O pib chines cresceu 36 vezes em quase 40 anos, coisa que o Pib dos EUA levou quase 140 anos. A China tirou 850 milhoes da pobreza em 40 anos. Todo esse sucesso é um novo paradigma pro Ocidente.
Império Britânico era tipo um Império Romano, só os considerados cidadãos de Roma, que eram uma minoria da população, podiam participar da democracia, o resto era escravo.
Assisti a live, achei excelente o debate e admirei a educação do Elias Jabour em relação ao debatedor... Ficou evidente a limitação intelectual do Alberto Carlos e seu desconforto durante o debate
Limitação intelectual hahahahaha defender um sistema em que há partido único, não há liberdade de impressa, de livre pensar, de correntes de pensamento fora do socialismo chinês e o mesmo partido governa há 70 anos não é uma democracia é limitação de pensamento? Kkkkkkkk Pelamor, cara! A China tem várias coisas que admiro muito (desde sua cultura até a condução economica, se inserindo com força no mercado industrial e de tecnologia) mas é óbvio que o país não é uma democracia e sua falta de liberdade política, de expressão e controle sociais são extremamente condenaveis). Outra coisa, o Elias Jabbour é um militante estalinista que passa pano até pra ditadura norte-coreana. O cara está no mesmo nível do Jones Manoel. É um sociopata.
@@rodrigopinheiro4256 Não é um pensamento aberto. Isso é a definição de democracia dada pela ciência política. Não há qq tipo de liberdade ou democracia (em QQ sentido) na China. E sim, ainda há muita gente pobre e bolsoes de miséria na China, por mais que o país esteja tendo ganhos econômicos admiráveis há muitos anos e a cada ano milhões de pessoas saiam da pobreza para a classe média. No entanto ainda há muito a ser feito até a China eliminar a pobreza de vez e se tornar um país de qualidade de vida alta
Mais uma excelente live dessas duas mentes brilhantes! Obrigado Paulo Gala e Elias Jabbour. Sonho que um dia vocês componham a equipe econômica de um governo federal nacionalista e desenvolvimentista!
Na moral. Democracia liberal eh um oximoro. Sistema ocidental eh oligarquia colorida. Não q eu ache bom a China, porque eu defendo democracia direta e democracia no local de trabalho. Mas a democracia no ocidente é um conto de fadas. Talvez na Suiça ou em alguma cidade estado europeia, mas o resto são oligarquias mais ou menos abertas e em geral colorida.
Quem quiser participar de um grupo de investimento com uma linguagem progressista que admira caras como Eduardo Moreira, Paulo Gala e o André Perfeito e queiram fugir da onda obscura neo-liberal bolsonarista convido-os a participar deste aqui. facebook.com/groups/investidoresprogressistas/
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 moça, se você defende democracia direta e no local de trabalho, você tem que conhecer mais a fundo a experiência chinesa! Lógico que há avanços e recuos, mas sem dúvidas foi a maior experiência (de debate e realização) de democracia direta da história. Teve seu auge no maoismo, mas não é algo que morreu totalmente. Na pandemia, pesquise sobre a atuação dos comitês de bairro. Também crescem e se fortalecem novamente conselhos de fábrica. Enfim, se quiser posso lhe mandar materiais, mas a China foi/é uma experiência sensacional de democracia! Temos muito a aprender. Esse papo de que tudo é centralizado é mentira, tem muita coisa decidida e gerida a nível local.
@no body eu não concordo com tudo que o Elias diz, e acho que o Alberto Almeida mandou bem. Agora, não dá para defender o complexo industrial-militar nos EUA sob o pretexto de que os EUA são uma "democracia". Mais democracia na China, menos gastos militares nos EUA; seria uma boa troca.
Eu morri de rir com a cara do Elias nesse debate. O ponto alto do debate foi o minuto 41:12. Nessa parte já imaginei o tamanho da lapada que viria na resposta, mas vi que o Elias ficou com pena. Até chamou o cara de inteligente no final pra dar aquela ironizada básica. kkkkk O "cientista politico" argumentando com base na teoria do fim da história contra um marxista no naipe do Elias, é pra acabar, viu. Lembrei na hora do meme do "vem tranquilo. Não se afoba". Parabéns pelo autocontrole, Elias. kkkkk
Sabe aquele meme, "quando um sábio conversa com um idiota, o primeiro sempre diz que o segundo você tem razão". Aí o cara, contesta, e ele fala "você tem razão"...
Infelizmente não consegui assistir até a metade, não pelo Paulo e Elias, por eles ficaria ouvindo horas a fio, mas esse senhor que se diz cientista político com uma visão extremamente limitada de democracia ocidental, um modelo meramente teórico e fomentado para a manutenção das desigualdades sociais, não da.....
Eu pausei o vídeo aos 27:00 para pedir, gentilmente, que o Alberto enfie essa noção de "democracia" no... Por um lado, essa live me abriu os olhos para como o pessoal da Ciência Política é um bando de alienado, querendo transformar os conceitos em realidade quando, na verdade, um conceito deveria tentar explicar algum aspecto dela. Já decidi: na pós-graduação, vou pra História. Imagina um cara como o Jabbour ter que ouvir que democracia é pluripartidarismo e alternância de poder quando, nas democracias ocidentais, todos os partidos estão subordinados ao capital financeiro: PT, de "esquerda", que o diga.
@@fabiogurgel1 , hahahahahahaha mas será que esses caras não são majoritários dentro da Ciência Política? Os textos base do programa de pós-graduação da UFG tem dessas porras: de acordo com o autor x, os EUA seriam uma democracia estável e um modelo de democracia blá blá blá. Segundo Levitsky e Ziblatt, democracias tem a ver com a defesa das instituições através das normas não escritas etc etc etc. Chato pra caralho, mano.
@@joaomoreno5435 esse é o problema não apenas da ciência política, mas dá econômica e do direito também. "Ciências" criadas para legitimar o poder das oligarquias. A propósito, sou bacharel em economia.
@@igordealmeidanascimento5841 , obrigado pelo comentário. Concordo com você, e não poderia ter escrito melhor. Deixo um trecho de artigo do Bourdieu sobre o papel dos economistas na consagração da ordem neoliberal. Não foi marxista, mas militou até o fim (e até onde sei) contra o neoliberalismo antidemocrático por natureza. Abração! "Sem compartilhar necessariamente os interesses econômicos e sociais dos verdadeiros crentes, os economistas têm suficientes interesses específicos no campo da ciência econômica para dar uma contribuição decisiva, quaisquer que sejam seus sentimentos a propósito dos efeitos econômicos e sociais da utopia que eles revestem com a razão matemática, à produção e à reprodução da crença na utopia neoliberal. Separados do mundo econômico e social por toda a sua existência e sobretudo por sua formação intelectual, em geral puramente abstrata, livresca e teoricista, eles são, como outros em outros tempos no campo da filosofia, particularmente inclinados a confundir as coisas da lógica com a lógica das coisas. Confiantes em modelos que praticamente nunca tiveram ocasião de submeter à prova da verificação experimental, levados a olhar de cima as conquistas das outras ciências históricas, nas quais não reconhecem a pureza e a transparência cristalina de seus jogos matemáticos, sendo em geral incapazes de compreender sua verdadeira necessidade e profunda complexidade, eles participam e colaboram para uma formidável mudança econômica e social. Mesmo que algumas das consequências dessa mudança lhes causem horror (eles podem contribuir para o partido socialista e dar conselhos prudente a seus representantes nas instâncias de poder), decerto não lhes desagradam completamente pois, com o risco de alguns fracassos, imputáveis principalmente ao que eles chamam de “bolhas especulativas”, tal mudança tende a dar realidade à utopia ultraconsequente (como certas formas de loucura) à qual eles consagram a sua vida." Dá pra ler o início e o final aqui. < literatureseweb.wordpress.com/2020/05/10/pierre-bourdieu-e-o-neoliberalismo/ >.
Eu ia comentar algo similar: 5200 municípios não têm favelas porque sequer se comparam a uma. Um único condomínio em São Paulo ou até mesmo em Fortaleza consegue agrupar mais gente que a minha cidadezinha natal. Só depois de adulto eu vim ver, eu sempre morei numa "favela" (quiçá em algo ainda menos estruturado), só não sabia disso.
