❗❗❗ Seja membro deste canal e ganhe benefícios: th-cam.com/channels/AaD-P-PxAkKS5WX8EpWrKA.htmljoin ➡️ Fala Amante da Engenharia, se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo. Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Dê like, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Teve alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários. Site oficial: bit.ly/engdetalhada Instagram: bit.ly/engedetalhada Facebook: bit.ly/fbengdet LinkedIn: bit.ly/ldengdetalhada ➡️ENTRE EM CONTATO CONOSCO: faleconosco@engenhariadetalhada.com.br -- Gustavo André Silva Pereira
Grande privilégio ter vendido esses livros de ciência época que a Internet estava começando e revistas como a Super interessante e Galileu eram grandes fontes de prever o futuro.
Germany put all on solar and wind energy. Now my country is falling appart. Electricity is incredibly pricy, we don't have enough energy and thousands of companies leave the country, leaving a tremendous amount of people having no jobs. The situation is really bad now here... Better you guys in Brasil don't repeat our mistakes!
Só invés de usar o painel fotovoltaico para movimentar o carro, é melhor usar para carregar as baterias dele. Pois em algumas horas está carregado. Não sendo necessário uma tomada em regiões mais afastadas.
Se você tiver uma bateria de 120kW em casa, daria pra carregar essa bateria com painéis solares e carregar um tesla em menos de 2 horas, mas se for carregar o tesla direto das placas solares, teria que ter uns 15kW em potencia solar instalada pra carregar ele em 8 horas de sol, uns mil metros quadrados de placas já daria conta!
vc ta ignorando o fato q usar a bateria pra movimentar o carro + carrega-lo ao mesmo tempo gera calor q degrada a bateria quanto mais quente ela fica, bastante comum entre smarfones isso agora pensa numa escala maior.
Quem roda Uber q só faz bairros, ou pega muito trânsito, daí compensa Bateria + placas no carro, aumenta a autonomia em 2%, mas por outro lado ele auxilia no Ar condicionado e Quente e o sistema p bateria não acabar mais rápido, ou uma viajem na praia/campo q é longe de tomada, mas mantém um Celular carregando ou um Notebook ligado com o carro em repouso.
carregar celula/notbook é só colocar uma mini placa solar no parabrisa mesmo tem varios modelos no aliexpres... vcs tao ignorando o fato q os paineis solares absorvem calor e usar a bateria + carrega-la esquenta muito mais ela, essas baterias e a placa solar esquentariam muito mais o carro do que um ar poderia resfriar fora q tbm diminuiria a vida util dela.
@@galv4o315 na questão do calor, um bom isolante térmico entre a placa e o carro resolveria. Na parte do peso, direto vemos protótipos de placas maleáveis, que aos olhos não devem pesar mais que 2kg p veículo todo. E em questão placa solar p parabrisa, como o sol o máximo que gera é 350Wh/m², o vidro por não ser direcional a todo momento para o Sol e a área útil, o máximo que iria aproveitar seria menos de 100Wh, um celular daria conta, mas um notebook seria uma carga lenta (além do calor da placa gerando). E o próprio dono podia programar o carregamento da bateria do carro p chegar sempre nos 80% p manter sua vida útil (Elon Musk disse q a bateria de íons de Lítio podem durar mais de 100 anos se elas sempre manter uma carga entre 20% a 80%), e tbm seria útil p quando o carro ficasse semanas ou meses parado, pq o carro desligado consome bateria, mesmo q seja miliamperes, mas se zerar a carga, a bateria tbm tem sua vida reduzida drasticamente. Então melhor chegar em 6 meses fora da tomada e o carro tá em 80% disposto a sair. 😊
Paineis elétricos nos carros seriam mais como auxílio para recarregar as baterias quando o veículo esta estacionado em uma area aberta e sem cobertura, assim ele iria recarregar as baterias de modo passivo, somente ficando exposto a luz solar
Sim, pensei isso também! Usar os painéis para movimentar diretamente é impossível, mas servir como um carregador passivo enquanto o carro está estacionado, ou até mesmo para servir de auxílio enquanto anda (como para carregar o celular, acender o painel, alimentar o som e etc), daria perfeitamente. E não precisaria estar apenas no teto e capô do carro, nas laterais também faria conversão (menos eficiente, obviamente) através dos reflexos.
