O Brasil é um exemplo vivo de que esse espiral recessivo é real e verdadeiro. Ninguém sai da crise reduzindo consumo, porque gera menos arrecadação (ICMS), empresas são obrigadas a fechar (maior desemprego) e mais gente na fila do INSS dependendo do seguro, a previdência quebra e aí temos um caos
Escola Austríaca é muito mais filosofia do que ciência economica, tanto é que não é levado a serio dentro da academia e muito menos em planejamento dos governos.
@@Wander_CRF Sou Keynesiano irmão, deve ser muito jovem para acreditar que "não gosta de escola austriaca == comuna" sendo que na verdade é "não gosta de escola austriaca == sabe o minimo da vida real"
@@rodrigocosta3764 Não é levado a sério na academia e em planejamentos governamentais basicamente pq ela diz que o estado não tem que meter a mão na economia. De que forma seríamos obrigados a bancar as lagostas e o champagne dos burocratas se fosse assim? E como o ensino é compulsório e regulado pelo estado, jamais ensinarão algo que propõe a queda do governo.
@@rodrigocosta3764na academia só o malvc0 do Marx é levado a sério... E os doutrinados saem sequ3lados sem conseguir ter o mínimo de raciocínio, apenas militando em favor de todes 😅
É , so que sobra o pior pesadelo dos liberais. Bom tem a opção do controle estatal total, o principal motivo da geração de novas crises e exatamente porque o kyesianismo mantém os acumuladores, nesse caso o estado teria de ser o acumulador e também o investidor, parar de mendigar impostos, e formar várias empresas fantoches espalhadas por toda cadeia produtiva, fase do um ciclo e um fluxo contínuo. O estado coloca diretores para gerenciar as empresas para que se comportem como privadas, uma porcentagem do capital fica com cada empresa para efetuar compras &independentes&. Ou seja empresa estatal comprando e vendendo para outras empresas estatais, fazendo a movimentação, os operários com salários ganhos gastam o salário com outras empresas estatais pertencentes a mesma entidade, e uma determida quantia capital somado de todas empresas estatais e acumulado no cofre estatal, que por sua vez e investido, injetado na cadeia produtiva, construído obras, canais, Ilhas, escolas, Universidades, estufas agrícolas, postos de dessalinização, formar novas empresas estatais caso precise para simular a concorrência, ou por estratégia mesmo, bom de todo jeito o capital vai entrar por uma das empresas. Em caso de crise o propia propia entidade estado, tem fundo para desmantelar empresas afetadas por crises, e formar outras em outra área. Bom o que importa nesse caso e que a tecnologia somada de todas empresas podem ser somadas para formar novas combinações.
Essa teoria já me parece aquela ideia da Dilma de expansão de crédito, barateando ele para estimular a o consumo que no final das contas só gerou uma crise e aumentou a inflação kkkkkk
Muito pertinente o tema no momento. Esta na hora do Brasil virar capitalista e deixar de ser oligopolio. Chega de mega empresários sendo ministros e/ou mandando na política de forma tão ativa.
@@obrigadolutero8222 se o amigo acha que capitalismo é sinônimo de liberdade econômica... A coisa tá feia hein... Não confunda Jesus com Genésio amigo. Tá se perdendo nos conceitos. Capitalismo é modo de produção. Estuda mais.
@@heltondarosa Cara, não é que eu não estudei sobre o assunto, é que o Brasil a anos está de certa forma "caótico" e eu deixei de acompanhar a um tempo a política... Eu não tenho certeza, mas o estado não tem o controlo indireto da economia? Algo parecido com o fascismo, mas não chegando a ser.
Kkkkkkkkkkkkkk tão refutado que voltou pro jogo desde 2008 e a maior potencia do mundo, cresce a 3% com protecionismo feroz e a segunda maior cresce acima de 6% a mais de 25 anos usando Keynes até a última gota! Kkkkkkk
@@fernandoconde4335 "protecionismo feroz" EUA na 17° posição em liberdade econômica pela heritage foundation, mas se protecionismo funciona blz, isso explica pq Coreia do Norte é o país mais poderoso do mundo já que é o mais "protecionista", não é mesmo? Aliás, a China segue em 103° posição, Brazil em 144°, mas tem ainda que os salários não são ultra regulados no intuito de gerar pobreza lá, como é aqui.
