo em língua estrangeira são belos exemplos mesmo, galera tem que entender que estudar idiomas é investir na carreira pois abre repertório, tem muito mais coisa publicada em inglês e espanhol do que em português, então temos que correr atrás, e ler manual devia ser visto como obrigação mesmo. Sobre a compressão de planos... bom, é só um problema linguístico no fim das contas, existe a impressão visual de redução de distâncias com teles e de ampliação de distâncias com grande angular e se usassem sempre a expressão "impressão visual de distância" já resolvia o problema, pois o mundo real não tem planos, tem contínuo, tridimensional, e a fotografia não tem planos, ela é um plano, assim quando entra a palavra planos, abre a chance de uma complicação linguística que é a raiz de todos os males nesse assunto.
Kkkkkk... Depois da lente do kit, foi a que eu comprei. Mas não foi para fazer retratos, nem gosto de fotografar pessoas. Comprei mais pela qualidade e custo benefício de ser uma lente prime.
O exemplo do guitarrista, o fato do cara não se preocupar demais com a obra alheia não quer dizer que ele esteja isolado do mundo não ouvindo nada, apenas que ele gastava mais tempo produzindo do que ouvindo os outros, e o mesmo guitarrista, se você perguntar para ele sobre a história da guitarra e os caras importantes dessa história, ele sabia muito bem vários, ele não ouvia os contemporâneos dele, ou seja, tem influências, tem história... Bresson e Munkacsi já faleceram, não são a produção de hoje, são história já, é outra questão estudar história. Em resumo, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. :)
Conteúdo desse vídeo é irretocável! Falou tudo e muito mais. Vídeos com conteúdos de qualidade nunca são longos e não entendo como tem tanta porcaria no TH-cam com trilhões de seguidores. Talvez seja pela falta de educação do nosso povo que além de consumir o que não presta, na hora de votar faz a mesma coisa.
90% das "dicas" sobre fotografia no TH-cam: regra dos terços, proporção áurea e simetria para composição e "zerar" o fotômetro com ajustes de iso, velocidade e abertura.
Não faz sentido não saber usar o equipamento câmera, assim como o fotômetro de luz incidente que é muito mais preciso que o da máquina. Se vai desenhar luz com vários flashes interna ou externa, não tem cabimento não usar um fotômetro de luz incidente pra medir cada uma separada e desenhar. Não é apenas usado por qualquer grande fotógrafo de moda, produtos, jóias como no cinema. Quem quiser assistir no Netflix um documentário sobre fotografia de cinema onde toda a luz é desenhada. TODOS os fotógrafos fotometram separadamente cada pedaço do set. Fotômetro é um instrumento de medida. Não tem porque não usar. Pode fazer uma piscina sem uma trena, contando em pés ou pulos o comprimento. Mas é melhor usar a trena. Os demais comentários concordo plenamente. Essa história de vídeo longo. Po, quer fotografia de almanaque, faz qualquer coisa. Não consegue ver um vídeo de 30 minutos e quer ser fotógrafo?
Só um adendo. Existem áreas da fotografia nas quais faz sentido usar fotômetro de mão, e outras onde não faz sentido, isso não é regra, depende de necessidades, como sempre digo aqui no canal. E não é mais preciso que o da câmera não, depende de vários aspectos para afirmar isso, se estamos falando em dar uma leitura de cinza médio partindo de uma fonte de luz e ignorando taxa de transmissão da luz dentro da lente, e se apenas isso for o critério, sim, é preciso, mas lembremos que lente cine vem em escala T a abertura exatamente para não ter o desvio de luz que uma lente fotográfica tem e que atrapalharia a leitura com fotômetro de mão, e leitura de cinza médio é um pequeno problema na fotometria, não o todo. Em sets de filmagem geralmente achar cinza médio a última coisa que alguém faz, o que se mede num set é relação de contraste entre as luzes, que é toda uma outra conversa... você não mede para saber que uma luz dá, por exemplo, 5.6, mas para saber se uma deu 5.6 e outra 11 que você está numa relação de contraste de 4:1 e como isso desenha tua cena, contraste é o assunto, não a medição de intensidade, medição é coisa básica num set de filmagem e já vi diretores baseando em waveform e vectorscope mais que no fotômetro pois conseguem medir níveis de sinal que são mais importantes deixando o fotômetro para relação de contraste mesmo então quando vemos os caras medindo cada canto, não é para saber intensidade, mas o contraste dado por tal intensidade, e claro que é útil para isso, mas nem todos nós estamos num set de filmagem, e relação de contraste, na fotografia com flash dedicado, pode se dar em TTL não precisando do fotômetro e por isso os transmissores de TTL dão relação de contraste entre os grupos de flash, pois essa é a informação que interessa.
@@ArmandoVernagliaJunior Já em relação a TTL, usar TTL com vários flashes não existe. Não tem como a câmera saber o que vc quer da luz. O fotômetro da câmera não é só menos preciso. Ele serve para fazer uma boa exposição da luz que chega. O fotômetro de luz incidente permite a vc FAZER a luz. Ir lá e determinar potência flash a flash. O da máquina vai usar um método de medição apenas para fazer o melhor que puder com a luz já desenhada e que chega na máquina. Um profissional de nível de moda ou nas categorias que mencionei desenha sua luz, não ajusta simplesmente para a câmera expor bem o que chega. Em relação à escala T, pode ser usada pra qualquer lente. Não é normal usarem pra fotografia o que é péssimo pq o f não mede quanto de fato passa pela lente. Apenas uma mera razão entre medidas geométricas. Sites de avaliação de lente fazem justamente avaliar a transmissão da lente independentemente do f. Eu uso fotômetro de luz incidente muitas vezes até em paisagem.
Eu já fiz pelo menos uma centena de vezes estúdio inteiro com vários flashes em TTL e fiz isso tanto com cliente como em aula, com resultados consistentes, o que precisa é saber usar o sistema. E insisto, não é mais certo nem mais errado, não é assim que a fotografia funciona, quem gosta de técnica X e usa, perfeito, está certo, quem gosta de Y e funciona, perfeito. Eu já fiz catálogo inteiro de produto de cliente grande com TTL e já fiz com fotômetro de mão e flash de estúdio, as duas técnicas são perfeitamente adequadas ao dia a dia profissional desde que cada um saiba o que está fazendo, fui o primeiro fotógrafo deste país a usar um estúdio inteiro com flashes dedicados sem fio logo que a Canon lançou o 550EX, em filme cromo ainda, são muitos anos entendendo bem como o TTL responde e te digo com muita confiança que é perfeitamente possível, técnico e adequado trabalhar luzes complexas dentro do sistema TTL, assim como é perfeitamente possível, técnico e adequado fazer com fotômetro de mão, nenhuma dessas duas formas é melhor tecnicamente e em resultados gerados, são apenas duas técnicas e cada um usa a mais confortável ou mais adequada em cada momento.
