Mas a partir do momento que uma população tem mais igualdade social todos tem o direito, não só ricos sim é um país socialista e vemos isso na Europa não estou generalizando, o capitalismo é um meio de se obter dinheiro mas tras desigualdade social miséria e fome como vemos no mundo.
Não, segundo o Marxismo a Finlandia e todos os países nórdicos são capitalistas pois a riqueza está nas mãos da iniciativa privada. A Escandinavia tem um dos mercados mais livres do mundo, um altissimo indice de liberdade econômica, ao contrário do Brasil, onde o Estado proibe tudo. O alto lucro capitalista é o que permite o alto padrao de vida. Nos países socialistas de verdade o que existe é igualdade de pobreza, exceto pra os altos membros do partido comunista que desfrutam de privilégios. @@julianacristina5540
@@MOPCLinguistica Como vc se ilude com o capitalismo vai lá no US além de vc pagar o impostos vc tem que pagar hospital e educação por fora e é caríssimo, lá se vc juntar dinheiro durante anos e ficar internado no hospital durante 1 mês vc perde tudo que juntou, mas pelo seu vê isso não tem problema pq o capitalismo é o paraíso e sim trás dinheiro mas para poucos.
@@julianacristina5540 Precisa aprender mais. Nos EUA o Estado intervem brutalmente na área de saúde através do Medicare e do Medicaid e de várias restrições ao numero de médicos por região, causando a inflação dos preços na saúde. O Estado despeja 1,6 trilhões de dólares na saúde só no Medicare e no Medicaid por ano. Nao existe livre mercado, por isso a saúde é cara nos EUA. NA Europa a saúde é caríssima, só que se tem a ilusão de gratuitdade pois esse preço é pago pelos altíssimos impostos, como no Brasil. Até os anos 60 e 70 os EUA tinham livre mercado de saúde e não havia esses preços desumanos que eles tem hoje na área da saúde , sempre que existe livre mercado os preços se ajustam ao poder de compra da população, quando o Estado intervém, os pobres são excluídos ou taxados cruelmente, pois o Estado nada mais é que a forma mais privada e violenta de corporação elitista.
Muitos anos trás li que a flexibilidade da língua finlandesa permitiria a existência de até mesmo um bilhão de palavras, devido ao imenso número de casos. Não sei se tal informação procede, mas não me surpreenderia tanto. Fora que Tolkien se inspirou nela para elaborar o Quenya, língua do povo da Terra Média em O Senhor dos Anéis. Muito bacana o vídeo, como de hábito!
Sim fato ja ouvi de muitos finlandeses que a lingua deles e como um buraco negro sao tantos casos verbos nominais que nao tem fim...de fato é, português perto dela nem da pro cheiro, na sola do chinelo....
Na filandia eles chamam a Alemanha de saksa por causa dos saxoes (povo germânico que vivia no norte da Alemanha e algumas levas migraram para a Gran Bretanha) assim como chamamos de Alemanha a própria por causa dos alamanos outra tribo germânica
Sou falante do finlandês e achei excelente a distinção entre a língua formal (fin.: kirjakieli, lit.: "língua de livro") e a língua informal (fin.: puhukieli, lit.: "língua de falar") que você fez. Isso gera muita confusão em pessoas que estão aprendendo. A única coisa que achei, que poderia argumentar como levemente impreciso é o uso de "Venäjässä". Em geral, em filandês diz-se Venäjällä. Isso acontece por conta de uma situação semelhante à regência verbal no português. Assim como verbos transitivos indiretos exigem o uso de uma preposição, como o verbo gostar, alguns objetos em finlandês exigem que se use uma terminação ao invés da outra, para expressar uma mesma coisa. Exemplos: Estou em Helsinki - Olen Helsingissä Vou a Helsinki - Menen Helsinkiin Venho de Helsinki - Tulen Helsingistä Estou em Tampere - Tampereella Vou a Tampere - Menen Tampereelle Venho de Tampere - Tulen Tampreelta Da mesma maneira: Suomessa / Suomesta / Suomeen Venäjällä / Venäjältä / Venäjälle Infelizmente não existe uma regra para isso, é uma convenção da língua e aprende-se caso a caso. Parabéns pelo vídeo!
@@languagesandstuff Como vc vê no meu canal eu estudei a estrutura de centenas de idiomas para saber o que existe em comum a elas, e até onde a estrutura das linguas pode variar.
Ótimo o vídeo Sempre achei muito interessante essa língua. Ah, só uma nota/curiosidade: a pronúncia de "ä" no finlandês é, pelo que sei, "æ", um a bem aberto, e não um "é" como no alemão.
