No tempo 4:51 ele fala "quêde o cartaz". Essa palavra quêde, é um termo usado no interior do Ceará, e que significa cadê. Ou seja, ele pergunta: Cadê o cartaz? Querendo dizer: onde estão os protestos, saiam às ruas estudantes, protestem.
Na verdade esse "Cartaz" se refere aos cartazes Hippies da década de 60 (especialmente o do festival de Monterey em 1967), que falavam de "amor e flores". Veja que na mesma frase ele fala do gesto hippie do dedo em V, amor e flores.
Excelente Belchior. Por favor Juscelino, faça mais análises de canções de Belchior. O repertório é vasto e riquíssimo. Como sugestão, gostaria de três em especial: - Na hora do almoço - Alucinação - Conheço o meu lugar Parabéns pelo excelente canal.
Análise fantástica! Há quanto tempo! Acompanhei seus vídeos durante muito tempo. Depois vc desapareceu, e só agora tenho o prazer desse reencontro rico de interpretações inesquecíveis. Boa sorte!
A simplicidade das poesias de Belchior tinham muita riqueza, e suas interpretações eram muito profundas e com muita sensibilidade, gênio , tenho Renato Russo, Belchior e Zé Ramalho como poetas incomparáveis.
Genial sua visão interpretação dessa música! Amo Belchior! Fico mais apaixonada ainda qdo descubro qto inteligente ele era! Belchior tinha um profundo conhecimento literário e musical, e colocava todo ele em suas belíssimas canções! Muito obrigada!
Belchior é um gênio...mas o bacana é a maneira divertida como você apresenta com muita sabedoria o panorama da música, deixando para outras pessoas também algumas outras opções de análise desse panorama. Você é talentoso! Parabéns!
Parabéns pelo canal. Já estou inscrito. Belchior é atemporal. As letras dele são incríveis e o jogo de palavras sensacionais como "na parede do meu quarto essas lembranças é o quadro que dói mais..."
O Belchior é um gênio...Suas músicas são de uma bagagem que esse vídeo não conseguiu explicar por completo...Mas fez um recorte brilhante! Digamos que a mente do Belchior é um Oceano e o moderador descobriu algumas espécies.... Há na letra uma profunda influência da Filosofia Existencialista de Sartre e Camus dentre outros detalhes. Super abraço!
Raven = Corvo; Never = Nunca. O próprio Edgar Allan Poe faz um trocadilho com essas duas palavras, pois o contrário de RAVEN (Corvo) soa como NEVER (Nunca). No poema "O Corvo", o eu lírico está de luto por sua amada. De repente, na calada da noite, um corvo (considerada "ave de mau agouro") adentra pela sua janela e pousa sobre um busto da deusa Athenas, que está em algum lugar em sua sala. Assim como os papagaios, o corvo consegue falar frases repetidas. Então, o eu lírico começa a perguntar ao corvo se a sua amada irá voltar da morte. O que o pássaro responde: "Never more" (NUNCA mais)
Adorei a interpretação! Encontrei Belchior aqui no Rio numa loja de livros antigos (sebo), provavelmente onde ele buscava inspiração para suas arquitetadas canções.
