É pq ele era da corrente liberal. Uma corrente teológica que tinha certa influência no início do século XX, mas que perdeu força academicamente ao longo do século e por isso essa corrente eh minoritária hoje.
Como evangélico, afirmo, esses "evangélicos" atuais, a maioria NÃO ME REPRESENTAM, e MUITO MENOS A CRISTO! O que pregam não vivem, tem muita hipocrisia, descriminação, racismo, machismo, preconceito de todas formas, que com certeza Cristo não apoia e não condiz. Usam a Bíblia de forma extremamente errada como justificativa para seus preconceitos, descriminação e favorecimento. Foi vergonhoso o que fizeram e estão fazendo com o evangelho de Cristo durante e após essas eleições, é absurdo! Tenho medo de andar com a bíblia na mão e ser confundido com um louco Bolsonarista, esses são doentes, fanáticos e idólatras. Político nenhum deve ser adorado, ele é um servidor, tem que servir ao estado, governar pra todos e não somente para grupos específicos.
Isso que disse é verdade. Na escola, por exemplo, digo que sou crente, e muitos me confundem como bolsonista, sendo que não sou. E aí tenho que ficar explicando meu posicionamento político, como se todo cristão fosse bolsonista, apoiando esse cara de extrema-direita.
Tudo pro crente é coisa do tal do Satanás, o crente atrasa o progresso do país, tudo aquilo que tá fora visão limitada deles, eles vão contra. Eles acreditam que a ciência é o desenvolvimento é coisa do Satanás. Kkk
Não se pode generalizar, mas que infelizmente há uns assim, realmente há. Parecem ter esquecido a Epístola de Tiago, os Profetas Menores, Isaías 58 e, sobretudo, Jesus.
Ótima reportagem. Eu, como evangélico, posso dizer que fazer uma radiografia do meu grupo religioso é algo praticamente inesgotável. O Protestantismo histórico já possui boas divergências entre si (basta estudar a teologia dos luteranos e compará-la à dos anglicanos ou calvinistas) desde os tempos da Reforma. Posteriormente, com a vinda dos Batistas (grupo que não foi mencionado na reportagem, mas que é crucial para entender o evangelicalismo) e dos Metodistas, o cenário Protestante passou a se tornar cada vez mais popular e adepto do modo de evangelismo explosivo (ideia de "ganhar almas pra Jesus") por meio da pregação. A onda Pentecostal dá mesmo uma ênfase mt forte a uma fé mais emocional e experiencial com Deus. Uma coisa muito bonita. Já os neopentecostais, é preciso dizer, são o grupo mais controverso do evangelicalismo, tanto por conta da Teologia da Prosperidade como por outros "excessos" extra-bíblicos e heréticos. Uma boa parte evangélicos já têm chegado à conclusão de que é preciso fazer uma separação clara entre eles (históricos e pentecostais) e os neopentecostais. No mais, para quem quer se aprofundar na História da Igreja, do Protestantismo, nos distintivos denominacionais e teológicos sugiro o canal "Truth Unites", do Dr. Gavin Ortlund (em inglês).
@@juliocesaroliveira4471 na verdade alguns países europeus também consideram como seita. É um movimento que nasce nos EUA como forma de colocar os bens materiais e dinheiro em evidência, é mais focado no ter. Grande parte da população dos EUA foram para essas denominações que utilizavam dos meios de comunicação, usavam ritmos populares e uma pregação em formato de show. Hoje o número de ateus nos EUA cresce, muita gente lá está desistindo do protestantismo ou voltando a igrejas tradicionais.
@@devonzoal9385 eu sei. O problema é que o rumo do país continua sendo decidido por pessoas cristãs. Questões de saúde pública por exemplo, continuam sendo alvo da ignorância dos religiosos que estão no poder.
@@barneypaodoce pois é, chocaram o ovo da serpente, e agora ela tá aí pronta pra engolir todo mundo. A tal teoria do poder e da guerra espiritual na prática.
Eu fui evangélico 20 anos hoje eu não tenho mais igreja e nem sigo mais essa doutrina, hoje verdadeiramente sou liberto vivo em paz e feliz sem religiosidade , o Brasil está cada vez mais pobre, preconceituoso e violento infelizmente a religião influência muito nisso, mas que cada um seja feliz como é na igreja ou religião onde se encontraram bom hoje eu consigo respeitar as diferenças e deixando claro antes que me ameacem eu não sou de direita e muito menos de esquerda eu sou um ser independente e pensante .
Antes eu me denominava evangélica agora, diante de tantas coisas que vi e vejo sou apenas cristã. Faz 10 anos que sair da igreja AD e não tenho nenhuma pretensão de retornar. Estou bem mais feliz assim 😊.
Minha irmã sei que a igreja tem alguns erros. Gente é gente em qualquer lugar, mas não deixe de congregar Deus pode fazer a diferença através de sua vida. Sabe, Hoje temos muitas pessoas que falam mau da igreja abandonam por pessoas e Deus não quer pessoas que fique falando mau, porque ele que vai concertar o erro humano. Ele quer amigos que vão sofrer por sua igreja em oração e defendendo o corpo de Cristo. Lembre-se do que está escrito na palavra ( HEBREUS 10:25 )
Hoje não me considero nada. Só quero me libertar dessa luz emitida pelo celular, e sair de perto de pessoas as quais estou próximo por muitos anos. Tentei sair definitivamente aos 16 anos, mas infelizmente tive que voltar aos 23 e, até hoje hoje (37) estou por aqui. Neste período, parei de me considerar qualquer coisa. Nem ateu eu me identifico. Não me identifico sendo nada: nem crente, nem ateu e nem agnóstico. Só que eu sinto que é muito fácil resolver minha situação. O problema é a palhaçada da vida que está conspirando contra mim. É só Deus impedir essa palhaçada -- se ele existir, que tudo dará certo. Terá problemas? Talvez sim, mas voltarei a viver.
Já fui evangélica, hoje eu sou seguidora de JESUS que é o único intercessor entre nós e DEUS. Desses evangélicos e seus "pastores" eu só quero distância, se deixar eles tiram tudo que a gente tem.
@@pazbento8100 por gente como vc que pensa que está pensando, é que estamos lentamente caminhando para um Irã, resta saber se o "xá" será o Edir Macedo, o malafaia ou qualquer outro líder de alguma igreja
Eu já estive neste meio evangélico, mas sempre gostei de pesquisar sobre religiões, ceiras e etc, minha mente foi iluminada, penso que foi por causa da minha vontade de descobrir a verdade, hoje continuo sendo cristão mas não sou mais evangélico, hoje sou espiritualista, creio na espiritualidade, este movimento evangélico não é nada mais que um poleiro do mal!.
Grande parte dos males que assolaram e ainda infelicitam o país devemos aos eleitores que misturam religião com política. Nunca tive nada contra evangélicos em geral, mas agora tenho.
Generalização é a raiz de todas as formas de preconceito, o caule é a ignorância. Na reportagem foi afirmado diversas vezes a heterogeneidade e amplitude de posições políticas e visões. Único fato comum entre evangélicos é o texto base, a bíblia.
@@marialuciacalazans6564 respeito sua opinião Maria. Todos nos temos o direito de gostar ou não de certas atitudes ou discursos. Mas o sempre me posiciono quando a declaração é combustível de ódio. Seja de qualquer grupo. Chamo a atenção de evangélicos principalmente já que também sou um.
bom dia, mas pra vc ter direito a salvação vc tem que ceiar, no evangelho de João Cap 6 Jesus disse que aquele que come a minha carne e bebe meu sangue tem A VIDA ETERNA Repense sua escolha pra vc não perder sua salvação, Deus abençoe
o alvo é Cristo, vc não pode olhar para as falhas dos homens, deixa os escândalos de lado e sirva a Jesus com todas suas forças, igreja perfeita foi só a dos apóstolos em Atos 2, amém Pense bem nisso, Deus abençoe
Sou cristão, minha vida é de Cristo, mas depois de 12 anos como evangélico, hoje rejeito esse rótulo. Demorei muito tempo aguentando a hipocrisia nesse meio (eu era da presbiteriana) e sem identifcar as discrepâncias entre a prática evangélica e o que a Escritura fala (que, teoricamente, deveria ser a única regra de fé e prática). Passei a anotar toda vez que finalmente entendia alguma discrepância nova entre a Bíblia e o que eu via. Hoje, o documento está com mais de 30 páginas e não tenho mais nenhuma intenção de frequentar centro religioso (que eles erroneamente chamam "igreja"). É coisa demais, mas foi justamente o Sola Scriptura que me salvou do evangelicalismo.
Análise bastante equilibrada. Como evangélico ou protestante me sinto grato por seu posicionamento! Faltou ao meu ver lembrar que existem os batistas, também oriundos da Reforma, mas com uma estrutura diferente das outras denominações. Seria interessante falar sobre como é o modo de governo das diversas denominações evangélicas históricas e sua diferença de outras mais recentes. Isso também importa nessa análise. Obg!
Penso que o movimento criado por Martinho Lutero foi verdadeiro e muito coerente. Mas o que ele diria hoje ao ver o que restou do que acreditava ser a verdadeira fé?! Essas teorias tão propagadas pelas novas igrejas evangélicas, o envolvimento das igrejas evangélicas com a política. Enfim, não acredito que estaria satisfeito. Particularmente, acredito que fé, política e dinheiro são coisas que não deveriam se misturar, e o estado deveria ser laico de fato, não só no papel.
Face a novas denominações religiosas que surgem com interesses no mínimo duvidosas, creio que Lutero estaria em nova cruzada para combate a venda de novas indulgências que caracterizam parte destas Igrejas. Lutero estaria aborrecido.
Como que não 'pode misturar' política e religião? Sendo que toda a conduta moral do homem transcende este mundo? Se o governo for firmado no sentido que você coloca, é muito provável acabar se pervertendo pela própria 'vontade humana corruptível'. Veja bem como eram as sociedades das quais a história bíblica relata, onde o Deus tinha relação intrínseca. E compare também com a desordem que eram todas as outras das quais o transcendente não fazia parte. Nesses estudos você pode verificar pelo autor Eric Voegelin. Ele tem estudos amplos nesse sentido.
