Estou lendo Os Santos que abalaram mundo. O primeiro é Santo Antão ,dei uma pausa também. Vou voltar a lê. Tem Santo Agostinho, São Francisco, Santo Inácio e Santa Tereza.
Olá. Assisti o vídeo como se assiste aquelas aulas de sabor indiscutível, na qual o professor valseia com o conhecimento e nós olhamos admirados aquele mundo e ficamos loucos para dançar também. Fiquei com muita vontade de ler.Gostei muito das comparações bíblicas e dos comentários sobre o livro. Um grande abraço. Jeferson Barbosa
Romeu Julieta Muito obrigada. Fiz esse vídeo com um prazer todo especial, e ainda sob o fascínio / impacto da leitura. Com certeza, é um livro para reler.
Excelente resenha oral. Conheci essa obra de Flaubert por meio da biografia de Sto. Antão, escrita por René Fülöp-Miller, que, por si só, é um relato fantástico da vida de um homem que derrotou o próprio Diabo, as tentações do mundo, que renunciou a todos o conforto da vida mundana para entregar-se por inteiro à Deus. Ainda não li esse título de Flaubert, mas fiquei tentando (no bom sentido) a lê-lo.
“Of course I plagiarize. It is the privilege of the appreciative man. I never read Flaubert’s Tentation without signing my name at the end of it.” Oscar Wilde...
Muito legal, assisti o vídeo ontem e ontem mesmo comprei o livro. Já conhecia a história de Santo Antão, e já tinha ouvido falar muito do Flaubert, vai ser o meu primeiro dele. Obrigado pelo vídeo, suas resenhas valem muito a pena de ser vistas.
Muito obrigada, Vinicius! Esse feedback me ajuda a saber se estou conseguindo o que pretendo, que é ser útil. Se as resenhas valem a pena de ser vistas, estou :)
Estante Cheia Eu gosto muito de Flaubert desde a leitura de "Bouvard e Pécuchet" e "Três contos" :) Aí foi que me apaixonei pelo escritor, já que "Madame Bovary" não me havia conquistado. Mas esses outros, e "Cartas Exemplares", "Salambô", e agora este aqui - demais!! Recomendo!
Esse é um livro angustiante, de leitura difícil. De fato, como você diz, lembra o Livro de Jó. Só que Jó talvez não tenha sido um personagem real, ao passo que Santo Antão foi. A gente se pergunta , lendo o livro, como é possível que Deus possa permitir que um seu filho passe por tão duras experiências. A "Noite Escura", de São João da Cruz, responde a muitas dessas perguntas mas, na verdade (acho) esse é um grande mistério.
João Carlos Serrão Concordo com você, a leitura dele é difícil porque, acho, a imagética de Flaubert amplifica o sofrimento do protagonista e nos irmana com ele... A caminhada com Deus nunca é algo fácil; realmente não temos respostas a muitas coisas - incluindo experiências em nossas vidas. C.S. Lewis também abordou o assunto em "O Problema do Sofrimento".
Nossa, parece um livro bastante rico! O pictorialismo do Flaubert é maravilhoso, a leitura desse livro deve ser uma viagem! Recriar o gênero é muito a cara do Flaubert. Vamos lembrar que Madame Bovary introduz os flashbacks no romance, representa a melancolia com quadros poéticos, ou seja, faz um livro cinematógráfico antes do advento do cinema. Ótimo vídeo, como sempre! Beijinhos!
Aline Aimee Eu li Madame Bovary na adolescência e não foi um encontro feliz; tive de ler - já depois dos 30 anos - "Três contos" e "Bouvard e Pécuchet" para aprender a gostar do autor. Quem sabe um dia releio a Bovary... um dia... Ah, obrigada!
marcos apolo junior Marcos, é uma opinião minha, viu? Eu não tenho autoridade nenhuma pra dizer que acho melhor - apenas minha opinião como leitora. Confesso que não virei fã de Flaubert com Madame Bovary, mas com Bouvard e Pécuchet e Três Contos - daí, Salambô, Cartas Exemplares... e agora, Antão :D
Muito legal :) que coisa né, essa "parada" da desconstrução do romance já no séc. XIX O.o pena que não é um livro tão conhecido, Claire. Realmente, às vezes nossos olhos parecem cegos à presença de Deus.
