Vejo o bubble como uma ferramenta fantástica, mas não consegui me adaptar a ela, por isso uso mais o Glide, que sofre com as limitações de edição. Gosto dos seus vídeos por suas considerações empreendedoras, não se trata apenas de configurar um App, é uma aula de negócio. Parabéns!
Renato é um verdadeiro mestre, ledo engano eu devo ter sido um dos 100 primeiros a entrar... Não me arrependo de ter feito um dos melhores investimento de minha vida...
Eu fiz uma aplicação para gestão de entrega de equipamentos, com impressão de relatórios e notificação por e-mail, para uso no meu trabalho, isso em 15 dias que fiquei isolado em casa com COVID, gostei muito da plataforma, aprendi muito com seu canal, obrigado. Pena que meu chefe não achou relevante e deu preferência por continuar controlando no papel...kkkkkkkkkk
kkk faz parte. Tem que olhar de forma bem aberta pro teu aplicativo e pensar: será que meu chefe que é dinossauro, ou será que o aplicativo talvez não resolva uma dor tão forte assim? E a partir daí você decide o que fazer. Mas essa é a beleza de No Code: você não investiu 100 mil reais pra criar o aplicativo, não ficou 1 ano desenvolvendo, gastou 15 dias, e descobriu uma nova forma de NÃO agradar seu chefe hehehe
Maravilha de vídeo amigo, estou usando o Jotform mas é limitado pois não bloqueia datas. Estou pegando a experiência que tive com conditional logic e integrações do Jot form para migrar pro Bubble. Concordo plenamente que não é necessário instalar um app. Hj peço para clientes criarem atalhos que na verdade não carrega o celular e vc ja entra direto na aplicação web. Perfeito!!!
Junior, ontem ainda li uma notícia nova sobre isso: 8 em cada 10 pessoas se sentem frustradas quando você pede pra ela baixar um app para concluir uma transação ou testar um serviço, sendo que 50% deles acham EXTREMAMENTE FRUSTRANTE. E o mais surpreendente: mais ainda o público jovem. 87% dos jovens de 18 a 24 anos já abandonaram uma transação pois precisaria baixar um app. www.digitalinformationworld.com/2021/02/study-reveals-nearly-8-in-10-consumers.html
Renato gosto muito do seu conteúdo, e já estou quase finalizando meu aplicativo, mostra como fazer uma página ADM, dentro do app, para saber quantos usuários cadastrados, quantos estão online quantos produtos tem.
Olá Renato. Entendi as trocas de informações do Bubble através de API, porém, gostaria de um pouco mais de detalhe nas seguintes situações: 1) Sobre usar o Bubble para desenvolver um módulo especifico de um aplicativo, como Finanças, e gerar os dados deste módulo no banco que está em Postgres em outra plataforma (no caso a plataforma principal), desta maneira, usar o Bubble para ter produtividade no desenvolvimento de módulos específicos , mas centralizar os dados em um segundo Banco da aplicação já feita em outra linguagem (React)
Oi Florisvaldo, você vai criar chamadas API para buscar e empurrar dados para esse banco de dados externo. Crie uma chamada GET onde você irá buscar os dados, uma chamada POST para adicionar novos dados, e por aí vai. Bubble aceita todas as operações de chamadas API :)
No 17:06, o Renato comenta sobre o Bubble lançar um plugin para criar uma versão nativa do meu aplicativo web. Como eu sou novo neste mundo e o vídeo tem 3 anos, gostaria de saber se foi lançado.
Fala Renato aqui e o Renato kkkkkk, me animei demais sobre essa Possibilidade do plugin, esse seria uma mão na roda demais, eu tenho aplicações web, e necessito de alimentar BD offline, no formato que descreveu "no campo" área rural! Estou aguardando vídeos seus sobre esse assunto! Obrigado por compartilhar conhecimento, Deus te abençoe! Abraço...
Renato, você já falou de vários tipo de apps e modelos de negócios, mas sinto falta de você abordar cases como o Getninjas, Triider ou Marido de Aluguel. Você poderia fazer um vídeo falando desse tipo de app/negócio, o que dá pra fazer ou não fazer, etc. Se é algo com viabilidade. Acredito que seria interessante.
Matheus, são marketplaces, modelos de negócios com um potencial enorme. É o pilar de tudo que a gente vê dando certo por aí: você seleciona um nicho, e coloca os compradores na frente dos vendedores, ganha por intermediação financeira, assinatura, ou qualquer outro modelo de monetização. Acho que é um dos mais promissores modelos de SaaS. Se você estiver na Comunidade Sem Codar, aqui a gente fica algumas horas destrinchando esse modelo: comunidade.semcodar.com.br/aula/metodo-semcodar-marketplace (Aula Como criar um Aplicativo Marketplace)
Paulo, é sim. Se você estiver na Comunidade Sem Codar, veja essa aula: comunidade.semcodar.com.br/aula/impressao-relatorios - Impressão e Relatórios (Layout fixo, variável, PDF)
As suas explicações são muito transparentes. Parabéns! Duas questões, sobre a infraestrutura em lockin do Bubble: no painel de configurações do Bubble é possível configurar uma elasticidade dos recursos de forma automática? Pensando num aplicativo com picos de acesso não tão previsíveis e que não possibilitem ser provisionados com antecedência. Agora uma reflexão: eu acredito que ferramentas Nocode como o Bubble daria o pulo do gato caso tivesse algum plano de licença que possibilitasse ao desenvolvedor gerar o código fonte da aplicação, ficando assim a critério dele o uso ou não da infraestrutura já pré-estabelecida deles; vc acha que futuramente isso possa vir a ocorrer?
Andre, de forma automática não. O controle de recursos do servidor ainda é manual, precisa ficar atento mesmo, e se for o caso você vai lá e dá um "Boost" temporário, que já multiplica a sua capacidade de servidor sem precisar migrar de plano. Sobre código-fonte, talvez sim, mas talvez não. O diferencial do Bubble, na minha opinião, não é gerar código, mas sim entregar toda a infraestrutura de forma completa. Você cria um novo aplicativo e em 5 segundos já tem um ambiente completo de frontend, backend, banco de dados, armazenamento, logs de uso, certificado ssl, tudo pronto pra usar. E essa infraestrutura só funciona dentro do Bubble, entende? Prefiro 1.000x que o Bubble foque recursos em melhorar a plataforma do que pensar em como modular o código-fonte para que ele possa ser extraído depois.
Parabéns pelos vídeos, todos eles já acrescentaram muito ao nosso conhecimento. Já trabalhamos com software, mas não desenvolvemos para Web, Android e iOS, somente aplicações desktop. Já possuímos uma aplicação de terceiros para fazer os pedidos de venda dos representantes de nossos clientes que atuam no agronegócio. Gostaríamos de ter essa aplicação sob nosso controle, porque estamos com dificuldade para alterá-la da maneira que atenda melhor nossos clientes. Com o Bubble, atualmente, conseguiria salvar os dados no dispositivo, para posterior transmissão? E outra dúvida sobre o Bubble, é se uma próxima idéia para atender nossa já existente carteira, teríamos que fazer outra conta (com outro e-mail), ou somente pagaríamos dois planos dentro da mesma conta? Prestes a fazer parte da comunidade, estamos enxergando muitas possibilidades.
Fábio, Bubble não possui armazenamento offline. Bubble funciona sempre na web, portanto precisa de internet. Para esses casos em que você precisa armazenar dados no dispositivo, sugiro usar AppGyver, que ensinamos no curso, é uma plataforma para criação de apps nativos com armazenamento offline, e depois você integra com Bubble quando estiver online.´ E sobre os planos: Para cada aplicativo é um plano, como a maioria das plataformas. Mas, veja que o Bubble te permite fazer um aplicativo multi-empresas, multi-usuários, multi-clientes. Pega - como exemplo - aquele aplicativo Delivery que falei no vídeo do TH-cam: você cobrará R$199/mês de cada restaurante. Se você tiver 1.000 clientes, o 1° já paga o custo do Bubble (~R$150/mês) e sobra. Os outros 999 clientes entram como lucro.
@@RenatoAsse Obrigado pela resposta! Sobre os planos, sim sim, não pensamos que é caro não, é mais uma dúvida mesmo como ficaria a minha conta, quando tivermos sistemas de temas diferentes. Nossa prioridade é atender o que já atendemos hoje e que nos gera um custo muito maior que o custo do Bubble. E a maior vantagem será poder criar outros serviços.
Edinalva, estamos usando um método extremamente simples (e gratuito) pra publicar apps nativos criados em Bubble. Mostro aqui: th-cam.com/video/DqRRmstjc-M/w-d-xo.html
Se eu criar um app por ex um delivery, e cada cliente q eu vender quiser usar com seu domínio ou meu subdomínio, nesse caso eu tenho q criar uma conta no bubble pra cada cliente meu mesmo o app sendo o mesmo pra todos? Renato seu vídeos são ótimos. Gratidão
Stella, você pode criar regras de redirecionamento DNS para apontar o domínio www*seucliente*com*br para o *seuapp*com*br/seucliente, é a forma mais escalável de fazer isso :)
@@RenatoAsse obrigada Renato! Quando puder fala sobre como fazer isso na prática pf. Dúvidas.. fazendo o redirecionamento do domínio do cliente para meu subdomínio do app.. o cliente vai conseguir usar seu email ftp etc no domínio dele.. uma vez q tá redirecionando. O visitante do site dele vai ver q foi redirecionado ou isso fica transparente.. tipo fica a url do cliente mas com meu app. Seus ensinamentos são tão ' cirúrgicos'. Gratidão
Renato, entendi seu ponto referente a desenvolver projeto a projeto, mas imagine que um desenvolvedor, tem mais um de um projeto simultaneamente, do tipo que uma empresa o contrataria para desenvolver alguma aplicação. Você enxerga algum problema esse projeto/conta do bubble, ser aberto no nome do cliente ?
