É simplesmente incrível a forma como você fala sobre diversos clássicos. Você simplesmente instiga as pessoas a querer ler, algo que normalmente para alunos do ensino médio (eu), é visto de uma forma chata, sem graça! Minhas professoras de português nunca me despertaram a vontade de ler clássicos como você. Suas resenhas são maravilhosas! Obrigada!
Clássicos realmente, em geral, são árduos e chatos. Não basta ter motivação para ler como "um espetáculo ou divertimento qualquer, é preciso enfrentar a narrativa. Porém ao sacar espirito da obra, certamente poderá ser valiosa para a vida. Pela genialidade de Machado, duvido que usasse o humor e o sarcasmo na escrita meramente para entreter leitores, era um recurso que usava muitas vezes para revelar u,ma reflexão sobre a vida, as relações humanas e da sociedade em que viveu. Esse livro (Memórias...) para mim, é uma profunda reflexão sobre a vida e a morte, sobre a transitoriedade e o sentido em geral de nossas vidas. Quantos "Brás Cubas" vivem nesse mundo?
Nunca despertaram atenção porque você nunca quis ser desperto pelos professores. Pense nisso antes de culpar seus professores pela sua falta de interesse pela literatura.
@@arnaldotonichagas4320 Clássicos em geral não são árduos nem chatos. Exigem atenção, concentração, um pouco de boa vontade e inteligência, coisa que muita gente não tem.
Para "esse povo" que se referiu, mantenho a opinião anterior. Inclusive já fiz uma enquete sobre essa questão. E é o que muitas pessoas responderam sobre os clássicos: "chato e muito difícil". Não conseguem, em geral, compreender o autor, justamente pelo vocabulário e por sua prolixidade.
Você é maravilhosa. Já acompanhei outro canal de resenha mas o seu é o melhor pois você o faz ser assim. É a sua simplicidade e humildade em transmitir seu conhecimento que encanta e nos prende à você, à sua narrativa. Parabéns por tudo o que sabes e por tudo o que és!
Grande Machado! Acabei de ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas", e, embora a linguagem seja um pouco complicada, ao terminar o livro já bateu aquela nostalgia clássica de quando chegamos ao fim de uma obra maravilhosa, escrita por, simplesmente, um gênio!! Essa é a primeira obra de Machado de Assis que leio, e posso garantir que lerei muitas outras, sua estilística me fascinou!! 😍😍😍
Os vídeos tem uma qualidade incrível parece que não assisto para estudar, mas sim por hobby, ela explica de uma maneira não didática, mas algo melhor que isso, você se sente la dentro, uma contextualização incrível.
Oi Isabella! Meu preferido de Machado de Assis e está aqui na minha fila de releitura. Já faz algum tempo que não leio. E tenho que concordar com você, o moço levava jeito para coisa. O melhor de todos do Brasil sem pensar. Ótimo vídeo. Beijos Fran Borges
Eu já amava Machado de Assis por pequenos trechos e frases que eu via na internet...Agora tô finalmente lendo um livro dele,Helena e estou completamente apaixonada por ele,tenho orgulho de ser da mesma pátria que ele.
Gosto do jeito que ela relaciona algum fato com o livro; no caso, ela iniciou com uma discussão sobre a questão das pessoas escreverem como uma forma de "ultrapassar essa mortalidade". Muito bom!
Muito bom o vídeo, fiquei com muita vontade de ler este livro, sem duvida é a minha próxima leitura. É uma pena que a literatura é ensinada de uma maneira muito chata nas escolas, e por causa disso, poucos jovens mostram interesse nos grandes escritores do nosso país, como Machado de Assis por exemplo. Eu nunca tive interesse por literatura e Machado de Assis que por muitas vezes chamei de chato, e foi depois de dois anos que sai da escola que comecei a ler e hoje considero Machado de Assis um mestre. Abraço
Nem me fala... é triste perceber que os estudantes não dão valor para estes super escritores. Mas acho que a culpa não é totalmente das escolas, sabe... simplesmente penso que ninguém tem maturidade suficiente para entender Machado de Assis aos 15 anos. Quanto mais experiência de vida temos, melhor conseguimos aproveitar essas obras.
Ler Antes de Morrer não creio que eles não tenham maturidade pra entender, pois aos 15 anos eu já havia lido 2 vezes esse livro, amava enlouquecidamente Machado de Assis. Talvez não sejam eles, somos nos professores e vcs blogueiros de "livros sérios" que não sabemos contextualizar de forma adequada uma situação geradora desse interesse...
