Boa noite, algumas pessoas reclamaram nos comentários da qualidade do vídeo, para mim está boa, mas qualquer defeito na qualidade do vídeo é superada pela ótima qualidade das explicaçoes. Parabens pelo trabalho, mais um inscrito no canal.
Só lembrando que um SCR só se mantem conduzindo mesmo cessando o pulso do GATE como explicado a partir dos 4:00 se percorrido por uma tensão continua mas se percorrido por uma tensão alternada o mesmo cessa a condução ao desligar o pulso no GATE. Abraços
Obrigado pelo exelente trabalho. Gosto imenso da sua maneira de ensinar. Tanto na forma como se exprime como na maneira simples, directa e pratica de abordar os temas. Acho um optimo professor.O meu obrigado por toda a materia, pelo trabalho efectuado e pelo tempo dispendido.Graças a si tenho aprendido muito.Obrigado e tudo de bom para o Senhor.
Fiz uma festa no colégio usando luz rítmica, exatamente como mostrado no pequeno diagrama que apareceu... e um (quase strobo kkk ) usando triac. Foi um sucesso entre os colegas. Mas eu não tinha nem ideia do verdadeiro funcionamento (eu tbem era uma criança e seguia os esquemas das revistas). Na verdade eu não tinha até hj, e com sua explicação ficou muito claro. Gratidão! Grande Abraço!
Gostei demais Gilson Soares de São Benedito Ceará, sou um grande admirador do seu trabalho,inclusive falo para outros colegas,valeu.............bom demais
um dia eu queria ver um bate papo aqui no youtube , entre Wagner Rambo(wrkits), professor Bairros, Rodolfo(eletrônica fácil). sempre vejo esses canais, pois para mim, que gosto muito de eletrônica são excelentes professores ... Eloy, você é um camarada muito bom no que eu creio que estudou e ainda estuda muito.......
@@Electrolab-Eletronica Vou no canal deles e fazer o mesmo comentário,e quem sabe não sairia esse bate papo entre as "feras da eletrônica" aqui no TH-cam
gostei muito da explicaçao e da pratica, onde utilizar scr;como sou leigo em eletronica, vou assistir videos anteriores, como capacitores,e varistores; valeu !!!!!!!
Bom dia! Estou revendo essa aula. Muito interessante! Está me ajudando a compreender o circuito de uma placa eletrônica de uma máquina de lavar da Maytag neptune. Obrigado!
Boa tarde, gosto dimais desta aulas, tenho uma curiosidade e possível fazer um inversor 12v para 110v/220 com TRIA C ou SCR Sem o uso de mosfet, fica aqui meu muito obrigado
Boa noite! São muitos, nunca contei e podem ter mais: Em geral os mais conhecidos SCR, TRIAC, DIAC, PUT, GTO e outros menos usados, tais como SUS, SIDIAC, LASCR, IGCT e provavelmente outros que não lembro ou nem conheço.
Prezados muito bom o seus videos, gostaria de sugerir um melhor posicionamento da câmera, pois quando o nobre amigo escreve a sua mão tampa o escrito. No mais um grande abraço e sucesso.
Obrigado Said! Ótima sugestão, vou verificar uma posição mais adequada, no momento essa foi a escolhida por falta de espaço para a câmera do lado oposto. Abcs e obrigado!
Obrigado Lucas! Sabendo a corrente de disparo do gate, calcule pela queda de tensão provocada no resistor, com base na tensão de entrada. O ideal é um trimpot, para ajustar a sensibilidade , já que pode haver diferenças entre os componentes.
Muito boa sua explicação. Mas posso dar uma critica construtiva? Vc precisa melhorar o áudio do seus vídeos, tem um youtuber "Michael Oliveira" que ensina como melhorar os vídeos para youtube, lá ele dá uma dica de como melhorar o áudio, procura o vídeo dele "como fazer um microfone sem fio". Outra coisa, muda a câmera de lado pois quando você escreve ou desenha não dá pra ver porque sua mão fica na frente já que você é destro, melhore um pouco a iluminação vai ficar mais agradável o visual dos videos. Ganhou mais um inscrito :D
Obrigado Jackson! Ótimas dicas! Eu já havia visto alguns videos do Michael, são muto bons. Em breve teremos melhorias na qualidade do canal. Esse do SCR e mais uns 3 videos ficaram abaixo da média, pois usei uma câmera fotográfica de backup, no lugar da Handycam HD que costumo usar, que havia apresentado um problema, com isso a qualidade ficou até abaixo dos demais videos!
