❗❗❗ Seja membro deste canal e ganhe benefícios: th-cam.com/channels/AaD-P-PxAkKS5WX8EpWrKA.htmljoin ➡️ Fala Amante da Engenharia, se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo. Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Dê like, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Teve alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários. Site oficial: bit.ly/engdetalhada Instagram: bit.ly/engedetalhada Facebook: bit.ly/fbengdet LinkedIn: bit.ly/ldengdetalhada ➡️ENTRE EM CONTATO CONOSCO: faleconosco@engenhariadetalhada.com.br
Em 1998 eu construi tanto a parte mecânica quanto a eletrônica para um motor brushless para meu projeto de conclusão de curso na engenharia elétrica na Poli. Ganhei o premio de melhor projeto do ano. Tempos bons!
Meu filho também se formou na Poli. Desenvolveu um brushless para atuar no leme e ailerons do Airbus 321, na Alemanha. A idéia é substituir os sistemas hidráulicos de hoje. Este controle elétrico será adotado em dois anos.
Meu pai é engenheiro eletrônico, me lembro de ter lido alguns itens sobre eletrica quando era pequeno, não conseguia compreender muito bem esses métodos de funcionamento
46 นาทีที่ผ่านมา
@@rrestituti se em 98 ja existia essa tecnologia, o que será que eles tem hoje?
nos automodelos tambem, antes um automodelo de marca boa como um traxxas por exemplo não pasava de 40 km/h, e os motores não eram tão duradouros, hoje em dia esses brushless vazem esses brinquedões passarem dos 100 por hora!
Como são incríveis esse motores. Comprei uma chave de impacto com essa tecnologia e fiquei admirado com a eficiência do mesmo. Fiquei sabendo dessa tecnologia depois que comprei essa chave de impacto. Quando fui comprar vi vários comentários falando dessa tecnologia e resolvi pesquisar para saber do que se trata. Pós achei que era de escovas normais, mas não era.
O motor brushless difere apenas na forma de gerar o campo do rotor/estator utiliza-se de imas permanentes de neodimeo ao inves de bobinas, e sim isso tras grandes ganhos, mas também possui um controle mais complexo com elementos transistorizados que podem também virem a falhar
Esses motores têm o mesmo princípio de funcionamento do motor passo a passo presente em impressoras por exemplo, mas os motores passo a passo têm ainda mais precisao de movimentos. Esses motores já existem á 20 anos, cheguei a fazer trabalhos com esses motores no final projeto do meu curso, para além de não terem escovas, têm muita precisão de funcionamento e conseguem ter também mais força no arranque visto que o espaço entre bobines e menor
Os motores brushless tem seu princípio de funcionamento bastante semelhantes aos motores de indução trifásicos. As principais diferenças sao o tipo de alimentação e a redução de tamanho devido ao uso de rotor de imãs permanentes ao invés dos rotores do tipo gaiola de esquilo. Fica como sugestão um vídeo sobre os motores elétricos de indução trifásicos, que são a maioria esmagadora dos motores eletricos industriais.
Mais ou menos, Amigo. Um motor de indução, não tem qualquer tipo de escovas, mas seu principio de funcionamento é completamente diferente de um motor brushless. Ele opera utilizando corrente alternada, enquanto um motor brushless utiliza corrente contínua e um controlador eletrônico. O motor de indução produz um campo girante ou campo magnético rotativo, usando tensão alternada no estator. Esse campo atravessa os condutores do rotor, induzido a uma força eletromotriz que cria o seu próprio campo girante. Não é necessário um controle eletrônico, uma vez que a natureza alternada da corrente já produz o campo girante. Ele procura se alinhar ao campo girante do estator, fazendo o rotor girar constantemente. Espero ter ajudado.
@@EngenhariaDetalhada Na verdade o Manoel não está errado, é porque existem os motores Brushless DC (BLDC) e AC e dai deve ter surgido o comentário dele, mas em suma a ideia de funcionamento de um motor de indução e um brushless são parecidas por assim dizer. Os motores brushless AC são conhecidos como motores síncronos de imãs permanentes (MSIP) e eles não funcionam sem que seja utilizado inversores de frequência ou outros artifícios de partida. Em situações bem atípicas, estes têm seu eixo acoplado a um outro motor (normalmente de corrente contínua) que inicia seu giro até uma dada velocidade que o MSIP possa se manter sozinho não sendo necessário conversores eletrônicos. Esse fenômeno ocorre devido a dinâmica da corrente elétrica variante no tempo que impede que haja o acoplamento magnético entre o fluxo rotórico e o estatórico, vindo daí a necessidade de se utilizar um inversor que proporcionará uma partida suave (normalmente rampa, pois nenhum motor lida muito bem com degrau). A rampa de frequência faz com que o campo magnético inicie mais lento de forma que o rotor se acople magneticamente e produza torque no sentido do campo e depois de acoplado o motor pode acelerar. Os inversores são capazes de modular a tensão eficaz aplicada aos enrolamentos do estator de uma máquina, assim como a frequência do sinal (relação V/f constante, mantendo fluxo magnético constante), onde esta possui relação direta com a velocidade do campo magnético girante do estator. Dentro deste tópico vem as técnicas de controle que posso citar o controle vetorial que podem ser aplicadas a motores síncronos ou de indução sendo o FOC, IFOC e DTC. Mas ai é assunto para uma outra discussão. As aplicações do MSIP vão desde geradores síncronos, aplicações em veículos elétricos e outras aplicações que exijam um alto torque por volume, mas é valido dizer que são motores caros devido ao uso de materiais de terra rara (imãs). Um abraço e um Feliz Ano Novo!