Acho que varia de pessoa pra pessoa. No tempo da escola, eu tive que ler Machado e entendi pouca coisa. Passou batido, não chamou nada minha atenção. Vários anos depois, eu tentei novamente e a minha experiência foi completamente diferente. E isso foi, sem dúvida, porque estava mais preparada, mais amadurecida. Mas claro que pode ser diferente com outras pessoas ;-)
A teoria é que com um output adequado qualquer pessoa pode entender qualquer coisa, inclusive literatura clássica, sem essa de variar ou de ser maduro para tal. Além disso, é exatamente por isso que aqui estou, pesquisando se existem canais que abordem em uma linguagem/de uma maneira que atraia/interesse jovens leitores...
Terminei de ler o livro hoje. Inicialmente, me senti pouco envolvida com a narrativa, mas depois, fluiu bem...Visito seu canal sempre que concluo uma leitura, vejo se as coisas que pensei, são muito diferentes da sua visão de leitora (Rsrsr). Parabéns pelos excelente vídeos.👏🏾👏🏾👏🏾 . P.S: "Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal".(Machado de Assis) . Um dos meus trechos favoritos no livro 🤗
Simplesmente um gênio. Machado de Assis é um dos maiores nomes da literatura mundial. Confesso que me encantei por suas obras. Eu li memórias Póstumas duas vezes; na primeira vez em uma edição mais atualizada da escrita. E outra vez, já familiarizado com a história, li uma edição antiga, numa escrita mais próxima do vocabulário do século XIX.
O seu vídeo sobre o livro "A Cidade e as Serras" me ajudou MUITO a entender todo o contexto da história. Me apaixonei tanto que voltei para conferir outro vídeo antes de iniciar a leitura haha 💝 parabéns!!
Resenha perfeita! Isabella você consegue imprimir um tom agradável aos clássicos tão cansativos. Estou amando o seu canal, fiquei até com vontade de ler este livro novamente...Parabéns !!!!!
Este livro é maravilhoso. Terminei de ler ontem e adorei. Não achei a leitura cansativa como outras literaturas que já li, e é interessante por que nesse livro ele retrata momentos que aconteceram naquela época e, isto é ótimo para entender melhor a história.
Ler Antes de Morrer todo o livro é sensacional no começo ele já inicia com uma dedicatória incrível "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas". Me lembro do impacto que essa dedicatória causou em mim quando eu li ela. E o capítulo que eu mais gosto por incrível que pareça é o último chamado "Das Negativas" onde se lê: "Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria". Amo muito esse livro !
Queria muito uma resenha sua de Grande Sertão: Veredas. Todas a suas resenhas fazem com que eu me apaixone pelo livro, principalmente os da literatura Brasileira..
" (...) A dor cedia alguma vez, mas cedia à indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda. Então o homem, flagelado e rebelde, corria diante da fatalidade das coisas, atrás de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, um retalho de impalpável, outro de improvável, outro de invisível, cosidos todos a ponto precário, com a agulha da imaginação; e essa figura, - nada menos que a quimera da felicidade, - ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a cingia ao peito, e então ela ria, como um escárnio, e sumia-se, como uma ilusão." _Machado de Assis, In Memórias Póstumas de Brás Cubas_
Maravilhoso ! Li quando tinha 13 anos naquela versão que sempre se encontra em bibliotecas de escola, rsrs ! Anseio por lê-lo novamente e nesta versão que você tem. E mais uma vez, você arrasando. Amo suas resenhas, amo seu canal. O meu predileto, sem sombras de dúvidas. Abraços e continue postando . .
Que resenha maravilhosa! Sem dúvidas é o melhor canal de resenhas aqui no TH-cam. Parabéns por conseguir despertar o interesse de uma forma tão gentil e delicada. Beijos!
Já faz um tempinho que eu li esse livro! " Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."
Parabéns ! muito bom o vídeo... O que mais gostei no vídeo, é que você trás o contexto histórico e isso ajuda a dar todo sentido a obra... eu que sou relativamente jovem (22 anos) não tinha a visão do cotidiano da época... que ajuda e muito criar uma imagem do que é lido.. Sua linguagem plácida e acessível também ajuda muito!