Mateus Verdan É um daqueles casos que mereceria muito mais "badalação" do que tem; quando se fala de Flaubert, é só Madame Bovary. Tá, é o livro de escândalo - porém Flaubert é muito mais do que isso!
Ai DEEEUS, mais um que preciso ler urgentemente!!! Esses eremitas me fascinam! Sempre fui meio monástico, até já me hospedei com um grupo trapista por alguns dias em silêncio total - indescritível - fora a tensão entre a ideia vetotestamentária de retribuição temporal e o problema do mal, quem nunca torrou alguns neurônios com ela rs ?! Gosto da resposta que Deus sempre dá a essa questão, desde o discurso que Jó ouviu até o " a Minha graça te basta " ouvido por Paulo.... Gosto qdo um autor testa os limites de algum gênero, vou ler, com certeza!!! Excelente vídeo, Claire! 😜😜😜😜😘
Rssss é que esses heróis do período primitivo são D+ estavam "in loco et in tempore" fazendo a história, pavimentando a estrada para nós rss ótima ideia a do Flaubert 😜😉
Oi três contos, de Flaubert. Vice vai gostar de ler o conto São João Hospitaleiro, e o conto Herodiade ( sobre São João Batista). Realmente há uma pesquisa séria que alicersa a escrita. Penso em julho Verne, que pesquisava profundamente para escrever, e escrevia de forma envolvente e cuidadosa. Estou lendo Madame Bovary, e a introdução de Baudelaire é muito agradável de ler.
Livrogram Difícil sim; até desgastante, em certos momentos, daí as necessárias pausas. Mas - que leitura! Iluminadora, instigante, sim, forte, poética, poderosa... Do tipo que deixa um impressão quando termina. Você fica pensando e pensando no livro...
Um pouco da luta de Santo Antão e sua razão aparentemente incompreensível: "Mors et vita duello". padrepauloricardo.org/episodios/por-que-o-demonio-age-no-mundo
Adorei isso! "...Às vezes, Deus, parece que tira a nossa consciência da sua presença e, aí, nós temos a impressão de que estamos sozinhos (...) e que Ele não está ali, conosco, embora Ele esteja..." Quanto ao fato, mencionado, de Flaubert ser um tanto quanto "exagerado", "detalhista", "preciosista" nas suas descrições em "As tentações de Sto. Antão", logo lembrei de "Madame Bovary", onde esta característica está presente o tempo todo, em sua narrativa. Aliás, isso também é notório nas narrativas de Hemingway (mas isso são outros 500). Um abraço e parabéns pela resenha!
Oi, Claire, fiquei fascinado com Madame Bovary e há uns bons meses comprei este livro. Deixei-o guardado por um tempo e agora por esses dias resolvi ler. Vim dar uma olhada pra ver se alguém já o tinha lido e feito vídeo, e fiquei empolgado ao ver que justamente você o tinha lido também. Pensei que o sentimento de desgosto e desesperança com o livro tinha sido um sentimento particular, mas vejo que não. Ainda assim com a cena final, vem uma sensação estranha, afinal não dá pra saber se aquilo é só o prosseguimento de outra alucinação. O espaço, sem dúvida, foi a mais tensa das passagens. Amo Flaubert, o próximo a ler dele será Novembro. Espero gostar tanto quanto este. Uma coisa que me surpreende é que, ainda que a sensação produzida pelo texto dele seja amarga, nunca li nada do autor que não tenha me provocado algo forte. Seus vídeos são excelentes. Obrigado por compartilhar suas experiências literárias conosco. Um abraço.
