Renatoooooo, que baita ideia, rapaz. Show de informação esse seu vídeo. Sou seu quase aluno do curso. Abraços e parabéns pelo conjunto da obra que você nos dá com o seu canal.
Poxa. Renato Asse tem contribuido muito com seus vídeos para nos dar cada vez mais insights que podem ser monetizados e transformados em negócios rentáveis de forma rápida. Vida longa ao Asse
Caraca! Ganhei meu dia! 😊 Fui mencionado num vídeo do mestre Renato por conta do Nuleite. Gratidão por todos os ensinamentos e todos os vídeos que vc compartilha aqui que sempre trazem muito valor pra galera.
Animal o video, Renato, conheci agora seu canal, e também descobri por acaso o conceito de micro-saas, e o match foi instantâneo. Há 2 anos montei meu produto ScormHero, e posso comprovar que com dedicação é possível criar um SaaS com autonomia. Algo que me ajudou bastante foi ler o livro Company of One, que me mostrou que não há nada de errado em empreender e se manter lean é a grande sacada. Sucesso!
Impressionante, eu penso exatamente igual ao Renato. Zero burocracia. Essas 4 perguntas, um dia eu iria chegar a essa conclusão, mas caiu como uma luva. Estou adorando a ideia de aprender Bubble.
Excelente vídeo, Renato! De explodir a cabeça! Já sou aluno do curso e estou desenvolvendo um, para ajudar coprodutores e experts do mercado de lançamentos a gerirem suas operações. Vai ter integração por API com Facebook Ads, Hotmart... Bora que bora!
Sempre vejo um vídeo seu começo um projeto novo ou retomo um que está esquecido no fundo do Appgyver. Parabéns pelo trabalho, preciso decidir meu rumo, hoje trabalho período íntegra para uma empresa como Keyusers, mas tenho minha empresa de prestação de serviços em tecnologia, mas sinto que não me dedico à minha empresa como faço com as empresas que me contratam como CLT. Minha vida inteira foi assim, trabalhando em dois ou três emprego, tipo o pai do Chris... Kkkkkkkkk
Valeu Renato pelas dicas maravilhosas... há exatamente um mês descobri o seu canal e comprei o seu curso e estou transformando uma aplicação que já tenho há mais de 10 anos em php para Bubble... No início tem todo um aprendizado mais aos poucos estou conseguindo colocar na plataforma do Bubble tudo o que tenho desenhado na minha cabeça.... Vamo que Vamo... Também sou manezinho da ilha... Abraços....
Olá Renato, tudo bem? Me identifico muito com o seu perfil de empreendedor... Tb sou do time "Bootstrapping".... Com a sua explicação neste vídeo ficou mais claro pra mim, sobre o meu perfil e qual tipo de modelo de negócio eu devo seguir... Já atuo "alone" (sozinho) a 4 anos... com marketing tradicional.. Porém, não consigo escalar e nem ter recorrência no modelo atual... Mas agora vou pegar firme contigo no Bubble e vamos pra cima... do low touch... um modelo de negócio sensacional para os pequenos empreendedores iniciarem... Let's Go to make micro Saas! Um forte abraço!
Renato faz um excelente trabalho, eu não conhecia o conceito de Saas, muito menos Microsaas. Eu compartilho da mesma ideia do Renato , Microsaas é um bom negócio
Acho que por ter colocado um link no meu comentário anterior ele foi excluído, sem problema, comento novamente mas sem o link, pois não me canso de elogiar o Renato em todos os seu vídeos, para quem quer empreender com tecnologia, cada vídeo dá uma aula! Parabéns mais uma vez Renato, você faz muita diferença para toda comunidade! Abraço...
@@RenatoAsse Deve ter sido automático, sem problema, eu havia comentado que minha solução também é para escritórios de advocacia, ainda tenho muita coisa para fazer, mas acredito que estou no caminho certo! Preciso fazer com que ele fique mais "low-touch"....obrigado pelas dicas!
Muito legal! Conheci seu conteúdo recentemente e estou me identificando muito, pois também tenho a visão de um negócio muito reduzido e sem stress. Levo isso também para a vida! Aliás, larguei minha carreira na área de eletroquímica para viver "mais livre" de decisões quanto a business. Já atuo vomo UI/UX designer e desenvolvimente web em elementor, e estou gostando muito. Em breve, com certeza, irei colocar os pés e criar produtos SaaS. Obrigado por compartilhar esse conteúdo valioso. Abraço e sucesso!
Renato, parabéns pelo conteúdo! Me sinto feliz em ver alguém tão dedicado e inteligente como você abordando um tema que há muito tempo tem fervilhado em minha mente. Me sinto em um Oasis do conhecimento! A sua maneira de pensar está super alinhado com a minha forma de pensar. Também não tenho pretensão de ser rico. Em breve estarei livre para desenvolver os meus MicroSAAS utilizando Low ou No-code. Abraço e Sucesso a todos!
Renato trabalho com agência de tráfego esbarrei em umas agências com CRM, me plantaram uma dúvida como um modelo de negócio sem escala que é o meu banca isso? e encontrei a resposta em vc, meu Deus tem muito dinheiro embutido no seu conteúdo, se sacudir cai milhão
Diogo, agência de tráfego não tem escala? Como assim? Tenho amigos gestores de tráfego que fazem 25.000 reais por mês com 4 clientes. Com 1 mês de receita de 1 mês dá pra pagar 16 anos de Bubble.
@@diogobarbosa2302 esse termo gera muita confusão. Claro que aplicativos e softwares são muito mais escaláveis que uma agência de gestão de tráfego ou uma agência de desenvolvimento de software, mas não quer dizer que não sejam escaláveis. Escalável é todo negócio que você consegue fazer crescer à uma margem maior do que o aumento de custos. Exemplo: se você tem uma fábrica de guitarras, pra cada guitarra vendida é uma guitarra que você precisa fabricar, não tem saída. Agora, se você tem uma agência de gestão de tráfego, vai conseguir atender 3 ou 4 clientes sozinho. Aí contrata por 5.000 mais um rapaz pra te ajudar, mas consegue aumentar para 8 cliente, aumentando tua receita em 12.000, por exemplo. A sua receita cresce muito mais do que seu custo. Essa é a definição de um negócio escalável. Agora, quer um negócio ainda MAIS escalável do que isso? Aí sim, pensa no SaaS, afinal dependendo do SaaS você consegue ir até 10.000 usuários sem precisar contratar ninguém.
