A educação entra exatamente quando a industria desenvolvida necessita de mão de obra capacitada. Parabéns pelo vídeo, estou me inscrevendo agora e sentando o dedo no curtir.
@ Não há uma questão de a própria indústria desses países ter oferecido treinamento, o que mostraria que a educação vem como um luxo posterior, de países que enriqueceram e agora têm dinheiro para gastar com isso, em vez de ser uma necessidade para o enriquecimento?
Percebo como professor há 20 anos. Quanto mais o Brasil se desindustrializa, mais os alunos em sala de aula estão 'nem aí' para estudos! Um sociedade monoagroexportador não há lugar para Educação.
Falta colocar a questão geopolítica na cena. O Brasil tem uma dificuldade imensa de vender produtos na economia Americana. Já a Coreia consegue vender carros, celulares, eletrônicos em geral no mercado americano, e pq? A Coreia do Sul exerce uma função geopolítica para os EUA naquela região do fim da Ásia. O país é ocupado militarmente pelos EUA, assim como o Japão. A Coreia tem a permissão do império romano do século 21 (EUA) para se desenvolver.
@ sugiro que faça um comentário sobre aquilo que é dito no canal Top de Impacto sobre como a Coréia do Sul se desenvolveu!!! Foi às custas de trabalho quase escravo e limitações severas aos sindicatos!!! Uma geração inteira comeu o pão que o diabo amassou!!! Afora o fato de até hoje ser o país com maior número de suicídio entre os adolescentes e jovens em função da enorme pressão social por cursar uma faculdade de renome!!! Já pensou seu filho se suicidar por considerar -se um fracassado!!! Isso é sucesso????
Alexandre Quaresma Aqui no Brasil também. Eike Batista. Joesley Batista. Entre outros “empresários” almoçavam com amigos políticos toda semana. O Liberalismo é justamente contra isso. Pois seu Zé dono da padaria da esquina que não tem amizades com políticos mal consegue contratar funcionário. Liberalismo não é favorecimento de alguns. Liberalismo é justiça.
Muito boa explanação, Paulo. Além de toda a história econômica, o que fica é que o processo de abertura é que tem que ser bem desenhado. O mais importante não é "abrir ou não abrir a economia?", mas sim "como fazer isso?". Valeu.
Nós temos uma vantagem que ele não possuem a nossa produção alimentar . Depois pesquisa sobre a relação de segurança alimentar que o Brasil promove a outros países e vc vai entender melhor
Mestre, você poderia fazer um vídeo sobre os caminhos que o Brasil pode tomar para recuperar sua indústria, passando desde medidas de estímulo a produtividade até a integração com universidades e indústrias/empresas
Parabéns pelo seu canal, você oferece um luz as pessoas em noite densa no Brasil em assuntos econômicos, eu falo isso com alegria porque também sou economista.
Evoluiu! Quando comecei a frenquentar o canal não tinha nem 50 views. Lembro que compartilhei alguns videos desse canal pra reforçar meus arguemntos em grupos de whatsapp e em canais do youtube que falam sobre economia. Hoje vejo mais de 6000 views com mais de 8000 inscritos, muito bom ver isso acontecer.
Paulo, um dos motivos que explica o caso de sucesso da Coreia do Sul não seria os empréstimos a fundo perdido feitos pelos EUA ao país, como forma de rivalizar contra o norte da península e, consequentemente, contra a URSS?
Mais importante do que receber dinheiro emprestado é saber o que fazer com ele. Nos governos militares, o Brasil recebeu muito dinheiro dos EUA, mas como não tinha um projeto de desenvolvimento nacional (talvez por exigência do próprio EUA, que não desejava um concorrente industrial no seu quintal, a América Latina), fabricou um "Milagre Brasileiro" que se revelou insustentável a longo prazo.
Bacana o vídeo Paulo! Moro aqui em Seoul desde Maio/19 e vejo tudo isso na prática. A cultura também é outro pilar/produto de exportação e tratado tão sério como qualquer outra área econômica. Exemplos não faltam: Filmes(último Oscar), música (kpop) e o vídeo mais visto do TH-cam até hoje! 👏🇰🇷
Li em alguns textos que o modelo de desenvolvimento adotado pela Coreia do Sul era baseado em substituição de exportações, ou seja, trocar a pauta de exportações de produtos primários para produtos gradativamente mais sofisticados. Também li que a Coreia do Sul e o Japão tinham cotas generosas de exportação de produtos para os EUA com tarifas reduzidas e o governo dos EUA oferecia financiamentos generosos e com juros baixos para esses países. A ideia era que nações importantes próximas de países comunistas tinham prioridade dos EUA para fomento de desenvolvimento econômico para evitar que os mesmos caíssem na zona de influência soviética ou chinesa. Gostaria de saber se o professor poderia confirmar se isso realmente ocorria?
4 ปีที่แล้ว +1
Rafael Gomes Nogueira sim, Japão e Eua ajudaram bem
O Brasil precisa de um projeto nacional de desenvolvimento. O pacto federativo precisa ser refeito. Não podemos pensar/ sonhar em sermos grandes. NÓS SOMOS GRANDES! Coréia do sul é um grande exemplo, imagina o que nós vamos fazer.
Liberal é a criança que jogou age of empires dms, e que acha que depois de cortar bastante carne e madeira, vai aparece um botão, do nada, para desenvolver seu país.
durante o momento desenvolvimentista sul coreano eles começaram a favorecer empresas grandes com créditos baratos com juros 0 agora me diz como você vai competir com alguém com dinheiro infinito? não conformados com seu mercado de trabalho atual eles começaram a se expandir em todos os setores econômicos dessa forma eles acabaram criando uma bolha gigantesca(hoje o dono da maior empresa sul coreana está morto e eles fingem que nada aconteceu) se uma dessas empresas começar a se mostrar instável milhares de pessoas vão perder seus empregos. quando essa bolha estourar o estado não vai saber o'que fazer
Gilberto Oliveira Aqui no Brasil também. Eike Batista. Joesley Batista. Entre outros “empresários” almoçavam com amigos políticos toda semana. O Liberalismo é justamente contra isso. Pois seu Zé dono da padaria da esquina que não tem amizades com políticos mal consegue contratar funcionário. Liberalismo não é favorecimento de alguns. Liberalismo é justiça.
@@Bruno-om4ui É completamente diferente. O tipo de compadrio feito aqui no Brasil, não estava exposto em uma postura de desenvolvimento nacional, diferente da Coreia. Sem falar que não era escolhido um ou outro, você cede o espaço para quem quiser participar dessa relação. Aqueles que tiverem um resultado positivo - isso fica a critério - continuam participando. Outra coisa, qual grande empresa industrial no Brasil teve isso? Dos exemplos que eu poderia citar compadrios a lá brasileira, só os de regionalidades, nenhum a nível nacional com presença do governo federal.
O governo coreano solicitou uma contra partida a esses grandes conglomerados : ganhem mercado internacional, pois nosso mercado interno é limitado. Hoje vemos os resultados.
Paulo, uma coisa que eu percebo é o seguinte: nestes think tanks liberais, muito se fala sobre o "fracasso econômico" da URSS -- por nao adotar um modelo liberal, dizem eles -- contudo, pouco se fala sobre o desenvolvimento econômico da alemanha nazista, que também não era liberal e teve um sucesso absurdo. você poderia fazer um vídeo falando sobre friedrich list e o nacional desenvolvimentismo alemão? acredito que tem tudo a ver com o que você falou neste vídeo
Os desenvolvimentistas necessariamente partem da premissa de que existe um sentimento nacional e que os mercados são uma espécie de ringue em que os países guerreiam e mantém-se ricos a custa dos perdedores pobres. Isso é falso, justamente por ir contra os princípios que fundamentam o comércio: ele melhora a situação de ambas as partes envolvidas!
@@joaovitormatiola8995 Ou você é um analfabeto em matemática e é incapaz de confirmar (ou refutar) a tese que ele expôs através dos dados que temos dos últimos 50 anos.
@@joers1964 claro que é. Foi aplicado no Iraque do Estado Islamico e na Somalia. O resultado foi anomia social/caos total ou ordem imposta por grupos milicianos armados até os dentes. Está em vigor tbm em certas áreas do Rio, onde a milicia manda.
