Não quero fazer uma pergunta, mas, um elogio. Esse homem é um "monstro" de conhecimentos. Em pessoas assim é que deveríamos querer o "Brasil que eu quero". Tá aí um sujeito extremamente preparado para discutir de forma lúcida as questões graves desse país. Um abraço.
Professor, conhecimento elevado aliado a paixão são forças incontroláveis, agradeço demais sua empatia ao transmitir todo conhecimento aos leigos curiosos. Abraço.
Uma tarefa ingrata resumir em um video de poucos minutos um assunto tão rico. Acredito que sua analise foi de um esforço tamanho que se aproximou muito do objetivo. Heidegger realmente era um ser único. Nem seus amigos conseguiram compreender como alguem com esses recursos filosóficos, tenha se embrenhado profundamente pelo lado contrario e sombrio do nazismo.
Professor, gostaria muito de um video falando sobre o “mito” do fim da psicanálise. Por que tantas pessoas argumentam que a teoria está ultrapassada? Como agir frente às novas demandas? Obrigada.
Dunker, tudo bem meu caro? Faça um video sobre a nova nota técnica sobre saúde mental que foi publicado recentemente. É de extrema importância reaver a psicanálise neste momento. Abraços.
Seu canal é uma verdadeira experiência! E uma experiência inspiradora! Essa abertura para o diálogo entre os autores muito me anima. Encontro muito isso na sua transmissão. Acho desafiador e fecundo para a abordagem dos problemas em geral e avanços das ideias.
Olá prof. Christian Dunker, nesses tempos modernos em que encontramos dopamina em qualquer lugar e em qualquer momento, acho que seria interessante ouvir você falar sobre a Adaptação Hedônica... A busca incessante por felicidade e a falta de contentamento com o que temos é um mal que nos assola nesse século? Abraço e obrigado!
Dunker, boa tarde. Tenho estudado a Psicanálise com educadoras como a Helena Lima e a experiência tem sido muito gratificante. Em meu percurso de formação - láaa atrás (no tempo e em outro lugar) tive contato com Marcuse - era o início de meus estudos e fiquei seduzido por ele... você poderia fazer sobre "Eros e Civilização" e a mirada marcuseana sobre Freud? por gentileza!!!
Parabéns professor pelo video... Tem um filósofo que estudou muito o trabalho do Heidegger, o nome dele é Byung Chu Han, fala muito sobre a sociedade contemporânea e os meios de comunicação, o seu ensaio mais conhecido é pscicopolítica, gostaria de um video sobre ele. Obg.
Muito bom, a conversa é tão instigante que por várias vezes me peguei divagando e tendo que voltar o vídeo! Obrigada por sempre despertar o meu desejo pelo saber.
Muito obrigado, Dunker! Ainda sobre Heidegger: você poderia comentar sobre os diálogos com a obra dele (e de Sartre / ou de outros dessa tradição fenomenológica) por alguns intelectuais do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), como o filósofo Álvaro Vieira Pinto (esse diálogo aparece no livro - tese - da professora Norma Côrtes, da UFRJ)? Vieira também debate com as ideias heideggeriana no livro (póstumo) "O conceito de Tecnologia"...
Oi, Christian! Gostaria de ouvir sobre poliamor a partir da perspectiva da psicanálise e se você teria indicações de autores que escreveram sobre o tema. Obrigada!
Tudo bem Andri? Um livro que tem me ajudado muito a compreender esse universo de relações não monogâmicas é o " A ética do amor livre" das autoras Janet W. Hardy e Dossie Easton, lançado pela editora elefante em 2019. Não há na obra um recorte em psicanálise, mas há um universo de relações amorosas interessantes.
A consciência é intencional. E, assume o “eu” como um fluxo de vivências intencionais. Para Feijoo (2011), a fenomenologia de Husserl, o psiquismo não possui nenhuma determinação prévia, nem mesmo um eu substancial. A consciência é, para este filósofo, transcendente, nunca se retém em si mesma, mas se vê projetada por seus próprios atos para o campo dos objetos correlatos. (p.31).