@@RenatoAsse a minha ideia é usar o mercado que já atuo, adicionando soluções que no mercado são de alto custo, que pelo que vi do seu conteúdo são possíveis, aí sim terei escala monstra e valor percebido alto, num mercado onde a fidelidade é baixa justamente por ter poucos pontos de contato, só falta mesmo eu assinar o semcodar.
Estou amando seus vídeos, parabéns pelo trabalho. Pode me tirar uma dúvida, por gentileza? É possível incluir regras de negócio específicas em softwares criados com o Bubble? Por exemplo, num sistema de agendamentos de consulta é permitido agendar no máximo 2 consultas por mês se o cliente for do tipo Golden, 5 consultas se for Diamante, e etc. Mais uma vez, obrigada.
Sim, claro. É exatamente isso que fizermos quando criamos nossos aplicativos e sistemas: inserimos nossas regras de negócio personalizadas. Aqui falo bastante sobre agendamento: th-cam.com/video/xROxdpYIDDU/w-d-xo.html
Sim, mas usando uma estratégia não convencional: criei quase 100 plugins gratuitos em Bubble, disponibilizei para todos os usuários Bubble (100% GRÁTIS MESMO), e criei uma tela de documentação dos plugins. Nessa tela de documentação deixo claro que todos os plugins só são gratuitos graças ao patrocínio do Bubble Essential Kit, meu SaaS :)
Tenho algumas ideias que ainda não sei se é possível com o bubble e se fossem iniciaria logo seu curso pois quero começar aprendendo com esse aplicativo. Minha dúvida é mais ou menos assim: Tenho aqui na cidade quatro empresas que querem divulgar seus negócios semanalmente/mensalmente, uma loja de eletrônicos, uma academia, um estúdio de tatuagem e uma loja de roupas. Consigo criar "uma" aplicação apenas no bubble que promova os anúncios dessas 4 empresas e cada uma delas possa acessar individualmente logando seu setor e atualizando as informações e/ou produtos quando for necessário? Ou cada empresa tem que acessar nunca aplicação exclusiva pra ela? Não sei se consegui ser claro, mas é mais ou menos essa minha dúvida. Obrigado Renato.
Zeca, consegue sim, inclusive guias comerciais são modelos bem fáceis de se criar. O único ponto de atenção aí não é técnico (isso é fácil), mas do ponto de vista comercial. Não é fácil fazer dinheiro com um guia comercial. Dá uma olhada nesse vídeo que aqui falo mais sobre isso: th-cam.com/video/PaKtjt4fKq4/w-d-xo.html
Eu acho interessante, que aqui em santa catarina, as empresas de softhouse sempre fizeram esse sistema de mensalidade, a minha empresa é assim desde 2003, mas nao se tinha o conhecimento deste termo hehe (microSaas), eu fico pensando, como q uma empresa ia se manter sem ter um aplicativo cobrando por mês nos clientes? hehehe doidera
Faala Renato!! Gostaria muito de fazer uma entrevista com você para o meu TCC!! Curto muito seu canal e seria top demais ter essa oportunidade contigo!
Pra alcançar público, você vai ter que investir alguma coisa: ou dinheiro, ou tempo. Se não tiver dinheiro pra investir em anúncios, investe tempo: cria conteúdo relevante pro seu público-alvo em inglês e posta no TH-cam, Instagram, Linkedin, Twitter, ou seja lá onde sua audiência em potencial estiver :)
@@RenatoAsse Obrigado. Estou validando a minha ideia no aplicativo que você criou e estou com muita dúvida se vale apenas. Trata-se de um marketplace de artistas musicais com gravadoras...
Daniel, você é que decide como fazer. Aqui falo de várias formas diferentes de vender aplicativos criados em Bubble: th-cam.com/video/GrrWl7_jjXQ/w-d-xo.html
Olá Renato , trabalho como analista não sou dev, mas estou realizando transição na carreira , desejaria tirar uma dúvida , no bubble eu consigo desenvolver app onde ele faça query sql em um banco ( convencional) e nessa consulta traga as informação ? Tipo consulta e exibir no app. Faço muita consulta para montar relatórios e aí veio a ideia e foi quando conheci seu trabalho aqui com curso em bubble.
Muito bons seus videos... Vou adquirir o curso com certeza!! Me tire uma dúvida. Você ou alunos mais avançados, nesse curso, ajudam os novatos nas duvidas, dificudades e etc?
Opa Anderson, será muito bem vindo :) Claro, por isso fiz questão de criar uma Comunidade, e não só um curso. Acho que o grupo de suporte (grupo.semcodar.com.br) é mais importante que as próprias aulas, pois ali a gente consegue ir tirando e esclarecendo dúvidas todo dia sobre as dificuldades que encontramos. E lá no Grupo Exclusivo de Membros da Comunidade Sem Codar, são milhares de membros todo dia se ajudando, e eu estou lá também respondendo dúvidas com textos e imagens. E quando percebo que uma dúvida é comum, já até gravo uma aula sobre o assunto 😀
@@RenatoAsse Sou servidor público e muita coisa ainda depende de planilhas Excel ou Google planilhas. Gosto muito e tenho certa experiência em planilhas mas quero dinamizar meu trabalho principalmente na parte que depende de preenchimento de terceiros nas planilhas criadas por mim... Ai que entraria o software. Tenho muito interesse em Tecnologia, mas como será, de início uma segunda renda, se eu conseguir atender um seguimento de pequenos empresários ou pequenos empreendedores, já estaria ótimo. A realização pessoal, nesse caso, virá a frente da financeira com certeza.
Está incluso. Todos os membros da Comunidade Sem Codar tem acesso total ao Essential Kit. Aí eu vendo eles pros gringos dos EUA e Europa, que não comprariam o curso por ser em português.
Olá Renato, muito legal o teu Bubble Essential Kit! Mas como foi feita essa integração com Google Chrome Extension? Dentro do Bubble mesmo? Parabéns pelo excelente conteúdo e disponibilidade para proporcionar tantos insights para os que sonham empreender e parar de trocar tempo por dinheiro.👍🏼
Daniel, a extensão em si é criada em Javascript, basicamente ela tem 2 funções: 1) Abrir um Iframe que abre um aplicativo Bubble (afinal o Bubble Essential Kit é 100% criado em Bubble, só a extensão que abre o aplicativo é criada em JS) 2) Interagir com o cookie "clipboard" do navegador, pra puxar e inserir dados na área de transferência do Bubble.