@@ArmandoVernagliaJunior Em momento nenhum falei em certo ou errado. Nem falei que não se pode fazer qualquer foto em estúdio ou em TTL. Apenas não vai desenhar a luz com ele. Nem com o fotômetro da câmera. Pode fotografar o que quiser como quiser. Porém, a luz só vai desenhar se medir separadamente. Não disse que só pode fotografar assim. Apenas que pra fazer assim tem que ter o fotômetro de luz incidente. As 3 escolas de fotografia que frequentei, fotógrafos como Crispim, e muitos outros grandes com quem fiz cursos presenciais ou online ou vi trabalharem desenham suas luzes. Pra fotografar, como eu disse, pode usar o da câmera, pode nem usar nenhum. Pode ir fotografando e olhando se está bom. MAs desenhar a luz só com o de luz incidente. Eu quero uma luz de recorte 1 stop abaixo da luz principal e quero a de preenchimento 2 stops abaixo. Vou desligar cada flash apontar a câmera, mandar medir, ver o que dá, apagar o flash , ligar o outro medir o que dá e assim por diante? Vou lá com o fotômetro na mão dou 1 disparo e ajusto a potência. Vou pra máquina sem nem olhar mais fotometria nenhuma. Tá desenhado. Entro numa sala pra fazer arquitetura e posso usar o TTL ou o fotômetro da câmera pra fazer a melhor exposição possível média. Mas não vou desenhar a luz ou determinar qual a potência do flash vou colocar num canto escuro. Vou medir no fotômetro de luz incidente, botar o flash e dar um tiro. Simples assim. Novamente, posso fotografar com qualquer fotômetro ou sem nenhum mas não vou desenhar a luz sem medir separadamente. Enfim. Ainda bem que todas as escolas de fotografia sérias ensinam a usar o fotômetro de luz incidente. leve como um controle remoto, preciso e rápido. Como engenheiro não consigo entender ter um instrumento de medição preciso e não usar. Como o exemplo que dei. Posso construir uma piscina medida no pezinho, mas tenho uma trena pra isso. Posso nivelar no olho e ficar bom, mas tenho nível pra isto.
Quem reclama que o Pra Lá do Básico é muito longo não sabe o que tá perdendo. O tanto de conteudo transmitiro a cada minuto é imenso, muito obrigado professor Vernaglia
Obrigado! Eu penso o mesmo, tem conteúdos que precisam de tempo, precisa explicar direito, acho uma pena que tanta gente hoje tenha tanta pressa que não perceba que na correria muita coisa se perde.
E não é? Nem percebo o tempo passar.
Os videos do Vernaglia, são os únicos que vejo até o final... pode ter 30min... parece que tem 3 só quando você termina de ver.
Pois é, cara. Eu penso e falo a mesma coisa. Indico o pra lá do básico pra todo mundo que me pergunta que curso fazer. "Não gasta dinheiro com curso agora, assiste essa playlist, aprende, põe em prática, qualquer coisa me procura, e depois tu procura um curso pra se aprofundar no que quiser"
Se fosse pra ser curto, seria Apenas o Básico, rsrs
Mas vídeos deste canal são imperdíveis, vejo todos, menos review de equipamentos que não estão no meu horizonte de aquisição futura
Eu AMO o teu canal justamente por se preocupar em trazer um conteúdo realmente rico em informações profundas. Não é mais do mesmo, não são diquinhas que todo mundo dá. Teu canal é um livro aberto, uma enciclopédia. Parabéns, Vernaglia
Muito obrigado 😊
"Na troca com outros seres humanos é que a gente cresce". Perfeito professor.
Acredito muito nisso, somos animais sociais, precisamos do contato, da troca e é assim que podemos ir para frente, coletivamente e não individualmente, sozinhos não somos lá grandes coisas, é no coletivo que reside o valor do ser humano na minha opinião.
Grande Vernaglia, concordo plenamente, eu sou esse cara que maratonou todo mundo, vc o 35 milimetro, o OZI, o Marvel, entre outros (meu foco é vídeo, mas me apaixonei pela foto tbm), mas pratiquei muito pouco, então nos momentos em que surgiram a oportunidade de fotografar, cometi diversos erros. Errava no foco, tirava fotos sem nitidez, ficava com muita dúvida de qual modo usar, acabava usando ISO alto, depois de apanhar na rua e passar algumas vergonhas eu melhorei bastante, mas ainda pratico menos do que deveria, me sinto um pouco inibido de sair na rua para fotografar sozinho.
Obrigado por seus ensinamentos, "pra lá do básico" abriu minha mente!
Há uns meses atrás, esse video me acendeu o alerta "Intimidade com a Câmera", passei a andar com uma camera na bolsa o tempo todo e fotografar diariamente seja lá o que for, antes eu só tocava nela quando saia para prestar serviço. E, hoje digo, faz muita diferença ter intimidade com a Câmera, é tudo mais fluente, é mais tranquilo, mais harmônico. Esse video foi especial pra mim. 👍
Fico feliz que tenha ajudado, de fato essa intimidade é importante, nos ajuda na agilizada e nos resultados obtidos.
Levo comigo uma simples frase quando se fala de Internet " quem esculta conselhos pode ouvir cuitado " desde que a fonte não seja revista 👍
Definição perfeita sobre o auto aprendizado (em qualquer campo, não só na fotografia)
Obrigado. :)
Armando Verdade! tanta coisa na internet...! a pessoa nem aplicou o que viu e ja procura outro conteúdo do mesmo assunto fica perdida..!
Fotofilosofando e Pra lá do Básico são parte da essência deste canal. O primeiro, então, é o tipo de conteúdo que tem uma capacidade enorme de trazer reflexões e transformações ao fotógrafo a médio e longo prazo. Bagagem não é algo que se ganha do dia pra a noite, e o que você traz aqui dá um bom adianto nessa construção.
Obrigado. :)
Show, Armando! Gracias pelo conteúdo! E hoje você mesmo sugeriu um tema legal pra um vídeo futuro: fake news na fotografia!
É uma boa ideia. E confesso já ter escrito um roteiro para isso, tem 2 anos já, e já revi ele, já mudei ele, já atualizei, e sabe por que nunca gravo? Por que mesmo sem citar nomes esse vídeo iria me trazer problemas com haters, fosse por que desmente algumas bobagens ditas por fotógrafos, fosse por que entra no como a imagem é usada para manipular mensagens (e isso entra na política por exemplo), fosse por variadas razões, sinto que esse vídeo me traria problemas... já pensei em tratar de forma leve o tema, apenas falando das bobagens meramente fotográficas, tipo quando sites propagam que câmera X é ruim e Y é boa e estão sendo pagos para isso... mas aí não sei se rende um vídeo tão legal, ainda pensando no tema, quem sabe um dia sai.
@@ArmandoVernagliaJunior Pois é, pode ser uma faca de dois gumes mesmo. Mas outra possibilidade é ser extremamente técnico na explicação, como um "pra lá do básico". Desse modo, além de desfazer o conceiro errado, você aprofunda o tema. Eu por exemplo, caí na pegadinha da 50mm. Hoje ela tem mais utilidade pra mim em.astrofotografia do que em retratos. Grande abraço, Vernaglia!
@@ArmandoVernagliaJunior Melhor falar sobre isso em aulas presenciais ;D
@@ArmandoVernagliaJunior tenso heim, a pena, seria um excelente vídeo e necessário pra atualidade...
