A civilidade no trato, a educação com as pessoas e o respeito é o mínimo que cada um deve ao semelhante. Sem respeito não se chega à lugar algum com ninguém! Ninguém gosta de ser humilhado!
Muito bom video. Já fui politicamente incoreto, hoje eu tento ser uma pessoa melhor. Todos podemos evoluir como pessoas. Ninguém no mundo é sensível demais, isso é certo.
Ótimo vídeo. A intenção do politicamente correto era boa e muito nobre, porém ingênua e inalcançável. É impossível ser uma fonte jorrante de virtude, respeito e conhecimento sobre todos os problemas sociais do nosso entorno. Além disso, a discussão sobre termos corretos ou incorretos acaba abafando o problema social, fazendo com que se perpetue e se polarize
A intenção do politicamente correto é bem ruim. Politicamente correto não é uma filosofia, mas sim uma atitude de malcriação. Quem defende o politicamente correto merece um castigo. Só que ninguém percebe isso, porque esses "malcriados" já partem da inversão da relação de punidor/punido ao levantarem a bandeira da luta de classes. Então eles, os malcriados, é que estão punindo os inocentes, por não aderirem à "luta". O golpe está aí, cai quem quer. O resultado é a deturpação do humor, que não serve mais para rir, serve à luta de classes. O mesmo com a educação, que não serve mais para ensinar, e sim à luta de classes (a tal pedagogia do oprimido). E a religião não serve mais para se conectar com Deus, e sim à luta de classes (a tal teologia da prosperidade). A economia não serve mais para gerenciar os recursos, e sim à luta de classes (a tal distribuição de renda). A política não serve mais para conciliar interesses, e sim à luta de classes (o tal combata às desigualdades). Até o idioma não serve mais para comunicação, serve à luta de classes, com o uso de "todes" e coisas do tipo. O mesmo acontece com as artes, com a história, com tudo. Essas pessoas não podem deturpar tudo sem serem punidas.
eu acho que o politicamente correto pode acabar nos prejudicando quando há uma lista de palavras proibidas. toda palavra só faz sentido dentro de um contexto, uma mesma palavra pode ser usada dentro de contextos positivos e negativos. já ouvi dizer que "negro" e "preto" são palavras ofensivas pela sua etimologia, não há um consenso sobre qual seria a palavra adequada pra se referir às pessoas de pele escura, mas não é a palavra que é ofensiva, e sim o jeito como ela é falada. vc consegue distinguir quando alguém fala algo pra te ofender
Esse contexto que é ignorado pela patrulha woke. O mais bizarro dessa ideologia ridícula, além de criar listas de palavras proibidas tornando o uso delas automaticamente crime independente do contexto, é a proibição de palavras cuja origem foi racista há 200 anos mas cujo sentido e carga pejorariva se perdeu há décadas e ninguém mais a usa no sentido racista e só se sabe disso se for pesquisar em livros antigos. E o que é pior: inventam etimologias falsas pra justificar a proibição de palavras que sequer possuem essa carga pejorativa. Apenas acreditaram que a origem é aquela e pronto: Tem que ser proibida.
Vivemos numa patrulha, está cansativo e chato. Sou branquela mesmo, baixinha mesmo, nordestina sim, e não me incomodo com isso, isso não me rotula, não me limita. E penso ser um crime " cancelar" obras literárias ou escritores por esse argumento do " politicamente correto". Já vimos no passado queimarem livros e proibirem textos por estarem em desacordo com as normas da época, e deu no que deu. Quem se dedica ao estudo da linguagem sabe que palavras tem força, mas a força se dá também pela importância que damos a elas.
Vivemos num mundo Homofóbico Racista e Machista, de Preconceitos e Desigualdade social... e agora o termo" políticamente correto" é q é o problema...kkkk é isso q esta deixando o mundo "Chato"...o MiMiMi conservador
Politicamente correto no rabo dos outros é refresco, os mesmos q reclamam do politicamente e do mi-mi-mi, sãos o mesmo q não gostam de piadas com religião ou com Jesus
@@edramos9337 provavelmente as pessoas que se dedicaram anos estudando o tema. Achei uma definição. Podemos chamar de obra literária todo produto artístico que se apresenta de forma escrita ou oral, e que traz como objetivo narrar um fato, série de eventos, sentimentos e ideias, fictícios ou não. Dessa forma, um livro é uma obra literária, assim como o conto, a novela e um ensaio também o são.
A origem e causa defendida pelo termo era boa. E necessária para uma sociedade um pouco menos desigual. O que complica é quando o *bom senso* perde lugar para o discurso com _"viés absolutista",_ onde a noção do respeito ao outro até desaparece. E a distorção de valores só piorou, recentemente. Infelizmente. A reportagem sobre o tema foi bem abrangente e muito clara. Ótimo vídeo!
Concordo! A ideia inicial era interessante, como, por exemplo, diminuir apelidos que só ridicularizavam pessoas com características negras, totalmente ligados à descendência, com o sentido de inferioridade. Hoje é bagunça, é qualquer coisa falada que gera um problemão, até mesmo a negação da própria biologia (não me refiro aos trans), principalmente a evolutiva.
@@vimoon8262 Infelizmente tem uns filhos de mulheres que trabalham na casa de prostituição (tem que falar o palavrão assim senão o youtobe corta o comentário kkk), que entra, infiltra no meio de tudo, como nesse policamente correto, que causam merdas no meio das coisas. Fazendo tudo que tem coisas boas virar LIXO.
Também acho. Boa parte da esquerda brasileira trocou a defesa da população assalariada, em sua maioria mal paga, pelo pensamento da esquerda norte americana que é comandada por brancos cultos e bem remunerados e depois, ficam horrorizados com o crescimento dos que lotam templos neopentecostais para ouvir sobre a Teologia da Prosperidade.
Somente precisa de uma coisa: : Respeito. Para que ofender? Na minha casa meus pais ensinaram a nao falamos sobre as pessoas de forma pejorativa, nunca nos interessou: cor, sexo , dinheiro etc...
Kkkkkkkkkkkk. Pode crer, as brancas de neves, as cinderelas, as belas adormecidas, os ursinhos carinhosos, floquinhos sensíveis de neve facilmente se machucam. EU FUI HUMILHADO E ATÉ HOJE CERTAS VEZES SOU HUMILHADO E NÃO TÔ NEM AÍ COM OS LAZARENTOS. SOU MAIS EU E O QUE NÃO MATA ENGORDA, QUANTO MAIS SOFRO MAIS FORTE EU FICO, A VIDA ME FEZ, ME FAZ E CONTINUA ME FAZENDO UM CASCA GROSSA.
Hoje em dia não pode nem chamar o preto de africano nojento ,o gay de viadão, a mulher de capacho , estou sentindo que a minha superioridade branca patriarcal está ameaçada... (Ironia).
O grande problema que eu vejo é pessoas se ofendendo no lugar dos outros. Por exemplo: Eu sou negro. Vi um debate uma vez de pessoas brancas dizendo se a palavra "mulato" era ofensivo ou não. Eu sou negro e não me ofendo em ser chamado de mulato. Mas um bando de brancos querem que eu me ofenda. Isso pra mim sim é ofensivo.
Sabia que a expressao "mulata" vem de mula? Mulata era a escrava que o coronel pegava e fazia ela de "mula". Entendeu que ha uma aproximacao entre o negro e o animal e com uso sexyal? Aproveitando o encejo, sabia que a preposição "de" nos nomes, se refere a uma posse? "O carro é Joao". "Pedro de Silva" (Pedro que pertence a familia Silva). Se você não se incomoda, tudo bem.
@@Edgar2023ES larga a mão de ser burro. Mulato vem de mulos que em latim significa mistura. Chamamos a mula de mula pq é uma mistura de duas espécies. Pesquise antes de escrever asneira. E acima de tudo: pesquisar vai te libertar das falácias do politicamente correto.
Mulato é uma mistura de negro e branco. O IBGE usa o termo pardo, que determina só cor mas não raça. Um grande número de pardos não tem ascendência africana e são mais escuros do que os europeus por causa da ascendência indígena.
A BBC Brasil está de parabéns por narrar o fato isentamente, sem tomar partidos, apenas informando com qualidade e isenção. Em alguns materiais do passado houve uma clara perda de isenção informativa, o que parece ter sido corrigido pela linha editorial. Precisamos de um jornalismo assim, que nos faça refletir e não nos doutrine, como a maioria dos veículos brasileiros hoje fazem. Deixo meus parabéns! 🎖
Eu não me importo com a linguagem neutra, uso-a há anos e digo que não há a necessidade de criar-se novos termos como "amigue" e "bonite" se utilizarmos o termo "pessoa", coisa que os adolescentes dos anos 1990 já faziam.
