Ter um professor que ensina é completamente diferente de ter um professor que dá aula! Enquanto um ensina, os alunos se calam e não veem a hora passar, quando se da aula, os alunos não veem a hora de a aula acabar! Obrigado aulas extremamente úteis para mim..
Existem bons canais de eletrônica no TH-cam, mas na minha opinião, este é o melhor. Vai direto ao ponto, sem enrolação, linguagem técnica mas de maneira que se entende muito bem, fala pausada, na velocidade ideal para entender sem ter que aumentou diminuir a velocidade de reprodução, passa muita confiança para quem está aprendendo, e ainda devo estar deixando passar alguma coisa.
Trabalho com reparos de inversores de frequência e Soft starter , as Soft starter trabalham com tiristores , já os inversores de frequência , trabalham com IGBTS com correntes elevadíssimas , parabéns , você sabe tudo sobre IGBTs e Tiristores !
Já trabalho com este componente há bom tempo, mas sua aula foi muito esclarecedoras, encontro muito em circuitos de elevadores, TV de plasma e inversores de tensão, muito obrigado pela aula.
Gostaria de parabenizá-lo por sua didática. Ignorei vários vídeos devido a isso e venho acompanhando seus vídeos que estão servindo para eu consolidar o aprendizado de vez. Acho a sua explicação rica, objetiva e muito esclarecedora, pois não perde tempo com coisas que confundem e vai direto ao ponto dando as ferramentas necessárias para o profissional trabalhar. Sem dúvida é um excelente professor!
Muito Obrigado Delta Floriano! Seja sempre bem vindo ao canal!
4 ปีที่แล้ว +3
Muito bom !! Tenho o básico em eletrônica, sou formado em eletrotécnica, realizei alguns concertos em eletrônica graças a dicas e aulas desse canal. Valeu mesmo amigo.
EU SOU DO RAMO DE MAQUINAS DE COSTURA INDUSTRIAL, E CREIO O CONTEUDO QUE VOCE ENSINA, ESCLARECERÁ E SOLUCIONARÁ TODAS AS DIFICULDADES QUE TENHO ENFRENTADOOséas Medeiros
sou leigo em eletrônica , cara é sério , vi o seu primeiro vídeo , like , elogio , inscrito , impressionado de como vc passa tudo mastigado e semsensura , blz , aí pense ,i se eu ver pelo menos 3 outros vídeos desse cara , com esse nível , vou dar like antes de ver qualquer conteúdo dele , aí comecei a ver esse vídeo , e não aguentei , sentei o like , e agora , vc tá com crédito comigo meu velho , antes de qualquer conteúdo didático seu , já é like e comentário meu nobre , vc é altamente indicável , n°1 , olha lá hein ,não é só comigo não , o pessoal tá besta rsrs , continue assim amigo , sucesso , e Deus lhe abençoe.
Eu tenho 18 anos de experiência na área de eletrônica, já fiz vários cursos, mas quero dizer que já vi muitos professores de eletrônica bons, mas em explicar os componentes nunca vi melhor q vc. Parabéns! Isso é um dom! E um outro dom maior q este é o de vc compartilha seu conhecimento.
Meu amigo a cada dia me impressiono com seus videos, são de uma desenvoltura sensacional. sia didática é perfeita ,sua explicação não deixa duvidas alguma, ate quem nunca viu nada de eletrônica te garanto que vai aprender na hora, parabéns meu amigo por passar isso tão majestosamente pra gente,,
@@Electrolab-Eletronica Amigo eu que agradeço por ver uns videos assim tão bons,,Olha aprendo muito com o sr, sempre entro ja procuro ver se vc ja postou video..
SHOW A EXPLICAÇÃO , PARABENS PROFESSOR , COMO VOÇÊ MESMO DISSE UM EQUIPAMENTO QUE SE USA O IGBT COM FREQUENCIAS DE 48KHZ À 50 E MAIS DE 180VCC P+/- , COM BAIXA CORRENTE , OS MODULOS DE SOM CLASSE D HIG-VOLT .
Parabéns meu amigo!!! O senhor resumiu um semestre de faculdade em 15 minutos!!! Explicou melhor que o Boylested e David Malvino!!! Seus vídeos são de extrema valia!!! Parabéns e feliz ano novo!!!
Ótima aula, professor!!! Sabe que tem muito técnico que não sabe testar corretamente um IGBT, FET ou um MOSFET. Muitos disconhecem o teste de chaveamento desses componentes, testando somente seu diodo interno...
Concordo com amigo, muito técnico só testam o diodo interno. Taí mais uma aula de excelente conteúdo como todos os vídeos aulas do canal. Professor muito obrigado. Gesiel de Teresina Piauí.
São muito boas as demonstrações apresentadas,principalmente como nós do tempo das válvulas sempre acrescentam novos conhecimentos que hoje em dia,são de grande valia.Parabéns.
Parabéns. Seus vídeos são muito interessantes e prendem a atenção. É como se fossem uma crônica falada. Dá gosto assistir porque na maioria dos vídeos postados, seja de material técnico ou qualquer outro assunto, os narradores são muito repetitivos e gaguejantes. Sem falar na ortografia sofrível e pronúncia que deixa a desejar. Sem desmerecer ninguém ( pois acho que cada um faz como pode e com os meios de que possui) a forma de apresentação é fundamental. Quanto a mim, você tem a minha total atenção. Obrigado pela oportunidade de rever conceitos e ilustrar a minha já cansada mas sempre curiosa carreira de quase quarenta anos de bancada. Um fraterno abraço.
Obrigado Luis Vitor! Fico contente que esteja apreciando os vídeos! O objetivo é torná-los sempre claros e acessíveis a todos! Em breve novos vídeo! Abcs!
admiro sua preocupaçao com o ensino e dedicaço em eletronica ! vc traz a luz a nossas mentes ! no meu trabalho o igbt é parte de uma maquina q faz diagnostico por imagem usando raio x dosado em pwm !