Lógica (ilógica) de keynesianistas/socialistas: Se uma empresa produzir em demasia, a culpa não é do empresário, mas sim do capitalismo (livre mercado, propriedade privada) É o mesmo que culpar um carro porque o motorista estava em excesso de velocidade
supondo que a crise foi gerada medidas que ampliavam acesso a crédito que acabaram criando bolhas, os keynesianos em tese não pensavam que era do capitalismo porque havia criado essas bolhas: eles nem sabiam de quem e do que era a culpa, tanto que eles vieram e fizeram a mesma coisa: criaram outras bolhas aumentando o investimento artificial. se por um lado a idéia era besta, por outro a intenção não era e nem tentava explicar a coisa / procurar culpados... era salvar gente do afogamento. e conseguiu. seria bem discutível dizer que as mudanças daquela época sejam o que afundou o país deles até hoje... 1o pq seria perfeitamente plausível ter abandonado tais modos de governo. 2o pq mesmo com o alto endividamento, ainda são um dos países mais poderosos do mundo quase 100 anos depois. a culpa do excesso de velocidade era dos motoristas antes e dos motoristas depois... talvez os menores culpados sejam eles.
Inflação sempre é um fenômeno monetário. Se déficit gerasse inflação, a Grécia teria uma das maiores do mundo. O grande lance é segurar o impulso de imprimir dinheiro.
Fala, Alessio! De fato, você está certo, mas tbm é preciso perceber que são vários os fatores que envolvem a inflação. Temos um vídeo aqui falando exatamente sobre esse tema e tocamos nisso que você comenta :) dá uma olhada na playlist do quadro Economix.
não que seja uma correlação direta, mas déficit fiscal elevado pode gerar inflação por fatores inicialmente externos, e não internos. a primeira coisa que consigo imaginar seria o déficit aumentando o risco do país e diminuindo investimento estrangeiro; segundo uma economia forte em importações precisando comprar dólares pra fazer suas operações - e os impactos que matérias primas e produtos teriam se a moeda passasse a ser menos bem vista; terceiro se esse déficit for em moeda estrangeira ou de uma nação com grande risco de calote, ele pode, também, desvalorizar a moeda.
Keynisianismo, a única teoria econômica que tenta resolver uma crise causada por ela mesma. Se o Keynisianismo funcionasse, os EUA deveriam ser a maior potência mundial, entretanto, hoje em dia, estão com 21 TRILHÕES de dólares em dívida
Você acha que eles não pagam todo ano com arrecadação de impostos? de fato você não entende nada de macro-economia e maquina pública. O Brasil tem um deficit enorme nas contas publicas, gasta mais do que arrecada, e isso não é de hoje. O problema disso é que acaba virando uma divida maior ainda por conta do juros, que por sua vez beneficia aquele que a compram. hoje quem investe em títulos da divida publica consegue lucrar bastante por conta do juros da divida, rende muito mais que a poupança.
@@fernandoconde4335 errado, a China cresce por que puxa muitas industrias dos EUA pelo fato de o salário lá ser muito alto por conta da legislação idiota e tbm há uma caralhada de sindicatos.
Sabia que um economista austríaco chamado Friedrich Hayek refutou Keynes? Que na verdade a economia não se auto regulou após a crise para gerar empregos por causa da intervenção estatal pesada e das regulações trabalhistas...essa é a verdade.
Na real Keynes foi refutado por muita gente, assim como o próprio Smith, Marx, Friedman e o próprio Hayek. As escolas econômicas são refutadas por outras constantemente. Faz parte do debate.
KKKKKKKKKKKKKKK pelo amor de deus, Hayek ta muito mais pra filosofia do que economista, tanto é que a patuscada da economia austriaca não é levado a serio por ninguem de peso na area.
@@tiago3835 quem disse que precisa imprimir moeda? Você sabia que o governo jah tem um orçamento de gastos e que neste orçamento metade vai pra pagar juros da dívida?
@@dempseysilva6369 o Bolsa família não é Keynesianismo, é liberalismo,temos pessoas como Toqueville, Friedman e até Hayek que defenderam o sistema de renda mínima.
