Ótimo vídeo. Seu canal é diferenciado. Você de fato faz conteúdo para expandir e aprimorar a cultura Gamer. Não é um canal de loja, que a gente não sabe se o TH-camr é o dono ou a empresa da qual ele fala. Parabéns pela sensibilidade e coragem, que continue sempre nesse bom caminho.
Pior que não é só a Nintendo, isso parece que é uma prática muito comum nas empresas japonesas, empresa que vejo muito acontecer também é na Square Enix, Konami, Sega e na Bandai Nanco, sempre achei bizarro isso, mas acho que eles querem tirar os nomes dos Devs para não vincular os Devs com o jogo, assim eles não criam portifólio e não tem como sair da empresa.
Ele já é conhecido internacionalmente, principalmente depois que divulgou informações privilegiadas sobre o Switch 2. Porque que você acha que ele se sente pressionado a fazer vídeos em inglês também. É o público estrangeiro que pede isso.
o jason akele esquerdopata militante ridiculo cuja UNICA habilidade é ter contatos e vazar a historia antes dos outros? kkkk mddc olha o nivel das pessoas q vcs admiramkkkkkkkkkkkkkkk
Deve ser parte daquele programa de qualidade de vida que seria algo mais parrudo, aí viram que se lançassem isso só como um relógio ia imprimir dinheiro, why not ? 😂
Duas coisas, 1 - realmente acredito que seja decisão de Marketing mesmo, reforçar a marca Nintendo e não deixar que outro estúdio fique evidente ou mais relevante que a Nintendo naquele produto ou obra. 2 - Já raparei esse tipo de situação ocorre em outras obras japonesas como na indústria da música onde há essa omissão de nomes ou empresas, me pergunto se tbm é algo cultural de não se revelar os bastidores e terceirizados, afinal o Japão tem aspectos culturais bem tradicionais e em respeito a trabalho e produção como o monodzukuri (ものづくり)
Concordo com você. Acredito que também tenha relação com a proteção da marca, evitar que possíveis problemas ou polêmicas relacionadas a certos estúdios respinguem na Nintendo.
é realmente um tema muito sensível porque tira não só o senso de coletividade e trajetória nas carreiras dos devs como também borra muito a noção de quem é, qual o gênero e nacionalidade de quem cria essas obras. O vídeo do Hbomberguy sobre o Oof tem um epílogo em que ele resume isso de maneira brilhante: ao tirarem o nome da Yoko Shimomura dos créditos de Street Fighter II, se perde a noção de que ela tem uma carreira e que foi desenvolvida ao longo dos anos - fora o que isso implica sobre a presença de mulheres no mercado. Ótimo vídeo cara, é um tema que tem infelizmente se tornado muito padrão se tratando de corporações enormes que querem reforçar sua “marca”.
Isso tudo é reflexo do que aconteceu entre a Konami e Kojima que deu e está dando uma treta enorme pra Konami quando se trata da série Metal Gear Solid.
Acho que com essa coisa "nova" que é a internet, a Nintendo se desvia de ser associada a um nome que pode no futuro ter uma polemica, sei lá, vc descobre que um compositor teve envolvimento com pedofilia, se ela não te deixa saber quem foi, vc não pensa nisso. De qqr forma, isso é de interesse só deles, pra mim o correto é creditar os trabalhadores/artistas. Excelente video como sempre Ph.
Isso me faz levantar duas questões, pH. Primeiro, a Nintendo tendo essa política de não divulgar as empresas por trás do desenvolvimento de jogos antes do seus lançamentos pode ter a ver com ela querendo preservar os funcionários das empresas. Acho que a onda de hate que a Game Freak sofreu desde Sword/Shield, com desenvolvedores recebendo ameaças de morte, bem como a ILCA, q fez os remakes de Diamond/Pearl, deve ter mostrado que exibir a empresa antes do lançamento é deixa-los muito expostos à criticas de gente fanática na internet. Eles tiveram uma experiência com um fã maluco de Splatoon ameaçando um evento físico de Splatoon, q fez com que a Nintendo cancelasse o evento. Imagino que eles devam estar indo por esse caminho. Sobre o finzinho do seu vídeo, de funcionários saírem da Nintendo, impossível não lembrar de Charles Martinet. Talvez com a saída dele, a Nintendo tenha visto o risco de associar seu produto a terceiros. Pra muita gente o Mario "era" o Charles Martinet e ninguém poderia substituir ele, e a Nintendo não devia ver isso com bons olhos
Dá pra citar a Retro, imagina o tanto que pentelharam funcionários pra saber algo do jogo. A gente tá numa bolha mais hardcore, mas publico padrão n deve muito se importar se foi feito pro estúdio japonês, espanhol ou americano para que precise falar em um trailer. Mas uma notinha no site poderiam colocar
puta merda estava escutando alá podcast enquanto preparava um cafezinho e quando o PH falou Leonardo di Caprio e Alexandre de Moraes eu quase derrubei tudo kkkkkkkkk
Sou um grande fã de Xenoblade, nem se quer imagino a Monolith não sendo creditada ou o próprio Tetsuya Takahashi não ser, eu ficaria muito revoltado, fã base de Xeno faz mem do Tetsuya Takahashi com todas as coisas que ele fez além da nintendo. Esse apagamento recente da Nintendo com os dev e estúdios é uma "puta falta da sacanagem".
Não existe nenhum "apagamento". Simplesmente não divulgam o estúdio antes do lançamento, só isso. Qualquer um interessado pode abrir os créditos e ver o estúdio e as pessoas envolvidas.
Acho que o ponto é muito sobre isso. Não marcar muito a franquia com uma pessoa. Na saída do Tetsuya Takahashi por algum motivo ou o desenvolvimento do jogo por outro estúdio que não a Monolith, como seria a recepção dos fãs de longa data? Haveria muita comparação? Haveria hate? Desinteresse?
Acho que é mancada msm no app no "Nintendo Music". Como estamos numa bolha biruleibe da parte game e acho legal essa parte, mas creio público padrão n se importa muito com isso pra que precise citar no trailer da vida que no fim n ajuda de fato no marketing. Mas acho um erro n citar peloenos na página do game no site da Nintendo.
Outro sucesso recente da empresa que faltou ser citado foi "Echoes of Wisdom". Sabíamos somente que o Aonuma tinha envolvimento, mas nem sequer o estúdio foi citado. Só foi descoberto que a Grezzo era responsável pelo jogo quando a mídia digital ficou disponível pra compra na eShop.
