Assistindo em março/2023. Uma verdadeira aula. A gente se sente como estivesse numa sala de aula. Parabéns, professor, pelo dom do ensino e pela boa vontade em compartilhar o seu conhecimento. O senhor tem o meu respeito. Através de suas aulas, ganho motivação pra retomar meus estudos no universo da Eletrônica, iniciados no curso técnico no antigo 2° grau em 1982. Eu concluí o curso, mas abandonei a área depois de um comentário de um médico oftalmologista que, após reprovação num exame admissional, me disse para eu procurar uma área que não exigisse muito da visão. Estou retornando por conta da necessidade de manutenção nas placas eletrônicas das lavadoras de roupas. Em nada a minha visão monocular me atrapalha na Eletrônica. Nas fontes das placas das Electrolux tem um capacitor supressor no setor de proteção.
Que aula completa...estava com dúvidas sobres o usos desses capacitores, faço manutenções em fontes chaveadas e todas as fontes tem essas filtros de segurança, quando eu pegava placas com descargas elétrica altas, do varistor ate o capacitor eletrolitico estourava, sempre trocava eles mas nunca me pergutei quais sao suas funções, e hoje aprendi, grato a pessoa como voce que tem didática muito boa,parabéns
Muito boa essa aula. Curiosamente, estou mexendo numa fonte usada, que veio com um componente denominado CX2 na placa, mas que foi removido por alguém. Agora sei do que se trata. Mandei like.
Este Senhor é um excelente professor. Muito conhecimento, detalhado. Explicações logicas e dinamicas. Sem perdas de tempo. Este senhor tem o melhor canal de electronica que conheço. Não só pela informação partilhada, mas também pela forma como o faz. Muito directo, prático e eficaz. Excelente trabalho. Obrigado, e desejo muitas felicidades. Cumprimentos de um português emigrado na suiça
Obrigado pela aula. Se não fosse seu vídeo, eu iria morrer sem saber disso. Tenho + de 30 anos de eletronica prática e nunca precisei trocar esses componentes. Mas valeu a informação. Vivendo e aprendendo.
Eu acho o melhor professor, na medida certa colocando o foco no estudo. A única crítica construtiva é não ter um bom curso com início meio fim para projetos de eletrônica em geral. Acabei de comprar um em outro canal, se tivesse um aqui eu não pensaria duas vezes. Esse cara é fera
Obrigado Sergio! Um curso completo é uma idéia que venho amadurecendo para o futuro! Mas certamente demandará um longo tempo para que tenhamos um produto final de qualidade. Não está fora de cogitação, mas deve demorar ainda!
Boa noite Sergio! Recebi um aviso que você se inscreveu no Apoia-se para o Electrolab ! Obrigado! Mas mandei um e-mail para o seu endereço no IG e está voltando com erro. Por favor verifique se está correto, para que eu possa mandar o e-mail do canal!
Otima aula meu amigo! Nunca vi ninguém falando sobre isso na internet mesmo! Foi muito importante. Realmente as fontes chaveadas sempre tem esses componentes em seus filtros de entrada, mas não era para ser menos, pois elas também pode induzir interferências na rede por causa do seu chaveamento, nada mais justo do que ser ter um bom filtros na entrada delas. Já deixei meu like meu amigo!
Com esse vídeo.... consegui desfazer uma meia dúzia de nós na minha cabeça.....esclarecendo as várias vezes onde fiquei sem saber se aqueles benditos, componentes eram capacitores ou varistores ou PTC ou NTC ou sei lá O Quê.. Agora sei que são capacitores... Valeu muito obrigado...
Maravilha de aula, eu tenho um filtro desse que fiz para colocar entre a rede e meus equipamentos de audio e video e funciona mesmo, é muito bom ter filtros na linha de rede eletrica. Abraços
@@Electrolab-Eletronica ja aproveita e mata dois coelhos com uma só porrada, coloca essa parte sobre o gerador no vídeo, já que no vídeo sobre o gerador ficou faltando, rsrs....
Excelente vídeo, riquíssimo em conteúdo, informações que valem ouro. Como vc mesmo disse, é um assunto pouco falado, até hoje só vi artigo em outro idioma a respeito. Parabéns. Forte abraço.
Muito obrigado por compartilhar. Eu já tinha uma noção sobre o assunto é este vídeo acrescentou muito mais. Tenho muitos destes aqui comigo retirados de sucata eletrônica. Farei um filtro de linha para mim oportunamente. Salve!
Excelente aula, por acaso sabia mas já não me lembrava de alguns pormenores desses filtros. No caso dos X e Y. Estou a fazer uma lista de reprodução dos seus vídeos no meu canal. Porque assim fica mais fácil estudar ou rever alguma matéria. Um forte abraço
Muito obrigado pelo retorno sobre os capacitores qual usar, a geladeira ficou boa, coloquei em paralelo para somar as capacitâncias, eu não tinha o valor então usei dois de valores diferentes e que chegou próximo da capacitância de fabrica, mas acho que ficou 10 ou 20% a cima. A geladeira esta bem faz mais de mês, porem percebo que o motor esta um pouco mais quente, será que é a corrente que esta passando a mais? também troquei o triac e coloquei um de maior que suporta maior corrente porque eu não tinha o mac97, então coloquei um que tinha que suporta 3A, a ventoinha so puxa 600ma ficou ótimo so inverti o gate dele que a posição é diferente na placa. Fiz a compra de um capacitor de poliéster 150nf metal filme para trocar os que fiz provisório. Seu canal é de alta qualidade, aulas excelentes, gratidão! Deus já esta te abençoando, no tempo de nosso Senhor, você terá seu retorno multiplicado. E além de sua alta competência és uma pessoa humilde. Deus te Abençoe amigo!
Muito bom mesmo. Retirei vários capacitores destes de uma sucata e estava achando um pouco estranho o formato deles. Havia pesquisado e vi que realmente são capacitores. Achei que fosse novo design no formato. Agora sei que tenho que separar estes dos demais para organizar aqui rsrs. Excelente conteúdo. Pode-se dizer que a nível de faculdade. Parabéns.
Caramba, Queria ver dois vídeos, mas vou ficar por aqui mesmo. É muita informação em um vídeo só. Agora sei o que são e como funcionam capacitores de desacoplamento e capacitores de supressão. Obrigado. Um like é pouco.
Olá Eletrolab, dando sequencia sobre a fonte capacitiva a 15w leds de 0.5w. Após feito o circuito em plaquinha de fenolite, será montado dentro de uma carcaça de lâmpada de 30w aquelas tem espaço para instalar o circuito. e como falei o isolamento será com papel poliéster duas camadas, aqueles usados para motor que parece um plástico branco. É que em pesquisar sei que não pode passar de 100ma, mas acredito que seja por causa da dificuldade de achar o capacitor, por isso usar de poliéster, em ultimo caso colocar capacitores em paralelo, também terá um fusível de 500ma a 1A, nos dois polos alternado na entrada. ponte de onda completa e um diodo zener com diodo de proteção 1n4004. Como havia dito anteriormente são 30 LEDs, faço uma fileira de 15 em serie e ligo mais 15 em paralelo no total 30 leds. Assim mantem a tensão de 96v, mas a corrente vai dobrar 0,15625 x 2 = 312mA, mas eu coloco os capacitores em paralelo conforme o valor calculado. Se for possível, farei de lâmpada para casa, ficara no teto longe de pessoas colocar a mão. Também um resistor de 3 a 5 Mega no capacitor e com potencia de 3 a 5w acredito que ja descarrega bem, não tenho certeza. Amigo, agora não sei com relação ao capacitor eletrolítico se deve mudar de 470uf x 35v que é o padrão para as fontes com elds de 0.20mA para o meu circuito que desejo fazer usar um eletrolítico de 470uf x 400v após a retificação. Porque vimos anteriormente, 312mA x raiz de 2 = 441uf. Eletrolab poderia me dar uma ideia é possível ou não? qual o máximo que posso fazer com esse circuito? Lembrando que o material eu arrumo. obrigado mais uma vez!