Romeiro Filho Que bom que você gostou! Na maioria das vezes que a gente lê uma obra antiga, a principal dificuldade é entender o contexto daquela época. Depois que a gente compreende isso, fica muito mais fácil gostar da leitura! Beijos
Este é um livro que para quem gosta de literatura será um prazer em qualquer idade. Mas, lê-lo depois dos 30 faz com que possamos realmente desfrutar de todas as sutis criticas e das pesadas reflexões que nos traz.
Bella, vc tá tão próxima que acredito que já tenho essa intimidade! Conheci vc através da resenha do José Saramago (Ensaio sobre a Cegueira) livro que embalou de forma inteligentíssima os 3 de 12 meses valiosos da minha época de colégio - Último Ano. Fico feliz em ter um canal tão rico e que trás a Literatura de forma tão leve e genial. Você desperta em nós a vontade de ler com sua voz, sua intelectualidade e sua desenvoltura! Parabéns! Eu não era um leitor assíduo, agora passo a entender a riqueza que nos permite viajar nas mais diversas formas da leitura! Wesley Fortaleza/Ce
Vou repetir: sou muito sua fã!!! Adoro a forma como fazes os vídeos, a maneira como falas das obras, as curiosidades que contas, as imagens e a opinião. Das melhores booktubers que já vi :) mesmo a sério!
Esse livro é maravilhoso! Exatamente hoje comecei a ler Quincas e Borba e quando terminá-lo pretendo reler (pela terceira vez) Memórias Póstumas, já que deve ter por volta de cinco anos minha última leitura da obra. Já está mais que na hora!
Parabéns pelo canal. Recomendo aos que gostaram do livro, a leitura do conto "A segunda vida", escrito pouco depois, e que retoma o tema da morte e do arrependimento pela futilidade da vida. E o ótimo soneto "Remorso", do Bilac.
Já li o livro, mas ouvir você falar sobre ele me encoraja a ler novamente. Adoro ler, vou prestar vestibular para cursar jornalismo, e estou adorando seu canal! Parabéns :)
Letícia de Jesus O legal de Memórias Póstumas é que, a cada nova leitura, a gente faz descobertas diferentes. Beijão! Ah, boa sorte no Vestibular de jornalismo! É a minha profissão, já estive em seu lugar =)
Que vídeo lindo! O mais bem feito que já vi. Arrepiei do início ao fim. Não só pela importância do livro pra mim, mas, principalmente, pelo seu talento de dar vida para apresentação de livros. Moça, você está de parabéns... Foi a primeira resenha de fato bem feita que vi em formato tão apetecível do M. Póstumas. O livro é um clássico e você sabe dar aos clássicos seu valor devido.
daniel baecellos Obrigada pelas palavras, Daniel... me senti muito honrada. Fazer resenhas é sempre uma tarefa enorme... e para o TH-cam, então, é um tremendo desafio! Fico muito feliz de saber que estou conseguindo fazer um trabalho bacana. Comentários como o seu são meu maior combustível. Beijos!
Nossa! Além de linda é super inteligente! Estou lendo e adorando esse livro depois que vi sua resenha! Parabéns pelo ótimo trabalho realizado aqui nesse canal!
O que mais me chamou atenção nesse livro, que lí em um pretérito longinquo, foi a sua dedicatória. Se a memória não me trai: “ … ao verme que primeiro roer as frias carnes do meu cadáver.” Realmente hilário.
Considero essa dedicatória sensacional. Até falei dela no vídeo que fiz do melhor início de livro de todos os tempos, que, não por acaso, e o de Memórias Postumas... th-cam.com/video/Z9k9ipHnZpY/w-d-xo.html Beijo!!
Acho incríveis seus vídeos. Memórias Póstumas é um dos paradidáticos exigidos na minha escola e, apesar de gostar de ler, estava tendo dificuldades. Seus vídeos facilitam e instigam o interesse. Parabéns ^^
Mel Juternescher Que legal, Mel! Eu ando com vontade de ler livros da fase romântica do Machado agora... Comprei "A Mão e a Luva" esses dias, provavelmente será o próximo que vou ler. Ainda não conheço a história. Você conhece?
Giovan Nascimento Eu própria custei pra engatar na leitura, então não se preocupe. Tente, daqui um tempo, ler novamente. Pode ser que sua visão mude completamente!