@@Matheus29001 é uma solução bem mais inteligente e simples do que querem mover o veículo todo através da energia solar, basta ver o tanto de automóveis que ficam parados hora e horas no sol quente , sendo que se eles estivessem painéis solares, poderiam recarregar uma parte da bateria e quando em movimento, poderiam auxiliar no consumo de energia
vcs tão esquecendo o fato que os paineis solares absorvem o calor, ai tu vai contar peso dos paineis + peso da proteção termica + desgaste da bateria pq ela vai ficar mais quente por causa da recarga + uso o custo final dificilmente compensa, um painel solar tem eficiencia bastante baixa o resto é tudo convertido em calor no final acaba gastando mais por causa do peso extra do q o painel geraria, pra fazer algo do tipó teria q ser muito eficiente.
@@galv4o315 Mas não precisa usar painel igual de telhado de casa, dá pra usar aquelas células finas que são tipo lâminas plásticas. Não são tão eficientes, mas é só um carregamento adicional passivo. Sobre a bateria... Cara, qual o sentido disso? Kkkkkk - Recarregar na tomada -> Esquenta (mas tudo bem). - Usar a bateria para alimentar o motor -> Esquenta (mas tudo bem). - Recarregar passivamente com baixa carga -> Esquenta (pouco) OH NÃO, VAI DESGASTAR!! Não faz sentido kkkkk Fora que as células solares seriam uma fonte de energia paralela com a bateria para alimentar os motores/painel, ou seja, a carga nem iria para a bateria enquanto estivesse usando o carro, só com ele parado, no Sol, estacionado. Repito, não precisa usar painéis de telhado no carro, existem várias células mais leves. Sem falar que o painel solar de telhado só é pesado daquele jeito por causa do vidro temperado para proteção. Sem o vidro ele é bem mais leve. Eu já comprei power-bank solar que a célula tinha o mesmo peso da carcaça de plástico.
Boa análise 😉 ainda acho que por hora o lance é evoluir as baterias e ampliar ao máximo os pontos de produção de energia solar, em especial nas fazendas que estão usando sistemas “agrovoltáicos” mesclando plantas que gostam de sombreamento com fileiras de painéis solares, assim os fazendeiros vendem seus vegetais e energia solar 💸
Realmente, compensa mais andar a cavalo... rs... Mas a criação de usinas solares mais eficientes que abasteçam postos de recarga de carros elétricos, acredito que isso sim será viável no futuro! Ou se não forem carros elétricos, talvez carros movidos a hidrogênio... Como forma de energia complementar, para abastecer outros sistemas dos automóveis, isso eu já vejo como viável agora mesmo ou em breve! Nota: Projetos de Zepelins solares eu vejo como mais viáveis... Grande vídeo! Forte abraço!
Pode se combinar tecnologias que utilizam o movimento, como a eólica, e o próprio movimento das rodas do carro, para gerar mais energia. Creio que dá para melhorar significativamente a geração de energia combinando as três tecnologias ao mesmo tempo.
na verdade os carros ja contam com um sistema desses, quando o motorista tira o pé do acelerador o carro, o motor eletrico troca de função, começa a funcionar como um gerador, so que isso gera peso, e o carro começa a frear. o motorista acelera, o motor volta a funcionar para impulsionar o carro. o gerador tem um problema que inviabiliza colocar gerador em cada roda do veiculo. quando o gerador roda, e ele começa a alimentar alguma coisa, carregar bateria, acender lampada etc, gera um campo magnetico que deixa a rotação pesada, quanto mais potente for o equipamento ligado ao gerador, mais peso gera para girar o gerador. entao se colocar um gerador em cada roda no momento que o gerador for carregar a bateria do veiculo, vai gerar peso. gerando peso, o motor do carro tem que lutar contra isso para acelerar o carro, o que vai gerar um maior gasto de energia.. seria o motor lutando para acelerar o carro e os geradores lutando para frear o carro. no fim das contas, do jeito que esta é mais eficiente. o motor acelera gasta energia, o motorista tira o pé do acelerador, o motor vira gerador, começa a frear o carro devido o campo magnetico, gera energia e manda para as baterias.
