Zé Ramalho, compositor nordestino fenomenal! Espetacular!!!! Resumindo, um simples bom dia do Zé Ramalho,, é um clássico. o meu muito obrigado Zé!!! Nós te amamos!!!
Muito bom, Juscelino! Se me permite, vou fazer dois adendos: O "pano de guardar confetes", segundo o próprio Zé, em entrevista que li, é um artesanato nordestino, um tipo de cesto onde ele guardava as fotos da amada. E uma coisa que você não citou é que a mulher em questão conheceu Zé como cliente (Sim! Zé Ramalho era garoto de programa!) e ele acabou se apaixonando. Inclusive "Chão de Giz" e "Garoto de Aluguel (Baby)" são músicas interligadas em relação ao que ele fazia para sobreviver antes da fama. Parabéns pelo canal! Está cada vez mais show! E no mais, estou indo embora... Grande abraço!
Eu acho que ele não foi garoto de programa de fato, o que rolava é que ele pegava as meninas que fãs de bandas e artistas no começo da carreira, época da ditadura e as vezes elas ajudavam eles com grana e tal já que eles eram pé rapados. Mas ele não se prostituía de fato.
A parte que diz "agora pega um caminhão na lona vou a nocaute outra vez" além da sua interpretação, ele ainda fala da lona do caminhão onde muitos viajavam dormindo, também se encaixa perfeitamente na sua análise, parabéns! Sou fã do canal!!!
Já amava essa música sem a entender, agora muitoooo mais...não conhecia a história dele antes nem depois da fama, mas agora entendo (o que não havia reparado ainda) a emoção em que ele canta ao vivo essa música. Emocionante.
Eu e meus amigos viajavam nessa música, falando que ela contava a história do século XX kkkkkkkk era essa a interpretação que a gente tinha, e eu particularmente, ainda tenho
Zé Ramalho escreve pra eternidade. Essa música fez sucesso em 1978 quando foi lançada e novamente com Elba nos anos 1990. É obrigatória no repertório de qualquer cantor de bar e roda de amigos. Repetida mil vezes, não cansa.
Poucas músicas dão tanta discussão interpretativa como esta, essa música é de uma simplicidade e ao mesmo tempo de uma profundidade incrível, muito inteligente....
O melhor show que já tive a satisfação de ir até hoje... Quero ir novamente. O cara é um poeta da mais alta qualidade, a banda tbm dispensa comentários 👏👏👏😍😍😍😍
Chegando hj e totalmente por acaso e já deixei meu like! Com relação ao trecho "Não vou me sujar fumando apenas um cigarro Nem vou me sujar gastando apenas meu batom", eu acho que se refere a não se contentar com prazeres carnais e momentâneos. O cabra cansou de ser pênis amigo! Não sei se já foi feito, mas seria possível analisar "Anunciação" de Alceu Valença? Pensando bem, os compositores nordestinos, como Alceu, Djavan, Caetano, Gil, Zé Ramalho, Belchior, Gilberto Gil, Raulzito são mestres em letras cheias de significados "ocultos". Eita povo arretado!
esta parte do "gastando apenas meu batom' eu também imaginei que ela estava se referindo à neca dele, ou seja, não vou mais ser apenas um objeto sexual.
"espalho coisas sobre um chão de giz" ... Acho que nessa época Zé na sua casa na Vila do sossego usava algumas drogas e imagino eu que diz respeito a ele espalhar coisas da amada e drogas sobre o chão...
Eu desço dessa solidão, espalho coisas sobre um chão de giz!!! Sempre interpretei como: ele deixa o silêncio do sofrimento para fazer um desabafo, perceba que em seguida ele complementa: há meros devaneios tolos a me torturar.
Eu sou professor de Português e paraibano, e agradeço a sua interpretação poética pois mesmo não sendo entendedor de análise literária, análise sociológica, filosófica ou hermenêutica é bastante razoável... parabéns...melhor que eu...
