NÃO SE ENSINA FÍSICA DE VERDADE NAS ESCOLAS BRASILEIRAS | Felipe Guisoli

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • FELIPE GUISOLI - Ciência Sem Fim
    Link do episódio completo:
    www.youtube.co...
    Está precisando aprender Matemática ou Física de verdade?
    Consulte os cursos dos nossos parceiros ou adquira os livros no nosso site:
    👨‍🎓 bit.ly/canalco...
    📚 cortesdematema...

ความคิดเห็น • 425

  • @PatrickChagasyoutuber
    @PatrickChagasyoutuber 10 หลายเดือนก่อน +846

    O ENEM é o exame que avalia o ensino médio onde o aluno precisa fazer um cursinho pra tirar uma boa nota pois o ensino médio não é suficiente.

    • @Gabriel_NP
      @Gabriel_NP 10 หลายเดือนก่อน +63

      so do enem cobrar ingles ja é uma piada, como se cobra um conteudo que nem mesmo é ensinado na escola?alem do tal verbo to be

    • @alexandreribeiro5216
      @alexandreribeiro5216 10 หลายเดือนก่อน +27

      Perfeito sua colocação, estamos num sistema fadado ao fracasso...

    • @notsoregulariguess7935
      @notsoregulariguess7935 10 หลายเดือนก่อน +6

      ​@@Gabriel_NP sempre escolho o inglês pq o espanhol na prova é mais dificil, nunca fiz cursinho de inglês, só vi na escola e costumo assistir tudo legendado.

    • @Gabriel_NP
      @Gabriel_NP 10 หลายเดือนก่อน +5

      @@notsoregulariguess7935 otimo! o problema é, e o pessoal de interior que não tem ingles na escola e tem que fazer enem com essa disciplina? e o pessoal da cidade grande que tem acesso ao tal ingles que é uma merda? enem não é feito para alunos de escola pública (claro que tem excessões)

    • @kauanoliveira5790
      @kauanoliveira5790 10 หลายเดือนก่อน +2

      Na vdd não precisa de cursinho nao

  • @martin_454
    @martin_454 10 หลายเดือนก่อน +209

    concordo com praticamente tudo, principalmente na física, ela é uma matéria muito linda pra ser estudada como uma mera ferramenta pra ingresso ao ensino superior.

    • @k3xk-one917
      @k3xk-one917 10 หลายเดือนก่อน +4

      Eu tbm

  • @marcoseugenio6443
    @marcoseugenio6443 10 หลายเดือนก่อน +198

    A pessoa ñ luta pela educação, pois nunca a teve.
    O brasileiro ñ quer o conhecimento, quer o diploma... Infelizmente o povo foi condicionado a isso.

    • @lucas06597
      @lucas06597 10 หลายเดือนก่อน +1

      Verdade

    • @josemarioalvesfae3642
      @josemarioalvesfae3642 10 หลายเดือนก่อน

      O capitalismo induz o consumismo exagerado e a partir disso fazemos tudo por dinheiro na vida, inclusive estudar. Aquilo que não enxergamos como algo que possa ter uma recompensa financeira a curto prazo, descartamos automaticamente. Quando finalmente conseguimos acordar desse sonho de ostentação, já estamos velhos e cansados demais para recomeçar do zero e aprender com contemplação.

    • @danielcanedo6933
      @danielcanedo6933 10 หลายเดือนก่อน

      Pois é!

    • @leviz4916
      @leviz4916 10 หลายเดือนก่อน +3

      ainda dão a desculpa de "eu nunca vou usar isso na minha vida".

    • @lucas06597
      @lucas06597 10 หลายเดือนก่อน +5

      @@leviz4916 Na verdade não é desculpa, já que a gente aprende coisas de acordo com nossos interesses.

  • @ricardoluisbritto
    @ricardoluisbritto 10 หลายเดือนก่อน +60

    Meus melhores momentos como professor de física foi com alunos de EJA. Como o objetivo não era ensinar para ENEM ou vestibular, pude falar de um montão de maluquices, como formação do sistema solar, fractais, semi condutores. Houve até uma aula maluca que descambou pra grande evento de oxidação eexplosão cambriana kkk

    • @brunoracanelli777
      @brunoracanelli777 10 หลายเดือนก่อน +3

      Ironicamente são as aulas mais fodas/interessantes de participar.

    • @sanarogues
      @sanarogues 9 หลายเดือนก่อน +2

      Sou doidaaaa por aulas assim! Parabéns 🎉 Recentemente descobri que me interesso pelas coisas quando acho algo FASCINANTE! Caso contrário, é tudo uma chatisse sem fim. Também ler, algo que achava que não era pra mim, me faz aprender melhor e me interessar pelo assunto. Pequeno relato (e como descobri isso de verdade kkk): quinta tive uma aula de química que ouvi balela nenhuma, mas quando foi falado sobre energia nuclear efetiva e eu perguntei se tinha a ver com bomba nuclear e o professor disse que não blablabla e então questionei o porquê de não aguentamos radiação (sei que deveria ser algo básico do saber e do ensino medio mas eu não sabia) CARA fiquei fascinada como ele explicou que até aguentamos energia, mas quando ela é "forte demais" rompe as moléculas e dá tudo de ruim! Apaixonei, busquei o dia inteiro sobre o assunto, os Curies, o prêmio Nobel, radioatividade. Maravilhoso. Parabéns para você professor, instigar o fascínio por essas loucuras, ditas por muitos como inúteis porque nunca vão usar, é sensacional!

    • @sanarogues
      @sanarogues 9 หลายเดือนก่อน

      Ainda procuro esse fascínio por fisica 😂 quem sabe em breve

  • @cza6254
    @cza6254 10 หลายเดือนก่อน +82

    me recordo de uma prova de história q fiz acho q na quinta série (tenho ~30 anos): ele perguntava qual a resposta correta pros motivos de uma dada revolução "x". ocorre q a resposta dada como correta tinham 3 motivos e eu me recordava de pelo menos 5. Pra mim a questão não tinha nenhuma opção correta, já que eu considerava uma resposta incompleta em uma questão de marcar TAMBÉM uma resposta incorreta.
    Quando vi a bomba que tomei (nunca tinha tirado nota baixa) eu comecei a perceber que mais importante numa prova não era o domínio do conteúdo, mas o que o examinador queria saber.
    Detesto como nos vestibulares colocam questões "pegadinhas" que não medem conhecimento, mas que simplesmente dão uma rasteira em algumas pessoas pra tentar melhorar esse "filtro" chamado vestibular, que se tornou uma enorme máfia na educação. Eu nem de longe sou inteligente como alguns amigos que tive/tenho ou como a minha irmã, extremamente dedicada, mas por vezes ia melhor nos testes pura e simplesmente pq sabia como fazer prova. Acho isso meio triste.

    • @AUGUSTINHOBOMBA
      @AUGUSTINHOBOMBA 10 หลายเดือนก่อน +14

      Um bagulho que eu acho paia é a matemática ensinada nas escolas.
      Fiz somente 1 olimpíada de matemática esse ano e estou estudando pra fazer várias ano que vem; e é extremamente decepcionante ver que estão ensinando regra de 3 sem o povo ter entendido fração ou porcentagem. Nem ensinaram o porquê da regra de 3 sempre funcionar.
      A OBMEP, por exemplo, é uma olimpíada de raciocínio lógico que não usa de pegadinhas pra ser boa. As questões mais difíceis do N1 são de achar um padrão e eliminar coisas indevidas. Não existe fórmula para aquelas questões.

    • @notsoregulariguess7935
      @notsoregulariguess7935 10 หลายเดือนก่อน +3

      @@AUGUSTINHOBOMBA cara, eu amava a obmep, curtia ir avançando só pq davam lanche pra quem ia fazer a segunda prova askdgavdads

    • @AUGUSTINHOBOMBA
      @AUGUSTINHOBOMBA 10 หลายเดือนก่อน +1

      @@notsoregulariguess7935 Acho justo 👍

  • @andrevieiralobo8829
    @andrevieiralobo8829 10 หลายเดือนก่อน +71

    Acho que todo mundo que começa a estudar pra valer, com isso eu me refiro aquele momento em que você estuda pela curiosidade e pelo prazer, se depara com Feynman. Particularmente eu adoro aquela entrevista em que ele fala de pessoas comuns, sempre me inspira e faz com que tenha mais energia para lutar contra a minha ignorância. Eu sei que esse é um comentário genérico e insignificante, mas gostaria que ele fosse aquele tapinha nas costa de nós cientistas que trabalham ou não na área, mas que sobretudo amam o conhecimento pelo conhecimento.

    • @pedrolgon108
      @pedrolgon108 10 หลายเดือนก่อน +1

      qual entrevista?

