Acelere seus estudos com os meus mapas mentais para concursos: mapasdalulu.com.br . Se quiser ver as Amostras Grátis, é só clicar aqui: mapasdalulu.com.br/materiais-gratuitos-amostras
Estudar não é quantidade de horas estudadas. É qualidade de aprendizagem. Uma hora de estudo bem feito, focado e produtivo é melhor que 4 horas seguidas de fadiga e cansaço mental
A minha estratégia é ficar refletindo sobre o que eu estudei, imaginando suas aplicabilidades práticas. Ao menos para mim isso ajuda à fixar o conteúdo.
Concordo em parte. No meu caso 2h líquidas é o limite. Mais que isso entra a fadiga e baixa retenção. A questão da distância entre uma matéria e outra TB é muito importante. O método da fragmentação é bom pra que tem mais de 5h/dia de estudo. Quem trabalha e tem entre 1 a 5h/dia não cabe a fragmentação. Até porque não é só sentar e ler; tem questões, resumo, notações,etc...
fiquei 1 ano inteiro estudando 4 horas por dia, agr pedi demissão do trabalho e estudo durante todo o tempo q estou acordado. kkkk sou viciado nisso serio. ( estudo pro IME) eu sinto q tô rendendo na maior parte do tempo.
@@alguem9701 que privilégio. Com 8h de sono temos 16h. Café, almoço, janta e banho nos tira por baixo entre 3 a 4 horas, restando aproximadamente algo em torno desse teu rendimento. Mas nesse contexto, vc só come , estuda e dorme literalmente. Kkkkkk pra mim nO há sustentabilidade nesse ritmo. O lazer e a vida social são importantes. É bom pra manter um longo prazo num ritmo mais perene.
Laura, o que me pega é que estudo por cursinho online (Ferretto). E assim, me sinto muito mal se não sigo o cronograma deles, mas se tento seguir é um desgaste mental tão absurdo que me deixa desmotivada também. Sinto que estou em um loop. Começo bem, vou desanimando, me sinto perdida, me reencontro e começo tudo dnv. Sendo que a longo prazo eu não aprendo muita coisa e todas aquelas horas foram praticamente em vão. Eu não sei bem como poderia fazer pra espaçar meu estudo e seguir o cronograma, acho que os dois não batem kkk preciso avaliar isso. Muito obg pelo seu vídeo, me trouxe reflexões sobre várias coisas e de certa forma me ajudou a ter um entendimento melhor do que estou fazendo de errado (e consequentemente melhorar). Ganhou uma inscrita!! :))
Sou vestibulando de medicina e esse método espaçado é sensacional, principalmente para matérias que voce não gosta. Eu tenho pavor de óptica geométrica e não conseguia estudar por mais 40min no dia sem ficar estresado com o assunto kkk espacei, espacei MUITO kkk, coisa de + de um mês, e hoje em dia acerto cerca 80% das questões sobre. Porém, claro, é importante saber administrar, pois, caso for tudo muito espaçado, sabe-se lá quando você completará os assuntos. Neste caso, dividir as matérias por módulo é uma boa... Eu estudei óptica geométrica junto com eletromagnetismo em dias diferentes e, com isso, ganhei o tempo. Otimas pontuações no vídeo! Aprendizagem é ciência, esperto é quem busca se adequar ao comprovado.
@nogueira5768, também sou vestibulanda e estou há bastante tempo tentando, ando bem desmotivada, mas espero procurar aplicar alguns métodos pra vê se consigo melhorar. Boa sorte pra você, já deu certo! ❤
@@ZulmaZoeCostaestou na mesma. Estudei o ano todo pra uma prova e saiu o resultado hoje. E eu não passei. Estou muito frustrada e aí da nem contei pra minha família.. tô bem desanimada mas tentando seguir
@@annaoliveira6329 ainda não recebi meus resultados... Mas lhe desejo força, tenha fé em você e fé na vida, se você crê em Deus procure ele. Os caminhos nem sempre são fáceis, mas se você busca algo que faça sentido pra você, corra atrás, sua hora há de chegar, mais importante que a chegada é o processo, um passo de cada vez, aproveita a caminhada, aprenda o que puder, vá evoluindo, tenha paciência com você, mais uma vez, força! Um abraço!
Experiência pessoal. Eu realmente estudava por ciclos. Mas sempre me desmotivava, sentia que não e estava avançando nas matérias e realmente não estava. Aí eu procurei alguns vídeos de pessoas que passaram em concursos para juiz, procurador, etc. Encontrei alguns que falaram que estudavam uma matéria, por vez, do início ao fim. Também tentei estudar dessa forma, e para minha surpresa deu certo. Matei direito penal, depois constitucional, administrativo e assim por diante. E foi assim que eu fui aprovado no meu primeiro concurso. Comecei a estudar por ciclos porque os coachs do estratégia falavam que era a melhor forma de estudar. Mas pra mim não foi, aliás foi um pesadelo estudar por ciclos. XD
Eu também não gosto disso, geralmente eu estudo português, dir. adm e dir. eleitoral. Estou tentando acabar com essas 3 matérias, mas mesmo assim, parece que as matérias são infinitas, quando você as fraciona. No entanto, eu já ouvi falar que estudar 1 matéria por vez também não dá certo kkkk É difícil chegar a um senso. Acho que realmente vai da realidade de cada um mesmo.
parece q realmente há um conflito entre EspaçoTempo x esquecimento Modo imerso x modo alternado Realmente talvez n seja uma matemática exata, tem horas q quando imerso eu consigo pegar referencias, insights e afins pq estou focado e dentro do conteudo Tem horas q realmente parar, desplugar a mente e voltar com uma outra coisa parece ser melhor.
@@Georginesrm Gosto de estudar dessa maneira porque consigo perceber meu progresso a curto prazo. Comecei com pomodoros (25 min.), depois fui aumentando as sessões de estudos. E as vezes quando eu estou de saco cheio de alguma matéria eu simplesmente passo pra outra.
Fora que espalhar pelos dias deixa o assunto sempre "fresquinho" na cabeça né. O problema é que (vamo falar a verdade) muita gente não gosta de estudar. Mas como a pessoa é obrigada, ela faz tudo de uma vez pra "se livrar". Seria o caso da pessoa desenvolver o gosto pelos estudos também. Gratidão Laura ❤
Quem é que estuda porque gosta? kkkkk Eu estudo porque eu preciso. E estudei uma matéria do início ao fim para depois passar para outra porque assim achei mais produtivo. Direito penal por exemplo terminei em pouco menos de duas semanas.
Só tenho uma ponderação sobre seu ótimo vídeo. Estudar a teoria rapidamente e voltar periodicamente fazendo questoes/lendo resumos tbm ajuda na memória de longo prazo. Dito isso, acho q cada pessoa tem um tipo de tolerância. Eu mesmo não gosto de estudar uma matéria por 1hr e pular pra outra. Eu me dou bem com 2 horas e tudo certo. Tento sempre dar um intervalo nesse meio. Acho q n tem certo e errado. O certo é o certo pra pessoa X. Eu fico super ansioso mudando de disciplina toda hora. Lembro q há um tempo eu fazia 5 hrs por dia e eram 5 disciplinas, isso dava uma sensação q n avançava NUNCA. Hj, faço 2/3 por dia e tô super de boa. Tbm já vi a parte teórica básica toda. Isso facilita a vida.