Muito bom seus vídeos que Deus te abençoe pelo seu trabalho pois sei que não e fácil tem que ter amor e paciência para fazer estas aulas muito obrigada pela suas explicação isso ajuda muito a quem não tem condições de fazer aulas ou curso mais uma vez obrigado
Parabéns por essa aula! Aprendi demais! Didática sensacional! Única dica que acrescentaria: quando for usar um Mosfet que não seja de nível lógico em microcontroladores , observar o gráfico de corrente por VGs no datasheet! Já tive problemas com isso! 😂😂
Ótima explicação Eloy. Valeu! Esse componente vejo muito em inversoras de solda pra uso medio/leve. Larguei atrasado na eletrônica e no canal. To fazendo uma corrida de recuperação. A batalha pelo podium ficará pra próxima geração. []s
Olá! A tempos atrás montei uma carga ativa para 20A X 280w usando 04 Mosfet´s IRF 540, em um descuido queimei um dos Mosfet´s. Na falta de Mosfet IRF 540 para substituição, usei a título de experiência 02 IGBT´s 20N60 substituindo os 04 Mosfet´s e notei que a performance da minha carga melhorou, ou seja, consegui drenar os mesmos 20A mas com uma potencia maior (300W) já que no Datasheet do IGBT a potencia destes são para 165W cada, e notei que o dissipador usado originalmente esquentou bem menos. Sem querer, melhorei a minha carga ativa usando IGBT´s ao invés de Mosfet´s. Um abraço!
@@Electrolab-Eletronica Olá! Para alguns fabricantes aparece como Mosfet, outros já aparecem como Transistor de efeito de campo aprimorado de canal N 20A 600V e ainda para outros fabricantes aparece como IGBT. O fato é que retirei estes ¨IGBT´s de um equipamento Soft Start da NIFE e no esquema deste equipamento aparece como IGBT. Mostet ou IGBT, sei que ficou muito bom na minha carga ativa e esquentou bem menos. Abraços!
O que importa é que funcionou e que está tudo certo! Lembrando que "Transistor de efeito de campo aprimorado de canal N" é o mesmo que MOSFET. O IGBT é estruturalmente diferente de FETs e MOSFETs e não sempre funciona em substituição.
Professor, neste vídeo e em outros, eu vejo você falar sobre a alta impedância de entrada como sendo algo bom. Na minha cabeça, sempre que eu ouço o termo impedância, me vem a mente algo que diz respeito a resistência interna ( resistência +reatancia cap + reatancia indut). Sendo assim, eu entendo que essa alta impedância de entrada é boa para evitar uma espécie de sobrecarga de corrente nos componentes anteriores. Ou seja, se não fosse por essa impedância alta, aconteceria com os componentes anteriores ( responsáveis pelo disparo) o mesmo que aconteceria com um Arduíno se eu ligar um motor direto na sua porta sem fazer uso de um driver de acionamento. Foi essa a conclusão que cheguei depois de ver alguns vídeos no seu canal, só quero saber se este raciocínio está correto ou se entendi tudo errado. Aos poucos vou devorando suas playlists e sempre que houver dúvida, vou estar te perturbando como minhas perguntas malucas,kkkkk . Abraço!
Na maioria das vezes a alta impedância de entrada é importante, pois acaba criando uma alta sensibilidade, permitindo trabalhar com sinais de baixa corrente. A sua linha de raciocínio está correta nesses casos.
Caramba! Só fui ali no mercado e quando voltei já estava respondida a minha pergunta! Muito bom! È por isso que eu não me canso de recomendar seu canal para os colegas que realmente estão querendo aprender eletrônica.
Estava receoso de usar IGBTs num projeto de um inversor de frequencia senoidal, na ponte H de alta tensão. Mas depois dessa aula, utilizarei-os sem medo!
Eu já li em um manual de uma máquina de solda que usa esse IGBT... bem legal! A máquina é toda digital com painel touch e 14 kg. Bem leve pra uma TIG de 200 A.
O 60CPH03 pode ser uma boa escolha para inversores de pequeno porte, desde que você respeite as limitações de corrente e adote um bom sistema de dissipação térmica. Esse IGBT consegue operar em frequências médias de comutação até 20kHz. Para frequências mais altas, pode ser necessário um IGBT com tempos de comutação ainda mais rápidos. Se precisar de mais potência ou frequência mais alta, você pode considerar IGBTs com especificações de corrente e velocidade de comutação superiores.
Boa noite Eloy, parabéns pelos vídeos, tem sido muito útil para nós da eletrônica. Gostaria de dicas para medir a capacitância Cies, Coes e Cres do IGBT de potência.
Obrigado José! Isso não é trivial, essa capacitâncias são características dinâmicas do IGBT, ou seja, variam conforme a polarização, sinal e também são influenciadas por capacitâncias parasitas, não são medidas diretamente no modo estático. Os valores típicos das capacitâncias são medidos em condições específicas de VCE , frequência e VGE, e sua variação é inversamente proporcional à tensão coletor-emissor. Existem uns traçadores de curvas da Agilent/Keysight, nos laboratórios de fabricantes, que traçam essas curvas de capacitâncias.
primeiramente queria lhe parabenizar pela a ótima aula e aproveitando a oportunidade eu queria saber qual é a diferença entre a simbologia do igbt com diodo e sem diodo do coletor para o emissor ?
Obrigado! Esse diodo existe em alguns modelos de IGBTs e não existe em outros, são diodos anti-paralelos para absorção de transientes de comutação, portanto mais usados com cargas indutivas, como motores por exemplo. Cargas resistivas podem usar IGBTs sem esses diodos de proteção.
Fala meu jovem, acabou de ganhar mais um inscrito, top top. Se possível me tira uma dúvida. Estou buscando conhecimento, e costumo fazer algumas gambiarra Aqui em casa nos meu tempos de folga. Estou desenvolvendo um sistema de alta tensão, tenho uns igbts de 3000v. Minha dúvida é 1- Posso retificar a saída de um inversor 12/220 2- Ligar em um dobrador ou triplicado de tensão 3- utilizar o igbts para controlar a frequência + através de um pwm, respeitando as frequências do igbt 4- Uma bobina indutora na saída + A ideia é conseguir um Mixer de frequência, tipo 100hz a 3 pulsos por segundo...
Olé Rodrigo, vamos lá: 1) Sim, pode. 2) Dobradores clássicos com diodos e capacitores funcionam com AC, não funcionariam se retificar a saída do inversor. Se usar tensão alta os capacitores e diodos deverão suportar esses valores. 3) Sim, é possível. 4) Se for para filtro, precisa estar calculada para tal.
Percebi que ele pode ser usado como interruptor... é isso? Na cartela com os modelos havia um que parecia com um termostato, é um? Como para um quase cego em eletrônica, diferenciar o IGBT do mosfet? Poderemos usar o IGBT como substituto do mosfet em controladores de velocidade nos motores? Obrigado por mais uma aula! Um abraço.