Simplesmente sensacional esse vídeo. Como sempre instrutivo, didático e feito com certeza com muita dedicação. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Muito obrigado pela aula. Tenho um repelente ultra sônico que funciona em 220V. Após o fusível, em série há um capacitor de poliéster daqueles alaranjado escuro, CBB22 125J 630V, ou seja, a capacitancia dele é 1,2uF. Esse capacitor está morto. O problema é que não encontro desse capacitor para comprar. Acho de 1uF e de 2,2uF. Qual seria mais seguro para substituir o capacitor que não funciona mais? Muito obrigado.
Olá Edu, o 125J é de fato 1.2uF x 630V. Embora exista uma tolerância alta nesses capacitores e o de 1uF possa funcionar, a tensão fornecida poderá ficar alta e danificar o resto do circuito, caso não tenha nenhum zener ou regulador de tensão depois da retificação. Como alternativa segura, você pode colocar o de 1uF em paralelo com um de 220nF x630V, como opção.
Esse vídeo esclareceu minhas dúvidas sobre esse tipo de capacitor. No caso do X2, creio ser indicado também para circuitos snubber para cargas indutivas, principalmente solenóides, onde os picos causados no desligamento são bem altos. Abraço.
Professor você é a pessoa certa que irá me ajudar. Fui instalar um interruptor Sonoff em 3 refletores totalizando 600w porém após desligar está ficando com os leds acessos bem fraquinho. Sei que dependendo do interruptor e do led isso acontece e o recomendado é colocar um x2 de 0.1uf 250v para lâmpadas de baixo consumo mas minha dúvida é: Preciso aumentar o uf por conta da potência da lâmpada ou isso não interfere em nada Lembrando que a rede é 220v e tenho a leve impressão de que o eletricista que instalou não fez a derivação certa, porém o acesso à luminária é muito alta e demanda alugar andaime para chegar e sendo assim iria tentar resolver primeiro esse problema colocando o capacitor em um ponto de passagem que tem antes de chegar na luminária. Me ajuda por favor 🙏
Olá Danilo, desconheço essa conexão de capacitor para esses casos, o que costumam fazer, mas eu não recomendo, é colocar um resistor de 47K x2W em paralelo com as lâmpadas. Os interruptores devem sempre cortar a fase, esse tipo de problema acontece em geral quando a instalação não é feita corretamente e o interruptor está atuando no neutro, assim, pequenas correntes podem aparecer e fazer as lâmpadas LED acenderem fracas. Recomendo rever a ligação no Sonoff.
Sou um amante da eletrônica, nunca tinha visto uma aula bem explicada como a sua sobre filtros de fontes, eu queria se possível, que o senhor fizesse uma aula sobre os ruídos tanto comum como diferençial para podermos entender mais , e queria que o senhor me indicasse um curso de eletrônica que tivesse aulas parecidas ou iguais a essas suas como a desse vídeo por favor.
Obrigado Gleydstone! Sugestão anotada! Não conheço cursos com essas teorias, em geral os cursos de eletrônica geral são mais práticos e com foco em reparos de equipamentos. Esse assuntos mais aprofundados podem ser ser vistos em alguns poucos cursos técnicos de nível médio com 3 anos de duração ou ainda num curso de engenharia elétrica.
Vídeo muito esclarecedor. Uma pergunta, muitas fontes possuem um capacitor ligado no GND primário com o GND secundário ou em outras no GND Primário e no vcc do secundário, qual função exerce esta configuração?
Boa noite professor! Meus parabéns pelo conteúdo e pelo conhecimento que tem nos passado. Sua aula é sempre bem explicada, cada detalhe faz a diferença. Muito obrigado! 😊✌️
Assunto muito importante, mostra a importância de um sistema eficiente de terra para esses filtros! Ainda não é muito fácil achar eles no comércio na minha região. Ficaria legal um vídeo mostrando no osciloscópio a atual deles na rejeição dos ruídos!
Sempre ótimos vídeos com uma didática incrível. Sou inscrito a algum tempo e acompanho e admiro seu conhecimento. Você dá algum curso de eletrônica para iniciantes ?
Obrigado Everton! Não tenho cursos próprios.O que há são algumas recomendações de cursos online de terceiros, que costumo indicar nas descrições dos vídeos.
Olá amigo sua aula esta de parabéns, simples didática e objetiva já estou te seguindo, mas aproveitando para tirar uma duvida em capacitores 2x alem do valor da capacitância e tensão em uns números separados por barras exemplo 2x 0,1uF 400VDC/ 220AC a dúvida esta aqui 40/070/68 seria isso a data ?
Olá Romulo, seja bem-vindo ao canal! Esses números indicam as condições climáticas nas quais o capacitor pode ser operado. São expressas por três grupos, por exemplo. 55/100/56. O primeiro grupo indica a temperatura inferior (- 55 °C). O segundo grupo a temperatura superior (+ 100 °C). O terceiro grupo indica o número de dias (56) que o capacitor pode suportar dentro dos limites especificados se exposto a uma umidade relativa de 95 % e a uma temperatura de + 40 °C.
Sensacional suas aulas. Voltei a estudar eletrônica com sua ajuda. Já pensou em fazer um vídeo sobre drive e motor de aeromodelismo? Falta informações sobre isso.
Bom dia, professor! Eu sou rádio escuta e evito energizar meus rádios através da rede AC, pois a mesma eleva a captação de ruídos, principalmente em OL e OM. Acontece, que o hobby fica muito oneroso por conta das pilhas alcalinas, então pergunto: esta placa demonstrada no vídeo pode ser intercalada entre o receptor e a rede AC, e a mesma é comercializada separadamente das fontes de alimentação de elevada categoria? Grato pela aula.
Olá Marcos, é possível usar filtros de linha entre a rede e a fonte para minimizar os ruídos, esses filtros são comercializados e servem em qualquer fonte (pesquise por filtro EMI/RFI). Quantos ao uso de pilhas, uma possível saída para reduzir os custos seria adotar pilhas recarregáveis.
Agradeço a aula e compartilhamento de conhecimentos, um filtro snaper capacitor x2 poderia ser ligado a rede , na seguinte situação para proteger o driver de luminarias de led, quanto um subtensão ou sobretensao evitando que o drive queime ou os leds da luminaria, terial alguma aula sobre este assuto, drives de luminarias queimam con facilidade. Desde ja agradeço
Um filtro com capacitor X2 pode ser utilizado para melhorar a qualidade da energia e fornecer alguma proteção contra surtos de tensão na rede elétrica. No entanto, ele não é especificamente projetado para proteger contra subtensão ou sobretensão prolongada. Capacitores X2 são normalmente usados em filtros EMI para reduzir ruídos na rede. Para proteção contra sobretensão e subtensão, outros dispositivos são mais apropriados, como varistores. Para uma proteção de drivers de luminárias, é recomendável usar um sistema que inclua varistores e/ou supressores de surtos.