Vídeo ótimo, como sempre! Acho que no final de contas algumas regras da gramática de uma língua não precisam ser totalmente funcionais mesmo que devam ser utilizados na fala. Aliás como se define o gênero de algo que não tem gênero? Kkkkkk
Salve a ti! Se Tu me permittes commentar, depos haver visto algunos videos teus acerca de linguas, Eu concludo/considero/admitto que Tu es exemplo d'inspiraçon a muitas personas. La lingua Germana sta essendo-me duro desafio, actualmente. ( suas declinaçons me confunden! ) cognosces Tu bono Diccionario de Germano-Portugues? Grato a tua attençon. Mantene-te firme e non succumbas ao mal.
Moltas grazias te ago amice meo! Me gaude che ti place il meu piccino canale de linguistica. Si, conesco, recommendo il dizionario Langenscheidt Brasilanisches Portugiesisch-Deutsch, non e multo caro, se pote aquistar.
@@MOPCLinguistica Salve! Tu me respondeste e Eu te sou grato. Referente ao Diccionario Langenscheidt, Eu posso affirmar que Elle é optimo! La unica cousa nelle que me leixa desappontado é la absença de transcripçon phonetica a Germano, mas aquesso non constitue problema. Grato a tua suggeston. Mantene-te firme e non succumbas ao mal!
Sorry, but I need to say that the ' ä ' rounds like ' é ' in Germany and in others languages, but in Finnish we pronounce it like ' á ', gotcha? THANKS!!
Meu querido eu moro na Finlândia, há menos de 2 anos... estudo este idioma dia e noite! Muito difícil, a pronúncia é + difícil ainda.! Mas domino o básico, chegando no nível médio, E! Preciso de um nível alto, porque a Secretaria de Educação, me autorizou um mestrado em direito. Mas, é muito difícil!!! Os livros de português-finlandês são escritos errado!! Mas encontrei 1 livro excelente escrito por acho que 3 doutores em línguas! E é divino. Eu quero num curto tempo falar finlandês, escrever, entender... tem palavras quilométricas! Mas nao me assusto. Ymmärsitko sinä? Rs...
Adorei este vídeo, assim como seus demais trabalhos. E um aparte: amei quando você se referiu à implantação do marxismo como um dos maiores pesadelos da humanidade! Genial e verdadeiro!
Mauricio muito fundo essa exposição, a linguistica antiga classificava tudo como limgua baltica lembra? Letoniano, lituano, latviano, estoniano, húngaro e finlandes numa mesma família a baltica. A linguística nesse sec 21 ja adotou uma nova classificação, balticas: letao, lituano, latviano. Uralico: húngaro, estoniano e finlandês. Pergunta o povo sami da Lapônia esta no grupo urálico? Se o grupo Uralico esta separado do grupo baltico isso implica dizer que o proto baltico, e o protouralico seguiram rumos diferentes mesmo se influenciando e sendo vizinhos não é..
Nunca em tempo algum as linguas uralicas foram consideradas balticas. Havia a junção do baltico com o eslavo, mas nunca do baltico com o uraliano. No video eu digo claramente que os Lapões são parte da familia uraliana.
Muito bom! Estou aprendendo finlandês aqui na Finlândia e a gramatica é muito complicada para mim, seu vídeo está me ajudando com isso. Só um detalhe o " ä " também é uma vocal dianteira (etuvokaali) assim como " ö " e " y " e a pronuncia é um A aberto e curto mesmo não parece E. Obrigada pelo vídeo. 😀
Essa língua é muito bonita, mas é muito complicada, deu um nó na minha cabeça, eu terei que ver mais vezes esse vídeo para entender melhor, mas o professor ensina muito bem, não há nenhum problema com seu ensinamento, só estive um pouco mais de dificuldade
@@MOPCLinguistica , Obrigada por responder. Eu escuto rádios em finlandês e em estoniano e percebi semelhanças entre os idiomas. Por isso fiz a pergunta.
@@greciaquelemes1351 Então vc não assistiu o video? Porque diz logo nos primeiros minutos que o Estoniano e o Finlandês pertencem ao mesmo ramo balto-fínico das linguas Uralianas.
@@MOPCLinguistica Que resposta ruim, hein colega? Sou professor de História e queria aprender um pouco de filandês e pra quem, como eu, não conhece nada, achei difícil. Você parece entender muito, mas precisa ter cautela e colocar uma seta indicadora na sua explicação, a não ser que você tá explicando para quem tem um conhecimento prévio de filandês e, nesse caso, tudo bem então...
