escelente Gabi, a partir de sua explicação, confirmei a minha posíção "Keynesiana", mas vc me fez adimirá-la e a entender um pouco o viéz liberal. Obrigado por estar a aberta ao DEBATE, algo que se tornou escasso e e raso. Parabens!
Que ótimo. Estava procurando inspiração para preparar uma aula para meus alunos e encontrei seu canal. Já sou seu amigo no face, pois somos conterrâneos de NH.
Tem que fazer um vídeo do Hayek, onde ele explica as grandes crises e apresenta a teoria austríaca dos ciclos econômicos. Os economistas austríacos explicam toda a economia partindo de uma análise apriorística da ação humana, então sim, dá pra dizer o que contribui ou não contribui para as grandes crises.
@@jmazetto, dias atras li um artigo de Hayek sobre la "Livre competição de moedas", o artigo mais RIDICULO e INFANTIL que ja li em minha vida. Assim são, ridiculos, pateticos e infantis. Analogias idiotas e argumentos baseados em falsas premissas. Não passa disso. Nao ha profundidade teorica nem académica no lixo austriaco. . .
..a questão é simples: para cada "momento da economia", deverá haver uma teoria a ecolicá-lo; o erro dos economistas é a generalização de uma ou outra teoria, visando sua aplicação para o futuro e para sempre....a economia decorre da ação humana, e a ação humana é absolutamente inconformável a "regras e postulados"... é aí que todo o conhecimento do passado, que se organizou em "ciência", se esboroa...será sempre o presente que terá a palavra!
Eu não tenho nem 1% do seu conhecimento de Economia Gabi, mas convivi de certa forma com o Keynesianismo, na prática, durante o Regime Militar, na década de oitenta. Naquela época o governo construiu quatro fragatas, as duas usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, a Transamazônica, a ponte Rio-Niteroi, criou o BNH - Banco Nacional da Habitação, pra construir moradias para a população de baixa renda, ETc, Etc. Com isso naquela época, não havia desemprego, a Saúde funcionava, pois não haviam doentes nos corredores dos hospitais, a Educação era excelente, mas não havia boas escolas pra todo mundo e a Segurança era excelente, eu lembro que naquela época, eu andava aqui no Rio de Janeiro, a qualquer hora do dia ou da noite, em total segurança, inclusive ia até em festas durante a noite dentro de uma favela próxima, sem problemas (hoje não me atrevo a entrar numa favela, nem durante o dia). Infelizmente esse modelo econômico, não funcionou a longo prazo e veio a inflação, o desemprego e acabou o Regime Militar, mas a situação não melhorou.
Era uma época bastante diferente aquela, hein. Com os empréstimos vindo do exterior e injetados na economia do País. E desde aquela época, ou muito antes, já avisavam sobre o Keynesianismo, se dá por um crescimento artificial, que uma hora ou outra, dá ruim e quem paga essa conta no final é o contribuinte. Keynesianismo é que nem uma droga ilícita... vc experimenta uma vez, e quando ver, já está dependente....
@@decoodd1329 claro que não, além da proposta de política econômica, Keynes trouxe uma ótima análise da deficiência de demanda agregada a qual o capitalismo inerentemente esta abarcado. Keynes não era a favor de um endividamento interno e externo contínuo, mas do aumento de déficit no sentido de capital de investimento, e em déficits recorrentes em períodos de recessão que são inerentes ao capitalismo. o período ditatorial militar extrapolou todos os pontos de endividamento e descontrole do precursor natual da economia.
Ótimo vídeo Gab, como sempre assertiva nas palavras e bem didática na linha crônica! Acho que o pessoal dos comentários não entendeu que só por se fazer um vídeo falando sobre Keynesianismo, necessariamente tenha que ser A FAVOR do método exposto. Gosto do seu canal por apartar o conteúdo sem que haja seletividade naquilo que se estuda, você vai longe! Grande abraço
Um dos erros de Keynis é achar que antes do ocorrido em 1929 havia zero intervenção governamental na economia, na qual a história política da época mostra o extremo oposto, com grandes intervenções continuas em torno de longos periodos.
Boa noite Gabi! Gosto muito do seu canal e das informações que você passa. Mas acho que nesses vídeos sobre teoria econômica seria interessante você apresentar os supostos da teoria, as hipóteses, o papel da moeda e daí seguir. Por exemplo, Keynes rejeita a hipótese da neutralidade da moeda e teoria quantitativa da moeda. Pra ele a demanda gera sua oferta. Ele defende que o governo só deve intervir quando há o problema da armadilha da liquidez. Vejo muita gente falando coisas erradas sobre a teoria keynesiana e pós-keynesiana, soltando pérolas de que Keynes era igual a Marx. Keynes era um defensor do mercado e desenvolveu uma teoria geral para solucionar os problemas gerados na economia de mercado, como o desemprego e a armadilha de liquidez.
Mas a demanda não pode gerar a oferta. Todo movimento tem sua causa. Se você deseja comer maçã é porque existe um pé de maçã que deu origem a essa fruta. Se a maçã não existisse jamais alguém desejaria ela. Além do desejo, temos a questão do consumo, que tem como causa o desejo, mas não depende dele para ser realizado, mas sim da renda, por exemplo. Logo o desejo é o primeiro sim na intenção mas não último na ação. No entanto, a causa primeira do desejo é a existência dos objeto desejado. Assim sendo, a oferta sempre precedera a demanda, se você tem 10 reias e 10 maçã e cada maçã custa 1 real só poderá comprar 10. Caso aumente a quantidade de dinheiro de 10 para 20 e a oferta de maçã continua sendo as 10, não poderá consumir mais do que aquelas 10 e terá seu desejo de comer mais interrompido pela limitação da oferta. A produção sempre precedera o consumo, embora embora deseja preceda a produção da maioria dos produtos já existentes, mas não daqueles que ainda não existem ainda. Isso ocorre, porque já sabemos que tal coisa existe e passou pela nossa experiência sensível. Mas isso decorre da diferença entre desejo e consumo já supracitado.
A crise que era mais local foi causada por grupos ligados a coroa britânica ,seus contratos eram mais ligados a serviços para a elite da época que concentrava riqueza com altos impostos gerando um ciclo fechado de riqueza nesses grupos, acredito que o estado causou a maior parte dessa crise.
Olhando assim, oque a pandemia nos gera deveria ser intervida desde do início pelo governo mas como este se apresenta de forma liberal, ele simplesmente deixou a pandemia se desfazer oque até hoje estamos vivendo nela e achei bem interessante interligar isso: Keynes como no seu vídeo falou de problemas a curto prazo serão marcantes em um país do que aqueles de longo...
Agora que você abordou sobre Keynes, fala sobre o efeito Cantillon!!! incrível como uma boa parte da comunidade das ciências econômicas acreditam no "pó de pirlimpimpim" que é aquecer economia com impressão de papel-moeda sem lastro.
Não entendi muito bem o que o Alan Blinder quis dizer com o seguinte princípio: "Com frequência, o desemprego fica demasiadamente alto e volátil, enquanto recessões e depressões são males econômicos - E NÃO, COMO QUER A MÃO INVISÍVEL, RESPOSTAS EFICAZES DO MERCADO A OPORTUNIDADES POUCO ATRAENTES", essa última parte ficou meio confusa pra mim, alguém poderia dar um exemplo?
