Por um minuto achei que tb seria interessante um gráfico de distribuição dos partidos brasileiros de acordo com o seu posicionamento politico e econômico, ai lembrei que a maioria dos nossos 367 partidos são só bando de aproveitadores que só estão tentando tirar proveito próprio e que talvez nem eles saibam onde se enquadram... /:
7 ปีที่แล้ว +104
Mano, tua voz é igualzinha a do Nerdologia de História!
Seu canal merece mais notoriedade, muito boa a abordagem do assunto proposto. A busca pelo conhecimento e a necessidade da discussão é o que falta a nós...
Muito bom Bem explicativo pena que a grande maioria do povo do nosso país não tem inteligência suficiente pra entende ,e faz certos tipos de comentários chulos como muitos que vi aqui ,povo gosta de viver na ingnorancia e ainda se acha no direito total de crítica negativamente quem tá esclarecendo
Eu sou um democrata que defende uma economia de mercado (porém com regulações) no campo econômico e um estado de bem estar social no campo social, assim como políticas verdes e posicionamentos liberais em relação à moralidade e os costumes. Agora onde, como e quando isso é comunismo, bolivarianismo, marxismo ou petismo?? Pq caralho, enche o saco quando alguém não sabe a diferença entre social democracia e comunismo, que acha que que ser a favor do casamento homoafetivo e da legalização da maconha é igual a ser comunista.
+Strange Fantástico Sem dúvidas os países nórdicos foram os mais eficientes e felizes em garantir um estado de bem estar social com economia de mercado. Mas o modelo nórdico se aplica a países desenvolvidos com no máximo o tamanho deles e pouco populosos. Mas cada sociedade pode buscar seu modelo de social democracia, sua própria combinação de livre mercado e pacto social. A França por exemplo tem o seu próprio modelo, na América Latina eu só tem o Uruguai e Chile como bons exemplos, pois eu não acredito e acho até perigosa essa integração com Bolívia e Venezuela. É mais mais uma integração ideológica que econômica e veja o que aconteceu com Brasil e Argentina.
+Strange Fantástico Com relação aos impostos eu defendo impostos simples e cobrados de forma direta (mercadorias devem ser exoneradas ou com baixos impostos), mas para manter um pacto socioeconômico é necessários altos impostos. Alguns países desenvolvidos conseguem fazer isso com uma carga tributária menor, como o Canadá, mas ainda assim o imposto é relativamente alto em todos os países desenvolvidos. Mesmo que não se consiga reproduzir o estado de bem estar social nódico a maioria dos países conseguem garantir educação e saúde, direitos trabalhistas básicos e programas sociais. Até o Brasil faz isso, faz mal mas faz. E cada modelo vai depender do tamanho do país, da população, da demanda de gastos sociais, da economia e da cultura. O pré-candidato Democrata Bernie elogia muito a Escandinávia e disse que se eleito adotará esse sistema nos EUA, mas por mais bem intencionado que ele seja, é impossível. Mas ele pode encontrar um modelo social que se ajuste aos EUA. E sim, nos países nórdicos da certo por causa da liberdade econômica e alta produtividade, por mim nada de mal nisso. Considero a social democracia e social liberalismo como vertentes do liberalismo clássico.
+Oliver Murphy Você é um comunista porque tudo que defende leva cedo ou tarde ao comunismo. O estado de bem estar é insolúvel e inviável a longo prazo. Para a direita as ações sociais não podem terem origens no estado, mas nas instituições civis por um compromisso ético e moral de ajudar o próximo.
+Oneide Teixeira Eu não sou adepto do socialismo democrático que defende o fim do capitalismo sem revolução e por vias democráticas, de certa forma eu sou um liberal pois a social democracia e social liberalismo são vertentes do liberalismo clássico. E o estado de bem estar social pode ser perfeitamente mantido, mas todo modelo econômico está sujeito a crises, seja liberal, libertário, social democrata, socialista ou comunista.
Cheguei por causa do podcast, e me arrependo profundamente em não ter conhecido o canal a mais tempo ! Magnifico o trabalho dos senhores ! Continuem assim, forte abraço!
Muito bom, Felipe. Particularmente, eu não aceito mais o conceito de esquerda x direita, como bem disse, hoje há vários e vários modelos políticos-econômicos, que ainda permanecer nesta graduação é turvar essas próprias variações.
Sabe o que é irritante em pseudo entendedores de política: é que se discorda de algo, seja nas mínimas coisas, já é rotulado da pior maneira que o cérebro infantil deste ser, consegue pensar. Quando se pensa no prisma politico, é muito mais que preto no branco.
+Daniel Fernandes existem varios e varios modelos q podem ser avaliados seguindo esses dois parâmetros basicos. Até hoje não ouvi falar de outro modelo pra analisar seguindo outros parâmetros, por isso ainda é didático aceitar essa convenção.
Acredito até que dada a complexidade da política atual, utilizar os termos direita e esquerda são anadequados, pois retrata a política como dois blocos sólidos, o que dificulta a discussão de ideias.
Filipe, Parabens, seus videos são muito bons! Quando vi o título desse video logo pensei que viriam aqueles discursos tendenciosos sobre posição politica, mas me surpreendi! Essa é uma outra forma de analisar esse tema de forma mais interessante e sem "magoar" ninguém!
Não sei dizer se esquerda ou direita, pois os melhores países, possuem tanto alto desenvolvimento de liberdades sociais, politicas e econômicas, então possuem partidos tanto de direita quanto de esquerda e como consequência politicas tanto de direita quanto de esquerda. Entre eles se encontram: -Noruega -Suíça -Países Baixos -Irlanda -Dinamarca -Alemanha Já países radicalmente autoritários tanto de esquerda ou de direita não estão em boa posição em nenhum ranking de liberdades, alguns possuem um certo desenvolvimento economico e social, isto é, as pessoas em média podem ter até uma boa qualidade de vida, mas tem limites em se expressar e exigir mudanças (o que muitas vezes leva a estagnação), neles estão: -Arabia Saudita (¿direita?) -Coreia do Norte (¿esquerda?) -Cuba (esquerda) -Singapura (direita) -Brunei (¿centro?) -China (¿esquerda?) Há também países com alto grau de liberdades politicas, mas que possuem uma qualidade de vida razoável ou ruim. Nesses países se realiza o contrário, as pessoas podem se espressar e exigir mudanças apesar de ainda não terem um bom meio de vida, neles estão: -Costa Rica (¿esquerda?) -Jamaica (¿direita?) -Uruguai (¿direita?) -Portugal (¿esquerda?)
Que puxão de orelha lindo hein? Foi ótimo deixar o suspense no ar o que você vai falar depois. Os vídeos estão melhorando o Filipe. A edição também. E depois faça uma entrevista com Boris Fausto e com Ives Gandra. Em relação ao PSDB, eu acredito que seja um partido de centro esquerda, por ter muita gente ali dentro ter ideias tanto esquerdas ou direitas.
Apesar de ainda terem pessoas com pensamentos um tanto à esquerda, o PSDB faz alianças com os principais nomes da direita brasileira e tem suas lideranças sempre com orientação de direita.
+Hildeni Antonio Gomes Junior acho que a sigla em si do PSDB significa isso mas na prática não. No nmeu entendimento tavez o PSOL se encaixaria como um partido de centro-esquerda, dentre as principais siglas.
O que me espanta nessa conversa de direita ou esquerda é que no Brasil, no atual cenário político, essa conversa me parece meio 8 ou 80. Se alguém falar que é de esquerda automaticamente as pessoas de direita acham que essa pessoa é comunista e blablabla e o inverso também, se alguém falar que é de direita, automaticamente o pessoal de esquerda acham que é fascista e blablabla, parece que não tem como ser de esquerda sem apoiar o comunismo ou direita/fascismo.
+Historiologia Isso é resultado da nossa baixa instrução e conhecimento político. Aí toda discussão política acaba caindo na profundidade 'Petralha x coxinha'.
+Historiologia Eu penso que o Brasileiro médio sempre teve essa mentalidade 8/80 pra praticamente tudo: religião, futebol, política... Acontece que antes das redes sociais, o chato morava no Acre, portanto não existia acesso a opinião dele, e mesmo que tivesse ele não teria a opção de se manifestar como anônimo. De 2013 pra cá esse efeito 8/80 que estava adormecido simplesmente acordou, em 2014 ele ficou mais explícito. O lado bom disso é que as pessoas, principalmente jovens, estão mais interessadas em debates políticos, e o interesse ao debate é muito melhor do que a ausência dele. Mas sim, eu concordo que essa polarização é chata e desnecessária.
Filipe, no vídeo sobre anacronismo, seria interessante você falar do método hermenêutico filosófico como nova proposta de compreensão da história. Seus vídeos são muito bons. Abraços.