4 ปีที่แล้ว +1
Sinceramente, são vocês que vivem numa bolha e não se esforçam para sair dela, pois o próprio Instituto Mises lançou um artigo que inclusive está de acordo com o que foi apresentado no vídeo: www.mises.org.br/Article.aspx?id=2035
@ Falou naquele fracassado artífice ideológico sub desenvolvido liberal de direita pseudointelectual conhecido por''Instituto Mises''já sei que é ''terra planista econômico''(risos), quer dizer então que esse artigo contraria os ''trocentos''outros que este instituto sem credibilidade ou respaldo já escreveu, dizendo o justamente o contrario?????o mesmo instituto que segundo alguns de seus ''analistas'', apontam que a crise de 29 foi causada pela ''interferência do estado na economia''....ou seja o tal ''Instituto Mimizentos''não tem sem credibilidade,respaldo técnico ou lisura intelectual para ser reivindicado em um debate sério e intelectualmente honesto.
O YuoTube me recomendou hoje seu vídeo. Essa comparação que vc está fazendo de forma detalhada é fantástico entre Estado brasileiro e Estado sul coreano. Não connheço canal que faça desse jeito. Parece que no Brasil a única comparação possível é entre os Estados Unidos. Nunca ninguém menciona os países da Ásia e Europa. Se vc puder e achar pertinente gostaria a minha sugestão gostaria que vc fizesse uma comparação entre o Estado brasileiro. Vei tem que comparar IDH e pormenorizar os serviços públicos que existem para que o IDH seja bom e ruim.
O Brasil oferece seu mercado a outros países enquanto os países inteligentes oferecem seus produtos industriais e tecnológicos ao mundo,o Brasil sequer possui indústria automotiva,todas são multinacionais que simplesmente exploram o nosso mercado e o pensamento liberalóide reinante acha que os resultados da reiteração da estupidez serão algum dia melhores ao que sempre tivemos mas tente explicar isso a Mirian Leitão,o Amoedo,o Guedes...
TODAS,presta atenção,TODAS indústrias automotivas brasileiras foram destruídas por traíras LESA PÁTRIA entreguistas em favor das multinacionais estrangeiras, GURGEL foi umas das maiores automotivas da AMÉRICA LATINA,pena que a AMÉRICA LATINA foi programada apenas para ser um SUBCONTINENTE DE TERCEIRO MUNDO.
@@maurifreitas9023 Gurgel era ridícula! Dá até vergonha ver alguém ficar repetindo esse mantra a todo momento. Na verdade o que se deve lamentar, foi a derrocada da nossa indústria de armas, com a empresa engesa e Bernardini, que com o desenvolvimento Militar e de produtos de alta tecnologia, que depois poderiam migrar para o mercado civil, com fabricação de veículos civis. Já a Gurgel era uma fábrica de fundo de quintal.
@@vagnersilva5081 A Volkswagen,Fiat a TOYOTA eram ridículas também, mas com apoio MACIÇO do ESTADO se tornaram o que são hoje, é de gente com esse seu pensamento que o BRASIL sempre foi e sempre será essa colônia do atraso e da desigualdade,toda grande empresa começa em fábrica de fundo de quintal salvo raríssimas exceções a começar por essa PLATAFORMA que estamos nela agora nesse exato momento TH-cam.
Senhores não importa Quem seja o presidente O importante é o Brasil ser tecnologico e exportar computador tecnologia aeronaves Não importa se é direita ou ESQUERDA Liberalismo ou quenisianismo O importante é ter indústria E parar de monopólio e somente ter em mente a ideia de exportar carne e soja!!!! A pergunta será que sabotam a indústria brasileira? Quem poderia querer sabotar a indústria brasileira?????? Uma sugestão o Brasil poderia aumentar as indústria siderúrgica..
Ainda tem a Agrale e Marcopolo entretanto elas não tem muito apoio pois o então presidente Collor retirou algumas vantagens que essas empresas tinham porque segundo ele não existia justificativa para uma empregada ter privilégio a competição tinha que ser livre posteriormente o governo Deu essas vantagens para outras empresas estrangeiras porque era bom receber investimentos estrangeiros e blá blá blá o resultado foi a queda de muitas empresas como a Gurgel a puma
Todo "grande país" da atualidade praticou em algum período da sua história políticas públicas para o desenvolvimento do seu parque fabril. O Estado foi usado como o principal "puxador" desta necessidade de se tornar um país desenvolvido e industrial.
Excelente !!! Enquanto isso por aqui, os “liberais” defendendo que o desenvolvimento virá via motoristas do Uber, também chamados de “empresários de si mesmos”.
Cara, toda a ideia de divisão do trabalho, aperfeiçoamento da cadeia produtiva e exportações é desde Adam Smith. Não venha com essa ideia de "desenvolvimentistas donos da razão" porque muitas coisas do desenvolvimentismo veio do liberalismo clássico do século XVIII.
A verdade é que é extremamente necessário a tradução de muitos livros para o português. Institutos, como o Mises, não esperaram tradutoras para difundir as obras dos autores liberais, e o que se vê é uma grande aquisição dos mesmos, pois até de graça eles liberam. Boitempo, não esperou editoras para traduzir os livros Marxistas, e o que se vê é um grande difusão dos mesmo. No Brasil - e quem é acadêmico sabe do que estou falando -, parece que se chega a um limite intelectual das obras brasileiras, tanto por conta da produção nacional, quanto por de livros não traduzidos, dai a necessidade de saber inglês, para ter acesso as obras (e artigos) mais prestigiadas no mundo. Por isso repito, é de extrema importância que tais livros, de extrema relevância - e em todas as áreas, não apenas na Economia -, sejam traduzidos para a maioria dos Brasileiros terem acesso. Eu sei que o mercado literário no Brasil não possui tanta demanda quanto nos países da centralidade do capitalismo, mas vejo isso (as traduções) como uma ação social, para melhorar a qualidade intelectual do Brasil enquanto população, não apenas acadêmico. Trabalhos como o seu, de perceber a importância de trazer o debate de qualidade para a população, de que não dá para ficar apenas dentro da academia sem fazer a transposição didática como retorno, são extremamente importantes. Meus parabéns pela iniciativa! Do contrário, youtubers como Ideias Radicais é quem vão influenciar a população. O Brasil é a prova viva de que, por vias democráticas, não ocorre mudança estrutural apenas de quem tá em baixo ou de quem tá em cima da estrutura social, é uma relação dialética, ficou mais do que claro que nas últimas décadas do país, que a mudança não ocorrerá vinda de apenas uma parte da estrutura. O que quero dizer com isso? A adesão da população ao liberalismo e ao Olavismo foi quem deu base para as mudanças destrutivas que estamos tomando na economia, e o pior, apoiando cegamente elas, como se realmente fossem causar todas as transformações irrealistas que as mesmas prometem. E essa mudança veio com influências e difusão de tais ideias.
Dificilmente mudaremos a nossa economia. Entramos na financeirização aprofundada. Quem tinha indústrias hoje ganha no mercado financeiro com os títulos da dívida pública. Com as reformas atuais essa renda está garantida por um bom tempo.
No Brasil, não se pensa investir em educação; muito pelo contrário, ela é olhada apenas como gasto, as políticas educacionais apontam para uma ainda maior precarização da formação humana.
NÃO entendi a omissão em relação aos trabalhadores da Coréia. Hoje trabalham 68:30 h por semana, ainda que a lei diga o contrário. férias de 15 dias remuneradas a depender do patrão, são obrigados a atenderem o chamado das empresas em qq dia, mesmo em possíveis folgas; todos os sindicatos são controlados pelas empresas. Seria interessante que o professor fizesse uma análise sobre isso já que o próprio governo percebeu que os empregados coreanos pararam de fuder e ter filhos. A se continuar desse jeito existe uma previsão que em 2144 a Coreia deixa de existir por falta de coreanos. Vou aguardar! Qual seria a parcela dessa exploração na produtividade da Coréia? No mais, não existe capitalismo que não mame nas tetas do Estado, vide 2008 e 1929 e em todas as crises em que o Estado entra para salvar rentistas e fuder com o trabalhador!
O desenvolvimento da Coréia do Sul tbm tem seu preço, de fato a coreia do sul vive um grande desenvolvimento, aumento de produtividade, ganhos tecnológico. O preço disso é a exigência do capitalismo, altas jornadas de trabalho, pessoas depressivas , a coreia do sul tem alto índice de suicídio, um país muito desigual como foi mostrado no filme parasita .
