A Leticia esta envelhecendo tao lindamente! Nao parece ter feito nenhum desses procedimentos “da moda”. Que continue assim. Mostrar um rosto natural, com as mudanças naturais que vem com o tempo. Que linda! 😍
Assisti algumas cenas de um menino de 7 anos que fazia teatro e tinha autismo. Ele interpretava maravilhosamente bem. Quando é o foco da pessoa ela desenvolve muito bem. É como se ela tivesse uma obssecao por aquilo profissao e dai desenvolve muito bem.
DIAGNÓSTICO NÃO É RÓTULO. Sou mulher e fui diagnosticada aos 21 anos, principalmente porque comecei a ter muitas crises de choro e autoagressão no trabalho, e recebi o conselho de algumas pessoas dizendo que eu poderia ser autista. Até então, eu não sabia bem o que era autismo, apesar de ter outros autistas diagnosticados na minha família. Pesquisei um pouquinho e toquei no assunto com meu neurologista, e não demorou até receber o diagnóstico. Sempre recebi rótulos ruins, fui chamada de estranha, esquisita, arrogante, criticavam meu jeito de rir, de falar, de andar, de me vestir, eu não podia fazer absolutamente nada sem ser alvo de julgamentos. Meu jeito, aparência e interesses pessoais nunca eram "femininos" o suficiente. Na infância, eu era "madura demais" pra estar com as outras crianças, e na vida adulta, "infantil demais" pra estar com outros adultos. Absolutamente tudo o que você faz, como uma mulher autista, é julgado. Fora isso, tem a seletividade alimentar, sensibilidade sensorial e todos os traumas/problemas que passamos na vida (relacionadas ao transtorno ou não). A vivência do indivíduo é sempre levada em consideração, mas o autismo nasceu com a gente.
Eu tenho diagnóstico desde criança, mas meus pais decidiram não tratar. Eu também perdi amizades e tive muitas dificuldades, como a professora do vídeo. Mas quando eu descobri sobre meu diagnóstico isso não ajudou. As pessoas veem os sintomas, comentam sobre eles. Mas o momento que você diz o motivo, elas te acusam de estar mentindo, inventando coisa, ou até de o diagnóstico ser uma "desculpa". Preferem acreditar que você é burro, incapaz, grosso, estranho, etc. Do que acreditar que você tem dificuldades
É pq existe o estigma de que uma pessoa autista seja incapaz de levar uma vida normal, tenha grandes limitações cognitivas, etc. Qdo falei pro meu marido que eu tinha todos os sintomas do TEA I (antiga sindrome Asperger) ele ficou bravo comigo, disse pra eu nunca mais falar q eu tinha isso pq eu não era "deficiente mental".. minha mãe falou a mesma coisa, que eu não tinha "essa doença".
Minha história é parecida com a da Aila. Recebi o diagnóstico aos 36 anos, 02 anos atrás e também sou professora. É muito difícil exercer essa profissão sendo autista, porque eu sou muito sensível a barulhos e minha habilidade de comunicação é muito ruim.
Excelente vídeo. É o primeiro que vejo que não enquadra todos os autistas como sendo idênticos. Apresenta a diversidade de cada um. Parabéns, excelente vídeo. Descobrir o TEA é realmente libertador. É um alívio entender certos comportamentos.
Dr. Mateus!! Eu fui aí algumas vezes!! Como não pude ir mais!! Por força maoir!! Ficou muito longe, de onde fui morar!!! Peço desculpas por não ter dito antes!!! Más eu gostei de ter esse imenso prazer! Ter conhecido você!! Será indicado por mim!! Fui muito bem ouvida! E esclarecia qualquer dúvidas. ✨✨✨✨✨✨🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Ótimo conteúdo e apesar de um tema tão abragente , foi passado de forma objetiva, esclarecedora. As entrevistadas em perfis diversos contribuiu muito. Parabéns pelo canal!!!
Excelente, Dr! Vale só salientar que nós mulheres autistas muitas vezes desenvolvemos mais a comunicação social para tentarmos no encaixar no padrão de "menininha simpática" que nos é ensinado desde a infância. Mas isso não quer dizer que é mais fácil para nós do que para os homens. Na verdade é um processo deveras doloroso, já que estamos tentando nos auto-corrigir sozinhas, ao invés de fazermos um treinamento de habilidades sociais com um profissional qualificado. Sobre a questão da atuação, sinceramente acredito que não é algo difícil para autistas, principalmente mulheres, porque nós fazemos muito o chamado masking, que é basicamente uma atuação exaustiva para mascarar nossos sinais de autismo.
Chorei q nem uma criança lembrando de td q passei lá atrás e ainda passo, mas ainda não fui atrás do laudo de nível um. Sou julgada, confrontada e sofro sozinha e hj foi o estopim. Vou procurar os especialistas.
Procurar o diagnóstico é ideal pra se tratar Eu descobri aoa 70 anos .Boa comunicação sou professora.Mas muitas dificuldades motoras ,e de reagir de ficar adequada a a agressão Sempre perco a fala e chorro.Inteliencia acima da média passei primeiro lugar pra Ufes!
Olá Dr. Matheus. Minha filha foi diagnosticada tardiamente com TDAH e vendo seu vídeo desconfio que tenha espectro autista nível 1. Obrigada por postar foi de grande auxílio.
Tenho hipersensibilidade, a minha infância foi complicada, minha adolescência, tive síndrome do pânico, muitas vezes em certas situações me comportei e me comporto de uma maneira que depois me sentia mal. Quando faço algum trabalho artesanal, foco exageradamente. Fui professora alfabetizadora , exigia muito de mim, isso me causava muito cansaço. Me sentia e me sinto um peixe fora d'água na minha família, não consigo ter um vínculo mais afetivo com minhas irmãs
Matheus, ótimo conteúdo! Grato pelo compartilhamento. O renomado ator Anthony Hopkins também está no espectro autista! E foi diagnóstico tardio também.
Sou autista de grau l. Exatamente como vc diz,p mim,ñ é fácil. Tenho uma inteligência alta e sou muito estudiosa,porém, nunca consegui emprego fixo.descobri meu hiperfoco muito recentemente e questões sensoriais me afetam muito,seletividade alimentar, por aí vai.desde criança, sou diferente e,qdo descobri,p mim foi um alívio entender o pq de tantos prejuízos. Depois que descobri, vejo que tem muita gente desinformada,desses que acabam me fazendo com que eu me afaste mais p ñ perder a paciência e soltar o verbo,afinal,quem ñ ajuda,então, ñ atrapalhe ou,ñ fale asneiras.só eu sei o que já passei e passo com essa condição, embora,eu saiba que ñ é uma doença,mas.un distúrbio do neurodesenvolvimento,e,me adaptar, às vezes, é muito custoso,em muita coisa
Que bom VC ter trazido a reportagem. Qdo passou no fantástico eu não vi. Assisti todas as novelas em que Letícia atuou. Sempre achei suas atuações brilhantes, impecáveis! Me lembro da segunda versão de Irmãos Coragem, onde a personagem tinha dupla personalidade, depois uma terceira.....e ela interpretou brilhantemente! Que bom ter o diagnóstico... Tenho muitas duvidas sobre mim, fiz tratamento com psiquiatra por 11 anos, mas pelo SUS.... A cada 2 ou 3 consultas era um novo médico, e nunca foi possível fechar um diagnóstico... Não sei como fazer...
OI Geraldo. Troca de médico frequente de médico pode ser um problema mesmo, se for viável a você, penso que pode ser melhor tentar seguir particular com um médico que gostou.
Nossa ela é muito eu… caramba. Sinceramente não espero compreensão de ninguém e isso sim é libertador… não quero simplesmente justificar maus comportamentos quero ser melhor apesar das minhas limitações, essas são as minhas e cada um tem as suas limitações não importa se dão um nome pra elas ou não. Deus me ajude pq não é fácil mas a gente consegue
Tbm fui diagnosticada assim com bipolaridade porém, fui estudar e não me senti encuadrada em nada mas qdo veio o autismo entendi TD... Porq normalmente as pessoas acham que essas peculiaridades são coisas casuais mas elas não entendem que chegam a doer dentro de nós... Um toque, um barulho, cheiros paladares e texturas... Eu sou muito hiper sensível mas hiper foco é comportamentos. Adoro observa as pessoas
Vc diz que ser atriz pra uma autista deve ser mto difícil. Amado, mulher autista vive fazendo masking. Fingir ser o q não é, é a vida da autista adulta 😂
É a pessoa, muitas das vezes, até tem síndrome do impostor por isso. É como se qualquer relacionamento simples que tem onde alguém demonstrar gostar dela, na verdade ela sente que a pessoa gosta da personagem e não dela mesmo. Pois tem que atuar o tempo todo para se encaixar minimamente. É atriz em tempo integral ou quase. Daí vem grande exaustão em conviver socialmente e crises, quando se perde o controle por causa da exaustão.
As vezes eu acho q eu tenho autismo viu . Mas muita coisa em mim melhorou com o tempo .Principalmente depois dos 20 anos quando fui mãe. Por exemplo eu não co seguia comer carne de espécie alguma , nem peixe , mas quando minha filha começou a comer eu fui aprendendo com ela . Tenho ainda hipersensibilidade a sons. Mas acho q talvez eu confunda algumas dessas hipersensibilidades com a sensibilidade que a enxaqueca me dá .
ah única coisa que me incomoda é a minha falta de interesse nas pessoas. não tenho vontade de fazer amigos novos, não vejo necessidade pois já tenho amigos. (mas até antes quem iniciou a amizade não fui eu foram eles) não tenho vontade de namorar (já namorei e terminei simplesmente pq não gostei de namorar, achei desnecessário na minha vida) MUITO raramente sinto vontade de toques físicos, como beijo e etc. mas adoro abraçar, me chamavam de carrapato quando era criança pq se eu gostasse de alguém eu estaria grudada nessa pessoa raramente sinto falta das pessoas "elas estão lá vivendo a vida delas e eu tô aqui e tá tudo bem" se vc quiser falar cmg vai ter que ir atrás pq eu vou ficar no meu canto vivendo a minha vida quando falam que eu vou ficar sozinho, vou envelhecer sozinho, vou ficar solteiro ou etc, isso não me impacta em nada, pra mim é irrelevante. mas tenho vontade de entender pq para as outras pessoas eu sou tão fora da caixinha realmente eu sou muito desinteressado nas pessoas (tenho tics e hiperatividade motora e diagnóstico de TDAH) será que só ser antisocial é o suficiente p ir atrás de um diagnóstico?