Aqui na fonte de uma placa de uma lavadora de roupas, tem um X2 de 0,1 uF. (amarelo retangular). Ele é usado pra suprimir que tipo de ruídos? Parabéns pelo excelente vídeo, professor!
Quando esta dificil ver as denominações, eu uso marcador de quadro branco na letras, depois limpo com pano e as letras ficam mais facil de ver pois a tinta ficou nela
Obrigado Sylvio! Sim, existem equipamentos específicos para esse fim, mas é possível também monitorar com alguns multímetros que fazem aquisição de dados e osciloscópios com essa mesma função também.
Olá amigo Eletrolab, parabéns pelo seu canal, conteúdo de otima qualidade! Hoje eu tenho três duvidas, mas que me parece interessante essas duvidas e preciso muito saber, tirar essas duvidas de vez, então segue a seguir as duvidas: -Olá amigo! minha placa modulo da geladeira brm48, precisa de um capacitor de entrada da rede e o mesmo mede 150nf por 310v, o capacitor esta estragado ele mede apenas no multímetro 50nf. Não encontro um de polipropileno 150n x 310v, posso troca-lo por um de polipropileno de 100n ou 150n x 275v para rede 220v? O de 275v é para rede 220v ou 127? -Outra duvida que tenho é com relação aos capacitores de poliéster, se eu posso instalar no lugar do capacito de polipropileno da placa modulo da geladeira 220v, caso eu não achar de polipropileno, sabendo que é entrada de rede na placa. E também se posso usar capacitores de mesmo valor mas o corpo dele é bem menor que um original que vem na placa, qual a diferença nisso? -E minha ultima dúvida é, se tenho um capacitor de polipropileno marcando 330nf x 310v, mas ao medir no multímetro ele dar m valor de 160nf, ou seja ja teve percas, mas posso instalar esse capacitor no lugar daquele que esta estragado original da placa da geladeira e media 150n e hoje marca no multímetro apenas 50n, remove-lo e instalar este outro que esta abaixo mas o valor real dele marca e 330n para 160n, ou seja próximo dos 150n que preciso , ara voltar ao original da placa da geladeira, instalar como emergência na placa para liberar minha geladeira e faze-la funcionar? obrigado pela atenção e ajuda amigo! Deus abençoe!
Olá Marcos, vamos lá: 1) A tensão de isolamento precisa ser maior ou igual a 310V, nesse caso recomendo procurar um de 400V com a mesma capacitância, que é mais comum, mas não use o de 275V na rede de 220V, o risco é elevado. 2) Não é recomendável trocar por poliéster, os de polipropileno suportam maiores temperaturas e são mais estáveis, poderia emergencialmente até usar o de poliéster com um maior isolamento (400V) como teste, para verificar se o problema está nessa área realmente e depois colocar o original. 3) Capacitores que por algum motivo perderam a capacitância já apresentam problemas no dielétrico (isolamento) e devem ser descartados, não podem ser aproveitados, pois vão gerar outros problemas no equipamento. Se tiver um de 180nF ou até mesmo 220nF em bom estado, é preferível usar como teste.
Olá, tudo bom ? nem preciso falar que esse video está excelente !!! pelo conteúdo, formatação e didática ! Queria uma informação sobre capacitores em paralelo com a chave de liga e desliga de um sistema. Falo isso porque tenho um equipamento com um baita transformador torroidal e esse capacitor em paralelo com a chave diminuiria o ruído de liga e desliga e tbm o fagulhamento no desligar. É recomendável ter esse capacitor ? Tem um material sobre esse tema ? Muito obrigado.
Obrigado Celso! Sim, esse capacitor amortece os efeitos do contato mecânico da chave. Ele é conhecido como debouncing. Já comentei sobre esse assunto em alguns vídeos. Mas anotei para um mais dedicado no futuro.
Mestre não querendo abusar da sua bondade e do seu vasto conhecimento, agora tenho uma duvida meio semelhante a minha pergunta anterior, só que é perguntar ao inverso, ou seja, quero fazer uma fonte capacitiva, mas com LEDs de 0.75w ou de 0.5w em paralelo e alcançar uma potencia próximo as da lâmpada de mercado. um led de 0.5w dividido por 3.5v = 0,15625mA , quero colocar no mínimo umas 30 LEDs, que dará 3,5v x 25 = 96v x 0,15625 = 15 w. Acredito que o capacitor de filtro devera ter entre 3 mil a 5uf ou 5000 nano. Ainda preciso calcular ver se chego ao resultado. Então se o capacitor de poliéster difícil achar nesses valores, mas encontrei de 2,2uf x 400v , posso também coloca-los em paralelo até dar a capacitância desejada. Mas a ideia é saber se o capacitor de polipropileno ao qual já achei no mercado também com valor capacitivo de 2.2uf por 400v , se pode ser usado nesse projeto. O capacitor polipropileno ele vem com um monte de certificado de segurança, muitos vendedores o chamam de capacitor de segurança, tem muito em fonte atx na entrada alternada. Em fim Mestre, capacitor de polipropileno não se pode trocar para um de poliéster em um equipamento que veio original de fabrica ou projeto, mas no meu caso desse projeto , posso fazer fonte capacitivas com capacitor polipropileno? Aqueles de cor amarelo, tem uns que é roxo, outros é verde e formato retangular, Mesmo que após calculo seja necessário somar as capacitâncias colocando-os em paralelo. Por exemplo 2,2u +2,2u x400v vai depender do calculo o resultado. Depois tentarei testar no proteus, fazendo teste.
Olá Marcos, pode usar o polipropileno oara fontes sem transformador. Mas a grande questão aqui é outra, fontes capacitivas não são recomendadas para correntes acima de 100mA, por vários motivos. Há um vídeo no canal sobre elas. As lâmpadas led comerciais usam circuitos integrados de controle específicos para tensões elevadas, com conversores DCDC e retificação na entrada.
Os capacitores X2 também são utilizados em série com a rede para baixar a tensão de entrada. Estão sendo muito usados em cafeteiras (parte eletrônica) e equipamentos de baixo consumo. Como são robustos e de extrema segurança, substituem os capacitores de poliéster que são normalmente utilizados.
Boa tarde, Nessa aplicação, caso não encontre, quais as desvantagens e prejuízos utilizar um poliéster comum. Tenho algumas fontes de receptor RF de motor. As mais antigas utilizavam os poliéster e dificilmente pego com defeito. Já as mais novas utilizam o X2, acredito que por economia e qualidade, muitos "secam" até mesmo sem uso. Acabei de testar um que nunca foi ligado e está "zerado". O ruim é que não tem espaço para os de qualidade, que são maiores na mesma capacitância. São em série para reduzir a tensão. Grato
@@matheuscotrim1150 ele "não parte". Este tipo de capacitor X2 dificilmente entra em curto, portanto, são dois defeitos possíveis: 1- alteraçào de valor - o que diminui a tensão na saída ou ele "abre".
otima aula,professor se puder me ajudar agradeço,uma placa de filtro tem o capacitor X ,porem pra fase chegar ate o capacitor passa por um resistor,e no outro terminal do capacitor pra chegar ate o neutro passa por um diodo com o catodo no neutro, um resistor e um diodo em serie em cada terminal do capacitor X funciona?na placa tem o layout +fase+Resistor+XCapacitorX-Diodo-Neutro- mas nao tem os valores do diodo e resistor.