Concordo em partes, mas não vejo exatamente como uma crítica a juventude da época, mais sim um recado para o pessoal dos movimentos culturais da década de 60, os artistas dessa época principalmente, isso é quase que constante nas músicas dele.Sintetizando acho que o recado que a música dá é o seguinte: "Vocês podem até não está percebendo mais o tempo de vocês ta acabando, o movimento de vocês já ficou pra trás , hoje essa maneira de ver as coisas é antiga, algo novo está surgindo ". Quando disse que isso é constante nas músicas dele estou me referindo a trechos de músicas como Eu Sou Apenas um Rapaz Latino Americano, em que ele chama Caetano de antigo compositor baiano e em Como Nossos Pais diz : "Mas é você que ama o passado e que não ver que o novo sempre vem.", A questão dos movimentos de 60 usar bastante o inglês e ter o inglês como influencia é que fazem na minha opinião ele colocar os trechos em inglês na música, ele volta a criticar isso em outras músicas como Coração Selvagem : "Meu Bem, que outros cantores chamam Baby!" e Á Palo Seco :"Tenho 25 anos de sonho, de sangue E de América do Sul.Por força deste destino um tango argentino me vai bem melhor que um blues". Na década de 60 existia um movimento forte Hippie, em 1966 , daí acho que vem a Velha Roupa Colorida , uma das máximas do movimento era ter uma mente positiva que as coisas iram se ajeitar ideia que ele critica em Eu Sou Apenas um Rapaz Latino Americano, usando trecho de música de Caetano e Gil, e diz que no tempo dele não a mais ninguém que ainda acredite nisso, pois tudo muda e com toda razão. Ele volta a criticar essa ideia em Conheço o meu lugar : "Fique você com a mente positiva Que eu quero é a voz ativa (ela é que é uma boa!)". Isso se repete em diversas músicas dele. Tem uma entrevista dele com o Miele( th-cam.com/video/f0uOI__Gno8/w-d-xo.html ) que ele conta do seu encontro com Elis a vontade dela de fazer um show com algo novo, e ela acaba escolhendo exatamente Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais para gravar, músicas marcadas por essa ideia de que algo novo está chegando que os movimentos de 60 são antigos. São musicas que deixam esse recardo. Belchior é um dos meus compositores favoritos, Amo o álbum Alucinação ...ele sempre vi a música dele como duras críticas aos movimentos anteriores, como é comum em qualquer movimento de vanguarda, essa critica ao anterior é sempre natural. Talvez por ser sempre incisivo nessas criticas ele não tenha se tornado um artista mais midiático. Mas acho que é bem por onde você falou mesmo , só quis fazer uma ressalva sobre oque penso da letra. Desculpa aí por invadir o espaço , mas saiba que já ganhou um inscrito , adorei o canal!
O bom de uma obra aberta é que nosso olhar sobre ela não pertence ao escritor, tampouco ao crítico. A poesia é absolutamente aberta, permitindo essa crítica lida acima e a crítica feita pelo canal ao texto.
Muito interessante sua análise, vários comentários e perspectivas que não havia percebido ainda nessa e em outras letras deste que é um dos maiores gênios de toda a história. Obrigado pelo vídeo. Viva Belchior!
Cara! Q showww!! Se eu fosse te falar de tudo que me espantou, me assustou e me emocionou desse vídeo ia ficar semana toda falando saca? Por isso Parabéns!
Adorei, bela interpretação, Belchior gênio sem igual!! Gostaria que vc fizesse a interpretação da música: " Bossa em palavrões" do meu amado Belchior!! Abraços
Sempre achei que black bird era uma referência à música dos Beatles, tanto que no mesmo disco, algumas faixas depois, ele cita melodicamente a canção black bird na introdução da canção Como o diabo gosta.
De onde vc é ??? Muito bom o teu trabalho... cresci com minha mãe me ensinando a pensar... usando muitas músicas clássicas da MPB e era muito bom .... aprendi o poder da arte no mundo em especial da música ... e este canal me deixa muito feliz em ver que a geração de hoje ainda tem salvação e teu canal é uma destas ferramentas dessa geração ... parabens bjsdoleo...
Antigamente a rebeldia era ir embora de casa, mas ao menos a juventude crescia mais rápido . Hoje a pior rebeldia é os filhos mudarem de gênero e ficarem dentro de casa exigindo uma mesada generosa
Logo no primeiro parágrafo você já não relacionou as 2 primeiras estrofes com as 2 últimas. Eles quis dizer que tudo sempre muda (e não que uma mudança em específico vai acontecer), pois sempre "tudo que era jovem se torna antigo, por isso precisamos sempre rejuvenescer".
