Na década de 1980 um amigo meu, que trabalhava conosco, no Formoso do Araguaia (antes Goiás e atualmente Tocantins), puxando calcário, teve que parar seu Detroit, que encrencou. Na região ninguém sabia lidar com aquele motor; a solução dos mecânicos locais era trocar por motores Perkins, um lixo, mas que, pelo menos, todo mundo sabia mexer. Certo dia, almoçando com um mecânico (de elite) da fábrca de tratores CASE, que tinha chegado de avião para reparar uma pá carregadeira que estava na garantia, relatei-lhe o caso do Detroit enaltecendo o desespero de seu proprietário e ele me respondeu que entendia de Detroit. Não demorou 10 minutos estávamos todos ao lado do Detroit. Ele mexe daqui, mexe dali, depois desceu do parachoque, fechou o capô e proclamou que da porta do motorista para frente o caminhão estava perfeito, ou seja, o problema só poderia estar no tanque e de fato, foi só puxar o pescador para se deparar com toda espécie de sujeira que certamente vinham do reservatório da empresa. Bastou fazer a limpeza e o bichão voltou a roncar forte e bonito.
SOLIMAR PIADA NO MATO GROSSO UM TORERO CAMINHÃO COM MOTOR PERKINS QUEBROU NA ESTRADA LONGE DO RECURSO ACHOU UM BOLICHO (BAR) TINHA UM POUCO DE PEÇAS BRAVO FALOU PRA MULHER TEM PEÇAS PRA CAMINHÃO DE CORNO A MULHER ERA BOLICHEIRA E ATENDIA PEÇAS A DONA FALOU CHEFROLE PERKINHO COMO TU SABE ELA DISSE MEU MARIDO TEM UM IGUAL TORERO PUXADOR DE TORAS
Em 1978,tirei minha CNH e fui trabalhar numa companhia que tinha um D60 caçamba com motor Detroit , ninguém gostava desse caminhão, fiz um teste me apaixonei ,me lembro que subia a avenida Dom Pedro, em Pedreira SP, trocando as marchas cruzadas,era fantástico, lindo demais, maravilhoso. Boas lembranças.
Também trabalhei com um Detroit caçamba puxando barro pra cerâmica, isso lá nos anos 80. Quando deu problema no motor adaptaram um do mercedes 321 nele, era ruim pra pegar de manha, mas bem melhór que o Perkins kkkkkkk
Reparei, desmontei e montei muito estes motores série 671 e 149 t, 149 tib de 12 cilindros por 30anos. Tenho certificado do curso que fiz pela detroit. Gostei muito de montar este motor. Montava o subconjunto depois montava nó motor. Este motor foi substituído pelo motor MTU de quatro tempo, muito bom tbm. No total 35anos divertindo com motor tempos bons que não esqueço. Sempre fui apaixonado por motor. Agradeço a Detroit por fazer especialistas nó motores. Minha começou no SENAI, técnico Eletromecanico, Desenho Mecânico, Relações Humanos e Gestão Ambiental. Hoje estou aposentado. Obrigado Detroit, estes motores empregado nos equipamentos dá Mineração CSN.
meu pai tinha um chevolet D60 com ele.......comprou o caminhao meio que desmntado e reformou....ele era mecanico...mexia e consertava esse motor inteirinho... comprava peças em sao paulo numa loja que nao existe mais......trabalhou como caminha muitos anos..era camioneiro....Ele amava esse motor........
Tenho um D60 GM 1977 com motor Detroit. O caminhão me ajudou muito na fazenda e parou funcionando com o motor meio batido,hoje junto ferro velho da fazenda em cima de sua carroceria mas está montado ainda, bom saber da história de seu motor, deu vontade de restaurar.
Tenho um Detroit 453 a 35 anos num chevrolet D60 motor tem muita força e por ter uma qualidade mecanica muito boa.Ja fiz esse motor 3 vezes completo estou muito satisfeito com ele.E continuo trabalhando com ele,um abraço a todos.
ปีที่แล้ว
Muito bom cara 🤠🤠👏👏 Detroit é um motor e tanto 👏👏👏
Além do relato abaixo ainda conheci dois irmãos que trabalhavam no aterro do Aeroporto de Guarulhos com seu Detroit, pilotado 12 horas por um dos irmãos e as outras 12 horas pelo outro, por semanas sem desligarem o motor para nada, inclusive durante as refeições. Só paravam para substituir o óleo. Nunca quebrou.
Brasileiro não tem paciência de aprender a manusear esses tipos de motores. Acho que e até preguiça ou comodismo também por ter que usar reduzido. Preferem outras marcas de qualidade inferior e classificam um motor tão robusto e resistente como ruim.
Por incrível que pareça o melhor regime para um motor a combustão é nunca desligar, assim não resfria. E o fato de esquentar e resfriar é o que causa micro rachaduras nos metais
A falta de adaptação, acho que tem mais a ver com a falta de apresentação e treinamento do motor. Acredito que tenham "jogado" o motor no mercado e por isso não deu certo. Eram outros tempos.
Quando criança cresci em meio aos caminhões Ford e Chevrolet equipados com esses motores Detroit , inclusive tinha até um trator CBT 2400 que dava pra escutar ele a quilômetros de distância trabalhando .
Comprei o 1° por curiosidade, o 2° pra orientar a montagem do 1°, o 3° pra escola e prática de montagens, o 4° pra converter de gerador pra veicular, o 5° pra doador de peças para o 4° e, quando me dei conta, estava apaixonado e já mecânico prático dessa magnífica máquina americana. Estúpida de forte e intercambiamentos de peças em variadas configurações. Sem falar no som maravilhoso e na ausência de fumaça no escape q possibilita funcionar dentro de casa! Vejam os vídeos de David Detroit diesel na veia!
@@serginhoguerreiro1 kkkk Olá amigo acredito que funciona esse motor dentro de casa, foi apenas uma maneira de se expressar. Kkkk Quem tem uma casa que cabe um caminhão dentro, acredito que tem também um galpão pra manutenção.... Mas tenho certeza de que esse motor era apaixonante... Forte abraço...
Eu tive o privilégio de conviver com os antigos GM Diesel dois tempos, nas balsas Santos-Guarujá, em vários tratores e nos ônibus da CMTC. Eles também dominavam a Via Anchieta, com os ônibus rodoviários do EBVL. E, antes do oleoduto, todos os derivados de petróleo subiam a serra nos GM Mastodontes da Sancap. Renato Perracini 2022.
Meu pai teve um Chevrolet D 60 DETROIT diesel 4 cilindros. E eu dirigi um Ford FT 8000 com motor 6 cilindros em V... Fantástico ronco... Parabéns pela história. André Sanfoneiro caminhoneiro... Volta Redonda Rio de Janeiro. Abraços
Trabalhei com esses motores nos caminhões d60 Chevrolet e nas máquinas de terra plantarem. Ts14 . E .ts24 motorscraps .nos anos 80 .muito bons ñ davam problemas
ANDAR DE CARONA E POUCO APRENDIZ DE PASSAR MARCHA NO TEMPO DE ROTAÇÃO E FAZER REDUÇÃO DE CAIXA ALTA E BAIXA SEM USAR A EMBREAGEM ERA DE OURO DE APRENDIZAGEM E MAGNÍFICA PARA MIM ATÉ HOJE NO D60 4 CILINDROS,,,.