Considerando somente o motor em si o brushless é Ac, o motor recebe as fases AC nas bobinas provenientes do inversor, porém sem indução no núcleo que é permanente.
O início e o gênio por trás dos motores sem escovas. Em 1882, Nikola Tesla começou a usar vários aparelhos com campos magnéticos rotatórios e inventou em Paris um motor elétrico chamado motor de indução. Em 1888 recebeu a patente de todos estes inventos e foi aí que nasceu o nosso motor "brushless" que nada mais é do que o velho motor de indução controlado por dispositivos eletrônicos. Fonte: Gg
Tenho um ventilador antigo da Arno, que não tem escovas. Esse ventilador é com pás em ferro e toda a carenagem de chapas, só os botões são de plástico.
O cara é mais um ignorantão fãzoca do tesla. Não tem poha nenhuma a ver o tesla com os motores brushless porque nem existia eletrônica naquela época. O que foi criado naquela época, e NÃO foi o tesla que criou, foi o motor de indução trifásico (MIT) e depois o motor de indução monofásico (MIM). Esse tipo de motor nunca dependeu de eletrônica nenhuma, mas tem suas limitações de uso. Com o advento da moderna eletrônica de potência (também chamada de eletrônica industrial) surgiram os inversores de frequência, que aplicados aos MITs e aos MIMs permitiram expandir estes motores para aplicações que antes não eram possíveis. Tanto o MIT quanto o MIM são motores brushless antes do conceito existir. Conceitualmente falando, os motores brushless atuais, dessa modinha de inventar palavras de marketing, são motores de indução trifásicos (MITs) que trabalham em baixas tensões e potências, permitindo seu uso em coisas como os drones.
Muitos não sabem que a rotação manual do motor brushless, produz também corrente alternada ao girar, mesmo sem acessório eletrônico (placa ,etc), enquanto os de escova com imas produzem corrente continua
Essa semana eu desmontei o exaustor da cozinha, precisava de uma limpeza, depois de lavar tudo, desmontei o motor pra seca-lo e lubrificar e pude ver que é um motor com essa característica, como nunca havia desmontado um motor assim, isso me chamou a atenção. Valeu por me tirar essa dúvida.
No meu motorhome troquei o motor da geladeira 127v por um de 12v. brushless Dc vindo direto das baterias.ele usa um controlador que pode inclusive mudar a velocidade da rotação. E o consumo em torno de 3.5 A . Antes com o uso de inversor 12v para 127v. O consumo chegava a 11 A . Muito silencioso
Pesquisando pra comprar uma roçadeira a bateria da Makita, me deparei com esse tipo de motor, primeiro vídeo que assisti sobre ele e todas as duvidas foram sanadas, PARABÉNS E MUITO OBRIGADO!!!
Foi magnífico, valeu obrigado a todos da equipe Engenharia Detalhada vou providenciar o material aos poucos para montar um drone pegarei esse conteúdo como base fundamental, e irei mais afundo, assim que eu notar um tema muito falado entre as pessoas, porém com nenhuma riqueza de detalhes ou o mínimo de explicação, trarei o tema até vocês 🫵🏽 correto até próxima bom trabalho para Família Engenharia Detalhada, vou ter que cuidar aqui também tchau.
Motores elétricos acionados eletronicamente sempre foram eficientes, antigamente chegava até 90% de eficiência, hoje em dia com pequenas atualizações chegam a incríveis 96% de eficiência, o problema continua sendo as baterias.
Mas a maioria dos motores de grande tracionamento, e de grandiosíssima potência não tem escovas, e isso é o que eu acho muito bacana, porque a bobina de campo magnético, consegue acionar um rotor, que não tem nada elétrico nele, e gerar grandes potências.
@franckdesousa5620 na verdade o rotor tem sim coisa elétrica, esse tipo de motor é chamado de motor de indução, e o nome já diz, o rotor tem um tipo de embobinamento de alumínio, que parece uma gaiola, quando o estator é energizado gera um campo eletromagnético que induz uma corrente elétrica nessa gaiola de alumínio e a gaiola gera um campo magnético, por isso esse tipo de rotor é chamado de gaiola de esquilo, e só pesquisar no TH-cam como um motor de indução funciona.