A civilidade no trato, a educação com as pessoas e o respeito é o mínimo que cada um deve ao semelhante. Sem respeito não se chega à lugar algum com ninguém! Ninguém gosta de ser humilhado!
Linguagem neutra nisto de trocar amigo por amigue é idiotice. Ao invés de perder tempo com isto, bastaria combater a discriminação. E falar aquela pessoa, isto eu sempre falei e falo também. Sempre chamei, chamo e chamarei meus amigos de amigos, ou quando são mulheres de amigas. Mulher se é bonita chamo de bonita, não vou falar esquisitisse de bonite. Bonite rima com artrite, meningite kkk.
E os ricos, ficando sempre mais ricos, devem rir muito ao ver os pobres, cada vez mais pobres, discutirem assuntos sem importância. Tem que ser muito inocente para não perceber que o discurso politicamente correto e o identitarismo foram implantados na sociedade para distrair a população dos assuntos que realmente importam.
Sinceramente,gostei de seu comentário porque não seguiu a linha da chatice trivial. Temos assuntos importantíssimo para que o país se desenvolva, gere empregos, deixe o assistencialismo que não liberta e torna refém, um país que tem necessidade de ter menos corrupção e mais ética na política; gerar riquezas e, como já disse, empregos para que reduza a tão propalada desigualdade social. Dispersão nas discussões perde-se o foco. Parabéns
Política é a luta pelo poder, pelo controle do adversário/inimigo e, se conveniente e possível, sua destruição. Dizer que há uma forma correta de agir politicamente é uma estratégia para afirmar a própria força e submeter o outro, passando-se por gente "do bem".
O aumento da diversidade social exige cuidado na linguagem e manifestação do pensamento em prol do respeito aos diferentes grupos sociais. Ótima matéria.
Reportagem maravilhosa! Essa cartilha “Politicamente Correto & Direitos Humanos" é muito caricata, meu pai do céu, não sabia da existência dela kkkk. A do barbeiro e a do branquelo são as melhores kkk. “O barbeiro pode se sentir ofendido”, “existe no Brasil preconceito racial contra brancos” hahaha.
No brasil não existe racismo como a midia deseja e quer!nem racismo estrutural,EXISTE SIM O PRECONCEITO CONTRA O "POBRE",SEJA ELE BRANCO OU PRETO,INDIGENA,HOMOAFETIVO OU ESPECIAL.(criam dados falsos,e quando é verdadeiro distorcem OS FATOS e criam divisões q enfraquecem a sociedade como um todo)...
A definição de preconceito racial não pressuponhe per si que seja necessariamente contra negros, portanto, pode haver e já presenciei preconceito contra pessoas brancas. Obs: Eu sou negro.
9:32 Mais uma vez venho aqui comentar que a BBC novamente chamou um PETISTA para opinar como se fosse alguém "isento" ou "pesquisador". E pela segunda vez foi a Sabrina Fernandes. E é fácil ver a falácia no argumento dela. Afinal se o politicamente correto iria parar a opressão, de onde viria o fim da tal opressão que depois levaria ao fim do politicamente correto ?
Se têm pessoas demandando mudanças é porque há algo errado na sociedade. Quem nunca sofreu com isso é porque é privilegiado. Por outro lado, é preciso ir com calma porque muitas pessoas precisam fazer terapia e não fazem. Acham que estão sendo atacadas e não estão, ou seja, qualquer coisa que se fala é um argumento de homem branco que oprime. Isso significa que quem não se sente oprimido tem que ter paciência. Para que isso acabe, essas pessoas precisam ter voz. Isso é consequência de décadas de opressão. E a Socióloga Sabrina Fernandes disse é extremamente importante. Se o país não melhorar economicamente, a situação tem a tendência de piorar.
Faltou um detalhe flocos de neve não é apenas sobre sensibilidade, mimizento tb não, nesse grupo estão incluindo os que atacam por pura política, como o caso de não aceitar brancos usarem dreadlocks, lenços etc. Mesmo quando o branco é um jamaicano rastafári ou o fato do lenço no cabelo nem ser algo derivado exclusivamente da cultura africana.
BBC é uma das poucos, se não a única, empresa jornalística que tenta manter uma visão neutra e mostrar os dois lados da situação mundial. É o único jornal que eu assisto ultimamente. Mais uma vez parabéns. Espero que vocês se mantenham assim. Mostrando o lado e bom e ruim dos dois lados. Aguardo a BBC brasil em um skill pra poder ouvir de manhã na Alexa da Amazon. Fica aqui o meu pedido.
Eu acho a linguagem neutra uma coisa bem besta. Tem horas que realmente essas coisas vão longe demais. Acho que substituir "o homem" por "a humanidade" é bem justo, mas elu delu, dili, ili, elxs é um desserviço mesmo. Sou trans e não acho isso bacana.
Parabéns! Concordo contigo. Não é a linguagem neutra que fará a mudança. O verbo é mais importante e deve ser conjugado não apenas na verbalização, mas na prática : RESPEITAR! Sempre e a todas as pessoas. Isso começa em casa, com a conhecida e hoje abandonada EDUCAÇÃO DOMÉSTICA.
@@marcobarreto9630 São muito poucos, pouquíssimos mesmo, os pais que conseguem promover uma boa educação domiciliar. A maioria dos pais deveriam mesmo era voltar para as escolas também. A maioria das famílias são um celeiro de traumas pra vida toda. Pouquíssimas são as famílias exemplares.
Mas não é suficiente. Uma vez elogiei um tenista profissional das paralimpíadas pq ele conseguia jogar tênis de mesa muito bem apesar de não ter os braços. EU ELOGIEI! Fui duramente criticada como capacitista por militantes PCD. Aparentemente meu elogio o colocava na condição de incapaz por causa da sua deficiência. Gente...EU NÃO CONSIGO FAZER O QUE ELE FAZ! Eu não sou pcd, sou professora de Educação Física, e não consigo jogar como ele! Os adeptos do politicamente correto caçam problema onde não existe.
Segundo as escrituras, é impossível extrair da raça humana alguma coisa pura, pois por natureza a humanidade é imunda e inclinada incondicionalmente a corrupção moral e espiritual, sendo totalmente morta para Deus sem nenhuma bondade original.
@@josemaraparecidodasilva9770 Segundo as escrituras, é impossível extrair da raça humana alguma coisa pura, pois por natureza a humanidade é imunda e inclinada incondicionalmente a corrupção moral e espiritual, sendo totalmente morta para Deus sem nenhuma bondade original.
Tem gente que fala todas essas expressões e tem verdadeiramente respeito por todos. Assim como tem gente que calcula minuciosamente previamente as palavras, mas no fundo despreza os outros. Eu acredito mais no espontâneo. Essa da língua do Mussum eu não sei não me interesso e se eu não entender, peço para traduzir tudo. Ou então eu peço à pessoa para falar inglês.
Politicamente correto é um conceito totalmente fluido e difícil de seguir a risca. Na prática é mais um conceito utópico. Exigir o respeito e civilidade não precisa se aliar a uma ideologia. Controlar o que o outro fala é pior do que uma religião dogmática só que sem base nenhuma em transcendência, algo que os próprios Politicamente-corretos e Movimentos indentitários desprezam. Ninguém fala da cristofobia que os cristãos sofrem e todos os dias são mortos por radicais islâmicos. O jornal nacional até passava as mortes, mas hoje nem fala mais.
Ser politicamente corretor é ser hipocrita! Juram que são pela união, contra a discriminação, antirracista/fascistas enquanto são os que mais segregam as pessoas entre cor, sexualidade e gênero
Me lembrei que uma das primeiras palavras que aprendi quando criança foi JUDIAR, “menino, não judia do gato”. Aí depois descobri que essa palavra era politicamente incorreta.
Existe algo chamado "lugar de fala". Se uma pessoa preta diz que negro é ofensivo ou um homem ou mulher trans diz que tratá-lo no artigo de origem tb é ofensivo, apenas respeite. 😌
Na natureza o ser mais fraco entra em uma seleção natural e morre Na vida social humana as palavras machucam e o proprio ser humano tira sua própria vida Ou seja tempos faceis geram pessoas fracas e pessoas fracas geram tempos difíceis. Tenho medo do futuro.
