Tenho 18 anos e prestei vestibular para a licenciatura em História, minha família ficou bastante chateada pois com minha nota no Enem eu poderia ter entrado em Direito ou Enfermagem, porém não me identifico com essas áreas, a História sempre me fascinou e eu espero me identificar com ela no ensino superior tanto quanto no ensino médio/fundamental ❤️
Nossa Izabelly, compartilhamod histórias parecidas!! Hoje tenho 19 anos, prestei e passei no vestibular. A minha nota era suficiente para fazer enfermagem ou direito, mas a escolhi História! A minha família não está nada contente com a minha escolha. Decidi que irei fazer mesmo assim. Minhas aulas se iniciam no 1° semestre de 2022. Tenho certeza que vou amar o curso. Espero que você esteja feliz com a sua escolha!!! ❤️❤️😊
Izabelly, a minha experiência me ensinou que o que determina o sucesso de uma pessoa é a sua dedicaçao, e gostar daquilo que faz é um fator fundamental para que vc se dedique sempre. Conheço muitos profissionais em áreas que não são prestigiadas, mas que ganham muito bem, R$15k ou mais por mês, e o que elas fazem para serem tão bem sucedidas é amarem aa suaa profissões e se dedicarem para serem profissionais diferenciados em suas áreas.
Ouvi bem os "depoimentos" das pessoas que se formaram em História e fiquei muito triste com as falas, pois me pareciam tristes com suas "escolhas", pq a grande maioria daqueles que entraram neste curso, o curso de História, são extremamente felizes e satisfeitos com a licenciatura em História, como em bacharelado desta. Independente da escolha em um curso A ou B, o mais importante é o desejo de ser o q optou em ser e não o quanto vão ganhar ou se há ou não mercado de trabalho, muito menos pensar no status que terá. Ok, esses fatores são importantes, mas nada valerá e muito menos serão felizes em qualquer profissão, caso não haja o fator primordial: o querer ser o que escolheu ser. Fiz faculdade de Direito, Administração Pública, Serviços Sociais e nada me foi mais gratificante, tanto em relação a mercado, como em relação a dinheiro ou status, como Licenciatura em História. Trata-se de um curso que abre a sua mente e te faz olhar com outros olhos tudo ao seu redor e as pessoas em geral. Fazer um curso de História em uma Universidade pública, ainda mais lhe será gratificante; os resultados são fabulosos e te colocará além e superior a este tempo. Não busquem qualquer profissão, seja ela qual for, pensando em "vantagens" financeiras ou de status, pois não terá nada disso se não for por amor e por puro prazer à profissão escolhida (vocês nem imaginam o quão frustrante é não ser o que deseja ser de fato por motivos fantasiosos ou fugazes). E mais, se você acha que ser professor não lhe dá status... Ledo engano, pessoa! Pense em você mesmo quando está diante do seu professor daquela disciplina X de Direito, de Matemática, de Administração, de Engenharia, de Computação etc. Seus olhos brilham diante dele, sua admiração é enorme. Sendo assim: tem ou não status e prestígio ser professor? E mais, não somente você, mas outras pessoas ao seu redor e fora do meio Acadêmico, observe-as, como dizem de "boca cheia": Aquele é o professor Cláudio de X matéria. Aquela é a professora Marlene da Universidade Y. Quanto ao salário? Não se engane, pois um advogado, por exemplo, que não tem sua clientela já formada anteriormente pelos pais já advogados e com seu escritório, para este recém bacharelado, cara..., a pessoa rala muito e muitos, inclusive, se corrompem até poder ter o seu "bom" dinheirinho no banco e sua própria clientela. O mesmo para engenheiro e outras profissões. Se você não tiver amor pelo que optou em fazer, pare e SE estude, conheça-te primeiro, para, só depois, escolher entre ralar na vida sem amor e satisfação ou ralar na vida com amor e satisfação e, ainda por cima, ganhar pra fazer o que você adora fazer. Ganhar uma grana para fazer o que de graça você faria, pessoa..., isto é o máximo!!! Não sejam menores, sejam felizes e estudem para o ENEM ou vestibular, mas sejam responsáveis - primeiro - com vocês mesmos, sejam carinhosos com vocês mesmos e não duvidem: RALAR na vida, todos ralam, a diferença é: COMO.
TENHO 54 ANOS E VOU FAZER LICENCIATURA EM HISTÓRIA,ESTOU MUITO FELIZ POIS SEMPRE GOSTEI DE HISTÓRIA E NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE FAZER UMA FACULDADE QUANDO JOVEM, MAIS COMO DIZEM: NUNCA É TARDE PARA ESTUDAR E ADQUIRIR CONHECIMENTO.
Tenho 33 anos e faço bacharelado em História para poder trabalhar com pesquisa na área de História ou em arquivos públicos. Sou diferente dessas pessoas que falaram aí, que pensam só no fator financeiro. Não sei quanto ganha um historiador hoje em dia.
@@flaviapiva1860 essas pessoas ai tiram o sustento de suas profissões, e o caso do mercado de trabalho pra história com exceção de licenciatura, se altera toda hora. então o fator financeiro é bem importante, pois hora vc ta empregado e hora pode não estar mais. mas sim também concordo que se for escolher algo para fazer uma carreira não deva-se preocupar-se apenas com fatores financeiros, mas sim se gosta ou não do que vai fazer.
Parabéns!Tenho 35, ia fazer História mas mudei para Geografia.O que importa é dar o primeiro passo buscar realizar sonhos que a vida ou as circunstâncias nos impediram lá atrás.
Eu tenho 33 anos e ja decidi quero sim fazer Historia, mas eu acho que a questão é se dedicar e fazer aquilo que a gente gosta, eu por exemplo ja esperei de mais na minha vida
Meu sonho desde criança sempre foi fazer Arqueologia, comprava revista da recreio que vinha um pedaço de Rocha/areia e você escavava para pegar alguns "tesouros e ainda brincava com minha mae " nossa, qnd eu me formar vão ter descoberto tudo!" kkkk, mas hoje as 27 me decidi mesmo fazer Historia e seguir com pós em Historia e Arqueologia do Oriente Médio e seguir ae Arqueologia Bíblica. Não me importo muito com a quantia que vou ganhar pois estou pelo conhecimento e amor a historia! Boa Sorte a todos ae que vão seguir História.
Filipe esse vídeo foi de extrema importância para mim. Eu não sei se você possui consciência do quanto você acaba ajudando as pessoas, mas enfim.. Espero que mais professorres de história se formem, obrigada!
Eu curso licenciatura em História a distância, e faculdade a distância é ÓTIMO, aprende bastante, tem que ter dedicação pelo o seu curso, eu amo História e a minha faculdade a distância!
Filipe, tira um tempo dos próximos vídeos pra explicar pra garotada como é bom fazer fichamento... Agora falando sério, uma coisa bacana de se destacar, pelo menos das experiências do curso, é o nível que você pode atingir de leitura e compreensão de texto, a partir das indicações e leituras mais gerais que fazemos ao longo da graduação. Pelo menos pra mim, ter contato com textos mais rebuscados, não só de história mas de ciências humanas no geral, facilitou muito o contato com textos de outras áreas, talvez pela natureza específica da forma como se constrói um texto histórico; então, acredito ser bem possível se tornar uma espécie de "leitor mais experiente", dada a quantidade de material que a gente tem contato.
Sempre fui apaixonado por História, desde a mais tenra idade. Só não fiz faculdade de história porque realmente não me vejo como professor. Não que eu desvalorize a profissão, ao contrário. Mas eu não tenho as habilidades necessárias em comunicação e didática para ser um bom professor. E por mais que eu saiba que elas possam ser aprendidas, eu entendo que é algo parecido com a natação: não adianta você aprender a teoria, tem que saber fazer na prática. Acabei cursando Relações Internacionais. Era a grade mais parecida com História que eu conhecia, sem precisar fazer um estágio obrigatório de licenciatura. Hahaha. Sei que não serve pra muita coisa, mas pelo menos foi uma graduação que eu curti fazer.