Na realidade o Belchior quiz dizer com o termo rejuvelhecer é que temos de viver o agora e o sentido de nossas vidas a busca da evolução pessoal. e o passado? somente aproveitar o os bons ensinamentos que o passado nos deixou e descartas os momentos de infelicidades como uma roupa velha.
Creio que ele esta falando de que todos devem rever sua formar de agir diante das contradições do mundo, o que foi feito no passado, já foi feito e o resultado estar no então presente, assim mesmo com a rebeldia de 1968 ainda vivemos como nossos pais, ainda temos os mesmo problemas, precisamos então do novo, duma nova atitude, temos que lembrar sempre do contexto de ditadura, nunca mais a velha roupa colorida, pois o mundo não permite mais esses gozos do passado e essa resistência não estava funcionando, o novo porém teimava em nasce, logo se não for a juventude a mudar de atitude serão os outros a ditar a nova atitude.
Me permita discordar, mas acho que a música não apresenta críticas, apenas faz referência ao amadurecimento e envelhecimento natural de cada um de nós, independente da época vivida. "No presente, a mente, o corpo é diferente. E o passado é uma roupa que não nos serve mais". Tudo vai mudar, você percebendo e sentindo ou não. "Nunca mais eu convidei minha menina. Para correr no meu carro, loucura, chiclete e som. Nunca mais você saiu à rua em grupo reunido." Lista de coisas que faziam parte da vida dele no passado e que agora não fazem mais.
É uma das letras melhor elaboradas do cancioneiro popular brasileiro, com muitas referências literárias, musicais e geracionais. Belchior foi um gênio, mesmo.
Juscelino, já sou fã do canal, mas como você nos dá a liberdade da discordância, tentarei lançar minhas impressões! Não creio que o artista se refira a tempos idos com saudosismos e etc. Mas sim como um aviso, um tok para a geração presente, como se fosse uma memória póstuma da época, imaginemos que a história(música) se passe durante o período pré-golpe de 64? Qual mensagem o Belchior gostaria de passar para os jovens naquele contexto? Ele cita Beatles e Bob Dylan, com músicas muito influentes durante a guerra do Vietnã, como que mostrando a merda que ia dar. Quando ele diz que, o que era jovem, novo e hoje é antigo, creio que se refira sobre um avanço do pensamento autoritário, conservador sobre um ideário de liberdade, com aquelas marchas da família com deus pela liberdade e coisas comuns naquele tempo. Inclusive nesse trecho: "Nunca mais você saiu a rua em grupo reunido/O dedo em V, cabelo ao vento, amor e flor, quê de um cartaz" explicita a perda de uma liberdade, fim da paz e o amor, fim da rebeldia jovem representada pelos cabelos compridos. Inclusive o poema de Poe, anuncia que após esse golpe, a felicidade "Nunca Mais" ou o Assum Preto do Gonzaga, cego, apenas cantando, preso dentro de seu próprio corpo. Ele se refere no presente, afirmando que o passado seria uma roupa que não nos serve mais, ou seja, tivemos exemplos no passado que já não nos servem. Precisamos todos rejuvenescer. Enfim, creio em um viés mais politizado da música, como um puxão de orelha em uma juventude que deixou as coisas acontecerem. E que ao meu ver, está absurdamente atual. Valeu. Abraço.
Muito obrigado por esse comentário. Concordo totalmente com vc. Muito bom ver esse canal com tanto conteúdo de qualidade sendo tbm frequentado por gente tão inteligente.
Gostei do teu canal. Só entendi a referência a Poe depois dos meus 50. Aí é que percebi a genialidade da letra. Antes eu ficava só fascinado com a interpretação da Elis.
Evaldo Gomes , macho é porque o TH-cam é o terreno dos fâns do Felipe Neto, ou seja tem muita ameba vendo TH-cam, quando vêem um vídeo com algum conteúdo elas se rebelam
No tempo 4:51 ele fala "quêde o cartaz". Essa palavra quêde, é um termo usado no interior do Ceará, e que significa cadê. Ou seja, ele pergunta: Cadê o cartaz? Querendo dizer: onde estão os protestos, saiam às ruas estudantes, protestem.