Keynis: bora tirar 10 bilhões da econômia (via impostos e inflação) pra colocar 10 bilhões na economia em um setor menos produtivo do que o capital estava originalmente antes do estado pegar.... GENIAL ahsushdhsuhssb
Manoo boa parte desse dinheiro já era reservas do governo. Nem todo imposto q o governo cobra é revertido em serviços públicos, uma parte fica retido em reservas econômicas que serve entre outras coisas para dá esse "play" na economia quando ela tá em recessão. E olhe que eu nem sou keynesiano, prefiro Friedman e Mises, mas é inegável que na época o keynesianismo funcionou, como diz no vídeo, funcionou até o choque do petróleo
Boa noite, comecei a acompanhar seu canal recentemente enquanto buscava conteúdo para estudos da minha faculdade, estou no primeiro semestre, queria saber se tem a dica de algum "manual de economia" ou livro que contenha os conceitos principais para indicar, agradecido.
Eu penso que é necessário ter estado sim (minímo do minímo). Outra coisa, se o estado não intervesse nessa crise econômica que passou a ser gerada devido a pandemia da COVID-19, o que faríamos ?
O governo no Br tranca o povo em casa sem poder trabalhar e não oferece nem um salário mínimo para as pessoas sobreviverem. Ah sim nossa o estado é muito nosso amigo ein? O governo decide por nós o que fazer: fica em casa passando fome, se endividando, não te ofereço dinheiro de apoio e problema teu. Se não pagássemos tantos impostos poderíamos ter muito mais dinheiro pra nos sustentar nessa pandemia. Quero sacar meu FGTS de uma empresa abusiva que trabalhei e o governo está lá segurando meu dinheiro. MAS ELE É MEU! Só posso acessar ele se estiver na beira da morte ou for comprar uma casa. Puff! O problema do Brasileiro é não conhecer seus direitos e ficar babando ovo pra político acreditando que eles são os salvadores ! Me poupe. Me deixa andar com minhas próprias pernas !
Show! A ideia do keynes parece interessante em certo grau para momentos de crise(para mim, leigo), o problema é viver num keynesianismo perpétuo =/ Seria bem legal um vídeo sobre a crise de 29, assunto bem pantanoso hehe
O que os defensores de Keynes não falam ou talves não sabem, é que a crise de 29 durou ate 1946 nos EUA, refuta a idéia deles de que Rosevelt ergueu a economia Americana com injeção de capital estatal na economia.
Eua foi o país mais forte enquanto aplicou keynesianismo, que foi aplicado de 1933 até a década de 80. As duas maiores crises foram geradas por neoliberais. E, novamente, Trump vem sendo bem sucedido adotando medidas keynesianas. Neoliberalismo só é imposto aos países em desenvolvimento para aumentar o mercado consumidor de países desenvolvidos. Esses países desenvolvidos não deixam a economia deles ficar baseada em capital de outros países
@@VictorF611 kkkk o que causou a crise de 29 foi o fed federal reserve system ao criar uma inflacao seguida de deflacao , alem de guerras pelo poder dentro ,o que eles tinham que fazer era abrir compras de larga escala no mercado aberto , eles nao fizeram isso e como desculpa pela crise em seguida culparam o liberalismo kkk , e pra sua informacao nem keynes sabia disso , ele escreveu livros com ideias que ja foram refutadas a uns 200 anos antes por bastiat , alem de n saber nada sobre a grande depressaso ,ou seja o governo criou a crise e prorrogou causando varias crises bancarias em 31 e 33 , resultado a crise durou ate 1946 , o que salvou o eua por incrivel que pareca foi a guerra , o desemprego estava alto , e milhoes de soldados foram recrutados , muitos desses soldados estavam desempregados , isso explica a queda subita do desemprego apos a guerra isso , meio que ajudou os eua ,o estado roubou e interviu mudando nada so piorando a situacao americana isso so foi acabar em 1980 gracas a reagan.
@@VictorF611 kkk neoliberalismo nao existe idiota kkk , isso foi um termo criado para a segunda onda liberal no sec xx , ai eu te pergunto existe algum autor neoliberal , existe neoliberalismo no meio academico ?? Nao kkk isso é invencao kk.
Abril de 2020. 80 anos depois do Keynes ter escrito a teoria geral ainda é o único modelo econômico viável para fugir de uma contração econômica, mesmo sendo um recuo vindo da economia real pra financeira (diferente de 1929). Parabéns pelo vídeo raso sobre o único modelo testado, revisado, validado e observado na economia moderna.
4 ปีที่แล้ว +3
De fato, a análise tem a profundidade de um pires, além do erro temporal absurdo de dizer q o New Deal é obra do Keynes, pelo contrário, keynes escreve em 36 e Roosevelt já estava desde 33 aplicando o q na verdade ajudou Keynes e não o contrário. Essa moça tentou falar de Marxismo e falhou miseravelmente, e com Keynes não foi diferente, exceto pra uma meia duzia de retardados q não ligam lé com cré no básico.
Estado intervencionista... Alguém duvida que isso não funciona??? #MaisSmith #MenosKeynes Parabéns pelo conteúdo, Gabi! PS.: aliviado por saber que vc NÃO compartilha do "milagre" Keynesiano... rsrs
Me diz um país que cresceu e se desenvolveu economicamente com praticas liberais, da uma olhada na economia argentina adotando tais políticas kkkk a merda que está
@@rayraposo4156 Países que sairam da antiga união soviética, países europeus em geral, EUA, até mesmo o Brasil no plano real. Políticas intervencionistas, como assistencialismo ou até a social democracia aplicada, so são possíveis após o liberalismo (sucesso econômico).
@@rayraposo4156 Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Bahrein, Canadá, Austrália, Chile, Reino Unido, Jordânia, Estados Unidos (tem mais...) No caso da Argentina o presidente se auto declara liberal mas NUNCA houve nenhuma medida liberal na Argentina, pelo contrario as atitudes foram mais voltadas para a esquerda, como intervencionismo e controle de preços. Quando maior a liberdade econômica mais o país se desenvolve 👍
Bom Capitalismo tradicional e insustentável, sabe aquela curva que dizem ser normal, de extrema riqueza e extrema pobreza, quanto mais os indivíduos acumula, menor e o dinheiro em circulação, isso provoca uma recessão generalizada, acarretando na queda de produção, o consumo diminui, reduzindo a disponibilidade de bens e serviços, coisa que interfere diretamente no valor da moeda, e também na quantidade dela a emitir e em circular, provocando demissões em massa, e com isso se torna impossível manter o sistema, sem emprego, sem dinheiro, sem dinheiro, sem consumo, sem consumo, sem clientela, sem clientela, para que produzir, para que empregar, o própio sistema precisa da circulação para se manter. Na verdade aquela curva e uma onda, que quando se choca com a praia perde sustentabilidade e ela se arrebenta, se desmancha, e aquela coisas, quanto maior a renda mais dinheiro os indivíduos acumula, ricos acumulam, tem biliões na conta, mas não gasta nem um milésimo do valor, o ciclo continua, os indivíduos gastam e consomem, os donos dos meios de produção se enriquece cada dia mais, acumulando e sugando, com o tempo a circulação de dinheiro diminui, ocorre uma recessão, o consumo diminui, o prejuiso vem porque tem aquela regrinha da oferta e procura, onde de vender as coisas mais baratas devido a pouca demanda, os custos para manter a produção supera os ganhos, a produção cai, empresas vão a falência gera uma demissão em massa piorando ainda mais a recessão, com a queda da produção gera um escassez generalizada, com a escassez generalizada vem o aumento desenfreado dos preços piorando ainda mais a situação, com aumento dos preços, as pessoas tem de pagar mais caro por um produto e serviço, e no final das contas, o tal bilionário não teria nada, tudo aquilo aquele acha que tem se torna inutio, perde o valor. Ate chegar esse ponto já estariam no inferno anarquista. Bom ai vem o keyneasianismo, com o estado para dar uma solução que não é uma solução, mas uma bomba que deve ser rearmada de tempos em tempos para manter o sistema, seria emitindo dinheiro sem lastro como um petisquinho para que produzam, colocar juros negativos, diminuir os impostos, e contraindo divida pública. O estado da o empurrão,mas logo logo param, ai tem de empurrar de novo. Bom sem isso, ficariam parados no caos, na fome e miséria achando que os bocó vão se organizar e voltar a produzir, coisa que nunca vai acontecer, e se deixar quieto os propios vão ser incapazes de sair do buraco sozinhos. Sem contar que quando indivíduos deposita dinheiro em bancos, os bancos emprestam o dinheiro não pra um mas para três, cinco e dependendo do lugar até dez, cobrando juros. Inflando o valor, se alguma coisa acontece levando as pessoas a sacar o dinheiro depositado, os bancos para devolver o dinheiro depositado começa a cobrar os devedores, os devedores em 99% dos casos não tem como honrar a divida acarretando no calote, iniciando crises e etc. Como a crise de 29, basicamente esse foi o gatilho para crise. Bom bancos maiores emprestavam dinheiro para bancos menores que por sua vez, os idiotas pegava dinheiro emprestado nos bancos e compravam ações na bolsa de valores, achando que ficaria rico, ai sabe como é as bolsas de valores, e um caos principalmente na quela época, só bastou ter uma confusão, para milhões de dólares evaporar da noite pro dia, e iniciar o processo de decadência.