Obrigado pela perspectiva histórica, BBC. É um tema importante cuja discussão necessita também de uma sólida base de sentidos sincrônicos e diacrônicos. A fé não é tão subjetiva como pressupõem muitas "pregações". Racionalizar, compreender e praticar são imperativos explícitos nas Sagradas Escrituras. O debate público carece mesmo de conhecimento.
Desculpe, amigo. Pensei serem acessíveis as palavras. Em resumo: a fé precisa, entre outras vias, do percurso histórico e do conhecimento de determinada época para ser melhor compreendida, de modo racional e prático. É um debate importante.😉
@@noslinew Ata! Entendi. Não precisa se desculpar,amigo,afinal a culpa é minha por ter parado de ler por tanto tempo. Só tenho 17 anos, portanto perdoe a minha ignorância.
Em 2001 e 2002, fiz serviço voluntário em um hospital psiquiátrico para mulheres aqui em SP, a grande maioria das pacientes eram evangélicas. Vinham de famílias pobres,tinham baixa escolaridade e eram profundamente oprimidas. Eram histórias muito tristes e suas famílias nem ao menos as visitavam. E o pior de tudo , que quando surtavam tinham visões e delírios com temática bíblica. Era um cenário triste ,pobres mulheres. 😞
Loucura tem em todos os grupos. Talvez vc devesse ser voluntário nos centros de recuperação de viciados em drogas mantidos pelos evangélicos para ter uma visão complementar sobre os evangélicos.
A melhor coisa que fiz foi sair da igreja católica minha mente abriu para enxergar o outro que estava na minha frente, enxerga a realidade das coisas e descobri o mundo porque até então minhas dúvidas sobre as coisas ninguém me explicava nada, tudo era ensinado conforme a bíblia dizia, e minhas dúvidas e meus questionamentos não eram ouvidos, eu ainda tentei voltar mas não deu, então em um certo dia liguei na rádio onde tem o programa do padre que não vou citar mas é muito famoso, mas achava muito bom, até que um dia uma menina ligou pra lá desesperada, pois ela tinha apenas dez anos e cuidava da mãe doente e acamada, cuidava da casa e não tinha nenhuma rede de apoio para elas, elas estavam passando precisão tantas maneiras que nem sei descrever, o padre elogiou a menina, e disse que ela tinha que aguentar firme e não podia desistir que era a missão da vida dela era o sinal do amor de Deus pra elas estarem na quela situação, por isso ela iria suportar e rezou com ela pra suportar a situação apenas isso, gente era a criança sem apoio, sem ajuda enfim ali foi a gota d'água pra mim, ainda acredito em jesus e também prático o budismo, Mas já fui visitar a igreja evangélica a universal na época foi a pior coisa que me aconteceu até hoje tenho problemas de audição por culpa deles.
Eu afirmo: Não sou “evangélico”. Nunca fui “evangélico”, principalmente se voltar para esse conceito falso estabelecido atualmente. A idéia de "evangélico" me remete a pensar numa pessoa (cristão) que faz da sua vida o seu paradigma principal, os preceitos que Jesus nos deixou, então a grosso e pretencioso modo, os católicos romanos também são evangélicos iguais aos "evangélicos". Nesse conceito que tenho, um tanto radical, também posso dizer que também nunca cheguei a ser evangélico. Alguém que já leu até aqui dirá: “então quem é evangélico?” Não espere pela minha resposta, ela está no Novo Testamento.
*Sou da Igreja Batista. Não consigo levar pentecostal e neopentecostal a sério, difícil achar que uma igreja fundada e formada por qualquer um e tão recentemente tenha alguma seriedade, pra mim são quase caricaturas*
Sou evangélico pentecostal e rejeito a teologia da prosperidade pois penso e defendo que não se deve barganhar com Deus ou seja não deve adorá-lo pelo que ele pode me dar mas sim pelo que Ele é, Deus tudo poderoso criador de todas as coisas e Salvador da humanidade através do sacrifício de seu filho unigenito Jesus.
@@lowrhyan567 está enganado. Havia apenas uma igreja, porém havia ritos diferentes. A igreja original praticava um rito,e a ocidental outro, porém o grande cisma de 1054 veio quando a igreja oriental não aceitou a autoridade do papa na igreja ocidental em Roma. São Pedro foi martirizado em Roma pelo império romano pagão,ele foi crucificado de cabeça para baixo, e no lugar dele a igreja elegeu outro papa que foi São Linus. Além disso: o corpo de São Pedro está sepultado na basílica de São Pedro em Roma. A igreja ortodoxa tem um sistema de patriarcado, e seus sacerdotes não pratica o celibato, porém têm a mesma fé da igreja católica, pois creem no Deus uno e trino,e também veneram a virgem Maria mãe do salvador.
Ser evangélico é a melhor religião do mundo, o caboclo pode pecar a vontade, matar, estuprar, se drogar, roubar. Depois sobe no altar faz a mea culpa diante da congregação , se diz arrependido, diz que encontrou jesus e jesus perdoou ele (sempre perdoa). E a vida segue com se nada tivesse feito, limpinho desde que pague o dizimo todos os meses, sem dizimo sem perdão .
Sou evangélico, minha igreja não tem dízimo. É nossa interpretação de os filhos de Deus não peca. É que se pecar não é filho de Deus. Batismo é um só, salvação é compromisso pessoal, e o julgamento será de todos os aspectos, sendo exclusivo de Deus. Não é porque está na igreja que será salvo, não é porque se assume cristão evangélico que é filho de Deus. O fardo é leve, o julgo é suave mas a graça não vem de graça.
@@wallisondiogo8201 Vai ser hipócrita e negar que eu estou 99% certo? que entre a vertentes do mundo evangélico tem um show de horrores e heresias sem fim? vai negar que tem pastor ressuscitando a mesma criancinha toda semana? .
@@zedaspretras007 eu, diferentemente de você não generaliso pessoas. Em todo lugar tem corruptos, inclusive na Igreja. Não é porque alguns difamam a honra da comunidade, que todos são assim. Eu não frequento igreja e não gosto de muitos pastores, principalmente os que se envolvem com política, mas respeito qualquer manifestação de crença, afinal cada um sabe o que é melhor para dar propósito a sua vida e pelo visto o seu não existe, já que se propõe a criticar os que pelo menos tentam.
Desde o século 4 que a igreja cristã é extremamente interessada em política e isso nunca vai mudar, foi assim que o cristianismo se tornou a maior religião. Basta se tornar uma força política, e depois fazer leis obrigando todos a se tornarem cristãos de uma forma ou de outra, isso tem dado certo pro cristianismo a uns 17 séculos e os cristãos jamais abririam mão da principal fonte de poder dinheiro e influência que eles têm.
Os lideres evangélicos no cobgresso defendem uma pauta moral, inclusive alguns que foram eleitos para a próxima legislatura deixando de lado propostas importantes para a melhoria do País, isso é preocupante pois o país vai se tornando uma república fundamentalista, daqui a pouco iremos tornar uma TEOCRACIA com uma POLÍCIA da MORALIDADE assim como no IRAN.
Acho que ele está falando dos evangélicos neo fascistas bolsonaristas que usam religião e política para robar o povo pedindo coisas como propina em barras de ouro.
Acho engraçado como os pastores evangélico/crente/protestante ensinam seus fiéis que eles não podem ouvir música do mundo, eles não podem frequentar festas do mundo, já ouvi até um dizer que evangélico não deveriam trabalhar para ateus, só pra evangélico. Mas na hora de concorrer a uma eleição pra deputado não tem problema se envolver com o mundo. O pastor se envolver em com uma câmara legislativa do mundo pode, pq eles vão "defender a família". Pior que já ouvi essa desculpinha de proteger a família de vários crentes divorciados. Se você é um crente divorciado e vota em uma pessoas como Bolsonaro pra defender a família VOCÊ É HIPÓCRITA.
O crente acredita que tudo que tá fora do mundo deles é coisa do tal cramulhão, o desenvolvimento, a ciência, as religiões afros, os homossexuais, as outras religiões, o crente atrasa o Brasil mais uma coisa o crente gosta muito.. é do Dinheiro na conta de Jesus.🤑🤑🤑🤑
Sou cristã católica romana e não deixo a minha fé por outra. Religião não salva, não é perfeita pois é constituída por homens pecadores, não adianta dizer que conhece Jesus, se não com Jesus. Eu amo ❤️ me religião com defeitos e com qualidades.
Bem,é a natureza humana agir assim,mesmo sabendo que é errado. Além disso, não generalize,pois nem todos pensam assim. Até porque,a salvação é graça e não por mérito e segundo a Bíblia diz que só quem será salvo, são os que entregaram a vida a Deus e isso inclui tanto evangélicos quanto católicos. 🫥
@@SCP-3897 quem será "salvo" será a pessoa e sua pureza de coração independente de sua religião, seja, qualquer uma Candomblé, Budismo, Islamismo.... Enfim
@@luanar.araujo9555 Na verdade, não segundo o evangelho, senão o sacrifício de Jesus teria sido sem sentido. Não importa o quão bom você seja, você ainda é um pecador e uma boa ação nunca será capaz de remediar você de um pecado cometido. A morte é o preço pelo pecado e só ela é capaz de apagar os mesmos.
Ótima matéria! 👏🏼 Vcs também poderiam produzir algo sobre os cristãos que não tem religião. (Que não fazem parte de nenhuma igreja ou seita) Vejo um grande problema em alguns grupos evangélicos que se alto denominam "salvos", enquanto querem afirmar que todos demais estão perdidos. Deus não tem religião e Jesus Cristo não veio para destruir as almas dos homens; mas sim para salva-las. Por isso que temos o livre arbítrio!.
Aqui não é canal teológico pra eles explicarem isso pra você né amigão, procura um canal no TH-cam Cristão como Yago Martins, Luciano Subirá, Jesus Copy etc...
Eu afirmo: Não sou “evangélico”. Nunca fui “evangélico”, principalmente se voltar para esse conceito falso estabelecido atualmente. A idéia de "evangélico" me remete a pensar numa pessoa (cristão) que faz da sua vida o seu paradigma principal, os preceitos que Jesus nos deixou, então a grosso e pretencioso modo, os católicos romanos também são evangélicos iguais aos "evangélicos". Nesse conceito que tenho, um tanto radical, também posso dizer que também nunca cheguei a ser evangélico. Alguém que já leu até aqui dirá: “então quem é evangélico?” Não espere pela minha resposta, ela está no Novo Testamento.