Ola Renato td bem: aqui é Tom Freitas, sou designer 3d, ja trabalho nessa area ha uns 25 anos, e sempre estive de olho nas oportunidades de mercado, e como o mercado de eventos digitais deu uma freada eu comecei a pesquisar. Me lembrei de uma reportagem que vi no RJ1 em que falava de novas oportunidades e apareceu seu trabalho onde eu anotei o nome para pesquisar posteriormente e aqui estou. Sempre achei interessante a area de criar aplicativos, mas sempre me esbarrei na parte de codificaçao que era o meu maior desafio por nao entender nada. Estou assistindo seus videos e vou assinar o seu curso. Quem sabe eu possa agregar valor aos meus projetos e/ou aos meus clientes com mais um nicho de prestaçao de serviço? obrigado
Acho que estou no mesmo barco. Sempre quis desenvolver um software meu para minha empresa mas não sei programar e codificar. Já sou aluno do Renato a alguns meses e aprendi muito, muito mesmo e estou desenvolvendo o tanto software que desejei. Ainda estou longe de ter pronto mas aprendi com dificuldade
Matheus, depende: vai intermediar pagamento? Se você for intermediar pagamento, vai dar trabalho pra caramba. Vai precisar de equipe de suporte, lidar com disputas de reembolso, chargeback, produto que não chega, que chega danificado, golpistas, etc etc etc. Se você não lidar com pagamento, facilita DEMAIS, aí na minha opinião é possível criar como MicroSaaS, sim.
Wesley, 50% da internet é pornografia. OnlyFans faturou quase U$1bi ano passado. É uma mina de ouro. Difícil vai ser explicar pra tua esposa que agora você é um empresário do ramo adulto 😅
@@RenatoAsse Acho que me expressei errado. Nao seria o leitor seria por exemplo: Tenho um texto e do lado dele um botão escrito "Copiar" ao clicar conseguir copiar o texto. Obrigado!
Renato, um modelo de Pdv crescendo demais é o modelo que pode ser embarcado nas smartpos. São microSaas também e descobri só hoje que as máquinas da Elgin (elginpay) aceitam apps em bubble! Tem informações sobre isso já?
Gustavo, sim, é o Leo Andrade (th-cam.com/users/leoandradenet) que fez o plugin pra Bubble, ele tem uma parceria bem bacana com o pessoal da Elgin. No entanto, na prática, eu não recomendo ferramentas No-Code para sistemas PDV, por um motivo simples: na minha visão, PDV precisa ser offline, precisa ser software desktop instalado. E não existe nenhuma ferramenta no-code que crie software desktop offline. Não acho que seja muito coerente ter um mercado ou loja com um sistema que só funciona online. Se a internet oscilar os caixas param e você não consegue mais registrar vendas. É daqueles poucos casos em que digo: infelizmente, tem que ir pro código :(
@@RenatoAsse Ixi Renato, respeitosamente como seu aluno, discordo um pouquinho de você. Sou proprietário de uma fábrica de cerveja/pizzaria/bar em Bonito/MS há 6 anos. Nosso sistema de chope é autosserviço e 100% dependente da internet, assim como nosso sistema de PDV (hoje é pagvendas da pagseguro, mas sempre tivemos web, sem problemas). Só temos uma limitação específica do pagvendas atualmente, que é não integrar com o sistema de autosserviço de chope (mundo ideal seria, quando pdv insere créditos de chope, o sistema pdv envia para o sistema do chope o crédito do cliente, após validação do pagamento). Por isso resolvi estudar e tentar produzir um em bubble, com seu curso. E esbarrei com o vídeo do Leo Andrade hoje pela manhã. Porém, tudo ainda muito, por isso perguntei se você sabia de algo. Um abraço e obrigado por enquanto! Parabéns pelo canal e pelo curso !
@@GustavoPerrelli Cara, interessantíssimo. Eu tenho ZERO experiência em comércio de rua com saída expressa, então fico muito feliz em saber que os estabelecimentos comerciais não têm resistência à PDV online. Então toca pau, consegue botar a maquininha da Elginpay pra integrar com o Bubble, sim, e aí já faz o que você quiser com essa informação: insere créditos na hora, por exemplo :) SHOW 👏👏👏👏
Eu tbm estava pronto para discordar do Renato, sou analista protheus em uma indústria de tintas, temos pdv nas lojas, mas a realidade que se internet cai da pau na transmissão da nota da pau no pix.... hoje em dia estamos cada vez mais refém da internet...
A boa notícia é que você não precisa seguir esse caminho, se não tem um projeto que você queira tirar do papel. Comece como desenvolvedor, crie projetos para outras pessoas, não só você vai ganhando experiência como ainda vai se aproximando dessas pessoas e entendendo exatamente como elas ganham dinheiro com isso :)
App de todos os tipos e todos os gostos ja existem milhares, e programadores tambem, especialmente no code, agora me diga, quem ainda vai criar uma super ideia milagrosa a ponto de realmente ganhar os 20, 30, 50 ou os 150 mil por mês, em um mercado quase que saturado? Acho que o grande negocio da internet no momento é a venda de cursos, o novo modelo de pastores, que te garantem o céu!
Tem 2 erros de mentalidade muito fortes na tua afirmação. E infelizmente, muito comuns. Quem aí adivinha quais são? O primeiro erro é achar que você precisa de uma "super ideia milagrosa". Qual o milagre divino recaiu sobre o Marlon, quando ele criou um sistema de gestão pra produtores de gado leiteiro? Qual a igreja que o David estava quando idealizou um sistema de gestão pra imobiliárias? Qual a música gospel que o Jorge estava ouvindo quando idealizou um sistema de gestão pra produtores de peixes? Esquece a ideia milagrosa: o dinheiro está nas coisas chatas pra cacete, naquelas atividades operacionais do dia a dia que ninguém aguenta mais fazer na mão ou em planilhas. Quanto menos milagroso, quanto mais chato, melhor. O segundo erro é achar que o mercado está "saturado". Cara, existem 22 milhões de CNPJs no Brasil, e todo ano nascem mais 4 milhões de empresas, SÓ NO BRASIL. Todo santo mês surgem 300.000 novas empresas no Brasil. Todo santo dia surgem 10 mil novas empresas. E TODAS essas empresas estão indo pro Google pesquisar qual a solução que melhor lhes atende em para suas áreas de recrutamento, seleção, cultura, ponto eletrônico, gestão de caixa, contabilidade, compras, logística, almoxarifado, produção, e mais algumas centenas de áreas. Você realmente acredita que já existem todas as soluções possíveis, para todos os nichos, que atendem todas as demandas e todos os segmentos, de todas as empresas que já existem e que existirão no futuro, é isso? Se amanhã você visitar 10 empresas diferentes aí em Joinville, as 10 empresas dirão que estão plenamente satisfeitas com todos os seus processos, com sua gestão, com seus aplicativos, com seus softwares, é isso? Você não vai ver ninguém usando uma planilha google, um google drive, mandando mensagens por whatsapp, montando orçamentos na mão, controlando estoque no olho, perdendo produtos por expiração de validade, nada disso, tudo funciona maravilhosamente bem, é isso mesmo?