Mas mano como vc vai sair de uma recessão com o Estado intervindo no mercado , era necessario um livre mercado, assim como dizia Ayn Rand. Além da crise começar em 1921 e terminar no inicio da 2 guerra mundial, e o FED ( banco central dos EUA) gerar crédito (dinheiro) para acabar com "a falha do liberalismo ", só que vc esqueceu que o liberalismo defende o livre mercado, e livre mercado n é o estado intervindo através de impostos , taxas e o FED imprimindo dinheiro gerando inflação , o livre mercado é algo LIVRE, movimento Voluntario . Keynes era socialista sim, tanto é que ele defendia controle estatal da economia , e além de coletivista. Menos Marx e mais Mises.
O Brasil é um exemplo vivo de que esse espiral recessivo é real e verdadeiro. Ninguém sai da crise reduzindo consumo, porque gera menos arrecadação (ICMS), empresas são obrigadas a fechar (maior desemprego) e mais gente na fila do INSS dependendo do seguro, a previdência quebra e aí temos um caos
Poderiam fazer uma aula sobre a Escola Austríaca.
Escola Austríaca é muito mais filosofia do que ciência economica, tanto é que não é levado a serio dentro da academia e muito menos em planejamento dos governos.
@@rodrigocosta3764 Faltou a foice no seu perfil man
@@Wander_CRF Sou Keynesiano irmão, deve ser muito jovem para acreditar que "não gosta de escola austriaca == comuna" sendo que na verdade é "não gosta de escola austriaca == sabe o minimo da vida real"
@@rodrigocosta3764 Não é levado a sério na academia e em planejamentos governamentais basicamente pq ela diz que o estado não tem que meter a mão na economia. De que forma seríamos obrigados a bancar as lagostas e o champagne dos burocratas se fosse assim?
E como o ensino é compulsório e regulado pelo estado, jamais ensinarão algo que propõe a queda do governo.
@@rodrigocosta3764na academia só o malvc0 do Marx é levado a sério... E os doutrinados saem sequ3lados sem conseguir ter o mínimo de raciocínio, apenas militando em favor de todes 😅
Aula maravilhosa❤
Projeto X, tanto canal , quanto filme !!!
Silas Alcântara Reis em 04/08/2021
Mestre...show de explicação...
Keynes: para não ter ressaca basta manter-se bêbado. Tratando crise com crise!
É , so que sobra o pior pesadelo dos liberais.
Bom tem a opção do controle estatal total, o principal motivo da geração de novas crises e exatamente porque o kyesianismo mantém os acumuladores, nesse caso o estado teria de ser o acumulador e também o investidor, parar de mendigar impostos, e formar várias empresas fantoches espalhadas por toda cadeia produtiva, fase do um ciclo e um fluxo contínuo.
O estado coloca diretores para gerenciar as empresas para que se comportem como privadas, uma porcentagem do capital fica com cada empresa para efetuar compras &independentes&. Ou seja empresa estatal comprando e vendendo para outras empresas estatais, fazendo a movimentação, os operários com salários ganhos gastam o salário com outras empresas estatais pertencentes a mesma entidade, e uma determida quantia capital somado de todas empresas estatais e acumulado no cofre estatal, que por sua vez e investido, injetado na cadeia produtiva, construído obras, canais, Ilhas, escolas, Universidades, estufas agrícolas, postos de dessalinização, formar novas empresas estatais caso precise para simular a concorrência, ou por estratégia mesmo, bom de todo jeito o capital vai entrar por uma das empresas.
Em caso de crise o propia propia entidade estado, tem fundo para desmantelar empresas afetadas por crises, e formar outras em outra área. Bom o que importa nesse caso e que a tecnologia somada de todas empresas podem ser somadas para formar novas combinações.
Essa teoria já me parece aquela ideia da Dilma de expansão de crédito, barateando ele para estimular a o consumo que no final das contas só gerou uma crise e aumentou a inflação kkkkkk
Muito pertinente o tema no momento. Esta na hora do Brasil virar capitalista e deixar de ser oligopolio. Chega de mega empresários sendo ministros e/ou mandando na política de forma tão ativa.