Professor Dunker, pode falar mais sobre a clínica Winnicottiana? Principalmente sobre o que traz de diferente se comparada a clássica freudiana, e além disso, pode comentar ainda sobre o manejo , holding e handling na clínica com adultos? Pois, percebo certo preconceito e ignorância ao ouvir alguns colegas se referirem a esta escola psicanalítica como clínica unicamente infantil.
Professor o canal já tem programa sobre sobre Erich Fromm? Não tendo, o senhor poderia falar um pouco sobre a negativa de Fromm em relação ao relativismo sociológico. E como Fromm observou a relação de Marx e Freud em: Meu Encontro com Marx e Freud. Obrigado!
Professor, fale, por favor, sobre a relação entre a liberdade segundo Sartre e o inconsciente segundo Freud. O paradoxo, caso exista, entre esses dois conceitos é solúvel?
Você pode comentar o que Lacan quis dizer com o plural “nomes do pai”, principalmente com o seminário “Les Non-Dupes Errent”, e o que está em jogo com a homofonia Noms-du-père/Non-Dupes Errent ?
Profe como viver junto, filosoficamente, psicologicamente e psicanaliticamente? Quais autores discutem essa questão e quais livros? Satisfacao e tu ta detonando!!
Christian, muito legal. Poderia comentar sobre a presença da psicanálise no pensamento dos filósofos ditos pós-modernos (Lyotard, Baudrillard, Jameson...)? Muito obrigada
Até acho válida a sugestão, mas não pode haver simplificações estereotipadas, rasas, lugares comuns. E Dunker tem poucos minutos pra abordar cada tema...
Zizek faz uma defesa de Heidegger quase que justificando ou achando justificativas para sua filiação ao nazismo, coisa que o próprio Heidegger nunca se desculpou por esse "passo em falso". Pq? Pq ele via no nazismo a realização de algo relacionado à sua própria filosofia do Ser... coisa que eu sinceramente nunca entendi direito.... tbm gostaria de uma explicação
@@helber.9420 se a resposta fosse tão simples a pergunta não teria sido complexa não acha? E outra... o nazismo não foi autêntico coisa nenhuma! A prova disso está no nome "nacional socialismo", copiado do movimento operário, que faz muita gente confundí-lo com o socialismo de esquerda. E outra... sua resposta não responde a minha pergunta
@@augustovasconcelosneto6989 autêntico n do ponto de vista da nomenclatura do nome.. mas em aspectos sociais e psicológicos. Havia um sentimento de que era preciso uma mudança radical na época, e assim foi.
Olá Christian, gostaria de um vídeo sobre o nó barromeano em Lacan e a relação com a condição imposta (pela linguagem, não sei bem) aos sujeito falante. Grato pelos vídeos maravilhosos até aqui!
Dunker, sou nova no canal e estou adorando! Como ainda estou conhecendo o canal, não sei se já tem vídeos sobre, caso não tiver, peço por favor os assuntos: estágio de espelho de lacan E psicose ordinária! Desde já muito obrigada!!!!
Professor, poderia comentar sobre o livro Psicologia das Massas e do Fascismo do Reich e como esse livro pode dialogar com a atual conjuntura política do Brasil? Abraço!
Como vc citou a Metafísica do Ser, de Descartes, e por ter sido quem inventou - sistematizou os procedimentos - o método científico, tomo conta que a alma e o espírito possam ser objetos de análise cientifica, mesmo que sejam negativas. A pergunta que fica: o espírito tem alma? Tenho definições, que partiram de um coletivo espírita, paz e bem, mas que não respondem a pergunta.
Muito bom o vídeo, professor. Eu tenho interesse em ouvir mais sobre marxismo e psicanálise, especialmente relações possíveis entre as concepções de Vigotski e as psicanalíticas. Agradecido, um abraço!
Dunker, espero ainda ver um vídeo tratando da Personalidade Esquizoide.Há relativamente muito pouca informação sobre isso disponível na internet. Obrigada!
Christian, por gentileza, envia esta aula para o Olavo de Carvalho. Ele não sabe escutar, muito menos recordar, tem memória seletiva e não diz coisa com coisa.