ola amigo tens vídeos de excelente qualidade. sugestão: para reparador não necessita de grandes engenharias matemáticas. por vezes os seus vídeos ficam aborrecidos . podia ensinar a testar a explicar para que servem etc
Olá Rogério, o canal não é dirigido a reparadores especificamente. Como está explicado na descrição do canal, ele atende assuntos que vão do hobista ao engenheiro, por isso vídeos que podem apresentar cálculos e teorias mais detalhadas. Obrigado.
Otimo video professor . Sera que poderia fazer video aula que fale de cis como saber se esta em curto teste frio ou com alimentacao , dip8 dip7 pn 8136 efalar tb sobre fotoaclopador com testar com multimetro esses componentes. Obrigado.
Parabéns pela explicação.. tenho carregadores idênticos de bateria que sempre dão problema nos tiristores explodindo ou rachando eles... Acho que estão mal dimensionados... Será que posso adicionar mais do que originalmente. Tem ?
Professor, excelente aula, poxa seu canal vale ouro, ensinas muito bem, podes tirar uma dúvida minha? Esse capacitor pega a corrente da fonte e altera a onda criando uma defasagem, certo? E no caso de um circuito DC, seria necessário o uso do capacitor para acionar o GATE? Neste caso devo utilizar diodo , só como proteção, certo?
Obrigado Adriano, em DC o circuito não funcionaria como dimmer, iria simplesmente ligar e desligar a carga, conforme a tensão do gate, sem controlar potência. Esse dimmer só opera em AC.
Olá, Professor, Eu montei um TIMMER, USANDO O TRIAC BT 137, UM POTENCIÔMETRO, UM CAPACITORE, DE POLIÉSTER, DE 220 N, E UM RESISTOR DE 10K, COM UM DIAC, MAIS AO REGULAR O POTENCIÔMETRO, A LÂMPADA DE 100W, NÃO OTEME O SEU BRILHO MÁXIMO, EM QUE DEUS ERRADO.
Olá Antônio, com o TRAC deveria dar algo como 90% do máximo. Pode ser que o ajuste da fase não esteja acionando por completo o gate do TRIAC. Tente mudar esse capacitor (100NF ou 330NF) e usar um pot de 47K, assim poderia cobrir alguma diferença no ajuste. Uma pequena perda no brilho é aceitável e normal,o que não pode é ser muito abaixo do máximo.
Já que com o circuito que você demonstrou é possível ajustar o brilho do Led, então para montar um circuito desse para barramento de Led de TV LCD seria possível ajustar a intensidade do Led de alto brilho usado no backlight das telas. Certo?
O teste aqui foi para fins didáticos, mas em tese é possível, já que estamos ajustando a potência via PWM. Mas não seria um circuito indicado para dimmerizar LEDs de backlight de tela, a não ser se for para uso experimental.
Amigo qual componente que eu uso para dar so um pulso no motorzinho e um motor tocado apenas por um pilha palito de 1.5 v exemplo quando eu ligar ele teria que so dar um pulso e cortar a corrente novamemte .des de ja obrigado ja deixei meu like abraço.
Olá Omar, obrigado! Para isso precisaria de um circuito e não um componente apenas. Veja sobre o timer 555 (há um vídeo no canal) ele pode gerar esse pulso.
Estou iniciando em eletrônica e estou aprendendo muito com seus vídeos, na cidade onde moro não há escolas que ensinem eletrônica, por isso, minha única fonte de conhecimento na área é a internet. Pergunto: para interromper a condução através do SCR, depois de ele receber o pulso pelo gate, deve-se interrompê-la antes do anodo ou se interromper após o catodo também funcionaria?
Veras, esses já existem e são os chamados contatores de estado sólido. Usam SCRs e TRIACs e o circuito é diferente do aqui apresentado no exemplo do dimmer.
Olá, amigo, ótima aula, como sempre! Tenho uma dúvida: no circuito mostrado em que há 2 diodos, para que haja o controle de potência, o LED não deveria estar no ramo entre D2 e o SCR? E a propósito, neste caso, qual seria a função do D2? Não deveria tb haver um resistor limitador da corrente reversa? Mais uma vez, muito obrigado e parabéns pelas explicações!