Capitalismo é tipo algum conceito que só existe na sua cabeça e é a resposta pra tudo na vida ne?haha
Amigo, o Brasil é muito capitalista, veja a estrutura de governo montada. Acho que o amigo não está atendo ao que é o Capitalismo.
@@heltondarosa O Brasil é tão capitalista que está no centésimo quinquagésimo terceiro lugar no ranking de liberdade econômica. 👍
@@obrigadolutero8222 se o amigo acha que capitalismo é sinônimo de liberdade econômica... A coisa tá feia hein... Não confunda Jesus com Genésio amigo. Tá se perdendo nos conceitos. Capitalismo é modo de produção. Estuda mais.
@@heltondarosa Cara, não é que eu não estudei sobre o assunto, é que o Brasil a anos está de certa forma "caótico" e eu deixei de acompanhar a um tempo a política... Eu não tenho certeza, mas o estado não tem o controlo indireto da economia? Algo parecido com o fascismo, mas não chegando a ser.
Muito bem explicado! Parabéns!
Amoo❤
Parabéns pela explicação e conteúdo, melhor videoaula sobre esse tema, na minha opinião. Obrigada!!!
Ainda bem que o keynesianismo está refutado!
Kkkkk, será mesmo.
Kkkkkkkkkkkkkk tão refutado que voltou pro jogo desde 2008 e a maior potencia do mundo, cresce a 3% com protecionismo feroz e a segunda maior cresce acima de 6% a mais de 25 anos usando Keynes até a última gota! Kkkkkkk
O petroleo cai draaticamente, Keynes ressuscita, o petroleo aumenta gradativamente, Keynes volta ao tumulo. E assim vai.
@@fernandoconde4335 "protecionismo feroz" EUA na 17° posição em liberdade econômica pela heritage foundation, mas se protecionismo funciona blz, isso explica pq Coreia do Norte é o país mais poderoso do mundo já que é o mais "protecionista", não é mesmo? Aliás, a China segue em 103° posição, Brazil em 144°, mas tem ainda que os salários não são ultra regulados no intuito de gerar pobreza lá, como é aqui.
Refutado está, deixado de lado não, infelizmente
Vendo essa aula agora em 2020, da pra ver como cedo ou tarde aparece a bolha...
Excelente didática, Mestre. Muito boas as comparações sobre as diferenças de visão de mundo entre as teorias. Excelente material. Parabéns.
Eterno dilema
Adorei a aula!!! já sou fã do Keynes. (:
Obrigado Andreia !
Lógica (ilógica) de keynesianistas/socialistas: Se uma empresa produzir em demasia, a culpa não é do empresário, mas sim do capitalismo (livre mercado, propriedade privada)
É o mesmo que culpar um carro porque o motorista estava em excesso de velocidade
Claramente nunca leu nada das duas teorias.
supondo que a crise foi gerada medidas que ampliavam acesso a crédito que acabaram criando bolhas, os keynesianos em tese não pensavam que era do capitalismo porque havia criado essas bolhas: eles nem sabiam de quem e do que era a culpa, tanto que eles vieram e fizeram a mesma coisa: criaram outras bolhas aumentando o investimento artificial.
se por um lado a idéia era besta, por outro a intenção não era e nem tentava explicar a coisa / procurar culpados... era salvar gente do afogamento. e conseguiu.
seria bem discutível dizer que as mudanças daquela época sejam o que afundou o país deles até hoje... 1o pq seria perfeitamente plausível ter abandonado tais modos de governo. 2o pq mesmo com o alto endividamento, ainda são um dos países mais poderosos do mundo quase 100 anos depois.
a culpa do excesso de velocidade era dos motoristas antes e dos motoristas depois... talvez os menores culpados sejam eles.
So de colocar Keynesianismo e Socialismo no mesmo ja saco ja fica claro que tu não sabes nada
Inflação sempre é um fenômeno monetário. Se déficit gerasse inflação, a Grécia teria uma das maiores do mundo. O grande lance é segurar o impulso de imprimir dinheiro.
