Ricardinho, beleza? Vídeo excepcional. Só tem um adendo aí: tu estás fazendo o cálculo de porcentagem acrescentando na potência roda 15%, porém no cálculo que tu faz, esses 15% são atrelados a potência roda. A referência está ao contrário, pois é a potência do motor que perde X porcento e resulta na potência roda, e não a potência roda acrescida de x porcento dela que chega na de motor. Usando 150whp e 15% de perda como exemplo, teríamos: 150÷(1x0.85)=176.5. se fizéssemos pelo seu cálculo, 150x1.15=172.5. veja que ao inverter a referência da porcentagem, o resultado muda. Espero que não tenha ficado muito confuso KKK abraço!
Boa observação Rafa! Você tá corretíssimo... na verdade nem sabemos se é 15% mesmo, foi um valor hipotético. Mas a forma adequada de calcular a perda é pela divisão mesmo.
@@acfperformance de fato. O que importa é o que tem na roda haha. Mas fica a referência aí pra quem ler os comentários, pois esse é outro tema de grande debate. Abraço!
ACF Finalmente alguma preparadora em SP (com servitec) falou a respeito! Aleluia os mitos a respeito de “carro turbo mediu mais que o divulgado” vão acabar e os leigos vão finalmente entender... sem contar dinamômetros que estão calibrados EM SP (qlqr outro lugar acima do nível do mar) pra medir SEM CORREÇÃO, os valores obtidos nos SERVITEC COM CORREÇÃO... e o pior disso tudo é quando pessoas, sem conhecimento, ficam irritadas com você por simplesmente tentar explicar sobre... Parabéns pelo vídeo @ACF ! Poderia também comentar a respeito do quanto a temperatura e outros fatores influenciam no resultado.. pois sabemos que um dia de 32 graus, por ex, teríamos um prejuízo pros valores obtidos..
@@RafaVarela também tinha reparado isto e antes de escrever, procurei por algum comentário... a conta e valor encontrado / 0,85= CV no motor. Exemplo do video 157/0,85=184cv motor 184cv - 15%=157cv roda importante que fica essa pequena variação de 5 para mais ou para menos (normal)
Até que enfim um profissional honesto no mercado, fez mea culpa, explicou e desvendou o q as mas oficinas fazem, qdo iludem os tontinhos de carros " mexidos ", parabéns pela coragem e honestidade Ricardinho👍👍👊👊👏👏
A explicação foi simplificada, para explicar a influência da pressão atmosférica, pois não é exatamente desse jeito que acontece, mas é muito melhor por ser didática, e vai ajudar a educar o público. Parabéns pela iniciativa, precisamos instruir o público para que cada vez menos sejam enganados!
Ganho um escrito, por essa explicação bacana. Esses dias medi meu carro no Dino e deu 166 na roda (sendo original), no motor, pelo manual daria 173. Dessa forma analisando o gráfico, do dino notei o fator de 1.17 aplicado na correção, retiramos essa correção e o valor real caiu pra 147 de roda e 173 de motor. Perfeito!
Man , nem comecei a assistir ja dou like , porque seus conteúdos sempre sao somatórios e jamais ficam a desejar ... top top top.. sem "puxar sardinha " , mas você não faz voce transforma .. abraços ...
Parabéns pela clareza Ricardo, sinceramente gostaria que tivesse um blog também, sei que lhe falta tempo, mas este vídeo foi muito mais interessante do que diversos outros que apenas ilustra a felicidade de números chamativos sem a devida coerência e até mesmo uma certa preocupação a respeito da aparente "incompetência" das montadoras que programavam seus carros para gerar 100HP a menos do que o possível! (Algo que você pode trazer demonstrar que não é bem por ai e que dinamômetros mágicos não farão seu carro andar mais)!
Tem um Eclipse 93 aí na direita, haha. Boa Ricardo! Apenas acrescentando: Se estivermos falando de carros turbo mais antigos ou turbos instalados fora da fábrica, a ECU não controla a pressão do turbo, ela é regulada pela wastegate, mecanicamente, e aí a pressão absoluta na admissão varia sim. Porém o fator de correção não seria o mesmo do carro aspirado, pois a razão entre a pressão na admissão ao nível do mar e na altitude que se está não é igual à razão entre as pressões atmosféricas.