Parabéns pelo conteúdo, poderia dizer algo sobre a performance das aplicações construídas no Bubble? Verifiquei algumas, inclusive a própria home do Bubble com ferramentas de análise de performance e todas mostram performance mediana para ruim, load time com mais de 3.8s. Obrigado
Ronaldo, você não pode analisar aplicações web com ferramentas que aferem velocidade de sites. São coisas diferentes. Faz um teste: corre um Pagespeed Insights aí no Airbnb, no Booking.com, e em outras aplicações web com muitos dados. Vai ter a mesma nota que aplicativos criados em Bubble. É a mesma média, ou pior. A home da Aqqua (criada em Bubble) pesa 6mb, e a do Airbnb pesa 15mb. Mas respondendo sua dúvida: o engine do Bubble pesa somente 2.9mb no carregamento. É leve. A partir daí, depende 100% do desenvolvedor saber ou não o que está fazendo. Temos um módulo no curso só ensinando sobre performance.
Boa tarde Renato, muito obrigado pelos seus tutoriais. Queria se possível, explicar como faço para limitar a visualização de todo conteúdo, para que o usuário só consiga ver as informações que ele criou. Desde já, muito obrigado.
Excelente vídeo!! Parabéns!! Dúvida: imagino que você já tenha feito o cálculo de custo/benefício de um plano pago do bubble. P ex, esses 29 dólares do plano inicial, é caro ou barato comparando-se a se fosse fazer na raça? Inclusive quanto à prazo e segurança, evolução…
Guilherme, a diferença é incalculável. Com No-Code você cria em 30 ou 60 dias o que uma software house demoraria meio ano pra criar e te cobraria 50 mil reais. Você tem uma equipe enorme de pessoas dentro do Bubble pensando em tudo ligado à segurança e melhorias exatamente para que você foque no que realmente importa: solucionar a dor do seu cliente. Incalculável.
Kim, não tem resposta certa pra isso, depende do teu objetivo. Eu, pessoalmente, gosto de começar com 640px, pois fica fácil de encolher pra 320px (50%), e deixo esticar até o infinito para desktop.
ola tem videos explicando essa segurança que devemos criar para que ninguem acesse os dados de outro , para uma aplicação multiempresa ? o que me indica ? podendo usar o exemplo do conta azul , obrigado, este link de nossa aplicação que existe criada pelo bubbdle , tem como ser melhor para quando click acessar parecer que esta em um dominio proprio ?
Cristiano, há muitas agências de desenvolvimento no-code surgindo no Brasil, seguindo a linha do que já aconteceu há uns anos em outros países. São agências 100% dedicadas a criar soluções de forma rápida e com custo reduzido. Temos alunos com agências que têm como clientes o Santander, Nivea e Tokio Marine. O que estou enxergando é que sim, vale a pena.
Obrigado pelo vídeo e pelas informações, principalmente em: 17:03 , que é uma ótima informação. Tem alguma previsão mais exata de sair isso, para poder transformar em App nativo? X semanas.
Eu me preocupo somente com o banco de dados. Eu consigo fazer download do BD e levar comogo para outro servidor? Ou fica amarrado no Bubble também alem do codigo?
Bom dia Renato, Por gentileza,tenho algumas dúvidas sobre o Bubble: 1. É possível criar um sistema de controle de estoque multiusuário no Bubble com lançamentos simultâneos? Exemplo: usuário A lança acréscimo no estoque de 5 itens usuário B deseja lançar acréscimo no estoque de 3 itens, mas enquanto o usuário A não terminar seu lançamento o usuário B não consegue digitar. 2. Essa mesma lógica pode ser aplicada para um sistema de gestão financeira multiusuário ? Grato.
André, nesse vídeo falo bastante sobre aplicativos multiempresas: th-cam.com/video/yPdNZBqnig0/w-d-xo.html Agora, sobre bloquear a edição de um enquanto outro não terminar, pode fazer isso via banco de dados. Quando o 1° usuário acessar, você altera um campo no banco de dados da empresa para mostrar que está em edição, e então não deixa ninguém mais editar. Mas não acho que seja necessário, pois o Bubble vai alterar em tempo real a edição do 1° também. Vamos dizer, se o usuário 1 adicionar 5 itens as 09h27m05s, e o usuário 2 adicionar 3 itens também as 09h27m05s, serão somados 8 itens ao todo :)
Consigo criar um banco com controle de perfis? Tipo, ao cadastrar um usuário ele ter um determinado perfil e só irá ver determinadas telas de acordo com o perfil?
Renato boa noite,cara será que você não consiguiria criar uma vídeo-aula mostrando de como se cria um app multi-restaurante no AppGyver,já que infelizmente por ser uma plataforma relativamente nova quase não possui vídeos na Internet ensinando a criar um app estilo "Delivery",muito obrigado pela atenção pois sou um grande fãn do seus trabalhos e te sigo ja faz um tempo.Muitissimo obrigado!!!
Não falo muito de apps nativos, pois minha visão de criação de aplicativos é mais voltado à negócios, e aplicações web são muito melhores do que apps nativos para isso. Se você pedir que eu baixe um aplicativo para poder fazer um pedido de um restaurante, por exemplo, eu definitivamente não vou baixar, e você vai perder um cliente. E aplicativos delivery, por definição, não precisam funcionar offline. Não há qualquer motivo para abrir mão da liberdade que a aplicação web te dá para ir para um app nativo. E nesse canal só falo do que acredito.
Fala Renato, normalmente um programador precisa de uma empresa pra trabalhar ok, se procurarmos por vagas de programador se fala bastante em Java entre outros, phyton está em alta, no meu caso quero inicar nessa área de Tecnologia, totalmente do zero, mas quero acertar o que estudar, java falam que é o maior mercado, mas muito vasto para iniciar e trabalhar em seguida, phyton diz que esta em alta, mas o campo ou mercado de trabalho parece ser pequeno, e o Buble, em que situação está, ja entendi que é mais rapido para aprender, mas depois eu consigo uma oportunidade no mercadio de trabalho, ou devo pensar em ser uma agencia de Sistemas, digamos assim...
Paulinho, independente de qual for a sua escolha, há muito mais vagas do que desenvolvedores em todas as áreas. Faltam desenvolvedores Javascript no mercado, Mobile, Python, cientistas de dados, Outsystems, Softwell Maker, Bubble, falta tudo. Tem alunos nossos fazendo 15k/mês como Desenvolvedor Bubble. O que falta hoje não é vaga, nem oportunidade. O que falta é gente com um bom nível de conhecimento em alguma dessas tecnologias, que entreguem o que prometeram, no prazo que prometeram. Pessoas que saibam se comunicar, saibam ouvir demandas, entregar o que o cliente (ou o chefe) pediu.
@@RenatoAsse Obrigado Renato... estou mais perto de me decidir kkk como irei comecar do Zero, quero aceertar o tiro certeiro e começar bem, ainda estou em duvidas em Phyton e Bubble.
Como sempre, excelente conteúdo. Há algum rumor sobre a data de implementação de PWA na plataforma Bubble de modo a ser possível trabalhar offline sem a instalação de Apps Nativas ?
Olá, Renato. Parabéns pelo seu trabalho.!!! Você é fera.!!! Tempos atrás, tentei garimpar essas informações na internet e não encontrei. Suas explicações são claríssimas. Tenho uma dúvida sobre aplicativos escaláveis. Ao ter uma aplicativo em uma conta paga no Bubble, haverá um banco de dados para cada cliente, ou o banco de dados é compartilhado com limitações de acesso.? Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
SaaS funcionam assim: um só banco de dados, e você estrutura para que cada usuário só veja o que lhe é permitido. Aqui dou exemplos disso: th-cam.com/video/SIM28k3aQMo/w-d-xo.html
Alexandre, consegue sim. Se estiver na Comunidade Sem Codar, ensino aqui: comunidade.semcodar.com.br/aula/plugin-onesignal-notificacoes - Notificações Push Web com OneSignal
Posso usar uma conta pessoal com um aplicativo de vendas estilo mercado livre no início e a medida que for crescendo,mudar de plano pra sair mais barato pra mim? Não estou conseguindo encontrar,como entrar no teu curso.
Marise, aqui estão todas as informações do curso: link.semcodar.com.br/cy Sobre tua dúvida, sim, consegue criar tudo no gratuito, depois migrar pro plano pago, e depois fazer upgrade e downgrade em um só clique :)
@@RenatoAsse Bom dia!Minha dúvida maior,é porque lá tem falando plano pessoal que é mais barato e eu queria fazer esse,más o meu aplicativo vai ser profissional,só que no início tudo começa pequeno,na medida que for crescendo eu mudaria pro plano profissional pra ter melhores condições de trabalho,isso pode ou eles vão me exigir que faça o profissional,quando ver que é comércio? Nossa véi,uma honra falar com vc!😁
@@marisefernandes2661 ignora o nome do plano do Bubble. O importante é entender o seguinte: quando seu aplicativo tiver poucos usuários, o mais barato já dá conta. Depois, à medida que você estiver com mil, 5 mil, 10 mil usuários, talvez seja necessário migrar pros planos mais caros.
Renato, estou desenvolvendo um site para uma empresa de serviço de em plano de saúde e proteção veicular. Não consegui entender como aproveitar este app para várias empresas dentro de 1 plano pago. Até o momento ao consigo viver lá site servindo para um cliente. .
Quando você acessa o Gmail, precisa entrar em paulagois.gmail.com, ou basta entrar em gmail.com e inserir seu login e senha? É exatamente a mesma coisa. Você cria o aplicativo de forma que usuário só veja os seus dados. Aqui dou exemplos práticos: th-cam.com/video/SIM28k3aQMo/w-d-xo.html
Ola renato, nao tenho noçao nem uma de programaçao estou entrando neste mundo agora, gostaria de adquirir seu curso, minha ideia inicial é um app apenas para chamar entregadores para coleta e entrega de produtos em farmacias ao cliente final, qual o grau de dificuldade para criar ?
@@pauloconde9543 a informação está correta: Web Push realmente não funciona pra iOS. Pra iOS só push nativo mesmo. Aí a melhor alternativa é aguardar o plugin Native Conjurer do Bubble.