Problema de muitos bons economistas é que fazem péssimas análises histórico culturais e deixam de fora muitos aspectos políticos, e ainda fazem péssimas correlações. Não existe produção nem industrialização sem alto conhecimento técnico...Educação é conhecimento técnico. Na época da escravatura várias economias se fortaleceram mais isso não indica que seja um bom modelo econômico...a Hunday alcançou o sucesso por vários motivos um deles é a competência de seus gestores outro motivo é o desenvolvimento técnico aplicado a produção e ainda teve uma ajudinha do mercado americano..agora dizer que o sucesso se deve majoritariamente por ser amigo de um político ou presidente por favor... Seria bom analisar quanto dinheiro foi desperdiçado pelo governo sul koreano na tentativa ajudar o empresariado nacional e como seria um desastre se não desse certo.
O ponto do vídeo é que o Estado ajudou no desenvolvimento, não ficaram sentados esperando o mercado resolver, uma educação de qualidade e ensino técnico são outros fatores aliado a esse propósito, não adianta forma técnicos e bacharelados se não tem mercado para absorve a mão de obra. Tal sofisticação pode vim do setor privado, do Estado ou dos dois juntos, o mercado sozinho não da conta, o Estado tem que ajudar.
Paulo gala era meu " descanso" quando terminava doutorado em quimica. Excelente professor deveria fazer uma aula de didatica e ensino, afinal me preendeu atençao numa area que tinha zero interesse.
Uma complementação dahora pra este tema sería explorar a inversão Brasil Korea do Sul no quesito de industrialização e estratégia de internacionalização do mercado. Outra coisa interessante foi saber que o cara la pediu apoio pro banco mundial e estes quiseram submetê-los à condição de colônia. SQN! Ele reagiu e seguiu a estratégica ideia do aço.
Parabéns pelos vídeos, são muito esclarecedores. Que tal uma "live" com o Eduardo Moreira e Ciro Gomes? Gosto muito da maioria dos seus comentários. Algumas pessoas postaram que você deveria estar na equipe econômica do Ciro, acho isso muito válido. Por favor, continue postando vídeos.
Me considero Liberal e já morei 3 anos na China a trabalho e estudo. Realmente um país lindo e muito rico culturalmente, gosto tanto do dia-a-dia que considero minha segunda casa. Mas precisamos pontuar as ideias. A China é realmente o que voce disse? Sim, tenho que concordar.. Mas ate aonde os fins justificam os meios? O governo usa do capitalismo mais feroz contra seu próprio povo, onde tem hora pra entrar e sem hora pra sair por exemplo. Onde uma empresa internacional é obrigada a sair do mercado de concorrência por tanta burocracia e taxas? Exemplo disso é a Uber. Conheço funcionarios de fábrica que falavam que nao gostavam do estilo de vida, apesar da prosperidade de algumas cidades (todas no lado oeste do país). Sem democracia e prendendo etinas diferentes pois sao muculmanos (Uirgures). Amo a China, mas nao tem como naooooooo enxergar isso... EUA tem seus problemas, mas qualquer um la (seja latino, chines, arabe) pode prosperar, ja na China é diferente... E pra encerrar - Acredito que o bom economista é aquele que nao fica fechado pra sua ideia favorita. Gosto da escola austrica, mas creio que pode trabalhar com outras filosofias tambem
Seria muito bom se vc fosse pra aquele programa aqui do TH-cam que tem bastante visualizaçao. Flow pod cast. Vc ia passar bastante informações importantes pro Monark.
Faltou mencionar que foi feita uma reforma agrária seguida de diversas ações para promover a produção agrícola, o que barateou o preço dos alimentos permitindo a manutenção de salários baixos na cidade.
Parabéns pelo excelente vídeo. Você tem vídeo pronto ou poderia fazer um demonstrando onde o liberalismo, sozinho, tenha funcionado? Acompanho o Instituto Mises Brasil mas eles só conseguem falar que o liberalismo é a solução para o mundo, mas não demonstram os efeitos na prática como seria, não dão exemplos de sucesso. Parece que o liberalismo, sozinho, só é bom na teoria. O que você acha?
Paulo, faltou você aproveitar também para fazer uma análise sobre o histórico do desenvolvimento da Coreia do Norte e, depois, traçar um paralelo entre os dois, mostrando as diferenças entre eles e os resultados de cada.
Na República Popular "Democrática" da Coreia do Norte, que de democrática não tem absolutamente nada, só se vê fome, miséria absoluta, pobreza abjeta, escassez extrema de alimentos, de eletricidade, de moradia, uma ditadura stalinista monstruosa e totalitária, censura e repressão em massa, não há direito de ir e vir(é proibido sair da Coreia do Norte), as religiões são proibidas, proibições estramboticas, Campos de concentração em regiões remotas, execuções sumárias em publico, expurgos, doutrinação ideológica, vigilância em larga escala( os norte-coreanos instalam microfones em tudo, ouvem tudo, tudo é absolutamente vigiado: elevadores, corredores de hotéis, quartos, banheiros e até mesmo latrinas), além de ser a sociedade mais fechada,isolada e controlada da face da Terra Toda mídia estrangeira é absolutamente proibida e banida no país, e os jornais só dão boas notícias sobre o regime, obviamente fabricadas. A mídia norte-coreana dedica uma grande parte de seus recursos à propaganda política e à promoção do culto à personalidade de Kim Il-sung , Kim Jong-il. O regime coloca a culpa nos EUA, por todas as dificuldades e todos os males do país. Aos norte-coreanos só é permitido ouvir ou assistir a programas novos produzidos pelo Estado e filmes de propaganda incrivelmente tediosos. É o único país no mundo onde o acesso a internet é inteiramente proibido. O uso do wi-fi é proibido para os norte-coreanos. Lá só tem acesso a internet os membros da elite do governo, turistas e jornalistas. Estes dois últimos não podem acessar internet nem em notebooks e nem em computadores pessoas, e nem por celulares, o acesso é somente por computadores pertencentes ao governo norte-coreano. Como é de se esperar, o acesso a internet na Coreia do Norte é altamente vigiado e controlado 24 horas por dias a lá não há redes sociais: Facebook, Instagram, WhatsApp, Tinder Tik Tok, Twitter. O Wikipédia, o Google, a Netflix e o TH-cam são proibidos. O máximo que um norte-coreano comum pode acessar é a Intranet nacional, também conhecida como “kwangmyong", que consiste num rede fechada onde só é permitido acessar sites que o Regime aprovar. O uso de telefones, incluindo smatphones para comunicação e transmissão de arquivos, só é permitido na intranet nacional, que é totalmente controlada e monitorada pelo governo. Os norte-coreanos não podem acessar a mídia estrangeira e nem informações baseadas em veículos estrangeiros em qualquer forma de ver, ler ou ouvir, caso contrário, eles serão enviados para o campo de concentração. A Coreia do Norte, ocupa o último lugar no ranking da Heritage Foudation dos países com maior liberdade econômica e ocupa o penúltimo lugar no ranking dos paises com maior liberdade de imprensa, na frente apenas da Eritreia.
Professor, voce poderai começar a disponibilizar essas aulas do youtube em formado de podcast no spotify, seria bem interessante, só repostar lá e ganha uma nova gama de ouvintes
Uma economia lastreada por empresas high tech não pode abrir mão de um sistema educacional empenhado em preparar pessoas cuja formação esteja alinhada a esse projeto de desenvolvimento. Minimizar a importância de um sistema educacional robusto na formação da riqueza de um país não me parece muito honesto, a despeito da sensatez com que a análise foi conduzida. Eu tive a oportunidade de conhecer, nos anos de 1980, o quanto a política desenvolvimentista da Coréia do Sul exigiu da Educação. É por exercício dessa época e não é por acaso, que as famílias coreanas, ainda hoje, têm por hábito exigir de seus filhos desempenhos escolares cada vez mais elevados. A Educação, como política de desenvolvimento é tão necessária quanto tratados de Economia. Essa é a lição que a Coréia do Sul, em particular, deixa ao mundo.
Bos anos 60 (1960) o Brasil depositava mais patentes do que a Coreia. Não entendo em desenvolvimento ecônomico mas o general Parck optou por tecnologia, ince tivou a Hyundai e outras empresas a desenvolver tecnologia e incentivando-as a exportar a tecnologia em vez de exportar grãos . É bem mais complicado.
Japão foi quase a mesma coisa no pós guerra. As regras do comercio internacional, incipiente no pós guerra, deu margem ao novo governo japonês para bastante subsídio e protecionismo estatal.
muito bom video, Parabéns!!!! mas desanimador, pois Brasil não consegue resolver problemas internos, imagina uma mudança desta. agora com relação a educação sem mercado já e a realidade, pelo menos próxima de mim, pois tenho amigos com mais de uma Engenharia ou mais de uma Pós - Graduação, trabalhando como Uber, Produção, Desempregado e assim vai.