Ótima aula ! Parabéns , vc ganha mais clientes com a honestidade . To pra ir aí , sou de Santos , conversar pra fazermos um trabalho legal no meu carro, deixar divertido , mas com certa segurança .. . Acompanho seus vídeos e gosto do seu trabalho ... 👊🏻
Titio ACF kk falando sério, eu adoro o jeito que você ensina cara ! Até uma pessoa que não entendi de motor saberia oq você está falando !! Top demais 🙏🏻 mais um inscrito aqui agora kk adoro quando você mexe nos carros da auto super e manda aquelas maldades 🥊
Parabéns pelo vídeo irmão garanto q agora a galera vai começar a se ligar nas preparadoras q se utilizam disso para vender a mesma potência do concorrente porém fingindo que entrega mais. Aquele famoso marketing sujo q algumas aí do mercado fazem
Rapaz, eu nunca nem ouvi falar sobre isso, essa honestidade em números de preparação... Muito obrigado e com ctz vamos compartilhar essa notícia, pq o cliente sempre volta pelo trabalho honesto e transparente prestado e se torna fiel a sua empresa..... TOP
Excelente cara, Excelente!!! Vc ta no início, mas continue com essas informações que você vai longe! A galera gosta de ver aqueles números e serem enganadas e vc mostrando a real, acaba sendo o seu diferencial! Parabéns e sucesso!
Trabalhar com o que é verdade é é sempre será o melhor a se fazer por isso temos normas para termos números verdadeiros, os números não mentem desde que estejam certos.
Titio ACF dando aula mais uma vez Agora tá entendido porque alguns vídeos de dinamômetro o “cara” falava que o carro tinha mais HP do que o fabricante declarava
Deu saudade de voar... nos helicópteros Robinson a pistão tem uma tabela pra ser consultada antes do voo, com a altitude e a temperatura... ela indica a potência máxima disponível pra decolar! Exatamente o equivalente ao fator de correção!
Ricardinho, poderia num futuro vídeo estar citando sobre a pressão absoluta e fixa( pois ao meu ver carros sem controle de turbo por alvo de pressão também seria necessário a correção) para medir o motor comparado a outra altitude.
com relação a margem de seguranca adotada pelos preparadores pra evitar quebras eles tbém levam em consideracao a quilometragem pelo fato dos desgastes das pecas.
correção pra compressor com compressao fixa seria: (potencia aferida)/(pressao atm local + pressao compressor) = (potencia nivel mar)/(pressao atm mar + pressao compressor)
Ricardinho bugando a internet !!!!! Me lembro da época (alguns meses atrás) que todo mundo falava FUTEQUE... depois que o TK comeuço a pronunciar de forma correta; tem nego enrolando a lingua pra falar FIUTEQ. Obrigado Ricardinho... ja ja ta todo mundo se desculpando!
Excelente vídeo, ACF. Parabéns pelo belo trabalho que vem fazendo! Com todo o respeito, eu farei uma correção em um dos seus cálculos do vídeo. O cálculo é sobre os “possíveis” 15% de potência dissipada do PowerTrain. Veja bem... N podemos usar exatamente a mesma porcentagem pra “subir e descer”. Ex: Se o carro possui 176 whp e adicionamos 15%, como você fez, chegamos a aproximadamente 202 bhp. Entretanto, se temos um carro com 202 bhp e consideramos 15% de potência dissipada, esse mesmo carro teria aproximadamente 171,7 whp. Conclusão: Sendo bem sincero, não me lembro a fórmula de porcentagem exata pra “subir” na proporção certa, até pq faz tempo que estudei isso, mas geralmente faço a conta por aproximação, vou jogando os valores até chegar no valor “correto”. Nesse caso, a potência “correta”, levando em consideração a perda de 15% do Power Train, seria de 207 bhp. 207 - 15% é aproximadamente os 176 whp que o carro gerou. Só um obs mesmo, de nenhuma forma estou desmerecendo seu trabalho, n me entenda mal. Te considero de longe um dos melhores tunners do país e sou extremamente grato pelo teu trabalho. Forte abraço e sucesso!! Tmj
Bravo... Sempre achei errado... Pessoal acha que mostrar número pra vender não tem problema. Sim, eu acho que é propaganda enganosa quando fazem isso. Pior é quando fazem aferição sem correção e depois com mapa acionam a correção... Pra ganhar mais ainda ... Triste educação brasileira onde passar a perna se faz normal... Bravo ACF
Conteúdo de ótima qualidade sobre o assunto, algo muito carente no yt, ainda mais com essa didática, parabéns pelos videos, que eu possa participar de algum próximo curso da ACF!! Vida longa ao canalll
Utilizamos um servitec tbem, com a correção ligada. Nos UP com 100 declarado sempre se mede 100 na roda. Nos golf com 220 declarado vem 218 roda, às vezes 225, depende a “saúde”. Mas saindo da linha vw Audi não temos essas leituras. Cruze turbo por ex, 153 declarado vem 130 na roda. Se tirarmos os 11% que aplicamos a 700 m do mar, teremos 120 wcv. Como explicar pro dono do cruze que o carro dele tem 30 cv a mais que um UP? Tudo bem que são Cambios totalmente diferentes, mas que tem algo diferente na potência dos vw e Audi tem!! Outra coisa. Utilizar a potência de doc na regra de três elimina todas as variações mecânicas, tolerâncias, peso de rodas e pneus, etc. Estaríamos assumindo que todos os carros saem de fábrica com a mesma potência e sabemos que isso não é real.
