SEJA MEMBRO: th-cam.com/users/danielgontijojoin Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 2) Ter seu nome mencionado na Lista de Agradecimentos; 3) Receber cupons de 25 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudo ministrados mensalmente por mim; 4) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim. Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar um membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin GRUPO DE ESTUDOS “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas?”: www.sympla.com.br/grupo-de-es... PALESTRA “Religiosidade e depressão: o que a ciência diz sobre essa relação?”: www.sympla.com.br/religiosida... CURSO “Religião, espiritualidade e saúde mental”: www.sympla.com.br/religiao-es... LIVROS MENCIONADOS: - “Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião”, de Sam Harris: amzn.to/327uB50 - "O mundo assombrado pelos demônios", de Carl Sagan: amzn.to/3284OKV - “O que é o espiritismo”, de Allan Kardec: amzn.to/2XDuU5n - "Paranormalidade: por que vemos o que não existe?", de Richard Wiseman: amzn.to/32EaAUL - “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas”, de Michael Shermer: amzn.to/2IrMyVT - “Sobre ter certeza”, de Robert Borton: amzn.to/35zKiEi MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
@@gleutonoliveira9136 nao sabe nada figue calado e melhor que falar gue nao sabe se acha o dono da verdade nao sabe nada do que fala seu idiota vai estudar mais a fundo sobre do g esta falando☺😆😉 kkkk
Aew Prof , Olá . Já que vocês do canal entrevistam tantos "ex" (só não "ex ateus") , eu queria propor uma entrevista comigo representando a "counterpart" de um EX CIENTIFICISTA . Posso dizer que tb sou ex Agnóstico (ao menos fui isso entre meus 18 e 19 anos) e ex Evangélico , mas eu quero colocar contra a parede o mito de que a ciência é "incorruptível" , "infalível" e "sempre 100 % honesta" , algo que eu aprendi a duras penas a partir de 2016 . Então , fico no aguardo por um contato , esses são os 2 e - mails que mais uso : zegonzales@gmail.com e elektrokution@protonmail.com . SEMPRE dê ouvidos a ambas as partes , por que O YIN NÃO É SEM O YANG . !!! Salve !!! . Aguardo por um contato .
Isto tudo é uma tremenda baboseira, por alguém que infelismente faz disto tudo profissão. E o absurdo que consegue seguidores! Os praticantes como também os que seguem são pobres de espírito e mal sabem o que fazem! Contestadores de Jesus que se comprometem espiritualmente pelo desrespeito ao mestre do amor e da caridade e estudarem espiritismo descobriram as consequências espirituas destas ações. Boa sorte aos sabichões infiéis!
Eu sou diagnosticado com esquizofrenia. Eu tive uma alucinação na minha juventude, um jovem casal dançando valsa pra mim. Eu não acredito que tenha sido espírito. Hoje eu compreendo que foi uma lembrança da minha infância que estava lacrada no meu subconsciente e veio se manifestar no consciente.
Vou dar mais um depoimento. Minha mãe estava com câncer e me aconselharam a pedir, no centro que eu frequentava, uma mensagem dos espíritos para minha mãe. Eu fui espírita por dez anos, mas o lance da mediunidade e de espíritos nunca foi muito a minha praia, eu gostava mais das palestras com cunho psicológico do tipo auto-conhecimento, já que esse é meio que um lema espírita baseado na frase cunhada no oráculo de Delfos, que Sócrates usou e o Espiritismo aderiu: conhece-te a ti mesmo. Mas eu fui pedir a tal mensagem e, para minha surpresa, eu tinha que preencher um formulário dizendo para quem eu estava pedindo a mensagem, sexo, idade, motivo etc. Uma luzinha acendeu e eu pensei: ora, se é um espírito que vai dar a mensagem, por que tantos detalhes? Lógico que quando chegou a mensagem ela veio do tipo genérico: filha, tenha força blá, blá, blá...
Olá Rogéria. Em relação ao seu depoimento, muito interessante. Analisando a mensagem que você recebeu de forma lógica (conforme os ensinamentos da doutrina espírita) caso ela tenha sido de fato uma comunicação mediúnica, está dentro das especificações sérias e responsáveis, pois não foram apresentados dados extravagantes. Lembrando sempre que os espíritos somos nós mesmos, com os infinitos graus de adiantamento. Assim, necessário é não definir espírito como um ser onipotente e onipresente. São apenas espíritos em desenvolvimento e que necessitam de dados e disciplina.
@@allanmartins1680 então qual a finalidade da comunicação? Qualquer pessoa viva que tenha um mínimo de sanidade psicológica, vivência, experiência, bom senso etc é capaz de dar um bom conselho. Para quê recorrer a espíritos como nós? No entanto, você está correto, porque a mensagem não partiu de nenhum "espírito" que já morreu, mas do "espírito" do próprio "médium".
Uma das coisas importantes que a psicologia me ensinou foi desconfiar de qualquer percepção. Aprendi que muitas vezes não conseguimos reconhecer a realidade. Faz-se necessário testar o que percebemos e sabemos.
Resumindo: a mente cria tudo e, confirma tudo aquilo que ela acredita! Lembrei-me dos ensinamentos de Joseph Murphy, ao assistir a esta live. Sim, tudo muito genérico nesses médiuns "adivinhos"... Gratidão.🙏😃
Cresci dentro do Espiritismo Kardecista. Me recordo de aprender a história das irmãs Fox. Comecei a questionar a medida que percebia que sempre tinha uma vírgula, uma desculpa para as evidências que faltavam. Tipo, psicografia, geralmente se faz um evento com o médium, muitas pessoas pedem a carte de algum ente querido. Poucas que recebem alguma carta e a desculpa era sempre que "a ligação vem de lá pra cá" , ou seja, o espírito que decide entrar em contato. Além disso, vc ficava horas num evento com muitas pessoas aguardando o trabalho da psicografia, nisso vc ia conversando com os outros, contando sua vida e dai pra tirar algumas informações de alguém fica bem fácil. Mas além disso, sobre as explicações da teologia da doutrina e etc, sempre tinham esquivas que não me satisfaziam. Um ponto positivo é que, embora dizem que a ciencia pode confirmar a doutrina (o que é falso, o espiritismo tende a não questionar a ciência, eles aceitam as descobertas e teorias . Nunca ouvi falar de criacionismo dentro do espiritismo, por exemplo, porém distorcem a teoria da evolução assumindo que evolução significa avanço, melhora, quando na verdade é apenas mudança.
Eu fui espírita por dez anos e estudei muito, dei aulas, passes de "cura" etc e tal, até que... as perguntas vinham e não tinham resposta adequada. Fui estudar outros assuntos, como psicologia, sociologia, filosofia... e então a coisa só piorou, ou melhor, melhorou, porque me livrei dessas crenças tolas, que não resistem à mais simples pergunta.
@@rogeriasouza5976 eu fui espírita desde criança, levada por minha mãe aos 6 anos. Não me envolvi como você de trabalhar, porém ao começar estudar filosofia, política e todas essas outras Ciências com C de maiúsculo, também vi que tem muita coisa que os espíritas não respondem, ou sempre acham uma "explicação" do tipo não estamos preparados para entender isso. Pulei fora.
Acredito que está ciência se refere ao ínicio do livro. Século 19, bem diferente para o seculo 21. Tabuleiros, copos, movimentação de mesas são fenomenos, isto não ocorre na doutrina ela analisa toda comunicação, grava, não é necessário existir mesas. Psicografias direcionadas kkkk, só Chico Xavier, essas mensagens devem ser ignoradas. Iniciei os estudos doutrinários com uma professora universitária federal altamente critica. Primeiro ela estudou todas as obras de Kardec, depois foi desmoralizar o Divaldo. Usou toda a sua análise critica e não conseguiu indentificar nenhum problema. Tudo é relativo. Nada é absoluto. Devemos usar toda análise critica. O papo para cartomocistas e outros é isso q vc fala.
Professor, sou uma grande admiradora do seu canal, pois me considero uma pessoa muito contestadora.. e foi por ser assim, que há 12 anos sai do Catolicismo e me tornei Espírita. E em relação às contestações que vcs fazem e as dúvidas que vcs levantam em relação à veracidade das comunicações mediunicas... o que dizem à respeito das cartas psicografadas???!!! Eu mesma perdi uma filha de 1 ano, meu pai de câncer e minha mãe. Recebi cartas incrivelmente reais.. com detalhes extremamente íntimos.. já participei de sessões mediunicas em que presenciei psicografias inacreditáveis e sou testemunha de que a pessoa que recebeu nunca tinha ido até lá.. Chico recebia cartas e cartas.. centenas.. milhares .. enviadas à pessoas que nunca tinha visto antes. Cartas com detalhes familiares intrinsecamente íntimos..Como explicar esses fenômenos então?? Gostaria muito de ouvir a sua e a opinião de quem lê
Ora, tudo que Deus cria está na Natureza, logo, não existe sobrenatural. Sobrenatural é coisa de ignorantes. Até os Fenômenos mais raros e estraordinarios são Naturais. Olha só: Eles são espertinhos, apagam os comentários contrários a opinião banal deles. Fiz comentários citando os trabalhos de grandes homens da Ciência , e as evidências da Imortalidade da Alma e Reencarnação, eles excluem neste canal.
@@gislenetavares7149 havia postado textos bem legais, com vários nomes de cientista que pesquisam e demonstram evidências da Reencarnação, e o dono deste canal excluiu, é ecoertinhos ele, enganando as pessoas, com o fanatismo ateu.
@@gislenetavares7149 simplesmente não existe resposta exata para o espiritismo, muitos mistérios entre o céu e esse mundo que nunca vão saber explicar. Caso contrário, qualquer coisa que tentam afirmar diferente disso, é enganação...
Adorei!!! Eu gosto muito do Faraday, porque sou física e ele foi um físico especial, mas não conhecia esse experimento para achar a direção da força que move a mesa e refutar a presença de espíritos. Muito obrigada por mais um excelente vídeo!
Acredito que existe algo além da existência física, ms não é divino ou espiritual ou sobrenatural, ms algo a ser estudado de forma racional e científica, se comprovado ótimo se não ótimo também, o importante é esclarecer a questão racionalmente livre d dogmas religiosos ou opiniões pessoais parciais👍
Faz sentido. É preciso efetuar averiguações. Mal não faz. Só faz bem. É sempre bom sermos questionadores e não aceitarmos a opinião de outro só pq é crente.
Para quem se interessa veja o canal: "afinal oque somos nós" os criadores são um neurocientista e um físico onde usam base científica para coletar entrevistas de quem teve EQM (experiência quase morte) e acaba sendo muito interessante os relatos, e com a inclinação da ciência tentar explicar essas experiências coletivas
Li esse livro há cerca e um ano e meio. Muito bom! O interessante é que cheguei a ele em virtude da participação do Wiseman naquele programa chamado Truques da Mente, apresentado pelo Jason Silva. Recomendo demais, também.
Eu sou professor de piano percebi que nos estudantes esse fenômeno de "ensaio" que antecede os movimentos com os dedos a ponto de poder antecipar se a digitação seguinte está "correta".
Acho importante ressaltar que a contestação do espiritismo por cientistas não é novidade. Para não parecer que somente tempos depois "a" ciência conseguiu desvendar o espiritismo ou que a ciência teve ou virá sempre a ter um posição homogênea sobre a explicação desses eventos, ou mesmo que de repente apareceu um cientista e refutou. Já na época em que o espiritismo se tornou popular na França, no século XIX, haviam cientistas que constestavam os fenômenos, cada qual apresentando um hipótese a fim de explicar os fenômenos de outro modo. O mesmo ocorreu com a publicação das obras de Allan Kardec, tanto que há várias respostas do mesmo aos cientistas céticos da época. Contudo, é preciso dizer que também cientistas aprovaram esses fenomenos na época, um exemplo é o físico e químico William Crookes (que também investigou as irmãs Fox) e o astrônomo Camille Flammarion. Assim, se Faraday é o exemplo de autoridade para constestar, Crookese e Flammarion são contra exemplos para aprovar. É importante notar que várias interpretações disputavam o status da verdade sobre os eventos chamados de espíritas e mesmo entre cientistas não havia consenso absoluto, assim como nunca houve nas ciências, o que é normal. Acreditar que a ciência pode explicar completamente um evento como se estivesse mais próxima da ''realidade' em si', independente do interesse do cientista é apenas uma crença injustificada. Seria dizer que a mecânica quantica está mais próxima da "realidade" do que a mecânica clássica. Aliás, a conclusão de (um) cientista aqui citado sobre livre arbítrio não é consenso entre neurocientistas. Há vídeos do Noam Chomsky sobre isso, contestando essa conclusão. Em suma, relatos baseados em argumentos de autoridade não são suficientes e conclusivo, assim como não devemos tomar hipóteses científicas como dogmas ou como infáliveis.
Cauim Ferreira, parabéns por suas palavras e a visão fora da caixinha que você demonstra com elas. Com o pouco conhecimento que tenho sobre as ciências no geral e o pouco que li sobre as religiões e o comportamento humano ao longo da história, tenho a percepção de que o dogmatismo parece ser uma inclinação natural das pessoas. As religiões foram responsáveis por muitos equívocos na história, assim como a ciência também foi. Mas religião e ciência não são entidades autônomas, mas sistematizações de pensamentos fundadas em princípios ou dogmas humanos, embora muitas vezes um princípio, ainda que invocado para explicar um fenômeno científico, não passe de um dogma travestido de racionalidade. Percebo que no You Tube muita gente invocando racionalismo, dedica boa parte do seu tempo atacando o Espiritismo, lançando sobre as pessoas que o adotam como caminho religioso um olhar de desprezo, como se quem segue o Espiritismo ou qualquer denominação religiosa fosse desprovido de razão. Criticar um sistema de pensamento pelos equívocos metodológicos e cognoscitivos do passado, representa outro equívoco metodológico em um andar em círculos. As ciências (no sentido tradicional da palavra) já estabeleceram a esfericidade dos átomos, a forma plana do nosso Planeta e outras concepções que depois, viu que não eram modelos plausíveis para solução de outros problemas. Pensar que as ciências têm resposta para todos os problemas é fechar os olhos para a realidade. O Espiritismo praticado segundo a visão progressista de Allan Kardec é um sistema racional de pensamento e os equívocos metodológicos e de concepção de mundo não apagam a fenomenologia que foi o motivo de sua origem. A Física não é menos ciência por terem alguns sábios se equivocado no passado em suas metodologias empregadas ou modelos científicos adotados. Há "verdades" científicas que são adotadas como princípios que não passam, na verdade, de verdadeiras crenças arraigadas; dogmas fundados em evidências não comprovadas. Cite-se exemplo da ideia de que o cérebro cria a consciência. Nada comprovado, mas somente evidenciado pelo fenômeno do correlato neural, embora, basendo-se neste mesmo correlato neural há neurocientistas que contestam o dogma reducionista de que o cérebro cria a mente. Isto com argumentos também convincentes. Aqui não quero defender religião A, B ou C. Apenas destaco que o dogmatismo não faz bem para o progresso da humanidade.Não contribui, nem para as ciências, nem para a religião.