Prof maravilhoso ,gratidão por explicar tão bem eu era totalmente diferente leiga sob política ,era uma maria que ia com as outras ,agora entendo tudo GRATIDAO
As perguntas que sempre faço é são as seguintes: qual a nação que gostaríamos que o Brasil se assemelhasse? Quais são as ações que fizeram de alguma forma andarmos para a frente? As esperiencias que a humanidade já esperimentou quais as que tiveram sucessos? Uma coisa que recherço é quererem fazer do nosso país uma experiência única. Cobaias não!!
o único vídeo na internet que mostra as nuances, detalhes, justamente como partidos daqui são diferentes ou iguais a partidos de outros países ... tanto o psdb como pt , pela boca de fhc e lula são classificados oficialmente como centro direita e centro esquerda respectivamente
O anacronismo é um problema mesmo, pois certos nomes já não significam o que antes significavam. Fora a propaganda ideológica para prestar um desserviço à população. Um exemplo é usar o termo conservador como xingamento. É apenas uma descrição. E tem ainda o pessoal que acha que é uma luta do Bem contra o Mal, como se o outro lado não tivesse boas intenções em suas ideias. Também acho que as pautas deste novo século não podem se resumir ao espectro de direita e esquerda. Veja bem, o que a direita e a esquerda clássica têm a dizer sobre os direitos de homossexuais, a questão ambiental, a legalização de drogas, o aborto, clonagem humana, novas formas de relações de trabalho, a revolução tecnológica ( p. ex.aplicativos como o Uber), liberdade de expressão e econômica na Internet, etc.? Podemos ensaiar algumas respostas à luz dos clássicos, mas de fato os intelectuais de hoje é que vão ter de pensar exatamente o que isso afeta a nossa sociedade e como isso transformará a nossa civilização.
+Cícero Considero ofensivo ser chamado de conservador (dependendo da questão), principalmente quanto se trata de conservar preconceitos e estruturas de poder opressoras. A esquerda e direita tem muito oq dizer em todos esses campos q citou, justamente pq essa "divisão" política reflete dois grandes pressupostos, a liberdade individualista e a liberdade individual dentro da igualdade social. Claro q dentro disso existem várias vertentes (como foi dito no video) que vão focar em diferentes aspectos e alternativas, mas dentro desses eixos. Abç!
Filipe, percebo que muitos também gostam de substituir os termos de esquerda x direita por ideologias que são herdeiras/favoráveis a perspectiva de mundo do "iluminismo" x ideologias contrárias ao "iluminismo". Você acha que ter a perspectiva do iluminismo como norte na polarização política contemporânea também é correto?
A direita prega o respeito à individualidade de cada um, ao contrário da esquerda, que prega uma pretensa igualdade entre as pessoas. Só que as pessoas são diferentes e ser diferente não é ruim nem ser inferior, como tenta passar a esquerda. E é um anseio do ser humano poder evoluir livremente trabalhando e prosperando, com um Estado gigante freiando as pessoas, elas se tornam apenas mais um numa sociedade. E nenhum governo comunista foi democraticamente eleito, todos governos comunistas foram ou são ditaduras, prova que as pessoas não querem isso
concepção limitada demais existem muitas vertentes dentro de ambos os lados assim como existe uma esquerda progressista colocando os interesses do coletivo (através da igualdade) acima de tudo, existe uma esquerda mais liberal focada no individuo e assim como existe a direita liberal que defende a individualidade de cada um e, por consequência, a liberdade de cada um; há uma direita neoconservadora e uma direita "Liberal" repudiando o individualismo e defendendo o Estado absoluto e quem tenta passar que ser diferente é ruim é a direita, principalmente a conservadora. A esquerda atual trabalha pra acabar com a visão social das diferenças, considerando, por exemplo, gays e heteros iguais em todos os sentidos sociais e políticos. Enquanto a direita conservadora insiste em separar ambos, colocando aqueles que estão dentro do padrão pré-moldado da sociedade, acima de quem não está. Tanto que existe um repudio imenso vindo dos neocons contra tudo que não for padrão e fera, não existe governo comunista. Isso é uma histeria criada pela alienação dos conservadores. Todos os governos que implantavam as doutrinas socialistas, acabaram terminando no socialismo autoritário. E fera, o capitalismo, nesse caso, a versão política dele (anulando o lado econômico e o Mercado) tbm já fez merda pra caralho. Arábia Saudita e Palestina tão ai pra provar e fera, eu te pergunto uma coisa, até onde vai isso? "E é um anseio do ser humano poder evoluir livremente trabalhando e prosperando" isso também inclui assassinos de alugueis, traficantes dos mais variados tipos e políticos?
+Xadrez Verbal Sinceramente, o meu medidor de ironia deve estar quebrado, pois não entendi nada da sua mensagem. Não deu pra entender se foi uma tentativa de autodepreciação ou exatamente o contrário.
Prezado, achei muito ponderada e rica sua análise sobre a definição de direita e esquerda na atualidade. Embora eu, particularmente, não me identifique com ela. Sou mais adepto de um certo absolutismo na definição geral de termos, embora acredite que a análise de um período ou local específico deva ser realizada sob o prisma "relativo" daquela janela. Explico: A definição sobre esquerda e direita realmente remete à revolução francesa, em dois períodos distintos e próximos. Mas com certeza, tanto em um como no outro, a definição da esquerda aponta para os revolucionários da época, que na verdade não eram nada mais nada menos que a plebe e os trabalhadores camponeses que lutavam contra o status quo que era o poder e os ricos. Enquanto a direita era a família real deposta, o clero e por fim a burguesia. Ou seja, trocando em miúdos, a esquerda, por definição histórica, são aqueles que se assentavam à esquerda no parlamento (jacobinos) que defendiam os interesses da plebe, dos trabalhadores camponeses, enquanto a direita (os girondinos) defendiam os interesses dos herdeiros da coroa, da igreja (clero) e mais tarde dos burgueses. PONTO. Aí morre a definição que serve (ao meu ver) para qualquer tempo, até para os dias atuais. O que pode-se mudar no espectro é dizer que alguém, algum político, governo, ou pessoa de hoje está mais à direita ou menos à direita. Mais à esquerda ou menos à esquerda, comparando a outrém ou a outro período ou governo, etc. Por fim, ser conservador, ser progressista, ser liberal econômico, comunista, defender causas ambientais, feministas, ser liberal pessoal ou autoritário, e outras definições, são apenas outras definições que historicamente estão mais ligadas as pessoas da esquerda política ou à direita política, conforme a situação, mas não definem taxativamente a ser de esquerda ou de direita. É conservador ou progressista (no meio, ou mais para um lado ou para outro). É liberal (capitalista) ou comunista (ou no meio?)... Nada disso define se é de esquerda ou direita, apenas pode dar pistas de onde está mais próximo. Enfim, pra mim, direita e esquerda é apenas de que lado está: Da plebe, do trabalhador pobre ou do herdeiro magnata, do burguês rico,etc. Ponto.
Quando me refiro aos revolucionários "plebe" ou trabalhadores camponeses, me refiro assim, pois eles fizeram a revolução em virtude de uma insatisfação pois se sentiam "explorados" ou "excluídos" pelo sistema da época. É assim que acredito que a definição se atualiza e perpetua. Se de um lado exista quem se sente "explorado" ou "excluído" sempre haverá de outro lado um sistema "explorador" ou "excludente". Essa é a definição de esquerda e direita que se atualiza para todo o sempre.
Esse argumento é mais do que furado, seja pobre, rico ou classe média ser da direita é apenas se preocupar mais com o seu dinheiro e ter certeza que não será roubado pelo governo.
É sempre muito difícil encontrar uma exposição insenta sobre esquerda e direita. As exposições de uma quase sempre partem da assunção da outra. Isso tem suas virtudes, mas também tem seus defeitos. O verbal pareceu ter conseguido fazer uma versão insenta. Parabéns.
A parte econômica ficou confusa. Eu, por exemplo, tenho uma visão que um primeiro passo interessante seria uma reestruturação da economia brasileira que teria como um primeiro passo o desvincilhamento das relações empresariais do estado. Ou seja, vende tudo que não preste serviço direto à população. Como bancos e petrolíferas, principalmente. Para que sejam maior avaliados os quesitos que competem ao estado como saúde, infra-estrutura, educação, etc. Já por outra parte, pra estimular a concorrência, eu acho interessante que aumentem-se as taxações aos maiores salários e rendas, sendo assim, tentar um pouco diminuir o poder de certas classes sociais aproximando a classe C da classe D, a classe B da classe C e, o mais difícil, a classe A da classe B. Sei que existem diversos contras pra uma abordagem desse tipo, mas seria essa abordagem uma abordagem centrista? Já que se baseia numa política de privatização inicial e de taxação logo em seguida?
Canal Pitão na verdade o PSDB é um partido neoliberal de centro direita, partido plutocratico e burguês direita e esquerda são uma merda TERCEIRA POSIÇÃO É MELHOR
Dr. Enéas Carneiro dizia que os termos ''esquerda'' e ''direita'' estavam obsoletos, isso há uns 20 anos (se não me engano). É preciso pensar além desses ''dois lados''.