Ricardinho, parabéns pelo conteúdo! Me senti obrigado a vir comentar, sua didática foi ótima, muito obrigado por disponibilizar seu tempo pra gerar conteúdo de qualidade! Forte abraço!
Meus parabéns pelo video! Sempre ouvi falar sobre isso mas nunca tinha compreendido exatamente
Faaaaaala
Faaaaallllaaaaaa petrolhead tudo tranquilo, meu nome é luan........ por aí vai 😂😂😂😂😂
ai mente de verdade
Colé, PH, sério?... kkkk
Fiquei surpreso com a informação de que existe oxigênio no ar de São Paulo!
HAHAHAHAHA
Kkkkkkkk
Pqp eu também kkkk
Ricardinho, beleza? Vídeo excepcional. Só tem um adendo aí: tu estás fazendo o cálculo de porcentagem acrescentando na potência roda 15%, porém no cálculo que tu faz, esses 15% são atrelados a potência roda. A referência está ao contrário, pois é a potência do motor que perde X porcento e resulta na potência roda, e não a potência roda acrescida de x porcento dela que chega na de motor.
Usando 150whp e 15% de perda como exemplo, teríamos: 150÷(1x0.85)=176.5. se fizéssemos pelo seu cálculo, 150x1.15=172.5. veja que ao inverter a referência da porcentagem, o resultado muda.
Espero que não tenha ficado muito confuso KKK abraço!
Boa observação Rafa! Você tá corretíssimo... na verdade nem sabemos se é 15% mesmo, foi um valor hipotético. Mas a forma adequada de calcular a perda é pela divisão mesmo.
@@acfperformance de fato. O que importa é o que tem na roda haha. Mas fica a referência aí pra quem ler os comentários, pois esse é outro tema de grande debate. Abraço!
ACF Finalmente alguma preparadora em SP (com servitec) falou a respeito! Aleluia os mitos a respeito de “carro turbo mediu mais que o divulgado” vão acabar e os leigos vão finalmente entender... sem contar dinamômetros que estão calibrados EM SP (qlqr outro lugar acima do nível do mar) pra medir SEM CORREÇÃO, os valores obtidos nos SERVITEC COM CORREÇÃO... e o pior disso tudo é quando pessoas, sem conhecimento, ficam irritadas com você por simplesmente tentar explicar sobre... Parabéns pelo vídeo @ACF ! Poderia também comentar a respeito do quanto a temperatura e outros fatores influenciam no resultado.. pois sabemos que um dia de 32 graus, por ex, teríamos um prejuízo pros valores obtidos..
Ia falar isso também, 80 mais 20% não é a mesma coisa que 100 menos 20% muita gente se confunde nesses cálculos
@@RafaVarela também tinha reparado isto e antes de escrever, procurei por algum comentário... a conta e valor encontrado / 0,85= CV no motor. Exemplo do video 157/0,85=184cv motor
184cv - 15%=157cv roda
importante que fica essa pequena variação de 5 para mais ou para menos (normal)
Ricardinho,eduque a Full Power,TODOS OS VIDEOS deles tem correção,é ridículo!
Eles mostram que estão com correção?