Coloquei esse vídeo na minha playlist pois ele engloba tudo que um fotógrafo e, até mesmo, profissionais de outras áreas precisam para não " caírem" no automatismo e achar que sabem tudo. Estudar e praticar sempre que puder para não se perder no meio do caminho. Parabéns pelo assunto abordado!
Prezado Vernaglia, você tem um super poder, o de inspirar sonhos, gratidão por isso.
Obrigado. :)
Rapaz, fazia um tempo que não via seus vídeos, mas é impressionante como você consegue sempre ser muito assertivo. Preciso nem dar os parabéns, por que acho que a palavra certa é obrigado.
Muito obrigado
Olha eu concordo parcialmente com você Vernaglia. Há uns 6 ou 7 anos já fazia passeios fotográficos com o pessoal lá do RioFotográfico e via exatamente isso, muita falta de base e falta conhecimento da câmera, mas a maioria tinha feito cursos presenciais e não tinham o hábito de seguir canais de fotógrafos no YT. Eu devo seguir mais de 100 canais de fotografia no mundo todo e procuro extrair o melhor de cada um naquilo que me interessa, mas acho que devemos correr atrás desse conhecimento de outras formas tb e como você disse a prática é essencial para a fixação e aprimoramento das técnicas. Eu tive muita sorte por ter vários colegas profissionais de vários ramos da fotografia que pudessem me dar dicas e debater comigo o conhecimento.
Concordo plenamente com tudo, o Ronaldo também fala que a prática é fundamental, Eu já maratonei seus vídeos , do Ronaldo, do Alê, sou assinante ADUK, tem aula sua lá, ótimas, compro livros, já fiz cursos presenciais e pratico todo dia, como tá ruim pra sair, comprei uma manequim usada, de uma loja, coloco roupas e acessórios da patroa nela, e vamos praticar...não tem desculpa. Ótimo Vídeo , como todos. Abraço.
Obrigado! Boa ideia a do manequim, permite treinar muito sobre iluminação.
Gosto tanto do seu conteúdo, pois além de ensinar as coisas vc ensina o porquê delas! Como diria um filósofo: Ensina o que sabes, pratique o que se ensina, pergunte o que se ignora!
Pra quem já assistiu a todos os seus vídeos, posso assegurar que, para mim, esse é top 3! Muito obrigado, caríssimo professor Vernaglia!
Obrigado meu caro! :)
Sensacional, Vernaglia! Estou fazendo um curso seu pela plataforma EDUK e encantada com o conteúdo, vendo como o meu conhecimento ainda é raso e limitado. Logo nessa semana que estou em um momento de autocrítica ferrenha, é muito bom ouvir esse conselho, sobre me aprofundar e usar mais os equipamentos. Infelizmente eu faço parte da geração imediatista que condicionou o cérebro a estímulos e aprendizados muito ligeiros e superficiais, o esforço agora é contornar isso
Ótimo vídeo! Praticar é muito importante e você não precisa necessariamente sair sempre ou só fotografar quando estiver em um local lindo. Você pode praticar da janela da sua casa, no quintal, fazer retrato dos seus familiares, fotografar um objeto trabalhando bem a luz, enfim, o importante é praticar. Eu uso muito a internet para aprender e procuro sempre colocar em prática algo que aprendi, então eu aprendo alguma coisa nova e já pego a câmera para praticar. Talvez em parte isso já venha do meu curso de graduação porque faço Medicina Veterinária e a prática é fundamental para o aprendizado na área.
Armando, meu amigo, um dos melhores vídeo que já assisti no seu canal! O pra lá do básico tem me ajudado bastante, mas quem assiste e não sai para clicar, fica parecendo engenheiro que só sabe fazer conta... parabéns!
Obrigado pelo elogio meu caro, é isso, fotografia se faz nas ruas, nas paisagens, nos eventos, nos retratos, é fazendo que a gente efetivamente domina. Ninguém anda de bicicleta teoricamente, tem que ralar o joelho mesmo. :D
Precisava desse vídeo para começar a me mexer no mundo da fotografia (apenas pesquisando e vendo vídeos sobre fotografia não basta). Baita vídeo!
Obrigado. :)
baita vídeo em! Acertou no tema novamente!
Valeu meu caro 😀
Mais um excelente vídeo! #Fotofilosofando é umas das minhas playlists preferidas! Recomendei ela no insta! Confesso que assisto ela, assisto o Pra lá do Básico, assim como outros vídeos sobre algum tema específico e vou fotografar. Mas aí a gente vê que errou um monte de coisa e assiste de novo e de novo até aprender! kkkkkkkkk Uma coisa é fato: é muito conteúdo e de alta qualidade. A questão dos vídeos longos e a galera não engajar neles, acredito eu, ser também fruto da ansiedade proporcionada pelas redes sociais em geral. Perde-se muito mais tempo rodando feeds e feeds do que assistindo um vídeo nessa qualidade. Você é um excelente professor. Excelente mesmo. Mesmo questões técnicas, que iniciantes como eu, muitas vezes possuem dificuldade de entender, ficam claras devido a sua didática simples e direta, sem complicação. Obrigada por compartilhar tanto conteúdo e tantas referências realmente interessantes para a construção do fotógrafo dentro de cada um de nós (no caso, de mim).
Muito relevante esse conteúdo. Em td se inicia , mas sem profundidade, fico inquieto em buscar conhecimento. Aguardo suas aulas presenciais .
Show! Eu caí na pegadinha da 50 mm. Foi minha 2a lente e, de longe, a menos usada. Só não vendi pois achei outro nicho pra ela na astrofografia. Também considero que pratico muito pouco (ainda mais agora, durante a pandemia).
1º adoro os vídeos longos são minhas companhias nas horas de edições... 2º Eu concordo plenamente que você deve testar oque se adapta a sua estética, por exemplo me descobri nos retratos com a 28 mm na minha apsc hahaha e adoro as distorções dela uso para tirar algumas vantagens ☺️
28mm na aps-c rende bem sim, pessoalmente prefiro 20 ou 24 em aps-c para retratos, por que em full frame já uso muito 24 e 28 em retratos então vez ou outra me vejo com aps-c indo para 18mm por exemplo, até 15mm.
Muito bacana Arnaldo!
Você inspira Maestria 👏👏👏🙌
Muito obrigado 🙏.
maneiro bem colocado, é o complexo de manda !!! boaaaa
Gostei muito da forma através da qual você abordou o tema.
Especialmente me chamou a atenção a metáfora da "poça rasa", onde a superficialidade predomina.
Aprecio nas redes sociais quem combina publicação de fotos com informações sobre a imagem, ou mesmo provocações filosóficas.
O aprendizado da fotografia combinado com cultura dá um ótimo casamento.
Obrigado. :)
Como sempre, professor, mais conteúdo super relevante. Parabéns.
Muito obrigado
Assunto importante. Obrigado
Excelente. Já cai em todos esses erros, corrigi alguns, outros estão encaminhados, mas tem um que não dá pra eu corrigir no momento, e nem vejo no horizonte uma oportunidade pra isso, e é justamente o que considero o mais importante: A prática. Eu não sei se onde tirar tempo, nem dormir suficiente eu consigo. Mas esse momento vai chegar.
Obrigado. :) Sobre o tempo, pensa com calma, organiza aos poucos o seu dia, deve ter algum tempo vazando em algum canto que dê para economizar.