Olá Marcos, pode sim o IGBT é usado como chaveador em muitas aplicações. Aquele que aparece na imagem não é um termostato. A diferença visual entre o IGBT e o MOSFET pode não existir, salvo pelo grandes modelos de IGBTs, construídos em módulos. Você precisará ver o código do componente e buscar na internet o datasheet, caso não conheça, para identificar o modelo. O IGBT pode ser usado no controle de velocidade, em função idêntica a dos MOSFETS. Abcs.
Grato pela aula! Venho tendo dificuldade em substituir IGBT em fogões por indução, o IGBT lá utilizados são de 1.350 volts por 20 amperes, muito difícil de encontramos originais ou que pelo menos suporte os 1.350 volts oriundos certamente da força contra eletro motriz devolvida ao IGBT pera bobina de aquecimento do fogão. Haveria um teste pratico para aferir qual tensão suportada pelo coleto e emissor IGBT substituto, quando por algum motivo desconhecemos suas características?
Substituir IGBTs em fogões por indução pode ser complicado. Se você desconhece as especificações do IGBT substituto, realizar testes práticos para aferir a tensão de coletor-emissor máxima pode ser arriscado. Existem algumas formas que podem ajudar a testar o IGBT em termos práticos. Você pode usar uma fonte de alta tensão controlada que permita aumentar a tensão aplicada entre o coletor e o emissor lentamente enquanto o dispositivo está em estado de bloqueio (sem corrente na porta). Monitore a tensão e tenha sistemas de proteção (como fusíveis rápidos e diodos de supressão de surtos) para evitar danos caso o dispositivo falhe. Se o IGBT sofrer um arco interno, a tensão máxima suportada foi ultrapassada. Este é um método destrutivo. Ou se tiver acesso a instrumentação avançada, pode usar equipamentos de teste de semicondutores, como testadores de curvas de IGBTs, permite medir a tensão de ruptura entre coletor e emissor. Em um ambiente de laboratório com equipamentos adequados, você pode fazer medições não destrutivas para verificar até que ponto o dispositivo pode suportar tensão sem falhar. Fora isso, tente usar circuitos de proteção, como snubbers ou varistores, para proteger o IGBT contra picos de tensão durante a operação. Mesmo sem o datasheet do substituto, comparar com componentes similares conhecidos pode ajudar a estimar as especificações. Pesquisar por IGBTs modernos que suportam tensões similares (1.200V a 1.700V) e correntes apropriadas, mesmo que a tensão exata de 1.350V seja rara, pode ajudar a encontrar substitutos viáveis. Nos teste comece sempre com tensões mais baixas em um início de teste e aplique as tensões progressivamente.
Estou testando o seguinte aparelho chinês: "transistor withstand voltage teste mod: EMC - 03" Ele coloca o emissor e base de um bipolar ou o GATE e o emissor do IGBT no mesmo potencial para mantê-los em corte, em seguida por intermédio de um botão e uma outra garra jacaré, aplica-se uma alta tensão ajusta ao terminal que sobrou que pode ser coletor ou dreno, então o aparelho mostra no display uma tensão que até o momento está de conformidade com o datasheet do componente em teste!
Olá essa aula foi muito boa, só que seria interessante fazer um circuito calculando as resistência de polarização, com tensão de gate e uma corrente alta
Electrolab Poxa cara, te agradeço por tudo viu? Ótimo! Olha, vou abrir seu Link. Depois te retorno para te dizer o que achei. ..Rsrsrs Grande Abraço! Att Macêdo / RJ Fiquei muito grato por sua ajuda meu amigo! Desejo tudo de bom em seus objetivos!
Caro professor, grato pela resposta anterior, agora sobre o IGBT, posso usa-lo em um transformador de soldagem? para ccontrolar aa corrente e a tensão na saída do trafo?visto que normalmente temos uma tensão entre 40 a 50vca e aprox. 200a.grato.
Olá Plínio! Pode sim, há equipamentos comerciais de controle de potência em solda, que usam IGBTs.
8 ปีที่แล้ว +6
Mais um ótimo video! Pretende falar sobre BJT? Aquela parte de amplificadores (emissor-comum, base-comum, coletor-comum), polarização, funcionamento e etc? Abraços
Boa tarde Muito boa a sua didática de ensino. No mosfet, em função da alta impedância de gate, há necessidade de um diodo para atenuar o resíduo de tensão que fica quanto ele entra em corte. Nos IGBts também necessita? Obrigado
Obrigado! Em geral, não se usa diodos nessa função e sim resistores de pulldown do gate para o terra. Quando há diodos no gate, eles aparecem em série para limitar a tensão de gate. Isso vale para o IGBT. Já do outro lado, há o que que chama de diodo intrínseco do MOSFET (entre Dreno e Source) e esse é uma proteção para cargas indutivas.
Obrigado Christiano! Embora o IGCT seja um componente de uso exclusivo da área de elétrica, pois controla potências altíssimas, anotei a sugestão. O problemas é conseguir um para mostrar! rsrsrr
ok obrigado pela atenção professor . o assunte que eu avia postado , alem de elogia sua aula sobre mosfet x igbt que foi ótima parabéns .O assunto quer eu quero muito sua ajuda , é sobre inversores de frequência , eu sou amador no assunto mais a algum tempo comecei a construir alguns inversores de pequena potencia que funciona muito bem , agora ,quero montar um de media , alta potencia . mas o driver que eu uso nos de baixa potencia e o ir2130/ 2132 que usa um Sistema de Bootstrap indicado para no máximo 2,2 kw com isso resolvi montar um projeto usando o ci hcpl 3120 bom olhando a olha de dados do hcpl encontrei la umas sugestões de circuito , fiz uma montagem usado o modelo que supostamente forneceria mais 15 v e menos 5 v bom esta modelo não oscila o lado de alta que usa dois capacitores formando assim uma configuração de uma fonte simétrica enquanto o lado de baixa oscila muita bem , muito bem re fiz o projeto usado apenas um capacitor de bootstrap no lado alto do barramento cc e também do lado baixo ai sim o inversor funciona muito bem , mas esta configuração naõ fornece os -5 v . o inversor que estou projetando tera no barramento cc 160 v com uma corrente que poderá chegar a 250 amperes os igbts que vou usar são da TOSHIBA , MG300J2YS45 300 AMPERES 600V ESLES PEDEM MAIS OU MENOS 15V E ATE MENOS 8V.NO GATE .bom procurei passa o max das informações , gostaria de pedir a vc de uma olhada na folha de dados do hcpl 3120 se puder por favor me ajuda a resolver esta questão pois os componentes são caros um erro poderia destruir tudo rs. gostaria de chaveia os G com mais 15 e pelo menos -5v . desde ja agradeço muito . Mostrar menos Responder
Olá Joel, seu comentário estava indo para a caixa bloqueada. Vi o datasheet e não vi motivo para não funcionar corretamente! Creio que só uma análise detalhada na montagem e circuito, com medições no osciloscópio, poderiam ajudar a descobrir onde estaria o problema. A sugestão de circuito do fabricante é sempre confiável, portanto deveria atuar bem como driver dos IGBTs, atuando no range todo do gate, desde a parte negativa até a positiva. Lamento não poder ajudar mais!