Só uma correção: a revolução russa foi uma revolução socialista, e seu regime era o socialismo, não o marxismo. O marxismo é uma linha de pensamento teórico usado como método de analise social e/ou filosófico. Existem diversos autores considerados marxistas, pois usam a obra de Marx como base para a formulação de suas teorias. Surpreende-me muito um canal que é tão específico quanto à origem e às particularidades das línguas cometer essa falha. Mal comparando, seria o mesmo que dizer que o inglês e o português são a mesma coisa, pois ambas se utilizam do alfabeto romano.
errado, o não existe um "socialismo" genérico, o socialismo da revolução bolshevik foi o conceito Marxista-Leninista de socialismo, não existiria sem a obra de Marx, não é um socialismo Owenita nem anarquista, é Marxista.
@@MOPCLinguistica. Sim. O conceito teórico do socialismo soviético é leninista-marxista, pois Lenin era um marxista. Mas você está confundindo a base teórica com o regime implantado. O que eu estou dizendo é que o marxismo é uma método de analise teórica usado por diversos autores e não um modelo de regime governamental. Um exemplo do pensamento marxista é a escola de Frankfurt de surgiu de meados do século XX. Dizer que o regime russo era marxista, seria o mesmo que dizer que o islamismo é um modelo de governo, já que existem teocracias islâmicas no mundo. Assim como essa estrapolação é errada, também é errado dizer que o terrorismo que matou milhões de pessoas é o islamismo. A religião é o argumento usado pelos terroristas, mas não o terrorismo em si. Espero que tenha ficado claro agora.
Nossa, concordo com a @Telma Ribeiro... muita ignorância e preconceito, não sabe absolutamente nada sobre a Finlândia e muito menos sobre a religião islâmica. Se fossemos chorar o fim de uma cultura, deveríamos chorar o fim das línguas e culturas indígenas, em nome de uma língua européia e da fé cristã, que é uma obra nossa, dos brasileiros, e que poucos fazem algo para remediar ou restaurar. Os finlandeses não precisam de ajuda, somos nós que precisamos.
Infelizmente não soube tratar a revolução russa de maneira neutra ou minimamente respeitosa. Contudo o vídeo é muito bom, meu namorado é finlandês e eu como estudante de letras estou muito interessada no idioma
Felizmente os ideais do Marxismo fracassaram e temos a liberdade de discordar, se vivêssemos num regime marxista estaríamos ambos em um gulag e a internet seria uma estatal.
@@MOPCLinguistica Concordo que temos o direito e devemos lutar pela liberdade de discordar (sempre de maneira respeitosa), porém sou contra qualquer meio de desinformação ou deturpação da realidade, principalmente de algo tão grande e importante como foi a Revolução Russa, esta que teve muitas mortes, concordo, porém jamais existiu uma revolução pacífica. Sem citar o fato de que pessoas já morriam aos montes no regime czarista cruel que existia na Rússia, cujo qual foi o motivo da Revolução. De qualquer forma, agradeço e parabenizo pelo vídeo no contexto de analise linguística.
Marxismo foi um pesadelo para humanidade? Se tivesse dito que a deturpação do conceito comunista imposto pelo governo de Stalin foi algo triste, tudo bem, mas a ideologia marxista que tem como norte a igualdade e a divisão justa de renda ser considerado um pesadelo é sinal que sua mente é bem insignificante e não estudou ou não entendeu o básico. Ou então é apensa um daqueles que visa o enriquecimento pessoal, mesmo que a maioria das pessoas sofram para obter o mínimo necessário para viver. Capitalismo é uma maravilha, né?! Ninguém passa necessidade e todos vivem feliz. Saber diferenciar o que é ideologia literária e como os governos conduziram seus países centrados em interesses diversos é o mínimo pra começar a querer falar sobre o assunto. E só pra constar sobre pronuncia do ä está completamente equivocada.
O Marxismo foi um pesadelo para a humanidade. Stalin não foi deturpação nem acidente, foi a consequencia inevitável do Marxismo. Caso contrário os outros regimes marxistas não teriam todos seguido o mesmo caminho. Pare de passar pano para ideologias desumanas.