    • @tony_ptbr
      @tony_ptbr 10 หลายเดือนก่อน +4

      Problema da escola tá aí, nunca veio um professou ou dedicaram 7 dias para abrir uma conversa entre aluno e docente sobre a necessidade de gostar de estudar para terminar a escola e mostrar materiais como esse aí do freynam, para encorajar os alunos a se dedicar aos estudos, um aluno do quinto ano pensa em relação a escola? se n vai ser só frustração e tempo perdido.

    • @gamexanimetop10
      @gamexanimetop10 10 หลายเดือนก่อน

      Qual entrevista ?

    • @andrevieiralobo8829
      @andrevieiralobo8829 10 หลายเดือนก่อน +3

      O link de uma parte da entrevista, é possível encontrar essa e outras muito boas no livro Os melhores textos de Richard Feynman th-cam.com/video/bAX27XRHMH8/w-d-xo.htmlsi=ukxF_6UZ4-H5TQC3

  • @fisicainterativa
    @fisicainterativa 10 หลายเดือนก่อน +9

    Do nada apareceu essa notificação aqui na hora do almoço. Sensacional as reflexões do Guisolli, me lembrou o jovem professor questionador que eu era. Acho que dá pra voltar a questionar esse sistema maluco.

  • @hugoesquivel2560
    @hugoesquivel2560 10 หลายเดือนก่อน +51

    Perfeitas as colocações. Eu estou vendo isso na prática como nunca antes, embora já dê aulas há 15 anos.
    6 dos meus alunos se classificaram para uma Olímpiada Internacional chamada QUANTA, na Índia.
    Eles foram finalistas dentre mais de 350.000 alunos do país inteiro.
    Precisamos até hoje de ajuda para comprar as passagens aéreas. Não recebemos ajuda do governo federal, nem estadual, nem municipal. Nenhum empresário nos ajudou.
    Tentamos contato com mais de 250 pessoas, entre pessoas físicas e jurídicas.
    Temos R$ 4000,00 de uma vaquinha virtual que criamos e pessoas próximas colaboraram.
    Mas ainda temos esperança de conseguir. O mais importante é que esses 6 alunos sabem do que são capazes de conquistar. E até lá não vamos desistir.

    • @AlcyInacio
      @AlcyInacio 10 หลายเดือนก่อน +5

      Endereço da vaquinha

    • @joaocarloslinodacosta2218
      @joaocarloslinodacosta2218 10 หลายเดือนก่อน +2

      Manda o número do pix

    • @pauloziliani260
      @pauloziliani260 9 หลายเดือนก่อน +1

      Exato. Esse é o nível de evolução da sociedade. Aparece um político mandando pix e rapidamente chega em milhões e para financiar uma operação realmente importante como essa ninguém se apresenta.

  • @alissonrossi1143
    @alissonrossi1143 10 หลายเดือนก่อน +148

    Estudei em escola pública, sempre tive bons professores, a culpa de não aprender era dos alunos mal educados e sem cultura, um bando de animais, eu vi mais de um professor sair da sala chorando por não conssiguir dar aula e ainda ser humilhado na sala de aula.

    • @yo-bq2my
      @yo-bq2my 10 หลายเดือนก่อน +7

      então 100% dos professores são excelentes?

    • @Lucas_Szs
      @Lucas_Szs 10 หลายเดือนก่อน +20

      Não acho que você tenha entendido a crítica

    • @estudandodeverdade1562
      @estudandodeverdade1562 10 หลายเดือนก่อน

      ​@@yo-bq2myvocê é a prova do analfabetismo funcional

    • @samirpenaventura3806
      @samirpenaventura3806 10 หลายเดือนก่อน +13

      ​@@yo-bq2my100% dos alunos são perfectos! O problema são os professores! 😂😂😂

    • @sophiacristina
      @sophiacristina 9 หลายเดือนก่อน +6

      Eu tive uma experiência contrária, meus professores eram péssimos.
      Mas, o que mais eu culpo é a metodologia escolar.

  • @2arc.
    @2arc. 10 หลายเดือนก่อน +16

    11:15 lá em 1989 tive um professor de química que dava um questionário com 20 perguntas e respostas e dizia que ia cair 10 na prova. "tá aí, a parte chata eu já fiz, agora bora falar de coisas interessantes" e aí começava a viagem, kkkkkkkkk do porquê o átomo vibra à polarização das moléculas. Era show de bola.

    • @Gustavoow_
      @Gustavoow_ 10 หลายเดือนก่อน

      kkkk bom demais

  • @juliane1mota
    @juliane1mota 10 หลายเดือนก่อน +14

    Que becana ver uma pessoa tão jovem e tão lúcida.

  • @halamosantos3092
    @halamosantos3092 10 หลายเดือนก่อน +18

    Como professor de matemática, física e química, sempre fui criticado pelos meus métodos de ensino. Sempre tentei ensinar para a vida, ou seja, a ciência da vida. Exemplo: nas aulas de combustão eu colocava fogo na escola. Mas quase fui demitido. Entretanto, muitos aprenderam o que é uma combustão. Infelizmente existe uma grade curricular para os vestibulares. Achei fantástica a ideia do sorteio.

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 9 หลายเดือนก่อน +2

      Cara, a melhor coisa que fiz na escolas públicas que dei aula foi jogar o material no lixo e levar o livro Física Conceitual do Paul Hewitt + Física Básica(que de básica não tem nada) do Moyses. Obvio, que eu adaptei muitas coisas para o nível deles! Nunca me surpreendi tanto com a galerinha viu! Olha, eu me sinto muito feliz em saber que, de uma sala com 30 - 40 alunos, várias turmas, recebo muuuitas mensagens de alunos me agradecendo por eu ajudá-los a se encontrarem no mundo da física ou engenharia. Enquanto o ensino for voltado pra essa baboseira de enem, infelizmente, só estaremos jogando no mundo pessoas automatizadas achando que a vida real é resolver questão gigante, sem nexo e cheia de falhas. Muitos deles, fizeram até abaixo assinado pra montar turmas extras de física e robótica(tbm lancei um curso por fora pra galera sobre eletrônica e programação com ajuda de um amigo meu). Eu falei que só seria possível se, fosse não apenas aulas de física mas, também matemática(com foco até levá-los a introdução ao cálculo e álgebra linear) e interpretação de texto + Redação. Deu certo pra um caramba e o que eu mais recebo é olhares de inveja da galerinha metida a professor que gosta de pôr os pés pra cima e só esperar o salário cair na conta.
      Uma das melhores sensações que tive foi quando um rapaz que, de fato, se envolvia com drogas e até furtava, chegou pra mim no no final do ensino médio e disse: - Muito obrigado, Professor Pedrozza! Você foi o pilar pra que eu buscasse ajuda e salvou minha vida!
      Sabe o que é o pior? Eu, vez ou outra, recebo chamada da coordenação(MUITA GENTE MEDIOCRE MESMO) e piadinhas vindo de outros "professores", por causa dessas minhas iniciativas. Que pena! Mas eu mando todo mundo pra casa do krlh! Pois nunca iria abandonar o maior projeto que já tive em minha vida!

  • @rogeriocezarsilva1900
    @rogeriocezarsilva1900 10 หลายเดือนก่อน +23

    Na verdade é muito dificil no Brasil ter aulas de Física com professores formado em Física... No ensino médio tive aula de física com uma esforçada professora que era formada em biologia!!!! No curso técnico em mecânica o professor era formado em engenharia Civil!!!

    • @xellas3417
      @xellas3417 6 หลายเดือนก่อน

      Imagina o cara aprender álgebra linear, cálculo, estatística, física 1,2 e 3, eletromagnetismo, mecânica quântica e no final, acabar indo dar aulas no ensino básico, só se amar muito física e amar muito ensinar.

  • @pmlbeirao
    @pmlbeirao 10 หลายเดือนก่อน +40

    A diferença entre um sistema de ensino que ensina futuros prêmios Nobel e outro que ensina futuros professores de Física.

    • @birolaPássaro234
      @birolaPássaro234 10 หลายเดือนก่อน +5

      Tive uma certa experiência quando eu conheci física, pena que as aulas eram limitadas de curto horário.
      É bem triste que aqui tbm tem menos estudos físicos e matemáticos.

    • @10nem
      @10nem 10 หลายเดือนก่อน +2

      @@birolaPássaro234 vê vídeo aulas por aqui se tiver tempo... Inclusive indico o matemática em evidência lá tu pode encontrar muita informação também

    • @birolaPássaro234
      @birolaPássaro234 10 หลายเดือนก่อน +1

      @@10nem obrigado meu caro.

    • @xellas3417
      @xellas3417 6 หลายเดือนก่อน +1

      Pra isso existe a distinção entre bacharelado e licenciatura.

  • @allanrodt3596
    @allanrodt3596 10 หลายเดือนก่อน +13

    Eu sou engenheiro e tive varios professores fisicos e um deles criticava duramente a falta de conexão com a realidade dos físicos.