Boa tarde! Primeiramente, parabéns pelo canal e pelo vídeo. Estou fazendo uma automação de um chuveiro residencial e pela sua alta potência optei pelo IBGT irg4pc50wpbf Observei em seu DataSheet e sua Vge é de +- 20, porem, pela sua facilidade de acionamento. eu conseguiria aciona-lo diretamente pela porta de saida do Arduino por ex. ?
Olá Gabriel, é possível que sim, já que a corrente de acionamento desse modelo é baixa, embora seria prudente colocar um transistor de driver antes. Agora, como você vai acionar o chuveiro, se o IGBT controla cargas DC? Para AC você deveria usar um TRIAC.
Gabriel, de 55A não me lembro, mas muitos usam o BTA41, de 40A, podendo colocar dois em paralelo em redes de 127V, e um só em redes de 220V (corrente menor).
amigo eu fiz uma repuxadeira e tor usando um relé de estado sólido quer usa um trinta 41 mais eu queria aumenta a corrente de pasage para o trafo fica com uma respostas bem melho . tem como eu usa um igbt das quele gramde
Ter um professor que ensina é completamente diferente de ter um professor que dá aula! Enquanto um ensina, os alunos se calam e não veem a hora passar, quando se da aula, os alunos não veem a hora de a aula acabar! Obrigado aulas extremamente úteis para mim..
Obrigado Junior! Fico feliz que esteja aproveitando os conteúdos!
Falou e disse!👍bora, toma uma 🍺
Existem bons canais de eletrônica no TH-cam, mas na minha opinião, este é o melhor. Vai direto ao ponto, sem enrolação, linguagem técnica mas de maneira que se entende muito bem, fala pausada, na velocidade ideal para entender sem ter que aumentou diminuir a velocidade de reprodução, passa muita confiança para quem está aprendendo, e ainda devo estar deixando passar alguma coisa.
Obrigado Tobias! Seja sempre bem-vindo ao canal!
parabéns pela aula !!! terminei a escola técnica em 1986, é com orgulho que vejo o transistor sendo re-inventado !!!
Obrigado Ad!!
Trabalho com reparos de inversores de frequência e Soft starter , as Soft starter trabalham com tiristores , já os inversores de frequência , trabalham com IGBTS com correntes elevadíssimas , parabéns , você sabe tudo sobre IGBTs e Tiristores !
Obrigado Milton! Em breve novos vídeos no canal!
Muito bom. Estou trocando 2 IGBTs de uma placa Y SUS de uma TV de plasma e nao sabia direito seu funcionamento. Suas aulas sao demais como sempre...
Obrigado Rodrigo!
Já trabalho com este componente há bom tempo, mas sua aula foi muito esclarecedoras, encontro muito em circuitos de elevadores, TV de plasma e inversores de tensão, muito obrigado pela aula.
Obrigado Rivaldo!
Gostaria de parabenizá-lo por sua didática. Ignorei vários vídeos devido a isso e venho acompanhando seus vídeos que estão servindo para eu consolidar o aprendizado de vez. Acho a sua explicação rica, objetiva e muito esclarecedora, pois não perde tempo com coisas que confundem e vai direto ao ponto dando as ferramentas necessárias para o profissional trabalhar. Sem dúvida é um excelente professor!
Muito Obrigado Delta Floriano! Seja sempre bem vindo ao canal!
Muito bom !! Tenho o básico em eletrônica, sou formado em eletrotécnica, realizei alguns concertos em eletrônica graças a dicas e aulas desse canal. Valeu mesmo amigo.
Seja sempre bem vindo ao canal Josué!
Sempre com uma didática diferenciada. Mesmo quem já estudou IGBT como eu e outros apreciam a explicação. Grato.
Obrigado Joaldo!
EU SOU DO RAMO DE MAQUINAS DE COSTURA INDUSTRIAL, E CREIO O CONTEUDO QUE VOCE ENSINA, ESCLARECERÁ E SOLUCIONARÁ TODAS AS DIFICULDADES QUE TENHO ENFRENTADOOséas Medeiros
Parabéns suas aulas são bastante explicativas!
Obrigado Fabio!
sou leigo em eletrônica , cara é sério , vi o seu primeiro vídeo , like , elogio , inscrito , impressionado de como vc passa tudo mastigado e semsensura , blz , aí pense ,i se eu ver pelo menos 3 outros vídeos desse cara , com esse nível , vou dar like antes de ver qualquer conteúdo dele , aí comecei a ver esse vídeo , e não aguentei , sentei o like , e agora , vc tá com crédito comigo meu velho , antes de qualquer conteúdo didático seu , já é like e comentário meu nobre , vc é altamente indicável , n°1 , olha lá hein ,não é só comigo não , o pessoal tá besta rsrs , continue assim amigo , sucesso , e Deus lhe abençoe.
Obrigado pelas palavras de incentivo David!
Mais um tema ( e componente ) pra acrescentar em meu conhecimento contínuo na Eletrônica como Hobbysta e profissa há mais de 35 anos! Ueba! Valeu!
Obrigado Francisco!
Boa noite a todos, sou técnico eletrônico, suas aulas são exeplares, parabéns.
Obrigado Maria Isabela!
Excelente Mestre. Sempre ouço falar do IGBT, porém não entendia ao certo como funcionava. Parabéns! 💡⚡
Obrigado Rogerio!
Eu tenho 18 anos de experiência na área de eletrônica, já fiz vários cursos, mas quero dizer que já vi muitos professores de eletrônica bons, mas em explicar os componentes nunca vi melhor q vc. Parabéns! Isso é um dom! E um outro dom maior q este é o de vc compartilha seu conhecimento.
Muito obrigado Ronaldo! Seja sempre bem vindo ao canal!
IGBTs, usado muito no transporte ferroviário como metrô e trens suburbanos, no controle soft start de partida das composições ferroviária.
Perfeito!!