Muito bom esse vídeo. No meu entender, quando ele diz: "isso explica porque o sexo é assunto popular" ele quis dizer que ela tratou o ato sexual com ele de maneira leviana,sem importância,já ele via ela com sentimento de profunda afetividade, paixão mesmo. E essa maneira leviana de ver ou fazer as coisas é responsável por transformar algo em popular. Podemos dizer que o amor dele era erodito, já o dela por ele, popular. Então, essa parte da música é como se eu lírico dissesse para ela: -Ta vendo, é por isso que o sexo anda tão leviano hj em dia, são atitudes como a sua que transformam o sexo em um ato meramente de prazer. Ele demonstrou muita raiva nessa frase. Tchau tchau.
Concordo contigo, e acrescento, no trecho anterior ele diz "Não vou me sujar, fumando apenas um cigarro. Não vou te beijar, gastando assim o meu batom." Acredito que quando ele diz isso ele esteja se referindo ao curto tempo das relações, e indagando o fato de não querer algo pequeno.
Só sei que Zé Ramalho é um gênio: às músicas "Vida de Gado, Eternas Ondas, Mistério da Meia Noite, Terceira Lâmina, entre outras, não deixam dúvida para quem tem bom gosto musical!
ao meu ver não tem nada a ver com garoto de prog. , mas sim que um jovem por ser imaturo se prende a coisas q não dão certo muitas das vezes, mas chega um momento q ele é praticamente obrigado a deixar tal coisa, isso não precisa necessariamente ter acontecido com o Zé, pode ser, mas acontece com muitos, e no caso o tal jovem viu q a tal mulher não iria deixar o marido ,pois eram famosos e isso iria pegar muito mal, e tb o jovem amadureceu e percebeu q esse tipo de relacionamneto era um barco furado, melhor esquecer td e seguir a vida.
muito obrigado pela explicação, eu ouço essa música sempre pra lembrar da minha infância e dá época que eu me dava bem com o meu pai, mas eu nunca entendi corretamente ela, essa explicação me salvou bastante.
Dicson Azevedo, ops. Não vamos menosprezar Fagner, Amelinha, Jorge Ben Jor e tantos outros. Mas ele está num patamar elevadíssimo, temos que reconhecer.
EXATAMENTE. Dizer que alguém é o maior de todos é sempre um erro grande , pois cada um tem um talento único que dificilmente consegue ser comparado e medido. Zé é muito foda, assim como os outros citados. Seria mais correto se o cara do comentário tivesse dito que Zé é UM DOS maiores letristas do Brasil.
Conheci a música de Zé Ramalho (mesmo sem saber o nome do cantor) nos anos 80, com os "mistérios da meia noite", de "Roque Santeiro: música linda, letra misteriosa, e essa voz poderosa e segura. A música ficou no ouvido e só muito recentemente, com o youtube, procurei por essa música e conheci todas essas músicas dele, da qual a minha preferida é "sinónimos". Obrigado pela partilha e explicação da letra. Abraços de Moçambique!
legal! até o momento ainda não tinha conseguido contextualizar a ideia dessa música , ajudou muito, e ainda nos divertiu com um jeito bem humorado de fazer uma análise de língua portuguesa
Simplesmente maravilhosa explicação!!! Já gostava da música antes mesmo sem entender quase nada kkkk agora estou apaixonada!!! Muito obrigada por compartilhar! 😍
Muito interessante estas metáforas e agora que já gostava de chão de giz vou gostar mais ainda, Porque está também é minha história de vida, Gostei de uma mulher casada e não teve jeito era o marido ou o marido, Acabei sobrando nesta história.
Puxa cara só tenho que te dar os parabéns, Zé Ramalho sensacional artista, muito bacana e elucidativa sua explicação e o legal é aprender também com o pessoal que comenta aqui, pessoas sensíveis e muito inteligentes também.
O próprio Renato Russo falou qual era o significado, ele disse que a música era sobre o Collor, e foi feita mais ou menos na época em que ele estava sendo processado e o impeachment era iminente.
Que interpretação fantastica !! E que letra do zé ramalho... Infelizmente hoje nao vemos algo assim tao genial... Nossa MPB jaz morta !!! É muito triste ver o quando estamos perdendo culturalmente... Sendo o quanto antes aprendia se com nossa musica... É o sistema querendo atrofiar as mentes pensantes de nosso país... Precisamos reivindicar, melhorias no ensino primário, melhores estruturas eduacacional . E também na indústria fonografica... Ainda há coisa boa por aí, mas, preso á um submundo de impossibilidades para alçar..., pois o que nos é subversivo e atroz, impugna nos meios de comunicaçoes... Viva á MPB, literatura, programas educacionais, e os valores morais... V
Chão de giz = aprendizagem no quadro negro da vida Confetes = casamento Grão vizir = pai dela ou marido Violetas velhas = ela era desprezada Camisas contrariedade
Só amo cantarolar as músicas dele, nunca as entendo. Não sabia da história dele antes da carreira de cantor. Se não fosse vc, jamais saberia ou mt menos entenderia a letra. Já fui à 2 shows...adoro...