Dica: assiste a playlist de ideias e exemplos de SaaS que tenho aqui no TH-cam. Vai explodir tua cabeça ver os aplicativos que as pessoas criaram e o quanto elas faturam. Seja bem vindo :)
@@RenatoAsse Vou me aprofundar mais, muito grato pelo seu comentario, entenda como um desabafo, afinal ideias boas e criações não me faltam, mas mutas empresas preferem mais do mesmo por desacreditarem de um programador que ainda não tem um portifolio de sucesso com outros clientes. Vou continuar lutando, abraços amigo. Sucesso.
Obrigado pelo carinho, mas infelizmente não tenho disponibilidade para criar projetos. Hoje estou 100% dedicado ao TH-cam, à Comunidade Sem Codar, e aos meus projetos próprios. Acessa o Marketplace de Profissionais da Comunidade Sem Codar, lá estão os melhores alunos da Comunidade, que criam softwares sob encomenda em Bubble, FlutterFlow, e Ferramentas No Code e Low Code, e até mesmo no código quando necessário. Tem agências lá que já criaram aplicativos para bancos, companhias aéreas, seguradoras e multinacionais. Com certeza vão dar conta do que você precisa: comunidade.semcodar.com.br/profissionais
Não não, nunca dará certo. Só ano passado nossos alunos faturaram mais de R$60 milhões como desenvolvedores No Code, com extratos auditados e placas enviadas por correio. Avisa eles que No Code não dá certo, pede pra eles devolverem os 60 milhões pros clientes satisfeitos.
Pq os brasileiros odeiam o português, sua língua mãe? Codar??? Nunca usei, não vou usar e tenho raiva de quem usa. Programar é o termo em português, ponto.
@@RenatoAsse fica tranquilo, na net vê-se de tudo. Obrigado pela sugestão. É que CODA é cauda, traseiro, rabo. Daí posso intuir que codar nem neologismo é, pois codar seria algo ligado a cauda, rabo, talvez rabear, traseirar... Nem em inglês dizemos isso...diz-se coding, programming, etc... Mas pronto, mais um dia na net, o lugar que todos acham que é terra de ninguem e que tudo vale.
Renato, entrevista o Bruno Okamoto, vai ser legal e bom para ambos, o pessoal da comunidade dele está bem alto nível em relação a MicroSaaS.
🚀
E aí Bruno, topa?
Iárruuuuuuuuuuu !
@@Bruninho2211 bora Bill!
Super topo! Será um prazer!
Renatoooooo, que baita ideia, rapaz. Show de informação esse seu vídeo. Sou seu quase aluno do curso. Abraços e parabéns pelo conjunto da obra que você nos dá com o seu canal.
Poxa. Renato Asse tem contribuido muito com seus vídeos para nos dar cada vez mais insights que podem ser monetizados e transformados em negócios rentáveis de forma rápida.
Vida longa ao Asse
A coesão entre esses dois TITANS (Renato e Bruno) já comecei startar um monte de insights.
Caraca! Ganhei meu dia! 😊
Fui mencionado num vídeo do mestre Renato por conta do Nuleite.
Gratidão por todos os ensinamentos e todos os vídeos que vc compartilha aqui que sempre trazem muito valor pra galera.
NULEITE NELES 👏👏👏
🎉🎉🎉 Waoooo... Melhor vídeo visto em dias.. obrigado por compartilhar, você me motivou
Show de aula. 👏👏👏
Sempre tive muito preconceito com "vendedores de cursos", mas o Renato Asse é fantástico! Não decepciona 👊🏽
Caramba, me identifico demais com a questão de trabalhar sozinha. Já aceitei pagar o preço também rsrs e está tudo bem!
Animal o video, Renato, conheci agora seu canal, e também descobri por acaso o conceito de micro-saas, e o match foi instantâneo. Há 2 anos montei meu produto ScormHero, e posso comprovar que com dedicação é possível criar um SaaS com autonomia. Algo que me ajudou bastante foi ler o livro Company of One, que me mostrou que não há nada de errado em empreender e se manter lean é a grande sacada. Sucesso!
boaaa!!! melhor video do canal!! Congratulations!!!
Nossa, muito boa suas explicações. Pra mim, que estou começando nesse mundo está ótimo, conseguindo entender 😂👏👏👏
Show de bola Renato. Isso é vida. Pra quem fala que o bubble não dá conta está aí a prova. Abraço.
Impressionante, eu penso exatamente igual ao Renato. Zero burocracia. Essas 4 perguntas, um dia eu iria chegar a essa conclusão, mas caiu como uma luva. Estou adorando a ideia de aprender Bubble.
Olha, muito bom. Na amazon os vendedores utilizam para busca de produtos um Saas , chamado keepa e outro feito por uma cara que vive no havai....
Finalmente comprei o curso do Renato e já estou desenvolvendo meu app! Muito obrigado pelos conteúdos! Forte abraço!
Opaaaa seja bem vindo 👏👏👏
Oi Danilo, vc já está pensando em fazer uns freela no Bubble? Me avisa...
Show bola, também prefiro uma estrutura enxuta. Mais uma coisa, esses logos em neon ficaram tops de mais 👊👍
Excelente vídeo, Renato! De explodir a cabeça!
Já sou aluno do curso e estou desenvolvendo um, para ajudar coprodutores e experts do mercado de lançamentos a gerirem suas operações.
Vai ter integração por API com Facebook Ads, Hotmart... Bora que bora!
Ideia FANTÁSTICA
Oi Paulo, vc já está pensando em fazer uns freela no Bubble? Me avisa...
Renato, vc está disponibilizando ouro, muito obg meu nobre.
Sempre vejo um vídeo seu começo um projeto novo ou retomo um que está esquecido no fundo do Appgyver. Parabéns pelo trabalho, preciso decidir meu rumo, hoje trabalho período íntegra para uma empresa como Keyusers, mas tenho minha empresa de prestação de serviços em tecnologia, mas sinto que não me dedico à minha empresa como faço com as empresas que me contratam como CLT. Minha vida inteira foi assim, trabalhando em dois ou três emprego, tipo o pai do Chris... Kkkkkkkkk
Boa Renato Isso era o que eu precisava entender melhor.