Foi o primeiro livro que eu li do Machado,e é o meu preferido até hoje assim como o escritor. Por Favor faça uma resenha sobre Quincas Borba,que também é um exelente romance
Esse eu li na época da escola, muitos e muitos anos atrás. Eu preciso reler, inclusive :) O Meu preferido do Machado é o Quincas! Quincas é muitoooo bom
Sensacional! Todo um embasamento histórico pra iniciar a resenha Você está cada dia melhor e agora com esse clássico o capricho foi dobrado rs. Machado é tudo aquilo que comentamos e mais um pouco :)
Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.
S2
Essa é uma célebre frase (e considerada uma ofensa) que Machado escreveu para o grande Eça de Queiroz.
não tive filhos
não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria 💖💖😍
É simplesmente incrível a forma como você fala sobre diversos clássicos. Você simplesmente instiga as pessoas a querer ler, algo que normalmente para alunos do ensino médio (eu), é visto de uma forma chata, sem graça!
Minhas professoras de português nunca me despertaram a vontade de ler clássicos como você. Suas resenhas são maravilhosas! Obrigada!
Elly Lamonier sim, com certeza
Clássicos realmente, em geral, são árduos e chatos. Não basta ter motivação para ler como "um espetáculo ou divertimento qualquer, é preciso enfrentar a narrativa. Porém ao sacar espirito da obra, certamente poderá ser valiosa para a vida. Pela genialidade de Machado, duvido que usasse o humor e o sarcasmo na escrita meramente para entreter leitores, era um recurso que usava muitas vezes para revelar u,ma reflexão sobre a vida, as relações humanas e da sociedade em que viveu. Esse livro (Memórias...) para mim, é uma profunda reflexão sobre a vida e a morte, sobre a transitoriedade e o sentido em geral de nossas vidas. Quantos "Brás Cubas" vivem nesse mundo?
Nunca despertaram atenção porque você nunca quis ser desperto pelos professores. Pense nisso antes de culpar seus professores pela sua falta de interesse pela literatura.
@@arnaldotonichagas4320 Clássicos em geral não são árduos nem chatos. Exigem atenção, concentração, um pouco de boa vontade e inteligência, coisa que muita gente não tem.
Para "esse povo" que se referiu, mantenho a opinião anterior. Inclusive já fiz uma enquete sobre essa questão. E é o que muitas pessoas responderam sobre os clássicos: "chato e muito difícil". Não conseguem, em geral, compreender o autor, justamente pelo vocabulário e por sua prolixidade.
Sei que não existe ninguém perfeito, mas você Isabella Lubrano chega muito próxima da perfeição.
Você consegue despertar o interesse de leitura de uma maneira tão delicada! Parabéns!
Maria Gabriella Obrigada!
Você é maravilhosa. Já acompanhei outro canal de resenha mas o seu é o melhor pois você o faz ser assim. É a sua simplicidade e humildade em transmitir seu conhecimento que encanta e nos prende à você, à sua narrativa. Parabéns por tudo o que sabes e por tudo o que és!
Simone Salvador Muito obrigada! É muito gratificante ler comentários como o seu... beijo grande!
Grande Machado! Acabei de ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas", e, embora a linguagem seja um pouco complicada, ao terminar o livro já bateu aquela nostalgia clássica de quando chegamos ao fim de uma obra maravilhosa, escrita por, simplesmente, um gênio!! Essa é a primeira obra de Machado de Assis que leio, e posso garantir que lerei muitas outras, sua estilística me fascinou!! 😍😍😍
Esse canal é quase uma minissérie,muito viciante! Amei o canal
Os vídeos tem uma qualidade incrível parece que não assisto para estudar, mas sim por hobby, ela explica de uma maneira não didática, mas algo melhor que isso, você se sente la dentro, uma contextualização incrível.
Oi Isabella!
Meu preferido de Machado de Assis e está aqui na minha fila de releitura. Já faz algum tempo que não leio. E tenho que concordar com você, o moço levava jeito para coisa. O melhor de todos do Brasil sem pensar. Ótimo vídeo.
Beijos
Fran Borges
O meu preferido de Machado é Dom Casmurro, maravilhoso!
Muito bom esse vídeo . Você está contribuindo pra educação brasileira . Parabéns !
Eu já amava Machado de Assis por pequenos trechos e frases que eu via na internet...Agora tô finalmente lendo um livro dele,Helena e estou completamente apaixonada por ele,tenho orgulho de ser da mesma pátria que ele.
Gosto do jeito que ela relaciona algum fato com o livro; no caso, ela iniciou com uma discussão sobre a questão das pessoas escreverem como uma forma de "ultrapassar essa mortalidade". Muito bom!