A definição de democracia formal, segundo a ciência política ocidental é perfeita. A realidade dos países/nações é diferente, sendo ou não "democráticos". Neste debate estou do lado do Elias Jabbour, ele percebe melhor as nuances da "democracia". Paulo Gala é um gentleman, mediou bem a parte mais crítica do debate. Parabéns senhores, o debate foi muito bom.
@Vinicius Rezende Carretoni Vaz rsrsrs.. tá bom..me convenceu. Mas que papel ridículo o Alberto fez! Não consigo engolir esse sujeito. Acho que o Lula foi muito diplomático. Mas, enfim.. quem ou o que vc acha que pode mudar esse país?!
O Elias é foda! Eu adoro esse cara!!!: "É muito pobre intelectualmente analisar uma sociedade de 5 mil anos entre 'ditadura' e 'democracia'". - Brilhante!!!
@@Tiago-it9hi meu deus, vc não faz idéia como funciona o partido comunista chinês e o congresso chinês é a democracia do socialismo consultativo. Vc tá achando que a China é um país de partido único que manda em tudo, igual a Arabia Saudita, eu te entendo, eu era assim até uns 2 meses atrás até começar a estudar sobre. Vou te falar uma coisa: vc tá profundamente enganado. Pesquise como funciona o partido, os OUTROS PARTIDOS POLÍTICOS, a representatividade, diversidade pra crl no partido, representantes locais, cidades om administração independente, a liberdade de expressão que existe e muito, eu posso ir pra lá e gravar uma live com vc falando sobre o que vc quiser. Tem gente agora gravando lives da China. Vc tá totalmente intoxicado com fake news.
@@LeandroCosta-sz9cl ah é já montaram sindicato pra reivindicar direitos trabalhistas na china??? Pode se abrir um partido político com ideias liberais na china ou anti socialistas??taiwan ta de boa pode ficar independente se a população quiser???Pode-se montar um movimento para baixar tarifa dos ônibus de boa?? Lá não existe campos de trabalho forçados não? Tudo fake news!!! o desenvolvimento econômico chinês é muito bacana muito lindo, sobretudo o desenvolvimento com base em keynes, contudo, o sistema político deles não é nada democrático. Obviamente entre uma ditadura e uma democracia se prefere democracia. Representatividade não quer dizer nada, se os representantes só podem funcionar de acordo com uma ideologia política fica difícil, ou vai dizer que na china se aparecer um partido liberal anti socialismo eles vão deixar a coisa andar?? ou se PODE tirar do poder na china o Partido Comunista da China???
Não sei se vocês perceberam?.. mas o Elias foi irônico ao falar que o Alberto era inteligente no final da Live. kkkk... Coitado, dava para ver que ele estava de saco cheio já.
Elias e Paulo, de vez em quando vocês encontram alguns casca-grossas como esse Alberto. Intelectualmente deselegante com os convidados! Mas, Elias e Paulo continuam imbatíveis! Parabéns!
Debate assim que é bom, troca de ideias, informações, fatos contra fatos. Nenhuma das partes desrespeitando ninguém, além de manterem o respeito, acredito debates assim são muito mais necessários.
O que o Alberto não entende, é que o Elias está querendo dizer que cada país assume o seu papel na história de acordo com aquilo que foi construído ao longo do tempo. O sistema político chinês pode não ser bom para nós, mas é bom para a China. É necessário se desvincular dessa visão anglo saxã de mundo democrático pelo menos por 1 minuto, se quiser compreender civilizações complexas e milenares como a chinesa, persa e hindu.
Pelo que já li, o sistema chinês não é bom pra todos lá dentro. Experimente ser um não-han na China. Tibetanos e úigures são oprimidos diariamente por lá. Os tibetanos têm sua identidade cultural e religiosa quase proibida de se manifestar, com seu território invadido por milhões de chineses han. E os úigures sofrem com uma vigilância opressiva, com câmeras, escutas, revistas aleatórias e prisões arbitrárias. E essa vigilância opressiva está entrando até na vida particular do chinês médio, com um novo sistema que analisa os programas acessados na internet e diz ao governo e às empresas quantas horas você passa se divertindo ou estudando. Ou procurando saber de movimentos de oposição. Ah, sim: a China invadiu um país, sim, o supracitado Tibete!
@@EuMesmoVII Sim, de fato é controverso a questão do Tibet, mas sob esse mesmo raciocínio um montão de Estados-Nações modernos deveriam ceder territórios para essa "justica étnica". Os próprio EUA, por exemplo formaram seu território não somente invadindo territórios indígenas como tomou a força grande parte do que na época era o Vice-Reinado de Nova Granada ou... Império Mexicano. O que sobrou da influência espanhola sobre a América do Norte. Há o exemplo alemão tbm... A Alemanha, mesmo com toda a injustiça do expansionismo sob a bandeira do terceiro Reich ficou ainda menor do que era antes da unificação sob a unificação prussiana... Territórios que foram reivindicados pela Polônia que na época só teve força pra fazer isso devido à força polícia e militar da União Soviética.(...) 🤷🏽♂️ O Tibet, nos anos 30 namorou com o fascismo, sabia? Fato pouco conhecido, mas até os indianos namoraram com o fascismo durante a Segunda Grande Guerra... E historicamente sempre possuíam relações muito fortes com o Império Chinês seja de qual dinastia que se fale durante a existência daquele tipo de Estado... Os descendência turcomena são um problema para todos os povos da Ásia Central, para os chineses não seria diferente. Os Uigures são a etnia que responde à essa memória política que os povos da Ásia Central sofreram nas mão de homens como Tarmelão. Violentos até mesmo para os padrões de violência da época. Respondem ao expansionismo islâmico e ao expansionismo de hordas hunas ou mongóis... Isso não é apagado da noite para o dia, e não estamos falando de relações entre anjos e homens... Você tá falando de relações políticas REAIS e complexas. Até um tempo atrás essa galera queria formar um Estado independente à oeste do território chinês. Sabe quando qualquer Estado moderno deixaria o mesmo evento assim acontecer em seu território sem represálias? Pois é... O buraco é bem mais embaixo, cara...
@@EuMesmoVII Larga de ser idiota, a questão dos uigures não tem nada a var com o que você fala, se trata de um território chinês, mas independente disto, os uigures são muito bem tratados no pais. Você é só mais um fantoche a serviço do imperialismo querendo tumultuar a situação, vai estudar, nòia!!...
Essa dupla ficou muito boa, o Elias é excepcional, mas fica ainda melhor quando o Paulo faz perguntas estimulantes sobre os pontos chaves e fica muito nítida a explicação do Elias.
@@suecosueco não são " meras formalidades" definições políticas e proporções nas análises e fundamental, não da pra pegar favelas e falar que o Brasil inteiro se resume a favelas é uma maneira muito limitada de descrever o Brasil, da mesma forma que vc definir a china entre " ditadura" e " democracia" é muito limitado, discussões nesse sentido envolvem definições políticas e toda a complexidade destes sistemas sociais não é simples não.
Ele não é limitado, só se irritou com o estalinista passador de pano pra ditaduras de esquerda do Elias (o cara é do nível do Jones Manoel). Mas Concordo que o comportamento dele foi deselegante. Por mais q eu ache algumas relitivizacoes do Elias horrendas, eu teria tentado me controlar e ser mais educado. A China tem muitas coisas admiráveis, mas a falta de liberdade política e de expressão não é uma delas.
@@ViniBoneto "O cara é do nível do jones manoel" caramba, então preciso acompanhá-lo melhor e passar o conteúdo dele pra amigos, familiares e companheiros de trabalho. Muito obrigado pela recomendação!