A pouca eficiência das placas mais perdas😢 pelos controlador e inverssores. No momento pesquiso a viabilidade nas E-bikes e no momento estou crente de conseguir em breve...
Um carro solar nessas condições apresentadas pode ser ineficiente, mas essas mesmas placas solares no carro solar podem carregar as baterias enquanto o carro está parado, dando aí um pouco mais de autonomia
Ótimo vídeo sobre os carros que podem ser recarregados via painéis solares. Me fez lembrar de um vídeo da sessão da tarde Agora vem uma pergunta boba. Existiu algum projeto de carro que já tentou produzir energia através do vento?
Da energia solar que absorvida pelos painéis, só 20% e transformada em energia elétrica, assim como você falou, o restante e calor, que vai fazer o carro um forno.
Mas e se o motorista sair de casa de manhã, estacionar sob o sol às 8, e só for embora às 17 horas? Considerando aquela área proposta, quanta energia ele conseguiria para carregar as baterias?
O que eu entendi aí. É que querem que um carro ande com a energia solar produzida direito das placas solares. E a questão não é essa. Mesmo sendo o mínimo entre aspas. É fazer com que essa placas sejam mais uma forma para carregar as baterias igual a drenagem. Em quanto o veículo tivesse rodando durante o dia no sol. As placas estariam mandando energia para as baterias.
PARA DE OLHAR PARA O LADO, ESTAMOS AQUI A SUA FRENTES, OLHE PARA NÓS. O PROBLEMA NÃO É A INCIDÊNCIAS DA LUZ DO SOL, MAS SIM A EFICIÊNCIA BAIXA DOS PAINÉIS, QUANDO ESSE POBLEMA FOR RESOLVIDO, AÍ SIM!
O sistema híbrido conseguiria aproveitar a energia solar e oferecer alguma economia de combustível e a construção de veículos de 1 a 2 ocupantes de uso exclusivo em centros urbanos e de peso reduzido tornaria a idéia solar viável já que velocidade média em horário de pico é equivalente a andar a pé...
Achei o seu vídeo muito pessimista. A ideia nunca foi alimentar carro enquanto anda, a ideia é o carro ficar carregando no sol enquanto você trabalha ou está parado em qualquer lugar. Um carro elétrico econômico possui um consumo de 8 kWh para cada 100 km rodados. É perfeitamente possível cobrir um carro com placas que gerem 4 kW hora ao longo de um dia inteiro, possibilitando uma autonomia de 50 Km por dia que é a média de rodagem do brasileiro. Tem um vídeo aqui no TH-cam de um cara que fez isso numa Kombi e está viajando o mundo.
A empresa APTERA já está com o seu modelo de carro movido a energia solar certificado e entrará em produção final do ano. www.youtube.com/@ApteraMotors
Não gostei das explicações. Já vi famílias sendo transportadas por carros solares. Se dissesse que as limitações vão desde falta de luz solar no inverno europeu e americano passando pela impossibilidade de se alcançar velocidades superiores a 200km/h, eu concordaria. Mas esses carros podem chegar 60km/h. Carros podem ser Flex, movidos a hidrogênio combustível. O planeta agradece.