Sem Keynes não haveria o conceito de demanda agregada, importante para qualquer economista. Como Keynes escreveu para uma economia em depressão, muito do que ele propõe na teoria geral não é recomendação para uma economia em pleno emprego. Não se pode confundir Keynes com os maus keynesianos. Uma coisa importante é entender que Friedman é tributário de Keynes e também atribui as oscilações da produção à demanda agregada. É a mesma raiz de análise, apenas que Friedman atribuía o papel de estabilização à política monetária e Keynes à politica fiscal. Fora as inovações de Friedman com relação às expectativas. Um bebeu da fonte do outro, é um crescimento do conhecimento, não um choque frontal de teorias díspares. E o mais importante de tudo: não se deve confundir teoria econômica com filosofia política. Um é sobre a mecânica do funcionamento da economia. O outro é sobre justiça. O fato de Keynes e qualquer um dos seguidores atribuirem um papel ao estado na gestão da demanda agregada não implica que eles sejam de esquerda. O que define a esquerda é redistribuição de renda e equidade. Você pode ser keynesiano e achar que não deve existir SUS ou educação pública. O papel do estado em Keynes não é fazer justiça social, é resolver um defeito de estabilidade do sistema.
Kkkk demanda agregada nao existe , o que existe è a questao dos precos relativos e informacoes erradas sobre ele , keynes se esqueceu dos minimos detalhes de como funciona uma economia kkk , hayek refutou ele bonito.
Pelo pouco que eu sei, Keynes era um mercantilista que dizia que o Estado devia intervir em todos os setores da economia, através de déficits orçamentários, ou seja, gastando trilhões de dólares e hoje a dívida pública dos Estados Unidos são de 22 trilhões de dólares, parabéns Keynes por endividar os States e outros países no mundo.
@@rodrigo9500 pois é meu amigo, Keynes desenvolveu uma teoria mercantilista para retirar os States da crise de 1929, e essa teoria era mercantilista, isso está registrado no livro teoria geral do juro e moeda dele.
...DO KEYNES...CONCORDO SOMENTE A PARTE DE OFERTA E DEAMANDA, ONDE ELE DIZ QUE A DEMANDA É O QUE IMPUSIONA UMA ECONOMIA...SIGO MAIS A IDÉA DE ADAM SMITH QUE DIMINUI O ESTADO E AUMENTA LIVRE COMÉRCIO.
QUE VIDEO BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(fiquei feliz vendo um video de um canal desconhecido, algo que quase nunca me ocorre) Estou estudando para uma prova e cai aqui de paraquedas, que surpresa boa muito bom ver este video! Do ponto de vista de conteúdo muito bom, explanou bem o tema e não foi tendenciosa, eu também tenho essa inclinação ao liberalismo por mais que ainda tenha muitas dúvidas, por pura ignorancia nesse tema(não sou economista, estudo história), então meio que oscilo. Mas vc explicou bem e tem uma otima dicção, é carismática, alem de ser "pro ciencia", que eu também sou, debate sempre é ótimo. E um adento esse "oi, eu sou a gabi" é muito bom, me gerou simpatia imediata, muito fofa! XD. Conseguiu ganhar minha inscrição imediata, algo que não costumo fazer, sou bem chato em relação a isso.
3:33 levando em consideração que no modelo capitalista cá estamos 50% é custo e 50% é lucro das empresas esse lucro é injetado em fundos de investimento que inflam artificialmente outros ativos económicos gerando também os ciclos económicos ou crises económica, genial esse cara \o/
@@henriqueb.198 você não acompanhou a história da própria Gabriela. Aonde ela estava quando fez esse vídeo e aonde está agora. Mas claro que você vai ter uma desculpa…
Pra mim escola austriaca de economia é a unica que faz analises corretas( menger, mises, rothbard, hayek e etc). O peter schiff um dos economistas da escola austriaca conseguiu até mesmo prever a crise de 2008, se bem que economia não é uma ciência, mas sim sociologico como a filosofia e sociologia.
Keynes não se lembrou que o dinheiro que o estado usa para estimular a economia saiu de algum lugar, isto é, de outros setores, se o governo estimula um setor ele está desestimulando outros setores, está apenas mudando o dinheiro de um lugar para o outro.
E a produtividade ? Nada né! Dinheiro , moeda e inflação são apenas números! A riqueza em si não passa de produtividade material . OS NUMEROS APENAS INDICA O VALOR E A TAXA DE DISTRIBUIÇÃO E PROPAGAÇÃO DESSA RIQUEZA EM UMA NAÇÃO E os produtos tem como origem a terra! Não faz sentido controlar o mercado se vc não instigar a produção de alimentos e outros itens como o carvão petroleo e aço. POR exemplo se o feijão está em alta, significa que a sua produtividade está em baixa, lei da oferta e demanda ou procura . . pois aí temos que ver o que está acontecendo.Se A lavoura está com deficiência, se as estradas estão inadequadas, se está faltando veículos para transporte, etc A solução inicial seria o governo utilizar algumas terras estatais e produzir feijão a gerando emprego para os produtores . O transporte desse feijão seria a extração de minérios para produzir os veículos para transporta lo e a manutenção das estradas para o mesmo fim! ASSIM O feijão chegando até os mercados por estar em alta demanda , aí o seu preço cairia ! OU SEJA pode se usar a inflação de cada intem como indicador de quais setores precisam de atenção se e o feijão, o aço, o petróleo etc. Esse é um exemplo para um único item no caso o feijão. SE aplicaria a todos os outros! Quando a economia desse um fôlego inicial aí abriria mos para o capital privado leiloando para agricultores privados. NÃO FAZ SENTIDO VC BOTAR GENTE PARA CONSTRIR ESTRADAS E FERROVIAS SENDO QUE A PRODUÇÃO DE MINÉRIO ESTÁ EM FALTA NA FONTE NATURAL !ESSA É JUSTAMENTE A RECEITA PARA A INFLAÇÃO ! NÃO FAZ SENTIDO FALAR PARA AS PESSOAS COLOCAR O SEU DINHEIRO PARA CIRCULAR PARA GERAR RENDA E EMPREGO. A RIQUEZA VEM DA NATUREZA E POR TANTO NÃO FAZ SENTIDO VC CONTROLAR UM CAPITALISMO QUE TEM COMO PRINCÍPIO O ACÚMULO DE PIB E ACHAR QUE ISSO PODE DAR ERRADO! UMA ORA OU OTRA DA UNS ENTRAVES MAS NO GERAL A COISA ANDA! A TEORIA DE CANNES DEU TÃO CERTO QUE ACONTECEU A DEPRESSÃO DE 29 APÓS ELE TER PROPAGADO ESSA IDEIA KKK. E TODA A DESGRAÇA DA SEGUNDA GUERRA EM DIANTE!