Olá Helder! Vamos lá, o resistor na fase ajuda a limitar a corrente inicial quando o capacitor é carregado pela primeira vez. O diodo com catodo no neutro, pode ser para proteção contra picos de tensão. Durante o ciclo positivo da AC, a corrente passará pelo resistor em série, carregando o capacitor e então passando pelo diodo para neutro. O resistor limitará a corrente inicial. O diodo pode permitir que a corrente passe mais facilmente em uma direção, protegendo contra picos de tensão. Mas sem os valores exatos dos componentes (resistores e diodos), não é possível determinar com certeza a eficiência do circuito, mas a configuração básica parece ser funcional para a finalidade de filtragem e proteção.
Assistindo em março/2023.
Uma verdadeira aula. A gente se sente como estivesse numa sala de aula. Parabéns, professor, pelo dom do ensino e pela boa vontade em compartilhar o seu conhecimento. O senhor tem o meu respeito. Através de suas aulas, ganho motivação pra retomar meus estudos no universo da Eletrônica, iniciados no curso técnico no antigo 2° grau em 1982.
Eu concluí o curso, mas abandonei a área depois de um comentário de um médico oftalmologista que, após reprovação num exame admissional, me disse para eu procurar uma área que não exigisse muito da visão. Estou retornando por conta da necessidade de manutenção nas placas eletrônicas das lavadoras de roupas. Em nada a minha visão monocular me atrapalha na Eletrônica.
Nas fontes das placas das Electrolux tem um capacitor supressor no setor de proteção.
Olá João! Fico feliz em ter contribuído com a sua retomada para eletrônica! Seja sempre bem-vindo ao canal, bons estudos e sucesso!
Sem sombras de dúvidas é um dos melhores canais de eletrônica do TH-cam..... realmente uma aula , parabéns amigo Deus abençoe 👍
Muito obrigado amigo!
Cara... eu não tenho dúvidas alguma.
100% de acordo
Sou engenheiro de automação e nunca ouvi explicação tão completa como essa. Parabéns ao canal.
Muito bom mesmo
cara.....fala a verdade...tava precisando dessa aula...sem bricadera nenhuma...
Que bom que veio na hora certa!
Da pra se especializar em eletrônica so assistindo esse canal, sem duvida um dos mais ricos em conhecimento do youtube.
Obrigado!
Que aula completa...estava com dúvidas sobres o usos desses capacitores, faço manutenções em fontes chaveadas e todas as fontes tem essas filtros de segurança, quando eu pegava placas com descargas elétrica altas, do varistor ate o capacitor eletrolitico estourava, sempre trocava eles mas nunca me pergutei quais sao suas funções, e hoje aprendi, grato a pessoa como voce que tem didática muito boa,parabéns
Obrigado Jonas!
Todos os dias,constantemente estamos estudando e aprendendo.
Excelente video.
Obrigado Zito!
Vivendo e aprendendo! Bom ensinamento, técnico a mais de 20 anos e não sabia.
Obrigado Marcelo!
Muito boa essa aula.
Curiosamente, estou mexendo numa fonte usada, que veio com um componente denominado CX2 na placa, mas que foi removido por alguém.
Agora sei do que se trata.
Mandei like.
Obrigado!!
Este Senhor é um excelente professor. Muito conhecimento, detalhado. Explicações logicas e dinamicas. Sem perdas de tempo. Este senhor tem o melhor canal de electronica que conheço. Não só pela informação partilhada, mas também pela forma como o faz. Muito directo, prático e eficaz. Excelente trabalho. Obrigado, e desejo muitas felicidades.
Cumprimentos de um português emigrado na suiça
Muito obrigado pelas palavras João! Seja sempre muito bem-vindo ao canal!
Obrigado pela aula. Se não fosse seu vídeo, eu iria morrer sem saber disso. Tenho + de 30 anos de eletronica prática e nunca precisei trocar esses componentes. Mas valeu a informação. Vivendo e aprendendo.
Obrigado e seja sempre bem vindo ao canal!
Eu acho o melhor professor, na medida certa colocando o foco no estudo. A única crítica construtiva é não ter um bom curso com início meio fim para projetos de eletrônica em geral. Acabei de comprar um em outro canal, se tivesse um aqui eu não pensaria duas vezes. Esse cara é fera
Obrigado Sergio! Um curso completo é uma idéia que venho amadurecendo para o futuro! Mas certamente demandará um longo tempo para que tenhamos um produto final de qualidade. Não está fora de cogitação, mas deve demorar ainda!
Boa noite Sergio! Recebi um aviso que você se inscreveu no Apoia-se para o Electrolab ! Obrigado! Mas mandei um e-mail para o seu endereço no IG e está voltando com erro. Por favor verifique se está correto, para que eu possa mandar o e-mail do canal!
Que baita vídeo! Eu desconhecia as peculiaridades desses capacitores.
Parabéns e tks por compartilhar essas informações.
Obrigado José Antonio!
Otima aula meu amigo!
Nunca vi ninguém falando sobre isso na internet mesmo!
Foi muito importante.
Realmente as fontes chaveadas sempre tem esses componentes em seus filtros de entrada, mas não era para ser menos, pois elas também pode induzir interferências na rede por causa do seu chaveamento, nada mais justo do que ser ter um bom filtros na entrada delas.
Já deixei meu like meu amigo!
Obrigado Michel!
Com esse vídeo.... consegui desfazer uma meia dúzia de nós na minha cabeça.....esclarecendo as várias vezes onde fiquei sem saber se aqueles benditos, componentes eram capacitores ou varistores ou PTC ou NTC ou sei lá O Quê..
Agora sei que são capacitores...
Valeu muito obrigado...
Valeu Valério!
e outra...voce acertou em cheio fazer esse video...nao tem esse video no you tube..cara nem sei como te agradecer..
Maravilha Emerson! Bom saber que sempre temos assuntos pouco explorados para divulgar!
Maravilha de aula, eu tenho um filtro desse que fiz para colocar entre a rede e meus equipamentos de audio e video e funciona mesmo, é muito bom ter filtros na linha de rede eletrica.
Abraços
Obrigado Arnaldo! Com certeza, são bem eficientes e garantem o bom funcionamento dos circuitos!
Como sempre, show de aula. Você poderia fazer um vídeo, ensinando a construir um filtro desse bem elaborado. Fico no aguardo e um grande abraço.
Obrigado Carlos! Sugestão anotada!
Obrigado, nos ajuda muito.
Obrigado Lisandro!
Eloy, faz um vídeo pratico disso, com osciloscópio mostrando a redução dos ruídos...
Parabéns por mais um vídeo elucidador!
Obrigado Augusto! Anotado! Até pensei nisso para este vídeo, mas precisaria de gerar sinas interferentes de uma fonte externa para simular o problema.