Trabalhei muito com caminhão com esse motor. Viatura de bombeiros 1992, Pierce Arrow, em São Paulo. E também trabalhei fazendo manutenção preventiva e corretiva nesses motores.
Tenho 35 anos e tive a sorte de ser mecânico de Detroit por 7 anos consecutivos, séries 60, e os dois tempos v6 53 e 72, simplicidade e eficiência, militares esses motores.
Simplesmente MARAVILHOSO ! DESMONTEI , MONTEI E DIRIGI . O DEFEITO QUE POSSUIA ,"ERAM OS DONOS E MOTORISTAS BRASILEIROS" ,QUE NAO TROCAVAM OS FILTROS DE AR. OS MOTORES TRABALHAVAM ABAFADOS, PERDIAM RENDIMENTO E LOGICAMENTE FAZIAM FUMAÇA E OS MECÂNICOS INESPERIENTES FUTUCAVAM O MOTOR E SE PERDIAM COMPLETAMENTE, PREJUDICANDO ASSIM ,A FAMA DE UM MOTOR DE EXELENCIA .
Nos meus 14 anos em 1976, adorava ouvir o ronco fino e alto desses motores que eu desconhecia na época. Eram caminhões D60 Chevrolet pintados na cor laranja de entrega de gaz da Plenogás aqui em Maringá, no Paraná. Ficava admirado quando diziam que esses motores de alto giro eram a diesel e não acreditava, pois todos os motores diesel dos caminhões que conhecia faziam um ronco grosso e eram de baixa rotação, soltando muita fumaça preta e fedorenta pelo escape. Já esses motores Detroit Diesel de 2 tempos não soltavam fumaça como os outros e quando aceleraram, pareciam de longe que estavam em alta velocidade, porém me enganava, porque eles eram lentos. Bons tempos...
Tenho o privilégio de hoje trabalhar na planta da General Motors e mesmo prédio que produziu o Detroit Diesel no Brasil, onde hoje produzimos o motor diesel 2.8 duramax que equipa a S10 e Trailblazer.
eu também trabalhei na Detroit 1978 a 1986 depois passei para a ALLISON TRANSMISSOES até 1997 quando me aposentei e continuo trabalhando como Autorizado ALLISON.
Meu pai foi o maior especialista neste tipo de motor ! Foi concessionária GM Detroit em Santos. Tenho uma miniatura de um 6-71 fundida em uma única peça que a GM fornecia aos concessionários na década de 50. Se quiserem mando uma foto ! Abraços
Aqui no Brasil são poucos motoristas que sabem trabalhar com motores detrot eu trabalhei muito tempo com Detroit e é um bom motor , eu ganhei uma aposta de um mecânico que não sabia manuziar o motor Detroit, isso ocorreu na construção do aeroporto de Guarulhos
Exatamente, meu pai era mecânico de máquinas pesadas, trabalhou com GMC e FNM e sempre nos dizia que poucos eram os motoristas que dirigiam esses dois modelos de caminhões, dizia que os GMC tinham apelido de queixo duro, pois vinham com caixa seca.
Trabalhei e operei vários equipamentos com estes motores, primeiro os moto scrapers e caminhões fora de estrada da marca Terex, sendo os moto scrapers TS 14 e TS 24 além dos caminhões Terex R22, R35 e 3309, depois os caminhões de combate a incêndios em Aeroportos E-One modelo Titan 6X6 que a FAB depois Infraero adquiriram para prover a segurança aeroportuária pelos principais aeroportos do Brasil inteiro!
Interessante informar que um V-12 e um V-16 da série 92 eram respectivamente a união de dois motores V-6 e dois motores V-8 O V-6 série 92 possuía 350 e 400 CV dependendo do módulo eletrônico DDEC e tamanho das janelas de admissão no cilindro. Parabéns pelo excelente documentário!
Nos anos 50 eu ia às alturas dentro dos GMC ADF (''mastodonte'') da EO Alto da Moóca tirando racha na subidinha do Pqe. D.PedroII á Pç.Clóvis, sendo os meus, bem mais velhos (déc.30) e dando pau em Leilands, Aclos, Twings Coaches das outras empresas. Cumpre notar que a ótima manutenção da EO Alto da Moóca se estendia também aos GMCs mais novos, aos Volvos, e mais tarde aos Mercedes e Scânias. Até os cacas Magirus rodaram bem nas mãos deles.
O último ronco que eu ouvi foi no ano de 1982 eu tinha 7 anos de idade em Mato Grosso. Tangará da Serra. Se ouvia o assobio do motor de longe. Eu adorava esse barulho. Ficou só a lembrança. Nunca mais vi.
Até hoje, não consigo me esquecer daquele ronco,pra mim,o ronco mais bonito que já ouvi até hoje, eu ia para a escola e passava nu local onde estavam tirando os barrancos, para plainar , para construir uma escola de agropecuária e a terra tirada do local, automaticamente servia de aterro em outro local,onde seria o nosso centro de abastecimento, ou, fera livre e mercado, e os caminhões caçambas toquinhos,onde eram dois F 600 e três CHEVROLET D60. Quanto a mim, na época, só tinha o sonho de dirigir caminhão, hoje, só de CNH , são 45anos e nunca tive a oportunidade de fazer um daqueles roncar. Legal sua reportagem retrospectiva, Só aumenta a minha saudade. Parabéns! Obrigado, abraço!
ปีที่แล้ว
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏 Detroit Diesel é chique demais! Queria muito ver um funcionando ao vivo 😃😃
Já pilotei um Pierce Arrow do Corpo de Bombeiros equipado com um Detroit V6 diesel, 2 tempos, com soprador e turbo. É uma experiência dirigir isso no trânsito, é um barulho viril.
VIAJEI MUITO DO RUO D JANEIRO PARA O RIO GRANDE DO SUL TRANSPORTANDO CAVALOS COM UM D 60 ERA UM BOM VEICULO PARA A SUA ÉPOCA COM UM RONCO DE MOTOR AGRADÁVEL E INCONFUNDÍVEL
Esses motores são fora de sério! Excelentes! Uma lenda na história da mecânica diesel mundial! Sou fã deles! Tenho um Ford f600 com motor Detroit 453! Eu adaptei nele? Ele era Perkins!
Trabalhei em um rebocadore onde usava motores Detroit v8,com 2blowers e 4turbos,além de o bloco e virabrequim e comando,todos divididos no meio,ou seja,um v8 dividido em dois blocos v4,super fantástico.