Melhor resenha, melhor livro, melhor infuenciadora literária pra nos deixar assim ...,estou maravilhada 😁😁😁
Muito criativa e divertida a sua explicação. Este livro de fato é um dos maiores de nossa literatura.
Já viu a resenha de "Memórias Póstumas de Brás Cubas"? Meu livro predileto do Machado de Assis!...
Muito bom o vídeo, fiquei com muita vontade de ler este livro, sem duvida é a minha próxima leitura. É uma pena que a literatura é ensinada de uma maneira muito chata nas escolas, e por causa disso, poucos jovens mostram interesse nos grandes escritores do nosso país, como Machado de Assis por exemplo. Eu nunca tive interesse por literatura e Machado de Assis que por muitas vezes chamei de chato, e foi depois de dois anos que sai da escola que comecei a ler e hoje considero Machado de Assis um mestre. Abraço
Nem me fala... é triste perceber que os estudantes não dão valor para estes super escritores. Mas acho que a culpa não é totalmente das escolas, sabe... simplesmente penso que ninguém tem maturidade suficiente para entender Machado de Assis aos 15 anos. Quanto mais experiência de vida temos, melhor conseguimos aproveitar essas obras.
Ler Antes de Morrer não creio que eles não tenham maturidade pra entender, pois aos 15 anos eu já havia lido 2 vezes esse livro, amava enlouquecidamente Machado de Assis. Talvez não sejam eles, somos nos professores e vcs blogueiros de "livros sérios" que não sabemos contextualizar de forma adequada uma situação geradora desse interesse...
Acho que varia de pessoa pra pessoa. No tempo da escola, eu tive que ler Machado e entendi pouca coisa. Passou batido, não chamou nada minha atenção. Vários anos depois, eu tentei novamente e a minha experiência foi completamente diferente. E isso foi, sem dúvida, porque estava mais preparada, mais amadurecida. Mas claro que pode ser diferente com outras pessoas ;-)
A teoria é que com um output adequado qualquer pessoa pode entender qualquer coisa, inclusive literatura clássica, sem essa de variar ou de ser maduro para tal. Além disso, é exatamente por isso que aqui estou, pesquisando se existem canais que abordem em uma linguagem/de uma maneira que atraia/interesse jovens leitores...
Ai o Machado de Assis... Que trabalho magnífico é esse seu. Parabéns.
Terminei de ler o livro hoje. Inicialmente, me senti pouco envolvida com a narrativa, mas depois, fluiu bem...Visito seu canal sempre que concluo uma leitura, vejo se as coisas que pensei, são muito diferentes da sua visão de leitora (Rsrsr). Parabéns pelos excelente vídeos.👏🏾👏🏾👏🏾
.
P.S: "Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal".(Machado de Assis)
.
Um dos meus trechos favoritos no livro 🤗
Gente, você é muito, muito, boa no que faz...
Simplesmente um gênio. Machado de Assis é um dos maiores nomes da literatura mundial. Confesso que me encantei por suas obras. Eu li memórias Póstumas duas vezes; na primeira vez em uma edição mais atualizada da escrita. E outra vez, já familiarizado com a história, li uma edição antiga, numa escrita mais próxima do vocabulário do século XIX.
O seu vídeo sobre o livro "A Cidade e as Serras" me ajudou MUITO a entender todo o contexto da história. Me apaixonei tanto que voltei para conferir outro vídeo antes de iniciar a leitura haha 💝 parabéns!!
Parabéns minha Linda, você empolga a todos com sua explanação. Tenho ânimo em reler este livro.
Memórias Póstumas de Bras Cubas, ainda não li mas Quincas Borba eu adorei, me diverti muito. Este será uma das minhas próximas leituras.
Eu costumo ler o livro indicado pelo canal e após a leitura assistir às resenhas. Esse é o melhor canal de leitura, na minha opinião. 😍
Aquele livro que só os bons consegue ler , entender e gostar ao mesmo tempo! Viva Machado!
Resenha perfeita!
Isabella você consegue imprimir um tom agradável aos clássicos tão cansativos. Estou amando o seu canal, fiquei até com vontade de ler este livro novamente...Parabéns !!!!!
Rosana Lopes hahahah aposto que, se for ler este de novo, vai ser com outros olhos agora. Beijos!
Este livro é maravilhoso. Terminei de ler ontem e adorei. Não achei a leitura cansativa como outras literaturas que já li, e é interessante por que nesse livro ele retrata momentos que aconteceram naquela época e, isto é ótimo para entender melhor a história.
