Sim, sim. O que me referi que talvez seja um BUG é que não é uma forma muito "óbvia" renomear as pastas lá por baixo. Seria muito mais simples renomear através de um ícone/botão específico para isso ou com o botão direito, da mesma forma que foi ajudado a paleta de Opções de projeto na versão 28 como eu mostro em 17:53 do vídeo. Abração
A visualização 3D ficou bem legal mesmo! 😀 Também concordo que deveria ter porta de correr de forma nativa, enquanto isso use esse 👇 instagram.com/reel/C0kOqiCpmg4/?igsh=Z3I3OGlkbWs1dHh5
Posso não ter entendido as vantagens de utilizar keynotes, mas me pareceu um processo que vai gerar mais trabalho para gerar uma tabela. Todas as informações de elementos ja podiam ser extraidas das propriedades dos elementos e, se o modelo estivesse organizado, era possível extrair uma tabela com essas infos. Todas essas informações poderiam estar no modelo IFC e por estarem associadas a elementos, facilitava utilizar o pesquisar ou regras de sobreposição para identificação e conferência. Qual a vantagem de ter isso desassociado? Parece que essa nova versão foi lançada só para cumprir o calendário, tem até uma ou outra coisa legal, mas é tão diferente das grandes mudanças que viamos em lançamentos anteriores.
@@Rog.m.a pelo nosso entendimento a ferramenta vai servir para auxiliar mais com notas executivas para quem recebe a documentação ou com observações sobre coisas que não precisam estar modeladas. Exemplo genérico: você tem uma cobertura, já tem o perímetro dela, mas no perímetro vai algum tipo de cantoneira metálica que você não precisa modelar, poderia adicionar uma tag com a ferramenta Keynote e caso mude a especificação depois garantiria estar alterando ela em todas as tags relacionadas nos demais desenhos. Vamos pensar também que você modelou elementos de vidro (guarda-corpos, esquadrias, peles de vidro) e quer adicionar uma informação sobre o vidro. Talvez seja mais fácil trazer essa informação numa Keynote do que entrar em cada elemento e editar isso. Não sei, estou trazendo exemplos hipotéticos para pensarmos juntos na utilidade. 🥰
Tem alguma observação para esse recurso de visualização 3D? A minha janela está azul, as texturas não estão a visualização boa, parece que tem uma máscara na frente
Na primeira versão do 27 algumas ferramentas não "liam" as guias de distância, e agora também foram adicionadas. Se não me engano esses ajustes foram liberados nas próprias atualizações ainda na versão 27.
Estou pesquisando sobre o MEP e eles regrediram muito do 25 para frente, vocês podem fazer um vídeo sobre? quase não há vídeos sobre MEP na internet, estou vendo vídeos em outras línguas mas como mudou o MEP, não adiantou nada...
Cara, de fato, eles conseguiram piorar algo que era bom. Aquela paleta com ps sentidos das tubulações era excelente.. mais ai não entendo pq pioraram.. n sei se nesta versão mudou de novo, mas toda vez é uma mudança drástica no MEP, e de fato não tem conteúdo de MEP pra archicad, sobre isso tem infinitos conteúdos de Mep pra Revit.
Pessoal, eu não uso o Archicad mas esse esquema de Keynotes realmente não consegue "captar" algum atributo automaticamente do elemento? Por que para fazer isso, poderia fazer simplesmente com notas de texto, correto? Por exemplo, caso eu queira criar uma legenda de acabamentos, é possível eu criar uma TAG personalizada com os formatos padrões como o Triangulo, Circulo, Quadrado, codificar e descrever os meus acabamentos nos próprios materiais e pedir para o programa adicionar automaticamente em todos os itens na vista? E automaticamente ao gerar as tabelas de quantitativo, ter tanto as codificações do meu acabamento, quanto o nome, descrição e os quantitativos? Sou usuário do Revit e estou estudando o archicad e diversas coisas eu ainda não consegui "ver" se funcionam de forma similar. Valeu!
Oi Felipe, não, nesse caso você precisa usar um rótulo e extrair a informação vinculada ao elemento mesmo. A keynote seria para uma nota de execução mais genérica ou sobre algo que você não modelou. Os acabamentos você tem modelados e aplicados aos elementos. Nós desenvolvemos esses rótulos vinculando uma propriedade que extrai um código do nome da superfície ou do material de construção. Dá uma olhada aqui no nosso canal mesmo que tem um vídeo sobre memorial de acabamentos extraindo esses códigos: th-cam.com/video/Tl0GFC2HRL4/w-d-xo.html
A partir de 1º de novembro de 2024, na Espanha e em Andorra, não será mais possível adquirir licenças perpétuas do Archicad nem contratos de serviço associados. Os usuários terão benefícios como a assinatura do Archicad, BIMcloud, BIMx Pro e outras vantagens, melhorando sua experiência. O custo da assinatura para 3 anos de serviço é de aproximadamente 1800 euros para os usuários que já possuem a licença perpétua. O que você acha disso?