@@marciosilvadesantana136 na atualidade vejo as religões como algo perigoso que bitola o pensamento, o que nao impede que as pessoas se agarrem nelas para encontrar algum tipo de conforto, uma trégua ao mundo que não nos ouve.
@@denise7625 , é claro que isso é um direito que lhe assiste. Muito embora eu veja com suspeição a atitude de espírito tendente a generalismos desmedidos sem que se proceda a um processo metódico de observação e indução. Toda forma de conhecimento é válida se o processo de conhecer obedecer a critérios racionais. A única coisa que combato é o dogmatismo. Este é deletério, vindo de um cientista ou de um sacerdote.
Prof. Daniel, você bem que poderia fazer uma live explicando como são realizadas as "mágicas" das chamadas cirurgias espirituais, assim como as materializações de espíritos que ocorrem no Centro Espirita Lar de Frei Luiz, publicadas em livros e também disponíveis em palestras na plataforma do TH-cam pelo Médico Cirurgião Dr Paulo Sérgio Frutuoso.
Ele não vai fazer. Quando é sério ele não investiga. Suas teorias são repletas de furos que os incautos não percebem. Existem muitas entidades e pessoas sérias de quem esse senhor sequer chega perto. Pessoas como esse senhor tentam desacreditar o Espiritismo desde a sua codificação sem conseguir. Kardec chamava esses questionamentos de sistemas. No O Livro dos Médiuns, Kardec apresenta e contesta muitos desses sistemas. O desse senhor é simplesmente mais um deles. E nem original é. Claro que existem fraudes e enganos, mas isso não invalida o fenômeno real. Se esse livro ensina a pensar que psicografa, peço que ele ensine a psicografar cerca de 411 livros entre romances, poemas e específicos, como o Chico Xavier fez. Cada vez que tentam desqualificar o Espiritismo mais o confirmam.
Ótimo conteúdo!! Bateu a vontade de ler o livro.... Obrigada!! Se couber aqui um relato pessoal.... Este vídeo me trouxe à memória um fenômeno que vivi em certos cultos que é o "cair no espírito" (no popular) ou arrebatamento. Não sei se já viu sobre, mas é um momento em que o espírito santo toca o indivíduo e este meio que entra num estado de transe, pode perder os sentidos e controle sobre o corpo e acaba caindo no chão. Vivi isto e foi realmente algo muito intenso, se tem a sensação mesmo de estar em contato com algo muito superior. Sempre quis explicações para isto. No desenvolver do meu ceticismo e curiosidade sobre o inconsciente comecei a perceber/lembrar que existe todo um contexto, uma música ao fundo de letra muito tocante, uma oração já evocando o espírito santo, um momento de estimulo a repensar a própria santidade, e como de modo geral temos "pecados" (dentro deste prisma de pecado) já rola aquele sentimento de arrependimento e vontade de clamar o perdão e tal. Já sabemos previamente que, dentro desta crença, o espírito santo é fundamental para nos "convencer" dos nossos erros e nos curar para o caminho da santidade. Enfim, rola todo um momento de hiper sensibilização e vulnerabilidade, e imerso em orações e crises de choro a pessoa vive este momento. Percebi tbm num futuro que durante crises de ansiedade e/ou de muita euforia eu tinha sensações muito, mas muito semelhantes àquela, momentos de alto nível de estresse ou adrenalina.... Além dq, se almeja ter este contato com o espírito, é entendido como uma honra, uma "subida de nível" na vida espiritual.... Hoje entendo tudo isso como um conjunto de condicionamentos que favoreceram estas vivências....
Que interessante! Em breve, devo entrevistar o Neuromágico, que tem um repertório ótimo pra explicar essas experiências. Pretendo estudar isso futuramente também... 😉
@@dterenzzo Não sei se acontecem em rituais do Kardecismo, tanto que essa hipótese não foi citada no comentário. No meu caso aconteceu em cultos de igrejas protestantes.
NA PALAVRA "CONSCIÊNCIA" SE EXTRAI A PALAVRA "CIÊNCIA "..... O QUE EU QUERO DIZER É QUE O ENTENDIMENTO HUMANO TEM QUE ESTAR ALINHADO COM AS EVIDÊNCIAS( FATOS REAIS) QUE TRAZ A CIÊNCIA..... CRER SEM VER, SEM NEM CONTESTAR, É MUITO ESQUISITO..... MEU RESPEITO MAIOR AOS ATEUS
Estou amando o seus conhecimentos ! Daniel entao tudo que acontece em nossas vida sao escolhas que ja foram feitas antes por nos mesmos ? Eu passei por uma experiência a pouco tempo que fui totalmente manipulada por outra pessoa e suposta entidades dela a entrar na deternada reigiao dela . Isso pode acontecer ? Agora depois que cai na minha conciencia esta quase acabando a amizade !
Este canal julgar ser científico, porém e unilateral, só aquilo que está de acordo com sua visão. Então, quer ser científico? Use do amplo direito de defesa, convoque um estudioso espírita. Temos Haroldo Dutra, Divaldo franco, e outras. E fácil detratar julgando ser aos olhos da ciência.
Considerando apenas esse tipo de informação, sobre tomadas de decisões anteriores a nossa percepção consciente, acho um pouco precipitado descartar o livre arbítrio, não que ele exista de maneira absoluta, como muitas pessoas defendem, claro que não. Mas acredito que nas janelas onde podemos exercê-lo, ele se dá de maneira diferente as definições mais conhecidas. Por exemplo, uma pessoa que treina artes marciais, terá respostas muito mais rápidas para determinadas situações que pessoas que não são praticantes de artes marciais. Isso porque existiu um treinamento dessa estrutura "inconsciente" que visa facilitar certas reações antes delas se tornarem conscientes. Isso vale para os aspectos morais também. Uma pessoa que tende a ponderar sobre determinados dilemas vai apresentar muito mais rapidamente resoluções para eles do que uma pessoa que nunca pensou a respeito. Assim, o livre arbítrio, me parece apenas ter uma construção mais lenta e elaborada, e não apenas momentânea, como se costuma imaginar.
Respeito todas as religiões e prosélitos, cada um acredita naquilo que quiser, sou da área científica, físico por formação com graduação em instrumentação científica, não acredito absolutamente em religião nenhuma, principalmente "alguns" péssimos líderes que desvirtuaram do caminho do bem , isso em todos os movimentos religiosos, sempre tem um líder macabro,uma minoria, lógico, que corrompem as boas instituições religiosas, que bem sabemos quem são. Gera um incômodo quando converso, com queridos colegas praticantes, que gosto muito, querem me convencer da cientificidade do espiritismo, da harmonia entre religião e ciência e com temas totalmente impossíveis de reproduzir em laboratório,evidentemente com o rigor científico, se atrelam a decodificação,a definição de kardecismo me incomoda. o qual refuto veementemente, e gosto do posicionamento do Dr.Bernardo Lewgoy, que escreveu: como um jargão especializado,portadoras de alta ressonância axiológica, de onde deriva parte dos problemas historicamente enfrentados quando o espiritismo tentou colocar em prática o componente científico dessa relação. Essas manifestações nunca foram evidências da ciência, apenas alguém que escreveu e supostamente classificou como manifestação científica, não é um meio legítimo, distancia-se da razão, sou cético, físico e agnóstico, é uma crença e tem que permanecer no imaginário dos praticantes, são pessoas boas, bem intencionadas, com grandes obras sociais, muito legal, e que merecem todo a liberdade de culto e manifestação das suas idéias, que a democracia oferece. Acredito que a maior religião é a pratica do bem, a caridade e o respeito ao próximo," Utinam vires, quae universum regunt, gravitas, electromagnetismus, vis nuclearis valida et vis nuclearis infirma, nos suis viribus illustrent" (" Que as forças que governam o universo, a gravidade, o eletromagnetismo, a força nuclear forte e a força nuclear fraca, nos iluminem com seus poderes"). Saúde, paz e prosperidade para todos, é o que reamente a raça humana precisa na sua essência.
Somos carne e espírito, o nosso corpo espiritual cresce e se aperfeiçoa no solo do corpo físico. O mundo onde DEUS habita é o Mundo Espiritual, e quem nega o espírito, nega a si mesmo e nega DEUS. Com a queda do homem perdemos esta consciência. Convido à todos para assistir uma conferência sobre o Princípio Divino e saberão à verdade sobre o Mundo Espiritual
Boa Daniel, estou adentrando agora em seus vídeos, estou curioso demais... Sou espiritualista (estudante das religiões e afins) e estou adentrando ao espiritismo este ano, sou biólogo e amante da ciência, quero começar a estudar fortemente a veracidade desses conceitos e práticas espirituais.
vão te chamar de louco aqui no canal kkk, ateus sempre vão atribuir esses fenômenos à problemas psicológicos, ou seja, se não forem eles a dizer algo, vai ser mentira. Acho incrível esse egocentrismo ateísta, ou até mesmo etnocentrismo.
@@douglas29x Esses ateus militantes de internet são a coisa mais chata que existe mesmo, arrogantes e muitas vezes insensíveis com pessoas que tem fé. Note que muitas pessoas que tem muita fé tem uma história de vida triste ou perderam alguém importante na vida e querem acreditar que poderão se encontrar com elas novamente... O mínimo que a pessoa pode fazer é respeitar a dor o outro, eu penso assim.
Ora, tudo que Deus cria está na Natureza, logo, não existe sobrenatural. Sobrenatural é coisa de ignorantes. Até os Fenômenos mais raros e estraordinarios são Naturais. Olha só: Eles são espertinhos, apagam os comentários contrários a opinião banal deles. Fiz comentários citando os trabalhos de grandes homens da Ciência , e as evidências da Imortalidade da Alma e Reencarnação, eles excluem neste canal.
Penso que seria interessante você conhecer a vida de Chico Xavier, pois imagino que não conhece e depois conentar a respeito de que tudo o que foi produzido por ele só existiu na mente dele.
Sou cético em tudo na vida.Mas já pude presenciar fenomeno espiritual indiscutivel.Tive a chance de ter a percepçãp clara porém até hoje não sei como interpretar.
Os espíritas dizem que as ações espíritas está exatamente nisso que a ciência explica, a saber o inconsciente, o nível da consciência, o que há mais do que explica a ciência? O cérebro é determinante em que sentido?
Tem uma série na Netflix “A vida após a morte com Tyler Henry, que é bem interessante, esse médium me pareceu bem convincente por passar informações bem específicas sobre as pessoas que consultam com ele
Um monte de mentiras e teorias absurdas. Provas que a tempos foram refutadas por Kardek e os que junto dele pesquisaram. Desconhecimento dos fatos. Teoria de paranormalidade. O dia que me provarem que a mente humana e capaz de fazer uma mesa levitar no espaco contrariando a lei da gravidade ai acreditatei no tal poder da mente dito por estes teoricos da paranormalidade. Ele dirtorce todos os fatos relacionados com as irmas fox e as mesas girantes.
no meu caso, tenho transtorno bipolar com psicose, tive muitas alucinações e psicoses. Acreditava que era medium ou tinha obsessores. Eu sofri bastante e tive paranoias. Por conta da obsessao e lavagem cerebral que meus avos receberam e passaram para mim :/
Sou cristã presbiteriana e creio em Deus. Não o vejo, mas posso senti-lo. Um conselho para vcs, ateus: Nossa alma é. imortal, creiam vcs ou deixem de acreditar. Um dia, todos enfrentaremos a morte do corpo físico, porém nosso Espírito imortal voltará a Deus, nosso Criador. Nesse dia, não haverá mais oportunidades de vcs o aceitarem. Peço, humildemente em oração por vcs. Que bcs reflitam sobre a perfeição da natureza. Nada foi por acaso. Foi projetado por Deus, artista caprichoso e detalhista. Sonhem suas almas. Ela tem sede de uma água que só Deus pode oferecer.
Eu morria de medo do sobrenatural.🤡 Hoje eu tenho medo é de gente viva, e se eu ouço algo, e vejo q não tem ninguém, eu só falo, "se não for falar os números da loteria, pode vazar". Nunca ouvi os números da loteria p minha tristeza. 😂
Ora, tudo que Deus cria está na Natureza, logo, não existe sobrenatural. Sobrenatural é coisa de ignorantes. Até os Fenômenos mais raros e estraordinarios são Naturais. Olha só: Eles são espertinhos, apagam os comentários contrários a opinião banal deles. Fiz comentários citando os trabalhos de grandes homens da Ciência , e as evidências da Imortalidade da Alma e Reencarnação, eles excluem neste canal.
Tem pessoas que têm sentidos mais sensíveis que captam as partículas invisíveis (tal como um cão que sente o cheiro do corpo humano enterrado a metros de profundidades, cão de investigação policial )
Gostaria de adicionar duas leituras relacionadas a esse assunto. O primeiro é mais na linha do livro PARANORMALIDADE e chama-se "Feiticeiros e Cientistas" de Georges Charpak e Henri Broch. Ele é até bem curto, mas desafia muitas das experiencias consideradas paranormais. Foi o primeiro livro com uma visão cientifica sobre o assunto que vi escrito para o público em geral. É de 2002. O outro fala especificamente sobre o espiritismo. Vai ser um desafio achar, mas vale a muito a pena. "Estudo Crítico Das Ciências Ocultas" de Filipe Machado Carrion. A única edição que achei é de 1943... então boa sorte. Mas ele faz uma análise sobre a literatura espírita, os casos, fraudes e a suposta ciência espírita que viria da revelação sobrenatural, mas que na verdade eram apenas formas de se pensar da época.
Eles são espertinhos, apagam os comentários contrários a opinião banal deles. Fiz comentários citando os trabalhos de grandes homens da Ciência , e as evidências da Imortalidade da Alma e Reencarnação, eles excluem neste canal.
Certa vez , perguntei a um jovem agnóstico com eximio raciocinio matemático e filosófico o que ele achava que ocorria após a morte. Ele me respondeu: Primeiro, pode ser que não haja nada,segundo, pode ser que sejamos condenados a observar eternamente nossa consciência, se boa seria o céu ou se muito negativa seria o inferno ou estão poderia haver a reencarnação. Perguntei entao, o porquê de ele colocar a hipótese da reencarnação como possivel, ao que ele respondeu: Ora, se aconteceu uma vez, significa que há probabilidade de ocorrer novamente Achei muito interssante ele ter colocado a reencarnação no campo da probalidade, que por sua vez esta inserido na Matemática, embora eu também seja agnóstica.
Professor Daniel, as suas observações são muito interessantes, pois de fato buscou fontes bem sérias para desenvolver o conteúdo do vídeo em questão. Parabéns! Sigo as orientações da doutrina espírita e vejo o ceticísmo consciente como um aliado para que o misticismo não tome as rédeas, pois o resultado das mistificações sempre serão ridículos e nada edificante. Realmente concordo contigo quando afirma que o espiritismo se enquadra na questão religiosa e é isso que a doutrina oferece, sendo a ciência uma aliada para que a prática seja lógica. Gostei do conteúdo apresentado, pois cria o contraste das ideias oferecendo a mim a oportunidade de pensar e decidir no que acreditar e no que não acreditar. Assim, obrigado pela oportunidade. Obs. Só uma sugestão em relação ao tema mediunidade: fonte indispensável é o Livro dos Médiuns, obra básica de Kardec. Vai agregar muito nas suas análises, sobretudo sobre o animismo nas diversas formas de comunicações, inclusive nas psicografias. Abraço e sucesso!