Parabéns PH pela problematização, por favor continue a fazer discussões com pensamento crítico dessa forma, em especial se puder traga mais discussões como está, que foca no mundo do trabalho dentro dos vídeo games e nas vidas das pessoas que de fato estão colocando sangue, suor e lágrimas pra termos as obras de arte que nos gamers tanto amamos, dito isso, é algo no limite do criminosos apagarem o nome dos trabalhadores, seja qual for o tipo de resultado do trabalho deles, empresas nos alienar do conhecimento do como e de quem fez aquilo que usamos e ou pensamos no nosso dia a dia, é nos deixar distantes da importância do nosso próprio trabalho, nos deixar distantes daquilo que de fato nos pertence.
Tá errado não. Também acho estranho. Eu gostava dos encartes dos CDs de música pra ler a ficha técnica e conhecer todos os músicos e tecnicos envolvidos... depois que veio o DVD eles pararam de fazer encarte impresso. Eu odiei!!!
Lembro que quando a Edge veio para o Brasil eles mantiveram a mesma tradição de não publicar os autores dos artigos em sua revista BR. Isso é ilegal no Brasil, pois fere o direito autoral presente em nossa Constituição Cidadã de 1988. Eu alertei isso aos editores brasileiros na comunidade da revista do extinto Orkut. Na época ainda era estudante de direito. Acho até que eles levantaram essa discussão com a revista sede na Inglaterra, mas pouco tempo depois a revista deixou de existir no Brasil, não sei se ainda existe na Europa.
Eu acho que esse assunto vai de encontro a algo muito peculiar na indústria dos video games que é o ego de muitos desenvolvedores que, principalmente hoje e mais proeminente no ocidente, é extremamente inflado e frágil. É muito comum hoje em dia devs darem darem declarações polêmicas e até mesmo brigar com pessoas aleatórias nas redes sociais por causa de seus jogos. Talvez esse seja um dos motivos, mas acredito mesmo é que a Nintendo, e outras empresas, querem fazer o mesmo que a indústria de quadrinhos faz há décadas, que é sempre colocar a marca acima dos criadores, escondendo-os bem longe do grande público. Por incrível que pareça as indústrias da música e cinema, que são bem mais antigas, geralmente dão mais créditos as pessoas que participaram da produção (apesar de haverem falhas, óbvio).
Eu entendo o motivo. Não que ache bom, mas entendo. Eles devem fazer isso para que a marca não fique muito associada a um dev e que a saída do mesmo não acabe impactando a percepção sobre uma IP ou sobre a marca como um todo.
Esquisito é, mas acho que esse movimento da Nintendo ganhou muita força mais como uma proteção depois do que aconteceu com os remakes de Pokémon DP em que o nome da ILCA foi super ventilado no próprio trailer. Sabe-se lá se desenvolvedores foram perseguidos ou não kkkk
Nintendo é sábia, n quer q aconteça com suas franquias oq aconteceu com metal gear, o dev se torna maior q o jogo, sai do estúdio e a ip morre, há varios casos similares hj na indústria, como por exemplo o miyazaki e o tetsura nomura
Mas o mts sem.o kojima eh ruim mesmo. Se tivessem feito um jogo minimamente bom e q entende a franquia, acho q não sofreriam tanto com esse problema. A solução, supondo o q disse, não seria tirar o mérito do idealizador, e sim entender a essência do título ao continuar sem o kara
Nas HQ´s vemos coisas assim, aqui no Brasil o caso notório é a Mauricio de Souza Produções que (creo eu que ainda) não credita seus artistas. Nos EUA o caso mais famoso é da Disney e os quadrinhos do tio patinhas, foi um parto para eles reconhecerem o Carl Barks e o Don Rosa.
Realmente é muito bizarro você não ter, na eShop por exemplo, um campo ali de "desenvolvedor". Na Steam mesmo, que é a minha plataforma principal, já na cara do gol mostra a dev e a publisher na primeira seção da página do jogo, mas em outras lojas sempre: ou é escondido, ou não tem. Também acho triste que certas empresas estão se comportando assim, mas será tem algo que a gente possa fazer sobre isso?
É tipo de coisa que a gente pensa uma vez mas esquece, mas acho bizarro msm, imagino como não fica os portfólios confusos desses game developers menores que trabalham nessas empresas, bizarro
Eu amo como eu xingo os títulos dos vídeos do ph e o mesmo me desarma em 10 segundos reconhecendo a própria saphadeza, continue assim strummer e youtuber, paulo hentai.
@@ausgod538É que não é prática padrão da indústria, fora que obter esse tipo de informação não é bem senso comum. Quantos jogadores sabem o que sequer é o Moby Games, por exemplo?
@@vitormd86 sim, e isso é muito bom, Kojima e Sam lake são muito importantes para a indústria, queria mais diretores igual eles, os jogos deles carregam uma identidade incrível, até mesmo o Josef fares arriscando em trazer de volta os nostálgicos jogos coops.
Tem algo que quase ninguém liga mas se não tiver vai ser muito estranho é os créditos, mesmo que pro público geral os créditos não agregem em nada no filme e so serve pra aumentar tempo de jogo/filme. Os créditos são algo especial, como uma marca que você esteve envolvido naquela obra, e mesmo se passar décadas, seu nome vai estar eternizado na obra, isso é foda e da um pouco mais de humanidade nas obras superfaturas que a gente consome, porque mesmo essas obras sendo feitas pra ganhar dinheiro, os créditos provam um pouco de humanidade que essas obras tem.
Isso nao é exclusivo da Nintendo, é bem comum em jogos japoneses. Os que furam a bolha são poucos como Kojima ou Miyamoto. Inclusive antes era bem comum que os jogos tivessem pseudônimos nos créditos ao invés dos nomes reais de quem fez. Um exemplo é o Streets of Rage da Sega que o unico nome real é do compositor Yuzo Koshiro, o resto é tudo apelido
Cara, eu tenho duas opiniões quanto a isso, primeiro é que é bizarro não dar os créditos, porém tem lógica não dar tbm se você pensar que as coisas hoje estão ficando de tal maneira q o cara trabalha hoje aqui, amanhã trabalha lá, aí trabalhando lá ele mata uma pessoa, hoje em dia com certeza alguém já iria julgar a Nintendo pq colocou um assassino por trás de um trabalho deles, então você ocultar nomes pode ser uma forma de querer evitar ser relacionada a alguma tragédia ou a algum movimento ideológico ou seja lá o que for (acho bizarro, mas consigo imaginar esse cenário). O segundo ponto é que pode ser q ela não anuncia quem está por trás dos projetos para não começar especulações e teorias, seja uma equipe boa ou uma de qualidade duvidosa, que sirva para todos, por exemplo, Mario e luigi a gente nem sabia quem tinha feito, porém foi uma equipe super qualificada, então ótimo, já another code pode ter sido uma equipe que só fez jogos free e de baixíssimos orçamentos, então talvez nem vou comprar pq olha a bomba q vem aí… entende o que quero dizer? Vamos colocar uma regra que serve tanto para os bons quanto para os ruins, tipo isso, então acaba que a gente compra o jogo por ser um jogo da Nintendo e não pq foi tal desenvolvedora, na minha visão isso pode acabar impactando as vendas de alguma maneira! É isso q penso, será q alguém leu? Kkkkk
O cara foi tanto afundo dessa parada que ele descobriu que quem crio a estátua Foi Xandão e quem fez a monalisa foi Leonardo DiCaprio quando tava fazendo filme skskskskksksSKSKKSSKKS
Me lembrou a entrevista do Miyamoto sobre o museu, quando ele disse que a Nintendo antigamente nao focava em se promover como empresa mas que isso agora mudou
é impossível encontrar na internet quem foi responsável pelo concept art do Link e Zelda, e quando perguntada a nintendo diz que foi a Nintendo. É um absurdo a Nintendo tratar artistas como apertador de parafusos. Sem falar que esses executivos ditos gênios da nintendo com certeza pega o crédito das ideias de todos abaixo deles. Sem falar no passado da empresa, sombrio com jogos ilegais de azar e gângsters.