@@Electrolab-Eletronica aquela gerador que vc tem gera transientes não?
Sim, preciso programar ele na função de onda arbitrária!
@@Electrolab-Eletronica ja aproveita e mata dois coelhos com uma só porrada, coloca essa parte sobre o gerador no vídeo, já que no vídeo sobre o gerador ficou faltando, rsrs....
Boa ideia!
Excelente vídeo, riquíssimo em conteúdo, informações que valem ouro. Como vc mesmo disse, é um assunto pouco falado, até hoje só vi artigo em outro idioma a respeito. Parabéns. Forte abraço.
Obrigado Ricardo! Abcs!
parabens pelo video uma verdadeira aula amo eletronica, duvida qual desse posso usar em um ventilador seria uma ventoinha do meu carro 12v, abraços
Obrigado Arildo, obrigado! Em geral não são necessários esses capacitores em fans 12DC, eles são mais indicados para motores que trabalham em AC.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atenção
Muito obrigado por compartilhar. Eu já tinha uma noção sobre o assunto é este vídeo acrescentou muito mais. Tenho muitos destes aqui comigo retirados de sucata eletrônica. Farei um filtro de linha para mim oportunamente. Salve!
Obrigado Leo!
Excelente aula, por acaso sabia mas já não me lembrava de alguns pormenores desses filtros. No caso dos X e Y. Estou a fazer uma lista de reprodução dos seus vídeos no meu canal. Porque assim fica mais fácil estudar ou rever alguma matéria. Um forte abraço
Obrigado Camilo!
Muito obrigado pelo retorno sobre os capacitores qual usar, a geladeira ficou boa, coloquei em paralelo para somar as capacitâncias, eu não tinha o valor então usei dois de valores diferentes e que chegou próximo da capacitância de fabrica, mas acho que ficou 10 ou 20% a cima. A geladeira esta bem faz mais de mês, porem percebo que o motor esta um pouco mais quente, será que é a corrente que esta passando a mais? também troquei o triac e coloquei um de maior que suporta maior corrente porque eu não tinha o mac97, então coloquei um que tinha que suporta 3A, a ventoinha so puxa 600ma ficou ótimo so inverti o gate dele que a posição é diferente na placa. Fiz a compra de um capacitor de poliéster 150nf metal filme para trocar os que fiz provisório.
Seu canal é de alta qualidade, aulas excelentes, gratidão! Deus já esta te abençoando, no tempo de nosso Senhor, você terá seu retorno multiplicado. E além de sua alta competência és uma pessoa humilde.
Deus te Abençoe amigo!
Olá Marcos, fico feliz que tenha resolvido bem a questão. Obrigado por acompanhar o canal e retornar com o resultado do reparo! Amém!
Parabéns pelo vídeo amo eletrônica já trabalhei como técnico em eletrônica vídeo muito bem explicado
Obrigado Claudio! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Muito bom mesmo. Retirei vários capacitores destes de uma sucata e estava achando um pouco estranho o formato deles. Havia pesquisado e vi que realmente são capacitores. Achei que fosse novo design no formato. Agora sei que tenho que separar estes dos demais para organizar aqui rsrs. Excelente conteúdo. Pode-se dizer que a nível de faculdade. Parabéns.
Obrigado Flavio! Sim, mantenha eles separados, assim poderá usá-los em algum projeto ou reparo de fontes!
Caramba, Queria ver dois vídeos, mas vou ficar por aqui mesmo. É muita informação em um vídeo só. Agora sei o que são e como funcionam capacitores de desacoplamento e capacitores de supressão. Obrigado. Um like é pouco.
Valeu Evandro!
Muito obrigado pela informação ,foi interessante porque eu não considerava tão importante.
Obrigado Nicanor!
Luís, mais uma vez o parabenizo por transferir uma informação tão valiosa. Obrigado.
Obrigado Paulo!
Boa tarde amigo, poderia nos dar uma explicação também da função do resistor em paralelo com CX existente em alguns desses filtros. Muito obrigado.
Obrigado Higino!
nunca contesto la pregunta 🤷♂️🤷♂️🤷♂️
Olá Eletrolab, dando sequencia sobre a fonte capacitiva a 15w leds de 0.5w. Após feito o circuito em plaquinha de fenolite, será montado dentro de uma carcaça de lâmpada de 30w aquelas tem espaço para instalar o circuito. e como falei o isolamento será com papel poliéster duas camadas, aqueles usados para motor que parece um plástico branco.
É que em pesquisar sei que não pode passar de 100ma, mas acredito que seja por causa da dificuldade de achar o capacitor, por isso usar de poliéster, em ultimo caso colocar capacitores em paralelo, também terá um fusível de 500ma a 1A, nos dois polos alternado na entrada. ponte de onda completa e um diodo zener com diodo de proteção 1n4004.
Como havia dito anteriormente são 30 LEDs, faço uma fileira de 15 em serie e ligo mais 15 em paralelo no total 30 leds. Assim mantem a tensão de 96v, mas a corrente vai dobrar 0,15625 x 2 = 312mA, mas eu coloco os capacitores em paralelo conforme o valor calculado.
Se for possível, farei de lâmpada para casa, ficara no teto longe de pessoas colocar a mão. Também um resistor de 3 a 5 Mega no capacitor e com potencia de 3 a 5w acredito que ja descarrega bem, não tenho certeza.
Amigo, agora não sei com relação ao capacitor eletrolítico se deve mudar de 470uf x 35v que é o padrão para as fontes com elds de 0.20mA para o meu circuito que desejo fazer usar um eletrolítico de 470uf x 400v após a retificação.
Porque vimos anteriormente, 312mA x raiz de 2 = 441uf.
Eletrolab poderia me dar uma ideia é possível ou não?
qual o máximo que posso fazer com esse circuito? Lembrando que o material eu arrumo.
obrigado mais uma vez!
Não recomendo esse tipo de construção. Poderia até tentar a título de experiência, mas não é seguro para uso contínuo.
Simplesmente sensacional esse vídeo. Como sempre instrutivo, didático e feito com certeza com muita dedicação. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Obrigado Wanderson!!
Muito obrigado pela aula. Tenho um repelente ultra sônico que funciona em 220V. Após o fusível, em série há um capacitor de poliéster daqueles alaranjado escuro, CBB22 125J 630V, ou seja, a capacitancia dele é 1,2uF. Esse capacitor está morto. O problema é que não encontro desse capacitor para comprar. Acho de 1uF e de 2,2uF. Qual seria mais seguro para substituir o capacitor que não funciona mais? Muito obrigado.
Olá Edu, o 125J é de fato 1.2uF x 630V. Embora exista uma tolerância alta nesses capacitores e o de 1uF possa funcionar, a tensão fornecida poderá ficar alta e danificar o resto do circuito, caso não tenha nenhum zener ou regulador de tensão depois da retificação. Como alternativa segura, você pode colocar o de 1uF em paralelo com um de 220nF x630V, como opção.
Informações e conhecimentos em nível de curso técnico e de engenharia.
Exato João, obrigado!
Aula muito bem explicada parabéns pelas suas aulas,minuciosas e importantes !
Obrigado Herbert!
O melhor canal de eletrônica do Brasil.
Opa! Obrigado Fernando!