Marcelo, no final das contas não foi necessário, surgiu o PWA Builder, uma ferramenta muito mais simples e capaz de transformar teu web app em app nativo de forma bem simples: th-cam.com/video/Td1lyNYVJ28/w-d-xo.html
Mas é possível criar uma aplicação bubble onde pessoas possam fazer chamada de vídeo simultânea 10 ou 20 pessoas interagirem por audio e vídeo? uma sala de reuniao de vídeo? algo assim?
Sim, usando a estrutura de gateways de pagamento por trás. No curso temos um módulo ensinando a usar a estrutura da Juno Pagamentos para que você possa criar praticamente seu próprio banco: pode abrir contas, realizar pagamentos, transferências...
Maykel, Bubble cria aplicações web 100% responsivas, que funcionam em qualquer dispositivo, desktop, tablet ou celular. Se você quiser fazer apps nativos, aí dá uma olhada na parte desse vídeo em que dou 3 sugestões.
529 dólares por 50GB, é tenso. Para aplicações pequenas até funciona, agora para projetos grandes não rola. Estou para dizer que fazer na mão ou pagar um programador sai mais barato. 32K em um ano não é uma solução vivível. Mesmo que necessite de futuras atualizações ainda sim o custo seria menor. Em fim, cada um sabe do que precisa, agora em questão de praticidade realmente a ferramenta é espetacular.
Com certeza, o custo do armazenamento no Bubble é totalmente fora da realidade. Tanto é que eles estão pra aplicar um novo modelo de precificação que vai reduzir em 90% o custo de armazenamento. Mas enquanto isso não acontece, minha sugestão é usar um armazenamento externo, como o Box, Firebase, qualquer um. Se estiver na Comunidade Sem Codar, tem plugins gratuitos e aulas lá :)
@@RenatoAsse Entendi, era só para testar mesmo, talvez usar como fonte de alternativa para criar algo especifico. Mais sem o código fonte não rola. Cliente fica perturbando querendo acesso aos arquivos.
Eu pagando 30$ todo mês, vou poder fazer quantos aplicativos quiser ou mesmo eu pagando todo mês só vou poder fazer um? Digo no sentido de lançar o app, vender etc
Bubble tem um plano gratuito muito generoso. Eu crio todos meus aplicativos no plano gratuito, e só migro pro pago quando vou lançar no mercado (exatamente pra poder tirar a marca d'água e migrar pro meu domínio). Os planos pagos partem de U$29/mês. Para cada aplicativo é um plano, como a maioria das plataformas. Mas, veja que o Bubble te permite fazer um aplicativo multi-empresas, multi-usuários, multi-clientes. Pega - como exemplo - aquele aplicativo Delivery que falei no vídeo do TH-cam: você cobrará R$199/mês de cada restaurante. Se você tiver 1.000 clientes, o 1° já paga o custo do Bubble (~R$150/mês) e sobra. Os outros 999 clientes entram como lucro. E vale lembrar que nesse preço já inclui a hospedagem na Amazon AWS, Banco de dados Amazon RDS, acesso a todos os recursos da plataforma de criação de aplicativos, integrações ilimitadas de APIs, sem limite de banco de dados...
Bom dia! É possível fazer uma aplicação de atendimento de API do whatsapp, fazendo com que um único número seja atendido por vários atendentes distintos?
Concordo Asse com você. Adoro seu vídeos, mas quando você comenta que posso escalar meus serviços como SAAS , tudo bem replicou um portal só, aí fica em conta. E seu eu tiver um perfil que preciso instalar um app para cada cliente que são customizados com suas características, e até mesmo apps diversos, etc, aí acho o Bubble caro para a realidade no Brasil. O Adalo não atenderia melhor, no quesito preço, para essa modalidade que citei, por exemplo? Vi que o valor é para Apps ilimitados.
Marcos, se teu projeto depender de subir um aplicativo na Play Store pra cada cliente, ele menos escalável, independente da plataforma que você está utilizando. Agora, por qual motivo você diz isso? Seus clientes realmente estão te pedindo isso? Analisa isso com carinho, pois às vezes temos as nossas convicções e acabamos confundindo com o que o cliente realmente quer. Mas enfim, o que a gente vê por aí nos SaaS é o seguinte: um preço X pra ter a aplicação web, e um preço mais caro que X pra ter o seu app nativo personalizado. É simples: se perdeu escala, aumenta o preço.
@@RenatoAsse Eu entendi a proposta Renato. O que quero dizer é se cada mês eu tiver uma demanda de um software específico, por exemplo, para um cliente, ou seja um software que não seja SAAS...
Temos membros do mundo todo lá: Inglaterra, Japão, EUA, Suíça, Portugal, Espanha, Angola. Será muito bem vindo. Só acessar link.semcodar.com.br/cd , clicar em Assinar e preencher seus dados, não tem segredo!
Boa tarde Renato, to convencido em compra o curso, porem tenho uma duvida que esta atrapalhando a compra, se começar o curso com conta free do bubble, para fins de estudo, tenho acesso a todas as ferramentas? ou tenho que comprar ?
Alexandre, 90% das aulas são sempre no plano gratuito. Então não precisa assinar o Bubble para aprender, só quando estiver pra lançar teu aplicativo :) PS: Alunos da Comunidade Sem Codar recebem um crédito de U$100 (~R$550) para utilizarem no Bubble, quando decidirem ir pro plano pago.
Estudando, comecei a fazer um marketplace usando Wordpress onde seria necessário o split de pagamento. Quando conheci o Bubble (via Renato Asse) realmente me impressionei, mas até hoje ainda não sei se seria possível, se já existe um plugin de split de pagamento, como o da MOIP(Wirecard) ou PAGAR.ME no Wordpress para Bubble.
Azevedo, você consegue integrar qualquer gateway de pagamentos no Bubble. No plugin da Juno Pagamentos, por exemplo, já criei com o split de pagamentos. O plugin do Stripe também já tem split de pagamentos.
Renato, o marketplace de profissionais da comunidade já está pronto? Estou precisando de ajuda em um app aqui e não consigo encontrar quem entenda do assunto
Olá Renato. Virei fã do teu conteúdo, simplesmente fantástico e principalmente esclarecedor! Uma dúvida antes de me tornar aluno... Achas que é possível criar uma rede social/ motor de busca no Bubble (tenho uma ideia genial) que cresça ao ponto de ter um excelente retorno? Não será limitada a base de dados fornecida pelo servidor??? Desculpa a minha ignorância. Abraço !
João, sim, aqui mostro como criar uma rede social: th-cam.com/video/83GKQLa24X0/w-d-xo.html Quanto à capacidade, tem aplicações Bubble com 500k usuários, dezenas de milhões de itens no banco de dados. Esse não é um problema :)
Oi Luan, o plugin saiu sim, chama Native Conjurer. É do Vinicius Brito, membro da Comunidade Sem Codar. Eles estão trabalhando em um processo pra facilitar a exportação, sem precisar do Android Studio. Mas o bacana é que nem precisa mais. Achamos um método bem mais simples de publicar nas lojas: th-cam.com/video/Td1lyNYVJ28/w-d-xo.html
Então a sua sugestão seria construir o APP fora do Bubble depois de validado? teria necessidade ou seria apenas uma sugestão para quem quer ter controle de tudo?
Olá. Estava assistindo vídeo que era um anúncio, onde tu explicava tua jornada como começou na plataforma, sobre o marketplace de aluguéis de barcos, etc... atendi uma ligação e perdi o video :( pf me manda o link, gostaria muito de terminar de ver. Obrigado
Luis, sim, é só recriar o aplicativo no Appgyver. Agora, fica a pergunta: se você já criou e validou em Bubble, é pq não precisa de funcionamento offline. Então por qual motivo ir para nativo?
@@RenatoAsse Na realidade o objetivo seria mesmo um APP nativo e instalável, só que fazendo antes no Bubble - gratuito - para saber (testar) e ter a certeza de que funciona perfeitamente, depois replicava no AppGyver para IOS e/ou ANDROID e publicaria/venderia sem ter maiores custos. Caso fosse um APP tipo delivery - e offline -, com a possibilidade de vários usuários - como você sempre fala -, com certeza o Bublle seria o melhor caminho mesmo.
Ótimo vídeo, esclareceu muitas dúvidas! O aplicativo que estou criando precisa reproduzir vídeos offline que vou puxar do vimeo (já que o vimeo permite a reproduçao de videos offline). Das opções que você mostrou no vídeo a melhor me parece aguardar a atualização do bubble, então já fui pesquisar mais sobre essa informação e não encontrei nada. No local onde você viu essa notícia tinha alguma previsão de data? Obrigada, seu canal é perfeito.
Luiz, poder até pode, mas não acha que passa credibilidade, pois iria com a marca d'água, e sem domínio próprio. Imagine você apresentando isso à um cliente, e pedindo pra ele te pagar uma mensalidade. Ele vai pensar: "Cara, se nem o Luiz, criador do aplicativo, confia o bastante nesse negócio pra gastar 29 dólares pra colocar no plano pago, como é que EU vou investir nisso?"
@@RenatoAsse pergunta de quem realmente está iniciando rss. No caso para cada cliente que eu tiver eu preciso abrir uma conta para ele e "instalar" esse app na conta dele? seria isso? e como eu faço para fazer essa cópia depois q eu fiz o app principal
Olá! Estou iniciando nessa plataforma e não estou conseguindo criar o banco de dados. Início um novo app e ao clicar na ferramenta de banco de dados as opções aparecem mas são recolhidas em segundos. Alguém pode me ajudar?
@@RenatoAsse Descobri o problema. Eu mandei traduzir a página para o português e aí as opções para criar novas tabelas e campos somem e ficam aparecendo somente os rótulos. Agradeço a atenção. Estou gostando muito das suas aulas. Logo que tiver saldo no cartão vou comprar o curso.