Denilton de Jesus Vai com calma aí, rapaz, precisa se alterar não! Eu só fiz um comentário a respeito de características. Lembrando que Hitler era contra o capitalismo, característica associada a ideologias esquerdistas, mas também contra o comunismo. Se você olhar ali em cima falei sobre terceira via, pois acredito que o nazismo seja uma espécie de uma. A direita jamais seria contra o capitalismo, pois ele está diretamente associado à diferença de classes, característica dela própria.
Uma curiosidade: o partido nazista surgiu de uma coisa muito parecida com o MST. Isso não indica que ele, em seu auge, é de esquerda ou de direita, mas a origem dele foi de esquerda, até porque Hitler usou como base o socialismo, por isso Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.
Enquanto esquerdistas e direitistas tratam suas ideologias como times de futebol, brigam pelo poder e pela posse da verdade os ricos(empresas financeiras) enchem os bolsos. Acordem. É muito mais válido discutir assuntos específicos separadamente do que defender cegamente uma ou outra ideologia.
Empresário que enche o bolso no Brasil,são apenas os amiguinhos do governo : OAS, ODEBRECHT, QUEIROZ GALVAO, ANDRADE GUTIERREZ ,ETC... No Brasil, empresário que gera emprego é visto pelo governo como vagabundo e precisa sonegar para sobreviver..... O governo tira impostos dos caras e não da nada pro povo de retorno...e são justamente eles que dão emprego pro povo...se cobrar menos impostos deles , haveria mais investimento e geração de emprego pra população .. Mas o povo brasileiro ,aprendeu com os políticos, que empresários são todos ladrōes capitalistas
Fiz o teste do "Compasso" e sou libertária de esquerda..... chocada! Você poderia, por favor, me passar os dados do livro linkado sobre ideologia para se quiser citar no futuro?
n fala merda merda cara, essa falácia á encheu o saco, tu tem ideia da quantidade de influencias q tu tem no teu dia a dia? nenhuma delas faz tu se transformar em algo q tu n quer, tu seleciona o q te interessa, ,assim como qualquer ser humano, a grande maioria esmagado caga e anda para o q professores dizem a prova disso esta aqui nos comentários, o q tu n aceita a o progresso social é isso q te incomoda, provavelmente ja foi doutrinado pelo militarismo ou por alguma religião moralista, e agora tenta projetar isso em outras pessoas, pesquisa o q é projeção q vai fazer mais sentido
Muito bom o vídeo, a única coisa que não concordei é que PSDB é de centro-direita. O PSDB visa a igualdade social e qualquer ponto da direita rejeita esse conceito. Concordo que o PSDB está mais a direita do que o PT, mas ainda assim é um partido de esquerda.
uma definição simplista demais coletivismo e individualismo podem ser encontrados em ambas vertentes afinal, assim como existe uma esquerda socialista pregando o coletivo acima de tudo, há uma esquerda mais liberal pregando o respeito ao individuo. e assim como existe uma direita liberal que defende com unhas e dentes o individualismo, há as aberrações políticas presentes no Brasil, que colocam o coletivo (principalmente o Estado) acima do individuo. Dois exemplos disso são o neoconservadorismo e o liberalismo fio-dental
+Xadrez Verbal, por ser novo no canal, não sei se você gosta de revelar isso para evitar polêmicas, mas se esse não for o caso, peço-lhe para nos mostrar seu "diploma" do Political Compass, para vermos em qual dos quatro quadrantes você ficou. Um abraço e parabéns pelo trabalho. Definitivamente assistirei muitos de seus vídeos. Boa noite.
Você citou, no início, Bobbio. Fiz um vídeo, tendo um texto dele como base, para trabalhar a questão de escpectro político em relação ao nazismo. Se você tiver curiosidade, ei-lo: th-cam.com/video/74Fiyl7uxyA/w-d-xo.html PS: Parabéns por seu vídeo! Ficou muito bom! Mais um inscrito em seu canal!
ótimo vídeo, sou um estudioso informal a alguns anos desse assunto e poucas vezes se vê uma abordagem tão completa e que se esforça para não influenciar ideologicamente o interlocutor uma coisa que eu não entendi muito bem sobre o 'irracionalismo" ou o anti-racionalismo, nos métodos apresentados como alternativa a visão de mundo racional há uma tendência mais para o conservadorismo e tradicionalismo, mas no gráfico mostra que os anarquistas clássicos (Bakunin, Kropotkin etc) e a contra cultura (punks, hippies, beatniks etc) também se aproximam do irracionalismo, como isso se dá? entendo as questões mais misticas de certos grupos hippies ou naturebas e as questões niilistas de certos grupos anarquistas e punks, e de certa forma sociedades "anárquicas" como comunidades tradicionais (Kibutz, quilombos e algumas cristãs primitivas) e tribos aborígenes tenham certo apelo tradicionalista e étnico não as vejo no mesmo barco dos conservadores da direita quando se contrapõem ao racionalismo seria algo próximo disso? ou tem a ver com os pós-modernos?
Muito bom! Assinei o canal e vou assistir mais um bocado. Gostaria de saber se vc tem opinião sobre a distinção entre economia e política. Às vezes eu acho que ela mais confunde que contribui. Quer dizer, se esquerda (seguindo minha definição preferida) é a defesa da igualdade, alguns setores da chamada "esquerda autoritária" pode mesmo ser chamada de esquerda, quando age como se fosse uma vanguarda iluminada? Certo que, retoricamente, não colocam essa iluminação como fruto da natureza, e sim da "ciência", mas, na prática, muitas vezes naturalizam essa posição.
7 ปีที่แล้ว +4
O PT hoje em dia é de centro esquerda e não de esquerda.
Fiz os testes. São mesmos mais pra um quiz de curiosidade. No de Nolan, em Inglês e em português, fiquei à esquerda/liberal, porém no inglês fiquei mais à esquerda, e levemente acima do centro (sentido libertário/estatista); português fiquei próximo do centro e levemente abaixo do centro no sentido libertário/estatista. Já no political compass sou um anarquista radical, fiquei bem no cantinho, a extrema esquerda e libertário ao extremo (direita/esquerda -9.25; libertário/autoritário -9.49).
a desigualdade é sim natural, não é justo que alguém que trabalhe muito, tenha menos do que quem não trabalha, então tudo se encaixa na meritocracia, por mérito próprio, trabalhando e batalhando, você pode sim ter mais do que os preguiçosos
mais ou menos natural pegando o caso do Brasil, onde existe uma falsa meritocracia (pessoas ricas saem com uma vantagem absurda em cima das demais castas sociais, inclusive ocorrendo sabotagens e seletividades), há casos de desigualdade completamente forçadas pessoas que vão da linha da pobreza pra extrema pobreza não tem sequer acesso ao sistema de méritos. E com as políticas autoritárias que estão surgindo no Estado, algumas pessoas de classe média (principalmente minorias) e algumas de classe alta (artistas, no caso), vão ter seus méritos e sua busca por eles sabotados.
Eu acho que vc e muito burro vc tem que te sua própria opinião, independente do que vc acha da opinião dele apesar do canal dele ser maravilhoso, vc tem que analisar a situação quais são as verdadeiras intenção do candidato e eu não vou falar minha opinião do que eu acho sobre esse candidato que vc citou
Vídeo excelente. Gostei do diagrama que definiu direita e esquerda usando liberdades individuais e econômicas, faz sentido se olhar o que conservadores e socialistas dizem e como se comportam.
7 ปีที่แล้ว +3
PSDB só tem social no nome, e democrático também somente no nome.
Ótimo vídeo, parabéns pelo canal. Mas gostaria de fazer uma observação a respeito do que me pareceu um erro no vídeo, na definição de esquerda e direita por Bobbio no início do vídeo. Para Bobbio o que difere uma da outra é questão da igualdade. Segundo o autor, para a esquerda as desigualdades (lembrando que a vários tipos) não são naturais, e para a direita sim as desigualdades são naturais. Definição essa que foi dada ao Scruton, mas como não conheço a definição deste autor, não sei se houve uma inversão entre o trabalho de ambos...
*Fabrício Martins Moura* Na verdade, o Bobbio faz diversas ponderações sobre o que distingue esquerda e direita, não se restringindo apenas a desigualdade social. Além de que o Filipe ressalta esse ponto nos min 4:52 usando o termo "racionalismo" desenvolvido por Weber. E a idéia de desigualdade social como algo natural é atribuída a teoria do utilitarismo de Stuart Mill e não ao Scruton, porém essa teoria já foi refutada por Kant a um bom tempo.