Querem cancelar um livro de 1933. Bobagem. Cada época tem sua linguagem. Linguagem neutra é ridículo. Elu? Existe ele ou ela. Nasceu homem ou mulher. Cada um se vira com as variações que quiser sem mudar a língua portuguesa Cancelamento é errado. Perseguir pessoas pelo que elas pensam ou apoiam é atacar ainda mais a unidade de um povo colocando-os uns contra os outros
Nós mais velhos estamos sendo revisados por crianças, antes sábios eram nossos avós ,hoje os mais sábios são os algoritmos, mundo novo? Geração do ódio.
Mulheres minorias? São maioria entre as pessoas com ensino superior, tem a maior expectativa de vida em todos os países, são minoria entre os moradores de rua etc. Minoria mais privilegiada que já vi.
O politicamente correto é algo que a esquerda nunca praticou. Censurar ofender ou silêncio a oposição não é práticas democráticas. Usar as palavras pra justificar suas atitudes autoritárias é normal na esquerda
Eu costumo falar que o mundo, em questão de tudo praticamente, acabou em 2005. Porque no fim de 2005 e depois do ano de 2006 pra frente, começaram coisas no dia a dia mundialmente que ficaram de um jeito estranhas. Tudo parece que ficaram de um jeito, que dão a impressão de fraco e também frescuras. Até 2010 ainda estava o mundo meio como antes, como nos anos 90 e início dos anos 2000. Mas de 2011 pra frente dominou no mundo inteiro essas coisas. Por exemplo este negócio de politicamente correto, vi um vídeo antigo do canal do Pirula onde ele explica bem isto e, disse que isto não adianta, veio pra ficar. Neste vídeo antigo do canal dele ele deu conselhos de como encarar melhor isto. Eu sei que tem coisas boas no policamente correto, mas tem coisas idiotas, péssimas, ruins, manipulações, mazelas etc. Eu fico é no meu canto, e sigo o que o Pirula do canal do Pirula disse a respeito disto.
Assunto chato. O importante é que exista igualdade na prática. Não fico ofendido com o termo "criado mudo", mas me ofendo quando vejo as ruas dos bairros ricos, conservadas e no meu, cheio de buracos e barricadas.
O problema é de quem pede pelo politicamente correto entrar em atrito com outrém, nunca peça nada, de o exemplo do que é o tal politicamente correto e padrão moral que vc queira para o ambiente em que se encontra. Ou como segunda opção questione de forma amigavel o outro que tem um atitude nada agradavel dentro do seu conceito moral. Em resumo ser tiranete do politicamente correto é pior do que os sem moral, é se rebaixar no mesmo nivel ou pior.✌
Concordo com alguns avanços dentro desse cenário de politicamente correto, porém, como soi acontecer no Brasil, muita coisa vira mania, aproveitaram para colocar, como se costuma dizer, “jabutis”. Assim, há excessos e virou chatice, tirou a naturalidade e humor,moro exemplo de comédias, teatro, cinema, as artes em geral. Está muita chatice e palhaçadas, porque daqui a pouco, se olhar sorrindo pode aparecer quem diga que é deboche, assédio etc (claro que dependendo do contexto, justifico, antes que apareça um/a chato/ sem noção para criticar querendo lacrar), e se olhar com cara fechada/cara feia vão dizer que gera dano moral, humilhação, constrangimento... Umberto Eco sempre atual quando publicou um artigo/estudo comentando que estamos assistindo um processo de imbecialização. Até obras de Machado de Assis já foram censuradas, desconsiderando-se o contexto e a época em que foi escrita. Pouco me importa se me chamam de “Magrão “ , “magrelo” (já fui mais gordo), ou dizem que envelheci (não é problema, porque todos, até os críticos também logo serão velhos), pois não sou velhaco. Sou nordestino , família de minha mãe é de raça negra do Recôncavo Baiano. Sou de origem pobre, mas de uma época em que sem condições , abria mão dos prazeres (jogar bola,noir exemplo) e ia para biblioteca pública para estudar (meus pais não tinham assistencialismo do Estado). Assim, estudei muito e comecei a trabalhar aos 14 anos (trabalhando durante o dia e estudando à noite) e era aluno destacado, por isso chamado de CDF. A melhor resposta que dei às adversidades não foi ficar de mimimis, vou vencer e superar, mesmo tendo de provar todos os dias que era capaz. Gostaria que o país invés de bravatear e fazer demagogia,aprendesse a conjugar realmente o verbo RESPEITAR, porque o que me incomoda são pessoas cinicas com o “ jeitinho brasileiro “ não respeitarem vagas de estacionamento destinadas a idosos, gestantes, cadeirantes etc. Concordo que está absurdo o cometimento de violências contra as mulheres, porém, o RESPEITO não depende de campanhas e do Estado/Governo, eis que esses homens violentos foram criados por quem? Ou também terceirizaram a responsabilidade de educar, de aprender a respeitar... ?por aí vai!
Uma curiosidade, a língua portuguesa vem do latim, uma língua que a maior parte das palavras não tem gênero, quando o português foi criado, as palavras neutras transformaram de gênero para gênero masculino. Curioso isso ?
@@alexandrapalma5623 eu sei disso, o que eu quero falar que a maior parte das palavras em latim eram em gênero neutro. Quando o português se derivou ouvi uma mudança de gênero do gênero neutro para o gênero masculino e isso é um fato.
@@creek5322 o que você está dizendo é incorreto, as palavras em gênero neutro eram as de objetos inanimados e algumas formas de discurso. Se os antigos romanos falassem com uma multidão de pessoas eles não as chamavam de "aquilo", e sim usavam o masculino como hoje em português, por exemplo. Ou se fossem falar de seus pais ou parentes, utilizavam "meus", no masculino, etc etc
@@alexandrapalma5623Perfeito! Gosto de ler comentários, mas de pessoas que não apenas comentam como virou moda (faz parte da chatice atual), mas porque estuda, entende (algo difícil hoje em dia). As pessoas que não se capacitam, não lêem, não estudam, são limitadas e falam como se o mundo fosse tão reduzido. Você bem explicou, eis que as línguas de raiz latina, a exemplo do português, italiano,,espanhol, por exemplo, seguem a estrutura que explicaste. Parabéns!
É ser um idiota que se considera um puritano dos valores modernos, mas quando sua esfera de influência comete erros que eles condenam nos outros, esses ficam em silêncio e dizem estar em desconstrução 🙏
Eu já nem sei como descrever ou me referir a uma pessoa de pele escura. Se falar preto é ofensivo, se falar negro é ofensivo, se falar afro é ofensivo.
EX : O TRABALHADOR BRASILEIRO PELÉ, AYRTON SENNA EM SUAS VITÓRIAS OU DERROTAS ELE ERA POLITICAMENTE CORRETO OU GANHANDO OU PERDENDO ELE NÃO DEIXAVA DE SER HUMANO UM CIDADÃO BRASILEIRO 👍🏻 OU SEJA ELE JOGAVA LIMPO. 👈🏻JOGAR LIMPO É O POLITICAMENTE HONESTO OU CORRETO SÓ TEM UMA SOLUÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO PARTICULAR E PÚBLICA DE QUALIDADE TRABALHOS DIGNOS É SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ A SOLUÇÃO PARA NOSSO PASSANDO PRESENTE E FUTURO JOVEM CARÁTER DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
Sobre cancelamento, gosto da ideia de que é melhor criticar atitudes do que pessoas. Quando as pessoas focam em criticar pessoas o cancelamento pode acabar sendo um linchamento. Também acredito que a medida que as pessoas se tornarem menos preconceituosas palavras ofensivas serão menos usadas.
@@danielaportilho8665 Sim, pode-se dizer que quando uma atitude de alguém é criticada, que este alguém está sendo criticado. Mas o que acredito ser ruim na cultura de cancelamento é quando pessoas extrapolam e deixam de focar as críticas nas atitudes e passam a atacar as pessoas e até demonizá-las como se nada de bom pudesse vir de uma pessoa que teve atitude X.
O grande problema que eu vejo é pessoas se ofendendo no lugar dos outros. Por exemplo: Eu sou negro. Vi um debate uma vez de pessoas brancas dizendo se a palavra "mulato" era ofensivo ou não. Eu sou negro e não me ofendo em ser chamado de mulato. Mas um bando de brancos querem que eu me ofenda. Isso pra mim sim é ofensivo.