Ótimo. Você sanou a minha dúvida a respeito desses capacitores e desses indutores.
Maravilha Jonathan!
Esse vídeo esclareceu minhas dúvidas sobre esse tipo de capacitor.
No caso do X2, creio ser indicado também para circuitos snubber para cargas indutivas, principalmente solenóides, onde os picos causados no desligamento são bem altos.
Abraço.
Obrigado Amilton! Que bom que ajudou!
Eu tinha essa dúvida, sobre esse capacitores, nunca tinha visto alguém esplicando isso. muito bom.
Obrigado Romenic!
Professor você é a pessoa certa que irá me ajudar.
Fui instalar um interruptor Sonoff em 3 refletores totalizando 600w porém após desligar está ficando com os leds acessos bem fraquinho.
Sei que dependendo do interruptor e do led isso acontece e o recomendado é colocar um x2 de 0.1uf 250v para lâmpadas de baixo consumo mas minha dúvida é:
Preciso aumentar o uf por conta da potência da lâmpada ou isso não interfere em nada
Lembrando que a rede é 220v e tenho a leve impressão de que o eletricista que instalou não fez a derivação certa, porém o acesso à luminária é muito alta e demanda alugar andaime para chegar e sendo assim iria tentar resolver primeiro esse problema colocando o capacitor em um ponto de passagem que tem antes de chegar na luminária.
Me ajuda por favor 🙏
Olá Danilo, desconheço essa conexão de capacitor para esses casos, o que costumam fazer, mas eu não recomendo, é colocar um resistor de 47K x2W em paralelo com as lâmpadas. Os interruptores devem sempre cortar a fase, esse tipo de problema acontece em geral quando a instalação não é feita corretamente e o interruptor está atuando no neutro, assim, pequenas correntes podem aparecer e fazer as lâmpadas LED acenderem fracas. Recomendo rever a ligação no Sonoff.
O melhor vídeo sobre capacitores de supressão, Parabéns professor!!
Obrigado Douglas!
Sou um amante da eletrônica, nunca tinha visto uma aula bem explicada como a sua sobre filtros de fontes, eu queria se possível, que o senhor fizesse uma aula sobre os ruídos tanto comum como diferençial para podermos entender mais , e queria que o senhor me indicasse um curso de eletrônica que tivesse aulas parecidas ou iguais a essas suas como a desse vídeo por favor.
Obrigado Gleydstone! Sugestão anotada! Não conheço cursos com essas teorias, em geral os cursos de eletrônica geral são mais práticos e com foco em reparos de equipamentos. Esse assuntos mais aprofundados podem ser ser vistos em alguns poucos cursos técnicos de nível médio com 3 anos de duração ou ainda num curso de engenharia elétrica.
Obg pela resposta .
Você indica algum curso de eletrônica para eu fazer meu amigo ?
Há alguns online de eletrônica geral que recomendo nas descrições dos vídeos, dê uma olhada nesse: Curso de ELETRÔNICA GERAL. Link: bit.ly/2EEwetZ
Top parece varistores; poderia fazer um vídeo ensinando os novatos como a tensão percorre a placa ela é instantânea ou obedece regras.
Obrigado Regis! Anotado!
Mais uma vez arrasou, você tem uma didática muito boa, parabéns. Sem muita enrolação 👍
Obrigado Almir!
Meus agradecimentos pela excelente aula sobre capacitores supressores e filtros. Abraços.
Obrigado Joel! Abcs!
Parabéns muito bem explicado, gostaria se possível explicar como faz as medições.
Obrigado Luiz! Sugestão anotada!
Vídeo muito esclarecedor. Uma pergunta, muitas fontes possuem um capacitor ligado no GND primário com o GND secundário ou em outras no GND Primário e no vcc do secundário, qual função exerce esta configuração?
Esse também é um capacitor de supressão e o objetivo dele é filtrar EMI. Precisa ser X1 por conta do alto isolamento entre os lados da fonte.
Muito bom !!!! So não explicou como teste esses componentes???
Obrigado! São capacitores, podem ser testados como capacitores normais, pelo menos com relação ao valor e condição.
Moço; assunto muito interessante neste vídeo. Pouco comentado, realmente. Muito obrigado e forte abraço.
Obrigado Pedro!
Boa noite professor!
Meus parabéns pelo conteúdo e pelo conhecimento que tem nos passado.
Sua aula é sempre bem explicada, cada detalhe faz a diferença.
Muito obrigado! 😊✌️
Obrigado Luiz!
parabens melhor material na internet abordando eletronica
Obrigado Jhonllenon!
Assunto muito importante, mostra a importância de um sistema eficiente de terra para esses filtros! Ainda não é muito fácil achar eles no comércio na minha região. Ficaria legal um vídeo mostrando no osciloscópio a atual deles na rejeição dos ruídos!
Obrigado Leandrisson! Sim, pensei numa prática, mas precisaria provocar as interferências de forma externa! Vou eleborar melhor para um vídeo futuro!
Muito bom sua aula técnica, e seu alto grau de conhecimento do assunto, obrigado
Obrigado Valdemar!
Sempre ótimos vídeos com uma didática incrível. Sou inscrito a algum tempo e acompanho e admiro seu conhecimento. Você dá algum curso de eletrônica para iniciantes ?
Obrigado Everton! Não tenho cursos próprios.O que há são algumas recomendações de cursos online de terceiros, que costumo indicar nas descrições dos vídeos.
Bela aula, bem explicativo, agora fiquei conhecendo esses capacitores, gostaria de informações também sobre o microscópio que está usando.
Obrigado Norberto! É um G1200, tem um review dele com detalhes no canal, dê uma conferida: th-cam.com/video/xOdXvMEHGa0/w-d-xo.html
@@Electrolab-Eletronica ok, valeu, vou dar uma olhada ele é bem interessante.
Ótimo vídeo! Poderia falar um pouco sobre os valores da capacitância e indutância de cada componente
Obrigado William! Anotado!
Que aula!! Não conhecia este componente e nem sabia de sua qualidade.
Obrigado Marcelo!
Olá amigo sua aula esta de parabéns, simples didática e objetiva já estou te seguindo, mas aproveitando para tirar uma duvida em capacitores 2x alem do valor da capacitância e tensão em uns números separados por barras exemplo 2x 0,1uF 400VDC/ 220AC a dúvida esta aqui 40/070/68 seria isso a data ?
Olá Romulo, seja bem-vindo ao canal! Esses números indicam as condições climáticas nas quais o capacitor pode ser operado. São expressas por três grupos, por exemplo. 55/100/56. O primeiro grupo indica a temperatura inferior (- 55 °C). O segundo grupo a temperatura superior (+ 100 °C). O terceiro grupo indica o número de dias (56) que o capacitor pode suportar dentro dos limites especificados se exposto a uma umidade relativa de 95 % e a uma temperatura de + 40 °C.
Parabéns pelo conteúdo!!! Sempre muito completo!
Obrigado Tom!
Ótima explicação 👏🎛️🔋🎚️📟 já tive problema com esse rapaz
Obrigado César!
Sensacional suas aulas. Voltei a estudar eletrônica com sua ajuda. Já pensou em fazer um vídeo sobre drive e motor de aeromodelismo? Falta informações sobre isso.