Prezado Você Tem Razão! Vou me informar mais a respeito dos trabalhos de Bobbio. Mas pelo que eu lembro da obra em que ele analisa a esquerda e direita, ele deixou bem claro, que apesar de todas as considerações e variações, a desigualdade o ponto central... Quando ele fala da busca da igualdade pela esquerda, ela pode ser vista vários sentidos (de gênero, etnia,etc), tudo variando de acordo com a vertente da ideologia, não entendendo-se apenas por desigualdade social. Sendo de acordo com o autor que as desigualdades para a esquerda não são naturais e sim frutos de uma construção social... Apesar de eu achar dos trabalhos que li o do Bobbio o que melhor define essas denominações, nem levantei a questão uma análise de outros autores, só fiz uma observação a respeito do vídeo... Por mais que seja impossível seja uma igualdade social, ideologicamente eles buscam uma redução da desigualdade... O próprio Marx falava disso, que quando os proletários assumissem o poder uma nova hierarquia social sugeria, sendo necessário um outro grupo para acabar com essa hierarquia. Outro ponto que quero observar, é que quando fala-se de desigualdade e igualdade, entende-se de oportunidades. Não de sermos igual ou diferente, como equivocadamente muitos pensam.
PSDB de direita? Nem no cenário político do inferno. Essa não cola p quem conhece meu querido! O legal é que tu tenta relativizar tudo né. Mas valeu a intenção!
É uma questão de referencial, em referencia aos outros partidos brasileiros (partidos esses de muita esquerda) o PSDB é de direita, agora em referencia á partidos norte americanos (em sua maioria liberais)o PSDB é de esquerda.Assim como vc em relação á uma tartaruga é rápido e ao mesmo tempo em relação a um carro é devagar.
A meu ver, o liberalismo social é mais à esquerda (ou acima) no political compass. O liberalismo econômico é de direita. Então, eu imagino que o PSDB seja do quadrante superior esquerdo, próximo do centro pra cima e mais próximo do fim à direita, pelo liberalismo econômico. Eu acho.
Friesian Institute adicionou um terceiro eixo ao grafico de Nolan, que reflete a distribuição do poder num eixo monárquico-anárquico! O fato é que até hoje nenhum espectro politico consegue mapear totalmente uma ideologia politica!
Acho que existem cinco momentos onde esquerda e direita estão definidas de formas diferentes. 1- Revolução Francesa(1789) 2- Século XIX 3- Entre Guerras(1918-1939) 4- Guerra Fria 5- Pós Queda da USSR Sem esse conhecimento temporal ou por desonestidade, as pessoas muitas vezes desvirtuam e confundem os argumentos. Apesar do conceito ser falho pois é prático, empírico, sempre sendo mudado pela cultura e mesmo sendo alterado por aqueles que não sabem.
Olá, Felipe. Seus vídeos são excelentes. Só tenho uma dica para passar. Você pode usar um microfone de lapela para captar a sua voz e gravá-la separada do vídeo com o programa Audacity. O áudio vai ficar limpo, sem ruídos, e mais agradável de ouvir. Um abraço.
Fiz os testes e deu Estatista no Nolan e x -5.75 y 0.31 no compasso... Ainda não sei se concordo com isso (principalmente o primeiro), pois se eu fosse me denominar, ou seria teocrata ou imperialista, mas acho que nenhuma dessas se encaixa nos graficos... Aliás, vídeo muito bom, porém para pessoas semi-ignorantes como eu (que nunca foram bons nesses assuntos), ficou um pouco confuso no meio, mas no fim entendi tudo ^^
Felipe, você não acha que é um pouco precitado dizer que a dicotomia está ultrapassada porque hoje há quem use "um plano cartesiano", sobretudo se conhecermos a origem política e os interesses dos autores de certas modelagens? Certos quadros desses podem funcionar mais como indutores de comportamento do que de fato aparelhos de análise, como é o caso do Eixo de Nolan. Colocar que certos eixos são da Liberdade em oposição aos eixos que conduzem ao totalitarismo não é exatamente um mapa de análise, é quase uma descarada peça de propaganda. Os eixos clássicos são totalmente pertinentes para explicar alguns fatores e o quadrante é, muitas vezes, bastante claramente peça de propaganda. Então falar em superação de um por outro não é totalmente adequado.
É bem simples. Imagine uma ilha com 100 pessoas. Qual destas opções você escolhe: 1: Ter um grupo de liderança com 10 pessoas, que designa o que cada um vai produzir, fiscaliza para que todos produzam e que recebe tudo que foi produzido pelos indivíduos 90 remanescentes indivíduos e então divide igualmente para todos? 2: Você está livre para produzir o que quiser, viver como, onde quiser e pode trocar alimento, material, ferramentas e etc com outros indivíduos do grupo? Opção 1 é esquerda, opção 2 é direita.
Parabéns pelo Canal... é muito bom... discordo de um monte de coisas... mas você tem muita habilidade em ensinar e expor temas complicados... fora a paciência necessária para aguentar alguns comentários rsrsrsrs
Por um minuto achei que tb seria interessante um gráfico de distribuição dos partidos brasileiros de acordo com o seu posicionamento politico e econômico, ai lembrei que a maioria dos nossos 367 partidos são só bando de aproveitadores que só estão tentando tirar proveito próprio e que talvez nem eles saibam onde se enquadram... /:
Mano, tua voz é igualzinha a do Nerdologia de História!
João Victor Pacífico
Mas é ele. Rsrs
@@carloscarneiro7226 ora ora
É a mesma pessoa
Quem diria
😂
Sensacional! Extremamente esclarecedor. Uma avaliação neutra, sem qualquer inclinação ideológica. Recomendadissimo!!! Obrigado.
Tiago Santos, concordo plenamente!
Muito obrigada pela objetividade e didática.
Neutralidade não existe, mas admiro a transparência com a qual o vídeo foi feito. Parabéns!
Gostaria de um podcast com um tempo maior dedicado ao tema
Seu canal merece mais notoriedade, muito boa a abordagem do assunto proposto. A busca pelo conhecimento e a necessidade da discussão é o que falta a nós...
Muito bom
Bem explicativo pena que a grande maioria do povo do nosso país não tem inteligência suficiente pra entende ,e faz certos tipos de comentários chulos como muitos que vi aqui ,povo gosta de viver na ingnorancia e ainda se acha no direito total de crítica negativamente quem tá esclarecendo
Eu sou um democrata que defende uma economia de mercado (porém com regulações) no campo econômico e um estado de bem estar social no campo social, assim como políticas verdes e posicionamentos liberais em relação à moralidade e os costumes.
Agora onde, como e quando isso é comunismo, bolivarianismo, marxismo ou petismo?? Pq caralho, enche o saco quando alguém não sabe a diferença entre social democracia e comunismo, que acha que que ser a favor do casamento homoafetivo e da legalização da maconha é igual a ser comunista.
+Strange Fantástico Sem dúvidas os países nórdicos foram os mais eficientes e felizes em garantir um estado de bem estar social com economia de mercado. Mas o modelo nórdico se aplica a países desenvolvidos com no máximo o tamanho deles e pouco populosos.
Mas cada sociedade pode buscar seu modelo de social democracia, sua própria combinação de livre mercado e pacto social. A França por exemplo tem o seu próprio modelo, na América Latina eu só tem o Uruguai e Chile como bons exemplos, pois eu não acredito e acho até perigosa essa integração com Bolívia e Venezuela. É mais mais uma integração ideológica que econômica e veja o que aconteceu com Brasil e Argentina.
+Strange Fantástico Com relação aos impostos eu defendo impostos simples e cobrados de forma direta (mercadorias devem ser exoneradas ou com baixos impostos), mas para manter um pacto socioeconômico é necessários altos impostos. Alguns países desenvolvidos conseguem fazer isso com uma carga tributária menor, como o Canadá, mas ainda assim o imposto é relativamente alto em todos os países desenvolvidos.
Mesmo que não se consiga reproduzir o estado de bem estar social nódico a maioria dos países conseguem garantir educação e saúde, direitos trabalhistas básicos e programas sociais. Até o Brasil faz isso, faz mal mas faz. E cada modelo vai depender do tamanho do país, da população, da demanda de gastos sociais, da economia e da cultura. O pré-candidato Democrata Bernie elogia muito a Escandinávia e disse que se eleito adotará esse sistema nos EUA, mas por mais bem intencionado que ele seja, é impossível. Mas ele pode encontrar um modelo social que se ajuste aos EUA.
E sim, nos países nórdicos da certo por causa da liberdade econômica e alta produtividade, por mim nada de mal nisso. Considero a social democracia e social liberalismo como vertentes do liberalismo clássico.
+Oliver Murphy Você é um comunista porque tudo que defende leva cedo ou tarde ao comunismo.
O estado de bem estar é insolúvel e inviável a longo prazo.
Para a direita as ações sociais não podem terem origens no estado, mas nas instituições civis por um compromisso ético e moral de ajudar o próximo.
+Oneide Teixeira Eu não sou adepto do socialismo democrático que defende o fim do capitalismo sem revolução e por vias democráticas, de certa forma eu sou um liberal pois a social democracia e social liberalismo são vertentes do liberalismo clássico. E o estado de bem estar social pode ser perfeitamente mantido, mas todo modelo econômico está sujeito a crises, seja liberal, libertário, social democrata, socialista ou comunista.