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Mateus 6:24. Pelos seus frutos, os conhecereis....
VALDOMIRO SANTIAGO, cercado de pessoas pobres, simples, humildes. Seguido por tribos ciganas enfeitadas por quilos e quilos de ouro. Filha viajou com filhos e empregadas em ferias. TOTAL DO PASSEIO FAMILIAR: 300.000,00. FOI DEUS QUE PAGOU ATRAVÉS DOS POBRES, SIMPLES, HUMILDES.
BBC já há muito tempo considero o melhor jornalismo no Brasil, e essa reportagem só reforçou isso. Como cristão evangélico senti o respeito e o cuidado com a matéria. Parabéns BBC. O Senhor os abençoe.
Excelente reportagem. Muito clara, objetiva, didática, afastada do senso comum. Espero honestamente que todos possam assistir. Aos não evangélicos serve com forma de desnaturalizar prenoções e preconceitos. Aos evangélicos serve como ponto de partida à uma reflexão sobre o que são e onde desejam chegar. BBC sempre superando as expectativas.
BBC foi muito afável a igreja evangélica. Ha muitos, muitos pontos problemáticos q foram ignorados como corrupção, a forte ligação com apenas um lado da esgera politica a extrema-direita/conservadora, e pregação demonização contra algumas minorias e a esquerda incluindo pregando a morte direta ou indiretamente dessas minorias ou grupos politicos. Quando falam de prosperidade tbm foi uma fofura, mas quem ganha dinheiro são pastores e não o rebanho. Enfim, ha uma infinidades de pontos negativos nas igrejas e religiões, mas ha uma força NADA sobrenatural apoiando isso. E quem for contra deve tomar coidado com as palavras evitando dar detalhes p não ter o comentário apagado por bots ou pessoas com suas inclinações.
Assistindo esse vídeo, vejo que não é uma boa ideia unir religião e politica...quando se põe o fanatismo de que existe o bem e o mal e não o bom e o ruim na politica acontece o que vemos no Brasil desde 2018.
@@pazbento8100 deve ser depois que um lider religioso tava vendendo óleo ungido pra curar até câncer um absurdo vendendo e o povo falando que curou ai me decepcionei
Você foi lá em busca de algo mas não achou, não necessariamente você precisa concordar com a grande massa de evangelistas, praticando o que vc entende como correto já é um caminho andado
Como ateu, esse vídeo só confirma meu ponto de vista de que religião não passa de política. Uma denominação atacando a outra com o objetivo de conquistar o mercado consumidor.
cara isso é apenas uma autodenominação, o que não faz diferença alguma,quem é católico se autodenomina catolico, se vc se auto denominar cristão fica vago devido a tantas denominações que existem ...
Eu sou ateu, mas estou estudando um pouco sobre religião para poder entender essa visão da qual não faço mais parte. Minha visão de mundo é totalmente baseada nas Ciências. Eu sei que as pessoas têm necessidades diferentes. Como convivo com pessoas religiosas, preciso entender essa percepção e essa visão de mundo que ao longo dos anos ficou mais distante de mim.
Continue ateu meu querido. O deus desses crentes é o ódio, a ambição e a política. Melhor o ateísmo do que acreditar num deus cheio de raiva e que leva bilhões mais para a morte do que para o céu.
Sou evangélica, não votei e não voto no Bolsonaro. Ele não representa o verdadeiro evangelho! Nunca o evangelho foi tão avacalhado como foi por esse homem. Sinto muita vergonha de todas as falas e ações desse senhor. Quem realmente conheceu o s Senhor sabe que esse ser não passa de um aproveitador que usou e abusou da nossa comunidade para se eleger.
É um fenomeno iniciado há muito tempo mas que ganhou força com os tele evangelistas norte amercanos , nomes como Rex Humbard, , Billy Graham e Jimmy Swaggart ...esses tres influenciaram totalmente o movimento evangélico brasileiro, a partir da decada de 70.
Resumiu muito bem. Denominações diversas, discípulos poucos... No fim parece que vivemos um salve-se quem puder, pela denominação que condizer com sua disposição mental. Sou Cristã, mas para meu bem estar espiritual me afastei de denominações, com exceção de 2 pregadores que acompanho.
Eu entendi que ser Evangélico é ser Cristão acreditando que Jesus é o único e suficiente salvador de nossa alma,ele é o filho de Deus feito homem e único intercessor entre o homem e Deus. Não dou o dízimo. Só ofertas para manutenção da igreja,porém acredito que quem dá o dízimo e aprende a usar seu dinheiro sem gastar com bebidas, ou coisas supérfluas melhora sua vida. Muito simplista o meu modo de pensar ,mas me ajudou a melhorar minha viďa e tem ajudado muita gente.
Ser evangelico é quem segue, interpreta corretamente e prática o evangelho . Hoje só tem bandidos, hipocritas, que colocam o evangelho dentro da interpretação que beneficie seus interesses, salva nesse mercado 1% entre pregadores, missionários , pastores e outros.
O que mais me impressiona, é que os evangélicos que conheço não citam nunca o evangelho. Só se apegam ao velho testamento, aquelas passagens mais tribais/brutais, etc., que pouco ou nada têm a ver com a palavra do senhor.
Toda interpretação do evangelho é correta dentro de cada denominação cristã ou islâmica. Denominações diferentes adotam interpretações diferentes. E todas estão corretas, enquanto o suposto deus não aparecer pra definir de maneira categórica qual é a correta ou se todas estão erradas.
No Brasil, infelizmente segnifica ser hipócrita. É ir para o culto e ler que Jesus pregou a paz e o amor. Enquanto que na vida real apoia gente que tem discurso de ódio e armamento. Chegaram ao absurdo de passar pano para frases como: Jesus usaria armas. Sendo que na época de Jesus existiam armas e Ele não as usava.
Sim, existiam os zelotes, que eram os mais radicais da época e Jesus não agiu do jeito deles... Preferiu ser crucificado... Quando Pedro cortou a orelha de um dos guardas, que foi prender Jesus, Cristo mandou ele guardar a espada... Quando dois discípulos queriam que Jesus fizesse descer fogo do céu, pra queimar uma cidade que não quis recebê-lo, tomaram uma bela bronca... Eu não entendo que evangelho é esse que é pregado hoje em dia... Não entendo mesmo.
@@setimo8 sim tudo isso é dito no novo testamento...mas ninguém fala disso. ..verdades inconvenientes....Jesus foi chamado o cordeiro de Deus... precisamente para simbolizar a sua natureza pacífica e de sacrifício....
@@robertovagner esse é o problema de vocês. Não entendem que deixar de apoiar uma pessoa não significa que precisa apoiar outra. Eu não defendi que deveria apoiar a esquerda eu só disse uma verdade: os atos da maioria dos evangélicos hoje não casam com o novo testamento. Fazem leitura seletiva do novo testamento e se esbaldam no antigo testamento onde Deus é punitivo. Eu já falei a alguns amigos e repito: uma hora vai surgir um louco dizendo que o novo testamento foi coisa de esquerdista e comunista e vai vir com um Jesus primitivo e hostil e vocês vão acreditar. Aquele vídeo do porta dos fundos, Esquerda Túnica nunca foi tão real
@@leonardogamedrv4822pelo visto vc anulou seu voto no segundo turno, para ser coerente com o que disse. Nesse sentido poderia vir aqui também chamar os políticos não evangélicos de hipócrita também quando vão a igreja evangelica tirar foto para se passarem como cristãos, mesmo sendo ateus. Com relação ao novo testamento, se não for seletivo como vc citou, também vai encontrar punição. Deus dá o livre arbítrio para escolher mas não isenta a pessoa das consequências da sua escolha. Isso vale para os evangélicos que vc já julgou e condenou, segundo seu entendimento.
Ser Evangélico não significa ser Cristã, ser Cristão, é ser Crente obdiente ao Senhor Jesuítas. Ser amigo, amável, respeitar a todos e ser empático com todos. Ter misericórdia das viúvas e dos órfãos, e rejeitar a corrupção, seja ela política e outras. Deus acima de tudo e de todos. Misericórdia para com todos...
@@Fábio_10_Cruzeiro tem diferença entre religião é a verdade do evangelho. A religião que distorceu o evangelho leva o povo ao erro, de achar que tá servindo a Cristo, mas serve a seu inimigo. Já o evangelho sem a manipulação feita pela religião, liberta o povo. Mas aí é perseguido pelo império capitalista.
Perigo para democracia e deixar essa esquerda vagabunda que não gosta de cristãos. E leis justas querem impor o terror e valores amorais com tudo que não presta aqui no Brasil não simples assim
A fé para os pentecostais não é experiência poderosa, é sim ema experiência de transformação de vida conduta operada pela pregação da palavra de Deus (bíblia) e a ação do Espirito Santo
Pois é que contraditório né... A maioria são de religisos nas cadeias... E os ateus que são taxados de satanista o de estão??? Estudando.. vivendo suas vidas e não tomando conta do rabo alheio..
Não é a toa que um dos primeiros imperadores japoneses proibiu o trabalho de missionários evangélicos no país. Há toda uma lavagem cerebral na igreja que interfere de maneira errônea na política. O Brasil não merece isso. Somos um país laico, queremos aproveitar cada virtude de nossos cidadãos em prol da melhoria de vida da nossa população, sem preconceitos! As diretrizes da igreja deveriam sofrer mudanças urgentes pra nunca mais realizarem desserviço contra nossa nação. Essa matéria da BBC é super importante. Talvez as pessoas aprendam a diferenciar política de religião, pois juntas, só farão nossos problemas se expandirem exponencialmente.
Uma coisa eu aprendi ao estudar as ' escrituras sagradas ' , guiar a minha vida espiritual cristã, por pequenas passagens ou um ou dois versículos biblicos . Uma pequena passagens tirada do contexto pode gerar uma ' tragédia ' . Quem ler os Evangelhos de Cristo ( Matheus , Lucas ,Marcos e João) , só encontrará fraternidade, perdão, concordia , misericórdia, respeito, força, justiça, tolerância, solidariedade, esperança, altruísmo, paz . " Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei " - Jesus Cristo ! Desejo a paz e bem a todos ❤😊
Muita fofoquinha e outra coisa eles idolatram os pastores tratam os filhos dos pastores com diferença com as outras crianças ou adolescentes sei que os filhos dos pastores fazem o que querem e ninguém fala nada agora ser for filho de algum irmão da igreja levam bronca até de cima do púlpito
Não sou crente, não sou católico, não sou protestante, não sou cristão! Sou eu: Lavado e Remido pelo Sangue do Cordeiro, por Cristo Jesus de Nazaré! Servo do Deus Altissimo! Cheio do Espirito Santo! - Põe isso na sua anotação!