@@ArmandoVernagliaJunior Pelo menos fim de semana é possível. Mas seria legal eu conseguir usar a câmera todo dia.
Oi Armando, muito obrigada por compartilhar conhecimento e essas dicas de ouro! Admiro muito teu trabalho. Grata, abraço fraterno!
Eu que agradeço
seu canal é muito bom, gosto muito quando você força o cara a pensar, tirar da zona do conforto, etc... hoje em dia tudo é muito superficial, em todos os campos, na fotografia não é diferente, gosto muito de fotografia de paisagem e de animais na natureza e comecei a fotografar com esse objetivo, é um hobby! Lembro que quando comprei a câmera todo mundo me falava pra comprar a 50mm pra fotografar casamento e fazer ensaio de gestante, eu quero que vá pro inferno ensaio de gestante kkk...
É bem isso que acontece, você quer clicar um animal na natureza e alguém vem e te recomenda a 50mm, é bem isso, essa repetição de discursos prontos dá uma irritada mesmo.
Que vídeo! Esclarecedor e assertivo, alertando sobre as pegadinhas da internet
Obrigado. :)
Opa! Bora ali corrigir alguns erros, ajustar algumas coisas... 😌
Todos cometemos erros, eu certamente cometi e cometo muitos, o importante é sempre buscarmos melhorar pois aí abrimos espaço para erros novos e não repetir os mesmos. :D
Show de bola professor! Mais uma vez MUITO obrigado pelo conteúdo de excelente qualidade!🙏🙏🙏
Se eu humildemente puder pedir algo, seria pra nunca desistir do "pra lá do básico", aprendi muita coisa por lá e continuo assistindo e sempre q posso tentando aplicar... Vlw!
Não desisto não, ainda para este semestre terei pelo menos 2 roteiros dentro do prá lá do básico, que já estão escritos só falta gravar.
Poxa, show! Mais uma vez, obrigado professor.
No início eu estudava TUDO! Até que chegou meu flash, aí começou a fluir e só aí comecei a fotografar. Eu também comprei uma 50mm sem saber nada. Mas amo ela.
Que bom que gostou da 50, por que muita gente compra na empolgação da internet e acaba detestando a lente por não ser o que a pessoa precisava.
@@ArmandoVernagliaJunior Como gosto de retratos, estou pensando em comprar a 85mm.
Um bom exemplo sobre temas complexo, é no meu caso que tenho 2 videos sobre aves em vôo, é um tema que exige muitas variáveis para conseguir uma excelente foto... porém não possuem muita visualização, bem isso... e postei um video mais clickbaits sobre eliminar ruído de imagem e rapidamente bombou... abraço Vernaglia seu canal me inspira muito
Sempre assim, galera procura dicas rápidas para pequenos problemas, coisas complexas, que dão trabalho, pessoal dá uma fugida mesmo.
obrigado por passar esse conteudo de forma simples e objetiva
Obrigado. :)
Gosto do seu canal exatamente pela profundidade nos temas abordados, além, claro, da diversidade nos temas. Passa o conteúdo com uma didática muito boa e fala com propriedade sobre os temas abordados. Hoje é o principal canal sobre Fotografia que acompanho. Confesso que diminui bastante a frequência aqui no TH-cam, porém aumentei muito as minhas saídas fotográficas...
Obrigado. :) Se aumentou as saídas fotográficas, então fez o certo. :D
Parabéns Armando!! Fantástico vídeo!!
Muito obrigado
Ótimas verdades!👏👏👏
Obrigado 😃
Por aqui tinha um curso que queria fazer, 2019... mas como era caro, eu estava juntando para fazer meio de 2020, dai veio essa coisa.. enfim.. o curso era presencial 2 fins de semana, dia todo... sendo que aos domingos, era saida fotografica para aplicar as tecnicas. Centro da cidade, jardim botânico, estudio, noite, fim de tarde.. enfim, eu achei que era muito interessante... hoje o local fechou as portas... Eu penso que o ideal é fazer presencial, e ai depois ver algo pela internet... porque eu por exemplo, tenho muitas dúvidas e fico meio travado ate conseguir resolver... Uma vez, num canal por aqui, um cara comentou que era para travar a camera num f da vida, velocidade X e acertar a luz no ISO, luz, era ISO e ponto, e eu fiquei com isso na cabeça.. ele falava da facilidade de hoje, que antes se comprava um filme ASA/ISO tal e depois era um tormento para "puxar" o filme no laboratorio.. nunca entendi muito bem o que seria isso, mas enfim, eu fiquei acreditando, por bom tempo, e fazendo essa tal propaganda de Luz é ISO... ok, estou virado pra parede ajoelhado no milho rsrsrs, mas então, quando noutro canal vi uma moça comentado sobre os tres, brincando por assim dizer com cada um, conforme o desejo final da foto, se mantendo nos limites da camera.. aminha na epoca, passava de ISO 400 ficava com ruido a dar com pau, enfim, mas eu custei a entender, estava travado....já se fosse algo presencial, acho que teria mais facilidade de entender e de tirar a duvida ali na hora e vendo exemplos...
Sobre escolhas de abertura, tempo e ISO, vale ver esse vídeo aqui - th-cam.com/video/W0cOvpel2fo/w-d-xo.html - realmente tem gente falando todo tipo de coisa na internet, e muitas vezes leva tempo para a gente aprender a filtrar, é normal. Mesmo em cursos presenciais isso pode acontecer pois tem professores ruins no mercado, mas pelo menos no presencial podemos testar e perceber mais rápido que não funciona tal ideia, vivemos tempos difíceis, quando a pandemia passar e todo mundo tiver vacinado escolas novas vão abrir, e há de existir um mundo melhor depois disso tudo, quem sabe.
Excelente, como sempre! Imprescindível que todo vejam este vídeo e amplifiquem seus horizontes e aprofundem conhecimentos com prática.... Parabéns "mestre"!
Obrigado pelo elogio
Olá Armando valeu ótimo seu raciocínio boa dica.
Eu que agradeço
14:04 essa parte foi excelente. Prática leva a perfeição!!! Excelente vídeo.
Obrigado
Completamente de acordo um abraço
Obrigado. :)
Sensacional! Para bom entendedor falou e disse. Tudo e um "pouco mais".
Se aprende muito mais com esse conteúdo... nós move, se não move é porque não vai a lugar nenhum e isso também tem seu crédito, obrigado Vernaglia.
Obrigado. :)
Nossa a questão da prática foi algo que vc tem razão é necessário... Valeu por esse vídeo incrível
Obrigado. :) Bora praticar.
Gratidão por tudo sempre Vernaglia, embora o canal não tenha números astronômicos, a qualidade do conteúdo é fora da curva da maioria!!!!!
Obrigado. :)
Vernaglia, considero este seu vídeo de elevado potencial de importância, em tudo que você bem afirmou, pareceu-me estar ouvindo ao meu próprio cérebro. Temos a mesma linha de raciocínio quando o assunto é fotografia. Parabéns pelo conteúdo, muito pertinente para todos os que ensejam vislumbrar aprender com qualidade, e para nós que desempenhamos o papel de tutor serve como um clamor à responsabilidade do que se está ensinando. Receba meu cordial cumprimento. 😉🤜🤛
Obrigada pelo elogio. Vamos que vamos, sempre aprendendo, e se buscamos ensinar, temos que buscar mais ainda aprender, sempre.