É bem possível que a intenção do Zé Ramalho era exatamente falar, extravasar enigmaticamente, sem revelar para a mulher ou para a sociedade o desejo ou o romance eminente e até mesmo se distanciar talvez das declarações românticas exageradas e por vezes piegas.
Engraçado, há um tempo, tenho ouvido bastante esta música. E nunca reparei nas metáforas, sempre me voltei para a subjetividade dela - isso, via latente na música - agora, percebo o quanto estão atreladas. Será muito bom ouvi-la novamente e entender além da subjetividade e das metáforas, as entrelinhas !!! Obrigada🌺
Meu Deus vc é muuuuuuuito engraçado 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 como eu ri aqui com a "dor do Zé Ramalho" analisada por vc Jucelinooooo🗣️😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂top demais 👊👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Parabéns 👏👏👏
Eu estou realmente apaixonada, sempre amei essa música, porém agora sou loukaa, e sem contar esse vídeo pra tirar essa dúvida, estou presa nesse vídeo, quando vou vê estou assistindo kkkkkk sem contar q vc é demais....
Juscelino por favor faz análise da letra: Vila do sucego do Zé Ramalho. Estávamos tentando analisar e não chegamos a conclusão nenhuma kkkkk... obrigada.
Meus parabéns! Gostei muito ds explicação ds letra Chão de Giz. Ouço muito essa musica e a toco bastante também mas nunca soube entender o sentido dessa letra, cheia de metáforas e riquíssima.
É....TEMPO QUE PRECISAVA TER TALENTO E SER INTELIGENTE PARA COMPOR UMA MÚSICA, O QUE NÃO ACONTECE HOJE EM DIA. QUALQUER PORCARIA FAZ SUCESSO, INFELIZMENTE.
O interessante das músicas de Ze ramalho e Raul Seixas. É a complexidade de interpretação. As coisas simples da vida colocadas de maneira mais difíceis de compreender pra exercitar as mentes pensantes...
que video gostoso de ouvir, isso pq estou trabalhando e ouvindo mesmo. pausa só para engajar. Delicia de vídeo, parabéns pelo trabalho! gostei da sua interpretação e entendo assim como você que cada um faz uma leitura dessa musica!
Uma letra que consegue inserir "amiúde" e fica legal é coisa de artista! Parabéns pela ótimas análises e bom humor na edição do vídeo. Virei fã do canal.
Evaldo Gomes Nesse caso é carrocerias mas sem ss. No caso da lona, se trata de lona de tatame pois ele fala em estar nocauteado: Na lona vou à nocaute outra vez. Nada à ver com lona de caminhão pelo menos ao meu ver.
Pode ser uma referência a boleia do caminhão tamb´me, não?! Supondo que ele esteja indo embora, e esteja deitado na lona, "nocauteado" (posição fetal/triste/sozinho).
Faça o Pré-salvamento do EP de Juscelino Filho
onerpm.link/101774226691
As músicas do Ze Ramalho são complicadíssima de se decifrar. Algumas indecifráveis. Gostaria de mais análises das musicas dele. Que sao geniais!
A dor faz a gente escrever letras belíssimas,mas essa melodia revira,machuca,dói
Amo essa música
INFELIZMENTE, ACABOU A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, HOJE, É PURO LIXO
Eu conheci um rapaz e com tempo ele mim deu essa música,de primeira não entendi depois fui estudar mim machuquei e muito.
Mano que letra inteligentíssima, sempre achei ela linda,mas agora passei a achar mais linda ainda.
Verdade
Eu também! Que letra mais rebuscada!
Maravilhosa
Zé Ramalho, compositor nordestino fenomenal! Espetacular!!!! Resumindo, um simples bom dia do Zé Ramalho,, é um clássico. o meu muito obrigado Zé!!! Nós te amamos!!!