De várias formas, você pode impedir que o botão de salvar fique visível, ou pode verificar o banco de dados antes de prosseguir com a ação. Ensino aqui: comunidade.semcodar.com.br/aula/multiplos-gatilhos - Fazer Busca no Banco de Dados antes de executar uma ação (Múltiplos Gatilhos)
estou criando um sistema de bingo no bubble, vou digitando os numeros que foi sorteados como faço para verificar se a cartela tem aquele numero sorteado em todo o bando de dados automaticamente e saber quem conseguiu acertar todas as bolas, obs: a cartela tem 24 numeros, desde de já muito obrigado.
Faça uma busca no banco de dados, com o filtro desse número. Se estiver na Comunidade Sem Codar, Emanuel, veja essa aula: comunidade.semcodar.com.br/aula/do-search-for - Fazer uma busca por... (Do a search for...)
@@RenatoAsse obrigado, fiz isso mas ele só funciona se o grupo repetidor estiver em Full, tem que baixar todo o banco, se tiver 1000 linhas pode demorar um pouco, tem como fazer sem o grupo repetidor está em Full, Outra dúvida, Tem como no navegador memorizar os dados abertos do grupo repetidor pra não precisar carregar toda vez que atualizar a página. Desde de já muito obrigado.
@@emanuelferreira8910 tem alguns problemas aí. Você não pode exibir uma quantidade tão grande de dados de uma só vez, traz um problema de performance. E, de qualquer forma era pra você filtrar a busca antes. Se você estiver na Comunidade Sem Codar, faz um post lá no grupo (grupo.semcodar.com.br) com o link do seu editor que a gente dá uma olhada por dentro pra ajudar :)
TOP SEUS VIDEOS! Cara sou dev na stack .NET, tenho uma STARTUP minnha a ser lançada e nela irá existir uma plataforma que estou em dúvida se desenvolvo pelo BUBBLE ou se vou direto para .NET core +ANGULAR. Qual a sua opinião sobre esse meu cenário? Me fala ai sua opinião....
Wilson, A vantagem do No Code é agilidade na criação e na implantação de melhorias, para validar o seu MVP, a primeira versão do seu aplicativo. Dúvida: o negócio já está validado? Já tem clientes? Já tem receita? Se sim, vai pro código. Agora, se você ainda precisa validar, vai ganhar uma agilidade enorme fazendo isso com No Code.
@@RenatoAsse Valeu pela resposta cara, de verdade! Mandei seu vídeo para o meu sócio, e chegamos a conclusão que faremos nosso MVP pelo BUBBLE. Uma ultima dúvida, no BUBBLE o upload de arquivos pelo usuário é possível? Não achei conteúdo na internet sobre esse tema.
@@wilson.fornielis , consegue sim, só inserir um elemento File Uploader na tela, que o usuário consegue subir arquivos. E com o Picture Uploader, ele sobe imagens :)
Muito bom! Mas, na prática o argumento de usar o Bubble como validador vc, realmente, aplica? Será que algum aluno ou desenvolvedor Bubble usa a plataforma para MVP e depois refaz o projeto em código. Alguém já aplicou dessa forma?
Já apliquei em alguns clientes. Outros preferiram ficar em Bubble. Dos grandes aplicativos criados em Bubble, noto que geralmente eles partem pro código-fonte quando recebem a primeira rodada de capital de investidores. Foi o caso da Dividend Finance (mais de U$360m em investimentos), da Plato, da Qoins. Mas o Marlow, por exemplo, já recebeu U$13m em investimentos e ainda está em Bubble. Não tem regra. É uma decisão que cabe ao empresário.
Então cara, o bubble não serve para criar apps para dispositivos Android? Tipo, exportar em APK etc? Por que já vi vários vídeos seus em que você dá exemplos de recriar um "Uber" ou "Ifood" da vida...
Charles, Bubble cria aplicações web, 100% responsivas, que funcionam em qualquer navegador, dispositivo ou sistema operacional. Só precisa acessar pela URL no navegador. Você vai usar Bubble em 95% dos projetos. AppGyver cria apps nativos, que você publica na App Store (iOS) e Play Store (Android). Você vai usar AppGyver só quando precisar que seu app funcione offline.
Por favoooooor alguém me ajuda, eu criei meu app no kodular, porém toda vez que eu clico pra voltar no botão do celular, ao invés de voltar uma página atrás ele sai do aplicativo. Como resolver isso por favor :(
@@RenatoAsse @Renato Asse - Sem Codar Eu notei que no site, aparentemente ele conseguiu chegar ao resultado porém não divulgou foto do que tinha funcionado, e embaixo do comentário dele havia outro que também não havia conseguido resolver o mesmo problema. Segui todos os passos e consegui fazer o botão de voltar funcionar, porém agora tem só mais uma coisinha boba que deve ter que fazer que não estou sabendo, que quando volta tudo, aparece uma tela branca, e o certo ou seria parar de voltar e ficar na página inicial mesmo, ou então fechar o app já que não tem mais pág pra voltar. Puxa vida, tava tão perto, você entendeu o que tem que fazer no fórum? Por que nem eu nem o rapaz que precisava dessa última coisinha a se fazer entendeu
Vejo o bubble como uma ferramenta fantástica, mas não consegui me adaptar a ela, por isso uso mais o Glide, que sofre com as limitações de edição. Gosto dos seus vídeos por suas considerações empreendedoras, não se trata apenas de configurar um App, é uma aula de negócio. Parabéns!
Renato é um verdadeiro mestre, ledo engano eu devo ter sido um dos 100 primeiros a entrar... Não me arrependo de ter feito um dos melhores investimento de minha vida...
Cara, gostei de sua assertividade e clareza, vai direto ao ponto sem enrolação ou gracinhas, vou fazer e recomendar seu curso. Parabéns!
Eu fiz uma aplicação para gestão de entrega de equipamentos, com impressão de relatórios e notificação por e-mail, para uso no meu trabalho, isso em 15 dias que fiquei isolado em casa com COVID, gostei muito da plataforma, aprendi muito com seu canal, obrigado. Pena que meu chefe não achou relevante e deu preferência por continuar controlando no papel...kkkkkkkkkk
Foda hein!! Difícil mesmo isso, esquenta não vende essa solução para outra empresa e se vender divulgue ele vai ficar com dor de corno
kkk faz parte. Tem que olhar de forma bem aberta pro teu aplicativo e pensar: será que meu chefe que é dinossauro, ou será que o aplicativo talvez não resolva uma dor tão forte assim?
E a partir daí você decide o que fazer.
Mas essa é a beleza de No Code: você não investiu 100 mil reais pra criar o aplicativo, não ficou 1 ano desenvolvendo, gastou 15 dias, e descobriu uma nova forma de NÃO agradar seu chefe hehehe
Excelentes dicas.
Muito obrigado.
Parabéns pelo seu trabalho.
Renato, estou fazendo o curso Sem Codar. Parabéns o conteúdo é excelente, tem facilitado demais o meu aprendizado.
Estou gostando vamos analisar mais para comprar o curso!
Explanação assertiva e conclusiva, parabéns pela ação aos seus seguidores!
Maravilha de vídeo amigo, estou usando o Jotform mas é limitado pois não bloqueia datas. Estou pegando a experiência que tive com conditional logic e integrações do Jot form para migrar pro Bubble. Concordo plenamente que não é necessário instalar um app. Hj peço para clientes criarem atalhos que na verdade não carrega o celular e vc ja entra direto na aplicação web. Perfeito!!!
Junior, ontem ainda li uma notícia nova sobre isso: 8 em cada 10 pessoas se sentem frustradas quando você pede pra ela baixar um app para concluir uma transação ou testar um serviço, sendo que 50% deles acham EXTREMAMENTE FRUSTRANTE.
E o mais surpreendente: mais ainda o público jovem. 87% dos jovens de 18 a 24 anos já abandonaram uma transação pois precisaria baixar um app.
www.digitalinformationworld.com/2021/02/study-reveals-nearly-8-in-10-consumers.html
Renato gosto muito do seu conteúdo, e já estou quase finalizando meu aplicativo, mostra como fazer uma página ADM, dentro do app, para saber quantos usuários cadastrados, quantos estão online quantos produtos tem.
Excelentes explicações. Vieram em boa hora. Parabéns, Renato. Comprei seu curso há 3 meses e posso dizer que vale muito a pena.
Muito top! Parabéns! Irei me aprofundar e adaptar o sistema para minha empresa.
Olá Renato. Entendi as trocas de informações do Bubble através de API, porém, gostaria de um pouco mais de detalhe nas seguintes situações:
1) Sobre usar o Bubble para desenvolver um módulo especifico de um aplicativo, como Finanças, e gerar os dados deste módulo no banco que está em Postgres em outra plataforma (no caso a plataforma principal), desta maneira, usar o Bubble para ter produtividade no desenvolvimento de módulos específicos , mas centralizar os dados em um segundo Banco da aplicação já feita em outra linguagem (React)
Oi Florisvaldo, você vai criar chamadas API para buscar e empurrar dados para esse banco de dados externo.
Crie uma chamada GET onde você irá buscar os dados, uma chamada POST para adicionar novos dados, e por aí vai.
Bubble aceita todas as operações de chamadas API :)
Excelente vídeo Renato! Tirou várias dúvidas minhas! Valeu!!!
Não começou gritando 'FAALA GALEEERAAA' nem encheu o vídeo de memes merdas, já ganhou like e respeito.
Faaaaaaaaala Iremar! Obrigado! Não deixa de dar aquele Like, compartilhar com seus amigos, se inscrever no canal e ativar o sininho 😂
Cara te conheci agora pelo FB ads, conteúdo top demais!
Excelente muito bom os esclarecimentos. Perguntas e respostas muito boas e honestas
No 17:06, o Renato comenta sobre o Bubble lançar um plugin para criar uma versão nativa do meu aplicativo web. Como eu sou novo neste mundo e o vídeo tem 3 anos, gostaria de saber se foi lançado.
Parabéns o conteúdo é excelente, tem facilitado demais o meu aprendizado
Fala Renato aqui e o Renato kkkkkk, me animei demais sobre essa Possibilidade do plugin, esse seria uma mão na roda demais, eu tenho aplicações web, e necessito de alimentar BD offline, no formato que descreveu "no campo" área rural! Estou aguardando vídeos seus sobre esse assunto! Obrigado por compartilhar conhecimento, Deus te abençoe! Abraço...