Obrigado Vinicius! O segundo circuito é apenas uma outra alternativa, o circuito montado é o que eu desenho no quadro que aparece aos 14:19. A carga (LED) deve ficar entre a entrada e o anodo do SCR, pois é dalí que vem a potência controlada. O diodo D1, além de fazer a proteção, retifica o sinal original para meio ciclo.
Ah, legal! É que no quadro branco vc desenhou a carga antes do ramo que contém os resistores e capacitores, mas no desenho mostrado no canto superior, a carga fica depois desse ramo e antes do ânodo do SCR. Há alguma diferença no funcionamento por conta dessa posição da carga? Eu pergunto porque no ramo dos resistores e capacitor sempre haverá a condução nos dois sentidos e, assim, mesmo que a corrente seja pequena durante o momento em que o SCR não esteja conduzindo, a carga sempre estará com uma corrente passando por ela. Já como está no desenho no canto superior, só haverá corrente passando pela carga quando o scr estiver conduzindo, não?
Olá Vinicius, a diferença é desprezível, já que num diagrama simplificado a corrente só fluiria na linha de alimentação através do SCR, o ramo de controle drena uma pequena amostragem da corrente para efetuar o controle via gate do SCR.
Electrolab Ah, entendi! A corrente, bem como a tensão na carga são mesmo bem baixas no momento em que o SCR não está conduzindo, fiz as contas aqui. Mais uma vez, obrigado pela pronta explicação!
O termo "gate" em SCR (Silicon-Controlled Rectifier) é emprestado da palavra inglesa que significa "portão" ou "porta de entrada". O SCR é um dispositivo semicondutor de quatro camadas que pode ser ativado e desativado por uma pequena corrente de controle aplicada ao terminal chamado "gate". O gate é o ponto de controle onde você aplica um sinal para "abrir o portão" e permitir que o SCR conduza. Ele serve como a entrada para o controle do dispositivo, daí o nome "gate".
Obrigado Marcos! Os livros de eletrônica geral têm capítulos sobre dispositivos de potência, dê uma conferida no Boylestad. Tem um vídeo no canal que falo de livros. Não me lembro agora de um dedicado a parte de. potência, embora eles existam!
Show!!! Mas teria uma dúvida... O SCR não seria muito próximo ao mosfet? Pq o mosfet depois de ativado liga o dreno a fonte, e continua mesmo depois de cessar a tensão no gate, caso não tenha resistor de pulldown ou então seja desativado por uma tensão negativa. Qual seria a vantagem sobre o mosfet?
Obrigado Carlos, embora os dois possam até ter resultados parecidos, eles são bem diferentes. O SCR é acionado por corrente, com baixa velocidade de comutação e baixa impedância de entrada, enquanto o MOSFET é um dispositivo acionado por tensão, de alta velocidade de comutação e alta impedância de entrada puramente capacitiva. O SCR usa um único pulso para ligar e pode ser conectado em série facilmente com o circuito. O SCR tem menos sensibilidade à temperatura e o MOSFET tem muita sensibilidade à temperatura. O SCR é mais robusto, o MOSFET menos robusto. O SCR pode trabalhar com alta tensão e alta corrente, enquanto o MOSFET trabalha com alta corrente, mas média tensão. Portanto cada um tem sua aplicação distinta, conforme o caso.
Boa noite, algumas pessoas reclamaram nos comentários da qualidade do vídeo, para mim está boa, mas qualquer defeito na qualidade do vídeo é superada pela ótima qualidade das explicaçoes. Parabens pelo trabalho, mais um inscrito no canal.
Obrigado José! De qualquer forma, sempre há o que melhorar!
vou concordar com voce mas na minha opinião poderia retirar essa música pois no meu ver ajudou em nada
Só lembrando que um SCR só se mantem conduzindo mesmo cessando o pulso do GATE como explicado a partir dos 4:00 se percorrido por uma tensão continua mas se percorrido por uma tensão alternada o mesmo cessa a condução ao desligar o pulso no GATE. Abraços
Bem lembrado Romário! Obrigado!
Olá !!! Romário suave , essa sua explicação , também , vale para o TRIAC , ou não , desde Já agradeço , a sua resposta .