Verdade. Eu sempre frisei isso em sala de aula. Inclusive vi e ouvi um menino, pasme, Deputado, fui ate atras do nome Kim Kataguiri enfatizando que em todos os países do mundo que se desenvolveram economicamente, nenhum foi com a atuação do Estado, mas do Liberalismo e citou a Coreia como exemplo. Bem, em tempos de celebridades e de influencers a ignorância prevalece.
Não pode esquecer da ajuda dos EUA para esses países: Coreia do Sul, Taiwlan e Japão. todos eram vitrines para confrontar os estados comunistas. Aqui na América Latina nos querem como produtor de matérias primas.Haja vista a dificuldade que o Getúlio teve para construir a CSN e iniciar a nossa industrializaçao.
E o investimento estrangeiro? Nós vivemos esperando os empresários generosos que vão nos tirar da lama...Investimento público é fundamental, por pior que pareça e mesmo com os 10% desviados pelos políticos. O que não dá é pra crescer 1% ao ano e achar que está no caminho certo
Excelente vídeo,uma verdadeira aula do professor Gala que em cada vídeo seu lança mais luz sobre as trevas do obscurantismo que compõe as falsas premissas dos ''liberais de tanga'' que pululam no Brasil e que compõe a ridícula fauna dos partidos conservadores de direita dessa nossa combalida republica. Parabéns por mais essa verdadeira aula sobre economia professor.
Esse corporativismo todo entre privado e estado, formou os monopólios absurdos que tem esse país, lá ao invés da população ser refém do estado muito pior e pelos empresários, minha humilde opinião.
Governo Bolsonaro/Guedes, acaba de dar o tiro de misericórdia na última linha de crédito que existia para fomentar o pequeno empresário brasileiro... É com muito pesar e tristeza, que acabo de receber um comunicado do banco cujo minha pequena empresa possui conta corrente, a mesma instituição que emitiu o cartão *BNDES* em setembro de 2008, com uma linha de crédito razoável, o bastante para conseguir fazer a empresa dar vários passos adiante, gerar empregos, e poder competir no mercado com outras mais estruturadas, dizendo que o crédito foi banido, mesmo para quem estava 100% adimplente... Com essa linha de crédito, era possível fazermos a compra ou troca de maquinários, equipamentos veículos, reformas (materiais em geral), o que para uma pequena/média, empresa que esteja saudável, com os pés no chão, o BNDES era uma das ferramentas mais importantes, ou o caminho mais rápido, para alavancar um crescimento e gerar empregos !!! Sem um Estado forte, jamais teremos um setor privado forte... Lamentável !!! Ou acham que a Coréia do Sul, virou uma potência sem a ajuda governamental...ou para os liberais desmiolados, que acham que a potência capitalista norte americana não teve a mão "invisível" do estado por trás para auxiliar e alavancar as suas campeãs nacionais ?! Essa vassalagem à brasileira, acabará com o futuro de nossos filhos, que estão fadados a serem motoristas de aplicativo ou entregadores de pizzas... Muito triste uma nação desta dimensão, e ao mesmo tempo elite e governo de mentes tão pobres e pequenas... são tão pobres que a única coisa que pensam e possuem é mesmo o dinheiro ! De um pequeno empresário, gerador de meia dúzia de empregos, indignado, que está perdendo as esperanças neste gigante, que jamais acordará, porque possui pés de barro ! *CLAITON LIMA-SP* 03.03.2020
Clayton fico triste pelo seu relato mas fico feliz pq temos industriais como vc! Tomara que a próxima elite industrial do Brasil seja como você, tomara que ela venha, que o Brasil acorde e novos rumos cheguem por aqui.
@@Lvcccas Obrigado Lucas, agradeço suas palavras...temos que torcer para uma guinada o quanto antes...se o ditado que diz que o que não mata é o que fortalece, for verídico, logo mais, como uma Fênix, ressurgiremos das cinzas !!!
@@goislucas com certeza Lucas...eu já havia ido de Ciro em 2002 !!! 2018 tbem...2022 será inevitável...deixa o Bozo e essa escória de Guedes derreter até lá !
A educação entra exatamente quando a industria desenvolvida necessita de mão de obra capacitada. Parabéns pelo vídeo, estou me inscrevendo agora e sentando o dedo no curtir.
exato! thanks!
@ Não há uma questão de a própria indústria desses países ter oferecido treinamento, o que mostraria que a educação vem como um luxo posterior, de países que enriqueceram e agora têm dinheiro para gastar com isso, em vez de ser uma necessidade para o enriquecimento?
Percebo como professor há 20 anos. Quanto mais o Brasil se desindustrializa, mais os alunos em sala de aula estão 'nem aí' para estudos! Um sociedade monoagroexportador não há lugar para Educação.
Falta colocar a questão geopolítica na cena.
O Brasil tem uma dificuldade imensa de vender produtos na economia Americana. Já a Coreia consegue vender carros, celulares, eletrônicos em geral no mercado americano, e pq?
A Coreia do Sul exerce uma função geopolítica para os EUA naquela região do fim da Ásia. O país é ocupado militarmente pelos EUA, assim como o Japão.
A Coreia tem a permissão do império romano do século 21 (EUA) para se desenvolver.
Vc disse TUDO, a coreia do sul é um pais OCUPADO pelos eua. A pressão do comunismo ao lado de china e dos irmaos do norte tambem ajudam.
Exatamente isso!
@@moreoneday5345 concordo!!
Perfeito.
O Brasil não ajudou a Gurgel que era uma empresa seria como vai vender carro nos EUA
Eita professor, completando sua fase, estamos mais perdidos do que cebola em salada de frutas!!!!
hahahahahahahah
essa foi boa kkkk
@ sugiro que faça um comentário sobre aquilo que é dito no canal Top de Impacto sobre como a Coréia do Sul se desenvolveu!!! Foi às custas de trabalho quase escravo e limitações severas aos sindicatos!!! Uma geração inteira comeu o pão que o diabo amassou!!! Afora o fato de até hoje ser o país com maior número de suicídio entre os adolescentes e jovens em função da enorme pressão social por cursar uma faculdade de renome!!! Já pensou seu filho se suicidar por considerar -se um fracassado!!! Isso é sucesso????
Nossa, minha mente explodiu, uma narrativa bem diferente das que conheço, muito interessante...
As tietes do partido "Novo" vão dar chilique ao assistirem este vídeo. (risos). Ótimo vídeo! 👍
Eles n assistem
@@chickomartins4393 Eles são fechados na bolha deles...
Desculpa, mas eles não vai assistir esse vídeo
Partido novo e seu Amoeba é apenas new left
Alexandre Quaresma Aqui no Brasil também. Eike Batista. Joesley Batista. Entre outros “empresários” almoçavam com amigos políticos toda semana. O Liberalismo é justamente contra isso. Pois seu Zé dono da padaria da esquina que não tem amizades com políticos mal consegue contratar funcionário. Liberalismo não é favorecimento de alguns. Liberalismo é justiça.
Legal, cara !
Até que enfim alguém que diz coisas que fazem sentido.
Esclarecedor, Paulo. Por essas e outras que eu mando logo um like e vejo em seguida.
Muito boa explanação, Paulo.
Além de toda a história econômica, o que fica é que o processo de abertura é que tem que ser bem desenhado.
O mais importante não é "abrir ou não abrir a economia?", mas sim "como fazer isso?".
Valeu.
Ótimo vídeo, estou acompanhando frequentemente o teu canal, pois tu é um economista de VERDADE. Ao invés de uns canais superpopulares inviesados.
Gostei muito desse vídeo. Pois, outro dia eu estava discutindo esse assunto. Parabéns! Foi bem esclarecedor.
Foi muita mão de obra barata + produtividade + organização... não foi fácil e foi com muita dor... Estamos dispostos a isto?
Nós temos uma vantagem que ele não possuem a nossa produção alimentar . Depois pesquisa sobre a relação de segurança alimentar que o Brasil promove a outros países e vc vai entender melhor
Mão de obra barata já temos, agora falta qualificação para produtividade
Mão de obra barata já tem organização cadê os administradores é produção ou esses administradores são merdas?
@@ivansalesbarbosa2852 Então só é possivel escapar da armadilha da renda media com ditadura?
@@hugomeira8430 Sim.
Instituto Mises descurtiu este vídeo.
O instituto Mises possui a única missão de promover desinformação sobre História econômica.
@@W38951 E propagar uma falsa ideologia que só beneficia os Grandes Bancos e Corporações...
Gostaria muito de ter visto.
Aqueles caras do Mises são indigentes intelectuais, mas tudo com uma roupa muito bonito. Me dá agonia entrar naquela página.