Uma pergunta: Por que os países que praticam o Wellfare state estão no topo da lista de IDH. E países que praticam liberalismo, como a Argentina, vão ladeira a baixo??
No primeiro exemplo seu é justamente o opósto foi por não possuirem um estado enterventor por séculos que enriqueceram e agora estão gastando sua poupança nisso se você analisar vera que a sua economia não esta nada bem paises como a Suécia em 10 anos pode se tornar um país de terceiro mundo, a Holanda ja esta admitindo que seu seu estado de bem estar não vai durar é isso que acontece o livre mercado e o capitalismo enriquece e depois socializam gastando toda riqueza a unica diferença é quanto isso vai durar no Brasil não durou apenas isso Na Argentina o caso uma mentalidade populita, corrupção, assistencialismo . fontes : www.gazetadopovo.com.br/mundo/como-a-argentina-deixou-de-ser-um-pais-desenvolvido-8auqcgwkdx6wbdoygwpoey95q/ sardenberg.com.br/como-a-argentina-ficou-pobre/ gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2014/08/Como-a-Argentina-passou-de-nacao-rica-a-pais-em-recessao-e-deficit-de-credibilidade-4566265.html
@@CouldbeSample Essa moça não entende nada de Marx e nem de Keynes . Essa explanação dela é muito rasteira e panfletária .. Marx e Keynes merecem críticas bem mais robustas do que estas . E não é num simples vídeo que isso deve ser feito .. Isso merece um curso.
Keynesianismo é basicamente puxar o saco do rei, por isso que estatistas gostam tanto desse tipo de idéia. Sobre debate seria bom usar o livro The Dao of Capital como contraponto, talvez meio injusto pois vai obliterar essa manipulação econômica.
E bem inteligente da parte de Kannes né . Vc pega 10 bi e converte em um navio porta aviões que representaria 8 bi e os 2 vi seria a não de obra ! Resumindo! O navio não serve de nada e os 8 bi acaba enferrujado e os dois bi são gastos em bebidas e apostas e em cigarros e apenas 10 % disso são a comida e roupa que precisamos . O efeito seria menos trágico se dessemos logo esses 10 bi para o povo. Quem sabe alguém não teria a ideia de fazer um plantio e gerar empregos kkk.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O governo vai gastar o que não tem. O que ele vai fazer? Impostos KKkk. Se existe aumento de impostos, logo existe redução do consumo
Mas a Teoria Keynesiana trata de intervenção em momentos de extrema necessidade, como a calamidade. Funcionou pós crise de 1929 e isso deu fôlego para se armar para Segunda Guerra.
Adoro os seus vídeos. Moro na Inglaterra há 20 anos. É impressionante a quantidade de gente preguiçosa que o governo sustenta. Eles simplesmente NÃO QUEREM deixar a teta. Ficamos nós, estrangeiros, carregando esse país nas costas
escelente Gabi, a partir de sua explicação, confirmei a minha posíção "Keynesiana", mas vc me fez adimirá-la e a entender um pouco o viéz liberal. Obrigado por estar a aberta ao DEBATE, algo que se tornou escasso e e raso. Parabens!
esperando um video entre vc e o Rafael do ideias radicais
Que ótimo. Estava procurando inspiração para preparar uma aula para meus alunos e encontrei seu canal. Já sou seu amigo no face, pois somos conterrâneos de NH.
Tem que fazer um vídeo do Hayek, onde ele explica as grandes crises e apresenta a teoria austríaca dos ciclos econômicos. Os economistas austríacos explicam toda a economia partindo de uma análise apriorística da ação humana, então sim, dá pra dizer o que contribui ou não contribui para as grandes crises.
"Hayek"! Ahahahahahhaahhahah! Que ridiculo!
@@marcelomac01 vdd camarada, nunca ouvi palavras tão sábias.
@@jmazetto , cidadão, NÃO EXISTE nada "sabio" a ser dito sobre os patéticos austriacos. A Escola Austriaca é o MEME da Economía Política.
.
@@jmazetto, dias atras li um artigo de Hayek sobre la "Livre competição de moedas", o artigo mais RIDICULO e INFANTIL que ja li em minha vida.
Assim são, ridiculos, pateticos e infantis.
Analogias idiotas e argumentos baseados em falsas premissas. Não passa disso.
Nao ha profundidade teorica nem académica no lixo austriaco.
.
.
Hayek ? Meu Deus
nao sou de comentar meus videos de estudo, mas esse me chamou bem a atencao...esclarecedor, pratico, e agregador!
Nossaaaa! Super esclarecedor teu vídeo, parabéns. Linguagem simples!!!
..a questão é simples: para cada "momento da economia", deverá haver uma teoria a ecolicá-lo; o erro dos economistas é a generalização de uma ou outra teoria, visando sua aplicação para o futuro e para sempre....a economia decorre da ação humana, e a ação humana é absolutamente inconformável a "regras e postulados"... é aí que todo o conhecimento do passado, que se organizou em "ciência", se esboroa...será sempre o presente que terá a palavra!
Eu não tenho nem 1% do seu conhecimento de Economia Gabi, mas convivi de certa forma com o Keynesianismo, na prática, durante o Regime Militar, na década de oitenta.
Naquela época o governo construiu quatro fragatas, as duas usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, a Transamazônica, a ponte Rio-Niteroi, criou o BNH - Banco Nacional da Habitação, pra construir moradias para a população de baixa renda, ETc, Etc.
Com isso naquela época, não havia desemprego, a Saúde funcionava, pois não haviam doentes nos corredores dos hospitais, a Educação era excelente, mas não havia boas escolas pra todo mundo e a Segurança era excelente, eu lembro que naquela época, eu andava aqui no Rio de Janeiro, a qualquer hora do dia ou da noite, em total segurança, inclusive ia até em festas durante a noite dentro de uma favela próxima, sem problemas (hoje não me atrevo a entrar numa favela, nem durante o dia).
Infelizmente esse modelo econômico, não funcionou a longo prazo e veio a inflação, o desemprego e acabou o Regime Militar, mas a situação não melhorou.
Era uma época bastante diferente aquela, hein. Com os empréstimos vindo do exterior e injetados na economia do País. E desde aquela época, ou muito antes, já avisavam sobre o Keynesianismo, se dá por um crescimento artificial, que uma hora ou outra, dá ruim e quem paga essa conta no final é o contribuinte. Keynesianismo é que nem uma droga ilícita... vc experimenta uma vez, e quando ver, já está dependente....
Uma hora a conta chega, e chegou
@@decoodd1329 claro que não, além da proposta de política econômica, Keynes trouxe uma ótima análise da deficiência de demanda agregada a qual o capitalismo inerentemente esta abarcado. Keynes não era a favor de um endividamento interno e externo contínuo, mas do aumento de déficit no sentido de capital de investimento, e em déficits recorrentes em períodos de recessão que são inerentes ao capitalismo. o período ditatorial militar extrapolou todos os pontos de endividamento e descontrole do precursor natual da economia.