Os livros têm sérios problemas de lógica. Cientificidade como conhecemos, não é possível sequer refletir. Eu estudei os livros e eles tentam encaixar absolutamente tudo, dentro de um sistema lógico. É como se todas as respostas para o mistério humano estivesse ali, no sistema esboçado nos livros. Corra disto!
não tem como não imaginar, porque a palavra tem um abitar, a consciência, se eu dou a palavra urso branco, já instalei, e não pode deixar de pensar nele. bom trabalho
Eu acredito que a mente promove experiências sobrenaturais. Mas será que tudo é só a mente humana que cria?. Eu acho que existem alienígenas extracorpóreos e feitos de energia capazes de influenciar as mentes humanas.
Amigo o Professor William Crookes fez experiências científicas para estudar os fenômenos espirituais usando o método científico , esse é um tema interessante e pode lhe ajudar a mostrar as outras pessoas que um cientista usou a aplicação do método científico para verificar se é real ou farsa. Boa sorte e siga em frente .
Bom dia professor! O senhor está usando o exemplo do livro. Mas o senhor já ouviu falar do médium Zé Arigó cujo o nome de batismo era José Pedro de Freitas? Ele foi investigado pelo conselho de medicina de Minas Gerais, ele curou um cientista da NASA além de milhares de pessoas. Cito o cientista da NASA porque é uma pessoas de ciência. Esse cientista reconheceu o médium Zé Arigó e as suas curas como autenticas. Eu chamo a atenção de todos para que pesquisem sobre esse caso! Obrigado pela atenção!
Eu sinto que estou em um ponto de ceticismo que já não há como voltar a crença que um dia tive ... entende isso? Comecei a suspeitar de algumas coisas quando me questionei sobre essa aparência branca de Jesus e Maria .. sobre a data escolhida pela igreja para o Natal .. tantas interferências pareciam mais intenção de controle. Depois, algumas escrituras da Bíblia .. não me faziam sentido .. aos poucos fui questionando a "vaidade" como tratam e descrevem que Deus seja .. fui observando ritos, catequeses .. e tudo foi caindo como um castelo de cartas. Hj me acho no meio do caminho e mesmo que eu quisesse, já não consigo mais voltar.
Olá Ótimo como sempre seus temas SHOWWWWWWW Eu pergunto: O QUE PENSAR DE CHICO XAVIER, MÔNICA MEDEIROS, HAROLDO DUTRA E ETC...Pessoas extremamente comprometidas em ser útil ao próximo e são profundos conhecedores, estudiosos e pesquisadores, como eu tenho precisão na verdade vendo pessoas assim ?
Já que o Daniel talvez não tenha visto este comentário, faço eu questão de responder: para ser pesquisador, o mínimo é ter artigos científicos publicados. Por favor, apresente-os. Obs.: qq coisa, se estiver em revista fechada, só mandar o DOI que o sci hub dá um jeito
Minha mãe ficou em coma por 10 anos por causa de uma tentativa de suicídio. Logo no começo fui num centro espírita pra pedir por ela. A mulher me perguntou porque ela estava em coma, quando contei que era por tentativa de suicídio, a expressão do seu rosto mudou completamente. Ela me disse: "...aí não...Se ela está assim é porque merece....suicídio?" Não desisti, continuei tentando. Fui atrás do tal João de Deus. Com duas idas lá percebi que tinha muita coisa errada, um comércio fora do comum...Quando falei para a dona do ônibus de turismo que não ia continuar indo lá, ela ficou muito brava...Inclusive numa das idas, um bebê chorava muito dentro do ônibus, e as pessoas falavam que tinha um espírito ruim atormentando ele. Só estava cansado pela longa viagem.
Lamento por sua mãe. É triste q sempre culpem a vítima. A pessoa q tenta suicídio, não faz pq quer, faz pq o sofrimento interno e mental é tão grande, q a tentativa de tirar a vida, é a única saida p o desespero dela. Jamais q sua mãe é culpada de alguma coisa. Lamento muito por v e por ela terem passado por isso. É uma irresponsabilidade culpar a vítima de qualquer coisa. Desejo tudo de bom.💟
@@brunocosta524 vc é Grafocopista, se não for, seu argumento não é válido, vi trabalhos com grafotecnica e letras variadas e especialista, tenho um livro de um analisando várias letras, vc dizer que não chega nem perto, ja percebi que vc nunca viu...
@@gleutonoliveira9136 cadê que algum médium já pintou como leonardo da vinci ou michelangelo? essas coisas não existem cara. Assista o canal do Morel Felipe Wilkon, ele já refutou todo o espiritismo
@@fernando4885 Eu não pinto, mas desenho, e ja desenhei pessoas que nunca tinha visto parente das pessoas que estavam no mesmo local do desenho... Morel tem suas razões que vc desconhece, e nem compete falar isso que é particular dele...
Lo mismo que tu comentas sobre la líder que dijo que iba a venir los aliens a recatar a las personas, Elena G White fundadora de los adventistas dijo que Cristo venía el 22 de octubre de 1844 y Jesús no vino. Pero la iglesia adventista no se disolvió, hoy crece
Oi, depois desse vídeo fiquei querendo saber o que você pensa daqueles médiuns que acharam os corpos de pessoas a$$a$$inadas nós Estados Unidos? Alguns policiais consultam essas pessoas para ajudar desvendar o caso. Isso me deixa encucada. Obrigado.
A teoria do efeito ideomotor poderia explicar quando há contato físico entre o objeto e o corpo do médium, o que não é a regra. E quando o movimento provém de áreas subcorticais do cérebro, do subconsciente, esse movimento se aproxima de um espasmo, reflexo, ou quando mais complexo, a um ato-falho, como Freud esclareceu em seus estudos, mas não movimentos semelhantes aos movimentos voluntários, piramidais, dotados de intenção e portadores de narrativas e conceitos complexos.
Uma pessoa foi assassinada e a mãe dela ao ir num médium recebeu uma mensagem da filha dizendo o que aconteceu, como foi o assassinato e inclusive desenhou uma mão com o sinal que ela fazia como é que o médium sabia se ele nunca viu a mãe da moça? Nem tudo é charlatanismo o que acontece é que coisas sérias são comprometidas por causa de charlatões. Obs.: a assassina já havia sido localizada e presa
Mano simplesmente não tem como provar qualquer experiência paranormal pois elas não se tratam de algo material. O que podemos sim é provarmos contradições de charlatões mas outras coisas extra humanas ... ngm pode provar.
Eu sou cética e racional. Procuro a lógica para entender esses fenômenos. Mas, passei por uma rasteira tão absurda na vida, em janeiro/23 (perda financeira de uma vida por conta do meu marido e a internação do meu filho em estado grave no hospital) que sim, eu fui sozinha a um terreiro pela primeira vez na vida, sem nem saber o que ver e o que falar. Eu só observava. Quando eu fui atendida por um erê (eu sabia apenas que era uma gira de crianças) eu pensei em levar um bolo de chocolate, mas como eu não sabia se podia fazer isso, eu levei 2 barras de chocolate. E ao oferecer o chocolate para o erê ele me perguntou “por que você não trouxe o bolo de chocolate?” 😮😮😮😮😮 E agora? Como explico isso, Daniel? Em seguida, ele me perguntou o que me trazia ali. Eu não consegui falar, porque eu comecei a chorar. Toda aquela fachada de racional durona se desfez na frente dele e eu desagüei em lágrimas, incapaz de falar uma palavra sequer (sou advogada). Ele me pediu apenas para segurar em uma bola de futebol e ele girava a bola pra cá e pra lá. Tudo em silêncio. Ninguém ali me conhecia. Um minuto depois, ele começou a dizer: pare de brigar com o seu marido, vai ficar tudo bem, tenha paciência, ele tem a cabeça na lua, ele fez o que fez tentando acertar, mas, como não acertou, ele escondeu o problema de vc, mas agora, a caçadora da casa vai ser você. Vc só precisa ter paciência e fé. Ele falou mais coisas. Tudo que ele falou aconteceu. Tudo que ele me pediu, eu fiz. Depois disso, eu passei a dormir, a ter esperança e tudo se ajeitou em basicamente 1 ano. Esse lance de ser caçadora tem a ver com Oxossi (na época, eu nem conhecia esse nome, nem sabia o que era). E agora, descobri que sou “filha de Oxossi” (as aspas é porque me sinto meio ridícula afirmando que sou filha de um orixá). Olha, dá um calorzinho no coração saber que existe uma família espiritual que nos ajuda quando estamos necessitados, mas até hoje eu me pergunto: isso tudo foi apenas uma coincidência? Existe espírito mesmo? Será que os médiuns estão atuando ou estão de fato em contato com os espíritos? No decorrer deste ano, sonhei com entidades que eu desconheço o nome, como cigana Esmeralda, Vovó Cambinda e Exu Tatá Caveira. Daniel, eu simplesmente não conheço esta galera. Como esses nomes podem aparecer na minha mente? Não faço parte de religião alguma, não me vejo parte de grupo religioso algum, nem futebol, nem nada. Gosto da liberdade de não estar atrelada à nada e estou sempre questionando e estudando o máximo possível (porque sou desconfiada, cética e racional demais, totalmente São Tomé).
Tudo isso é papo furado pra chamar você pra seita deles. Não se deixe enganar!!! Eles sempre atraem as pessoas no momento que elas estão mais desesperadas com esse papinho genérico, é pura engenharia social. Fique longe da Umbanda. Já fui dessa turma há anos e isso é um grande engano.
Oxossi não existe. É um deus falso, uma entidade pagã inventada pelos Africanos. Criatura das lendas que nem Saci-pererê. Eles vão induzir você a acreditar em coisas de faz de conta. Mediunidade também é outra mentira. É apenas um transe hipnótico induzido pela fadiga, as supostas "incorporações" são puramente expressões da psique dos mediuns, não existe nada de sobrenatural aí. Os mortos estão mortos, não é possível comunicar-se com eles.
Você fica ouvindo supostas mensagens de Tata Caveira, há quanto tempo você frequenta esse centro de Umbanda? De repente você ouviu eles em algum lugar mas não se lembra. Os guias da Umbanda fazem parte do imaginário da cultura nacional. Com certeza ficou guardado no seu subconsciente mas você não se lembra. Muitos desses supostos fenômenos espíritas são manifestacoes da psique humana. Espiritismo no começo parece ser uma coisa racional, lógica, mas é pseudo ciência do Século XIX.
Com este canal e fazendo terapia estou descobrindo que " minhas visoes" eram tudo criados pela minha mente....confesso que estou com a minha fé bem abalada....e se Deus está dentro de mim? Não sei se isso me conforta ou me assusta... Sou uma pessoa de curto conhecimento...por muitos anos , uma vida sempre me apeguei muito " no sobrenatural"....e saber que minha mente foi capaz de reproduz visões, vozes, cheiros e ect...confesso que me abalou... Acredito que ciência e religião não andam de mãos juntas...mas fiz uma pequena pergunta nos estudos doutrinários.... Com que base podemos afirmar que o espiritismo é ciência? Não recebi uma resposta plausível ainda.... Vou estudar muito ,mesmo que eu tenha uma dificuldade no aprendizado....mas parece que qto mais se estuda , menos o " sobrenatural " existe..ouso afirmar que as religiões ainda têm muitos adeptos justamente por falta do conhecimento, a carência que temos em acessar a educação...uma boa noite a todos... ..
Eu acho que isso tudo prova que 99% do que ocorre, não tem nada de “sobrenatural”, e tem muita fraude no meio, mesmo que existam pessoas sinceras nessas práticas. Mas como cético que sou, não acho que ainda consigamos explicar 100% tudo, sobre todos os casos e situações. E embora 99% dos casos não sejam “espíritos” isso não prova que em 1% dos casos realmente sejam, de fato. Ou seja, a generalização é burra. Apesar de sempre questionar e estar aberto a entender tudo isso, materiais científicos nos ajudam a desmistificar “a maior parte” dessas experiências (mas não todas). Então isso nos ajuda a evitar o máximo possível desses enganos. Parabéns pelo canal e pelo vídeo. Um abraço
Penso parecido. Não consigo afirmar categoricamente que esses contatos espirituais não ocorrem. Mas, se ocorrem, são coisas altamente raras de ocorrerem.
Daniel me convida pra falar sobre minha experiência de ser ex ateu!🤣 Hoje sou espírita! Gosto muito do conteúdo de seu canal! Parabéns! Me ajudam a fortalecer as convicções que tenho á respeito dessa doutrina! Obrigado! Abraços!
@Prof Daniel Gontijo excelente explicação, gostaria de indicar um programa na Netflix chamado Miracle do Derren Brown, o cara é psicólogo e mentalista nem vou comentar muito, o interessante é que ele discrimina o que é mágica e o que é truque, mágica é quando vc vai num show e o mágico não te conta o segredo, o truque ele fala o que vai fazer e depois explica. O daora é que ele mostra o quanto não temos controle dentro de nós mesmos, do que a gente acha que tem e aí é que o pensamento não científico mora, e aí é que a pseudociência se aproveita para conseguir fazer mais sucesso que a própria ciência.
Quando vc falou não pense em um urso branco -dei uma tacada de mestre e vc não me pegou -pensei instantâneamente em um urso preto -fui mais rápido com o cérebro e o urso branco não apareceu !