8 หลายเดือนก่อน
Os números não batem também, painéis não são tão ineficientes e produzem bem mais energia do que descrito, eu tenho energia solar em casa, 40 m2 produzem com folga 6000 W, limitado pelo inversor, os painéis tem capacidade de passar de 8000 W, claro que com o Sol no alto e céu limpo. Cada metro quadrado desse modelo que tenho produz 300W, e já existem placas mais modernas que produzem por volta de 600W por metro quadrado. Ainda tá longe de ser viável colocar num veículo do dia a dia, mas não é tão baixa a potência e não estamos tão longe assim. Obs: 3400 W toca várias geladeiras ao mesmo tempo
@ Para calcular a eficiência do painel solar, podemos usar a fórmula: Eficiência = (Potência de saída / (Radiação solar por metro quadrado * Área do painel)) * 100 Dado que a radiação solar por metro quadrado é de 1000 watts, e o painel tem uma área de 40 metros quadrados produzindo 6000 watts de potência, podemos calcular: Eficiência = (6000W / (1000W/m² * 40 m²)) * 100 Eficiência = (6000W / 40000W) * 100 Eficiência = 0.15 * 100 Eficiência = 15% Portanto, a eficiência do painel solar seria de 15%.
@Com radiacao solar de 1000W por metro quadrado, seus painéis estão dando apenas 15% de eficiência com esses 40 metros quadrados e geração de 6000W. Digo mais: Se a radiação solar for de 1500W, por metro quadrado, seus painéis estão dando eficiência de 10%. Os próprios fabricantes dos painéis solares citam de 20% a 22% de eficiência na geração Mas lá nos cabos e até no inversor, se perde mais um percentual da geração.
@ Não tive a chance de assistir ao vídeo, mas a ausência de carros movidos a energia solar pode ser atribuída ao alto consumo de energia dos carros elétricos, que variam entre 150Wh e 200Wh por quilômetro. Infelizmente, não há espaço suficiente nos carros para acomodar tantos painéis solares capazes de gerar 150Wh por quilômetro. Mesmo em baixa velocidade, a 40 km/h, um carro percorreria 1 km em apenas 1.5 minutos. Para sustentar essa demanda de energia, seriam necessários 6000 watts em painéis solares no teto do carro. A uma velocidade de 80 km/h, a situação se torna ainda mais exigente. Nesse caso, seriam necessários 12000 watts em painéis solares para gerar os 150Wh por quilômetro e manter a velocidade, já que o carro cobriria 1 km em apenas 0.75 minutos, exigindo uma potência dobrada.
@ Atualmente, observamos motoristas de Uber que instalaram cerca de 13 kW de painéis solares em suas residências, permitindo-lhes injetar energia na rede. Durante o dia, enquanto trabalham, utilizam essa energia solar para abastecer seus veículos. À noite, ao retornarem para casa, conectam o carro para carregar, consumindo uma potência de 7000 watts ao longo de 11 horas. Nessas circunstâncias, o veículo é impulsionado praticamente por energia solar, aproveitando os 13 kW de painéis solares instalados em suas casas.
❗❗❗ Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
th-cam.com/channels/AaD-P-PxAkKS5WX8EpWrKA.htmljoin
➡️ Fala Amante da Engenharia, se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo. Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Dê like, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Teve alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários.
Site oficial: bit.ly/engdetalhada
Instagram: bit.ly/engedetalhada
Facebook: bit.ly/fbengdet
LinkedIn: bit.ly/ldengdetalhada
➡️ENTRE EM CONTATO CONOSCO: faleconosco@engenhariadetalhada.com.br
--
Gustavo André Silva Pereira
Grande privilégio ter vendido esses livros de ciência época que a Internet estava começando e revistas como a Super interessante e Galileu eram grandes fontes de prever o futuro.
Acompanho este canal. Só temas importantes. Parece que o futuro da energia é solar.
Germany put all on solar and wind energy. Now my country is falling appart.
Electricity is incredibly pricy, we don't have enough energy and thousands of companies leave the country, leaving a tremendous amount of people having no jobs. The situation is really bad now here... Better you guys in Brasil don't repeat our mistakes!
Essa conversão de kW p/ CV é super interessante, será muito útil p/ o meu projeto.
Obrigado.
Só invés de usar o painel fotovoltaico para movimentar o carro, é melhor usar para carregar as baterias dele. Pois em algumas horas está carregado. Não sendo necessário uma tomada em regiões mais afastadas.