Na verdade esse "Cartaz" se refere aos cartazes Hippies da década de 60 (especialmente o do festival de Monterey em 1967), que falavam de "amor e flores". Veja que na mesma frase ele fala do gesto hippie do dedo em V, amor e flores.
Excelente Belchior.
Por favor Juscelino, faça mais análises de canções de Belchior.
O repertório é vasto e riquíssimo.
Como sugestão, gostaria de três em especial:
- Na hora do almoço
- Alucinação
- Conheço o meu lugar
Parabéns pelo excelente canal.
Maratonando no canal . Muito booom.
Mais de Belchior 😍
Estava, louca pra ouvir. Ok🥰🤗👏👏👏👏
Análise fantástica! Há quanto tempo! Acompanhei seus vídeos durante muito tempo. Depois vc desapareceu, e só agora tenho o prazer desse reencontro rico de interpretações inesquecíveis. Boa sorte!
A simplicidade das poesias de Belchior tinham muita riqueza, e suas interpretações eram muito profundas e com muita sensibilidade, gênio , tenho Renato Russo, Belchior e Zé Ramalho como poetas incomparáveis.
Faça mais sobre o Belchior
Genial sua visão interpretação dessa música! Amo Belchior! Fico mais apaixonada ainda qdo descubro qto inteligente ele era! Belchior tinha um profundo conhecimento literário e musical, e colocava todo ele em suas belíssimas canções! Muito obrigada!
Belchior é um gênio da nossa música. Quanta referência e criatividade. Inesquecível. Parabéns Juscelino, sempre brilhante suas análises.
Juscelino continue assim, porque infelizmente temos poucos que realmente se interessa no assunto que você explica muito bem. Valeu cara.
Belchior é um gênio...mas o bacana é a maneira divertida como você apresenta com muita sabedoria o panorama da música, deixando para outras pessoas também algumas outras opções de análise desse panorama. Você é talentoso! Parabéns!
Parabéns pelo canal. Já estou inscrito. Belchior é atemporal. As letras dele são incríveis e o jogo de palavras sensacionais como "na parede do meu quarto essas lembranças é o quadro que dói mais..."
Adorei a análise!!!!! Queremos mais!!!!!!👏👏👏
O Belchior é um gênio...Suas músicas são de uma bagagem que esse vídeo não conseguiu explicar por completo...Mas fez um recorte brilhante! Digamos que a mente do Belchior é um Oceano e o moderador descobriu algumas espécies.... Há na letra uma profunda influência da Filosofia Existencialista de Sartre e Camus dentre outros detalhes. Super abraço!
Cara eu acho q vi vc no vídeo da música "Infinita Haighway" comentando a mesma coisa kakakakakaa mto bom, mas, de qlqr forma, tbm acho!!!
@@hugobrasil6311 Acho que fiz esse cometário na música "Alucinação" do Belchior, sendo interpretada pelo Humberto Gessinger rsrsrs. Abraços amigo!
Acho que não era a intenção do jovem esgotar ou fixar um entendimento único e final sobre a música. Até pq é impossível
Menino, seu da geração maluco beleza, mas estou sempre reaprendendo com você as coisas já me esqueci. Obrigado.
Velho, continue interpretando as músicas do Belchior!!! Amo o Belchior demais !
Raven = Corvo; Never = Nunca. O próprio Edgar Allan Poe faz um trocadilho com essas duas palavras, pois o contrário de RAVEN (Corvo) soa como NEVER (Nunca). No poema "O Corvo", o eu lírico está de luto por sua amada. De repente, na calada da noite, um corvo (considerada "ave de mau agouro") adentra pela sua janela e pousa sobre um busto da deusa Athenas, que está em algum lugar em sua sala. Assim como os papagaios, o corvo consegue falar frases repetidas. Então, o eu lírico começa a perguntar ao corvo se a sua amada irá voltar da morte. O que o pássaro responde: "Never more" (NUNCA mais)
Sensacional! Tô aprendendo muito professor Juscelino
divertido esse post. Belchior é fantástico, merece toda reverência...