Meu caro Daniel. Eu era descrente no Espiritismo, nas após ver um vídeo seu sobre aS psicografias de Chico Xavier, mudei meus conceitos. Estou me referindo a um vídeo onde uma pessoa discutia a grafia de uma psicografia de uma mulher italiana. Sou professor de italiano pela USP, vivi alguns anos na Itália, aquilo que eu li me surpreendeu. UMA PESSOA COM O QUARTO ANO PRIMÁRIO DO INTERIOR DE MINAS NÃO PODERIA SABER ESCREVER ITALIANO, ISSO NÃO TEM EXPLICAÇÃO NA CIÊNCIA. A pretensa subscritora é uma senhora italiana nascida no começo do ´século XX, época em que a Itália era pouco desenvolvida, enfim, o nível de instrução dela era baixo. O ITALIANO É UMA LÍNGUA DE ELEIÇÃO, NA VERDADE A ITÁLIA NASCEU COMO PAIS EM 1861, POR CONTA DISSO ERA E AINDA É UMA SÉRIE DE PEQUENAS CIDADES, QUE TEM INCLUSIVE LINGUAS PRÓPRIAS, DIGO LÍNGUA PORQUE DIALETO NÃO É APROPRIADO, POIS UMA PESSOA FALANDO NAPOLITANO EM ROMA, É IGUAL UMA PESSOA FALANDO ALEMÃO, É MUITO POUCO INTELIGÍVEL, ALÉM DO SOTAQUE, HÁ DIFERENÇAS DE LÉXICO E GRAMÁTICA. O ITALIANO IMPOSTO PELO GOVERNO ITALIANO EM 1922 É O FIORENTINO, TODAVIA, HOJE É MUITO COMUM HAVER FALANTES DE “DIALETOS”. MINHA FAMÍLIA ERA DO SUL DA ITÁLIA, EU PENSAVA FALAR ITALIANO, LEI UM CHOQUE NA USP, DEPOIS FOI MAIOR AINDA QUANDO EU CHEGUEI EM ROMA, DEMOROU ALGUM TEMPO PARA EU ME ACOSTUMAR COM O “DIALETO ROMANO”. ERROS NO USO DA DOBRA DE CONSOANTES SÃO COMUNS ENTRE Os ITALIANOS, PRIMEIRO PORQUE NÃO EXISTEM REGRAS, TEM QUE DECORAR, DEPOIS DEPENDE MUITO DA REGIÃO EM QUE SE MORA. NO SUL O ITALIANO DO “GOOGLE” COMO O SEU CONVIDADO USOU, NÃO É COMUM NO COTIDIANO. VOU DAR UM EXEMPLO, NO ITALIANO TEM UM PASSADO PRÓXIMO, QUE EQUIVALE AO NOSSO PASSADO PERFEITO DO INDICATIVO, ELE É FORMADO PELOS VERBOS ESSERE (SER) E AVERE (TER), MAIS O PARTICÍPIO PASSADO DO VERBO PRINCIPAL. O ESSERE É USADO PARA VERBOS INTRANSITIVOS E O AVERE PARA VERBOS TRANSITIVOS, ALÉM DO ESSERE SER USADO ANTES DE VERBOS REFLEXIVOS, TODAVIA, NA PRÁTICA NO SUL DA ITÁLIA SE USA O VERBO AVERE, POIS NA FALA AS REGRAS SE PERDEM, IGUAL NO PORTUGUÊS O FAMOSO “AGENTE VAMOS” “NOIS VAI” E OUTROS ABSURDOS. ENFIM, TEM ERROS NA PSICOGRAFIA, SIM TÊM, MAS SÃO ERROS QUE OS ITALIANOS COMETEM. NÃO É POSSÍVEL HAVER FRAUDE, QUANDO CHICO XAVIER, USA O “CHE”, QUE EM ITALIANO EQUIVALE A PALAVRA “QUE” EM PORTUGUÊS. USA OS ARTIGOS EM ITALIANO NO MODO CORRETO ELE ESCREVE “FAMIGLIA”, O “GLI” EM ITALIANO EQUIVALE AO “LHI” EM PORTUGUÊS. A PALAVRA “THERESA”, POR SER ESTRANHO AO ITALIANO STANDART, PORÉM MINHA MÃE SE CHAMAVA “MATHILDE”, É ESCRITA TÍPICA DO SUL, POIS NO ATÉ O “BOOM” DA ECONOMIA ITALIANA EM 1960/1970, A TAXA DE ANALFABETISMO OU DO ELEMENTAR (4º ANO PRIMÁRIO) ERA REGRA, PRINCIPALMENTE, NO SUL ITALIANO. Enfim, reveja essa matéria, pegou muito mal para quem conhece um pouco da língua italiana. ERA IMPOSSÍVEL PARA UMA PESSOA DO INTERIOR DE MINAS, COM O 4º ANO PRIMÁRIO, ESCREVER AQUILO QUE EU LI. OS ARGUMENTOS DO SEU ENTREVISTADO SÃO FRÁGEIS. O ITALIANO PODE PARECER COM O PORTUGUÊS NA FALA PARA O LEIGO, PORÉM É MUITO DIFERENTE E É UMA LÍNGUA DIFÍCIL PARA SE ESCREVER REGULARMENTE. DOU EXEMPLO: MATO GROSSO É UM ESTADO BRASILEIRO, SE ALGUÉM FALAR “MATO GROSSO” PARA UM ITALIANO ELE VAI RIR, POIS QUER DIZER “LOUCO GRANDE”. E COMO EXPLICAR O USO CORRETO DO PLURAL, “CARO” NO PLURAL É “CARI” EM SUMA, OU O CHICO XAVIER COPIOU A CARTA DE ALGUÉM OU ENTÃO NÃO FOI ELE QUEM A ESCREVEU, MESMO PORQUE COM UM MONTE DE ERRO, UM BRASILEIRO PARA ESCREVER IGUAL A ELE, TEM QUE ESTUDAR PELO MENOS 3 SEMESTRE DE UM BOM CURSO DE ITALIANO. NESSE TEXTO HÁ ERROS DE PORTUGUÊS! VANDERLEI SPINIELLO 12/06/2023 POÇOS DE CALDAS
Olá professor! Há sempre uma pergunta intrigante? Se Chico Xavier não psicografou 412 obras,por tanto as obras seriam dele próprio,vendendo milhões de obras( não ficando com nenhum centavo).Porque Chico Xavier não ocupou nenhuma cadeira na academia de letras? O senhor conhece o sonambulismo provocado realizado por Magnetizadores no Brasil? Nesta atividade os sonâmbulos saem do corpo e conversam naturalmente como os Magnetizadores falando sobre doenças,ambientes mesmo estando em deitados! O senhor conhece os fenômenos extraordinários que aconteciam com Chico Xavier relatados por centenas de pessoas,jornalistas, céticos e outros? Psicografias por exemplo que se poderiam ser lidas de frente a um espelho? O senhor poderia falar dos trabalhos científicos de Ernesto Bozzano,Charles Richet,Gustavo Geley sobre a existência dos espíritos? Grande abraço!
Recomendo assistir o canal QUESTIONANDO O ESPIRITISMO. Lá fala de Chico Xavier tb. O dono do canal foi espírita por mais de 20 anos inclusive sendo dirigente de 2 centros.
Porque pra entrar na ABL não é simplesmente por quantidade de livro vendido - com todo o respeito - por essa lógica, o Felipe Neto seria um imortal da ABL.
os espiritas se apegam demais aos livros deles, dai quando vc os refuta eles sempre falam vc não leu tal obra como vc pode refutar rsrs, eu nunca li nenhum livro de cientologia e sei que é bobagem, espiritismo é igual qualquer outra religião, na teoria funciona é tudo bem encaixadinho, mas na pratica não funciona nada
Danilo vectores É necessário separar o movimento espírita (igual a todos os outros movimentos humanos) da doutrina espírita. Isso vale para toda e qualquer atividade humana ( religião, filosofia, política, etc). Allan Kardec incentivou o estudo da divergência e sempre buscar outras opiniões na busca pela verdade, pois essa é a postura de um cientista. O que os espíritas fazem desses ensinamentos é de responsabilidade de cada indivíduo. Por isso, eu sempre sugiro de estudar o corpo doutrinário antes de criticar e debater. Abraço
Sem ler e conhecer a obra, fica igual o pessoal que diz que Paulo Freire é culpado pela baixa educação da nossa população sem nunca ter lido um livro dele
As premissas essenciais do espiritismo como a existência de Deus, espíritos, reencarnação, livre-arbítrio etc nunca foram demonstradas reais. Logo, tenham 30 ou 3000 livros, partindo dessas premissas, não valem nada.
@@MandarimTupiniquim coloque no Google "UFJF Jair Presente estudo de caso" . Tem tb os estudos publicados em livros do DOPS, departmento da Universidade de Virginia. Tem muito estudo serio nessa area, amigo, apresentando fortes evidencias de que há algo aí
Gostei de seu vídeo, boa explanação, mas referente á história das irmãs fox faltou apenas um detalhe que faz toda a diferença, Só 56 anos mais tarde foi feita uma descoberta que provou que alguém realmente havia sido enterrado na adega. Tal descoberta foi feita por meninos de escola que brincavam na adega. O dono da casa, Sr. Hyde, constatou o esqueleto humano quase completo era mesmo do mascate Charles Rosma. Ossos e uma lata que pertencia ao vendedor. Era o esqueleto, agora quase completo. Entre a terra e a parede. Esta é a prova que comprova a veracidade da história das irmãs Fox, a prova essencial que não foi colocada em questão no vídeo, sem essa prova o espiritismo não teria avançado uma década sequer, mas segue firme e forte como uma ferramenta importantíssima de construção do eu e de aprimoramente moral do ser. Grande abraço. “O Espiritismo e a ciência se complementam um pelo outro. A ciência sem o Espiritismo se encontra na impossibilidade de explicar certos fenômenos unicamente pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a ciência lhe faltaria apoio e controle. O estudo das leis da matéria deveria preceder ao da espiritualidade, porque é a matéria que fere, primeiramente, os sentidos. O Espiritismo, vindo antes das descobertas científicas, teria sido obra abortada, como tudo o que vem antes de seu tempo”.
As questões do Espírito, não pode ser estudada ou verificada pela ciência tradicional que conhecemos, pois a ciência tradicional não está preparada para isso. As questões espirituais dependem da vontade dos espíritos. Cada um no seu quadrado . Respeito a todos , mais acho um erro duvidar das coisas que não temos a mínima ideia de como funciona.
Eu gosto muito de questionamentos, mas precisamos nos embasar para isso. Te recomendo o livro KATE KING escrito por Willian Crookes, famoso cientista com prêmio em química. Depois que vc ler gostaria muito que me desse sua opinião. Mas primeiro leia a biografia do autor, e vc saberá um pouco sobre a inteligência dele. Mas gostei do perfil do seu canal.
SEJA MEMBRO: th-cam.com/users/danielgontijojoin Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 2) Ter seu nome mencionado na Lista de Agradecimentos; 3) Receber cupons de 25 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudo ministrados mensalmente por mim; 4) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim. Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar um membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin GRUPO DE ESTUDOS “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas?”: www.sympla.com.br/grupo-de-estudos-por-que-as-pessoas-acreditam-em-coisas-estranhas__1101278 PALESTRA “Religiosidade e depressão: o que a ciência diz sobre essa relação?”: www.sympla.com.br/religiosidade-e-depressao-o-que-a-ciencia-diz-sobre-essa-relacao__1095936 CURSO “Religião, espiritualidade e saúde mental”: www.sympla.com.br/religiao-espiritualidade-e-saude-mental__1083545 LIVROS MENCIONADOS: - “Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião”, de Sam Harris: amzn.to/327uB50 - "O mundo assombrado pelos demônios", de Carl Sagan: amzn.to/3284OKV - “O que é o espiritismo”, de Allan Kardec: amzn.to/2XDuU5n - "Paranormalidade: por que vemos o que não existe?", de Richard Wiseman: amzn.to/32EaAUL - “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas”, de Michael Shermer: amzn.to/2IrMyVT - “Sobre ter certeza”, de Robert Borton: amzn.to/35zKiEi MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Tem uma música que fala sobre isso, dois irmãos conversando e um não acreditava. Portanto seu irmão foi morar longe dali, e uma certa noite qdo deu meia noite um relógio que há anos estava parado bateu 12 badalada! O homem se arrepiou e lembrou do irmão que disse que lhe avisaria se caso ele morresse! Pela manhã chegou a notícia que a meia noite seu irmão tinha morrido!
Por gentileza fale sobre as experiências de Willian Crookes como provas da existência dos espíritos, essa é minha última tentativa de acreditar no espiritismos @
1) Nunca fui tão besta a ponto de querer mexer com o que eu não conheço! 2) pra que contar suas experiências se nem você acredita no que você viveu?! 3) a ciência ( sua deidade), diz que é por volta dos 15 anos que o adolescente define sua opção sexual… meu lado psicólogo diz que ……
Muito obrigado Daniel. Só tenho que agradecer todo o teu trabalho que você faz de divulgação científica. Confesso que quando conheci teu canal a um bom tempo a trás eu fiquei bem incomodado com seus vídeos kkkk Mas a minha desconstrução e descrença sobre as crenças religiosas e sobrenaturais eu devo quase 100% a você. É muito bom ter um pensamento crítico e isso me ajuda até dentro da faculdade de psicologia que tem muita abobrinha também kkkkk Muito obrigado por tudo. Continue com esse trabalho maravilhoso. Abraço!!!
Cansei de buscar algo além da matéria Talvez seja a maturidade, sei lá, aceitar que esse lugar aqui onde estamos é tudo, e se não for, tb não o saberemos, então, vivamos da melhor forma.
SEJA MEMBRO: th-cam.com/users/danielgontijojoin
Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 2) Ter seu nome mencionado na Lista de Agradecimentos; 3) Receber cupons de 25 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudo ministrados mensalmente por mim; 4) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar um membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin
GRUPO DE ESTUDOS “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas?”:
www.sympla.com.br/grupo-de-es...
PALESTRA “Religiosidade e depressão: o que a ciência diz sobre essa relação?”:
www.sympla.com.br/religiosida...
CURSO “Religião, espiritualidade e saúde mental”:
www.sympla.com.br/religiao-es...
LIVROS MENCIONADOS:
- “Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião”, de Sam Harris: amzn.to/327uB50
- "O mundo assombrado pelos demônios", de Carl Sagan: amzn.to/3284OKV
- “O que é o espiritismo”, de Allan Kardec: amzn.to/2XDuU5n
- "Paranormalidade: por que vemos o que não existe?", de Richard Wiseman: amzn.to/32EaAUL
- “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas”, de Michael Shermer: amzn.to/2IrMyVT
- “Sobre ter certeza”, de Robert Borton: amzn.to/35zKiEi
MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
MEUS EQUIPAMENTOS:
Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Qual a explicação mais racional quando o médium escreve com a letra da pessoa que faleceu??
Vídeo muito bom, porém há outros pontos de vista
th-cam.com/video/hjffhpwaMLk/w-d-xo.html
@@gleutonoliveira9136 nao sabe nada figue calado e melhor que falar gue nao sabe se acha o dono da verdade nao sabe nada do que fala seu idiota vai estudar mais a fundo sobre do g esta falando☺😆😉 kkkk
Aew Prof , Olá . Já que vocês do canal entrevistam tantos "ex" (só não "ex ateus") , eu queria propor uma entrevista comigo representando a "counterpart" de um EX CIENTIFICISTA . Posso dizer que tb sou ex Agnóstico (ao menos fui isso entre meus 18 e 19 anos) e ex Evangélico , mas eu quero colocar contra a parede o mito de que a ciência é "incorruptível" , "infalível" e "sempre 100 % honesta" , algo que eu aprendi a duras penas a partir de 2016 .
Então , fico no aguardo por um contato , esses são os 2 e - mails que mais uso : zegonzales@gmail.com e elektrokution@protonmail.com . SEMPRE dê ouvidos a ambas as partes , por que O YIN NÃO É SEM O YANG . !!! Salve !!! . Aguardo por um contato .
Isto tudo é uma tremenda baboseira, por alguém que infelismente faz disto tudo profissão. E o absurdo que consegue seguidores! Os praticantes como também os que seguem são pobres de espírito e mal sabem o que fazem! Contestadores de Jesus que se comprometem espiritualmente pelo desrespeito ao mestre do amor e da caridade e estudarem espiritismo descobriram as consequências espirituas destas ações. Boa sorte aos sabichões infiéis!
Eu sou diagnosticado com esquizofrenia. Eu tive uma alucinação na minha juventude, um jovem casal dançando valsa pra mim. Eu não acredito que tenha sido espírito. Hoje eu compreendo que foi uma lembrança da minha infância que estava lacrada no meu subconsciente e veio se manifestar no consciente.