Zé Ramalho um dos melhores compositores e cantores do Brasil. Um gênio!
O Bob Dylan do serrado.....
E Jorge Ben
Outro que tbm é Mestre É Belchior
😂@@infinitpro7992
Amo essa música. ZE Ramalho e aqui da minha Paraíba. E ele tem muitas músicas belíssimas. Um astro da MPB. Voz linda .Nilda Paraíba
Muito bom, Juscelino!
Se me permite, vou fazer dois adendos:
O "pano de guardar confetes", segundo o próprio Zé, em entrevista que li, é um artesanato nordestino, um tipo de cesto onde ele guardava as fotos da amada.
E uma coisa que você não citou é que a mulher em questão conheceu Zé como cliente (Sim! Zé Ramalho era garoto de programa!) e ele acabou se apaixonando. Inclusive "Chão de Giz" e "Garoto de Aluguel (Baby)" são músicas interligadas em relação ao que ele fazia para sobreviver antes da fama.
Parabéns pelo canal! Está cada vez mais show!
E no mais, estou indo embora...
Grande abraço!
Iko Ferrera Legal! 😉
Eu li que essa mulher na verdade era casada com um figurão no qual ele trabalhava para eles....
Eu acho que ele não foi garoto de programa de fato, o que rolava é que ele pegava as meninas que fãs de bandas e artistas no começo da carreira, época da ditadura e as vezes elas ajudavam eles com grana e tal já que eles eram pé rapados. Mas ele não se prostituía de fato.
Iko Ferrera o
Iko Ferrera Garoto de Aluguel é letra de Zé Ramalho e Belchior. E quem se prostituía, era Belchior.
Chega até ser emocionante a visão do ze ramalho nessas criações que são obras primas sonoras.
Zé Ramalho é fora de Série, como passa tudo isso na cabeça do cara e ele consegue transformar em uma canção de sucesso.
Cicim8665 O nome disso é genialidade.
Concordo, realmente genial.
Obrigado nordeste.
Irmão, analisa a música: Sampa do Caetano...
Nao é?
Pensei nisso tb...cara doido..... Cara viajava mesmo....cabeca muito pensante
Muito bom e esclarecedor.
Eu amo essa música mesmo sem entedê-la. E agora entendendo, fiquei mais fã ainda do Zé e de seu baita vozeirão.
Valeu!
É linda e nos prende a ela
Um homão! ❤️
Zé Ramalho canta muito , muitos só vão da valor quando ele partir dessa pra melhor.
É verdade
Mas Zé Ramalho tem muito valor sim
Amigo toda pessoa que tem o mínimo de inteligência e sensibilidade com certeza curte esse gênio da música 👏👏👏👏
A parte que diz "agora pega um caminhão na lona vou a nocaute outra vez" além da sua interpretação, ele ainda fala da lona do caminhão onde muitos viajavam dormindo, também se encaixa perfeitamente na sua análise, parabéns! Sou fã do canal!!!
Pensei que a pessoa se apaixona de novo e se dá mal de novo
Já amava essa música sem a entender, agora muitoooo mais...não conhecia a história dele antes nem depois da fama, mas agora entendo (o que não havia reparado ainda) a emoção em que ele canta ao vivo essa música. Emocionante.
Amo essa canção...lembro-me dos tempos de mais jovem! Sou fã do Ze Ramalho, acho ele um gênio...um ícone da nossa música! Obrigado pela explanação!
Eu e meus amigos viajavam nessa música, falando que ela contava a história do século XX kkkkkkkk era essa a interpretação que a gente tinha, e eu particularmente, ainda tenho
O ze Ramalho e' diferenciado, um verdadeiro gênio, o melhor de todos os tempos, não tem pra ninguém, eu o contemplo e tiro o chapéu.
Zé Ramalho escreve pra eternidade.
Essa música fez sucesso em 1978 quando foi lançada e novamente com Elba nos anos 1990. É obrigatória no repertório de qualquer cantor de bar e roda de amigos.
Repetida mil vezes, não cansa.
Poucas músicas dão tanta discussão interpretativa como esta, essa música é de uma simplicidade e ao mesmo tempo de uma profundidade incrível, muito inteligente....