@@oliverq9793 O psiquiatra disse que ela é bipolar. Mas acho que não é só isso. Ela brigou com todas as amigas dela e hoje só tem uma amiga e mais ninguém. Ela disse q não se importa.
Tudo o que ela falou é muito semelhante ao meu caso ..passei uma vida inteira me culpando, sendo mau interpretada e me auto destruindo por achar que as pessoas não me "enxergavam". Gosto do escuro, do silêncio e não consigo conviver na intimidade com muitas pessoas. Hoje sei como respeitar minha condição e viver na minha Paz✨🤍
Olá Carla, meu sobrinho de 15 anos tem espectro autista com agravamento de tourette. Ele vive em lugares sem luz em casa , porém gosta de ficar no sol na piscina e/ou praia . Não é tímido , se deixar fala até com desconhecidos . Às vezes penso , que ele não tem autismo pelo seu jeito, porém outro tipo de deficiência . Sua luta será constante.
*fausto* Fez o certo. Povo gosta de dar nomes e criar doenças e problemas para vir com soluções que causam mais problemas ainda. Em vídeos mais recentes a Letícia tem a família de aranhas de estimacao e parece seguir no caminho do sobrepeso. Coisa que não tinha antes. Pronto! Passou a ter mais problemas. Procurou, achou. Infelizmente.
@@angelarodrigues4448 que comentário desnecessário. Primeiro que o autismo não foi criado, ele foi descoberto, investigado, estudado, pesquisado amplamente em vários países. O termo "autismo" foi usado pela primeira vez em 1908 pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler, no entanto, o autismo como um transtorno do desenvolvimento humano foi descrito em 1943 pelo psiquiatra infantil austro-americano Leo Kanner. Hans Asperger, um psiquiatra austríaco, também realizou um trabalho em 1944 .A psiquiatra inglesa Lorna Wing, na década de 1970, apontou o autismo como um espectro de condições, com dificuldades específicas para cada indivíduo. No início dos anos 60, no entanto, com novos estudos sendo realizados, constatou-se pelo número de evidências surgidas ao redor do mundo todo que o autismo seria um transtorno cerebral presente desde a infância de seus acometidos, não escolhendo lugar e nem situação socioeconômica para acontecer ou se manifestar. Alguns anos depois, já no século XXI, em 2007, seria proclamado pela ONU o dia mundial de conscientização sobre o autismo. Esses textos eu retirei da internet. Uma simples busca por informações é o antídoto perfeito contra o preconceito. Segundo, o fato dela ter uma coleção de aranhas significa que ela está vivendo o que ela realmente é, sem tentar mascarar como antes fazia, na própria entrevista ela diz que foi libertador para ela. Eu também tive obsessão por insetos na minha infância e fui muito reprimida. Se ela tem fascínio por aranhas que mal há nisso? Se ela fosse cega, por exemplo, vc diria para ela não viver como uma cega? Ou se ela fosse diabética, teria como ela ignorar e viver como se não fosse? Terceiro, autismo não é doença .O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Quarto, ela não está com sobrepeso, acabei de olhar nas redes sociais dela e está praticamente igual a 20 anos. E mesmo que tenha ganhado uns quilinhos a mais pode estar relacionado à menopausa, é hormonal, não significa desleixo. Ela nunca foi magrela. Sempre teve curvas. Tem tanta gente que vai tratar a depressão ou ansiedade e ganha peso devido à medicação. Eu acredito, por exemplo, que seja melhor para um depressivo buscar tratamento médico embora os medicamentos o façam engordar, do que ele chegar ao nível mais crítico da depressão e tirar a própria vida, como infelizmente aconteceu com a minha tia e ninguém da família percebeu que ela precisava de ajuda. Um
Concordo só espero que as pessoas não confundam reforma íntima urgente no limite com autismo, pelo amor de Deus não façam isso. Falo isso porque tive muito desses sintomas e só a reforma íntima e o olhar bondoso com tudo que nos cerca me curou e está me curando ❤
acabei de receber meu diagnostico de autismo nivel 1 e posso dizer..hoje comeco a entender tudo quye me aconteceu...so quem passa por isso sabe o sofrimento que eh..
Eu descobri hoje a tarde, que eu tenho mais um aluno autista, na hora, eu estranhei. Ele não faz nada nas aulas, arremessa muitos objetos, briga e xinga muito os colegas, e, "bate cartão" na diretoria. Vendo o seu vídeo, fez sentido agora.
Meu filho de 29 anos, tem varios sinais,não gosta de ser tocado,não gosta de muita gente ao redor,nem de barulho.sempre alheio ao redor.não consegue se alimentar antes das 9 da manhã (desde bebê). Hj é casado,trabalha.vida normal.ou quase normal....e demorou a falar,muitoooo
Olá. Então te recomendo assistir aos outros vídeos que fiz sobre autismo (são mais curtos e diretos). A playlist de autismo está aqui em cima como comentário fixado. 😊
Boa noite eu desde de criança fui muito reservada,não gosto que me toquem,não consigo ficar em ambientes lotados e barulhento, hoje com sessenta e um ano,contínuo com as mesmas condições, mas não sou Autista! tenho um neto de 4 aninhos e. levou dois anos para sair o diagnóstico de TEA ( transtorno Espectro autista) Gente isso é sério tem três profissionais da saúde para dar o diagnóstico correto..Neurologista, fonoaudíolo e Psicologia !
Maravilha , professor. Obrigado pelo conteúdo. Eu busco me conhecer depois de 46 anos. Sempre fui chamado de peguiçosso, esquecido, etc...mas sei que algo não vai certo comigo.
Eu tbm acho q sou. Mas ñ tenho atitude de ir. Tenho 36 anos e sempre me senti diferente, estranha e atrasada em relação à outras pessoas. Tenho desde a infância dificuldades em aprender coisas simples. Sofri com palavras depreciativas por parte de pessoas da própria família. Sempre tive dificuldade em fazer amizades. E tenho transtorno de ansiedade e transtorno de pânico. Já cheguei bem perto da depressão.
Frequentei um caps infantil um bom tempo,lá eram atendidas mais d 5 mil crianças por mês,a maioria autistas,demanda enorme p poucos profissionais,resultado,n tinha como fornecer um tratamento adequado p ninguém lá, realmente era só p dizer q tinha,"encher linguiça",mas MTS pais dependiam e dependem ainda desse tipo d tratamento inadequado(e ineficaz),sabe essa história q dizem q autismo n tem cara, lá tinha,era bem perceptível,claro q tinha casos q era preciso observar mais tempo p perceber,a maioria meninos,tinha meninas mais n tanto qt eles,eram bem mais,mas TDS apresentam quadros q n tinha como passar despercebidos!Um dos poucos casos d autismo "leve"q conheci na vida foi d um garoto d 9 anos,na vdd o autismo dele se tornou assim pq faz o tratamento desde novo,c TDS terapias semanais q precisa,já dar p dizer q ele é "independente" e d acordo c a idade dele digamos,mas ainda apresenta uma alteração na fala,fala tipo o cebolinha,mas faz fonoterapia,entre outras terapias!Esses dias vi um neuropediatra q atende voluntariamente numa APAE, apelando na internet p profissionais da área d tratamento p autismo tbm atenderem voluntariamente em centros públicos d tratamento,pois o tratamento p autismo no Brasil pedia socorro,q autismo n era isso q a mídia costumava mostrar,q a maioria dos casos era d pessoas c MTS limitações,q o tratamento tinha virado comércio lucrativo,q o tratamento adequado só era possível p elite! Então talvez os questionamentos em torno do diagnóstico da atriz sejam em sua maioria dos pais q vive essa triste realidade pouco mostrada,pq como a atriz só recebeu o diagnóstico na vida adulta dar a impressão q passou despercebido antes e q n fez tratamentos na infância p superar as limitações do transtorno e msm assim conseguiu tamanho êxito na vida profissional,aí devem ter estranhado isso,pq é MT difícil vencer as batalhas do autismo sem um bom tratamento d reabilitação e estimulação pesada na infância e até uso medicamentoso,acho q p leigos q viram a reportagem dela no fantástico ficaram c a impressão d q autismo é só um jeito d ser e tal,n souberam explicar direito,deram uma pincelada!Vendo isso tudo no meu ver foi um erro a incorporação de outras coisas ao autismo,tornou o entendimento sobre o transtorno MT difícil,vejo q até no meio médico há divergências em torno d certos diagnósticos,creio q devido a isso seja necessário haver mudanças,novas nomenclaturas,classificações diferentes!Há um abismo enorme entre quem tá no início da "régua" do autismo p quem tá no final,n dar p colocar tudo no msm saco!
Concordo bastante contigo. Trabalho três dias da semana a um CAPS Infantil (que felizmente é bem organizado). De fato, não mostrar os casos mais comuns de autismo (que são os com repercussão importante) foi talvez uma falha. Também concordo que seria melhor separar os tipos de autismo, pois não é adequado ter um mesmo diagnóstico para situações tão diversas. Um ponto em que eu humildemente discordo (apesar de ter dúvidas): penso que esses casos de autismo com pouquíssimas disfuncionalidades, como no caso da Letícia, tendem a evoluir bem naturalmente... sem precisar de tratamentos ou terapias. Repito que tenho dúvidas e por isso prezo pela prudência. Mas sabendo de vários outros casos como o dela, tenho essa hipótese.
Caramba com essa matéria eu me identifiquei odeio barulhos me inritam muito , não gosto tbm q me toquem e sou muito antisocial, minhas comidas gosto de tudo separado nao como comida misturada uma encostando na outra entre várias coisas q sempre me atacaram de enjoada.
Mas isso não tem nada a ver com autismo, são características comuns nas pessoas, muitas simplesmente relacionadas a gosto pessoal, não significa necessariamente que vc seja autista. Existem condições como, por exemplo, misofonia.
Tenho um filho de 19 anos. Muito quieto, responde por monossilabos, ( lembra eu mesma quando adolescente), altamente inteligente. Decidiu fazer artes cênicas. Recentemente comecei a pensar que ele possa ser autista grau 1.
Converse com seu filho sobre sua suspeita,se ele aceitar ,procurem especialistas.Tenho um filho autista nível um de suporte,as terapias são muito importantes para eles.
Me sinto exatamente igual a ela, porém nunca fui ao psicólogo, tenho dificuldade em falar ao público, não gosto que me toque, sou muito seletiva com amizade, só tenho uma amiga, barulho me incomoda muito.