Havia um embate político quando Jesus veio a terra, pois grupos judeus desejavam se libertar do domínio Romano. Ao verem Jesus imaginaram que ele poderia ser um líder político que libertaria Israel do domínio de Roma, mas Jesus respondeu a eles: "Meu Reino não é deste mundo." A luta do cristão não é buscar adequar esse mundo a lei de Deus pela força, pois isso é impossível, uma vez que as profecias bíblicas dizem que esse mundo só vai de mal a pior moralmente. Deus não deseja remendar esse mundo, a palavra de Deus nos diz que o mundo está preparado para o fogo, ou seja para o juízo de Deus. O evangélico na política tentando moralizar o Brasil é como alguém tentando barrar o rompimento de uma barragem com a mão. A função do cristão é anunciar o evangelho e dessa forma, salvar pessoas para o novo mundo, pois este mundo não tem mais concerto.
Todas as pessoas que se dizem evangélicas que eu conheço sabem muito pouco dos textos evangélicos e nem sabem quem foi Martinho Lutero... Inclusive, o termo "protestantismo" é totalmente sem sentido para essas pessoas... Em geral, elas conhecem mais o Antigo Testamento do que os Evangelhos em si e estão todas nas igrejas ligadas à teologia da prosperidade... Portanto, é uma incongruência classificá-las como evangélicas!
Esqueceram de nós da CCB, temos apenas cerca de 20.000 igrejas no Brasil, e não participamos da política.Depois de 47 anos de crente, sinto tristeza em ver a política entrando nas igrejas evangélicas, o povo exaltando o homem e não DEUS.Perdendo sua referência.
Mas os evangélicos, que são os pentecostais e neopentecostais nasceram justamente para contrapor essa ideia do Reino de Deus não ser deste mundo. É um movimento que nasce para contrapor os sofrimentos deste mundo e em ser capitalista sem culpa. Negam que o sofrimento faz parte da vida e querem viver o bem e bom a todo momento. Esse movimento nasceu nos Estados Unidos já ao redor de um século atrás. É antibíblico, mas eles acreditam nisso!
@@danilotavares6255 Segundo os Evangelhos, Jesus proibiu os discipulos de lutarem por ele e nao apoiou insurreicoes anti-romanas ou fariseus/saduceus pro-romanos
Excelente reportagem; explica bem porque evangélicos costumam ser inconvenientes e intolerantes, tentando impor sua crenças e valores a todos e em todo lugar. Religião deve ser sempre algo da esfera privada, cada qual com suas crenças e descrenças. O Estado laico garante liberdade de consciência a todos.
O deputado/pastor evangélico Silveira (na década de 30) era mais progressista do que, qualquer pastor evangélico é hoje em dia!
verdade kkkkkkkkk
É pq ele era da corrente liberal. Uma corrente teológica que tinha certa influência no início do século XX, mas que perdeu força academicamente ao longo do século e por isso essa corrente eh minoritária hoje.
Não tem sentido ser conservador se através do Espírito Santo, o evangelho sempre será Boa Nova.
Pastores são progressistas?
E os de hoje não estudam praticamente nada de sociologia, a gente percebe p tamanho do estrago.
Excelente matéria, cresci em lar evangélico e cresci em ambiente evangélico hoje eu tenho nojo desses ambientes evangélicos, me considero cristão.
Então vc não é cristã
@@josesebastiao2087 🤷🏽♂️
@@josesebastiao2087 você precisa frequentar um templo de tijolos e cimento para ser cristão?
Tem nojo, que bom que conhece todos.
Teu ambiente evangélico deveria ser um cocô.
Deixei de ter religião há muito tempo, fé em Deus basta.
Verdade
Eu acredito sim que há um ser onipotente que criou o universo mas agora igreja,Jesus,Espírito Santo e bíblia:é tudo mentira!
Se você crê em Deus,precisa saber o que ele diz sobre religião,e viver ,isso é crê.
Como evangélico, afirmo, esses "evangélicos" atuais, a maioria NÃO ME REPRESENTAM, e MUITO MENOS A CRISTO!
O que pregam não vivem, tem muita hipocrisia, descriminação, racismo, machismo, preconceito de todas formas, que com certeza Cristo não apoia e não condiz. Usam a Bíblia de forma extremamente errada como justificativa para seus preconceitos, descriminação e favorecimento.
Foi vergonhoso o que fizeram e estão fazendo com o evangelho de Cristo durante e após essas eleições, é absurdo! Tenho medo de andar com a bíblia na mão e ser confundido com um louco Bolsonarista, esses são doentes, fanáticos e idólatras. Político nenhum deve ser adorado, ele é um servidor, tem que servir ao estado, governar pra todos e não somente para grupos específicos.
UP 👏👏👏
Isso que disse é verdade. Na escola, por exemplo, digo que sou crente, e muitos me confundem como bolsonista, sendo que não sou. E aí tenho que ficar explicando meu posicionamento político, como se todo cristão fosse bolsonista, apoiando esse cara de extrema-direita.
A maioria só se diz cristão por ter medo de ir ao inferno, geralmente essa gente nem reza, ser cristão dedicado como você é raro.
@@1822Brasoca essa gente!!?
O medo do inferno não faz ninguém se livrar dele.
Esses evangélicos no Congresso em vez de lutar pelos mais fracos e oprimidos estão do lado de quem oferecer mais vantagem
Tudo pro crente é coisa do tal do Satanás, o crente atrasa o progresso do país, tudo aquilo que tá fora visão limitada deles, eles vão contra. Eles acreditam que a ciência é o desenvolvimento é coisa do Satanás. Kkk
O congresso em geral 😂😂😂
Evangélica farta de pobreza, votei Lula, não tenho medo de falar, não estou sozinha
👍👍🙏🙏👍🙏🙏🙏👏👏🙏👍🙏🙏👏
Tudo que o oprimido quer, é estar um dia no lugar do opressor!Disse tudo!
Não se pode generalizar, mas que infelizmente há uns assim, realmente há. Parecem ter esquecido a Epístola de Tiago, os Profetas Menores, Isaías 58 e, sobretudo, Jesus.
Ótima reportagem. Eu, como evangélico, posso dizer que fazer uma radiografia do meu grupo religioso é algo praticamente inesgotável. O Protestantismo histórico já possui boas divergências entre si (basta estudar a teologia dos luteranos e compará-la à dos anglicanos ou calvinistas) desde os tempos da Reforma. Posteriormente, com a vinda dos Batistas (grupo que não foi mencionado na reportagem, mas que é crucial para entender o evangelicalismo) e dos Metodistas, o cenário Protestante passou a se tornar cada vez mais popular e adepto do modo de evangelismo explosivo (ideia de "ganhar almas pra Jesus") por meio da pregação. A onda Pentecostal dá mesmo uma ênfase mt forte a uma fé mais emocional e experiencial com Deus. Uma coisa muito bonita. Já os neopentecostais, é preciso dizer, são o grupo mais controverso do evangelicalismo, tanto por conta da Teologia da Prosperidade como por outros "excessos" extra-bíblicos e heréticos. Uma boa parte evangélicos já têm chegado à conclusão de que é preciso fazer uma separação clara entre eles (históricos e pentecostais) e os neopentecostais. No mais, para quem quer se aprofundar na História da Igreja, do Protestantismo, nos distintivos denominacionais e teológicos sugiro o canal "Truth Unites", do Dr. Gavin Ortlund (em inglês).
Pode me indicar um canal no TH-cam em português?
Sou protestante mais tradicional. E para mim estas igrejas neopentecostais como a IURD, mundial entre outras eu considero como seitas.
@@fafy7491 eu gosto do canal dois dedos de teologia do pastor Yago Martins. E tem o livro dele: O cristão reformado.
@@juliocesaroliveira4471 na verdade alguns países europeus também consideram como seita. É um movimento que nasce nos EUA como forma de colocar os bens materiais e dinheiro em evidência, é mais focado no ter. Grande parte da população dos EUA foram para essas denominações que utilizavam dos meios de comunicação, usavam ritmos populares e uma pregação em formato de show. Hoje o número de ateus nos EUA cresce, muita gente lá está desistindo do protestantismo ou voltando a igrejas tradicionais.
@@fafy7491 Além do Dois Dedos de Teologia, o canal BiboTalk, do Rodrigo bibo, tbm pode te ajudar muito.
O estado laico é a melhor forma para garantir a liberdade religiosa!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻
O pior é que em tese somos um estado laico. Mas agora essas teses do poder e da guerra espiritual me fizeram pensar muita coisa aqui 🤔
O estado é laico, mas a sociedade é cristã
@@barneypaodoce a sociedade é cristã mas o estado permanece laico, percebeu? 👍
@@devonzoal9385 eu sei. O problema é que o rumo do país continua sendo decidido por pessoas cristãs. Questões de saúde pública por exemplo, continuam sendo alvo da ignorância dos religiosos que estão no poder.
@@barneypaodoce pois é, chocaram o ovo da serpente, e agora ela tá aí pronta pra engolir todo mundo. A tal teoria do poder e da guerra espiritual na prática.
Ja fui evangélico e Graças a Deus Jesus abriu meus olhos e nunca mais puso numa igreja evangélica!
Ué, mas Jesus é o próprio evangelho, você deve ter experimentado qualquer outra coisa menos o evangelho.
Eu fui evangélico 20 anos hoje eu não tenho mais igreja e nem sigo mais essa doutrina, hoje verdadeiramente sou liberto vivo em paz e feliz sem religiosidade , o Brasil está cada vez mais pobre, preconceituoso e violento infelizmente a religião influência muito nisso, mas que cada um seja feliz como é na igreja ou religião onde se encontraram bom hoje eu consigo respeitar as diferenças e deixando claro antes que me ameacem eu não sou de direita e muito menos de esquerda eu sou um ser independente e pensante .