Adotei vc ter explicado essa musica...adoro ela... no mais estou indo embora baby bjs.
Ótimo Juscelino. Muito significativas as palavras de Chão de Giz à luz do contexto do momento em que o grande Zé Ramalho a compôs.
O melhor show que já tive a satisfação de ir até hoje... Quero ir novamente. O cara é um poeta da mais alta qualidade, a banda tbm dispensa comentários 👏👏👏😍😍😍😍
Amooo Zé Ramalho sou apaixonada
Chegando hj e totalmente por acaso e já deixei meu like! Com relação ao trecho "Não vou me sujar fumando apenas um cigarro
Nem vou me sujar gastando apenas meu batom", eu acho que se refere a não se contentar com prazeres carnais e momentâneos. O cabra cansou de ser pênis amigo!
Não sei se já foi feito, mas seria possível analisar "Anunciação" de Alceu Valença?
Pensando bem, os compositores nordestinos, como Alceu, Djavan, Caetano, Gil, Zé Ramalho, Belchior, Gilberto Gil, Raulzito são mestres em letras cheias de significados "ocultos". Eita povo arretado!
esta parte do "gastando apenas meu batom' eu também imaginei que ela estava se referindo à neca dele, ou seja, não vou mais ser apenas um objeto sexual.
Manu, Gratidao por consultar nossos guias,
No canal hernane douglas
No TH-cam
Um canal rosa cruz
"espalho coisas sobre um chão de giz" ... Acho que nessa época Zé na sua casa na Vila do sossego usava algumas drogas e imagino eu que diz respeito a ele espalhar coisas da amada e drogas sobre o chão...
lindo, lindo, gostei adoidado do jeito hilário de apresentar, as tiradas, agora, chão de giz....pô .....carreirinha ... pô
Nossa cara, eu já gostava dessa música, agora tocar ela no meu violão vai ser muito mais prazerosa sabendo o que ela significa!!!!!!!!! Muito bom !!!
Opa, bom ter ajudado, obrigado pela devolutiva!
A parte que mais gostei foi a explicação de " há tantas violetas velhas sem um colibri..lacrou! Grande ze Ramalho!
Eu desço dessa solidão, espalho coisas sobre um chão de giz!!! Sempre interpretei como: ele deixa o silêncio do sofrimento para fazer um desabafo, perceba que em seguida ele complementa: há meros devaneios tolos a me torturar.
Pra mim era cocaina
Depois de quarenta anos finalmente entendi.....obrigado juscelino
A quarentena me fez entender kk
Eu sou professor de Português e paraibano, e agradeço a sua interpretação poética pois mesmo não sendo entendedor de análise literária, análise sociológica, filosófica ou hermenêutica é bastante razoável... parabéns...melhor que eu...
Também sou Paraibano. Abraço, professor!
SÓ SENDO MUITO CULTO PARA COMPOR UMA MÚSICA DESSA!! SHOW DE BOLA!!! GRANDE ZE RAMALHO!!!!
Muito bom esse vídeo. No meu entender, quando ele diz: "isso explica porque o sexo é assunto popular" ele quis dizer que ela tratou o ato sexual com ele de maneira leviana,sem importância,já ele via ela com sentimento de profunda afetividade, paixão mesmo. E essa maneira leviana de ver ou fazer as coisas é responsável por transformar algo em popular. Podemos dizer que o amor dele era erodito, já o dela por ele, popular. Então, essa parte da música é como se eu lírico dissesse para ela: -Ta vendo, é por isso que o sexo anda tão leviano hj em dia, são atitudes como a sua que transformam o sexo em um ato meramente de prazer. Ele demonstrou muita raiva nessa frase. Tchau tchau.
jonathan rodrigo Otimo argumento!
jonathan rodrigo
jonathan rodrigo fico feliz por isso ter acontecido com ele pois se ñ fosse assim ñ teriamos estas belas cançoes
Concordo contigo, e acrescento, no trecho anterior ele diz "Não vou me sujar, fumando apenas um cigarro. Não vou te beijar, gastando assim o meu batom." Acredito que quando ele diz isso ele esteja se referindo ao curto tempo das relações, e indagando o fato de não querer algo pequeno.
O cara é o cara.
Isso explica porque o sexo e assunto popular. E que as explicações foram impressionantes. Esse Zé Ramalho e um gênio das músicas.