Vou dar mais um depoimento. Minha mãe estava com câncer e me aconselharam a pedir, no centro que eu frequentava, uma mensagem dos espíritos para minha mãe. Eu fui espírita por dez anos, mas o lance da mediunidade e de espíritos nunca foi muito a minha praia, eu gostava mais das palestras com cunho psicológico do tipo auto-conhecimento, já que esse é meio que um lema espírita baseado na frase cunhada no oráculo de Delfos, que Sócrates usou e o Espiritismo aderiu: conhece-te a ti mesmo. Mas eu fui pedir a tal mensagem e, para minha surpresa, eu tinha que preencher um formulário dizendo para quem eu estava pedindo a mensagem, sexo, idade, motivo etc. Uma luzinha acendeu e eu pensei: ora, se é um espírito que vai dar a mensagem, por que tantos detalhes? Lógico que quando chegou a mensagem ela veio do tipo genérico: filha, tenha força blá, blá, blá...
Foi uma ótima observação cética! 👍
O espírito ficou com preguiça de procurar informações kkk
@@treves489 😅
Olá Rogéria. Em relação ao seu depoimento, muito interessante. Analisando a mensagem que você recebeu de forma lógica (conforme os ensinamentos da doutrina espírita) caso ela tenha sido de fato uma comunicação mediúnica, está dentro das especificações sérias e responsáveis, pois não foram apresentados dados extravagantes. Lembrando sempre que os espíritos somos nós mesmos, com os infinitos graus de adiantamento. Assim, necessário é não definir espírito como um ser onipotente e onipresente. São apenas espíritos em desenvolvimento e que necessitam de dados e disciplina.
@@allanmartins1680 então qual a finalidade da comunicação? Qualquer pessoa viva que tenha um mínimo de sanidade psicológica, vivência, experiência, bom senso etc é capaz de dar um bom conselho. Para quê recorrer a espíritos como nós? No entanto, você está correto, porque a mensagem não partiu de nenhum "espírito" que já morreu, mas do "espírito" do próprio "médium".
Uma das coisas importantes que a psicologia me ensinou foi desconfiar de qualquer percepção. Aprendi que muitas vezes não conseguimos reconhecer a realidade. Faz-se necessário testar o que percebemos e sabemos.
Resumindo: a mente cria tudo e, confirma tudo aquilo que ela acredita! Lembrei-me dos ensinamentos de Joseph Murphy, ao assistir a esta live. Sim, tudo muito genérico nesses médiuns "adivinhos"... Gratidão.🙏😃
Cresci dentro do Espiritismo Kardecista. Me recordo de aprender a história das irmãs Fox. Comecei a questionar a medida que percebia que sempre tinha uma vírgula, uma desculpa para as evidências que faltavam. Tipo, psicografia, geralmente se faz um evento com o médium, muitas pessoas pedem a carte de algum ente querido. Poucas que recebem alguma carta e a desculpa era sempre que "a ligação vem de lá pra cá" , ou seja, o espírito que decide entrar em contato. Além disso, vc ficava horas num evento com muitas pessoas aguardando o trabalho da psicografia, nisso vc ia conversando com os outros, contando sua vida e dai pra tirar algumas informações de alguém fica bem fácil. Mas além disso, sobre as explicações da teologia da doutrina e etc, sempre tinham esquivas que não me satisfaziam. Um ponto positivo é que, embora dizem que a ciencia pode confirmar a doutrina (o que é falso, o espiritismo tende a não questionar a ciência, eles aceitam as descobertas e teorias . Nunca ouvi falar de criacionismo dentro do espiritismo, por exemplo, porém distorcem a teoria da evolução assumindo que evolução significa avanço, melhora, quando na verdade é apenas mudança.
Eu fui espírita por dez anos e estudei muito, dei aulas, passes de "cura" etc e tal, até que... as perguntas vinham e não tinham resposta adequada. Fui estudar outros assuntos, como psicologia, sociologia, filosofia... e então a coisa só piorou, ou melhor, melhorou, porque me livrei dessas crenças tolas, que não resistem à mais simples pergunta.
Falou só merda, espírita que não estuda dá nisso.
@@rogeriasouza5976 eu fui espírita desde criança, levada por minha mãe aos 6 anos. Não me envolvi como você de trabalhar, porém ao começar estudar filosofia, política e todas essas outras Ciências com C de maiúsculo, também vi que tem muita coisa que os espíritas não respondem, ou sempre acham uma "explicação" do tipo não estamos preparados para entender isso. Pulei fora.
@@cybellearaujoo parabéns!
Acredito que está ciência se refere ao ínicio do livro. Século 19, bem diferente para o seculo 21. Tabuleiros, copos, movimentação de mesas são fenomenos, isto não ocorre na doutrina ela analisa toda comunicação, grava, não é necessário existir mesas. Psicografias direcionadas kkkk, só Chico Xavier, essas mensagens devem ser ignoradas. Iniciei os estudos doutrinários com uma professora universitária federal altamente critica. Primeiro ela estudou todas as obras de Kardec, depois foi desmoralizar o Divaldo. Usou toda a sua análise critica e não conseguiu indentificar nenhum problema. Tudo é relativo. Nada é absoluto. Devemos usar toda análise critica. O papo para cartomocistas e outros é isso q vc fala.
Professor, sou uma grande admiradora do seu canal, pois me considero uma pessoa muito contestadora.. e foi por ser assim, que há 12 anos sai do Catolicismo e me tornei Espírita. E em relação às contestações que vcs fazem e as dúvidas que vcs levantam em relação à veracidade das comunicações mediunicas... o que dizem à respeito das cartas psicografadas???!!! Eu mesma perdi uma filha de 1 ano, meu pai de câncer e minha mãe. Recebi cartas incrivelmente reais.. com detalhes extremamente íntimos.. já participei de sessões mediunicas em que presenciei psicografias inacreditáveis e sou testemunha de que a pessoa que recebeu nunca tinha ido até lá.. Chico recebia cartas e cartas.. centenas.. milhares .. enviadas à pessoas que nunca tinha visto antes. Cartas com detalhes familiares intrinsecamente íntimos..Como explicar esses fenômenos então?? Gostaria muito de ouvir a sua e a opinião de quem lê
Ora, tudo que Deus cria está na Natureza, logo, não existe sobrenatural. Sobrenatural é coisa de ignorantes. Até os Fenômenos mais raros e estraordinarios são Naturais. Olha só: Eles são espertinhos, apagam os comentários contrários a opinião banal deles. Fiz comentários citando os trabalhos de grandes homens da Ciência , e as evidências da Imortalidade da Alma e Reencarnação, eles excluem neste canal.
@@pedrosortv estou até agora aguardando uma resposta coerente deles a respeito da minha pergunta..rsrs
@@gislenetavares7149 havia postado textos bem legais, com vários nomes de cientista que pesquisam e demonstram evidências da Reencarnação, e o dono deste canal excluiu, é ecoertinhos ele, enganando as pessoas, com o fanatismo ateu.
@@gislenetavares7149 eu estou no Facebook com 2 perfis, me visite.
@@gislenetavares7149 simplesmente não existe resposta exata para o espiritismo, muitos mistérios entre o céu e esse mundo que nunca vão saber explicar. Caso contrário, qualquer coisa que tentam afirmar diferente disso, é enganação...
Adorei!!! Eu gosto muito do Faraday, porque sou física e ele foi um físico especial, mas não conhecia esse experimento para achar a direção da força que move a mesa e refutar a presença de espíritos. Muito obrigada por mais um excelente vídeo!
Valeu, Adriana! 😊
Isso e mentira dele. Esse experimento foi refutado por kardek e demais cientistas da epoca
Como é difícil desconstruir nossas certezas.
Você prefere negar o que esta em você. Por medo da Verdade que está em você mesmo e nao tem como negar. O tempo te revelará.
Acredito que existe algo além da existência física, ms não é divino ou espiritual ou sobrenatural, ms algo a ser estudado de forma racional e científica, se comprovado ótimo se não ótimo também, o importante é esclarecer a questão racionalmente livre d dogmas religiosos ou opiniões pessoais parciais👍
Perfeito. O DOPS, um departamento da Universidade da Virgínia, está fazendo isso
Ciência? Essa ciência precisa avançar muito, não tem nem capacidade de explicar a o universo e curar doenças, veja lá coisas espirituais.
Faz sentido. É preciso efetuar averiguações. Mal não faz. Só faz bem. É sempre bom sermos questionadores e não aceitarmos a opinião de outro só pq é crente.
A existe simmm,acorda,levanta e anda,isso é real.
@@marcostadeusilva375não
Para quem se interessa veja o canal: "afinal oque somos nós" os criadores são um neurocientista e um físico onde usam base científica para coletar entrevistas de quem teve EQM (experiência quase morte) e acaba sendo muito interessante os relatos, e com a inclinação da ciência tentar explicar essas experiências coletivas
Obg
Gostei muito da indicação
Acredito na vida após a morte
Trabalho muito sério! Acompanho eles.
Li esse livro há cerca e um ano e meio. Muito bom! O interessante é que cheguei a ele em virtude da participação do Wiseman naquele programa chamado Truques da Mente, apresentado pelo Jason Silva. Recomendo demais, também.
Vou procurar. Valeu!
@@DanielGontijo Já fez parte do catálogo da Netflix, mas atualmente está fora.
Eu assisti Truques da mente e adorava. A Netflix poderia colocar novamente no catálogo.
Eu sou professor de piano percebi que nos estudantes esse fenômeno de "ensaio" que antecede os movimentos com os dedos a ponto de poder antecipar se a digitação seguinte está "correta".
Acho importante ressaltar que a contestação do espiritismo por cientistas não é novidade. Para não parecer que somente tempos depois "a" ciência conseguiu desvendar o espiritismo ou que a ciência teve ou virá sempre a ter um posição homogênea sobre a explicação desses eventos, ou mesmo que de repente apareceu um cientista e refutou. Já na época em que o espiritismo se tornou popular na França, no século XIX, haviam cientistas que constestavam os fenômenos, cada qual apresentando um hipótese a fim de explicar os fenômenos de outro modo. O mesmo ocorreu com a publicação das obras de Allan Kardec, tanto que há várias respostas do mesmo aos cientistas céticos da época. Contudo, é preciso dizer que também cientistas aprovaram esses fenomenos na época, um exemplo é o físico e químico William Crookes (que também investigou as irmãs Fox) e o astrônomo Camille Flammarion. Assim, se Faraday é o exemplo de autoridade para constestar, Crookese e Flammarion são contra exemplos para aprovar. É importante notar que várias interpretações disputavam o status da verdade sobre os eventos chamados de espíritas e mesmo entre cientistas não havia consenso absoluto, assim como nunca houve nas ciências, o que é normal. Acreditar que a ciência pode explicar completamente um evento como se estivesse mais próxima da ''realidade' em si', independente do interesse do cientista é apenas uma crença injustificada. Seria dizer que a mecânica quantica está mais próxima da "realidade" do que a mecânica clássica. Aliás, a conclusão de (um) cientista aqui citado sobre livre arbítrio não é consenso entre neurocientistas. Há vídeos do Noam Chomsky sobre isso, contestando essa conclusão. Em suma, relatos baseados em argumentos de autoridade não são suficientes e conclusivo, assim como não devemos tomar hipóteses científicas como dogmas ou como infáliveis.
Uau, você foi altamente assertivo, concordo com cada palavra
Cauim, você escreve ou algo em você escreve?
Cauim Ferreira, parabéns por suas palavras e a visão fora da caixinha que você demonstra com elas. Com o pouco conhecimento que tenho sobre as ciências no geral e o pouco que li sobre as religiões e o comportamento humano ao longo da história, tenho a percepção de que o dogmatismo parece ser uma inclinação natural das pessoas. As religiões foram responsáveis por muitos equívocos na história, assim como a ciência também foi. Mas religião e ciência não são entidades autônomas, mas sistematizações de pensamentos fundadas em princípios ou dogmas humanos, embora muitas vezes um princípio, ainda que invocado para explicar um fenômeno científico, não passe de um dogma travestido de racionalidade. Percebo que no You Tube muita gente invocando racionalismo, dedica boa parte do seu tempo atacando o Espiritismo, lançando sobre as pessoas que o adotam como caminho religioso um olhar de desprezo, como se quem segue o Espiritismo ou qualquer denominação religiosa fosse desprovido de razão. Criticar um sistema de pensamento pelos equívocos metodológicos e cognoscitivos do passado, representa outro equívoco metodológico em um andar em círculos. As ciências (no sentido tradicional da palavra) já estabeleceram a esfericidade dos átomos, a forma plana do nosso Planeta e outras concepções que depois, viu que não eram modelos plausíveis para solução de outros problemas. Pensar que as ciências têm resposta para todos os problemas é fechar os olhos para a realidade. O Espiritismo praticado segundo a visão progressista de Allan Kardec é um sistema racional de pensamento e os equívocos metodológicos e de concepção de mundo não apagam a fenomenologia que foi o motivo de sua origem. A Física não é menos ciência por terem alguns sábios se equivocado no passado em suas metodologias empregadas ou modelos científicos adotados. Há "verdades" científicas que são adotadas como princípios que não passam, na verdade, de verdadeiras crenças arraigadas; dogmas fundados em evidências não comprovadas. Cite-se exemplo da ideia de que o cérebro cria a consciência. Nada comprovado, mas somente evidenciado pelo fenômeno do correlato neural, embora, basendo-se neste mesmo correlato neural há neurocientistas que contestam o dogma reducionista de que o cérebro cria a mente. Isto com argumentos também convincentes. Aqui não quero defender religião A, B ou C. Apenas destaco que o dogmatismo não faz bem para o progresso da humanidade.Não contribui, nem para as ciências, nem para a religião.
@@marciosilvadesantana136 na atualidade vejo as religões como algo perigoso que bitola o pensamento, o que nao impede que as pessoas se agarrem nelas para encontrar algum tipo de conforto, uma trégua ao mundo que não nos ouve.
@@denise7625 , é claro que isso é um direito que lhe assiste. Muito embora eu veja com suspeição a atitude de espírito tendente a generalismos desmedidos sem que se proceda a um processo metódico de observação e indução. Toda forma de conhecimento é válida se o processo de conhecer obedecer a critérios racionais. A única coisa que combato é o dogmatismo. Este é deletério, vindo de um cientista ou de um sacerdote.
Prof. Daniel, você bem que poderia fazer uma live explicando como são realizadas as "mágicas" das chamadas cirurgias espirituais, assim como as materializações de espíritos que ocorrem no Centro Espirita Lar de Frei Luiz, publicadas em livros e também disponíveis em palestras na plataforma do TH-cam pelo Médico Cirurgião Dr Paulo Sérgio Frutuoso.
@carlos qevedo o James Randi brinca com bichinhos de pelúcia, e tu o leva a sério... KKK...rsrsrs...
Ele não vai fazer. Quando é sério ele não investiga. Suas teorias são repletas de furos que os incautos não percebem. Existem muitas entidades e pessoas sérias de quem esse senhor sequer chega perto. Pessoas como esse senhor tentam desacreditar o Espiritismo desde a sua codificação sem conseguir. Kardec chamava esses questionamentos de sistemas. No O Livro dos Médiuns, Kardec apresenta e contesta muitos desses sistemas. O desse senhor é simplesmente mais um deles. E nem original é. Claro que existem fraudes e enganos, mas isso não invalida o fenômeno real.