    • @1BobTheSubGenius
      @1BobTheSubGenius 10 หลายเดือนก่อน +5

      Que sorte! Sou da química e nossos professores de física são bem ruins. O último que tive literalmente não explicava nada e tratava tudo com extremamente óbvio (acredito que pra ele realmente seja) mas p/ nós era um sofrimento

    • @aronboaventura571
      @aronboaventura571 10 หลายเดือนก่อน +9

      ​​@@1BobTheSubGeniusisso acontece por que a maioria dos professores de física das escolas brasileiras, nem são formados em física, são formados em matemática ou ciências naturais, isso é uma decadência pura, a falta de investimento científico no Brasil afeta as futuras formações e também os futuros professores.

    • @evandrobernardo6363
      @evandrobernardo6363 10 หลายเดือนก่อน +1

      Faltam laboratórios e aplicações práticas.

  • @corneliakiesel5454
    @corneliakiesel5454 9 หลายเดือนก่อน +3

    Quando fiz vestibular para medicina há mais de quarenta anos (era o CESCEM ) fiquei abismada com tanto conhecimento que nos era passado pelos professores do cursinho e dizia sempre para mim mesma : "não quero esquecer nada do que estou aprendendo" e até hoje (entrei na federal em SPaulo) continuo estudando todas as matérias que tive no cursinho . O que funciona é o maravilhamento , que o conhecimento provoca na pessoa .Eu teria adorado ser sua aluna , meu jovem !

  • @rogerioandrade7547
    @rogerioandrade7547 10 หลายเดือนก่อน +5

    Cursos preparatórios para exame existem em todos os países. Eu me preparei, passei duas vezes em federais no tempo do vestibular e sei muita coisa do Ensino médio até hoje. A relação entre prova e aprendizado não é necessariamente excludente.

  • @Alcinando
    @Alcinando 10 หลายเดือนก่อน +10

    No início deste ano letivo, entrei numa sala de um colégio (por dois dias ) e não dei matéria. Fiquei discutindo com os alunos sobre as suas curiosidades tecnológica. O Diretor chamou-me ao seu gabinete e disse "Professor tens de dar matéria porque os meninos no final do trimestre vão fazer a prova. Além disso tens um programa a cumprir". Para os agradar, dou durante um tempo e o que sobra discutimos coisas do interesse dos meninos e o que quero discutir com eles

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 9 หลายเดือนก่อน

      Cara, a melhor coisa que fiz na escolas públicas que dei aula foi jogar o material no lixo e levar o livro Física Conceitual do Paul Hewitt + Física Básica(que de básica não tem nada) do Moyses. Obvio, que eu adaptei muitas coisas para o nível deles! Nunca me surpreendi tanto com a galerinha viu! Olha, eu me sinto muito feliz em saber que, de uma sala com 30 - 40 alunos, várias turmas, recebo muuuitas mensagens de alunos me agradecendo por eu ajudá-los a se encontrarem no mundo da física ou engenharia. Enquanto o ensino for voltado pra essa baboseira de enem, infelizmente, só estaremos jogando no mundo pessoas automatizadas achando que a vida real é resolver questão gigante, sem nexo e cheia de falhas. Muitos deles, fizeram até abaixo assinado pra montar turmas extras de física e robótica(tbm lancei um curso por fora pra galera sobre eletrônica e programação com ajuda de um amigo meu). Eu falei que só seria possível se, fosse não apenas aulas de física mas, também matemática(com foco até levá-los a introdução ao cálculo e álgebra linear) e interpretação de texto + Redação. Deu certo pra um caramba e o que eu mais recebo é olhares de inveja da galerinha metida a professor que gosta de pôr os pés pra cima e só esperar o salário cair na conta.
      Uma das melhores sensações que tive foi quando um rapaz que, de fato, se envolvia com drogas e até furtava, chegou pra mim no no final do ensino médio e disse: - Muito obrigado, Professor Pedrozza! Você foi o pilar pra que eu buscasse ajuda e salvou minha vida!
      Sabe o que é o pior? Eu, vez ou outra, recebo chamada da coordenação(MUITA GENTE MEDIOCRE MESMO) e piadinhas vindo de outros "professores", por causa dessas minhas iniciativas. Que pena! Mas eu mando todo mundo pra casa do krlh! Pois nunca iria abandonar o maior projeto que já tive em minha vida!

  • @oiaoia
    @oiaoia 10 หลายเดือนก่อน +19

    Por mais que seja engraçada a ideia de sorteio para a faculdade, não faz o menor sentido, pois muitos não teriam capacidade intelectual de cursar um curso superior.
    O problema da educação escolar é que ela não visa mais capacitar pessoas para o exercício da vida adulta, mas sim exercitar para passar em uma prova.

    • @compicadoem
      @compicadoem 10 หลายเดือนก่อน +7

      Mas como ele disse, exigir-se-ia um mínimo quantitativo de acertos. Acho que seria tão justo quanto hoje.

    • @patrizioaguilarfuzinato2094
      @patrizioaguilarfuzinato2094 10 หลายเดือนก่อน +1

      ele disse no vídeo que rubem alves falou isso como uma crítica. Não quer dizer que ele de fato aplicaria isso, ou cogitou aplicar. Só quis dizer que se o foco fosse desviado da aprovação, as pessoas estudariam pelo conhecimento, e não pelo resultado. Mas de fato, discordo, o ser humano estudaria menos ainda se fosse assim. Vivemos numa sociedade que valoriza mais um tiktoker fazendo live de NPC, ou um mc zé ruela cantando baixarias na frente de um microfone, do que um cientista que desenvolveu um foguete que aproveita 97% da energia da queima de seu combustivel, por exemplo

    • @OIndieGabo
      @OIndieGabo 10 หลายเดือนก่อน +5

      Muitos não teriam capacidade intelectual de cursar o curso superior pois esses muitos não foram educados para isso... se o sistema trabalhasse melhor as diversas inteligências e capacidades de forma mais completa abrangendo todos, o cenário seria outro.

    • @Kuznetsov9088
      @Kuznetsov9088 10 หลายเดือนก่อน +7

      É uma provocação, somente uma provocação.

    • @compicadoem
      @compicadoem 10 หลายเดือนก่อน +1

      @@Kuznetsov9088 Não cabe provocar em cima?

  • @acrobata
    @acrobata 10 หลายเดือนก่อน +2

    O garoto fala que o jovem não procura educação pelo conhecimento, mas por um sistema que valoriza a aprovação - o Serjão conclui reclamando que os futuros controladores do estado não têm proposta. Que proposta além de amplificar o sistema atual ele espera?

  • @pardal902
    @pardal902 10 หลายเดือนก่อน +3

    Eu fiz Física na UFPR nos anos 2000 e trabalho em uma area que envolve conceitos físicos e me destaquei. Tive esse oportunidade e abracei, saí totalmente da area acadêmica e empreendi. Uma coisa que me incomodava enquanto envolvido no mundo acadêmico era que o pessoal que entrava em Física era apenas por ego e admiração, nao tinham a minima idéia do que era e apenas queriam ostentar isso. Pessoal nao sabia nada de matemática que é a penas uma ferramenta pra explicar nossos objetivos. A Matemática é fundamental pra quem quer ser físico.

  • @CarlosAlberto-ol9yh
    @CarlosAlberto-ol9yh 10 หลายเดือนก่อน +9

    A física do Enem em sua maior parte é do século XIX para trás! Além disso, cada vez o professor leva mais tempo pondo a sala em ordem do que auxiliando em alguma aprendizagem, isso quando alunos não chegam chapados!

  • @leomotta8534
    @leomotta8534 9 หลายเดือนก่อน +1

    Vale lembrar, também, que foi DÉCADAS atrás que Sir Richard esteve no Brasil e fez tais críticas. Muita coisa mudou de lá para cá. Certos aspectos de "propostas" aqui levantados já foram testados NO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO (Movimento da Escola Nova) e... não deram certo.

  • @jota380
    @jota380 10 หลายเดือนก่อน +3

    Conhecimento mesmo é para quem quer. O certo seria um ensino focado na Língua Portuguesa e na matemática básica até os 15 anos. Depois a maioria faz o que quer mesmo. A maioria vai trabalhar mesmo. E muitos trabalhos exigem até mesmo um estudo focado em algo específico( finanças, matemática mais complexa, biologia, etc). Mas a maioria não é pra estudo mesmo não. A maioria é pra trabalhar mesmo. Ninguém tem coragem de falar que educação não é pra todo mundo.

  • @GuilhermeSilva-or8ud
    @GuilhermeSilva-or8ud 9 หลายเดือนก่อน

    guisoli é divino na arte do espanto. Foi graças a um vídeo resolvendo uma questão do ITA usando mudança de referencial não inercial que eu me apaixonei de vez pela física e entrei num cursinho para turmas ITA. A esse cara eu devo toda minha evolução de 2 anos atrás até aqui

  • @josemiguelportella2598
    @josemiguelportella2598 9 หลายเดือนก่อน

    Perfeito, sempre instrui minhas filhas a não estudar para tirar nota, estude para conhecer, o resultado é fruto de seu conhecimento, este sim levaremos em nossa vida.