Montei vários 4. E. 6 cilindros. Quando trabalhava em conssecionaria Ford em São Paulo nós anos 70 e. 80. Fiz curso na Detroit eles tem 8 regulagem nós Cabeçotes sou o Chico mecânico estou na profissão a 53 Anos
Esse motor é apaichonante em tudo principalmente pelo suave ruido, e simplicidade no funcionamento. Oconheci operando moto niveladora Huber warco. Gm ; 1969 ou patrol como é comum chamar hoje
a saudade bateu forte agora trabalhei na reforma e manuteçao desses motores na CAMARGO CORREA CONSTRUTORA E DEPOIS NA VARIG QUE ERA USADO EM GRUPOS GERADORES PARA AERONAVES OBRIGADO PELA HISTORIA !!!!!!!!!!!
Fiz, quando jovem engenheiro, 2 ou 3 cursos de operação e manutenção do 6v53, tenho até certificado, so preciso encontrar´. Realmente um motor maravilhoso para a época, até hoje o Corpo de Fusileiros Navais dos Estados Unidos usam este motores. Ele é empregado nos veiculo militares M113 transporte de tropas. Detalhe ele é lançado de paraquedas, e uma vez no solo é trocado em 30 minutos por um danificado..
Tanto dirigi chevrolet quanto Ford muito bom o barulhao do escape nas subidas de topes, o caminhão carregado de toras. O caçamba 8500 em v ou cavalinho também muito bom. Mas agora outros tempos! Madeira agora só nos 2644, 2831, 24260 ,2540 24250 ,420 e outros mais.
O pai de um amigo meu tinha uma caminhonete Ford equipada com um V6 Detroit com aquele filtro de ar enorme pra fora do capô e um som sinistro! a gente adorava aquela caranga parecia uma gang de RDs 350 o ronco dela! Que saudade!!!!
legal a historia eu trabalhei na montagem e testes deste motores em 1976 no terreno da GM a linha era bem organizada e os dinamômetros em cabines distintas foi um grande aprendizado tenho saudades...
Eu tive o prazer de mexer nesses motores muito bom eu gostava muito da simplicidade desse motor o primeiro que montei eu tinha 16 anos com as peças usadas ainda mas ele ficou top .
Não,nunca tive oportunidade de andar num veículo com motor DETROIT,o k para mim é pena,pois sou apaixonado por motores, de todos os tipos,especialmente 2T., principalmente em motos...Adoro todo tipo de máquinas motorizadas,antigas recentes,gasolina,diesel,etc... ABRAÇO,ALGARVE,PORTUGAL...
Lembro bem deste motor, fiz estágio de tecnico na Fabrica dele em Sao Jose dos campos, em 1979. Icônico e valente, mas por ser de rpm alta, os motoristas não gostavam.
Realmente e um grande motor com barulho inconfundível.se permitir gostaria de fazer uma observação . O super charger também tem a função de expelir os gases da compressão anterior , não sendo necessário o pistão subir para fazer esse trabalho . Acredito que não pegou muito esse motor no Brasil porque eram poucos mecânicos que sabiam fazer o sincronismo e ajuste das unidades injetoras.. também faltava um sistema que quando ingipava uma cremalheira de injetor as outras também acompanhavam por causa do sistema da flauta . Daí era preciso acionar o estrangulador de emergência. Porém quem conhece e sabe fazer a manutenção correta desse motor não troca por outro . O material do virabrequim é uma coisa diferenciada. Parabéns pelo vídeo amigo , também sou fã desses motores.
2 ปีที่แล้ว +1
Muito obrigado 😃 muito obrigado pela informação 👏👏👏
LInda matéria! Na minha ignorãncia, não sabia que existiram motores diesel 2T, Moro em São José dos Campos. A história que se conta por aqui, da Detroit Diesel, é que a fábrica foi montada com equipamentos velhos, feita para fechar. Motivo, na época, vc poderia remeter ao exterior, dividendos das suas operações proporcionais ao investimento estrangeiro feito... ou seja, se traziam equipamentos super valorizados para poder remeter os lucros das outras fábricas para o exterior. Histõrias,,,, faltou falar que esse motor era multi combustível.
Eu trabalhei com um caminhão Chevrolet Detroit e posso lhe a garantir que ele era muito potente, porém muito barulhento devido a sua alta rotação e na minha opinião o que levou a rejeição dele por nova parte era que ele não passava de 80km por hora.
Muito bom, eu lembro dos comboios de Chevrolet do 60 rebocadores de madeira na região de São Joaquim SC, ali a extração de madeira de araucária nas décadas de 60 70, em meados de 76 a industrial celulose do grupo iospe de Lages tinha uma frota gigante de caminhões Detroit e logo com os famosos Perkins, grandes lembranças de um tempo rude onde só os fortes sobreviviam
Excelente resumen de la historia de los motores Detroit Diesel. En Argentina no tuvo aplicaciones automotrices, pero si estacionarias y náuticas, destacándose por su robustez y confiabilidad. Todavía hoy se escuchan lanchas de pasajeros en el Tigre con el rugir de un Detroit.
Meu Pai tirou um D60 zero em 76,com o 4-53.Mercedes 1113 ficava pra trás nas subidas... O erro ao meu ver,foi ter colocado uma relação curta na fábrica,talvez até a dos motores a gasolina. A 80Km por hora,o motor já estava a 2800 giros,o seu limite de rotação (descobrimos isso ao eu insistir em colocar um conta giros,que não vira de fábrica) Pra ser ter ideia,pra ficar na faixa de giro ideal,não podia passar de 65km por hora,foi quando o motor durou muito mais depois dessa limitação Foi um erro da GM,inclusive o inspetor na entrega do veículo,recomendou não aquecer motor e só andar em alta rotação.....
Eu sou Wagner pereira aqui do Tocantins aus quise anos comecei a trabalhar com meu pai em brejinho de Nazaré tô em um trator CBT 2400 era super forte e quero comprar um motor desses para mim.e muito bom.
trabalhei retificando cabeçotes do detroit 4 cilindros e 6 cilindros.quando eu soube que esse motor é 2 tempos fiquei muito curioso em pesquisar mas nos anos 90 não tinha internet e os mecânicos não davam explicações sobre esse motor por não conhecimento teórico ou por não querer .mas nos dia de hoje sempre faço pesquisas sobre esse motor e sempre fico impressionado com esse.motor.hoje não faço mas retifica de cabeçotes desses motores detroit.por que existem poucos motores.detroit.