Acho que o modelo de assinatura é uma tendência no mercado e cada vez mais softwares vão migrar para esse modelo, mas acho uma lástima enquanto cliente, gostaria de manter minha licença perpétua.
@@eixoarchicad Notei que as vezes as cotas temporárias falham e não aparecem. Não sei se corrigiram na versão mais atual, usei na última atualização da versão 27. Ainda está bem aquém das cotas do Revit.
A impressão que eu tenho é que, depois que ArchiCAD lançou a atualização de escada, que por sinal ainda pode melhorar muito, nada de útil foi agregado. Algumas até pareciam promissoras, mas outra impressão que eu tenho é que a Graphisoft lança um ferramenta capenga, acha que arrasou e depois abandona o desenvolvimento dela. Expressões gráficas, geometry nodes entre outros... Por que ainda não existe uma ferramenta exclusiva de rampa? O objeto de rampa é péssimo. Enfim, desculpe o desabafo, o ArchiCAD ainda é a minha ferramenta de projeto, mas está faltando foco no que realmente é relevante para melhorar a produtividade e qualidade dos projetos utilizando a ferramenta.
Como usuários, nós compreendemos bastante a sua frustração, também esperávamos mais das últimas versões. A escada veio na versão 21. Depois dela também tivemos algumas melhorias muito relevantes: no 22 tivemos perfis complexos com modificadores e propriedades com expressões, no 23 tivemos pilares e vigas segmentadas, no 24 não consigo lembrar de nada muito marcante, rs, no 25 lembro da ferramenta abertura e da melhoria nas zonas para visualização em corte e colocação de rótulos. Agora no 28 eu sinto que há uma movimentação em tornar o software "mais compatível" de maneira global, isso pode facilitar alguns fluxos. Mas temos que aguardar de fato novas melhorias significativas!
@@eixoarchicad Eu acho que o ArchiCAD começou a me desapontar com as expressões. Eu criei uma expectativa que eu teria um excel dentro do ArchiCAD e seria possível montar COM FACILIDADE quadros de índices urbanísticos linkados às zonas. As zonas, que você comentou, também foram uma decepção pra mim. Essas novas zonas que criam rótulos são péssimas. Continuamos com as antigas. Essas novas são muito ruins de selecionar. Mas pra não ser injusto e dizer que tudo é ruim, o bimcloud é excelente. Implementamos na pandemia e acho muito bom. Minha única reclamação é o custo, poderia ser mais acessível. De qualquer forma considero o ArchiCAD a melhor ferramenta de projeto arquitetônico. Reclamo porque ainda há espaço para ficar muito melhor.
Vou ser bem sincero, não gostei muito das atualizações exceto os Keynotes e a renderização no ambiente 3D. Eles poderiam melhorar a forma de realizar o memorial de acabamentos ou tabela de especificação dos elementos de parede (triângulo), piso (círculo) e teto (quadrado), sempre faço umas "gambiarras" nas pranchas.
Entendo completamente, acho que os usuários precisam de mais praticidade para as tabelas de especificação, vamos aguardar para ver se surge alguma novidade nesse sentido.
Eu espero que na ânsia de atender usuários de Revit e de Sketchup a Graphisoft não transforme o Archicad em um Frankeinstein, (pesado, lento e pouco prático): o Archicad sempre foi um programa leve, intuitivo, com uma identidade própria focado na liberdade de criação que todo projetista deseja.
Poderiam adicionar ferramenta de pavimento tipo (é horrível ter que fazer método iceberg), corte de zonas, visualização simultânea de mesmo pavimento de edificações em níveis diferentes (é horrível fazer gambiarras com pdf e recorte pra ser possível ver os pavimentos da forma certa), ferramenta de rampa, adicinar mais simbologias nativas, melhorar o sistema de coberta, madeiramento, telhas em 3d... Tá bem fraca essa versão 28...
Concordo, a graphisoft faz implementações com "conta gotas". Daí o software deve em pontos chave como você citou. Parece não estar preocupada com a concorrência, que inclusive, acho que ficará ainda mais acirrada nos próximos anos
🚨Conheça nossos cursos de Archicad: eixo.online
4:13 é possível renomear com a pasta selecionada no menu abaixo com nome "Principal Selecionado" > Título, da mesma maneira que renomeia a keynote
Sim, sim.