@@O_youbosta_come_meus_comments nem sabia dessas. Se puder me arrume fontes sobre essas canalhices. Obrigado.
Que maneiro saber disto! Dá Hyundai da produtora do aço etc. A sinergia dos vários setores do país
Mestre, você poderia fazer um vídeo sobre os caminhos que o Brasil pode tomar para recuperar sua indústria, passando desde medidas de estímulo a produtividade até a integração com universidades e indústrias/empresas
Extraordinário esse vídeo, Paulo!! Um deleite. Muito obrigada por nos informar
Parabéns pelo seu canal, você oferece um luz as pessoas em noite densa no Brasil em assuntos econômicos, eu falo isso com alegria porque também sou economista.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco professor
Evoluiu! Quando comecei a frenquentar o canal não tinha nem 50 views. Lembro que compartilhei alguns videos desse canal pra reforçar meus arguemntos em grupos de whatsapp e em canais do youtube que falam sobre economia. Hoje vejo mais de 6000 views com mais de 8000 inscritos, muito bom ver isso acontecer.
Parabéns amigo, você ajudou muito esse canal
Acompanho os vídeos do Paulo Gala e do André Roncaglia há alguns meses e acho muito bacana o trabalho deles.
Uma dúvida que ainda não vi
Paulo, um dos motivos que explica o caso de sucesso da Coreia do Sul não seria os empréstimos a fundo perdido feitos pelos EUA ao país, como forma de rivalizar contra o norte da península e, consequentemente, contra a URSS?
Mais importante do que receber dinheiro emprestado é saber o que fazer com ele. Nos governos militares, o Brasil recebeu muito dinheiro dos EUA, mas como não tinha um projeto de desenvolvimento nacional (talvez por exigência do próprio EUA, que não desejava um concorrente industrial no seu quintal, a América Latina), fabricou um "Milagre Brasileiro" que se revelou insustentável a longo prazo.
Também.
Muito bom, passei a te seguir no IG e solicitei o curso.
Como você consegue dormir morando perto de um aeroporto, bicho.
Lukas Matheus é só minha biblioteca, não é minha casa não
@ ainda bem que é só a Biblioteca, porque incomoda bastante esse barulho. Hehehe
@ ler com o barulho deve ser pior ainda
@ ✈🙄
@@fallenangel9937 kkkk eu já dormi bastante aí perto de onde fica a biblioteca dele, os aviões passam bem rápido por aí
Bacana o vídeo Paulo! Moro aqui em Seoul desde Maio/19 e vejo tudo isso na prática. A cultura também é outro pilar/produto de exportação e tratado tão sério como qualquer outra área econômica. Exemplos não faltam: Filmes(último Oscar), música (kpop) e o vídeo mais visto do TH-cam até hoje! 👏🇰🇷
O que você faz por aí?
Li em alguns textos que o modelo de desenvolvimento adotado pela Coreia do Sul era baseado em substituição de exportações, ou seja, trocar a pauta de exportações de produtos primários para produtos gradativamente mais sofisticados.
Também li que a Coreia do Sul e o Japão tinham cotas generosas de exportação de produtos para os EUA com tarifas reduzidas e o governo dos EUA oferecia financiamentos generosos e com juros baixos para esses países. A ideia era que nações importantes próximas de países comunistas tinham prioridade dos EUA para fomento de desenvolvimento econômico para evitar que os mesmos caíssem na zona de influência soviética ou chinesa.
Gostaria de saber se o professor poderia confirmar se isso realmente ocorria?
Rafael Gomes Nogueira sim, Japão e Eua ajudaram bem
Muito obrigado pela aula, professor! Sou da área do direito, mas gosto muito de entender um pouco mais sobre economia. Forte abraço!
O Brasil precisa de um projeto nacional de desenvolvimento. O pacto federativo precisa ser refeito. Não podemos pensar/ sonhar em sermos grandes. NÓS SOMOS GRANDES! Coréia do sul é um grande exemplo, imagina o que nós vamos fazer.
O pacto federativo, você defende uma reforma nele em qual sentido?
Liberal é a criança que jogou age of empires dms, e que acha que depois de cortar bastante carne e madeira, vai aparece um botão, do nada, para desenvolver seu país.
Tu foi longe nessa referência, parabéns! Kkkkk
Se tivesse jogado um jogo mais complexo, Anno 1880, teria se tornado um desenvolvimentista hahahah
Não e por nada não mas eu peguei várias manhas pra jogar Anno aqui no canal do Paulo Gala e do Fausto Oliveira (Revolução Industrial Brasileira)
Excelente kkkkk
durante o momento desenvolvimentista sul coreano eles começaram a favorecer empresas grandes com créditos baratos com juros 0 agora me diz como você vai competir com alguém com dinheiro infinito? não conformados com seu mercado de trabalho atual eles começaram a se expandir em todos os setores econômicos dessa forma eles acabaram criando uma bolha gigantesca(hoje o dono da maior empresa sul coreana está morto e eles fingem que nada aconteceu) se uma dessas empresas começar a se mostrar instável milhares de pessoas vão perder seus empregos. quando essa bolha estourar o estado não vai saber o'que fazer
Igualzinho aqui no Brasil! Da até vontade de chorar, aqui só temos entreguista do futuro do país, bando de lesa pátria!
Gilberto Oliveira Aqui no Brasil também. Eike Batista. Joesley Batista. Entre outros “empresários” almoçavam com amigos políticos toda semana. O Liberalismo é justamente contra isso. Pois seu Zé dono da padaria da esquina que não tem amizades com políticos mal consegue contratar funcionário. Liberalismo não é favorecimento de alguns. Liberalismo é justiça.
@@Bruno-om4ui É completamente diferente. O tipo de compadrio feito aqui no Brasil, não estava exposto em uma postura de desenvolvimento nacional, diferente da Coreia. Sem falar que não era escolhido um ou outro, você cede o espaço para quem quiser participar dessa relação. Aqueles que tiverem um resultado positivo - isso fica a critério - continuam participando. Outra coisa, qual grande empresa industrial no Brasil teve isso? Dos exemplos que eu poderia citar compadrios a lá brasileira, só os de regionalidades, nenhum a nível nacional com presença do governo federal.
Luladrao foi ,entregou a Cuba, venezuela, angola,bolivia ,cade a refinaria do indio ,Ta conversando potoca
@@alanopaiva6408 se desgarrou da boiada não é mesmo?
@@gilbertooliveira8386 não me desgarrei do roubo petralhas. Ali e do propina
Obrigado Professor! Valeu mesmo. Muito grato.
O governo coreano solicitou uma contra partida a esses grandes conglomerados : ganhem mercado internacional, pois nosso mercado interno é limitado. Hoje vemos os resultados.
Seu vídeo foi cristalino em observação e formulação de uma política nacionalista de desenvolvimento bem sucedida em tempos atuais.
Paulo, uma coisa que eu percebo é o seguinte:
nestes think tanks liberais, muito se fala sobre o "fracasso econômico" da URSS -- por nao adotar um modelo liberal, dizem eles -- contudo, pouco se fala sobre o desenvolvimento econômico da alemanha nazista, que também não era liberal e teve um sucesso absurdo.
você poderia fazer um vídeo falando sobre friedrich list e o nacional desenvolvimentismo alemão? acredito que tem tudo a ver com o que você falou neste vídeo
b4p80m37 e da China!
A própria URSS chegou a crescer absurdamente nos anos 50/60
Esses liberais esquecem que FDR foi o presidente nao liberal, super keynesiano que ajeitou os EUA pos 29.
@@Lvcccas Eles também já fizeram artigos sobre isso...Que custa sair da bolha por um tempo...
@@luigimassimino7339: Boa!🙏👏
Sou liberal e dei like. Povo dos comentários : Parem de ser bobos!
E saiam dessas briguinhas infantis e aprendam a ouvir o contrário à suas opiniões.
Permaneceu liberal?
@@cervo9348 eu permaneci. Eleitor do partido Novo.
Os desenvolvimentistas necessariamente partem da premissa de que existe um sentimento nacional e que os mercados são uma espécie de ringue em que os países guerreiam e mantém-se ricos a custa dos perdedores pobres. Isso é falso, justamente por ir contra os princípios que fundamentam o comércio: ele melhora a situação de ambas as partes envolvidas!
@@LuizFernando-nw9fj Tu daria um bom pastor, mas como estudioso de economia está muito idealista.
@@joaovitormatiola8995 Ou você é um analfabeto em matemática e é incapaz de confirmar (ou refutar) a tese que ele expôs através dos dados que temos dos últimos 50 anos.