@@MOPCLinguistica deveria estudar um pouco. Qual a humanidade do capitalismo? Estude, cara. Por que até o que vc se propõe a ensinar você não sabe. Inclusive deveria estudar a própria construção finlandesa, que estabeleceu sua social democracia sobre uma base socialista, tornando permanente a assistência do Estado ao desenvolvimento social, garantindo todo necessário para o indivíduo. Assim surgiram as caixas para grávidas, a escola universal gratuita, os benefícios coletivos e individuais garantidos pelo Estado, inclusive em tempos de guerra. Abra um livro e estude, depois tente opinar, pois opinião sem fundamentação é só achismo. Marxismo é só uma orientação filosófica que embasou a ideologia socialista, que prevê o bem estar social e igualdade, diferente do que estimula o capitalismo individualista e provedor de enormes desigualdades.
@@DellaDea A Finlândia tem um alto padrão de vida porque tem um capitalismo avançado e lucrativo. É a taxação sobre o lucro capitalista que permite os serviços universalizados pelo Estado. Na Finlândia a economia se baseia na propriedade privada dos meios de produção e no livre mercado, tudo que o Marxismo disse que geraria pobreza. Não existe Socialismo na Finlândia, felizmente nunca houve. Aliás socialismo não existe, é só uma cenoura de burro pra atrair todos a uma escravidão ao partido comunista. Não existe escola universal gratuita, não existe serviço estatal gratuito, nada é gratuito, os serviços "gratuitos" são custeados pelo impostos sobre a economia produtiva capitalista privada da Finlândia. Todos os finlandeses pagam bem caro por esses serviços, mas como possuem um capitalismo lucrativo que lhes fornece uma alta renda, eles podem pagar.
@@MOPCLinguistica Como nunca houve socialismo na Finlândia se lá o ensino é público kkkkk cada coisa, não tem sentindo isso, e pelo que eu sei a Finlândia é um dos países mais socialistas e nao capitalistas.kkkk
E comunismo é diferente de socialismo; comunismo quando um países tem regimes é fechado como China Coreia do Norte, socialismo igualdade social, uma coisa não tem nada com a outra.
Aprenda idiomas (ingles, alemão, russo, etc)
comigo na Mentoria MOPC = contato mopctranslations@gmail.com
Apoie o Canal no APOIA-SE: apoia.se/mopclinguistica
Ou contribua pelo PAYPAL (pelo email mopctransl@yahoo.com.br)
TWITTER @MOPCarvalho
Facebook MOPC Linguística facebook.com/MOPCLinguistica
Mas a partir do momento que uma população tem mais igualdade social todos tem o direito, não só ricos sim é um país socialista e vemos isso na Europa não estou generalizando, o capitalismo é um meio de se obter dinheiro mas tras desigualdade social miséria e fome como vemos no mundo.
E sim sou a favor do socialismos queria eu morar em um país socialista aonde todos tem o mesmo direito de compra e não só ricos como aqui.
Não, segundo o Marxismo a Finlandia e todos os países nórdicos são capitalistas pois a riqueza está nas mãos da iniciativa privada. A Escandinavia tem um dos mercados mais livres do mundo, um altissimo indice de liberdade econômica, ao contrário do Brasil, onde o Estado proibe tudo. O alto lucro capitalista é o que permite o alto padrao de vida. Nos países socialistas de verdade o que existe é igualdade de pobreza, exceto pra os altos membros do partido comunista que desfrutam de privilégios. @@julianacristina5540
@@MOPCLinguistica Como vc se ilude com o capitalismo vai lá no US além de vc pagar o impostos vc tem que pagar hospital e educação por fora e é caríssimo, lá se vc juntar dinheiro durante anos e ficar internado no hospital durante 1 mês vc perde tudo que juntou, mas pelo seu vê isso não tem problema pq o capitalismo é o paraíso e sim trás dinheiro mas para poucos.
@@julianacristina5540 Precisa aprender mais. Nos EUA o Estado intervem brutalmente na área de saúde através do Medicare e do Medicaid e de várias restrições ao numero de médicos por região, causando a inflação dos preços na saúde. O Estado despeja 1,6 trilhões de dólares na saúde só no Medicare e no Medicaid por ano. Nao existe livre mercado, por isso a saúde é cara nos EUA. NA Europa a saúde é caríssima, só que se tem a ilusão de gratuitdade pois esse preço é pago pelos altíssimos impostos, como no Brasil. Até os anos 60 e 70 os EUA tinham livre mercado de saúde e não havia esses preços desumanos que eles tem hoje na área da saúde , sempre que existe livre mercado os preços se ajustam ao poder de compra da população, quando o Estado intervém, os pobres são excluídos ou taxados cruelmente, pois o Estado nada mais é que a forma mais privada e violenta de corporação elitista.
As línguas uralianas soam tão lindas. A harmonia das vogais realmente é um charme pra elas.