Mais do Belchior... Acabei de ler o livro "apena um rapaz latino americano..." recomendo
Perfeita análise. Parabéns
Muito legal, cara.
Belchior foi um dos maiores do mundo.
O poeta tá mais vivo do que nunca.Valeu!
Adorei a interpretação! Encontrei Belchior aqui no Rio numa loja de livros antigos (sebo), provavelmente onde ele buscava inspiração para suas arquitetadas canções.
Concordo em partes, mas não vejo exatamente como uma crítica a juventude da época, mais sim um recado para o pessoal dos movimentos culturais da década de 60, os artistas dessa época principalmente, isso é quase que constante nas músicas dele.Sintetizando acho que o recado que a música dá é o seguinte: "Vocês podem até não está percebendo mais o tempo de vocês ta acabando, o movimento de vocês já ficou pra trás , hoje essa maneira de ver as coisas é antiga, algo novo está surgindo ".
Quando disse que isso é constante nas músicas dele estou me referindo a trechos de músicas como Eu Sou Apenas um Rapaz Latino Americano, em que ele chama Caetano de antigo compositor baiano e em Como Nossos Pais diz : "Mas é você que ama o passado e que não ver que o novo sempre vem.", A questão dos movimentos de 60 usar bastante o inglês e ter o inglês como influencia é que fazem na minha opinião ele colocar os trechos em inglês na música, ele volta a criticar isso em outras músicas como Coração Selvagem : "Meu Bem, que outros cantores chamam Baby!" e Á Palo Seco :"Tenho 25 anos de sonho, de sangue
E de América do Sul.Por força deste destino um tango argentino me vai bem melhor que um blues". Na década de 60 existia um movimento forte Hippie, em 1966 , daí acho que vem a Velha Roupa Colorida , uma das máximas do movimento era ter uma mente positiva que as coisas iram se ajeitar ideia que ele critica em Eu Sou Apenas um Rapaz Latino Americano, usando trecho de música de Caetano e Gil, e diz que no tempo dele não a mais ninguém que ainda acredite nisso, pois tudo muda e com toda razão. Ele volta a criticar essa ideia em Conheço o meu lugar : "Fique você com a mente positiva
Que eu quero é a voz ativa (ela é que é uma boa!)". Isso se repete em diversas músicas dele.
Tem uma entrevista dele com o Miele( th-cam.com/video/f0uOI__Gno8/w-d-xo.html ) que ele conta do seu encontro com Elis a vontade dela de fazer um show com algo novo, e ela acaba escolhendo exatamente Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais para gravar, músicas marcadas por essa ideia de que algo novo está chegando que os movimentos de 60 são antigos. São musicas que deixam esse recardo.
Belchior é um dos meus compositores favoritos, Amo o álbum Alucinação ...ele sempre vi a música dele como duras críticas aos movimentos anteriores, como é comum em qualquer movimento de vanguarda, essa critica ao anterior é sempre natural. Talvez por ser sempre incisivo nessas criticas ele não tenha se tornado um artista mais midiático.
Mas acho que é bem por onde você falou mesmo , só quis fazer uma ressalva sobre oque penso da letra.
Desculpa aí por invadir o espaço , mas saiba que já ganhou um inscrito , adorei o canal!
Gostei de sua análise e informações. Concordo plenamente com você. Salve, salve Belchior, gênio das letras e dos jogos de palavras!
Exatamente isso!
É bem isso que as letras de Belchior me passam. É um compositor atemporal e de uma erudição fantástica, suas letras são sempre atuais.
Sublime! Concordo plenamente. E essa entrevista com o Miele é demaisss. Salve, Belchior!!!