@@bruno1804 sim, olha o gti 230 hp, dá 230 whp e ´´SAE J1349``
@@zanandreagarage8587 aahhhhhh entendeu
@@TheRafael19952011 sempre tá escrito "não válido para turbo"
@@zanandreagarage8587 blz
Até que enfim um profissional honesto no mercado, fez mea culpa, explicou e desvendou o q as mas oficinas fazem, qdo iludem os tontinhos de carros " mexidos ", parabéns pela coragem e honestidade Ricardinho👍👍👊👊👏👏
Meu amigo, um dos melhores vídeos que assisti em 2020 até agora. Meus parabéns! Top
A explicação foi simplificada, para explicar a influência da pressão atmosférica, pois não é exatamente desse jeito que acontece, mas é muito melhor por ser didática, e vai ajudar a educar o público. Parabéns pela iniciativa, precisamos instruir o público para que cada vez menos sejam enganados!
ACF é banho de humildade e profissionalismo... parabens Ricardinho
Explicação perfeita... Meus parabéns ACF. Um vídeo técnico, simples, totalmente correto e muitooooooo didático... 👏👏👏
Ganho um escrito, por essa explicação bacana. Esses dias medi meu carro no Dino e deu 166 na roda (sendo original), no motor, pelo manual daria 173. Dessa forma analisando o gráfico, do dino notei o fator de 1.17 aplicado na correção, retiramos essa correção e o valor real caiu pra 147 de roda e 173 de motor. Perfeito!
Show🎉🎉🎉 desde sempre Ser Correto e Honesto, SÓ TE LEVA AO SUCESSO E CREDIBILIDADE 🏆🏆🏆
Conhecimento técnico é oque separa os homens dos meninos. Excelente conteúdo .
Muito franco, muito transparente, inteligente... profissional mesmo! Obrigado e Parabéns!!
Grande professor ACF! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!!
Man , nem comecei a assistir ja dou like , porque seus conteúdos sempre sao somatórios e jamais ficam a desejar ... top top top.. sem "puxar sardinha " , mas você não faz voce transforma .. abraços ...
Parabéns pela clareza Ricardo, sinceramente gostaria que tivesse um blog também, sei que lhe falta tempo, mas este vídeo foi muito mais interessante do que diversos outros que apenas ilustra a felicidade de números chamativos sem a devida coerência e até mesmo uma certa preocupação a respeito da aparente "incompetência" das montadoras que programavam seus carros para gerar 100HP a menos do que o possível! (Algo que você pode trazer demonstrar que não é bem por ai e que dinamômetros mágicos não farão seu carro andar mais)!
Tem um Eclipse 93 aí na direita, haha.
Boa Ricardo!
Apenas acrescentando:
Se estivermos falando de carros turbo mais antigos ou turbos instalados fora da fábrica, a ECU não controla a pressão do turbo, ela é regulada pela wastegate, mecanicamente, e aí a pressão absoluta na admissão varia sim. Porém o fator de correção não seria o mesmo do carro aspirado, pois a razão entre a pressão na admissão ao nível do mar e na altitude que se está não é igual à razão entre as pressões atmosféricas.
Ótima aula ! Parabéns , vc ganha mais clientes com a honestidade . To pra ir aí , sou de Santos , conversar pra fazermos um trabalho legal no meu carro, deixar divertido , mas com certa segurança .. . Acompanho seus vídeos e gosto do seu trabalho ... 👊🏻
Titio ACF kk falando sério, eu adoro o jeito que você ensina cara ! Até uma pessoa que não entendi de motor saberia oq você está falando !! Top demais 🙏🏻 mais um inscrito aqui agora kk adoro quando você mexe nos carros da auto super e manda aquelas maldades 🥊
Parabéns pelo vídeo irmão garanto q agora a galera vai começar a se ligar nas preparadoras q se utilizam disso para vender a mesma potência do concorrente porém fingindo que entrega mais.
Aquele famoso marketing sujo q algumas aí do mercado fazem
Isso que faz uma empresa ter respeito, assumir que já errou e mostra o que tá errado, parabéns pela atitude ganhou um novo seguidor.
Muito boa a aula, like!
Parabéns, só fez aumentar o respeito que tinha por vocês!
Rapaz, eu nunca nem ouvi falar sobre isso, essa honestidade em números de preparação... Muito obrigado e com ctz vamos compartilhar essa notícia, pq o cliente sempre volta pelo trabalho honesto e transparente prestado e se torna fiel a sua empresa..... TOP
Excelente cara, Excelente!!! Vc ta no início, mas continue com essas informações que você vai longe! A galera gosta de ver aqueles números e serem enganadas e vc mostrando a real, acaba sendo o seu diferencial! Parabéns e sucesso!