Primeiramente, que loira inteligente, segundo que desenvoltura e clareza ao abordar o tema, por ultimo e não mais importante... Linda!
Ótimo vídeo Gab, como sempre assertiva nas palavras e bem didática na linha crônica! Acho que o pessoal dos comentários não entendeu que só por se fazer um vídeo falando sobre Keynesianismo, necessariamente tenha que ser A FAVOR do método exposto. Gosto do seu canal por apartar o conteúdo sem que haja seletividade naquilo que se estuda, você vai longe! Grande abraço
Tô me deparando muito com essa questões no colégio! Valeu ajudou muito
Um dos erros de Keynis é achar que antes do ocorrido em 1929 havia zero intervenção governamental na economia, na qual a história política da época mostra o extremo oposto, com grandes intervenções continuas em torno de longos periodos.
Pois é
De onde você tá tirando que ele achava isso?
Gabi vídeo sobre Mises please!!!
Ótima explicação e vi muito respeito seu às opiniões diferentes, parabéns, adorei demais o vídeo!
Muito show Gabriela.
Boa noite Gabi! Gosto muito do seu canal e das informações que você passa. Mas acho que nesses vídeos sobre teoria econômica seria interessante você apresentar os supostos da teoria, as hipóteses, o papel da moeda e daí seguir. Por exemplo, Keynes rejeita a hipótese da neutralidade da moeda e teoria quantitativa da moeda. Pra ele a demanda gera sua oferta. Ele defende que o governo só deve intervir quando há o problema da armadilha da liquidez. Vejo muita gente falando coisas erradas sobre a teoria keynesiana e pós-keynesiana, soltando pérolas de que Keynes era igual a Marx. Keynes era um defensor do mercado e desenvolveu uma teoria geral para solucionar os problemas gerados na economia de mercado, como o desemprego e a armadilha de liquidez.
Mas a demanda não pode gerar a oferta. Todo movimento tem sua causa. Se você deseja comer maçã é porque existe um pé de maçã que deu origem a essa fruta. Se a maçã não existisse jamais alguém desejaria ela. Além do desejo, temos a questão do consumo, que tem como causa o desejo, mas não depende dele para ser realizado, mas sim da renda, por exemplo. Logo o desejo é o primeiro sim na intenção mas não último na ação. No entanto, a causa primeira do desejo é a existência dos objeto desejado. Assim sendo, a oferta sempre precedera a demanda, se você tem 10 reias e 10 maçã e cada maçã custa 1 real só poderá comprar 10. Caso aumente a quantidade de dinheiro de 10 para 20 e a oferta de maçã continua sendo as 10, não poderá consumir mais do que aquelas 10 e terá seu desejo de comer mais interrompido pela limitação da oferta. A produção sempre precedera o consumo, embora embora deseja preceda a produção da maioria dos produtos já existentes, mas não daqueles que ainda não existem ainda. Isso ocorre, porque já sabemos que tal coisa existe e passou pela nossa experiência sensível. Mas isso decorre da diferença entre desejo e consumo já supracitado.
Que vídeo incrível! Parabéns!!
+1 inscrito, tava procurando um canal falando sobre economia que nem o seu.
Oque Keynes fala sobre congelamento de precos?
Oi Gabi! Chegando e deixando o like! Vídeo muito esclarecedor, parabéns! 👏👏👏👏
A crise que era mais local foi causada por grupos ligados a coroa britânica ,seus contratos eram mais ligados a serviços para a elite da época que concentrava riqueza com altos impostos gerando um ciclo fechado de riqueza nesses grupos, acredito que o estado causou a maior parte dessa crise.
top demais parabéns
Que conteúdo maravilhoso
Excelente!!
Olhando assim, oque a pandemia nos gera deveria ser intervida desde do início pelo governo mas como este se apresenta de forma liberal, ele simplesmente deixou a pandemia se desfazer oque até hoje estamos vivendo nela e achei bem interessante interligar isso: Keynes como no seu vídeo falou de problemas a curto prazo serão marcantes em um país do que aqueles de longo...
O governo não tem q intervir em nada. Deixe as pessoas intervirem de maneira natural.
@@akiouchiyama exato, só pioraria as coisas
@@enrico4569 claro .
Parabéns
Agora que você abordou sobre Keynes, fala sobre o efeito Cantillon!!!
incrível como uma boa parte da comunidade das ciências econômicas acreditam no "pó de pirlimpimpim" que é aquecer economia com impressão de papel-moeda sem lastro.
Muito bom
Ótimo conteúdo! Parabéns pelo canal
Não entendi muito bem o que o Alan Blinder quis dizer com o seguinte princípio: "Com frequência, o desemprego fica demasiadamente alto e volátil, enquanto recessões e depressões são males econômicos - E NÃO, COMO QUER A MÃO INVISÍVEL, RESPOSTAS EFICAZES DO MERCADO A OPORTUNIDADES POUCO ATRAENTES", essa última parte ficou meio confusa pra mim, alguém poderia dar um exemplo?
Keynis: bora tirar 10 bilhões da econômia (via impostos e inflação) pra colocar 10 bilhões na economia em um setor menos produtivo do que o capital estava originalmente antes do estado pegar....
GENIAL ahsushdhsuhssb
Boa explicação hahahaha
jênio. não sei como vc ainda não ganhou um nobel de economia. kkkk
Ótimo, agora tente explicar o mesmo para o Ciro Gomes, o idiota é keynesiano
Manoo boa parte desse dinheiro já era reservas do governo. Nem todo imposto q o governo cobra é revertido em serviços públicos, uma parte fica retido em reservas econômicas que serve entre outras coisas para dá esse "play" na economia quando ela tá em recessão. E olhe que eu nem sou keynesiano, prefiro Friedman e Mises, mas é inegável que na época o keynesianismo funcionou, como diz no vídeo, funcionou até o choque do petróleo
O SEU BURRO VAI ESTUDAR HISTORIA , O PERIODO DE MAIOR EXPANSAO ECONOMICA FOI QUANDO AS POLITICAS KENESYANAS FORAM INTRODUZIDAS
Ótimo! Agora fale sobre o Teorema Phelps-Friedmann e a sua relação com o fenômeno da estagflação...
Boa noite, comecei a acompanhar seu canal recentemente enquanto buscava conteúdo para estudos da minha faculdade, estou no primeiro semestre, queria saber se tem a dica de algum "manual de economia" ou livro que contenha os conceitos principais para indicar, agradecido.
Amei o vídeo gabis
Conteúdo foda. Será que você um dia trará um vídeo sobre Mises?
Eu penso que é necessário ter estado sim (minímo do minímo). Outra coisa, se o estado não intervesse nessa crise econômica que passou a ser gerada devido a pandemia da COVID-19, o que faríamos ?
A mão invisível do mercado resolveria...
não, o estado nunca é a resposta
@@rhuanlucas4265 Fala isso para os EUA, Japão e Alemanha...
Pensei a mesma coisa!
O governo no Br tranca o povo em casa sem poder trabalhar e não oferece nem um salário mínimo para as pessoas sobreviverem. Ah sim nossa o estado é muito nosso amigo ein? O governo decide por nós o que fazer: fica em casa passando fome, se endividando, não te ofereço dinheiro de apoio e problema teu. Se não pagássemos tantos impostos poderíamos ter muito mais dinheiro pra nos sustentar nessa pandemia. Quero sacar meu FGTS de uma empresa abusiva que trabalhei e o governo está lá segurando meu dinheiro. MAS ELE É MEU! Só posso acessar ele se estiver na beira da morte ou for comprar uma casa. Puff! O problema do Brasileiro é não conhecer seus direitos e ficar babando ovo pra político acreditando que eles são os salvadores ! Me poupe. Me deixa andar com minhas próprias pernas !