Paulo, fora o Chutando a escada, recomenda alguma leitura que esteja em português a respeito do desenvolvimento coreano?
Globalização vs Desenvolvimento, do Adriano Benayon.
Ótima aula !!!
Parabéns !!
Austriacos piram vendo esse vídeo.
O sistema austríaco! Aquele sistema que não é aplicado em nenhum lugar do mundo.
Mas os adeptos da escola austríaca já são pirados....ou alienados...ou ambos! não necessariamente nessa ordem.
@@joers1964 claro que é. Foi aplicado no Iraque do Estado Islamico e na Somalia. O resultado foi anomia social/caos total ou ordem imposta por grupos milicianos armados até os dentes. Está em vigor tbm em certas áreas do Rio, onde a milicia manda.
Sinceramente, são vocês que vivem numa bolha e não se esforçam para sair dela, pois o próprio Instituto Mises lançou um artigo que inclusive está de acordo com o que foi apresentado no vídeo: www.mises.org.br/Article.aspx?id=2035
@ Falou naquele fracassado artífice ideológico sub desenvolvido liberal de direita pseudointelectual conhecido por''Instituto Mises''já sei que é ''terra planista econômico''(risos), quer dizer então que esse artigo contraria os ''trocentos''outros que este instituto sem credibilidade ou respaldo já escreveu, dizendo o justamente o contrario?????o mesmo instituto que segundo alguns de seus ''analistas'', apontam que a crise de 29 foi causada pela ''interferência do estado na economia''....ou seja o tal ''Instituto Mimizentos''não tem sem credibilidade,respaldo técnico ou lisura intelectual para ser reivindicado em um debate sério e intelectualmente honesto.
Acabei de me inscrever.O conhecimento é excitante.
O YuoTube me recomendou hoje seu vídeo. Essa comparação que vc está fazendo de forma detalhada é fantástico entre Estado brasileiro e Estado sul coreano. Não connheço canal que faça desse jeito. Parece que no Brasil a única comparação possível é entre os Estados Unidos. Nunca ninguém menciona os países da Ásia e Europa. Se vc puder e achar pertinente gostaria a minha sugestão gostaria que vc fizesse uma comparação entre o Estado brasileiro. Vei tem que comparar IDH e pormenorizar os serviços públicos que existem para que o IDH seja bom e ruim.
O Brasil oferece seu mercado a outros países enquanto os países inteligentes oferecem seus produtos industriais e tecnológicos ao mundo,o Brasil sequer possui indústria automotiva,todas são multinacionais que simplesmente exploram o nosso mercado e o pensamento liberalóide reinante acha que os resultados da reiteração da estupidez serão algum dia melhores ao que sempre tivemos mas tente explicar isso a Mirian Leitão,o Amoedo,o Guedes...
TODAS,presta atenção,TODAS indústrias automotivas brasileiras foram destruídas por traíras LESA PÁTRIA entreguistas em favor das multinacionais estrangeiras, GURGEL foi umas das maiores automotivas da AMÉRICA LATINA,pena que a AMÉRICA LATINA foi programada apenas para ser um SUBCONTINENTE DE TERCEIRO MUNDO.
@@maurifreitas9023 Gurgel era ridícula! Dá até vergonha ver alguém ficar repetindo esse mantra a todo momento. Na verdade o que se deve lamentar, foi a derrocada da nossa indústria de armas, com a empresa engesa e Bernardini, que com o desenvolvimento Militar e de produtos de alta tecnologia, que depois poderiam migrar para o mercado civil, com fabricação de veículos civis. Já a Gurgel era uma fábrica de fundo de quintal.
@@vagnersilva5081
A Volkswagen,Fiat a TOYOTA eram ridículas também, mas com apoio MACIÇO do ESTADO se tornaram o que são hoje, é de gente com esse seu pensamento que o BRASIL sempre foi e sempre será essa colônia do atraso e da desigualdade,toda grande empresa começa em fábrica de fundo de quintal salvo raríssimas exceções a começar por essa PLATAFORMA que estamos nela agora nesse exato momento TH-cam.
Senhores não importa
Quem seja o presidente
O importante é o Brasil ser tecnologico e exportar computador tecnologia aeronaves
Não importa se é direita ou ESQUERDA
Liberalismo ou quenisianismo
O importante é ter indústria
E parar de monopólio e somente ter em mente a ideia de exportar carne e soja!!!!
A pergunta será que sabotam a indústria brasileira?
Quem poderia querer sabotar a indústria brasileira??????
Uma sugestão o Brasil poderia aumentar as indústria siderúrgica..
Ainda tem a Agrale e Marcopolo entretanto elas não tem muito apoio pois o então presidente Collor retirou algumas vantagens que essas empresas tinham porque segundo ele não existia justificativa para uma empregada ter privilégio a competição tinha que ser livre posteriormente o governo Deu essas vantagens para outras empresas estrangeiras porque era bom receber investimentos estrangeiros e blá blá blá o resultado foi a queda de muitas empresas como a Gurgel a puma
Todo "grande país" da atualidade praticou em algum período da sua história políticas públicas para o desenvolvimento do seu parque fabril. O Estado foi usado como o principal "puxador" desta necessidade de se tornar um país desenvolvido e industrial.
Espetacular, mas didático que isso, impossível!
Excelente !!! Enquanto isso por aqui, os “liberais” defendendo que o desenvolvimento virá via motoristas do Uber, também chamados de “empresários de si mesmos”.
Cara, toda a ideia de divisão do trabalho, aperfeiçoamento da cadeia produtiva e exportações é desde Adam Smith. Não venha com essa ideia de "desenvolvimentistas donos da razão" porque muitas coisas do desenvolvimentismo veio do liberalismo clássico do século XVIII.
Tiozinho claramente não entendeu nada kkk
A verdade é que é extremamente necessário a tradução de muitos livros para o português. Institutos, como o Mises, não esperaram tradutoras para difundir as obras dos autores liberais, e o que se vê é uma grande aquisição dos mesmos, pois até de graça eles liberam. Boitempo, não esperou editoras para traduzir os livros Marxistas, e o que se vê é um grande difusão dos mesmo. No Brasil - e quem é acadêmico sabe do que estou falando -, parece que se chega a um limite intelectual das obras brasileiras, tanto por conta da produção nacional, quanto por de livros não traduzidos, dai a necessidade de saber inglês, para ter acesso as obras (e artigos) mais prestigiadas no mundo. Por isso repito, é de extrema importância que tais livros, de extrema relevância - e em todas as áreas, não apenas na Economia -, sejam traduzidos para a maioria dos Brasileiros terem acesso.
Eu sei que o mercado literário no Brasil não possui tanta demanda quanto nos países da centralidade do capitalismo, mas vejo isso (as traduções) como uma ação social, para melhorar a qualidade intelectual do Brasil enquanto população, não apenas acadêmico. Trabalhos como o seu, de perceber a importância de trazer o debate de qualidade para a população, de que não dá para ficar apenas dentro da academia sem fazer a transposição didática como retorno, são extremamente importantes. Meus parabéns pela iniciativa! Do contrário, youtubers como Ideias Radicais é quem vão influenciar a população. O Brasil é a prova viva de que, por vias democráticas, não ocorre mudança estrutural apenas de quem tá em baixo ou de quem tá em cima da estrutura social, é uma relação dialética, ficou mais do que claro que nas últimas décadas do país, que a mudança não ocorrerá vinda de apenas uma parte da estrutura. O que quero dizer com isso? A adesão da população ao liberalismo e ao Olavismo foi quem deu base para as mudanças destrutivas que estamos tomando na economia, e o pior, apoiando cegamente elas, como se realmente fossem causar todas as transformações irrealistas que as mesmas prometem. E essa mudança veio com influências e difusão de tais ideias.
Concordo que a poucos canais sérios de Economia, por isso criei esse, da uma passada lá, vou aprofundar essas questões tbm
Ganhou um inscrito! Vídeo excelente! 👍
Os países asiáticos e geral tem muito a ensina para o Brasil
Dificilmente mudaremos a nossa economia. Entramos na financeirização aprofundada. Quem tinha indústrias hoje ganha no mercado financeiro com os títulos da dívida pública. Com as reformas atuais essa renda está garantida por um bom tempo.
No Brasil, não se pensa investir em educação; muito pelo contrário, ela é olhada apenas como gasto, as políticas educacionais apontam para uma ainda maior precarização da formação humana.
Muito bom o vídeo! Gostei muito, parabéns.