a parte das músicas acho pior que do desenvolvimento, porque no jogo pelo menos tu tem os créditos e é impossível não ver quem fez, já as músicas tu tem que fazer o esforço de ir atrás e ninguém se prestaria a isso.
Eu realmente acho essa uma atitude muito horrível por parte deles, esconder o nome dos devs e tentar apagar que eles trabalharam na quele produto, imagino que pra dev de jogo que provavelmente deve colocar no currículo ou portfólio o que fez pra endustria de jogos, isso seja quase uma tentativa de tira os méritos deles, queria muito as pessoas reclamando mais disso, pena que no geral o povo só aproveitar as coisas e não ligar pra isso.
@ausgod538 me expressei errado com apagar porém o tema do vídeo é sobre créditos para trabalhos feitos, sendo uma grande empresa com a atitude atual apagar e esconder são quase equivalentes, principalmente no APP da Nintendo music que é horrível, valeu por mostra o erro no texto colega uma boa noite.
eu quero acreditar que ocultar os desenvolvedores é mais um jeito de proteger a ip de criticas negativas antes do lançamento, que nem quando tavam especulando que o mario & luigi novo era feito pela ilca e o pessoal já surtou falando que seria horrível e entre demais exemplos que isso acontece
Então, sinceramente eu até entendo a "preocupação", mas, ao mesmo tempo, esse lance de criar um nome por trás de um produto não é legal. Vou falar um exemplo anedótico (que eu não consigo verificar se é real, pois é dificil de achar fontes confiáveis), mas quero falar sobre Harvest Moon, que acredito que ilustra bem, mesmo se minhas informações não forem 100% precisas. O criador da franquia, Yasuhiro Wada, realmente produziu os primeiros jogos de Harvest Moon, e parece ter pegado bastante créditos por conta disso. Porém, aparentemente, ele não participou direito do desenvolvimento do Back to Nature, que era meio que pra ser um port do 64 pro PS1. Tipo, a própria mudança do 64 pro PS1 foi muito estranha, mudou personalidade e até função dos personagens na franquia (tipo a Popuri, que era da loja de flores e ai virou da loja de galinha), e até alguns personagens mudaram de nome. A cidade, Mineral Town, também apareceu pela primeira vez no BTN. E tudo isso porque Yasuhiro Wada estava ocupado em outro projeto da franquia, o Save the Homeland pra PS2, e acabou não dando tanta atenção pro BTN, e a galera lá que acabou decidindo mudar as coisas. Mas, o mais louco, é que BTN foi o que teve o "boom" da franquia de fato, o que fez eles decidirem que o BTN era o jogo "canônico", fazendo Mineral Town ser a cidade mais conhecida/visitada de toda a franquia, e sempre quando aparecesse os personagens, seriam baseado no BTN e não no 64. Mas, ainda assim, Yasuhiro Wada foi creditado e tinha essa fama como O cara do Harvest Moon, de toda a franquia. E ai ele lançou outros jogos sem ser dessa franquia, que... floparam (estou falando de Hometown Story e Little Dragons Café). Ele tentou surfar na onda da franquia que ele criou, inclusive pegando elementos dos próprios jogos, mas não saiu algo legal de fato, o que, pra mim, mostrou que na verdade já está perdido de fato quem que é a pessoa que fez Harvest Moon ser tão especial assim. Sem falar de jogos, isso me lembra tipo aquele cara maluco que se diz criador de Padrinhos Mágicos e Danny Phantom, sendo que muita gente que trabalhou com ele sabe que é sempre a equipe que vem com as melhores ideias e cortam as ideias ruins do cara. Então como que vamo conseguir saber quem foi a cabeça por trás da criação do personagem Cosmo? É muita gente envolvida, e o produto saiu com todo mundo ali, então eu acho complicado creditar desse jeito. Em um certo sentido, eu digo o mesmo pras músicas. Eu adoro as músicas de Persona, mas eu fico com a pulga atrás da orelha pra saber se realmente é Shoji Meguro quem "está por trás" dessas músicas, manja? Ou se não é só um cara que acumulou credibilidade mas que se não tivesse ele la as músicas estariam tão boas quanto. Mas ai é especulação (de novo, eu adoro as músicas de Persona, então isso não é um ataque ao compositor, é só que suponho que ele não fez tudo sozinho, e no máximo ele compartilha espaço com uma outra pessoa, e não uma equipe).
Eu entendo a frustração. Mas acredito que essa estratégia faça parte de um esforço para desvincular o autor da obra mesmo. Como vc deve saber PH, no Japão, temos exemplos como Nobuhiro Watsuki, criador de Samurai X sendo acusado de escândalos envolvendo crimes pesados, ou o criador de Sonic se metendo em crimes fiscais. Talvez façam isso para evitar que sua propriedade intelectual tenha sua fama atrelada a uma figura pública de forma negativa.
Eu ainda não finalizei Zelda Echoes, mas eu tinha lido que o Miyamoto não é creditado no jogo, o que seria muito bizarro já que ele é o criador da série.
Tenho uma teoria. A Nintendo pode estar fazendo isso pra evitar a cultura do cancelamento. Se qlqr indivíduo q trabalhou nos jogos virar notório e for cancelado, a imagem do jogo fica protegida.
Realmente, achei zoado o Nintendo Music não incluir os compositores nem nada do tipo... Mas acredito que parte dessa falta de créditos a certos desenvolvedores, geralmente com papéis menos importantes é tipo: Hoje em dia pessoas gostam de ser muito ativas politicamente nas redes sociais(basicamente no twitter), falando todo tipo de coisa as vezes controversas que nem tem a ver com nada relacionado aos jogos em si. Queima a reputação das empresas ter o nome relacionado a pessoas com certos tipos de personalidade e opiniões. Um pouco extremo eu diria mas é o que mais faz sentido pra mim, minimizar os riscos de associar a empresa com controvérsias desnecessárias criadas por como essas pessoas se comportam online. É uma má reputação difícil de sair, só olhar pra Blizzard hoje em dia. De resto acho que você acertou na mosca.