Brigado Romario
Sabes se o teste é funcional para o BT151?
Esta informação está no vídeo a partir dos 21:00!
Nem imagina o quanto me tem ajudado, muito obrigado.
Fico feliz em ter ajudado Fernando! Seja sempre bem vindo ao canal!
Obrigado por passar seus 25 minutos passando esse maravilhoso saber !
Eu que agradeço por assistir Joaquin!
Obrigado pelo exelente trabalho. Gosto imenso da sua maneira de ensinar. Tanto na forma como se exprime como na maneira simples, directa e pratica de abordar os temas. Acho um optimo professor.O meu obrigado por toda a materia, pelo trabalho efectuado e pelo tempo dispendido.Graças a si tenho aprendido muito.Obrigado e tudo de bom para o Senhor.
Muito obrigado João pela amáveis palavras! Bons estudos!!
melhor explicaçao para o scr que ja vi parabens amigo
Obrigado Fabio!
Aula muito explicativa. Valeu.
Obrigado Rodrigo!
Fiz uma festa no colégio usando luz rítmica, exatamente como mostrado no pequeno diagrama que apareceu... e um (quase strobo kkk ) usando triac. Foi um sucesso entre os colegas. Mas eu não tinha nem ideia do verdadeiro funcionamento (eu tbem era uma criança e seguia os esquemas das revistas). Na verdade eu não tinha até hj, e com sua explicação ficou muito claro. Gratidão! Grande Abraço!
Bons tempos Nilson!! Obrigado!
Muito boa a explicação, melhor do que as dos meus professores. Parabéns !
Obrigado Carlos!! Em breve novos videos no canal!
Você faz que curso maninho ?
Muito obrigado pela belíssima explicação. Excelente suas aulas. Parabéns. Vou ir ver outros vídeos. Que explicação fenomenal
Obrigado Samuel! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Boa tarde, gostei muito da aula, ensinou como se deve ensinar, como o negocio não fosse um mistério da natureza! esta de parabéns!
Obrigado Marcus!!
MUITO BEM ELUCIDADO O FUNCIONAMENTO DO SCR. PARABENS!
Obrigado Gabriel!
Gostei demais Gilson Soares de São Benedito Ceará, sou um grande admirador do seu trabalho,inclusive falo para outros colegas,valeu.............bom demais
Obrigado Gilson! Seja sempre bem vindo ao canal!
Ótima aula a
Que Deus abençoe voce e familia!
Muito obrigado Ary!!
Com esse show de aula tudo fica mais fácil.
Valeu Sergio!
Eu que agradeço pela boa explicação. estou aprendendo.Obrigado....
um dia eu queria ver um bate papo aqui no youtube , entre Wagner Rambo(wrkits), professor Bairros, Rodolfo(eletrônica fácil).
sempre vejo esses canais, pois para mim, que gosto muito de eletrônica são excelentes professores ...
Eloy, você é um camarada muito bom no que eu creio que estudou e ainda estuda muito.......
Valeu Claudio! Seria um bate-papo interessante mesmo!!
@@Electrolab-Eletronica
Vou no canal deles e fazer o mesmo comentário,e quem sabe não sairia esse bate papo entre as "feras da eletrônica" aqui no TH-cam
Ótimo. Me ajudou bastante, estou fazendo um trabalho sobre o assusto. Obrigado..
Obrigado Guilherme! Bons estudos!!
gostei muito da explicaçao e da pratica, onde utilizar scr;como sou leigo em eletronica, vou assistir videos anteriores, como capacitores,e varistores; valeu !!!!!!!
Olá Edner, o SCR é usado em controle de potência, assim como um chavedor.
Tudo perfeito como sempre. Qualidade do vídeo ótima
Obrigado Janquiel!
Seu canal é sua didática são excelentes! Parabéns sempre!!
Muito obrigado Keith!
@@Electrolab-Eletronica Fez por merecer! Aliás, merece muito mais seguidores! E os terá!
Sua vídeos aulas são magníficas.Não deixe de postá-las.Abraço
Obrigado pelo incentivo Anisio!
Bom dia! Estou revendo essa aula. Muito interessante! Está me ajudando a compreender o circuito de uma placa eletrônica de uma máquina de lavar da Maytag neptune. Obrigado!