Olá, Daniel Cardoso. É... 3 Anos depois... Tenho esse mesmo dilema seu. Eu gosto de história e não sou muito afim de dar aulas seja por minha timidez e comunicação. Mas eu acho que comunicação server tanto para um analista de sistemas (entrevista com os clientes para coleta de requisitos e intermediar entre eles e os desenvolvedores), gerente e professor de história (+ didática). Até é bom fazer relações internacionais, mas a grade curricular é bem distinta de história porque não tem Teoria da História, Fontes históricas, Historiografia, História Antiga I, II, etc que são matérias apaixonantes mesmo cursando licenciatura. Existe bacharelado e licenciatura. Aqueles que acham que não tem aptidão e quer fazer por gostar mesmo, pode optar pelo bacharelado. Eu sou formado em Sistemas de Informação e fiquei muito em dúvida se eu faço um bacharelado à distância que está disponível na minha região ou licenciatura em história presencial numa universidade particular na cidade vizinha que até tem um núcleo de pesquisa que contém acervos sobre a cidade de Bauru / SP. Eu estou entre bacharelado em história na Estácio e licenciatura em história na USC. E ai vem o dilema. Estácio não é bem falado e à distância porque perde muitas oportunidades como a iniciação científica, seminários, debates e a USC oferece tudo isso, mas que pena é licenciatura (USC não oferece até o momento o bacharelado como a PUC-SP). Lá na USC, é formado tanto para dar aulas e também atuar em pesquisas. Para isso, precisa aguentar o estágio obrigatório. A Débora Aladim, que canal no youtube também, diz que alguns colegas do curso de licenciatura não gostam de dar aulas. Uns continuaram fazendo e outras desistiram.
*Tenho 17 anos estudo em uma escola profissional do Ceará e vou fazer um vestibular no meio do ano estava com muita dúvida pra qual curso eu escolheria, mas depois que assisti esse vídeo eu já tenho em mente que vou conseguir se Deus quiser passar na faculdade de História!* *Depois do vestibular voltarei nesse mesmo comentário agradecendo pq vou na faculdade de História.* 🙏 _07/02/2019_
Sou universitária de Licenciatura em história, é está sendo uma mudança muito grande na minha vida, principalmente no meu ponto de ver. Façam a faculdade, pois, vocês vão amar.🥰😍😍
Olá, Filipe! Excelente vídeo. Acho legal lembrar também que na pesquisa podem ser seguidas áreas com inúmeras possibilidades. Uma das pessoas mais marcantes na minha formação em moda foi a professora Maria Cláudia Bonadio, historiadora. Quando entramos na faculdade, não enxergamos os cruzamentos entre as áreas, muito mais interessantes que as profissões clássicas de cada formação.
Sou formado bacharel em Administração de empresas, mas sempre gostei muito de Históra . Gostava de ver as historias sobre o antigo Egito, GRECIA , ROMA , cidades antigas , fatos marcantes enfim estou para iniciar a minha graduação em História até por que estou desiludido com a área de administração , aonde tua faculdade vale pouco todo mundo administra.. vou fazer o que deixei de fazer há anos e iniciar história.
Faço o Enem esse ano e vestibular no verão, esses vídeos estão sendo muito importantes para mim, eu sou bastante indecisa mas esse ano eu optei por me dedicar a estudar História e depois fazer pós graduação em Arqueologia, está me ajudando bastante em ver as áreas e perceber que ir "bem" vai pelo amor da pessoa em fazer algo que gosta!!
Excelente vídeo e entrevistas! Comecei a cursar bacharel em História da Arte na Federal de São Paulo mas percebi que o curso/profissão não atendiam o meu perfil e hoje curso Marketing. Como foi comentado pela Dri, pesquisar antes de iniciar o curso e não ter medo de mudar é fundamental, principalmente para evitar decepções e infelicidade. Muitas vezes você tem um perfil de interesse como consumidor de conteúdos históricos (documentários, livros, xadrez verbal), mas pouco depois de iniciar a graduação percebe que não se vê estudando/trabalhando com aquilo, como disse o João é muita leitura (a base das aulas) de assuntos que você não conhece e/ou simplesmente não tem interesse e aí a coisa pode desandar e você acaba frustrado e desanimado. Façam história, mas façam porque vocês gostam e isso lhe traz satisfação pessoal e motivação para seguir em frente, afinal como comentou o Guilherme é uma área onde o retorno financeiro infelizmente não é dos maiores.
Que interessante este vídeo,penso em fazer faculdade em historia(ate conversei com o pessoal do MAE da USP) e labutar em arqueologia depois,ótimas opiniões de varias áreas,fico feliz que não sou o único asiático que vai fazer o curso de historia :)
Xadrez Verbal - Fala Filipe! achei ótima a ideia do video, mas acho que faltou aprofundar no cotidiano do Arqueólogo e da Restauradora. A entrevista com o Professor ficou perfeita. Parabéns e sucesso!!
Eu sou química e hoje trabalho como executiva de contas estratégicas na indústria farmacêutica. Eu nunca me imaginei fazendo o que faço hoje, e nem imaginava que pudesse ser tão bem remunerada, e que bom! Porque eu escolhi a minha profissão não pensando na minha remuneração ou no prestígio, mas no amor que tenho pela química e isso me ajudou a ser uma profissional diferenciada. Este ano eu inicio a faculdade de história, um sonho antigo, que terei o privilégio de realizar. Tenho certeza de que como historiadora e química, serei uma profissional ainda mais exclusiva... e no fim, se trata disso, da nossa dedicação e esforço, aquilo que consiguimos fazer e que poucos fazem, acho que o ponto de partida para ser bem sucedido é a dedicação que imprimimos ao que fazemos e não a faculdade ou curso. Falo isso porque estudei nas melhores escolas, no passado unicamp e este ano, usp, mas isso não garante nada se eu não sustentar as expetativas que estas "marcas" trazem.
Excelente vídeo Felipe!! Decidi que ia fazer história (licenciatura) ano passado, hoje estudo pro vestibular, e não vejo a hora de entrar na facul kkkk. Um abração pra todos que tbm estão nessa vibe kkk
Olá grande Felipe, meus parabéns pela iniciativa! Gostaria de saber se você possui algum vídeo sobre a formação em arqueologia, sou estudante de História da Unip e queria saber se é possível me especializar em arqueologia concomitantemente a minha graduação. Agradeço desde já pelo apoio e os esclarecimentos. Ótimo domingo, grande abraço Felipão!
Bem o leque é amplo . Penso em fazer História , um mestrado em economia e um doutorado em ciências políticas ou em antropologia e sociologia . Penso na História como uma grande mãe de outras disciplinas ,sem ela é impossível entender de onde viemos e traçar caminhos pra onde vamos . Tenho dúvida entre ela e Literatura ou Ciências Sociais .
JA FIZ MUITAS COISAS NA VIDA NO CAMPO DO TRABALHO,SEMPRE AMEI HISTÓRIA, AS VEZES FICO UM POUCO PREOCUPADO,MAS SER UM PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA MIM É ALGO MARAVILHOSO,MINHA ESPOSA É PROFESSORA CONCURSSADA É ESTÁ ME INCENTIVANDO MUITO,DEPOIS DESTE VÍDEO VOU ENCARAR,OBRIGADO!!!!
Man, eu precisava ver esse vídeo. Eu tenho quinze anos e sempre tive vontade de ser professora, sempre gostei muito de história. Eu tive uns momentos aí de crise pq meus amigos querem ser médicos e arquitetos, por exemplo. Eu fiquei um pouco triste pq me achava inferior por querer ensinar, mas eu tenho um amor tão grande por isso e ouvir o Goto falar que ser professor vai além da sala de aula fez eu me emocionar
Otima iniciativa. História sempre foi minha matéria favorita na escola. No vestibular eu fiquei entre fazer história, psicologia ou computação. Acabei optando pela última apenas por questões mercadologicas, mas frequentemente fico imaginando se foi mesmo a melhor escolha. Abs e continue o bom trabalho ;)
Curiosamente estou na mesma duvida kkkk vejo que com computação tenho mais oportunidades maiores para trabalho, e também para sair até do país para trabalhar fora, ja com a história eu faria por gostar da matéria.