Q línguas são essas? N tô achando ;-;
Ata;-; achei
Siiim eu amo essas vogais
Muitos anos trás li que a flexibilidade da língua finlandesa permitiria a existência de até mesmo um bilhão de palavras, devido ao imenso número de casos. Não sei se tal informação procede, mas não me surpreenderia tanto. Fora que Tolkien se inspirou nela para elaborar o Quenya, língua do povo da Terra Média em O Senhor dos Anéis. Muito bacana o vídeo, como de hábito!
Sim fato ja ouvi de muitos finlandeses que a lingua deles e como um buraco negro sao tantos casos verbos nominais que nao tem fim...de fato é, português perto dela nem da pro cheiro, na sola do chinelo....
Na filandia eles chamam a Alemanha de saksa por causa dos saxoes (povo germânico que vivia no norte da Alemanha e algumas levas migraram para a Gran Bretanha) assim como chamamos de Alemanha a própria por causa dos alamanos outra tribo germânica
Sou falante do finlandês e achei excelente a distinção entre a língua formal (fin.: kirjakieli, lit.: "língua de livro") e a língua informal (fin.: puhukieli, lit.: "língua de falar") que você fez. Isso gera muita confusão em pessoas que estão aprendendo.
A única coisa que achei, que poderia argumentar como levemente impreciso é o uso de "Venäjässä". Em geral, em filandês diz-se Venäjällä.
Isso acontece por conta de uma situação semelhante à regência verbal no português. Assim como verbos transitivos indiretos exigem o uso de uma preposição, como o verbo gostar, alguns objetos em finlandês exigem que se use uma terminação ao invés da outra, para expressar uma mesma coisa.
Exemplos:
Estou em Helsinki - Olen Helsingissä
Vou a Helsinki - Menen Helsinkiin
Venho de Helsinki - Tulen Helsingistä
Estou em Tampere - Tampereella
Vou a Tampere - Menen Tampereelle
Venho de Tampere - Tulen Tampreelta
Da mesma maneira:
Suomessa / Suomesta / Suomeen
Venäjällä / Venäjältä / Venäjälle
Infelizmente não existe uma regra para isso, é uma convenção da língua e aprende-se caso a caso.
Parabéns pelo vídeo!
Fenomenal, parece a nossa regência preposicional, é mesmo uma questão idiomática, obrigado por compartilhar o conhecimento
como e pq vc estudou finlandes?
@@languagesandstuff Como vc vê no meu canal eu estudei a estrutura de centenas de idiomas para saber o que existe em comum a elas, e até onde a estrutura das linguas pode variar.
VELHO, ESSA LÍNGUA É MUITO LINDA, EU TENHO O SONHO DE APRENDER, MAS COMO EU HEI DE FAZÊ-LO EU NÃO SEI.
Finalmente 1mil inscritos só tenho uma coisa a dizer para-bens
Kkkkkk
Ótimo o vídeo
Sempre achei muito interessante essa língua.
Ah, só uma nota/curiosidade: a pronúncia de "ä" no finlandês é, pelo que sei, "æ", um a bem aberto, e não um "é" como no alemão.
Eu faço isso
Eu tb eu estou estudando finlandês e esse vídeo acabou com muitas dúvidas ufa!
Ótimo vídeo tenho 16 anos é graças a você comecei a me interessar mais por línguas obrigado :)
Logo se vê que há cerca de 7 mil línguas!!! Mas 143 países falam 5 idiomas inglês 🇬🇧 francês 🇫🇷 árabe 🇸🇦 espanhol 🇪🇦 e português 🇧🇷.
Vídeo ótimo, como sempre!
Acho que no final de contas algumas regras da gramática de uma língua não precisam ser totalmente funcionais mesmo que devam ser utilizados na fala.
Aliás como se define o gênero de algo que não tem gênero? Kkkkkk
Que vídeo absurdo! Que mundo de informação. Meus parabéns.
Estou a aprender finlandes e esclareceu muitas coisas que deixavam-me louca.❤❤❤
difícil !!! mas muito capricho da parte de fazer o vídeo a respeito e rico em detalhes. Parabéns !
Salve a ti!
Se Tu me permittes commentar, depos haver visto algunos videos teus acerca de linguas, Eu concludo/considero/admitto que Tu es exemplo d'inspiraçon a muitas personas.
La lingua Germana sta essendo-me duro desafio, actualmente. ( suas declinaçons me confunden! )
cognosces Tu bono Diccionario de Germano-Portugues?
Grato a tua attençon.