Douglas Milani Oi, Douglas! Tenho um carinho por esse vídeo de "As Tentações..." e gosto de descobrir que mais alguém comentou :) Que lindo, você leu! Na minha opinião, a imagem final é aquilo a que as tentações deveriam levar - elas teriam sido o refinamento (como o ouro que é refinado no fogo) que o protagonista atravessaria para chegar - à Verdade. Afinal, Flaubert baseou-se numa figura real. Também comprei "Novembro" e está na pilha a ler! E obrigada!
Ótimo vídeo, Claire! Não pude deixar de me emocionar levemente com seus comentários finais... Tocantes. Não tenho comentado muito ultimamente. Peço que me perdoe. De Flaubert, li Bovary e "Gothica", uma coletânea de contos juvenis. Não posso dizer que realmente empolguei-me com a leitura do romance. Os contos, parece-me, empolgaram-me mais... (apesar de, aparentemente, possuírem qualidades estéticas inferiores às de Madame Bovary). Fiquei curioso em conhecer As Tentações. Abraço forte!
Marco Anotnio A.B Muito obrigada, Marco! Olhe, eu mesma não sou fã de "Bovary", e se dependesse dele para gostar de Flaubert, não teria 'acontecido' :) mas aconteceu, e foi através da leitura de "Bouvard e Pécuchet" e do volume "Três Contos"; depois, vieram "Cartas Exemplares", "Salambô"... e agora "Antão". :D
Boa noite, excelente vídeo! Por favor, gostaria que me tirasse uma dúvida, esse livro é o mesmo que "A tentação de santo Antão. Gustave Flaubert. [tradução, prefácio e notas Carlos Chaves]. São Paulo: Editora Melhoramentos" ? Adquiri esse e não consegui descobrir se se trata do mesmo livro que foi traduzido em momentos diferentes aqui no Brasil. Desde já, obrigado!
Claire Scorzi Sim, eu só gostaria de saber se é o mesmo livro apenas traduzido e publicado por editoras diferentes. Eu encomendei o meu só que ainda não chegou. Por isso não tenho certeza. Me parece que sim, é o mesmo, mas essa diferença no título me deixou com dúvida. Obrigado!
+aldair carletto Você já procurou na estante virtual? É um site que reúne sebos e livreiros virtuais do Brasil inteiro. Dá uma olhada lá, pois deve ter.
Abade Antao um dos verdadeiros amigos de Jesus Cristo todo Poderoso . Abba Pai
Exato. Você falou e lembrei de São João da Cruz. Vale ler a Noite Escura da Alma.
Estou lendo Os Santos que abalaram mundo. O primeiro é Santo Antão ,dei uma pausa também. Vou voltar a lê. Tem Santo Agostinho, São Francisco, Santo Inácio e Santa Tereza.
Esse livro é maravilhoso. Você vai curtir muito!
Eu tenho muita carência do Deus da Bíblia, as vezes tenho a sensação de que estou orando a um Deus diferente do grande poder!!!!
th-cam.com/video/KvtmvfLRCsA/w-d-xo.html
Cria intimidade com Ele .E vc achará o Deus da Bíblia .
Olá. Assisti o vídeo como se assiste aquelas aulas de sabor indiscutível, na qual o professor valseia com o conhecimento e nós olhamos admirados aquele mundo e ficamos loucos para dançar também. Fiquei com muita vontade de ler.Gostei muito das comparações bíblicas e dos comentários sobre o livro. Um grande abraço.
Jeferson Barbosa
Romeu Julieta Muito obrigada. Fiz esse vídeo com um prazer todo especial, e ainda sob o fascínio / impacto da leitura. Com certeza, é um livro para reler.
A construção desse livro 📖me lembrou o Livro Vermelho do C.G Jung.