Obrigado Sebastião!
Gostei do vídeo, parabéns pela forma bem simples com que explicou. Um abraço.
Obrigado José Luis!
estou com problemas no disparo com esse componente em um processo existe variações .
Muito boa essa aula... faço preces que do mesmo modo que está me ajudando ajude a outros.
Grato
Parabéns
Obrigado Antonio!
vejo aqui um otimo professor valeu mestri
Muito obrigado Glaucio! Em breve novos vídeos no canal!
excelente,conhecimento compartilhado menos um desinformado,parabens.
Obrigado João! Em breve novos videos no canal!
Excelente vídeo. uma aula e tanto. valeu mesmo.
Obrigado Rui!! Em breve novos videos!
Aula excelente. Qualidade do vídeo ótima. Parabéns.
Obrigado Luiz! Em breve novos videos no canal!
Eu sugiro fazer um video sobre o SCS, silicon-controlled-switch.
Sugestão anotada Ricardo!
Boa tarde, gosto dimais desta aulas, tenho uma curiosidade e possível fazer um inversor 12v para 110v/220 com TRIA
C ou SCR
Sem o uso de mosfet, fica aqui meu muito obrigado
Ótimo vídeo professor! vou agora montar um projeto desse de toque
Obrigado Ailton! Boa montagem!
Excelente explicação! Professor obrigado pela aula. Vou assistir a segunda parte.
Obrigado Sebastião!
muito bom professor, como nos velhos tempos, parabens.
Obrigado Rubens pelo incentivo!!
Vídeo top!!
Muito bem explicado!!
Gostaria de saber se dá pra fazer isso com qq tiristor, msm aqueles pra corrente acima de 150A!!
Obrigado
Obrigado Robson, sim é possível.
Boa noite
São quantos componentes da família dos tiristores e quais são eles?
Obrigado
Boa noite! São muitos, nunca contei e podem ter mais: Em geral os mais conhecidos SCR, TRIAC, DIAC, PUT, GTO e outros menos usados, tais como SUS, SIDIAC, LASCR, IGCT e provavelmente outros que não lembro ou nem conheço.
aula experimental. muito obrigado por ter postado
Obrigado Mahone!
Que aula maravilhosa!
Parabéns, pela didática!
Obrigado André Luiz!
Meus parabéns pela excelente qualidade do vídeo. Muito bom.
Obrigado Felipe. Em breve novos videos no canal!
Nada a reclamar. Muito bom !
Obrigado Ana Paula! Em breve novos videos no canal!
grato pelas informações .
Obrigado!
Não deu pra não me inscrever. Show de bola
Obrigado Junior, para se inscrever clique nesse link: th-cam.com/users/electrolab-eletronica
aula de alto nivel ,parabens!
Obrigado Hermirio!
Prezados muito bom o seus videos, gostaria de sugerir um melhor posicionamento da câmera, pois quando o nobre amigo escreve a sua mão tampa o escrito. No mais um grande abraço e sucesso.
Obrigado Said! Ótima sugestão, vou verificar uma posição mais adequada, no momento essa foi a escolhida por falta de espaço para a câmera do lado oposto. Abcs e obrigado!
Abs. e sucesso.
Said Choucair
muito bom vídeo parabéns!
queria saber como calcular resistor limitador de corrente no gate?
Obrigado Lucas! Sabendo a corrente de disparo do gate, calcule pela queda de tensão provocada no resistor, com base na tensão de entrada. O ideal é um trimpot, para ajustar a sensibilidade , já que pode haver diferenças entre os componentes.
Parabéns, é um u. privilégio assistir aos vídeos!
Obrigado Wagner!
Wagner Rocha todos b i9j 9
Wagner Rocha j 9 b
Wagner Rocha i
I i 9 i9 j
Parabéns pelo Trabalho, muito grato pelas explicações, ótimo professor!!!
Obrigado Jardel!
Obrigado professor!!
Obrigado Marco!
Esses tiristores são bem utilizados e eletrificadores de serve né?