Só sei que Zé Ramalho é um gênio: às músicas "Vida de Gado, Eternas Ondas, Mistério da Meia Noite, Terceira Lâmina, entre outras, não deixam dúvida para quem tem bom gosto musical!
Depois desse esclarecimento com sua interpretação eu agora terei outros olhos para esta canção.
“Meus vintes anos de boy...” Ele faz refêrencia ao fato de ter sido garoto de programa
ao meu ver não tem nada a ver com garoto de prog. , mas sim que um jovem por ser imaturo se prende a coisas q não dão certo muitas das vezes, mas chega um momento q ele é praticamente obrigado a deixar tal coisa, isso não precisa necessariamente ter acontecido com o Zé, pode ser, mas acontece com muitos, e no caso o tal jovem viu q a tal mulher não iria deixar o marido ,pois eram famosos e isso iria pegar muito mal, e tb o jovem amadureceu e percebeu q esse tipo de relacionamneto era um barco furado, melhor esquecer td e seguir a vida.
muito obrigado pela explicação, eu ouço essa música sempre pra lembrar da minha infância e dá época que eu me dava bem com o meu pai, mas eu nunca entendi corretamente ela, essa explicação me salvou bastante.
Zé Ramalho, é com certeza o maior letrista do Brasil
Dicson Azevedo, ops. Não vamos menosprezar Fagner, Amelinha, Jorge Ben Jor e tantos outros. Mas ele está num patamar elevadíssimo, temos que reconhecer.
EXATAMENTE.
Dizer que alguém é o maior de todos é sempre um erro grande , pois cada um tem um talento único que dificilmente consegue ser comparado e medido.
Zé é muito foda, assim como os outros citados.
Seria mais correto se o cara do comentário tivesse dito que Zé é UM DOS maiores letristas do Brasil.
Caram quem compôs a música foi Oswaldo Montenegro. Até uma pesquisa simples no google lhe traz essa informação
Saymon Silva foda-se. Oswaldo cantando dá de dez a zero
Cazuza, Caetano Veloso, Cartola... Isso é só um tico da letra “c”.
Zé ramalho ,Sem dúvida um dos artistas de todos os tempos!
A complexidade e a beleza das músicas do Zé Ramalho é digna de elege-lo como o melhor músico completo do Brasil , vai além do gosto.
Para mim, está no mesmo patamar de Taiguara. Cheque as letras das músicas dele.
Faz também de aver de prata..
Conheci a música de Zé Ramalho (mesmo sem saber o nome do cantor) nos anos 80, com os "mistérios da meia noite", de "Roque Santeiro: música linda, letra misteriosa, e essa voz poderosa e segura. A música ficou no ouvido e só muito recentemente, com o youtube, procurei por essa música e conheci todas essas músicas dele, da qual a minha preferida é "sinónimos". Obrigado pela partilha e explicação da letra. Abraços de Moçambique!
legal! até o momento ainda não tinha conseguido contextualizar a ideia dessa música , ajudou muito, e ainda nos divertiu com um jeito bem humorado de fazer uma análise de língua portuguesa
Zé Ramalho tem um cérebro maravilhoso. Meu cantor/compositor favorito de todos os tempos.
Muito bom, gostei, não fazia ideia.
Adoraria ver a interpretação da música " Resposta ao tempo" cantada pela Nana Caymmi.
Simplesmente maravilhosa explicação!!! Já gostava da música antes mesmo sem entender quase nada kkkk agora estou apaixonada!!! Muito obrigada por compartilhar! 😍
Esse canal é excepcional. Adoro sua análise e interpretação das músicas. Parabéns!
No mais, estou indo embora!
Fui!!
Boa tarde, infelizmente conhe i seu canal agora, MS antes tarde do que nunca, maravilhosa a sua tradução das metáforas do Zé ramalho...
cantor e compositor. paraibano de Cultura elevada. zé Ramalho é um dos maiores artistas do Brasil.
Obrigada, muito esclarecedor!
Esse canal é um achado! Vocês são muito bons!
Muito interessante estas metáforas e agora que já gostava de chão de giz vou gostar mais ainda, Porque está também é minha história de vida, Gostei de uma mulher casada e não teve jeito era o marido ou o marido, Acabei sobrando nesta história.