+Oliver Murphy
Você defende a propriedade privada de forma absoluta ou relativiza este direito.
Seria legal um pouco de acessibilidade, tenho um amigo que é surdo, mas as legendas do YT Transcrevem tudo errado....
O melhor nesse canal é que o professor apresenta os fatos sob diferentes perspectivas!
Cheguei por causa do podcast, e me arrependo profundamente em não ter conhecido o canal a mais tempo ! Magnifico o trabalho dos senhores ! Continuem assim, forte abraço!
Muito bom, Felipe. Particularmente, eu não aceito mais o conceito de esquerda x direita, como bem disse, hoje há vários e vários modelos políticos-econômicos, que ainda permanecer nesta graduação é turvar essas próprias variações.
+Daniel Fernandes
Normalmente quem diz o mesmo é um comunista enrustido.
Sabe o que é irritante em pseudo entendedores de política: é que se discorda de algo, seja nas mínimas coisas, já é rotulado da pior maneira que o cérebro infantil deste ser, consegue pensar. Quando se pensa no prisma politico, é muito mais que preto no branco.
+Daniel Fernandes existem varios e varios modelos q podem ser avaliados seguindo esses dois parâmetros basicos. Até hoje não ouvi falar de outro modelo pra analisar seguindo outros parâmetros, por isso ainda é didático aceitar essa convenção.
Acredito até que dada a complexidade da política atual, utilizar os termos direita e esquerda são anadequados, pois retrata a política como dois blocos sólidos, o que dificulta a discussão de ideias.
nossa, imagino o trabalho que deu pra fazer esse vídeo, ficou muito bom!
Filipe,
Parabens, seus videos são muito bons!
Quando vi o título desse video logo pensei que viriam aqueles discursos tendenciosos sobre posição politica, mas me surpreendi!
Essa é uma outra forma de analisar esse tema de forma mais interessante e sem "magoar" ninguém!
nos dias de hoje, quais países de esquerda são bons? e os de direita, quais são bons?! saberia me dizer onde seria melhor de se viver? Obrigado.
Não sei dizer se esquerda ou direita, pois os melhores países, possuem tanto alto desenvolvimento de liberdades sociais, politicas e econômicas, então possuem partidos tanto de direita quanto de esquerda e como consequência politicas tanto de direita quanto de esquerda. Entre eles se encontram:
-Noruega
-Suíça
-Países Baixos
-Irlanda
-Dinamarca
-Alemanha
Já países radicalmente autoritários tanto de esquerda ou de direita não estão em boa posição em nenhum ranking de liberdades, alguns possuem um certo desenvolvimento economico e social, isto é, as pessoas em média podem ter até uma boa qualidade de vida, mas tem limites em se expressar e exigir mudanças (o que muitas vezes leva a estagnação), neles estão:
-Arabia Saudita (¿direita?)
-Coreia do Norte (¿esquerda?)
-Cuba (esquerda)
-Singapura (direita)
-Brunei (¿centro?)
-China (¿esquerda?)
Há também países com alto grau de liberdades politicas, mas que possuem uma qualidade de vida razoável ou ruim. Nesses países se realiza o contrário, as pessoas podem se espressar e exigir mudanças apesar de ainda não terem um bom meio de vida, neles estão:
-Costa Rica (¿esquerda?)
-Jamaica (¿direita?)
-Uruguai (¿direita?)
-Portugal (¿esquerda?)
Que vídeo maravilhoso! Obrigada pelos esclarecimentos e parabéns pela exposição!
Muito interessante, realmente os termos mudam conforme o contexto, geopolitoco e histórico.
Maravilha! Primacialmente em relação às dicas de leitura.Obrigada.
Vídeo excelente. Xadrez verbal é show, ganhou mais uma inscrita.
Que puxão de orelha lindo hein? Foi ótimo deixar o suspense no ar o que você vai falar depois. Os vídeos estão melhorando o Filipe. A edição também. E depois faça uma entrevista com Boris Fausto e com Ives Gandra. Em relação ao PSDB, eu acredito que seja um partido de centro esquerda, por ter muita gente ali dentro ter ideias tanto esquerdas ou direitas.
+Xadrez Verbal Eu sei que não foi, mas foi pra mim mesmo. Entender alguns conceitos.
Apesar de ainda terem pessoas com pensamentos um tanto à esquerda, o PSDB faz alianças com os principais nomes da direita brasileira e tem suas lideranças sempre com orientação de direita.
+Felipe Medeiros Menos o Serra. Mas é verdade.
+Hildeni Antonio Gomes Junior acho que a sigla em si do PSDB significa isso mas na prática não. No nmeu entendimento tavez o PSOL se encaixaria como um partido de centro-esquerda, dentre as principais siglas.
Elton Ribas pode ser. Mas o PSOL não é centro esquerda. Ele é só esquerda mesmo.
Cara, você é professor? sou novo por aqui
se não é, seria um ótimo professor, e se é, parabéns.
entre tantos vídeos que eu vi esse foi o mais esclarecedor , parabéns ! ótimo trabalho !!!
O que me espanta nessa conversa de direita ou esquerda é que no Brasil, no atual cenário político, essa conversa me parece meio 8 ou 80.
Se alguém falar que é de esquerda automaticamente as pessoas de direita acham que essa pessoa é comunista e blablabla e o inverso também, se alguém falar que é de direita, automaticamente o pessoal de esquerda acham que é fascista e blablabla, parece que não tem como ser de esquerda sem apoiar o comunismo ou direita/fascismo.
+Historiologia Isso é resultado da nossa baixa instrução e conhecimento político. Aí toda discussão política acaba caindo na profundidade 'Petralha x coxinha'.
+willibaixista E como muda isso? Porque dói ter que ficar ouvindo esses extremismos
Historiologia é porque são burros mesmos. Um lado influenciado pelo Olavão e outro pela Socialista Morena.
+willibaixista Difícil sair disso justamente pq é o que tem no "menu", apesar do PSDB não ser de direita direita mesmo, como disse o autor do vídeo.
+Historiologia Eu penso que o Brasileiro médio sempre teve essa mentalidade 8/80 pra praticamente tudo: religião, futebol, política... Acontece que antes das redes sociais, o chato morava no Acre, portanto não existia acesso a opinião dele, e mesmo que tivesse ele não teria a opção de se manifestar como anônimo. De 2013 pra cá esse efeito 8/80 que estava adormecido simplesmente acordou, em 2014 ele ficou mais explícito.
O lado bom disso é que as pessoas, principalmente jovens, estão mais interessadas em debates políticos, e o interesse ao debate é muito melhor do que a ausência dele. Mas sim, eu concordo que essa polarização é chata e desnecessária.
CARA, AMEI. VOU ASSISTIR NOVAMENTE PRA UMA MELHOR COMPREENSÃO.
OBRIGADO PELOS PDF DISPONÍVEIS E AS SUGESTÕES DE LEITURAS. ESTAVA MESMO PROCURANDO.
Filipe, no vídeo sobre anacronismo, seria interessante você falar do método hermenêutico filosófico como nova proposta de compreensão da história.
Seus vídeos são muito bons. Abraços.
+Rafael Mattos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Boa!
Excelente canal, muito correto ao contrário do mar de asneiras do TH-cam Parabens.
Aleluia alguém abordou este assunto de forma correta.
Prof maravilhoso ,gratidão por explicar tão bem eu era totalmente diferente leiga sob política ,era uma maria que ia com as outras ,agora entendo tudo GRATIDAO
As perguntas que sempre faço é são as seguintes: qual a nação que gostaríamos que o Brasil se assemelhasse? Quais são as ações que fizeram de alguma forma andarmos para a frente? As esperiencias que a humanidade já esperimentou quais as que tiveram sucessos? Uma coisa que recherço é quererem fazer do nosso país uma experiência única. Cobaias não!!
o único vídeo na internet que mostra as nuances, detalhes, justamente como partidos daqui são diferentes ou iguais a partidos de outros países ... tanto o psdb como pt , pela boca de fhc e lula são classificados oficialmente como centro direita e centro esquerda respectivamente
O anacronismo é um problema mesmo, pois certos nomes já não significam o que antes significavam. Fora a propaganda ideológica para prestar um desserviço à população. Um exemplo é usar o termo conservador como xingamento. É apenas uma descrição. E tem ainda o pessoal que acha que é uma luta do Bem contra o Mal, como se o outro lado não tivesse boas intenções em suas ideias.
Também acho que as pautas deste novo século não podem se resumir ao espectro de direita e esquerda. Veja bem, o que a direita e a esquerda clássica têm a dizer sobre os direitos de homossexuais, a questão ambiental, a legalização de drogas, o aborto, clonagem humana, novas formas de relações de trabalho, a revolução tecnológica ( p. ex.aplicativos como o Uber), liberdade de expressão e econômica na Internet, etc.? Podemos ensaiar algumas respostas à luz dos clássicos, mas de fato os intelectuais de hoje é que vão ter de pensar exatamente o que isso afeta a nossa sociedade e como isso transformará a nossa civilização.