Gente, que resenha é essa? Coisa mais linda de se ver, Isabella Lubrano!
Ler Antes de Morrer todo o livro é sensacional no começo ele já inicia com uma dedicatória incrível "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas".
Me lembro do impacto que essa dedicatória causou em mim quando eu li ela.
E o capítulo que eu mais gosto por incrível que pareça é o último chamado "Das Negativas" onde se lê: "Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria".
Amo muito esse livro !
"Matamos o tempo, o tempo nos enterra."
Esse vídeo foi emocionante. Eu chorei de verdade. Sua voz, a música, tudo...
"(...) o cancro é indiferente às virtudes do sujeito; quando rói, rói; roer é o seu ofício."
_(Machado de Assis, In Memórias Póstumas de Brás Cubas)_
Eternas palmas pelo trabalho primoroso de edição e apresentação encontrado nos vídeos.
Queria muito uma resenha sua de Grande Sertão: Veredas. Todas a suas resenhas fazem com que eu me apaixone pelo livro, principalmente os da literatura Brasileira..
" (...) A dor cedia alguma vez, mas cedia à indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda. Então o homem, flagelado e rebelde, corria diante da fatalidade das coisas, atrás de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, um retalho de impalpável, outro de improvável, outro de invisível, cosidos todos a ponto precário, com a agulha da imaginação; e essa figura, - nada menos que a quimera da felicidade, - ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a cingia ao peito, e então ela ria, como um escárnio, e sumia-se, como uma ilusão."
_Machado de Assis, In Memórias Póstumas de Brás Cubas_
Maravilhoso ! Li quando tinha 13 anos naquela versão que sempre se encontra em bibliotecas de escola, rsrs ! Anseio por lê-lo novamente e nesta versão que você tem. E mais uma vez, você arrasando. Amo suas resenhas, amo seu canal. O meu predileto, sem sombras de dúvidas. Abraços e continue postando . .
Brás Cubas: Morreu, mas passa bem e conta sua história. Este Machadinho sempre me fascinou.
Que resenha maravilhosa! Sem dúvidas é o melhor canal de resenhas aqui no TH-cam. Parabéns por conseguir despertar o interesse de uma forma tão gentil e delicada. Beijos!
Olá Isabella! Conheci há poucos dias seu canal e estou amando! Parabéns pelas resenhas claras e divertidas!Literatura é tudo de bom!
Acabei de ler e fiquei impressionado com a genialidade do Machado de Assis. Um livro gigante escrito em tão poucas páginas.
Já faz um tempinho que eu li esse livro!
" Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."
Parabéns ! muito bom o vídeo... O que mais gostei no vídeo, é que você trás o contexto histórico e isso ajuda a dar todo sentido a obra... eu que sou relativamente jovem (22 anos) não tinha a visão do cotidiano da época... que ajuda e muito criar uma imagem do que é lido.. Sua linguagem plácida e acessível também ajuda muito!
Romeiro Filho Que bom que você gostou! Na maioria das vezes que a gente lê uma obra antiga, a principal dificuldade é entender o contexto daquela época. Depois que a gente compreende isso, fica muito mais fácil gostar da leitura! Beijos
Este é um livro que para quem gosta de literatura será um prazer em qualquer idade. Mas, lê-lo depois dos 30 faz com que possamos realmente desfrutar de todas as sutis criticas e das pesadas reflexões que nos traz.
O melhor dele sem dúvidas, olha que o cara era fera.
Excelente, leve e inteligente a sua apresentação. Parabéns. Continue contribuindo para a cultura brasileira.
Bella, vc tá tão próxima que acredito que já tenho essa intimidade! Conheci vc através da resenha do José Saramago (Ensaio sobre a Cegueira) livro que embalou de forma inteligentíssima os 3 de 12 meses valiosos da minha época de colégio - Último Ano. Fico feliz em ter um canal tão rico e que trás a Literatura de forma tão leve e genial. Você desperta em nós a vontade de ler com sua voz, sua intelectualidade e sua desenvoltura! Parabéns! Eu não era um leitor assíduo, agora passo a entender a riqueza que nos permite viajar nas mais diversas formas da leitura!
Wesley Fortaleza/Ce
Nossa, bendita hora que encontrei esse canal, parabéns... adorei a conexao e contextualizacao que faz com musica, por exemplo, muito bom...
