CORREÇÃO DE DINAMOMETRO - Pergunte para o Rafa - #20

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 9 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น •

  • @marcelocvf
    @marcelocvf 4 ปีที่แล้ว +4

    Sensacionais a explicação e a sinceridade! Obrigado por nos ensinar e tirar nossas dúvidas! SHOW RAFA

    • @performancebyrafa
      @performancebyrafa  4 ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado pelo seu comentário Marcelo!

  • @alfredofilho7683
    @alfredofilho7683 2 ปีที่แล้ว

    Depois que conheci esse canal não consegui mais parar de assistir os vídeos, o ensinamento é bom demais!!

  • @-Channel-pz7vb
    @-Channel-pz7vb 2 ปีที่แล้ว

    Bom dia, sabem me dizer qual das correções vem mais potência ? SAE J 1349 ou DIN 70020?

  • @superpower4179
    @superpower4179 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu só gostaria de saber qual seria a proporção/cálculo de correção quanto a temperatura e umidade

  • @Silveirinha.
    @Silveirinha. 3 ปีที่แล้ว +3

    Não entendi. Você falou que a Pressão Atmosférica é uma constante nos turbo, mas não falou da temperatura e umidade. 🤔🤔

  • @martinsgarage9106
    @martinsgarage9106 4 ปีที่แล้ว

    Rafa a pressão não muda mas já a temperatura muda e faz um grande diferença quando o facto é ar forçado, certo?

    • @rodrigofilho1996
      @rodrigofilho1996 3 ปีที่แล้ว +1

      Sim, um exemplo disso seria manter o carro inteiro original e trocar apenas o intercooler, a potencia do motor aumenta. umidade tmbm faz diferença, locais com maior umidade do ar produzem menos potencia, por isso que o certo mesmo pra saber a potencia real do carro é medir em um dinamômetro preciso, perto de onde se usa o carro, e não utilizar correção.
      Exemplo: O cara mora em SP (altitude mediana e úmida), porem testa o carro no dinamômetro em Porto Alegre no inverno (altitude do mar e seco), a potencia medida será maior que a potencia do carro quando ele estiver usando em SP. O carro vai ficar "mais fraco em SP".

  • @felipesantoamaro
    @felipesantoamaro 4 ปีที่แล้ว

    Buenas Rafa!! Poderia falar sobre a carga de freio aplicada no rolo, seria uma matéria muito para que os ouvintes não sejam enganados

  • @bacelar.alexandre
    @bacelar.alexandre 4 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pela aula. Me surgiu uma dúvida. Se for feito um piggyback customizado em São Paulo e no dino acusou 300cv de roda, este mesmo carro em um dino em Recife (mais quente e nível do mar) vai dar os mesmos 300 vc roda? Abordem aplicá a correção. Obrigado e abraços.

    • @alexanderstaff
      @alexanderstaff 4 ปีที่แล้ว

      A correção de dinamometro foi desenvolvida para normalizar motores padrao de fabrica, considerando que dinamometro de rolo/chassis nao tem norma para calibração, e motores preparados fogem ao que foi determinado pela norma, vai do que voce pretende saber, mudando de dinamometro e de cidade(altitude, temperatura e umidade) torna muito dificil garantir que qualquer carro se comportará da mesma forma......a correção existe justamente para que os numeros sejam comparaveis, mas nao existe norma para dina de chassis/rolo. Usar SAE J1349 ou NBR1585 é apenas um "empréstimo"

  • @rafaelrap2
    @rafaelrap2 4 ปีที่แล้ว

    Concordo com tudo.... porem o valor médio de oxigênio no ar é de 21% correto? Sendo que existem variações, pois determinados locais o ar é mais rarefeito que em outros.. levando apenas esse fator em consideração, isso já nao influencienciaria na pressao positiva? Pois 0,8 a nível do mar tem x moléculas de oxigênio .. facilitando explosão.. e 0,8 no Monte Everest tem - X moléculas de oxigênio. Ou estou errado? A quantidade de oxigênio é a mesma? Sendo assim o fator altitude não interfere em motores turbo?

    • @rafaelrap2
      @rafaelrap2 4 ปีที่แล้ว

      @@manjuba79 Então por isso devemos aplicar a correção em veículos turbo, pois ela leva em consideração essa variação....