Pra mim isso é extremamente distopico, especialmente quando voce ve um monte de franquia de jogo ocidental hoje em dia em que quase ninguem da equipe do jogo original se encontra mais no estudio mas eles continuam querendo passar a idea que o jogo novo da franquia vai ser que nem os anteriores quando é bem longe disso. Mas esperar o que da empresa que ataca criações de fãs que genuinamente são melhores que as criações atuais da empresa responsavel, a unica coisa que me interessa em pokemon hoje em dia é romhack pq a game freak mesmo bem mais decepciona do que acerta, mas a nintendo tem que ir la e cagar em cima de pessoas que gastaram bastante tempo criando algo otimo que muitas vezes faz as pessoas não perder o interesse na franquia de vez a troco de poha nenhuma, simplesmente intankavel.
Meu nobre, posso estar errado mas é uma possibilidade... talvez a nintendo não credite outras dev pelo fato de manter o nome Nintendo em evidencia, pois nintendo é conhecido por priorizar qualidade, talvez ela tem medo de colocar nome de outro estudio na frente e o "cliente final" interpretar que é "de outro estudio" e não carrega a "qualidade" nintendo.
A ideia da empresa é tornar algo impessoal, o produto é dela, não do desenvolvedor. O dev não estará lá pra sempre, mas a marca sim. Não que eu concorde com isso, mas olhando pra uma lógica de mercado isso é muito melhor pra empresa
Jogos que eles colocam pra terceiros fazerem têm apresentado problemas. Os preços deveriam vir mais baixos já no lançamento. Apagar terceiros ajuda a aumentar o preço. Apagar os próprios ajuda esconder também qual é próprio e qual é de terceiro
Leonardo Dicaprio fez a Monalisa foi boa. Uma pequena gafe mas é engraçada, a última vez que ouvi dizer o nome dele disseram que ele estava tacando fogo na Amazônia. 😂😂😂
Se é merda, por que não simplesmente deixar de jogar? Ou você é só alguém que não somente não paga quem desenvolveu o jogo e ainda assim quer arrotar virtude.
A Konami já queria parar de vender jogos e se focar em pachinko(jogo de azar) na época quando o kojima saiu, não querendo transformar o kojima em herói, mas ele queria era manter a Konami fazendo jogo de verdade até que ele desistiu e abriu o seu próprio estúdio.
@darlanqueirozdeoliveira1813 mas a Konami tentou fazer o metal gear survive depois, e só agora tão voltando a fazer jogos que é o silent hill 2 e metal gear 3 remake
Sinceramente não me importo com isso. Jogo há 30 anos e ela mostrando os desenvolvedores de maneira prévia ou não não mudará nada pois nós saberemos quem desenvolveu. Mas pro grande publico o que importa é ser UM PRODUTO NINTENDO...fim
"Lá embaixo vai ter uma plaquinha falando: Leonardo Di Caprio" me pegou demais hahahahhahahahahahhaha
Eu buguei, tive que pausar o vídeo para raciocinar 😂😂😂😂😂
Mano pensei eu tô errado ou ele kkkkk
ri mt kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Essa foi foda!!!! Só não sei se ele fez de propósito ou só errou mesmo.
Ri demais disso
Alexandre DiCaprio e Leonardo de Moraes, gênios.
dos mesmos criadores de Oda gênio, vem ai PH gênio
Isso me tirou uma risada sincera por ter sido totalmente inesperado
Ele segurando o riso logo depois kkkkkk
Eu sempre tentava lembrar quem fez o desenho, agora não esqueço mais!!
As duas maiores tartarugas ninja!
Ótimo vídeo. Seu canal é diferenciado. Você de fato faz conteúdo para expandir e aprimorar a cultura Gamer. Não é um canal de loja, que a gente não sabe se o TH-camr é o dono ou a empresa da qual ele fala. Parabéns pela sensibilidade e coragem, que continue sempre nesse bom caminho.
Porra PH, quebrei aqui quando ouvi Leonardo Dicaprio e Xandão kkkkkkkkk se fuder kkkkkkkk
Pior que não é só a Nintendo, isso parece que é uma prática muito comum nas empresas japonesas, empresa que vejo muito acontecer também é na Square Enix, Konami, Sega e na Bandai Nanco, sempre achei bizarro isso, mas acho que eles querem tirar os nomes dos Devs para não vincular os Devs com o jogo, assim eles não criam portifólio e não tem como sair da empresa.
Eu vejo um futuro onde o PH é um jornalista reconhecido mundialmente no mesmo patamar do Jason Schreier, ótimo trabalho!
Olha, se ele for trabalhar na Nintendo, não vai aparecer o nome dele…
Ele já é conhecido internacionalmente, principalmente depois que divulgou informações privilegiadas sobre o Switch 2.
Porque que você acha que ele se sente pressionado a fazer vídeos em inglês também. É o público estrangeiro que pede isso.
o jason akele esquerdopata militante ridiculo cuja UNICA habilidade é ter contatos e vazar a historia antes dos outros? kkkk mddc olha o nivel das pessoas q vcs admiramkkkkkkkkkkkkkkk
A sensação é que o relógio despertador da Nintendo é um troço do Iwata que eles não conseguiram se livrar
Deve ser parte daquele programa de qualidade de vida que seria algo mais parrudo, aí viram que se lançassem isso só como um relógio ia imprimir dinheiro, why not ? 😂
PH falou exatamente isso no video sobre o alarmo
Duas coisas, 1 - realmente acredito que seja decisão de Marketing mesmo, reforçar a marca Nintendo e não deixar que outro estúdio fique evidente ou mais relevante que a Nintendo naquele produto ou obra. 2 - Já raparei esse tipo de situação ocorre em outras obras japonesas como na indústria da música onde há essa omissão de nomes ou empresas, me pergunto se tbm é algo cultural de não se revelar os bastidores e terceirizados, afinal o Japão tem aspectos culturais bem tradicionais e em respeito a trabalho e produção como o monodzukuri (ものづくり)
Concordo com você. Acredito que também tenha relação com a proteção da marca, evitar que possíveis problemas ou polêmicas relacionadas a certos estúdios respinguem na Nintendo.