William N. É o mesmo comigo, praticamente nasci com um computador na mesa, mas não me vejo atuando com isso, gosto muito de história, porém queria bastante viver fora do país, agora lascou de vez kkkkk
Olá, Douglas. Estranho né eu comentar três anos depois que eu vejo o seu comentário neste canal. Também gosto de história e tecnologia. Fiz Sistemas de informação numa faculdade bem falada aqui na região e considero o desenvolvimento de sistemas como a minha atividade principal. Eu amo tecnologia e história. Programar e estudar história são as minhas duas coisas prediletas. Terminei a minha faculdade de Sistemas de Informação no ano passado e pretendo começar em história (aproveitando que sou jovem ainda). Temos coisas em comum.
Se cursar história, o mercado de trabalho se restringe a professor de história praticamente. E ainda mais a educação é desvalorizada, falta de respeito/reconhecimento ao professor. Não há muita oportunidade em trabalhar como historiador em museus, filmes, etc. Fica mais restrito em pesquisas e viver disso não dá. Quem trabalha com TI não passa pelo efeito da crise econômica.
Olá meu nome é Déborah eu tenho 12 anos estou no 9° ano/8° série meu sonho dêsdos 10 anos quando eu estava no 6° ano/5° série dêsda primeira vez que eu estudei história eu me apaixonei por essa profissão, geralmente a minha professora Ivana passa o conteúdo eu vou la na frente e passo o ressumo.
Tenhp 41 anos, estou na minha segunda graduação e decidi por história, pois me chamava a atenção a oridem da espécie humana e sua cultura, minha primeira graduação foi em Ciências Jurídicas e Sociais, eu gostava mais das areas de pesquisa cultural, minhas melhores notas foram nas disciplinas de antropologia, sociologia, filosofia, e, agora com mais maturidade posso me dedicar a entender melhor a importância que cada povo estabelece em sua cultura e costume, sua religião e unindo o direito e a história temos alternativas de União entre os povos, acordos internacionais entre outras alternativas visando a paz mundial.
Senti o primeiro professor um pouco frustrado, a garota do restauro totalmente frustrada e o arqueólogo o mais tranquilo na profissão, apesar de mão mostrar tanto entusiasmo. Estou indo para o segundo semestre de licença em história. Já entrei vacinado sobre a linha de estudo, pq minha esposa há alguns anos desistiu da faculdade de História logo no segundo semestre (achei muito precoce, e hj ela tbm admite isso e até se arrependeu), e tbm tenho um amigo que se formou ano passado. Por essas experiências e tbm de outros professores de outras matérias que conheço, acho que realmente fiz a escolha certa, pq nenhum deles me incentivou kkkkk.
Fiz Computação, trabalhei como programador, desisti, fiz Letras com habilitação em Português, fiz mestrado em Filologia, estou num doutorado em Linguística Aplicada e estou feliz. Mas sempre dei valor à História. É um curso "colega" das Letras na FFLCH. Mudando de assunto, acho que o Filipe deveria dar o parecer dele sobre o curso de História.
Historia começou a ser minha materia preferida a parti de 2018 quando eu estava no 8 ano ,pois eu tinha uma professora fantástica ,maravilhosa que me dava conselho e também explicava de uma maneira bem divertida as aulas dela eram contagiantes.#prof Ingrid oliveira.
Olá, sou programador formado em análise e desenvolvimento de sistemas, mais sempre me indignei com falta de bom senso dos que estão na área, sempre pensei que queria ajudar as pessoas de alguma forma como profissão e acabei fazendo um curso de exatas justamente por pura ambição $$, mais a uns anos amadureci a ideia de mudar de ramo, já estou pensando em cursar história a 6 meses, seu vídeo me ajudou muito. Por experiência própria recomendo a todos que pesquisem muito mesmo sobre o assunto, fazer história e descobrir que adora números e $$ depois, pode lhe custar caro e acabar te frustrando
Nss, vc parece eu do futuro (acho) Sou da área de informática e pretendia, ou seguir a área da programação ou história, mas a primeira opção seria só pelo $$ q eu poderia ganhar na área
Somos parecidos em um certo sentido. Sou formado em Sistemas de Informação e adoro programação independente de salário. Não cursei por querer salário alto, mas por gostar. Mas também gosto de história. A minha atividade principal é desenvolvimento de sistemas e pretendo atuar em pesquisa na área de história.
PERGUNTA... Felipe ...agradeceria se mandasse essa para o Gaúcho/Guilherme Mongeló... Sendo advogado da área imobiliária e interessado em história/arquelogia se seria interessante um mix das áreas em um mestrado ou pós graduação? grato e muito o bom o canal...
Quero muito cursar para ser professor. Apesar de eu não ser tao tímido, eu tenho um pouco de dificuldade em falar em público. Se tem tipo 4 pessoas me ouvindo ao mesmo tempo eu já começo a gaguejar hahahaha. Vou ter que trabalhar mais esse meu lado para conseguir dar aulas de qualidade. Obrigado pelo vídeo.
Cara tenho 28 anos e só agora descobri que da pra fazer arqueologia através de historia, eu amo historia, com onze anos achei uma ponta de flecha numa pedra rosa perfeita pena que pedi o artefato, mas esse ano me inscrevi no enem e não sabia o que ia fazer mas apos ver seu canal, não tenho mais duvida vou fazer historia. Valeu gaúcho muito bom teu depoimento. Obrigado
Olá Felipe. Eu sou formada em engenharia elétrica e não faço ideia de como não tomei essa decisão antes, mas agora que saí da faculdade e me deparei com a realidade que me esperava percebi que a engenharia não era pra mim. Acho que fiquei tanto tempo no curso por gostar de estar estudando e nunca fui tão entusiasmada quanto meus colegas. Hoje, depois de 5 anos e meio perdida nesse final da faculdade pensei em fazer outra graduação e história me veio a cabeça quase que instantaneamente, foi assim que cheguei aos seus vídeos. Obrigada pelas informações.
Juliane Gomes Oi, Juliane. Poderia me dizer oque te frustou na Faculdade de Engenharia Elétrica? Pois penso em faze-la e, estou em dúvida se deveria começar com História ou Elétrica.
Esse ano acertei 40 de 45 questoes de historia, sociologia, artes, no enem. Tbm foi a unica materia que eu passei direto kkkkkkkkkkkk, por gostar muito de Humanas talvez eu faça História, sou uma merda exatas kkkk
Eu me interessei para conheçer, pórem eu peguei essa disciplina mais eu estava realmente com pé atras, pois eu tinha escolhido Educação Fisica, não tinha uma essa area , nao estava disponivel na minha cidade.