Já tem estudar mais de duas mais não consigo comigo não funciona tenho a percepção que não rendo nada. No máximo duas resolvendo bastante exercício, elaborando pequenos resumos eficientes e voltando na teoria quando precisa.
A forma de estudar é de cada um. Se o imersivo lhe dar aprendizado, é prazeroso e não é cansativo. Esse é seu método. Se fracionar funciona e é mais efetivo pra você. Ótimo. Não importa o método. O que importa é o aprendizado. Decorar não é o caminho. O caminho é a planejamento e organização. Trabalhar sua saúde mental. Trabalhar anular as coisas que afetam seus estudos tbm é outro método eficiente pra melhorar a produtividade dos seus estudos.
Eu não gosto muito de fracionar, é como se qd eu entrar com o assunto diferente aquele que eu acabei de estudar fosse empurrado sei lá pra onde, eu prefiro estudar um único assunto e antes de iniciar o outro eu faço uma revisão do anterior.
@@enimessias é pq pra sua mente não cansa ficar mastigando a mesma matéria, a sua menta associa como uma motivação prazerosa de terminar a matéria estudada. Entende? Já o outro grupo, é necessário mudar a matéria, pq sua mente ficou cansada com o mesmo assunto por dias ou horas. Existe a possibilidade de você conciliar os 2 mundos de forma moderada. Por exemplo. Se você presta concurso todo ano. Então não é legal você ficar estudando uma mesma matéria por 1 mês inteiro né verdade? Como contornar? Vc pode dividir por metas conforme suas necessidades de motivação. Por exemplo: Meta 1: Português, Mat e Uma específica Semana 1 (Seg a Qua) - Português Semana 1 (Qui a Sex) - Matemática Semana 1 (Sab e Dom) - Específica da sua área. Semana 2 - você pode fazer o inverso da ordem da Semana 1 ou continuar no cíclico. Um abraço e bons estudos ☺️
@@fqnfinancas3431 , é que eu não estudo o mês todo a mesma área de conhecimento, eu estudo uma hoje e amanhã eu reviso a de e vou para a próxima. Goku me proteja de ficar estudando estatística, raciocínio lógico ou matemática por um mês sem interrupção, até pq algumas que não tenho facilidade essas me cansam mais. Obrigada por seus esclarecimentos e sugestões 😊🙏. Sucessos sempre pra ti!
Concordo que fica menos cansativo, eu tenho feito 2h por dia, dividindo 1h para uma disciplina e 1h pra outra, como tô estudando no pré edital eu tô tentando mesclar bastante e durante a semana eu volto a estudar uma mesma disciplina pelo menos mais uma vez, aos finais de semana eu consigo mais tempo e aí eu estudo mais disciplinas e tudo isso fazendo pelo menos 1h respondendo questões ao final dos estudos. ( Durante a semana e nos finais de semana ), vou tentar ver todo o assunto da área e quando o edital sair vou focar no que o edital pede, essa que tá sendo minha estratégia pré edital. Obs: durante a semana eu consigo reservar 3h para estudar, e aos finais de semana eu consigo 4h+ ( mas eu tenho feito em torno de 5h+ de estudos + respondendo questões, pois tenho receio de ficar de saco cheio se eu não me der um descanso, ainda mais que é um pré edital, não posso fadigar tão cedo assim 😅)
Concordo fas muito sentido, só tou comentando porque cai nese vidio de paraqueda. E eu já tinha feito asim e o conteúdo que eu estudei ficou na memória.
Laura, seu aconselhamento é fora da curva. Demonstra muita dedicação por trás para se informar e nos trazer a evidência científica que embasa o estudo eficiente. Parabéns e muito obrigdao!
Eu estudo ao menos duas horas além de ler o livro sobre a disciplina específica, mas ai que está, o livro leio no trajeto de ida e volta do meu trabalho, quando chego em casa, dou uma pausa de 2 horas, ai sim eu me concentro nas vídeo aulas, pontuo os temas principais juntamente com o livro e disso, realizo um resumo do que estudei no dia, eu fazendo dessa forma ao menos para mim, se tornou produtivo e tenho tirado boas notas, não preciso me matar de estudar e fritar o cérebro, basta criar uma rotina que seja mais apropriada.
pois é no ensino médio os periodos de aula duravam 40 minutos e eu não estudava pro dia da prova mas lembrava de tudo e quase gabaritava , agora quando tento estudar um assunto nada entra na memória, era esse o meu problema, faz todo sentido.
Cada um faz como achar mais rentável, negócio é experimentar, por isso é bom começar bem antes de sair a tua prova, e outra, qualquer método vai por água abaixo se não fizer questões.
Eu estudava da maneira errada, estudando uma matéria por dia, realmente é tudo que a Laura fala, no final do dia, eu estava extremamente cansado por ter estudado apenas aquele assunto!
@Ana Soares sim, intercalar matérias te ajuda fixar melhor o assunto e não se torna tão exaustivo, no seu caso, se funciona para você estudar uma matéria por dia, então está ótimo, levando em conta que você trabalha. Se por acaso tivesse tempo a mais, recomendaria fazer ciclos de estudos de 50-90 minutos por matéria, com intervalos de 10 a 15 minutos. podendo ser 2 ou mais matérias por dia, mas o ciclo pode ser adaptável a rotina de cada um, não é uma regra!
pois estudo uma materia por dia! eu não aguento é estudar matematica! hahahahahah, meu rendimento estudando uma semana uma materia só fica 80% de acertos, e continuo com esse percentual aumentando quando foco só em questões(depois de esgotar a materia do edital), não consigo estudar varias materias por dia devo ser autista@@kelvin_pb
Tbm tenho suspeita de autismo, no entanto o estudo por ciclos funciona pra mim, pois a ansiedade por conhecer novos assuntos e novas matérias acaba sendo saciado no meu caso!@@gardeniafontenele7519
isso é normal, também prefiro uma materia por dia mas estou começando a experimentar duas por semana para ver se dá certo. Lembrando que o melhor método é aquele que funciona pra você @@gardeniafontenele7519
Sabe quando você precisa de orientação sobre estudos e não sabe o que fazer para melhorar, e do nada aparece um vídeo maravilhoso desses ? Obrigado por dividir seu conhecimento.
Muito interessante as dicas. acrescentaria também verificar qual horário que você "rende" mais nos estudos. ou seja escolher um período do dia que o aprendizado acontece melhor.
É isso mesmo!!!! Imersão além de cansar, a pessoa não retém a mesma coisa. Depois que aprendi com Laurinha o fracionamento, o meu desempenho aumentou muitoooo.❤❤❤❤❤ Laurinha é muito competente e fofa!!! Seus ensinamentos nos ajudam demais!!!!❤❤❤❤
Realmente, no começo eu estudava uma matéria só por dia e pronto. Ficava horas em biologia, horas em história, chegava uma hora que ficava extremamente maçante. Assim que finalmente tomei vergonha na cara e fiz um cronograma, melhorou muuuuito meus estudos.