Obrigado.
Valeu Renato pelas dicas maravilhosas... há exatamente um mês descobri o seu canal e comprei o seu curso e estou transformando uma aplicação que já tenho há mais de 10 anos em php para Bubble... No início tem todo um aprendizado mais aos poucos estou conseguindo colocar na plataforma do Bubble tudo o que tenho desenhado na minha cabeça.... Vamo que Vamo... Também sou manezinho da ilha... Abraços....
Uaau, bela clareza! Explicou tudo o que eu não entendia e achava difícil aprender de uma simples e didática.
Olá Renato, tudo bem? Me identifico muito com o seu perfil de empreendedor... Tb sou do time "Bootstrapping".... Com a sua explicação neste vídeo ficou mais claro pra mim, sobre o meu perfil e qual tipo de modelo de negócio eu devo seguir... Já atuo "alone" (sozinho) a 4 anos... com marketing tradicional.. Porém, não consigo escalar e nem ter recorrência no modelo atual... Mas agora vou pegar firme contigo no Bubble e vamos pra cima... do low touch... um modelo de negócio sensacional para os pequenos empreendedores iniciarem... Let's Go to make micro Saas! Um forte abraço!
foi exatamente o que falei hoje aqui nesse chat
Já estou criando mais um projeto, muito obrigado. Um forte abraço de um aluno dedicado.
Obrigado nobre Renato, por disseminar seu conhecimento conosco.
Uma enciclopédia! Parabéns Renato 👏
Your content is always the best Renato! (Y)
Eu quero construir o próximo monstro/unicórnio 🧑✈️
Renato faz um excelente trabalho, eu não conhecia o conceito de Saas, muito menos Microsaas. Eu compartilho da mesma ideia do Renato , Microsaas é um bom negócio
Muito foda, Renato! Obrigado por mais um vídeo incrível!
Muito interessante, obrigado Rentato
Acho que por ter colocado um link no meu comentário anterior ele foi excluído, sem problema, comento novamente mas sem o link, pois não me canso de elogiar o Renato em todos os seu vídeos, para quem quer empreender com tecnologia, cada vídeo dá uma aula! Parabéns mais uma vez Renato, você faz muita diferença para toda comunidade! Abraço...
Weber, obrigado pelas palavras :)
Realmente teu comentário anterior não apareceu nem aqui nos publicados, nem nos retidos para análise.
@@RenatoAsse Deve ter sido automático, sem problema, eu havia comentado que minha solução também é para escritórios de advocacia, ainda tenho muita coisa para fazer, mas acredito que estou no caminho certo! Preciso fazer com que ele fique mais "low-touch"....obrigado pelas dicas!
Também sou como vc, renato! 😊
Muito legal! Conheci seu conteúdo recentemente e estou me identificando muito, pois também tenho a visão de um negócio muito reduzido e sem stress. Levo isso também para a vida! Aliás, larguei minha carreira na área de eletroquímica para viver "mais livre" de decisões quanto a business. Já atuo vomo UI/UX designer e desenvolvimente web em elementor, e estou gostando muito. Em breve, com certeza, irei colocar os pés e criar produtos SaaS.
Obrigado por compartilhar esse conteúdo valioso. Abraço e sucesso!
Muito bom o vídeo! Parabéns 🎉
Que canal incrível e que excelente explicação!
Renato, parabéns pelo conteúdo! Me sinto feliz em ver alguém tão dedicado e inteligente como você abordando um tema que há muito tempo tem fervilhado em minha mente. Me sinto em um Oasis do conhecimento! A sua maneira de pensar está super alinhado com a minha forma de pensar. Também não tenho pretensão de ser rico. Em breve estarei livre para desenvolver os meus MicroSAAS utilizando Low ou No-code. Abraço e Sucesso a todos!
Opa, dá pra ser rico pra caceta com MicroSaaS. Mas não bilionário.
Renato trabalho com agência de tráfego esbarrei em umas agências com CRM, me plantaram uma dúvida como um modelo de negócio sem escala que é o meu banca isso? e encontrei a resposta em vc, meu Deus tem muito dinheiro embutido no seu conteúdo, se sacudir cai milhão
Diogo, agência de tráfego não tem escala? Como assim? Tenho amigos gestores de tráfego que fazem 25.000 reais por mês com 4 clientes. Com 1 mês de receita de 1 mês dá pra pagar 16 anos de Bubble.
@@RenatoAsse consegue faturamento alto sim... mas não tem escala.
@@diogobarbosa2302 esse termo gera muita confusão. Claro que aplicativos e softwares são muito mais escaláveis que uma agência de gestão de tráfego ou uma agência de desenvolvimento de software, mas não quer dizer que não sejam escaláveis.
Escalável é todo negócio que você consegue fazer crescer à uma margem maior do que o aumento de custos.
Exemplo: se você tem uma fábrica de guitarras, pra cada guitarra vendida é uma guitarra que você precisa fabricar, não tem saída.
Agora, se você tem uma agência de gestão de tráfego, vai conseguir atender 3 ou 4 clientes sozinho. Aí contrata por 5.000 mais um rapaz pra te ajudar, mas consegue aumentar para 8 cliente, aumentando tua receita em 12.000, por exemplo. A sua receita cresce muito mais do que seu custo. Essa é a definição de um negócio escalável.
Agora, quer um negócio ainda MAIS escalável do que isso? Aí sim, pensa no SaaS, afinal dependendo do SaaS você consegue ir até 10.000 usuários sem precisar contratar ninguém.
@@RenatoAsse a minha ideia é usar o mercado que já atuo, adicionando soluções que no mercado são de alto custo, que pelo que vi do seu conteúdo são possíveis, aí sim terei escala monstra e valor percebido alto, num mercado onde a fidelidade é baixa justamente por ter poucos pontos de contato, só falta mesmo eu assinar o semcodar.
Tô assistindo tanto vídeo do Renato e aulas do curso que já tô quase falando igual ele "10 de" no lugar de "desde" rsrs
Renato Fenomenal seu conteúdo! Gostaria de saber se você tem alguma metodologia para precisar quanto irá se cobrar pelo serviço do Saas/Microsaas
Falo sobre precificação nesse vídeo: th-cam.com/video/poYdVMvHBNo/w-d-xo.html
Estou amando seus vídeos, parabéns pelo trabalho. Pode me tirar uma dúvida, por gentileza? É possível incluir regras de negócio específicas em softwares criados com o Bubble? Por exemplo, num sistema de agendamentos de consulta é permitido agendar no máximo 2 consultas por mês se o cliente for do tipo Golden, 5 consultas se for Diamante, e etc. Mais uma vez, obrigada.