Seja bem vindo ao canal, Lucas. Sinta-se a vontadc para dar suas opiniões e sugestões.
Beijo
excelente,seus videos são de uma qualidade impecável:do inicio até o fim.Parabéns !
Vou repetir: sou muito sua fã!!! Adoro a forma como fazes os vídeos, a maneira como falas das obras, as curiosidades que contas, as imagens e a opinião. Das melhores booktubers que já vi :) mesmo a sério!
Sandra Pinto Barata Obrigada pelas palavras, Sandra! Fico emocionada :'-)
Movida pelo interesse q o vídeo de terça me causou, comprei hoje o meu exemplar e já estou lendo. Que delícia de resenha, parabéns.
Valdirene Monteiro Obrigadaaa! Boa leitura pra você!
Moça, por favor não pare de fazer vídeos, você tem talento.
Esse livro é maravilhoso! Exatamente hoje comecei a ler Quincas e Borba e quando terminá-lo pretendo reler (pela terceira vez) Memórias Póstumas, já que deve ter por volta de cinco anos minha última leitura da obra. Já está mais que na hora!
Daniele Freire Boa releitura! Com esta última, li duas vezes o Memórias Póstumas... mas na nova leitura aprendi ainda mais. Bjsss
Parabéns pelo canal. Recomendo aos que gostaram do livro, a leitura do conto "A segunda vida", escrito pouco depois, e que retoma o tema da morte e do arrependimento pela futilidade da vida. E o ótimo soneto "Remorso", do Bilac.
Que canal excelente! Muito obrigado por sua contribuição à literatura em geral em um meio que as pessoas pouco valorizam isso, você é foda! :) ❤️
assistindo em 02/05/2017 amei o canal!!!
Já li o livro, mas ouvir você falar sobre ele me encoraja a ler novamente. Adoro ler, vou prestar vestibular para cursar jornalismo, e estou adorando seu canal! Parabéns :)
Letícia de Jesus O legal de Memórias Póstumas é que, a cada nova leitura, a gente faz descobertas diferentes. Beijão! Ah, boa sorte no Vestibular de jornalismo! É a minha profissão, já estive em seu lugar =)
Parabéns! Uma aula animada e esclarecedora!
Linda a resenha, e linda a apresentadora.
Que vídeo lindo! O mais bem feito que já vi. Arrepiei do início ao fim. Não só pela importância do livro pra mim, mas, principalmente, pelo seu talento de dar vida para apresentação de livros. Moça, você está de parabéns... Foi a primeira resenha de fato bem feita que vi em formato tão apetecível do M. Póstumas. O livro é um clássico e você sabe dar aos clássicos seu valor devido.
daniel baecellos Obrigada pelas palavras, Daniel... me senti muito honrada. Fazer resenhas é sempre uma tarefa enorme... e para o TH-cam, então, é um tremendo desafio! Fico muito feliz de saber que estou conseguindo fazer um trabalho bacana. Comentários como o seu são meu maior combustível. Beijos!
Revendo esse vídeo..maravilha bjs
Maravilhosa a sua explicação. Amei. Obrigada
A resenha mais linda que já vi das Memórias... Parabéns!! É um dos meus livros favoritos, junto com Viagens de Gulliver.
Nossa! Além de linda é super inteligente! Estou lendo e adorando esse livro depois que vi sua resenha! Parabéns pelo ótimo trabalho realizado aqui nesse canal!
Acabei de termina-lo. achei perfeito, protagonista apaixonante, eu amei
Dessa obra surgiu outra obra Quincas Borba que também recomendo,Isabella faça renha de Quincas Borba também ! Beijo !
Eu estou lendo memórias póstumas... amooooo 😍 sou louco de paixão por Machado de Assis. Amo seu canal. bjsssss amore 😘
Grata por compartilhar ❤
Conheci hj o seu canal e estou maravilhado!!! Parabens!!
+Diego Cabral Obrigada e seja bem vindo!!
Que coisa linda essa entrada, difícil pensar que em algum momento a gente vai se resumir a um papel. Sensacional, sou seu fã!!!!
Excelente abordagens de autores e obras. Estou usando nas minhas aulas de Literatura.
O que mais me chamou atenção nesse livro, que lí em um pretérito longinquo, foi a sua dedicatória. Se a memória não me trai: “ … ao verme que primeiro roer as frias carnes do meu cadáver.” Realmente hilário.