Trabalhei com mecânica diesel da linha Volks, presenciei som MUITO SEMELHANTE a êste quando um 25-370 MWM "disparou" com óleo do turbo. Imaginei "biela" voando, mas o som é inconfundível. Parabéns pelo vídeo, ganhou mais um inscrito.👏👍👏👍👏
Que aula VOCÊ deu , não sei muito sobre seu currículo, também não importa, mais parece ser engenheiro. Minha formação é torneiro mecânico com grande conhecimento em mecânica de automóvel ( leve) , e dou meus parabéns , fico feliz que no Brasil tenha pessoas comprometidas com a informação e divulgação técnica. Todos vídeos serão de grande importância para consulta dos interessados e documento valioso para a posteridade, meu respeito
Show de bola essa matéria, meu pai trabalhou muito com caminhões, e uma certa época trabalhou na viação cometa fazendo a linha são Paulo a belo horizonte saindo da estão Júlio prestes, e o ônibus era com a mecânica gmc marítimo...o famoso motor Detroit 2 tempos, meu pai dizia que não era qualquer um que se dirigia um desses, pois era alta rotação e câmbio seco, ele sempre dizia que os caminhões eram caminhões macho na época e que o sonho dele era ter um desses, infelizmente não realizou seu sonho, mas teve o prazer de trabalhar por um bom tempo dirigindo um veículo com essa mecânica...
Em 2001 tinhamos um a equipe que reformava e dava manutenção no motor Detroit Diesel 149_2 tempos, com 20 Cil em V. Turbinado e + blower, injeção eletrônica
E um motor muito lindo, eu montei dois 12V seri 71 ,também trabalhei com dois 16V seri 92,de 1500,CV, e muito bom trabalho com eles, o barulho e muito bonito,
Meu pai comprou um Chevrolet D60 (motor Detroit) 0km em 1978. Foi nele que aprendi a dirigir e era apaixonado pelo barulho do motor! Me lembro que na BR, outros motoristas ficavam assustados com as fagulhas que saiam pelo escapamento.
Parabéns pelo vídeo, muito bem detalhado, meu pai teve um Chevrolet com motor Detroit, uma peculiaridade desse motor é que ele tinha um estrangulador de emergência no painel para o caso dele disparar a aceleração e o estrangulador normal de parada não conseguia fazer o desligamento do motor, então puxava-se o de emergência, mas não se sabe exatamente o motivo do qual acontecia a disparada, mas era raro isso acontecer, e fora isso um excelente motor e o ronco espetacular.
2 ปีที่แล้ว +1
Muito obrigado 😃 essa história de disparar Detroit já ouvi falar
Como motorista de caminhão no início da minha carreira foi um dos primeiros caminhão que trabalhei Perkins D 60 e depois um Detroit trabalhava abastecendo um britador em uma pedreira era feliz e não sabia kkkk
Que aula...eu nunca imaginava que esses motores eram 2tempos e sem a bomba injetora...a empresa praticamente inventou uma receita diferente de fazer o motor diesel.
Conheço a fundo os motores Detroit da série 53/71. Principalmente o 16V71 trabalhei com esses motores na construção de Itaipu. Ele não tem bomba enjetora convencional, mas tem uma bomba enjetora para cada cilindro (bico bomba) com regulagem de dosagem por meio de altura do bico. Pena que foi descontinuado.
Em 1979 eu trabalhei transportando madeira com um Chevrolet D60 que era equipado com motor Detroit, motor de alta rotação, cambio 5 marchas primeira e segunda pra frente diferencial Tincão com redução que não era para qualquer meia roda. Acho que foi o primeiro motor que já nasceu turbinado eu gostava do roncado dele... Pior sai do Detroit entrei em um FNM Barria dágua, mas isso é outra história, kkkkkkkkkkk
Na década de 1980 um amigo meu, que trabalhava conosco, no Formoso do Araguaia (antes Goiás e atualmente Tocantins), puxando calcário, teve que parar seu Detroit, que encrencou. Na região ninguém sabia lidar com aquele motor; a solução dos mecânicos locais era trocar por motores Perkins, um lixo, mas que, pelo menos, todo mundo sabia mexer. Certo dia, almoçando com um mecânico (de elite) da fábrca de tratores CASE, que tinha chegado de avião para reparar uma pá carregadeira que estava na garantia, relatei-lhe o caso do Detroit enaltecendo o desespero de seu proprietário e ele me respondeu que entendia de Detroit. Não demorou 10 minutos estávamos todos ao lado do Detroit. Ele mexe daqui, mexe dali, depois desceu do parachoque, fechou o capô e proclamou que da porta do motorista para frente o caminhão estava perfeito, ou seja, o problema só poderia estar no tanque e de fato, foi só puxar o pescador para se deparar com toda espécie de sujeira que certamente vinham do reservatório da empresa. Bastou fazer a limpeza e o bichão voltou a roncar forte e bonito.
👏👏👏
Belo relato
SOLIMAR PIADA NO MATO GROSSO UM TORERO CAMINHÃO COM MOTOR PERKINS QUEBROU NA ESTRADA LONGE DO RECURSO ACHOU UM BOLICHO (BAR) TINHA UM POUCO DE PEÇAS BRAVO FALOU PRA MULHER TEM PEÇAS PRA CAMINHÃO DE CORNO A MULHER ERA BOLICHEIRA E ATENDIA PEÇAS A DONA FALOU CHEFROLE PERKINHO COMO TU SABE ELA DISSE MEU MARIDO TEM UM IGUAL TORERO PUXADOR DE TORAS
Bela história irmão
Um beijo no coração do mecânico da CASE,🤗
Em 1978,tirei minha CNH e fui trabalhar numa companhia que tinha um D60 caçamba com motor Detroit , ninguém gostava desse caminhão, fiz um teste me apaixonei ,me lembro que subia a avenida Dom Pedro, em Pedreira SP, trocando as marchas cruzadas,era fantástico, lindo demais, maravilhoso.
Boas lembranças.
Também trabalhei com um Detroit caçamba puxando barro pra cerâmica, isso lá nos anos 80. Quando deu problema no motor adaptaram um do mercedes 321 nele, era ruim pra pegar de manha, mas bem melhór que o Perkins kkkkkkk
Reparei, desmontei e montei muito estes motores série 671 e 149 t, 149 tib de 12 cilindros por 30anos.
Tenho certificado do curso que fiz pela detroit.
Gostei muito de montar este motor. Montava o subconjunto depois montava nó motor.
Este motor foi substituído pelo motor MTU de quatro tempo, muito bom tbm.
No total 35anos divertindo com motor tempos bons que não esqueço. Sempre fui apaixonado por motor.
Agradeço a Detroit por fazer especialistas nó motores.
Minha começou no SENAI, técnico Eletromecanico, Desenho Mecânico, Relações Humanos e Gestão Ambiental.
Hoje estou aposentado.
Obrigado Detroit, estes motores empregado nos equipamentos dá Mineração CSN.
meu pai tinha um chevolet D60 com ele.......comprou o caminhao meio que desmntado e reformou....ele era mecanico...mexia e consertava esse motor inteirinho...
comprava peças em sao paulo numa loja que nao existe mais......trabalhou como caminha muitos anos..era camioneiro....Ele amava esse motor........
Tenho um D60 GM 1977 com motor Detroit. O caminhão me ajudou muito na fazenda e parou funcionando com o motor meio batido,hoje junto ferro velho da fazenda em cima de sua carroceria mas está montado ainda, bom saber da história de seu motor, deu vontade de restaurar.