O bom de uma obra aberta é que nosso olhar sobre ela não pertence ao escritor, tampouco ao crítico. A poesia é absolutamente aberta, permitindo essa crítica lida acima e a crítica feita pelo canal ao texto.
Melhor vídeo do canal.
Já o vi mais de 10 vezes.
O conteúdo é sensacionante, mas a edição deixa o assunto melhor ainda. Não canso de dizer, TRIPLICA O SALÁRIO DESSE RAPAZ DA EDIÇÃO
Sensacional amigo. A canção e sua resenha
Belchior, sempre suprindo minhas necessidades musicais.
Ótimo canal! Continuem assim!!! Parabéns!
Não tinha pensado desta forma, mas, realidade pra mim.
Lindão, eu me amarro nesse espaço de vcs. Continua mandando videos. Assisto e faço propaganda pq a qualidade é alta. Um grande abraço.
Não conhecia essa música ...letra sensacional...
varias letras de Belchior são sensacionais, ele é um gênio
Praticamente todas.
Damaris, muitas pessoas, pode acreditar, foram concebidas ao som dessa musica. tocava o tempo tdo!
Lindo é a Elis Regina cantando ela .
Passei toda mina infancia ouvindo as maravilhosas musicas de Belchior e anida na belíssima interpretação de Elis Regina. Adorei a analise. Obrigado
"E o passado é uma roupa que não nos serve mais", essa estrofe levo como filosofia na minha vida.
Michelle Sandra Eu tbm ! Música da minha vida ❤️
Sempre achei essa letra bem clara, tirando algumas expressões inglesas. Perfeita interpretação.
Mano seu canal é show, parabéns pelo seu trabalho!!!
Muito bom, Belchior escuto desde sempre.
Muito interessante sua análise, vários comentários e perspectivas que não havia percebido ainda nessa e em outras letras deste que é um dos maiores gênios de toda a história. Obrigado pelo vídeo. Viva Belchior!
adorei a interpretação.a mais completa até então pra mim aqui assistida
Cara! Q showww!! Se eu fosse te falar
de tudo que me espantou, me assustou e me emocionou desse vídeo ia ficar semana toda falando saca? Por isso Parabéns!
Sem palavras para a genialidade do Belchior.
Se vc ler O Corvo vai admirar mais ainda tanto Edgar Allan Poe e a referência ou homenagem de Belchior
@@guilhermefilho1012 simmmm
Faz mais .. faz um especial sobre belchior 👏👏👏😎👍
Incrível essa letra! Vídeo foda mais uma vez 🎶👊🏼🎶❗️
Estou assistindo novamente em 2020! Pq essa musica é incrível e amei a análise!
analise bacana..de repente a melhor até agora..parabens
e vida longa ao canal!
Adorei, bela interpretação, Belchior gênio sem igual!! Gostaria que vc fizesse a interpretação da música: " Bossa em palavrões" do meu amado Belchior!! Abraços
Sempre achei que black bird era uma referência à música dos Beatles, tanto que no mesmo disco, algumas faixas depois, ele cita melodicamente a canção black bird na introdução da canção Como o diabo gosta.
Gostei muito da análise, parabéns!
De onde vc é ??? Muito bom o teu trabalho... cresci com minha mãe me ensinando a pensar... usando muitas músicas clássicas da MPB e era muito bom .... aprendi o poder da arte no mundo em especial da música ... e este canal me deixa muito feliz em ver que a geração de hoje ainda tem salvação e teu canal é uma destas ferramentas dessa geração ... parabens bjsdoleo...
Parabéns Juscelino por trazer ao canal a análise dessa pérola do nosso grande poeta filósofo Belchior. Faz a análise de Paralelas.
cara, vc é fera, saca muito. Tô aprendendo com vc. Parabéns pelo canal e por divulgar nossa música tão maravilhosa.
Tô adorando seu trabalho parabéns.