Muito boa sua explicação. Mas posso dar uma critica construtiva? Vc precisa melhorar o áudio do seus vídeos, tem um youtuber "Michael Oliveira" que ensina como melhorar os vídeos para youtube, lá ele dá uma dica de como melhorar o áudio, procura o vídeo dele "como fazer um microfone sem fio". Outra coisa, muda a câmera de lado pois quando você escreve ou desenha não dá pra ver porque sua mão fica na frente já que você é destro, melhore um pouco a iluminação vai ficar mais agradável o visual dos videos. Ganhou mais um inscrito :D
Obrigado Jackson! Ótimas dicas! Eu já havia visto alguns videos do Michael, são muto bons. Em breve teremos melhorias na qualidade do canal. Esse do SCR e mais uns 3 videos ficaram abaixo da média, pois usei uma câmera fotográfica de backup, no lugar da Handycam HD que costumo usar, que havia apresentado um problema, com isso a qualidade ficou até abaixo dos demais videos!
ola amigo tens vídeos de excelente qualidade. sugestão: para reparador não necessita de grandes engenharias matemáticas. por vezes os seus vídeos ficam aborrecidos . podia ensinar a testar a explicar para que servem etc
Olá Rogério, o canal não é dirigido a reparadores especificamente. Como está explicado na descrição do canal, ele atende assuntos que vão do hobista ao engenheiro, por isso vídeos que podem apresentar cálculos e teorias mais detalhadas. Obrigado.
Obrigado Miguel
Valeu Miguel!
excelente conteúdo amigo parabéns e obrigado
Obrigado Jonas!
Parabéns!! Excelente explicação!! Valeeu prof. !! 👏👏💪🛠️🙏❤️
Obrigado amigo!
Excelente Aula e excelente canal!! Parabéns!! Obrigado por compartilhar conhecimento!
Obrigado Carlos!
Otimo video professor .
Sera que poderia fazer video aula que fale de cis como saber se esta em curto teste frio ou com alimentacao , dip8 dip7 pn 8136 efalar tb sobre fotoaclopador com testar com multimetro esses componentes.
Obrigado.
Obrigado Sergio! São boas sugestões, vou colocar na lista para videos futuros! Fotoacopladores já estão na lista.
Excelente aula! Obrigado.
Obrigado Sergio!
Excelente explicação.
Parabéns.
Obrigado Francisco!
Bom dia professor,muito boa suas aulas parabéns , poderia gravar uma aula sobre o GTO?
Bom dia Vandir. Na lista para video futuro. O GTO é uma espécie de SCR, mas que desliga quando recebe um pulso negativo no gate! Obrigado!
Parabéns pela explicação.. tenho carregadores idênticos de bateria que sempre dão problema nos tiristores explodindo ou rachando eles... Acho que estão mal dimensionados... Será que posso adicionar mais do que originalmente. Tem ?
Obrigado Franklin! Tente usar um de maior capacidade, colocar tiristores em paralelo não é uma boa ideia.
Professor, excelente aula, poxa seu canal vale ouro, ensinas muito bem, podes tirar uma dúvida minha? Esse capacitor pega a corrente da fonte e altera a onda criando uma defasagem, certo? E no caso de um circuito DC, seria necessário o uso do capacitor para acionar o GATE? Neste caso devo utilizar diodo , só como proteção, certo?
Obrigado Adriano, em DC o circuito não funcionaria como dimmer, iria simplesmente ligar e desligar a carga, conforme a tensão do gate, sem controlar potência. Esse dimmer só opera em AC.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela explicação 👍
Sr. Poderia informar em escrito quais componentes usados nos exemplos do vídeo?
Olá Anderson, os valores aparecem no esquema do vídeo em 15:00. Para o SCR a diferença é que usei um MCR106 em vez do TIC 106.
Ótima explicação
Obrigado Wagner!
Olá, Professor, Eu montei um TIMMER, USANDO O TRIAC BT 137, UM POTENCIÔMETRO, UM CAPACITORE, DE POLIÉSTER, DE 220 N, E UM RESISTOR DE 10K, COM UM DIAC, MAIS AO REGULAR O POTENCIÔMETRO, A LÂMPADA DE 100W, NÃO OTEME O SEU BRILHO MÁXIMO, EM QUE DEUS ERRADO.
Olá Antônio, com o TRAC deveria dar algo como 90% do máximo. Pode ser que o ajuste da fase não esteja acionando por completo o gate do TRIAC. Tente mudar esse capacitor (100NF ou 330NF) e usar um pot de 47K, assim poderia cobrir alguma diferença no ajuste. Uma pequena perda no brilho é aceitável e normal,o que não pode é ser muito abaixo do máximo.