Se encaixou muito bem no meio artístico, atua, canta, escreve fez tantas coisas. Sempre foi controlada. Politicamente, bravejou, antigamente não se fala a tanto das coisas, acho que também sou autista... Não sei...e se souber não vou mudar o foco. Vou em frente, preciso. Naturalmente sabendo um pouco mais de mim e esperando mais de mim para mim.
Essa coisa dos brinquedos não usuais eu tinha bastante, sou autista e costumava brincar com linhas de costura, potes transparentes e em embalagens que encontrava pelo chão (o que me acarretou diversos problemas de saúde devido à minha baixa imunidade). Eu era chamada de "cata lixo" na escola e as crianças costumavam dizer aos novatos pra não brincar comigo porque eu era "especial", só aos 16 fui realmente diagnosticada mesmo com diversos sinais e avisos dos professores para a minha mãe
Entrei durante um ano numa loja e sempre comprava o mesmo tipo de roupa listras. Só percebi quando a vendedora e um sobrinho comentaram das roupas com listras, já as outras características eram bem explícitas. Terapia trabalhos manuais mas só produzo sozinha realmente ausente de outras pessoas
Minha mãe me levou ao psicólogo com quinze anos e terapia de grupo mas não interagir verbalmente mas observa o que todos falavam e sabia características e apreciações de todo o grupo
Bom dia, eu vi o seu video não tinha visto essa matéria do fantástico, vi por alto a discussão sobre o diagnóstico da Leticia Sabatella mas ignorei pq tenho meus periodos meios alienados onde não tenho interesse em muitas coisas. Mas vendo o video e as colocações comecei a me questionar. Bem, eu tenho uma filha que completa 15 anos semana que vem que tem o diagnostico de autismo nivel 1. Já sabia que o autismo tem conexão genetica mas imaginei que estava ligado ao meu marido que tem traços de autismo mas aparentemente não fechou o diagnostico, honestamente nem sei pq, ao meu ver ele é uma pessoa com quase todas as caracteristicas do autismo. Enfim, mas sempre exclui a possibilidade de eu ser pq sempre fui muito comunicativa desde criança, contudo eu tenho algumas particularidades, sempre fui extremamente inteligente, sofri muitas dificuldades, abusos e negligencia quando criança e tenho consciencia que percebi desde cedo a ser observadora para sobreviver a essas situações e me proteger pq os adultos ao meu redor nao eram protetores. Mas tenho fotofobia desde pequena, não tolero luz, fisicamente me machuca, sempre me balançava de um lado pro outro desde criança em momentos especificos isso me dava conforto, não gosto de gente me tocando me da nervoso, tenho urticaria se deito em um lençol que tenha bolinhas na textura e não seja lisinho, não suporto comer banana em natura pq a sensação de mastigar a banana é nojenta me da ansia de vomito e não gosto de maria mole dá a mesma sensação. Eu posso ser sociavel se quiser mas acho cansativo, prefiro ficar em casa não ligo muito pra isso, me forcei mais pelas minhas filhas mas era muito desgastante. Não sei ser falsa, isso literalmente me estressa, se faço planos e alguem muda eles eu fico muito irritada, no passado eu me estressava muito com isso, gerava brigas, com o tempo tentei evitar fazer planos pra não criar confronto. A questão é que eu sou muito inteligente desde pequena e aprendi a fazer escolhas lógicas para minimizar minhas dificuldades, eu analiso pesando prós e contras se o esforço que coloco em manter alguem perto vale o sacrificio. Eu me identifiquei muito com a busca pelo estudo, quando era pequena lia enciclopedias e adorava guardar informação. Hj em dia faço isso de acordo com a necessidade ou interesse mas sempre adorei pesquisar. Como falei eu nunca considerei pq sou sociavel e falei cedo, contudo questiono se essa capacidade foi pelo aprendizado necessário pelas adversidades ou se realmente são habilidades minhas. Estou acostumada a ser diferente desde pequena então não sei se minhas dúvidas se aplicam. Como disse só questiono isso pq tenho uma filha autista e sou uma pessoal sensivel que sempre recorreu a desenho, poesia para me expressar e me julgo sensivel e empatica, mas será que essa empatia é realmente minha? eu fiquei confusa, como expliquei tenho muitas caracteristicas que entram em conflito e como disse minha inteligencia era acima da média quando era mais nova a ponto de poder fazer redação com apenas 6 anos e ganhar concurso, nem tô exagerando isso é verdade. Fico com vergonha de procurar um profissional para fazer um estudo de diagnóstico por potencialmente ser influenciada por algo que assisti.
Olá. Diante de uma reportagem sobre autismo nível 1, quase todos identificam em si algumas características. Mas o importante é: essas características que você observa são significativas a ponto de te trazer problemas ou sofrimentos? se sim... então recomendo a uma avaliação.
Estranho não gosta de ser tocada, mas tem relação aberta com o companheiro e transa com o seu psicanalista! Sem julgamentos , mas é importante explicar essa parte.
Eu nunca deixo meus fios de cabelo caírem na rua. Pra mim é como abandonar um filho. Sinto o sofrimento de qualquer coisa que pertence a mim ficando pra trás, como por exemplo o guardanapo que limpo a boca NUNCA jogo no lixo público. DESCARTO tudo em minha casa😮😮
Olá, Diego. Vou fazer sim um vídeo sobre deficiência intelectual em breve... por enquanto toco um pouco nesse tema neste vídeo: th-cam.com/video/cLP-FICcnoI/w-d-xo.html
@@drmatheuscabral porque tenho deficiência intelectual com sintomatologia psicótica e também tenho deficiência visual tenho uma doença grave que é Será toconhão não quero Será toconhão eu quero ceratocone
Tenho um amigo já senhor,que gosta de estar só, não gosta de barulho,e não gosta de corruptos será que ele tem síndrome?😮 Sei que esssas síndromes são bem sérias e complicadas! Temos que nos policiar e fazer coisas boas e pedir a Deus força e coragem pra viver num mundo tão perturbador como esse! Bom dia
Dr. Matheus o autismo pode vim acompanhado também sindromes psicológico mentais como borderline pois fui deginosticado com autismo tardiamente e descofio desde de meus17 anos que também tenho TLP desde que vi a versão espanhola de uma série norueguesa chamada skam e identifiquei alguns comportamentos da personagem Joana que tem TLP em mim e super me via na personagem em alguns momentos
Eu acredito que eu tenha ,nao gostava de sentar no fundo da sala de aula pq eu via muitas pessoas e isso me incomodava tenho apenas uma amiga de escola pq tinha dificuldades de me socializar, eu sofro com mudanças de rotina , nao gosto de barulhos de rojões prefiro me esconder deles , nao gosto muito de abraços me incomoda as vezes ...
Passei também...RQE MG 47037, posteriormente cheguei a ser passar num concurso nacional para especialistas com apenas duas vagas para mais de 100 inscritos em na RM Belo Horizonte; e fui professor da graduação da PUC-MG; então revalidei meu diploma nos EUA (ECFMG 1-002-0238-2) onde atuo atualmente. Meu foco está nos brasileiros que residem nos EUA. E para a sua informação... Já fui até primeiro lugar em vestibular de uma universidade federal. Mas de qualquer forma, agradeço sua percepção pois o editor mudou a identificação que propus e vou adequá-la.
1)Padrão repetitivo, estereotipias, seletividade, fixação alimentar 2) presente desde o nascimento ( geralmente é descobrindo em 2 anos) 3) prejuízo social, ou estar próximo, irritação.
As pessoas com autismo, mesmo que sejam do mesmo nível, não são todas iguais. É um espectro. Há autistas com outras excepcionalidades concomitantes. O que faz diferenciar ainda mais. Como autistas que também têm TDAH ou superlotação. A porcentagem de autistas entre possoas superdotadas é maior do que a sua percentagem na população em geral, embora grande parte de autistas nível 2 e 3 tenha prejuízo intelectual e de fala. Então não dá para rotular pessoas com base em um caso que torna-se notório.
Todo mundo e autista e tdh para justificar os erros, e no caso de alguns ex famosos, aparecer. As pessoas precisam curar o vicio de achar que a vida e perfeita como no instagram, e parar de achar desculpas para a imperfeicao, que antigante era ser " normal ".
Se fosse assim então todo mundo é autista porque todos tem manias toidices e sofrem extrés, depressão, transtornos etc. Eu creio que muitas pessoas estão desiquilibradas mentalmente e espiritualmente e creio que isso em outros termos pode ser uma obssessão espiritual. Tudo tem um porque e se pode curar.
Eu TB nunca tive coleguinhas. Era uma ou outra. Eu já tinha sentimento de solidão. E me incomodo por barulho,pois é horrível. Eu não gosto que fale comigo tocando em mim.Fico horas olhando pro horizonte. Se tiver algum objeto giratório fico brincando horas. Qto a alimento tudo bem. Outra coisa, as vezes falo demais ou então fico muda.
Pessoal,pra gente saber se tem ou nao precisamos de ajuda profissional Nao va achando que porque tem um ou outro comportamento igual ao autismo,voce tenha o TEA.
Meu sobrinho,foi no médico especialista ele não entrou nada,agora o neuro pediu um exame no valor de 1.500.Ele tem umas coisas peculiares,Ele tem penico de cachorro,ama bicho de pelúcias e quando vai brigar com outras crianças é uma confusão,algumas não brinca com ele e começa ficar agitado .Está sofrendo Bulli na escola por ser gordinho e tem este jeito.Oque faço ele só tem 8 anos?
Particularmente eu não gosto desse exame*, prefiro avaliar eu mesmo e normalmente em até 2 consulta eu consigo finalizar o diagnóstico. Por seu sobrinho ter 8 anos, penso que será melhor que ele seja avaliado pessoalmente. Procure na sua regiao psiquiatra ou neuro com experiencia em autismo e antes de marcar a consulta pergunte: "consegue fazer o diagnósticos sem teste neuropsiquiátrico". * A única situação que eu solicito é quando tenho dúvidas sobre a capacidade intelectual.
Eu quero saber se é necessário um eletro ensifalograma uma neuropsicóloga disse que meu neto é autista eu não acredito e gostaria de um diagnóstico psiquiatra, eu nunca tive esse problema e não suporto nenhum tipo de barulho cachorro latindo me tira o sono ruído de televisão torneira pingando barulho do ventilador prefiro domir com o calor!! Mg
Eu odeio barulho Não sei se sou autista mas eu mesma vou me diagnosticar porque comecei minha pós graduação em Psicopedagogia clínica e Institucional Acredito que meu esposo tem dislexia.