Fantástica a explicação.
Top de mais, te acompanho aqui e já to desenvolvendo meu primeiro app web
Renato, você já falou de vários tipo de apps e modelos de negócios, mas sinto falta de você abordar cases como o Getninjas, Triider ou Marido de Aluguel. Você poderia fazer um vídeo falando desse tipo de app/negócio, o que dá pra fazer ou não fazer, etc. Se é algo com viabilidade. Acredito que seria interessante.
Matheus, são marketplaces, modelos de negócios com um potencial enorme. É o pilar de tudo que a gente vê dando certo por aí: você seleciona um nicho, e coloca os compradores na frente dos vendedores, ganha por intermediação financeira, assinatura, ou qualquer outro modelo de monetização. Acho que é um dos mais promissores modelos de SaaS.
Se você estiver na Comunidade Sem Codar, aqui a gente fica algumas horas destrinchando esse modelo: comunidade.semcodar.com.br/aula/metodo-semcodar-marketplace (Aula Como criar um Aplicativo Marketplace)
Boa madrugada.
Parabéns pelos seus vídeos
É possível enviar impressão de pedido para impressora a laser e tbm etiqueta para impressora zebra ?
Paulo, é sim.
Se você estiver na Comunidade Sem Codar, veja essa aula: comunidade.semcodar.com.br/aula/impressao-relatorios - Impressão e Relatórios (Layout fixo, variável, PDF)
Seu canal é muito bom!! Parabéns pelo trabalho!
Gracias Renato, que buen video, coincido totalmente contigo
As suas explicações são muito transparentes. Parabéns! Duas questões, sobre a infraestrutura em lockin do Bubble: no painel de configurações do Bubble é possível configurar uma elasticidade dos recursos de forma automática? Pensando num aplicativo com picos de acesso não tão previsíveis e que não possibilitem ser provisionados com antecedência. Agora uma reflexão: eu acredito que ferramentas Nocode como o Bubble daria o pulo do gato caso tivesse algum plano de licença que possibilitasse ao desenvolvedor gerar o código fonte da aplicação, ficando assim a critério dele o uso ou não da infraestrutura já pré-estabelecida deles; vc acha que futuramente isso possa vir a ocorrer?
Andre, de forma automática não. O controle de recursos do servidor ainda é manual, precisa ficar atento mesmo, e se for o caso você vai lá e dá um "Boost" temporário, que já multiplica a sua capacidade de servidor sem precisar migrar de plano.
Sobre código-fonte, talvez sim, mas talvez não. O diferencial do Bubble, na minha opinião, não é gerar código, mas sim entregar toda a infraestrutura de forma completa. Você cria um novo aplicativo e em 5 segundos já tem um ambiente completo de frontend, backend, banco de dados, armazenamento, logs de uso, certificado ssl, tudo pronto pra usar. E essa infraestrutura só funciona dentro do Bubble, entende?
Prefiro 1.000x que o Bubble foque recursos em melhorar a plataforma do que pensar em como modular o código-fonte para que ele possa ser extraído depois.
Parabéns pelos vídeos, todos eles já acrescentaram muito ao nosso conhecimento. Já trabalhamos com software, mas não desenvolvemos para Web, Android e iOS, somente aplicações desktop. Já possuímos uma aplicação de terceiros para fazer os pedidos de venda dos representantes de nossos clientes que atuam no agronegócio. Gostaríamos de ter essa aplicação sob nosso controle, porque estamos com dificuldade para alterá-la da maneira que atenda melhor nossos clientes. Com o Bubble, atualmente, conseguiria salvar os dados no dispositivo, para posterior transmissão? E outra dúvida sobre o Bubble, é se uma próxima idéia para atender nossa já existente carteira, teríamos que fazer outra conta (com outro e-mail), ou somente pagaríamos dois planos dentro da mesma conta? Prestes a fazer parte da comunidade, estamos enxergando muitas possibilidades.
Fábio, Bubble não possui armazenamento offline. Bubble funciona sempre na web, portanto precisa de internet.
Para esses casos em que você precisa armazenar dados no dispositivo, sugiro usar AppGyver, que ensinamos no curso, é uma plataforma para criação de apps nativos com armazenamento offline, e depois você integra com Bubble quando estiver online.´
E sobre os planos: Para cada aplicativo é um plano, como a maioria das plataformas.
Mas, veja que o Bubble te permite fazer um aplicativo multi-empresas, multi-usuários, multi-clientes.
Pega - como exemplo - aquele aplicativo Delivery que falei no vídeo do TH-cam: você cobrará R$199/mês de cada restaurante.
Se você tiver 1.000 clientes, o 1° já paga o custo do Bubble (~R$150/mês) e sobra.
Os outros 999 clientes entram como lucro.
@@RenatoAsse Obrigado pela resposta! Sobre os planos, sim sim, não pensamos que é caro não, é mais uma dúvida mesmo como ficaria a minha conta, quando tivermos sistemas de temas diferentes. Nossa prioridade é atender o que já atendemos hoje e que nos gera um custo muito maior que o custo do Bubble. E a maior vantagem será poder criar outros serviços.
Boa noite Renato! Sabe dizer se esse plugin 17:04 já foi lançado?
Não foi. Todo mundo acabou usando o PWA Builder que resolvia o mesmo problema de forma bem simples: th-cam.com/video/DqRRmstjc-M/w-d-xo.html
Boa tarde, amei seu canal, conheci hoje, parabéns. O bubble hoje já está com opção de app nativo?
Edinalva, estamos usando um método extremamente simples (e gratuito) pra publicar apps nativos criados em Bubble. Mostro aqui: th-cam.com/video/DqRRmstjc-M/w-d-xo.html
Mds irmão, você é um gênio!
Já apanhei muito 😅
Muito bom Xará.
Se eu criar um app por ex um delivery, e cada cliente q eu vender quiser usar com seu domínio ou meu subdomínio, nesse caso eu tenho q criar uma conta no bubble pra cada cliente meu mesmo o app sendo o mesmo pra todos? Renato seu vídeos são ótimos. Gratidão
Stella, você pode criar regras de redirecionamento DNS para apontar o domínio www*seucliente*com*br para o *seuapp*com*br/seucliente, é a forma mais escalável de fazer isso :)
@@RenatoAsse obrigada Renato! Quando puder fala sobre como fazer isso na prática pf. Dúvidas.. fazendo o redirecionamento do domínio do cliente para meu subdomínio do app.. o cliente vai conseguir usar seu email ftp etc no domínio dele.. uma vez q tá redirecionando. O visitante do site dele vai ver q foi redirecionado ou isso fica transparente.. tipo fica a url do cliente mas com meu app. Seus ensinamentos são tão ' cirúrgicos'. Gratidão
Renato, entendi seu ponto referente a desenvolver projeto a projeto, mas imagine que um desenvolvedor, tem mais um de um projeto simultaneamente, do tipo que uma empresa o contrataria para desenvolver alguma aplicação. Você enxerga algum problema esse projeto/conta do bubble, ser aberto no nome do cliente ?
Não vejo problema algum. Só não esquece de fazer o contrato :)
Parabéns pelo conteúdo, poderia dizer algo sobre a performance das aplicações construídas no Bubble? Verifiquei algumas, inclusive a própria home do Bubble com ferramentas de análise de performance e todas mostram performance mediana para ruim, load time com mais de 3.8s. Obrigado
Ronaldo, você não pode analisar aplicações web com ferramentas que aferem velocidade de sites. São coisas diferentes.
Faz um teste: corre um Pagespeed Insights aí no Airbnb, no Booking.com, e em outras aplicações web com muitos dados.
Vai ter a mesma nota que aplicativos criados em Bubble. É a mesma média, ou pior.
A home da Aqqua (criada em Bubble) pesa 6mb, e a do Airbnb pesa 15mb.
Mas respondendo sua dúvida: o engine do Bubble pesa somente 2.9mb no carregamento. É leve. A partir daí, depende 100% do desenvolvedor saber ou não o que está fazendo.
Temos um módulo no curso só ensinando sobre performance.
Boa tarde Renato, muito obrigado pelos seus tutoriais. Queria se possível, explicar como faço para limitar a visualização de todo conteúdo, para que o usuário só consiga ver as informações que ele criou. Desde já, muito obrigado.
Ralph, explico nesse vídeo: th-cam.com/video/SIM28k3aQMo/w-d-xo.html
@@RenatoAsse muitíssimo obrigado 🙏
Excelente vídeo!! Parabéns!! Dúvida: imagino que você já tenha feito o cálculo de custo/benefício de um plano pago do bubble. P ex, esses 29 dólares do plano inicial, é caro ou barato comparando-se a se fosse fazer na raça? Inclusive quanto à prazo e segurança, evolução…
Guilherme, a diferença é incalculável.
Com No-Code você cria em 30 ou 60 dias o que uma software house demoraria meio ano pra criar e te cobraria 50 mil reais.
Você tem uma equipe enorme de pessoas dentro do Bubble pensando em tudo ligado à segurança e melhorias exatamente para que você foque no que realmente importa: solucionar a dor do seu cliente.
Incalculável.
Hola Renato minha duvida é qual são os margen o tamanho base pra començar o disenho
Kim, não tem resposta certa pra isso, depende do teu objetivo. Eu, pessoalmente, gosto de começar com 640px, pois fica fácil de encolher pra 320px (50%), e deixo esticar até o infinito para desktop.
muito obrigado. isso ja uma referencia pra començar
Caramba, canal viciante. Conheci esse canal faz 2 dias. Deixa eu perguntar... No code parece ser o futuro, é isso?
Não é o futuro não, já é o presente :)
ola tem videos explicando essa segurança que devemos criar para que ninguem acesse os dados de outro , para uma aplicação multiempresa ? o que me indica ? podendo usar o exemplo do conta azul , obrigado, este link de nossa aplicação que existe criada pelo bubbdle , tem como ser melhor para quando click acessar parecer que esta em um dominio proprio ?