Eu acho que policiar e atacar o significado e uso das palavras é o mesmo que "enxugar gelo". Pra criar uma sociedade mais respeitosa, justa e pacífica o caminho deve ser outro. E o dificil da questao e definir qual seria esse caminho. Pra mim teria a ver com ensino de melhor qualidade, que prega o conhecimento tecnico em conjunto com o amor a vida, e uma distribuiçao de renda que permita a todos terem possibilidades de crescimento e desenvolvimento, eliminando a fome, a falta de moradia e assistencia medica... coisas assim.
Eu me considero bem informado mas jamais tinha ouvido falar nesta cartilha. Fiz o download e vou lê-la com atenção e isenção. Mais um golaço da Nathália Passarinho. Ela sempre nos "cutuca" a pensar. Parabéns.
Não precisa ter isenção mais não, comentário do rapaz q estava palestrando sobre a cartilha, ( estávamos em dúvida de quantos centímetros a Lígia do menino entra na boca do OUTRO ), aí te recomendo vê o resto q não melhora nada !!!
O problema é o abismo social e cultural no Brasil. Infelizmente muitas pessoas não sabem utilizar a moderação no tom e o que era pra ser algo leve, se torna algo pesado e discriminatório. Percebe-se quão mente vazia é a pessoa só pela intensidade com que ela usa termos discriminatórios.
Mas e se o termo não for discriminatório? E for apenas uma hipersensibilidade? Por exemplo: palavras como denegrir e mulato estão erroneamente sendo categorizadas como expressões racistas. Acho que deve haver um combate à desinformação e esclarecer que essas não são expressões racistas.
@@OtavioSantos1981 "denegrir" é sim uma palavra racista, pois tem um sentido de difamar ou na tradução da palavra "deixar negro". então tornar-se algo negro está associado à algo ruim e pejorativo.
@@marcelolaurenti nuvem negra é associado a tempo ruim. Lado negro da força é ligado ao mau. Isso não tem a ver com tom de pele meu caro. Está relacionado às casualidades dos fatos. Isso é hipersensibilidade e se apropriar de uma palavra. Isso é burrice e preguiça de pesquisar a etimologia. Parece um bando de criança mimada. E pior... Um bando de brancos querendo que nós negros nos ofendemos com essas baboseiras.
@@OtavioSantos1981 ai q vc se engana, essas expressões e palavras sempre está associando o negro a algo mau e ruim. E se vc não se ofende, fale somente por vc, pq sempre vai ter alguém q vai se ofender sim, daí vale ter empatia e se sentir no lugar dessas pessoas.
@@marcelolaurenti a etimologia mostra que a origem dessas palavras não tem absolutamente nada a ver com racismo. Tô cansado de um monte de branco como vc querer dizer como os negros tem que se sentir. Isso sim incomoda os negros. Não um monte de fanfarrão caucasiano querendo tomar conta da gente. Chega de paternalismo.
O que mais me incomoda é que o papel de vanguarda nessas discussões venham dos Estados Unidos e Europa, ficando o Brasil discutindo a espuma gerada. As discussões por lá seguem, se modificam e se esvaziam; determinando o destino das discussões por aqui. O Brasil é um país colonizado intelectualmente? O Brasil é incapaz de por meio de intelecto criar movimentos e transformações da sociedade por aqui e no resto do ocidente? Somos capazes de pautar debates? Eis a questão!
Tem gente que exala esse ar de superioridade, de querer sentir-se unico e achar os outros "retrógrados" pelo fato de usarem ele/ela nas conversas e documentos na sociedade. Alguns, nao todos, dão impressão de serem narcisistas a querer alimentar o ego de corrigir, ao ponto de achar errado cuidar de recem-nacidos e pre-escolares segundo determinado sexo de nacimento lá nos EUA. Não respeito todas as ideias dos evangélicos, mas me lembrou muito a critica que eles mesmos recebiam: "Parem de incomodar na vida dos outros". A vida ensina muito, não?
Se o seu humor gira em torno de debochar de traços físicos, raça, gênero, regionalidade ou orientação sexual, você não faz humor, faz o reforço de preconceitos.
A pimenta sempre vai arder no c... do outro. Quando não são nossas inseguranças e até mesmo nossas existências que estão sendo feitas piada, então está liberado depreciar os outros. O politicamente correto em sua radicalicalização é sim chato, mas é necessário se policiar para não ofender as pessoas.
Não vejo em que a linguagem neutra pode ajudar e endicar qual melhor caminho. À linguagem neutra pode até provocar efeito contrário e não o esperado é no mínimo absurdo baixar normas sobres às palavras que devemos falar ou escrever quanto a caçadas do Pedrinho inúmeras crianças e adolescentes na época léu o livro era comum alunos ler Monteiro Lobato até eu é um dos meus chegamos a ler. Porquê agora recrimina-la? Caso venhamos continuamente por esse caminho lá adiante corremos o risco de começarmos a queimar livros em Praça Pública, etc.
A civilidade no trato, a educação com as pessoas e o respeito é o mínimo que cada um deve ao semelhante. Sem respeito não se chega à lugar algum com ninguém! Ninguém gosta de ser humilhado!
Sempre falo isso, Ricardo.
Respeito. Só isso e tudo isso. Respeito
Ninguem mesmo
Excelente explanação, Nathália Passarinho. Notícia, informação.
Todos querem salvar o mundo calando e destruindo o outro. E mesmo que o outro seja inocente, a "causa" é mais importante.
Os fins justificam os meios.
É evidente que há exageros de ambos os lados, no entanto, é preciso ter atenção e tentar ter mais empatia com a dor do outro.
Exato! Extremismo nunca é bom, de nenhum dos lados.
Muito bom video. Já fui politicamente incoreto, hoje eu tento ser uma pessoa melhor. Todos podemos evoluir como pessoas. Ninguém no mundo é sensível demais, isso é certo.
Jornalismo da BBC sempre tem conteúdo. Ganha meu joinha sempre. Gratidão pela reportagem.
Ótimo vídeo. A intenção do politicamente correto era boa e muito nobre, porém ingênua e inalcançável. É impossível ser uma fonte jorrante de virtude, respeito e conhecimento sobre todos os problemas sociais do nosso entorno. Além disso, a discussão sobre termos corretos ou incorretos acaba abafando o problema social, fazendo com que se perpetue e se polarize
Pode crer.
A intenção do politicamente correto é bem ruim.
Politicamente correto não é uma filosofia, mas sim uma atitude de malcriação.
Quem defende o politicamente correto merece um castigo.
Só que ninguém percebe isso, porque esses "malcriados" já partem da inversão da relação de punidor/punido ao levantarem a bandeira da luta de classes. Então eles, os malcriados, é que estão punindo os inocentes, por não aderirem à "luta". O golpe está aí, cai quem quer.
O resultado é a deturpação do humor, que não serve mais para rir, serve à luta de classes.
O mesmo com a educação, que não serve mais para ensinar, e sim à luta de classes (a tal pedagogia do oprimido).
E a religião não serve mais para se conectar com Deus, e sim à luta de classes (a tal teologia da prosperidade).
A economia não serve mais para gerenciar os recursos, e sim à luta de classes (a tal distribuição de renda).
A política não serve mais para conciliar interesses, e sim à luta de classes (o tal combata às desigualdades).
Até o idioma não serve mais para comunicação, serve à luta de classes, com o uso de "todes" e coisas do tipo.
O mesmo acontece com as artes, com a história, com tudo.
Essas pessoas não podem deturpar tudo sem serem punidas.
@@dannieldf Você está muito mal da cabeça vá se tratar.
eu acho que o politicamente correto pode acabar nos prejudicando quando há uma lista de palavras proibidas. toda palavra só faz sentido dentro de um contexto, uma mesma palavra pode ser usada dentro de contextos positivos e negativos. já ouvi dizer que "negro" e "preto" são palavras ofensivas pela sua etimologia, não há um consenso sobre qual seria a palavra adequada pra se referir às pessoas de pele escura, mas não é a palavra que é ofensiva, e sim o jeito como ela é falada. vc consegue distinguir quando alguém fala algo pra te ofender
Pra isso que existe o politicamente correto.
Foi exatamente isso q pensei enqto assistia ao vídeo. Tudo depende do contexto. O problema é como interpretam esse contexto.
Concordo
Todos querem salvar o mundo calando e destruindo o outro. E mesmo que o outro seja inocente, a "causa" é mais importante.
Os fins justificam os meios.