Estou mesclando e aprendendo a aprender lendo os livros que você já indicou no canal e assistindo a videos como este com mindset de colocar em pratica tecnicas de estudos mais eficiente! Tres deles são: Aprendendo a aprender da Barbara Oakley, Fixe o conhecimento do Peter C Brown (e outros 2 autores) e o Sem limites do Jim Kwik. Grato pelas dicas!
Em linhas gerais e de forma panorâmica você está completamente com a razão. Mas vem as especificidades de cada um, o modo como a pessoa aprende. Eu aprendo por imitação e a aprendizagem deve ter algum significado, caso não tenha, realmente aquele assunto não irá ficar na minha memória de longo prazo. Também depende do fator tempo. Se o edital nem abriu, acredito no imersivo: conteúdo, resumo, questões, revisão. Edital aberto com assuntos que a pessoa não viu, realmente a sua metodologia, na minha opinião, é a mais benéfica. Quanto as horas de estudo, por mim, se tem significado não importa a quantidade de horas.
Estudo programação, pra minha sorte a estrutura do curso que estou fazendo relembra o que já estudei obrigatoriamente. Então mesmo estudando todo dia um pouco, dentro desse mesmo tema estou absorvendo muito bem.
Depois que eu aprendi: O que vale é a qualidade, QUALIDADE do seu estudo e do que você tem aproveitamento, tudo o que eu estudei ficou melhor!!!! Claro que tudo o que for para acrescentar e para que possamos melhorar, é válido, agora falar que o estudo do outro é errado e o que se fala é o certo, ao meu ver, demonstra o egocêntrismo de quem fala. Todo método que for acrescentar é válido, até pq cada pessoa funciona a sua forma!
Vou falar a verdade estudar a distância como eu estou fazendo exige muita disciplina e esforço maior porq é a distância e vc tem que se policiar !! Porém eu estudo por volta de duas a três horas por dia e uso caderno pois eu faço como se tivesse na sala de aula e isso me ajuda muito porq quando vc escreve vc lê ,, vc memoriza vc interagi e isso pra mim da super certo !! E fica tudo anotado no caderno os tops mais importantes quando esqueço corro no caderno da super certo !! Muito melhor que ficar buscando no app ou no PDF e etc,,,, eu estudo assim nem tenho tempo de fica dia todo nos estudos!! Mas pretendo os dois últimos anos de facu eu fazer o intermediário a distância e na polo porq vou me mudar pra mais próximo da polo 💓mas eu acho que cada um sabe a melhor forma de aprender melhor ,, cada um tem sua técnica a minha da dando certo até agora
eu costumava fazer isso uns anos atrás, não estudo só sobre um assunto, realmente, Eu tinha feito um progresso bem grande, porém voltei a ilusão de fazer isso, agora sim, vi onde estava errado.
Concordo. Eu estudo todos os dias, mesmo tendo um curso. Eu assisto às aulas e também estudo de forma autodidata durante a semana. Passo uma semana estudando apenas um assunto e, na semana seguinte, estudo outra coisa. Durante a semana de estudos, muitas vezes as informações ficam confusas e desorganizadas na minha cabeça, mas na semana seguinte, quando começo a estudar outra matéria, eu me obrigo a revisitar brevemente o que aprendi na semana anterior, dedicando cerca de 5 minutos por dia a isso. Quando volto a estudar a matéria que deixei em pausa, percebo que mesmo sem ter estudado ela nessa semana, agora entendo muito mais, pois a informação já está fixada na minha mente. CHAT_GPT DEIXA O TEXTO BONITINHO KKKKKK
Fiquei o dia inteiro estudando administrativo e realmente não lembramos de tudo. Então resolvi estudar 2 por dia. Fazia isso como maratona de quantidades de aulas vistas. E usava marca texto e escrevia pequenas coisas no material. Obrigado Lu pelo conteúdo. Abraços. :)
O jeito que eu costumo estudar é eu ler (ou assistir, dependendo das vezes) o assunto, e narrar o que eu acabei de ver, com as minhas próprias palavras, aí quando chega um certo ponto eu começo a escrever com as minhas próprias palavras como se eu tivesse explicando pra mim mesmo
Adoro estudar e tem dado certo fazê-lo por assunto. Por exemplo, eu fiz um "minemonicão" dos princípios fundamentais da "cê éfe barra oitenta e oito" e aí eu estudo tudo sobre os 4 primeiros artigos. Daí estudo um segundo tema e dou uma lembrada no tema anterior, se ele tiver fugido, eu vou atrás revisando. To funfando.
Também não gosto de estudar de uma vez… mas hoje eu fiquei 4 horas na mesma matéria porque como comecei meus estudos agora, precisei tirar um BOM TEMPO para aprender um pouco sobre os conceitos básicos. A sensação é que fiz muita coisa, mas não fiz nada. Porem acredito que esse tempo que “gastei” com o básico vou ganhar lá na frente
Eu não sei bem explica, eu leio e aprendo bem, porque quando acho que chutei eu vou no material e sei onde encontrar sem ficar procurando muito acho que isso é bom, mas olho sempre teus videos ajuda muito eu olho sempre. ❤, mas leio lento poucas folhas🙈 sei que isso não é bom, mas chego lá.
Faz muito sentido isso que ela está falando. Estou fazendo um curso de inglês que usa um sistema de ensino parecido com esse esquema que ela está falando, e meu rendimento no idioma melhorou muuuuuito.
Obrigada pelas dicas, Laura! Eu estudo para o Enem e, sem dúvida, a forma de estudar faz enorme diferença na aprovação. Espero esse ano conseguir minha vaga! Abraço.
Ótimo video.Acho que eu terei que utilizar o metodo de ver o msm conteudo fracionado em varios dias neste video,pois não consegui prestar atenção,estava viajando no rosto e dialéto dela enquanto o video rolava
Muito bom o vídeo,o método que eu criei para mim,e que melhor consegui memorizar,foi por duas matérias por dia, exemplo Port e rac: lógico na segunda Red e info: na terça Port e leg: na quarta Red e rac: lógico na quinta e assim sucessivamente e domingo faço uma revisão das matérias e uma bateria de questões por matéria,sem jogar tudo de português nas questões,tipo faço uma revisão de análise sintática e faço questões só disso,e assim vou fazer até o dia da minha prova da Pc que é daqui uns 7 meses ainda,este foi o método que melhor fixei as matérias,tentei vários métodos,porém esse que citei,foi oq mais me trouxe benefícios,tanto mental como pessoal também,em questão de tempo no meu dia a dia..
Ou pode fazer intervalos a cada 45 minutos. Dá para perceber que depois de 45 a 50 minutos a mente fica dispersa, quando isso acontece eu paro e vou fazer outra atividade, que não é estudar outra matéria, faço outra atividade diferente, como tomar um chá, ouvir uma música... Depois de 10 a 15 minutos eu volto e consigo manter o foco novamente. E claro, estar sempre em contato com os conteúdos mesmo fora do horário de estudo, associar o que aprendeu com acontecimentos do dia a dia. Sempre revisar, e fazer exercícios.