Tenho um Detroit 453 a 35 anos num chevrolet D60 motor tem muita força e por ter uma qualidade mecanica muito boa.Ja fiz esse motor 3 vezes completo estou muito satisfeito com ele.E continuo trabalhando com ele,um abraço a todos.
Muito bom cara 🤠🤠👏👏 Detroit é um motor e tanto 👏👏👏
Além do relato abaixo ainda conheci dois irmãos que trabalhavam no aterro do Aeroporto de Guarulhos com seu Detroit, pilotado 12 horas por um dos irmãos e as outras 12 horas pelo outro, por semanas sem desligarem o motor para nada, inclusive durante as refeições. Só paravam para substituir o óleo. Nunca quebrou.
Brasileiro não tem paciência de aprender a manusear esses tipos de motores. Acho que e até preguiça ou comodismo também por ter que usar reduzido. Preferem outras marcas de qualidade inferior e classificam um motor tão robusto e resistente como ruim.
Por incrível que pareça o melhor regime para um motor a combustão é nunca desligar, assim não resfria. E o fato de esquentar e resfriar é o que causa micro rachaduras nos metais
@@christianoazevedo9473 praticamente tudo é subjetivo
A falta de adaptação, acho que tem mais a ver com a falta de apresentação e treinamento do motor. Acredito que tenham "jogado" o motor no mercado e por isso não deu certo. Eram outros tempos.
Já trabalhei com caminhão Chevrolet detroid tinha que trabalhar com giro alto muito bom força incrivel
Um dos roncos mais icônicos do mundo automotivo. Dentre os motores Diesel, o mais bonito com certeza.
Realmente nunca esqueci esse ronco há 30 anos atrás.
E muito bonito. , mas também tem o ronco do FNM que é muito legal .
O dkw diesel 🤷♂️
@@wolmirabreu3633 Esse caminhão no final do vídeo tem um ronco horrível demais! 🤦🏻♂️
Eu gosto do Powerstroke 7.3 V8.
Quando criança cresci em meio aos caminhões Ford e Chevrolet equipados com esses motores Detroit , inclusive tinha até um trator CBT 2400 que dava pra escutar ele a quilômetros de distância trabalhando .
Comprei o 1° por curiosidade, o 2° pra orientar a montagem do 1°, o 3° pra escola e prática de montagens, o 4° pra converter de gerador pra veicular, o 5° pra doador de peças para o 4° e, quando me dei conta, estava apaixonado e já mecânico prático dessa magnífica máquina americana. Estúpida de forte e intercambiamentos de peças em variadas configurações. Sem falar no som maravilhoso e na ausência de fumaça no escape q possibilita funcionar dentro de casa!
Vejam os vídeos de David Detroit diesel na veia!
Amigo ausencia de fumaça não quer dizer ausencia de monóxido de carbono , ou bc quer se matar ou quer matar alguém dentro de casa
Pelo amor de Deus nao ligue nada a combustão em local fechado..
@@serginhoguerreiro1 kkkk Olá amigo acredito que funciona esse motor dentro de casa, foi apenas uma maneira de se expressar. Kkkk
Quem tem uma casa que cabe um caminhão dentro, acredito que tem também um galpão pra manutenção....
Mas tenho certeza de que esse motor era apaixonante...
Forte abraço...
Esse motor e uma lenda que fez história e deixou muitos amantes fanaticos
Eu tive o privilégio de conviver com os antigos GM Diesel dois tempos, nas balsas Santos-Guarujá, em vários tratores e nos ônibus da CMTC.
Eles também dominavam a Via Anchieta, com os ônibus rodoviários do EBVL. E, antes do oleoduto, todos os derivados de petróleo subiam a serra nos GM Mastodontes da Sancap. Renato Perracini 2022.
Meu pai teve um Chevrolet D 60 DETROIT
diesel 4 cilindros. E eu dirigi um Ford
FT 8000 com motor 6 cilindros em V...
Fantástico ronco...
Parabéns pela história. André Sanfoneiro caminhoneiro... Volta Redonda Rio de Janeiro. Abraços
Muito obrigado 😃
Trabalhei com esses motores nos caminhões d60 Chevrolet e nas máquinas de terra plantarem. Ts14 . E .ts24 motorscraps .nos anos 80 .muito bons ñ davam problemas
Boa tarde. Hoje é 26de. Fevereir0 20222 Eu fui motorista de Detroit cheguei amaciar motor novo.melhor motor que já vi até hoje..
ANDAR DE CARONA E POUCO APRENDIZ DE PASSAR MARCHA NO TEMPO DE ROTAÇÃO E FAZER REDUÇÃO DE CAIXA ALTA E BAIXA SEM USAR A EMBREAGEM ERA DE OURO DE APRENDIZAGEM E MAGNÍFICA PARA MIM ATÉ HOJE NO D60 4 CILINDROS,,,.
Esses motores São show eu tenho um D60 ano 77 Detroit 4 cilindros o ronco é animal muito louco
Vi um na Jacu Pessego ate falei com o motorista ha pouco tempo
Mateus Deutz tambem gritava
Muito bom.
DIRIA O ESPANHOL PUCHA NO PUCHA MAS TENE UN RONCO
Trabalhei muito com caminhão com esse motor. Viatura de bombeiros 1992, Pierce Arrow, em São Paulo. E também trabalhei fazendo manutenção preventiva e corretiva nesses motores.
Tenho 35 anos e tive a sorte de ser mecânico de Detroit por 7 anos consecutivos, séries 60, e os dois tempos v6 53 e 72, simplicidade e eficiência, militares esses motores.
Simplesmente MARAVILHOSO !
DESMONTEI , MONTEI E DIRIGI .
O DEFEITO QUE POSSUIA ,"ERAM OS DONOS E MOTORISTAS BRASILEIROS" ,QUE NAO TROCAVAM OS FILTROS DE AR. OS MOTORES TRABALHAVAM ABAFADOS, PERDIAM RENDIMENTO E LOGICAMENTE FAZIAM FUMAÇA E OS MECÂNICOS INESPERIENTES FUTUCAVAM O MOTOR E SE PERDIAM COMPLETAMENTE, PREJUDICANDO ASSIM ,A FAMA DE UM MOTOR DE EXELENCIA .
Verdade mesmo, mecânicos sem conhecimento
Coisa linda o ronco deixou saudades .
Eu tenho há mais de 25 anos em meu barco um 12V71. Não vendo, não empresto, não troco e não alugo.
Motor maravilhoso e forte!
Chique demais cara! 🤠🤠👏👏
@ ele pode ser antigo, mas é fantástico e nunca quebrou em 27 de uso.