Obrigado Driano! É um assunto interessante, ainda não fiz, até porque não tive acesso a esses motores. Mas anotei a sugestão!
Uma aula de alta qualidade e elucidativa sobre supressores! Show 👍
Obrigado Álvaro!
não sei como agradecer essa aula, obrigado um abraço.
Obrigado por assistir Antônio! Abcs!
Bom dia, professor!
Eu sou rádio escuta e evito energizar meus rádios através da rede AC, pois a mesma eleva a captação de ruídos, principalmente em OL e OM.
Acontece, que o hobby fica muito oneroso por conta das pilhas alcalinas, então pergunto: esta placa demonstrada no vídeo pode ser intercalada entre o receptor e a rede AC, e a mesma é comercializada separadamente das fontes de alimentação de elevada categoria?
Grato pela aula.
Olá Marcos, é possível usar filtros de linha entre a rede e a fonte para minimizar os ruídos, esses filtros são comercializados e servem em qualquer fonte (pesquise por filtro EMI/RFI). Quantos ao uso de pilhas, uma possível saída para reduzir os custos seria adotar pilhas recarregáveis.
O cara é show! Uma aula completa, de graça! Mas ainda teve 24 babacas que deram "não gostei"!
Obrigado Elder!
Agradeço a aula e compartilhamento de conhecimentos, um filtro snaper capacitor x2 poderia ser ligado a rede , na seguinte situação para proteger o driver de luminarias de led, quanto um subtensão ou sobretensao evitando que o drive queime ou os leds da luminaria, terial alguma aula sobre este assuto, drives de luminarias queimam con facilidade. Desde ja agradeço
Um filtro com capacitor X2 pode ser utilizado para melhorar a qualidade da energia e fornecer alguma proteção contra surtos de tensão na rede elétrica. No entanto, ele não é especificamente projetado para proteger contra subtensão ou sobretensão prolongada. Capacitores X2 são normalmente usados em filtros EMI para reduzir ruídos na rede. Para proteção contra sobretensão e subtensão, outros dispositivos são mais apropriados, como varistores. Para uma proteção de drivers de luminárias, é recomendável usar um sistema que inclua varistores e/ou supressores de surtos.
Aqui na fonte de uma placa de uma lavadora de roupas, tem um
X2 de 0,1 uF. (amarelo retangular).
Ele é usado pra suprimir que tipo de ruídos?
Parabéns pelo excelente vídeo, professor!
Obrigado João! Em geral são transientes que vêm da rede elétrica. Surtos rápidos de tensão em altas frequências, que podem danificar o circuito.
Parabens. Melhor canal de eletrônica do youtube
Obrigado André!
Obrigado professor, muito elucidativo as explicações.
Obrigado Renato!
Parabéns pelos vídeos postados. Esse canal é um dos melhores que já vi. 👏👏👏
Obrigado Demostenes!
Quando esta dificil ver as denominações, eu uso marcador de quadro branco na letras, depois limpo com pano e as letras ficam mais facil de ver pois a tinta ficou nela
Boa dica Alexandre! Obrigado!
o cara é bom! sabe transmitir o assunto! um bom conteudo sobre os capacitores. show de bola
Obrigado Donny!
Excelente aula,nota 10, professor uma duvida o que acontece se os capacitores y entrarem em ação e a rede nao tiver aterramento?
Obrigado Helder! Em geral nada, mas tudo depende da forma que foi ligado o capacitor.
Excelente trabalho de divulgação e pesquisa
Obrigado Glaucio!
Parabéns professor pela aula. Muito bom
Obrigado Reinaldo!
Excelente aula mestre, parabéns! Foi muito bem vinda esta aula, pois eu estava precisando dela! Bom final de semana. 👍
Obrigado! Bom final de semana!
Uma das melhores aulas que já vi parabéns professor . Qual é o modelo deste microscópio ?
Obrigado Maurício! É o G1200, tem o review dele no canal, neste vídeo: th-cam.com/video/xOdXvMEHGa0/w-d-xo.html
Muito boa sua aula. Existe alguma forma de monitorar estes ruídos na rede elétrica ?
Obrigado Sylvio! Sim, existem equipamentos específicos para esse fim, mas é possível também monitorar com alguns multímetros que fazem aquisição de dados e osciloscópios com essa mesma função também.
Tem alguma aula ensinando a projetar esses tipos de filtro? e algum outro vídeo mostrando as outras tipologias de filtro?
Sim, há um vídeo sobre filtros. uma visão geral sobre eles. th-cam.com/video/ezNxqexWF5o/w-d-xo.html
Q profissionalismo esse canal. PARABÉNS
Obrigado Wando!
Suas aulas são de alto nível parabens!
Obrigado Valmir!
CONTEÚDO EXCELENTE E MUITO BEM EXPLICADO !
Obrigado Fernando!
Olá amigo Eletrolab, parabéns pelo seu canal, conteúdo de otima qualidade!
Hoje eu tenho três duvidas, mas que me parece interessante essas duvidas e preciso muito saber, tirar essas duvidas de vez,
então segue a seguir as duvidas:
-Olá amigo! minha placa modulo da geladeira brm48, precisa de um capacitor de entrada da rede e o mesmo mede 150nf por 310v, o capacitor esta estragado ele mede apenas no multímetro 50nf. Não encontro um de polipropileno 150n x 310v, posso troca-lo por um de polipropileno de 100n ou 150n x 275v para rede 220v? O de 275v é para rede 220v ou 127?
-Outra duvida que tenho é com relação aos capacitores de poliéster, se eu posso instalar no lugar do capacito de polipropileno da placa modulo da geladeira 220v, caso eu não achar de polipropileno, sabendo que é entrada de rede na placa. E também se posso usar capacitores de mesmo valor mas o corpo dele é bem menor que um original que vem na placa, qual a diferença nisso?
-E minha ultima dúvida é, se tenho um capacitor de polipropileno marcando 330nf x 310v, mas ao medir no multímetro ele dar m valor de 160nf, ou seja ja teve percas, mas posso instalar esse capacitor no lugar daquele que esta estragado original da placa da geladeira e media 150n e hoje marca no multímetro apenas 50n, remove-lo e instalar este outro que esta abaixo mas o valor real dele marca e 330n para 160n, ou seja próximo dos 150n que preciso , ara voltar ao original da placa da geladeira, instalar como emergência na placa para liberar minha geladeira e faze-la funcionar?
obrigado pela atenção e ajuda amigo!
Deus abençoe!
Olá Marcos, vamos lá: 1) A tensão de isolamento precisa ser maior ou igual a 310V, nesse caso recomendo procurar um de 400V com a mesma capacitância, que é mais comum, mas não use o de 275V na rede de 220V, o risco é elevado. 2) Não é recomendável trocar por poliéster, os de polipropileno suportam maiores temperaturas e são mais estáveis, poderia emergencialmente até usar o de poliéster com um maior isolamento (400V) como teste, para verificar se o problema está nessa área realmente e depois colocar o original. 3) Capacitores que por algum motivo perderam a capacitância já apresentam problemas no dielétrico (isolamento) e devem ser descartados, não podem ser aproveitados, pois vão gerar outros problemas no equipamento. Se tiver um de 180nF ou até mesmo 220nF em bom estado, é preferível usar como teste.