Eu gosto muito desse vídeo (como de todos do canal) e já vi ele algumas vezes. Volta e meia venho reve-lo. E queria muito ler esse livro do Luis Claudio Figueiredo, mas não encontro em nenhum lugar :(
Olá, Dunker! Sou estudante de psicologia e queria saber o que você pensa sobre a experiência de um analista que vivencia a morte de um analisando. Fiquei pensando que, caso eu vivenciasse essa situação, poderia me ocorrer o desejo de ir ao velório, como uma forma de elaborar esse luto, mas, logo pensei que talvez não fosse apropriado à profissão. rsrsrsrs. Enfim, o que você acha? Abraços!
Dunker, por que voce nao gosta de Sartre? De Heidegger vc fala mais. Ambos sao tributários de Hegel. Cada um a seu modo. Freud parece que nao precisou de ler Hegel para atingir os mesmos píncaros do filosofo de Stuttgart. Lacan também deve muito a Hegel. Como estes quatro gigantes se encontram ? Qual o denominador comum? Pergunta razoável?
A palavra deveria ser a morada do ser. Quanto tempo não se investe na escuta terapêutica por conta disso não ser uma prática natural e espontânea? Quanto sofrimento e perda de relações não vem daí? Para quem se interessou por essa aproximação entre terapêutica e a filosofia de Heidegger, recomendo conhecer o método Aletheia. circuloaletheia.com/o-metodo-aletheia/
Calma, Heiddeger não é fácil. Mas muito recompensador investir tempo em suas ideias. Sugeriria compêndios/comentadores de qualidade para começar, até então iniciar Ser e Tempo.
Não quero fazer uma pergunta, mas, um elogio. Esse homem é um "monstro" de conhecimentos. Em pessoas assim é que deveríamos querer o "Brasil que eu quero". Tá aí um sujeito extremamente preparado para discutir de forma lúcida as questões graves desse país. Um abraço.
5:45 essa moça na janela quase me matou do coração
Nossa!!!😲😲
Sempre procuro algo nessa janela, mas nunca tinha achado! hahahaha
Hahahahahhaa
@@fragamarianas kkkkk. Tbm sempre fico olhando ali. Não é interessante? Kkk
Kkk que isso meu Deus...
Professor, conhecimento elevado aliado a paixão são forças incontroláveis, agradeço demais sua empatia ao transmitir todo conhecimento aos leigos curiosos. Abraço.
Uma tarefa ingrata resumir em um video de poucos minutos um assunto tão rico. Acredito que sua analise foi de um esforço tamanho que se aproximou muito do objetivo. Heidegger realmente era um ser único. Nem seus amigos conseguiram compreender como alguem com esses recursos filosóficos, tenha se embrenhado profundamente pelo lado contrario e sombrio do nazismo.
Professor, gostaria muito de um video falando sobre o “mito” do fim da psicanálise. Por que tantas pessoas argumentam que a teoria está ultrapassada? Como agir frente às novas demandas? Obrigada.
Tipo qual demanda seria essa...
Gostaria muito de um vídeo onde se apresentasse a diferença entre metafísica e ontologia segundo um olhar vindo da psicanálise.
Dunker, tudo bem meu caro? Faça um video sobre a nova nota técnica sobre saúde mental que foi publicado recentemente. É de extrema importância reaver a psicanálise neste momento.
Abraços.
Nossa neh .... Ele eh tão inteligente! ... Acho tão admiravel.
Seu canal é uma verdadeira experiência! E uma experiência inspiradora! Essa abertura para o diálogo entre os autores muito me anima. Encontro muito isso na sua transmissão. Acho desafiador e fecundo para a abordagem dos problemas em geral e avanços das ideias.
Olá prof. Christian Dunker, nesses tempos modernos em que encontramos dopamina em qualquer lugar e em qualquer momento, acho que seria interessante ouvir você falar sobre a Adaptação Hedônica... A busca incessante por felicidade e a falta de contentamento com o que temos é um mal que nos assola nesse século? Abraço e obrigado!
Dunker, boa tarde. Tenho estudado a Psicanálise com educadoras como a Helena Lima e a experiência tem sido muito gratificante. Em meu percurso de formação - láaa atrás (no tempo e em outro lugar) tive contato com Marcuse - era o início de meus estudos e fiquei seduzido por ele... você poderia fazer sobre "Eros e Civilização" e a mirada marcuseana sobre Freud? por gentileza!!!