Gosto muito da maneira como você explica bem compreensível. Gosto muito também de máquina com esse tipo de motor. Tenho ;parafusadeira furadeira e todas que comprar daqui para frente sera com esse motor. Criciúma s/c
acredito que sim amigo ! ja que motores brushless aproveita melhor a energia e tem menas perdas de energia. fora que esses motores usam varios im as de neodimio em seu estator, deixando mais potente
Por não ter o gargalo de potência dos motores cc convencionais (as escovas e o coletor), mais potência pode ser conduzida às bobinas do estator. E por não existir atrito de peças móveis além dos mancais, o rotor se movimenta de forma mais livre, o que significa que menos energia é necessária para fazê-lo funcionar em vazio ou em carga. Por isso motores BLDC 'aproveitam' e entregam mais potência no eixo em comparação aos motores escovados.
Te convido pada ter aulas de monociclo gratuitas em minha loja se for de SP, tenho certeza que vai adorar. E parabéns pelo vídeo, muito preciso e claro como sempre. Te
Muito bom , para fazer turbo elétrico ou turbo charger elétrico . O sensor de velocidade fica direto no acelerador é muito bom mesmo . Não sei porque não fizeram ainda .
Deve funcionar para o inverso também. Sempre tive uma ideia de criar um motor brushless no espaço com gravidade zero para gerar energia antes de conhecer esse motor.
Me corrijam se eu estiver errado, mas o motorizinho do dentista, em 9:34, é um motor a ar comprimido e não um motor elétrico. Eu acrescentaria o seguinte: os motores BLDC tb estão passando a serem usados na robótica, em substituição aos motores de passo, pelos motivos citados no vídeo, e tb por terem um maior torque e velocidade. No caso da robótica, os controladores ESC são substituídos pelos controladores FOC (Field-Oriented Control), que permitem uma precisão absurda de posição e tendo outras vantagens em relação aos motores de passo como menor geração de ruído. Eu arriscaria dizer que os motores Brushless são os reis dos motores. Parabéns pelo vídeo!!
Vamos lá amigos Um motor de indução, não tem qualquer tipo de escovas, mas seu principio de funcionamento é completamente diferente de um motor brushless. Ele opera utilizando corrente alternada, enquanto um motor brushless utiliza corrente contínua e um controlador eletrônico. O motor de indução produz um campo girante ou campo magnético rotativo, usando tensão alternada no estator. Esse campo atravessa os condutores do rotor, induzido a uma força eletromotriz que cria o seu próprio campo girante. Ele procura se alinhar ao campo girante do estator, fazendo o rotor girar constantemente. O motor Brushless, como descrito no vídeo, é um motor de corrente contínua. Ou seja, são motores completamente diferentes.
@@EngenhariaDetalhada ha controversias sobre considerar o BLDC de fato um motor de corrente continua pois as ondas de tensão embora nao senoidais são de polaridade alternada, e existeam ate mesmo controladores de onda senoidal para motores BLDC, pessoal vem usando em patinetes eletricos essas controladoras senoidais, então nao sei se da pra chmar eles de motores DC
5:26 eu tenho um motor desse ae😂😂 Um kit na vdd,, vou construir um aeromodelo,, meu rádio controle é simples mais me deixa fascinado😅 É muito massa controlar o controle rsrs
Qual a Diferença do MIT (motor de indução trifásico) Para Os Motores Brushless , ja que o MIT tb nao tem escovas e o Brushless tb nao porem ele tem iman permanentes O MIT tb nao pode ter iman? se botar iman nele ele vira Brushless ? ou e so o terno, ja o funcionamento e bem parecido
Amigo. Um motor de indução, não tem qualquer tipo de escovas, mas seu principio de funcionamento é completamente diferente de um motor brushless. Ele opera utilizando corrente alternada, enquanto um motor brushless utiliza corrente contínua e um controlador eletrônico. O motor de indução produz um campo girante ou campo magnético rotativo, usando tensão alternada no estator. Esse campo atravessa os condutores do rotor, induzido a uma força eletromotriz que cria o seu próprio campo girante. Um motor de indução trifásico não possui um controlador eletrônico. A própria natureza alternada da corrente cria o campo girante que faz o motor se movimentar. Ele procura se alinhar ao campo girante do estator, fazendo o rotor girar constantemente.
Aqueles toca discos direct drive da década de 80 eram este tipo de motor?Pq o prato tinha os imãs e encaixava sobre as bobinas e o circuito controlava a velocidade do prato em geral pra 33 rpm ou 45 de acordo com o tipo de vinil Se forem este tipo de motor ele tem mais de 40 anos 😊😊😊😊🎉🎉
Buguei !!!!!!!!! Eu troquei o motor da minha parafusadeira, um motor brush makita. Por curiosidade, alimentei 12v nele e ele funcionou, sem placa de controle, diretamente da fonte
Boa tarde, gostaria de perguntar qual motor se sai melhor em relação ao peso do condutor (90 kg) de uma bicicleta elétrica, de um motor brushless de 500w e um motor comum de escovas de carvão de 800w, qual seria mais adequado??
As fans normalmente tem 3 configurações: 2 fios (positivo/negativo), 3 fios (positivo/negativo/informação sobre giro) e 4 fios (positivo/negativo/giro/pwm, que controla o giro sem a necessidade de alterar a voltagem externamente).
Também conhecido como motor direct drive. Mas se quizer alta potência em motor elétrico, com tamanho reduzido, nada substitui o velho rotor com escovas.