A dica é ótima. Mas no caso de uma graduação, prinpalmente em Federal, onde não tem semanas de provas fixas. Chegará um momento que vc terá que focar somente em uma matéria, principalmente se vc estiver com muita dificuldade nessa.
Acredito que estudando muitas horas como poucas horas, sempre irá está usando a memória de curto prazo... o que consolida uma memória de longo prazo é a constância sobre tal assunto (claro que ai envolve varias metodologias: vídeos aulas, leitura, resolução de questões ... cabe a vc descobrir qual é melhor pra vc), a ativação constante das vias sinápticas responsável por tal memória, se tornará mais sensível e assim mais fácil lembrar
acabei de entender, que meu estudo é bem revolucionário!!! Comando: ChatGPT, escreva em poucos parágrafos sobre História Medieval: (ChatGPT) Mais é claro. Lá vai um pequeno resumo... kkkkkkk (Sou demais, sou além do meu tempo)
O caso das matérias variadas até concordo. Mas há matérias que penso ser contínuas. Então, penso que, só posso estudar outra se a parte da matéria estiver concluída. Como estou estudando bos SUS, por exemplo. Mesmo que vou oara outras leis ou portarias, as matérias que estudei anteriormente, coicide, complementa a matéria de estudo atual.
Olá Laura, tudo bem ? Eu sou inscrito no seu canal e, acompanho os seus vídeos. Os conteúdos para min são de grande relevância. Neste vídeo vc nos ensina que estuda é algo que se faz com qualidade e, não com quantidade. Eu gostaria que vc falasse um pouco mais em relação aos encaixes dentro de uma pequena disponibilidade de tempo para os estudos, as orientações de como fazer questões criando uma relação com o conteúdo desse vídeo.
Eu fiz isso de colocar português o dia inteiro, quatro horas seguidas e de fato quando acabou parecia alivio de ter se livrado do assunto, hoje (terça) será geografia e história até acertei, mas pelos seus conselhos vou mudar meu cronograma de estudos.
Estudos científico tem o seu valor, mas eu mesma gosto ficar em média de 2 a 3h de estudos numa disciplina. Gosto e aprendo, as questões me dao esse feedback.
O problema e quando comeca a adicionar novas matérias, exemplo, estou estudando pra PF, estou começando com LP, Info, contabilidade e RLM, depois que começar a adicionar outras matérias sera mais complicado
Muito bom! Você trouxe algo considerado novo. Uma das minhas estratégias é estudar com provas anteriores; Não perco tempo em tentar acertar às questões. Faço logo a correção pelo gabarito e depois analiso as opções erradas que certamente será uma das alternativas corretas ou erradas em outras questões de prova; e o fato de saber uma ou duas das opções se são certas ou erradas, já deixa você com 25% a 50% de chances de acerto em uma prova de 4 alternativas.
Ajuda demais, ótimas dicas! Laura faz um vídeo depois com indicações de livros, por que amo esses que tem na sua estante!!!!!! Trono de vidro por exemplo, eu amo
Parabéns pelo vídeo Laura Amorim! Realmente os estudos fracionados são uma excelente alternativa para melhorar a retenção das informações na memória de longo prazo.
Eu reconheço que muitas vezes faço um estudo pouco eficiente, pois me empolgo em determinada matéria e acabo vendo ela por várias horas, e isso não é bom, quando vou alguns dias depois fazer questões vejo que esqueço quase tudo. Vou seguir suas dicas e dividir o estudo das matérias melhor!🥰
ainda que você didiva, vai dar no mesmo. o segredo é revisão. aprovados em magistratura, em sua maioria leem livros inteiros pra só depois passar pro próximo. esquecimento vem, mas é a revisão constante que faz lembrar. cada uma tem seu método. tem gente que prefere estudar uma disciplina por vez e passa; outros estudam várias por dia ou um por semana...o que importa é revisar quando puder.
Acelere seus estudos com os meus mapas mentais para concursos: mapasdalulu.com.br . Se quiser ver as Amostras Grátis, é só clicar aqui: mapasdalulu.com.br/materiais-gratuitos-amostras
Estudar não é quantidade de horas estudadas. É qualidade de aprendizagem. Uma hora de estudo bem feito, focado e produtivo é melhor que 4 horas seguidas de fadiga e cansaço mental
Verdade
Sobre isso
Boa sacada amigão! Estou convencido
E pelo jeito eu estudava certo e comecei a estudar errado, realmente as notas caíram! 😊😅
Gostei dessa ideia vou testar
A minha estratégia é ficar refletindo sobre o que eu estudei, imaginando suas aplicabilidades práticas. Ao menos para mim isso ajuda à fixar o conteúdo.
Verdade... Também faço isso, e funciona..
Eu gosto de escrever no quadro e revirar o que eu acabei de falar. Sobre funcionou desde que comecei a estudar só.
Muito interessante!! Eu faço isso inconscientemente e só me dei conta pelo seu comentário. Vou começar a praticar com mais frequência isso. ❤
Quem perguntou?
@@natanbrito3108 sua mãe.
O fracionamento já era pregado por Descartes…é mais fácil pegar um saco de cimento por vez que o caminhão inteiro de uma vez…
Concordo em parte. No meu caso 2h líquidas é o limite. Mais que isso entra a fadiga e baixa retenção. A questão da distância entre uma matéria e outra TB é muito importante. O método da fragmentação é bom pra que tem mais de 5h/dia de estudo. Quem trabalha e tem entre 1 a 5h/dia não cabe a fragmentação. Até porque não é só sentar e ler; tem questões, resumo, notações,etc...
eu estudo de 12 a 13 horas por dia e não se sinto cansado. devo ser meio autista.
fiquei 1 ano inteiro estudando 4 horas por dia, agr pedi demissão do trabalho e estudo durante todo o tempo q estou acordado. kkkk sou viciado nisso serio. ( estudo pro IME) eu sinto q tô rendendo na maior parte do tempo.
@@alguem9701 que privilégio. Com 8h de sono temos 16h. Café, almoço, janta e banho nos tira por baixo entre 3 a 4 horas, restando aproximadamente algo em torno desse teu rendimento. Mas nesse contexto, vc só come , estuda e dorme literalmente. Kkkkkk pra mim nO há sustentabilidade nesse ritmo. O lazer e a vida social são importantes. É bom pra manter um longo prazo num ritmo mais perene.
@@alguem9701 o que é ime?
2h líquidas por dia é muito pouco, faz pomodoro se hidrata bem, toma energético
Fracionar os estudos ajuda a não procrastinar os estudos uma vez que aumenta a motivação e reduz o "cansaço" mental.
E com menos tempo você costuma otimizar mais, ser mais produtivo e focado por saber que você não tem tanto tempo assim
Laura, o que me pega é que estudo por cursinho online (Ferretto). E assim, me sinto muito mal se não sigo o cronograma deles, mas se tento seguir é um desgaste mental tão absurdo que me deixa desmotivada também. Sinto que estou em um loop. Começo bem, vou desanimando, me sinto perdida, me reencontro e começo tudo dnv. Sendo que a longo prazo eu não aprendo muita coisa e todas aquelas horas foram praticamente em vão. Eu não sei bem como poderia fazer pra espaçar meu estudo e seguir o cronograma, acho que os dois não batem kkk preciso avaliar isso.