És um debate muitíssimo inteligente literalmente uma aula de ciência política eu agradeço,porque em qualquer faculdade uma apresentação desses três ilustres professores seria muito caro graças à Deus eu acistir de graça no TH-cam uma ótima aula 👈✌👍😎
@Gu cidadão chinês revela crimes do governo da China e é perseguido: canaltech.com.br/internet/Homem-mais-procurado-do-mundo-Snowden-diz-que-o-pior-da-NSA-ainda-esta-por-vir/
@Gu cidadão australiano revela crimes da ditadura chinesa e está preso: brasil.elpais.com/internacional/2021-02-14/o-que-julian-assange-ainda-faz-na-prisao.html
@@mglzyn saiu um texto semana passada no "Caixa de Ferramentas" sobre 7 escolas de pensamento da China, que inclui o neoliberalismo, defendido tranquilamente pelos professores da Escola de Administração Guanghua, em plena Universidade de Pequim, que literalmente defendem a privatização "da porra toda".
A democracia estadunidense Também é fake, não sejamos ingênuos. Democracia é construção, não há democracia absoluta. Nem na origem da democracia direta na Grécia tinha equidade, era só homem adulto e rico que podia participar.
Eu diria que não há democracia em sua forma abstrata, alijada do seu conteúdo de classe, já que a democracia no mundo moderno se tornou uma ditadura das classes dominantes que monopolizam todos os recursos. No socialismo, a democracia adquire contornos diferentes, sendo a expressão da classe trabalhadora de se nutrir do que produz e de participar ativamente do planejamento econômico. A democracia e a ditadura se retroalimentam no sentido de qual classe está no poder político do Estado, se foi assim na Antiguidade, continua sendo até os dias de hoje.
Os Estados Unidos é um plutogracia. O povo dos Estados Unidos só empobrece dos 80 pra ca. São manipulados e os Estados Unidos vivem promovendo golpes ( o último na Bolívia) e falam fm democracia para mata lá!
@@edsonalvesfernandes1385 exatamente. EUA tem elementos que impedem a participação igualitária de amplas ideologias no sistema eleitoral, eleições cheias de problemas do ponto de vista de representatividade das demandas sociais. Por isso tanto racismo atrelado à divisão de classe também por lá... Tem cláusula de barreira prevista até na Constituição aos partidos, eles podem até existir por mas só dois no páreo.
@@warleycarlos8495 , as políticas sociais do petismo aconteceram dentro dos marcos do neoliberalismo: do Minha Casa Minha Vida à política de incentivo à Cultura; FIES, terceirização na área da saúde etc etc
@@joaomoreno5435 não significa que o PT seja neoliberal (se é que esse termo existe). Liberalismo é um ideologia socioeconomico que tem como bsse a liberdade (Liberdade individual, liberdade economica etc), o PT é um partido que tem influencia sindicalista. Eu por exemplo sou liberal social, por eu ter pautas sociais significa que dou socialista? Obvio que não.
Em uma sociedade dominada por oligarquias centenárias, sempre defendidas pelos barões da mídia e por um judiciário viciado, a alternância de poder é uma enganação
Como se fala Massacre Chinês em mandarim? É por isso que eu estudo com o Elias e com o Paulo, para não sair falando bobagens pelo eco de escolas vassalas.
Um cientista político dizer que a democracia liberal é tudo que há e o que foge dela é errado é o cúmulo. Postura dogmática, absolutamente anti-materialista e eurocêntrica. Apesar disso, que consumiu boa parte do programa, Paulo e Elias deram um show de didática. Cada dia aprendo mais sobre o dragão chinês e isso tem me feito repensar muita coisa não apenas sobre economia, mas sobre organização social e o que é ser um povo realmente livre.
Na boa essa definição do Alberto de democracia, só se satisfaz na cabeça dele, até Hegel sabia que democracia sem condições materiais não é possível, como diz Lucáks depois de Hegel, nada de novo
Muito boa sua questão de ordem Paulo. Agente fica falando do que não estende como funciona. Eu não tinha ideia do voto popular e da destituição de parlamentares por iniciativa popular na China
Putz, "democracia é uma coisa, condição social é outra". Que merda, hein! Pode não ter saneamento, não ter acesso a saúde, não ter acesso a moradia... mas se de 4 em 4 anos puder "escolher" centenas de partido, então é democracia... que tristeza!
Excelente vídeo com professores universitário que estudam a China a décadas, apresentam diversos dados e referências para explicar a realidade chinesa atual e responder se há democracia na China que hoje é o país com a maior economia do mundo, levando desenvolvimento tecnológico e melhorando a qualidade de vida da população a cada ano.
Adorei o espaço que o Alberto proporcionou a nós brasileiros para esclarecer as verdades escondidas ,onde são espalhadas mentiras que cegam uma população que acredita através do voto vai se restabelecer uma condição humana onde seus direitos são dizimados
Parabéns ao Elias por mostrar a diversidade governamental no mundo. A palavra democracia literalmente significa governo do povo, o que o Alberto Almeida defende por ele ser e trabalhar para grande mídia neoliberal é uma plutocracia aonde o poder é exercido pela classe mais abastada. Se não vejamos, não importa de que partido seja o presidente do Brasil desde que o ministro da economia e presidente do Banco Central sejam do mercado ( dos mais ricos para os mais ricos). Quem estiver fora desse conceito não consegue se eleger, pois não ganha destaque na grande mídia e quando aparece é de modo depreciativo e com difamação.
Tem um militante chamado John Perkins que dá o nome de 'corporatocracia' à democracia (sic) norte-americana. Num livro, 'Enganados', relata como o lobby do 'Deus Mercado' influencia na "democracia" estadunidense (do direcionamento de recursos ao esfacelamento de políticas sociais e direitos trabalhistas) como também o Estado "democrático" norte-americano exportava agentes secretos para desestabilizar diferentes regimes na periferia do capitalismo em busca de novos mercados, contratos para multinacionais, exploração de riquezas etc etc. É a tal "democracia" que os cientistas políticos tanto gostam. < literatureseweb.wordpress.com/2020/03/20/resumo-enganados-john-perkin-enganados-assassino-economico/amp/ >.
Acho que uma discussão válida seria o ponto de partida do sistema democrático que é o poder de escolha, quem o tem e o que define esse poder de escolha. Se estruturas sociais interferem no poder de escolha, pode ser uma "quebra" do sistema democrático.
O Paulo tá de parabéns para se abrir ao debate. A realidade é complexa, ainda mais em sociedades tão diferentes. Todos que ouço que estudam a China falam que é muito complicado entendela-la. Eu que me interesso por ela, mudo de opinião toda hora. Vejo o Elias falar, concordo com ele, depois vejo a Isabela nogueira falar e concordo com ela. Enfim, temos que nos abrir para entendermos realidades que não conhecemos.
O bom de ver esses debates é q vc vê as ideias em debate, argumentos contrapontos. Diante disso, o Alberto tem sua posição, mas o Elias defendeu a dele com mais brilhantismo.
Paulo, parabéns pela aula,vc e o Elias arrasam. Seria possível vc passar informações, de onde consigo me atualizar, sobre o sistema de saúde chinês e industria farmacêutica ? Agradeço desde já.
Alberto foi muito despreparado e teve uma visão unilateral sobre os fatos. Paulo, poderia ter essa discussão novamente no seu canal, mas sem o Alberto.
Alberto já de início da uma zoada no Ciro. Apesar do Cirão ser um pouco estourado, ele prestigia as instruções nas coisas que fala. Sempre ressalta as importâncias delas; sabe e lembra dos caminhos constitucionais. Acho a crítica desleal. De toda forma, concordo que ele deve refletir o fervor que o poder causa nele para não esquecer que a natureza do poder é corromper, até mesmo na boa fé que cega.
Putz! Eu vim com toda boa vontade e mente aberta pra ouvir sobre o impressionante e paradigmático modelo chinês. Mas, quando o "cientista político" começou a fazer a elegia da democracia ocidental, me doeu o cérebro.
Todos de esquerda e alinhados com as ideias principais do partido comunista chinês, a diferença é tão grande quanto a diferença do partido republicano e partido democrata.
O equino Alberto tem a cabeça formada pela Escola capitalista europeizada. A visão dele é uma visão mono política, engessada e mofada. Se entende de política é só a do Brasil. Elias e Paulo, parabéns a vcs! Deixou o Alberto de quatro. Que tapa na cara do equino; que classe!!!
Adoro controvérsia... precisamos mais disso...que as visões opostas se encontrem e debatam...e nada garante que a melhor visão vai ganhar...o debate continua...