Verdade, acho que para uso pessoal a lembrança mais antiga que tenho é o uso desses motores brushless no aeromodelismo, isso por volta de 2003 se não me engano, quando lia sobre os modelos elétricos nas revistas da Aero&Cia
@@elsnasab6115 Olá amigo tudo bem? A principio não, o problema é que na região onde eu moro ele é pouco conhecido, então tive que comprar as peças que são o estator e a controladora brusheless, o resto da carcaça dele eu mandei usinar ,o induzido dele eu usei de um motor trifásico, eu mesmo usinei ele e coloquei os imas de neodimio, e fiz um teste e funcionou bem de primeira, aí coloquei imas mais fortes e coloquei resina poliéster no induzido, ele perdeu um pouco o rpm porém duplicou o torque
Será que pode ser utilizado em área classificada como em uma área de produto inflamável para realizar alguma manutenção em tanques e tubulação utilizando ferramentas que utiliza essa tecnologia de motor que não gera faísca e que possa causar algum incêndio?
Nada impede, mas motores BRUSHLESS são mais caros e tem as placas de controle que também são caras e os motores tradicionais atem de mais barato tem eficiência de 90%, onde precisão/ peso não for necessário os convencionais ganham.
❗❗❗ Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
th-cam.com/channels/AaD-P-PxAkKS5WX8EpWrKA.htmljoin
➡️ Fala Amante da Engenharia, se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo. Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Dê like, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe o vídeo em suas redes sociais. Teve alguma dúvida, sugestão ou crítica? Deixe nos comentários.
Site oficial: bit.ly/engdetalhada
Instagram: bit.ly/engedetalhada
Facebook: bit.ly/fbengdet
LinkedIn: bit.ly/ldengdetalhada
➡️ENTRE EM CONTATO CONOSCO: faleconosco@engenhariadetalhada.com.br
Parabéns pelo vídeo! Adoro tecnologia e foi muito bem explicado o princípio de funcionamento do motor.
Em 1998 eu construi tanto a parte mecânica quanto a eletrônica para um motor brushless para meu projeto de conclusão de curso na engenharia elétrica na Poli.
Ganhei o premio de melhor projeto do ano. Tempos bons!
Meu filho também se formou na Poli. Desenvolveu um brushless para atuar no leme e ailerons do Airbus 321, na Alemanha. A idéia é substituir os sistemas hidráulicos de hoje. Este controle elétrico será adotado em dois anos.
Parabéns
Meu pai é engenheiro eletrônico, me lembro de ter lido alguns itens sobre eletrica quando era pequeno, não conseguia compreender muito bem esses métodos de funcionamento
@@rrestituti se em 98 ja existia essa tecnologia, o que será que eles tem hoje?
Esses motores foram revolucionários também para o Aeromodelismo elétrico, são eficientes demais
nos automodelos tambem, antes um automodelo de marca boa como um traxxas por exemplo não pasava de 40 km/h, e os motores não eram tão duradouros, hoje em dia esses brushless vazem esses brinquedões passarem dos 100 por hora!
Excelente vídeo
Como são incríveis esse motores. Comprei uma chave de impacto com essa tecnologia e fiquei admirado com a eficiência do mesmo. Fiquei sabendo dessa tecnologia depois que comprei essa chave de impacto. Quando fui comprar vi vários comentários falando dessa tecnologia e resolvi pesquisar para saber do que se trata. Pós achei que era de escovas normais, mas não era.
O motor brushless difere apenas na forma de gerar o campo do rotor/estator utiliza-se de imas permanentes de neodimeo ao inves de bobinas, e sim isso tras grandes ganhos, mas também possui um controle mais complexo com elementos transistorizados que podem também virem a falhar
Esses motores têm o mesmo princípio de funcionamento do motor passo a passo presente em impressoras por exemplo, mas os motores passo a passo têm ainda mais precisao de movimentos. Esses motores já existem á 20 anos, cheguei a fazer trabalhos com esses motores no final projeto do meu curso, para além de não terem escovas, têm muita precisão de funcionamento e conseguem ter também mais força no arranque visto que o espaço entre bobines e menor
Mais uma vez uma aula super didática! Sou eng. elétrico e confesso que não sabia de metade dos ensinamentos. Muito obrigado pela aula.
Valeu!
Muito obrigado pelo apoio de sempre!!!
Em nome de toda a equipe do Engenharia Detalhada.
Merecido
Antigos toca discos também chegaram a usar motores controlados eletronicamente. Eram conhecidos como direct drive.
Os motores brushless tem seu princípio de funcionamento bastante semelhantes aos motores de indução trifásicos. As principais diferenças sao o tipo de alimentação e a redução de tamanho devido ao uso de rotor de imãs permanentes ao invés dos rotores do tipo gaiola de esquilo. Fica como sugestão um vídeo sobre os motores elétricos de indução trifásicos, que são a maioria esmagadora dos motores eletricos industriais.
Mais ou menos, Amigo.
Um motor de indução, não tem qualquer tipo de escovas, mas seu principio de funcionamento é completamente diferente de um motor brushless.
Ele opera utilizando corrente alternada, enquanto um motor brushless utiliza corrente contínua e um controlador eletrônico.