Muito bom!!
Fala sobre a proposta do Paulo Guedes, vai ser boa ou ruim.
Que mulher inteligente! Apaixono muito mais pela inteligência que beleza. E ela tem ambos haha
Parabéns pelo vídeo muito bom, onde comprou o livro ?
Liberalismo não tem força pra combater um socialismo, pois não abrange a mesma quantidade de campos. Mas legal a explicação.
pq a volatilidade seria boa, se isso significa que ao longo do tempo mais famílias passariam necessidades e empresas seriam fechadas?
Show! A ideia do keynes parece interessante em certo grau para momentos de crise(para mim, leigo), o problema é viver num keynesianismo perpétuo =/
Seria bem legal um vídeo sobre a crise de 29, assunto bem pantanoso hehe
O que os defensores de Keynes não falam ou talves não sabem, é que a crise de 29 durou ate 1946 nos EUA, refuta a idéia deles de que Rosevelt ergueu a economia Americana com injeção de capital estatal na economia.
Eua foi o país mais forte enquanto aplicou keynesianismo, que foi aplicado de 1933 até a década de 80. As duas maiores crises foram geradas por neoliberais. E, novamente, Trump vem sendo bem sucedido adotando medidas keynesianas.
Neoliberalismo só é imposto aos países em desenvolvimento para aumentar o mercado consumidor de países desenvolvidos. Esses países desenvolvidos não deixam a economia deles ficar baseada em capital de outros países
@@VictorF611 kkkk o que causou a crise de 29 foi o fed federal reserve system ao criar uma inflacao seguida de deflacao , alem de guerras pelo poder dentro ,o que eles tinham que fazer era abrir compras de larga escala no mercado aberto , eles nao fizeram isso e como desculpa pela crise em seguida culparam o liberalismo kkk , e pra sua informacao nem keynes sabia disso , ele escreveu livros com ideias que ja foram refutadas a uns 200 anos antes por bastiat , alem de n saber nada sobre a grande depressaso ,ou seja o governo criou a crise e prorrogou causando varias crises bancarias em 31 e 33 , resultado a crise durou ate 1946 , o que salvou o eua por incrivel que pareca foi a guerra , o desemprego estava alto , e milhoes de soldados foram recrutados , muitos desses soldados estavam desempregados , isso explica a queda subita do desemprego apos a guerra isso , meio que ajudou os eua ,o estado roubou e interviu mudando nada so piorando a situacao americana isso so foi acabar em 1980 gracas a reagan.
@@VictorF611 kkk neoliberalismo nao existe idiota kkk , isso foi um termo criado para a segunda onda liberal no sec xx , ai eu te pergunto existe algum autor neoliberal , existe neoliberalismo no meio academico ?? Nao kkk isso é invencao kk.
@@emanuelleite3284 economista da fuderj aí
Comparar Keynes à Marx é o mesmo que comparar Franklin Roosevelt à Stálin.
Eu não conheço pessoas Com viés keinezianista para poder ouvir os contrapontos delas, se alguém tiver um bom canal a respeito por favor me recomende
Abril de 2020. 80 anos depois do Keynes ter escrito a teoria geral ainda é o único modelo econômico viável para fugir de uma contração econômica, mesmo sendo um recuo vindo da economia real pra financeira (diferente de 1929). Parabéns pelo vídeo raso sobre o único modelo testado, revisado, validado e observado na economia moderna.
De fato, a análise tem a profundidade de um pires, além do erro temporal absurdo de dizer q o New Deal é obra do Keynes, pelo contrário, keynes escreve em 36 e Roosevelt já estava desde 33 aplicando o q na verdade ajudou Keynes e não o contrário. Essa moça tentou falar de Marxismo e falhou miseravelmente, e com Keynes não foi diferente, exceto pra uma meia duzia de retardados q não ligam lé com cré no básico.
Diego, falou pouco mas falou merda
Cheguei deixando o like kkkk 👍👍👍
😎
Basicamente o plano econômico do Ciro Gomes
Estado intervencionista... Alguém duvida que isso não funciona??? #MaisSmith #MenosKeynes
Parabéns pelo conteúdo, Gabi!
PS.: aliviado por saber que vc NÃO compartilha do "milagre" Keynesiano... rsrs
Me diz um país que cresceu e se desenvolveu economicamente com praticas liberais, da uma olhada na economia argentina adotando tais políticas kkkk a merda que está
@@rayraposo4156 Países que sairam da antiga união soviética, países europeus em geral, EUA, até mesmo o Brasil no plano real. Políticas intervencionistas, como assistencialismo ou até a social democracia aplicada, so são possíveis após o liberalismo (sucesso econômico).
@@rayraposo4156 Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Bahrein, Canadá, Austrália, Chile, Reino Unido, Jordânia, Estados Unidos (tem mais...)
No caso da Argentina o presidente se auto declara liberal mas NUNCA houve nenhuma medida liberal na Argentina, pelo contrario as atitudes foram mais voltadas para a esquerda, como intervencionismo e controle de preços. Quando maior a liberdade econômica mais o país se desenvolve 👍
@@rayraposo4156 Nova Zelândia e Austrália
Bom Capitalismo tradicional e insustentável, sabe aquela curva que dizem ser normal, de extrema riqueza e extrema pobreza, quanto mais os indivíduos acumula, menor e o dinheiro em circulação, isso provoca uma recessão generalizada, acarretando na queda de produção, o consumo diminui, reduzindo a disponibilidade de bens e serviços, coisa que interfere diretamente no valor da moeda, e também na quantidade dela a emitir e em circular, provocando demissões em massa, e com isso se torna impossível manter o sistema, sem emprego, sem dinheiro, sem dinheiro, sem consumo, sem consumo, sem clientela, sem clientela, para que produzir, para que empregar, o própio sistema precisa da circulação para se manter.
Na verdade aquela curva e uma onda, que quando se choca com a praia perde sustentabilidade e ela se arrebenta, se desmancha, e aquela coisas, quanto maior a renda mais dinheiro os indivíduos acumula, ricos acumulam, tem biliões na conta, mas não gasta nem um milésimo do valor, o ciclo continua, os indivíduos gastam e consomem, os donos dos meios de produção se enriquece cada dia mais, acumulando e sugando, com o tempo a circulação de dinheiro diminui, ocorre uma recessão, o consumo diminui, o prejuiso vem porque tem aquela regrinha da oferta e procura, onde de vender as coisas mais baratas devido a pouca demanda, os custos para manter a produção supera os ganhos, a produção cai, empresas vão a falência gera uma demissão em massa piorando ainda mais a recessão, com a queda da produção gera um escassez generalizada, com a escassez generalizada vem o aumento desenfreado dos preços piorando ainda mais a situação, com aumento dos preços, as pessoas tem de pagar mais caro por um produto e serviço, e no final das contas, o tal bilionário não teria nada, tudo aquilo aquele acha que tem se torna inutio, perde o valor. Ate chegar esse ponto já estariam no inferno anarquista.