Sou de BH, sábado passado fui a Pampulha fazer umas fotos, usei meu telefone para fazer um reflexo da igrejinha da Pampulha embaixo, fiquei muito feliz, amigos e familiares gostaram demais!
Já estive em BH mas pela viagem corrida (de trabalho) acabei não conhecendo a Pampulha, quero muito conhecer, o lugar rende belas fotos.
@@ArmandoVernagliaJunior Você vai adorar, um abraço!
Armando, queria muito que vc fizesse um vídeo por semana com uma indicação de fotógrafos. Pode ser algo bem rápido mesmo, tipo um histories assim a gente cresce um pouco em repertório. Amo seu trabalho!
É uma boa ideia, fiz muitas vezes nas histórias do Instagram, infelizmente tem um engajamento baixo, é uma pena que nem todo mundo queira se aprofundar. No meu curso de Preto e Branco, na última aula, tem mais de 50 indicações e neste vídeo aqui indiquei um monte de gente boa: th-cam.com/video/aTVpPEFBCDk/w-d-xo.html
Incluiria aquele que deve ser o erro mais comum nessa pandemia que é maratonar vídeos/canais porque terá uma enxurrada de informação que não terá bagagem teórica para assimilar e que pode tornar o ato de fotografar cansativo já que, não tendo uma base sólida lembrar e organizar estas informações na hora da foto toma mais tempo e esforço além de alimentar a equipamentite.
De fato, muita gente se sobrecarregou de informação nestes tempos, mas ao não ter como praticar, não dá vazão para a informação e aí não consolida como aprendizado e não consolidando, acaba se tornando um peso na hora de clicar pois é muita informação não organizada na cabeça, aí cansa mesmo.
Fiz alguns cursos on-line e consegui aprender e dominar um pouco os três pilares da fotografia, mas quando minha esposa fez um curso sobre a História da Fotografia com o Eder Chiodetto, vi que faltava muito para aprender. Não tenho pretensão de ser um fotógrafo profissional, mas como hobby é muito bom para mim. Mas mesmo assim, gosto de fazer as coisas bem feitas. Tenho tirado fotos boas (na minha concepção) e vem me agradando. Mas assim que possível, quer fazer outros cursos. E em breve, quero fazer o seu curso.
Este vídeo foi de grande valia. Obrigado!
Obrigado. :) É isso, estamos sempre num caminho, esse caminho não tem fim, o aprendizado é constante, a prática é constante e assim vamos indo.
Eu fui um de assistir muito conteúdo mas não saía para praticar. Ficava esperando ter algum ensaio pra clicar. Quando tomei ciência da necessidade da prática, inclusive da velocidade de aprendizado quando se pratica, passei a fotografar tudo... mas estou só começando...
A ideia é essa, perceber que a prática faz toda a diferença, daí em diante é questão de tempo.
Professor você é sempre cirúrgico. Gosto dessa ambiência do seu vídeo (luz, contraste). É matte que fala? Muito legal!
Obrigado. Não sei se tem um nome específico, é apenas um ponto de luz, luz lateral numa sombrinha, fazendo um bom contraste, eu tento emular um pouco a luz de algumas pinturas do Edward Hopper e de alguns filmes antigos, mais contrastados mas ao mesmo tempo meio desbotados, expliquei o set de trabalho nesse vídeo aqui - th-cam.com/video/dyMiLLRwvuM/w-d-xo.html
já curto sem nem ver que eu sei que vai ser bom
Obrigado. :)
E ai mestre, mais uma vez o tema cai como uma luva. Durante muito tempo eu fui um rato de tutoriais relacionado a Photoshop na verdade Design é a minha área de atuação, quando decidi aprofundar meus conhecimentos fui atrás da fotografia para entender melhor uma foto, foi então que fiz um de seus cursos ao qual aprendi muito. O que vejo hoje em dia da galera mais iniciante é a falta de domínio básico, não sabem da estrutura e fundamentos. Pulam etapas importantes e crescem fazendo errado achando que está certo, simplesmente por ter sido imediatista dmais.
Galera confunde ter muita informação com saber usar a informação, hoje todos temos muita informação, muitos dados, mas pouco conhecimento de como aproveitar isso pois praticamos pouco, pensamos pouco etc. É parte de um mundo que vive com pressa e escolhe prioridades de forma não muito acertada, estamos nesse barco, precisamos aprender a conduzir melhor o barco.
Peguei uma das suas dicas de livro, comecei ontem o do Gombrich, bem didático.
Bons estudos!
Eu particularmente gosto muito do pra lá do básico, e gostaria muito que tivesse um mais pra lá do básico. Como por exemplo, uma explicação do uso correto de compensação do flash em modo TTL, pois nas minhas experiências, a maioria das vezes que uso TTL a iluminação sai mais clara ou mais escura do que deveria e até onde percebi, usar o compensador do flash é a solução, porem não é tão simples quando parasse, pois existe uma grande variação do nível de compensação a ser usado, dependendo da posição, direção do flash e da distancia do assunto, bem como a sua coloração. Por isso eu adoraria saber se tem como facilitar a escolha da compensação a ser usada, avaliando alguns aspectos das sena em questão, para assim diminuir a quantidade de testes antes de atingir a intensidade do flash ideal. Obrigado por oferecer mais um excelente video, um abraço e sucesso sempre.
Olha, flutuações no desempenho do flash em TTL geralmente começam com problemas na fotometria, o TTL apenas busca cinza médio então se ele varia de desempenho, é a fotometria que está causando, então se aprofundar na fotometria e na relação dela com o TTL é importante, explico muito isso no meu curso de fotometria, ficaria complicado trazer tanta informação pro TH-cam justamente por que tem muitos aspectos, por isso eu recomendaria mesmo a aquisição do meu curso de fotometria pois ali todo o mecanismo de leitura de luz da câmera é explicado e partindo disso facilita bastante o entendimento do TTL, o curso não é sobre flash, mas menciono o flash algumas vezes para mostrar como ele interage com o sistema.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado pela dica e pela excelente resposta, pois falando em fotometria, me abriu um horizonte de possibilidades que eu não havia me dado conta e nem tentado ainda, e assim que possível pretendo adquirir seu curso, com certeza... Grande abraço e sucesso sempre.
Vídeo excelente, vou até indicar na newsletter do Mobgrafando amanhã :D
Super obrigado! :D
Comecei a pesquisar, mesmo que de uma forma mais generalista e simples, cada nome citado na última aula do seu curso sobre "Edição de fotos em preto e branco" - recomendo fortemente o curso.
Tem enriquecido muito o conhecimento, aumentando meu oceano... A ideia é encontrar as minhas referências para então ganhar profundidade através de pesquisas mais elaboradas sobre aquilo que mais me influenciou, mas sem esquecer todos os demais.
Muito boas suas análises, obrigado.
Ufa! Desse "mal" eu escapei, "tio" Vernaglia me abriu os olhos, e melhor, a mente! Tenho muita admiração pelo seu trabalho aqui, pelo pouco que vi e sei de fotografia, se tivesse grana, não compraria a melhor camêra, mas o conhecimento através do especialista e porque não mestre Vernaglia.