Eu detesto barulhos de son alto,não vou em show,outra coisa,eu vou arrumar a casa tipo uma gaveta,vejo algo que me chama atenção, ai pego aquilo seja foto ou papel,vou pro sofá sento pra olhar,e esqueço o que tava fasendo ate por um tempo kkkk,outra coisa não gosto de demorar muito tomando cafe,da manhã, as veses me levanto e saio andando e comendo, canso de ficar na mesa,gosto de tomar cafe logo e ver a rua 😅😅😅😅isso acontece quando escovo os dentes, saio e vou ver a janela.
Me especializei em Atendimento Educacional Especializado, é tenho observando que as pessoas tem visto qualquer problemas fisico, psicológico como autismo, não é bem assim...
Eu não acho que autismo seja doença, exceto os de grau 3, pois pode ser muito limitante para a pessoa. É só minha opinião. Pois uma pessoa ser mais introspectiva, isso seria doença? Eu tenho dificuldade de ver assim. Se não, no outro polo, pessoas muito extrovertidas, até demais, tão extrovertidas, que chegam a ser bem superficiais, essas pessoas são também doentes? Tão extrovertidas, por exemplo, que se tornam fáceis de enganar, ludibriar, por faltar elementos de mais introspecção?
em parte devido a auxilio do inss...muitos pais estão exigindo o diagnostico das neuropsicologas para receber o dinheiro facil.@@marlidealmeidaaraujo2256
A humanidade cada dia mais escravizadas por quem dita as regras do jogo Fácil fazer o ser humano passar a se enxergar como uma pessoa doente né! Você está ajudando nisso. Certamente vários dos seus seguidores vão começar a se ver assim. Isso é cosntrivo para o mundo? Vamos propagar ideias que tornam o mundo melhor, que eleve a autoestima das pessoas, que as façam sentir-se úteis, capazes ...
😮como assim? Tá doida? Ele está ajudando as pessoas a se identificarem ou não... como autistas... larga de ser ignorante pelo amor de Deus! Quem não está ajudando é vc!
Caríssima, o problema é justamente esse, as pessoas comuns não tem senso critico, autoconhecimento suficiente e tomam dificuldades comuns de se relacionar como sinais de autismo e saem por aí se rotulando autistas como quem quer justificar a própria incompetência.. Conheço essa doença muito bem, o que está havendo é uma grande banalização da doença. E sim, vídeos assim são um deservico à sociedade, porque levam as pessoas (sem personalidade) a enchergar as próprias falhas como doença estou vendo isso agora em você que defendi issdo. Para sua informação, essa entrevista da Letícia Sabatela, gerou uma avalanche de críticas negativas (de pessoas esclarecidas) falando justamente isso, a banalização da doenca.. Claro que pessoas do seu nível intelectual apenas engolem informação
@@marlimachadodeabreu3992o diagnóstico é válido e útil, qdo é de fato, um diagnóstico feito por profissional competente, para fins de autoconhecimento e autoaceitacao. Concordo com vc no que se refere à banalização e o autodiagnóstico. Vi pessoas aqui mesmo nos comentários dizendo "puxa acho q sou autista, tbm não gosto q me toquem e não gosto de andar descalça" como se algumas poucas características isoladas fossem o suficiente para caracterizar alguém no espectro autista, enquanto que o diagnóstico se da por questionários oficiais, uma infinidade de outros aspectos comportamentais, investigação familiar, conversa com os pais para investigar características da primeira infância, enfim, não é um vídeo de TH-cam que vai dizer se uma pessoa é ou não autista.
Dr vendo varios vídeos e lendo vários artigos cheguei a conclusão que não existem pessoas normais ! Ao mesmo tempo fico me questionando oq é ser normal? ...faça um teste dr, vá a um psiquiatra (algum que não saiba sua profissão )e tenho certeza que ao final da consulta o senhor vai ser diagnósticado com alguma disfunção mental.
Me diz onde tá esse médico que dá diagnóstico rápido assim que eu quero kkkkkkkk. Faço tratamento há uns dez anos, tomo controlador de humor há uns cinco (medicamentos caros e com efeitos colaterais) e até hoje não tenho diagnóstico fechado.
Olá... Um paciente pode até não receber um diagnóstico na primeira consulta (na minha prática acredito que 95% recebe), mas não ter um diagnóstico após anos... Isso está errado. Se quiser uma avaliação, entra em contato comigo. drmatheuscabral.com.br/pt-br
@@drmatheuscabral não tenho condições de pagar. Como é pelo SUS, tá sempre mudando os profissionais. Na psicóloga daqui eu já desisti de ir pq ela tem muitas crenças sem base científica, então passava muita raiva. Por uns meses tive plano, mas não deu certo, fui tratada pior que no SUS pq nem olhavam pra mim (atendiam com uma pressa absurda) aí cancelei. Agora vou tentar pelo caps. Antes era no posto.
Eu não gosto de andar descalça, tenho TOC. Limpo a casa várias vezes por dia. Odeio passar mão nos móveis e sentir poeira. Detesto que fiquem muito pegajosa. Não gosto que fiquem me pegando 😢😢😢
Fico pensando que hoje tudo tem uma "explicação científica"... pergunta: nossos antepassados ñ tinham diagnistico e viviam mt bem, hoje querem explicar tudo como se a explicação trouxesse a cura... estamos viciados em rotular as pessoas... somos diferentes uns ďos outros e isso ñ diminui ninguém ... estaríamos todos doentes?! Menos gente, menos. CADA UM COM SEU CADA QUAL...
ENTÃO EU SOU AUTISTA NÃO GOSTO DE MUITA CLARIDADE E TAMBEM NAO GOSTO DE MUITO ESCURO , TENHO PAVOR A BARULHO TANTO QUE PRA DORMIR EU USO TAMPÃO NOS OUVIDOS COMPREI POR CONTA PRÓPRIA , NÃO TENHO MUITAS AMIZADES , GOSTO DE FICAR SOZINHA , NÃO GOSTO QUE NINGUEM ME TOCA COM AS MÃOS , TENHO PAVOR A SUJEIRA , VIVO MAIS CHORANDO DO QUE SORRINDO , E TEM MUITO MAIS COISA HOJE COM 59 ANOS , TAMBEM NAO GOSTO DE ANDAR DESCALÇO !
Ótima essa lave eu preciso ajudar prima,tem gêmeos tem dois anos não falam só brigam bate em todos agressivos não dá sossego pra ninguém os pais não tem vida social,eles correm não obedecem nada E os pais acham que agem assim por serem gêmeos,eu percebi que tem algum distúrbio no comportamento. Eu sou Lirgia Maria.Gostaria que o Dr entre em contato comigo obrigada!
Meus vídeos sobre autismo: th-cam.com/play/PLs2oOqtqdvrQkxZic1ICM6kJtdnWD8kPm.html
A Leticia esta envelhecendo tao lindamente! Nao parece ter feito nenhum desses procedimentos “da moda”. Que continue assim. Mostrar um rosto natural, com as mudanças naturais que vem com o tempo. Que linda! 😍
Acho o mesmo. Sempre linda, voz meiga.
Um lixo de ser humano, aí agora vem de TEA 🤢🤮
Com certeza que ela fez, mas escolheu os profissionais corretos
Assisti algumas cenas de um menino de 7 anos que fazia teatro e tinha autismo. Ele interpretava maravilhosamente bem.
Quando é o foco da pessoa ela desenvolve muito bem. É como se ela tivesse uma obssecao por aquilo profissao e dai desenvolve muito bem.
É possível até que ele confunda o personagem com a realidade. Ele realmente vive aquilo
DIAGNÓSTICO NÃO É RÓTULO. Sou mulher e fui diagnosticada aos 21 anos, principalmente porque comecei a ter muitas crises de choro e autoagressão no trabalho, e recebi o conselho de algumas pessoas dizendo que eu poderia ser autista. Até então, eu não sabia bem o que era autismo, apesar de ter outros autistas diagnosticados na minha família. Pesquisei um pouquinho e toquei no assunto com meu neurologista, e não demorou até receber o diagnóstico. Sempre recebi rótulos ruins, fui chamada de estranha, esquisita, arrogante, criticavam meu jeito de rir, de falar, de andar, de me vestir, eu não podia fazer absolutamente nada sem ser alvo de julgamentos. Meu jeito, aparência e interesses pessoais nunca eram "femininos" o suficiente. Na infância, eu era "madura demais" pra estar com as outras crianças, e na vida adulta, "infantil demais" pra estar com outros adultos. Absolutamente tudo o que você faz, como uma mulher autista, é julgado. Fora isso, tem a seletividade alimentar, sensibilidade sensorial e todos os traumas/problemas que passamos na vida (relacionadas ao transtorno ou não). A vivência do indivíduo é sempre levada em consideração, mas o autismo nasceu com a gente.
😢 meu sobrinho é autista e eu amo essa criança...❤
Não é só nós mulheres que somos julgadas , os homens autistas também são, tanto que a maioria vítimas de bullying são meninos autitas
Eu tenho diagnóstico desde criança, mas meus pais decidiram não tratar.
Eu também perdi amizades e tive muitas dificuldades, como a professora do vídeo. Mas quando eu descobri sobre meu diagnóstico isso não ajudou. As pessoas veem os sintomas, comentam sobre eles. Mas o momento que você diz o motivo, elas te acusam de estar mentindo, inventando coisa, ou até de o diagnóstico ser uma "desculpa".
Preferem acreditar que você é burro, incapaz, grosso, estranho, etc. Do que acreditar que você tem dificuldades
Comprendo meu amigo.
Obrigado pelo compartilhar sua vivência.
😢
É pq existe o estigma de que uma pessoa autista seja incapaz de levar uma vida normal, tenha grandes limitações cognitivas, etc. Qdo falei pro meu marido que eu tinha todos os sintomas do TEA I (antiga sindrome Asperger) ele ficou bravo comigo, disse pra eu nunca mais falar q eu tinha isso pq eu não era "deficiente mental".. minha mãe falou a mesma coisa, que eu não tinha "essa doença".
Seus pais deveriam ter tratado sim! É assim que os seus pais tinham que ter cuidado de você quando era pequena e mais jovem.
Estou na análise,e é isto que tenho medo....
Quanto eu tinha uns 16 anos meus amigos diziam que eu parecia com a Letícia Sabatela. Sinto como um elogio, gosto muito do jeito dela!❤
Nada a ver fisicamente
Minha história é parecida com a da Aila. Recebi o diagnóstico aos 36 anos, 02 anos atrás e também sou professora. É muito difícil exercer essa profissão sendo autista, porque eu sou muito sensível a barulhos e minha habilidade de comunicação é muito ruim.