Se esse livro ensina a pensar que psicografa, peço que ele ensine a psicografar cerca de 411 livros entre romances, poemas e específicos, como o Chico Xavier fez. Cada vez que tentam desqualificar o Espiritismo mais o confirmam.
Ótimo conteúdo!! Bateu a vontade de ler o livro.... Obrigada!!
Se couber aqui um relato pessoal.... Este vídeo me trouxe à memória um fenômeno que vivi em certos cultos que é o "cair no espírito" (no popular) ou arrebatamento. Não sei se já viu sobre, mas é um momento em que o espírito santo toca o indivíduo e este meio que entra num estado de transe, pode perder os sentidos e controle sobre o corpo e acaba caindo no chão. Vivi isto e foi realmente algo muito intenso, se tem a sensação mesmo de estar em contato com algo muito superior. Sempre quis explicações para isto.
No desenvolver do meu ceticismo e curiosidade sobre o inconsciente comecei a perceber/lembrar que existe todo um contexto, uma música ao fundo de letra muito tocante, uma oração já evocando o espírito santo, um momento de estimulo a repensar a própria santidade, e como de modo geral temos "pecados" (dentro deste prisma de pecado) já rola aquele sentimento de arrependimento e vontade de clamar o perdão e tal. Já sabemos previamente que, dentro desta crença, o espírito santo é fundamental para nos "convencer" dos nossos erros e nos curar para o caminho da santidade.
Enfim, rola todo um momento de hiper sensibilização e vulnerabilidade, e imerso em orações e crises de choro a pessoa vive este momento.
Percebi tbm num futuro que durante crises de ansiedade e/ou de muita euforia eu tinha sensações muito, mas muito semelhantes àquela, momentos de alto nível de estresse ou adrenalina.... Além dq, se almeja ter este contato com o espírito, é entendido como uma honra, uma "subida de nível" na vida espiritual.... Hoje entendo tudo isso como um conjunto de condicionamentos que favoreceram estas vivências....
Que interessante! Em breve, devo entrevistar o Neuromágico, que tem um repertório ótimo pra explicar essas experiências. Pretendo estudar isso futuramente também... 😉
@@DanielGontijo Sim, é bem loco! Essa entrevista com o Neuromágico deve ser bem curiosa, vou aguardar....
Seu relato não existe no kardecismo. Tvz vc frequentou candomblé ou umbanda.
@@dterenzzo Não sei se acontecem em rituais do Kardecismo, tanto que essa hipótese não foi citada no comentário. No meu caso aconteceu em cultos de igrejas protestantes.
NA PALAVRA "CONSCIÊNCIA" SE EXTRAI A PALAVRA "CIÊNCIA "..... O QUE EU QUERO DIZER É QUE O ENTENDIMENTO HUMANO TEM QUE ESTAR ALINHADO COM AS EVIDÊNCIAS( FATOS REAIS) QUE TRAZ A CIÊNCIA..... CRER SEM VER, SEM NEM CONTESTAR, É MUITO ESQUISITO..... MEU RESPEITO MAIOR AOS ATEUS
Esse livro já vai para a minha lista de leituras obrigatórias! 🙌
Boa! Vai adorar!
Estou amando o seus conhecimentos !
Daniel entao tudo que acontece em nossas vida sao escolhas que ja foram feitas antes por nos mesmos ?
Eu passei por uma experiência a pouco tempo que fui totalmente manipulada por outra pessoa e suposta entidades dela a entrar na deternada reigiao dela .
Isso pode acontecer ? Agora depois que cai na minha conciencia esta quase acabando a amizade !
Importante trazer a discussão após ler as obras com reflexão, para saber do que está se falando.
Este canal julgar ser científico, porém e unilateral, só aquilo que está de acordo com sua visão. Então, quer ser científico? Use do amplo direito de defesa, convoque um estudioso espírita. Temos Haroldo Dutra, Divaldo franco, e outras. E fácil detratar julgando ser aos olhos da ciência.
Considerando apenas esse tipo de informação, sobre tomadas de decisões anteriores a nossa percepção consciente, acho um pouco precipitado descartar o livre arbítrio, não que ele exista de maneira absoluta, como muitas pessoas defendem, claro que não. Mas acredito que nas janelas onde podemos exercê-lo, ele se dá de maneira diferente as definições mais conhecidas. Por exemplo, uma pessoa que treina artes marciais, terá respostas muito mais rápidas para determinadas situações que pessoas que não são praticantes de artes marciais. Isso porque existiu um treinamento dessa estrutura "inconsciente" que visa facilitar certas reações antes delas se tornarem conscientes. Isso vale para os aspectos morais também. Uma pessoa que tende a ponderar sobre determinados dilemas vai apresentar muito mais rapidamente resoluções para eles do que uma pessoa que nunca pensou a respeito. Assim, o livre arbítrio, me parece apenas ter uma construção mais lenta e elaborada, e não apenas momentânea, como se costuma imaginar.
Respeito todas as religiões e prosélitos, cada um acredita naquilo que quiser, sou da área científica, físico por formação com graduação em instrumentação científica, não acredito absolutamente em religião nenhuma, principalmente "alguns" péssimos líderes que desvirtuaram do caminho do bem , isso em todos os movimentos religiosos, sempre tem um líder macabro,uma minoria, lógico, que corrompem as boas instituições religiosas, que bem sabemos quem são. Gera um incômodo quando converso, com queridos colegas praticantes, que gosto muito, querem me convencer da cientificidade do espiritismo, da harmonia entre religião e ciência e com temas totalmente impossíveis de reproduzir em laboratório,evidentemente com o rigor científico, se atrelam a decodificação,a definição de kardecismo me incomoda. o qual refuto veementemente, e gosto do posicionamento do Dr.Bernardo Lewgoy, que escreveu: como um jargão especializado,portadoras de alta ressonância axiológica, de onde deriva parte dos problemas historicamente enfrentados quando o espiritismo tentou colocar em prática o componente científico dessa relação. Essas manifestações nunca foram evidências da ciência, apenas alguém que escreveu e supostamente classificou como manifestação científica, não é um meio legítimo, distancia-se da razão, sou cético, físico e agnóstico, é uma crença e tem que permanecer no imaginário dos praticantes, são pessoas boas, bem intencionadas, com grandes obras sociais, muito legal, e que merecem todo a liberdade de culto e manifestação das suas idéias, que a democracia oferece. Acredito que a maior religião é a pratica do bem, a caridade e o respeito ao próximo," Utinam vires, quae universum regunt, gravitas, electromagnetismus, vis nuclearis valida et vis nuclearis infirma, nos suis viribus illustrent" (" Que as forças que governam o universo, a gravidade, o eletromagnetismo, a força nuclear forte e a força nuclear fraca, nos iluminem com seus poderes"). Saúde, paz e prosperidade para todos, é o que reamente a raça humana precisa na sua essência.
Somos carne e espírito, o nosso corpo espiritual cresce e se aperfeiçoa no solo do corpo físico. O mundo onde DEUS habita é o Mundo Espiritual, e quem nega o espírito, nega a si mesmo e nega DEUS. Com a queda do homem perdemos esta consciência. Convido à todos para assistir uma conferência sobre o Princípio Divino e saberão à verdade sobre o Mundo Espiritual
Boa tarde a todos,!!!Professor, como o senhor o senhor explicaria a premunicão? Prever a morte de alguém, um acidente, um determinado acidente, etc.
Boa Daniel, estou adentrando agora em seus vídeos, estou curioso demais... Sou espiritualista (estudante das religiões e afins) e estou adentrando ao espiritismo este ano, sou biólogo e amante da ciência, quero começar a estudar fortemente a veracidade desses conceitos e práticas espirituais.
Premonições é um assunto muito interessante. Já tive também mas acordado mesmo.
vão te chamar de louco aqui no canal kkk, ateus sempre vão atribuir esses fenômenos à problemas psicológicos, ou seja, se não forem eles a dizer algo, vai ser mentira. Acho incrível esse egocentrismo ateísta, ou até mesmo etnocentrismo.
@@douglas29x Esses ateus militantes de internet são a coisa mais chata que existe mesmo, arrogantes e muitas vezes insensíveis com pessoas que tem fé. Note que muitas pessoas que tem muita fé tem uma história de vida triste ou perderam alguém importante na vida e querem acreditar que poderão se encontrar com elas novamente... O mínimo que a pessoa pode fazer é respeitar a dor o outro, eu penso assim.
Ora, tudo que Deus cria está na Natureza, logo, não existe sobrenatural. Sobrenatural é coisa de ignorantes. Até os Fenômenos mais raros e estraordinarios são Naturais. Olha só: Eles são espertinhos, apagam os comentários contrários a opinião banal deles. Fiz comentários citando os trabalhos de grandes homens da Ciência , e as evidências da Imortalidade da Alma e Reencarnação, eles excluem neste canal.
Penso que seria interessante você conhecer a vida de Chico Xavier, pois imagino que não conhece e depois conentar a respeito de que tudo o que foi produzido por ele só existiu na mente dele.
Sou cético em tudo na vida.Mas já pude presenciar fenomeno espiritual indiscutivel.Tive a chance de ter a percepçãp clara porém até hoje não sei como interpretar.
Parabéns pelo vídeo. Pena que é um dos raros que realmente traz explicações científicas para fenômenos paranormais
Os espíritas dizem que as ações espíritas está exatamente nisso que a ciência explica, a saber o inconsciente, o nível da consciência, o que há mais do que explica a ciência? O cérebro é determinante em que sentido?
Tem uma série na Netflix “A vida após a morte com Tyler Henry, que é bem interessante, esse médium me pareceu bem convincente por passar informações bem específicas sobre as pessoas que consultam com ele
Eu queria muito que canais céticos/ naturalistas fizessem uma análise disso!
Professor Contijo fala sobre o que desconhece e ignora.
Bem que poderia prestar serviço a comunidade. Alegria tem bastante.
Um monte de mentiras e teorias absurdas. Provas que a tempos foram refutadas por Kardek e os que junto dele pesquisaram. Desconhecimento dos fatos. Teoria de paranormalidade. O dia que me provarem que a mente humana e capaz de fazer uma mesa levitar no espaco contrariando a lei da gravidade ai acreditatei no tal poder da mente dito por estes teoricos da paranormalidade. Ele dirtorce todos os fatos relacionados com as irmas fox e as mesas girantes.
Muito bom dia meu querido professor, você ainda consegue questionar chico xavier ??? Qual o problema de viver encantado ???
no meu caso, tenho transtorno bipolar com psicose, tive muitas alucinações e psicoses. Acreditava que era medium ou tinha obsessores. Eu sofri bastante e tive paranoias. Por conta da obsessao e lavagem cerebral que meus avos receberam e passaram para mim :/
Quebrando o encanto , realmente quebra.
Sou cristã presbiteriana e creio em Deus. Não o vejo, mas posso senti-lo. Um conselho para vcs, ateus: Nossa alma é. imortal, creiam vcs ou deixem de acreditar. Um dia, todos enfrentaremos a morte do corpo físico, porém nosso Espírito imortal voltará a Deus, nosso Criador. Nesse dia, não haverá mais oportunidades de vcs o aceitarem. Peço, humildemente em oração por vcs. Que bcs reflitam sobre a perfeição da natureza. Nada foi por acaso. Foi projetado por Deus, artista caprichoso e detalhista. Sonhem suas almas. Ela tem sede de uma água que só Deus pode oferecer.
Eu morria de medo do sobrenatural.🤡 Hoje eu tenho medo é de gente viva, e se eu ouço algo, e vejo q não tem ninguém, eu só falo, "se não for falar os números da loteria, pode vazar". Nunca ouvi os números da loteria p minha tristeza. 😂
Ora, tudo que Deus cria está na Natureza, logo, não existe sobrenatural. Sobrenatural é coisa de ignorantes. Até os Fenômenos mais raros e estraordinarios são Naturais. Olha só: Eles são espertinhos, apagam os comentários contrários a opinião banal deles. Fiz comentários citando os trabalhos de grandes homens da Ciência , e as evidências da Imortalidade da Alma e Reencarnação, eles excluem neste canal.
Tem pessoas que têm sentidos mais sensíveis que captam as partículas invisíveis (tal como um cão que sente o cheiro do corpo humano enterrado a metros de profundidades, cão de investigação policial )
Ser nós somos Semelhantes a Deus eu não tenho certeza, mas eu tenho certeza que você é semelhante o leon do coisa de nerde . Igualzinho!
Gostaria de adicionar duas leituras relacionadas a esse assunto.
O primeiro é mais na linha do livro PARANORMALIDADE e chama-se "Feiticeiros e Cientistas" de Georges Charpak e Henri Broch. Ele é até bem curto, mas desafia muitas das experiencias consideradas paranormais. Foi o primeiro livro com uma visão cientifica sobre o assunto que vi escrito para o público em geral. É de 2002.
O outro fala especificamente sobre o espiritismo. Vai ser um desafio achar, mas vale a muito a pena.
"Estudo Crítico Das Ciências Ocultas" de Filipe Machado Carrion. A única edição que achei é de 1943... então boa sorte.
Mas ele faz uma análise sobre a literatura espírita, os casos, fraudes e a suposta ciência espírita que viria da revelação sobrenatural, mas que na verdade eram apenas formas de se pensar da época.
Eles são espertinhos, apagam os comentários contrários a opinião banal deles. Fiz comentários citando os trabalhos de grandes homens da Ciência , e as evidências da Imortalidade da Alma e Reencarnação, eles excluem neste canal.
Certa vez , perguntei a um jovem agnóstico com eximio raciocinio matemático e filosófico o que ele achava que ocorria após a morte. Ele me respondeu: Primeiro, pode ser que não haja nada,segundo, pode ser que sejamos condenados a observar eternamente nossa consciência, se boa seria o céu ou se muito negativa seria o inferno ou estão poderia haver a reencarnação. Perguntei entao, o porquê de ele colocar a hipótese da reencarnação como possivel, ao que ele respondeu: Ora, se aconteceu uma vez, significa que há probabilidade de ocorrer novamente Achei muito interssante ele ter colocado a reencarnação no campo da probalidade, que por sua vez esta inserido na Matemática, embora eu também seja agnóstica.
Professor Daniel, as suas observações são muito interessantes, pois de fato buscou fontes bem sérias para desenvolver o conteúdo do vídeo em questão. Parabéns! Sigo as orientações da doutrina espírita e vejo o ceticísmo consciente como um aliado para que o misticismo não tome as rédeas, pois o resultado das mistificações sempre serão ridículos e nada edificante. Realmente concordo contigo quando afirma que o espiritismo se enquadra na questão religiosa e é isso que a doutrina oferece, sendo a ciência uma aliada para que a prática seja lógica. Gostei do conteúdo apresentado, pois cria o contraste das ideias oferecendo a mim a oportunidade de pensar e decidir no que acreditar e no que não acreditar. Assim, obrigado pela oportunidade. Obs. Só uma sugestão em relação ao tema mediunidade: fonte indispensável é o Livro dos Médiuns, obra básica de Kardec. Vai agregar muito nas suas análises, sobretudo sobre o animismo nas diversas formas de comunicações, inclusive nas psicografias. Abraço e sucesso!