Meu amigo a cada dia me impressiono com seus videos, são de uma desenvoltura sensacional. sia didática é perfeita ,sua explicação não deixa duvidas alguma, ate quem nunca viu nada de eletrônica te garanto que vai aprender na hora, parabéns meu amigo por passar isso tão majestosamente pra gente,,
Muito obrigado Robson!
@@Electrolab-Eletronica Amigo eu que agradeço por ver uns videos assim tão bons,,Olha aprendo muito com o sr, sempre entro ja procuro ver se vc ja postou video..
SHOW A EXPLICAÇÃO , PARABENS PROFESSOR , COMO VOÇÊ MESMO DISSE UM EQUIPAMENTO QUE SE USA O IGBT COM FREQUENCIAS DE 48KHZ À 50 E MAIS DE 180VCC P+/- , COM BAIXA CORRENTE , OS MODULOS DE SOM CLASSE D HIG-VOLT .
Obrigado Welbrt!! Em breve novos videos no canal!
O vídeo é uma aula completa e agrega conhecimento até pra quem já tem conhecimento à respeito.
Obrigado Nando!
Revejo os vídeos antigos relembrando a academia. Q saudades daquele tempo. Mas vc têm o dom de simplificar. 👏👏👏
Bons tempos! Obrigado!
Parabéns meu amigo!!! O senhor resumiu um semestre de faculdade em 15 minutos!!! Explicou melhor que o Boylested e David Malvino!!! Seus vídeos são de extrema valia!!! Parabéns e feliz ano novo!!!
Muito obrigado Isaac!! Feliz 2018!
Ótima aula, professor!!! Sabe que tem muito técnico que não sabe testar corretamente um IGBT, FET ou um MOSFET. Muitos disconhecem o teste de chaveamento desses componentes, testando somente seu diodo interno...
Obrigado Placatec! É verdade, é preciso tomar cuidado para não efetuar falsas medidas, devido ao diodo interno!
Muito. Bom. Didática primorosa para transmitir bons ensinamentos. Grato.
Obrigado Oswaldo!
Concordo com amigo, muito técnico só testam o diodo interno. Taí mais uma aula de excelente conteúdo como todos os vídeos aulas do canal. Professor muito obrigado. Gesiel de Teresina Piauí.
Muito obrigado Gesiel!
São muito boas as demonstrações apresentadas,principalmente como nós do tempo das válvulas sempre acrescentam novos conhecimentos que hoje em dia,são de grande valia.Parabéns.
Obrigado Claudio!
Grato.
Show de aula. IGBT é o cara das inversoras de solda!
Obrigado Adilson! Isso mesmo!
Muito bom..eu estava confundindo IGBT com Mosfet, gracas a vc agora sei que sao diferentes.. gostei da aula.👏👏👏
Obrigado Sergio!
Parabéns. Seus vídeos são muito interessantes e prendem a atenção.
É como se fossem uma crônica falada.
Dá gosto assistir porque na maioria dos vídeos postados, seja de material técnico ou qualquer outro assunto, os narradores são muito repetitivos e gaguejantes.
Sem falar na ortografia sofrível e pronúncia que deixa a desejar.
Sem desmerecer ninguém ( pois acho que cada um faz como pode e com os meios de que possui) a forma de apresentação é fundamental.
Quanto a mim, você tem a minha total atenção. Obrigado pela oportunidade de rever conceitos e ilustrar a minha já cansada mas sempre curiosa carreira de quase quarenta anos de bancada.
Um fraterno abraço.
Obrigado Luis Vitor! Fico contente que esteja apreciando os vídeos! O objetivo é torná-los sempre claros e acessíveis a todos! Em breve novos vídeo! Abcs!
Comentário muito bom. Parabéns pro professor...e, pra vc tb.
admiro sua preocupaçao com o ensino e dedicaço em eletronica ! vc traz a luz a nossas mentes ! no meu trabalho o igbt é parte de uma maquina q faz diagnostico por imagem usando raio x dosado em pwm !
Muito obrigado Leandro! Muito interessante a área de equipamentos médicos!
Muito bom seus vídeos que Deus te abençoe pelo seu trabalho pois sei que não e fácil tem que ter amor e paciência para fazer estas aulas muito obrigada pela suas explicação isso ajuda muito a quem não tem condições de fazer aulas ou curso mais uma vez obrigado
Obrigado! Seja sempre bem vindo ao canal!
Parabéns por essa aula! Aprendi demais! Didática sensacional!
Única dica que acrescentaria: quando for usar um Mosfet que não seja de nível lógico em microcontroladores , observar o gráfico de corrente por VGs no datasheet! Já tive problemas com isso! 😂😂
Maravilha Gabriel! Obrigado!
Cada vez fico mais interessado de entender o assunto de eletrônica com você,obrigado.
Obrigado Adriano! Seja sempre bem vindo ao canal!
Ótima explicação Eloy. Valeu!
Esse componente vejo muito em inversoras de solda pra uso medio/leve.
Larguei atrasado na eletrônica e no canal. To fazendo uma corrida de recuperação.
A batalha pelo podium ficará pra próxima geração. []s
Rsrsrr, valeu Mendes! Abcs.
cara como voce explica bem,abre a visão e fica bem facil de entender,parabéns!
Obrigado Luis Carlos!!!!
Excelente. Aula. Contribuição primorosa do canal . para usuários da web. Grato por compartilhar .
Obrigado Oswaldo!
Olá! A tempos atrás montei uma carga ativa para 20A X 280w usando 04 Mosfet´s IRF 540, em um descuido queimei um dos Mosfet´s. Na falta de Mosfet IRF 540 para substituição, usei a título de experiência 02 IGBT´s 20N60 substituindo os 04 Mosfet´s e notei que a performance da minha carga melhorou, ou seja, consegui drenar os mesmos 20A mas com uma potencia maior (300W) já que no Datasheet do IGBT a potencia destes são para 165W cada, e notei que o dissipador usado originalmente esquentou bem menos. Sem querer, melhorei a minha carga ativa usando IGBT´s ao invés de Mosfet´s. Um abraço!
Olá Sidney! Se foi mesmo um 20N60, trata-se de um Mosfet e não é IGBT. (20N60 - 20A, 600V N-CHANNEL POWER MOSFET)
@@Electrolab-Eletronica Olá! Para alguns fabricantes aparece como Mosfet, outros já aparecem como Transistor de efeito de campo aprimorado de canal N 20A 600V e ainda para outros fabricantes aparece como IGBT. O fato é que retirei estes ¨IGBT´s de um equipamento Soft Start da NIFE e no esquema deste equipamento aparece como IGBT. Mostet ou IGBT, sei que ficou muito bom na minha carga ativa e esquentou bem menos. Abraços!