Obrigado por compartilhar sua história. 😊
Excelente vídeo. É o primeiro que vejo que não enquadra todos os autistas como sendo idênticos. Apresenta a diversidade de cada um. Parabéns, excelente vídeo. Descobrir o TEA é realmente libertador. É um alívio entender certos comportamentos.
Que bom que gostou. 😊
Tenho uma playlist só de vídeos que fiz sobre autismo: Autismo: th-cam.com/play/PLs2oOqtqdvrQkxZic1ICM6kJtdnWD8kPm.html
Dr. Mateus!! Eu fui aí algumas vezes!! Como não pude ir mais!! Por força maoir!! Ficou muito longe, de onde fui morar!!! Peço desculpas por não ter dito antes!!! Más eu gostei de ter esse imenso prazer! Ter conhecido você!! Será indicado por mim!! Fui muito bem ouvida! E esclarecia qualquer dúvidas. ✨✨✨✨✨✨🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Forte essa frase final da Letícia. Realmente.
Ótimo conteúdo e apesar de um tema tão abragente , foi passado de forma objetiva, esclarecedora. As entrevistadas em perfis diversos contribuiu muito. Parabéns pelo canal!!!
Excelente, Dr! Vale só salientar que nós mulheres autistas muitas vezes desenvolvemos mais a comunicação social para tentarmos no encaixar no padrão de "menininha simpática" que nos é ensinado desde a infância. Mas isso não quer dizer que é mais fácil para nós do que para os homens. Na verdade é um processo deveras doloroso, já que estamos tentando nos auto-corrigir sozinhas, ao invés de fazermos um treinamento de habilidades sociais com um profissional qualificado. Sobre a questão da atuação, sinceramente acredito que não é algo difícil para autistas, principalmente mulheres, porque nós fazemos muito o chamado masking, que é basicamente uma atuação exaustiva para mascarar nossos sinais de autismo.
eu sou homem e fiz isso com maestria, mas entendo que culturalmente pra mulher acontece com maior intensidade esse masking
Chorei q nem uma criança lembrando de td q passei lá atrás e ainda passo, mas ainda não fui atrás do laudo de nível um. Sou julgada, confrontada e sofro sozinha e hj foi o estopim. Vou procurar os especialistas.
😢😢😢😢vai sim querida....eu trabalho com psiquiatra e vejo muitas pessoas buscandoh ajuda e melhorando a qualidade de vida.❤
Procurar o diagnóstico é ideal pra se tratar Eu descobri aoa 70 anos .Boa comunicação sou professora.Mas muitas dificuldades motoras ,e de reagir de ficar adequada a a agressão Sempre perco a fala e chorro.Inteliencia acima da média passei primeiro lugar pra Ufes!
@@mariadasgracasconceicao6556Que chic! Deus abençoe você! 🙏❤
@@vitoriagomes14777 Obrigada Vitoria Gomes Lima
@@mariadasgracasconceicao6556 🙌🙌
Olá Dr. Matheus. Minha filha foi diagnosticada tardiamente com TDAH e vendo seu vídeo desconfio que tenha espectro autista nível 1. Obrigada por postar foi de grande auxílio.
Tenho hipersensibilidade, a minha infância foi complicada, minha adolescência, tive síndrome do pânico, muitas vezes em certas situações me comportei e me comporto de uma maneira que depois me sentia mal. Quando faço algum trabalho artesanal, foco exageradamente. Fui professora alfabetizadora , exigia muito de mim, isso me causava muito cansaço. Me sentia e me sinto um peixe fora d'água na minha família, não consigo ter um vínculo mais afetivo com minhas irmãs
Resumindo, e um ser humano como qualquer outro
Matheus, ótimo conteúdo! Grato pelo compartilhamento.
O renomado ator Anthony Hopkins também está no espectro autista! E foi diagnóstico tardio também.
Sou autista de grau l. Exatamente como vc diz,p mim,ñ é fácil. Tenho uma inteligência alta e sou muito estudiosa,porém, nunca consegui emprego fixo.descobri meu hiperfoco muito recentemente e questões sensoriais me afetam muito,seletividade alimentar, por aí vai.desde criança, sou diferente e,qdo descobri,p mim foi um alívio entender o pq de tantos prejuízos. Depois que descobri, vejo que tem muita gente desinformada,desses que acabam me fazendo com que eu me afaste mais p ñ perder a paciência e soltar o verbo,afinal,quem ñ ajuda,então, ñ atrapalhe ou,ñ fale asneiras.só eu sei o que já passei e passo com essa condição, embora,eu saiba que ñ é uma doença,mas.un distúrbio do neurodesenvolvimento,e,me adaptar, às vezes, é muito custoso,em muita coisa
Que bom VC ter trazido a reportagem. Qdo passou no fantástico eu não vi. Assisti todas as novelas em que Letícia atuou. Sempre achei suas atuações brilhantes, impecáveis! Me lembro da segunda versão de Irmãos Coragem, onde a personagem tinha dupla personalidade, depois uma terceira.....e ela interpretou brilhantemente! Que bom ter o diagnóstico... Tenho muitas duvidas sobre mim, fiz tratamento com psiquiatra por 11 anos, mas pelo SUS.... A cada 2 ou 3 consultas era um novo médico, e nunca foi possível fechar um diagnóstico... Não sei como fazer...
OI Geraldo. Troca de médico frequente de médico pode ser um problema mesmo, se for viável a você, penso que pode ser melhor tentar seguir particular com um médico que gostou.
Nossa ela é muito eu… caramba. Sinceramente não espero compreensão de ninguém e isso sim é libertador… não quero simplesmente justificar maus comportamentos quero ser melhor apesar das minhas limitações, essas são as minhas e cada um tem as suas limitações não importa se dão um nome pra elas ou não. Deus me ajude pq não é fácil mas a gente consegue
Gente quem gosta de barulho não precisa ser autista pra não gostar de barulho
Vdd
Meu Deus, fui diagnosticada com bipolaridade a pouco tempo e estou me identificando em absolutamente TODOS esses sintomas citados, tô chocada 😮
Tbm fui diagnosticada assim com bipolaridade porém, fui estudar e não me senti encuadrada em nada mas qdo veio o autismo entendi TD... Porq normalmente as pessoas acham que essas peculiaridades são coisas casuais mas elas não entendem que chegam a doer dentro de nós... Um toque, um barulho, cheiros paladares e texturas... Eu sou muito hiper sensível mas hiper foco é comportamentos. Adoro observa as pessoas
Vc diz que ser atriz pra uma autista deve ser mto difícil. Amado, mulher autista vive fazendo masking. Fingir ser o q não é, é a vida da autista adulta 😂
Várias pessoas me falaram isso após o vídeo... Então vou ter que concordar. 😊
Sou autista com laudo após os 40 e super concordo com você!
Masking como profissão? Acha natural?
É a pessoa, muitas das vezes, até tem síndrome do impostor por isso. É como se qualquer relacionamento simples que tem onde alguém demonstrar gostar dela, na verdade ela sente que a pessoa gosta da personagem e não dela mesmo. Pois tem que atuar o tempo todo para se encaixar minimamente. É atriz em tempo integral ou quase. Daí vem grande exaustão em conviver socialmente e crises, quando se perde o controle por causa da exaustão.
Estou com 37 anos e acredito que tenho autismo, desconfiei depois de começar a pesquisar porque meu irmão e meus filhos gêmeos são!
As vezes eu acho q eu tenho autismo viu . Mas muita coisa em mim melhorou com o tempo .Principalmente depois dos 20 anos quando fui mãe. Por exemplo eu não co seguia comer carne de espécie alguma , nem peixe , mas quando minha filha começou a comer eu fui aprendendo com ela . Tenho ainda hipersensibilidade a sons. Mas acho q talvez eu confunda algumas dessas hipersensibilidades com a sensibilidade que a enxaqueca me dá .
😱
ah única coisa que me incomoda é a minha falta de interesse nas pessoas.
não tenho vontade de fazer amigos novos, não vejo necessidade pois já tenho amigos.
(mas até antes quem iniciou a amizade não fui eu foram eles)
não tenho vontade de namorar (já namorei e terminei simplesmente pq não gostei de namorar, achei desnecessário na minha vida)
MUITO raramente sinto vontade de toques físicos, como beijo e etc.
mas adoro abraçar, me chamavam de carrapato quando era criança pq se eu gostasse de alguém eu estaria grudada nessa pessoa
raramente sinto falta das pessoas "elas estão lá vivendo a vida delas e eu tô aqui e tá tudo bem"
se vc quiser falar cmg vai ter que ir atrás pq eu vou ficar no meu canto vivendo a minha vida
quando falam que eu vou ficar sozinho, vou envelhecer sozinho, vou ficar solteiro ou etc, isso não me impacta em nada, pra mim é irrelevante.
mas tenho vontade de entender pq para as outras pessoas eu sou tão fora da caixinha
realmente eu sou muito desinteressado nas pessoas
(tenho tics e hiperatividade motora e diagnóstico de TDAH)
será que só ser antisocial é o suficiente p ir atrás de um diagnóstico?
Minha filha de 18 anos é do mesmo jeito q vc.
@@LucianaPereira-p7r e ela é TEA? 👀
@@oliverq9793 O psiquiatra disse que ela é bipolar. Mas acho que não é só isso. Ela brigou com todas as amigas dela e hoje só tem uma amiga e mais ninguém. Ela disse q não se importa.
@@LucianaPereira-p7r entendi, era bom pesquisar mais mesmo :/
Mais um video muito bom!
Parabens por este canal. ❤
Só Deus para abençoar que pessoas que tem autismo seja curada.
Tudo o que ela falou é muito semelhante ao meu caso ..passei uma vida inteira me culpando, sendo mau interpretada e me auto destruindo por achar que as pessoas não me "enxergavam".
Gosto do escuro, do silêncio e não consigo conviver na intimidade com muitas pessoas.
Hoje sei como respeitar minha condição e viver na minha Paz✨🤍
Olá Carla, meu sobrinho de 15 anos tem espectro autista com agravamento de tourette. Ele vive em lugares sem luz em casa , porém gosta de ficar no sol na piscina e/ou praia . Não é tímido , se deixar fala até com desconhecidos . Às vezes penso , que ele não tem autismo pelo seu jeito, porém outro tipo de deficiência . Sua luta será constante.
Muito esclarecedor, isso me ajuda entender melhor minha filha, só tenho que agradecer 😊
Fui diagnósticado em TDHA. Kaguei pra isso, sempre fui acelerado. Nada mudou na minha vida.