    • @rafaelrap2
      @rafaelrap2 4 ปีที่แล้ว

      @@manjuba79 Vc leu o que vc escreveu ali? Que se a pressão atmosférica varia, a potencia varia, por que nao se aplica em veículos que não são sobre alimentado? Se a pressão e potência tbm varia?

    • @rafaelrap2
      @rafaelrap2 4 ปีที่แล้ว

      Na minha opinião a norma de correção tem que ser utilizada em ambos.os casos.. seja aspirado seja turbo. Pois a pressao interfere.. temperatura tbm varia.. e etc... mas sou leigo, mero entusiasta!!

    • @alexanderstaff
      @alexanderstaff 4 ปีที่แล้ว +1

      @@rafaelrap2 a norma nao se aplica a motores sobrealimentados originais (Otto, se ler a norma vera que Diesel sobrealimentado usa a norma), aplicar qualquer dessas normas serve apenas de referencia de comparação do mesmo carro no mesmo dina, se mudar o dina os numeros finais ja não se copiam......quando pensa em carro preparado a norma tambem faz sentido

    • @superpower4179
      @superpower4179 3 ปีที่แล้ว +2

      Se o seu carro roda com 0.8 e você vai com ele pro Everest onde o ar é mais rarefeito e você tiver um manômetro ( medidor da pressão do turbo ) no seu carro a wastegate vai subir a pressão pra " compensar " o ar mais rarefeito ou seja, poderá ver seu carro rodando com 1kg, 1.1kg ou seja, ele vai subir pressão.

  • @marcioandrianirahal1882
    @marcioandrianirahal1882 5 ปีที่แล้ว +2

    Ok, esta correto. Porém há muita diferença entre os dinamometros, também sobre a carga aplicada ao rolo e outras diferenças que são fundamentais para os números se tornarem próximo do real. Obviamente os números de roda de acordo com o dinamometro sem correção, mas de marcas diferentes podem variar muito também!!!

    • @KiNG-fr5ib
      @KiNG-fr5ib 2 ปีที่แล้ว

      por isso a gente fala "meu carro tem xxx cv no servitec"... Servitec é um dos mais utilizados mundialmente e marca menos potência que todos os outros Dyno.

  • @jeanjuniorreis9928
    @jeanjuniorreis9928 3 ปีที่แล้ว

    N achei o vídeo do GTi q ele falou

    • @performancebyrafa
      @performancebyrafa  3 ปีที่แล้ว +1

      Fala Jean, tudo bem?
      Aqui é a Giovanna, Consultora da Performance!
      Será que você está buscando o vídeo do GTI do Rafa, com IS38?
      Se sim, segue link pra você acompanhar: th-cam.com/video/bw53eZOS47A/w-d-xo.html
      Caso tenha mais dúvidas, estou disponível também no Whatsapp (11)98569-3046
      Muito obrigada por nos acompanhar!
      Grande abraço!

  • @PauloSpinosaFilho
    @PauloSpinosaFilho 5 ปีที่แล้ว

    Olá Rafa, td bem? O que seria a suavização que colocam tambem nas passagens de dino? Já vi suavização 0 e outros com 6, mais não acho nada na net que explique. Obrigado pelo seu tempo...forte abraço

    • @Phenx
      @Phenx 4 ปีที่แล้ว

      ESPAÇO AQUÁRIO - Paulo Spinosa Filho é aplicado um filtro (imagine como uma média a cada X valores pra facilitar) sobre a curva obtida no dyno para “suavizar” a mesma, retirando alguns picos e vales no decorrer a curva. Imagine que quanto maior a suavização mais feia seria a curva, se assemelhando a um eletrocardiograma, pode ser sinônimo de mapa ruim 😂 (ou dyno mal calibrado)

  • @angelomarchioretto4031
    @angelomarchioretto4031 4 ปีที่แล้ว

    Rafa hoje qual o melhor piggyback para o up Tsi??

    • @Magovit
      @Magovit 3 ปีที่แล้ว

      Sportchip

  • @lucasvieira8357
    @lucasvieira8357 4 ปีที่แล้ว

    Teria como fazer o cálculo da correção usando apenas as outras duas variáveis ?