Sim, claro. É exatamente isso que fizermos quando criamos nossos aplicativos e sistemas: inserimos nossas regras de negócio personalizadas. Aqui falo bastante sobre agendamento: th-cam.com/video/xROxdpYIDDU/w-d-xo.html
@@RenatoAsse, muito obrigada por me responder :)
Renato (ou galera), dá pra criar extensão do Google Chrome no Bubble? (sou leigo)
Heitor, o Bubble Essential Kit é criado em Bubble. Mas a extensão em si é um código Javascript que abre em um Iframe o aplicativo Bubble.
Mano, sensacional
Interessante mesmo! Como divulgar o site de modo simples e com baixo custo?
Falo sobre isso aqui: th-cam.com/video/ZDDPemnBIro/w-d-xo.html
Muito bom. 🔥
Renato no seu micro saas desse vídeo, como vc conseguiu divulgar o seu produto sem gastos com publicidade? E parabéns pelo conteúdo!
Sim, mas usando uma estratégia não convencional: criei quase 100 plugins gratuitos em Bubble, disponibilizei para todos os usuários Bubble (100% GRÁTIS MESMO), e criei uma tela de documentação dos plugins. Nessa tela de documentação deixo claro que todos os plugins só são gratuitos graças ao patrocínio do Bubble Essential Kit, meu SaaS :)
pq só usam o sistema de pagamento stripe, q não usa o mercado pago
Eu uso Stripe pois é melhor documentado, com suporte melhor, e me permite vender pros gringos.
Ganhar em dollar é melhor né...
Massa. Caracas viajei agora. No seu curso tem aulas sobre isso? Qts ideias aqui
Muito bom.
Tenho algumas ideias que ainda não sei se é possível com o bubble e se fossem iniciaria logo seu curso pois quero começar aprendendo com esse aplicativo.
Minha dúvida é mais ou menos assim:
Tenho aqui na cidade quatro empresas que querem divulgar seus negócios semanalmente/mensalmente, uma loja de eletrônicos, uma academia, um estúdio de tatuagem e uma loja de roupas.
Consigo criar "uma" aplicação apenas no bubble que promova os anúncios dessas 4 empresas e cada uma delas possa acessar individualmente logando seu setor e atualizando as informações e/ou produtos quando for necessário? Ou cada empresa tem que acessar nunca aplicação exclusiva pra ela?
Não sei se consegui ser claro, mas é mais ou menos essa minha dúvida.
Obrigado Renato.
Zeca, consegue sim, inclusive guias comerciais são modelos bem fáceis de se criar.
O único ponto de atenção aí não é técnico (isso é fácil), mas do ponto de vista comercial. Não é fácil fazer dinheiro com um guia comercial. Dá uma olhada nesse vídeo que aqui falo mais sobre isso: th-cam.com/video/PaKtjt4fKq4/w-d-xo.html
Eu acho interessante, que aqui em santa catarina, as empresas de softhouse sempre fizeram esse sistema de mensalidade, a minha empresa é assim desde 2003, mas nao se tinha o conhecimento deste termo hehe (microSaas), eu fico pensando, como q uma empresa ia se manter sem ter um aplicativo cobrando por mês nos clientes? hehehe doidera
Muito bom!
Faala Renato!!
Gostaria muito de fazer uma entrevista com você para o meu TCC!! Curto muito seu canal e seria top demais ter essa oportunidade contigo!
Muito obrigado pelos seus vídeos Renato. Eu gostaria de saber como alcançar o público gringo sem investir muito em marketing.
Pra alcançar público, você vai ter que investir alguma coisa: ou dinheiro, ou tempo.
Se não tiver dinheiro pra investir em anúncios, investe tempo: cria conteúdo relevante pro seu público-alvo em inglês e posta no TH-cam, Instagram, Linkedin, Twitter, ou seja lá onde sua audiência em potencial estiver :)
@@RenatoAsse Obrigado. Estou validando a minha ideia no aplicativo que você criou e estou com muita dúvida se vale apenas. Trata-se de um marketplace de artistas musicais com gravadoras...
Só me esclarece uma dúvida por favor. No caso, o cliente vai rodar o app na minha conta Bubble ou ele tem que contratar um plano lá?
Daniel, você é que decide como fazer. Aqui falo de várias formas diferentes de vender aplicativos criados em Bubble: th-cam.com/video/GrrWl7_jjXQ/w-d-xo.html
Olá Renato , trabalho como analista não sou dev, mas estou realizando transição na carreira , desejaria tirar uma dúvida , no bubble eu consigo desenvolver app onde ele faça query sql em um banco ( convencional) e nessa consulta traga as informação ? Tipo consulta e exibir no app.
Faço muita consulta para montar relatórios e aí veio a ideia e foi quando conheci seu trabalho aqui com curso em bubble.
Consegue sim, mostro aqui: th-cam.com/video/4lYEV_3UW-E/w-d-xo.html
Muito bons seus videos... Vou adquirir o curso com certeza!! Me tire uma dúvida. Você ou alunos mais avançados, nesse curso, ajudam os novatos nas duvidas, dificudades e etc?
Opa Anderson, será muito bem vindo :)
Claro, por isso fiz questão de criar uma Comunidade, e não só um curso.
Acho que o grupo de suporte (grupo.semcodar.com.br) é mais importante que as próprias aulas, pois ali a gente consegue ir tirando e esclarecendo dúvidas todo dia sobre as dificuldades que encontramos.
E lá no Grupo Exclusivo de Membros da Comunidade Sem Codar, são milhares de membros todo dia se ajudando, e eu estou lá também respondendo dúvidas com textos e imagens.
E quando percebo que uma dúvida é comum, já até gravo uma aula sobre o assunto 😀
@@RenatoAsse Sou servidor público e muita coisa ainda depende de planilhas Excel ou Google planilhas. Gosto muito e tenho certa experiência em planilhas mas quero dinamizar meu trabalho principalmente na parte que depende de preenchimento de terceiros nas planilhas criadas por mim... Ai que entraria o software.
Tenho muito interesse em Tecnologia, mas como será, de início uma segunda renda, se eu conseguir atender um seguimento de pequenos empresários ou pequenos empreendedores, já estaria ótimo. A realização pessoal, nesse caso, virá a frente da financeira com certeza.
Olá o essencial kit já está incluso no curso ou é a parte?. Obrigado
Está incluso. Todos os membros da Comunidade Sem Codar tem acesso total ao Essential Kit.