Muito obrigado pelo feedback e pela sugestão, Allan!
Os livros têm sérios problemas de lógica. Cientificidade como conhecemos, não é possível sequer refletir. Eu estudei os livros e eles tentam encaixar absolutamente tudo, dentro de um sistema lógico. É como se todas as respostas para o mistério humano estivesse ali, no sistema esboçado nos livros. Corra disto!
Exato !!!
não tem como não imaginar, porque a palavra tem um abitar, a consciência, se eu dou a palavra urso branco, já instalei, e não pode deixar de pensar nele. bom trabalho
Gosto muito do seu conteúdo. Muito obrigada por compartilhar conosco!!
Valeu, Gil! 😊🙌
Eu acredito que a mente promove experiências sobrenaturais. Mas será que tudo é só a mente humana que cria?. Eu acho que existem alienígenas extracorpóreos e feitos de energia capazes de influenciar as mentes humanas.
Amigo o Professor William Crookes fez experiências científicas para estudar os fenômenos espirituais usando o método científico , esse é um tema interessante e pode lhe ajudar a mostrar as outras pessoas que um cientista usou a aplicação do método científico para verificar se é real ou farsa. Boa sorte e siga em frente .
Bom dia professor! O senhor está usando o exemplo do livro. Mas o senhor já ouviu falar do médium Zé Arigó cujo o nome de batismo era José Pedro de Freitas? Ele foi investigado pelo conselho de medicina de Minas Gerais, ele curou um cientista da NASA além de milhares de pessoas. Cito o cientista da NASA porque é uma pessoas de ciência. Esse cientista reconheceu o médium Zé Arigó e as suas curas como autenticas. Eu chamo a atenção de todos para que pesquisem sobre esse caso! Obrigado pela atenção!
Eu sinto que estou em um ponto de ceticismo que já não há como voltar a crença que um dia tive ... entende isso?
Comecei a suspeitar de algumas coisas quando me questionei sobre essa aparência branca de Jesus e Maria .. sobre a data escolhida pela igreja para o Natal .. tantas interferências pareciam mais intenção de controle.
Depois, algumas escrituras da Bíblia .. não me faziam sentido .. aos poucos fui questionando a "vaidade" como tratam e descrevem que Deus seja .. fui observando ritos, catequeses .. e tudo foi caindo como um castelo de cartas. Hj me acho no meio do caminho e mesmo que eu quisesse, já não consigo mais voltar.
Assistindo só agora, mas é uma live pra se aplaudir de pé!!! 👏👏👏
Obrigado!
Olá
Ótimo como sempre seus temas SHOWWWWWWW
Eu pergunto: O QUE PENSAR DE CHICO XAVIER, MÔNICA MEDEIROS, HAROLDO DUTRA E ETC...Pessoas extremamente comprometidas em ser útil ao próximo e são profundos conhecedores, estudiosos e pesquisadores, como eu tenho precisão na verdade vendo pessoas assim ?
Já que o Daniel talvez não tenha visto este comentário, faço eu questão de responder: para ser pesquisador, o mínimo é ter artigos científicos publicados. Por favor, apresente-os.
Obs.: qq coisa, se estiver em revista fechada, só mandar o DOI que o sci hub dá um jeito
Vc é mineiro? Adoro seu jeitinho de falar, obrigada por seus vídeos, sou estudante de psicologia e estou amando todos os seus vídeos
Sou mineiro, sim! ☺️
Parabéns Daniel, seus conteúdos são esclarecedores e instigantes. Tentar compreender é mais difícil do que simplesmente crer.
Valeu pelo apoio de sempre, Marcos! 👊
Minha mãe ficou em coma por 10 anos por causa de uma tentativa de suicídio. Logo no começo fui num centro espírita pra pedir por ela. A mulher me perguntou porque ela estava em coma, quando contei que era por tentativa de suicídio, a expressão do seu rosto mudou completamente. Ela me disse: "...aí não...Se ela está assim é porque merece....suicídio?" Não desisti, continuei tentando. Fui atrás do tal João de Deus. Com duas idas lá percebi que tinha muita coisa errada, um comércio fora do comum...Quando falei para a dona do ônibus de turismo que não ia continuar indo lá, ela ficou muito brava...Inclusive numa das idas, um bebê chorava muito dentro do ônibus, e as pessoas falavam que tinha um espírito ruim atormentando ele. Só estava cansado pela longa viagem.
Lamento por sua mãe. É triste q sempre culpem a vítima. A pessoa q tenta suicídio, não faz pq quer, faz pq o sofrimento interno e mental é tão grande, q a tentativa de tirar a vida, é a única saida p o desespero dela. Jamais q sua mãe é culpada de alguma coisa. Lamento muito por v e por ela terem passado por isso. É uma irresponsabilidade culpar a vítima de qualquer coisa. Desejo tudo de bom.💟
@@elisdias8816 Obrigada pelas palavras.
Qual a explicação mais racional quando o médium escreve com a letra da pessoa que faleceu??
Não é a letra da pessoa, não chega nem próximo de ser a mesma
@@brunocosta524 vc é Grafocopista, se não for, seu argumento não é válido, vi trabalhos com grafotecnica e letras variadas e especialista, tenho um livro de um analisando várias letras, vc dizer que não chega nem perto, ja percebi que vc nunca viu...
@@gleutonoliveira9136 é uma farsa, provavelmente o autor teve acesso antecipado a escritos da pessoa falecida, espíritos não existem.
@@gleutonoliveira9136 cadê que algum médium já pintou como leonardo da vinci ou michelangelo? essas coisas não existem cara. Assista o canal do Morel Felipe Wilkon, ele já refutou todo o espiritismo
@@fernando4885 Eu não pinto, mas desenho, e ja desenhei pessoas que nunca tinha visto parente das pessoas que estavam no mesmo local do desenho... Morel tem suas razões que vc desconhece, e nem compete falar isso que é particular dele...
Quando se vai desmentir uma ideia a primeira coisa é familiarizar-se com ela. Não pode não saber o que é transcomunicacao.
Adorei esse quadro. Gostaria de saber mais.sobre as técnicas de leitura fria.
Show de palestra
Lo mismo que tu comentas sobre la líder que dijo que iba a venir los aliens a recatar a las personas, Elena G White fundadora de los adventistas dijo que Cristo venía el 22 de octubre de 1844 y Jesús no vino. Pero la iglesia adventista no se disolvió, hoy crece
Oi, depois desse vídeo fiquei querendo saber o que você pensa daqueles médiuns que acharam os corpos de pessoas a$$a$$inadas nós Estados Unidos? Alguns policiais consultam essas pessoas para ajudar desvendar o caso. Isso me deixa encucada. Obrigado.
A teoria do efeito ideomotor poderia explicar quando há contato físico entre o objeto e o corpo do médium, o que não é a regra. E quando o movimento provém de áreas subcorticais do cérebro, do subconsciente, esse movimento se aproxima de um espasmo, reflexo, ou quando mais complexo, a um ato-falho, como Freud esclareceu em seus estudos, mas não movimentos semelhantes aos movimentos voluntários, piramidais, dotados de intenção e portadores de narrativas e conceitos complexos.
Vc como sempre muito certeiro. 👏🏾👏🏾👏🏾
Uma pessoa foi assassinada e a mãe dela ao ir num médium recebeu uma mensagem da filha dizendo o que aconteceu, como foi o assassinato e inclusive desenhou uma mão com o sinal que ela fazia como é que o médium sabia se ele nunca viu a mãe da moça? Nem tudo é charlatanismo o que acontece é que coisas sérias são comprometidas por causa de charlatões. Obs.: a assassina já havia sido localizada e presa
Mano simplesmente não tem como provar qualquer experiência paranormal pois elas não se tratam de algo material. O que podemos sim é provarmos contradições de charlatões mas outras coisas extra humanas ... ngm pode provar.
Tenho o Livro. Tenho que ler o mesmo...
Eu sou cética e racional. Procuro a lógica para entender esses fenômenos. Mas, passei por uma rasteira tão absurda na vida, em janeiro/23 (perda financeira de uma vida por conta do meu marido e a internação do meu filho em estado grave no hospital) que sim, eu fui sozinha a um terreiro pela primeira vez na vida, sem nem saber o que ver e o que falar. Eu só observava. Quando eu fui atendida por um erê (eu sabia apenas que era uma gira de crianças) eu pensei em levar um bolo de chocolate, mas como eu não sabia se podia fazer isso, eu levei 2 barras de chocolate. E ao oferecer o chocolate para o erê ele me perguntou “por que você não trouxe o bolo de chocolate?” 😮😮😮😮😮
E agora? Como explico isso, Daniel?
Em seguida, ele me perguntou o que me trazia ali. Eu não consegui falar, porque eu comecei a chorar. Toda aquela fachada de racional durona se desfez na frente dele e eu desagüei em lágrimas, incapaz de falar uma palavra sequer (sou advogada).
Ele me pediu apenas para segurar em uma bola de futebol e ele girava a bola pra cá e pra lá.
Tudo em silêncio.
Ninguém ali me conhecia.
Um minuto depois, ele começou a dizer: pare de brigar com o seu marido, vai ficar tudo bem, tenha paciência, ele tem a cabeça na lua, ele fez o que fez tentando acertar, mas, como não acertou, ele escondeu o problema de vc, mas agora, a caçadora da casa vai ser você. Vc só precisa ter paciência e fé.
Ele falou mais coisas. Tudo que ele falou aconteceu. Tudo que ele me pediu, eu fiz. Depois disso, eu passei a dormir, a ter esperança e tudo se ajeitou em basicamente 1 ano.
Esse lance de ser caçadora tem a ver com Oxossi (na época, eu nem conhecia esse nome, nem sabia o que era). E agora, descobri que sou “filha de Oxossi” (as aspas é porque me sinto meio ridícula afirmando que sou filha de um orixá).
Olha, dá um calorzinho no coração saber que existe uma família espiritual que nos ajuda quando estamos necessitados, mas até hoje eu me pergunto: isso tudo foi apenas uma coincidência? Existe espírito mesmo? Será que os médiuns estão atuando ou estão de fato em contato com os espíritos?
No decorrer deste ano, sonhei com entidades que eu desconheço o nome, como cigana Esmeralda, Vovó Cambinda e Exu Tatá Caveira. Daniel, eu simplesmente não conheço esta galera. Como esses nomes podem aparecer na minha mente?
Não faço parte de religião alguma, não me vejo parte de grupo religioso algum, nem futebol, nem nada. Gosto da liberdade de não estar atrelada à nada e estou sempre questionando e estudando o máximo possível (porque sou desconfiada, cética e racional demais, totalmente São Tomé).
Tudo isso é papo furado pra chamar você pra seita deles. Não se deixe enganar!!! Eles sempre atraem as pessoas no momento que elas estão mais desesperadas com esse papinho genérico, é pura engenharia social. Fique longe da Umbanda. Já fui dessa turma há anos e isso é um grande engano.
Oxossi não existe. É um deus falso, uma entidade pagã inventada pelos Africanos. Criatura das lendas que nem Saci-pererê. Eles vão induzir você a acreditar em coisas de faz de conta.
Mediunidade também é outra mentira. É apenas um transe hipnótico induzido pela fadiga, as supostas "incorporações" são puramente expressões da psique dos mediuns, não existe nada de sobrenatural aí. Os mortos estão mortos, não é possível comunicar-se com eles.
Você fica ouvindo supostas mensagens de Tata Caveira, há quanto tempo você frequenta esse centro de Umbanda? De repente você ouviu eles em algum lugar mas não se lembra. Os guias da Umbanda fazem parte do imaginário da cultura nacional. Com certeza ficou guardado no seu subconsciente mas você não se lembra. Muitos desses supostos fenômenos espíritas são manifestacoes da psique humana. Espiritismo no começo parece ser uma coisa racional, lógica, mas é pseudo ciência do Século XIX.
Como assim parou de assistir Supernatural na 4° temporada??? melhor série do mundo, volta a assistir pfv.
Com este canal e fazendo terapia estou descobrindo que " minhas visoes" eram tudo criados pela minha mente....confesso que estou com a minha fé bem abalada....e se Deus está dentro de mim?
Não sei se isso me conforta ou me assusta...
Sou uma pessoa de curto conhecimento...por muitos anos , uma vida sempre me apeguei muito " no sobrenatural"....e saber que minha mente foi capaz de reproduz visões, vozes, cheiros e ect...confesso que me abalou...
Acredito que ciência e religião não andam de mãos juntas...mas fiz uma pequena pergunta nos estudos doutrinários....
Com que base podemos afirmar que o espiritismo é ciência?
Não recebi uma resposta plausível ainda....
Vou estudar muito ,mesmo que eu tenha uma dificuldade no aprendizado....mas parece que qto mais se estuda , menos o " sobrenatural " existe..ouso afirmar que as religiões ainda têm muitos adeptos justamente por falta do conhecimento, a carência que temos em acessar a educação...uma boa noite a todos...
..
Verdade, não dá para ignorar 14 anos!
Vc pode me falar filmes
Assim que fala de lutas de ateus contra religiosos
Assim pessoas que brigaram contra o sistema religioso
Eu acho que isso tudo prova que 99% do que ocorre, não tem nada de “sobrenatural”, e tem muita fraude no meio, mesmo que existam pessoas sinceras nessas práticas. Mas como cético que sou, não acho que ainda consigamos explicar 100% tudo, sobre todos os casos e situações. E embora 99% dos casos não sejam “espíritos” isso não prova que em 1% dos casos realmente sejam, de fato. Ou seja, a generalização é burra.
Apesar de sempre questionar e estar aberto a entender tudo isso, materiais científicos nos ajudam a desmistificar “a maior parte” dessas experiências (mas não todas). Então isso nos ajuda a evitar o máximo possível desses enganos.
Parabéns pelo canal e pelo vídeo. Um abraço
Penso parecido. Não consigo afirmar categoricamente que esses contatos espirituais não ocorrem. Mas, se ocorrem, são coisas altamente raras de ocorrerem.
Daniel me convida pra falar sobre minha experiência de ser ex ateu!🤣 Hoje sou espírita! Gosto muito do conteúdo de seu canal! Parabéns! Me ajudam a fortalecer as convicções que tenho á respeito dessa doutrina! Obrigado! Abraços!
Seria bom estudar todas as obras de Allan Kardec para ter uma opinião mais ampla e com conhecimento de causa. Parabéns pela Live.
E quem ou o que está comandando esse processo?
@Prof Daniel Gontijo excelente explicação, gostaria de indicar um programa na Netflix chamado Miracle do Derren Brown, o cara é psicólogo e mentalista nem vou comentar muito, o interessante é que ele discrimina o que é mágica e o que é truque, mágica é quando vc vai num show e o mágico não te conta o segredo, o truque ele fala o que vai fazer e depois explica.
O daora é que ele mostra o quanto não temos controle dentro de nós mesmos, do que a gente acha que tem e aí é que o pensamento não científico mora, e aí é que a pseudociência se aproveita para conseguir fazer mais sucesso que a própria ciência.
Show! Obrigado pela sugestão!
Quando vc falou não pense em um urso branco -dei uma tacada de mestre e vc não me pegou -pensei instantâneamente em um urso preto -fui mais rápido com o cérebro e o urso branco não apareceu !