O motor de indução produz um campo girante ou campo magnético rotativo, usando tensão alternada no estator. Esse campo atravessa os condutores do rotor, induzido a uma força eletromotriz que cria o seu próprio campo girante.
Não é necessário um controle eletrônico, uma vez que a natureza alternada da corrente já produz o campo girante.
Ele procura se alinhar ao campo girante do estator, fazendo o rotor girar constantemente.
Espero ter ajudado.
@@EngenhariaDetalhada Na verdade o Manoel não está errado, é porque existem os motores Brushless DC (BLDC) e AC e dai deve ter surgido o comentário dele, mas em suma a ideia de funcionamento de um motor de indução e um brushless são parecidas por assim dizer.
Os motores brushless AC são conhecidos como motores síncronos de imãs permanentes (MSIP) e eles não funcionam sem que seja utilizado inversores de frequência ou outros artifícios de partida. Em situações bem atípicas, estes têm seu eixo acoplado a um outro motor (normalmente de corrente contínua) que inicia seu giro até uma dada velocidade que o MSIP possa se manter sozinho não sendo necessário conversores eletrônicos. Esse fenômeno ocorre devido a dinâmica da corrente elétrica variante no tempo que impede que haja o acoplamento magnético entre o fluxo rotórico e o estatórico, vindo daí a necessidade de se utilizar um inversor que proporcionará uma partida suave (normalmente rampa, pois nenhum motor lida muito bem com degrau). A rampa de frequência faz com que o campo magnético inicie mais lento de forma que o rotor se acople magneticamente e produza torque no sentido do campo e depois de acoplado o motor pode acelerar.
Os inversores são capazes de modular a tensão eficaz aplicada aos enrolamentos do estator de uma máquina, assim como a frequência do sinal (relação V/f constante, mantendo fluxo magnético constante), onde esta possui relação direta com a velocidade do campo magnético girante do estator. Dentro deste tópico vem as técnicas de controle que posso citar o controle vetorial que podem ser aplicadas a motores síncronos ou de indução sendo o FOC, IFOC e DTC. Mas ai é assunto para uma outra discussão.
As aplicações do MSIP vão desde geradores síncronos, aplicações em veículos elétricos e outras aplicações que exijam um alto torque por volume, mas é valido dizer que são motores caros devido ao uso de materiais de terra rara (imãs).
Um abraço e um Feliz Ano Novo!
Excelente explanação. Conglatulations!
Considerando somente o motor em si o brushless é Ac, o motor recebe as fases AC nas bobinas provenientes do inversor, porém sem indução no núcleo que é permanente.
O início e o gênio por trás dos motores sem escovas.
Em 1882, Nikola Tesla começou a usar vários aparelhos com campos magnéticos rotatórios e inventou em Paris um motor elétrico chamado motor de indução. Em 1888 recebeu a patente de todos estes inventos e foi aí que nasceu o nosso motor "brushless" que nada mais é do que o velho motor de indução controlado por dispositivos eletrônicos.
Fonte: Gg
Tenho um ventilador antigo da Arno, que não tem escovas. Esse ventilador é com pás em ferro e toda a carenagem de chapas, só os botões são de plástico.
por isso acabaram com ele os ladroes do povo nunca gostariam de perder...
@@_Andre_Luis esse motor do seu ventilador é um motor de indução de corrente alternada convencional.
O cara é mais um ignorantão fãzoca do tesla. Não tem poha nenhuma a ver o tesla com os motores brushless porque nem existia eletrônica naquela época.
O que foi criado naquela época, e NÃO foi o tesla que criou, foi o motor de indução trifásico (MIT) e depois o motor de indução monofásico (MIM). Esse tipo de motor nunca dependeu de eletrônica nenhuma, mas tem suas limitações de uso. Com o advento da moderna eletrônica de potência (também chamada de eletrônica industrial) surgiram os inversores de frequência, que aplicados aos MITs e aos MIMs permitiram expandir estes motores para aplicações que antes não eram possíveis.
Tanto o MIT quanto o MIM são motores brushless antes do conceito existir. Conceitualmente falando, os motores brushless atuais, dessa modinha de inventar palavras de marketing, são motores de indução trifásicos (MITs) que trabalham em baixas tensões e potências, permitindo seu uso em coisas como os drones.
@@WiltonSilveira eo que voce acha tem muita coisa escondida de nos sera que isso nao e uma delas va estudar voce da pa ver e analfabeto no assunto...
Tenho uma furadeira brushless que com certeza meus netos vão usar.
É um motor muito durável, se bem usado é praticamente eterno.
Qual a marca e modelo? Estou querendo comprar uma.
@@rodrigoantoniosinop8178Makita
Muitos não sabem que a rotação manual do motor brushless, produz também corrente alternada ao girar, mesmo sem acessório eletrônico (placa ,etc), enquanto os de escova com imas produzem corrente continua
Aa vantagens dos motores de escova podem funcionar em 2 correntes(alternada ou continua) diretamente.