+Cícero Considero ofensivo ser chamado de conservador (dependendo da questão), principalmente quanto se trata de conservar preconceitos e estruturas de poder opressoras.
A esquerda e direita tem muito oq dizer em todos esses campos q citou, justamente pq essa "divisão" política reflete dois grandes pressupostos, a liberdade individualista e a liberdade individual dentro da igualdade social. Claro q dentro disso existem várias vertentes (como foi dito no video) que vão focar em diferentes aspectos e alternativas, mas dentro desses eixos.
Abç!
Filipe, percebo que muitos também gostam de substituir os termos de esquerda x direita por ideologias que são herdeiras/favoráveis a perspectiva de mundo do "iluminismo" x ideologias contrárias ao "iluminismo". Você acha que ter a perspectiva do iluminismo como norte na polarização política contemporânea também é correto?
Como alguém consegue dar dislike nesse video?
Talvez a pessoa tenha ficado tão empolgada que plantou bananeira antes de dar like.
+Eitapoh negativei porque me empolguei com o comentário e plantei bananeira também
+owyess creio q esse vídeo deve ser difícil pra certos ramos da nossa direita... kkkkkkkkkkkkkk
+Rafael ou da esquerda kkkkkkk
Né isso!
Amigo esta de parabéns e acreditamos que seu trabalho esta sendo construtivo e relevante necessário para o brasil e cultura. Up
A direita prega o respeito à individualidade de cada um, ao contrário da esquerda, que prega uma pretensa igualdade entre as pessoas. Só que as pessoas são diferentes e ser diferente não é ruim nem ser inferior, como tenta passar a esquerda. E é um anseio do ser humano poder evoluir livremente trabalhando e prosperando, com um Estado gigante freiando as pessoas, elas se tornam apenas mais um numa sociedade. E nenhum governo comunista foi democraticamente eleito, todos governos comunistas foram ou são ditaduras, prova que as pessoas não querem isso
concepção limitada demais
existem muitas vertentes dentro de ambos os lados
assim como existe uma esquerda progressista colocando os interesses do coletivo (através da igualdade) acima de tudo, existe uma esquerda mais liberal focada no individuo
e assim como existe a direita liberal que defende a individualidade de cada um e, por consequência, a liberdade de cada um; há uma direita neoconservadora e uma direita "Liberal" repudiando o individualismo e defendendo o Estado absoluto
e quem tenta passar que ser diferente é ruim é a direita, principalmente a conservadora. A esquerda atual trabalha pra acabar com a visão social das diferenças, considerando, por exemplo, gays e heteros iguais em todos os sentidos sociais e políticos. Enquanto a direita conservadora insiste em separar ambos, colocando aqueles que estão dentro do padrão pré-moldado da sociedade, acima de quem não está. Tanto que existe um repudio imenso vindo dos neocons contra tudo que não for padrão
e fera, não existe governo comunista. Isso é uma histeria criada pela alienação dos conservadores. Todos os governos que implantavam as doutrinas socialistas, acabaram terminando no socialismo autoritário. E fera, o capitalismo, nesse caso, a versão política dele (anulando o lado econômico e o Mercado) tbm já fez merda pra caralho. Arábia Saudita e Palestina tão ai pra provar
e fera, eu te pergunto uma coisa, até onde vai isso?
"E é um anseio do ser humano poder evoluir livremente trabalhando e prosperando"
isso também inclui assassinos de alugueis, traficantes dos mais variados tipos e políticos?
Vídeo excelente! Talvez o melhor do seu canal até agora. Parabéns!
+Xadrez Verbal Sinceramente, o meu medidor de ironia deve estar quebrado, pois não entendi nada da sua mensagem. Não deu pra entender se foi uma tentativa de autodepreciação ou exatamente o contrário.
To mais pra Gandhi no teste kkkkkk
Prezado, achei muito ponderada e rica sua análise sobre a definição de direita e esquerda na atualidade. Embora eu, particularmente, não me identifique com ela. Sou mais adepto de um certo absolutismo na definição geral de termos, embora acredite que a análise de um período ou local específico deva ser realizada sob o prisma "relativo" daquela janela. Explico: A definição sobre esquerda e direita realmente remete à revolução francesa, em dois períodos distintos e próximos. Mas com certeza, tanto em um como no outro, a definição da esquerda aponta para os revolucionários da época, que na verdade não eram nada mais nada menos que a plebe e os trabalhadores camponeses que lutavam contra o status quo que era o poder e os ricos. Enquanto a direita era a família real deposta, o clero e por fim a burguesia. Ou seja, trocando em miúdos, a esquerda, por definição histórica, são aqueles que se assentavam à esquerda no parlamento (jacobinos) que defendiam os interesses da plebe, dos trabalhadores camponeses, enquanto a direita (os girondinos) defendiam os interesses dos herdeiros da coroa, da igreja (clero) e mais tarde dos burgueses. PONTO. Aí morre a definição que serve (ao meu ver) para qualquer tempo, até para os dias atuais. O que pode-se mudar no espectro é dizer que alguém, algum político, governo, ou pessoa de hoje está mais à direita ou menos à direita. Mais à esquerda ou menos à esquerda, comparando a outrém ou a outro período ou governo, etc. Por fim, ser conservador, ser progressista, ser liberal econômico, comunista, defender causas ambientais, feministas, ser liberal pessoal ou autoritário, e outras definições, são apenas outras definições que historicamente estão mais ligadas as pessoas da esquerda política ou à direita política, conforme a situação, mas não definem taxativamente a ser de esquerda ou de direita. É conservador ou progressista (no meio, ou mais para um lado ou para outro). É liberal (capitalista) ou comunista (ou no meio?)... Nada disso define se é de esquerda ou direita, apenas pode dar pistas de onde está mais próximo. Enfim, pra mim, direita e esquerda é apenas de que lado está: Da plebe, do trabalhador pobre ou do herdeiro magnata, do burguês rico,etc. Ponto.
Quando me refiro aos revolucionários "plebe" ou trabalhadores camponeses, me refiro assim, pois eles fizeram a revolução em virtude de uma insatisfação pois se sentiam "explorados" ou "excluídos" pelo sistema da época. É assim que acredito que a definição se atualiza e perpetua. Se de um lado exista quem se sente "explorado" ou "excluído" sempre haverá de outro lado um sistema "explorador" ou "excludente". Essa é a definição de esquerda e direita que se atualiza para todo o sempre.
Não sou banqueiro, nem latifundiário e nem mega empresário, então de que lado você acha que estou ?
Esse argumento é mais do que furado, seja pobre, rico ou classe média ser da direita é apenas se preocupar mais com o seu dinheiro e ter certeza que não será roubado pelo governo.
Excelente podcast e excelentes vídeos. Parabéns pelo vosso trabalho! Abraço de um português de Portugal :)
Queria saber o resultado de seu teste de bússola política Filipe. Posta aí, nunca te pedi nada hahah
Cara adorei sua forma de passar seu conhecimento, virei fã
Parabéns
Fenomenal.
É sempre muito difícil encontrar uma exposição insenta sobre esquerda e direita. As exposições de uma quase sempre partem da assunção da outra. Isso tem suas virtudes, mas também tem seus defeitos. O verbal pareceu ter conseguido fazer uma versão insenta. Parabéns.
Political compass = Bússola política, não?
nao existe explicação melhor.
Fiz o teste e sou conservador de direita
Muito boa explicação sobre o tema. Só que você poderia ter feito feito os quadros em português, acho que ficaria melhor de mentalizar os conceitos.
Entre esquerda e direita eu sou um libertário do lado negro da força
Julio Cesar Lima volta pro Toddynho, jovem!
A parte econômica ficou confusa. Eu, por exemplo, tenho uma visão que um primeiro passo interessante seria uma reestruturação da economia brasileira que teria como um primeiro passo o desvincilhamento das relações empresariais do estado. Ou seja, vende tudo que não preste serviço direto à população. Como bancos e petrolíferas, principalmente. Para que sejam maior avaliados os quesitos que competem ao estado como saúde, infra-estrutura, educação, etc.
Já por outra parte, pra estimular a concorrência, eu acho interessante que aumentem-se as taxações aos maiores salários e rendas, sendo assim, tentar um pouco diminuir o poder de certas classes sociais aproximando a classe C da classe D, a classe B da classe C e, o mais difícil, a classe A da classe B.
Sei que existem diversos contras pra uma abordagem desse tipo, mas seria essa abordagem uma abordagem centrista? Já que se baseia numa política de privatização inicial e de taxação logo em seguida?