Se você tiver uma bateria de 120kW em casa, daria pra carregar essa bateria com painéis solares e carregar um tesla em menos de 2 horas, mas se for carregar o tesla direto das placas solares, teria que ter uns 15kW em potencia solar instalada pra carregar ele em 8 horas de sol, uns mil metros quadrados de placas já daria conta!
vc ta ignorando o fato q usar a bateria pra movimentar o carro + carrega-lo ao mesmo tempo gera calor q degrada a bateria quanto mais quente ela fica, bastante comum entre smarfones isso agora pensa numa escala maior.
Muito interessante. Ótima explicação
Quem roda Uber q só faz bairros, ou pega muito trânsito, daí compensa Bateria + placas no carro, aumenta a autonomia em 2%, mas por outro lado ele auxilia no Ar condicionado e Quente e o sistema p bateria não acabar mais rápido, ou uma viajem na praia/campo q é longe de tomada, mas mantém um Celular carregando ou um Notebook ligado com o carro em repouso.
carregar celula/notbook é só colocar uma mini placa solar no parabrisa mesmo tem varios modelos no aliexpres... vcs tao ignorando o fato q os paineis solares absorvem calor e usar a bateria + carrega-la esquenta muito mais ela, essas baterias e a placa solar esquentariam muito mais o carro do que um ar poderia resfriar fora q tbm diminuiria a vida util dela.
@@galv4o315 na questão do calor, um bom isolante térmico entre a placa e o carro resolveria.
Na parte do peso, direto vemos protótipos de placas maleáveis, que aos olhos não devem pesar mais que 2kg p veículo todo.
E em questão placa solar p parabrisa, como o sol o máximo que gera é 350Wh/m², o vidro por não ser direcional a todo momento para o Sol e a área útil, o máximo que iria aproveitar seria menos de 100Wh, um celular daria conta, mas um notebook seria uma carga lenta (além do calor da placa gerando).
E o próprio dono podia programar o carregamento da bateria do carro p chegar sempre nos 80% p manter sua vida útil (Elon Musk disse q a bateria de íons de Lítio podem durar mais de 100 anos se elas sempre manter uma carga entre 20% a 80%), e tbm seria útil p quando o carro ficasse semanas ou meses parado, pq o carro desligado consome bateria, mesmo q seja miliamperes, mas se zerar a carga, a bateria tbm tem sua vida reduzida drasticamente. Então melhor chegar em 6 meses fora da tomada e o carro tá em 80% disposto a sair. 😊
Façam um vídeo sobre sobre o efeito fotovoltaico e os tipos de painéis solares, o policristalino, mono cristalino e amorfo !!!
Paineis elétricos nos carros seriam mais como auxílio para recarregar as baterias quando o veículo esta estacionado em uma area aberta e sem cobertura, assim ele iria recarregar as baterias de modo passivo, somente ficando exposto a luz solar
Sim, pensei isso também! Usar os painéis para movimentar diretamente é impossível, mas servir como um carregador passivo enquanto o carro está estacionado, ou até mesmo para servir de auxílio enquanto anda (como para carregar o celular, acender o painel, alimentar o som e etc), daria perfeitamente. E não precisaria estar apenas no teto e capô do carro, nas laterais também faria conversão (menos eficiente, obviamente) através dos reflexos.
@@Matheus29001 é uma solução bem mais inteligente e simples do que querem mover o veículo todo através da energia solar, basta ver o tanto de automóveis que ficam parados hora e horas no sol quente , sendo que se eles estivessem painéis solares, poderiam recarregar uma parte da bateria e quando em movimento, poderiam auxiliar no consumo de energia
vcs tão esquecendo o fato que os paineis solares absorvem o calor, ai tu vai contar peso dos paineis + peso da proteção termica + desgaste da bateria pq ela vai ficar mais quente por causa da recarga + uso o custo final dificilmente compensa, um painel solar tem eficiencia bastante baixa o resto é tudo convertido em calor no final acaba gastando mais por causa do peso extra do q o painel geraria, pra fazer algo do tipó teria q ser muito eficiente.