Video muito bom trnho muitos aqui mais nem uso por n saber ne pra wue serve etc obgd.
Valeu Luquinha!
Parabéns pelo vídeo, vou fazer uma reforma no meu testador de barras de LED.
Obrigado Cesar!
E ainda brocou mais ainda começando o video com roundabout Yes. N tem como não assinar e deixar like!
Valeu Alan!
@@Electrolab-Eletronica SOH PODES SER UMA PESSOA DE EXCELENTE BOM GOSTO
QUEM SABE, NÃO FAZ PANO PRETO E EXPLICA O DIFÍCIL DE MODO FÁCIL, BAITA PROFESSOR, PARABÉNS !
Obrigado Marco Antonio!
Olá, tudo bom ? nem preciso falar que esse video está excelente !!! pelo conteúdo, formatação e didática ! Queria uma informação sobre capacitores em paralelo com a chave de liga e desliga de um sistema. Falo isso porque tenho um equipamento com um baita transformador torroidal e esse capacitor em paralelo com a chave diminuiria o ruído de liga e desliga e tbm o fagulhamento no desligar. É recomendável ter esse capacitor ? Tem um material sobre esse tema ? Muito obrigado.
Obrigado Celso! Sim, esse capacitor amortece os efeitos do contato mecânico da chave. Ele é conhecido como debouncing. Já comentei sobre esse assunto em alguns vídeos. Mas anotei para um mais dedicado no futuro.
Muito bom, excelente explicação. Parabéns professor.
Obrigado José Antonio!
Gostei Muito da Aula !!
Parabéns Meu Irmão !!
Obrigado Zeantunes!
Mestre não querendo abusar da sua bondade e do seu vasto conhecimento, agora tenho uma duvida meio semelhante a minha pergunta anterior, só que é perguntar ao inverso, ou seja,
quero fazer uma fonte capacitiva, mas com LEDs de 0.75w ou de 0.5w em paralelo e alcançar uma potencia próximo as da lâmpada de mercado.
um led de 0.5w dividido por 3.5v = 0,15625mA , quero colocar no mínimo umas 30 LEDs, que dará 3,5v x 25 = 96v x 0,15625 = 15 w.
Acredito que o capacitor de filtro devera ter entre 3 mil a 5uf ou 5000 nano. Ainda preciso calcular ver se chego ao resultado.
Então se o capacitor de poliéster difícil achar nesses valores, mas encontrei de 2,2uf x 400v , posso também coloca-los em paralelo até dar a capacitância desejada.
Mas a ideia é saber se o capacitor de polipropileno ao qual já achei no mercado também com valor capacitivo de 2.2uf por 400v , se pode ser usado nesse projeto.
O capacitor polipropileno ele vem com um monte de certificado de segurança, muitos vendedores o chamam de capacitor de segurança, tem muito em fonte atx na entrada alternada.
Em fim Mestre, capacitor de polipropileno não se pode trocar para um de poliéster em um equipamento que veio original de fabrica ou projeto, mas no meu caso desse projeto ,
posso fazer fonte capacitivas com capacitor polipropileno? Aqueles de cor amarelo, tem uns que é roxo, outros é verde e formato retangular, Mesmo que após calculo seja necessário somar as capacitâncias colocando-os em paralelo. Por exemplo 2,2u +2,2u x400v vai depender do calculo o resultado. Depois tentarei testar no proteus, fazendo teste.
Olá Marcos, pode usar o polipropileno oara fontes sem transformador. Mas a grande questão aqui é outra, fontes capacitivas não são recomendadas para correntes acima de 100mA, por vários motivos. Há um vídeo no canal sobre elas. As lâmpadas led comerciais usam circuitos integrados de controle específicos para tensões elevadas, com conversores DCDC e retificação na entrada.
Vídeo muito interessante. Seria bom fazer um vídeo sobre esses indutores.
Obrigado Mário! Sugestão anotada!
@@Electrolab-Eletronica Aguardo.
Mais um aprendizado sensacional no canal.. Obrigado Professor!!
Obrigado Marco!
Muito bom o video. Mas como calcular os valores corretos dos capacitores?
Obrigado Luis! Embora os valores não sejam críticos, e em alguns casos padronizados, depende sempre do projeto e da posição que serão instalados.
Opa cara muito obrigado aí por essa explicação muito maravilhosa boa demais ajuda muita gente nas pequenas coisas
Valeu José! Seja sempre bem vindo ao canal!
Em tempo: vi também aula do Zener; show de bola. Valeu.
Obrigado!!
Os capacitores X2 também são utilizados em série com a rede para baixar a tensão de entrada. Estão sendo muito usados em cafeteiras (parte eletrônica) e equipamentos de baixo consumo. Como são robustos e de extrema segurança, substituem os capacitores de poliéster que são normalmente utilizados.
Bem lembrado Alexandre! Obrigado!!
E se ele partir amigo?
A tensão não passa ??
Estou com um probleminha aqui
Boa tarde,
Nessa aplicação, caso não encontre, quais as desvantagens e prejuízos utilizar um poliéster comum. Tenho algumas fontes de receptor RF de motor. As mais antigas utilizavam os poliéster e dificilmente pego com defeito. Já as mais novas utilizam o X2, acredito que por economia e qualidade, muitos "secam" até mesmo sem uso. Acabei de testar um que nunca foi ligado e está "zerado". O ruim é que não tem espaço para os de qualidade, que são maiores na mesma capacitância.
São em série para reduzir a tensão.
Grato
@@matheuscotrim1150 ele "não parte". Este tipo de capacitor X2 dificilmente entra em curto, portanto, são dois defeitos possíveis: 1- alteraçào de valor - o que diminui a tensão na saída ou ele "abre".
@@bstech5422 Risco a segurança do usuário e queima total da placa. O capacitor X2 (de qualidade) não entram em curto, foram construídos para isso.
muito bem explicado. Parabéns!
Obrigado Valdir!
otima aula,professor se puder me ajudar agradeço,uma placa de filtro tem o capacitor X ,porem pra fase chegar ate o capacitor passa por um resistor,e no outro terminal do capacitor pra chegar ate o neutro passa por um diodo com o catodo no neutro, um resistor e um diodo em serie em cada terminal do capacitor X funciona?na placa tem o layout +fase+Resistor+XCapacitorX-Diodo-Neutro- mas nao tem os valores do diodo e resistor.
Olá Helder! Vamos lá, o resistor na fase ajuda a limitar a corrente inicial quando o capacitor é carregado pela primeira vez. O diodo com catodo no neutro, pode ser para proteção contra picos de tensão. Durante o ciclo positivo da AC, a corrente passará pelo resistor em série, carregando o capacitor e então passando pelo diodo para neutro. O resistor limitará a corrente inicial. O diodo pode permitir que a corrente passe mais facilmente em uma direção, protegendo contra picos de tensão. Mas sem os valores exatos dos componentes (resistores e diodos), não é possível determinar com certeza a eficiência do circuito, mas a configuração básica parece ser funcional para a finalidade de filtragem e proteção.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pelo ensinamento e pela ajuda.
Boa noite Eloy, qual o vídeo seu que fala sobre o capacitor eletrolítico se auto carregar após uma descarga?
Olá José, é este aqui: th-cam.com/video/BSo6h6ofGuY/w-d-xo.html