Maravilhosa análise! Façam o mesmo com SANGRANDO de Gonzaguinha. Abraços e parabéns!
Puxa cara só tenho que te dar os parabéns, Zé Ramalho sensacional artista, muito bacana e elucidativa sua explicação e o legal é aprender também com o pessoal que comenta aqui, pessoas sensíveis e muito inteligentes também.
cheguei deixando o like..só em ser Zé Ramalho já é bom
Elisdiney Sylas realmente Zé Ramalho é muito bom
Camila Felix você tem um bom gosto
Sensacional teu canal! amando
Um clássico do Zé Ramalho! Ouço a décadas e nunca enjoei!
MaravilhaParabens Larisa e Lenio
Faz uma analise de Metal Contra as Nuvens do Legião Urbana
Vanderlei cunha ótima pedida também gostaria! abraços
O próprio Renato Russo falou qual era o significado, ele disse que a música era sobre o Collor, e foi feita mais ou menos na época em que ele estava sendo processado e o impeachment era iminente.
vai demora ums tres anos ,pra decifra kkkk
2 hrs de vídeo kkk
Nossa, seria um TCC kkk
Que interpretação fantastica !!
E que letra do zé ramalho...
Infelizmente hoje nao vemos algo assim tao genial...
Nossa MPB jaz morta !!!
É muito triste ver o quando estamos perdendo culturalmente...
Sendo o quanto antes aprendia se com nossa musica...
É o sistema querendo atrofiar as mentes pensantes de nosso país...
Precisamos reivindicar, melhorias no ensino primário, melhores estruturas eduacacional .
E também na indústria fonografica...
Ainda há coisa boa por aí, mas, preso á um submundo de impossibilidades para alçar..., pois o que nos é subversivo e atroz, impugna nos meios de comunicaçoes...
Viva á MPB, literatura, programas educacionais, e os valores morais...
V
Muito bom, faz um vídeo analisando a letra Admirável gado novo.
Fala pra carai
Chão de giz...é uma lenda...Zé Ramalho é um gênio contemporâneo!!!! A música é linda e na voz dele se eternizou!!!!
Tem também s relação de Zé Ramalho com a droga principalmente a cocaína da chão de giz. Ele fala sobre isso no documentário dele.
Exatamente !!!
Sim exatamente!
onde encontro o documentário?
Muito bacana...valeu...alto nível de artista... Zé Ramalho...
PQP, Eu amo esse canal!
Parebéns Juscelino e tds os q trabalham no Musicália!
Amei a explicação do chão de giz acho linda essa música e todo sentimento que o Zé coloca nela.
Gente que música belíssima... e que maneira show de "desnudar " a música
Chão de giz = aprendizagem no quadro negro da vida
Confetes = casamento
Grão vizir = pai dela ou marido
Violetas velhas = ela era desprezada
Camisas contrariedade
Cocaína no chao
Só amo cantarolar as músicas dele, nunca as entendo. Não sabia da história dele antes da carreira de cantor. Se não fosse vc, jamais saberia ou mt menos entenderia a letra. Já fui à 2 shows...adoro...
se a mulher for viva .. bem provável ela nem entendeu a musica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e muito menos entendeu que a musica foi feita para ela kkk
Adoreeeeei!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem ela era?
Hoje não, mas naquela época a moçada sabiam ler e interpretar...!
É bem possível que a intenção do Zé Ramalho era exatamente falar, extravasar enigmaticamente, sem revelar para a mulher ou para a sociedade o desejo ou o romance eminente e até mesmo se distanciar talvez das declarações românticas exageradas e por vezes piegas.
Excelente vídeo! Muito obrigado por me esclarecer essa bela música.
INFELIZMENTE, NÃO EXISTE MAIS CANTORES E COMPOSITORES DESSE ALTO NÍVEL.
ACABOU A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, HÁ MUITO TEMPO.
infelizmente pura verdade!!!!!!
Eu já gosto dessa musica mesmo sem conhecimento total da letra. Graças a vc agora gosto muito mais. Obrigado
estou gostando muito desse canal!!!👍✌
Engraçado, há um tempo, tenho ouvido bastante esta música. E nunca reparei nas metáforas, sempre me voltei para a subjetividade dela - isso, via latente na música - agora, percebo o quanto estão atreladas. Será muito bom ouvi-la novamente e entender além da subjetividade e das metáforas, as entrelinhas !!! Obrigada🌺
Como soubeste desse relacionamento complicado antigo me intrigou. Ele se casou com Amelinha de quem se separou depois.