Esse contexto que é ignorado pela patrulha woke. O mais bizarro dessa ideologia ridícula, além de criar listas de palavras proibidas tornando o uso delas automaticamente crime independente do contexto, é a proibição de palavras cuja origem foi racista há 200 anos mas cujo sentido e carga pejorariva se perdeu há décadas e ninguém mais a usa no sentido racista e só se sabe disso se for pesquisar em livros antigos. E o que é pior: inventam etimologias falsas pra justificar a proibição de palavras que sequer possuem essa carga pejorativa. Apenas acreditaram que a origem é aquela e pronto: Tem que ser proibida.
Vivemos numa patrulha, está cansativo e chato. Sou branquela mesmo, baixinha mesmo, nordestina sim, e não me incomodo com isso, isso não me rotula, não me limita. E penso ser um crime " cancelar" obras literárias ou escritores por esse argumento do " politicamente correto". Já vimos no passado queimarem livros e proibirem textos por estarem em desacordo com as normas da época, e deu no que deu.
Quem se dedica ao estudo da linguagem sabe que palavras tem força, mas a força se dá também pela importância que damos a elas.
Vivemos num mundo Homofóbico Racista e Machista, de Preconceitos e Desigualdade social... e agora o termo" políticamente correto" é q é o problema...kkkk é isso q esta deixando o mundo "Chato"...o MiMiMi conservador
Politicamente correto no rabo dos outros é refresco, os mesmos q reclamam do politicamente e do mi-mi-mi, sãos o mesmo q não gostam de piadas com religião ou com Jesus
Quem decide o q é uma obra literária?
@@edramos9337 provavelmente as pessoas que se dedicaram anos estudando o tema. Achei uma definição.
Podemos chamar de obra literária todo produto artístico que se apresenta de forma escrita ou oral, e que traz como objetivo narrar um fato, série de eventos, sentimentos e ideias, fictícios ou não. Dessa forma, um livro é uma obra literária, assim como o conto, a novela e um ensaio também o são.
Concordo contigo! E até isso que vc comenta, com certeza, vai ser alvo de patrulha
Hoje a palavra denegrir é tido como absurdo mas chamar alguém de fascista é normal.
A origem e causa defendida pelo termo era boa. E necessária para uma sociedade um pouco menos desigual.
O que complica é quando o *bom senso* perde lugar para o discurso com _"viés absolutista",_ onde a noção do respeito ao outro até desaparece. E a distorção de valores só piorou, recentemente. Infelizmente.
A reportagem sobre o tema foi bem abrangente e muito clara. Ótimo vídeo!
Concordo! A ideia inicial era interessante, como, por exemplo, diminuir apelidos que só ridicularizavam pessoas com características negras, totalmente ligados à descendência, com o sentido de inferioridade. Hoje é bagunça, é qualquer coisa falada que gera um problemão, até mesmo a negação da própria biologia (não me refiro aos trans), principalmente a evolutiva.
@@vimoon8262 Infelizmente tem uns filhos de mulheres que trabalham na casa de prostituição (tem que falar o palavrão assim senão o youtobe corta o comentário kkk), que entra, infiltra no meio de tudo, como nesse policamente correto, que causam merdas no meio das coisas. Fazendo tudo que tem coisas boas virar LIXO.
Eu acredito que as pautas identitárias dentro da esquerda tem feito muita gente ir para o campo da direita
Muitas o exagero causa um exagero reativo no lado oposto.
Também acho. Boa parte da esquerda brasileira trocou a defesa da população assalariada, em sua maioria mal paga, pelo pensamento da esquerda norte americana que é comandada por brancos cultos e bem remunerados e depois, ficam horrorizados com o crescimento dos que lotam templos neopentecostais para ouvir sobre a Teologia da Prosperidade.
Concordo
Ora, ora.... Um homem, hétero, cis... Que novidade
@@RenataSantos-jv9bo Só falta você falar que eu sou branco ...
Essa série Glossário Político é surpreendentemente boa! Parabéns, BBC.
Somente precisa de uma coisa: : Respeito. Para que ofender? Na minha casa meus pais ensinaram a nao falamos sobre as pessoas de forma pejorativa, nunca nos interessou: cor, sexo , dinheiro etc...
Estão de parabéns!
Politicamente correto é a cultura do cancelamento, é algo que ficou extremamente chato !
Parabéns pela matéria
Sempre haverá pessoas ofendidas por qualquer expressão! A diferença é que agora os sensíveis “flocos de neve” ganharam poder
Kkkkkkkkkkkk.
Pode crer, as brancas de neves, as cinderelas, as belas adormecidas, os ursinhos carinhosos, floquinhos sensíveis de neve facilmente se machucam.
EU FUI HUMILHADO E ATÉ HOJE CERTAS VEZES SOU HUMILHADO E NÃO TÔ NEM AÍ COM OS LAZARENTOS. SOU MAIS EU E O QUE NÃO MATA ENGORDA, QUANTO MAIS SOFRO MAIS FORTE EU FICO, A VIDA ME FEZ, ME FAZ E CONTINUA ME FAZENDO UM CASCA GROSSA.
Exatamente amigue 😆🤣😆🤣🤣🤣
Hoje em dia não se pode nem fazer piada com a fé das pessoas que já todas ofendidas.
Hoje em dia não pode nem chamar o preto de africano nojento ,o gay de viadão, a mulher de capacho , estou sentindo que a minha superioridade branca patriarcal está ameaçada... (Ironia).
@@josemaraparecidodasilva9770 já fez terapia?
Sabrina Fernandes é tão sensata!! Façam um vídeo sobre ecofeminismo e citem ela!
Ótima matéria! Com fontes e visões diferentes.
O grande problema que eu vejo é pessoas se ofendendo no lugar dos outros. Por exemplo: Eu sou negro. Vi um debate uma vez de pessoas brancas dizendo se a palavra "mulato" era ofensivo ou não.
Eu sou negro e não me ofendo em ser chamado de mulato. Mas um bando de brancos querem que eu me ofenda. Isso pra mim sim é ofensivo.
Sabia que a expressao "mulata" vem de mula? Mulata era a escrava que o coronel pegava e fazia ela de "mula". Entendeu que ha uma aproximacao entre o negro e o animal e com uso sexyal?
Aproveitando o encejo, sabia que a preposição "de" nos nomes, se refere a uma posse? "O carro é Joao". "Pedro de Silva" (Pedro que pertence a familia Silva).
Se você não se incomoda, tudo bem.
@@Edgar2023ES larga a mão de ser burro. Mulato vem de mulos que em latim significa mistura.
Chamamos a mula de mula pq é uma mistura de duas espécies. Pesquise antes de escrever asneira. E acima de tudo: pesquisar vai te libertar das falácias do politicamente correto.
@@Edgar2023ES A etimologia perde importância quando o significado moderno passa a ser outro.
Mulato é uma mistura de negro e branco. O IBGE usa o termo pardo, que determina só cor mas não raça. Um grande número de pardos não tem ascendência africana e são mais escuros do que os europeus por causa da ascendência indígena.
@@avatarvirtual7126 Exatamente
A BBC Brasil está de parabéns por narrar o fato isentamente, sem tomar partidos, apenas informando com qualidade e isenção. Em alguns materiais do passado houve uma clara perda de isenção informativa, o que parece ter sido corrigido pela linha editorial. Precisamos de um jornalismo assim, que nos faça refletir e não nos doutrine, como a maioria dos veículos brasileiros hoje fazem. Deixo meus parabéns! 🎖
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Chamaram um comentárista filiado ao pt e você chama de isenção
Eu não me importo com a linguagem neutra, uso-a há anos e digo que não há a necessidade de criar-se novos termos como "amigue" e "bonite" se utilizarmos o termo "pessoa", coisa que os adolescentes dos anos 1990 já faziam.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Concordo, ninguém vai ficar assassinando o idioma pra falar amigue ou menine se existe pessoa, ser humano etc
A civilidade no trato, a educação com as pessoas e o respeito é o mínimo que cada um deve ao semelhante. Sem respeito não se chega à lugar algum com ninguém! Ninguém gosta de ser humilhado!
Linguagem neutra nisto de trocar amigo por amigue é idiotice. Ao invés de perder tempo com isto, bastaria combater a discriminação.
E falar aquela pessoa, isto eu sempre falei e falo também.
Sempre chamei, chamo e chamarei meus amigos de amigos, ou quando são mulheres de amigas. Mulher se é bonita chamo de bonita, não vou falar esquisitisse de bonite. Bonite rima com artrite, meningite kkk.