Bom saber 🙂
Excelente resenha oral. Conheci essa obra de Flaubert por meio da biografia de Sto. Antão, escrita por René Fülöp-Miller, que, por si só, é um relato fantástico da vida de um homem que derrotou o próprio Diabo, as tentações do mundo, que renunciou a todos o conforto da vida mundana para entregar-se por inteiro à Deus. Ainda não li esse título de Flaubert, mas fiquei tentando (no bom sentido) a lê-lo.
Obrigada! :)
Excelente! Vou ler! Obrigado
De nada! Vale muito a pena! :)
“Of course I plagiarize. It is the privilege of the appreciative man. I never read Flaubert’s Tentation without signing my name at the end of it.” Oscar Wilde...
Claire, Claire, Claire.. Como sempre aumentando minha lista de livros;)
Abençoado foi o dia que conheci o seu canal..
Grande abraço, minha querida!
Fernanda Cavalcante Fernanda: como sempre adorando fazer isso!! :) E fiquei tocada, agora... obrigada! com carinho, C.
é de coração..
Que Deus abençoe você!
Fernanda Cavalcante^^
Muito legal, assisti o vídeo ontem e ontem mesmo comprei o livro. Já conhecia a história de Santo Antão, e já tinha ouvido falar muito do Flaubert, vai ser o meu primeiro dele. Obrigado pelo vídeo, suas resenhas valem muito a pena de ser vistas.
Muito obrigada, Vinicius! Esse feedback me ajuda a saber se estou conseguindo o que pretendo, que é ser útil. Se as resenhas valem a pena de ser vistas, estou :)
Excelente, ótima resenha, vivendo e aprendendo com seu canal! obrigada bjs.
Meire Leão Grata, Meire. Tive grande prazer em gravar esse vídeo.
Não conheço muito de Flaubert. Numa disciplina li Três contos dele e amei! Em 2015 vou ler outra obra dele, quem sabe seja esta :)
Estante Cheia Eu gosto muito de Flaubert desde a leitura de "Bouvard e Pécuchet" e "Três contos" :) Aí foi que me apaixonei pelo escritor, já que "Madame Bovary" não me havia conquistado. Mas esses outros, e "Cartas Exemplares", "Salambô", e agora este aqui - demais!! Recomendo!
Esse é um livro angustiante, de leitura difícil. De fato, como você diz, lembra o Livro de Jó. Só que Jó talvez não tenha sido um personagem real, ao passo que Santo Antão foi. A gente se pergunta , lendo o livro, como é possível que Deus possa permitir que um seu filho passe por tão duras experiências. A "Noite Escura", de São João da Cruz, responde a muitas dessas perguntas mas, na verdade (acho) esse é um grande mistério.
João Carlos Serrão Concordo com você, a leitura dele é difícil porque, acho, a imagética de Flaubert amplifica o sofrimento do protagonista e nos irmana com ele... A caminhada com Deus nunca é algo fácil; realmente não temos respostas a muitas coisas - incluindo experiências em nossas vidas. C.S. Lewis também abordou o assunto em "O Problema do Sofrimento".
Nossa, parece um livro bastante rico! O pictorialismo do Flaubert é maravilhoso, a leitura desse livro deve ser uma viagem! Recriar o gênero é muito a cara do Flaubert. Vamos lembrar que Madame Bovary introduz os flashbacks no romance, representa a melancolia com quadros poéticos, ou seja, faz um livro cinematógráfico antes do advento do cinema.
Ótimo vídeo, como sempre!
Beijinhos!
Aline Aimee Eu li Madame Bovary na adolescência e não foi um encontro feliz; tive de ler - já depois dos 30 anos - "Três contos" e "Bouvard e Pécuchet" para aprender a gostar do autor. Quem sabe um dia releio a Bovary... um dia... Ah, obrigada!
Fiquei curiosa pra saber o final 😱
Samanta Dias Digo apenas: é muito bonito, e ao mesmo tempo, simples.