PSDB de centro direita?😞 acho q nao pois até o Doria disse q são de esquerda
Ele já disse que era o único candidato da direita real
betosm3 th-cam.com/video/ABwyLhctFJ0/w-d-xo.html veja o Doria dizendo a verdade
Canal Pitão na verdade o PSDB é um partido neoliberal de centro direita, partido plutocratico e burguês
direita e esquerda são uma merda
TERCEIRA POSIÇÃO É MELHOR
Dr. Enéas Carneiro dizia que os termos ''esquerda'' e ''direita'' estavam obsoletos, isso há uns 20 anos (se não me engano). É preciso pensar além desses ''dois lados''.
eu não vi ele falando se o nazismo é de direita ou esquerda
Procure a respeito de terceira via. :)
Nina ;)
Extrema-direita sendo a favor de estatizações e contra livre-mercado? Acho que não, hein
Denilton de Jesus Vai com calma aí, rapaz, precisa se alterar não! Eu só fiz um comentário a respeito de características. Lembrando que Hitler era contra o capitalismo, característica associada a ideologias esquerdistas, mas também contra o comunismo. Se você olhar ali em cima falei sobre terceira via, pois acredito que o nazismo seja uma espécie de uma. A direita jamais seria contra o capitalismo, pois ele está diretamente associado à diferença de classes, característica dela própria.
Uma curiosidade: o partido nazista surgiu de uma coisa muito parecida com o MST. Isso não indica que ele, em seu auge, é de esquerda ou de direita, mas a origem dele foi de esquerda, até porque Hitler usou como base o socialismo, por isso Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.
que video fantastico! bem detalhado, denso, informativo e seguro. parabens pelo grande trabalho!
Enquanto esquerdistas e direitistas tratam suas ideologias como times de futebol, brigam pelo poder e pela posse da verdade os ricos(empresas financeiras) enchem os bolsos. Acordem. É muito mais válido discutir assuntos específicos separadamente do que defender cegamente uma ou outra ideologia.
Tinha uma vírgula antes de "os ricos...".
Concordo.
o pessoal tem que entender que o poder não é horizontal e sim vertical
tem razão, gostei de ler esse comentário, me faz pensar
Empresário que enche o bolso no Brasil,são apenas os amiguinhos do governo :
OAS, ODEBRECHT, QUEIROZ GALVAO, ANDRADE GUTIERREZ ,ETC...
No Brasil, empresário que gera emprego é visto pelo governo como vagabundo e precisa sonegar para sobreviver.....
O governo tira impostos dos caras e não da nada pro povo de retorno...e são justamente eles que dão emprego pro povo...se cobrar menos impostos deles , haveria mais investimento e geração de emprego pra população ..
Mas o povo brasileiro ,aprendeu com os políticos, que empresários são todos ladrōes capitalistas
Ganhou um Inscrito e Meu respeito!
faça mais vídeos para o nerdologia! AMO seu trabalho lá!
esse cara é Mt inteligente, ele não tá lendo em lugar nenhum!
Qual faculdade ele fez será?
Studio Aterrorizante obviamente de história,ele também está no canal nerdologia ;)
Esse cara tem um curso para formação de futuros diplomatas, o CACD. Dá para tirar o chapéu, mas a formação dele é em História.
Muito bom o vídeo. Acho que vou usar nas minhas aulas.
Fiz o teste do "Compasso" e sou libertária de esquerda..... chocada!
Você poderia, por favor, me passar os dados do livro linkado sobre ideologia para se quiser citar no futuro?
Já, no meu caso, sou autoritário de direita.
Eu queria q o Felipe explanasse isso melhor nos dias de hoje em um Xadrez Verbal Podcast
Os professores são perigosos, eles podem ensinar semente a forma deles de pensar
E como são, toda aula de história minha professora tenta puxar os alunos para a esquerda, sempre falando bem do Lulinha, dilmãe, PT... Chega dar nojo.
Se você se graduar em Engenharia Agronoma talvez os professores te "ensinem semente" mesmo.
n fala merda merda cara, essa falácia á encheu o saco, tu tem ideia da quantidade de influencias q tu tem no teu dia a dia? nenhuma delas faz tu se transformar em algo q tu n quer, tu seleciona o q te interessa, ,assim como qualquer ser humano, a grande maioria esmagado caga e anda para o q professores dizem a prova disso esta aqui nos comentários, o q tu n aceita a o progresso social é isso q te incomoda, provavelmente ja foi doutrinado pelo militarismo ou por alguma religião moralista, e agora tenta projetar isso em outras pessoas, pesquisa o q é projeção q vai fazer mais sentido
aqui temos mais um ignorante que resolveu abandonar a escola por histeria coletiva
execelente explanação,muito esclarecedor,parabéns.
Muito bom o vídeo, a única coisa que não concordei é que PSDB é de centro-direita. O PSDB visa a igualdade social e qualquer ponto da direita rejeita esse conceito. Concordo que o PSDB está mais a direita do que o PT, mas ainda assim é um partido de esquerda.
Façam um quadro deste em portugues xadres. Apessar que como foi falado o periodo poderam fazer a passoa rever sua possição.
É mais simples do que se pensa definir esquerda e direita.
Esquerda é coletivista, Direita é individualista.
Gostei da definição: Liberdade x Igualdade
uma definição simplista demais
coletivismo e individualismo podem ser encontrados em ambas vertentes
afinal, assim como existe uma esquerda socialista pregando o coletivo acima de tudo, há uma esquerda mais liberal pregando o respeito ao individuo.
e assim como existe uma direita liberal que defende com unhas e dentes o individualismo, há as aberrações políticas presentes no Brasil, que colocam o coletivo (principalmente o Estado) acima do individuo. Dois exemplos disso são o neoconservadorismo e o liberalismo fio-dental
Que vídeo esclarecedor, gostei demais. É muito importante entender esses conceitos para não cair nas opiniões tendenciosas
Já fiz vários testes e sempre dizem que eu sou fascista...digo, coxinha...digo, liberal !
+Xadrez Verbal, por ser novo no canal, não sei se você gosta de revelar isso para evitar polêmicas, mas se esse não for o caso, peço-lhe para nos mostrar seu "diploma" do Political Compass, para vermos em qual dos quatro quadrantes você ficou.
Um abraço e parabéns pelo trabalho. Definitivamente assistirei muitos de seus vídeos.
Boa noite.
#vimpelonerdologia
Por muitos mais vídeos como este. Muito bom.
Você citou, no início, Bobbio. Fiz um vídeo, tendo um texto dele como base, para trabalhar a questão de escpectro político em relação ao nazismo. Se você tiver curiosidade, ei-lo:
th-cam.com/video/74Fiyl7uxyA/w-d-xo.html
PS: Parabéns por seu vídeo! Ficou muito bom! Mais um inscrito em seu canal!
FRANK JAAVA, Adriano seus vídeos são sempre muito bons!
Continue com o ótimo trabalho.
Bem que poderia rolar uns "colabs"....
ótimo vídeo, sou um estudioso informal a alguns anos desse assunto e poucas vezes se vê uma abordagem tão completa e que se esforça para não influenciar ideologicamente o interlocutor
uma coisa que eu não entendi muito bem sobre o 'irracionalismo" ou o anti-racionalismo, nos métodos apresentados como alternativa a visão de mundo racional há uma tendência mais para o conservadorismo e tradicionalismo, mas no gráfico mostra que os anarquistas clássicos (Bakunin, Kropotkin etc) e a contra cultura (punks, hippies, beatniks etc) também se aproximam do irracionalismo, como isso se dá?
entendo as questões mais misticas de certos grupos hippies ou naturebas e as questões niilistas de certos grupos anarquistas e punks, e de certa forma sociedades "anárquicas" como comunidades tradicionais (Kibutz, quilombos e algumas cristãs primitivas) e tribos aborígenes tenham certo apelo tradicionalista e étnico não as vejo no mesmo barco dos conservadores da direita quando se contrapõem ao racionalismo
seria algo próximo disso? ou tem a ver com os pós-modernos?
Bateu foto dos bois, mas nao disse pra onde eles vão!
Muito bom! Assinei o canal e vou assistir mais um bocado. Gostaria de saber se vc tem opinião sobre a distinção entre economia e política. Às vezes eu acho que ela mais confunde que contribui. Quer dizer, se esquerda (seguindo minha definição preferida) é a defesa da igualdade, alguns setores da chamada "esquerda autoritária" pode mesmo ser chamada de esquerda, quando age como se fosse uma vanguarda iluminada? Certo que, retoricamente, não colocam essa iluminação como fruto da natureza, e sim da "ciência", mas, na prática, muitas vezes naturalizam essa posição.
O PT hoje em dia é de centro esquerda e não de esquerda.
Existem petistas de extrema esquerda.