Obrigado. :) Fico feliz que esteja gostando do curso.
Muito bom destacado 👍
Obrigado 👍
Temos que tomar cuidado com a obesidade de conhecimento.( Faço questão de comentar pra engajar mais o vídeo kkkk)
Conhecimento pode aumentar a vontade, mas o importante é usarmos ele e usarmos ele positivamente. :)
Cara eu fiz curso,tô praticando todos os dias!!! Já tenho três anos.Desde início da pandemia que fotogrrafo da janela, tem uma construção de três prédios, já fiz mais de três mil cliks.Até quentinha no ar eu já peguei.😂😂😂😂 Mais ainda erro!
Concordo que um dos maiores erros eh nao colocar na pratica o que se aprende. Mas um detalhe que muita gente nao leva em consideracao eh o manual da camera... eu acho que eh algo de suma importancia ler... CLARO que voce, que ja conhece, pode pular partes basicas... mas ler o que as opcoes dos menus e funcionalidades da camera fazem eh fundamental. Depois de ler... eh por na pratica e ver como funciona. Se vc achar util... teste mais ainda para se tornar algo natural.
Mas a melhor dica do video fica mesmo com o "Va fotografar".
De fato, ler o manual é fundamental.
Opa, vídeo "tapa-na-cara" bem importante no meu caso. Ando preguiçoso e se a sua intenção era botar a gente pra se mexer o vídeo já valeu. Fotografei hoje pela manhã e vou a tarde. Obrigado.
Essa é a ideia. :)
Eu tentei balancear mas terminei aprendendo mais na internet do que ao vivo, mas fui no caminho certo pois fiz muitos cursos do Vernaglia na época do Eduk, hj um pouco mais macaco velho posso dizer que na internet 1/3 vale a pena, nos livros 2/3 valem a pena, nos cursos presenciais é meio a meio, então é sempre tomar cuidado de onde vamos investir nosso money para aprender mais... Mas acho que mesmo que assista um vídeo ruim, compre um curso ruim, assista uma aula ruim, é melhor do que ter apenas comprado um equipamento bom sem nem ter se interessado em ver a luz do Sol brincando com as sombras por aí
Fala meu caro, você tem razão, existe informação boa e ruim em todo lugar, na web, gratuito ou pago, nos livros, nos cursos, e tem outro ponto, que é a informação adequada ao que precisamos na hora, muitas vezes compramos um curso ou vemos um vídeo e aquilo não é o que precisamos ou queremos naquele momento e pode até nos parecer informação ruim, ou quem está ali apresentando não tem muita didática e está passando uma info legal, mas meio embaralhada pelo fato da pessoa não ter as ferramentas de comunicar aquilo bem, e depois que voltamos ali mais experientes conseguimos pescar essa informação que antes não conseguimos pela falha didática, ou pela não necessidade daquilo antes... essas coisas, é complexo como você bem sabe. Mas uma coisa é certa, nunca tivemos tanto conteúdo disponível, então vai muito da vontade e dedicação de cada um.
Muitas pessoas tem a profundidade de um pires... Vamos falar de contraste alterando velocidade e diafragma?
Da minha parte, quando quero saber algo sobre fotografia que me está a causar duvida, os únicos fotógrafos que eu vejo, são os canais do Armando e o
Fernando Bagnola.
Obrigado. :)
O autodidatismo é uma maravilha, mas encerra alguns "perigos" e armadilhas - como se deixar levar para a direção mais confortável, estudar apenas o que gosta e não o que precisa.
Ter professor, mentor, para direcionar e apontar caminhos é fundamental. Além de nos levar mais longe, também a chegar mais rápido a um certo nível de conhecimento.
O TH-cam e as outras redes sociais tem esta característica de ser "movido a clics", como você disse. E isso traz uma série de consequências - algumas são boas, outras são nefastas.
Obrigado. :) Concordo que ter professor é fundamental, e variar de professor com o tempo também, para multiplicar as visões possíveis sobre uma mesma coisa.
Depois tem como colocar os nomes dos fotógrafos citados, na descrição do video
Os nomes aparecem na tela, não sei se reparou, talvez tenha ficado pequeno...
Eu caí na besteira de comprar a Lente EF 50mm f/1.8 STM por conta dos reviews do TH-cam. A lente é boa? Sim, é ótima! Só esqueceram de me dizer que é difícil usar essa lente em ambientes internos com câmera cropada. Acredito que a Lente EF-S 24mm f/2.8 STM teria sido uma opção muito mais acertada para o meu tipo de equipamento, e para a maioria que investiu nessa lente 50mm confiando nos "entendidos" da internet. Infelizmente são poucos os canais confiáveis como o seu, a maioria quer dar opinião sem ter conhecimento básico sobre o assunto. E digo mais, não é só na área de fotografia, o que mais tem na internet são os "especialistas" com conhecimento raso que propagam a desinformação.
Fica tranquilo que tem uma multidão que caiu nessa de que "todo mundo tem que ter uma 50mm", como ela é barata e muita gente fala, muita gente compra sem precisar ou sem se beneficiar do que ela tem de bom. Eu tento não ser desse tipo de TH-camr por que sei como coisas de fotografia no Brasil custam caro e não podemos brincar com o dinheiro alheio.
Assistindo...
Obrigado. :)
Dá pra fazer algo equivalente ao high speed sync com câmeras de entrada que não tem esse recurso?
O recurso é geralmente do flash e não da câmera. Ele é antes acionado no flash e isso geralmente já libera a câmera para tempos de exposição mais rápidos.
Quanto tempo é necessário para construir solidamente uma profissão? O problema que eu vejo disso é falsa impressão de que pode se tornar fotógrafo em 15 ou trinta dias.
Acho que isso atinge muitas áreas, a fotografia entre elas e isso se dá por falta de informação mesmo. Certa vez estive numa feira de franquias cobrindo o evento e aproveitei para conversar com muitas empresas, franqueados e franqueadores, e havia ali uma informação comum em todos os stands de empresas naquele evento... ninguém deve esperar lucro antes de 2 anos de giro do negócio, ou seja, do investimento inicial, planejamento, abertura e operação de qualquer coisa (padaria, cafeteria, escola de idiomas, academia de esportes...) ninguém deveria esperar pegar o dinheiro de volta em menos de 2 anos. Se aplicarmos essa lógica, entre comprar a câmera e começar a estudar, não se espera nada antes de 2 anos. Outra linha de raciocínio é faculdade... 4 anos estudando e ao sair é iniciante em alguma área, assim, 4 anos indica um tempo para você ainda ser um iniciante. Pensar nisso nos dá indícios de quanto tempo leva para alguém ser fotógrafo, no sentido profissional.