O Elias Jabour é o primeiro dirigente do PCdoB que diverge firmemente com os deletérios liberais, pois a maioria do PCdoB gosta de ficar anulando e ficar a reboque dos liberais.
Mas e daí se a China não é democracia? e daí se o Brasil é uma democracia? Os efeitos práticos para a vida dos cidadãos é o que realmente interessa. O ideal é cada modelo, de cada país, funcionar e produzir boa qualidade de vida a todos os seus cidadãos. Mas se a democracia, por definição, traz maior qualidade de vida aos cidadãos, qualidade essa que resultante da liberdade de votar e ser votado, então, porque não está funcionando no Brasil? Não está funcionando porque, na verdade, não é uma democracia? ou, se de fato é uma democracia, não traz bons resultados porque não está sendo aplicada na sua inteireza? E o que está sendo conquistado pelos cidadãos chineses não é o ideal que buscamos aqui? porque eles conseguem e nós não? Esse é o ponto que deveria ser estudado com profundidade e afinco, como estão buscando fazer o Paulo e o Elias. Pois, poderemos aprender muito com a China e adaptar para nossa realidade muitas lições. Aqui a maior parte da população apenas sobrevive, mas vivemos sob uma democracia. Ou seja, a democracia, por si só não basta, precisa ser aperfeiçoada. Do jeito que está, pelos resultados, pela qualidade de vida, dá p/dizer que a China é mais democrática que o Brasil.
Sou sociólogo, portanto das ciências sociais. Por essa razão falo de cátedra, o debate ficou respeitável até o momento em que o cientista social resolveu abrir a boca.
China tem uma visão nacionalista? O Brasil tem a perder com uma mentalidade neoliberal de governo? Essa mentalidade neoliberal foi estrategicamente implementada para conter um possível crescimento como a China?
Sim. Kissinger disse em 1977 que eles (EUA) não permitiriam outro Japão ao Sul dos Trópicos. O Brasil é muito grande, tem uma população gigantesca, e recursos para mais de 500 anos, se nós nos levantarmos, o baque para o império será pior do que o chinês.
@@Rick-vi8hh Eua não permitiriam países grandes e população gigantesca levantarem ,tipo rússia , china , brasil e índia , não importa se vc é democracia ou não.
@@marcos-dx8mn A China se levantou, a casa caiu. Agora ou eles aceitam, ou vamos ter o que os cristãos chamam de "Juízo final", eu imagino o dia da sanção nuclear americana.
Se ciencia politica se limita a estudar eleicao, definitivamente é uma disciplina muito alienadora. Pq nao basta ter eleicao, se o conhecimento de tudo o que esta em jogo, nao é acessivel a toda a sociedade.
"A democracia é uma coisa muita mais ampla que alternancia de poder."
Grande Elias Jabbour!
POISE !
Porque a Inglaterra não estendeu a democracia a suas colônias ???? Essa aí foi explosiva kkkkk Elias essa aí foi foda !!!! Vou guardar essa aí !!!
Essa o cientista politico da burguesia deu tela azul na hora. Tanto que nem respondeu kkkkkk
Essa doeu mesmo, enfiou o dedo com unha e tudo na ferida desses paladinos da liberdade 😂
Inglaterra estendeu so escravo na suas colônias kkkkkk
O pib chines cresceu 36 vezes em quase 40 anos, coisa que o Pib dos EUA levou quase 140 anos. A China tirou 850 milhoes da pobreza em 40 anos. Todo esse sucesso é um novo paradigma pro Ocidente.
Império Britânico era tipo um Império Romano, só os considerados cidadãos de Roma, que eram uma minoria da população, podiam participar da democracia, o resto era escravo.
Assisti a live, achei excelente o debate e admirei a educação do Elias Jabour em relação ao debatedor... Ficou evidente a limitação intelectual do Alberto Carlos e seu desconforto durante o debate
Tem gente passando fome? Fodaci
A polícia mata favelado? Fodaci
Se tem alternância de poder é democracia esse é o pensamento do Alberto, muito bizarro
Também achei interessante o desconforto do Alberto... foi como se o Elias e o Gala estivessem ali para convencê-lo e não foi esse o caso....
Eu ri com a risadinha do Elias quando o Alberto disse "o stf vai sempre ficar aqui"
Limitação intelectual hahahahaha defender um sistema em que há partido único, não há liberdade de impressa, de livre pensar, de correntes de pensamento fora do socialismo chinês e o mesmo partido governa há 70 anos não é uma democracia é limitação de pensamento? Kkkkkkkk Pelamor, cara! A China tem várias coisas que admiro muito (desde sua cultura até a condução economica, se inserindo com força no mercado industrial e de tecnologia) mas é óbvio que o país não é uma democracia e sua falta de liberdade política, de expressão e controle sociais são extremamente condenaveis). Outra coisa, o Elias Jabbour é um militante estalinista que passa pano até pra ditadura norte-coreana. O cara está no mesmo nível do Jones Manoel. É um sociopata.
@@rodrigopinheiro4256 Não é um pensamento aberto. Isso é a definição de democracia dada pela ciência política. Não há qq tipo de liberdade ou democracia (em QQ sentido) na China. E sim, ainda há muita gente pobre e bolsoes de miséria na China, por mais que o país esteja tendo ganhos econômicos admiráveis há muitos anos e a cada ano milhões de pessoas saiam da pobreza para a classe média. No entanto ainda há muito a ser feito até a China eliminar a pobreza de vez e se tornar um país de qualidade de vida alta
Com desigualdade social e econômica não existe democracia, já dizia Toqueville, que Alberto deve conhecer bem ou preferiu esquecer.
Muito bom ouvir os professores Elias e Paulo. Merecem muita divulgação pois trazem um novo e atual olhar sobre economia e desenvolvimento. Parabéns.
Estudar a China é o dever de casa com trinta anos de atraso portanto é urgente.
OTTIMO PAULO ......
Mais uma excelente live dessas duas mentes brilhantes! Obrigado Paulo Gala e Elias Jabbour. Sonho que um dia vocês componham a equipe econômica de um governo federal nacionalista e desenvolvimentista!
"não tá dado o que vc tá falando"
E NÃO TA DADO QUE A DEMOCRACIA LIBERAL É DEMOCRACIA.
Na moral. Democracia liberal eh um oximoro. Sistema ocidental eh oligarquia colorida. Não q eu ache bom a China, porque eu defendo democracia direta e democracia no local de trabalho. Mas a democracia no ocidente é um conto de fadas. Talvez na Suiça ou em alguma cidade estado europeia, mas o resto são oligarquias mais ou menos abertas e em geral colorida.
Quem quiser participar de um grupo de investimento com uma linguagem progressista que admira caras como Eduardo Moreira, Paulo Gala e o André Perfeito e queiram fugir da onda obscura neo-liberal bolsonarista convido-os a participar deste aqui.
facebook.com/groups/investidoresprogressistas/
DEMOCRACIA LIBERAL É O ÚNICO SISTEMA DEMOCRÁTICO QUE EXISTE. O RESTO É DITADURA COM EUFEMISMOS.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 moça, se você defende democracia direta e no local de trabalho, você tem que conhecer mais a fundo a experiência chinesa! Lógico que há avanços e recuos, mas sem dúvidas foi a maior experiência (de debate e realização) de democracia direta da história. Teve seu auge no maoismo, mas não é algo que morreu totalmente. Na pandemia, pesquise sobre a atuação dos comitês de bairro. Também crescem e se fortalecem novamente conselhos de fábrica. Enfim, se quiser posso lhe mandar materiais, mas a China foi/é uma experiência sensacional de democracia! Temos muito a aprender. Esse papo de que tudo é centralizado é mentira, tem muita coisa decidida e gerida a nível local.
Elias é craque: firme e não-sectário como todo comunista deveria ser.
@no body acabou que AINDA ficou nessa lenga-lenga tosca de "China não é uma Democracia" 🤷🏽♂️
@no body Então tá bom... 🙄👌🏽👍🏽
@no body eu não concordo com tudo que o Elias diz, e acho que o Alberto Almeida mandou bem. Agora, não dá para defender o complexo industrial-militar nos EUA sob o pretexto de que os EUA são uma "democracia". Mais democracia na China, menos gastos militares nos EUA; seria uma boa troca.