  • @SimplicioXaa
    @SimplicioXaa 10 หลายเดือนก่อน +3

    Compromisso com o aprendizado é importante.
    Aprender deve ser capacitante. Estudar física para viver de vender bala é perda de tempo.
    Quando o aluno quer, aprende só.

  • @pedrozs1
    @pedrozs1 10 หลายเดือนก่อน +5

    o segundo grau no brasil é um cursinho pre vestibular e de concurso...

  • @cybelesilva
    @cybelesilva 10 หลายเดือนก่อน +2

    Acho que não deveria ser só obrigatório ir a escola, quando vc vai dar aulas a maioria dos alunos " Tia eu estou aqui pq fazer o quê? É obrigado !quero ir embora, a gente pode sair mais cedo?" ,"A gente pode ir para quadra" ou " Não gosto de ciências, então nem presto a atenção "...

  • @bandreon
    @bandreon 9 หลายเดือนก่อน +3

    A Física newtoniana construiu e continua construindo máquinas, automóveis, aviões, edifícios. Precisa ser ensinada com prioridade.

  • @luizbotelho1908
    @luizbotelho1908 10 หลายเดือนก่อน +3

    Ah! o Feynman era idealista demais para falar algo realmente ùtil sobre o Ensino de Física em um País de Terceiro Mundo , como era Brasil nos anos de 1960 . E os Livros Lectures do Feynman só são compreensíveis para profissionais PhDs .Eles na verdade são as próprias notas de estudo do Feynman sobre Física Básica depois do seu Doutorado e já com o Nobel de Física .A coleção Clássica de Física TEÓRICA Básica (ao nível de cursos básicos universitários ) penso ser ainda os volumes do Halliday-Resnik ou curso Berkeley . Antigos , mais excepcionais . Excelente em profundidade e brilhantemente pedagógico também são os livros de Física Teórica Básica de Moises Nussenzveig !.Esta última coleção de 4 livros textos certamente uma das melhores do Mundo em seu gênero.O problema do Ensino de Física no Brasil em todos os níveis é aquele relacionado ao ensino de física EXPERIMENTAL .Aí precisa-se de turmas pequenas e excelentes (mas muito caros !) laboratórios .

  • @elyjean4292
    @elyjean4292 10 หลายเดือนก่อน

    Só assisti este vídeo, mas foi o suficiente para eu me inscrever neste canal. As pessoas não sabem o que significa "sabedoria", e é exatamente o que o Felipe disse, o conhecimento assimilado, internalizado, não aquele que é repassado de uma forma mecânica e bancária, em que os alunos decoram, passam, tiram nota máxima e depois esquecem, e lá na frente, chamam de CDF aqueles que de fato aprenderam por saberem o que eles também estudaram.

  • @thiagorbrandao
    @thiagorbrandao 10 หลายเดือนก่อน +3

    Concordo muito, não se valoriza o conhecimento! Muitas pessoas parecem ter horror ao conhecimento.

  • @bandreon
    @bandreon 9 หลายเดือนก่อน +1

    A admissão à universidade na Holanda é um tanto parecida com o que foi proposto aqui como piada: quem tira notas muito boas no exame, está dentro; quem tira notas muito ruins, está fora; a meiúca entra por sorteio. Quem tem grana e não se dá bem no sorteio pode estudar em outro país da Europa ou nos Estados Unidos. Quem não tem grana vai fazer outra coisa, mas não passa necessidade. Não ouvi reclamações., mas soube que não há reclamações que façam com que o sistema mude em prazo previsível.

  • @marcelinoandrade6786
    @marcelinoandrade6786 10 หลายเดือนก่อน +2

    As pessoas estudam até o ensino médio por falta de opções. Mas por que fazem faculdade? Para pra pensar, tu acha que a maioria vai em busca de conhecimento? Infelizmente, no Brasil, o jovem acredita que o diploma vai mudar a vida dele. Graduação para eles é um título, um selo que abre portas. O que vem depois não interessa. Se vai ser um profissional medíocre é algo que não entra na conta. Se vai produzir algo que lhe traga satisfação e orgulho é secundário. Isso é uma ilusão. Vai perder anos da vida pra virar Uber. O que muda a vida de alguém é mostrar que ele pode fazer mais que o mínimo aceitável pela sociedade. Só tirar a nota necessária pra passar de ano ou no vestibular é justamente fazer o mínimo necessário só pra tirar um diploma.
    Não tem professor ou sistema de educação, público ou privado, que mude a vida de uma sociedade que não entende isso.

  • @rogerioandrade7547
    @rogerioandrade7547 10 หลายเดือนก่อน +2

    O colégio simbios, de Goiânia, participou do PISA e ficou entre os melhores do mundo. É preciso ver que a nossa educação faz coisas muito boas também. Falta organização e investimento. Temos professores incríveis.

  • @albavaleriagoncalvesfranca9998
    @albavaleriagoncalvesfranca9998 10 หลายเดือนก่อน +2

    Esse sorteio, mencionado no livro de Rubens Alves, poderia ser feito no molde de sorteio de uma quantidade, por exemplo 50% de alunos com altas notas e os demais obedecendo a devida classificação.

  • @VKSR-2077
    @VKSR-2077 10 หลายเดือนก่อน +6

    no ensino médio eu comecei a perceber q eu n tava aprendendo nada, depois da prova eu n lembrava mais do assunto. Agora estou tendo q correr atras

  • @Samu_Sango
    @Samu_Sango 10 หลายเดือนก่อน +8

    Nosso sistema de ensino é baseado em uma projeção antiquada para os dias atuais: massificar um modelo de ensino voltado à faculdade ou ao concurso em um padrão desgastante de prova a cada mês, como se fosse a chave para garantir um emprego. Fora o fato de os conteúdos serem densos demais para o acompanhamento do aluno e do cumprimento de agenda do professor.
    Todos no fim estão correndo contra o tempo, fazendo com que o professor ensine na base da decoreba, para que o aluno veja o estudo como algo apenas pra passar de ano, mas não para aprender.
    E quantos talentos se perdem por não poderem explorar seu potencial fora desse modelo? Por que o aluno que quer ser jogador precisa entender ciclo de Krebs? E aquele que quer ser ilustrador precisa saber o marco da Revolução Francesa?

    • @caiofreitas674
      @caiofreitas674 10 หลายเดือนก่อน

      Não sei se você estuda ainda, mas o ensino médio está mil vezes pior do que isso.

    • @caiofreitas674
      @caiofreitas674 10 หลายเดือนก่อน +4

      Nem decoreba tem mais. Conteúdo foi reduzido a itinerários formativos totalmente fora do plano de vida escolhido pelos alunos e que não acrescentam em nada. As matérias de base foram reduzidas a duas aulas e algumas nem existem (eu estou no último ano e não tenho biologia, nem química, nem física, nem sociologia, filosofia, português, história, geografia, e matemática e português eu só tenho duas aulas por semana).

    • @caiofreitas674
      @caiofreitas674 10 หลายเดือนก่อน +3

      O engraçado é a gente ter q fazer o ENEM assim. Tudo bem q disponibilizaram uma plataforma de estudos completa e gratuita, mas isso foi recente. Não havia tempo de estudar pro ENEM não

  • @IuryAraujo
    @IuryAraujo 10 หลายเดือนก่อน +1

    Não se fala sério sobre educação. É sempre por glamour.

  • @antoniobragancamartins3165
    @antoniobragancamartins3165 10 หลายเดือนก่อน +2

    Deixar a responsabilidade do aprendizado só com a escola e professor é não ter noção! O povo é culpado de não querer aprender!