Passei para o Bacharelado na Federal, mas quero a licenciatura, vou tentar no 2° semestre ou ano que vem. Gosto muito de Arqueologia também, Antropologia, Psicologia, Filosofia, enfim Amo humanas cara. Desejo me formar em Direito e Ciência Política também. Nem que seja com 60 anos, eu conseguirei tudo isso. 🙏
Gostei muito do vídeo, estou indo para o segundo período de Bacharelado em História e antes tinha cursado jornalismo, mas não me encontrei, e tenho me encontrado bastante em História, e achei interessante o que foi dito quando a não ter medo de mudar, caso você não se encontre no curso que está fazendo. Confesso que no primeiro período senti uma certa aversão pelo curso, pois História de Fundamental e Ensino médio não e nada nem parecida com o que você vê e aprende no curso. Porém História Antiga salvou para mim pois tinha o Egito, ri quando a Adriana falou do Egito Antigo pois também sou apaixonada por essa cultura e civilização. Uma coisa que eu sempre digo é: Se você ama algo não veja apenas o lado financeiro. Pois muitos acabam não cursando História devido ao mercado de trabalho e por não querem ser professores, porém há outros campos e áreas em que o Historiador pode trabalhar, que não envolvem apenas salas de aula!
gosto de história unica area da qual me indentifico pois gosto de História sem contar que estou de saco cheio de trabalhar sabado domingo e feriado tenho 31 anos e bora pra cima 2023 começando com pé direito
tenho 22 anios e entrei no vestibular da licenciatura em historia e esta sendo otimo me identifico bastante com a área, na verdade eu tinha uma recusa coisa de jovem indeciso porém quando uma amigo meu me falou que fazia licenciatura em historia ele disse que era muito legal e que teve uma ótima experiência.
Sempre tive muito interesse por História, Sociologia e Filosofia durante o ensino médio, hoje estou no segundo ano do curso de computação, mas acredito não ter sido a melhor escolha, pretendo fazer vestibulares ao final deste ano, mas não sei qual curso escolher, tenho pesado em História e Ciências Sociais não sei qual deles seria a melhor escolha para mim. Alguma dica que talvez possa me ajudar nessa complicada escolha? Estarei aguardando o restante dessa série de vídeos ansiosamente.
Sensacional! Desenvolvi meu interesse em cursar arqueologia ainda no ensino médio, mas pensava em me graduar em geografia p/ chegar lá. Graças à um curso técnico em Museologia meu interesse por História acordou. Hoje tenho 20 anos e, confesso que, deixei de lado por algum tempo a ideia de fazer faculdade. Não sei porque, apenas deixei isso quieto num canto. Hoje mais maduro, inclusive o que o Goto falou sobre maturidade me tocou de certa forma, pretendo retomar minha atenção p/ entrar em uma boa faculdade e cursar História e depois uma pós em Arqueologia. Minha grande dúvida no momento é a de qual faculdade escolher e até mesmo como escolher qual faculdade tem o melhor curso de História. Estudo com certo carinho até mesmo a possibilidade de sair de Sampa p/ estudar, se for preciso. Filipe, teria algumas dicas p/ me ajudar com isso? Como escolher a melhor faculdade? Ou como saber qual é, e o que faz ser, o melhor curso em História? Obrigado!
Eu com 37 anos vou fazer licenciatura em História, nunca é tarde né kkkk. Mas confesso que a Adriana me passou um pouco de dúvida,medo e receio no relato dela kkkk
Sou técnico mecanico formado pelo cefet RJ Iniciei engenharia mecanica no cefet RJ e tranquei - abandonei no 3 periodo. Fiz técnico em eletrotécnica na faetec e trabalho na area Sou aluno atual de computação na UFF, em Niteroi RJ - trancada Hoje vi que minha vocação é ser professor de historia. Sou falante, gosto de ler e gosto de explicar.
Olá, Passei em História na Unesp, mas estou com receio sobre a carreira de professor devido a parte financeira, gostaria de saber qual é o salário inicial em escola da rede pública do estado de São Paulo para professores de História
Gabriel Vicente, você poderia me dar dicas para o vestibular da Unesp, quero muito fazer história na Unesp de Franca SP, mais estou bem perdido quanto ao que estudar para prestar lá...
E quem já tem 27 anos formado em contabilidade, atuar na área, mas a paixão foi sempre ter cursado história e lecionar aulas? Estou pensando seriamente em me jogar! ótimo vídeo.
Gostaria de saber se um profissional que se forma em História no exterior pode exercer no Brasil, ainda que precise de alguma prova para revalidação ou coisa do tipo... Parabéns pelo excelente trabalho!
Tenho 46 anos e irei iniciar minha licenciatura em história, nunca é tarde rs
Nunca mesmo
Jailson Gomes 👏🏽👏🏽👏🏽
Tenho 25 anos, mas estou com receio. Depois de ler o seu comentário, tomei mais coragem. rs
Boa sorte e parabéns pela decisão!! Sucesso!
Rapaz, que feliz em ler isso. Tenho 43 e pretendo fazer licenciatura em História.
E como você está? tua vida profissional atual?
Tenho 18 anos e prestei vestibular para a licenciatura em História, minha família ficou bastante chateada pois com minha nota no Enem eu poderia ter entrado em Direito ou Enfermagem, porém não me identifico com essas áreas, a História sempre me fascinou e eu espero me identificar com ela no ensino superior tanto quanto no ensino médio/fundamental ❤️
Nossa Izabelly, compartilhamod histórias parecidas!!
Hoje tenho 19 anos, prestei e passei no vestibular. A minha nota era suficiente para fazer enfermagem ou direito, mas a escolhi História! A minha família não está nada contente com a minha escolha. Decidi que irei fazer mesmo assim. Minhas aulas se iniciam no 1° semestre de 2022. Tenho certeza que vou amar o curso.
Espero que você esteja feliz com a sua escolha!!! ❤️❤️😊
Izabelly, a minha experiência me ensinou que o que determina o sucesso de uma pessoa é a sua dedicaçao, e gostar daquilo que faz é um fator fundamental para que vc se dedique sempre. Conheço muitos profissionais em áreas que não são prestigiadas, mas que ganham muito bem, R$15k ou mais por mês, e o que elas fazem para serem tão bem sucedidas é amarem aa suaa profissões e se dedicarem para serem profissionais diferenciados em suas áreas.
Ouvi bem os "depoimentos" das pessoas que se formaram em História e fiquei muito triste com as falas, pois me pareciam tristes com suas "escolhas", pq a grande maioria daqueles que entraram neste curso, o curso de História, são extremamente felizes e satisfeitos com a licenciatura em História, como em bacharelado desta.
Independente da escolha em um curso A ou B, o mais importante é o desejo de ser o q optou em ser e não o quanto vão ganhar ou se há ou não mercado de trabalho, muito menos pensar no status que terá. Ok, esses fatores são importantes, mas nada valerá e muito menos serão felizes em qualquer profissão, caso não haja o fator primordial: o querer ser o que escolheu ser.
Fiz faculdade de Direito, Administração Pública, Serviços Sociais e nada me foi mais gratificante, tanto em relação a mercado, como em relação a dinheiro ou status, como Licenciatura em História. Trata-se de um curso que abre a sua mente e te faz olhar com outros olhos tudo ao seu redor e as pessoas em geral. Fazer um curso de História em uma Universidade pública, ainda mais lhe será gratificante; os resultados são fabulosos e te colocará além e superior a este tempo. Não busquem qualquer profissão, seja ela qual for, pensando em "vantagens" financeiras ou de status, pois não terá nada disso se não for por amor e por puro prazer à profissão escolhida (vocês nem imaginam o quão frustrante é não ser o que deseja ser de fato por motivos fantasiosos ou fugazes). E mais, se você acha que ser professor não lhe dá status... Ledo engano, pessoa! Pense em você mesmo quando está diante do seu professor daquela disciplina X de Direito, de Matemática, de Administração, de Engenharia, de Computação etc. Seus olhos brilham diante dele, sua admiração é enorme. Sendo assim: tem ou não status e prestígio ser professor? E mais, não somente você, mas outras pessoas ao seu redor e fora do meio Acadêmico, observe-as, como dizem de "boca cheia": Aquele é o professor Cláudio de X matéria. Aquela é a professora Marlene da Universidade Y.
Quanto ao salário? Não se engane, pois um advogado, por exemplo, que não tem sua clientela já formada anteriormente pelos pais já advogados e com seu escritório, para este recém bacharelado, cara..., a pessoa rala muito e muitos, inclusive, se corrompem até poder ter o seu "bom" dinheirinho no banco e sua própria clientela. O mesmo para engenheiro e outras profissões.