Útil importante relevante
Gratidão por compartilhar saberes!!
Parabéns professor pelo video... Tem um filósofo que estudou muito o trabalho do Heidegger, o nome dele é Byung Chu Han, fala muito sobre a sociedade contemporânea e os meios de comunicação, o seu ensaio mais conhecido é pscicopolítica, gostaria de um video sobre ele. Obg.
Muito bom, a conversa é tão instigante que por várias vezes me peguei divagando e tendo que voltar o vídeo! Obrigada por sempre despertar o meu desejo pelo saber.
Muito bom professor!
Dunker, fala um pouco sobre a psicanálise na clínica infantil! Muito obrigado.
Impossível não notar. Que cabelo exclusivo esse hein Mestre? 😂😂
Uma trilogia maravilhosa.
Dunker, você poderia fazer um vídeo falando sobre eletroconvulsoterapia???
perfeito!!! tb quero ouvir ele falando sobre isso
Muito obrigado, Dunker! Ainda sobre Heidegger: você poderia comentar sobre os diálogos com a obra dele (e de Sartre / ou de outros dessa tradição fenomenológica) por alguns intelectuais do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), como o filósofo Álvaro Vieira Pinto (esse diálogo aparece no livro - tese - da professora Norma Côrtes, da UFRJ)? Vieira também debate com as ideias heideggeriana no livro (póstumo) "O conceito de Tecnologia"...
Mas essa terapia já foi suspensa, né?
Obrigado!
Oi, Christian!
Gostaria de ouvir sobre poliamor a partir da perspectiva da psicanálise e se você teria indicações de autores que escreveram sobre o tema.
Obrigada!
Tudo bem Andri? Um livro que tem me ajudado muito a compreender esse universo de relações não monogâmicas é o " A ética do amor livre" das autoras Janet W. Hardy e Dossie Easton, lançado pela editora elefante em 2019.
Não há na obra um recorte em psicanálise, mas há um universo de relações amorosas interessantes.
A consciência é intencional.
E, assume o “eu” como um fluxo de vivências intencionais. Para
Feijoo (2011), a fenomenologia de Husserl, o psiquismo não possui nenhuma determinação prévia, nem mesmo um eu substancial. A consciência é, para este filósofo, transcendente, nunca se retém em si mesma, mas se vê projetada por seus próprios atos para o campo dos objetos correlatos. (p.31).
Muito, muito bom. Valeu estar aqui.
Professor Dunker, pode falar mais sobre a clínica Winnicottiana? Principalmente sobre o que traz de diferente se comparada a clássica freudiana, e além disso, pode comentar ainda sobre o manejo , holding e handling na clínica com adultos? Pois, percebo certo preconceito e ignorância ao ouvir alguns colegas se referirem a esta escola psicanalítica como clínica unicamente infantil.
Essa musiquinha de entrada é mto fofa
Professor, excelente vídeo!!! O senhor poderia falar sobre a nota técnica "Nova saúde mental" e sobre sua opinião sobre ela? Grato!
Linda aula!
Muito bom o vídeo! Você poderia fazer um vídeo colocando as principais diferenças e semelhanças entre a esquizoanalise e a psicanálise tradicional?
Olá, Guilherme! O professor falou sobre a esquizoanálise no programa de n° 192. Abraço!
Olá Cristian. Gostaria de ouvir sua visão sobre mediuns, mentalistas e programação neuro linguística.
Obrigado!
Eu tenho muito interesse em ouvir o que o professor tem a dizer, particularmente, sobre a PNL.
Agradeço ao colega por trazer esta pergunta!
Isso seria um otimo tema...eu percebo q o cristian nao fala sobre as teorias junguiano
Professor o canal já tem programa sobre sobre Erich Fromm? Não tendo, o senhor poderia falar um pouco sobre a negativa de Fromm em relação ao relativismo sociológico. E como Fromm observou a relação de Marx e Freud em: Meu Encontro com Marx e Freud. Obrigado!