Bom ai vem o keyneasianismo, com o estado para dar uma solução que não é uma solução, mas uma bomba que deve ser rearmada de tempos em tempos para manter o sistema, seria emitindo dinheiro sem lastro como um petisquinho para que produzam, colocar juros negativos, diminuir os impostos, e contraindo divida pública. O estado da o empurrão,mas logo logo param, ai tem de empurrar de novo. Bom sem isso, ficariam parados no caos, na fome e miséria achando que os bocó vão se organizar e voltar a produzir, coisa que nunca vai acontecer, e se deixar quieto os propios vão ser incapazes de sair do buraco sozinhos.
Sem contar que quando indivíduos deposita dinheiro em bancos, os bancos emprestam o dinheiro não pra um mas para três, cinco e dependendo do lugar até dez, cobrando juros. Inflando o valor, se alguma coisa acontece levando as pessoas a sacar o dinheiro depositado, os bancos para devolver o dinheiro depositado começa a cobrar os devedores, os devedores em 99% dos casos não tem como honrar a divida acarretando no calote, iniciando crises e etc. Como a crise de 29, basicamente esse foi o gatilho para crise. Bom bancos maiores emprestavam dinheiro para bancos menores que por sua vez, os idiotas pegava dinheiro emprestado nos bancos e compravam ações na bolsa de valores, achando que ficaria rico, ai sabe como é as bolsas de valores, e um caos principalmente na quela época, só bastou ter uma confusão, para milhões de dólares evaporar da noite pro dia, e iniciar o processo de decadência.
Na CRISE, todos nós somos KEYNESIANOS.
To apaixonado.
Sem Keynes não haveria o conceito de demanda agregada, importante para qualquer economista. Como Keynes escreveu para uma economia em depressão, muito do que ele propõe na teoria geral não é recomendação para uma economia em pleno emprego. Não se pode confundir Keynes com os maus keynesianos.
Uma coisa importante é entender que Friedman é tributário de Keynes e também atribui as oscilações da produção à demanda agregada. É a mesma raiz de análise, apenas que Friedman atribuía o papel de estabilização à política monetária e Keynes à politica fiscal. Fora as inovações de Friedman com relação às expectativas. Um bebeu da fonte do outro, é um crescimento do conhecimento, não um choque frontal de teorias díspares.
E o mais importante de tudo: não se deve confundir teoria econômica com filosofia política. Um é sobre a mecânica do funcionamento da economia. O outro é sobre justiça. O fato de Keynes e qualquer um dos seguidores atribuirem um papel ao estado na gestão da demanda agregada não implica que eles sejam de esquerda. O que define a esquerda é redistribuição de renda e equidade. Você pode ser keynesiano e achar que não deve existir SUS ou educação pública. O papel do estado em Keynes não é fazer justiça social, é resolver um defeito de estabilidade do sistema.
Kkkk demanda agregada nao existe , o que existe è a questao dos precos relativos e informacoes erradas sobre ele , keynes se esqueceu dos minimos detalhes de como funciona uma economia kkk , hayek refutou ele bonito.
😍
Pelo pouco que eu sei, Keynes era um mercantilista que dizia que o Estado devia intervir em todos os setores da economia, através de déficits orçamentários, ou seja, gastando trilhões de dólares e hoje a dívida pública dos Estados Unidos são de 22 trilhões de dólares, parabéns Keynes por endividar os States e outros países no mundo.
Essa eu não tinha visto ainda. Keynes mercantilista kkkkkkk
@@rodrigo9500 pois é meu amigo, Keynes desenvolveu uma teoria mercantilista para retirar os States da crise de 1929, e essa teoria era mercantilista, isso está registrado no livro teoria geral do juro e moeda dele.
@Negan Twd de onde tu tirou isso?
@@rodrigo9500 Teoria Geral do Juro e da Moeda.
@@negantwd7607 mas como tu chegou a conclusão que keynes era mercantilista? Isso não faz o menor sentido.
...DO KEYNES...CONCORDO SOMENTE A PARTE DE OFERTA E DEAMANDA, ONDE ELE DIZ QUE A DEMANDA É O QUE IMPUSIONA UMA ECONOMIA...SIGO MAIS A IDÉA DE ADAM SMITH QUE DIMINUI O ESTADO E AUMENTA LIVRE COMÉRCIO.
Você é muito bonita Gabriela 😍❤
QUE VIDEO BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(fiquei feliz vendo um video de um canal desconhecido, algo que quase nunca me ocorre)
Estou estudando para uma prova e cai aqui de paraquedas, que surpresa boa muito bom ver este video!
Do ponto de vista de conteúdo muito bom, explanou bem o tema e não foi tendenciosa, eu também tenho essa inclinação ao liberalismo por mais que ainda tenha muitas dúvidas, por pura ignorancia nesse tema(não sou economista, estudo história), então meio que oscilo. Mas vc explicou bem e tem uma otima dicção, é carismática, alem de ser "pro ciencia", que eu também sou, debate sempre é ótimo. E um adento esse "oi, eu sou a gabi" é muito bom, me gerou simpatia imediata, muito fofa! XD. Conseguiu ganhar minha inscrição imediata, algo que não costumo fazer, sou bem chato em relação a isso.
Keynesianismo é a solução econômica para o COVID-19?
Mas é claro... que não
3:33 levando em consideração que no modelo capitalista cá estamos 50% é custo e 50% é lucro das empresas esse lucro é injetado em fundos de investimento que inflam artificialmente outros ativos económicos gerando também os ciclos económicos ou crises económica, genial esse cara \o/
Independente de qualquer coisa ciclos econômicos sempre existirão independente de termos ou não livre mercado.
Maluco da onde que você tirou qualquer coisa do seu argumento? kkkk
Mais bonita que a professora é só o conteúdo do vídeo ❤
Muito linda, adorei a sobrancelha loira
A grande depressão foi a Escola de Estocolmo. Não foi Keynes
Gabriela seu canal é excelente! Ainda mais aqui no RS aonde as pessoas ainda acreditam no comunismo...
Tem gente que ainda acredita no capitalismo. "É só trabalhar que vc vira burguês" kkkkk
@@henriqueb.198 você não acompanhou a história da própria Gabriela. Aonde ela estava quando fez esse vídeo e aonde está agora. Mas claro que você vai ter uma desculpa…
DE ONDE VEM OS 10 BILHÕES PRA ENTRAR NA ECONOMIA ? QUAL ORIGEM ?
Pra mim escola austriaca de economia é a unica que faz analises corretas( menger, mises, rothbard, hayek e etc). O peter schiff um dos economistas da escola austriaca conseguiu até mesmo prever a crise de 2008, se bem que economia não é uma ciência, mas sim sociologico como a filosofia e sociologia.
o modelo keynesianismo daria certo no Brasil? scrro me ajudem nesse trabalho
Certamente não kkkkk
Com um presidente como o Enéas sim.
não daria, tanto q quebrou por conta do mal uso do msm, keynesianismo pd ser bom em "curto prazo", mas em longo prazo não
Se Hayek tivesse vencido o duelo contra o Keynes, o mundo seria muito meelhor hoje
Base para a afirmação: "eu acho que sim".
@Edu Caetano teu c-u.
@@denneroliveira4028 kkkkk , hayek refutou bonito.
Como a política fiscal poderia controlar a economia
Keynes não se lembrou que o dinheiro que o estado usa para estimular a economia saiu de algum lugar, isto é, de outros setores, se o governo estimula um setor ele está desestimulando outros setores, está apenas mudando o dinheiro de um lugar para o outro.
Alem de linda é liberal! hahahah
Hj o mundo usando Keynis na veia.