@@ArmandoVernagliaJunior, pois é. O tema é bastante abstrato, mas entendo que necessário. Agora, por exemplo, estou relendo o livro do Danilo Russo, "Iluminação, teoria e prática", da Iphoto Editora. Gosto de rever filmes e reler livros quantas vezes tiver oportunidade porque nunca se trata de uma mera repetição. A medida que o repertório se amplia, o entendimento daquilo que se assiste e daquilo que se lê se modifica e muito. É a oportunidade perfeita para se redescobrir o já lido e o já assistido. Estou redescobrindo o livro, identificando compreensões que não peguei com profundidade da primeira vez. Mas não se trata de uma releitura passageira, e sim de uma releitura integral, progressiva e aprofundada. Praticamente "ler de novo". Lembra muito um dos professores que tive na graduação de filosofia. Certa vez ele compartilhou com a gente algo mais ou menos assim: "há vinte 18 anos eu leciono essa disciplina, e há 18 anos eu releio na íntegra toda essa bibliografia de Santo Agostinho. O que mais me fascina é que, quando releio, percebo ou compreendo algo que não fui capaz de compreender ou perceber nas leituras anteriores". Talvez a falta dessa disposição de estudar também lendo e relendo boas bibliografias reflete diretamente nessa geração de fotógrafos formados pela internet, que eu também faço parte. Bons livros, bons filmes, boas imagens. E claro, tudo isso somado a prática, que você mencionou no vídeo (olha que eu me identifiquei, rsrsrs....). Muitas são as promessas de sucesso em poucos meses, fórmulas milagrosas e tal que geram a doce ilusão de que isso não seja tão necessário. Somando o fator financeiro, que você mencionou, com também esse fator formativo, mesmo que não haja faculdade, acho difícil um bom início de carreira em menos de quatro anos.
Sou fã da 50mm na crop. Acho que muitos vão para esse caminho pelo custo x benefício, ja que ótimas objetivas como a 85mm entre outras, tem um alto custo de investimento. Acredito que minha fotografia mudou muito pós a 50mm, mas não acho que isso seja uma regra, tendo condições, sem dúvida gostaria de ter as objetivas corretas para retratos mas por enquanto... vamos labutando.
Fã de 50mm em aps-c é na verdade fã de 85mm, em termos estéticos é isso que você curte, então ter ciência disso ajuda nas decisões futuras de compra.
@@ArmandoVernagliaJunior sim, pelo fator de corte ela beira os 85mm, e mais "barata" tbm kkkkk
Excelente vídeo! Sobre o “conhecer o equipamento”, cheguei a conclusão que não devo usar mais que 30% do que ele oferece. Você acredita que exista uma “hierarquia” dos comandos/funcionalidades que o equipamento oferece que devemos conhecer? E qual seria a ordem para experimentar essas funções?
Acredito em hierarquia dos comandos básicos (abertura, tempo e ISO) e isso falei nesse vídeo aqui - th-cam.com/video/W0cOvpel2fo/w-d-xo.html - depois disso, dominar o sistema de foco da câmera é a próxima obrigação, depois disso, o restante varia com necessidades mesmo.
Eu particularmente nao gosto da 50mm, no inicio fui na onda de alguns e comprei, e vi que pra mim nao rolava......mesmo sendo preferida por muitos, quando comprei minha 24 mm realmente acertei, e nunca mais vendo, questão de opinião....sobre aprender na internet acho valido, mas a maioria só quer vender além de curso, vender produtos, nao que acho isso errado, mas tem horas que enche o saco, pq nao sei se percebem mais eles querem além de vender os seus cursos, quer passar uma imagem de bem sucedido para te atrair......Obs: nao estou dando indireta a ninguém e nem ao Professor Arnaldo...minha opinião...abraço a todos!
Obrigado. :) Aprender via internet é super válido, nem discuto isso, tanto que vendo cursos online, mas precisa praticar, precisa ri pro mundo clicar, comprovar as teses etc.
Cometo todos esses erros. ☹☹☹
Sempre é hora de pensar, refletir, e corrigir os rumos. :)
O problema que vejo é que as pessoas abraçam muito de primeira aquilo que acham na internet, parece que tudo vira verdade, a 50mm é um exemplo disso, ninguém te fala que ela não fica assim tão fechada em uma FF, que ela pode vir descalibrada e que pra ficar descente só em 2.8, ou que no aps-c ela tem que ter velocidade mais alta e isso no fim das contas, para foto de rua ou geral, faz entrar menos luz que uma 24mm 2.8. Tirando a falta de vontade do povo em ler coisas em outras línguas, línguas essas que não existem papos como "canon não foca", "nikon sai tudo verde" ou "sony pega fogo". Sem falar das brigas entre "Peixes grandes" que ainda brigam pela utópica ideia da compressão de plano (falta ai um bom video de um bom youtuber br pra explicar isso 😉).
Esses dias mesmo vi num grupo do FB, uma "fotografa" que não sabia mudar os pontos de foco na sua d750, eu quase mandei um "e o manual?".
O manual e conteúdo em língua estrangeira são belos exemplos mesmo, galera tem que entender que estudar idiomas é investir na carreira pois abre repertório, tem muito mais coisa publicada em inglês e espanhol do que em português, então temos que correr atrás, e ler manual devia ser visto como obrigação mesmo. Sobre a compressão de planos... bom, é só um problema linguístico no fim das contas, existe a impressão visual de redução de distâncias com teles e de ampliação de distâncias com grande angular e se usassem sempre a expressão "impressão visual de distância" já resolvia o problema, pois o mundo real não tem planos, tem contínuo, tridimensional, e a fotografia não tem planos, ela é um plano, assim quando entra a palavra planos, abre a chance de uma complicação linguística que é a raiz de todos os males nesse assunto.
E assim eu comprei a 50mm, hahahaha... continuo assistindo
Você e um monte de gente, relaxa, é normal. :)
Nós kkkk
Kkkkkk... Depois da lente do kit, foi a que eu comprei. Mas não foi para fazer retratos, nem gosto de fotografar pessoas. Comprei mais pela qualidade e custo benefício de ser uma lente prime.
Qnd vc cita o exemplo do guitarrista, que prefere olhar a sua própria obra e não ouvir a dos outros, depois diz pra procurar sobre Bresson e Munkacsi
O exemplo do guitarrista, o fato do cara não se preocupar demais com a obra alheia não quer dizer que ele esteja isolado do mundo não ouvindo nada, apenas que ele gastava mais tempo produzindo do que ouvindo os outros, e o mesmo guitarrista, se você perguntar para ele sobre a história da guitarra e os caras importantes dessa história, ele sabia muito bem vários, ele não ouvia os contemporâneos dele, ou seja, tem influências, tem história... Bresson e Munkacsi já faleceram, não são a produção de hoje, são história já, é outra questão estudar história. Em resumo, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Saquei
ta porra explodiu na filosofia no final emmm hahahahahahaaaaaaaaaaaaaaa
Pequeno trecho "fotofilosofando". :D
Eu queria que tivesse duas horas seus vídeos e os do Ronaldo kk
Nem eu me aguento por duas horas! :D
Conteúdo desse vídeo é irretocável! Falou tudo e muito mais. Vídeos com conteúdos de qualidade nunca são longos e não entendo como tem tanta porcaria no TH-cam com trilhões de seguidores. Talvez seja pela falta de educação do nosso povo que além de consumir o que não presta, na hora de votar faz a mesma coisa.
Estuda, pratica, repete.
E de novo, e de novo, e de novo. 🤣
90% das "dicas" sobre fotografia no TH-cam: regra dos terços, proporção áurea e simetria para composição e "zerar" o fotômetro com ajustes de iso, velocidade e abertura.