O que importa é que funcionou e que está tudo certo! Lembrando que "Transistor de efeito de campo aprimorado de canal N" é o mesmo que MOSFET. O IGBT é estruturalmente diferente de FETs e MOSFETs e não sempre funciona em substituição.
Obrigado. Me auxiliou no entendimento sobre o componente.
Valeu Cleverson!
Aula perfeita professor. Pra ficar super perfeita só ensinando como testar o IGBT.
Obrigado Célio! Sugestão anotada!
Dispensa comentários. Dá gosto assistir explicação de que realmente intende do assunto. Show!
Obrigado Elton!
Adorei saber mais sobre este componente 🥰
Valeu João Seja sempre bem-vindo ao canal!
ok Eu vo compra .valeu amigo
Parabéns pela aula. Me ajudou. 👍
Obrigado José Roberto!
Professor, neste vídeo e em outros, eu vejo você falar sobre a alta impedância de entrada como sendo algo bom. Na minha cabeça, sempre que eu ouço o termo impedância, me vem a mente algo que diz respeito a resistência interna ( resistência +reatancia cap + reatancia indut). Sendo assim, eu entendo que essa alta impedância de entrada é boa para evitar uma espécie de sobrecarga de corrente nos componentes anteriores. Ou seja, se não fosse por essa impedância alta, aconteceria com os componentes anteriores ( responsáveis pelo disparo) o mesmo que aconteceria com um Arduíno se eu ligar um motor direto na sua porta sem fazer uso de um driver de acionamento. Foi essa a conclusão que cheguei depois de ver alguns vídeos no seu canal, só quero saber se este raciocínio está correto ou se entendi tudo errado. Aos poucos vou devorando suas playlists e sempre que houver dúvida, vou estar te perturbando como minhas perguntas malucas,kkkkk . Abraço!
Na maioria das vezes a alta impedância de entrada é importante, pois acaba criando uma alta sensibilidade, permitindo trabalhar com sinais de baixa corrente. A sua linha de raciocínio está correta nesses casos.
Caramba! Só fui ali no mercado e quando voltei já estava respondida a minha pergunta! Muito bom! È por isso que eu não me canso de recomendar seu canal para os colegas que realmente estão querendo aprender eletrônica.
Parabens pela aula, excelente didatica.
Obrigado Renato!
Estava receoso de usar IGBTs num projeto de um inversor de frequencia senoidal, na ponte H de alta tensão. Mas depois dessa aula, utilizarei-os sem medo!
Perfeito, entendendo bem a construção, trata-se de um componente tão simples de usar como um MOSFET. Boa sorte!
ok muito obrigado pela sua atenção se pinta uma ideia para o problema por favor me diga seri grato um grande abraço
Cara só posso dizer uma coisa. Muito bem explicado excelente! !!!
Obrigado Robson!
Eu já li em um manual de uma máquina de solda que usa esse IGBT... bem legal! A máquina é toda digital com painel touch e 14 kg. Bem leve pra uma TIG de 200 A.
Sim, os IGBTs normalmente são usados em aplicações mais parrudas!
Que aula excelente. Muito obrigado por essa aula!!!
Obrigado Izael!
Parabéns ótima aula meu caro, peso a Deus que lhe der força e saúde, para vc continuar nos ajudando..forte abraços...
Obrigado pelo incentivo Natalício!!
60cph03 pode ser usado em pequeno projeto de inversor?
O 60CPH03 pode ser uma boa escolha para inversores de pequeno porte, desde que você respeite as limitações de corrente e adote um bom sistema de dissipação térmica. Esse IGBT consegue operar em frequências médias de comutação até 20kHz. Para frequências mais altas, pode ser necessário um IGBT com tempos de comutação ainda mais rápidos. Se precisar de mais potência ou frequência mais alta, você pode considerar IGBTs com especificações de corrente e velocidade de comutação superiores.
Parabéns pelas explicações!
Obrigado Abelardo!
Mais um inscrito no canal. Muito bom! Parabéns pela didática, e pelo inglês!
Obrigado Fabio!!
Olá MEU amigo, passando pra deixar o meu apoio a seu trabalho
Olá Cláudio, obrigado!
quem sabe faz ao vivo
seus detalhes sao muito bem aplicados com linguagem bem figuradas e tecnicas trabalho com excelencia (iso)
Obrigado Reginaldo!
Muito bem explicado tirou minhas dúvidas sobre os IGBT .
Obrigado José Nilson!
Boa noite Eloy, parabéns pelos vídeos, tem sido muito útil para nós da eletrônica.
Gostaria de dicas para medir a capacitância Cies, Coes e Cres do IGBT de potência.
Obrigado José! Isso não é trivial, essa capacitâncias são características dinâmicas do IGBT, ou seja, variam conforme a polarização, sinal e também são influenciadas por capacitâncias parasitas, não são medidas diretamente no modo estático. Os valores típicos das capacitâncias são medidos em condições específicas de VCE , frequência e VGE, e sua variação é inversamente proporcional à tensão coletor-emissor. Existem uns traçadores de curvas da Agilent/Keysight, nos laboratórios de fabricantes, que traçam essas curvas de capacitâncias.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado Eloy, sucesso.
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Isso ti torna cada dia melhor. Abrs.
Obrigado Weliton!
Em tempo: grato pelo nível de suas explicações!
Obrigado!
EXCELENTE EXPLICAÇÃO PROF!!!!!! VOU ASSISTIR OS OUTROS VIDEOS TAMBÉM; VALEU
Obrigado Edner!
uma explicaçao impar.excelente.PARABENS.
Obrigado Helio!
Ótimo vídeo professor!
Obrigado Jadey!
Parabéns pelos videos,esta me ajudando muito.obrigado!!!
Obrigado Igor! Boa sorte nos estudos!
Ótima aula professor
Obrigado Antonio!
essas aulas mim ajuda! bastante mesmo! Muito bom...
Obrigado Batalha! Bons estudos!
primeiramente queria lhe parabenizar pela a ótima aula e aproveitando a oportunidade eu queria saber qual é a diferença entre a simbologia do igbt com diodo e sem diodo do coletor para o emissor ?
Obrigado! Esse diodo existe em alguns modelos de IGBTs e não existe em outros, são diodos anti-paralelos para absorção de transientes de comutação, portanto mais usados com cargas indutivas, como motores por exemplo. Cargas resistivas podem usar IGBTs sem esses diodos de proteção.