Muito obg pelo seu vídeo, me trouxe reflexões sobre várias coisas e de certa forma me ajudou a ter um entendimento melhor do que estou fazendo de errado (e consequentemente melhorar). Ganhou uma inscrita!! :))
Ta explicado o pq da minha frustração, estudo uma só matéria e no final psrece q n estudei nada
Potencializar o aprendizado = estimular os 2 lados do cérebro ou partes diferentes do cérebro! Ler 2 livros diferentes é um bom exemplo!
Leitura é no mesmo lado do cérebro. Seja qual for o tema.
Laura ajuda de mais os concurseiros do nosso país, faz um trabalho sem igual Laurinha.
Sou vestibulando de medicina e esse método espaçado é sensacional, principalmente para matérias que voce não gosta. Eu tenho pavor de óptica geométrica e não conseguia estudar por mais 40min no dia sem ficar estresado com o assunto kkk espacei, espacei MUITO kkk, coisa de + de um mês, e hoje em dia acerto cerca 80% das questões sobre. Porém, claro, é importante saber administrar, pois, caso for tudo muito espaçado, sabe-se lá quando você completará os assuntos. Neste caso, dividir as matérias por módulo é uma boa... Eu estudei óptica geométrica junto com eletromagnetismo em dias diferentes e, com isso, ganhei o tempo. Otimas pontuações no vídeo! Aprendizagem é ciência, esperto é quem busca se adequar ao comprovado.
@nogueira5768, também sou vestibulanda e estou há bastante tempo tentando, ando bem desmotivada, mas espero procurar aplicar alguns métodos pra vê se consigo melhorar. Boa sorte pra você, já deu certo! ❤
@@ZulmaZoeCostaestou na mesma. Estudei o ano todo pra uma prova e saiu o resultado hoje. E eu não passei. Estou muito frustrada e aí da nem contei pra minha família.. tô bem desanimada mas tentando seguir
@@annaoliveira6329 ainda não recebi meus resultados... Mas lhe desejo força, tenha fé em você e fé na vida, se você crê em Deus procure ele. Os caminhos nem sempre são fáceis, mas se você busca algo que faça sentido pra você, corra atrás, sua hora há de chegar, mais importante que a chegada é o processo, um passo de cada vez, aproveita a caminhada, aprenda o que puder, vá evoluindo, tenha paciência com você, mais uma vez, força! Um abraço!
@@ZulmaZoeCosta muito obrigada pelas palavras!!
Experiência pessoal.
Eu realmente estudava por ciclos. Mas sempre me desmotivava, sentia que não e estava avançando nas matérias e realmente não estava. Aí eu procurei alguns vídeos de pessoas que passaram em concursos para juiz, procurador, etc.
Encontrei alguns que falaram que estudavam uma matéria, por vez, do início ao fim. Também tentei estudar dessa forma, e para minha surpresa deu certo. Matei direito penal, depois constitucional, administrativo e assim por diante. E foi assim que eu fui aprovado no meu primeiro concurso.
Comecei a estudar por ciclos porque os coachs do estratégia falavam que era a melhor forma de estudar. Mas pra mim não foi, aliás foi um pesadelo estudar por ciclos. XD
Eu também não gosto disso, geralmente eu estudo português, dir. adm e dir. eleitoral. Estou tentando acabar com essas 3 matérias, mas mesmo assim, parece que as matérias são infinitas, quando você as fraciona. No entanto, eu já ouvi falar que estudar 1 matéria por vez também não dá certo kkkk É difícil chegar a um senso. Acho que realmente vai da realidade de cada um mesmo.
parece q realmente há um conflito entre
EspaçoTempo x esquecimento
Modo imerso x modo alternado
Realmente talvez n seja uma matemática exata,
tem horas q quando imerso eu consigo pegar referencias, insights e afins pq estou focado e dentro do conteudo
Tem horas q realmente parar, desplugar a mente e voltar com uma outra coisa parece ser melhor.
@@Georginesrm Gosto de estudar dessa maneira porque consigo perceber meu progresso a curto prazo. Comecei com pomodoros (25 min.), depois fui aumentando as sessões de estudos. E as vezes quando eu estou de saco cheio de alguma matéria eu simplesmente passo pra outra.
Eu já fazia isso e nem sabia kkkk, eu estudo duas matérias por dia 1h 30min de cada matéria, aliado a revisões, questões, mapas mentais e etc..
Fora que espalhar pelos dias deixa o assunto sempre "fresquinho" na cabeça né. O problema é que (vamo falar a verdade) muita gente não gosta de estudar. Mas como a pessoa é obrigada, ela faz tudo de uma vez pra "se livrar". Seria o caso da pessoa desenvolver o gosto pelos estudos também. Gratidão Laura ❤
Quem é que estuda porque gosta? kkkkk
Eu estudo porque eu preciso. E estudei uma matéria do início ao fim para depois passar para outra porque assim achei mais produtivo. Direito penal por exemplo terminei em pouco menos de duas semanas.
Só tenho uma ponderação sobre seu ótimo vídeo. Estudar a teoria rapidamente e voltar periodicamente fazendo questoes/lendo resumos tbm ajuda na memória de longo prazo. Dito isso, acho q cada pessoa tem um tipo de tolerância. Eu mesmo não gosto de estudar uma matéria por 1hr e pular pra outra. Eu me dou bem com 2 horas e tudo certo. Tento sempre dar um intervalo nesse meio.
Acho q n tem certo e errado. O certo é o certo pra pessoa X. Eu fico super ansioso mudando de disciplina toda hora. Lembro q há um tempo eu fazia 5 hrs por dia e eram 5 disciplinas, isso dava uma sensação q n avançava NUNCA. Hj, faço 2/3 por dia e tô super de boa. Tbm já vi a parte teórica básica toda. Isso facilita a vida.
Já tem estudar mais de duas mais não consigo comigo não funciona tenho a percepção que não rendo nada. No máximo duas resolvendo bastante exercício, elaborando pequenos resumos eficientes e voltando na teoria quando precisa.
A forma de estudar é de cada um. Se o imersivo lhe dar aprendizado, é prazeroso e não é cansativo. Esse é seu método. Se fracionar funciona e é mais efetivo pra você. Ótimo. Não importa o método.
O que importa é o aprendizado. Decorar não é o caminho. O caminho é a planejamento e organização. Trabalhar sua saúde mental. Trabalhar anular as coisas que afetam seus estudos tbm é outro método eficiente pra melhorar a produtividade dos seus estudos.
Concordo plenamente! Cada pessoa se adapta de uma forma.
Eu não gosto muito de fracionar, é como se qd eu entrar com o assunto diferente aquele que eu acabei de estudar fosse empurrado sei lá pra onde, eu prefiro estudar um único assunto e antes de iniciar o outro eu faço uma revisão do anterior.
@@enimessias é pq pra sua mente não cansa ficar mastigando a mesma matéria, a sua menta associa como uma motivação prazerosa de terminar a matéria estudada. Entende? Já o outro grupo, é necessário mudar a matéria, pq sua mente ficou cansada com o mesmo assunto por dias ou horas.