Ritalina te ajudará
@@suzisi8149 bgdo
*fausto*
Fez o certo. Povo gosta de dar nomes e criar doenças e problemas para vir com soluções que causam mais problemas ainda.
Em vídeos mais recentes a Letícia tem a família de aranhas de estimacao e parece seguir no caminho do sobrepeso. Coisa que não tinha antes. Pronto! Passou a ter mais problemas. Procurou, achou. Infelizmente.
@@angelarodrigues4448 que comentário desnecessário. Primeiro que o autismo não foi criado, ele foi descoberto, investigado, estudado, pesquisado amplamente em vários países. O termo "autismo" foi usado pela primeira vez em 1908 pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler, no entanto, o autismo como um transtorno do desenvolvimento humano foi descrito em 1943 pelo psiquiatra infantil austro-americano Leo Kanner. Hans Asperger, um psiquiatra austríaco, também realizou um trabalho em 1944 .A psiquiatra inglesa Lorna Wing, na década de 1970, apontou o autismo como um espectro de condições, com dificuldades específicas para cada indivíduo. No início dos anos 60, no entanto, com novos estudos sendo realizados, constatou-se pelo número de evidências surgidas ao redor do mundo todo que o autismo seria um transtorno cerebral presente desde a infância de seus acometidos, não escolhendo lugar e nem situação socioeconômica para acontecer ou se manifestar. Alguns anos depois, já no século XXI, em 2007, seria proclamado pela ONU o dia mundial de conscientização sobre o autismo. Esses textos eu retirei da internet. Uma simples busca por informações é o antídoto perfeito contra o preconceito.
Segundo, o fato dela ter uma coleção de aranhas significa que ela está vivendo o que ela realmente é, sem tentar mascarar como antes fazia, na própria entrevista ela diz que foi libertador para ela. Eu também tive obsessão por insetos na minha infância e fui muito reprimida. Se ela tem fascínio por aranhas que mal há nisso? Se ela fosse cega, por exemplo, vc diria para ela não viver como uma cega? Ou se ela fosse diabética, teria como ela ignorar e viver como se não fosse?
Terceiro, autismo não é doença .O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Quarto, ela não está com sobrepeso, acabei de olhar nas redes sociais dela e está praticamente igual a 20 anos. E mesmo que tenha ganhado uns quilinhos a mais pode estar relacionado à menopausa, é hormonal, não significa desleixo. Ela nunca foi magrela. Sempre teve curvas. Tem tanta gente que vai tratar a depressão ou ansiedade e ganha peso devido à medicação. Eu acredito, por exemplo, que seja melhor para um depressivo buscar tratamento médico embora os medicamentos o façam engordar, do que ele chegar ao nível mais crítico da depressão e tirar a própria vida, como infelizmente aconteceu com a minha tia e ninguém da família percebeu que ela precisava de ajuda.
Um
Concordo só espero que as pessoas não confundam reforma íntima urgente no limite com autismo, pelo amor de Deus não façam isso. Falo isso porque tive muito desses sintomas e só a reforma íntima e o olhar bondoso com tudo que nos cerca me curou e está me curando ❤
acabei de receber meu diagnostico de autismo nivel 1 e posso dizer..hoje comeco a entender tudo quye me aconteceu...so quem passa por isso sabe o sofrimento que eh..
Eu descobri hoje a tarde, que eu tenho mais um aluno autista, na hora, eu estranhei. Ele não faz nada nas aulas, arremessa muitos objetos, briga e xinga muito os colegas, e, "bate cartão" na diretoria. Vendo o seu vídeo, fez sentido agora.
Ele pode ter TOD.
Meu filho de 29 anos, tem varios sinais,não gosta de ser tocado,não gosta de muita gente ao redor,nem de barulho.sempre alheio ao redor.não consegue se alimentar antes das 9 da manhã (desde bebê). Hj é casado,trabalha.vida normal.ou quase normal....e demorou a falar,muitoooo
Parabéns pelo vídeo!!!
Ganhou uma seguidora,estou em busca de respostas para alguns traços que tenho,que me isola do mundo.
Olá. Então te recomendo assistir aos outros vídeos que fiz sobre autismo (são mais curtos e diretos).
A playlist de autismo está aqui em cima como comentário fixado. 😊
Eu te dou o diagnóstico agora, quer? O mundo é uma bosta mesmo.
Boa noite eu desde de criança fui muito reservada,não gosto que me toquem,não consigo ficar em ambientes lotados e barulhento, hoje com sessenta e um ano,contínuo com as mesmas condições, mas não sou Autista! tenho um neto de 4 aninhos e. levou dois anos para sair o diagnóstico de TEA ( transtorno Espectro autista) Gente isso é sério tem três profissionais da saúde para dar o diagnóstico correto..Neurologista, fonoaudíolo e Psicologia !
Maravilha , professor. Obrigado pelo conteúdo. Eu busco me conhecer depois de 46 anos. Sempre fui chamado de peguiçosso, esquecido, etc...mas sei que algo não vai certo comigo.
Você vai conseguir como eu
Eu tbm acho q sou. Mas ñ tenho atitude de ir. Tenho 36 anos e sempre me senti diferente, estranha e atrasada em relação à outras pessoas. Tenho desde a infância dificuldades em aprender coisas simples. Sofri com palavras depreciativas por parte de pessoas da própria família. Sempre tive dificuldade em fazer amizades. E tenho transtorno de ansiedade e transtorno de pânico. Já cheguei bem perto da depressão.
Sempre notei algo diferente nela.. mais sabia que ela era diferente.. o olhar dela.. agora tudo faz sentido... Eu acho ela lindissima❤
Frequentei um caps infantil um bom tempo,lá eram atendidas mais d 5 mil crianças por mês,a maioria autistas,demanda enorme p poucos profissionais,resultado,n tinha como fornecer um tratamento adequado p ninguém lá, realmente era só p dizer q tinha,"encher linguiça",mas MTS pais dependiam e dependem ainda desse tipo d tratamento inadequado(e ineficaz),sabe essa história q dizem q autismo n tem cara, lá tinha,era bem perceptível,claro q tinha casos q era preciso observar mais tempo p perceber,a maioria meninos,tinha meninas mais n tanto qt eles,eram bem mais,mas TDS apresentam quadros q n tinha como passar despercebidos!Um dos poucos casos d autismo "leve"q conheci na vida foi d um garoto d 9 anos,na vdd o autismo dele se tornou assim pq faz o tratamento desde novo,c TDS terapias semanais q precisa,já dar p dizer q ele é "independente" e d acordo c a idade dele digamos,mas ainda apresenta uma alteração na fala,fala tipo o cebolinha,mas faz fonoterapia,entre outras terapias!Esses dias vi um neuropediatra q atende voluntariamente numa APAE, apelando na internet p profissionais da área d tratamento p autismo tbm atenderem voluntariamente em centros públicos d tratamento,pois o tratamento p autismo no Brasil pedia socorro,q autismo n era isso q a mídia costumava mostrar,q a maioria dos casos era d pessoas c MTS limitações,q o tratamento tinha virado comércio lucrativo,q o tratamento adequado só era possível p elite! Então talvez os questionamentos em torno do diagnóstico da atriz sejam em sua maioria dos pais q vive essa triste realidade pouco mostrada,pq como a atriz só recebeu o diagnóstico na vida adulta dar a impressão q passou despercebido antes e q n fez tratamentos na infância p superar as limitações do transtorno e msm assim conseguiu tamanho êxito na vida profissional,aí devem ter estranhado isso,pq é MT difícil vencer as batalhas do autismo sem um bom tratamento d reabilitação e estimulação pesada na infância e até uso medicamentoso,acho q p leigos q viram a reportagem dela no fantástico ficaram c a impressão d q autismo é só um jeito d ser e tal,n souberam explicar direito,deram uma pincelada!Vendo isso tudo no meu ver foi um erro a incorporação de outras coisas ao autismo,tornou o entendimento sobre o transtorno MT difícil,vejo q até no meio médico há divergências em torno d certos diagnósticos,creio q devido a isso seja necessário haver mudanças,novas nomenclaturas,classificações diferentes!Há um abismo enorme entre quem tá no início da "régua" do autismo p quem tá no final,n dar p colocar tudo no msm saco!
Concordo bastante contigo. Trabalho três dias da semana a um CAPS Infantil (que felizmente é bem organizado). De fato, não mostrar os casos mais comuns de autismo (que são os com repercussão importante) foi talvez uma falha. Também concordo que seria melhor separar os tipos de autismo, pois não é adequado ter um mesmo diagnóstico para situações tão diversas. Um ponto em que eu humildemente discordo (apesar de ter dúvidas): penso que esses casos de autismo com pouquíssimas disfuncionalidades, como no caso da Letícia, tendem a evoluir bem naturalmente... sem precisar de tratamentos ou terapias. Repito que tenho dúvidas e por isso prezo pela prudência. Mas sabendo de vários outros casos como o dela, tenho essa hipótese.
Eu odeio que as pessoas peguem em mim pra falar! Não gosto de muitas coisas.
Meu filho é autista.
Aprendi o lado diferente da vida.
Caramba com essa matéria eu me identifiquei odeio barulhos me inritam muito , não gosto tbm q me toquem e sou muito antisocial, minhas comidas gosto de tudo separado nao como comida misturada uma encostando na outra entre várias coisas q sempre me atacaram de enjoada.
Mas isso não tem nada a ver com autismo, são características comuns nas pessoas, muitas simplesmente relacionadas a gosto pessoal, não significa necessariamente que vc seja autista. Existem condições como, por exemplo, misofonia.
Nossa, engraçado, me encaixo em cada detalhe descrito😮!
Tenho um filho de 19 anos.
Muito quieto, responde por monossilabos, ( lembra eu mesma quando adolescente), altamente inteligente.
Decidiu fazer artes cênicas.
Recentemente comecei a pensar que ele possa ser autista grau 1.
Converse com seu filho sobre sua suspeita,se ele aceitar ,procurem especialistas.Tenho um filho autista nível um de suporte,as terapias são muito importantes para eles.
Eu não me interessei em assistir a reportagem na globo ,mas a sua reação ao vídeo sim,pois sei que não haverá mentiras m
Excelente tema Dr, fiquei na dúvida a meu respeito kkkkk.Abs
Se tiver dificuldade ou sofrimento significativo por isso. Pode ser melhor procurar uma avaliação médica.
Me sinto exatamente igual a ela, porém nunca fui ao psicólogo, tenho dificuldade em falar ao público, não gosto que me toque, sou muito seletiva com amizade, só tenho uma amiga, barulho me incomoda muito.