*Muito bom!*
Abraços democráticos solidários,
📖 Sônia 🕊
Análise extremamente ponderada! Sem polaridade non discuso 👏
Parabéns professor excelente explicação.
Professor Paulo Gala tá virando TH-camr mesmo. Falou que ia deixar a referência do livro do jornalista no comentário fixado e não deixou kkkkk
Muito bom!! E aqui num pais de desigualdades pavorosa, alguns pregando a falácia do estado mínimo..
NÃO entendi a omissão em relação aos trabalhadores da Coréia. Hoje trabalham 68:30 h por semana, ainda que a lei diga o contrário. férias de 15 dias remuneradas a depender do patrão, são obrigados a atenderem o chamado das empresas em qq dia, mesmo em possíveis folgas; todos os sindicatos são controlados pelas empresas. Seria interessante que o professor fizesse uma análise sobre isso já que o próprio governo percebeu que os empregados coreanos pararam de fuder e ter filhos. A se continuar desse jeito existe uma previsão que em 2144 a Coreia deixa de existir por falta de coreanos. Vou aguardar! Qual seria a parcela dessa exploração na produtividade da Coréia? No mais, não existe capitalismo que não mame nas tetas do Estado, vide 2008 e 1929 e em todas as crises em que o Estado entra para salvar rentistas e fuder com o trabalhador!
O desenvolvimento da Coréia do Sul tbm tem seu preço, de fato a coreia do sul vive um grande desenvolvimento, aumento de produtividade, ganhos tecnológico. O preço disso é a exigência do capitalismo, altas jornadas de trabalho, pessoas depressivas , a coreia do sul tem alto índice de suicídio, um país muito desigual como foi mostrado no filme parasita .
Imaginem esse rapaz debatendo com o Rodrigo Constantino.
não é Constantino, é Bostantino 😂 😂
Dá bilhão?
Rodrigo Constantino não consegue ler nem manual de economia.
Ele é um analfabeto funcional!!
Problema de muitos bons economistas é que fazem péssimas análises histórico culturais e deixam de fora muitos aspectos políticos, e ainda fazem péssimas correlações.
Não existe produção nem industrialização sem alto conhecimento técnico...Educação é conhecimento técnico.
Na época da escravatura várias economias se fortaleceram mais isso não indica que seja um bom modelo econômico...a Hunday alcançou o sucesso por vários motivos um deles é a competência de seus gestores outro motivo é o desenvolvimento técnico aplicado a produção e ainda teve uma ajudinha do mercado americano..agora dizer que o sucesso se deve majoritariamente por ser amigo de um político ou presidente por favor...
Seria bom analisar quanto dinheiro foi desperdiçado pelo governo sul koreano na tentativa ajudar o empresariado nacional e como seria um desastre se não desse certo.
O ponto do vídeo é que o Estado ajudou no desenvolvimento, não ficaram sentados esperando o mercado resolver, uma educação de qualidade e ensino técnico são outros fatores aliado a esse propósito, não adianta forma técnicos e bacharelados se não tem mercado para absorve a mão de obra. Tal sofisticação pode vim do setor privado, do Estado ou dos dois juntos, o mercado sozinho não da conta, o Estado tem que ajudar.
Muito bom o vídeo, parabéns!!!!
Fala sobre Getúlio Vargas.
Getúlio Vargas era um Coronel sofisticado.
@@JA-yq1eg foi o melhor brasileiro que já viveu
@@terpen95 Criou o Ministério do Trabalho
@@terpen95 Criou o salário mínimo
Getúlio Vargas foi um ditador .
Paulo gala era meu " descanso" quando terminava doutorado em quimica. Excelente professor deveria fazer uma aula de didatica e ensino, afinal me preendeu atençao numa area que tinha zero interesse.
obg por compartilhar, aprendi muito nesse vídeo.
Nosso problema é as amarras políticas.
Essa mentalidade liberal dos políticos impedem o desenvolvimento industrial.
Excelente vídeo!
Uma complementação dahora pra este tema sería explorar a inversão Brasil Korea do Sul no quesito de industrialização e estratégia de internacionalização do mercado.
Outra coisa interessante foi saber que o cara la pediu apoio pro banco mundial e estes quiseram submetê-los à condição de colônia. SQN! Ele reagiu e seguiu a estratégica ideia do aço.
Parabéns pelos vídeos, são muito esclarecedores.
Que tal uma "live" com o Eduardo Moreira e Ciro Gomes?
Gosto muito da maioria dos seus comentários.
Algumas pessoas postaram que você deveria estar na equipe econômica do Ciro, acho isso muito válido.
Por favor, continue postando vídeos.
Gostei muito, mas vc precis otimizar o volume do audio. OK.
Me considero Liberal e já morei 3 anos na China a trabalho e estudo. Realmente um país lindo e muito rico culturalmente, gosto tanto do dia-a-dia que considero minha segunda casa. Mas precisamos pontuar as ideias. A China é realmente o que voce disse? Sim, tenho que concordar.. Mas ate aonde os fins justificam os meios? O governo usa do capitalismo mais feroz contra seu próprio povo, onde tem hora pra entrar e sem hora pra sair por exemplo. Onde uma empresa internacional é obrigada a sair do mercado de concorrência por tanta burocracia e taxas? Exemplo disso é a Uber. Conheço funcionarios de fábrica que falavam que nao gostavam do estilo de vida, apesar da prosperidade de algumas cidades (todas no lado oeste do país). Sem democracia e prendendo etinas diferentes pois sao muculmanos (Uirgures). Amo a China, mas nao tem como naooooooo enxergar isso... EUA tem seus problemas, mas qualquer um la (seja latino, chines, arabe) pode prosperar, ja na China é diferente...
E pra encerrar - Acredito que o bom economista é aquele que nao fica fechado pra sua ideia favorita. Gosto da escola austrica, mas creio que pode trabalhar com outras filosofias tambem
Seria muito bom se vc fosse pra aquele programa aqui do TH-cam que tem bastante visualizaçao. Flow pod cast. Vc ia passar bastante informações importantes pro Monark.
Professor, crie um podcast, precisamos de trincheiras keynesianas nestas mídias também.
Trincheiras keynesianas não. Polaridade só leva a ignorância completa
Precisamos de trincheiras de ciência
Faltou mencionar que foi feita uma reforma agrária seguida de diversas ações para promover a produção agrícola, o que barateou o preço dos alimentos permitindo a manutenção de salários baixos na cidade.
Parabéns pelo excelente vídeo. Você tem vídeo pronto ou poderia fazer um demonstrando onde o liberalismo, sozinho, tenha funcionado? Acompanho o Instituto Mises Brasil mas eles só conseguem falar que o liberalismo é a solução para o mundo, mas não demonstram os efeitos na prática como seria, não dão exemplos de sucesso. Parece que o liberalismo, sozinho, só é bom na teoria. O que você acha?
Liberalismo so é bom pra quem ta na classe de cima, beeeem de cima
Excelente, Paulo!
Excelente aula, ganhou mais um inscrito
Ótimo parabéns Showw
Fizeram como o economista List sugeriu pra Alemanha no século XIX.
Ver o livro Sistema Nacional de Economia Política.
O Park foi uma espécie de Getúlio Vargas da Coréia do Sul?
Aham!
Está mais para um Pinochet.
@@lucasrinaldi9909 pinochet destruir aquele País.
kkk acho que o Getúlio gostaria de ter sido o Park do Brasil
Tudo isso está no PND PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO do PDT por Mauro Benevides e Ciro Gomes.
12🌷 🚜🚜🚜🚜🚜
Perfeito.Sem indústrias nada feito!
Paulo, faltou você aproveitar também para fazer uma análise sobre o histórico do desenvolvimento da Coreia do Norte e, depois, traçar um paralelo entre os dois, mostrando as diferenças entre eles e os resultados de cada.
Na República Popular "Democrática" da Coreia do Norte, que de democrática não tem absolutamente nada, só se vê fome, miséria absoluta, pobreza abjeta, escassez extrema de alimentos, de eletricidade, de moradia, uma ditadura stalinista monstruosa e totalitária, censura e repressão em massa, não há direito de ir e vir(é proibido sair da Coreia do Norte), as religiões são proibidas, proibições estramboticas, Campos de concentração em regiões remotas, execuções sumárias em publico, expurgos, doutrinação ideológica, vigilância em larga escala( os norte-coreanos instalam microfones em tudo, ouvem tudo, tudo é absolutamente vigiado: elevadores, corredores de hotéis, quartos, banheiros e até mesmo latrinas), além de ser a sociedade mais fechada,isolada e controlada da face da Terra
Toda mídia estrangeira é absolutamente proibida e banida no país, e os jornais só dão boas notícias sobre o regime, obviamente fabricadas. A mídia norte-coreana dedica uma grande parte de seus recursos à propaganda política e à promoção do culto à personalidade de Kim Il-sung , Kim Jong-il.