Se você não tiver amor pelo que optou em fazer, pare e SE estude, conheça-te primeiro, para, só depois, escolher entre ralar na vida sem amor e satisfação ou ralar na vida com amor e satisfação e, ainda por cima, ganhar pra fazer o que você adora fazer. Ganhar uma grana para fazer o que de graça você faria, pessoa..., isto é o máximo!!!
Não sejam menores, sejam felizes e estudem para o ENEM ou vestibular, mas sejam responsáveis - primeiro - com vocês mesmos, sejam carinhosos com vocês mesmos e não duvidem: RALAR na vida, todos ralam, a diferença é: COMO.
TENHO 54 ANOS E VOU FAZER LICENCIATURA EM HISTÓRIA,ESTOU MUITO FELIZ POIS SEMPRE GOSTEI DE HISTÓRIA E NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE FAZER UMA FACULDADE QUANDO JOVEM, MAIS COMO DIZEM: NUNCA É TARDE PARA ESTUDAR E ADQUIRIR CONHECIMENTO.
Que textao
@CÂMERA JENIFFER LUZ OBRIGADO. AS AULAS COMEÇAM DIA 11 DE FEVEREIRO E ESTOU ANSIOSO PARA COMEÇAR!
Obrigada pelo seu comentário. Precisava ler um assim.
Que comentário sensacional, Kátia.
Tenho 35 anos e vou iniciar a licenciatura em história, vou poder realizar meu sonho de ser professor.
Show ! Ótima escolha
Tenho 33 anos e faço bacharelado em História para poder trabalhar com pesquisa na área de História ou em arquivos públicos. Sou diferente dessas pessoas que falaram aí, que pensam só no fator financeiro. Não sei quanto ganha um historiador hoje em dia.
@@flaviapiva1860 essas pessoas ai tiram o sustento de suas profissões, e o caso do mercado de trabalho pra história com exceção de licenciatura, se altera toda hora. então o fator financeiro é bem importante, pois hora vc ta empregado e hora pode não estar mais. mas sim também concordo que se for escolher algo para fazer uma carreira não deva-se preocupar-se apenas com fatores financeiros, mas sim se gosta ou não do que vai fazer.
Parabéns!Tenho 35, ia fazer História mas mudei para Geografia.O que importa é dar o primeiro passo buscar realizar sonhos que a vida ou as circunstâncias nos impediram lá atrás.
Faço as suas palavras as minhas... Também tenho 35 anos e irei iniciar em Fevereiro de 2021 e irei realizar meu sonho de ser professor.
Decidi fazer História aos 34 anos, começo no primeiro semestre de 2020.
Te prepara.
E aí mano, deu certo?
Eu tenho 33 anos e ja decidi quero sim fazer Historia, mas eu acho que a questão é se dedicar e fazer aquilo que a gente gosta, eu por exemplo ja esperei de mais na minha vida
Scorpio Fala também tenho 33 anos amo história e vou realizar esse sonho um dia!!!
eu ja troquei meu curso para Letras
Eu tenho 37 anos e estou entrando para o 4° período em Licenciatura História eu estou gostando e muito. Porque vc trocou Scorpio Fala?
eu troquei para o curso de letras porque posso trabalha em casa corrigindo e traduzindo textos e tambem gosto de escrever já tenho um livro publicado
entendi Scorpio
exemplo e coragem do João,. correu atrás do que ama, ele n deve ganhar rios de dinheiro, pode se arrepender as vezes, mas deve ser muito feliz.
De todos os que falaram o João me pareceu o mais feliz com o que faz.
Quem tem mestrado ganha bem e se for fazer logo mestrado logo após terminar a licenciatura termina o mestrado com 24 no máximo
Meu sonho desde criança sempre foi fazer Arqueologia, comprava revista da recreio que vinha um pedaço de Rocha/areia e você escavava para pegar alguns "tesouros e ainda brincava com minha mae " nossa, qnd eu me formar vão ter descoberto tudo!" kkkk, mas hoje as 27 me decidi mesmo fazer Historia e seguir com pós em Historia e Arqueologia do Oriente Médio e seguir ae Arqueologia Bíblica. Não me importo muito com a quantia que vou ganhar pois estou pelo conhecimento e amor a historia! Boa Sorte a todos ae que vão seguir História.
Legal
Que top tbm é meu sonho!
Filipe esse vídeo foi de extrema importância para mim. Eu não sei se você possui consciência do quanto você acaba ajudando as pessoas, mas enfim.. Espero que mais professorres de história se formem, obrigada!
Eu curso licenciatura em História a distância, e faculdade a distância é ÓTIMO, aprende bastante, tem que ter dedicação pelo o seu curso, eu amo História e a minha faculdade a distância!
Qual faculdade é?
Adorar Somente a Deus !
Olá ! Qual faculdade você cursa???
Vou começar ead também
Filipe, tira um tempo dos próximos vídeos pra explicar pra garotada como é bom fazer fichamento... Agora falando sério, uma coisa bacana de se destacar, pelo menos das experiências do curso, é o nível que você pode atingir de leitura e compreensão de texto, a partir das indicações e leituras mais gerais que fazemos ao longo da graduação. Pelo menos pra mim, ter contato com textos mais rebuscados, não só de história mas de ciências humanas no geral, facilitou muito o contato com textos de outras áreas, talvez pela natureza específica da forma como se constrói um texto histórico; então, acredito ser bem possível se tornar uma espécie de "leitor mais experiente", dada a quantidade de material que a gente tem contato.
Pô Filipe! Valeu pelo vídeo! Muito elucidador pra mim. Muito obrigada =)
Muito obrigado! Já assinei seu canal. Vou fazer História tbm.
Sempre fui apaixonado por História, desde a mais tenra idade. Só não fiz faculdade de história porque realmente não me vejo como professor. Não que eu desvalorize a profissão, ao contrário. Mas eu não tenho as habilidades necessárias em comunicação e didática para ser um bom professor. E por mais que eu saiba que elas possam ser aprendidas, eu entendo que é algo parecido com a natação: não adianta você aprender a teoria, tem que saber fazer na prática.
Acabei cursando Relações Internacionais. Era a grade mais parecida com História que eu conhecia, sem precisar fazer um estágio obrigatório de licenciatura. Hahaha. Sei que não serve pra muita coisa, mas pelo menos foi uma graduação que eu curti fazer.
Daniel Cardoso e como está hoje?
o mercado de R.I é mesmo limitado?
Moço.Essa é minha dúvida.Quero fazer história.Mas não quero ser professora .
@@vanessalima6224 Complicado isso , né.. Porque , se não tem o desejo de dar aulas, acredito que o campo de trabalho diminua bastante.
Olá, Daniel Cardoso. É... 3 Anos depois... Tenho esse mesmo dilema seu. Eu gosto de história e não sou muito afim de dar aulas seja por minha timidez e comunicação. Mas eu acho que comunicação server tanto para um analista de sistemas (entrevista com os clientes para coleta de requisitos e intermediar entre eles e os desenvolvedores), gerente e professor de história (+ didática). Até é bom fazer relações internacionais, mas a grade curricular é bem distinta de história porque não tem Teoria da História, Fontes históricas, Historiografia, História Antiga I, II, etc que são matérias apaixonantes mesmo cursando licenciatura. Existe bacharelado e licenciatura. Aqueles que acham que não tem aptidão e quer fazer por gostar mesmo, pode optar pelo bacharelado. Eu sou formado em Sistemas de Informação e fiquei muito em dúvida se eu faço um bacharelado à distância que está disponível na minha região ou licenciatura em história presencial numa universidade particular na cidade vizinha que até tem um núcleo de pesquisa que contém acervos sobre a cidade de Bauru / SP. Eu estou entre bacharelado em história na Estácio e licenciatura em história na USC. E ai vem o dilema. Estácio não é bem falado e à distância porque perde muitas oportunidades como a iniciação científica, seminários, debates e a USC oferece tudo isso, mas que pena é licenciatura (USC não oferece até o momento o bacharelado como a PUC-SP). Lá na USC, é formado tanto para dar aulas e também atuar em pesquisas. Para isso, precisa aguentar o estágio obrigatório. A Débora Aladim, que canal no youtube também, diz que alguns colegas do curso de licenciatura não gostam de dar aulas. Uns continuaram fazendo e outras desistiram.