Vai dar
Excelente vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo vídeo. Excelente
Se encaixou muito bem no meio artístico, atua, canta, escreve fez tantas coisas. Sempre foi controlada. Politicamente, bravejou, antigamente não se fala a tanto das coisas, acho que também sou autista... Não sei...e se souber não vou mudar o foco. Vou em frente, preciso. Naturalmente sabendo um pouco mais de mim e esperando mais de mim para mim.
Essa coisa dos brinquedos não usuais eu tinha bastante, sou autista e costumava brincar com linhas de costura, potes transparentes e em embalagens que encontrava pelo chão (o que me acarretou diversos problemas de saúde devido à minha baixa imunidade). Eu era chamada de "cata lixo" na escola e as crianças costumavam dizer aos novatos pra não brincar comigo porque eu era "especial", só aos 16 fui realmente diagnosticada mesmo com diversos sinais e avisos dos professores para a minha mãe
Entrei durante um ano numa loja e sempre comprava o mesmo tipo de roupa listras. Só percebi quando a vendedora e um sobrinho comentaram das roupas com listras, já as outras características eram bem explícitas. Terapia trabalhos manuais mas só produzo sozinha realmente ausente de outras pessoas
Minha mãe me levou ao psicólogo com quinze anos e terapia de grupo mas não interagir verbalmente mas observa o que todos falavam e sabia características e apreciações de todo o grupo
Bom dia, eu vi o seu video não tinha visto essa matéria do fantástico, vi por alto a discussão sobre o diagnóstico da Leticia Sabatella mas ignorei pq tenho meus periodos meios alienados onde não tenho interesse em muitas coisas. Mas vendo o video e as colocações comecei a me questionar. Bem, eu tenho uma filha que completa 15 anos semana que vem que tem o diagnostico de autismo nivel 1. Já sabia que o autismo tem conexão genetica mas imaginei que estava ligado ao meu marido que tem traços de autismo mas aparentemente não fechou o diagnostico, honestamente nem sei pq, ao meu ver ele é uma pessoa com quase todas as caracteristicas do autismo. Enfim, mas sempre exclui a possibilidade de eu ser pq sempre fui muito comunicativa desde criança, contudo eu tenho algumas particularidades, sempre fui extremamente inteligente, sofri muitas dificuldades, abusos e negligencia quando criança e tenho consciencia que percebi desde cedo a ser observadora para sobreviver a essas situações e me proteger pq os adultos ao meu redor nao eram protetores. Mas tenho fotofobia desde pequena, não tolero luz, fisicamente me machuca, sempre me balançava de um lado pro outro desde criança em momentos especificos isso me dava conforto, não gosto de gente me tocando me da nervoso, tenho urticaria se deito em um lençol que tenha bolinhas na textura e não seja lisinho, não suporto comer banana em natura pq a sensação de mastigar a banana é nojenta me da ansia de vomito e não gosto de maria mole dá a mesma sensação. Eu posso ser sociavel se quiser mas acho cansativo, prefiro ficar em casa não ligo muito pra isso, me forcei mais pelas minhas filhas mas era muito desgastante. Não sei ser falsa, isso literalmente me estressa, se faço planos e alguem muda eles eu fico muito irritada, no passado eu me estressava muito com isso, gerava brigas, com o tempo tentei evitar fazer planos pra não criar confronto. A questão é que eu sou muito inteligente desde pequena e aprendi a fazer escolhas lógicas para minimizar minhas dificuldades, eu analiso pesando prós e contras se o esforço que coloco em manter alguem perto vale o sacrificio. Eu me identifiquei muito com a busca pelo estudo, quando era pequena lia enciclopedias e adorava guardar informação. Hj em dia faço isso de acordo com a necessidade ou interesse mas sempre adorei pesquisar. Como falei eu nunca considerei pq sou sociavel e falei cedo, contudo questiono se essa capacidade foi pelo aprendizado necessário pelas adversidades ou se realmente são habilidades minhas. Estou acostumada a ser diferente desde pequena então não sei se minhas dúvidas se aplicam. Como disse só questiono isso pq tenho uma filha autista e sou uma pessoal sensivel que sempre recorreu a desenho, poesia para me expressar e me julgo sensivel e empatica, mas será que essa empatia é realmente minha? eu fiquei confusa, como expliquei tenho muitas caracteristicas que entram em conflito e como disse minha inteligencia era acima da média quando era mais nova a ponto de poder fazer redação com apenas 6 anos e ganhar concurso, nem tô exagerando isso é verdade. Fico com vergonha de procurar um profissional para fazer um estudo de diagnóstico por potencialmente ser influenciada por algo que assisti.
Olá. Diante de uma reportagem sobre autismo nível 1, quase todos identificam em si algumas características. Mas o importante é: essas características que você observa são significativas a ponto de te trazer problemas ou sofrimentos? se sim... então recomendo a uma avaliação.
Estranho não gosta de ser tocada, mas tem relação aberta com o companheiro e transa com o seu psicanalista!
Sem julgamentos , mas é importante explicar essa parte.
Ele falou muito claro que gosta de toque. O que não gosta é de certo tipo de toque.
Aff!!!
Como vc soube disso?
@@adrianamaria7551 Ela falou abertamente sobre isso em podcasts!
toque muito leve no caso. Ela disse que gosta de toque
Letícia parabéns o perito médico do inss falou na minha cara que os autistas trabalham e vivem normal (mencionou let/merc) perito só olha pro INSS
Boa noite Dr. Mateus!!! Quê bom te ouvir sobre todos tipo de gente!! 🙌🙌🙌🙌✨✨✨🦋🦋🦋🦋🦋🙏🙏🙏🙏
Eu nunca deixo meus fios de cabelo caírem na rua. Pra mim é como abandonar um filho. Sinto o sofrimento de qualquer coisa que pertence a mim ficando pra trás, como por exemplo o guardanapo que limpo a boca NUNCA jogo no lixo público. DESCARTO tudo em minha casa😮😮
Você já desconfiou de Toc, muitas vezes presente no autista?
e possível de deficiência intelectual com sintomatologia e deficiência visual?
Senhor poderia fazer um vídeo de deficiência intelectual,por favo ?
Olá, Diego.
Vou fazer sim um vídeo sobre deficiência intelectual em breve...
por enquanto toco um pouco nesse tema neste vídeo:
th-cam.com/video/cLP-FICcnoI/w-d-xo.html
Não entendi sua primeira pergunta... sobre deficiência visual.
que significa deficiência intelectual com sintomatologia psicótica?
eu estou gostando muito dos vídeos do senhor
já me escrevi no canal
@@drmatheuscabral porque tenho deficiência intelectual com sintomatologia psicótica
e também tenho deficiência visual
tenho uma doença grave que é Será toconhão não quero Será toconhão eu quero ceratocone
Tenho um amigo já senhor,que gosta de estar só, não gosta de barulho,e não gosta de corruptos será que ele tem síndrome?😮
Sei que esssas síndromes são bem sérias e complicadas!
Temos que nos policiar e fazer coisas boas e pedir a Deus força e coragem pra viver num mundo tão perturbador como esse!
Bom dia
Dr. Matheus o autismo pode vim acompanhado também sindromes psicológico mentais como borderline pois fui deginosticado com autismo tardiamente e descofio desde de meus17 anos que também tenho TLP desde que vi a versão espanhola de uma série norueguesa chamada skam e identifiquei alguns comportamentos da personagem
Joana que tem TLP em mim e super me via na personagem em alguns momentos
Pode sim. Tenho uma paciente com autismo e transtorno Esquizoafetivo.
Eu acredito que eu tenha ,nao gostava de sentar no fundo da sala de aula pq eu via muitas pessoas e isso me incomodava tenho apenas uma amiga de escola pq tinha dificuldades de me socializar, eu sofro com mudanças de rotina , nao gosto de barulhos de rojões prefiro me esconder deles , nao gosto muito de abraços me incomoda as vezes ...
Pós em Atlanta rsrsrs Não deu conta de passar na residência no Brasil?
Passei também...RQE MG 47037, posteriormente cheguei a ser passar num concurso nacional para especialistas com apenas duas vagas para mais de 100 inscritos em na RM Belo Horizonte; e fui professor da graduação da PUC-MG; então revalidei meu diploma nos EUA (ECFMG 1-002-0238-2) onde atuo atualmente. Meu foco está nos brasileiros que residem nos EUA. E para a sua informação... Já fui até primeiro lugar em vestibular de uma universidade federal.
Mas de qualquer forma, agradeço sua percepção pois o editor mudou a identificação que propus e vou adequá-la.
1)Padrão repetitivo, estereotipias, seletividade, fixação alimentar
2) presente desde o nascimento ( geralmente é descobrindo em 2 anos)
3) prejuízo social, ou estar próximo, irritação.
Não sou autista, porém não gosto de gente que fica pegando, grudando na gente, ou que ficam abraçando sem mais nem.menos...me incomoda muito.
As pessoas com autismo, mesmo que sejam do mesmo nível, não são todas iguais. É um espectro. Há autistas com outras excepcionalidades concomitantes. O que faz diferenciar ainda mais. Como autistas que também têm TDAH ou superlotação. A porcentagem de autistas entre possoas superdotadas é maior do que a sua percentagem na população em geral, embora grande parte de autistas nível 2 e 3 tenha prejuízo intelectual e de fala. Então não dá para rotular pessoas com base em um caso que torna-se notório.
Exatamente... E a mídia esteriótipando e alguns profissionais tbm não ajuda. Por isso acontece do diagnóstico tardio!
Todo mundo e autista e tdh para justificar os erros, e no caso de alguns ex famosos, aparecer. As pessoas precisam curar o vicio de achar que a vida e perfeita como no instagram, e parar de achar desculpas para a imperfeicao, que antigante era ser " normal ".
Lembro qdo numa fofoca da televisão criticaram ela com deboche e riam bastante dela!
Se fosse assim então todo mundo é autista porque todos tem manias toidices e sofrem extrés, depressão, transtornos etc. Eu creio que muitas pessoas estão desiquilibradas mentalmente e espiritualmente e creio que isso em outros termos pode ser uma obssessão espiritual. Tudo tem um porque e se pode curar.
Eu TB nunca tive coleguinhas. Era uma ou outra. Eu já tinha sentimento de solidão. E me incomodo por barulho,pois é horrível. Eu não gosto que fale comigo tocando em mim.Fico horas olhando pro horizonte. Se tiver algum objeto giratório fico brincando horas. Qto a alimento tudo bem. Outra coisa, as vezes falo demais ou então fico muda.