Nos meus 14 anos em 1976, adorava ouvir o ronco fino e alto desses motores que eu desconhecia na época. Eram caminhões D60 Chevrolet pintados na cor laranja de entrega de gaz da Plenogás aqui em Maringá, no Paraná. Ficava admirado quando diziam que esses motores de alto giro eram a diesel e não acreditava, pois todos os motores diesel dos caminhões que conhecia faziam um ronco grosso e eram de baixa rotação, soltando muita fumaça preta e fedorenta pelo escape. Já esses motores Detroit Diesel de 2 tempos não soltavam fumaça como os outros e quando aceleraram, pareciam de longe que estavam em alta velocidade, porém me enganava, porque eles eram lentos. Bons tempos...
Tenho o privilégio de hoje trabalhar na planta da General Motors e mesmo prédio que produziu o Detroit Diesel no Brasil, onde hoje produzimos o motor diesel 2.8 duramax que equipa a S10 e Trailblazer.
eu também trabalhei na Detroit 1978 a 1986 depois passei para a ALLISON TRANSMISSOES até 1997 quando me aposentei e continuo trabalhando como Autorizado ALLISON.
Meu pai foi o maior especialista neste tipo de motor ! Foi concessionária GM Detroit em Santos. Tenho uma miniatura de um 6-71 fundida em uma única peça que a GM fornecia aos concessionários na década de 50. Se quiserem mando uma foto ! Abraços
Opa, ficamos curiosos, compartilhe conosco
@@wandersonperin9650 Oi Perin !
Mande seu e-mail para te mandar fotos !
Não consigo anexar fotos no TH-cam ! Abraços
Aqui no Brasil são poucos motoristas que sabem trabalhar com motores detrot eu trabalhei muito tempo com Detroit e é um bom motor , eu ganhei uma aposta de um mecânico que não sabia manuziar o motor Detroit, isso ocorreu na construção do aeroporto de Guarulhos
Exatamente, meu pai era mecânico de máquinas pesadas, trabalhou com GMC e FNM e sempre nos dizia que poucos eram os motoristas que dirigiam esses dois modelos de caminhões, dizia que os GMC tinham apelido de queixo duro, pois vinham com caixa seca.
@@salomaogoncalvesfeitosa3058 Meu pai teve um D9500, D1000 e depois um FNM 210. Será que algum deles era com motor Detroit ?
Os Detroit eram muito avançados para época que foram fabricados.
Avançados em que sentido?...
Trabalhei e operei vários equipamentos com estes motores, primeiro os moto scrapers e caminhões fora de estrada da marca Terex, sendo os moto scrapers TS 14 e TS 24 além dos caminhões Terex R22, R35 e 3309, depois os caminhões de combate a incêndios em Aeroportos E-One modelo Titan 6X6 que a FAB depois Infraero adquiriram para prover a segurança aeroportuária pelos principais aeroportos do Brasil inteiro!
Interessante informar que um V-12 e um V-16 da série 92 eram respectivamente a união de dois motores V-6 e dois motores V-8
O V-6 série 92 possuía 350 e 400 CV dependendo do módulo eletrônico DDEC e tamanho das janelas de admissão no cilindro.
Parabéns pelo excelente documentário!
E um motor fantástico..!! De som único..!! Anda feito um foguete..!! Quem anda num veiculo com esse motor..!? Não esquece nunca mais..!!!
O chevrolet o qual trabalhei era uma droga total quebrava sem eixo do supercharger era barulhento gastador e vida útil baixa
Trabalhei a vida toda em oficina mecãnica e dá muita saudade ouvir esse roncado único...top demais !
Seria muito legal DETROIT continuar em nosso país 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Já montei e operei máquinas equipadas com estes motores eram muito bons.Josias Cavalcanti perusio de Goiana PE
Nos anos 50 eu ia às alturas dentro dos GMC ADF (''mastodonte'') da EO Alto da Moóca tirando racha na subidinha do Pqe. D.PedroII á Pç.Clóvis, sendo os meus, bem mais velhos (déc.30) e dando pau em Leilands, Aclos, Twings Coaches das outras empresas. Cumpre notar que a ótima manutenção da EO Alto da Moóca se estendia também aos GMCs mais novos, aos Volvos, e mais tarde aos Mercedes e Scânias. Até os cacas Magirus rodaram bem nas mãos deles.
Eu tive a oportunidade de ver um 8V71 biturbo náutico em funcionamento em bancada de um cliente, que é uma retífica de motores. O ronco é espetacular.
Maquina maravilhosa , dirigi e fiz a manutenção de tres caminhões detroit.
O último ronco que eu ouvi foi no ano de 1982 eu tinha 7 anos de idade em Mato Grosso. Tangará da Serra. Se ouvia o assobio do motor de longe. Eu adorava esse barulho. Ficou só a lembrança. Nunca mais vi.
Até hoje, não consigo me esquecer daquele ronco,pra mim,o ronco mais bonito que já ouvi até hoje, eu ia para a escola e passava nu local onde estavam tirando os barrancos, para plainar , para construir uma escola de agropecuária e a terra tirada do local, automaticamente servia de aterro em outro local,onde seria o nosso centro de abastecimento, ou, fera livre e mercado, e os caminhões caçambas toquinhos,onde eram dois F 600 e três CHEVROLET D60.
Quanto a mim, na época, só tinha o sonho de dirigir caminhão, hoje, só de CNH , são 45anos e nunca tive a oportunidade de fazer um daqueles roncar.
Legal sua reportagem retrospectiva,
Só aumenta a minha saudade.
Parabéns!
Obrigado, abraço!
Muito obrigado amigo 🤠🤠 valeu mesmo 😃🙏 Detroit Diesel é chique demais! Queria muito ver um funcionando ao vivo 😃😃
Olá amigos eu já operei um motor detroid diesel no Chevrolet D60 da empresa Andrade Gutierrez, que saudade do ronco 😥😥😥
Já pilotei um Pierce Arrow do Corpo de Bombeiros equipado com um Detroit V6 diesel, 2 tempos, com soprador e turbo. É uma experiência dirigir isso no trânsito, é um barulho viril.
Mais um pouco de História, riqueza nos detalhes, um documentário. Parabéns.
Muito obrigado 😃
VIAJEI MUITO DO RUO D JANEIRO PARA O RIO GRANDE DO SUL TRANSPORTANDO CAVALOS COM UM D 60 ERA UM BOM VEICULO PARA A SUA ÉPOCA COM UM RONCO DE MOTOR AGRADÁVEL E INCONFUNDÍVEL
Eu trabalhei na fábrica da Detroit Diesel Allison do Brasil, nós anos 80, em São José dos Campos, muito legal, abraços.
Esses motores são fora de sério! Excelentes! Uma lenda na história da mecânica diesel mundial! Sou fã deles! Tenho um Ford f600 com motor Detroit 453! Eu adaptei nele? Ele era Perkins!
Trabalhei em um rebocadore onde usava motores Detroit v8,com 2blowers e 4turbos,além de o bloco e virabrequim e comando,todos divididos no meio,ou seja,um v8 dividido em dois blocos v4,super fantástico.
Com um ronco desse não há quem não queira esticar...deve ser por isso os problemas ocorridos aqui no Br. Show!!