Mantene-te firme e non succumbas ao mal.
Moltas grazias te ago amice meo! Me gaude che ti place il meu piccino canale de linguistica. Si, conesco, recommendo il dizionario Langenscheidt Brasilanisches Portugiesisch-Deutsch, non e multo caro, se pote aquistar.
@@MOPCLinguistica Salve!
Tu me respondeste e Eu te sou grato.
Referente ao Diccionario Langenscheidt, Eu posso affirmar que Elle é optimo! La unica cousa nelle que me leixa desappontado é la absença de transcripçon phonetica a Germano, mas aquesso non constitue problema. Grato a tua suggeston.
Mantene-te firme e non succumbas ao mal!
@@kalvinstrohkopp8726 Que mal lhe pergunte, mas em que língua vc está escrevendo? Aragonês?
No, Eu non escrevo aragones.
Eu solo adopto aqueste estilo.
Olá!! Obrigado pelo vídeo, tenho descendência filandesa, me interesso por essa língua.
Bom dia!!! Eu adoro suas publicações. Acompanho todas. Gostaria de saber como consigo um dicionário Português-Finlandês/Finlandês-Português?
não sei da existência de um dicionario nessa combinação de idiomas
@@MOPCLinguistica Ok. Obrigado.
Parabéns por esse canal ,sucesso
Sorry, but I need to say that the ' ä ' rounds like ' é ' in Germany and in others languages, but in Finnish we pronounce it like ' á ', gotcha? THANKS!!
Meu querido eu moro na Finlândia, há menos de 2 anos... estudo este idioma dia e noite! Muito difícil, a pronúncia é + difícil ainda.! Mas domino o básico, chegando no nível médio, E! Preciso de um nível alto, porque a Secretaria de Educação, me autorizou um mestrado em direito. Mas, é muito difícil!!! Os livros de português-finlandês são escritos errado!! Mas encontrei 1 livro excelente escrito por acho que 3 doutores em línguas! E é divino. Eu quero num curto tempo falar finlandês, escrever, entender... tem palavras quilométricas! Mas nao me assusto. Ymmärsitko sinä? Rs...
Qual livro Edineide?
oq complica a pronuncia são os sons ä y ö e as consoantes dobradas ?
Adorei este vídeo, assim como seus demais trabalhos. E um aparte: amei quando você se referiu à implantação do marxismo como um dos maiores pesadelos da humanidade! Genial e verdadeiro!
Trouxa.
é muito legal o processo de formaçâo de palavra usando varios sulfixos um encima do outro
eu amo a ortografia finlandesa, é pronunciada como é escrita diferente do ingles
4:44 Creio que ela é essa cantora aqui!
th-cam.com/video/EO0p_U1w89A/w-d-xo.html
Essa música em finlandês é maravilhosa.❤️
Eu gosto muito dessa música também
Minä ja hän também
Mauricio muito fundo essa exposição, a linguistica antiga classificava tudo como limgua baltica lembra? Letoniano, lituano, latviano, estoniano, húngaro e finlandes numa mesma família a baltica.
A linguística nesse sec 21 ja adotou uma nova classificação, balticas: letao, lituano, latviano.
Uralico: húngaro, estoniano e finlandês.
Pergunta o povo sami da Lapônia esta no grupo urálico?
Se o grupo Uralico esta separado do grupo baltico isso implica dizer que o proto baltico, e o protouralico seguiram rumos diferentes mesmo se influenciando e sendo vizinhos não é..
Nunca em tempo algum as linguas uralicas foram consideradas balticas. Havia a junção do baltico com o eslavo, mas nunca do baltico com o uraliano. No video eu digo claramente que os Lapões são parte da familia uraliana.
Muito bom! Estou aprendendo finlandês aqui na Finlândia e a gramatica é muito complicada para mim, seu vídeo está me ajudando com isso.
Só um detalhe o " ä " também é uma vocal dianteira (etuvokaali) assim como " ö " e " y " e a pronuncia é um A aberto e curto mesmo não parece E.
Obrigada pelo vídeo. 😀
pois é mas as gramáticas de finlandês todas dizem que o "ä" soa como "é"... vários comentadores me corrigiram, nóis véve nóis aprende
Essa língua é muito bonita, mas é muito complicada, deu um nó na minha cabeça, eu terei que ver mais vezes esse vídeo para entender melhor, mas o professor ensina muito bem, não há nenhum problema com seu ensinamento, só estive um pouco mais de dificuldade
A língua que encantou Tolkien
Show
Dizem que essas línguas utalo ataicas tem origem Mongólia como o húngaro e a língua turca será verdade?