Dever ser bom como Madame Bovary, anotado Claire !
valeu ;)
marcos apolo junior Pessoalmente, eu acho este melhor... ;)
Claire Scorzi melhor que Madame Bovary :O tenho que ler agora kkk vi em algum lugar que As tentações... é uma das principais obras do Flaubert
marcos apolo junior Marcos, é uma opinião minha, viu? Eu não tenho autoridade nenhuma pra dizer que acho melhor - apenas minha opinião como leitora. Confesso que não virei fã de Flaubert com Madame Bovary, mas com Bouvard e Pécuchet e Três Contos - daí, Salambô, Cartas Exemplares... e agora, Antão :D
Muito legal :) que coisa né, essa "parada" da desconstrução do romance já no séc. XIX O.o pena que não é um livro tão conhecido, Claire.
Realmente, às vezes nossos olhos parecem cegos à presença de Deus.
Mateus Verdan É um daqueles casos que mereceria muito mais "badalação" do que tem; quando se fala de Flaubert, é só Madame Bovary. Tá, é o livro de escândalo - porém Flaubert é muito mais do que isso!
Ai DEEEUS, mais um que preciso ler urgentemente!!! Esses eremitas me fascinam! Sempre fui meio monástico, até já me hospedei com um grupo trapista por alguns dias em silêncio total - indescritível - fora a tensão entre a ideia vetotestamentária de retribuição temporal e o problema do mal, quem nunca torrou alguns neurônios com ela rs ?! Gosto da resposta que Deus sempre dá a essa questão, desde o discurso que Jó ouviu até o " a Minha graça te basta " ouvido por Paulo.... Gosto qdo um autor testa os limites de algum gênero, vou ler, com certeza!!! Excelente vídeo, Claire! 😜😜😜😜😘
Eba, Rafael apareceu e foi entusiástico! Ganhei o dia! Viva! Amei seu comentário :)
Rssss é que esses heróis do período primitivo são D+ estavam "in loco et in tempore" fazendo a história, pavimentando a estrada para nós rss ótima ideia a do Flaubert 😜😉
Rafael Mota Eu tenho fascínio também por eles; tenho alguns livros sobre os Pais da Igreja, adoro!
Oi três contos, de Flaubert. Vice vai gostar de ler o conto São João Hospitaleiro, e o conto Herodiade ( sobre São João Batista). Realmente há uma pesquisa séria que alicersa a escrita. Penso em julho Verne, que pesquisava profundamente para escrever, e escrevia de forma envolvente e cuidadosa. Estou lendo Madame Bovary, e a introdução de Baudelaire é muito agradável de ler.
Parece uma leitura bem difícil e instigante. Muito interessante o vídeo! Bjo, Livia
Livrogram Difícil sim; até desgastante, em certos momentos, daí as necessárias pausas. Mas - que leitura! Iluminadora, instigante, sim, forte, poética, poderosa... Do tipo que deixa um impressão quando termina. Você fica pensando e pensando no livro...
Um pouco da luta de Santo Antão e sua razão aparentemente incompreensível: "Mors et vita duello". padrepauloricardo.org/episodios/por-que-o-demonio-age-no-mundo
Adorei isso! "...Às vezes, Deus, parece que tira a nossa consciência da sua presença e, aí, nós temos a impressão de que estamos sozinhos (...) e que Ele não está ali, conosco, embora Ele esteja..." Quanto ao fato, mencionado, de Flaubert ser um tanto quanto "exagerado", "detalhista", "preciosista" nas suas descrições em "As tentações de Sto. Antão", logo lembrei de "Madame Bovary", onde esta característica está presente o tempo todo, em sua narrativa. Aliás, isso também é notório nas narrativas de Hemingway (mas isso são outros 500). Um abraço e parabéns pela resenha!