Eu também
O preconceito ñ vem da religião é sim dos lideres religiosos que usam versículos pra poder embançar é disseminar seu preconceito
Caramba seu pensamento é construtivo siga adiante e quem sabe vc encontre a verdade
Só quando a gente sai desse meio é que percebemos o quanto essa religiosidade nos torna preconceituosos.
Conheço colega de escola que já ta com a mente lavada depois que ingressou nessa igreja
Antes eu me denominava evangélica agora, diante de tantas coisas que vi e vejo sou apenas cristã. Faz 10 anos que sair da igreja AD e não tenho nenhuma pretensão de retornar. Estou bem mais feliz assim 😊.
Fez muito bem, converta-se a JESUS e não as igrejas evangélicas existe um mar de diferença nisso.
Minha irmã sei que a igreja tem alguns erros. Gente é gente em qualquer lugar, mas não deixe de congregar Deus pode fazer a diferença através de sua vida. Sabe, Hoje temos muitas pessoas que falam mau da igreja abandonam por pessoas e Deus não quer pessoas que fique falando mau, porque ele que vai concertar o erro humano. Ele quer amigos que vão sofrer por sua igreja em oração e defendendo o corpo de Cristo. Lembre-se do que está escrito na palavra ( HEBREUS 10:25 )
Antes eu dizia que eu era evangélico. Hoje me considero cristão
Eu sou cristã. Não frequento nenhuma igreja, leio a bíblia e principalmente o evangelho de Jesus, me esforço para pôr em prática.
Eu tbm
Antes eu era tudo isso que vc falou aí, e hoje sou Ateu.
Ta ruim do mesmo jeito
Hoje não me considero nada. Só quero me libertar dessa luz emitida pelo celular, e sair de perto de pessoas as quais estou próximo por muitos anos. Tentei sair definitivamente aos 16 anos, mas infelizmente tive que voltar aos 23 e, até hoje hoje (37) estou por aqui. Neste período, parei de me considerar qualquer coisa. Nem ateu eu me identifico. Não me identifico sendo nada: nem crente, nem ateu e nem agnóstico.
Só que eu sinto que é muito fácil resolver minha situação. O problema é a palhaçada da vida que está conspirando contra mim. É só Deus impedir essa palhaçada -- se ele existir, que tudo dará certo. Terá problemas? Talvez sim, mas voltarei a viver.
Já fui evangélica, hoje eu sou seguidora de JESUS que é o único intercessor entre nós e DEUS. Desses evangélicos e seus "pastores" eu só quero distância, se deixar eles tiram tudo que a gente tem.
Eu nem te fiz nada pô ksksks
Parabéns! Vc descobriu o que é ser evangélica de verdade!
Fazes o certo 🙂
Estamos vendo um Irã crescendo lentamente no Brasil
Prefiro pensar que caminhamos lentamente para a liberdade ❤️
@@pazbento8100liberdade vindo de evangélicos ? Isso é uma piada, né ?
@@pazbento8100 por gente como vc que pensa que está pensando, é que estamos lentamente caminhando para um Irã, resta saber se o "xá" será o Edir Macedo, o malafaia ou qualquer outro líder de alguma igreja
Eu já estive neste meio evangélico, mas sempre gostei de pesquisar sobre religiões, ceiras e etc, minha mente foi iluminada, penso que foi por causa da minha vontade de descobrir a verdade, hoje continuo sendo cristão mas não sou mais evangélico, hoje sou espiritualista, creio na espiritualidade, este movimento evangélico não é nada mais que um poleiro do mal!.
Grande parte dos males que assolaram e ainda infelicitam o país devemos aos eleitores que misturam religião com política. Nunca tive nada contra evangélicos em geral, mas agora tenho.
Tá 🗿🎻
Generalização é a raiz de todas as formas de preconceito, o caule é a ignorância.
Na reportagem foi afirmado diversas vezes a heterogeneidade e amplitude de posições políticas e visões. Único fato comum entre evangélicos é o texto base, a bíblia.
Espero que reconsidere sua visão. Pois o universo individual do ser humano é muito limitado para fazer generalizações.
@@wallisondiogo8201, tudo bem. Sem querer polemizar, minha opinião é importante pra mim.
@@marialuciacalazans6564 respeito sua opinião Maria. Todos nos temos o direito de gostar ou não de certas atitudes ou discursos. Mas o sempre me posiciono quando a declaração é combustível de ódio. Seja de qualquer grupo. Chamo a atenção de evangélicos principalmente já que também sou um.
Fui criada no catolicismo. Hoje em dia não frequento igreja nenhuma. Faço minhas orações em casa.
Somos duas!
bom dia, mas pra vc ter direito a salvação vc tem que ceiar, no evangelho de João Cap 6 Jesus disse que aquele que come a minha carne e bebe meu sangue tem A VIDA ETERNA
Repense sua escolha pra vc não perder sua salvação, Deus abençoe
Também faço isto. Sou Cristã. Amo a Deus e a Jesus Cristo mas, não vou em igrejas.
Eu tbm.
o alvo é Cristo, vc não pode olhar para as falhas dos homens, deixa os escândalos de lado e sirva a Jesus com todas suas forças, igreja perfeita foi só a dos apóstolos em Atos 2, amém
Pense bem nisso, Deus abençoe
Sou cristão, minha vida é de Cristo, mas depois de 12 anos como evangélico, hoje rejeito esse rótulo. Demorei muito tempo aguentando a hipocrisia nesse meio (eu era da presbiteriana) e sem identifcar as discrepâncias entre a prática evangélica e o que a Escritura fala (que, teoricamente, deveria ser a única regra de fé e prática). Passei a anotar toda vez que finalmente entendia alguma discrepância nova entre a Bíblia e o que eu via. Hoje, o documento está com mais de 30 páginas e não tenho mais nenhuma intenção de frequentar centro religioso (que eles erroneamente chamam "igreja"). É coisa demais, mas foi justamente o Sola Scriptura que me salvou do evangelicalismo.
Análise bastante equilibrada. Como evangélico ou protestante me sinto grato por seu posicionamento! Faltou ao meu ver lembrar que existem os batistas, também oriundos da Reforma, mas com uma estrutura diferente das outras denominações.
Seria interessante falar sobre como é o modo de governo das diversas denominações evangélicas históricas e sua diferença de outras mais recentes. Isso também importa nessa análise. Obg!
Já frequentei por muitos anos hoje não consigo mais. Continuo com a mesma fé em casa.
A teologia da guerra espiritual e A teologia do domínio, são assustadoras! Podem ser usadas para, justificar muitas atrocidades!
Tipo, matar pessoas inocentes
De onde vc tirou essa teologias? Nunca ouvi falar. Saiu dos seu pensamentos?
@@fryias da teologia de Cristo. Jamais
E nós, não cristãos, é que somos preconceituosos, justamente os alvos dessas teologias....
@@robertovagner no algaritimo da imagem com a senhorita Bira ela fala sobre isso procure olhos desatento.
Perfeito, obrigado Passarinho e BBC !😃
Penso que o movimento criado por Martinho Lutero foi verdadeiro e muito coerente. Mas o que ele diria hoje ao ver o que restou do que acreditava ser a verdadeira fé?! Essas teorias tão propagadas pelas novas igrejas evangélicas, o envolvimento das igrejas evangélicas com a política. Enfim, não acredito que estaria satisfeito. Particularmente, acredito que fé, política e dinheiro são coisas que não deveriam se misturar, e o estado deveria ser laico de fato, não só no papel.
Face a novas denominações religiosas que surgem com interesses no mínimo duvidosas, creio que Lutero estaria em nova cruzada para combate a venda de novas indulgências que caracterizam parte destas Igrejas.
Lutero estaria aborrecido.
Como que não 'pode misturar' política e religião? Sendo que toda a conduta moral do homem transcende este mundo? Se o governo for firmado no sentido que você coloca, é muito provável acabar se pervertendo pela própria 'vontade humana corruptível'. Veja bem como eram as sociedades das quais a história bíblica relata, onde o Deus tinha relação intrínseca. E compare também com a desordem que eram todas as outras das quais o transcendente não fazia parte. Nesses estudos você pode verificar pelo autor Eric Voegelin. Ele tem estudos amplos nesse sentido.
Concordo
Martinho Lutero estava correto na interpretação Bíblica. Porém nos nossos dias os homens estão indo contra o que se deve acreditar na Bíblia.
Ah sim não mistura fé com religião deixa os comunistas dominar toda a política né
Olha....que aula é essa? Tô de boca aberta.
Obrigado pela perspectiva histórica, BBC. É um tema importante cuja discussão necessita também de uma sólida base de sentidos sincrônicos e diacrônicos. A fé não é tão subjetiva como pressupõem muitas "pregações". Racionalizar, compreender e praticar são imperativos explícitos nas Sagradas Escrituras. O debate público carece mesmo de conhecimento.
Caraca! Maluco usa palavras difíceis! Ferrou!😰
Desculpe, amigo. Pensei serem acessíveis as palavras. Em resumo: a fé precisa, entre outras vias, do percurso histórico e do conhecimento de determinada época para ser melhor compreendida, de modo racional e prático. É um debate importante.😉
@@noslinew Ata! Entendi. Não precisa se desculpar,amigo,afinal a culpa é minha por ter parado de ler por tanto tempo. Só tenho 17 anos, portanto perdoe a minha ignorância.
Tranquilo, amigo.
O pastor Silveira era um evangelico de muito respeito e admiração!!!
Em 2001 e 2002, fiz serviço voluntário em um hospital psiquiátrico para mulheres aqui em SP, a grande maioria das pacientes eram evangélicas. Vinham de famílias pobres,tinham baixa escolaridade e eram profundamente oprimidas.
Eram histórias muito tristes e suas famílias nem ao menos as visitavam. E o pior de tudo , que quando surtavam tinham visões e delírios com temática bíblica.
Era um cenário triste ,pobres mulheres. 😞
Loucura tem em todos os grupos. Talvez vc devesse ser voluntário nos centros de recuperação de viciados em drogas mantidos pelos evangélicos para ter uma visão complementar sobre os evangélicos.
Eu prefiro as drogas! Trazem mais benefícios! Concorda comigo?
No caps é comum o q vc disse TB.