Existe a possibilidade de você conciliar os 2 mundos de forma moderada. Por exemplo. Se você presta concurso todo ano. Então não é legal você ficar estudando uma mesma matéria por 1 mês inteiro né verdade? Como contornar? Vc pode dividir por metas conforme suas necessidades de motivação. Por exemplo:
Meta 1: Português, Mat e Uma específica
Semana 1 (Seg a Qua) - Português
Semana 1 (Qui a Sex) - Matemática
Semana 1 (Sab e Dom) - Específica da sua área.
Semana 2 - você pode fazer o inverso da ordem da Semana 1 ou continuar no cíclico.
Um abraço e bons estudos ☺️
@@fqnfinancas3431 , é que eu não estudo o mês todo a mesma área de conhecimento, eu estudo uma hoje e amanhã eu reviso a de e vou para a próxima. Goku me proteja de ficar estudando estatística, raciocínio lógico ou matemática por um mês sem interrupção, até pq algumas que não tenho facilidade essas me cansam mais. Obrigada por seus esclarecimentos e sugestões 😊🙏. Sucessos sempre pra ti!
É verdade.. eu já tentei fracionar mas acho complicado, não consigo me organizar
Concordo que fica menos cansativo, eu tenho feito 2h por dia, dividindo 1h para uma disciplina e 1h pra outra, como tô estudando no pré edital eu tô tentando mesclar bastante e durante a semana eu volto a estudar uma mesma disciplina pelo menos mais uma vez, aos finais de semana eu consigo mais tempo e aí eu estudo mais disciplinas e tudo isso fazendo pelo menos 1h respondendo questões ao final dos estudos. ( Durante a semana e nos finais de semana ), vou tentar ver todo o assunto da área e quando o edital sair vou focar no que o edital pede, essa que tá sendo minha estratégia pré edital. Obs: durante a semana eu consigo reservar 3h para estudar, e aos finais de semana eu consigo 4h+ ( mas eu tenho feito em torno de 5h+ de estudos + respondendo questões, pois tenho receio de ficar de saco cheio se eu não me der um descanso, ainda mais que é um pré edital, não posso fadigar tão cedo assim 😅)
adorei o vídeo, mas queria deixar aqui meu comentário de que adorei o cenário, já que tem um quadro do luffy e do shanks.😍
Concordo fas muito sentido, só tou comentando porque cai nese vidio de paraqueda. E eu já tinha feito asim e o conteúdo que eu estudei ficou na memória.
Laura, seu aconselhamento é fora da curva. Demonstra muita dedicação por trás para se informar e nos trazer a evidência científica que embasa o estudo eficiente. Parabéns e muito obrigdao!
Eu estudo ao menos duas horas além de ler o livro sobre a disciplina específica, mas ai que está, o livro leio no trajeto de ida e volta do meu trabalho, quando chego em casa, dou uma pausa de 2 horas, ai sim eu me concentro nas vídeo aulas, pontuo os temas principais juntamente com o livro e disso, realizo um resumo do que estudei no dia, eu fazendo dessa forma ao menos para mim, se tornou produtivo e tenho tirado boas notas, não preciso me matar de estudar e fritar o cérebro, basta criar uma rotina que seja mais apropriada.
É O CHAMADO ESTUDO ESPAÇADO , ESSA TÉCNICA AJUDA MUITO ,CONTANTO QUE VOCÊ REVISE NO MESMO DIA OU NO DIA POSTERIOR OU DEIXAR PRA REVISAR NO SÁBADO.
pois é no ensino médio os periodos de aula duravam 40 minutos e eu não estudava pro dia da prova mas lembrava de tudo e quase gabaritava , agora quando tento estudar um assunto nada entra na memória, era esse o meu problema, faz todo sentido.
Cada um faz como achar mais rentável, negócio é experimentar, por isso é bom começar bem antes de sair a tua prova, e outra, qualquer método vai por água abaixo se não fizer questões.
Eu estudava da maneira errada, estudando uma matéria por dia, realmente é tudo que a Laura fala, no final do dia, eu estava extremamente cansado por ter estudado apenas aquele assunto!
@Hércules Santos é o mais correto, você intercalando ou dá a prioridade para as matérias de maior dificuldade!
@Ana Soares sim, intercalar matérias te ajuda fixar melhor o assunto e não se torna tão exaustivo, no seu caso, se funciona para você estudar uma matéria por dia, então está ótimo, levando em conta que você trabalha. Se por acaso tivesse tempo a mais, recomendaria fazer ciclos de estudos de 50-90 minutos por matéria, com intervalos de 10 a 15 minutos. podendo ser 2 ou mais matérias por dia, mas o ciclo pode ser adaptável a rotina de cada um, não é uma regra!
pois estudo uma materia por dia! eu não aguento é estudar matematica! hahahahahah, meu rendimento estudando uma semana uma materia só fica 80% de acertos, e continuo com esse percentual aumentando quando foco só em questões(depois de esgotar a materia do edital), não consigo estudar varias materias por dia devo ser autista@@kelvin_pb
Tbm tenho suspeita de autismo, no entanto o estudo por ciclos funciona pra mim, pois a ansiedade por conhecer novos assuntos e novas matérias acaba sendo saciado no meu caso!@@gardeniafontenele7519
isso é normal, também prefiro uma materia por dia mas estou começando a experimentar duas por semana para ver se dá certo. Lembrando que o melhor método é aquele que funciona pra você @@gardeniafontenele7519
Sabe quando você precisa de orientação sobre estudos e não sabe o que fazer para melhorar, e do nada aparece um vídeo maravilhoso desses ? Obrigado por dividir seu conhecimento.
Estou no ensino e procuro jeito estudar 12 matérias diferentes no mesmo dia
Esse video ta ajudando
Muito interessante as dicas. acrescentaria também verificar qual horário que você "rende" mais nos estudos. ou seja escolher um período do dia que o aprendizado acontece melhor.
Que cabelo bonito!
É isso mesmo!!!! Imersão além de cansar, a pessoa não retém a mesma coisa. Depois que aprendi com Laurinha o fracionamento, o meu desempenho aumentou muitoooo.❤❤❤❤❤ Laurinha é muito competente e fofa!!! Seus ensinamentos nos ajudam demais!!!!❤❤❤❤
Realmente, no começo eu estudava uma matéria só por dia e pronto. Ficava horas em biologia, horas em história, chegava uma hora que ficava extremamente maçante. Assim que finalmente tomei vergonha na cara e fiz um cronograma, melhorou muuuuito meus estudos.
Estou mesclando e aprendendo a aprender lendo os livros que você já indicou no canal e assistindo a videos como este com mindset de colocar em pratica tecnicas de estudos mais eficiente! Tres deles são: Aprendendo a aprender da Barbara Oakley, Fixe o conhecimento do Peter C Brown (e outros 2 autores) e o Sem limites do Jim Kwik. Grato pelas dicas!
Valeu moça, vou botar em pratica daqui a três meses volto para contar o resultado, vou estudar para uma prova braba daqui a tres meses.