é realmente um tema muito sensível porque tira não só o senso de coletividade e trajetória nas carreiras dos devs como também borra muito a noção de quem é, qual o gênero e nacionalidade de quem cria essas obras. O vídeo do Hbomberguy sobre o Oof tem um epílogo em que ele resume isso de maneira brilhante: ao tirarem o nome da Yoko Shimomura dos créditos de Street Fighter II, se perde a noção de que ela tem uma carreira e que foi desenvolvida ao longo dos anos - fora o que isso implica sobre a presença de mulheres no mercado. Ótimo vídeo cara, é um tema que tem infelizmente se tornado muito padrão se tratando de corporações enormes que querem reforçar sua “marca”.
Achei muito bizarro quando vi que no app de música não tinha o nome de nenhum ser humano
Isso tudo é reflexo do que aconteceu entre a Konami e Kojima que deu e está dando uma treta enorme pra Konami quando se trata da série Metal Gear Solid.
O vídeo acabou pra mim no "Leonardo di Caprio" huahuahuahauahauahhahahahahhahahahahhahahahahhshahahhahah
vc entende que o vídeo tem conteúdo denso quando o xandão é revelado como um escultor
parabéns PH
Acho que com essa coisa "nova" que é a internet, a Nintendo se desvia de ser associada a um nome que pode no futuro ter uma polemica, sei lá, vc descobre que um compositor teve envolvimento com pedofilia, se ela não te deixa saber quem foi, vc não pensa nisso. De qqr forma, isso é de interesse só deles, pra mim o correto é creditar os trabalhadores/artistas. Excelente video como sempre Ph.
Acredito que seja por isso mesmo.
Esse é o tipo de vídeo que eu gosto.
Do tipo que eu não sabia que precisava, mas que me trouxe uma nova visão e me surpreendeu
Antes do PH fazer a Piada da Mona Lisa com o DiCaprio, eu tinha pensado na mesma coisa kkkkkk
O Miyamoto sendo apagado na Thumbnail foi um baita clickbait, porém, reflexão muito pertinente.
Isso me faz levantar duas questões, pH. Primeiro, a Nintendo tendo essa política de não divulgar as empresas por trás do desenvolvimento de jogos antes do seus lançamentos pode ter a ver com ela querendo preservar os funcionários das empresas. Acho que a onda de hate que a Game Freak sofreu desde Sword/Shield, com desenvolvedores recebendo ameaças de morte, bem como a ILCA, q fez os remakes de Diamond/Pearl, deve ter mostrado que exibir a empresa antes do lançamento é deixa-los muito expostos à criticas de gente fanática na internet. Eles tiveram uma experiência com um fã maluco de Splatoon ameaçando um evento físico de Splatoon, q fez com que a Nintendo cancelasse o evento. Imagino que eles devam estar indo por esse caminho.
Sobre o finzinho do seu vídeo, de funcionários saírem da Nintendo, impossível não lembrar de Charles Martinet. Talvez com a saída dele, a Nintendo tenha visto o risco de associar seu produto a terceiros. Pra muita gente o Mario "era" o Charles Martinet e ninguém poderia substituir ele, e a Nintendo não devia ver isso com bons olhos
Dá pra citar a Retro, imagina o tanto que pentelharam funcionários pra saber algo do jogo. A gente tá numa bolha mais hardcore, mas publico padrão n deve muito se importar se foi feito pro estúdio japonês, espanhol ou americano para que precise falar em um trailer. Mas uma notinha no site poderiam colocar
@@Casa-wk5um Sim, pra maioria, pouco importa o estúdio que fez o jogo. Mas quando você divulga isso, expõe os funcionários pra uma minoria agressiva
penso o mesmo, parace mais seguranca devido aos fas emocionados que fazem essas coisas
Charles martinet nunca foi parte da nintendo
"Rivers in The desert" de música de fundo, que pedrada!!!! Saudades Persona 5 ROYAL, jogo maravilhoso ❤
Esse Ph é o melhor na moral
puta merda estava escutando alá podcast enquanto preparava um cafezinho e quando o PH falou Leonardo di Caprio e Alexandre de Moraes eu quase derrubei tudo kkkkkkkkk
Leonardo Di Caprio??? Kkkkkk Então quem morreu no Titanic foi D' Vinci??? 😢😢
Curtir a anedota "Leonardo Di Caprio"!
Sou um grande fã de Xenoblade, nem se quer imagino a Monolith não sendo creditada ou o próprio Tetsuya Takahashi não ser, eu ficaria muito revoltado, fã base de Xeno faz mem do Tetsuya Takahashi com todas as coisas que ele fez além da nintendo. Esse apagamento recente da Nintendo com os dev e estúdios é uma "puta falta da sacanagem".
Não existe nenhum "apagamento". Simplesmente não divulgam o estúdio antes do lançamento, só isso. Qualquer um interessado pode abrir os créditos e ver o estúdio e as pessoas envolvidas.
Acho que o ponto é muito sobre isso. Não marcar muito a franquia com uma pessoa. Na saída do Tetsuya Takahashi por algum motivo ou o desenvolvimento do jogo por outro estúdio que não a Monolith, como seria a recepção dos fãs de longa data? Haveria muita comparação? Haveria hate? Desinteresse?
Acho que é mancada msm no app no "Nintendo Music". Como estamos numa bolha biruleibe da parte game e acho legal essa parte, mas creio público padrão n se importa muito com isso pra que precise citar no trailer da vida que no fim n ajuda de fato no marketing. Mas acho um erro n citar peloenos na página do game no site da Nintendo.
Quem desenvolveu o Steel Diver foi a Vitei.
Caralho, PH, curti.
Vc me fez ter um crítica valiosa.
Outro sucesso recente da empresa que faltou ser citado foi "Echoes of Wisdom". Sabíamos somente que o Aonuma tinha envolvimento, mas nem sequer o estúdio foi citado.
Só foi descoberto que a Grezzo era responsável pelo jogo quando a mídia digital ficou disponível pra compra na eShop.
Excelente conteúdo
Parabéns PH pela problematização, por favor continue a fazer discussões com pensamento crítico dessa forma, em especial se puder traga mais discussões como está, que foca no mundo do trabalho dentro dos vídeo games e nas vidas das pessoas que de fato estão colocando sangue, suor e lágrimas pra termos as obras de arte que nos gamers tanto amamos, dito isso, é algo no limite do criminosos apagarem o nome dos trabalhadores, seja qual for o tipo de resultado do trabalho deles, empresas nos alienar do conhecimento do como e de quem fez aquilo que usamos e ou pensamos no nosso dia a dia, é nos deixar distantes da importância do nosso próprio trabalho, nos deixar distantes daquilo que de fato nos pertence.
Pra muitos vídeo game não é arte é as empresas querem que continue assim apenas como o seu produto de entretenimento.
Tá errado não. Também acho estranho. Eu gostava dos encartes dos CDs de música pra ler a ficha técnica e conhecer todos os músicos e tecnicos envolvidos... depois que veio o DVD eles pararam de fazer encarte impresso. Eu odiei!!!