As linguas Uralianas devem ter sido afetadas pelas linguas "Altaicas", mas não são originadas da Mongolia.
@@MOPCLinguistica É mas os mongóis influenciaram muito.
Quando vai sair o vídeo das línguas uralianas?
Deve demorar um pouco. Mas já tem de Húngaro = th-cam.com/video/NAdivHt0qdc/w-d-xo.html
@@MOPCLinguistica Ok, obrigado
Que Deus te abençoe
taque nordestino também tem harmonia vocálica
Kiitos!!!
4:20 Países em finlandês
q sorte q q finlandia teve de escapar da uniao sovietica
O idioma finlandês é parente do idioma estoniano ?
Se eu não me engano isso está bem claramente respondido no video, não? Se não estiver, a resposta é sim.
@@MOPCLinguistica ,
Obrigada por responder.
Eu escuto rádios em finlandês e em estoniano e percebi semelhanças entre os idiomas. Por isso fiz a pergunta.
@@greciaquelemes1351 Então vc não assistiu o video? Porque diz logo nos primeiros minutos que o Estoniano e o Finlandês pertencem ao mesmo ramo balto-fínico das linguas Uralianas.
17:10 MOPC Poesia
Passei a gostar do finlandês por causa da banda finlandêsa HB.
Mitä kuuluu ?
Desculpe, mas achei muito rápido a sua explicação...
Não desculpo, culpo. Culpo e condeno.
@@MOPCLinguistica Que resposta ruim, hein colega? Sou professor de História e queria aprender um pouco de filandês e pra quem, como eu, não conhece nada, achei difícil. Você parece entender muito, mas precisa ter cautela e colocar uma seta indicadora na sua explicação, a não ser que você tá explicando para quem tem um conhecimento prévio de filandês e, nesse caso, tudo bem então...
O vídeo não é tão bom, falou muito rápido, e na fonética do "ä" não tem som de "é".
Em finlandês padrão o ä é pronunciado /æ/, som virtualmente identico ao nosso "é"
@@MOPCLinguistica tipo bag(bæ:g) em ingles
Mano kkkk eu n to entendendo nada que ele ta falando
Então a Finlândia escapou fedendo do comunismo kkkkkk
Por mim todo mundo falava Inglês seria mais fácil
Que complexo
Brinish, briciânes
Só uma correção: a revolução russa foi uma revolução socialista, e seu regime era o socialismo, não o marxismo. O marxismo é uma linha de pensamento teórico usado como método de analise social e/ou filosófico. Existem diversos autores considerados marxistas, pois usam a obra de Marx como base para a formulação de suas teorias.
Surpreende-me muito um canal que é tão específico quanto à origem e às particularidades das línguas cometer essa falha. Mal comparando, seria o mesmo que dizer que o inglês e o português são a mesma coisa, pois ambas se utilizam do alfabeto romano.
errado, o não existe um "socialismo" genérico, o socialismo da revolução bolshevik foi o conceito Marxista-Leninista de socialismo, não existiria sem a obra de Marx, não é um socialismo Owenita nem anarquista, é Marxista.
@@MOPCLinguistica. Sim. O conceito teórico do socialismo soviético é leninista-marxista, pois Lenin era um marxista. Mas você está confundindo a base teórica com o regime implantado. O que eu estou dizendo é que o marxismo é uma método de analise teórica usado por diversos autores e não um modelo de regime governamental. Um exemplo do pensamento marxista é a escola de Frankfurt de surgiu de meados do século XX. Dizer que o regime russo era marxista, seria o mesmo que dizer que o islamismo é um modelo de governo, já que existem teocracias islâmicas no mundo. Assim como essa estrapolação é errada, também é errado dizer que o terrorismo que matou milhões de pessoas é o islamismo. A religião é o argumento usado pelos terroristas, mas não o terrorismo em si. Espero que tenha ficado claro agora.
"Uma língua natchiva do nórtchi"
Ã
Triste sanar que logo logo a Finlândia se tornará islâmica e os povos serão perseguidos a destruídos bem como a língua e cultura desse povo morrerá
Os Áfricanos sofreram saques dos europeus e não fazem mimimi
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Quanta ignorância e preconceito...Percebemos que você não conhece Suomi...
Nossa, concordo com a @Telma Ribeiro... muita ignorância e preconceito, não sabe absolutamente nada sobre a Finlândia e muito menos sobre a religião islâmica.