O Elias Jabbour segurando o riso em alguns momentos é maravilhoso
Eu morri de rir com a cara do Elias nesse debate. O ponto alto do debate foi o minuto 41:12. Nessa parte já imaginei o tamanho da lapada que viria na resposta, mas vi que o Elias ficou com pena. Até chamou o cara de inteligente no final pra dar aquela ironizada básica. kkkkk O "cientista politico" argumentando com base na teoria do fim da história contra um marxista no naipe do Elias, é pra acabar, viu. Lembrei na hora do meme do "vem tranquilo. Não se afoba". Parabéns pelo autocontrole, Elias. kkkkk
Sabe aquele meme, "quando um sábio conversa com um idiota, o primeiro sempre diz que o segundo você tem razão". Aí o cara, contesta, e ele fala "você tem razão"...
TOLOs usam da ironia quando sem razão.A China é uma democracia é da mais idiota fala.
Infelizmente não consegui assistir até a metade, não pelo Paulo e Elias, por eles ficaria ouvindo horas a fio, mas esse senhor que se diz cientista político com uma visão extremamente limitada de democracia ocidental, um modelo meramente teórico e fomentado para a manutenção das desigualdades sociais, não da.....
Parabéns ao Paulão ao Elias e ao Alberto. Necessário fazermos esse debate extraordinário.
Muito melindroso esse tal de Alberto. Não o conhecia. Mas o debate foi ótimo. Obrigado por partilhar.
Me entupi de Paulo e Elias!
Dois grandes defensores da independência nacional.
Eu pausei o vídeo aos 27:00 para pedir, gentilmente, que o Alberto enfie essa noção de "democracia" no... Por um lado, essa live me abriu os olhos para como o pessoal da Ciência Política é um bando de alienado, querendo transformar os conceitos em realidade quando, na verdade, um conceito deveria tentar explicar algum aspecto dela. Já decidi: na pós-graduação, vou pra História.
Imagina um cara como o Jabbour ter que ouvir que democracia é pluripartidarismo e alternância de poder quando, nas democracias ocidentais, todos os partidos estão subordinados ao capital financeiro: PT, de "esquerda", que o diga.
Não é o pessoal de "ciencia politica" é o pessoal neoliberal mesmo, no caso neoliberal petista
@@fabiogurgel1 , hahahahahahaha mas será que esses caras não são majoritários dentro da Ciência Política? Os textos base do programa de pós-graduação da UFG tem dessas porras: de acordo com o autor x, os EUA seriam uma democracia estável e um modelo de democracia blá blá blá. Segundo Levitsky e Ziblatt, democracias tem a ver com a defesa das instituições através das normas não escritas etc etc etc. Chato pra caralho, mano.
@@joaomoreno5435 esse é o problema não apenas da ciência política, mas dá econômica e do direito também. "Ciências" criadas para legitimar o poder das oligarquias. A propósito, sou bacharel em economia.
@@igordealmeidanascimento5841 , obrigado pelo comentário. Concordo com você, e não poderia ter escrito melhor.
Deixo um trecho de artigo do Bourdieu sobre o papel dos economistas na consagração da ordem neoliberal. Não foi marxista, mas militou até o fim (e até onde sei) contra o neoliberalismo antidemocrático por natureza.
Abração!
"Sem compartilhar necessariamente os interesses econômicos e sociais dos verdadeiros crentes, os economistas têm suficientes interesses específicos no campo da ciência econômica para dar uma contribuição decisiva, quaisquer que sejam seus sentimentos a propósito dos efeitos econômicos e sociais da utopia que eles revestem com a razão matemática, à produção e à reprodução da crença na utopia neoliberal. Separados do mundo econômico e social por toda a sua existência e sobretudo por sua formação intelectual, em geral puramente abstrata, livresca e teoricista, eles são, como outros em outros tempos no campo da filosofia, particularmente inclinados a confundir as coisas da lógica com a lógica das coisas. Confiantes em modelos que praticamente nunca tiveram ocasião de submeter à prova da verificação experimental, levados a olhar de cima as conquistas das outras ciências históricas, nas quais não reconhecem a pureza e a transparência cristalina de seus jogos matemáticos, sendo em geral incapazes de compreender sua verdadeira necessidade e profunda complexidade, eles participam e colaboram para uma formidável mudança econômica e social. Mesmo que algumas das consequências dessa mudança lhes causem horror (eles podem contribuir para o partido socialista e dar conselhos prudente a seus representantes nas instâncias de poder), decerto não lhes desagradam completamente pois, com o risco de alguns fracassos, imputáveis principalmente ao que eles chamam de “bolhas especulativas”, tal mudança tende a dar realidade à utopia ultraconsequente (como certas formas de loucura) à qual eles consagram a sua vida."
Dá pra ler o início e o final aqui.
< literatureseweb.wordpress.com/2020/05/10/pierre-bourdieu-e-o-neoliberalismo/ >.
@@joaomoreno5435 sim, João. Gosto muito do Bourdieu. Belo texto. Valeu, parceiro! Grande abraço!
“5200 municípios não tem favelas...”
Como se “favela” significasse “morro”.
Pois, fora as oligarquias locais. Moro numa cidade que quem manda é a usina de açúcar. Tanto faz quem governa, ela é que dita as regras.
5200 municípios pequenos,. Que argumento mais bobo
Eu ia comentar algo similar: 5200 municípios não têm favelas porque sequer se comparam a uma. Um único condomínio em São Paulo ou até mesmo em Fortaleza consegue agrupar mais gente que a minha cidadezinha natal. Só depois de adulto eu vim ver, eu sempre morei numa "favela" (quiçá em algo ainda menos estruturado), só não sabia disso.
A definição de democracia formal, segundo a ciência política ocidental é perfeita. A realidade dos países/nações é diferente, sendo ou não "democráticos". Neste debate estou do lado do Elias Jabbour, ele percebe melhor as nuances da "democracia". Paulo Gala é um gentleman, mediou bem a parte mais crítica do debate. Parabéns senhores, o debate foi muito bom.
O Alberto parece uma criança birrenta, ele sabe que está defasado mas se recusa a aceitar.
O importante pra ele não é combater a desigualdade. O importante pra ele é analisar qual sociedade vota e qual não vota.
Sempre achei ele muito fraco. Só sou inscrito no canal dele porque promove algumas boas entrevistas.
@Vinicius Rezende Carretoni Vaz eu nem sei se é petista. Pra mim, parece mais pra tucano.as, sei lá.. vc definiu bem qt à criança birrenta.
@Vinicius Rezende Carretoni Vaz rsrsrs.. tá bom..me convenceu. Mas que papel ridículo o Alberto fez! Não consigo engolir esse sujeito. Acho que o Lula foi muito diplomático. Mas, enfim.. quem ou o que vc acha que pode mudar esse país?!
@Vinicius Rezende Carretoni Vaz acho que, enquanto as oligarquias existirem, não há chance para mudança.
O Elias é foda! Eu adoro esse cara!!!: "É muito pobre intelectualmente analisar uma sociedade de 5 mil anos entre 'ditadura' e 'democracia'". - Brilhante!!!
kkkkkkkk aprovação das pessoas de 86% KKKKKKKKKKKKK eles estão sob uma ditadura vai falar que o governo é ruim kkkkkkkkk vai tomar porrada kkkk.
@@Tiago-it9hi vai tomar seu Rivotril, vai
@@Ata45615pm cara não dá né cara pra levar a sério aprovação em uma ditadura kkkk
@@Tiago-it9hi meu deus, vc não faz idéia como funciona o partido comunista chinês e o congresso chinês é a democracia do socialismo consultativo. Vc tá achando que a China é um país de partido único que manda em tudo, igual a Arabia Saudita, eu te entendo, eu era assim até uns 2 meses atrás até começar a estudar sobre. Vou te falar uma coisa: vc tá profundamente enganado. Pesquise como funciona o partido, os OUTROS PARTIDOS POLÍTICOS, a representatividade, diversidade pra crl no partido, representantes locais, cidades om administração independente, a liberdade de expressão que existe e muito, eu posso ir pra lá e gravar uma live com vc falando sobre o que vc quiser. Tem gente agora gravando lives da China. Vc tá totalmente intoxicado com fake news.