  • @OccyLoko
    @OccyLoko 10 หลายเดือนก่อน +3

    Eu valorizo o que o Felipe disse, conhecimento é mais importante que nota.................. Infelizmente os politicos do Brasil estragaram a educação, e algumas familias que não educam os filhos avisando que a escola não é creche / praça de alimentação de shopping.. e hoje em dia professor só tem que preencher relatorio e ficar tirando foto dos trabalhos... ninguem deixa o conhecimento ser passado

  • @breno.paradelo
    @breno.paradelo 10 หลายเดือนก่อน +1

    A função da educação não está relacionada ao amor por conhecer as coisas. A educação de hoje tem a mesma função da educação na pré-história, ou seja, se lá tínhamos que passar para a próxima geração apenas 2 habilidades básicas: identificar os perigos e se livrar deles, identificar alimentos e como apanhá-los. Hoje é a mesma coisa, acontece que hoje precisamos saber muito mais coisas para lidar com o mundo moderno. Temos que legar à próxima geração boa parte do conhecimento que a humanidade produziu para que a gente possa cumprir bem as duas habilidades primárias e ainda auferir outras demandas que surgiram. O problema da educação está justamente na sua romantização e idealização para fins outros que não este, seja o amor ao saber, uma vida intelectual, formar um cidadão consciente etc. Tudo isso já são demandas que surgiram com a modernidade, mas não constituem o núcleo central das razões de se educar. Depois que ele recebeu o conhecimento médio do que a humanidade produziu ai sim ele pode ir navegar esses mares. É como pegar a nova geração e dissesse: olha, de modo geral, chegamos até aqui. Este são nossos atuais consensos de conhecimento sobre o qual estamos estabelecidos até o momento. Fora disso é querer de mais de um ser que nem sabe direito que o planeta gira em torno ao sol, ao a complexidade enorme que é o amor para se querer que ele busque conhecimento por amor. Ele nem sabe o que é isso ainda e vai levar muito tempo para que esse serzinho comece a pensar em propósito, sentido da vida e etc etc etc. E é por isso que, reclamem o quanto quiserem, a educação e os seu conteúdo é quase uma imposição, pois é na pré-história se surgisse ou existisse algum pedagogo da modernidade falando que o pai e a mãe oprimiam seus filhos aos lhes impor a educação sobre como caçar, como fugir, como procurar abrigo, quais plantas ou bichos são venenosas, bem hoje não teria humanidade para se contar muito menos para se ter uma história.

  • @renatolopes2019
    @renatolopes2019 10 หลายเดือนก่อน +2

    Lembro até hoje o Professor de Matemática deduzindo a Fórmula de Báskara, fiquei impressionado com aquilo.

  • @amiltojosedebairrosdebairr1992
    @amiltojosedebairrosdebairr1992 10 หลายเดือนก่อน +1

    Só há um propósito dentro do tempo que cada um de nós tem dentro do espaço tempo, pode levar um instante (geralmente é) mas este tempo pode levar uma vida, mas para qualquer professor verdadeiro, a possibilidade fatorial que pode levar um indivíduo entre bilhões de outros semelhantes ao insight inspirador ou resoluto em seu devido campo de atuação.

  • @doomguytyrant
    @doomguytyrant 10 หลายเดือนก่อน +3

    A falha educação no Brasil nunca foi um erro, mas sim um plano.

    • @cybelesilva
      @cybelesilva 10 หลายเดือนก่อน

      É a pura,dura e triste verdade!

    • @Gabriel-y7y
      @Gabriel-y7y 9 วันที่ผ่านมา

      Nunca se investiu tanto em educação e a educação piorou.

  • @marxfabyancarvalhodomonte6319
    @marxfabyancarvalhodomonte6319 10 หลายเดือนก่อน +2

    Sou professor de matemática, mas já ministrei aulas de física e de química. O problema é que os alunos não querem estudar, simplesmente, ler. Aprender um conhecimento novo vem do interesse do estudante e não importa o tipo de didática que usar, pois sem interesse não se aprende nada.

    • @VitorDeodato-dh5mp
      @VitorDeodato-dh5mp 8 หลายเดือนก่อน

      Claro que ninguém tem interesse, ninguém se quer entende nada. Eu odiava matemática até ano passado quando terminei a escola. Esse ano estudando sozinho pelos cursos do Felipe Guisoli e pelo TH-cam eu aprendi mais do que nos anos e anos que passei na escola. Eu só entendi qual o processo para resolver uma equação esse ano. Eu, assim como muitos alunos, acreditava que existe essa coisa de "passa pro outro lado com sinal trocado". Os próprios professores assassinam a vontade do aluno de aprender, principalmente em matemática pois só induzem a decoreba. É claro que ninguém tá interessado em aprender quem gosta de decorar fórmulas e aplicar 50 vezes até se tornar um processo mecânico que você faz de olhos fechados? Concordo que muitas vezes falta interesse da parte do aluno, mas na maioria em que me deparei os próprios professores que eram HORRÍVEIS.

  • @modestolivetree1857
    @modestolivetree1857 10 หลายเดือนก่อน +1

    Com relação ao Feynman a história do cara que decorava não era de uma turma de Física. Ele participou de uma banca de doutorado de engenheira elétrica, se não me engano. Outro ponto é que o ensino Brasileiro básico seguia uma cartilha norte americana.

  • @talkysassis
    @talkysassis 10 หลายเดือนก่อน +2

    Fazer o q se a gente vive em um país onde escrever direito no zap (não tô falando de abreviações como pq, n, vc e sim de errar verbo, acento e talz) é mal visto.

  • @hayslanesouza9421
    @hayslanesouza9421 10 หลายเดือนก่อน +6

    Tenho que agradecer aos professores que me motivaram a gostar de estudar, pq além de estudar o que gosto, dá força para estudar o que não gosto. Perdi a esperança de um ensino superior, estou estudando para ganhar conhecimento.

    • @vaeep
      @vaeep 10 หลายเดือนก่อน +1

      Eu nunca tive muito incentivo por parte de professores. Mas sempre me interessei por quase todas as matérias pois percebia frequentemente o quanto elas estavam interligadas. Também não tenho muita esperança que o ensino superior vá ser muito diferente, mas é necessário pra área que pretendo seguir...

  • @lgks1897
    @lgks1897 10 หลายเดือนก่อน +3

    "Não se ensina física nas escolas brasileiras"
    Não se ensina POHA nenhuma nas escolas brasileiras!

  • @andreschneider5133
    @andreschneider5133 10 หลายเดือนก่อน +1

    Eu que não fiz faculdade busco conhecimento simplesmente por que gosto, ironia n é mesmo? A partir do momento que você deixa de ser obrigado a aprender você passa a aprender por divertimento

  • @sophiacristina
    @sophiacristina 9 หลายเดือนก่อน

    Conheço muita gente que "odeia matemática", mas na verdade odeia a metodologia escolar.
    Eu mesmo não tinha um grande interesse (nem ódio) à matemática. Mas depois que resolvi começar a aprender por conta própria, com uma metodologia mais intuitiva, me apaixonei por matemática.
    Entre pessoas que conheci que não são focadas em matemática, eles saem da escola sem saber o porque alguém usa raiz quadrada ou equação de segundo grau.
    E as vezes explico de forma intuitiva, e eles entendem num instante e ficam de cara que "nunca foi explicado assim".

  • @richardfrance1231
    @richardfrance1231 10 หลายเดือนก่อน +3

    Igual o aluno que pensa que a matemática é só calcular o x. Mas quando pergunta o significado do x... O aluno nem sabe o que é.

  • @gilvanpedro7064
    @gilvanpedro7064 10 หลายเดือนก่อน +2

    Atualmente tô estudando num Instituto Federal, 1° ano Ensino Médio, e posso dizer que meu primeiro contato com Física não foi boa. O motivo é que eu sou muito curioso, me pergunto todo dia o porquê das coisas, o porquê as fórmulas estão de um jeito e várias outras coisas. Isso é meio frustrante para uma pessoa que quer respostas.
    Sinceramente, luto frequentemente com o pensamento de querer "parar com esse jeito doido", afinal, o sistema brasileiro quer isso (penso), pois tem muita gente por aí que não consegue ser racional, crítico.
    Graças a esses tipos de caras do TH-cam, inteligentes, consigo encontrar as respostas para as minhas perguntas. Obrigado!

    • @joaov.m.oliveira9903
      @joaov.m.oliveira9903 10 หลายเดือนก่อน

      Entre num curso EXCELENTE de Física, preferencialmente numa Uni de primeira. Isso vai te ajudar mais.

  • @audiolivrobom
    @audiolivrobom 10 หลายเดือนก่อน +1

    A ideia de que a informação está franqueada e acessível depois que há internet, infelizmente, é falsa. O problema da educação mais antiga era precisar ser conteudista por falta de acesso, nisso concordamos bastante. Mas educar-se, apesar de ir muito além do conteúdo, passa também por ser avaliado com um conteúdo de qualidade, curado pela educadora ou educador. A era em que vivemos, da massa de mídias (posterior à era da mídia de massas), exige muita habilidade de mineração do conteúdo (e cada vez mais!), e isso só se atinge sendo exposto a muito conteúdo bem curado, primeiramente. Inclusive, toda a discussão sobre "pensamento crítico" fica esvaziada se a crítica se fizer sobre a areia movediça de um generalismo sem conteúdo. Sair do campo da opinião simples pro campo da opinião embasada exige, sim, esforço com conteúdo bem selecionado. Imagino que isso não seja exatamente o que o convidado discutia, mas ouvi no recorte a possibilidade dessa interpretação e me preocupei...
    Enfim, a questão estrutural discutida me é cara. A instituição escolar, que já estava em crise nos anos 1980, tem chagas abertas na atual conjuntura. Internacionalmente, inclusive. Não terminar a escola é uma situação corriqueira em países anglófonos. Discutir o futuro da educação passa necessariamente por dentro e por fora da escola. Há soluções mequetrefes por todo canto...