Esse cara é da hora, esse canal é da hora
Queria que você fizesse da música do Irá! Pobre Paulista
Antigamente a rebeldia era ir embora de casa, mas ao menos a juventude crescia mais rápido . Hoje a pior rebeldia é os filhos mudarem de gênero e ficarem dentro de casa exigindo uma mesada generosa
Antigamente rebeldia era ir embora de casa, hoje, a rebeldia é ficar em casa vivendo as custas dos pais...
Sensacional. Nunca mais teremos uma poeta musical igual a Belchior
Maravilhosa sua análise! Muito irreverente e cuidadosa com o conteúdo! Adorei!
Cara, vc é bom e o seu canal é muito bom tbm
Esse canal é foda pqp
Belchior é o maior cantor e compositor brasileiro, é um patrimônio da nossa música e de várias gerações e com certeza das próximas também.
Belchior eterno latino americano, me fez amar minha cultura,meus pais minha América latina...
Genial esse baiano Belchior👏👏
pow irmão seu canal foi um achado
"Meter o pé na estrada" pode ser uma referência ao livro "On the road", de Jack Kerouac.
Muito bom!! Boa escolha!
Excelente!
Logo no primeiro parágrafo você já não relacionou as 2 primeiras estrofes com as 2 últimas. Eles quis dizer que tudo sempre muda (e não que uma mudança em específico vai acontecer), pois sempre "tudo que era jovem se torna antigo, por isso precisamos sempre rejuvenescer".
Bom demais, Juscelino.
Gostaria que você analisasse alguma letra da atualidade que seja profunda como essa (se houver 🙂)
Danilo Cardoso não tem, estamos refém de música ruim
Trismegistro, do 3030... várias do Criolo... como não tem!
Faz uma interpretação da música "polo seco - Belchior"
Que análise bacana. Obrigado por compartilhar.
Conheci o canal através deste vídeo.
Como eu não conhecia esse canal??????
Boa noite. Gosto muito do canal, parabéns. Tem como fazer análise de conheço meu lugar ( belchior) obrigado!
Na realidade o Belchior quiz dizer com o termo rejuvelhecer é que temos de viver o agora e o sentido de nossas vidas a busca da evolução pessoal. e o passado? somente aproveitar o os bons ensinamentos que o passado nos deixou e descartas os momentos de infelicidades como uma roupa velha.
Sempre ouvi:
"Loucuras de Gladstone"
Gladstone, o gladiador de glande grande ( Nem todos vão pegar a referência).
Muito incrível.
Riqueza de referências, impressionante. Nunca mais vimos isso.
Excelente
Creio que ele esta falando de que todos devem rever sua formar de agir diante das contradições do mundo, o que foi feito no passado, já foi feito e o resultado estar no então presente, assim mesmo com a rebeldia de 1968 ainda vivemos como nossos pais, ainda temos os mesmo problemas, precisamos então do novo, duma nova atitude, temos que lembrar sempre do contexto de ditadura, nunca mais a velha roupa colorida, pois o mundo não permite mais esses gozos do passado e essa resistência não estava funcionando, o novo porém teimava em nasce, logo se não for a juventude a mudar de atitude serão os outros a ditar a nova atitude.
Me permita discordar, mas acho que a música não apresenta críticas, apenas faz referência ao amadurecimento e envelhecimento natural de cada um de nós, independente da época vivida. "No presente, a mente, o corpo é diferente. E o passado é uma roupa que não nos serve mais". Tudo vai mudar, você percebendo e sentindo ou não. "Nunca mais eu convidei minha menina. Para correr no meu carro, loucura, chiclete e som. Nunca mais você saiu à rua em grupo reunido." Lista de coisas que faziam parte da vida dele no passado e que agora não fazem mais.
um grande cantor e interprete q o Brasil perdeu....
Fará uma enorme falta!
Cabe muito pra essa juventude apática de hoje
Sensacional!
Essa música jamais será passado👍🙏👍☺️📣📣📣📣🎶🎶🎶🎶
Gostaria da análise da letra da música À palo seco!!