Lembro que quando a Edge veio para o Brasil eles mantiveram a mesma tradição de não publicar os autores dos artigos em sua revista BR. Isso é ilegal no Brasil, pois fere o direito autoral presente em nossa Constituição Cidadã de 1988.
Eu alertei isso aos editores brasileiros na comunidade da revista do extinto Orkut. Na época ainda era estudante de direito. Acho até que eles levantaram essa discussão com a revista sede na Inglaterra, mas pouco tempo depois a revista deixou de existir no Brasil, não sei se ainda existe na Europa.
Acredito que isso deve está relacionado algum contrato interno da Nintendo.
Eu acho que esse assunto vai de encontro a algo muito peculiar na indústria dos video games que é o ego de muitos desenvolvedores que, principalmente hoje e mais proeminente no ocidente, é extremamente inflado e frágil. É muito comum hoje em dia devs darem darem declarações polêmicas e até mesmo brigar com pessoas aleatórias nas redes sociais por causa de seus jogos. Talvez esse seja um dos motivos, mas acredito mesmo é que a Nintendo, e outras empresas, querem fazer o mesmo que a indústria de quadrinhos faz há décadas, que é sempre colocar a marca acima dos criadores, escondendo-os bem longe do grande público.
Por incrível que pareça as indústrias da música e cinema, que são bem mais antigas, geralmente dão mais créditos as pessoas que participaram da produção (apesar de haverem falhas, óbvio).
Talvez ela não queira que tenha uma Rare de antigamente, onde o nome da empresa (Rare) era fortemente ligada a trilogia DonkeyKong...
De fato é bem curioso pra dizer o minimo
Eu entendo o motivo. Não que ache bom, mas entendo. Eles devem fazer isso para que a marca não fique muito associada a um dev e que a saída do mesmo não acabe impactando a percepção sobre uma IP ou sobre a marca como um todo.
Esquisito é, mas acho que esse movimento da Nintendo ganhou muita força mais como uma proteção depois do que aconteceu com os remakes de Pokémon DP em que o nome da ILCA foi super ventilado no próprio trailer. Sabe-se lá se desenvolvedores foram perseguidos ou não kkkk
Se eu não me engano isso é uma coisa "normal" no Japão (não sei se ta certo essa informação mas eu vi algumas pessoas falando isso)
Nintendo é sábia, n quer q aconteça com suas franquias oq aconteceu com metal gear, o dev se torna maior q o jogo, sai do estúdio e a ip morre, há varios casos similares hj na indústria, como por exemplo o miyazaki e o tetsura nomura
Faz sentido isso.
Me fez lembrar de outro exemplo da Konami: A série Castlevania e Koji Igarashi.
Nomura se tiver o nome no projeto é mais fácil que seja ruim kkkkk
Mas o mts sem.o kojima eh ruim mesmo. Se tivessem feito um jogo minimamente bom e q entende a franquia, acho q não sofreriam tanto com esse problema. A solução, supondo o q disse, não seria tirar o mérito do idealizador, e sim entender a essência do título ao continuar sem o kara
Eu poderia sitar o Kenji Infaune... Mas dps do fiasco que foi MN9 misericórdia 😂
Nas HQ´s vemos coisas assim, aqui no Brasil o caso notório é a Mauricio de Souza Produções que (creo eu que ainda) não credita seus artistas. Nos EUA o caso mais famoso é da Disney e os quadrinhos do tio patinhas, foi um parto para eles reconhecerem o Carl Barks e o Don Rosa.
leonardo dicaprio e alexandre de moraes eu gritei aqui sozinho em casa
Realmente é muito bizarro você não ter, na eShop por exemplo, um campo ali de "desenvolvedor". Na Steam mesmo, que é a minha plataforma principal, já na cara do gol mostra a dev e a publisher na primeira seção da página do jogo, mas em outras lojas sempre: ou é escondido, ou não tem. Também acho triste que certas empresas estão se comportando assim, mas será tem algo que a gente possa fazer sobre isso?
Leonardo DI CAPRIO!
Ótimo vídeo, mas o meme será eterno
Até a coitada da Retro não é creditada em nenhuma capa de Donkey kong returns e tropical freeze
É tipo de coisa que a gente pensa uma vez mas esquece, mas acho bizarro msm, imagino como não fica os portfólios confusos desses game developers menores que trabalham nessas empresas, bizarro
não sabia que não tinha descrições no museu da nintendo, isso deixa o museu menos interessante
Eu amo como eu xingo os títulos dos vídeos do ph e o mesmo me desarma em 10 segundos reconhecendo a própria saphadeza, continue assim strummer e youtuber, paulo hentai.
@@canalstartdownload3647 não po, acompanho ele há anos já, é piadinha com as streams na twitch e tal, ele sabe
Já gostava do dicaprio como ator, agora sabendo que ele pintou a monalisa, vou sugerir que ele a refaça maior
Eu não sabia desse Nintendo Music. Estou adorando
Contra: Não reconhecer gênios para novas gerações.
Pros: não transformar gênios em uma seita, vide Hideo Kojima.
Precisamos de mais kojimas na indústria
Qualquer um pode reconhecer desenvolvedores, basta olhar os créditos em vez de ter as coisas palataveis pq tem preguiça de pesquisar
@@ausgod538É que não é prática padrão da indústria, fora que obter esse tipo de informação não é bem senso comum.
Quantos jogadores sabem o que sequer é o Moby Games, por exemplo?
@@RyanSilva07Sam Lake e Josef Fares tem se mostrado bem diferenciado tb
@@vitormd86 sim, e isso é muito bom, Kojima e Sam lake são muito importantes para a indústria, queria mais diretores igual eles, os jogos deles carregam uma identidade incrível, até mesmo o Josef fares arriscando em trazer de volta os nostálgicos jogos coops.
O não a Nintendo que acabar com miyamoto
Tem algo que quase ninguém liga mas se não tiver vai ser muito estranho é os créditos, mesmo que pro público geral os créditos não agregem em nada no filme e so serve pra aumentar tempo de jogo/filme. Os créditos são algo especial, como uma marca que você esteve envolvido naquela obra, e mesmo se passar décadas, seu nome vai estar eternizado na obra, isso é foda e da um pouco mais de humanidade nas obras superfaturas que a gente consome, porque mesmo essas obras sendo feitas pra ganhar dinheiro, os créditos provam um pouco de humanidade que essas obras tem.
literalmente todos os jogos da nintendo tem creditos.