Motor brushless na verdade é AC, o campo é gerado por um inversor, então o giro vai gerar um Ac como gerador
Essa semana eu desmontei o exaustor da cozinha, precisava de uma limpeza, depois de lavar tudo, desmontei o motor pra seca-lo e lubrificar e pude ver que é um motor com essa característica, como nunca havia desmontado um motor assim, isso me chamou a atenção. Valeu por me tirar essa dúvida.
No meu motorhome troquei o motor da geladeira 127v por um de 12v. brushless Dc vindo direto das baterias.ele usa um controlador que pode inclusive mudar a velocidade da rotação. E o consumo em torno de 3.5 A . Antes com o uso de inversor 12v para 127v. O consumo chegava a 11 A . Muito silencioso
Pesquisando pra comprar uma roçadeira a bateria da Makita, me deparei com esse tipo de motor, primeiro vídeo que assisti sobre ele e todas as duvidas foram sanadas, PARABÉNS E MUITO OBRIGADO!!!
Valeu equipe do canal Engenharia Detalhada, eu tava esperando esse vídeo relacionado aos motores Brushless 🎉
Grande Alencar,
Nós que agradecemos a sugestão. Espero que tenha gostado do vídeo.
Grande abraço
Foi magnífico, valeu obrigado a todos da equipe Engenharia Detalhada vou providenciar o material aos poucos para montar um drone pegarei esse conteúdo como base fundamental, e irei mais afundo, assim que eu notar um tema muito falado entre as pessoas, porém com nenhuma riqueza de detalhes ou o mínimo de explicação, trarei o tema até vocês 🫵🏽 correto até próxima bom trabalho para Família Engenharia Detalhada, vou ter que cuidar aqui também tchau.
Motores elétricos acionados eletronicamente sempre foram eficientes, antigamente chegava até 90% de eficiência, hoje em dia com pequenas atualizações chegam a incríveis 96% de eficiência, o problema continua sendo as baterias.
sim tanto que os carros eletricos forma inventados antes do a combustivel como gasolina so o problema era a fonte de energia
Anunciaram uma Bateria Nuclear que dura 50 anos.
Talvez a solução dos motores elétricos ... 🤔🤔🤔
@@nelsonfilho6779 Infelizmente não pois a potência dessa bateria é bem fraca, não chega nem a 1A.
Mas a maioria dos motores de grande tracionamento, e de grandiosíssima potência não tem escovas, e isso é o que eu acho muito bacana, porque a bobina de campo magnético, consegue acionar um rotor, que não tem nada elétrico nele, e gerar grandes potências.
@franckdesousa5620 na verdade o rotor tem sim coisa elétrica, esse tipo de motor é chamado de motor de indução, e o nome já diz, o rotor tem um tipo de embobinamento de alumínio, que parece uma gaiola, quando o estator é energizado gera um campo eletromagnético que induz uma corrente elétrica nessa gaiola de alumínio e a gaiola gera um campo magnético, por isso esse tipo de rotor é chamado de gaiola de esquilo, e só pesquisar no TH-cam como um motor de indução funciona.
Seu trabalho é excelente caro amigo. desenvoltura rara e requeza de detalhes nas informações.
Motores de Elevadores de passageiros também são amplamente utilizados. Já dominou e mercado de novos e acresce muito na modernização
Gosto muito da maneira como você explica bem compreensível. Gosto muito também de máquina com esse tipo de motor. Tenho ;parafusadeira furadeira e todas que comprar daqui para frente sera com esse motor. Criciúma s/c
Boa noite. Os motores Brushless são mais potentes que os de escovas em comparação aos seus tamanhos similares?
acredito que sim amigo ! ja que motores brushless aproveita melhor a energia e tem menas perdas de energia. fora que esses motores usam varios im as de neodimio em seu estator, deixando mais potente
Por não ter o gargalo de potência dos motores cc convencionais (as escovas e o coletor), mais potência pode ser conduzida às bobinas do estator. E por não existir atrito de peças móveis além dos mancais, o rotor se movimenta de forma mais livre, o que significa que menos energia é necessária para fazê-lo funcionar em vazio ou em carga. Por isso motores BLDC 'aproveitam' e entregam mais potência no eixo em comparação aos motores escovados.
Te convido pada ter aulas de monociclo gratuitas em minha loja se for de SP, tenho certeza que vai adorar.
E parabéns pelo vídeo, muito preciso e claro como sempre.
Te
Motores do Presente já. Uso motores brushless desde 2005 em aeromodelos e automodelos
Vanal muito interessante não conhecia, cai aqui de paraquedas, vou ficar.
Esses motores revolucionaram o mercado dos drones, e o combate de robôs
Muito bom , para fazer turbo elétrico ou turbo charger elétrico . O sensor de velocidade fica direto no acelerador é muito bom mesmo . Não sei porque não fizeram ainda .
Fantástico vídeo! Obrigado por ajudar a preencher esta importante lacuna em meu conhecimento .
Deve funcionar para o inverso também. Sempre tive uma ideia de criar um motor brushless no espaço com gravidade zero para gerar energia antes de conhecer esse motor.
Boa aula, é isto que chamo de informações úteis.
Faltou dizer que são feitos com imãs de neodímeo, e que diminuem muito o tamanho, aumentando assim sua força e robustez.