Trabalhar com o que é verdade é é sempre será o melhor a se fazer por isso temos normas para termos números verdadeiros, os números não mentem desde que estejam certos.
Caracaaaa Ricardinho que aula...que aula cara...
Vou compartilhar muito...esse video seu.
Top, Ricardinho, munto esclarecedor, assunto de suma importância.
Parabéns Ricardinho!
Bela aula! 1👏👏👏
Titio ACF dando aula mais uma vez
Agora tá entendido porque alguns vídeos de dinamômetro o “cara” falava que o carro tinha mais HP do que o fabricante declarava
Não dá pra ser mais didático do que isso. As explicações foram muito bem formuladas e apresentadas. Parabéns!
Parabéns Acf! Um tema muito interessante que inclusive o Adg já havia abordado e poucos deram atenção devido a não ser voltado para preparação!
Vídeos muito bom hein Ricardinho.
Que aula!
Que aula ACF. Parabéns
Vc é o Cara Ricardinho!!!!!!!!!
Muita gnt mentindo pra cliente. E estes botando a mão no fogo por quem não merece.
Abraço 🚘
Parabéns pela sinceridade e honestidade. Abs
Rapaz....coragem....rs.. contrate seguranças..rs.. vídeo muito legal
Melhor vídeo q vi namoral. Aprendi muito
Deu saudade de voar... nos helicópteros Robinson a pistão tem uma tabela pra ser consultada antes do voo, com a altitude e a temperatura... ela indica a potência máxima disponível pra decolar! Exatamente o equivalente ao fator de correção!
Mandou muito na explicação, show de bola!
Top parabéns continue assim
Muito top, que profissional!
Ricardinho, poderia num futuro vídeo estar citando sobre a pressão absoluta e fixa( pois ao meu ver carros sem controle de turbo por alvo de pressão também seria necessário a correção) para medir o motor comparado a outra altitude.
Mais claro impossível, parabéns mlk👏👏👏👏
Conteúdo sensacional!
Muito bom Ricardinho!
Isso aí meu caro você é fera!!
com relação a margem de seguranca adotada pelos preparadores pra evitar quebras eles tbém levam em consideracao a quilometragem pelo fato dos desgastes das pecas.
Você é bom! Sucesso irmão!
Caraaaaa Titiu ACF
Só você para trazer essa informação para nós!!
Parabéns pelo conteúdo e pela honestidade
Caramba parabéns pela honestidade cara. Nao tinha a mínima disso. Mto legal vc trazer isso a luz
Sou fã dos seus conteudos tecnicos
correção pra compressor com compressao fixa seria: (potencia aferida)/(pressao atm local + pressao compressor) = (potencia nivel mar)/(pressao atm mar + pressao compressor)
Ricardinho bugando a internet !!!!! Me lembro da época (alguns meses atrás) que todo mundo falava FUTEQUE... depois que o TK comeuço a pronunciar de forma correta; tem nego enrolando a lingua pra falar FIUTEQ. Obrigado Ricardinho... ja ja ta todo mundo se desculpando!
Excelente!!!
Que aula ! Sensacional ! Obrigado por essa explicação
Muito bom o vídeo . Parabéns pelo conteúdo!!!
Vídeo excelente, o único erro foi multiplicar a potencia do carro por 1,15 para calcular 15% de perca, na verdade o correto seria 180cv - 15% = 153cv
Cara, sou mecânico, e parabéns, você explica muito bem.
Boa Ricardinho aplaudo sua atitude e obrigado pela aula de humildade e sinceridade
Agora percebi porque carros com menos cavalos por vezes andam mais... abraço desde Portugal
Aleluia alguém sensato. Ganhou um inscrito e um fã ACF. Abraços
otimo conteudo,mto bem explicado
Ricardinho que explicação sensacional parabéns pela aula !!!!!
Cara a parabens, bomm video
Bela explicação!
Impossivel uma matéria excelente como essa não ter like!
Top demais!! Parabéns pelo conteúdo. Isso é muito discutido e um material assim bem explicado é ótimo. Valeu Ricardinho!
Parabéns pelo vídeo, em especial pela honestidade e sinceridade com o cliente!
Excelente vídeo, ACF. Parabéns pelo belo trabalho que vem fazendo!