@@galv4o315 Mas não precisa usar painel igual de telhado de casa, dá pra usar aquelas células finas que são tipo lâminas plásticas. Não são tão eficientes, mas é só um carregamento adicional passivo.
Sobre a bateria... Cara, qual o sentido disso? Kkkkkk
- Recarregar na tomada -> Esquenta (mas tudo bem).
- Usar a bateria para alimentar o motor -> Esquenta (mas tudo bem).
- Recarregar passivamente com baixa carga -> Esquenta (pouco) OH NÃO, VAI DESGASTAR!!
Não faz sentido kkkkk Fora que as células solares seriam uma fonte de energia paralela com a bateria para alimentar os motores/painel, ou seja, a carga nem iria para a bateria enquanto estivesse usando o carro, só com ele parado, no Sol, estacionado.
Repito, não precisa usar painéis de telhado no carro, existem várias células mais leves. Sem falar que o painel solar de telhado só é pesado daquele jeito por causa do vidro temperado para proteção. Sem o vidro ele é bem mais leve. Eu já comprei power-bank solar que a célula tinha o mesmo peso da carcaça de plástico.
Nós tínhamos essa coleção de livros. Era muito legal e super bem explicado. Eu era apaixonado por todos eles.
Boa análise 😉 ainda acho que por hora o lance é evoluir as baterias e ampliar ao máximo os pontos de produção de energia solar, em especial nas fazendas que estão usando sistemas “agrovoltáicos” mesclando plantas que gostam de sombreamento com fileiras de painéis solares, assim os fazendeiros vendem seus vegetais e energia solar 💸
Ótimo comentário, são vídeos extremamente relevante e atual, em um mundo globalizado e com essas tendências.
Os carros solares são excelentes!
Às tecnologias solares em carros no mundo, precisam ser aperfeiçoadas.
Realmente, compensa mais andar a cavalo... rs... Mas a criação de usinas solares mais eficientes que abasteçam postos de recarga de carros elétricos, acredito que isso sim será viável no futuro! Ou se não forem carros elétricos, talvez carros movidos a hidrogênio...
Como forma de energia complementar, para abastecer outros sistemas dos automóveis, isso eu já vejo como viável agora mesmo ou em breve!
Nota: Projetos de Zepelins solares eu vejo como mais viáveis...
Grande vídeo! Forte abraço!
Pode se combinar tecnologias que utilizam o movimento, como a eólica, e o próprio movimento das rodas do carro, para gerar mais energia. Creio que dá para melhorar significativamente a geração de energia combinando as três tecnologias ao mesmo tempo.
na verdade os carros ja contam com um sistema desses, quando o motorista tira o pé do acelerador o carro, o motor eletrico troca de função, começa a funcionar como um gerador, so que isso gera peso, e o carro começa a frear. o motorista acelera, o motor volta a funcionar para impulsionar o carro.
o gerador tem um problema que inviabiliza colocar gerador em cada roda do veiculo. quando o gerador roda, e ele começa a alimentar alguma coisa, carregar bateria, acender lampada etc, gera um campo magnetico que deixa a rotação pesada, quanto mais potente for o equipamento ligado ao gerador, mais peso gera para girar o gerador.
entao se colocar um gerador em cada roda no momento que o gerador for carregar a bateria do veiculo, vai gerar peso. gerando peso, o motor do carro tem que lutar contra isso para acelerar o carro, o que vai gerar um maior gasto de energia..
seria o motor lutando para acelerar o carro e os geradores lutando para frear o carro.
no fim das contas, do jeito que esta é mais eficiente. o motor acelera gasta energia, o motorista tira o pé do acelerador, o motor vira gerador, começa a frear o carro devido o campo magnetico, gera energia e manda para as baterias.
Boa noite ótimo vídeo 👍👍👍👍👍
Muito bom , gosto da forma como explica, parabéns !
Caraca... Achei que era a única pessoa na terra que tinha essa coleção ainda 😮❤😊
A pouca eficiência das placas mais perdas😢 pelos controlador e inverssores. No momento pesquiso a viabilidade nas E-bikes e no momento estou crente de conseguir em breve...