Parabéns pelo canal.
Bem descontraído, me diverti ...
Por favor faça mais Belchior!
É uma das letras melhor elaboradas do cancioneiro popular brasileiro, com muitas referências literárias, musicais e geracionais. Belchior foi um gênio, mesmo.
Juscelino, já sou fã do canal, mas como você nos dá a liberdade da discordância, tentarei lançar minhas impressões! Não creio que o artista se refira a tempos idos com saudosismos e etc. Mas sim como um aviso, um tok para a geração presente, como se fosse uma memória póstuma da época, imaginemos que a história(música) se passe durante o período pré-golpe de 64? Qual mensagem o Belchior gostaria de passar para os jovens naquele contexto? Ele cita Beatles e Bob Dylan, com músicas muito influentes durante a guerra do Vietnã, como que mostrando a merda que ia dar. Quando ele diz que, o que era jovem, novo e hoje é antigo, creio que se refira sobre um avanço do pensamento autoritário, conservador sobre um ideário de liberdade, com aquelas marchas da família com deus pela liberdade e coisas comuns naquele tempo. Inclusive nesse trecho: "Nunca mais você saiu a rua em grupo reunido/O dedo em V, cabelo ao vento, amor e flor, quê de um cartaz" explicita a perda de uma liberdade, fim da paz e o amor, fim da rebeldia jovem representada pelos cabelos compridos. Inclusive o poema de Poe, anuncia que após esse golpe, a felicidade "Nunca Mais" ou o Assum Preto do Gonzaga, cego, apenas cantando, preso dentro de seu próprio corpo. Ele se refere no presente, afirmando que o passado seria uma roupa que não nos serve mais, ou seja, tivemos exemplos no passado que já não nos servem. Precisamos todos rejuvenescer. Enfim, creio em um viés mais politizado da música, como um puxão de orelha em uma juventude que deixou as coisas acontecerem. E que ao meu ver, está absurdamente atual.
Valeu. Abraço.
Concordo contigo. Sempre ouvi tendo essa impressão.
Perfeito! Concordo contigo e esta música está se aplicando muito bem ao nosso cenário político atual. Saudades Belchior...
Vc interpretou brilhantemente
EXCELENTE ...
Muito obrigado por esse comentário. Concordo totalmente com vc.
Muito bom ver esse canal com tanto conteúdo de qualidade sendo tbm frequentado por gente tão inteligente.
+ Belchior! Excelente análise, continue....
Faça mais análises de Belchior, pfv!
Cara, ele não fala de conflito de geração. Ele fala da geração dele que abandonou seus sonhos do passado, mas que precisa resgatá-Los, rejuvenescer.
Genial.
Aparece essa música no final do filme da Elis Regina né?Eu tava justamente pensando nela esses dias
Gostei do teu canal.
Só entendi a referência a Poe depois dos meus 50. Aí é que percebi a genialidade da letra.
Antes eu ficava só fascinado com a interpretação da Elis.
Aqui estou sempre aprendendo um pouco mais com o vídeo e os comentários.
Seria possível trazer uma análise de Pequeno mapa do tempo, do Belquior? Infelizmente o momento presente condiz muito com a composição.
Conheci hoje essa música, to procurando uma interpretação aff
Cara vc é otimo!!!!
Belchior era cimplicidade o máximo,o cara ,mas que pena, se foi ficou em nossos corações e nossas mentes.
peço por gentileza,me expliquem 37 pessoas que não gostaram,se você faz parte,me explique, minha inteligência não chega não chega pra entender isso
Evaldo Gomes , macho é porque o TH-cam é o terreno dos fâns do Felipe Neto, ou seja tem muita ameba vendo TH-cam, quando vêem um vídeo com algum conteúdo elas se rebelam
Mais Belchior no canal, please s2
Muita massa sua analogia brother
Só sei de uma coisa, Belchior, foi e sempre será um gênio....