  • @BlackAge1975
    @BlackAge1975 5 ปีที่แล้ว

    Porque vocês não falam de Mitsubishi? Por exemplo, outlander GT, 3.0, V6? Tenho uma 2009 e amo o carro.

  • @mathewfigo5864
    @mathewfigo5864 5 ปีที่แล้ว

    No novo Onix turbo os caras estão chegando a 145 cavalos com esses fatores de correção. Tem gente falando que mesmo carro turbo tem que corrigir em 11% o valor nas rodas por causa da fase aspirada. Enfim, uma confusão sem fim.

    • @performancebyrafa
      @performancebyrafa  5 ปีที่แล้ว +8

      As bases que utilizamos são as normas de engenharia, ou seja, o que está sendo dito ai nada mais é que a própria norma, nao é uma opinião pessoal ou um achismo. Fora isso, se houver um mínimo entendimento de física também é suficiente pra concluir. O problema é que alguns lugares querem vender números ao invés de realidade, seja por desconhecimento ou até mesmo por má fé.
      Obrigado pelo comentário,
      Abs, Rafa.

    • @EltonRedHair
      @EltonRedHair 5 ปีที่แล้ว +2

      fase aspirada kkkkk. esses 1.0 turbo na lenta ja tem pressão positiva se bobear kkkk

  • @BLD96
    @BLD96 5 ปีที่แล้ว

    Fala galera beleza? Vocês poderiam falar sobre remap anti detect

  • @TheTueio
    @TheTueio 5 ปีที่แล้ว

    com correção qualquer carro tem 400cv hoje em dia. Aí põe do lado toma benga fica com cara de ué..

    • @mendigopatrao4281
      @mendigopatrao4281 3 ปีที่แล้ว

      verdade, mas eh porque brasileiro sempre quer ser malandro. Eh só operar o dinamômetro com medições corretas e parâmetros corretos. Bingo achou a potencia do carro real kkkkk

  • @brptr
    @brptr 4 ปีที่แล้ว

    Tá bem tendenciosa essa explicação, principalmente porque em veículos sobrealimentados a temperatura ambiente influencia demais no resultado final, afinal de contas, durante a compressão, o ar aquece e muda sua massa específica (ver entalpia). Dada uma razão de compressão igual e temperaturas de admissão diferentes, o sistema com maior temperatura tem menos massa de oxigênio e o que o motor queima, é massa de ar e gasolina. Menos massa de ar, menos gasolina e menos potência (ECU ajusta pelo MAF e MAP). Ou seja, sempre tem alguma correção para equalizar números. Pressão atmosférica, embora menos relevante nos turnos, também influencia, principalmente na curva de eficiência do compressor.

    • @superpower4179
      @superpower4179 3 ปีที่แล้ว +1

      Sim, influencia porém por isso há a necessidade inclusive de ventiladores. Porém a perda ( proporcional ) no turbo será muito menor que no aspirado. Usa-se correção em carros turbo ? Sim mas teria que ser algo extremo como 40º graus e varias puxadas consecutivas para fazer valer alguma correção.

    • @marcelobhering1600
      @marcelobhering1600 3 ปีที่แล้ว

      Caro Bruno, vc se esqueceu de motivos básicos. o Fator de correção do dinamômetro de rolo é APENAS para se comparar motores aspirados em locais diferentes, *ESPECIALMENTE* (ainda que não apenas) por causa das diferenças de altitude. A altitude tem um peso *MUUUITO* maior do que temperatura e umidade num motor naturalmente aspirado. Foi assim que nasceu a SAE J1349 (para permitir motores em locais diferentes do mundo pudessem ser medidos).
      Num motor sobrealimentado, não faz sentido usar fator de correção, porque a pressão de turbo calibrada é *SEMPRE* é a pressão acima da Pressão Atmosférica. Logo, se vc estiver em maior altitude (o ar é mais rarefeito), o turbo girará mais até alcançar a pressão calibrada. Por isso, não faz sentido o fator de correção para carros sobrealimentados.
      De qq forma, a umidade e a Temperatura pouco influenciará se vc tiver o cuidado de testar o ANTES e o depois da preparação num motor sobrealimentado.

    • @lucasstahl7777
      @lucasstahl7777 4 หลายเดือนก่อน

      Intercooler: eu simplesmente não existo