Meu caro Daniel.
Eu era descrente no Espiritismo, nas após ver um vídeo seu sobre aS psicografias de Chico Xavier, mudei meus conceitos.
Estou me referindo a um vídeo onde uma pessoa discutia a grafia de uma psicografia de uma mulher italiana.
Sou professor de italiano pela USP, vivi alguns anos na Itália, aquilo que eu li me surpreendeu.
UMA PESSOA COM O QUARTO ANO PRIMÁRIO DO INTERIOR DE MINAS NÃO PODERIA SABER ESCREVER ITALIANO, ISSO NÃO TEM EXPLICAÇÃO NA CIÊNCIA.
A pretensa subscritora é uma senhora italiana nascida no começo do ´século XX, época em que a Itália era pouco desenvolvida, enfim, o nível de instrução dela era baixo.
O ITALIANO É UMA LÍNGUA DE ELEIÇÃO, NA VERDADE A ITÁLIA NASCEU COMO PAIS EM 1861, POR CONTA DISSO ERA E AINDA É UMA SÉRIE DE PEQUENAS CIDADES, QUE TEM INCLUSIVE LINGUAS PRÓPRIAS, DIGO LÍNGUA PORQUE DIALETO NÃO É APROPRIADO, POIS UMA PESSOA FALANDO NAPOLITANO EM ROMA, É IGUAL UMA PESSOA FALANDO ALEMÃO, É MUITO POUCO INTELIGÍVEL, ALÉM DO SOTAQUE, HÁ DIFERENÇAS DE LÉXICO E GRAMÁTICA.
O ITALIANO IMPOSTO PELO GOVERNO ITALIANO EM 1922 É O FIORENTINO, TODAVIA, HOJE É MUITO COMUM HAVER FALANTES DE “DIALETOS”.
MINHA FAMÍLIA ERA DO SUL DA ITÁLIA, EU PENSAVA FALAR ITALIANO, LEI UM CHOQUE NA USP, DEPOIS FOI MAIOR AINDA QUANDO EU CHEGUEI EM ROMA, DEMOROU ALGUM TEMPO PARA EU ME ACOSTUMAR COM O “DIALETO ROMANO”.
ERROS NO USO DA DOBRA DE CONSOANTES SÃO COMUNS ENTRE Os ITALIANOS, PRIMEIRO PORQUE NÃO EXISTEM REGRAS, TEM QUE DECORAR, DEPOIS DEPENDE MUITO DA REGIÃO EM QUE SE MORA.
NO SUL O ITALIANO DO “GOOGLE” COMO O SEU CONVIDADO USOU, NÃO É COMUM NO COTIDIANO.
VOU DAR UM EXEMPLO, NO ITALIANO TEM UM PASSADO PRÓXIMO, QUE EQUIVALE AO NOSSO PASSADO PERFEITO DO INDICATIVO, ELE É FORMADO PELOS VERBOS ESSERE (SER) E AVERE (TER), MAIS O PARTICÍPIO PASSADO DO VERBO PRINCIPAL. O ESSERE É USADO PARA VERBOS INTRANSITIVOS E O AVERE PARA VERBOS TRANSITIVOS, ALÉM DO ESSERE SER USADO ANTES DE VERBOS REFLEXIVOS, TODAVIA, NA PRÁTICA NO SUL DA ITÁLIA SE USA O VERBO AVERE, POIS NA FALA AS REGRAS SE PERDEM, IGUAL NO PORTUGUÊS O FAMOSO “AGENTE VAMOS” “NOIS VAI” E OUTROS ABSURDOS.
ENFIM, TEM ERROS NA PSICOGRAFIA, SIM TÊM, MAS SÃO ERROS QUE OS ITALIANOS COMETEM.
NÃO É POSSÍVEL HAVER FRAUDE, QUANDO CHICO XAVIER, USA O “CHE”, QUE EM ITALIANO EQUIVALE A PALAVRA “QUE” EM PORTUGUÊS.
USA OS ARTIGOS EM ITALIANO NO MODO CORRETO
ELE ESCREVE “FAMIGLIA”, O “GLI” EM ITALIANO EQUIVALE AO “LHI” EM PORTUGUÊS.
A PALAVRA “THERESA”, POR SER ESTRANHO AO ITALIANO STANDART, PORÉM MINHA MÃE SE CHAMAVA “MATHILDE”, É ESCRITA TÍPICA DO SUL, POIS NO ATÉ O “BOOM” DA ECONOMIA ITALIANA EM 1960/1970, A TAXA DE ANALFABETISMO OU DO ELEMENTAR (4º ANO PRIMÁRIO) ERA REGRA, PRINCIPALMENTE, NO SUL ITALIANO.
Enfim, reveja essa matéria, pegou muito mal para quem conhece um pouco da língua italiana.
ERA IMPOSSÍVEL PARA UMA PESSOA DO INTERIOR DE MINAS, COM O 4º ANO PRIMÁRIO, ESCREVER AQUILO QUE EU LI.
OS ARGUMENTOS DO SEU ENTREVISTADO SÃO FRÁGEIS.
O ITALIANO PODE PARECER COM O PORTUGUÊS NA FALA PARA O LEIGO, PORÉM É MUITO DIFERENTE E É UMA LÍNGUA DIFÍCIL PARA SE ESCREVER REGULARMENTE.
DOU EXEMPLO: MATO GROSSO É UM ESTADO BRASILEIRO, SE ALGUÉM FALAR “MATO GROSSO” PARA UM ITALIANO ELE VAI RIR, POIS QUER DIZER “LOUCO GRANDE”.
E COMO EXPLICAR O USO CORRETO DO PLURAL, “CARO” NO PLURAL É “CARI”
EM SUMA, OU O CHICO XAVIER COPIOU A CARTA DE ALGUÉM OU ENTÃO NÃO FOI ELE QUEM A ESCREVEU, MESMO PORQUE COM UM MONTE DE ERRO, UM BRASILEIRO PARA ESCREVER IGUAL A ELE, TEM QUE ESTUDAR PELO MENOS 3 SEMESTRE DE UM BOM CURSO DE ITALIANO.
NESSE TEXTO HÁ ERROS DE PORTUGUÊS!
VANDERLEI SPINIELLO
12/06/2023
POÇOS DE CALDAS
Alguma armação teve
Olá professor! Há sempre uma pergunta intrigante? Se Chico Xavier não psicografou 412 obras,por tanto as obras seriam dele próprio,vendendo milhões de obras( não ficando com nenhum centavo).Porque Chico Xavier não ocupou nenhuma cadeira na academia de letras? O senhor conhece o sonambulismo provocado realizado por Magnetizadores no Brasil? Nesta atividade os sonâmbulos saem do corpo e conversam naturalmente como os Magnetizadores falando sobre doenças,ambientes mesmo estando em deitados! O senhor conhece os fenômenos extraordinários que aconteciam com Chico Xavier relatados por centenas de pessoas,jornalistas, céticos e outros? Psicografias por exemplo que se poderiam ser lidas de frente a um espelho? O senhor poderia falar dos trabalhos científicos de Ernesto Bozzano,Charles Richet,Gustavo Geley sobre a existência dos espíritos? Grande abraço!
Recomendo assistir o canal QUESTIONANDO O ESPIRITISMO. Lá fala de Chico Xavier tb. O dono do canal foi espírita por mais de 20 anos inclusive sendo dirigente de 2 centros.
Porque pra entrar na ABL não é simplesmente por quantidade de livro vendido - com todo o respeito - por essa lógica, o Felipe Neto seria um imortal da ABL.
Caríssimo....Até hj a ciência apenas vem comprovando o espiritismo...
os espiritas se apegam demais aos livros deles, dai quando vc os refuta eles sempre falam vc não leu tal obra como vc pode refutar rsrs, eu nunca li nenhum livro de cientologia e sei que é bobagem, espiritismo é igual qualquer outra religião, na teoria funciona é tudo bem encaixadinho, mas na pratica não funciona nada
Danilo vectores
É necessário separar o movimento espírita (igual a todos os outros movimentos humanos) da doutrina espírita. Isso vale para toda e qualquer atividade humana ( religião, filosofia, política, etc).
Allan Kardec incentivou o estudo da divergência e sempre buscar outras opiniões na busca pela verdade, pois essa é a postura de um cientista.
O que os espíritas fazem desses ensinamentos é de responsabilidade de cada indivíduo.
Por isso, eu sempre sugiro de estudar o corpo doutrinário antes de criticar e debater.
Abraço
Sem ler e conhecer a obra, fica igual o pessoal que diz que Paulo Freire é culpado pela baixa educação da nossa população sem nunca ter lido um livro dele
As premissas essenciais do espiritismo como a existência de Deus, espíritos, reencarnação, livre-arbítrio etc nunca foram demonstradas reais. Logo, tenham 30 ou 3000 livros, partindo dessas premissas, não valem nada.
@@MandarimTupiniquim coloque no Google "UFJF Jair Presente estudo de caso" . Tem tb os estudos publicados em livros do DOPS, departmento da Universidade de Virginia. Tem muito estudo serio nessa area, amigo, apresentando fortes evidencias de que há algo aí
@@brenoharantes Já vi a respeito. Legal ter estudos, mas as evidências ainda não saíram do zero.
Gostei de seu vídeo, boa explanação, mas referente á história das irmãs fox faltou apenas um detalhe que faz toda a diferença, Só 56 anos mais tarde foi feita uma descoberta que provou que alguém realmente havia sido enterrado na adega. Tal descoberta foi feita por meninos de escola que brincavam na adega. O dono da casa, Sr. Hyde, constatou o esqueleto humano quase completo era mesmo do mascate Charles Rosma. Ossos e uma lata que pertencia ao vendedor. Era o esqueleto, agora quase completo. Entre a terra e a parede. Esta é a prova que comprova a veracidade da história das irmãs Fox, a prova essencial que não foi colocada em questão no vídeo, sem essa prova o espiritismo não teria avançado uma década sequer, mas segue firme e forte como uma ferramenta importantíssima de construção do eu e de aprimoramente moral do ser. Grande abraço.
“O Espiritismo e a ciência se complementam um pelo outro. A ciência sem o
Espiritismo se encontra na impossibilidade de explicar certos fenômenos
unicamente pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a ciência lhe faltaria
apoio e controle. O estudo das leis da matéria deveria preceder ao da
espiritualidade, porque é a matéria que fere, primeiramente, os sentidos. O
Espiritismo, vindo antes das descobertas científicas, teria sido obra abortada,
como tudo o que vem antes de seu tempo”.
Queria saber mais sobre essas evidências sobre Jesus e Maria. Alguém poderia me indicar algum material?
As questões do Espírito, não pode ser estudada ou verificada pela ciência tradicional que conhecemos, pois a ciência tradicional não está preparada para isso. As questões espirituais dependem da vontade dos espíritos. Cada um no seu quadrado . Respeito a todos , mais acho um erro duvidar das coisas que não temos a mínima ideia de como funciona.
Tá impossível de assistir o vídeo com propaganda a cada 5 min
Eu sei que eu vou gostar muito!
Gostaria que me explica-se,crianças que falam das vidas passadas,casos,que dão locais e nomes de pessoas,que nunca viram,moradores de outros paises
Bom dia professor! O senhor
As irmãs Fox iniciaram as suas manifestações em 1848 e não em 1857. Nesta última data se deu o lançamento do Livro dos Espíritos.
muito boa tua explicação .
Eu gosto muito de questionamentos, mas precisamos nos embasar para isso. Te recomendo o livro KATE KING escrito por Willian Crookes, famoso cientista com prêmio em química. Depois que vc ler gostaria muito que me desse sua opinião. Mas primeiro leia a biografia do autor, e vc saberá um pouco sobre a inteligência dele. Mas gostei do perfil do seu canal.
Nao adianta. Ateu sempre vai achar uma desculpa para refutar tudo.
O conceito de "viés de confirmação" pode ser aplicado ao próprio ateísmo? Se aplicaria ao próprio livro?
O invisível se percebe através do visível como o vento na árvore.
SEJA MEMBRO: th-cam.com/users/danielgontijojoin
Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 2) Ter seu nome mencionado na Lista de Agradecimentos; 3) Receber cupons de 25 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudo ministrados mensalmente por mim; 4) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar um membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin
GRUPO DE ESTUDOS “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas?”:
www.sympla.com.br/grupo-de-estudos-por-que-as-pessoas-acreditam-em-coisas-estranhas__1101278
PALESTRA “Religiosidade e depressão: o que a ciência diz sobre essa relação?”:
www.sympla.com.br/religiosidade-e-depressao-o-que-a-ciencia-diz-sobre-essa-relacao__1095936
CURSO “Religião, espiritualidade e saúde mental”:
www.sympla.com.br/religiao-espiritualidade-e-saude-mental__1083545
LIVROS MENCIONADOS:
- “Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião”, de Sam Harris: amzn.to/327uB50
- "O mundo assombrado pelos demônios", de Carl Sagan: amzn.to/3284OKV
- “O que é o espiritismo”, de Allan Kardec: amzn.to/2XDuU5n
- "Paranormalidade: por que vemos o que não existe?", de Richard Wiseman: amzn.to/32EaAUL
- “Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas”, de Michael Shermer: amzn.to/2IrMyVT
- “Sobre ter certeza”, de Robert Borton: amzn.to/35zKiEi
MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
MEUS EQUIPAMENTOS:
Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
Webcam Logitech C922 Full HD: amzn.to/3lJr5WN
Tem uma música que fala sobre isso, dois irmãos conversando e um não acreditava. Portanto seu irmão foi morar longe dali, e uma certa noite qdo deu meia noite um relógio que há anos estava parado bateu 12 badalada! O homem se arrepiou e lembrou do irmão que disse que lhe avisaria se caso ele morresse! Pela manhã chegou a notícia que a meia noite seu irmão tinha morrido!
Por gentileza fale sobre as experiências de Willian Crookes como provas da existência dos espíritos, essa é minha última tentativa de acreditar no espiritismos @
Daniel por favor fale sobre EQM
Pretendo falar sobre isso em breve. Obrigado!
@@DanielGontijo esperando ansiosamente!
Valeu!
Obrigado!
1) Nunca fui tão besta a ponto de querer mexer com o que eu não conheço!
2) pra que contar suas experiências se nem você acredita no que você viveu?!
3) a ciência ( sua deidade), diz que é por volta dos 15 anos que o adolescente define sua opção sexual… meu lado psicólogo diz que ……
Muito obrigado Daniel. Só tenho que agradecer todo o teu trabalho que você faz de divulgação científica. Confesso que quando conheci teu canal a um bom tempo a trás eu fiquei bem incomodado com seus vídeos kkkk
Mas a minha desconstrução e descrença sobre as crenças religiosas e sobrenaturais eu devo quase 100% a você. É muito bom ter um pensamento crítico e isso me ajuda até dentro da faculdade de psicologia que tem muita abobrinha também kkkkk
Muito obrigado por tudo. Continue com esse trabalho maravilhoso. Abraço!!!
Valeu, meu caro!
Cansei de buscar algo além da matéria Talvez seja a maturidade, sei lá, aceitar que esse lugar aqui onde estamos é tudo, e se não for, tb não o saberemos, então, vivamos da melhor forma.