Meu Deus vc é muuuuuuuito engraçado 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 como eu ri aqui com a "dor do Zé Ramalho" analisada por vc Jucelinooooo🗣️😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂top demais 👊👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Parabéns 👏👏👏
cara seus videos são muito bons,
sem contar que vc é muito engraçado.
kkkkkkkk
Essa música é espetacular.
Hoje em dia não existe mais músicas como esta.
muito boa a analise ..... showw
Ze Ramalho merece uma serie so para analise das letras.As musicas do cara sao enigmas a serem decifrados.
Amei seu canal ,assim como tbm amo esta musica e o Ze Ramalho.
Eu estou realmente apaixonada, sempre amei essa música, porém agora sou loukaa, e sem contar esse vídeo pra tirar essa dúvida, estou presa nesse vídeo, quando vou vê estou assistindo kkkkkk sem contar q vc é demais....
Juscelino por favor faz análise da letra: Vila do sucego do Zé Ramalho. Estávamos tentando analisar e não chegamos a conclusão nenhuma kkkkk... obrigada.
Meus parabéns! Gostei muito ds explicação ds letra Chão de Giz. Ouço muito essa musica e a toco bastante também mas nunca soube entender o sentido dessa letra, cheia de metáforas e riquíssima.
Ahhhhh era isso! Eu não sabia do affair dele com a mulher, sabendo fica mais fácil! Eu já sabia o que era "camisa de Vénus" !
É....TEMPO QUE PRECISAVA TER TALENTO E SER INTELIGENTE PARA COMPOR UMA MÚSICA, O QUE NÃO ACONTECE HOJE EM DIA. QUALQUER PORCARIA FAZ SUCESSO, INFELIZMENTE.
O interessante das músicas de Ze ramalho e Raul Seixas. É a complexidade de interpretação. As coisas simples da vida colocadas de maneira mais difíceis de compreender pra exercitar as mentes pensantes...
Cai de paraquedas aqui nesse vídeo. Gosto muito de Zé Ramalho, ficou muito bom essa resolução. Parabéns!!!
Adoro esse quadro do canal, meus amigos também! Faz análise de piano bar, dos engenheiros do Hawaii? :)
Gosto
que video gostoso de ouvir, isso pq estou trabalhando e ouvindo mesmo.
pausa só para engajar. Delicia de vídeo,
parabéns pelo trabalho!
gostei da sua interpretação e entendo assim como você que cada um faz uma leitura dessa musica!
parabens cara demais
Gostei demais! obrigado pela aula Juscelino
Juscelino, será que vc poderia fazer um vídeo assim da música "Paisagem da Janela".
Uma letra que consegue inserir "amiúde" e fica legal é coisa de artista! Parabéns pela ótimas análises e bom humor na edição do vídeo. Virei fã do canal.
Analisa a letra Pais e filhos de Legião Urbana
Canal Musicália
Nao é qualquer cantor que faz uma música com belas letras como essa. Isso é coisa para poeta.
show!!!!
MUITO BOM,ADOREI,GRATIDÃO.
boa tarde Juscelino, cabe também na parte da lona uma referência a lona das carroserias de caminhão,criando assim um trocadilho?
Evaldo Gomes Nesse caso é carrocerias mas sem ss.
No caso da lona, se trata de lona de tatame pois ele fala em estar nocauteado: Na lona vou à nocaute outra vez.
Nada à ver com lona de caminhão pelo menos ao meu ver.
A lona de caminhão tem tudo a ver, fala de quando ele deixa sua terra natal
Total. Penso o mesmo. Ele até dá uma pausa entre os dois versos, pra denotar equidade de uso para.um e outro
Pode ser uma referência a boleia do caminhão tamb´me, não?! Supondo que ele esteja indo embora, e esteja deitado na lona, "nocauteado" (posição fetal/triste/sozinho).
Ze Ramalho o melhor cantor do Brasil!!!
Amo musicas antigas de ditadura
Eles cantam tipo em código