Walney, sim, esse vídeo esclarece bem isso: th-cam.com/video/yPdNZBqnig0/w-d-xo.html
@Renato Asse - Sem Codar então app criado por Bubble não da pra hospedar no playsore google ou iphone store?
Consegue sim. Assiste esse vídeo que aqui mostro: th-cam.com/video/DqRRmstjc-M/w-d-xo.html
E pra quem tem uma agência de Desenvolvimento? Compensa?
Cristiano, há muitas agências de desenvolvimento no-code surgindo no Brasil, seguindo a linha do que já aconteceu há uns anos em outros países. São agências 100% dedicadas a criar soluções de forma rápida e com custo reduzido.
Temos alunos com agências que têm como clientes o Santander, Nivea e Tokio Marine.
O que estou enxergando é que sim, vale a pena.
Renato, consigo conectar o bubble no meu banco firebird 3.0 que já esta na nuvem em ambiente linux... ?
Se seu banco de dados Firebird expor APIs no modelo Rest, consegue integrar sim :)
Obrigado pelo vídeo e pelas informações, principalmente em: 17:03 , que é uma ótima informação. Tem alguma previsão mais exata de sair isso, para poder transformar em App nativo? X semanas.
Marcos, acredito que nas próximas semanas, sem previsão certeira ainda.
@@RenatoAsse ok obrigado. Aguardar então, vai ser muito útil
E saiu já sera
Eu me preocupo somente com o banco de dados. Eu consigo fazer download do BD e levar comogo para outro servidor? Ou fica amarrado no Bubble também alem do codigo?
Sim, consegue exportar e importar dados do banco livremente, por CSV, API, como quiser.
Bom dia Renato,
Por gentileza,tenho algumas dúvidas sobre o Bubble:
1. É possível criar um sistema de controle de estoque multiusuário no Bubble com lançamentos simultâneos?
Exemplo:
usuário A lança acréscimo no estoque de 5 itens
usuário B deseja lançar acréscimo no estoque de 3 itens, mas enquanto o usuário A não terminar seu lançamento o usuário B não consegue digitar.
2. Essa mesma lógica pode ser aplicada para um sistema de gestão financeira multiusuário ?
Grato.
André, nesse vídeo falo bastante sobre aplicativos multiempresas: th-cam.com/video/yPdNZBqnig0/w-d-xo.html
Agora, sobre bloquear a edição de um enquanto outro não terminar, pode fazer isso via banco de dados. Quando o 1° usuário acessar, você altera um campo no banco de dados da empresa para mostrar que está em edição, e então não deixa ninguém mais editar.
Mas não acho que seja necessário, pois o Bubble vai alterar em tempo real a edição do 1° também. Vamos dizer, se o usuário 1 adicionar 5 itens as 09h27m05s, e o usuário 2 adicionar 3 itens também as 09h27m05s, serão somados 8 itens ao todo :)
@@RenatoAsse Obrigado Renato pelas orientações ! Vou assistir ao vídeo. Grato.
Consigo criar um banco com controle de perfis? Tipo, ao cadastrar um usuário ele ter um determinado perfil e só irá ver determinadas telas de acordo com o perfil?
Sim, claro. Ensino aqui: th-cam.com/video/SIM28k3aQMo/w-d-xo.html
Consigo transferir/migrar um aplicativo de uma conta Bubble para outra conta Bubble?
Sim, vá em Settings - Transfer :)
Renato boa noite,cara será que você não consiguiria criar uma vídeo-aula mostrando de como se cria um app multi-restaurante no AppGyver,já que infelizmente por ser uma plataforma relativamente nova quase não possui vídeos na Internet ensinando a criar um app estilo "Delivery",muito obrigado pela atenção pois sou um grande fãn do seus trabalhos e te sigo ja faz um tempo.Muitissimo obrigado!!!
Não falo muito de apps nativos, pois minha visão de criação de aplicativos é mais voltado à negócios, e aplicações web são muito melhores do que apps nativos para isso.
Se você pedir que eu baixe um aplicativo para poder fazer um pedido de um restaurante, por exemplo, eu definitivamente não vou baixar, e você vai perder um cliente.
E aplicativos delivery, por definição, não precisam funcionar offline.
Não há qualquer motivo para abrir mão da liberdade que a aplicação web te dá para ir para um app nativo. E nesse canal só falo do que acredito.
Fala Renato, normalmente um programador precisa de uma empresa pra trabalhar ok, se procurarmos por vagas de programador se fala bastante em Java entre outros, phyton está em alta, no meu caso quero inicar nessa área de Tecnologia, totalmente do zero, mas quero acertar o que estudar, java falam que é o maior mercado, mas muito vasto para iniciar e trabalhar em seguida, phyton diz que esta em alta, mas o campo ou mercado de trabalho parece ser pequeno, e o Buble, em que situação está, ja entendi que é mais rapido para aprender, mas depois eu consigo uma oportunidade no mercadio de trabalho, ou devo pensar em ser uma agencia de Sistemas, digamos assim...
Paulinho, independente de qual for a sua escolha, há muito mais vagas do que desenvolvedores em todas as áreas.
Faltam desenvolvedores Javascript no mercado, Mobile, Python, cientistas de dados, Outsystems, Softwell Maker, Bubble, falta tudo.
Tem alunos nossos fazendo 15k/mês como Desenvolvedor Bubble.
O que falta hoje não é vaga, nem oportunidade. O que falta é gente com um bom nível de conhecimento em alguma dessas tecnologias, que entreguem o que prometeram, no prazo que prometeram. Pessoas que saibam se comunicar, saibam ouvir demandas, entregar o que o cliente (ou o chefe) pediu.
@@RenatoAsse Obrigado Renato... estou mais perto de me decidir kkk como irei comecar do Zero, quero aceertar o tiro certeiro e começar bem, ainda estou em duvidas em Phyton e Bubble.
Qual seria a configuração mínima só computador que eu deveria ter para poder operar como Bublé.io?
Qualquer um. Fiquei por naos usando num i3 com 4gb de ram, rodava tranquilo. Bubble é na web, então não precisa de computador forte :)
Como sempre, excelente conteúdo.
Há algum rumor sobre a data de implementação de PWA na plataforma Bubble de modo a ser possível trabalhar offline sem a instalação de Apps Nativas ?
Carlos, final do mês agora pra sair o plugin, estamos no aguardo. Sabe como é criar coisas com código, né? Demoooora
Olá, Renato.
Parabéns pelo seu trabalho.!!!
Você é fera.!!!
Tempos atrás, tentei garimpar essas informações na internet e não encontrei.
Suas explicações são claríssimas.
Tenho uma dúvida sobre aplicativos escaláveis.
Ao ter uma aplicativo em uma conta paga no Bubble, haverá um banco de dados para cada cliente, ou o banco de dados é compartilhado com limitações de acesso.?
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
SaaS funcionam assim: um só banco de dados, e você estrutura para que cada usuário só veja o que lhe é permitido.
Aqui dou exemplos disso: th-cam.com/video/SIM28k3aQMo/w-d-xo.html
Bom dia, consigo exportar dados para o excel
Sim, consegue exportar todos os seus dados em CSV :)
Ola Renato! Tô assistindo agora o vídeo. Já saiu o recurso de deixar o bubble nativo?
Bruno, só versão Alpha pra testes, ainda não saiu a versão final pública. Quase lá :)
Renato, bom dia! Vídeo muito bom e muito esclarecedor. Fiquei apenas com uma dúvida. Eu consigo enviar notificações com Bubble?
Alexandre, consegue sim.
Se estiver na Comunidade Sem Codar, ensino aqui: comunidade.semcodar.com.br/aula/plugin-onesignal-notificacoes - Notificações Push Web com OneSignal
Boa tarde Renato! gostaria de saber como se faz depois que criamos o app no bubble e ganhamos dinheiro com ele?
Sheila, aqui falo tudo sobre como monetizar aplicativos: th-cam.com/video/0LDaQ1naLyk/w-d-xo.html
Posso usar uma conta pessoal com um aplicativo de vendas estilo mercado livre no início e a medida que for crescendo,mudar de plano pra sair mais barato pra mim?
Não estou conseguindo encontrar,como entrar no teu curso.
Marise, aqui estão todas as informações do curso: link.semcodar.com.br/cy
Sobre tua dúvida, sim, consegue criar tudo no gratuito, depois migrar pro plano pago, e depois fazer upgrade e downgrade em um só clique :)
@@RenatoAsse Bom dia!Minha dúvida maior,é porque lá tem falando plano pessoal que é mais barato e eu queria fazer esse,más o meu aplicativo vai ser profissional,só que no início tudo começa pequeno,na medida que for crescendo eu mudaria pro plano profissional pra ter melhores condições de trabalho,isso pode ou eles vão me exigir que faça o profissional,quando ver que é comércio?
Nossa véi,uma honra falar com vc!😁
@@marisefernandes2661 ignora o nome do plano do Bubble. O importante é entender o seguinte: quando seu aplicativo tiver poucos usuários, o mais barato já dá conta. Depois, à medida que você estiver com mil, 5 mil, 10 mil usuários, talvez seja necessário migrar pros planos mais caros.
Renato, estou desenvolvendo um site para uma empresa de serviço de em plano de saúde e proteção veicular. Não consegui entender como aproveitar este app para várias empresas dentro de 1 plano pago. Até o momento ao consigo viver lá site servindo para um cliente. .
Quando você acessa o Gmail, precisa entrar em paulagois.gmail.com, ou basta entrar em gmail.com e inserir seu login e senha?
É exatamente a mesma coisa. Você cria o aplicativo de forma que usuário só veja os seus dados.
Aqui dou exemplos práticos:
th-cam.com/video/SIM28k3aQMo/w-d-xo.html
Ola renato, nao tenho noçao nem uma de programaçao estou entrando neste mundo agora, gostaria de adquirir seu curso, minha ideia inicial é um app apenas para chamar entregadores para coleta e entrega de produtos em farmacias ao cliente final, qual o grau de dificuldade para criar ?
William, mostro nesse vídeo quanto tempo em média você deve levar: th-cam.com/video/u0EuQyGhcYQ/w-d-xo.html
Renato, para um App Bubble rodar com notificações push, não é necessário q ele seja transformado em Nativo com o webview?