*Tenho 17 anos estudo em uma escola profissional do Ceará e vou fazer um vestibular no meio do ano estava com muita dúvida pra qual curso eu escolheria, mas depois que assisti esse vídeo eu já tenho em mente que vou conseguir se Deus quiser passar na faculdade de História!*
*Depois do vestibular voltarei nesse mesmo comentário agradecendo pq vou na faculdade de História.* 🙏
_07/02/2019_
E aí conseguiu?
Como está indo o curso?
Conseguiu????
Sou universitária de Licenciatura em história, é está sendo uma mudança muito grande na minha vida, principalmente no meu ponto de ver. Façam a faculdade, pois, vocês vão amar.🥰😍😍
Opa! Atualmente curso Matemática pela UFPE, mas sonho em cursar história e ainda irei cursar. É lindo! É fascinante! :D
Parabéns pela escolha.
Estarei acompanhando o canal e divulgando, A partir de julho irei começar a licenciatura em história
Parabéns ao João Goto pelo seu empenho, indo além das suas atribuições, Deus o abençoe!
Olá, Filipe! Excelente vídeo. Acho legal lembrar também que na pesquisa podem ser seguidas áreas com inúmeras possibilidades. Uma das pessoas mais marcantes na minha formação em moda foi a professora Maria Cláudia Bonadio, historiadora. Quando entramos na faculdade, não enxergamos os cruzamentos entre as áreas, muito mais interessantes que as profissões clássicas de cada formação.
Ah que ótimo! Fico no aguardo dos próximos então 😊
Foi bom VC se lembrar dos historiadores, porque História não é só dar aulas.
Sou formado bacharel em Administração de empresas, mas sempre gostei muito de Históra . Gostava de ver as historias sobre o antigo Egito, GRECIA , ROMA , cidades antigas , fatos marcantes enfim estou para iniciar a minha graduação em História até por que estou desiludido com a área de administração , aonde tua faculdade vale pouco todo mundo administra.. vou fazer o que deixei de fazer há anos e iniciar história.
É ler e fichar que nem um condenado... mas com muito amor, (quase) sempre
Faço o Enem esse ano e vestibular no verão, esses vídeos estão sendo muito importantes para mim, eu sou bastante indecisa mas esse ano eu optei por me dedicar a estudar História e depois fazer pós graduação em Arqueologia, está me ajudando bastante em ver as áreas e perceber que ir "bem" vai pelo amor da pessoa em fazer algo que gosta!!
Bem interessante o tema desse vídeo Felipe. Historia sempre foi minha materia favorita na escola. Vou assisti-lo amanhã no trabalho.
Abs!
Excelente vídeo e entrevistas! Comecei a cursar bacharel em História da Arte na Federal de São Paulo mas percebi que o curso/profissão não atendiam o meu perfil e hoje curso Marketing. Como foi comentado pela Dri, pesquisar antes de iniciar o curso e não ter medo de mudar é fundamental, principalmente para evitar decepções e infelicidade. Muitas vezes você tem um perfil de interesse como consumidor de conteúdos históricos (documentários, livros, xadrez verbal), mas pouco depois de iniciar a graduação percebe que não se vê estudando/trabalhando com aquilo, como disse o João é muita leitura (a base das aulas) de assuntos que você não conhece e/ou simplesmente não tem interesse e aí a coisa pode desandar e você acaba frustrado e desanimado. Façam história, mas façam porque vocês gostam e isso lhe traz satisfação pessoal e motivação para seguir em frente, afinal como comentou o Guilherme é uma área onde o retorno financeiro infelizmente não é dos maiores.
Que interessante este vídeo,penso em fazer faculdade em historia(ate conversei com o pessoal do MAE da USP) e labutar em arqueologia depois,ótimas opiniões de varias áreas,fico feliz que não sou o único asiático que vai fazer o curso de historia :)
+Lucas Hideo Sagawa Vish cara, tem bastante asiático lá na usp, fica tranquilo. Boa sorte aí
Faço História, tem duas moças asiáticas na minha sala.
Xadrez Verbal - Fala Filipe! achei ótima a ideia do video, mas acho que faltou aprofundar no cotidiano do Arqueólogo e da Restauradora. A entrevista com o Professor ficou perfeita. Parabéns e sucesso!!
POXA VOCES ESTÃO DE PARABÉNS POR EXCLARECER NOSSAS DUVIDAS , MUITO OBRIGADO ! SOU O CLEYTON SANTO NATURAL DE RECIFE E SOU FÃ DE VOCES .
Eu sou química e hoje trabalho como executiva de contas estratégicas na indústria farmacêutica. Eu nunca me imaginei fazendo o que faço hoje, e nem imaginava que pudesse ser tão bem remunerada, e que bom! Porque eu escolhi a minha profissão não pensando na minha remuneração ou no prestígio, mas no amor que tenho pela química e isso me ajudou a ser uma profissional diferenciada. Este ano eu inicio a faculdade de história, um sonho antigo, que terei o privilégio de realizar. Tenho certeza de que como historiadora e química, serei uma profissional ainda mais exclusiva... e no fim, se trata disso, da nossa dedicação e esforço, aquilo que consiguimos fazer e que poucos fazem, acho que o ponto de partida para ser bem sucedido é a dedicação que imprimimos ao que fazemos e não a faculdade ou curso. Falo isso porque estudei nas melhores escolas, no passado unicamp e este ano, usp, mas isso não garante nada se eu não sustentar as expetativas que estas "marcas" trazem.
Mano mt show! Curti demais, só me fez ter mais certeza de que é esse o curso que quero!
mais um inscrito, ótimo vídeo.. Tenho 19 anos e comecei a cursar história e pretendo dar aula
Excelente vídeo Felipe!! Decidi que ia fazer história (licenciatura) ano passado, hoje estudo pro vestibular, e não vejo a hora de entrar na facul kkkk. Um abração pra todos que tbm estão nessa vibe kkk
Como vai a faculdade?
Como vai a faculdade?
Olá grande Felipe, meus parabéns pela iniciativa! Gostaria de saber se você possui algum vídeo sobre a formação em arqueologia, sou estudante de História da Unip e queria saber se é possível me especializar em arqueologia concomitantemente a minha graduação. Agradeço desde já pelo apoio e os esclarecimentos. Ótimo domingo, grande abraço Felipão!
Já cheguei no canal, e adorei. Eu realmente precisava saber sobre história
Muito bom, cara! História é vida!!!!!!!
Pesquisando
E cheguei a decisao
Sim irei iniciar o Curso de Historia
Agradeco ao Video as dicas e bora. Pra Cima..
Bem o leque é amplo . Penso em fazer História , um mestrado em economia e um doutorado em ciências políticas ou em antropologia e sociologia . Penso na História como uma grande mãe de outras disciplinas ,sem ela é impossível entender de onde viemos e traçar caminhos pra onde vamos . Tenho dúvida entre ela e Literatura ou Ciências Sociais .
JA FIZ MUITAS COISAS NA VIDA NO CAMPO DO TRABALHO,SEMPRE AMEI HISTÓRIA, AS VEZES FICO UM POUCO PREOCUPADO,MAS SER UM PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA MIM É ALGO MARAVILHOSO,MINHA ESPOSA É PROFESSORA CONCURSSADA É ESTÁ ME INCENTIVANDO MUITO,DEPOIS DESTE VÍDEO VOU ENCARAR,OBRIGADO!!!!