@@LeandroCosta-sz9cl ah é já montaram sindicato pra reivindicar direitos trabalhistas na china??? Pode se abrir um partido político com ideias liberais na china ou anti socialistas??taiwan ta de boa pode ficar independente se a população quiser???Pode-se montar um movimento para baixar tarifa dos ônibus de boa?? Lá não existe campos de trabalho forçados não?
Tudo fake news!!!
o desenvolvimento econômico chinês é muito bacana muito lindo, sobretudo o desenvolvimento com base em keynes, contudo, o sistema político deles não é nada democrático.
Obviamente entre uma ditadura e uma democracia se prefere democracia.
Representatividade não quer dizer nada, se os representantes só podem funcionar de acordo com uma ideologia política fica difícil, ou vai dizer que na china se aparecer um partido liberal anti socialismo eles vão deixar a coisa andar?? ou se PODE tirar do poder na china o Partido Comunista da China???
Não sei se vocês perceberam?.. mas o Elias foi irônico ao falar que o Alberto era inteligente no final da Live. kkkk... Coitado, dava para ver que ele estava de saco cheio já.
"Juuura? Nem percebi"... chamou de "jênio" né... huahuahuahua 😂😂😂
@@renezinho Não, não juro, eu creio, seu tonto!!
@@mariojunior4063 Huahuahuahua
Kkkkk
Parabéns, Elias. Parabéns, Paulo.
Elias e Paulo, de vez em quando vocês encontram alguns casca-grossas como esse Alberto.
Intelectualmente deselegante com os convidados!
Mas, Elias e Paulo continuam imbatíveis!
Parabéns!
Não teria "democracia" burguesa sem a base material obtida pela exploração brutal das colônias.
Debate assim que é bom, troca de ideias, informações, fatos contra fatos. Nenhuma das partes desrespeitando ninguém, além de manterem o respeito, acredito debates assim são muito mais necessários.
Que desonestidade dizer que o Ciro Gomes um dia já falou que faria as coisas sozinho.
Sim, o cara não aceitou uma reeleição, é contra reeleição e sempre destaca que é contra idolatria e a favor da força das instituições.
O que esperar de um neoliberal que não a desonestidade intelectual?
@@vitoramorim9641 esperar que ele vote em autoritário, jutificando esse voto atacando um espantalho autoritário na esquerda.
Neoliberal petista, o que esperar?
@@vitoramorim9641 sabe o pior? É que não é desonesto, é só ignorante mesmo. rs.
O que o Alberto não entende, é que o Elias está querendo dizer que cada país assume o seu papel na história de acordo com aquilo que foi construído ao longo do tempo. O sistema político chinês pode não ser bom para nós, mas é bom para a China.
É necessário se desvincular dessa visão anglo saxã de mundo democrático pelo menos por 1 minuto, se quiser compreender civilizações complexas e milenares como a chinesa, persa e hindu.
Mesmo que tenha sido uma resposta interessante a dele, ele ainda assim foi bem "educado"... Pq o sistema chinês não é uma "Não-Democracia"(...).
Sim, e regime político de economia...
Pelo que já li, o sistema chinês não é bom pra todos lá dentro. Experimente ser um não-han na China. Tibetanos e úigures são oprimidos diariamente por lá. Os tibetanos têm sua identidade cultural e religiosa quase proibida de se manifestar, com seu território invadido por milhões de chineses han. E os úigures sofrem com uma vigilância opressiva, com câmeras, escutas, revistas aleatórias e prisões arbitrárias.
E essa vigilância opressiva está entrando até na vida particular do chinês médio, com um novo sistema que analisa os programas acessados na internet e diz ao governo e às empresas quantas horas você passa se divertindo ou estudando. Ou procurando saber de movimentos de oposição.
Ah, sim: a China invadiu um país, sim, o supracitado Tibete!
@@EuMesmoVII Sim, de fato é controverso a questão do Tibet, mas sob esse mesmo raciocínio um montão de Estados-Nações modernos deveriam ceder territórios para essa "justica étnica". Os próprio EUA, por exemplo formaram seu território não somente invadindo territórios indígenas como tomou a força grande parte do que na época era o Vice-Reinado de Nova Granada ou... Império Mexicano. O que sobrou da influência espanhola sobre a América do Norte. Há o exemplo alemão tbm... A Alemanha, mesmo com toda a injustiça do expansionismo sob a bandeira do terceiro Reich ficou ainda menor do que era antes da unificação sob a unificação prussiana... Territórios que foram reivindicados pela Polônia que na época só teve força pra fazer isso devido à força polícia e militar da União Soviética.(...) 🤷🏽♂️ O Tibet, nos anos 30 namorou com o fascismo, sabia? Fato pouco conhecido, mas até os indianos namoraram com o fascismo durante a Segunda Grande Guerra... E historicamente sempre possuíam relações muito fortes com o Império Chinês seja de qual dinastia que se fale durante a existência daquele tipo de Estado...
Os descendência turcomena são um problema para todos os povos da Ásia Central, para os chineses não seria diferente. Os Uigures são a etnia que responde à essa memória política que os povos da Ásia Central sofreram nas mão de homens como Tarmelão. Violentos até mesmo para os padrões de violência da época. Respondem ao expansionismo islâmico e ao expansionismo de hordas hunas ou mongóis... Isso não é apagado da noite para o dia, e não estamos falando de relações entre anjos e homens... Você tá falando de relações políticas REAIS e complexas. Até um tempo atrás essa galera queria formar um Estado independente à oeste do território chinês. Sabe quando qualquer Estado moderno deixaria o mesmo evento assim acontecer em seu território sem represálias? Pois é... O buraco é bem mais embaixo, cara...
@@EuMesmoVII Larga de ser idiota, a questão dos uigures não tem nada a var com o que você fala, se trata de um território chinês, mas independente disto, os uigures são muito bem tratados no pais.
Você é só mais um fantoche a serviço do imperialismo querendo tumultuar a situação, vai estudar, nòia!!...
Essa dupla ficou muito boa, o Elias é excepcional, mas fica ainda melhor quando o Paulo faz perguntas estimulantes sobre os pontos chaves e fica muito nítida a explicação do Elias.
Esse Alberto é muito limitado, caraca, além de interromper Elias e Paulo toda hora.
concordo.alberto tem hora que parece o ciro e se apega a formalidades e esquece do real
Kkk esse Alberto é bem simplista
@@suecosueco não são " meras formalidades" definições políticas e proporções nas análises e fundamental, não da pra pegar favelas e falar que o Brasil inteiro se resume a favelas é uma maneira muito limitada de descrever o Brasil, da mesma forma que vc definir a china entre " ditadura" e " democracia" é muito limitado, discussões nesse sentido envolvem definições políticas e toda a complexidade destes sistemas sociais não é simples não.
Ele não é limitado, só se irritou com o estalinista passador de pano pra ditaduras de esquerda do Elias (o cara é do nível do Jones Manoel). Mas Concordo que o comportamento dele foi deselegante. Por mais q eu ache algumas relitivizacoes do Elias horrendas, eu teria tentado me controlar e ser mais educado. A China tem muitas coisas admiráveis, mas a falta de liberdade política e de expressão não é uma delas.
@@ViniBoneto "O cara é do nível do jones manoel" caramba, então preciso acompanhá-lo melhor e passar o conteúdo dele pra amigos, familiares e companheiros de trabalho. Muito obrigado pela recomendação!
És um debate muitíssimo inteligente literalmente uma aula de ciência política eu agradeço,porque em qualquer faculdade uma apresentação desses três ilustres professores seria muito caro graças à Deus eu acistir de graça no TH-cam uma ótima aula 👈✌👍😎
O homem é cientista político e deve achar que na Grécia existia uma democracia liberal kkkkkkk
Parabéns Alberto,um dos melhores debates que já ouvi!
Critérios formais para a definição de democracia... Critérios que satisfazem os gostos do poder econômico que controla o país.