Oi professor, obrigada pelas aulas acessíveis. Democratizar a psicanálise vai transformar o mundo. Pode falar um pouco sobre Adler?
Professor, fale, por favor, sobre a relação entre a liberdade segundo Sartre e o inconsciente segundo Freud. O paradoxo, caso exista, entre esses dois conceitos é solúvel?
Você pode comentar o que Lacan quis dizer com o plural “nomes do pai”, principalmente com o seminário “Les Non-Dupes Errent”, e o que está em jogo com a homofonia Noms-du-père/Non-Dupes Errent ?
Profe como viver junto, filosoficamente, psicologicamente e psicanaliticamente? Quais autores discutem essa questão e quais livros? Satisfacao e tu ta detonando!!
Kkkkkkkk 12 minutos professor !!! Amei 🥰
Bela aula!
Christian, muito legal. Poderia comentar sobre a presença da psicanálise no pensamento dos filósofos ditos pós-modernos (Lyotard, Baudrillard, Jameson...)? Muito obrigada
Obrigado
Dunker, poderia falar da relação de Heidegger com o Nazismo?
Até acho válida a sugestão, mas não pode haver simplificações estereotipadas, rasas, lugares comuns. E Dunker tem poucos minutos pra abordar cada tema...
Zizek faz uma defesa de Heidegger quase que justificando ou achando justificativas para sua filiação ao nazismo, coisa que o próprio Heidegger nunca se desculpou por esse "passo em falso". Pq? Pq ele via no nazismo a realização de algo relacionado à sua própria filosofia do Ser... coisa que eu sinceramente nunca entendi direito.... tbm gostaria de uma explicação
@@augustovasconcelosneto6989 nazismo foi autêntico, por isso.
@@helber.9420 se a resposta fosse tão simples a pergunta não teria sido complexa não acha? E outra... o nazismo não foi autêntico coisa nenhuma! A prova disso está no nome "nacional socialismo", copiado do movimento operário, que faz muita gente confundí-lo com o socialismo de esquerda. E outra... sua resposta não responde a minha pergunta
@@augustovasconcelosneto6989 autêntico n do ponto de vista da nomenclatura do nome.. mas em aspectos sociais e psicológicos. Havia um sentimento de que era preciso uma mudança radical na época, e assim foi.
Amo o canal! Sempre ótimos os vídeos.
Mas pessoalmente prefiro a câmera estática frontal, exceto nos tradicionais closes das capas de livros.
Olá, professor! Gratíssima por seus vídeos esclarecedores! Gostaria muito que você falasse do lugar do 'não dito' pelo viés da arte.
Professor, poderia falar um pouco sobre mulheres com estrutura obsessiva? Elas tem aparecido muito na clínica, seria um fenômeno atual? Obrigada!
excelente! e parabéns tb para a equipe de filmagem. os ângulos e cortes parecem ajudar a compreender a explanação.
O que o senhor acha do retorno das políticas públicas acerca dos manicômios? Possibilidades positivas ou retrocesso?
Olá Christian, gostaria de um vídeo sobre o nó barromeano em Lacan e a relação com a condição imposta (pela linguagem, não sei bem) aos sujeito falante. Grato pelos vídeos maravilhosos até aqui!
Dunker, sou nova no canal e estou adorando!
Como ainda estou conhecendo o canal, não sei se já tem vídeos sobre, caso não tiver, peço por favor os assuntos: estágio de espelho de lacan
E psicose ordinária!
Desde já muito obrigada!!!!
Professor, poderia comentar sobre o livro Psicologia das Massas e do Fascismo do Reich e como esse livro pode dialogar com a atual conjuntura política do Brasil? Abraço!
Como vc citou a Metafísica do Ser, de Descartes, e por ter sido quem inventou - sistematizou os procedimentos - o método científico, tomo conta que a alma e o espírito possam ser objetos de análise cientifica, mesmo que sejam negativas.
A pergunta que fica: o espírito tem alma?
Tenho definições, que partiram de um coletivo espírita, paz e bem, mas que não respondem a pergunta.
Olá Christian . Você pode falar sobre o fenômeno do duplo na neurose. Obrigado.