Oi, Claire, fiquei fascinado com Madame Bovary e há uns bons meses comprei este livro. Deixei-o guardado por um tempo e agora por esses dias resolvi ler. Vim dar uma olhada pra ver se alguém já o tinha lido e feito vídeo, e fiquei empolgado ao ver que justamente você o tinha lido também. Pensei que o sentimento de desgosto e desesperança com o livro tinha sido um sentimento particular, mas vejo que não. Ainda assim com a cena final, vem uma sensação estranha, afinal não dá pra saber se aquilo é só o prosseguimento de outra alucinação. O espaço, sem dúvida, foi a mais tensa das passagens. Amo Flaubert, o próximo a ler dele será Novembro. Espero gostar tanto quanto este. Uma coisa que me surpreende é que, ainda que a sensação produzida pelo texto dele seja amarga, nunca li nada do autor que não tenha me provocado algo forte. Seus vídeos são excelentes. Obrigado por compartilhar suas experiências literárias conosco. Um abraço.
Douglas Milani Oi, Douglas! Tenho um carinho por esse vídeo de "As Tentações..." e gosto de descobrir que mais alguém comentou :) Que lindo, você leu! Na minha opinião, a imagem final é aquilo a que as tentações deveriam levar - elas teriam sido o refinamento (como o ouro que é refinado no fogo) que o protagonista atravessaria para chegar - à Verdade. Afinal, Flaubert baseou-se numa figura real. Também comprei "Novembro" e está na pilha a ler! E obrigada!
Faz vídeos sobre os livros de agatha christie
Savio Valei Fiz 4 vídeos sobre livros da Agatha; estão na playlist "resenhas".
Claire Scorzi eu sei sim já assisti todos mas queria mais pois é raro booktubers falarem da agatha christie kk
Claire, você já leu HAMLET? Tem algum vídeo sobre essa obra?
Fabio Sobral Li sim. Mas não fiz vídeo.
Ótimo vídeo, Claire!
Não pude deixar de me emocionar levemente com seus comentários finais... Tocantes.
Não tenho comentado muito ultimamente. Peço que me perdoe.
De Flaubert, li Bovary e "Gothica", uma coletânea de contos juvenis. Não posso dizer que realmente empolguei-me com a leitura do romance. Os contos, parece-me, empolgaram-me mais... (apesar de, aparentemente, possuírem qualidades estéticas inferiores às de Madame Bovary).
Fiquei curioso em conhecer As Tentações.
Abraço forte!
Marco Anotnio A.B Muito obrigada, Marco! Olhe, eu mesma não sou fã de "Bovary", e se dependesse dele para gostar de Flaubert, não teria 'acontecido' :) mas aconteceu, e foi através da leitura de "Bouvard e Pécuchet" e do volume "Três Contos"; depois, vieram "Cartas Exemplares", "Salambô"... e agora "Antão". :D
Boa noite, excelente vídeo! Por favor, gostaria que me tirasse uma dúvida, esse livro é o mesmo que "A tentação de santo Antão. Gustave Flaubert. [tradução, prefácio e notas Carlos Chaves]. São Paulo: Editora Melhoramentos" ? Adquiri esse e não consegui descobrir se se trata do mesmo livro que foi traduzido em momentos diferentes aqui no Brasil. Desde já, obrigado!
A edição deste "As tentações de Santo Antão" é da ed. Iluminuras, tradução e notas de Luís de Lima, 2004.
Claire Scorzi Sim, eu só gostaria de saber se é o mesmo livro apenas traduzido e publicado por editoras diferentes. Eu encomendei o meu só que ainda não chegou. Por isso não tenho certeza. Me parece que sim, é o mesmo, mas essa diferença no título me deixou com dúvida. Obrigado!
Alguém sabe onde posso encontrar este livro em pdf??
claire scorzi por favor quero comprar esse livro está escrito em portugues
com que faço para comprar esse livro
+aldair carletto Você já procurou na estante virtual? É um site que reúne sebos e livreiros virtuais do Brasil inteiro. Dá uma olhada lá, pois deve ter.