@ausgod538 sim seu, não e da Nintendo que eu estou falando,mas sim de um possível futuro que possa ter
Isso nao é exclusivo da Nintendo, é bem comum em jogos japoneses. Os que furam a bolha são poucos como Kojima ou Miyamoto. Inclusive antes era bem comum que os jogos tivessem pseudônimos nos créditos ao invés dos nomes reais de quem fez. Um exemplo é o Streets of Rage da Sega que o unico nome real é do compositor Yuzo Koshiro, o resto é tudo apelido
Cara, eu tenho duas opiniões quanto a isso, primeiro é que é bizarro não dar os créditos, porém tem lógica não dar tbm se você pensar que as coisas hoje estão ficando de tal maneira q o cara trabalha hoje aqui, amanhã trabalha lá, aí trabalhando lá ele mata uma pessoa, hoje em dia com certeza alguém já iria julgar a Nintendo pq colocou um assassino por trás de um trabalho deles, então você ocultar nomes pode ser uma forma de querer evitar ser relacionada a alguma tragédia ou a algum movimento ideológico ou seja lá o que for (acho bizarro, mas consigo imaginar esse cenário). O segundo ponto é que pode ser q ela não anuncia quem está por trás dos projetos para não começar especulações e teorias, seja uma equipe boa ou uma de qualidade duvidosa, que sirva para todos, por exemplo, Mario e luigi a gente nem sabia quem tinha feito, porém foi uma equipe super qualificada, então ótimo, já another code pode ter sido uma equipe que só fez jogos free e de baixíssimos orçamentos, então talvez nem vou comprar pq olha a bomba q vem aí… entende o que quero dizer? Vamos colocar uma regra que serve tanto para os bons quanto para os ruins, tipo isso, então acaba que a gente compra o jogo por ser um jogo da Nintendo e não pq foi tal desenvolvedora, na minha visão isso pode acabar impactando as vendas de alguma maneira! É isso q penso, será q alguém leu? Kkkkk
O cara foi tanto afundo dessa parada que ele descobriu que quem crio a estátua Foi Xandão e quem fez a monalisa foi Leonardo DiCaprio quando tava fazendo filme skskskskksksSKSKKSSKKS
Me lembrou a entrevista do Miyamoto sobre o museu, quando ele disse que a Nintendo antigamente nao focava em se promover como empresa mas que isso agora mudou
é impossível encontrar na internet quem foi responsável pelo concept art do Link e Zelda, e quando perguntada a nintendo diz que foi a Nintendo. É um absurdo a Nintendo tratar artistas como apertador de parafusos. Sem falar que esses executivos ditos gênios da nintendo com certeza pega o crédito das ideias de todos abaixo deles. Sem falar no passado da empresa, sombrio com jogos ilegais de azar e gângsters.
Não se fala em outra coisa aqui no metrô de Ceilândia. (Ironia)
Maurício de Souza ficaria orgulhoso da Nintendo.
a parte das músicas acho pior que do desenvolvimento, porque no jogo pelo menos tu tem os créditos e é impossível não ver quem fez, já as músicas tu tem que fazer o esforço de ir atrás e ninguém se prestaria a isso.
Eu realmente acho essa uma atitude muito horrível por parte deles, esconder o nome dos devs e tentar apagar que eles trabalharam na quele produto, imagino que pra dev de jogo que provavelmente deve colocar no currículo ou portfólio o que fez pra endustria de jogos, isso seja quase uma tentativa de tira os méritos deles, queria muito as pessoas reclamando mais disso, pena que no geral o povo só aproveitar as coisas e não ligar pra isso.
Eles não apagam nome algum, literalmente todos são creditados nos créditos.
@ausgod538 me expressei errado com apagar porém o tema do vídeo é sobre créditos para trabalhos feitos, sendo uma grande empresa com a atitude atual apagar e esconder são quase equivalentes, principalmente no APP da Nintendo music que é horrível, valeu por mostra o erro no texto colega uma boa noite.
Só acionar a Yakuza deve ser vizinho.😂
eu quero acreditar que ocultar os desenvolvedores é mais um jeito de proteger a ip de criticas negativas antes do lançamento, que nem quando tavam especulando que o mario & luigi novo era feito pela ilca e o pessoal já surtou falando que seria horrível e entre demais exemplos que isso acontece
Então, sinceramente eu até entendo a "preocupação", mas, ao mesmo tempo, esse lance de criar um nome por trás de um produto não é legal. Vou falar um exemplo anedótico (que eu não consigo verificar se é real, pois é dificil de achar fontes confiáveis), mas quero falar sobre Harvest Moon, que acredito que ilustra bem, mesmo se minhas informações não forem 100% precisas.
O criador da franquia, Yasuhiro Wada, realmente produziu os primeiros jogos de Harvest Moon, e parece ter pegado bastante créditos por conta disso. Porém, aparentemente, ele não participou direito do desenvolvimento do Back to Nature, que era meio que pra ser um port do 64 pro PS1. Tipo, a própria mudança do 64 pro PS1 foi muito estranha, mudou personalidade e até função dos personagens na franquia (tipo a Popuri, que era da loja de flores e ai virou da loja de galinha), e até alguns personagens mudaram de nome. A cidade, Mineral Town, também apareceu pela primeira vez no BTN. E tudo isso porque Yasuhiro Wada estava ocupado em outro projeto da franquia, o Save the Homeland pra PS2, e acabou não dando tanta atenção pro BTN, e a galera lá que acabou decidindo mudar as coisas.
Mas, o mais louco, é que BTN foi o que teve o "boom" da franquia de fato, o que fez eles decidirem que o BTN era o jogo "canônico", fazendo Mineral Town ser a cidade mais conhecida/visitada de toda a franquia, e sempre quando aparecesse os personagens, seriam baseado no BTN e não no 64.
Mas, ainda assim, Yasuhiro Wada foi creditado e tinha essa fama como O cara do Harvest Moon, de toda a franquia.
E ai ele lançou outros jogos sem ser dessa franquia, que... floparam (estou falando de Hometown Story e Little Dragons Café). Ele tentou surfar na onda da franquia que ele criou, inclusive pegando elementos dos próprios jogos, mas não saiu algo legal de fato, o que, pra mim, mostrou que na verdade já está perdido de fato quem que é a pessoa que fez Harvest Moon ser tão especial assim.
Sem falar de jogos, isso me lembra tipo aquele cara maluco que se diz criador de Padrinhos Mágicos e Danny Phantom, sendo que muita gente que trabalhou com ele sabe que é sempre a equipe que vem com as melhores ideias e cortam as ideias ruins do cara. Então como que vamo conseguir saber quem foi a cabeça por trás da criação do personagem Cosmo? É muita gente envolvida, e o produto saiu com todo mundo ali, então eu acho complicado creditar desse jeito.