Em linhas gerais e de forma panorâmica você está completamente com a razão. Mas vem as especificidades de cada um, o modo como a pessoa aprende. Eu aprendo por imitação e a aprendizagem deve ter algum significado, caso não tenha, realmente aquele assunto não irá ficar na minha memória de longo prazo. Também depende do fator tempo. Se o edital nem abriu, acredito no imersivo: conteúdo, resumo, questões, revisão. Edital aberto com assuntos que a pessoa não viu, realmente a sua metodologia, na minha opinião, é a mais benéfica. Quanto as horas de estudo, por mim, se tem significado não importa a quantidade de horas.
Leis de Licitações, Tributárias e Responsabilidade Fiscal exigem muito mais tempo pra compreensão, não tem pra onde correr. É UM FATO.
Estudo programação, pra minha sorte a estrutura do curso que estou fazendo relembra o que já estudei obrigatoriamente.
Então mesmo estudando todo dia um pouco, dentro desse mesmo tema estou absorvendo muito bem.
Vc tá me salvando kkk , melhorei muito meu aprendizado em algumas matérias , obrigado!
A ideia é igual ao ensino médio,4 matérias em uma única noite, ninguém morreu por isso,basta colocar em prática e ser feliz
Depois que eu aprendi: O que vale é a qualidade, QUALIDADE do seu estudo e do que você tem aproveitamento, tudo o que eu estudei ficou melhor!!!!
Claro que tudo o que for para acrescentar e para que possamos melhorar, é válido, agora falar que o estudo do outro é errado e o que se fala é o certo, ao meu ver, demonstra o egocêntrismo de quem fala.
Todo método que for acrescentar é válido, até pq cada pessoa funciona a sua forma!
Vou falar a verdade estudar a distância como eu estou fazendo exige muita disciplina e esforço maior porq é a distância e vc tem que se policiar !! Porém eu estudo por volta de duas a três horas por dia e uso caderno pois eu faço como se tivesse na sala de aula e isso me ajuda muito porq quando vc escreve vc lê ,, vc memoriza vc interagi e isso pra mim da super certo !! E fica tudo anotado no caderno os tops mais importantes quando esqueço corro no caderno da super certo !! Muito melhor que ficar buscando no app ou no PDF e etc,,,, eu estudo assim nem tenho tempo de fica dia todo nos estudos!! Mas pretendo os dois últimos anos de facu eu fazer o intermediário a distância e na polo porq vou me mudar pra mais próximo da polo 💓mas eu acho que cada um sabe a melhor forma de aprender melhor ,, cada um tem sua técnica a minha da dando certo até agora
Video perfeito... eu percebo que quando estou numa leitura relaxado o conteúdo é agregado com mais retenção. Mas matérias de estudo é difícil reter.🙃😒
eu costumava fazer isso uns anos atrás, não estudo só sobre um assunto, realmente, Eu tinha feito um progresso bem grande, porém voltei a ilusão de fazer isso, agora sim, vi onde estava errado.
Está relacionado diretamente a quantidade de reaproximação do objeto.
Concordo. Eu estudo todos os dias, mesmo tendo um curso. Eu assisto às aulas e também estudo de forma autodidata durante a semana. Passo uma semana estudando apenas um assunto e, na semana seguinte, estudo outra coisa. Durante a semana de estudos, muitas vezes as informações ficam confusas e desorganizadas na minha cabeça, mas na semana seguinte, quando começo a estudar outra matéria, eu me obrigo a revisitar brevemente o que aprendi na semana anterior, dedicando cerca de 5 minutos por dia a isso. Quando volto a estudar a matéria que deixei em pausa, percebo que mesmo sem ter estudado ela nessa semana, agora entendo muito mais, pois a informação já está fixada na minha mente.
CHAT_GPT DEIXA O TEXTO BONITINHO KKKKKK
Atualmente eu tenho estudado assim mesmo, cerca de uma hora e meia de cada disciplina por dia. Assim tenho rodado o ciclo de estudo mais rápido 😁
Ainda hoje conversei com um amigo sobre isso, ele me aconselhou algo semelhante, agora com seu vídeo confirmou! Estou agora convencido
Ta melhorando irmão?
@@john2kbr estou sim irmão, a dica desse vídeo é excelente, vale a pena que experimentar
Fiquei o dia inteiro estudando administrativo e realmente não lembramos de tudo. Então resolvi estudar 2 por dia. Fazia isso como maratona de quantidades de aulas vistas. E usava marca texto e escrevia pequenas coisas no material. Obrigado Lu pelo conteúdo. Abraços. :)
O jeito que eu costumo estudar é eu ler (ou assistir, dependendo das vezes) o assunto, e narrar o que eu acabei de ver, com as minhas próprias palavras, aí quando chega um certo ponto eu começo a escrever com as minhas próprias palavras como se eu tivesse explicando pra mim mesmo
Pra mim funciona também tentar explicar a matéria pra mim mesma em voz alta. Uma ótima dica.
Faz sentido, Laura!
Adoro estudar e tem dado certo fazê-lo por assunto. Por exemplo, eu fiz um "minemonicão" dos princípios fundamentais da "cê éfe barra oitenta e oito" e aí eu estudo tudo sobre os 4 primeiros artigos. Daí estudo um segundo tema e dou uma lembrada no tema anterior, se ele tiver fugido, eu vou atrás revisando. To funfando.
Laura, você é inspiração pra gente.
Bom dia para você Laura Obrigada pela dica!
Também não gosto de estudar de uma vez… mas hoje eu fiquei 4 horas na mesma matéria porque como comecei meus estudos agora, precisei tirar um BOM TEMPO para aprender um pouco sobre os conceitos básicos. A sensação é que fiz muita coisa, mas não fiz nada. Porem acredito que esse tempo que “gastei” com o básico vou ganhar lá na frente
Eu não sei bem explica, eu leio e aprendo bem, porque quando acho que chutei eu vou no material e sei onde encontrar sem ficar procurando muito acho que isso é bom, mas olho sempre teus videos ajuda muito eu olho sempre. ❤, mas leio lento poucas folhas🙈 sei que isso não é bom, mas chego lá.
Faz muito sentido isso que ela está falando. Estou fazendo um curso de inglês que usa um sistema de ensino parecido com esse esquema que ela está falando, e meu rendimento no idioma melhorou muuuuuito.
PERFEITO. LINDA E INTELIGENTE...
Amo as dicas dela.Parabéns que Deus continue te usando como um canal de luz❤
Obrigada pelas dicas, Laura! Eu estudo para o Enem e, sem dúvida, a forma de estudar faz enorme diferença na aprovação. Espero esse ano conseguir minha vaga! Abraço.
Ótimo video.Acho que eu terei que utilizar o metodo de ver o msm conteudo fracionado em varios dias neste video,pois não consegui prestar atenção,estava viajando no rosto e dialéto dela enquanto o video rolava
Muito bom o vídeo,o método que eu criei para mim,e que melhor consegui memorizar,foi por duas matérias por dia, exemplo
Port e rac: lógico na segunda
Red e info: na terça
Port e leg: na quarta
Red e rac: lógico na quinta e assim sucessivamente e domingo faço uma revisão das matérias e uma bateria de questões por matéria,sem jogar tudo de português nas questões,tipo faço uma revisão de análise sintática e faço questões só disso,e assim vou fazer até o dia da minha prova da Pc que é daqui uns 7 meses ainda,este foi o método que melhor fixei as matérias,tentei vários métodos,porém esse que citei,foi oq mais me trouxe benefícios,tanto mental como pessoal também,em questão de tempo no meu dia a dia..