Obrigado pela aula...
Neodímio é sensível a altas temperaturas ...
É chamado também motor de Passos, e ou controlador de motor de Passos, que é muito encontrado nos quasse antigo leitores e gravadores de CDs.
Me corrijam se eu estiver errado, mas o motorizinho do dentista, em 9:34, é um motor a ar comprimido e não um motor elétrico. Eu acrescentaria o seguinte: os motores BLDC tb estão passando a serem usados na robótica, em substituição aos motores de passo, pelos motivos citados no vídeo, e tb por terem um maior torque e velocidade. No caso da robótica, os controladores ESC são substituídos pelos controladores FOC (Field-Oriented Control), que permitem uma precisão absurda de posição e tendo outras vantagens em relação aos motores de passo como menor geração de ruído. Eu arriscaria dizer que os motores Brushless são os reis dos motores. Parabéns pelo vídeo!!
o circuito fora tbm alivia no peso dando mais giro e o circutio tbm nao queima com vibraçao
Sugestão: diferença entre motores brushless e de indução.
Os dois são tecnicamente brushless a diferença deles são os rotores em um tem imãs o outro tem uma gaiola
Vamos lá amigos
Um motor de indução, não tem qualquer tipo de escovas, mas seu principio de funcionamento é completamente diferente de um motor brushless.
Ele opera utilizando corrente alternada, enquanto um motor brushless utiliza corrente contínua e um controlador eletrônico.
O motor de indução produz um campo girante ou campo magnético rotativo, usando tensão alternada no estator. Esse campo atravessa os condutores do rotor, induzido a uma força eletromotriz que cria o seu próprio campo girante.
Ele procura se alinhar ao campo girante do estator, fazendo o rotor girar constantemente.
O motor Brushless, como descrito no vídeo, é um motor de corrente contínua. Ou seja, são motores completamente diferentes.
@@EngenhariaDetalhada ha controversias sobre considerar o BLDC de fato um motor de corrente continua pois as ondas de tensão embora nao senoidais são de polaridade alternada, e existeam ate mesmo controladores de onda senoidal para motores BLDC, pessoal vem usando em patinetes eletricos essas controladoras senoidais, então nao sei se da pra chmar eles de motores DC
Ótimo vídeo, mas qual a desvantagem do uso desse tipo de motor? Porque atualmente os motores elétricos convencionais continuam sendo produzidos?
5:26 eu tenho um motor desse ae😂😂
Um kit na vdd,, vou construir um aeromodelo,, meu rádio controle é simples mais me deixa fascinado😅
É muito massa controlar o controle rsrs
top ! eu trabalho com manutenção e bobinamento de motores ! geralmente motor de indução rotor gaiola
Tenho uma Scooter com esse motor, o torque é muito bom!
🙂 Excelente matéria ! Só faltou dar detalhes sobre a diferença de temperatura entre os dois tipos de motores, em funcionamento !?
🙂👍
que explicação top e detalhada, muito boa a didática parabéns
Tinha um pequeno conhecimento, com o vídeo foi esclarecido e adquirido o conhecimento sobre essa tecnologia Brushless.
Belíssimo vídeo. Parabéns pela realização.
Qual a Diferença do MIT (motor de indução trifásico) Para Os Motores Brushless , ja que o MIT tb nao tem escovas e o Brushless tb nao porem ele tem iman permanentes O MIT tb nao pode ter iman? se botar iman nele ele vira Brushless ? ou e so o terno, ja o funcionamento e bem parecido
Amigo.
Um motor de indução, não tem qualquer tipo de escovas, mas seu principio de funcionamento é completamente diferente de um motor brushless.
Ele opera utilizando corrente alternada, enquanto um motor brushless utiliza corrente contínua e um controlador eletrônico.
O motor de indução produz um campo girante ou campo magnético rotativo, usando tensão alternada no estator. Esse campo atravessa os condutores do rotor, induzido a uma força eletromotriz que cria o seu próprio campo girante.
Um motor de indução trifásico não possui um controlador eletrônico. A própria natureza alternada da corrente cria o campo girante que faz o motor se movimentar.
Ele procura se alinhar ao campo girante do estator, fazendo o rotor girar constantemente.
muito bom video e muito bem explicado. parabens.
Top meus amigos. Muito esclarecedor. Estão cada vez melhores 👏👏
Aqueles toca discos direct drive da década de 80 eram este tipo de motor?Pq o prato tinha os imãs e encaixava sobre as bobinas e o circuito controlava a velocidade do prato em geral pra 33 rpm ou 45 de acordo com o tipo de vinil
Se forem este tipo de motor ele tem mais de 40 anos 😊😊😊😊🎉🎉
Bom dia, gostaria saber mais sobre os controladores de cargas desses motores, obrigado ótima trabalho.
MUITO INTERESSANTE ESTE TIPO DE MOTOR
Evoluir evoluir 👏🏻👏🏻
Buguei !!!!!!!!!
Eu troquei o motor da minha parafusadeira, um motor brush makita.