Em um certo sentido, eu digo o mesmo pras músicas. Eu adoro as músicas de Persona, mas eu fico com a pulga atrás da orelha pra saber se realmente é Shoji Meguro quem "está por trás" dessas músicas, manja? Ou se não é só um cara que acumulou credibilidade mas que se não tivesse ele la as músicas estariam tão boas quanto. Mas ai é especulação (de novo, eu adoro as músicas de Persona, então isso não é um ataque ao compositor, é só que suponho que ele não fez tudo sozinho, e no máximo ele compartilha espaço com uma outra pessoa, e não uma equipe).
efeito colateral pro futuro: a nintendo pode criar uma nova activision so com ex dev puto kkkkkkk
Dicaprio & Moraes - techno sertanejo
Eu nunca reparei nisso e agr que foi dito não consigo mais não pensar sobre isso
O foco ficou em fortalecer a marca e ponto. Discordo disso, mas duvido que investidores tenham a mesma opinião.
Leonado DiCaprio me arrancou uma bela risada KKKKKKKKKKKK
Eu entendo a frustração. Mas acredito que essa estratégia faça parte de um esforço para desvincular o autor da obra mesmo. Como vc deve saber PH, no Japão, temos exemplos como Nobuhiro Watsuki, criador de Samurai X sendo acusado de escândalos envolvendo crimes pesados, ou o criador de Sonic se metendo em crimes fiscais. Talvez façam isso para evitar que sua propriedade intelectual tenha sua fama atrelada a uma figura pública de forma negativa.
Intrigadissimo
Eu ainda não finalizei Zelda Echoes, mas eu tinha lido que o Miyamoto não é creditado no jogo, o que seria muito bizarro já que ele é o criador da série.
miyamoto não é creditado no jogo literalmente porque ele não estava envolvido
Tenho uma teoria. A Nintendo pode estar fazendo isso pra evitar a cultura do cancelamento. Se qlqr indivíduo q trabalhou nos jogos virar notório e for cancelado, a imagem do jogo fica protegida.
Realmente, achei zoado o Nintendo Music não incluir os compositores nem nada do tipo... Mas acredito que parte dessa falta de créditos a certos desenvolvedores, geralmente com papéis menos importantes é tipo:
Hoje em dia pessoas gostam de ser muito ativas politicamente nas redes sociais(basicamente no twitter), falando todo tipo de coisa as vezes controversas que nem tem a ver com nada relacionado aos jogos em si. Queima a reputação das empresas ter o nome relacionado a pessoas com certos tipos de personalidade e opiniões. Um pouco extremo eu diria mas é o que mais faz sentido pra mim, minimizar os riscos de associar a empresa com controvérsias desnecessárias criadas por como essas pessoas se comportam online. É uma má reputação difícil de sair, só olhar pra Blizzard hoje em dia. De resto acho que você acertou na mosca.
Pra mim isso é extremamente distopico, especialmente quando voce ve um monte de franquia de jogo ocidental hoje em dia em que quase ninguem da equipe do jogo original se encontra mais no estudio mas eles continuam querendo passar a idea que o jogo novo da franquia vai ser que nem os anteriores quando é bem longe disso.
Mas esperar o que da empresa que ataca criações de fãs que genuinamente são melhores que as criações atuais da empresa responsavel, a unica coisa que me interessa em pokemon hoje em dia é romhack pq a game freak mesmo bem mais decepciona do que acerta, mas a nintendo tem que ir la e cagar em cima de pessoas que gastaram bastante tempo criando algo otimo que muitas vezes faz as pessoas não perder o interesse na franquia de vez a troco de poha nenhuma, simplesmente intankavel.
Eu vi o q vc fez ai cara kkkk
Medo... Essa era a unica coisa que diferenciava a Nintendo de uma Sony da vida
Os valores da Nintendo como empresa são nojentos.
os valores da nintendo como empresa são os mesmos por 50 anos
@@ausgod538 Muito mais que 50 anos, desde o século IX onde eles eram uma empresa de baralho para jogos de azar.
Meu nobre, posso estar errado mas é uma possibilidade... talvez a nintendo não credite outras dev pelo fato de manter o nome Nintendo em evidencia, pois nintendo é conhecido por priorizar qualidade, talvez ela tem medo de colocar nome de outro estudio na frente e o "cliente final" interpretar que é "de outro estudio" e não carrega a "qualidade" nintendo.
Concordo com você. É estranho né? Muito doido.
A ideia da empresa é tornar algo impessoal, o produto é dela, não do desenvolvedor. O dev não estará lá pra sempre, mas a marca sim. Não que eu concorde com isso, mas olhando pra uma lógica de mercado isso é muito melhor pra empresa
É o que o Maurício de Souza fez por muito tempo. E isso é muito errado.
achei que essa pratica vinha dos tempos do atari
Jogos que eles colocam pra terceiros fazerem têm apresentado problemas. Os preços deveriam vir mais baixos já no lançamento. Apagar terceiros ajuda a aumentar o preço. Apagar os próprios ajuda esconder também qual é próprio e qual é de terceiro
Nintendo nesse sentido está fazendo igual a Disney
Será que os estúdios e desenvolvedores não cobram isso da Nintendo??? PQ isso ai é very much PAIA
Leonardo de Caprio foi o melhor
Música de fundo do Bayonetta 3
isso deve ser trauma da Rare 🤔
Leonardo Dicaprio fez a Monalisa foi boa.
Uma pequena gafe mas é engraçada, a última vez que ouvi dizer o nome dele disseram que ele estava tacando fogo na Amazônia. 😂😂😂
Tava começando a sentir remorso de piratear essa merda mas depois desse vídeo, passou. Valeus man
Se é merda, por que não simplesmente deixar de jogar?
Ou você é só alguém que não somente não paga quem desenvolveu o jogo e ainda assim quer arrotar virtude.
A lógica passou longe.
"Hi hi levei vantagi"
Acho que a Nintendo está certa ver o caso do kojima com a Konami o cara saiu dela a empresa se ferrou totalmente depois.
A Konami já queria parar de vender jogos e se focar em pachinko(jogo de azar) na época quando o kojima saiu, não querendo transformar o kojima em herói, mas ele queria era manter a Konami fazendo jogo de verdade até que ele desistiu e abriu o seu próprio estúdio.
@darlanqueirozdeoliveira1813 mas a Konami tentou fazer o metal gear survive depois, e só agora tão voltando a fazer jogos que é o silent hill 2 e metal gear 3 remake
Ele trabalha com números somente isso
Leonardo Dicaprio 😂😂😂
Leonardo di caprio é foda
Sinceramente não me importo com isso. Jogo há 30 anos e ela mostrando os desenvolvedores de maneira prévia ou não não mudará nada pois nós saberemos quem desenvolveu. Mas pro grande publico o que importa é ser UM PRODUTO NINTENDO...fim
7:36 😂😂
Ja tinha reparado isso