Muito boa essa expicação
Obrigado Erivaldo!
Muito boa aula, parabéns!
Obrigado Tôny!
Ótima sua explicação amigo, excelente gostei!
Obrigado Victor!
finalmente um tempinho pra assistir aqui!!! mais um ótimo vídeo.
Obrigado André! Em breve o TRIAC e DIAC!
Amigo, muito bom esse vídeo!
Já dei meu joinha no seu vídeo!
Vou ficar no aguardo dos próximos vídeos...
Parabéns pelo seu canal!
Michel-RJ
Obrigado Michel, em breve o dos outros Tiristores!!
Já que com o circuito que você demonstrou é possível ajustar o brilho do Led, então para montar um circuito desse para barramento de Led de TV LCD seria possível ajustar a intensidade do Led de alto brilho usado no backlight das telas. Certo?
O teste aqui foi para fins didáticos, mas em tese é possível, já que estamos ajustando a potência via PWM. Mas não seria um circuito indicado para dimmerizar LEDs de backlight de tela, a não ser se for para uso experimental.
@@Electrolab-Eletronica Entendi, obrigado amigo!
Amigo qual componente que eu uso para dar so um pulso no motorzinho e um motor tocado apenas por um pilha palito de 1.5 v exemplo quando eu ligar ele teria que so dar um pulso e cortar a corrente novamemte .des de ja obrigado ja deixei meu like abraço.
Olá Omar, obrigado! Para isso precisaria de um circuito e não um componente apenas. Veja sobre o timer 555 (há um vídeo no canal) ele pode gerar esse pulso.
Parabéns, e obrigado.
Obrigado Misael! Em breve novos videos no canal!
obrigado pelas aulas. inscrito hoje .abraço
Obrigado Lisandro! Seja bem vindo ao canal!!
Excelente aula. Parabéns!
Obrigado Eduardo!
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Obrigado Alan!
Muito bom!
Grato!
Deus abençoe!
Obrigado Mario Sergio!
o que cria a defasagem da senoide da que chega no anodo do scr, para a da origem é o capacitor?
Sim, ele mesmo!
muito bom amigo.. aula nota 1000
Obrigado Lius! Em breve novos videos no canal!
O defasamento do gate em relação ao sinal de entrada é obtido devido ao capacitor? Obrigado.
Exatamente Luiz!
Estou iniciando em eletrônica e estou aprendendo muito com seus vídeos, na cidade onde moro não há escolas que ensinem eletrônica, por isso, minha única fonte de conhecimento na área é a internet.
Pergunto: para interromper a condução através do SCR, depois de ele receber o pulso pelo gate, deve-se interrompê-la antes do anodo ou se interromper após o catodo também funcionaria?
Olá Solimar! Tanto faz a interrupção no anodo ou catodo. Bons estudos!!
Em solda ponto por resistência é uado SCR que controlam 11000 Amperes
Sim, são os famosos SCRs industriais!
Uma vez havendo condução de ânodo para catodo, qual o valor aproximado da queda de tensão entre estes terminais?
Em torno de 2V, Carlos!
Mas usando o scr mesmo no circuito com protoboard. usaria esse circuito do scr substituindo o contator.
Veras, esses já existem e são os chamados contatores de estado sólido. Usam SCRs e TRIACs e o circuito é diferente do aqui apresentado no exemplo do dimmer.
Amigo posso usar um Tip127 no lugar de um SCR, ? ótima explicação a tua viu.
Olá Edson, nesse circuito não daria. Obrigado!
Olá, amigo, ótima aula, como sempre! Tenho uma dúvida: no circuito mostrado em que há 2 diodos, para que haja o controle de potência, o LED não deveria estar no ramo entre D2 e o SCR? E a propósito, neste caso, qual seria a função do D2? Não deveria tb haver um resistor limitador da corrente reversa? Mais uma vez, muito obrigado e parabéns pelas explicações!
Obrigado Vinicius! O segundo circuito é apenas uma outra alternativa, o circuito montado é o que eu desenho no quadro que aparece aos 14:19. A carga (LED) deve ficar entre a entrada e o anodo do SCR, pois é dalí que vem a potência controlada. O diodo D1, além de fazer a proteção, retifica o sinal original para meio ciclo.