Fiz os testes. São mesmos mais pra um quiz de curiosidade. No de Nolan, em Inglês e em português, fiquei à esquerda/liberal, porém no inglês fiquei mais à esquerda, e levemente acima do centro (sentido libertário/estatista); português fiquei próximo do centro e levemente abaixo do centro no sentido libertário/estatista. Já no political compass sou um anarquista radical, fiquei bem no cantinho, a extrema esquerda e libertário ao extremo (direita/esquerda -9.25; libertário/autoritário -9.49).
a desigualdade é sim natural, não é justo que alguém que trabalhe muito, tenha menos do que quem não trabalha, então tudo se encaixa na meritocracia, por mérito próprio, trabalhando e batalhando, você pode sim ter mais do que os preguiçosos
se a desigualdade é financeira por exemplo ela não é natural!
mais ou menos natural
pegando o caso do Brasil, onde existe uma falsa meritocracia (pessoas ricas saem com uma vantagem absurda em cima das demais castas sociais, inclusive ocorrendo sabotagens e seletividades), há casos de desigualdade completamente forçadas
pessoas que vão da linha da pobreza pra extrema pobreza não tem sequer acesso ao sistema de méritos. E com as políticas autoritárias que estão surgindo no Estado, algumas pessoas de classe média (principalmente minorias) e algumas de classe alta (artistas, no caso), vão ter seus méritos e sua busca por eles sabotados.
O modelo do compasso político é o melhor para ver a nossa visão política!
O que você acha da candidatura de Jair Bolsonaro?
Eu acho que vc e muito burro vc tem que te sua própria opinião, independente do que vc acha da opinião dele apesar do canal dele ser maravilhoso, vc tem que analisar a situação quais são as verdadeiras intenção do candidato e eu não vou falar minha opinião do que eu acho sobre esse candidato que vc citou
Vídeo excelente. Gostei do diagrama que definiu direita e esquerda usando liberdades individuais e econômicas, faz sentido se olhar o que conservadores e socialistas dizem e como se comportam.
PSDB só tem social no nome, e democrático também somente no nome.
Ótimo vídeo, parabéns pelo canal. Mas gostaria de fazer uma observação a respeito do que me pareceu um erro no vídeo, na definição de esquerda e direita por Bobbio no início do vídeo. Para Bobbio o que difere uma da outra é questão da igualdade. Segundo o autor, para a esquerda as desigualdades (lembrando que a vários tipos) não são naturais, e para a direita sim as desigualdades são naturais. Definição essa que foi dada ao Scruton, mas como não conheço a definição deste autor, não sei se houve uma inversão entre o trabalho de ambos...
*Fabrício Martins Moura* Na verdade, o Bobbio faz diversas ponderações sobre o que distingue esquerda e direita, não se restringindo apenas a desigualdade social. Além de que o Filipe ressalta esse ponto nos min 4:52 usando o termo "racionalismo" desenvolvido por Weber. E a idéia de desigualdade social como algo natural é atribuída a teoria do utilitarismo de Stuart Mill e não ao Scruton, porém essa teoria já foi refutada por Kant a um bom tempo.
Prezado Você Tem Razão! Vou me informar mais a respeito dos trabalhos de Bobbio. Mas pelo que eu lembro da obra em que ele analisa a esquerda e direita, ele deixou bem claro, que apesar de todas as considerações e variações, a desigualdade o ponto central... Quando ele fala da busca da igualdade pela esquerda, ela pode ser vista vários sentidos (de gênero, etnia,etc), tudo variando de acordo com a vertente da ideologia, não entendendo-se apenas por desigualdade social. Sendo de acordo com o autor que as desigualdades para a esquerda não são naturais e sim frutos de uma construção social... Apesar de eu achar dos trabalhos que li o do Bobbio o que melhor define essas denominações, nem levantei a questão uma análise de outros autores, só fiz uma observação a respeito do vídeo... Por mais que seja impossível seja uma igualdade social, ideologicamente eles buscam uma redução da desigualdade... O próprio Marx falava disso, que quando os proletários assumissem o poder uma nova hierarquia social sugeria, sendo necessário um outro grupo para acabar com essa hierarquia. Outro ponto que quero observar, é que quando fala-se de desigualdade e igualdade, entende-se de oportunidades. Não de sermos igual ou diferente, como equivocadamente muitos pensam.
PSDB de direita? Nem no cenário político do inferno. Essa não cola p quem conhece meu querido! O legal é que tu tenta relativizar tudo né. Mas valeu a intenção!
De esquerda que não é. haushuahsua
É uma questão de referencial, em referencia aos outros partidos brasileiros (partidos esses de muita esquerda) o PSDB é de direita, agora em referencia á partidos norte americanos (em sua maioria liberais)o PSDB é de esquerda.Assim como vc em relação á uma tartaruga é rápido e ao mesmo tempo em relação a um carro é devagar.
***** Os liberais são esquerdistas ?
Nossa, então a esquerda governa bem já que o mais rico Estado americanos é a Califórnia que é liberal.
A meu ver, o liberalismo social é mais à esquerda (ou acima) no political compass. O liberalismo econômico é de direita. Então, eu imagino que o PSDB seja do quadrante superior esquerdo, próximo do centro pra cima e mais próximo do fim à direita, pelo liberalismo econômico. Eu acho.
*****
Valeu!
Perfeito o video! vou repassar a uns amigos interessados no tema!
U_U Bolsonaro2018
Up kkk
Toum Down
Toum :D
Oq?
Muito bom o seu canal. Parabéns!
Por que até hoje eu não tinha me inscrito no seu canal?!
Bom, o jabá do Firula funcionou.
Ótimo vídeo, ótimo canal.
Parabéns!!! Muito esclarecedor.
Shalom.
Friesian Institute adicionou um terceiro eixo ao grafico de Nolan, que reflete a distribuição do poder num eixo monárquico-anárquico!
O fato é que até hoje nenhum espectro politico consegue mapear totalmente uma ideologia politica!
Acho que existem cinco momentos onde esquerda e direita estão definidas de formas diferentes.
1- Revolução Francesa(1789)
2- Século XIX
3- Entre Guerras(1918-1939)
4- Guerra Fria
5- Pós Queda da USSR
Sem esse conhecimento temporal ou por desonestidade, as pessoas muitas vezes desvirtuam e confundem os argumentos. Apesar do conceito ser falho pois é prático, empírico, sempre sendo mudado pela cultura e mesmo sendo alterado por aqueles que não sabem.
Olá, Felipe. Seus vídeos são excelentes. Só tenho uma dica para passar. Você pode usar um microfone de lapela para captar a sua voz e gravá-la separada do vídeo com o programa Audacity. O áudio vai ficar limpo, sem ruídos, e mais agradável de ouvir. Um abraço.
+Xadrez Verbal Eu diria não muito bom. Este vídeo, particularmente, ficou com muito chiado.
Filipe, você já viu o vídeos do Clarion sobre a caixa de bombom? Como ele se encaixa nesse cenário?
Excelentes dicas mesmo. Parabéns. Só uma coisa, se alguém deseja fazer vestibular de história, faça sim. Precisamos de bons profissionais desta área.
De fato é muito mais complexo do que eu imaginava. Até eu entender isso demandará de mim muitos anos e leitura!
grande canal +xadrez verbal excelentes vídeos.
Não consegui preencher o teste. No final da erro
Como interpretar os resultados da bússula politica do politicalcompass?
Fiz os testes e deu Estatista no Nolan e x -5.75 y 0.31 no compasso... Ainda não sei se concordo com isso (principalmente o primeiro), pois se eu fosse me denominar, ou seria teocrata ou imperialista, mas acho que nenhuma dessas se encaixa nos graficos... Aliás, vídeo muito bom, porém para pessoas semi-ignorantes como eu (que nunca foram bons nesses assuntos), ficou um pouco confuso no meio, mas no fim entendi tudo ^^
Felipe, você não acha que é um pouco precitado dizer que a dicotomia está ultrapassada porque hoje há quem use "um plano cartesiano", sobretudo se conhecermos a origem política e os interesses dos autores de certas modelagens?
Certos quadros desses podem funcionar mais como indutores de comportamento do que de fato aparelhos de análise, como é o caso do Eixo de Nolan.
Colocar que certos eixos são da Liberdade em oposição aos eixos que conduzem ao totalitarismo não é exatamente um mapa de análise, é quase uma descarada peça de propaganda.
Os eixos clássicos são totalmente pertinentes para explicar alguns fatores e o quadrante é, muitas vezes, bastante claramente peça de propaganda.
Então falar em superação de um por outro não é totalmente adequado.
É bem simples. Imagine uma ilha com 100 pessoas. Qual destas opções você escolhe: 1: Ter um grupo de liderança com 10 pessoas, que designa o que cada um vai produzir, fiscaliza para que todos produzam e que recebe tudo que foi produzido pelos indivíduos 90 remanescentes indivíduos e então divide igualmente para todos? 2: Você está livre para produzir o que quiser, viver como, onde quiser e pode trocar alimento, material, ferramentas e etc com outros indivíduos do grupo? Opção 1 é esquerda, opção 2 é direita.
Mano, a esquerda não pode fazer as trocas que tem na segunda opção não?
Parabéns pelo Canal... é muito bom... discordo de um monte de coisas... mas você tem muita habilidade em ensinar e expor temas complicados... fora a paciência necessária para aguentar alguns comentários rsrsrsrs