Muito bom o vídeo, professor. Eu tenho interesse em ouvir mais sobre marxismo e psicanálise, especialmente relações possíveis entre as concepções de Vigotski e as psicanalíticas. Agradecido, um abraço!
Dunker, espero ainda ver um vídeo tratando da Personalidade Esquizoide.Há relativamente muito pouca informação sobre isso disponível na internet. Obrigada!
Christian, por gentileza, envia esta aula para o Olavo de Carvalho. Ele não sabe escutar, muito menos recordar, tem memória seletiva e não diz coisa com coisa.
Ahahahahaha... Boa!
Olá Professor. Gostaria que você comentasse sobre as aproximações que a academia vem tentando fazer sobre Jung e Lacan
1
Olá Professor. Você poderia falar se existe uma psicopatologia própria de Lacan? Forte abraço
E não nos esqueçamos da Daseinsanalyse do Binswanger
Ich liebe es... Wenn du Mal zwischen durch deutsch sprichst.🤭
Danke Dunker!
socorro. essa pessoa que apareceu no espelho qse me matou de susto
Professor, pode falar sobre Karen Horney e o culturalismo? Obrigado.
Eu gosto muito desse vídeo (como de todos do canal) e já vi ele algumas vezes. Volta e meia venho reve-lo. E queria muito ler esse livro do Luis Claudio Figueiredo, mas não encontro em nenhum lugar :(
Olá, Dunker! Sou estudante de psicologia e queria saber o que você pensa sobre a experiência de um analista que vivencia a morte de um analisando. Fiquei pensando que, caso eu vivenciasse essa situação, poderia me ocorrer o desejo de ir ao velório, como uma forma de elaborar esse luto, mas, logo pensei que talvez não fosse apropriado à profissão. rsrsrsrs. Enfim, o que você acha? Abraços!
Pesado
Faltou falar mais do Winnicott :(
Olá Dunker!
Eu gostaria de propor um filme para a rubrica Desejo em Cena. Inception ou A Origem com o Leonardo Di Caprio.
Interessante...
Olá Professor, poderia falar sobre a ansiedade na perspectiva psicanalítica? Um abraço!
Oi, Christian. Você faria um vídeo sobre Derrida e Lacan?
Dunker, por que voce nao gosta de Sartre? De Heidegger vc fala mais. Ambos sao tributários de Hegel. Cada um a seu modo. Freud parece que nao precisou de ler Hegel para atingir os mesmos píncaros do filosofo de Stuttgart. Lacan também deve muito a Hegel. Como estes quatro gigantes se encontram ? Qual o denominador comum? Pergunta razoável?
Professor! Muito grata pelo vídeo, realmente muito bom o conteúdo, poderia indicar livros sobre a teoria heideggeriana?
Dunker, você poderia fazer um video específico falando de Axel Honneth?
Dunker, me adota?
Eu tbmmmm kkkk
A palavra deveria ser a morada do ser. Quanto tempo não se investe na escuta terapêutica por conta disso não ser uma prática natural e espontânea? Quanto sofrimento e perda de relações não vem daí?
Para quem se interessou por essa aproximação entre terapêutica e a filosofia de Heidegger, recomendo conhecer o método Aletheia.
circuloaletheia.com/o-metodo-aletheia/
Aparece um espírito na janela ?
Não apareceu winnicott na sua fala amigo !
No minuto 5:47 seu inconsciente infantil apareceu na janela, Christian
Por que não consigo acionar o soninho dos vídeos?
Mas a ciência não está preocupada com o sentido da existência, geralmente é a religião que tem esse objetivo, atribuir sentido para a existência
Was ist eine frage ? Die frage das nicht habe keine ansere..
O ser pede contexto ;)
muito difícil de entender, chega a angustiar..
Calma, Heiddeger não é fácil. Mas muito recompensador investir tempo em suas ideias. Sugeriria compêndios/comentadores de qualidade para começar, até então iniciar Ser e Tempo.
Kkkkk
Heidegger é budista?
"Yutchuby" rsrsr
Fala Donkey! Cadê, já conseguiu refutar o Olavo? Estamos esperando.......sentados.