Montei vários 4. E. 6 cilindros. Quando trabalhava em conssecionaria Ford em São Paulo nós anos 70 e. 80. Fiz curso na Detroit eles tem 8 regulagem nós Cabeçotes sou o Chico mecânico estou na profissão a 53 Anos
seus vídeos resgata a história de toda introdução mecânica do mundo trazendo tais conhecimentos até nós parabéns.
Muito obrigado amigo 🤠🤠 fico feliz que tenha gostado 😃🙏
Esse motor é apaichonante em tudo principalmente pelo suave ruido, e simplicidade no funcionamento.
Oconheci operando moto niveladora Huber warco. Gm ; 1969 ou patrol como é comum chamar hoje
Lembro os GMC 920 marítimo com reboque carregando 50 dúzias de tábuas nos bicos de morro do município de Bom Jesus! Que saudade! Gravataí RS
a saudade bateu forte agora trabalhei na reforma e manuteçao desses motores na CAMARGO CORREA CONSTRUTORA E DEPOIS NA VARIG QUE ERA USADO EM GRUPOS GERADORES PARA AERONAVES OBRIGADO PELA HISTORIA !!!!!!!!!!!
De nada 😄
Fiz, quando jovem engenheiro, 2 ou 3 cursos de operação e manutenção do 6v53, tenho até certificado, so preciso encontrar´. Realmente um motor maravilhoso para a época, até hoje o Corpo de Fusileiros Navais dos Estados Unidos usam este motores. Ele é empregado nos veiculo militares M113 transporte de tropas. Detalhe ele é lançado de paraquedas, e uma vez no solo é trocado em 30 minutos por um danificado..
Tanto dirigi chevrolet quanto Ford muito bom o barulhao do escape nas subidas de topes, o caminhão carregado de toras. O caçamba 8500 em v ou cavalinho também muito bom. Mas agora outros tempos! Madeira agora só nos 2644, 2831, 24260 ,2540 24250 ,420 e outros mais.
Tive 1 Chevrolet ano 77 adorava ele isso foi em 79 e 80 ainda quero ter outro para esporte hoje tenho 61 anos
Trabalhei num F7000 ZERO ! uma delícia! Caminhão andava demais pra época!!
Nunca andei!!! Mas dou partida em muitos aviões com uma jetstart que usa um Detroit 6c gigante!!!!!
O pai de um amigo meu tinha uma caminhonete Ford equipada com um V6 Detroit com aquele filtro de ar enorme pra fora do capô e um som sinistro! a gente adorava aquela caranga parecia uma gang de RDs 350 o ronco dela! Que saudade!!!!
legal a historia eu trabalhei na montagem e testes deste motores em 1976 no terreno da GM a linha era bem organizada e os dinamômetros em cabines distintas foi um grande aprendizado tenho saudades...
Eu tive o prazer de mexer nesses motores muito bom eu gostava muito da simplicidade desse motor o primeiro que montei eu tinha 16 anos com as peças usadas ainda mas ele ficou top .
Não,nunca tive oportunidade de andar num veículo com motor DETROIT,o k para mim é pena,pois sou apaixonado por motores, de todos os tipos,especialmente 2T., principalmente em motos...Adoro todo tipo de máquinas motorizadas,antigas recentes,gasolina,diesel,etc... ABRAÇO,ALGARVE,PORTUGAL...
Lembro bem deste motor, fiz estágio de tecnico na Fabrica dele em Sao Jose dos campos, em 1979. Icônico e valente, mas por ser de rpm alta, os motoristas não gostavam.
Lembro-me muito bem quando ainda criança, dos D60 com motor Detroit com seu ronco característico.
Realmente e um grande motor com barulho inconfundível.se permitir gostaria de fazer uma observação . O super charger também tem a função de expelir os gases da compressão anterior , não sendo necessário o pistão subir para fazer esse trabalho . Acredito que não pegou muito esse motor no Brasil porque eram poucos mecânicos que sabiam fazer o sincronismo e ajuste das unidades injetoras.. também faltava um sistema que quando ingipava uma cremalheira de injetor as outras também acompanhavam por causa do sistema da flauta . Daí era preciso acionar o estrangulador de emergência. Porém quem conhece e sabe fazer a manutenção correta desse motor não troca por outro . O material do virabrequim é uma coisa diferenciada. Parabéns pelo vídeo amigo , também sou fã desses motores.
Muito obrigado 😃 muito obrigado pela informação 👏👏👏
LInda matéria! Na minha ignorãncia, não sabia que existiram motores diesel 2T, Moro em São José dos Campos. A história que se conta por aqui, da Detroit Diesel, é que a fábrica foi montada com equipamentos velhos, feita para fechar. Motivo, na época, vc poderia remeter ao exterior, dividendos das suas operações proporcionais ao investimento estrangeiro feito... ou seja, se traziam equipamentos super valorizados para poder remeter os lucros das outras fábricas para o exterior. Histõrias,,,, faltou falar que esse motor era multi combustível.
Muito obrigado 😃
Eu trabalhei com um caminhão Chevrolet Detroit e posso lhe a garantir que ele era muito potente, porém muito barulhento devido a sua alta rotação e na minha opinião o que levou a rejeição dele por nova parte era que ele não passava de 80km por hora.
Muito bom, eu lembro dos comboios de Chevrolet do 60 rebocadores de madeira na região de São Joaquim SC, ali a extração de madeira de araucária nas décadas de 60 70, em meados de 76 a industrial celulose do grupo iospe de Lages tinha uma frota gigante de caminhões Detroit e logo com os famosos Perkins, grandes lembranças de um tempo rude onde só os fortes sobreviviam
Excelente resumen de la historia de los motores Detroit Diesel. En Argentina no tuvo aplicaciones automotrices, pero si estacionarias y náuticas, destacándose por su robustez y confiabilidad. Todavía hoy se escuchan lanchas de pasajeros en el Tigre con el rugir de un Detroit.
Gracias 😃
Motores FMN e Detroit possuem características únicas.
Lembro-me bem dos caminhões da Prefeitura de São Pedro da Aldeia RJ nos anos 70.....Chevrolet Detroit Diesel..... Good Times....
Tenho 41 anos, nunca vi de perto um motor desse,mas acho interessante sua história!
Trabalhei com um Chevrolet Detroit em 1984 .
Bons tempos
Eu já tive série 60 de 475 kv em um kw w900 / 93 muito bom.e tbm já dirige um 6v 92 em um internacional cab over 78
Opa! Já trabalhei com um caminhão Ford Avarento com motor Detroit 4 cilindros, consegui me adaptar bem a ele, tinha um ronco bonito héin!
Meu Pai tirou um D60 zero em 76,com o 4-53.Mercedes 1113 ficava pra trás nas subidas...
O erro ao meu ver,foi ter colocado uma relação curta na fábrica,talvez até a dos motores a gasolina.