  • @user-xw6nz7lm6h
    @user-xw6nz7lm6h 10 หลายเดือนก่อน +2

    Concordo em gênero número e grau com o Felipe, quando ele fala do conhecimento. Praticamente ninguém valoriza a educação. A maioria, só quer saber de nota e olha lá. O problema, é que eu fosse julgar meus alunos pela capacidade de raciocinar logicamente, poucos passariam.

  • @igorfelipe217
    @igorfelipe217 10 หลายเดือนก่อน +3

    Eu sou discente da graduação no bacharelado em ciência e tecnologia e pretendo fazer física na Universidade Federal do ABC, aqui em São Paulo, mas eu entrei justamente na licenciatura. Física é uma matéria muito difícil, porque depende muito da observação do mundo. Muita gente acha que física é uma ciência exata, mas na verdade é uma ciência natural, pois tem a natureza e os fenômenos naturais como principal campo de estudo. No entanto, é justamente o que você vê na prática em todos os ensinos de física é a mecanização do saber, o ensino bancário, como Paulo Freire falava. O professor passa uma aula 100% tradicional, resolve uns exemplos na sala, passa uma lista de exercícios e os slides e o livro que ele se baseia. Pronto. Aula dada, você deveria saber para resolver a prova. Mas uma das coisas que eu sempre discordei e sempre defendi, que no vídeo é muito rico e didático, é o fato de voltarmos ao berço da física: a natureza, o meio ambiente, os fenômenos naturais. A física surge numa pergunta ao vermos um fenômeno natural: por quê? É nessa ótica que deveria ser pautada as aulas, não ficar nas fórmulas, no decoreba, nos gráficos, no cálculo diferencial e no abstratismo. Na licenciatura vemos que existe diferença entre ensino e educação. A educação seria algo mais político, mais social, enquanto o ensino já está no fato das lições, trabalhos, provas. Mas para termos o ensino, é preciso que tenhamos uma boa educação. Um professor que ensina fórmulas e conceitos abstratos ele não ensina física, ensina resolver exercícios. E resolver exercícios não é física. Física é questionar, teorizar e compreender a natureza. Uma aula que exclui isso é uma física morta.

  • @isaacsacramento4166
    @isaacsacramento4166 9 หลายเดือนก่อน

    cara, como dizem os Racionais, "até no lixão nasce flor". No lixão do TH-cam encontrei essa flor maravilhosa. Parabéns pelas reflexões. Me fez refletir sobre meu próprio processo de aprendizagem.

    • @mityx_x3378
      @mityx_x3378 3 หลายเดือนก่อน

      Vc pode moldar seu algoritmo pra te mandar coisas que realmente te interessam usando o botão "não tenho interesse"

    • @isaacsacramento4166
      @isaacsacramento4166 3 หลายเดือนก่อน

      @@mityx_x3378 Querendo ensinar pão a padeiro? hehe

  • @Cristiano7639
    @Cristiano7639 9 หลายเดือนก่อน

    Está totalmente correto. Enquanto o Brasil não acordar para isso, esse jogo de interesse de projeção social, que na verdade não passa de interesse financeiro, as pessoas nunca vão de fato valorizar o verdadeiro conhecimento. Por isso o Brasil tem dificuldades de evoluir em ciência e em tecnologia.
    Outro aspecto é o comodismo do mundo das redes sociais. Conhecimento requer esforço, e muitos querem, mas na hora do esforço, desestimulam.

  • @Aleprofessor100
    @Aleprofessor100 10 หลายเดือนก่อน

    Por isso que as pessoas não sabem dialogar. Agridem verbalmente. Como dizia Mario Prata, "não existe crítica no Brasil".

  • @ike212111
    @ike212111 10 หลายเดือนก่อน +15

    Essa historia do Feynman em sua visita ao Brasil foi usada a exaustao como argumento contra a decoreba. Os alunos resolviam exercicios, mas nao sabiam o que estavam fazendo. Se Feynman fosse vivo e viesse hoje ao Brasil, nao teria o que criticar, pois hoje em dia ninguem decora nada, ninguem resolve nada. Parabens aos envolvidos!

    • @rauljuli0
      @rauljuli0 10 หลายเดือนก่อน +1

      E a culpa é de quem criticou ou o sistema que em cinquenta anos não evoluiu?

    • @MarlonSantos.1222
      @MarlonSantos.1222 10 หลายเดือนก่อน

      Olavo de Carvalho sempre falava disso

    • @MarlonSantos.1222
      @MarlonSantos.1222 10 หลายเดือนก่อน

      Olavo de Carvalho sempre falava disso

    • @ike212111
      @ike212111 10 หลายเดือนก่อน +1

      @@rauljuli0 Quem criticou o sistema há 50 anos ficou então responsável por prescrever novas prerrogativas didáticas. Acabaram com a decoreba, tanto que o Brasil não cobra mais tabuada no ensino básico. Aí, em pleno 2023 o que vemos? Pedidos para "facilitar" o Cálculo I, II e III nas universidades federais, por que a reprovação está muito alta, principalmente entre os cotistas.

    • @marceloavila786
      @marceloavila786 10 หลายเดือนก่อน +1

      @@MarlonSantos.1222 que bom que ele não fala mais nada 😀

  • @natanael1664
    @natanael1664 10 หลายเดือนก่อน

    As provas nos ensinam a saber quando o mundo esta mentindo para você. Distorcem a verdadeira realidade do fato para apresentar algo que poderia ser simples e bom em algo difícil e chato.
    Não sei nem o português direito, não sei colocar pontuações, acentos, nunca fiz uma redação, não sei nada de física, fico me perguntando até hoje o que é aquele triângulo chamado "Delta". Procurei saber no professor google e ainda não entendi, talvez eu tenha dificuldade de aprendizado... Mas ainda tento aprender, odeio precisar fingir que sei para ganhar atenção ou ter uma imagem boa perto de alguém.

  • @ericktamberg670
    @ericktamberg670 9 หลายเดือนก่อน

    Como querer que as pessoas dominem diversas matérias se mal sabem ler e escrever?
    De uns tempos pra cá, tenho visto algo bizarro: erros de português estão se tornando frequentes mesmo em veículos de comunicação renomados, como grandes jornais impressos.
    Houve uma época em que o antigo hábito de LER JORNAIS era um estudo involuntário. Perdeu-se o hábito de ler coisas publicadas por quem sabia escrever, como os antigos jornalistas.
    A Internet trouxe esse prejuízo: permitindo que qualquer um publique o que quiser, mesmo sobre assuntos que não domina, produz conteúdos acessados por pessoas ainda mais pobres de conhecimento.
    Aos mais jovens, aconselho tentarem ler um jornal publicado há 20 ou 30 anos e comparem com a qualidade dos textos atuais.

  • @FernandoVisserCedrola
    @FernandoVisserCedrola 10 หลายเดือนก่อน +1

    Richard Feynman foi uma criança bitolada que estudava matemática para entrar cedo na faculdade ou conseguir uma bolsa, descontos. Sem objetivo nenhum para que, vou nadar na praia pelado e comer peixe cru. Vou tentar viver como o Flipper. A física do colégio é puro cost effective and profits, ou seja o máximo de resultados sem estudar quase nada!

  • @josebernardinojunior4958
    @josebernardinojunior4958 10 หลายเดือนก่อน +1

    O utilitarismo da nossa sociedade mata a criatividade e o interesse na raiz das questões.

  • @fernandor4617
    @fernandor4617 10 หลายเดือนก่อน +4

    O problema é que a própria escola e a universidade exigem fortemente a decoreba para tirar nota.
    Como esperar que o aluno não vá priorizar só a decoreba para tirar a nota?