Pessoal,pra gente saber se tem ou nao precisamos de ajuda profissional
Nao va achando que porque tem um ou outro comportamento igual ao autismo,voce tenha o TEA.
Que profissional? Psicólogo, psiquiatra? Não estão sabendo é de nada
E tem muita sensibilidade ao barulho desde bebê
Meu sobrinho,foi no médico especialista ele não entrou nada,agora o neuro pediu um exame no valor de 1.500.Ele tem umas coisas peculiares,Ele tem penico de cachorro,ama bicho de pelúcias e quando vai brigar com outras crianças é uma confusão,algumas não brinca com ele e começa ficar agitado .Está sofrendo Bulli na escola por ser gordinho e tem este jeito.Oque faço ele só tem 8 anos?
Particularmente eu não gosto desse exame*, prefiro avaliar eu mesmo e normalmente em até 2 consulta eu consigo finalizar o diagnóstico. Por seu sobrinho ter 8 anos, penso que será melhor que ele seja avaliado pessoalmente. Procure na sua regiao psiquiatra ou neuro com experiencia em autismo e antes de marcar a consulta pergunte: "consegue fazer o diagnósticos sem teste neuropsiquiátrico".
* A única situação que eu solicito é quando tenho dúvidas sobre a capacidade intelectual.
Eu quero saber se é necessário um eletro ensifalograma uma neuropsicóloga disse que meu neto é autista eu não acredito e gostaria de um diagnóstico psiquiatra, eu nunca tive esse problema e não suporto nenhum tipo de barulho cachorro latindo me tira o sono ruído de televisão torneira pingando barulho do ventilador prefiro domir com o calor!! Mg
Eu odeio barulho
Não sei se sou autista mas eu mesma vou me diagnosticar porque comecei minha pós graduação em Psicopedagogia clínica e Institucional
Acredito que meu esposo tem dislexia.
Não é fácil,mas vc é maravilhosa...
Uma vez uma menina em uma escola que eu estudava me disse ei tu fala igual a Letícia sabatella
Eu detesto barulhos de son alto,não vou em show,outra coisa,eu vou arrumar a casa tipo uma gaveta,vejo algo que me chama atenção, ai pego aquilo seja foto ou papel,vou pro sofá sento pra olhar,e esqueço o que tava fasendo ate por um tempo kkkk,outra coisa não gosto de demorar muito tomando cafe,da manhã, as veses me levanto e saio andando e comendo, canso de ficar na mesa,gosto de tomar cafe logo e ver a rua 😅😅😅😅isso acontece quando escovo os dentes, saio e vou ver a janela.
Me especializei em Atendimento Educacional Especializado, é tenho observando que as pessoas tem visto qualquer problemas fisico, psicológico como autismo, não é bem assim...
se o médico deu laudo pra ela então ela é sim
Sim, realmente.
Cara, tu também é médico, minha nossa, francamente, e eu tô dando Ibope no canal atrás dos comentários. Foi vc que deu o laudo pra Letícia???
Na minha opinião toda humanidade é um pouco Autista kkkkkk
TB acho. Agora virou moda ..todo mundo é autista
Eu não gosto de ficar descalço,mesmo que chão seja o mais limpo do mundo.Eu tenho um filho autista Nível 1.
Ela e uma pessoa normal. Ela tem uma vida social de sucesso. Creio que ela ja superou essa doenca.
Com todo respeito, mas eu tenho que informar que autismo não é doença, mas entendo essa confusão.
Eu não acho que autismo seja doença, exceto os de grau 3, pois pode ser muito limitante para a pessoa. É só minha opinião. Pois uma pessoa ser mais introspectiva, isso seria doença? Eu tenho dificuldade de ver assim. Se não, no outro polo, pessoas muito extrovertidas, até demais, tão extrovertidas, que chegam a ser bem superficiais, essas pessoas são também doentes? Tão extrovertidas, por exemplo, que se tornam fáceis de enganar, ludibriar, por faltar elementos de mais introspecção?
Nossa como ta aparecendo gente com autismo.... né?!
a lacradora descobriu que agora é modinha ser autista...como estava no ostracismo, encontrou uma forma de voltar a midia.
Bem isso mesmo
Virou moda mesmo. Todo mundo é.
em parte devido a auxilio do inss...muitos pais estão exigindo o diagnostico das neuropsicologas para receber o dinheiro facil.@@marlidealmeidaaraujo2256
A humanidade cada dia mais escravizadas por quem dita as regras do jogo Fácil fazer o ser humano passar a se enxergar como uma pessoa doente né! Você está ajudando nisso. Certamente vários dos seus seguidores vão começar a se ver assim. Isso é cosntrivo para o mundo? Vamos propagar ideias que tornam o mundo melhor, que eleve a autoestima das pessoas, que as façam sentir-se úteis, capazes ...
😮como assim? Tá doida? Ele está ajudando as pessoas a se identificarem ou não... como autistas... larga de ser ignorante pelo amor de Deus! Quem não está ajudando é vc!
Caríssima, o problema é justamente esse, as pessoas comuns não tem senso critico, autoconhecimento suficiente e tomam dificuldades comuns de se relacionar como sinais de autismo e saem por aí se rotulando autistas como quem quer justificar a própria incompetência.. Conheço essa doença muito bem, o que está havendo é uma grande banalização da doença. E sim, vídeos assim são um deservico à sociedade, porque levam as pessoas (sem personalidade) a enchergar as próprias falhas como doença estou vendo isso agora em você que defendi issdo. Para sua informação, essa entrevista da Letícia Sabatela, gerou uma avalanche de críticas negativas (de pessoas esclarecidas) falando justamente isso, a banalização da doenca.. Claro que pessoas do seu nível intelectual apenas engolem informação
@@marlimachadodeabreu3992o diagnóstico é válido e útil, qdo é de fato, um diagnóstico feito por profissional competente, para fins de autoconhecimento e autoaceitacao. Concordo com vc no que se refere à banalização e o autodiagnóstico. Vi pessoas aqui mesmo nos comentários dizendo "puxa acho q sou autista, tbm não gosto q me toquem e não gosto de andar descalça" como se algumas poucas características isoladas fossem o suficiente para caracterizar alguém no espectro autista, enquanto que o diagnóstico se da por questionários oficiais, uma infinidade de outros aspectos comportamentais, investigação familiar, conversa com os pais para investigar características da primeira infância, enfim, não é um vídeo de TH-cam que vai dizer se uma pessoa é ou não autista.
Eu gostaria tanto de ter ajuda, procuro ,mas pelo SUS ainda não consegui, tenho quase certeza que sou😢
Dr vendo varios vídeos e lendo vários artigos cheguei a conclusão que não existem pessoas normais ! Ao mesmo tempo fico me questionando oq é ser normal? ...faça um teste dr, vá a um psiquiatra (algum que não saiba sua profissão )e tenho certeza que ao final da consulta o senhor vai ser diagnósticado com alguma disfunção mental.
Eu já frequento... 😅😅😅
Me diz onde tá esse médico que dá diagnóstico rápido assim que eu quero kkkkkkkk. Faço tratamento há uns dez anos, tomo controlador de humor há uns cinco (medicamentos caros e com efeitos colaterais) e até hoje não tenho diagnóstico fechado.
Olá... Um paciente pode até não receber um diagnóstico na primeira consulta (na minha prática acredito que 95% recebe), mas não ter um diagnóstico após anos... Isso está errado.
Se quiser uma avaliação, entra em contato comigo.
drmatheuscabral.com.br/pt-br
@@drmatheuscabral não tenho condições de pagar. Como é pelo SUS, tá sempre mudando os profissionais. Na psicóloga daqui eu já desisti de ir pq ela tem muitas crenças sem base científica, então passava muita raiva. Por uns meses tive plano, mas não deu certo, fui tratada pior que no SUS pq nem olhavam pra mim (atendiam com uma pressa absurda) aí cancelei. Agora vou tentar pelo caps. Antes era no posto.
O plano é esse. Todo mundo doente e todo mundo medicado.
Eu não gosto de andar descalça, tenho TOC. Limpo a casa várias vezes por dia. Odeio passar mão nos móveis e sentir poeira. Detesto que fiquem muito pegajosa. Não gosto que fiquem me pegando 😢😢😢
Mas tudo isso não é normal? Tem pessoas muito diferentes!
Fico pensando que hoje tudo tem uma "explicação científica"... pergunta: nossos antepassados ñ tinham diagnistico e viviam mt bem, hoje querem explicar tudo como se a explicação trouxesse a cura...
estamos viciados em rotular as pessoas... somos diferentes uns ďos outros e isso ñ diminui ninguém ... estaríamos todos doentes?! Menos gente, menos.
CADA UM COM SEU CADA QUAL...
Concordo com vc....penso exatamente assim.
Agora sim compreendi. Diante de tantas explicacoes todo mundo e autista.
ENTÃO EU SOU AUTISTA NÃO GOSTO DE MUITA CLARIDADE E TAMBEM NAO GOSTO DE MUITO ESCURO , TENHO PAVOR A BARULHO TANTO QUE PRA DORMIR EU USO TAMPÃO NOS OUVIDOS COMPREI POR CONTA PRÓPRIA , NÃO TENHO MUITAS AMIZADES , GOSTO DE FICAR SOZINHA , NÃO GOSTO QUE NINGUEM ME TOCA COM AS MÃOS , TENHO PAVOR A SUJEIRA , VIVO MAIS CHORANDO DO QUE SORRINDO , E TEM MUITO MAIS COISA HOJE COM 59 ANOS , TAMBEM NAO GOSTO DE ANDAR DESCALÇO !
Mais doido é o médico o especialista que deu o laudo...
Procura um médico especialista em autismo
Odeio barulho de músicas altas ruim e a Letícia é linda e uma brilhante atriz
Anthony Hopkins é ator, homem e descobriu aos 72 anos.
Perfeito
Eu não sou autista e também não gosto que ninguém me toca
Por que será que só foi descoberto agora?
Na verdade todos somos trastornados, uns com depressão, outros com ansiedade, tdha, toque autista enfim
Santo Deus
Me identifiquei 😢
Ótima essa lave eu preciso ajudar prima,tem gêmeos tem dois anos não falam só brigam bate em todos agressivos não dá sossego pra ninguém os pais não tem vida social,eles correm não obedecem nada E os pais acham que agem assim por serem gêmeos,eu percebi que tem algum distúrbio no comportamento. Eu sou Lirgia Maria.Gostaria que o Dr entre em contato comigo obrigada!
Olá,
Caso deseje uma consulta, vou te passar o contato da minha secretária que me ajuda com os agendamentos.
+55 31 9319-0196
Funciona whatsapp