Excelente exposição!
Obrigado Rômulo!!
Excelente! Amei a aula ! Ganhou mais uma inscrita 😊 gratidão 👋
Obrigado Sol! Seja sempre bem-vinda ao canal!
⟳Muito show a explicação, estava faltando videos assim e português. Obrigado Electrolab. Forte abraço.⟲
Muito obrigado Tiago!
Parabéns pelo vídeo/aula, conteúdo fantástico.
Obrigado Eric!
Parabéns meu amigo por essa explicação show!!!
Obrigado Lygia!
Obrigado, excelente aula.
Obrigado Gileade!
exelente video!! agora para que serve o IGBT?
Obrigado Francisco! Função similar ao MOSFET, em geral usado para controle de altas potências.
Fala meu jovem, acabou de ganhar mais um inscrito, top top.
Se possível me tira uma dúvida.
Estou buscando conhecimento, e costumo fazer algumas gambiarra Aqui em casa nos meu tempos de folga. Estou desenvolvendo um sistema de alta tensão, tenho uns igbts de 3000v. Minha dúvida é 1- Posso retificar a saída de um inversor 12/220
2- Ligar em um dobrador ou triplicado de tensão
3- utilizar o igbts para controlar a frequência + através de um pwm, respeitando as frequências do igbt
4- Uma bobina indutora na saída +
A ideia é conseguir um Mixer de frequência, tipo 100hz a 3 pulsos por segundo...
Olé Rodrigo, vamos lá: 1) Sim, pode. 2) Dobradores clássicos com diodos e capacitores funcionam com AC, não funcionariam se retificar a saída do inversor. Se usar tensão alta os capacitores e diodos deverão suportar esses valores. 3) Sim, é possível. 4) Se for para filtro, precisa estar calculada para tal.
@@Electrolab-Eletronica então primeiro teria que dobrar a tensão para depois retificar?
Exato!
@@Electrolab-Eletronica teria algum problema pelo dobrador com relação essa tensão retornar para o inversor, ou isso não acontece
Se corretamente dimensionado não há como ter retorno.
Percebi que ele pode ser usado como interruptor... é isso?
Na cartela com os modelos havia um que parecia com um termostato, é um?
Como para um quase cego em eletrônica, diferenciar o IGBT do mosfet?
Poderemos usar o IGBT como substituto do mosfet em controladores de velocidade nos motores?
Obrigado por mais uma aula!
Um abraço.
Olá Marcos, pode sim o IGBT é usado como chaveador em muitas aplicações. Aquele que aparece na imagem não é um termostato. A diferença visual entre o IGBT e o MOSFET pode não existir, salvo pelo grandes modelos de IGBTs, construídos em módulos. Você precisará ver o código do componente e buscar na internet o datasheet, caso não conheça, para identificar o modelo. O IGBT pode ser usado no controle de velocidade, em função idêntica a dos MOSFETS. Abcs.
Desconfiei. Mas nada como consultar a fonte!
Obrigado, amigo.
Abraço.
Grato pela aula!
Venho tendo dificuldade em substituir IGBT em fogões por indução, o IGBT lá utilizados são de 1.350 volts por 20 amperes, muito difícil de encontramos originais ou que pelo menos suporte os 1.350 volts oriundos certamente da força contra eletro motriz devolvida ao IGBT pera bobina de aquecimento do fogão. Haveria um teste pratico para aferir qual tensão suportada pelo coleto e emissor IGBT substituto, quando por algum motivo desconhecemos suas características?
Substituir IGBTs em fogões por indução pode ser complicado. Se você desconhece as especificações do IGBT substituto, realizar testes práticos para aferir a tensão de coletor-emissor máxima pode ser arriscado. Existem algumas formas que podem ajudar a testar o IGBT em termos práticos. Você pode usar uma fonte de alta tensão controlada que permita aumentar a tensão aplicada entre o coletor e o emissor lentamente enquanto o dispositivo está em estado de bloqueio (sem corrente na porta). Monitore a tensão e tenha sistemas de proteção (como fusíveis rápidos e diodos de supressão de surtos) para evitar danos caso o dispositivo falhe. Se o IGBT sofrer um arco interno, a tensão máxima suportada foi ultrapassada. Este é um método destrutivo. Ou se tiver acesso a instrumentação avançada, pode usar equipamentos de teste de semicondutores, como testadores de curvas de IGBTs, permite medir a tensão de ruptura entre coletor e emissor. Em um ambiente de laboratório com equipamentos adequados, você pode fazer medições não destrutivas para verificar até que ponto o dispositivo pode suportar tensão sem falhar. Fora isso, tente usar circuitos de proteção, como snubbers ou varistores, para proteger o IGBT contra picos de tensão durante a operação. Mesmo sem o datasheet do substituto, comparar com componentes similares conhecidos pode ajudar a estimar as especificações. Pesquisar por IGBTs modernos que suportam tensões similares (1.200V a 1.700V) e correntes apropriadas, mesmo que a tensão exata de 1.350V seja rara, pode ajudar a encontrar substitutos viáveis. Nos teste comece sempre com tensões mais baixas em um início de teste e aplique as tensões progressivamente.
Muitíssimo obrigado pelas abrangente orientaçõe, certamente me ajudara bastante a encontrar uma saída!
Estou testando o seguinte aparelho chinês: "transistor withstand voltage teste mod: EMC - 03" Ele coloca o emissor e base de um bipolar ou o GATE e o emissor do IGBT no mesmo potencial para mantê-los em corte, em seguida por intermédio de um botão e uma outra garra jacaré, aplica-se uma alta tensão ajusta ao terminal que sobrou que pode ser coletor ou dreno, então o aparelho mostra no display uma tensão que até o momento está de conformidade com o datasheet do componente em teste!
É um verdadeiro EAD kkk, maravilhosa aula, ensinada e explicada com calma, obrigado Electrolab.
Rsrsrsr, obrigado Paulinho!
agradeço se tiver alguma aula sobre GTO tambem
Ainda não tenho Auro, mas anotei a sugestão!
olá amigo da pra vc fazer um video de como calcular o capacitor de filtro de uma fonte apos a ponte retificadora seus videos sao show
Olá Ivan, Obrigado! Videos sobre fontes estão na lista!!
Assistindo mais uma vez pra tentar intender melhor o funcionamento dos inversores de frequência
Maravilha Ailton!