Kkk já deu pra perceber que tu tem uma tara por ditaduras
@@viniciuslima5256 já deu para ver que você é um ignorante e uma nulidade sem argumentos, algo que o kkk confirma.
@Gu facebook.com/celio.dejesusribeiro/posts/3838193449631989 Veja a diferença de tratamento de manifestantes entre dois países.
@Gu cidadão chinês revela crimes do governo da China e é perseguido: canaltech.com.br/internet/Homem-mais-procurado-do-mundo-Snowden-diz-que-o-pior-da-NSA-ainda-esta-por-vir/
@Gu cidadão australiano revela crimes da ditadura chinesa e está preso: brasil.elpais.com/internacional/2021-02-14/o-que-julian-assange-ainda-faz-na-prisao.html
A democracia liberal não é o fim da história.
Vixe, colocar filosofia da história nesse debate o cientista politico surtaria kkkkkkkk
Muito bom! Nosso amigo cientista político está precisando desaprender umas coisas...
Boa Elias...
A compreensão de uma cultura com os equipamentos de outra . Sempre vai gerar conflito..
Esse Alberto é o típico acadêmico do alto da sua torre de marfim. Por isso que é dificil de engolir a academia brasileira, isso é tão familiar.
Que discussão interessante! Espero que tenhamos mais! 👏👏👏
Tem mais partido no parlamento na China do que no parlamento nos EUA
Me explica ai, la nao existe um partido unico
@@alissonfaria2388 não. há oito partidos.
@@leozirg-smu Algum deles se opõe ou ao menos pode se opor ao governo?
@@mglzyn algum dos dois partidos no parlamento americano se opõe ao lobby do complexo industrial militar?
@@mglzyn saiu um texto semana passada no "Caixa de Ferramentas" sobre 7 escolas de pensamento da China, que inclui o neoliberalismo, defendido tranquilamente pelos professores da Escola de Administração Guanghua, em plena Universidade de Pequim, que literalmente defendem a privatização "da porra toda".
Acreditava que o Alberto fosse menos preconceituoso. Falou mais que os convidados e passou muita irritação.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK esse video é mt engraçado. Elias jabbour mais ironico do que o Monty Python
Como diria a mestra Maria Conceição Tavares: A industrialização das nações que superaram o atraso nada que tem a ver com democracia
Mano acabei de assistir aqui e foi foda o Alberto e o Paulo não deixaram o Elias falar .
A democracia estadunidense Também é fake, não sejamos ingênuos. Democracia é construção, não há democracia absoluta. Nem na origem da democracia direta na Grécia tinha equidade, era só homem adulto e rico que podia participar.
Eu diria que não há democracia em sua forma abstrata, alijada do seu conteúdo de classe, já que a democracia no mundo moderno se tornou uma ditadura das classes dominantes que monopolizam todos os recursos. No socialismo, a democracia adquire contornos diferentes, sendo a expressão da classe trabalhadora de se nutrir do que produz e de participar ativamente do planejamento econômico. A democracia e a ditadura se retroalimentam no sentido de qual classe está no poder político do Estado, se foi assim na Antiguidade, continua sendo até os dias de hoje.
Os Estados Unidos é um plutogracia. O povo dos Estados Unidos só empobrece dos 80 pra ca. São manipulados e os Estados Unidos vivem promovendo golpes ( o último na Bolívia) e falam fm democracia para mata lá!
Plutocracia?
@@edsonalvesfernandes1385 exatamente. EUA tem elementos que impedem a participação igualitária de amplas ideologias no sistema eleitoral, eleições cheias de problemas do ponto de vista de representatividade das demandas sociais. Por isso tanto racismo atrelado à divisão de classe também por lá... Tem cláusula de barreira prevista até na Constituição aos partidos, eles podem até existir por mas só dois no páreo.
@@pedrocavalcante5822 e Edson, exatamente.
Caramba, fiquei com vontade de fazer esse curso com o Elias.
Me admira um cientista político se limitar a analisar a China através de uma ótica ocidental.
Ele deveria levar em conta a base filosófica chinesa.
Aberto, perfeiro exemplo do PTista Neoliberal 😹😹
PTistas neoliberais?
alberto é um cirista neo liberal de 1 olho
@@warleycarlos8495 , as políticas sociais do petismo aconteceram dentro dos marcos do neoliberalismo: do Minha Casa Minha Vida à política de incentivo à Cultura; FIES, terceirização na área da saúde etc etc
@@suecosueco Cirista ? nesse próprio vídeo ele critica o Ciro kkk
@@joaomoreno5435 não significa que o PT seja neoliberal (se é que esse termo existe). Liberalismo é um ideologia socioeconomico que tem como bsse a liberdade (Liberdade individual, liberdade economica etc), o PT é um partido que tem influencia sindicalista. Eu por exemplo sou liberal social, por eu ter pautas sociais significa que dou socialista? Obvio que não.
Elias foi perfeito.
Primeira e última vez que assisto uma live desse Alberto. O cara é ruim demais....kkkk
Ótimo curso! Fundamental para entender o mundo contemporâneo.
Alberto levando as invertida do Elias, a partir de 14:45
Olha, complicado dizer q democracia é alternância de poder...
Em uma sociedade dominada por oligarquias centenárias, sempre defendidas pelos barões da mídia e por um judiciário viciado, a alternância de poder é uma enganação
Democracias é um dominar o outro e ditar as regras econômicas e sociais
Democracia é acreditar na ilusão q podemos escolher quem vão nos governar
Como se fala Massacre Chinês em mandarim?
É por isso que eu estudo com o Elias e com o Paulo, para não sair falando bobagens pelo eco de escolas vassalas.
Um cientista político dizer que a democracia liberal é tudo que há e o que foge dela é errado é o cúmulo. Postura dogmática, absolutamente anti-materialista e eurocêntrica.
Apesar disso, que consumiu boa parte do programa, Paulo e Elias deram um show de didática. Cada dia aprendo mais sobre o dragão chinês e isso tem me feito repensar muita coisa não apenas sobre economia, mas sobre organização social e o que é ser um povo realmente livre.
Na boa essa definição do Alberto de democracia, só se satisfaz na cabeça dele, até Hegel sabia que democracia sem condições materiais não é possível, como diz Lucáks depois de Hegel, nada de novo
Muito boa sua questão de ordem Paulo. Agente fica falando do que não estende como funciona. Eu não tinha ideia do voto popular e da destituição de parlamentares por iniciativa popular na China
Putz, "democracia é uma coisa, condição social é outra". Que merda, hein! Pode não ter saneamento, não ter acesso a saúde, não ter acesso a moradia... mas se de 4 em 4 anos puder "escolher" centenas de partido, então é democracia... que tristeza!
Não acho que ficou resolvida a questão. Gostaria de ouvir mais do Elias a respeito das eleições diretas nas províncias.
Ian Rocha Monteiro, o Elias sempre fala no Duplo Expresso
@@ricardomartins198 opa, vou caçar. Valeu!
Perdi com o tio achando que ajudou o Brasil colocando mais três baterias para a Matrix. Muito boa a live.
Excelente vídeo com professores universitário que estudam a China a décadas, apresentam diversos dados e referências para explicar a realidade chinesa atual e responder se há democracia na China que hoje é o país com a maior economia do mundo, levando desenvolvimento tecnológico e melhorando a qualidade de vida da população a cada ano.
Adorei o espaço que o Alberto proporcionou a nós brasileiros para esclarecer as verdades escondidas ,onde são espalhadas mentiras que cegam uma população que acredita através do voto vai se restabelecer uma condição humana onde seus direitos são dizimados
Parabéns ao Elias por mostrar a diversidade governamental no mundo. A palavra democracia literalmente significa governo do povo, o que o Alberto Almeida defende por ele ser e trabalhar para grande mídia neoliberal é uma plutocracia aonde o poder é exercido pela classe mais abastada. Se não vejamos, não importa de que partido seja o presidente do Brasil desde que o ministro da economia e presidente do Banco Central sejam do mercado ( dos mais ricos para os mais ricos). Quem estiver fora desse conceito não consegue se eleger, pois não ganha destaque na grande mídia e quando aparece é de modo depreciativo e com difamação.