@@josemaraparecidodasilva9770 Josemar, você conhece alguma pessoa que seja não binária?
E os ricos, ficando sempre mais ricos, devem rir muito ao ver os pobres, cada vez mais pobres, discutirem assuntos sem importância. Tem que ser muito inocente para não perceber que o discurso politicamente correto e o identitarismo foram implantados na sociedade para distrair a população dos assuntos que realmente importam.
Sinceramente,gostei de seu comentário porque não seguiu a linha da chatice trivial. Temos assuntos importantíssimo para que o país se desenvolva, gere empregos, deixe o assistencialismo que não liberta e torna refém, um país que tem necessidade de ter menos corrupção e mais ética na política; gerar riquezas e, como já disse, empregos para que reduza a tão propalada desigualdade social. Dispersão nas discussões perde-se o foco. Parabéns
Até porque quando o dinheiro entra pela porta o preconceito pula a janela.
Política é a luta pelo poder, pelo controle do adversário/inimigo e, se conveniente e possível, sua destruição. Dizer que há uma forma correta de agir politicamente é uma estratégia para afirmar a própria força e submeter o outro, passando-se por gente "do bem".
Eu adoro a Nathalia, ela é uma jornalista fantástica!
Já dizia minha avó Respeito e bom e todo mundo gosta e conserva os dentes preserva sua vida e pode salvar muitas outras.
O aumento da diversidade social exige cuidado na linguagem e manifestação do pensamento em prol do respeito aos diferentes grupos sociais. Ótima matéria.
Ha exageros em todas as partes.
Se, por um lado, ha o supersensivel, por outro, ha aqueles que querem humilhar sem sofrer punicao.
Minha irmã sempre me traz à realidade. Se a pessoa destinatária da fala, ou objeto dela, não gosta, cabe a nós respeitar. Ponto final.
Quem fazer piada, faça de você mesmo. "Ahh mas eu não tenho graça." Pronto, fique em silêncio.
Faz o L.
Reportagem maravilhosa!
Essa cartilha “Politicamente Correto & Direitos Humanos" é muito caricata, meu pai do céu, não sabia da existência dela kkkk. A do barbeiro e a do branquelo são as melhores kkk. “O barbeiro pode se sentir ofendido”, “existe no Brasil preconceito racial contra brancos” hahaha.
No brasil não existe racismo como a midia deseja e quer!nem racismo estrutural,EXISTE SIM O PRECONCEITO CONTRA O "POBRE",SEJA ELE BRANCO OU PRETO,INDIGENA,HOMOAFETIVO OU ESPECIAL.(criam dados falsos,e quando é verdadeiro distorcem OS FATOS e criam divisões q enfraquecem a sociedade como um todo)...
A definição de preconceito racial não pressuponhe per si que seja necessariamente contra negros, portanto, pode haver e já presenciei preconceito contra pessoas brancas.
Obs: Eu sou negro.
9:32 Mais uma vez venho aqui comentar que a BBC novamente chamou um PETISTA para opinar como se fosse alguém "isento" ou "pesquisador". E pela segunda vez foi a Sabrina Fernandes. E é fácil ver a falácia no argumento dela. Afinal se o politicamente correto iria parar a opressão, de onde viria o fim da tal opressão que depois levaria ao fim do politicamente correto ?
Se têm pessoas demandando mudanças é porque há algo errado na sociedade.
Quem nunca sofreu com isso é porque é privilegiado.
Por outro lado, é preciso ir com calma porque muitas pessoas precisam fazer terapia e não fazem. Acham que estão sendo atacadas e não estão, ou seja, qualquer coisa que se fala é um argumento de homem branco que oprime.
Isso significa que quem não se sente oprimido tem que ter paciência. Para que isso acabe, essas pessoas precisam ter voz. Isso é consequência de décadas de opressão.
E a Socióloga Sabrina Fernandes disse é extremamente importante. Se o país não melhorar economicamente, a situação tem a tendência de piorar.
Material pertinente. Bem elaborado, apesar das limitações da “videosfera “
Parabéns, mais uma grande matéria.
Nossa, incrível, eu achei a discussão nesse vídeo é bem centrada e sem ficar puxando para um ou outro lado.
Faltou um detalhe flocos de neve não é apenas sobre sensibilidade, mimizento tb não, nesse grupo estão incluindo os que atacam por pura política, como o caso de não aceitar brancos usarem dreadlocks, lenços etc. Mesmo quando o branco é um jamaicano rastafári ou o fato do lenço no cabelo nem ser algo derivado exclusivamente da cultura africana.
BBC é uma das poucos, se não a única, empresa jornalística que tenta manter uma visão neutra e mostrar os dois lados da situação mundial. É o único jornal que eu assisto ultimamente. Mais uma vez parabéns. Espero que vocês se mantenham assim. Mostrando o lado e bom e ruim dos dois lados.
Aguardo a BBC brasil em um skill pra poder ouvir de manhã na Alexa da Amazon. Fica aqui o meu pedido.
Eu acho a linguagem neutra uma coisa bem besta. Tem horas que realmente essas coisas vão longe demais.
Acho que substituir "o homem" por "a humanidade" é bem justo, mas elu delu, dili, ili, elxs é um desserviço mesmo. Sou trans e não acho isso bacana.
Parabéns! Concordo contigo. Não é a linguagem neutra que fará a mudança. O verbo é mais importante e deve ser conjugado não apenas na verbalização, mas na prática : RESPEITAR! Sempre e a todas as pessoas. Isso começa em casa, com a conhecida e hoje abandonada EDUCAÇÃO DOMÉSTICA.
@@marcobarreto9630 São muito poucos, pouquíssimos mesmo, os pais que conseguem promover uma boa educação domiciliar. A maioria dos pais deveriam mesmo era voltar para as escolas também. A maioria das famílias são um celeiro de traumas pra vida toda. Pouquíssimas são as famílias exemplares.
Eu não me importo com politicamente correto ou incorreto, só trato todos com respeito.
Mas não é suficiente. Uma vez elogiei um tenista profissional das paralimpíadas pq ele conseguia jogar tênis de mesa muito bem apesar de não ter os braços. EU ELOGIEI! Fui duramente criticada como capacitista por militantes PCD. Aparentemente meu elogio o colocava na condição de incapaz por causa da sua deficiência. Gente...EU NÃO CONSIGO FAZER O QUE ELE FAZ! Eu não sou pcd, sou professora de Educação Física, e não consigo jogar como ele! Os adeptos do politicamente correto caçam problema onde não existe.
Pra toda palavra há contexto... e entendimento.
É ser hipocrita, pq o povo que defende esse “politicamente correto” faz coisas mil vezes pior
Exatamente, conserteza tem até assassinos, estupradores no meio.
Segundo as escrituras, é impossível extrair da raça humana alguma coisa pura, pois por natureza a humanidade é imunda e inclinada incondicionalmente a corrupção moral e espiritual, sendo totalmente morta para Deus sem nenhuma bondade original.
@@josemaraparecidodasilva9770 Segundo as escrituras, é impossível extrair da raça humana alguma coisa pura, pois por natureza a humanidade é imunda e inclinada incondicionalmente a corrupção moral e espiritual, sendo totalmente morta para Deus sem nenhuma bondade original.
Que tipo de coisas?
@Gabriel Tillvitz isso e triste mesmo,porem discurso de odio e crime
Só agradece!
Nem ferrando que vou deixar de dizer ele/ela...o mundo morrendo de fome, doenças, pobreza e tantas misérias, preocupar com linguagem é de doer!!!
Excelente! Informação é tudo
Tem gente que fala todas essas expressões e tem verdadeiramente respeito por todos. Assim como tem gente que calcula minuciosamente previamente as palavras, mas no fundo despreza os outros. Eu acredito mais no espontâneo. Essa da língua do Mussum eu não sei não me interesso e se eu não entender, peço para traduzir tudo. Ou então eu peço à pessoa para falar inglês.
Excelente vídeo sempre nos momentos corretos valeu BBC News Brasil 😄
Politicamente correto é um conceito totalmente fluido e difícil de seguir a risca. Na prática é mais um conceito utópico. Exigir o respeito e civilidade não precisa se aliar a uma ideologia. Controlar o que o outro fala é pior do que uma religião dogmática só que sem base nenhuma em transcendência, algo que os próprios Politicamente-corretos e Movimentos indentitários desprezam. Ninguém fala da cristofobia que os cristãos sofrem e todos os dias são mortos por radicais islâmicos. O jornal nacional até passava as mortes, mas hoje nem fala mais.