Vídeo incrível, muito obrigada! Ah, e que cabelo lindoooo, mulher!
Que professora bonita! Gostei da orientação
Muito bom seu canal!! Obrigado por dividir seu conhecimento e experiência!! Deus te abençoe, forte abraço e... BORA ESTUDAR!! 😁👍
Ou pode fazer intervalos a cada 45 minutos.
Dá para perceber que depois de 45 a 50 minutos a mente fica dispersa, quando isso acontece eu paro e vou fazer outra atividade, que não é estudar outra matéria, faço outra atividade diferente, como tomar um chá, ouvir uma música...
Depois de 10 a 15 minutos eu volto e consigo manter o foco novamente.
E claro, estar sempre em contato com os conteúdos mesmo fora do horário de estudo, associar o que aprendeu com acontecimentos do dia a dia. Sempre revisar, e fazer exercícios.
Seu cabelo é lindo. Obrigado pela dica, vou fazer dessa forma agora.
A dica é ótima.
Mas no caso de uma graduação, prinpalmente em Federal, onde não tem semanas de provas fixas. Chegará um momento que vc terá que focar somente em uma matéria, principalmente se vc estiver com muita dificuldade nessa.
Muito bom o vídeo.
Nossa...😅 como prestar atenção na aula com ela explicando; obrigado, ajudou a reorganizar minhas ideias de tempo e estudo.
Estudo cada matéria por 1h com pausas de 30 minutos
Exato Laura, aprender é para sempre e não para apenas usar no dia da prova.
Acredito que estudando muitas horas como poucas horas, sempre irá está usando a memória de curto prazo... o que consolida uma memória de longo prazo é a constância sobre tal assunto (claro que ai envolve varias metodologias: vídeos aulas, leitura, resolução de questões ... cabe a vc descobrir qual é melhor pra vc), a ativação constante das vias sinápticas responsável por tal memória, se tornará mais sensível e assim mais fácil lembrar
realmente eu reparei nisso , quando eu estou tema especifico por muitas horas , depois eu me sentia cansada.
acabei de entender, que meu estudo é bem revolucionário!!! Comando: ChatGPT, escreva em poucos parágrafos sobre História Medieval: (ChatGPT) Mais é claro. Lá vai um pequeno resumo... kkkkkkk (Sou demais, sou além do meu tempo)
Curti muito como ela fala 🙂
To tendo muita dificuldade pra estudar ,cansado....mas obrigado pela suas dicas, vc e muito inteligente, competente, muito obrigado!
O caso das matérias variadas até concordo. Mas há matérias que penso ser contínuas. Então, penso que, só posso estudar outra se a parte da matéria estiver concluída. Como estou estudando bos SUS, por exemplo. Mesmo que vou oara outras leis ou portarias, as matérias que estudei anteriormente, coicide, complementa a matéria de estudo atual.
Faz um tour pelo teus livros, fica curiosa ate desatenta tentando desvendar o nome do livro kkkkk
Muito linda e é sempre bom rever essas dicas
adorei o conteúdo ! Fica a dica de um livro : « Make it Stick »
Eu queria muito saber como a soneca da tarde influência no processo de memória.
Seu cabelo está lindo ❤
Olá Laura, tudo bem ? Eu sou inscrito no seu canal e, acompanho os seus vídeos. Os conteúdos para min são de grande relevância. Neste vídeo vc nos ensina que estuda é algo que se faz com qualidade e, não com quantidade. Eu gostaria que vc falasse um pouco mais em relação aos encaixes dentro de uma pequena disponibilidade de tempo para os estudos, as orientações de como fazer questões criando uma relação com o conteúdo desse vídeo.
Puxa seu cabelo é lindo, me apaixonei.
Eu fiz isso de colocar português o dia inteiro, quatro horas seguidas e de fato quando acabou parecia alivio de ter se livrado do assunto, hoje (terça) será geografia e história até acertei, mas pelos seus conselhos vou mudar meu cronograma de estudos.
Eu tô fazendo o msm, e vou mudar pra ver se tem resultado
bom dia, Laura estava fazendo isso , porem vou seguir o seu conselho.
Estudos científico tem o seu valor, mas eu mesma gosto ficar em média de 2 a 3h de estudos numa disciplina. Gosto e aprendo, as questões me dao esse feedback.
Muito bom, obrigado.
O problema e quando comeca a adicionar novas matérias, exemplo, estou estudando pra PF, estou começando com LP, Info, contabilidade e RLM, depois que começar a adicionar outras matérias sera mais complicado
Legal gostei muito.
Técnica próprias ✍️
Muito bom! Você trouxe algo considerado novo.
Uma das minhas estratégias é estudar com provas anteriores; Não perco tempo em tentar acertar às questões. Faço logo a correção pelo gabarito e depois analiso as opções erradas que certamente será uma das alternativas corretas ou erradas em outras questões de prova; e o fato de saber uma ou duas das opções se são certas ou erradas, já deixa você com 25% a 50% de chances de acerto em uma prova de 4 alternativas.
Acho lindo seus comentários ... gtas pessoas não são carentes ... de comentários, assim!! Orientando sempre!!! Anjo de Deus, vc é!!! Abraço!!!
Obrigada,
Pelas dicas, vou mudar a minha rotina de estudos.
Consolidação é diferente de compilação…
Ajuda demais, ótimas dicas! Laura faz um vídeo depois com indicações de livros, por que amo esses que tem na sua estante!!!!!! Trono de vidro por exemplo, eu amo
Parabéns pelo vídeo Laura Amorim! Realmente os estudos fracionados são uma excelente alternativa para melhorar a retenção das informações na memória de longo prazo.
Nas informações passadas reconhece a neurociência da aprendizagem 👏👏👏👏
Faz todo sentido, fui aprovada em muitos concursos e nem sabia que estudava certo😊
Eu reconheço que muitas vezes faço um estudo pouco eficiente, pois me empolgo em determinada matéria e acabo vendo ela por várias horas, e isso não é bom, quando vou alguns dias depois fazer questões vejo que esqueço quase tudo. Vou seguir suas dicas e dividir o estudo das matérias melhor!🥰
ainda que você didiva, vai dar no mesmo. o segredo é revisão. aprovados em magistratura, em sua maioria leem livros inteiros pra só depois passar pro próximo. esquecimento vem, mas é a revisão constante que faz lembrar. cada uma tem seu método. tem gente que prefere estudar uma disciplina por vez e passa; outros estudam várias por dia ou um por semana...o que importa é revisar quando puder.
Eu estudo 1h e meia cada disciplina,só q nunca dá tempo fechar o edital!! De certa forma é menos exaustivo,mas não dá tempo encerrar os assuntos!
Obrigada