A 80Km por hora,o motor já estava a 2800 giros,o seu limite de rotação (descobrimos isso ao eu insistir em colocar um conta giros,que não vira de fábrica)
Pra ser ter ideia,pra ficar na faixa de giro ideal,não podia passar de 65km por hora,foi quando o motor durou muito mais depois dessa limitação
Foi um erro da GM,inclusive o inspetor na entrega do veículo,recomendou não aquecer motor e só andar em alta rotação.....
Tive o prazer de dirigir um chevrolet Detroit, motor fantástico de giro alto
Já montei muito esses motores, 6.71, equipada os terex R22, eos 8.71 terex R35, saudades dessa época.
Eu sou Wagner pereira aqui do Tocantins aus quise anos comecei a trabalhar com meu pai em brejinho de Nazaré tô em um trator CBT 2400 era super forte e quero comprar um motor desses para mim.e muito bom.
Excelente aula de história..
Muito obrigado 😃
A gente identificava de longe, pelo som e ficava esperando o caminhão passar, lindo som.
Eu convivi 15 anos com os marítimos de 3 e 4 cilindros com reversível 2 por 1 e 3 por 1 o ronco e sem igual era lindo fez parte da minha infância
trabalhei retificando cabeçotes do detroit 4 cilindros e 6 cilindros.quando eu soube que esse motor é 2 tempos fiquei muito curioso em pesquisar mas nos anos 90 não tinha internet e os mecânicos não davam explicações sobre esse motor por não conhecimento teórico ou por não querer .mas nos dia de hoje sempre faço pesquisas sobre esse motor e sempre fico impressionado com esse.motor.hoje não faço mas retifica de cabeçotes desses motores detroit.por que existem poucos motores.detroit.
Trabalhei em construtoras que usavam caminhões Terex R22 e motoscrapers TS24 , TS14 com motores Detroit diesel. Uma maravilha.😊
Trabalhei numa draga com motor Detroit 6-71. Um monstro de fazer força
Trabalhei com mecânica diesel da linha Volks, presenciei som MUITO SEMELHANTE a êste quando um 25-370 MWM "disparou" com óleo do turbo. Imaginei "biela" voando, mas o som é inconfundível. Parabéns pelo vídeo, ganhou mais um inscrito.👏👍👏👍👏
Muito obrigado 😃
Eu tive o prazer de guiar um Chevrolet 1978, muito maravilhoso. Um abraço
Que aula VOCÊ deu , não sei muito sobre seu currículo, também não importa, mais parece ser engenheiro. Minha formação é torneiro mecânico com grande conhecimento em mecânica de automóvel ( leve) , e dou meus parabéns , fico feliz que no Brasil tenha pessoas comprometidas com a informação e divulgação técnica. Todos vídeos serão de grande importância para consulta dos interessados e documento valioso para a posteridade, meu respeito
Muito obrigado 😃 fico lisonjeado com seus elogios
Bom 👍
Equipava os Flxible VL 100 da Expresso Brasileiro. Não sei qual modelo, mas o ronco não esqueço.
Show de bola essa matéria, meu pai trabalhou muito com caminhões, e uma certa época trabalhou na viação cometa fazendo a linha são Paulo a belo horizonte saindo da estão Júlio prestes, e o ônibus era com a mecânica gmc marítimo...o famoso motor Detroit 2 tempos, meu pai dizia que não era qualquer um que se dirigia um desses, pois era alta rotação e câmbio seco, ele sempre dizia que os caminhões eram caminhões macho na época e que o sonho dele era ter um desses, infelizmente não realizou seu sonho, mas teve o prazer de trabalhar por um bom tempo dirigindo um veículo com essa mecânica...
Muito obrigado 😃 seu pai era motorista raiz 💪
@ verdade conhecia muito, era mecânico e motorista das antigas
Nos anos 80 eu lembro desses moradores nos caminhões Chevrolet o ronco deles era muito diferente dos outros.
Eu trabalhei com um chevrolet d 60 ano 1977 por 2 anos gostei muito dele muito potente mesmo com 4 cilindros
Em 2001 tinhamos um a equipe que reformava e dava manutenção no motor Detroit Diesel 149_2 tempos, com 20 Cil em V. Turbinado e + blower, injeção eletrônica
Tive um Cheba 77 com motor Detroit 4-53 por mais de cinco anos, só vendi por que ficou difícil peças de reposição e mecanicos que mexessem com ele.
E um motor muito lindo, eu montei dois 12V seri 71 ,também trabalhei com dois 16V seri 92,de 1500,CV, e muito bom trabalho com eles, o barulho e muito bonito,
Meu pai comprou um Chevrolet D60 (motor Detroit) 0km em 1978.
Foi nele que aprendi a dirigir e era apaixonado pelo barulho do motor!
Me lembro que na BR, outros motoristas ficavam assustados com as fagulhas que saiam pelo escapamento.
Até hoje só ouvi falar, vi em videos, acabei simpatizando com ele. Bastante informativo os seu video.
Muito obrigado 😃
Eu trabalhei nos testes desses motores na GM em 1976 eram dois caminhões um D60 e outro D70., Realmente baixava bastante Óleo
Parabéns pelo vídeo, muito bem detalhado, meu pai teve um Chevrolet com motor Detroit, uma peculiaridade desse motor é que ele tinha um estrangulador de emergência no painel para o caso dele disparar a aceleração e o estrangulador normal de parada não conseguia fazer o desligamento do motor, então puxava-se o de emergência, mas não se sabe exatamente o motivo do qual acontecia a disparada, mas era raro isso acontecer, e fora isso um excelente motor e o ronco espetacular.
Muito obrigado 😃 essa história de disparar Detroit já ouvi falar
Até Hoje Ainda Não inventam um Ronco mais Bonito , que os Motores Detroit diesel
Como motorista de caminhão no início da minha carreira foi um dos primeiros caminhão que trabalhei Perkins D 60 e depois um Detroit trabalhava abastecendo um britador em uma pedreira era feliz e não sabia kkkk
Que aula...eu nunca imaginava que esses motores eram 2tempos e sem a bomba injetora...a empresa praticamente inventou uma receita diferente de fazer o motor diesel.
Conheço a fundo os motores Detroit da série 53/71. Principalmente o 16V71 trabalhei com esses motores na construção de Itaipu. Ele não tem bomba enjetora convencional, mas tem uma bomba enjetora para cada cilindro (bico bomba) com regulagem de dosagem por meio de altura do bico. Pena que foi descontinuado.
@@55cassimiro Interessante...eu ouvi falar desse motor e vi um vídeo de um ônibus antigo que tinha um, o barulho dele na lenta é bem diferente
Em 1979 eu trabalhei transportando madeira com um Chevrolet D60 que era equipado com motor Detroit, motor de alta rotação, cambio 5 marchas primeira e segunda pra frente diferencial Tincão com redução que não era para qualquer meia roda. Acho que foi o primeiro motor que já nasceu turbinado eu gostava do roncado dele... Pior sai do Detroit entrei em um FNM Barria dágua, mas isso é outra história, kkkkkkkkkkk