Parabéns pelo vídeo!
Um carro solar nessas condições apresentadas pode ser ineficiente, mas essas mesmas placas solares no carro solar podem carregar as baterias enquanto o carro está parado, dando aí um pouco mais de autonomia
Ótimo vídeo sobre os carros que podem ser recarregados via painéis solares. Me fez lembrar de um vídeo da sessão da tarde
Agora vem uma pergunta boba. Existiu algum projeto de carro que já tentou produzir energia através do vento?
Procura no TH-cam um vídeo com esse nome "risking my life to settle a physics debate"
Da energia solar que absorvida pelos painéis, só 20% e transformada em energia elétrica, assim como você falou, o restante e calor, que vai fazer o carro um forno.
Mas e se o motorista sair de casa de manhã, estacionar sob o sol às 8, e só for embora às 17 horas? Considerando aquela área proposta, quanta energia ele conseguiria para carregar as baterias?
E carregadores por indução alimentados pela energia solar, porque essa não é uma boa opção para se utilizar nas vias? além do preço é claro
O que eu entendi aí. É que querem que um carro ande com a energia solar produzida direito das placas solares. E a questão não é essa. Mesmo sendo o mínimo entre aspas. É fazer com que essa placas sejam mais uma forma para carregar as baterias igual a drenagem. Em quanto o veículo tivesse rodando durante o dia no sol. As placas estariam mandando energia para as baterias.
tinha um filme na sessão da tarde sobre essa corrida
Existe o aptera.
Bom dia, eu acho que o futuro dos carros está na pilha de combustível a funcionar com metanol!
Pois é tenho um veículo eletrico, e abasteço com energia fotovoltaica gerada em casa, entao é movido literalmente a energia solar.....😂😂😂
É não poderia os mesmos carros elétricos com essas placas em cima por mais pouco que carregasse já seria algo
Eu acho que AINDA não temos carros a energia solar, e isso, eventualmente , muda
A pouca eficiência das placas mais perdas pelos controlador e inverssoressss
No caso não seriam bem carros solares. Seria um elétrico com alimentação também solar. Seria mais uma opção.
PARA DE OLHAR PARA O LADO, ESTAMOS AQUI A SUA FRENTES, OLHE PARA NÓS. O PROBLEMA NÃO É A INCIDÊNCIAS DA LUZ DO SOL, MAS SIM A EFICIÊNCIA BAIXA DOS PAINÉIS, QUANDO ESSE POBLEMA FOR RESOLVIDO, AÍ SIM!
top
O sistema híbrido conseguiria aproveitar a energia solar e oferecer alguma economia de combustível e a construção de veículos de 1 a 2 ocupantes de uso exclusivo em centros urbanos e de peso reduzido tornaria a idéia solar viável já que velocidade média em horário de pico é equivalente a andar a pé...
precisariamos de 5kw a 10kw de potencia solar para termos velocidades baixas. imagina isso encima de um carro
de 10 a 20 paineis solares
ja temos paineis de 23% de eficiencia
o bom seria carregar no sol e acumular energia na bateria. somente solar tem muita instabilidade.
carro eletrico carregado com energia @csesolar na sua casa
carro eletrico anda 5km com 1kwh, ou seja 1 reais a cada 5km, se fosse gasolina 5 reais 10km, ou seja 2reais por km. difernça que compensa muito
www.youtube.com/@ApteraMotors
em resumo é melhor a gente continuar com os velhos motores movidos a gasolina com 10% de etanol ou diesel!
e
Na velocidade 1,5 fica aceitável. Eita cara pra falar devagar... Kkkk
Achei o seu vídeo muito pessimista. A ideia nunca foi alimentar carro enquanto anda, a ideia é o carro ficar carregando no sol enquanto você trabalha ou está parado em qualquer lugar. Um carro elétrico econômico possui um consumo de 8 kWh para cada 100 km rodados. É perfeitamente possível cobrir um carro com placas que gerem 4 kW hora ao longo de um dia inteiro, possibilitando uma autonomia de 50 Km por dia que é a média de rodagem do brasileiro. Tem um vídeo aqui no TH-cam de um cara que fez isso numa Kombi e está viajando o mundo.