E a produtividade ? Nada né! Dinheiro , moeda e inflação são apenas números! A riqueza em si não passa de produtividade material . OS NUMEROS APENAS INDICA O VALOR E A TAXA DE DISTRIBUIÇÃO E PROPAGAÇÃO DESSA RIQUEZA EM UMA NAÇÃO E os produtos tem como origem a terra! Não faz sentido controlar o mercado se vc não instigar a produção de alimentos e outros itens como o carvão petroleo e aço.
POR exemplo se o feijão está em alta, significa que a sua produtividade está em baixa, lei da oferta e demanda ou procura . . pois aí temos que ver o que está acontecendo.Se A lavoura está com deficiência, se as estradas estão inadequadas, se está faltando veículos para transporte, etc A solução inicial seria o governo utilizar algumas terras estatais e produzir feijão a gerando emprego para os produtores . O transporte desse feijão seria a extração de minérios para produzir os veículos para transporta lo e a manutenção das estradas para o mesmo fim! ASSIM O feijão chegando até os mercados por estar em alta demanda , aí o seu preço cairia ! OU SEJA pode se usar a inflação de cada intem como indicador de quais setores precisam de atenção se e o feijão, o aço, o petróleo etc.
Esse é um exemplo para um único item no caso o feijão.
SE aplicaria a todos os outros! Quando a economia desse um fôlego inicial aí abriria mos para o capital privado leiloando para agricultores privados.
NÃO FAZ SENTIDO VC BOTAR GENTE PARA CONSTRIR ESTRADAS E FERROVIAS SENDO QUE A PRODUÇÃO DE MINÉRIO ESTÁ EM FALTA NA FONTE NATURAL !ESSA É JUSTAMENTE A RECEITA PARA A INFLAÇÃO ! NÃO FAZ SENTIDO FALAR PARA AS PESSOAS COLOCAR O SEU DINHEIRO PARA CIRCULAR PARA GERAR RENDA E EMPREGO.
A RIQUEZA VEM DA NATUREZA E POR TANTO NÃO FAZ SENTIDO VC CONTROLAR UM CAPITALISMO QUE TEM COMO PRINCÍPIO O ACÚMULO DE PIB E ACHAR QUE ISSO PODE DAR ERRADO!
UMA ORA OU OTRA DA UNS ENTRAVES MAS NO GERAL A COISA ANDA!
A TEORIA DE CANNES DEU TÃO CERTO QUE ACONTECEU A DEPRESSÃO DE 29 APÓS ELE TER PROPAGADO ESSA IDEIA KKK. E TODA A DESGRAÇA DA SEGUNDA GUERRA EM DIANTE!
A merda fedeu quando se aboliu o padrão ouro.
Uma pergunta: Por que os países que praticam o Wellfare state estão no topo da lista de IDH. E países que praticam liberalismo, como a Argentina, vão ladeira a baixo??
No primeiro exemplo seu é justamente o opósto foi por não possuirem um estado enterventor por séculos que enriqueceram e agora estão gastando sua poupança nisso se você analisar vera que a sua economia não esta nada bem paises como a Suécia em 10 anos pode se tornar um país de terceiro mundo, a Holanda ja esta admitindo que seu seu estado de bem estar não vai durar é isso que acontece o livre mercado e o capitalismo enriquece e depois socializam gastando toda riqueza a unica diferença é quanto isso vai durar no Brasil não durou apenas isso
Na Argentina o caso uma mentalidade populita, corrupção, assistencialismo .
fontes :
www.gazetadopovo.com.br/mundo/como-a-argentina-deixou-de-ser-um-pais-desenvolvido-8auqcgwkdx6wbdoygwpoey95q/
sardenberg.com.br/como-a-argentina-ficou-pobre/
gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2014/08/Como-a-Argentina-passou-de-nacao-rica-a-pais-em-recessao-e-deficit-de-credibilidade-4566265.html
Argentina liberal kkkkkkk
A Suécia está na 15 posição de país mais libre economicamente e a Argentina na 144 posição
Esse livro é tão ruim que até ofuscou a sua beleza! hehehe Parabéns pelo trabalho
Somos todos liberais até a próxima crise, quando viraremos keynesianistas para logo em seguida nos tornarmos liberais again! Kk
claro não queremos perder e se podemos jogar o ruim em alguém o faremos é justamente por isso que o estado não entervir na economia .
Keynes te amo!
Muito Bom Gabriela!Keinesianismo é o Marxismo economicamente falando.
Paulo, perguntinha sincera: você já leu algum deles?
@@gilsonadrian4228 Pra eles todo mundo que não concorda com a economia neo-clássica é "esquerdopata "........
fonte: curso de economia de escola austriaca do youtube
@@CouldbeSample Isso é uma visão simplicista e redutora de duas escolas de pensamento distintas .
@@CouldbeSample Essa moça não entende nada de Marx e nem de Keynes . Essa explanação dela é muito rasteira e panfletária .. Marx e Keynes merecem críticas bem mais robustas do que estas . E não é num simples vídeo que isso deve ser feito .. Isso merece um curso.
oi gabi
Keynesianismo é basicamente puxar o saco do rei, por isso que estatistas gostam tanto desse tipo de idéia. Sobre debate seria bom usar o livro The Dao of Capital como contraponto, talvez meio injusto pois vai obliterar essa manipulação econômica.
E bem inteligente da parte de Kannes né .
Vc pega 10 bi e converte em um navio porta aviões que representaria 8 bi e os 2 vi seria a não de obra ! Resumindo!
O navio não serve de nada e os 8 bi acaba enferrujado e os dois bi são gastos em bebidas e apostas e em cigarros e apenas 10 % disso são a comida e roupa que precisamos .
O efeito seria menos trágico se dessemos logo esses 10 bi para o povo. Quem sabe alguém não teria a ideia de fazer um plantio e gerar empregos kkk.
Keynes jamais apoiaria a reforma fiscal como os liberais idealizam .
Keynes na vdd so descreveu a prática... A "injeção" de crédito na economia é uma prática usada pelos governos desde Roma 😂
Maycon Rogers Ribeiro Alves Todo império, um dia, acaba entrando em decadência e caindo...
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O governo vai gastar o que não tem. O que ele vai fazer? Impostos KKkk. Se existe aumento de impostos, logo existe redução do consumo
Adoro a didática dela. Só faltou ser anarquista
O pai do bolsa família.
Mas a Teoria Keynesiana trata de intervenção em momentos de extrema necessidade, como a calamidade. Funcionou pós crise de 1929 e isso deu fôlego para se armar para Segunda Guerra.
*Linda e liberal.* Sou fã 😘.
Esta pandemia provou que Keynes tinha razão!!!!!!!!!!!!!!
Kkkkkk
Fica claro que nunca estudou ou aprendeu sobre Keynes e também por fazer uma comparação tão patética.
Governo? Interver? Hummmmmm
Keynesianismo é praticado na maioria dos países atualmente. Infelizmente!
Adoro os seus vídeos. Moro na Inglaterra há 20 anos. É impressionante a quantidade de gente preguiçosa que o governo sustenta. Eles simplesmente NÃO QUEREM deixar a teta. Ficamos nós, estrangeiros, carregando esse país nas costas
Foi exatamente o que Paulo guedes fez.
A galerinha aqui dos coméntarios não é muito amigo do estado não .. kkkk
Quem vai mandar é Schumpeter. Mas Keynes sempre estará entre nós. Ainda mais agora.
curioso qdo é alguém q não é do laissez faire fica-se fazendo cu doce p não dizer o cara foi relevante demais de modo CLARO
Teoria keniana.
Segundo Enio Verri (PT), agora Keynes é um liberal?? Veja no canal desgovernado:
th-cam.com/video/qLcryqxbTS8/w-d-xo.html