E uma prova que tem algo errado nessas igrejas. Porque o evangelho é sabedoria e liberação.
@@oliviagrangeiro9832 não é isso que acontece com os frequentadores das cracolândia e clínicas de dependentes químicos. Se vc acha uma coisa boa...
Muito bom!! Parabéns pela reportagem!!
A qualidade das matérias da BBC são incríveis demais!
Respeito, respeito, respeito.
Eu não vou a igreja, me considero cristã, amo Maria demais, e a única coisa que eu quero é respeito por todos
A melhor coisa que fiz foi sair da igreja católica minha mente abriu para enxergar o outro que estava na minha frente, enxerga a realidade das coisas e descobri o mundo porque até então minhas dúvidas sobre as coisas ninguém me explicava nada, tudo era ensinado conforme a bíblia dizia, e minhas dúvidas e meus questionamentos não eram ouvidos, eu ainda tentei voltar mas não deu, então em um certo dia liguei na rádio onde tem o programa do padre que não vou citar mas é muito famoso, mas achava muito bom, até que um dia uma menina ligou pra lá desesperada, pois ela tinha apenas dez anos e cuidava da mãe doente e acamada, cuidava da casa e não tinha nenhuma rede de apoio para elas, elas estavam passando precisão tantas maneiras que nem sei descrever, o padre elogiou a menina, e disse que ela tinha que aguentar firme e não podia desistir que era a missão da vida dela era o sinal do amor de Deus pra elas estarem na quela situação, por isso ela iria suportar e rezou com ela pra suportar a situação apenas isso, gente era a criança sem apoio, sem ajuda enfim ali foi a gota d'água pra mim, ainda acredito em jesus e também prático o budismo,
Mas já fui visitar a igreja evangélica a universal na época foi a pior coisa que me aconteceu até hoje tenho problemas de audição por culpa deles.
Kkkkkkkk " ...Até hoje tenho problema de audição por culpa deles ..."
Você se tornou um sectário protestante, só existe uma igreja e é católica, os protestantes são fanáticos e violentos tentando impor suas ideias.
Sou da universal e sou muito feliz graças a Deus. O que eu vejo é muito preconceito e mimimi.
Eu afirmo: Não sou “evangélico”.
Nunca fui “evangélico”, principalmente se voltar para esse conceito falso estabelecido atualmente. A idéia de "evangélico" me remete a pensar numa pessoa (cristão) que faz da sua vida o seu paradigma principal, os preceitos que Jesus nos deixou, então a grosso e pretencioso modo, os católicos romanos também são evangélicos iguais aos "evangélicos". Nesse conceito que tenho, um tanto radical, também posso dizer que também nunca cheguei a ser evangélico. Alguém que já leu até aqui dirá: “então quem é evangélico?” Não espere pela minha resposta, ela está no Novo Testamento.
Isso é jornalismo. Parabéns e obrigado.
*Sou da Igreja Batista. Não consigo levar pentecostal e neopentecostal a sério, difícil achar que uma igreja fundada e formada por qualquer um e tão recentemente tenha alguma seriedade, pra mim são quase caricaturas*
Olá,amigo. Sou evangélico :)
Mas tô pensando em virar..... esqueci o nome :/
Ah,sim! Calvinista.
@@SCP-3897 Se torne católico logo... rsrs
@@viniciusleandro7239 Não concordo com certas coisas do catolicismo,como a adoração a mãe de Jesus, perdão, irmão:(
Sou evangélico pentecostal e rejeito a teologia da prosperidade pois penso e defendo que não se deve barganhar com Deus ou seja não deve adorá-lo pelo que ele pode me dar mas sim pelo que Ele é, Deus tudo poderoso criador de todas as coisas e Salvador da humanidade através do sacrifício de seu filho unigenito Jesus.
Graças a Deus eu saí do protestantismo, e estou na única igreja fundada por Cristo: a igreja católica!.
A igreja fundada por Cristo foi a Igreja Católica Ortodoxa.
@@lowrhyan567 está enganado.
Havia apenas uma igreja, porém havia ritos diferentes.
A igreja original praticava um rito,e a ocidental outro, porém o grande cisma de 1054 veio quando a igreja oriental não aceitou a autoridade do papa na igreja ocidental em Roma.
São Pedro foi martirizado em Roma pelo império romano pagão,ele foi crucificado de cabeça para baixo, e no lugar dele a igreja elegeu outro papa que foi São Linus.
Além disso: o corpo de São Pedro está sepultado na basílica de São Pedro em Roma.
A igreja ortodoxa tem um sistema de patriarcado, e seus sacerdotes não pratica o celibato, porém têm a mesma fé da igreja católica, pois creem no Deus uno e trino,e também veneram a virgem Maria mãe do salvador.
Isso são só denominações, templos físicos feito de pedra, não foi Cristo que fundou. A verdadeira igreja somos nós (pessoas) alcançadas pela graça.
Ser evangélico é a melhor religião do mundo, o caboclo pode pecar a vontade, matar, estuprar, se drogar, roubar. Depois sobe no altar faz a mea culpa diante da congregação , se diz arrependido, diz que encontrou jesus e jesus perdoou ele (sempre perdoa). E a vida segue com se nada tivesse feito, limpinho desde que pague o dizimo todos os meses, sem dizimo sem perdão .
Sou evangélico, minha igreja não tem dízimo. É nossa interpretação de os filhos de Deus não peca. É que se pecar não é filho de Deus. Batismo é um só, salvação é compromisso pessoal, e o julgamento será de todos os aspectos, sendo exclusivo de Deus. Não é porque está na igreja que será salvo, não é porque se assume cristão evangélico que é filho de Deus. O fardo é leve, o julgo é suave mas a graça não vem de graça.
@@wallisondiogo8201 não adianta tentar explicar para generalistas, eles colocam todos no mesmo barco, são ignorantes.
@@wallisondiogo8201 Vai ser hipócrita e negar que eu estou 99% certo? que entre a vertentes do mundo evangélico tem um show de horrores e heresias sem fim? vai negar que tem pastor ressuscitando a mesma criancinha toda semana? .
@@Jan.vinicius Não vem com esse papinho hipócrita de ignorantes, no universo dos evangélicos existe uma show de horrores sem fim.
@@zedaspretras007 eu, diferentemente de você não generaliso pessoas. Em todo lugar tem corruptos, inclusive na Igreja. Não é porque alguns difamam a honra da comunidade, que todos são assim. Eu não frequento igreja e não gosto de muitos pastores, principalmente os que se envolvem com política, mas respeito qualquer manifestação de crença, afinal cada um sabe o que é melhor para dar propósito a sua vida e pelo visto o seu não existe, já que se propõe a criticar os que pelo menos tentam.
Como batista e cientista social, a missão da igreja, não coaduna com a atividade político partidária.
Batista é a igreja do GENOCIDA.. Tem dezenas de vídeos de pastores pedindo voto no palco...
Não é o que parece
Desde o século 4 que a igreja cristã é extremamente interessada em política e isso nunca vai mudar, foi assim que o cristianismo se tornou a maior religião. Basta se tornar uma força política, e depois fazer leis obrigando todos a se tornarem cristãos de uma forma ou de outra, isso tem dado certo pro cristianismo a uns 17 séculos e os cristãos jamais abririam mão da principal fonte de poder dinheiro e influência que eles têm.
A missão não é essa mesmo, mas as pessoas que de lá fazem parte tem seus direitos políticos. Não podemos confundir pessoa jurídica com pessoa física.
@@ia8018 mais fácil proibir as igrejas de existirem ou perseguirem aquelas que não que não se submetem ao Estado. Vide o exemplo da Nicarágua.
Legal🎉
Os lideres evangélicos no cobgresso defendem uma pauta moral, inclusive alguns que foram eleitos para a próxima legislatura deixando de lado propostas importantes para a melhoria do País, isso é preocupante pois o país vai se tornando uma república fundamentalista, daqui a pouco iremos tornar uma TEOCRACIA com uma POLÍCIA da MORALIDADE assim como no IRAN.
E verdade!
Outra coisa: não devemos ficar parados, o segredo para salvar o Brasil desse tipo de gente e só não votar neles,simples assim!
A bancada evangélica só defende interesse próprio. Sempre vota conta a população
Excelente Análise !!!
Congratulations !!
No Brasil atual? Reacionário.
O que é isso?
Verdade
Acho que ele está falando dos evangélicos neo fascistas bolsonaristas que usam religião e política para robar o povo pedindo coisas como propina em barras de ouro.
Eu diria que... na prática, a maioria e SIM!😮💨
Viva!
O verdadeiro cristão é aquele que obedece a Bíblia Sagrada ❤
Muito bom, parabéns !!!
Fantástica Reportagem.
Excelente vídeo, parabéns.
Acho engraçado como os pastores evangélico/crente/protestante ensinam seus fiéis que eles não podem ouvir música do mundo, eles não podem frequentar festas do mundo, já ouvi até um dizer que evangélico não deveriam trabalhar para ateus, só pra evangélico. Mas na hora de concorrer a uma eleição pra deputado não tem problema se envolver com o mundo. O pastor se envolver em com uma câmara legislativa do mundo pode, pq eles vão "defender a família". Pior que já ouvi essa desculpinha de proteger a família de vários crentes divorciados. Se você é um crente divorciado e vota em uma pessoas como Bolsonaro pra defender a família VOCÊ É HIPÓCRITA.
Eu tenho medo desse pensamento retrógrado de evangélicos.
Porque? :V
O crente acredita que tudo que tá fora do mundo deles é coisa do tal cramulhão, o desenvolvimento, a ciência, as religiões afros, os homossexuais, as outras religiões, o crente atrasa o Brasil mais uma coisa o crente gosta muito.. é do Dinheiro na conta de Jesus.🤑🤑🤑🤑
Dentro da igreja evangélica não faltam casos de violência doméstica
Não precisa ter medo.. Jesus te ama incondicionalmente
Que pensamento retrógrado seria esse?
Sou cristã católica romana e não deixo a minha fé por outra. Religião não salva, não é perfeita pois é constituída por homens pecadores, não adianta dizer que conhece Jesus, se não com Jesus. Eu amo ❤️ me religião com defeitos e com qualidades.
Significa uma idéia megalomanica de que só eles serão " salvos", e que se olharmos bem muitos são e agem contrário ao ensinamentos de Jesus Cristo!