Ser politicamente corretor é ser hipocrita! Juram que são pela união, contra a discriminação, antirracista/fascistas enquanto são os que mais segregam as pessoas entre cor, sexualidade e gênero
Pode crer.
Ninguém argumenta que só pela palavra se muda a realidade social, mas é sem dúvida um começo necessário
Que burrice. Você fala de um jeito burro.
Me lembrei que uma das primeiras palavras que aprendi quando criança foi JUDIAR, “menino, não judia do gato”. Aí depois descobri que essa palavra era politicamente incorreta.
Essa é clássica. Hoje em dia não pode nem "criado-mudo" mais...
@@user-rv9um5xc3r kkkkk
@@user-rv9um5xc3r kkkk
Qualquer palavra pode ser ofensiva. Depende e que forma e diz e de que forma se ouve. As palavras só têm força de você der importância a elas.
Existe algo chamado "lugar de fala". Se uma pessoa preta diz que negro é ofensivo ou um homem ou mulher trans diz que tratá-lo no artigo de origem tb é ofensivo, apenas respeite. 😌
Na natureza o ser mais fraco entra em uma seleção natural e morre
Na vida social humana as palavras machucam e o proprio ser humano tira sua própria vida
Ou seja tempos faceis geram pessoas fracas e pessoas fracas geram tempos difíceis.
Tenho medo do futuro.
O mundo de ruim tá ficando chato, e de chato, é pior do que ruim!
Verdade.
Querem cancelar um livro de 1933. Bobagem. Cada época tem sua linguagem.
Linguagem neutra é ridículo. Elu? Existe ele ou ela. Nasceu homem ou mulher. Cada um se vira com as variações que quiser sem mudar a língua portuguesa
Cancelamento é errado. Perseguir pessoas pelo que elas pensam ou apoiam é atacar ainda mais a unidade de um povo colocando-os uns contra os outros
A lingua portuguesa muda
Nós mais velhos estamos sendo revisados por crianças, antes sábios eram nossos avós ,hoje os mais sábios são os algoritmos, mundo novo? Geração do ódio.
Infelizmente a tendência é piorar
Esses vídeos são maravilhosos!❤
Fui excluído,perseguido,maltratado humilhado etc etc. Por usar de maneira correta,o policamente correto...
Muito esclarecedor
Excelente esse glossário!
Parabéns, bbc!!
A última frase dos intelectuais demonstra que eles estão com medo de tomar o próprio veneno kkkk
Mulheres minorias? São maioria entre as pessoas com ensino superior, tem a maior expectativa de vida em todos os países, são minoria entre os moradores de rua etc. Minoria mais privilegiada que já vi.
excelente conteúdo,BBC
Eu creio que o padrão para essa situação é o da educação e civilidade! E não de imposições seja de qual vertente ou lado for.
O politicamente correto é algo que a esquerda nunca praticou.
Censurar ofender ou silêncio a oposição não é práticas democráticas.
Usar as palavras pra justificar suas atitudes autoritárias é normal na esquerda
Eu costumo falar que o mundo, em questão de tudo praticamente, acabou em 2005. Porque no fim de 2005 e depois do ano de 2006 pra frente, começaram coisas no dia a dia mundialmente que ficaram de um jeito estranhas. Tudo parece que ficaram de um jeito, que dão a impressão de fraco e também frescuras. Até 2010 ainda estava o mundo meio como antes, como nos anos 90 e início dos anos 2000. Mas de 2011 pra frente dominou no mundo inteiro essas coisas.
Por exemplo este negócio de politicamente correto, vi um vídeo antigo do canal do Pirula onde ele explica bem isto e, disse que isto não adianta, veio pra ficar. Neste vídeo antigo do canal dele ele deu conselhos de como encarar melhor isto.
Eu sei que tem coisas boas no policamente correto, mas tem coisas idiotas, péssimas, ruins, manipulações, mazelas etc. Eu fico é no meu canto, e sigo o que o Pirula do canal do Pirula disse a respeito disto.
O debate é grande.
Interessante.
Assunto chato. O importante é que exista igualdade na prática. Não fico ofendido com o termo "criado mudo", mas me ofendo quando vejo as ruas dos bairros ricos, conservadas e no meu, cheio de buracos e barricadas.
O problema é que tem muito exagero tanto de um lado quanto do outro.
O problema é de quem pede pelo politicamente correto entrar em atrito com outrém, nunca peça nada, de o exemplo do que é o tal politicamente correto e padrão moral que vc queira para o ambiente em que se encontra. Ou como segunda opção questione de forma amigavel o outro que tem um atitude nada agradavel dentro do seu conceito moral. Em resumo ser tiranete do politicamente correto é pior do que os sem moral, é se rebaixar no mesmo nivel ou pior.✌
Obrigado, acabei de perder um amigo Branco por causa de politica, me sinto muito mal, porem preciso sustentar a minha verdade. Otimo video.
O políticamente correto e absolutamente correto e certo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mais alguém teve a experiência de nunca ter buscado um vídeo da BBC e de repente passar 4 em sequência?
Concordo com alguns avanços dentro desse cenário de politicamente correto, porém, como soi acontecer no Brasil, muita coisa vira mania, aproveitaram para colocar, como se costuma dizer, “jabutis”. Assim, há excessos e virou chatice, tirou a naturalidade e humor,moro exemplo de comédias, teatro, cinema, as artes em geral. Está muita chatice e palhaçadas, porque daqui a pouco, se olhar sorrindo pode aparecer quem diga que é deboche, assédio etc (claro que dependendo do contexto, justifico, antes que apareça um/a chato/ sem noção para criticar querendo lacrar), e se olhar com cara fechada/cara feia vão dizer que gera dano moral, humilhação, constrangimento... Umberto Eco sempre atual quando publicou um artigo/estudo comentando que estamos assistindo um processo de imbecialização. Até obras de Machado de Assis já foram censuradas, desconsiderando-se o contexto e a época em que foi escrita. Pouco me importa se me chamam de “Magrão “ , “magrelo” (já fui mais gordo), ou dizem que envelheci (não é problema, porque todos, até os críticos também logo serão velhos), pois não sou velhaco. Sou nordestino , família de minha mãe é de raça negra do Recôncavo Baiano. Sou de origem pobre, mas de uma época em que sem condições , abria mão dos prazeres (jogar bola,noir exemplo) e ia para biblioteca pública para estudar (meus pais não tinham assistencialismo do Estado). Assim, estudei muito e comecei a trabalhar aos 14 anos (trabalhando durante o dia e estudando à noite) e era aluno destacado, por isso chamado de CDF. A melhor resposta que dei às adversidades não foi ficar de mimimis, vou vencer e superar, mesmo tendo de provar todos os dias que era capaz. Gostaria que o país invés de bravatear e fazer demagogia,aprendesse a conjugar realmente o verbo RESPEITAR, porque o que me incomoda são pessoas cinicas com o “ jeitinho brasileiro “ não respeitarem vagas de estacionamento destinadas a idosos, gestantes, cadeirantes etc. Concordo que está absurdo o cometimento de violências contra as mulheres, porém, o RESPEITO não depende de campanhas e do Estado/Governo, eis que esses homens violentos foram criados por quem? Ou também terceirizaram a responsabilidade de educar, de aprender a respeitar... ?por aí vai!
Uma curiosidade, a língua portuguesa vem do latim, uma língua que a maior parte das palavras não tem gênero, quando o português foi criado, as palavras neutras transformaram de gênero para gênero masculino.
Curioso isso ?
O Latim tinha os gêneros masculino, feminino e neutro. O neutro era usado como o "it" do inglês.
@@alexandrapalma5623 eu sei disso, o que eu quero falar que a maior parte das palavras em latim eram em gênero neutro.
Quando o português se derivou ouvi uma mudança de gênero do gênero neutro para o gênero masculino e isso é um fato.
@@creek5322 o que você está dizendo é incorreto, as palavras em gênero neutro eram as de objetos inanimados e algumas formas de discurso. Se os antigos romanos falassem com uma multidão de pessoas eles não as chamavam de "aquilo", e sim usavam o masculino como hoje em português, por exemplo. Ou se fossem falar de seus pais ou parentes, utilizavam "meus", no masculino, etc etc
A maioria das palavras, portanto, não eram em gênero neutro.