Considero essa dedicatória sensacional. Até falei dela no vídeo que fiz do melhor início de livro de todos os tempos, que, não por acaso, e o de Memórias Postumas...
th-cam.com/video/Z9k9ipHnZpY/w-d-xo.html
Beijo!!
Amei esse vídeo, bem dinâmico. Muito obrigado
Vc faz resumos de livro muito bem parabéns
Acho incríveis seus vídeos. Memórias Póstumas é um dos paradidáticos exigidos na minha escola e, apesar de gostar de ler, estava tendo dificuldades. Seus vídeos facilitam e instigam o interesse. Parabéns ^^
incrível! A melhor resenha que já vi de Memórias póstumas. Parabéns!!
❤❤ Machado de Assis é o melhor!! Adorei seu canal!! 📖📖❤❤
Flor amorosa de Catulo da Paixão Cearense ! Isa a trilha nos inspira !
O primeiro grande livro que li na vida, e me apaixonei por leitura.
Isa, seus vídeos são fantásticos! Sempre os procuro para aprofundar minha experiência de leitura :)
Vídeo maravilhoso!
Amo as obras do Machado de Assis.
eee Isabella, leio um clássico da literatura brasileira por mês, e escolho de acordo com os seus vídeos, ajuda muito, mês que vem #PartiuLerMachado
Mel Juternescher Que legal, Mel! Eu ando com vontade de ler livros da fase romântica do Machado agora... Comprei "A Mão e a Luva" esses dias, provavelmente será o próximo que vou ler. Ainda não conheço a história. Você conhece?
Confesso que da primeira vez que li não entendi a grandiosidade do livro.. Esse é o melhor canal de resenhas, com absoluta certeza!!
Giovan Nascimento Eu própria custei pra engatar na leitura, então não se preocupe. Tente, daqui um tempo, ler novamente. Pode ser que sua visão mude completamente!
Que vídeo excelente! Traz inspiração. Parabéns!!!
Outra excelente resenha me ajudando para a Fuvest, obrigado!
E aí, você conseguiu entrar Faculdade pela Fuvest?
Eu comecei Ler hoje obrigada pela resenha maravilhosa
Gostei do modo como você abordou o livro, bem criativo.
Foi o primeiro livro que eu li do Machado,e é o meu preferido até hoje assim como o escritor.
Por Favor faça uma resenha sobre Quincas Borba,que também é um exelente romance
Sugestão de resenha. Que tal falar sobre alguma obra do Dostoiévski? É um dos meus autores favoritos ^^
+Fernando Vargas Vieira Já resenhei Crime e Castigo aqui no canal.
th-cam.com/video/YjEFAtETW1A/w-d-xo.html
Assista e diga o que achou.
Beijo!!
sensacional, adorei seu canal e seu jeito de apresentar os livros
Obrigado, Isabella. Fiquei com vontade de ler. Tava pensando se comprava e agora me sinto mais confiante em fazer isso.
Queria tanto ter fotografias da minha familia. Que sorte a sua Isa! E quanto a diários e vencer a mortalidade é o que eu faço, escrevo sempre.
Aí q maravilha... Eu comecei a ler semana passada... E quando vi q vc tinha um vídeo aqui, fiquei muito curiosa pra ver ... Gostei ❤
Esse eu li na época da escola, muitos e muitos anos atrás. Eu preciso reler, inclusive :) O Meu preferido do Machado é o Quincas! Quincas é muitoooo bom
Carol Rodrigues Ainda não li este! Tá na minha fila há um teeeempão...
Ler Antes de Morrer É maravilhoso. E muito engraçado. Vc vai gostar =D
amei a excelente explicação, por sinal muito cativante👏👏🎉😊
Concordo, um dos melhores livros que já li.
Sensacional! Todo um embasamento histórico pra iniciar a resenha Você está cada dia melhor e agora com esse clássico o capricho foi dobrado rs. Machado é tudo aquilo que comentamos e mais um pouco :)
Felipe Nonato Com Machado a gente tem que caprichar, né? E mesmo assim, nada do que a gente fizer chega a 1% da importância e genialidade dele. Bjs!
Ler Antes de Morrer verdade, ele é incrível! Bjo!
Que vídeo incrível e bem produzido! Parabéns!
Amei o vídeo! E você também!
Descobri agora teu canal! Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!
+Jeferson Jacques Obrigada Jeferson! Seja bem vindo!! Bjo
O melhor livro de literatura de língua portuguesa.