Bem,é a natureza humana agir assim,mesmo sabendo que é errado. Além disso, não generalize,pois nem todos pensam assim. Até porque,a salvação é graça e não por mérito e segundo a Bíblia diz que só quem será salvo, são os que entregaram a vida a Deus e isso inclui tanto evangélicos quanto católicos. 🫥
@@SCP-3897 quem será "salvo" será a pessoa e sua pureza de coração independente de sua religião, seja, qualquer uma Candomblé, Budismo, Islamismo.... Enfim
Impondo medo e ignorância
@@luanar.araujo9555 Na verdade, não segundo o evangelho, senão o sacrifício de Jesus teria sido sem sentido. Não importa o quão bom você seja, você ainda é um pecador e uma boa ação nunca será capaz de remediar você de um pecado cometido. A morte é o preço pelo pecado e só ela é capaz de apagar os mesmos.
@@anapaulavieira5630 aparentemente,ter uma visão diferente de uma realidade é ignorância.
Ótima matéria! 👏🏼
Vcs também poderiam produzir algo sobre os cristãos que não tem religião. (Que não fazem parte de nenhuma igreja ou seita)
Vejo um grande problema em alguns grupos evangélicos que se alto denominam "salvos", enquanto querem afirmar que todos demais estão perdidos.
Deus não tem religião e Jesus Cristo não veio para destruir as almas dos homens; mas sim para salva-las.
Por isso que temos o livre arbítrio!.
eu não tenho religião, fui batizada e criada na protestante luterana.
@Heinrich Tavares de Aragão Durchdenwald uma pessoa que crê no cristianismo mas que não frequenta nenhuma igreja.
Aqui não é canal teológico pra eles explicarem isso pra você né amigão, procura um canal no TH-cam Cristão como Yago Martins, Luciano Subirá, Jesus Copy etc...
Eu afirmo: Não sou “evangélico”.
Nunca fui “evangélico”, principalmente se voltar para esse conceito falso estabelecido atualmente. A idéia de "evangélico" me remete a pensar numa pessoa (cristão) que faz da sua vida o seu paradigma principal, os preceitos que Jesus nos deixou, então a grosso e pretencioso modo, os católicos romanos também são evangélicos iguais aos "evangélicos". Nesse conceito que tenho, um tanto radical, também posso dizer que também nunca cheguei a ser evangélico. Alguém que já leu até aqui dirá: “então quem é evangélico?” Não espere pela minha resposta, ela está no Novo Testamento.
Parabéns, BBC, parabéns Nathália Passarinho. Mais uma excelente reportagem.
Nós evangélicos, ao contrário do que a maioria dos católicos pensam, admiramos Maria, como mãe de Jesus, mulher agraciada por Deus.
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Mateus 6:24. Pelos seus frutos, os conhecereis....
Muito importante essa matéria
VALDOMIRO SANTIAGO, cercado de pessoas pobres, simples, humildes.
Seguido por tribos ciganas enfeitadas por quilos e quilos de ouro.
Filha viajou com filhos e empregadas em ferias. TOTAL DO PASSEIO FAMILIAR: 300.000,00.
FOI DEUS QUE PAGOU
ATRAVÉS
DOS POBRES, SIMPLES, HUMILDES.
BBC já há muito tempo considero o melhor jornalismo no Brasil, e essa reportagem só reforçou isso.
Como cristão evangélico senti o respeito e o cuidado com a matéria.
Parabéns BBC.
O Senhor os abençoe.
Excelente reportagem. Muito clara, objetiva, didática, afastada do senso comum. Espero honestamente que todos possam assistir. Aos não evangélicos serve com forma de desnaturalizar prenoções e preconceitos. Aos evangélicos serve como ponto de partida à uma reflexão sobre o que são e onde desejam chegar.
BBC sempre superando as expectativas.
Qual o preconceito de quem rejeita ser alvo da guerra santa e espiritual defendida pelos evangélicos, como diz o vídeo?
@@lomuscko É simples. Rejeite o ódio com a mesma intensidade que bate a sua porta. Não caia na silada de reagir. É justamente o que o fanático deseja.
BBC foi muito afável a igreja evangélica. Ha muitos, muitos pontos problemáticos q foram ignorados como corrupção, a forte ligação com apenas um lado da esgera politica a extrema-direita/conservadora, e pregação demonização contra algumas minorias e a esquerda incluindo pregando a morte direta ou indiretamente dessas minorias ou grupos politicos. Quando falam de prosperidade tbm foi uma fofura, mas quem ganha dinheiro são pastores e não o rebanho. Enfim, ha uma infinidades de pontos negativos nas igrejas e religiões, mas ha uma força NADA sobrenatural apoiando isso. E quem for contra deve tomar coidado com as palavras evitando dar detalhes p não ter o comentário apagado por bots ou pessoas com suas inclinações.
O vídeo foi respeitoso, coisa que vc não foi. Vc foi preconceituoso. Parece que esses problemas não se encontram em outros grupos religiosos.
Religião = máquina pra controlar povo mais humilde
Bolsonaro entendeu o recado
O pessoal de Hollywood não concorda muito com isso ksks
@@SCP-3897 acho que é contrário
se for assim, os EUA inteiro são controlados. O Japao, China e por ai vai. Todo mundo é controlado por algo ou escravizado por algo.
Muito bom esse vídeo - muito bem explicado.
Advogado : Não se atreva.
Eu : Tudo bem.
Assistindo esse vídeo, vejo que não é uma boa ideia unir religião e politica...quando se põe o fanatismo de que existe o bem e o mal e não o bom e o ruim na politica acontece o que vemos no Brasil desde 2018.
Conteúdo excelente esses do Glossário Político!
Eu penso em mentiroso. Larguei a mão e hj sou totalmente anti-crente em geral 🫠
Efeito Bolsonaro
Tive várias decepções nas igrejas nunca mais voltei Deus me defenderai
O mal não está nas igrejas está em quem lá vai
@@pazbento8100 deve ser depois que um lider religioso tava vendendo óleo ungido pra curar até câncer um absurdo vendendo e o povo falando que curou ai me decepcionei
Você foi lá em busca de algo mas não achou, não necessariamente você precisa concordar com a grande massa de evangelistas, praticando o que vc entende como correto já é um caminho andado
As informações a nosso respeito estão quase corretas neste vídeo.
Como ateu, esse vídeo só confirma meu ponto de vista de que religião não passa de política. Uma denominação atacando a outra com o objetivo de conquistar o mercado consumidor.
Sou Ateu Também.
Como são um belo exemplo de evangélicos pregando o ódio né, um caminho totalmente diferente do que foi lá atrás.
Como cristão, tenho dificuldade em me encaixar no conceito de evangélico tal como é popularmente entendido
cara isso é apenas uma autodenominação, o que não faz diferença alguma,quem é católico se autodenomina catolico, se vc se auto denominar cristão fica vago devido a tantas denominações que existem ...
@@sincronicidademental católicos também são cristãos...
Famoso crente envergonhado...
Amigo, existe uma igreja e é católica, o resto são seitas heréticas que nem se entendem.
Eu sou ateu, mas estou estudando um pouco sobre religião para poder entender essa visão da qual não faço mais parte. Minha visão de mundo é totalmente baseada nas Ciências. Eu sei que as pessoas têm necessidades diferentes. Como convivo com pessoas religiosas, preciso entender essa percepção e essa visão de mundo que ao longo dos anos ficou mais distante de mim.
@FlavioValhalla ,
Teoria da Evolução (religião dos Ateus) nunca foi ciência.
Continue ateu meu querido. O deus desses crentes é o ódio, a ambição e a política. Melhor o ateísmo do que acreditar num deus cheio de raiva e que leva bilhões mais para a morte do que para o céu.
E pior, julgam e condenam pessoas pelo seu arbítrio de escolher ser ou não em deles.
Sou evangélica, não votei e não voto no Bolsonaro. Ele não representa o verdadeiro evangelho! Nunca o evangelho foi tão avacalhado como foi por esse homem. Sinto muita vergonha de todas as falas e ações desse senhor. Quem realmente conheceu o s
Senhor sabe que esse ser não passa de um aproveitador que usou e abusou da nossa comunidade para se eleger.
Muito bem esplanada essa pauta 👏👍💎
Excelente conteúdo
É um fenomeno iniciado há muito tempo mas que ganhou força com os tele evangelistas norte amercanos , nomes como Rex Humbard, , Billy Graham e Jimmy Swaggart ...esses tres influenciaram totalmente o movimento evangélico brasileiro, a partir da decada de 70.
Resumiu muito bem. Denominações diversas, discípulos poucos... No fim parece que vivemos um salve-se quem puder, pela denominação que condizer com sua disposição mental. Sou Cristã, mas para meu bem estar espiritual me afastei de denominações, com exceção de 2 pregadores que acompanho.
Estou na mesma situação. Não pretendo voltar mais, mas jamais vou abandonar a Cristo.
Eu entendi que ser Evangélico é ser Cristão acreditando que Jesus é o único e suficiente salvador de nossa alma,ele é o filho de Deus feito homem e único intercessor entre o homem e Deus. Não dou o dízimo. Só ofertas para manutenção da igreja,porém acredito que quem dá o dízimo e aprende a usar seu dinheiro sem gastar com bebidas, ou coisas supérfluas melhora sua vida. Muito simplista o meu modo de pensar ,mas me ajudou a melhorar minha viďa e tem ajudado muita gente.
Ser evangelico é quem segue, interpreta corretamente e prática o evangelho . Hoje só tem bandidos, hipocritas, que colocam o evangelho dentro da interpretação que beneficie seus interesses, salva nesse mercado 1% entre pregadores, missionários , pastores e outros.
Exatamente!
Não adianta,amigo. A maioria aqui não está disposta a cogitar a ideia de estarem errados, não que estejam.
O que mais me impressiona, é que os evangélicos que conheço não citam nunca o evangelho. Só se apegam ao velho testamento, aquelas passagens mais tribais/brutais, etc., que pouco ou nada têm a ver com a palavra do senhor.
Toda interpretação do evangelho é correta dentro de cada denominação cristã ou islâmica.
Denominações diferentes adotam interpretações diferentes. E todas estão corretas, enquanto o suposto deus não aparecer pra definir de maneira categórica qual é a correta ou se todas estão erradas.