Por curiosidade, alimentei 12v nele e ele funcionou, sem placa de controle, diretamente da fonte
Boa tarde, gostaria de perguntar qual motor se sai melhor em relação ao peso do condutor (90 kg) de uma bicicleta elétrica, de um motor brushless de 500w e um motor comum de escovas de carvão de 800w, qual seria mais adequado??
Muito bom video, aprendi demais. Muito obrigado.
Tem com 4 fios também. Um exemplo, são os coolers de processador.
As fans normalmente tem 3 configurações: 2 fios (positivo/negativo), 3 fios (positivo/negativo/informação sobre giro) e 4 fios (positivo/negativo/giro/pwm, que controla o giro sem a necessidade de alterar a voltagem externamente).
Excelente explicação.
Muito bom 👍
Também conhecido como motor direct drive. Mas se quizer alta potência em motor elétrico, com tamanho reduzido, nada substitui o velho rotor com escovas.
Você pode não acreditar, mas a aviação de pequeno porte está entre os primeiros veículos de transporte a fazerem uso de motores elétricos brushless
Realmente, comecei no aeromodelismo em 2008 e já tinha o brusless!
Vídeo cassetes e alguns toca discos já usava motor brushless no início dos anos 80 ...
Verdade, acho que para uso pessoal a lembrança mais antiga que tenho é o uso desses motores brushless no aeromodelismo, isso por volta de 2003 se não me engano, quando lia sobre os modelos elétricos nas revistas da Aero&Cia
O EVTOL né?
Para de falar bobeira
Obrigado pelo esclarecimento!
Parabéns pelo vídeo, construí um motor brusheless com estator de alternador ,funciona muito bem .
Meus parabéns, foi difícil fazer esse projeto?
@@elsnasab6115 Olá amigo tudo bem? A principio não, o problema é que na região onde eu moro ele é pouco conhecido, então tive que comprar as peças que são o estator e a controladora brusheless, o resto da carcaça dele eu mandei usinar ,o induzido dele eu usei de um motor trifásico, eu mesmo usinei ele e coloquei os imas de neodimio, e fiz um teste e funcionou bem de primeira, aí coloquei imas mais fortes e coloquei resina poliéster no induzido, ele perdeu um pouco o rpm porém duplicou o torque
Parabéns. Excelente explicação.
Boa tarde parabéns para vc angra dos reis RJ Brasil 🇧🇷🇮🇱
Muito interessante!!
Isso será a aposentadoria dos motores com escovas de carvão ou existem aplicações em que os motores de escova sejam necessários?
Muito bom o video, parabéns
Parabéns pelo excelente trabalho.
Excelente conteúdo.
Obrigado!
Acopla no hibridaVacue engenharia quatica, calcula forca de FirsTMovi so alegria
Será que pode ser utilizado em área classificada como em uma área de produto inflamável para realizar alguma manutenção em tanques e tubulação utilizando ferramentas que utiliza essa tecnologia de motor que não gera faísca e que possa causar algum incêndio?
Fantástico!
Ótima explicação
Boa professor
Fera demais!
🤩
Sim claro, os vídeos gravadores de VHS Desde aquela época eu já sabia sobre esses motores, eram usados nas gravações e nas reproduções
Assim se pode aprender ❤
Gostei da Explicaçao .👍
E na aplicação industrial pesada eles se aplicam também?
Nada impede, mas motores BRUSHLESS são mais caros e tem as placas de controle que também são caras e os motores tradicionais atem de mais barato tem eficiência de 90%, onde precisão/ peso não for necessário os convencionais ganham.
Video técnico para comentaristas técnicos.
Muito bem Temos de fazer novas tecnologias para sermos livres de verdade todos nós e en saúde e luz gratuita para todos obrigado ❤🎉❤🎉❤🎉
2:10 n seriam devido a curtos na comutação?🤔
Ecelente vídeo 😉👏👏👏
mas o restante da explicação está correta e esse motor antigo de tanquinho que ele da exemplo é de corrente alternada
Esse era outro tema aguardado
Valeu, gostei da explanação.
Show. Nota 11.
E como funciona o cooler de cpu que conecta na placa mãe com um plug de 3 e 4 pinos?
Rapaz!!! Que show
Sensacional, muito detalhado
Interessante é que não vejo nenhum site explicando como funciona o motor CC sem escovas, com dois fios, daqueles que rodam até com uma pilha.
Fantástico.
Gostei do vídeo
Com esse vídeo o canal ganhou mais um inscrito.
qual seria a frequência de saturação desse motor? ou ele não possui limite de velocidade de operação?
no caso, a saída do controlador...
Olá. Faltou a menção ou relacionar, os motores de passo que são brushless tmb...
aexcelente explicaçao.
Desvantagem que tem torque menor que do escova, pois a vantagem do brushless, que não tinha o ruido da escova. Imagina um pc com cooler de escova.
Esses motores são muito melhor e mais eficiente nas respostas com economia de energia!
Motor trifásico também não tem escovas a rotação do motor e feita pela corrente alternada
Muito bom o vídeo
Que tal um vídeo sobre os cada vez mais raros motores Dalander?
Motor do futuro eu usava nos meus aeromodelismo carro elétricos faz mais de 10 anos