O regime coloca a culpa nos EUA, por todas as dificuldades e todos os males do país.
Aos norte-coreanos só é permitido ouvir ou assistir a programas novos produzidos pelo Estado e filmes de propaganda incrivelmente tediosos.
É o único país no mundo onde o acesso a internet é inteiramente proibido. O uso do wi-fi é proibido para os norte-coreanos. Lá só tem acesso a internet os membros da elite do governo, turistas e jornalistas. Estes dois últimos não podem acessar internet nem em notebooks e nem em computadores pessoas, e nem por celulares, o acesso é somente por computadores pertencentes ao governo norte-coreano. Como é de se esperar, o acesso a internet na Coreia do Norte é altamente vigiado e controlado 24 horas por dias a lá não há redes sociais: Facebook, Instagram, WhatsApp, Tinder
Tik Tok, Twitter. O Wikipédia, o Google, a Netflix e o TH-cam são proibidos.
O máximo que um norte-coreano comum pode acessar é a Intranet nacional, também conhecida como “kwangmyong", que consiste num rede fechada onde só é permitido acessar sites que o Regime aprovar.
O uso de telefones, incluindo smatphones para comunicação e transmissão de arquivos, só é permitido na intranet nacional, que é totalmente controlada e monitorada pelo governo. Os norte-coreanos não podem acessar a mídia estrangeira e nem informações baseadas em veículos estrangeiros em qualquer forma de ver, ler ou ouvir, caso contrário, eles serão enviados para o campo de concentração.
A Coreia do Norte, ocupa o último lugar no ranking da Heritage Foudation dos países com maior liberdade econômica e ocupa o penúltimo lugar no ranking dos paises com maior liberdade de imprensa, na frente apenas da Eritreia.
Professor, voce poderai começar a disponibilizar essas aulas do youtube em formado de podcast no spotify, seria bem interessante, só repostar lá e ganha uma nova gama de ouvintes
Uma economia lastreada por empresas high tech não pode abrir mão de um sistema educacional empenhado em preparar pessoas cuja formação esteja alinhada a esse projeto de desenvolvimento. Minimizar a importância de um sistema educacional robusto na formação da riqueza de um país não me parece muito honesto, a despeito da sensatez com que a análise foi conduzida. Eu tive a oportunidade de conhecer, nos anos de 1980, o quanto a política desenvolvimentista da Coréia do Sul exigiu da Educação. É por exercício dessa época e não é por acaso, que as famílias coreanas, ainda hoje, têm por hábito exigir de seus filhos desempenhos escolares cada vez mais elevados. A Educação, como política de desenvolvimento é tão necessária quanto tratados de Economia. Essa é a lição que a Coréia do Sul, em particular, deixa ao mundo.
Bos anos 60 (1960) o Brasil depositava mais patentes do que a Coreia. Não entendo em desenvolvimento ecônomico mas o general Parck optou por tecnologia, ince tivou a Hyundai e outras empresas a desenvolver tecnologia e incentivando-as a exportar a tecnologia em vez de exportar grãos . É bem mais complicado.
Ciro sempre comentou sobre isso.
E o amor do 'empresario' brasileiro ao modelo neoliberal do PSDB dos anos 90 é algo curioso. Né não?
Que aula bacana.
E quanto a distribuição de renda. Quais os índices da Coreia do Sul?
Art Lubarbo são bons!
?
Professor... pode comentar sobre o desenvolvimento da Nova Zelândia??
Obrigado
Excelente explicação.
Japão foi quase a mesma coisa no pós guerra. As regras do comercio internacional, incipiente no pós guerra, deu margem ao novo governo japonês para bastante subsídio e protecionismo estatal.
muito bom video, Parabéns!!!!
mas desanimador, pois Brasil não consegue resolver problemas internos, imagina uma mudança desta.
agora com relação a educação sem mercado já e a realidade, pelo menos próxima de mim, pois tenho amigos com mais de uma Engenharia ou mais de uma Pós - Graduação, trabalhando como Uber, Produção, Desempregado e assim vai.
Verdade. Eu sempre frisei isso em sala de aula. Inclusive vi e ouvi um menino, pasme, Deputado, fui ate atras do nome Kim Kataguiri enfatizando que em todos os países do mundo que se desenvolveram economicamente, nenhum foi com a atuação do Estado, mas do Liberalismo e citou a Coreia como exemplo. Bem, em tempos de celebridades e de influencers a ignorância prevalece.
Como o Brasil precisa entender isso...
Não pode esquecer da ajuda dos EUA para esses países: Coreia do Sul, Taiwlan e Japão. todos eram vitrines para confrontar os estados comunistas. Aqui na América Latina nos querem como produtor de matérias primas.Haja vista a dificuldade que o Getúlio teve para construir a CSN e iniciar a nossa industrializaçao.
E o investimento estrangeiro? Nós vivemos esperando os empresários generosos que vão nos tirar da lama...Investimento público é fundamental, por pior que pareça e mesmo com os 10% desviados pelos políticos. O que não dá é pra crescer 1% ao ano e achar que está no caminho certo
Liberalismo não é anti-desenvolvimentista, nem alisa o empresário para dar subsídio. O conceito de "vantagens comparativas" é que tem que ser revisto
Excelente vídeo,uma verdadeira aula do professor Gala que em cada vídeo seu lança mais luz sobre as trevas do obscurantismo que compõe as falsas premissas dos ''liberais de tanga'' que pululam no Brasil e que compõe a ridícula fauna dos partidos conservadores de direita dessa nossa combalida republica.
Parabéns por mais essa verdadeira aula sobre economia professor.
Esse corporativismo todo entre privado e estado, formou os monopólios absurdos que tem esse país, lá ao invés da população ser refém do estado muito pior e pelos empresários, minha humilde opinião.
Governo Bolsonaro/Guedes, acaba de dar o tiro de misericórdia na última linha de crédito que existia para fomentar o pequeno empresário brasileiro...
É com muito pesar e tristeza, que acabo de receber um comunicado do banco cujo minha pequena empresa possui conta corrente, a mesma instituição que emitiu o cartão *BNDES* em setembro de 2008, com uma linha de crédito razoável, o bastante para conseguir fazer a empresa dar vários passos adiante, gerar empregos, e poder competir no mercado com outras mais estruturadas, dizendo que o crédito foi banido, mesmo para quem estava 100% adimplente...
Com essa linha de crédito, era possível fazermos a compra ou troca de maquinários, equipamentos veículos, reformas (materiais em geral), o que para uma pequena/média, empresa que esteja saudável, com os pés no chão, o BNDES era uma das ferramentas mais importantes, ou o caminho mais rápido, para alavancar um crescimento e gerar empregos !!!
Sem um Estado forte, jamais teremos um setor privado forte...
Lamentável !!!
Ou acham que a Coréia do Sul, virou uma potência sem a ajuda governamental...ou para os liberais desmiolados, que acham que a potência capitalista norte americana não teve a mão "invisível" do estado por trás para auxiliar e alavancar as suas campeãs nacionais ?!
Essa vassalagem à brasileira, acabará com o futuro de nossos filhos, que estão fadados a serem motoristas de aplicativo ou entregadores de pizzas...
Muito triste uma nação desta dimensão, e ao mesmo tempo elite e governo de mentes tão pobres e pequenas... são tão pobres que a única coisa que pensam e possuem é mesmo o dinheiro !
De um pequeno empresário, gerador de meia dúzia de empregos, indignado, que está perdendo as esperanças neste gigante, que jamais acordará, porque possui pés de barro !
*CLAITON LIMA-SP*
03.03.2020
Clayton fico triste pelo seu relato mas fico feliz pq temos industriais como vc! Tomara que a próxima elite industrial do Brasil seja como você, tomara que ela venha, que o Brasil acorde e novos rumos cheguem por aqui.
@@Lvcccas Obrigado Lucas, agradeço suas palavras...temos que torcer para uma guinada o quanto antes...se o ditado que diz que o que não mata é o que fortalece, for verídico, logo mais, como uma Fênix, ressurgiremos das cinzas !!!
Ciro 2022
@@goislucas com certeza Lucas...eu já havia ido de Ciro em 2002 !!! 2018 tbem...2022 será inevitável...deixa o Bozo e essa escória de Guedes derreter até lá !
Pô, que aula!!!
Muito bom o video