O que me referi que talvez seja um BUG é que não é uma forma muito "óbvia" renomear as pastas lá por baixo. Seria muito mais simples renomear através de um ícone/botão específico para isso ou com o botão direito, da mesma forma que foi ajudado a paleta de Opções de projeto na versão 28 como eu mostro em 17:53 do vídeo.
Abração
essa visualização 3D, pra mim, já apresento o projeto direto nela... pela praticidade, tá bem interessante.
É bem legal mesmo Monique!
Foi o que eu mais gostei também!
A nova visualização 3D me animou, as demais nem tanto... pra mim é urgente ter objeto porta de correr nativa com possibilidade acima de 04 painéis.
A visualização 3D ficou bem legal mesmo! 😀
Também concordo que deveria ter porta de correr de forma nativa, enquanto isso use esse 👇
instagram.com/reel/C0kOqiCpmg4/?igsh=Z3I3OGlkbWs1dHh5
falta tbm uma porta de correr de canto
@@blondedzz Concordo! Faz falta mesmo!
Enquanto isso faça assim:
instagram.com/reel/C9N2jxLxBsX/?igsh=ODVleHR0bnV2djBj
Minuto 3:54 cómo cargaste esa textura de los muros exteriores?
@@edifabricio essa textura é personalizada, é um jpeg da minha biblioteca própria!😀
@@eixoarchicad me gustaria si tienes un tiempo que nos enseñes como hacer eso. Gracias por tus tutoriales
Seria ótimo que pudessem ser incorporadas nos cursos para já começarmos aprender a utilizá-las.
Claro Antônio!
Nossos cursos sempre são atualizados a cada nova versão do Archicad!
As novas aulas com as atualizações sairão nos próximos dias! 🔥👊
@@eixoarchicad Show!
sonhando com a suporte nativo para multijanela em múltiplas janelas. Não deveria ser tão difícil
Massa!
🤘
Posso não ter entendido as vantagens de utilizar keynotes, mas me pareceu um processo que vai gerar mais trabalho para gerar uma tabela. Todas as informações de elementos ja podiam ser extraidas das propriedades dos elementos e, se o modelo estivesse organizado, era possível extrair uma tabela com essas infos. Todas essas informações poderiam estar no modelo IFC e por estarem associadas a elementos, facilitava utilizar o pesquisar ou regras de sobreposição para identificação e conferência. Qual a vantagem de ter isso desassociado?
Parece que essa nova versão foi lançada só para cumprir o calendário, tem até uma ou outra coisa legal, mas é tão diferente das grandes mudanças que viamos em lançamentos anteriores.
@@Rog.m.a pelo nosso entendimento a ferramenta vai servir para auxiliar mais com notas executivas para quem recebe a documentação ou com observações sobre coisas que não precisam estar modeladas. Exemplo genérico: você tem uma cobertura, já tem o perímetro dela, mas no perímetro vai algum tipo de cantoneira metálica que você não precisa modelar, poderia adicionar uma tag com a ferramenta Keynote e caso mude a especificação depois garantiria estar alterando ela em todas as tags relacionadas nos demais desenhos. Vamos pensar também que você modelou elementos de vidro (guarda-corpos, esquadrias, peles de vidro) e quer adicionar uma informação sobre o vidro. Talvez seja mais fácil trazer essa informação numa Keynote do que entrar em cada elemento e editar isso. Não sei, estou trazendo exemplos hipotéticos para pensarmos juntos na utilidade. 🥰
Tem alguma observação para esse recurso de visualização 3D? A minha janela está azul, as texturas não estão a visualização boa, parece que tem uma máscara na frente
Que estranho Isamara! 🤔
Infelizmente não sei o que pode ser.
Teve alguma evolução das guias de distância (cotas temporárias), do 27 pro 28? Ou só se tornou nativo mesmo?
Na primeira versão do 27 algumas ferramentas não "liam" as guias de distância, e agora também foram adicionadas.
Se não me engano esses ajustes foram liberados nas próprias atualizações ainda na versão 27.
Gostaria de fazer o curso de ArchiCAD 26, quem poderia me informar um curso para iniciantes.
Nosso curso vai do absoluto zero!👇
eixo.online/produtividade-archicad/
Estou pesquisando sobre o MEP e eles regrediram muito do 25 para frente, vocês podem fazer um vídeo sobre? quase não há vídeos sobre MEP na internet, estou vendo vídeos em outras línguas mas como mudou o MEP, não adiantou nada...