Olá essa aula foi muito boa, só que seria interessante fazer um circuito calculando as resistência de polarização, com tensão de gate e uma corrente alta
Obrigado José Carlos! Como esse foi um video introdutório, não incluí nenhuma prática. Mas vale a idéia para um futuro video!
Electrolab
Poxa cara, te agradeço por tudo viu? Ótimo!
Olha, vou abrir seu Link. Depois te retorno para te dizer o que achei. ..Rsrsrs
Grande Abraço! Att Macêdo / RJ
Fiquei muito grato por sua ajuda meu amigo!
Desejo tudo de bom em seus objetivos!
Parabéns pelo trabalho, muito bom.
Obrigado Wesley!
Caro professor, grato pela resposta anterior, agora sobre o IGBT, posso usa-lo em um transformador de soldagem? para ccontrolar aa corrente e a tensão na saída do trafo?visto que normalmente temos uma tensão entre 40 a 50vca e aprox. 200a.grato.
Olá Plínio! Pode sim, há equipamentos comerciais de controle de potência em solda, que usam IGBTs.
Mais um ótimo video! Pretende falar sobre BJT? Aquela parte de amplificadores (emissor-comum, base-comum, coletor-comum), polarização, funcionamento e etc? Abraços
Obrigado Paulo. O BJT e o UJT são dois que estão na lista para videos futuros!
Professor é um vídeo muito bom
Obrigado Carlos Alberto!
Bem explicado parabéns
Obrigado Ivo!
Boa tarde
Muito boa a sua didática de ensino.
No mosfet, em função da alta impedância de gate, há necessidade de um diodo para atenuar o resíduo de tensão que fica quanto ele entra em corte. Nos IGBts também necessita? Obrigado
Obrigado! Em geral, não se usa diodos nessa função e sim resistores de pulldown do gate para o terra. Quando há diodos no gate, eles aparecem em série para limitar a tensão de gate. Isso vale para o IGBT. Já do outro lado, há o que que chama de diodo intrínseco do MOSFET (entre Dreno e Source) e esse é uma proteção para cargas indutivas.
@@Electrolab-Eletronica obrigado
excelente aula.
Obrigado Alex!
MAIS UM DIA , MAIS UMA EXCELENTE AULA !!!!!!
Obrigado Fernando!
Por favor fale sobre tiristor GTO
Olá Whasington, já tenho essa sugestão anota para um vídeo futuro! Obrigado!
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Parabéns pela aula professor, você poderia falar sobre o igct também?
Obrigado Christiano! Embora o IGCT seja um componente de uso exclusivo da área de elétrica, pois controla potências altíssimas, anotei a sugestão. O problemas é conseguir um para mostrar! rsrsrr
:--OBRIGADO, POR MAIS ESSE PASSO PARA O FUTURO!!!.
Valeu Edson!
ok obrigado pela atenção professor . o assunte que eu avia postado , alem de elogia sua aula sobre mosfet x igbt que foi ótima parabéns .O assunto quer eu quero muito sua ajuda , é sobre inversores de frequência , eu sou amador no assunto mais a algum tempo comecei a construir alguns inversores de pequena potencia que funciona muito bem , agora ,quero montar um de media , alta potencia . mas o driver que eu uso nos de baixa potencia e o ir2130/ 2132 que usa um Sistema de Bootstrap indicado para no máximo 2,2 kw com isso resolvi montar um projeto usando o ci hcpl 3120 bom olhando a olha de dados do hcpl encontrei la umas sugestões de circuito , fiz uma montagem usado o modelo que supostamente forneceria mais 15 v e menos 5 v bom esta modelo não oscila o lado de alta que usa dois capacitores formando assim uma configuração de uma fonte simétrica enquanto o lado de baixa oscila muita bem , muito bem re fiz o projeto usado apenas um capacitor de bootstrap no lado alto do barramento cc e também do lado baixo ai sim o inversor funciona muito bem , mas esta configuração naõ fornece os -5 v . o inversor que estou projetando tera no barramento cc 160 v com uma corrente que poderá chegar a 250 amperes os igbts que vou usar são da TOSHIBA , MG300J2YS45 300 AMPERES 600V ESLES PEDEM MAIS OU MENOS 15V E ATE MENOS 8V.NO GATE .bom procurei passa o max das informações , gostaria de pedir a vc de uma olhada na folha de dados do hcpl 3120 se puder por favor me ajuda a resolver esta questão pois os componentes são caros um erro poderia destruir tudo rs. gostaria de chaveia os G com mais 15 e pelo menos -5v . desde ja agradeço muito .
Mostrar menos
Responder
Olá Joel, seu comentário estava indo para a caixa bloqueada. Vi o datasheet e não vi motivo para não funcionar corretamente! Creio que só uma análise detalhada na montagem e circuito, com medições no osciloscópio, poderiam ajudar a descobrir onde estaria o problema. A sugestão de circuito do fabricante é sempre confiável, portanto deveria atuar bem como driver dos IGBTs, atuando no range todo do gate, desde a parte negativa até a positiva. Lamento não poder ajudar mais!
Meu amigo usa o igbt para controle em painéis de equipamento para eletroerosão.
Sim, são muito usados nas aplicações industriais.
Boa tarde! Primeiramente, parabéns pelo canal e pelo vídeo.
Estou fazendo uma automação de um chuveiro residencial e pela sua alta potência optei pelo IBGT irg4pc50wpbf
Observei em seu DataSheet e sua Vge é de +- 20, porem, pela sua facilidade de acionamento. eu conseguiria aciona-lo diretamente pela porta de saida do Arduino por ex. ?
Olá Gabriel, é possível que sim, já que a corrente de acionamento desse modelo é baixa, embora seria prudente colocar um transistor de driver antes. Agora, como você vai acionar o chuveiro, se o IGBT controla cargas DC? Para AC você deveria usar um TRIAC.
De fato me equivoquei nesse ponto, você tem conhecimento de um triac que suporte uma corrente de 55A ?
Gabriel, de 55A não me lembro, mas muitos usam o BTA41, de 40A, podendo colocar dois em paralelo em redes de 127V, e um só em redes de 220V (corrente menor).
Obrigado pela ajuda, sucesso ao canal !!
Muito bom o video.......Parabéns !!!
Obrigado Michel! Em breve novos videos no canal!
amigo eu fiz uma repuxadeira e tor usando um relé de estado sólido quer usa um trinta 41 mais eu queria aumenta a corrente de pasage para o trafo fica com uma respostas bem melho . tem como eu usa um igbt das quele gramde
Muito bom parabéns pela explicação é bom valeu mesmo
Obrigado Sandoval!