Se fossemos chorar o fim de uma cultura, deveríamos chorar o fim das línguas e culturas indígenas, em nome de uma língua européia e da fé cristã, que é uma obra nossa, dos brasileiros, e que poucos fazem algo para remediar ou restaurar. Os finlandeses não precisam de ajuda, somos nós que precisamos.
Infelizmente não soube tratar a revolução russa de maneira neutra ou minimamente respeitosa. Contudo o vídeo é muito bom, meu namorado é finlandês e eu como estudante de letras estou muito interessada no idioma
Felizmente os ideais do Marxismo fracassaram e temos a liberdade de discordar, se vivêssemos num regime marxista estaríamos ambos em um gulag e a internet seria uma estatal.
@@MOPCLinguistica Concordo que temos o direito e devemos lutar pela liberdade de discordar (sempre de maneira respeitosa), porém sou contra qualquer meio de desinformação ou deturpação da realidade, principalmente de algo tão grande e importante como foi a Revolução Russa, esta que teve muitas mortes, concordo, porém jamais existiu uma revolução pacífica. Sem citar o fato de que pessoas já morriam aos montes no regime czarista cruel que existia na Rússia, cujo qual foi o motivo da Revolução. De qualquer forma, agradeço e parabenizo pelo vídeo no contexto de analise linguística.
@@luizavargasmancio5393 e eu agradeço pela sua visita e comentário
Marxismo foi um pesadelo para humanidade? Se tivesse dito que a deturpação do conceito comunista imposto pelo governo de Stalin foi algo triste, tudo bem, mas a ideologia marxista que tem como norte a igualdade e a divisão justa de renda ser considerado um pesadelo é sinal que sua mente é bem insignificante e não estudou ou não entendeu o básico. Ou então é apensa um daqueles que visa o enriquecimento pessoal, mesmo que a maioria das pessoas sofram para obter o mínimo necessário para viver. Capitalismo é uma maravilha, né?! Ninguém passa necessidade e todos vivem feliz. Saber diferenciar o que é ideologia literária e como os governos conduziram seus países centrados em interesses diversos é o mínimo pra começar a querer falar sobre o assunto. E só pra constar sobre pronuncia do ä está completamente equivocada.
O Marxismo foi um pesadelo para a humanidade. Stalin não foi deturpação nem acidente, foi a consequencia inevitável do Marxismo. Caso contrário os outros regimes marxistas não teriam todos seguido o mesmo caminho. Pare de passar pano para ideologias desumanas.
@@MOPCLinguistica deveria estudar um pouco. Qual a humanidade do capitalismo? Estude, cara. Por que até o que vc se propõe a ensinar você não sabe. Inclusive deveria estudar a própria construção finlandesa, que estabeleceu sua social democracia sobre uma base socialista, tornando permanente a assistência do Estado ao desenvolvimento social, garantindo todo necessário para o indivíduo. Assim surgiram as caixas para grávidas, a escola universal gratuita, os benefícios coletivos e individuais garantidos pelo Estado, inclusive em tempos de guerra. Abra um livro e estude, depois tente opinar, pois opinião sem fundamentação é só achismo. Marxismo é só uma orientação filosófica que embasou a ideologia socialista, que prevê o bem estar social e igualdade, diferente do que estimula o capitalismo individualista e provedor de enormes desigualdades.
@@DellaDea A Finlândia tem um alto padrão de vida porque tem um capitalismo avançado e lucrativo. É a taxação sobre o lucro capitalista que permite os serviços universalizados pelo Estado. Na Finlândia a economia se baseia na propriedade privada dos meios de produção e no livre mercado, tudo que o Marxismo disse que geraria pobreza. Não existe Socialismo na Finlândia, felizmente nunca houve. Aliás socialismo não existe, é só uma cenoura de burro pra atrair todos a uma escravidão ao partido comunista. Não existe escola universal gratuita, não existe serviço estatal gratuito, nada é gratuito, os serviços "gratuitos" são custeados pelo impostos sobre a economia produtiva capitalista privada da Finlândia. Todos os finlandeses pagam bem caro por esses serviços, mas como possuem um capitalismo lucrativo que lhes fornece uma alta renda, eles podem pagar.
@@MOPCLinguistica Como nunca houve socialismo na Finlândia se lá o ensino é público kkkkk cada coisa, não tem sentindo isso, e pelo que eu sei a Finlândia é um dos países mais socialistas e nao capitalistas.kkkk
E comunismo é diferente de socialismo; comunismo quando um países tem regimes é fechado como China Coreia do Norte, socialismo igualdade social, uma coisa não tem nada com a outra.