Aí eu vendo eles pros gringos dos EUA e Europa, que não comprariam o curso por ser em português.
@@RenatoAsse obrigado
Poxa.. lembrei do outro vídeo sobre PREÇO.... meu sistema é CORE com assinatura... como eu posso resolver isso?
Resolver o quê?
Olá Renato, muito legal o teu Bubble Essential Kit! Mas como foi feita essa integração com Google Chrome Extension? Dentro do Bubble mesmo? Parabéns pelo excelente conteúdo e disponibilidade para proporcionar tantos insights para os que sonham empreender e parar de trocar tempo por dinheiro.👍🏼
Daniel, a extensão em si é criada em Javascript, basicamente ela tem 2 funções:
1) Abrir um Iframe que abre um aplicativo Bubble (afinal o Bubble Essential Kit é 100% criado em Bubble, só a extensão que abre o aplicativo é criada em JS)
2) Interagir com o cookie "clipboard" do navegador, pra puxar e inserir dados na área de transferência do Bubble.
Ola Renato td bem: aqui é Tom Freitas, sou designer 3d, ja trabalho nessa area ha uns 25 anos, e sempre estive de olho nas oportunidades de mercado, e como o mercado de eventos digitais deu uma freada eu comecei a pesquisar. Me lembrei de uma reportagem que vi no RJ1 em que falava de novas oportunidades e apareceu seu trabalho onde eu anotei o nome para pesquisar posteriormente e aqui estou. Sempre achei interessante a area de criar aplicativos, mas sempre me esbarrei na parte de codificaçao que era o meu maior desafio por nao entender nada. Estou assistindo seus videos e vou assinar o seu curso. Quem sabe eu possa agregar valor aos meus projetos e/ou aos meus clientes com mais um nicho de prestaçao de serviço? obrigado
Seja bem vindo :)
Acho que estou no mesmo barco. Sempre quis desenvolver um software meu para minha empresa mas não sei programar e codificar. Já sou aluno do Renato a alguns meses e aprendi muito, muito mesmo e estou desenvolvendo o tanto software que desejei. Ainda estou longe de ter pronto mas aprendi com dificuldade
Show!
Renato, quem programa por "linha de código" é chamado de programador, e quem "cria" Saas ou outros sistemas usando o Bobble, como é chamado?
BOLHEIRO
@@RenatoAsse kkkkkk
Uhuuuu
👏👏👏
Recentemente vi o seu vídeo analisando a zipper, será que um app de catálogo se enquadra no micro saas?
Matheus, depende: vai intermediar pagamento?
Se você for intermediar pagamento, vai dar trabalho pra caramba. Vai precisar de equipe de suporte, lidar com disputas de reembolso, chargeback, produto que não chega, que chega danificado, golpistas, etc etc etc.
Se você não lidar com pagamento, facilita DEMAIS, aí na minha opinião é possível criar como MicroSaaS, sim.
@@RenatoAsse Muito obrigado pela resposta, faz muito sentido o que você falou.
acabei de conhecer seu canal, oq vc acha de um microsaas voltando para conteudo adulto???
Wesley, 50% da internet é pornografia. OnlyFans faturou quase U$1bi ano passado. É uma mina de ouro.
Difícil vai ser explicar pra tua esposa que agora você é um empresário do ramo adulto 😅
@@RenatoAsse 🤣🤣 boa
valeu por responder
Preciso realmente iniciar em Bubble. Já perdi muito tempo e horas de trabalho para ganharmos muito menos e pagar impostos altos.
Sabe me dizer como faço para colocar uma acao para fazer o usuario copiar um numero de codido de barras no bubble? Obrigado!🙏
Filipe, procure nos plugins por "barcode", tem vários plugins de leitura de código de barras.
@@RenatoAsse Acho que me expressei errado. Nao seria o leitor seria por exemplo: Tenho um texto e do lado dele um botão escrito "Copiar" ao clicar conseguir copiar o texto. Obrigado!
@@fhilipssantos ah, quer copiar um texto pra área de transferência? Use o plugin gratuito "Air copy to clipboard" :)
@@RenatoAsse Deus te abencoe grandemente por nos ajudar 🙏
Renato, um modelo de Pdv crescendo demais é o modelo que pode ser embarcado nas smartpos. São microSaas também e descobri só hoje que as máquinas da Elgin (elginpay) aceitam apps em bubble! Tem informações sobre isso já?
Gustavo, sim, é o Leo Andrade (th-cam.com/users/leoandradenet) que fez o plugin pra Bubble, ele tem uma parceria bem bacana com o pessoal da Elgin.
No entanto, na prática, eu não recomendo ferramentas No-Code para sistemas PDV, por um motivo simples: na minha visão, PDV precisa ser offline, precisa ser software desktop instalado.
E não existe nenhuma ferramenta no-code que crie software desktop offline.
Não acho que seja muito coerente ter um mercado ou loja com um sistema que só funciona online. Se a internet oscilar os caixas param e você não consegue mais registrar vendas.
É daqueles poucos casos em que digo: infelizmente, tem que ir pro código :(
@@RenatoAsse Ixi Renato, respeitosamente como seu aluno, discordo um pouquinho de você. Sou proprietário de uma fábrica de cerveja/pizzaria/bar em Bonito/MS há 6 anos. Nosso sistema de chope é autosserviço e 100% dependente da internet, assim como nosso sistema de PDV (hoje é pagvendas da pagseguro, mas sempre tivemos web, sem problemas).
Só temos uma limitação específica do pagvendas atualmente, que é não integrar com o sistema de autosserviço de chope (mundo ideal seria, quando pdv insere créditos de chope, o sistema pdv envia para o sistema do chope o crédito do cliente, após validação do pagamento). Por isso resolvi estudar e tentar produzir um em bubble, com seu curso. E esbarrei com o vídeo do Leo Andrade hoje pela manhã. Porém, tudo ainda muito, por isso perguntei se você sabia de algo.
Um abraço e obrigado por enquanto! Parabéns pelo canal e pelo curso !
@@GustavoPerrelli Cara, interessantíssimo. Eu tenho ZERO experiência em comércio de rua com saída expressa, então fico muito feliz em saber que os estabelecimentos comerciais não têm resistência à PDV online.