  • @claudiocuqui6093
    @claudiocuqui6093 10 หลายเดือนก่อน +4

    Querem melhorar o ensino ? Primeiro passo: acabem com a aprovação automática ! Mesmo o aluno que não quer nada com coisa alguma sabe que se bombar no final do ano vai perder os amigos e, vai ficar pra trás e ser taxado de burro (curiosamente como na vida "real") e, vai se esforçar pra isso não acontecer com ele. Com isso, você também veria, "magicamente" os professores voltarem a ser mais respeitados (onde eles voltariam a ter "algum" poder de barganha) diferentemente da várzea que é hoje, onde aluno agride professor. Quer melhorar ainda mais ? Todas as provas pra passar de ano são nacionais (como vestibulares) e com isso acaba com aquela ilusão de aprendizado do "tirei 10 numa prova....que num testa absolutamente nada !)" Ai, o aluno REALMENTE vai saber se aprendeu ou não o que precisava. E os alunos com melhores notas nas provas nacionais se qualificam pra estudar em melhores escolas no ano seguinte (bem como os professores com mais alunos qualificados ganham aumento de salário e transferência para escolas melhores). Um pouco mais de melhora ? Escolas e professores que tiverem alunos com maiores quedas de desempenho (comparado ao ano anterior do aluno) são fechadas/desligados. Aluno que só barbariza, REPETIDAMENTE, na sala de aula ? Expulso ! Agora: sabem quando isso vai acontecer ? NUNCA ! Porque ensinar/aprender , DE VERDADE, DÁ TRABALHO como tudo que vale a pena na vida, e é mais fácil continuar com o "eu finjo que ensino/vc finge que aprende" e quando se tornar adulto, o ex-aluno "descobre", quebrando a cara, que na vida REAL NÃO EXISTE aprovação automática pra emprego. E, sabem por que, NENHUM político quer que o ensino melhore ? Porque político não quer povo inteligente, questionador, exigente ! Quer povo burro, ignorante, que os sustente pagando impostos, quietinhos, até morrerem de tanto trabalhar. É isso :)

    • @kauanferreira4795
      @kauanferreira4795 10 หลายเดือนก่อน +1

      Velho, nunca vi tanta verdade sobre a educação em um comentário e sobre essa teu modelo, seria muito bom esse sistema de fechar as escola que tava com o desempenho dos alunos piores comparados a o ano anterior, assim duvido as escola não se esforçarem em entregar educação de qualidade, mas a final o governo só quer deixar a população cada vez mais burra mesmo 😮‍💨.

    • @angelico1
      @angelico1 10 หลายเดือนก่อน +1

      Era assim antes. Medo de ficar para trás, de ser taxado de burro, de ser expulso, etc. Os alunos brasileiros do Feynman foram ensinados assim. Naquele tempo não existia aprovação automática. Quando passou a existir, as coisas não melhoraram, mas continuaram ruins de um jeito diferente.

  • @LucasSilva-ub7uj
    @LucasSilva-ub7uj 9 หลายเดือนก่อน +1

    50 alunos por sala, até mais em muitos lugares, não se valoriza o professor, engenheiro dando aula de matemática e física, esse que não teve formação para tal, pq o ensino de física nada tem haver com o ensino nas engenharias, engenheiro vê tudo como ferramenta, físico quer explicar o mundo. Tem uma centenas de motivos. Mas o principal é essa visão de que ter é mais do que ser, pensamento hegemônico atual de nossa sociedade. Para que estudar? Ganho mais dinheiro sem nunca ter estudado. E tem um monte de coach por aí que difunde essa ideia para vender o seu curso.

  • @fernandocarvalho2168
    @fernandocarvalho2168 10 หลายเดือนก่อน +1

    Perfeito!
    Mas, é apenas mais um diagnóstico óbvio criticando pela enésima vez as mesmíssimas coisas!
    Cadê a solução concreta ? E a vontade do aluno? E o esforço pessoal concentrado para entender coisas mais difíceis?
    Parece que está mais pra um futuro político que sabe criticar tudo , tem solução pra tudo é uma vez eleito diz que a situação é muito complexa…
    Uma boa conversa, palavras jogadas ao vento que nunca vão resolver nenhum problema

  • @gilmarpereirajunior6013
    @gilmarpereirajunior6013 10 หลายเดือนก่อน +1

    Já pensei muito sobre isso. Há casos também de pessoas que sabem muito e vão mal na prova. O fo** que a sociedade já meio que coloca essa ideia de que o que importa é a nota da prova.

  • @fjveoliveira
    @fjveoliveira 9 หลายเดือนก่อน +1

    Ainda acham que agora é só correr na internet....nem sabem a diferença formação e informação

  • @SANDROMUNHOZ
    @SANDROMUNHOZ 9 หลายเดือนก่อน

    Obrigado por falar a VERDADE !!! è Bem assim ... Valeuuuuuuuu !!

  • @edvanmedeiros9285
    @edvanmedeiros9285 10 หลายเดือนก่อน +1

    Começa errado com a grade escolar , excesso de materiais , muitas com todo respeito , servem apenas para saturar a mente e Tomar tempo de materiais de fato necessárias ...

  • @wellingtonv.barros6930
    @wellingtonv.barros6930 9 หลายเดือนก่อน

    De um modo geral, aqui se valoriza mais o diploma do que o conhecimento. Isso fica evidente na busca por uma vaga de emprego, o primeiro item é a "formação" e não se vc sabe fazer.

  • @fabiomantovani1048
    @fabiomantovani1048 10 หลายเดือนก่อน

    Um exemplo de como o ensino no Brasil é ruim é o ensino de ingles , sao anos de aulas e o brasileiro nao consegue entender um estrangeiro que precisa de uma informação. Existem muitos videos no TH-cam de estrangeiros viajando pelo Brasil e eles tem muita dificuldade de comunicação apesar de normalmente gostarem muito do brasileiro. A abundância de cursos de ingles é uma prova da incompetência do ensino formal , imagina fisica ou matemática então.

  • @josediogenesguedes9.999.9
    @josediogenesguedes9.999.9 10 หลายเดือนก่อน

    A preocupação em formar uma nação de pessoas educadas demonstra juntamente com a preocupação em oferecer uma alta qualidade de vida a seus povo o nível de comprometimento da elite para com seu povo. Mas uma sociedade desenvolvida continuará a ter necessidade de profissionais de nivel básico. É falso o conceito que mede o nível de desenvolvimento humano de uma sociedade pela quantidade de pessoas com nível superior. Aliás é desperdício de recurso aplicar a mesma quantidade e intensidade de conhecimento para toda a população. Já que as pessoas possuem respostas diferentes e pessoais para os mesmos estímulos. Daí a constatação por parte dos educadores que muitos alunos estudam apenas para passar de ano. Esses alunos que apenas estudam para passar de ano são as mesmas pessoas que possuem uma estrutura psicológica adequada para desempenhar funções básicas necessárias em
    qualquer sociedade do mundo . Em qualquer lugar do mundo sempre será necessário profissionais de limpeza, porteiros, garçons, balconistas, recepcionistas , etc. E nenhuma dessas profissões requer muito estudo. Todo cidadão precisa ser capaz de ler um texto e escrever uma narrativa declarando se concorda com o que leu e porque concorda e se discorda e porque discorda. A pessoa precisa ser capaz de interpretar corretamente a realidade que o cerca. A educação não só no Brasil como no mundo força alunos com perfis diferentes a terem uma mesma educação. Acredito que leitura e interpretação de texto juntamente com o ensino de línguas estrangeiras em especial o ensino dos idiomas dos paises mais desenvolvidos do mundo nos primeiros anos de escola com adição de habilidades profissionais como elétrica residencial, automotiva, informatica, carpintaria, marcenaria, digitação, tecnologia da informação seriam mais úteis aos alunos do que o atual modelo de educação que não serve para muita coisa beneficia mais àqueles alunos que já nasceram com uma natural inclinação para os estudos pois não por acaso são estes que vão para a universidade. E os demais alunos que concluem o 2° grau não estão preparados para ganhar nenhum 1 real sequer.

  • @paodebatata9961
    @paodebatata9961 10 หลายเดือนก่อน +1

    Como diria Karl Marx, é a infraestrutura que determina a superestrutura. Um sistema de ensino que priorize a contemplação, ou seja, aprender pelo simples prazer de aprender não faz sentido dentro de uma lógica capitalista que preza pelo pragmatismo. Podia fazer sentido dentro de um sistema aristocrático como o grego, mas o modelo de produção deles era completamente outro. Logo, ou tu transforma radicalmente as bases da sociedade ou aprende a jogar de acordo com a regras.

  • @AlcyInacio
    @AlcyInacio 10 หลายเดือนก่อน +1

    Falando de matemática/física, alguma faculdade no Brasil que ensina a pensar?

  • @filipeteixeira8671
    @filipeteixeira8671 10 หลายเดือนก่อน +5

    Se o professor cobre todo o conteúdo e o aluno não estuda e se arrebenta e reprova, a culpa é do professor que é “escroto”. Se o professor chuta o balde e não dá a matéria para evitar reclamação, “a educação é falida”. Vamos fazer assim então, vamos acabar com as escolas já que os professores que são o problema.

    • @gabrielrodriguesdesouza5330
      @gabrielrodriguesdesouza5330 10 หลายเดือนก่อน +3

      Mas cobrir o conteúdo e passar toda a matéria, ou se certificar que o aluno aprendeu alguma coisa? Na faculdade vários dos meus professores “cobriram o conteúdo”, eu estudei tudo, tirei 10 e duas semanas depois não sabia absolutamente nada do que tinha estudado nas semanas anteriores. Acho que a discussão deles no vídeo é outra.