@@alexandrapalma5623Perfeito! Gosto de ler comentários, mas de pessoas que não apenas comentam como virou moda (faz parte da chatice atual), mas porque estuda, entende (algo difícil hoje em dia). As pessoas que não se capacitam, não lêem, não estudam, são limitadas e falam como se o mundo fosse tão reduzido. Você bem explicou, eis que as línguas de raiz latina, a exemplo do português, italiano,,espanhol, por exemplo, seguem a estrutura que explicaste. Parabéns!
É ser um idiota que se considera um puritano dos valores modernos, mas quando sua esfera de influência comete erros que eles condenam nos outros, esses ficam em silêncio e dizem estar em desconstrução 🙏
Eu já nem sei como descrever ou me referir a uma pessoa de pele escura. Se falar preto é ofensivo, se falar negro é ofensivo, se falar afro é ofensivo.
Só fique calado, só em uma pessoa como você existir, já é ofensivo.
EX : O TRABALHADOR BRASILEIRO PELÉ, AYRTON SENNA EM SUAS VITÓRIAS OU DERROTAS ELE ERA POLITICAMENTE CORRETO OU GANHANDO OU PERDENDO ELE NÃO DEIXAVA DE SER HUMANO UM CIDADÃO BRASILEIRO 👍🏻 OU SEJA ELE JOGAVA LIMPO. 👈🏻JOGAR LIMPO É O POLITICAMENTE HONESTO OU CORRETO
SÓ TEM UMA SOLUÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO PARTICULAR E PÚBLICA DE QUALIDADE TRABALHOS DIGNOS É SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ A SOLUÇÃO PARA NOSSO PASSANDO PRESENTE E FUTURO JOVEM CARÁTER DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
A BBC é boa porque mostra os temas com a complexidade que eles tem
Boa Reportagem !!!
A discussao e boa, a conclusao, geralmente ridiculamente simplista. Respeitar e suficiente
Ótimo vídeo!
Sobre cancelamento, gosto da ideia de que é melhor criticar atitudes do que pessoas. Quando as pessoas focam em criticar pessoas o cancelamento pode acabar sendo um linchamento. Também acredito que a medida que as pessoas se tornarem menos preconceituosas palavras ofensivas serão menos usadas.
Mas quando criticamos atitudes não estaríamos criticando as pessoas, já que são pessoas que que realizam as ações? Não daria no mesmo?
@@danielaportilho8665 Sim, pode-se dizer que quando uma atitude de alguém é criticada, que este alguém está sendo criticado. Mas o que acredito ser ruim na cultura de cancelamento é quando pessoas extrapolam e deixam de focar as críticas nas atitudes e passam a atacar as pessoas e até demonizá-las como se nada de bom pudesse vir de uma pessoa que teve atitude X.
@@HelbertLampert Sim, concordo com você!
O grande problema que eu vejo é pessoas se ofendendo no lugar dos outros. Por exemplo: Eu sou negro. Vi um debate uma vez de pessoas brancas dizendo se a palavra "mulato" era ofensivo ou não.
Eu sou negro e não me ofendo em ser chamado de mulato. Mas um bando de brancos querem que eu me ofenda. Isso pra mim sim é ofensivo.
Cancelamento dependendo é encheção de saco.
Ótimo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
A verdade que política no Brasil e uma coisa séria
Eu acho que policiar e atacar o significado e uso das palavras é o mesmo que "enxugar gelo". Pra criar uma sociedade mais respeitosa, justa e pacífica o caminho deve ser outro. E o dificil da questao e definir qual seria esse caminho. Pra mim teria a ver com ensino de melhor qualidade, que prega o conhecimento tecnico em conjunto com o amor a vida, e uma distribuiçao de renda que permita a todos terem possibilidades de crescimento e desenvolvimento, eliminando a fome, a falta de moradia e assistencia medica... coisas assim.
É isto é o certo mas nunca farão.
Que vídeo bom!
Não é porque
tá aí que devemos seguir ou fazer cada um sabe o que fazer da sua vida
Amo a voz dessa mulher
Eu me considero bem informado mas jamais tinha ouvido falar nesta cartilha. Fiz o download e vou lê-la com atenção e isenção. Mais um golaço da Nathália Passarinho. Ela sempre nos "cutuca" a pensar. Parabéns.
Não precisa ter isenção mais não, comentário do rapaz q estava palestrando sobre a cartilha, ( estávamos em dúvida de quantos centímetros a Lígia do menino entra na boca do OUTRO ), aí te recomendo vê o resto q não melhora nada !!!
O problema é o abismo social e cultural no Brasil.
Infelizmente muitas pessoas não sabem utilizar a moderação no tom e o que era pra ser algo leve, se torna algo pesado e discriminatório.
Percebe-se quão mente vazia é a pessoa só pela intensidade com que ela usa termos discriminatórios.
Mas e se o termo não for discriminatório? E for apenas uma hipersensibilidade? Por exemplo: palavras como denegrir e mulato estão erroneamente sendo categorizadas como expressões racistas. Acho que deve haver um combate à desinformação e esclarecer que essas não são expressões racistas.
@@OtavioSantos1981 "denegrir" é sim uma palavra racista, pois tem um sentido de difamar ou na tradução da palavra "deixar negro". então tornar-se algo negro está associado à algo ruim e pejorativo.
@@marcelolaurenti nuvem negra é associado a tempo ruim. Lado negro da força é ligado ao mau. Isso não tem a ver com tom de pele meu caro. Está relacionado às casualidades dos fatos. Isso é hipersensibilidade e se apropriar de uma palavra. Isso é burrice e preguiça de pesquisar a etimologia. Parece um bando de criança mimada. E pior... Um bando de brancos querendo que nós negros nos ofendemos com essas baboseiras.
@@OtavioSantos1981 ai q vc se engana, essas expressões e palavras sempre está associando o negro a algo mau e ruim. E se vc não se ofende, fale somente por vc, pq sempre vai ter alguém q vai se ofender sim, daí vale ter empatia e se sentir no lugar dessas pessoas.
@@marcelolaurenti a etimologia mostra que a origem dessas palavras não tem absolutamente nada a ver com racismo. Tô cansado de um monte de branco como vc querer dizer como os negros tem que se sentir. Isso sim incomoda os negros. Não um monte de fanfarrão caucasiano querendo tomar conta da gente. Chega de paternalismo.
O que mais me incomoda é que o papel de vanguarda nessas discussões venham dos Estados Unidos e Europa, ficando o Brasil discutindo a espuma gerada. As discussões por lá seguem, se modificam e se esvaziam; determinando o destino das discussões por aqui. O Brasil é um país colonizado intelectualmente? O Brasil é incapaz de por meio de intelecto criar movimentos e transformações da sociedade por aqui e no resto do ocidente? Somos capazes de pautar debates? Eis a questão!
Nem tanto, nem tão pouco
Tem gente que exala esse ar de superioridade, de querer sentir-se unico e achar os outros "retrógrados" pelo fato de usarem ele/ela nas conversas e documentos na sociedade. Alguns, nao todos, dão impressão de serem narcisistas a querer alimentar o ego de corrigir, ao ponto de achar errado cuidar de recem-nacidos e pre-escolares segundo determinado sexo de nacimento lá nos EUA. Não respeito todas as ideias dos evangélicos, mas me lembrou muito a critica que eles mesmos recebiam: "Parem de incomodar na vida dos outros". A vida ensina muito, não?
Se o seu humor gira em torno de debochar de traços físicos, raça, gênero, regionalidade ou orientação sexual, você não faz humor, faz o reforço de preconceitos.
Insuportável
Linguagem neutra é absolutamente RIDÍCULA. E eu sou de esquerda. Não acho isso necessário e nem útil.
A pimenta sempre vai arder no c... do outro. Quando não são nossas inseguranças e até mesmo nossas existências que estão sendo feitas piada, então está liberado depreciar os outros. O politicamente correto em sua radicalicalização é sim chato, mas é necessário se policiar para não ofender as pessoas.
Politicamente correto sempre vai existir, pois sempre vai existir o vitimismo.
Não vejo em que a linguagem neutra pode ajudar e endicar qual melhor caminho.
À linguagem neutra pode até provocar efeito contrário e não o esperado é no mínimo absurdo baixar normas sobres às palavras que devemos falar ou escrever quanto a caçadas do Pedrinho inúmeras crianças e adolescentes na época léu o livro era comum alunos ler Monteiro Lobato até eu é um dos meus chegamos a ler.
Porquê agora recrimina-la? Caso venhamos continuamente por esse caminho lá adiante corremos o risco de começarmos a queimar livros em Praça Pública, etc.