@@anibalpaixao4884 Se todas estão certas, então nenhuma está certa. Isso não faz sentido,amigo.
No mais das vezes, ser ignorante! Ando muito decepcionado com as religiões! 😢
IDEM
No Brasil, infelizmente segnifica ser hipócrita.
É ir para o culto e ler que Jesus pregou a paz e o amor. Enquanto que na vida real apoia gente que tem discurso de ódio e armamento. Chegaram ao absurdo de passar pano para frases como: Jesus usaria armas. Sendo que na época de Jesus existiam armas e Ele não as usava.
Sim, existiam os zelotes, que eram os mais radicais da época e Jesus não agiu do jeito deles... Preferiu ser crucificado...
Quando Pedro cortou a orelha de um dos guardas, que foi prender Jesus, Cristo mandou ele guardar a espada...
Quando dois discípulos queriam que Jesus fizesse descer fogo do céu, pra queimar uma cidade que não quis recebê-lo, tomaram uma bela bronca...
Eu não entendo que evangelho é esse que é pregado hoje em dia... Não entendo mesmo.
@@setimo8 sim tudo isso é dito no novo testamento...mas ninguém fala disso. ..verdades inconvenientes....Jesus foi chamado o cordeiro de Deus... precisamente para simbolizar a sua natureza pacífica e de sacrifício....
Deveriam apoiar o aborto? Ser favorável a liberação das drogas? Encarcerar pessoas que pensam diferente? Assim, não seriam hipócritas?
@@robertovagner esse é o problema de vocês. Não entendem que deixar de apoiar uma pessoa não significa que precisa apoiar outra. Eu não defendi que deveria apoiar a esquerda eu só disse uma verdade: os atos da maioria dos evangélicos hoje não casam com o novo testamento. Fazem leitura seletiva do novo testamento e se esbaldam no antigo testamento onde Deus é punitivo. Eu já falei a alguns amigos e repito: uma hora vai surgir um louco dizendo que o novo testamento foi coisa de esquerdista e comunista e vai vir com um Jesus primitivo e hostil e vocês vão acreditar. Aquele vídeo do porta dos fundos, Esquerda Túnica nunca foi tão real
@@leonardogamedrv4822pelo visto vc anulou seu voto no segundo turno, para ser coerente com o que disse. Nesse sentido poderia vir aqui também chamar os políticos não evangélicos de hipócrita também quando vão a igreja evangelica tirar foto para se passarem como cristãos, mesmo sendo ateus. Com relação ao novo testamento, se não for seletivo como vc citou, também vai encontrar punição. Deus dá o livre arbítrio para escolher mas não isenta a pessoa das consequências da sua escolha. Isso vale para os evangélicos que vc já julgou e condenou, segundo seu entendimento.
Ser Evangélico não significa ser Cristã, ser Cristão, é ser Crente obdiente ao Senhor Jesuítas. Ser amigo, amável, respeitar a todos e ser empático com todos. Ter misericórdia das viúvas e dos órfãos, e rejeitar a corrupção, seja ela política e outras. Deus acima de tudo e de todos. Misericórdia para com todos...
Ótima reportagem
Excelente matéria da BBC. Respeitosa e imparcial.
Só errou sobre a teologia da prosperidade.
Perigo para a Democracia: religião ligar-se à política.
Verdade
Verdade. Perigoso para as igrejas sérias também. A política suja quem se associa a ela!
@@Fábio_10_Cruzeiro tem diferença entre religião é a verdade do evangelho. A religião que distorceu o evangelho leva o povo ao erro, de achar que tá servindo a Cristo, mas serve a seu inimigo. Já o evangelho sem a manipulação feita pela religião, liberta o povo. Mas aí é perseguido pelo império capitalista.
Os evangelicos que fundaram os EUA sabiam disso e colocaram diversas amarras na Constituição e nas Leis americanas evitando essa "mistura"
Perigo para democracia e deixar essa esquerda vagabunda que não gosta de cristãos. E leis justas querem impor o terror e valores amorais com tudo que não presta aqui no Brasil não simples assim
O Juliano Spyer, antropólogo citado na matéria, tem um excelente trabalho sobre o protestantismo popular no Brasil. Vale a pena conferir.
Porque os evangélicos querem impor que devemos ter a mesma fé que eles ?
Eu não quero impor nada,mano :/
Eles não toleram religiões africanas e se dizem perseguidos. Até narcotraficante evangélico já é comum
Porque sao n4zistas, por achar que são superiores pelo simples fato de acreditarem em conjunto de crenças que nem pertencem aos ancestrais deles.
@@SCP-3897 Só a malandragem mano kkk
Não e verdade , o que os cristãos querem e podem expressar a sua fé
A fé para os pentecostais não é experiência poderosa, é sim ema experiência de transformação de vida conduta operada pela pregação da palavra de Deus (bíblia) e a ação do Espirito Santo
Sou evangélico de linha reformada e me sinto muito feliz.
Você se sente feliz, porque religião é o ópio do povo.
"Uma igreja que, no momento de crise, não é perseguida não é a igreja de Jesus." (Santo Óscar Romero)
Bla,bla,bla,bla bobagem quem está perseguindo igreja no Brasil, só na sua cabeça de maluco
Enteresante, os evangélicos dizem ser muito mais religiosos, mas nós presídios a maioria de detentos é predominante Evangélicos.
Pois é que contraditório né...
A maioria são de religisos nas cadeias...
E os ateus que são taxados de satanista o de estão???
Estudando.. vivendo suas vidas e não tomando conta do rabo alheio..
Vídeo perfeito. Bem explicado e desenhado.
Não é a toa que um dos primeiros imperadores japoneses proibiu o trabalho de missionários evangélicos no país. Há toda uma lavagem cerebral na igreja que interfere de maneira errônea na política. O Brasil não merece isso. Somos um país laico, queremos aproveitar cada virtude de nossos cidadãos em prol da melhoria de vida da nossa população, sem preconceitos! As diretrizes da igreja deveriam sofrer mudanças urgentes pra nunca mais realizarem desserviço contra nossa nação. Essa matéria da BBC é super importante. Talvez as pessoas aprendam a diferenciar política de religião, pois juntas, só farão nossos problemas se expandirem exponencialmente.
Uma coisa eu aprendi ao estudar as ' escrituras sagradas ' , guiar a minha vida espiritual cristã, por pequenas passagens ou um ou dois versículos biblicos . Uma pequena passagens tirada do contexto pode gerar uma ' tragédia ' . Quem ler os Evangelhos de Cristo ( Matheus , Lucas ,Marcos e João) , só encontrará fraternidade, perdão, concordia , misericórdia, respeito, força, justiça, tolerância, solidariedade, esperança, altruísmo, paz . " Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei " - Jesus Cristo ! Desejo a paz e bem a todos ❤😊
Muita fofoquinha e outra coisa eles idolatram os pastores tratam os filhos dos pastores com diferença com as outras crianças ou adolescentes sei que os filhos dos pastores fazem o que querem e ninguém fala nada agora ser for filho de algum irmão da igreja levam bronca até de cima do púlpito
Não sou crente, não sou católico, não sou protestante, não sou cristão! Sou eu: Lavado e Remido pelo Sangue do Cordeiro, por Cristo Jesus de Nazaré! Servo do Deus Altissimo! Cheio do Espirito Santo! - Põe isso na sua anotação!
Significa odiar o próximo e desrespeitar as religiões alheias.
Havia um embate político quando Jesus veio a terra, pois grupos judeus desejavam se libertar do domínio Romano. Ao verem Jesus imaginaram que ele poderia ser um líder político que libertaria Israel do domínio de Roma, mas Jesus respondeu a eles: "Meu Reino não é deste mundo." A luta do cristão não é buscar adequar esse mundo a lei de Deus pela força, pois isso é impossível, uma vez que as profecias bíblicas dizem que esse mundo só vai de mal a pior moralmente. Deus não deseja remendar esse mundo, a palavra de Deus nos diz que o mundo está preparado para o fogo, ou seja para o juízo de Deus. O evangélico na política tentando moralizar o Brasil é como alguém tentando barrar o rompimento de uma barragem com a mão. A função do cristão é anunciar o evangelho e dessa forma, salvar pessoas para o novo mundo, pois este mundo não tem mais concerto.
Todas as pessoas que se dizem evangélicas que eu conheço sabem muito pouco dos textos evangélicos e nem sabem quem foi Martinho Lutero... Inclusive, o termo "protestantismo" é totalmente sem sentido para essas pessoas... Em geral, elas conhecem mais o Antigo Testamento do que os Evangelhos em si e estão todas nas igrejas ligadas à teologia da prosperidade... Portanto, é uma incongruência classificá-las como evangélicas!
Esqueceram de nós da CCB, temos apenas cerca de 20.000 igrejas no Brasil, e não participamos da política.Depois de 47 anos de crente, sinto tristeza em ver a política entrando nas igrejas evangélicas, o povo exaltando o homem e não DEUS.Perdendo sua referência.
Interessante as posicoes politicas deles, sendo que Jesus disse que o Reino dele nao e deste mundo.
Mas os evangélicos, que são os pentecostais e neopentecostais nasceram justamente para contrapor essa ideia do Reino de Deus não ser deste mundo. É um movimento que nasce para contrapor os sofrimentos deste mundo e em ser capitalista sem culpa. Negam que o sofrimento faz parte da vida e querem viver o bem e bom a todo momento. Esse movimento nasceu nos Estados Unidos já ao redor de um século atrás. É antibíblico, mas eles acreditam nisso!
O fato de o Reino de Deus não ser deste mundo não anula o fato de que os cristãos têm obrigações enquanto cidadãos. E uma delas é o dever de votar.
@@danilotavares6255 Segundo os Evangelhos, Jesus proibiu os discipulos de lutarem por ele e nao apoiou insurreicoes anti-romanas ou fariseus/saduceus pro-romanos
Que vídeo excelente.
Excelente reportagem; explica bem porque evangélicos costumam ser inconvenientes e intolerantes, tentando impor sua crenças e valores a todos e em todo lugar. Religião deve ser sempre algo da esfera privada, cada qual com suas crenças e descrenças. O Estado laico garante liberdade de consciência a todos.
Também detesto a imposição que fazem de seus conceitos e as condenações das vidas dos outros.