Tem muito disso, como citei é o problema do viés dos mais clicados que acaba concentrando as buscas no conteúdo básico.
Não faz sentido não saber usar o equipamento câmera, assim como o fotômetro de luz incidente que é muito mais preciso que o da máquina. Se vai desenhar luz com vários flashes interna ou externa, não tem cabimento não usar um fotômetro de luz incidente pra medir cada uma separada e desenhar. Não é apenas usado por qualquer grande fotógrafo de moda, produtos, jóias como no cinema. Quem quiser assistir no Netflix um documentário sobre fotografia de cinema onde toda a luz é desenhada. TODOS os fotógrafos fotometram separadamente cada pedaço do set. Fotômetro é um instrumento de medida. Não tem porque não usar. Pode fazer uma piscina sem uma trena, contando em pés ou pulos o comprimento. Mas é melhor usar a trena. Os demais comentários concordo plenamente. Essa história de vídeo longo. Po, quer fotografia de almanaque, faz qualquer coisa. Não consegue ver um vídeo de 30 minutos e quer ser fotógrafo?
Só um adendo. Existem áreas da fotografia nas quais faz sentido usar fotômetro de mão, e outras onde não faz sentido, isso não é regra, depende de necessidades, como sempre digo aqui no canal. E não é mais preciso que o da câmera não, depende de vários aspectos para afirmar isso, se estamos falando em dar uma leitura de cinza médio partindo de uma fonte de luz e ignorando taxa de transmissão da luz dentro da lente, e se apenas isso for o critério, sim, é preciso, mas lembremos que lente cine vem em escala T a abertura exatamente para não ter o desvio de luz que uma lente fotográfica tem e que atrapalharia a leitura com fotômetro de mão, e leitura de cinza médio é um pequeno problema na fotometria, não o todo. Em sets de filmagem geralmente achar cinza médio a última coisa que alguém faz, o que se mede num set é relação de contraste entre as luzes, que é toda uma outra conversa... você não mede para saber que uma luz dá, por exemplo, 5.6, mas para saber se uma deu 5.6 e outra 11 que você está numa relação de contraste de 4:1 e como isso desenha tua cena, contraste é o assunto, não a medição de intensidade, medição é coisa básica num set de filmagem e já vi diretores baseando em waveform e vectorscope mais que no fotômetro pois conseguem medir níveis de sinal que são mais importantes deixando o fotômetro para relação de contraste mesmo então quando vemos os caras medindo cada canto, não é para saber intensidade, mas o contraste dado por tal intensidade, e claro que é útil para isso, mas nem todos nós estamos num set de filmagem, e relação de contraste, na fotografia com flash dedicado, pode se dar em TTL não precisando do fotômetro e por isso os transmissores de TTL dão relação de contraste entre os grupos de flash, pois essa é a informação que interessa.
@@ArmandoVernagliaJunior mas foi isto que escrevi e enumerei algumas delas
@@ArmandoVernagliaJunior Já em relação a TTL, usar TTL com vários flashes não existe. Não tem como a câmera saber o que vc quer da luz. O fotômetro da câmera não é só menos preciso. Ele serve para fazer uma boa exposição da luz que chega. O fotômetro de luz incidente permite a vc FAZER a luz. Ir lá e determinar potência flash a flash. O da máquina vai usar um método de medição apenas para fazer o melhor que puder com a luz já desenhada e que chega na máquina. Um profissional de nível de moda ou nas categorias que mencionei desenha sua luz, não ajusta simplesmente para a câmera expor bem o que chega. Em relação à escala T, pode ser usada pra qualquer lente. Não é normal usarem pra fotografia o que é péssimo pq o f não mede quanto de fato passa pela lente. Apenas uma mera razão entre medidas geométricas. Sites de avaliação de lente fazem justamente avaliar a transmissão da lente independentemente do f. Eu uso fotômetro de luz incidente muitas vezes até em paisagem.
Eu já fiz pelo menos uma centena de vezes estúdio inteiro com vários flashes em TTL e fiz isso tanto com cliente como em aula, com resultados consistentes, o que precisa é saber usar o sistema. E insisto, não é mais certo nem mais errado, não é assim que a fotografia funciona, quem gosta de técnica X e usa, perfeito, está certo, quem gosta de Y e funciona, perfeito. Eu já fiz catálogo inteiro de produto de cliente grande com TTL e já fiz com fotômetro de mão e flash de estúdio, as duas técnicas são perfeitamente adequadas ao dia a dia profissional desde que cada um saiba o que está fazendo, fui o primeiro fotógrafo deste país a usar um estúdio inteiro com flashes dedicados sem fio logo que a Canon lançou o 550EX, em filme cromo ainda, são muitos anos entendendo bem como o TTL responde e te digo com muita confiança que é perfeitamente possível, técnico e adequado trabalhar luzes complexas dentro do sistema TTL, assim como é perfeitamente possível, técnico e adequado fazer com fotômetro de mão, nenhuma dessas duas formas é melhor tecnicamente e em resultados gerados, são apenas duas técnicas e cada um usa a mais confortável ou mais adequada em cada momento.
@@ArmandoVernagliaJunior Em momento nenhum falei em certo ou errado. Nem falei que não se pode fazer qualquer foto em estúdio ou em TTL. Apenas não vai desenhar a luz com ele. Nem com o fotômetro da câmera. Pode fotografar o que quiser como quiser. Porém, a luz só vai desenhar se medir separadamente. Não disse que só pode fotografar assim. Apenas que pra fazer assim tem que ter o fotômetro de luz incidente. As 3 escolas de fotografia que frequentei, fotógrafos como Crispim, e muitos outros grandes com quem fiz cursos presenciais ou online ou vi trabalharem desenham suas luzes. Pra fotografar, como eu disse, pode usar o da câmera, pode nem usar nenhum. Pode ir fotografando e olhando se está bom. MAs desenhar a luz só com o de luz incidente. Eu quero uma luz de recorte 1 stop abaixo da luz principal e quero a de preenchimento 2 stops abaixo. Vou desligar cada flash apontar a câmera, mandar medir, ver o que dá, apagar o flash , ligar o outro medir o que dá e assim por diante? Vou lá com o fotômetro na mão dou 1 disparo e ajusto a potência. Vou pra máquina sem nem olhar mais fotometria nenhuma. Tá desenhado. Entro numa sala pra fazer arquitetura e posso usar o TTL ou o fotômetro da câmera pra fazer a melhor exposição possível média. Mas não vou desenhar a luz ou determinar qual a potência do flash vou colocar num canto escuro. Vou medir no fotômetro de luz incidente, botar o flash e dar um tiro. Simples assim. Novamente, posso fotografar com qualquer fotômetro ou sem nenhum mas não vou desenhar a luz sem medir separadamente. Enfim. Ainda bem que todas as escolas de fotografia sérias ensinam a usar o fotômetro de luz incidente. leve como um controle remoto, preciso e rápido. Como engenheiro não consigo entender ter um instrumento de medição preciso e não usar. Como o exemplo que dei. Posso construir uma piscina medida no pezinho, mas tenho uma trena pra isso. Posso nivelar no olho e ficar bom, mas tenho nível pra isto.