Fala, Alessio! De fato, você está certo, mas tbm é preciso perceber que são vários os fatores que envolvem a inflação. Temos um vídeo aqui falando exatamente sobre esse tema e tocamos nisso que você comenta :) dá uma olhada na playlist do quadro Economix.
não que seja uma correlação direta, mas déficit fiscal elevado pode gerar inflação por fatores inicialmente externos, e não internos.
a primeira coisa que consigo imaginar seria o déficit aumentando o risco do país e diminuindo investimento estrangeiro;
segundo uma economia forte em importações precisando comprar dólares pra fazer suas operações - e os impactos que matérias primas e produtos teriam se a moeda passasse a ser menos bem vista;
terceiro se esse déficit for em moeda estrangeira ou de uma nação com grande risco de calote, ele pode, também, desvalorizar a moeda.
Estou esperando acioso pela proxima aula!
adorei!
O problema NO BRASIL é que o pobre não tem "cobertura" para esse efeito sanfona da deflação e vê ameaçada a sobrevivência.
Keynisianismo, a única teoria econômica que tenta resolver uma crise causada por ela mesma.
Se o Keynisianismo funcionasse, os EUA deveriam ser a maior potência mundial, entretanto, hoje em dia, estão com 21 TRILHÕES de dólares em dívida
Você acha que eles não pagam todo ano com arrecadação de impostos? de fato você não entende nada de macro-economia e maquina pública.
O Brasil tem um deficit enorme nas contas publicas, gasta mais do que arrecada, e isso não é de hoje. O problema disso é que acaba virando uma divida maior ainda por conta do juros, que por sua vez beneficia aquele que a compram. hoje quem investe em títulos da divida publica consegue lucrar bastante por conta do juros da divida, rende muito mais que a poupança.
@@piccolochave8834 Você não consegue ver o problema de gente gastando o dinheiro roubado dos outros da forma que eles quiserem?
A segunda maior econômia do mundo cresce com forte keynesianismo a mais de 30 anos, tirando mais de 500 milhões de pessoas da miséria.
@@fernandoconde4335 errado, a China cresce por que puxa muitas industrias dos EUA pelo fato de o salário lá ser muito alto por conta da legislação idiota e tbm há uma caralhada de sindicatos.
Divida alta vem da ideia monetarista n?
Sabia que um economista austríaco chamado Friedrich Hayek refutou Keynes? Que na verdade a economia não se auto regulou após a crise para gerar empregos por causa da intervenção estatal pesada e das regulações trabalhistas...essa é a verdade.
Na real Keynes foi refutado por muita gente, assim como o próprio Smith, Marx, Friedman e o próprio Hayek. As escolas econômicas são refutadas por outras constantemente. Faz parte do debate.
KKKKKKKKKKKKKKK pelo amor de deus, Hayek ta muito mais pra filosofia do que economista, tanto é que a patuscada da economia austriaca não é levado a serio por ninguem de peso na area.
Eu, Keynes, digo : Escola Austríaca é para nível terciário
de controvérsia econômica.
Não vamos baixar o.nível !
pq o keynesianismo não daria certo no brasil?
Bolsa Família eh um exemplo que um pouco de keynes tem resultado...
Você gosta de usar Impressoras?
@@tiago3835 quem disse que precisa imprimir moeda? Você sabia que o governo jah tem um orçamento de gastos e que neste orçamento metade vai pra pagar juros da dívida?
@@dempseysilva6369 o Bolsa família não é Keynesianismo, é liberalismo,temos pessoas como Toqueville, Friedman e até Hayek que defenderam o sistema de renda mínima.
Mas mano como vc vai sair de uma recessão com o Estado intervindo no mercado , era necessario um livre mercado, assim como dizia Ayn Rand. Além da crise começar em 1921 e terminar no inicio da 2 guerra mundial, e o FED ( banco central dos EUA) gerar crédito (dinheiro) para acabar com "a falha do liberalismo ", só que vc esqueceu que o liberalismo defende o livre mercado, e livre mercado n é o estado intervindo através de impostos , taxas e o FED imprimindo dinheiro gerando inflação , o livre mercado é algo LIVRE, movimento Voluntario . Keynes era socialista sim, tanto é que ele defendia controle estatal da economia , e além de coletivista. Menos Marx e mais Mises.
Temos um vídeo sobre Liberalismo e essas questões são abordadas. E não, Keynes não era socialista. Recomendamos estudar teoria política.
Isso me lembra pedalada fiscal.
Muito ruim
Gaguejou demais.. aí não da