Então toca pau, consegue botar a maquininha da Elginpay pra integrar com o Bubble, sim, e aí já faz o que você quiser com essa informação: insere créditos na hora, por exemplo :)
SHOW 👏👏👏👏
Eu tbm estava pronto para discordar do Renato, sou analista protheus em uma indústria de tintas, temos pdv nas lojas, mas a realidade que se internet cai da pau na transmissão da nota da pau no pix.... hoje em dia estamos cada vez mais refém da internet...
mais vc fala de bubble, so que em um video seu vc fala q flutterflow é melhor q bubble, agora tenho duvida de qual é melhor pra iniciar.
Assiste esse vídeo, vai te ajudar a entender quando cada uma é melhor: th-cam.com/video/NWDCMSNR4cc/w-d-xo.html
eu quero aprender
Será muito bem vindo. Te sugiro começar por aqui: link.semcodar.com.br/cy
@@RenatoAsse janeiro eu faço a inscrição com vc
A dificuldade de saas é encontrar um problema. Pelo menos essa é a minha dificuldade
A boa notícia é que você não precisa seguir esse caminho, se não tem um projeto que você queira tirar do papel. Comece como desenvolvedor, crie projetos para outras pessoas, não só você vai ganhando experiência como ainda vai se aproximando dessas pessoas e entendendo exatamente como elas ganham dinheiro com isso :)
Preciso de algum grupo ou comunidade bubble para participar
Seja bem vindo: lp.semcodar.com.br
App de todos os tipos e todos os gostos ja existem milhares, e programadores tambem, especialmente no code, agora me diga, quem ainda vai criar uma super ideia milagrosa a ponto de realmente ganhar os 20, 30, 50 ou os 150 mil por mês, em um mercado quase que saturado?
Acho que o grande negocio da internet no momento é a venda de cursos, o novo modelo de pastores, que te garantem o céu!
Tem 2 erros de mentalidade muito fortes na tua afirmação. E infelizmente, muito comuns.
Quem aí adivinha quais são?
O primeiro erro é achar que você precisa de uma "super ideia milagrosa".
Qual o milagre divino recaiu sobre o Marlon, quando ele criou um sistema de gestão pra produtores de gado leiteiro?
Qual a igreja que o David estava quando idealizou um sistema de gestão pra imobiliárias?
Qual a música gospel que o Jorge estava ouvindo quando idealizou um sistema de gestão pra produtores de peixes?
Esquece a ideia milagrosa: o dinheiro está nas coisas chatas pra cacete, naquelas atividades operacionais do dia a dia que ninguém aguenta mais fazer na mão ou em planilhas.
Quanto menos milagroso, quanto mais chato, melhor.
O segundo erro é achar que o mercado está "saturado".
Cara, existem 22 milhões de CNPJs no Brasil, e todo ano nascem mais 4 milhões de empresas, SÓ NO BRASIL. Todo santo mês surgem 300.000 novas empresas no Brasil. Todo santo dia surgem 10 mil novas empresas. E TODAS essas empresas estão indo pro Google pesquisar qual a solução que melhor lhes atende em para suas áreas de recrutamento, seleção, cultura, ponto eletrônico, gestão de caixa, contabilidade, compras, logística, almoxarifado, produção, e mais algumas centenas de áreas.
Você realmente acredita que já existem todas as soluções possíveis, para todos os nichos, que atendem todas as demandas e todos os segmentos, de todas as empresas que já existem e que existirão no futuro, é isso?
Se amanhã você visitar 10 empresas diferentes aí em Joinville, as 10 empresas dirão que estão plenamente satisfeitas com todos os seus processos, com sua gestão, com seus aplicativos, com seus softwares, é isso?
Você não vai ver ninguém usando uma planilha google, um google drive, mandando mensagens por whatsapp, montando orçamentos na mão, controlando estoque no olho, perdendo produtos por expiração de validade, nada disso, tudo funciona maravilhosamente bem, é isso mesmo?
Dica: assiste a playlist de ideias e exemplos de SaaS que tenho aqui no TH-cam. Vai explodir tua cabeça ver os aplicativos que as pessoas criaram e o quanto elas faturam.
Seja bem vindo :)
@@RenatoAsse Vou me aprofundar mais, muito grato pelo seu comentario, entenda como um desabafo, afinal ideias boas e criações não me faltam, mas mutas empresas preferem mais do mesmo por desacreditarem de um programador que ainda não tem um portifolio de sucesso com outros clientes.
Vou continuar lutando, abraços amigo. Sucesso.
Quero ser aluno
Será muito bem vindo: link.semcodar.com.br/cy :)
Vc faria uma plataforma online pra mim no valor de quanto?
Obrigado pelo carinho, mas infelizmente não tenho disponibilidade para criar projetos.
Hoje estou 100% dedicado ao TH-cam, à Comunidade Sem Codar, e aos meus projetos próprios.
Acessa o Marketplace de Profissionais da Comunidade Sem Codar, lá estão os melhores alunos da Comunidade, que criam softwares sob encomenda em Bubble, FlutterFlow, e Ferramentas No Code e Low Code, e até mesmo no código quando necessário.
Tem agências lá que já criaram aplicativos para bancos, companhias aéreas, seguradoras e multinacionais. Com certeza vão dar conta do que você precisa:
comunidade.semcodar.com.br/profissionais
e agora, com a forma de cobrança da bubble? quem está dançou né?
Pra grande maioria dos casos não mudou nada, pra alguns melhorou, e pra alguns piorou. Explico nesse vídeo: th-cam.com/video/yLfV1wdBskE/w-d-xo.html
Cheguei primeiro hoje!
Primeiro comentário confirmado ✅
Segundo.....
huahuauah isso nunca dará certo... esqueçam esse No Code da vida... falta tudo.. De resto é gente querendo gerar conteúdo nas suas costas.
Não não, nunca dará certo.
Só ano passado nossos alunos faturaram mais de R$60 milhões como desenvolvedores No Code, com extratos auditados e placas enviadas por correio.
Avisa eles que No Code não dá certo, pede pra eles devolverem os 60 milhões pros clientes satisfeitos.
Pq os brasileiros odeiam o português, sua língua mãe?
Codar??? Nunca usei, não vou usar e tenho raiva de quem usa.
Programar é o termo em português, ponto.
Se o uso de um neologismo lhe gera raiva, sugiro fortemente buscar um terapeuta.
@@RenatoAsse fica tranquilo, na net vê-se de tudo. Obrigado pela sugestão. É que CODA é cauda, traseiro, rabo. Daí posso intuir que codar nem neologismo é, pois codar seria algo ligado a cauda, rabo, talvez rabear, traseirar...
Nem em inglês dizemos isso...diz-se coding, programming, etc...
Mas pronto, mais um dia na net, o lugar que todos acham que é terra de ninguem e que tudo vale.
Me chama no email