  • @rbo1
    @rbo1 10 หลายเดือนก่อน +1

    Feynman era um cara problemático no trato pessoal, para dizer o mínimo. Não se sabe ao certo até que ponto as histórias que ele contou ou escreveu sobre o Brasil são reais ou fruto de conclusões "preconceituosas" por parte dele.
    --alerta de sarcasmo--
    Ele pode ter ido em um terreiro e o Lenard ter baixado nele, quem sabe?
    --
    Quantas pessoas que conviveram com ele aqui, os tais alunos principalmente, contaram ou escreveram suas versões da história?
    O resultado: uma série de anedotas auto depreciativas sobre o Brasil, contadas principalmente, pasmem (sarcasmo aqui também) por brasileiros!
    É viralatismo puro, só isso mesmo! E o Feynman não era exatamente um professor espetacular. As tais lectures dele, são interessantíssimas como conteúdo e como um ponto de vista de um grande teórico que ele era sobre a física básica, mas para por aí. Como material didático não servia muito bem na época (o Caltech descontinuou) assim como não serve hoje.
    É como querer dar física básica usando livros avançados, e se o aluno não sabe, é pq é burro e/ou inapto intelectualmente. É quase uma eugenia intelectual ou reacionarismo acadêmico oq certos professores, principalmente os de áreas teóricas, metidos a gêniozinhos do mal, fazem com os alunos. Mas o tempo passa e muitos desses tipos estão falecendo ou nem se tornam professores.
    Temos problemas no ensino de ciências, sim! Vários problemas! Mas enfim, votem no mbl nas próximas eleições que vai dar bom, quem sabe o Brasil acaba sumindo de vez no mapa se colapsando como um buraco negro, ia ser épico.

  • @pu5epx
    @pu5epx 10 หลายเดือนก่อน

    A pretexto de "preparar o aluno para ter pensamento crítico", tentam enfiar na cabeça dele 13 matérias durante o ensino médio. Isso é garantia absoluta de que o aluno não vai aprender NADA. Se ensinasse apenas português e matemática, já estava de bom tamanho. Para ter pensamento crítico, a base é saber ler, saber se expressar, e saber fazer conta. Idealmente, atérias como história e geografia deveriam ser ensinadas na idade adulta. "Aprendi" na escola sobre a Guerra no Contestado umas 5 vezes, e só caiu a ficha quando visitei a região pessoallmente.

  • @andrechaves9560
    @andrechaves9560 10 หลายเดือนก่อน +2

    Vale lembra que era outra época, a maioria dos departamentos de física do Brasil foram construídos nos últimos 50 anos... Apesar disso, Feynman tem razão.

    • @gutocst
      @gutocst 10 หลายเดือนก่อน +1

      Sim, outra época em um país sub-sub-sudesenvolvido, que mal tinha estruturado suas maiores universidades. Basta ver como muitos faculdades, não só de física, tem menos de 100 anos (quase todas). E compara há quanto tempo na Europa e EUA há os cursos dessas faculdades e. universidades.

    • @andrechaves9560
      @andrechaves9560 10 หลายเดือนก่อน +1

      @@gutocst Vale ressaltar que quem carrega as universidades americanas são os estrangeiros. Se dependessem dos americanos, como o Brasil depende dos brasileiros, os EUA seria um Brasil melhorado ou piorado.

  • @danielcrf
    @danielcrf 10 หลายเดือนก่อน +3

    Adorei esse moleque, me fez superar até mesmo o meu preconceito contra sotaque carregado. Concordo com toda a reflexão dele.

  • @josbertomartins6941
    @josbertomartins6941 10 หลายเดือนก่อน

    Cada um tem a sua maneira própria de estudar . O que serve para você , pode não servir para mim . O ser humano só " funciona "mediante pressão. As provas são importante sim . O aluno é livre para pensar , com ou sem a presença do peofessor. Se um dia aparecer coisa melhor , que seja posto à prova . Até hoje o que temos de melhor , é o que temos . O resto é puro devaneio . Os que querem mágica serão os primeiros a reclamar , quando a coisa começar a fracassar .

  • @andersonmeneses3599
    @andersonmeneses3599 10 หลายเดือนก่อน +2

    Quando um aluno pergunta "pra que serve tal matéria?" seria mais ou menos "NO MEU MUNDO para que serve tal matéria?". Então é uma pergunta tola na verdade, pois existem milhões de pessoas diferentes e se já está difícil a escola conseguir transmitir/ensinar uma mesma base para todos, imagina fazer um currículo para cada pessoa. Temos que dar boas aulas e um bom ensino sim, mas tem gente que vai até a faculdade perguntando pra quê a matéria X ou Y vai servir para ele, sempre se colocando como "reizinho", ou sendo o paciente que diz ao médico qual o remédio que ele mesmo tem que tomar. O pessoal tem que ser menos arrogantezinho e estudar de verdade!

    • @thiagofeitosa5643
      @thiagofeitosa5643 10 หลายเดือนก่อน +2

      Muito boa a tua colocação. É esse egocentrismo que impede as pessoas de conhecer o mundo real e as aprisionam num solipsismo deprimente.

  • @marioricci4656
    @marioricci4656 10 หลายเดือนก่อน +1

    Não concordo que educação é supérfluo! Absurdo! Ficar na superficialidade como está propondo, isso não é educação. O ensino está baseado na modelagem, elaboração das equações de movimento e análise de solução. Isso requer uma imersão completa. Quem fica no imediatismo e superficialidade não vai a lugar nenhum e era melhor não ter estudado mesmo!

  • @bonstempos9627
    @bonstempos9627 9 หลายเดือนก่อน +1

    Eu ja disse o Funk putaria está poluindo demais a mente dos jovens . Deveria ter uma lei pra proibir o funk em qualquer lugar

  • @geraldopontes37
    @geraldopontes37 9 หลายเดือนก่อน

    Isso é verdade, pois sou professor do ensino técnico e os alunos têm dificuldade de aprender porque não aprenderam física.

  • @Vaiespionaroc.....
    @Vaiespionaroc..... 9 หลายเดือนก่อน +1

    Não é só nas escolas brasileiras..... vocês pensam de que nas escolas portuguesas ensina se física???? Química???? Matemática????

  • @petrinasouza6737
    @petrinasouza6737 10 หลายเดือนก่อน

    Infelizmente, a educação brasileira é baseada em resultados e não em conhecimentos. Os resultados são momentâneos, porém o conhecimento é para sempre.

  • @SKyrim190
    @SKyrim190 10 หลายเดือนก่อน +4

    Ensinamos a Física "do século XVII" porque pelo menos para a descrição quantitativa de macrofenômenos em baixas velocidades ela segue sendo correta em descrever quantitativamente esses fenômenos. O modo de ensino pode estar inadequado (e eu concordo que está) mas a idade da matéria não tem nada a ver com a condição de verdade ou falsidade dela.

  • @AlexSilvaFS
    @AlexSilvaFS 10 หลายเดือนก่อน

    Se fosse aleatório seria pior ainda. Mais pessimista, pra que estudar se posso ser sorteado ao acaso ?

  • @brunosuperman
    @brunosuperman 9 หลายเดือนก่อน

    Na minha época antes do ENEM, eu era sempre um aluno mediano. No terceiro ano que tinha simulados do vestibular que avaliava o conhecimento da vida inteira, aqueles que eram bons de passar em prova deixaram de ser os primeiros e eu sem esforço nenhum passei a ficar entre os primeiro.

  • @antoniocarlosformaggio2919
    @antoniocarlosformaggio2919 9 หลายเดือนก่อน

    Tire a filosofia, a sociologia e história das grades e terás a porca realidade de hoje. Teoria do conhecimento é área da filosofia. Essa é a chave.

  • @wandersonmoreira9703
    @wandersonmoreira9703 10 หลายเดือนก่อน

    Como vai se ensinar Física aos alunos se eles não entendem matemática? O ENSINO PÚBLICO NO BRASIL É MUITO RUIM INFELIZMENTE.

  • @andreaparecidocastellanode4762
    @andreaparecidocastellanode4762 10 หลายเดือนก่อน

    Enquanto o ensino for chamado de educação esqueça o aprendizado.

  • @romildosilva7998
    @romildosilva7998 10 หลายเดือนก่อน +1

    Difícil ter professor que desperte interesse no aluno,é que nem sufista só passa no interesse no dinheiro e não por gostar de passar o conhecimento.

  • @PaulaYuriLife
    @PaulaYuriLife 10 หลายเดือนก่อน

    Pois é só tive vontade de estudar matemática agora com 30 anos, querendo mudar de area e fazendo vestubular tudo de novo pq sinto muito disso essa carência de ensino... Sinto vontade de aprender e sinto que não aprendi nada lá...

  • @leomotta8534
    @leomotta8534 9 หลายเดือนก่อน

    O livro, lectures, é fantástico. Só não serviu como livro texto nem pra um minigrupo selecionado de uma Universidade Fodástica americana.