Ah, legal! É que no quadro branco vc desenhou a carga antes do ramo que contém os resistores e capacitores, mas no desenho mostrado no canto superior, a carga fica depois desse ramo e antes do ânodo do SCR. Há alguma diferença no funcionamento por conta dessa posição da carga? Eu pergunto porque no ramo dos resistores e capacitor sempre haverá a condução nos dois sentidos e, assim, mesmo que a corrente seja pequena durante o momento em que o SCR não esteja conduzindo, a carga sempre estará com uma corrente passando por ela. Já como está no desenho no canto superior, só haverá corrente passando pela carga quando o scr estiver conduzindo, não?
Olá Vinicius, a diferença é desprezível, já que num diagrama simplificado a corrente só fluiria na linha de alimentação através do SCR, o ramo de controle drena uma pequena amostragem da corrente para efetuar o controle via gate do SCR.
Electrolab Ah, entendi! A corrente, bem como a tensão na carga são mesmo bem baixas no momento em que o SCR não está conduzindo, fiz as contas aqui. Mais uma vez, obrigado pela pronta explicação!
Poderia me mandar um esquema p/ o carregador de bateria de 12v. Com scr e 20 v pulsante que perguntei , ou dizer onde eu consigo ?
Obrigado Miguel .
Não tenho esse esquema, creio que teria que fazer um projeto específico. Tente pesquisar no google.
Parabéns pelo conteúdo, muito bem explicado. Só melhora na letra aí amigo
Valeu Danilo!
Gostei demais!!
Obrigado Ailton!
Parabéns
Obrigado!
Muito bom... poderia me responder oque ((GATE)) significa portão de entrada???
O termo "gate" em SCR (Silicon-Controlled Rectifier) é emprestado da palavra inglesa que significa "portão" ou "porta de entrada". O SCR é um dispositivo semicondutor de quatro camadas que pode ser ativado e desativado por uma pequena corrente de controle aplicada ao terminal chamado "gate". O gate é o ponto de controle onde você aplica um sinal para "abrir o portão" e permitir que o SCR conduza. Ele serve como a entrada para o controle do dispositivo, daí o nome "gate".
@@Electrolab-Eletronica obrigado
Excelente explicacao!
Obrigado Roney!
Sensacional!!!
Obrigado João!
Excelente!
Obrigado Mattheus!
Cara, muito bom sua explicação. Eu gostaria de saber qual livro, apostila vc recomenda para estudar essa eletronica de potencia!?
Obrigado Marcos! Os livros de eletrônica geral têm capítulos sobre dispositivos de potência, dê uma conferida no Boylestad. Tem um vídeo no canal que falo de livros. Não me lembro agora de um dedicado a parte de. potência, embora eles existam!
Otimo vídeo parabéns!
Obrigado Ailton!!
aula nota 10 vlw mesmo.
Obrigado Jorge!
tudo excelente
Obrigado Thiago!
é possível usar o SCR em amplificadores de áudio sem usar transformador de acoplamento?
Nunca vi, nesse tipo de aplicação.
Show!!! Mas teria uma dúvida... O SCR não seria muito próximo ao mosfet? Pq o mosfet depois de ativado liga o dreno a fonte, e continua mesmo depois de cessar a tensão no gate, caso não tenha resistor de pulldown ou então seja desativado por uma tensão negativa. Qual seria a vantagem sobre o mosfet?
Obrigado Carlos, embora os dois possam até ter resultados parecidos, eles são bem diferentes. O SCR é acionado por corrente, com baixa velocidade de comutação e baixa impedância de entrada, enquanto o MOSFET é um dispositivo acionado por tensão, de alta velocidade de comutação e alta impedância de entrada puramente capacitiva. O SCR usa um único pulso para ligar e pode ser conectado em série facilmente com o circuito. O SCR tem menos sensibilidade à temperatura e o MOSFET tem muita sensibilidade à temperatura.
O SCR é mais robusto, o MOSFET menos robusto. O SCR pode trabalhar com alta tensão e alta corrente, enquanto o MOSFET trabalha com alta corrente, mas média tensão. Portanto cada um tem sua aplicação distinta, conforme o caso.
@@Electrolab-Eletronica 👏🏼👏🏼👏🏼