A empresa APTERA já está com o seu modelo de carro movido a energia solar certificado e entrará em produção final do ano. www.youtube.com/@ApteraMotors
Não gostei das explicações. Já vi famílias sendo transportadas por carros solares.
Se dissesse que as limitações vão desde falta de luz solar no inverno europeu e americano passando pela impossibilidade de se alcançar velocidades superiores a 200km/h, eu concordaria.
Mas esses carros podem chegar 60km/h.
Carros podem ser Flex, movidos a hidrogênio
combustível.
O planeta agradece.
Os números não batem também, painéis não são tão ineficientes e produzem bem mais energia do que descrito, eu tenho energia solar em casa, 40 m2 produzem com folga 6000 W, limitado pelo inversor, os painéis tem capacidade de passar de 8000 W, claro que com o Sol no alto e céu limpo. Cada metro quadrado desse modelo que tenho produz 300W, e já existem placas mais modernas que produzem por volta de 600W por metro quadrado. Ainda tá longe de ser viável colocar num veículo do dia a dia, mas não é tão baixa a potência e não estamos tão longe assim. Obs: 3400 W toca várias geladeiras ao mesmo tempo
@
Para calcular a eficiência do painel solar, podemos usar a fórmula:
Eficiência = (Potência de saída / (Radiação solar por metro quadrado * Área do painel)) * 100
Dado que a radiação solar por metro quadrado é de 1000 watts, e o painel tem uma área de 40 metros quadrados produzindo 6000 watts de potência, podemos calcular:
Eficiência = (6000W / (1000W/m² * 40 m²)) * 100
Eficiência = (6000W / 40000W) * 100
Eficiência = 0.15 * 100
Eficiência = 15%
Portanto, a eficiência do painel solar seria de 15%.
@Com radiacao solar de 1000W por metro quadrado, seus painéis estão dando apenas 15% de eficiência com esses 40 metros quadrados e geração de 6000W.
Digo mais:
Se a radiação solar for de 1500W, por metro quadrado, seus painéis estão dando eficiência de 10%.
Os próprios fabricantes dos painéis solares citam de 20% a 22% de eficiência na geração
Mas lá nos cabos e até no inversor, se perde mais um percentual da geração.
@ Não tive a chance de assistir ao vídeo, mas a ausência de carros movidos a energia solar pode ser atribuída ao alto consumo de energia dos carros elétricos, que variam entre 150Wh e 200Wh por quilômetro. Infelizmente, não há espaço suficiente nos carros para acomodar tantos painéis solares capazes de gerar 150Wh por quilômetro.
Mesmo em baixa velocidade, a 40 km/h, um carro percorreria 1 km em apenas 1.5 minutos. Para sustentar essa demanda de energia, seriam necessários 6000 watts em painéis solares no teto do carro.
A uma velocidade de 80 km/h, a situação se torna ainda mais exigente. Nesse caso, seriam necessários 12000 watts em painéis solares para gerar os 150Wh por quilômetro e manter a velocidade, já que o carro cobriria 1 km em apenas 0.75 minutos, exigindo uma potência dobrada.
@
Atualmente, observamos motoristas de Uber que instalaram cerca de 13 kW de painéis solares em suas residências, permitindo-lhes injetar energia na rede. Durante o dia, enquanto trabalham, utilizam essa energia solar para abastecer seus veículos. À noite, ao retornarem para casa, conectam o carro para carregar, consumindo uma potência de 7000 watts ao longo de 11 horas.
Nessas circunstâncias, o veículo é impulsionado praticamente por energia solar, aproveitando os 13 kW de painéis solares instalados em suas casas.
Prefiro carros a combustão.
Achar que evolução é ciência já foi passado, bem passado. E o melhor carro a energia solar é o a álcool de cana de açúcar.
Bateria nuclear é melhor
Video fraco. So blablabla danado.