Deveriam mudar o nome de democracia pra ricocracia, pq quem manda e quem tem liberdade é rico, pobre so cala a boca e obedece
Tem um militante chamado John Perkins que dá o nome de 'corporatocracia' à democracia (sic) norte-americana. Num livro, 'Enganados', relata como o lobby do 'Deus Mercado' influencia na "democracia" estadunidense (do direcionamento de recursos ao esfacelamento de políticas sociais e direitos trabalhistas) como também o Estado "democrático" norte-americano exportava agentes secretos para desestabilizar diferentes regimes na periferia do capitalismo em busca de novos mercados, contratos para multinacionais, exploração de riquezas etc etc. É a tal "democracia" que os cientistas políticos tanto gostam.
< literatureseweb.wordpress.com/2020/03/20/resumo-enganados-john-perkin-enganados-assassino-economico/amp/ >.
Pior que já temos, é uma plutocracia
Muito bom!
Lançou a braba.
Pobre Elias ter que ouvir " a ciência política tem definição de democracia."
Parabéns Elias, pelo sangue frio.
Muito bem, Paulo, por defender o amigo.
Terminei pensando “o que foi isso?”
Paulo inaugurou o conceito de malasplanning com o Elias. Pqp! Não deixou o cara completar um mísero pensamento.
Achar que o marxismo não tem lugar na ciência política é muita ignorância. E há sim uma concepção maxtista de democracia.
Acho que uma discussão válida seria o ponto de partida do sistema democrático que é o poder de escolha, quem o tem e o que define esse poder de escolha. Se estruturas sociais interferem no poder de escolha, pode ser uma "quebra" do sistema democrático.
Adorei o debate. Queremos pensar a China e o Extremo Oriente com conceitos ocidentais.
Esse Alberto Carlos Almeida é muito limitado! Impressionante!
O Paulo tá de parabéns para se abrir ao debate. A realidade é complexa, ainda mais em sociedades tão diferentes. Todos que ouço que estudam a China falam que é muito complicado entendela-la. Eu que me interesso por ela, mudo de opinião toda hora. Vejo o Elias falar, concordo com ele, depois vejo a Isabela nogueira falar e concordo com ela. Enfim, temos que nos abrir para entendermos realidades que não conhecemos.
O bom de ver esses debates é q vc vê as ideias em debate, argumentos contrapontos. Diante disso, o Alberto tem sua posição, mas o Elias defendeu a dele com mais brilhantismo.
Paulo, parabéns pela aula,vc e o Elias arrasam. Seria possível vc passar informações, de onde consigo me atualizar, sobre o sistema de saúde chinês e industria farmacêutica ? Agradeço desde já.
Esse Alberto só fala besteira
Chegou a ser engraçado o Alberto Carlos tentar dar carteira como "cientista político" e tomando taca do Elias e do Paulo
Alberto foi muito despreparado e teve uma visão unilateral sobre os fatos. Paulo, poderia ter essa discussão novamente no seu canal, mas sem o Alberto.
Até a data de hoje: 41 cientistas políticos não gostaram do vídeo.
ótimo debate!
Alberto já de início da uma zoada no Ciro. Apesar do Cirão ser um pouco estourado, ele prestigia as instruções nas coisas que fala. Sempre ressalta as importâncias delas; sabe e lembra dos caminhos constitucionais. Acho a crítica desleal. De toda forma, concordo que ele deve refletir o fervor que o poder causa nele para não esquecer que a natureza do poder é corromper, até mesmo na boa fé que cega.
Putz! Eu vim com toda boa vontade e mente aberta pra ouvir sobre o impressionante e paradigmático modelo chinês. Mas, quando o "cientista político" começou a fazer a elegia da democracia ocidental, me doeu o cérebro.
No parlamento chinês tem mais de um partido !!!!!! Isso é democracia simm
pt.m.wikipedia.org/wiki/Congresso_Nacional_do_Povo
Todos de esquerda e alinhados com as ideias principais do partido comunista chinês, a diferença é tão grande quanto a diferença do partido republicano e partido democrata.
O equino Alberto tem a cabeça formada pela Escola capitalista europeizada. A visão dele é uma visão mono política, engessada e mofada. Se entende de política é só a do Brasil.
Elias e Paulo, parabéns a vcs! Deixou o Alberto de quatro. Que tapa na cara do equino; que classe!!!
Altíssimo nível...
Democracia pra QUEM, Alberto??
ASSISTAM SEU JORNAL DA REDE TVT ESSE LUTA PELO POVO
Great Elias...
Quando as culturas orientais e ocidentais se unirem , se entenderem o Mundo será mais feliz
Adoro controvérsia... precisamos mais disso...que as visões opostas se encontrem e debatam...e nada garante que a melhor visão vai ganhar...o debate continua...
Orgulho de ser chinês 🇨🇳 ♥
Existe democracia na Arábia Saudita? Nas democracias burguesas o povo é ouvido? Existe democracia apenas para os donos do capital?
O Elias levantando a bola do cara, pra ele não se sentir tão mal em sua ignorância, kkkkkkkk!!!
O Alberto Carlos não faz ideia do que é uma democracia e age como um liberal de pensamento fechado.
O Elias Jabour é o primeiro dirigente do PCdoB que diverge firmemente com os deletérios liberais, pois a maioria do PCdoB gosta de ficar anulando e ficar a reboque dos liberais.
Os liberais são deletérios para a humanidade. Ainda bem que o Elias Jabour diverge do democrata formal e liberal burguês que está com ele debatendo.
Mas e daí se a China não é democracia? e daí se o Brasil é uma democracia? Os efeitos práticos para a vida dos cidadãos é o que realmente interessa. O ideal é cada modelo, de cada país, funcionar e produzir boa qualidade de vida a todos os seus cidadãos. Mas se a democracia, por definição, traz maior qualidade de vida aos cidadãos, qualidade essa que resultante da liberdade de votar e ser votado, então, porque não está funcionando no Brasil? Não está funcionando porque, na verdade, não é uma democracia? ou, se de fato é uma democracia, não traz bons resultados porque não está sendo aplicada na sua inteireza? E o que está sendo conquistado pelos cidadãos chineses não é o ideal que buscamos aqui? porque eles conseguem e nós não? Esse é o ponto que deveria ser estudado com profundidade e afinco, como estão buscando fazer o Paulo e o Elias. Pois, poderemos aprender muito com a China e adaptar para nossa realidade muitas lições. Aqui a maior parte da população apenas sobrevive, mas vivemos sob uma democracia. Ou seja, a democracia, por si só não basta, precisa ser aperfeiçoada. Do jeito que está, pelos resultados, pela qualidade de vida, dá p/dizer que a China é mais democrática que o Brasil.
Meu cú a china e uma ditadura
Paulo saiba que ia sair umas faíscas e ficou se divertindo kkk
Sou sociólogo, portanto das ciências sociais. Por essa razão falo de cátedra, o debate ficou respeitável até o momento em que o cientista social resolveu abrir a boca.
Brasil é o q é, um país q só patina faz décadas. Estamos na órbita de influência dos EUA, basta olhar a lavajato q belezura fez por aqui.
China tem uma visão nacionalista? O Brasil tem a perder com uma mentalidade neoliberal de governo? Essa mentalidade neoliberal foi estrategicamente implementada para conter um possível crescimento como a China?
Sim. Kissinger disse em 1977 que eles (EUA) não permitiriam outro Japão ao Sul dos Trópicos. O Brasil é muito grande, tem uma população gigantesca, e recursos para mais de 500 anos, se nós nos levantarmos, o baque para o império será pior do que o chinês.
@@Rick-vi8hh Eua não permitiriam países grandes e população gigantesca levantarem ,tipo rússia , china , brasil e índia , não importa se vc é democracia ou não.
@@marcos-dx8mn A China se levantou, a casa caiu. Agora ou eles aceitam, ou vamos ter o que os cristãos chamam de "Juízo final", eu imagino o dia da sanção nuclear americana.
Se ciencia politica se limita a estudar eleicao, definitivamente é uma disciplina muito alienadora. Pq nao basta ter eleicao, se o conhecimento de tudo o que esta em jogo, nao é acessivel a toda a sociedade.