Fiz minha primeira faculdade de economia e sempre quis fazer História, me matriculei esse semestre com 25 anos! Obrigado pessoal do xadrez verbal
Man, eu precisava ver esse vídeo. Eu tenho quinze anos e sempre tive vontade de ser professora, sempre gostei muito de história. Eu tive uns momentos aí de crise pq meus amigos querem ser médicos e arquitetos, por exemplo. Eu fiquei um pouco triste pq me achava inferior por querer ensinar, mas eu tenho um amor tão grande por isso e ouvir o Goto falar que ser professor vai além da sala de aula fez eu me emocionar
que entrevistas bem feitas, que bom que achei aqui. qualidade elevada!
Otima iniciativa. História sempre foi minha matéria favorita na escola. No vestibular eu fiquei entre fazer história, psicologia ou computação. Acabei optando pela última apenas por questões mercadologicas, mas frequentemente fico imaginando se foi mesmo a melhor escolha.
Abs e continue o bom trabalho ;)
Não foi sua melhor opção. Erro grave de escolha de vida. Mude já!
Curiosamente estou na mesma duvida kkkk vejo que com computação tenho mais oportunidades maiores para trabalho, e também para sair até do país para trabalhar fora, ja com a história eu faria por gostar da matéria.
William N. É o mesmo comigo, praticamente nasci com um computador na mesa, mas não me vejo atuando com isso, gosto muito de história, porém queria bastante viver fora do país, agora lascou de vez kkkkk
Olá, Douglas. Estranho né eu comentar três anos depois que eu vejo o seu comentário neste canal. Também gosto de história e tecnologia. Fiz Sistemas de informação numa faculdade bem falada aqui na região e considero o desenvolvimento de sistemas como a minha atividade principal. Eu amo tecnologia e história. Programar e estudar história são as minhas duas coisas prediletas. Terminei a minha faculdade de Sistemas de Informação no ano passado e pretendo começar em história (aproveitando que sou jovem ainda). Temos coisas em comum.
Se cursar história, o mercado de trabalho se restringe a professor de história praticamente. E ainda mais a educação é desvalorizada, falta de respeito/reconhecimento ao professor. Não há muita oportunidade em trabalhar como historiador em museus, filmes, etc. Fica mais restrito em pesquisas e viver disso não dá. Quem trabalha com TI não passa pelo efeito da crise econômica.
Olá meu nome é Déborah eu tenho 12 anos estou no 9° ano/8° série meu sonho dêsdos 10 anos quando eu estava no 6° ano/5° série dêsda primeira vez que eu estudei história eu me apaixonei por essa profissão, geralmente a minha professora Ivana passa o conteúdo eu vou la na frente e passo o ressumo.
Fofura
Tenhp 41 anos, estou na minha segunda graduação e decidi por história, pois me chamava a atenção a oridem da espécie humana e sua cultura, minha primeira graduação foi em Ciências Jurídicas e Sociais, eu gostava mais das areas de pesquisa cultural, minhas melhores notas foram nas disciplinas de antropologia, sociologia, filosofia, e, agora com mais maturidade posso me dedicar a entender melhor a importância que cada povo estabelece em sua cultura e costume, sua religião e unindo o direito e a história temos alternativas de União entre os povos, acordos internacionais entre outras alternativas visando a paz mundial.
O Curso é muito legal. É maneiro os debates historiográficos. Estou no 3° Periodo de História na UNIRIO.
Muito obrigado Filipe! Esse vídeo me ajudou bastante.
Poxa a Adriana, desanimou todo mundo! Kkkkkkk
Fiquei tão murchinha kkkkk. Desanimei
muito bom! Parabéns!
história é muito interessante.
Felipe, vou pegar sua vaga no nerdologia haha sucesso mano!
Senti o primeiro professor um pouco frustrado, a garota do restauro totalmente frustrada e o arqueólogo o mais tranquilo na profissão, apesar de mão mostrar tanto entusiasmo.
Estou indo para o segundo semestre de licença em história. Já entrei vacinado sobre a linha de estudo, pq minha esposa há alguns anos desistiu da faculdade de História logo no segundo semestre (achei muito precoce, e hj ela tbm admite isso e até se arrependeu), e tbm tenho um amigo que se formou ano passado. Por essas experiências e tbm de outros professores de outras matérias que conheço, acho que realmente fiz a escolha certa, pq nenhum deles me incentivou kkkkk.
Rodrigo Ramone mas ... e essa reforma do ensino médio, qual será o fim dos formados em história???
Tenho um mês pra decidir entre letras e história.
@@lucasfranco8049 decidiu? Eu tô na mesma
@@mariavitoriadapaixao6916 vou cursar letras. História vai se acabar aos poucos com essa reforma.
Eu tô quase decidindo por letras também, é que estou indo mais por causa de literatura aí tô com medo de me decepcionar
@@mariavitoriadapaixao6916 Letras é bom, as outras áreas de letras são legais também. É bem ampla.
Professora de História, é a minha meta! ❤
conseguiu entrar na faculdade história ainda e sua meta?
Fiz Computação, trabalhei como programador, desisti, fiz Letras com habilitação em Português, fiz mestrado em Filologia, estou num doutorado em Linguística Aplicada e estou feliz. Mas sempre dei valor à História. É um curso "colega" das Letras na FFLCH.
Mudando de assunto, acho que o Filipe deveria dar o parecer dele sobre o curso de História.
Sou professora formada em pedagogia e penso em fazer uma segunda licenciatura em História.
Muito bom! #AMODOREI 😍😍
Historia começou a ser minha materia preferida a parti de 2018 quando eu estava no 8 ano ,pois eu tinha uma professora fantástica ,maravilhosa que me dava conselho e também explicava de uma maneira bem divertida as aulas dela eram contagiantes.#prof Ingrid oliveira.
Olá, sou programador formado em análise e desenvolvimento de sistemas, mais sempre me indignei com falta de bom senso dos que estão na área, sempre pensei que queria ajudar as pessoas de alguma forma como profissão e acabei fazendo um curso de exatas justamente por pura ambição $$, mais a uns anos amadureci a ideia de mudar de ramo, já estou pensando em cursar história a 6 meses, seu vídeo me ajudou muito.
Por experiência própria recomendo a todos que pesquisem muito mesmo sobre o assunto, fazer história e descobrir que adora números e $$ depois, pode lhe custar caro e acabar te frustrando
Nss, vc parece eu do futuro (acho)
Sou da área de informática e pretendia, ou seguir a área da programação ou história, mas a primeira opção seria só pelo $$ q eu poderia ganhar na área
Somos parecidos em um certo sentido. Sou formado em Sistemas de Informação e adoro programação independente de salário. Não cursei por querer salário alto, mas por gostar. Mas também gosto de história. A minha atividade principal é desenvolvimento de sistemas e pretendo atuar em pesquisa na área de história.
Cara eu penso em fazer graduação em história e também em análise e desenvolvimento de sistemas
Muito bom esse vídeo 👏👏👏
PERGUNTA...
Felipe ...agradeceria se mandasse essa para o Gaúcho/Guilherme Mongeló...
Sendo advogado da área imobiliária e interessado em história/arquelogia se seria interessante um mix das áreas em um mestrado ou pós graduação?
grato e muito o bom o canal...
Faço faculdade de Direito, mais amo história, se eu tivesse tempo faria tbm uma graduação em história.
Débora da dicas de redação
vou fazer enem valendo ano que vem e esse vídeo me ajudou bastante a ter mais certeza ainda que QUERO mesmo fazer história
Quero muito cursar para ser professor. Apesar de eu não ser tao tímido, eu tenho um pouco de dificuldade em falar em público. Se tem tipo 4 pessoas me ouvindo ao mesmo tempo eu já começo a gaguejar hahahaha. Vou ter que trabalhar mais esse meu lado para conseguir dar aulas de qualidade. Obrigado pelo vídeo.
Faz um curso de oratória.
Vou iniciar história o mês que vem. Vou dar meu melhor apesar de estar meio assustado. Mais tenho certeza que será uma bênção.