Paulo, não, existem Web Push Notifications: comunidade.semcodar.com.br/aula/plugin-onesignal-notificacoes (Aula Notificações Push Web com OneSignal)
@@RenatoAsse mas me falaram q não funciona para iOS. Vou pesquisar melhor então. Obrigado pela atenção e pelos seus vídeos sensacionais!
@@pauloconde9543 a informação está correta: Web Push realmente não funciona pra iOS. Pra iOS só push nativo mesmo. Aí a melhor alternativa é aguardar o plugin Native Conjurer do Bubble.
Tô no aguardo do plugin para nativo bubble s dá pra ter webview e o nativo com o mesmo plano e domínio ?
Caaaaaaaaaalma, logo sai :)
Oi Renato, tudo bem? Saiu A FUNCIONALIDADE (PLUGIN) do aplicativo nativo do bubble que voc"e disse que sairia no video?
Marcelo, no final das contas não foi necessário, surgiu o PWA Builder, uma ferramenta muito mais simples e capaz de transformar teu web app em app nativo de forma bem simples:
th-cam.com/video/Td1lyNYVJ28/w-d-xo.html
@@RenatoAsse Muito obrigado e um super abraço!!!
Mas é possível criar uma aplicação bubble onde pessoas possam fazer chamada de vídeo simultânea 10 ou 20 pessoas interagirem por audio e vídeo? uma sala de reuniao de vídeo? algo assim?
Até mais. Mostrei aqui: th-cam.com/video/3Pep25ndQvM/w-d-xo.html
Renato,consigo criar um aplicativo de banco virtual? tipo pay pal pelo bubble
Sim, usando a estrutura de gateways de pagamento por trás. No curso temos um módulo ensinando a usar a estrutura da Juno Pagamentos para que você possa criar praticamente seu próprio banco: pode abrir contas, realizar pagamentos, transferências...
@@RenatoAsse a sim entendi, muito obrigado...
olá Renato, Esse plugin pra app nativo bubble já saiu?
Renato que plugin é esse?
Native Conjurer, logo sai :)
Excelente como sempre Renato! Esse recurso de aplicativo nativo do Bubble, já saiu?
Neto, o plugin já está no ar, mas ainda não gravamos as aulas.
Algumas aplicações tem versões web e mobile, com o Bubble eu consigo fazer o mesmo ?
Obrigado
Maykel, Bubble cria aplicações web 100% responsivas, que funcionam em qualquer dispositivo, desktop, tablet ou celular.
Se você quiser fazer apps nativos, aí dá uma olhada na parte desse vídeo em que dou 3 sugestões.
529 dólares por 50GB, é tenso.
Para aplicações pequenas até funciona, agora para projetos grandes não rola.
Estou para dizer que fazer na mão ou pagar um programador sai mais barato.
32K em um ano não é uma solução vivível.
Mesmo que necessite de futuras atualizações ainda sim o custo seria menor.
Em fim, cada um sabe do que precisa, agora em questão de praticidade realmente a ferramenta é espetacular.
Com certeza, o custo do armazenamento no Bubble é totalmente fora da realidade.
Tanto é que eles estão pra aplicar um novo modelo de precificação que vai reduzir em 90% o custo de armazenamento.
Mas enquanto isso não acontece, minha sugestão é usar um armazenamento externo, como o Box, Firebase, qualquer um. Se estiver na Comunidade Sem Codar, tem plugins gratuitos e aulas lá :)
@@RenatoAsse Entendi, era só para testar mesmo, talvez usar como fonte de alternativa para criar algo especifico.
Mais sem o código fonte não rola.
Cliente fica perturbando querendo acesso aos arquivos.
Eu pagando 30$ todo mês, vou poder fazer quantos aplicativos quiser ou mesmo eu pagando todo mês só vou poder fazer um? Digo no sentido de lançar o app, vender etc
Bubble tem um plano gratuito muito generoso. Eu crio todos meus aplicativos no plano gratuito, e só migro pro pago quando vou lançar no mercado (exatamente pra poder tirar a marca d'água e migrar pro meu domínio).
Os planos pagos partem de U$29/mês.
Para cada aplicativo é um plano, como a maioria das plataformas.
Mas, veja que o Bubble te permite fazer um aplicativo multi-empresas, multi-usuários, multi-clientes.
Pega - como exemplo - aquele aplicativo Delivery que falei no vídeo do TH-cam: você cobrará R$199/mês de cada restaurante.
Se você tiver 1.000 clientes, o 1° já paga o custo do Bubble (~R$150/mês) e sobra.
Os outros 999 clientes entram como lucro.
E vale lembrar que nesse preço já inclui a hospedagem na Amazon AWS, Banco de dados Amazon RDS, acesso a todos os recursos da plataforma de criação de aplicativos, integrações ilimitadas de APIs, sem limite de banco de dados...
Bom dia! É possível fazer uma aplicação de atendimento de API do whatsapp, fazendo com que um único número seja atendido por vários atendentes distintos?
Jean, é possível sim. Mostrei o exemplo de um aplicativo de aluno nosso que faz isso aqui: th-cam.com/video/FTJ4E72h_Ao/w-d-xo.html
comesse programa eu consingo fazer app para baixar no ios android ou so um site
Como mostro aqui: th-cam.com/video/Td1lyNYVJ28/w-d-xo.html
Concordo Asse com você. Adoro seu vídeos, mas quando você comenta que posso escalar meus serviços como SAAS , tudo bem replicou um portal só, aí fica em conta. E seu eu tiver um perfil que preciso instalar um app para cada cliente que são customizados com suas características, e até mesmo apps diversos, etc, aí acho o Bubble caro para a realidade no Brasil. O Adalo não atenderia melhor, no quesito preço, para essa modalidade que citei, por exemplo? Vi que o valor é para Apps ilimitados.
Marcos, se teu projeto depender de subir um aplicativo na Play Store pra cada cliente, ele menos escalável, independente da plataforma que você está utilizando.
Agora, por qual motivo você diz isso? Seus clientes realmente estão te pedindo isso? Analisa isso com carinho, pois às vezes temos as nossas convicções e acabamos confundindo com o que o cliente realmente quer.
Mas enfim, o que a gente vê por aí nos SaaS é o seguinte: um preço X pra ter a aplicação web, e um preço mais caro que X pra ter o seu app nativo personalizado. É simples: se perdeu escala, aumenta o preço.
@@RenatoAsse Eu entendi a proposta Renato. O que quero dizer é se cada mês eu tiver uma demanda de um software específico, por exemplo, para um cliente, ou seja um software que não seja SAAS...
@@webtecnica pode ser. Se você quiser ter múltiplos aplicativos, e os recursos do Adalo te atenderem, pode ser uma boa.
Bom dia Renato, como faço para me ingressar no curso sem codar sobre Bubble. Tou aqui em Londres. Ou é só para o pessoal do Brasil?
Temos membros do mundo todo lá: Inglaterra, Japão, EUA, Suíça, Portugal, Espanha, Angola. Será muito bem vindo.
Só acessar link.semcodar.com.br/cd , clicar em Assinar e preencher seus dados, não tem segredo!
@@RenatoAsse ok, mas tou tentar pagar em prestações, tipo mensalmente mas não tou a consrguir. Só dá para pagar duma só vez, que é anual.
Boa tarde Renato, to convencido em compra o curso, porem tenho uma duvida que esta atrapalhando a compra, se começar o curso com conta free do bubble, para fins de estudo, tenho acesso a todas as ferramentas? ou tenho que comprar ?
Alexandre, 90% das aulas são sempre no plano gratuito.
Então não precisa assinar o Bubble para aprender, só quando estiver pra lançar teu aplicativo :)
PS: Alunos da Comunidade Sem Codar recebem um crédito de U$100 (~R$550) para utilizarem no Bubble, quando decidirem ir pro plano pago.
Estudando, comecei a fazer um marketplace usando Wordpress onde seria necessário o split de pagamento. Quando conheci o Bubble (via Renato Asse) realmente me impressionei, mas até hoje ainda não sei se seria possível, se já existe um plugin de split de pagamento, como o da MOIP(Wirecard) ou PAGAR.ME no Wordpress para Bubble.
Azevedo, você consegue integrar qualquer gateway de pagamentos no Bubble. No plugin da Juno Pagamentos, por exemplo, já criei com o split de pagamentos. O plugin do Stripe também já tem split de pagamentos.
@@RenatoAsse OBRIGADO!!!
Renato, o marketplace de profissionais da comunidade já está pronto? Estou precisando de ajuda em um app aqui e não consigo encontrar quem entenda do assunto
Já: pro.semcodar.com.br
Olá Renato. Virei fã do teu conteúdo, simplesmente fantástico e principalmente esclarecedor!
Uma dúvida antes de me tornar aluno... Achas que é possível criar uma rede social/ motor de busca no Bubble (tenho uma ideia genial) que cresça ao ponto de ter um excelente retorno? Não será limitada a base de dados fornecida pelo servidor??? Desculpa a minha ignorância. Abraço !
João, sim, aqui mostro como criar uma rede social: th-cam.com/video/83GKQLa24X0/w-d-xo.html
Quanto à capacidade, tem aplicações Bubble com 500k usuários, dezenas de milhões de itens no banco de dados. Esse não é um problema :)
Olá Renato. Parabéns pelo conteúdo. Tenho uma dúvida, o Bubble já disponibilizou o plug in para app nativo?
Oi Luan, o plugin saiu sim, chama Native Conjurer. É do Vinicius Brito, membro da Comunidade Sem Codar. Eles estão trabalhando em um processo pra facilitar a exportação, sem precisar do Android Studio.
Mas o bacana é que nem precisa mais. Achamos um método bem mais simples de publicar nas lojas: th-cam.com/video/Td1lyNYVJ28/w-d-xo.html
Então a sua sugestão seria construir o APP fora do Bubble depois de validado? teria necessidade ou seria apenas uma sugestão para quem quer ter controle de tudo?
