Gabriela Tudo bem. O tecnécio é um elemento químico de símbolo Tc de número atômico 43 e de massa atómica igual a 98. Tecnécio, um elemento químico de símbolo Tc e pertencente ao grupo 7 da tabela periódica. Além disso, seu nome deriva do grego “technikos” que significa algo artificial. Este elemento foi o primeiro a ser sintetizado em laboratório. Bom, Tecnécio (Tc) é um dos dois elementos nos primeiros 82 que não têm isótopos estáveis (na verdade, é o elemento de menor número que é exclusivamente radioativo); o outro elemento é o promécio (Pm). O tecnécio (Tc) também possui vários metaestados sendo 97mTc o mais estável, com meia-vida de 90,1 dias, seguido por 95mTc (meia-vida: 61 dias) e 99mTc (meia-vida: 6,01 horas).Além disso, os radioisótopos mais estáveis são 98Tc (meia-vida de 4,2 anos), 97Tc (meia-vida: 2,6 anos) e 99Tc (meia-vida: 213000 ANOS). Por outro lado, vinte e dois outros radioisótopos foram caracterizados, sendo que a maioria deles tem meia-vida inferior a uma hora, as exceções são 93Tc (meia-vida: 2,75 horas), 94Tc (meia-vida: 4,883 horas), 95Tc (meia-vida: 20 horas) e 96Tc (meia-vida: 4,28 dias). Porém o vídeo é sobre o elemento radioativo que usamos na medicina nuclear através do princípio de funcionamento do sistema gerador: O GERADOR IPEN-TEC consiste em uma coluna cromatográfica, contendo alumina como suporte, na qual é adsorvido o 99Mo de fissão. Este nuclídeo pai (meia-vida de 66 h) decai para o filho 99mTc (meia-vida de 6 h). Como a afinidade do filho pela alumina é pequena, este pode ser eluído facilmente da coluna mediante passagem de solução de cloreto de sódio 0,9% estéril. A coluna é fechada em ambas as extremidades e duas agulhas em aço inoxidável permitem a entrada e a saída do líquido eluente, o qual é conduzido ao frasco coletor. O gerador é convenientemente blindado e acondicionado em recipiente plástico, o que garante proteção contra a radiação ionizante e segurança ao manuseio. É equipado com membrana filtrante esterilizante, de modo a garantir a esterilidade do eluato quando armazenado e manipulado nas condições adequadas. O tempo de eluição é de aproximadamente 50 segundos e o volume eluído é de aproximadamente 6 mL. A máxima concentração radioativa no eluído é obtida respeitando-se o intervalo de 24 horas entre as eluições. Entretanto, é possível realizar eluição em intervalos menores sempre que a atividade a ser obtida apresente concentração radioativa que possibilite a sua aplicação clínica.
@@fefsCRF A forma correta de pronunciar é: "tecnécio noventa e nove metaestável". Explicando um pouco mais: o "m" após o 99 no Tc-99m indica que ele está em um estado metaestável, ou seja, em um nível de energia mais alto, mas que eventualmente decai, liberando radiação. Então, a maneira mais comum de se referir a ele é tecnécio noventa e nove metaestável.
Foi uma aula multidisciplinar excelente.
Cada vídeo é uma aula maravilhosa . Tô gostando muito
Obrigado....
Como sempre, ótimo conteúdo...top demais.. 👏👏👏👏
Muito top
Mara!!👏🏻👏🏻
Só não entendi como o TC tem o mesmo número atômico que o MO. Seria isso mesmo? O número atômico do TC não é 43?
Gabriela Tudo bem. O tecnécio é um elemento químico de símbolo Tc de número atômico 43 e de massa atómica igual a 98. Tecnécio, um elemento químico de símbolo Tc e pertencente ao grupo 7 da tabela periódica. Além disso, seu nome deriva do grego “technikos” que significa algo artificial. Este elemento foi o primeiro a ser sintetizado em laboratório. Bom, Tecnécio (Tc) é um dos dois elementos nos primeiros 82 que não têm isótopos estáveis (na verdade, é o elemento de menor número que é exclusivamente radioativo); o outro elemento é o promécio (Pm). O tecnécio (Tc) também possui vários metaestados sendo 97mTc o mais estável, com meia-vida de 90,1 dias, seguido por 95mTc (meia-vida: 61 dias) e 99mTc (meia-vida: 6,01 horas).Além disso, os radioisótopos mais estáveis são 98Tc (meia-vida de 4,2 anos), 97Tc (meia-vida: 2,6 anos) e 99Tc (meia-vida: 213000 ANOS).
Por outro lado, vinte e dois outros radioisótopos foram caracterizados, sendo que a maioria deles tem meia-vida inferior a uma hora, as exceções são 93Tc (meia-vida: 2,75 horas), 94Tc (meia-vida: 4,883 horas), 95Tc (meia-vida: 20 horas) e 96Tc (meia-vida: 4,28 dias).
Porém o vídeo é sobre o elemento radioativo que usamos na medicina nuclear através do princípio de funcionamento do sistema gerador: O GERADOR IPEN-TEC consiste em uma coluna cromatográfica, contendo alumina como suporte, na qual é adsorvido o 99Mo de fissão. Este nuclídeo pai (meia-vida de 66 h) decai para o filho 99mTc (meia-vida de 6 h). Como a afinidade do filho pela alumina é pequena, este pode ser eluído facilmente da coluna mediante passagem de solução de cloreto de sódio 0,9%
estéril. A coluna é fechada em ambas as extremidades e duas agulhas em aço inoxidável permitem a entrada e a saída do líquido eluente, o qual é conduzido ao frasco coletor.
O gerador é convenientemente blindado e acondicionado em recipiente plástico, o que garante proteção contra a radiação ionizante e segurança ao manuseio. É equipado com membrana filtrante esterilizante, de modo a garantir a esterilidade do eluato quando armazenado e manipulado nas condições adequadas. O tempo de eluição é de aproximadamente 50 segundos e o volume eluído é de aproximadamente 6 mL.
A máxima concentração radioativa no eluído é obtida respeitando-se o intervalo de 24 horas entre as eluições. Entretanto, é possível realizar eluição em intervalos menores sempre que a atividade a ser obtida apresente concentração radioativa que possibilite a sua aplicação clínica.
@@imagensmedicascomo ele é pronunciado? 99 tecnécio meta estável?
@@fefsCRF A forma correta de pronunciar é: "tecnécio noventa e nove metaestável".
Explicando um pouco mais: o "m" após o 99 no Tc-99m indica que ele está em um estado metaestável, ou seja, em um nível de energia mais alto, mas que eventualmente decai, liberando radiação.
Então, a maneira mais comum de se referir a ele é tecnécio noventa e nove metaestável.
@@imagensmedicas muito obrigada!