Cara tenho 28 anos e só agora descobri que da pra fazer arqueologia através de historia, eu amo historia, com onze anos achei uma ponta de flecha numa pedra rosa perfeita pena que pedi o artefato, mas esse ano me inscrevi no enem e não sabia o que ia fazer mas apos ver seu canal, não tenho mais duvida vou fazer historia. Valeu gaúcho muito bom teu depoimento. Obrigado
Olá Felipe. Eu sou formada em engenharia elétrica e não faço ideia de como não tomei essa decisão antes, mas agora que saí da faculdade e me deparei com a realidade que me esperava percebi que a engenharia não era pra mim. Acho que fiquei tanto tempo no curso por gostar de estar estudando e nunca fui tão entusiasmada quanto meus colegas. Hoje, depois de 5 anos e meio perdida nesse final da faculdade pensei em fazer outra graduação e história me veio a cabeça quase que instantaneamente, foi assim que cheguei aos seus vídeos. Obrigada pelas informações.
Juliane Gomes Oi, Juliane. Poderia me dizer oque te frustou na Faculdade de Engenharia Elétrica? Pois penso em faze-la e, estou em dúvida se deveria começar com História ou Elétrica.
Já me inscrevi 👏
Vlw pelo video ajudo muito. Brigadu
Esse ano acertei 40 de 45 questoes de historia, sociologia, artes, no enem. Tbm foi a unica materia que eu passei direto kkkkkkkkkkkk, por gostar muito de Humanas talvez eu faça História, sou uma merda exatas kkkk
Tbm sempre acerto esse tanto de questões em ciências humanas
Eu me interessei para conheçer, pórem eu peguei essa disciplina mais eu estava realmente com pé atras, pois eu tinha escolhido Educação Fisica, não tinha uma essa area , nao estava disponivel na minha cidade.
muito bom
apesar de frisar bastante a coisa de pense bem e tal...
como qual quer outro curso nos devemos pensar antes e se não gostar é só mudar😌
muita coisa do que li no xadrez verbal caiu no enem,muito obrigada pelos post
cara...isso m ajudou mt mano...tava em duvida entre historia e arquitetura...agr ja sei qual fazer 1
pra mim já foi tarde, já estou no segundo período de história, kkkkk e´Amandooo kkkk
excelente vídeo!
Passei para o Bacharelado na Federal, mas quero a licenciatura, vou tentar no 2° semestre ou ano que vem. Gosto muito de Arqueologia também, Antropologia, Psicologia, Filosofia, enfim Amo humanas cara. Desejo me formar em Direito e Ciência Política também. Nem que seja com 60 anos, eu conseguirei tudo isso. 🙏
Gostei muito do vídeo, estou indo para o segundo período de Bacharelado em História e antes tinha cursado jornalismo, mas não me encontrei, e tenho me encontrado bastante em História, e achei interessante o que foi dito quando a não ter medo de mudar, caso você não se encontre no curso que está fazendo. Confesso que no primeiro período senti uma certa aversão pelo curso, pois História de Fundamental e Ensino médio não e nada nem parecida com o que você vê e aprende no curso.
Porém História Antiga salvou para mim pois tinha o Egito, ri quando a Adriana falou do Egito Antigo pois também sou apaixonada por essa cultura e civilização.
Uma coisa que eu sempre digo é: Se você ama algo não veja apenas o lado financeiro. Pois muitos acabam não cursando História devido ao mercado de trabalho e por não querem ser professores, porém há outros campos e áreas em que o Historiador pode trabalhar, que não envolvem apenas salas de aula!
Em qual faculdade você faz bacharelado em história?
Tenho 17 anos e pretendo cursar história, entretanto eu confesso ter medo de me arrepender! Excelente vídeo.
E aí? Como está hoje?
gosto de história unica area da qual me indentifico pois gosto de História sem contar que estou de saco cheio de trabalhar sabado domingo e feriado tenho 31 anos e bora pra cima 2023 começando com pé direito
ótimo video
Muito bacana essa entrevistas!
Estou interessado em historia, porém na minha região não tem historia presencial, o EAD vale apena?
tenho 22 anios e entrei no vestibular da licenciatura em historia e esta sendo otimo me identifico bastante com a área, na verdade eu tinha uma recusa coisa de jovem indeciso porém quando uma amigo meu me falou que fazia licenciatura em historia ele disse que era muito legal e que teve uma ótima experiência.
Tem história antiga?
Sempre tive muito interesse por História, Sociologia e Filosofia durante o ensino médio, hoje estou no segundo ano do curso de computação, mas acredito não ter sido a melhor escolha, pretendo fazer vestibulares ao final deste ano, mas não sei qual curso escolher, tenho pesado em História e Ciências Sociais não sei qual deles seria a melhor escolha para mim. Alguma dica que talvez possa me ajudar nessa complicada escolha?
Estarei aguardando o restante dessa série de vídeos ansiosamente.
Sempre gostei de História na escola, agora vou ter oportunidade de cursar na Universidade.
Agora vai kkkkkk sou formada em Magistério, e tava indesisa entre Pedagogia e História, mais agora vai História!!!
adorei os comentários
Vou começar o curso mês que vem, mas foram tantos pensem bem sobre fazer o curso que estou imaginando
que existem muitos decepcionados kkkkkkkkkk
Ai surge a questão ganhar dinheiro ou ser feliz profissionalmente?
Sensacional! Desenvolvi meu interesse em cursar arqueologia ainda no ensino médio, mas pensava em me graduar em geografia p/ chegar lá. Graças à um curso técnico em Museologia meu interesse por História acordou.
Hoje tenho 20 anos e, confesso que, deixei de lado por algum tempo a ideia de fazer faculdade. Não sei porque, apenas deixei isso quieto num canto. Hoje mais maduro, inclusive o que o Goto falou sobre maturidade me tocou de certa forma, pretendo retomar minha atenção p/ entrar em uma boa faculdade e cursar História e depois uma pós em Arqueologia.
Minha grande dúvida no momento é a de qual faculdade escolher e até mesmo como escolher qual faculdade tem o melhor curso de História. Estudo com certo carinho até mesmo a possibilidade de sair de Sampa p/ estudar, se for preciso.
Filipe, teria algumas dicas p/ me ajudar com isso? Como escolher a melhor faculdade? Ou como saber qual é, e o que faz ser, o melhor curso em História?
Obrigado!
Muito o vídeo
Legal
Sou apaixonado por história, meu sonho
Gostei 👍👍👊
Eu com 37 anos vou fazer licenciatura em História, nunca é tarde né kkkk. Mas confesso que a Adriana me passou um pouco de dúvida,medo e receio no relato dela kkkk
Sou técnico mecanico formado pelo cefet RJ
Iniciei engenharia mecanica no cefet RJ e tranquei - abandonei no 3 periodo.
Fiz técnico em eletrotécnica na faetec e trabalho na area
Sou aluno atual de computação na UFF, em Niteroi RJ - trancada
Hoje vi que minha vocação é ser professor de historia.
Sou falante, gosto de ler e gosto de explicar.
Muitoo top mano
Olá, Passei em História na Unesp, mas estou com receio sobre a carreira de professor devido a parte financeira, gostaria de saber qual é o salário inicial em escola da rede pública do estado de São Paulo para professores de História
Gabriel Vicente, você poderia me dar dicas para o vestibular da Unesp, quero muito fazer história na Unesp de Franca SP, mais estou bem perdido quanto ao que estudar para prestar lá...
Obrigada
E quem já tem 27 anos formado em contabilidade, atuar na área, mas a paixão foi sempre ter cursado história e lecionar aulas? Estou pensando seriamente em me jogar! ótimo vídeo.
Gostaria de saber se um profissional que se forma em História no exterior pode exercer no Brasil, ainda que precise de alguma prova para revalidação ou coisa do tipo... Parabéns pelo excelente trabalho!
Muito bom!!
41 anos e muito feliz por ter tomado coragem finalmente em me matricular em historia.