Marcos, apenas uma sugestão, cada empresário saberá melhor quais são as melhores decisões para sua empresa.
Olá. Estava assistindo vídeo que era um anúncio, onde tu explicava tua jornada como começou na plataforma, sobre o marketplace de aluguéis de barcos, etc... atendi uma ligação e perdi o video :( pf me manda o link, gostaria muito de terminar de ver. Obrigado
Opa, só entrar no nosso site semcodar.com.br e clicar em Aula Gratuita.
Ou acesse esse link: link.semcodar.com.br/my
Fala, Renato. Teria como desenvolver algo no Bubble para testar/validar e depois replicá-lo no AppGyver como um aplicativo nativo?
Luis, sim, é só recriar o aplicativo no Appgyver. Agora, fica a pergunta: se você já criou e validou em Bubble, é pq não precisa de funcionamento offline. Então por qual motivo ir para nativo?
@@RenatoAsse Na realidade o objetivo seria mesmo um APP nativo e instalável, só que fazendo antes no Bubble - gratuito - para saber (testar) e ter a certeza de que funciona perfeitamente, depois replicava no AppGyver para IOS e/ou ANDROID e publicaria/venderia sem ter maiores custos. Caso fosse um APP tipo delivery - e offline -, com a possibilidade de vários usuários - como você sempre fala -, com certeza o Bublle seria o melhor caminho mesmo.
É O BRABO
Ótimo vídeo, esclareceu muitas dúvidas! O aplicativo que estou criando precisa reproduzir vídeos offline que vou puxar do vimeo (já que o vimeo permite a reproduçao de videos offline). Das opções que você mostrou no vídeo a melhor me parece aguardar a atualização do bubble, então já fui pesquisar mais sobre essa informação e não encontrei nada. No local onde você viu essa notícia tinha alguma previsão de data? Obrigada, seu canal é perfeito.
Ana, está pra sair esse mês, acredito. O nome do plugin será Native Conjurer :)
@@RenatoAsse muito obrigada 🥰
Opa, Renato. Gostaria de saber se posso vender comercialmente um app com uma conta gratuita do Bubble.
Luiz, poder até pode, mas não acha que passa credibilidade, pois iria com a marca d'água, e sem domínio próprio.
Imagine você apresentando isso à um cliente, e pedindo pra ele te pagar uma mensalidade. Ele vai pensar: "Cara, se nem o Luiz, criador do aplicativo, confia o bastante nesse negócio pra gastar 29 dólares pra colocar no plano pago, como é que EU vou investir nisso?"
@@RenatoAsse pergunta de quem realmente está iniciando rss. No caso para cada cliente que eu tiver eu preciso abrir uma conta para ele e "instalar" esse app na conta dele? seria isso? e como eu faço para fazer essa cópia depois q eu fiz o app principal
@@gabrielscs assiste esse vídeo, aqui falo sobre as diversas formas de vender aplicativos pra empresas: th-cam.com/video/GrrWl7_jjXQ/w-d-xo.html
Olá! Estou iniciando nessa plataforma e não estou conseguindo criar o banco de dados. Início um novo app e ao clicar na ferramenta de banco de dados as opções aparecem mas são recolhidas em segundos. Alguém pode me ajudar?
Edmar, volte o zoom do navegador para 100% :)
@@RenatoAsse Descobri o problema. Eu mandei traduzir a página para o português e aí as opções para criar novas tabelas e campos somem e ficam aparecendo somente os rótulos. Agradeço a atenção.
Estou gostando muito das suas aulas. Logo que tiver saldo no cartão vou comprar o curso.
Professor, como evitar que o usuário cadastre dados duplicados, por exemplo: CPF ou numero de Série de um produto?
De várias formas, você pode impedir que o botão de salvar fique visível, ou pode verificar o banco de dados antes de prosseguir com a ação.
Ensino aqui: comunidade.semcodar.com.br/aula/multiplos-gatilhos - Fazer Busca no Banco de Dados antes de executar uma ação (Múltiplos Gatilhos)
estou criando um sistema de bingo no bubble, vou digitando os numeros que foi sorteados como faço para verificar se a cartela tem aquele numero sorteado em todo o bando de dados automaticamente e saber quem conseguiu acertar todas as bolas, obs: a cartela tem 24 numeros, desde de já muito obrigado.
Faça uma busca no banco de dados, com o filtro desse número.
Se estiver na Comunidade Sem Codar, Emanuel, veja essa aula: comunidade.semcodar.com.br/aula/do-search-for - Fazer uma busca por... (Do a search for...)
@@RenatoAsse obrigado, fiz isso mas ele só funciona se o grupo repetidor estiver em Full, tem que baixar todo o banco, se tiver 1000 linhas pode demorar um pouco, tem como fazer sem o grupo repetidor está em Full,
Outra dúvida,
Tem como no navegador memorizar os dados abertos do grupo repetidor pra não precisar carregar toda vez que atualizar a página.
Desde de já muito obrigado.
@@emanuelferreira8910 tem alguns problemas aí. Você não pode exibir uma quantidade tão grande de dados de uma só vez, traz um problema de performance. E, de qualquer forma era pra você filtrar a busca antes.
Se você estiver na Comunidade Sem Codar, faz um post lá no grupo (grupo.semcodar.com.br) com o link do seu editor que a gente dá uma olhada por dentro pra ajudar :)
Não dá pra colocar na Apple Store ????
Consegue sim, seja via webview, ou com o Native Conjurer, plugin que nativiza o aplicativo.
Consigo publicar o APP na playstore?????
Consegue sim, ensino como aqui nesse vídeo: th-cam.com/video/Td1lyNYVJ28/w-d-xo.html
oi renato sou eu dnv, sabe como faço para remover o am/pm e colocar tudo no formato 24horas textos/datas
Dj, use o ":formatted as" após a data.
Show de bola
E se o bubble um dia do nada sumir (acabar)?
Cair o servidor dele, como fazer?
Falo exatamente sobre isso nesse vídeo: th-cam.com/video/2xfcd60Btno/w-d-xo.html
TOP SEUS VIDEOS!
Cara sou dev na stack .NET, tenho uma STARTUP minnha a ser lançada e nela irá existir uma plataforma que estou em dúvida se desenvolvo pelo BUBBLE ou se vou direto para .NET core +ANGULAR.
Qual a sua opinião sobre esse meu cenário?
Me fala ai sua opinião....
Wilson, A vantagem do No Code é agilidade na criação e na implantação de melhorias, para validar o seu MVP, a primeira versão do seu aplicativo.
Dúvida: o negócio já está validado? Já tem clientes? Já tem receita? Se sim, vai pro código.
Agora, se você ainda precisa validar, vai ganhar uma agilidade enorme fazendo isso com No Code.
@@RenatoAsse
Valeu pela resposta cara, de verdade!
Mandei seu vídeo para o meu sócio, e chegamos a conclusão que faremos nosso MVP pelo BUBBLE.
Uma ultima dúvida, no BUBBLE o upload de arquivos pelo usuário é possível? Não achei conteúdo na internet sobre esse tema.
@@wilson.fornielis , consegue sim, só inserir um elemento File Uploader na tela, que o usuário consegue subir arquivos. E com o Picture Uploader, ele sobe imagens :)
@@RenatoAsse
Muito obrigado....
Já saiu o plugin da versão nativa do Bubble?
GIlvan, melhor ainda, nem precisou mais dele: th-cam.com/video/Td1lyNYVJ28/w-d-xo.html
@@RenatoAsse opa, maravilha. vlw.
Muito bom! Mas, na prática o argumento de usar o Bubble como validador vc, realmente, aplica? Será que algum aluno ou desenvolvedor Bubble usa a plataforma para MVP e depois refaz o projeto em código. Alguém já aplicou dessa forma?
Já apliquei em alguns clientes. Outros preferiram ficar em Bubble.
Dos grandes aplicativos criados em Bubble, noto que geralmente eles partem pro código-fonte quando recebem a primeira rodada de capital de investidores. Foi o caso da Dividend Finance (mais de U$360m em investimentos), da Plato, da Qoins.
Mas o Marlow, por exemplo, já recebeu U$13m em investimentos e ainda está em Bubble.
Não tem regra. É uma decisão que cabe ao empresário.
@@RenatoAsse Entendi! Bons exemplos
Então cara, o bubble não serve para criar apps para dispositivos Android? Tipo, exportar em APK etc? Por que já vi vários vídeos seus em que você dá exemplos de recriar um "Uber" ou "Ifood" da vida...
Charles, Bubble cria aplicações web, 100% responsivas, que funcionam em qualquer navegador, dispositivo ou sistema operacional. Só precisa acessar pela URL no navegador. Você vai usar Bubble em 95% dos projetos.
AppGyver cria apps nativos, que você publica na App Store (iOS) e Play Store (Android). Você vai usar AppGyver só quando precisar que seu app funcione offline.
@@RenatoAsse Entendi, obrigado
mostre uma aplicação realmente feita no bubble ativa no mercado ?
Aqui mostro vários: link.semcodar.com.br/my
Por favoooooor alguém me ajuda, eu criei meu app no kodular, porém toda vez que eu clico pra voltar no botão do celular, ao invés de voltar uma página atrás ele sai do aplicativo. Como resolver isso por favor :(
Aqui tem a solução: community.kodular.io/t/mobile-back-button-close-window-function/39671/19
@@RenatoAsse @Renato Asse - Sem Codar Eu notei que no site, aparentemente ele conseguiu chegar ao resultado porém não divulgou foto do que tinha funcionado, e embaixo do comentário dele havia outro que também não havia conseguido resolver o mesmo problema.
Segui todos os passos e consegui fazer o botão de voltar funcionar, porém agora tem só mais uma coisinha boba que deve ter que fazer que não estou sabendo, que quando volta tudo, aparece uma tela branca, e o certo ou seria parar de voltar e ficar na página inicial mesmo, ou então fechar o app já que não tem mais pág pra voltar.
Puxa vida, tava tão perto, você entendeu o que tem que fazer no fórum? Por que nem eu nem o rapaz que precisava dessa última coisinha a se fazer entendeu