Com todo o respeito, eu farei uma correção em um dos seus cálculos do vídeo. O cálculo é sobre os “possíveis” 15% de potência dissipada do PowerTrain. Veja bem... N podemos usar exatamente a mesma porcentagem pra “subir e descer”.
Ex:
Se o carro possui 176 whp e adicionamos 15%, como você fez, chegamos a aproximadamente 202 bhp.
Entretanto, se temos um carro com 202 bhp e consideramos 15% de potência dissipada, esse mesmo carro teria aproximadamente 171,7 whp.
Conclusão: Sendo bem sincero, não me lembro a fórmula de porcentagem exata pra “subir” na proporção certa, até pq faz tempo que estudei isso, mas geralmente faço a conta por aproximação, vou jogando os valores até chegar no valor “correto”. Nesse caso, a potência “correta”, levando em consideração a perda de 15% do Power Train, seria de 207 bhp.
207 - 15% é aproximadamente os 176 whp que o carro gerou.
Só um obs mesmo, de nenhuma forma estou desmerecendo seu trabalho, n me entenda mal. Te considero de longe um dos melhores tunners do país e sou extremamente grato pelo teu trabalho. Forte abraço e sucesso!! Tmj
Bravo... Sempre achei errado... Pessoal acha que mostrar número pra vender não tem problema. Sim, eu acho que é propaganda enganosa quando fazem isso. Pior é quando fazem aferição sem correção e depois com mapa acionam a correção... Pra ganhar mais ainda ...
Triste educação brasileira onde passar a perna se faz normal... Bravo ACF
Muito bem garoto!!!!!!! Essa guerra é imoral!!!!!!!!
Parabens pela honestidade....
ótimo vídeo, explicações muito didáticas e conteúdo de altíssima qualidade.
parabéns , temos que educar preparadores e clientes .
Cuidado ACF, a máfia dos preparadores não gostou nada disso 🤣🤣😂😂
Danem Se!!!!!!!!!!!
Kkkkkkkkkkkk
Mano que top..
Ricardinho depois dessa só desenhando !!! kkkk Show... Sofri muito com isso ja... Abraços...
Conteúdo de ótima qualidade sobre o assunto, algo muito carente no yt, ainda mais com essa didática, parabéns pelos videos, que eu possa participar de algum próximo curso da ACF!! Vida longa ao canalll
Top demais acf .. parabéns pela iniciativa
Utilizamos um servitec tbem, com a correção ligada. Nos UP com 100 declarado sempre se mede 100 na roda. Nos golf com 220 declarado vem 218 roda, às vezes 225, depende a “saúde”. Mas saindo da linha vw Audi não temos essas leituras. Cruze turbo por ex, 153 declarado vem 130 na roda. Se tirarmos os 11% que aplicamos a 700 m do mar, teremos 120 wcv. Como explicar pro dono do cruze que o carro dele tem 30 cv a mais que um UP? Tudo bem que são Cambios totalmente diferentes, mas que tem algo diferente na potência dos vw e Audi tem!! Outra coisa. Utilizar a potência de doc na regra de três elimina todas as variações mecânicas, tolerâncias, peso de rodas e pneus, etc. Estaríamos assumindo que todos os carros saem de fábrica com a mesma potência e sabemos que isso não é real.
Parabéns Ricardinho, explicação muito técnica TOP 👍👍👍
Caraio! Baita aula hein, Ricardinho?
Pqp!
Parabéns, monstro!
Sensacional
Muitoooooo obrigado pela aula, hoje realmente entendi a questão de pressão de turbo e correção.
Parabéns pela coragem e honestidade de fazer um vídeo desse!
Ricardinho, parabéns pelo conteúdo!
Me senti obrigado a vir comentar, sua didática foi ótima, muito obrigado por disponibilizar seu tempo pra gerar conteúdo de qualidade!
Forte abraço!
Muito interessante
Ja é bom escutar gente inteligente
Parabens excelente video, muito informativo e esclarecedor. Parabens pelo trabalho jovem...
Monstro... mais videos a respeito....por favor
Ótima explicação acf, manda mais
Q é muito legal valeu....👍
Esse moleque é monstro, podia fazer um curso online, ou avisar qnd for ter um presencial!!!
Muito bom ... O Rafa já falava isso
Parabéns
Muito bom vídeo, parabéns pela honestidade e pela coragem em abordar o tema!
parabéns!
Vídeo top Ricardinho parabéns!!!
Que vídeo top acf!! Foda demais! Parabéns