Cara, de fato, eles conseguiram piorar algo que era bom. Aquela paleta com ps sentidos das tubulações era excelente.. mais ai não entendo pq pioraram.. n sei se nesta versão mudou de novo, mas toda vez é uma mudança drástica no MEP, e de fato não tem conteúdo de MEP pra archicad, sobre isso tem infinitos conteúdos de Mep pra Revit.
Você assistiu nosso conteúdo de MEP? 👇
th-cam.com/video/KrOWOUkmPF8/w-d-xo.html
@@eixoarchicad Mas esse vídeo é da versão 26, quando ainda tinha a paleta MEP, quando tinha como colocar elementos separados e etc...
@@izaquel.s7864 Sim eu sei, mudou bastante nas últimas versões. Em breve vou fazer um conteúdo sobre isso sim!
@@eixoarchicad aeww 💪🏽
Pessoal, eu não uso o Archicad mas esse esquema de Keynotes realmente não consegue "captar" algum atributo automaticamente do elemento? Por que para fazer isso, poderia fazer simplesmente com notas de texto, correto? Por exemplo, caso eu queira criar uma legenda de acabamentos, é possível eu criar uma TAG personalizada com os formatos padrões como o Triangulo, Circulo, Quadrado, codificar e descrever os meus acabamentos nos próprios materiais e pedir para o programa adicionar automaticamente em todos os itens na vista? E automaticamente ao gerar as tabelas de quantitativo, ter tanto as codificações do meu acabamento, quanto o nome, descrição e os quantitativos? Sou usuário do Revit e estou estudando o archicad e diversas coisas eu ainda não consegui "ver" se funcionam de forma similar. Valeu!
Oi Felipe, não, nesse caso você precisa usar um rótulo e extrair a informação vinculada ao elemento mesmo. A keynote seria para uma nota de execução mais genérica ou sobre algo que você não modelou. Os acabamentos você tem modelados e aplicados aos elementos. Nós desenvolvemos esses rótulos vinculando uma propriedade que extrai um código do nome da superfície ou do material de construção. Dá uma olhada aqui no nosso canal mesmo que tem um vídeo sobre memorial de acabamentos extraindo esses códigos: th-cam.com/video/Tl0GFC2HRL4/w-d-xo.html
A partir de 1º de novembro de 2024, na Espanha e em Andorra, não será mais possível adquirir licenças perpétuas do Archicad nem contratos de serviço associados. Os usuários terão benefícios como a assinatura do Archicad, BIMcloud, BIMx Pro e outras vantagens, melhorando sua experiência. O custo da assinatura para 3 anos de serviço é de aproximadamente 1800 euros para os usuários que já possuem a licença perpétua. O que você acha disso?
Acho que o modelo de assinatura é uma tendência no mercado e cada vez mais softwares vão migrar para esse modelo, mas acho uma lástima enquanto cliente, gostaria de manter minha licença perpétua.
alguem sabe se o twinmotion ainda é compativel
Me surpreendo como as cotas temporárias demoraram tanto para chegar. Ainda acho que dá pra melhorar.
Demoraram mesmo! 😅
Fazia um belo tempo que a galera estava pedindo!
O que vc acha que poderia ser melhor nelas?
Abraço
@@eixoarchicad Notei que as vezes as cotas temporárias falham e não aparecem. Não sei se corrigiram na versão mais atual, usei na última atualização da versão 27. Ainda está bem aquém das cotas do Revit.
A Graphisoft não está colaborando...
Muito caro e pouca vantagem.
A impressão que eu tenho é que, depois que ArchiCAD lançou a atualização de escada, que por sinal ainda pode melhorar muito, nada de útil foi agregado. Algumas até pareciam promissoras, mas outra impressão que eu tenho é que a Graphisoft lança um ferramenta capenga, acha que arrasou e depois abandona o desenvolvimento dela. Expressões gráficas, geometry nodes entre outros... Por que ainda não existe uma ferramenta exclusiva de rampa? O objeto de rampa é péssimo. Enfim, desculpe o desabafo, o ArchiCAD ainda é a minha ferramenta de projeto, mas está faltando foco no que realmente é relevante para melhorar a produtividade e qualidade dos projetos utilizando a ferramenta.
Como usuários, nós compreendemos bastante a sua frustração, também esperávamos mais das últimas versões. A escada veio na versão 21. Depois dela também tivemos algumas melhorias muito relevantes: no 22 tivemos perfis complexos com modificadores e propriedades com expressões, no 23 tivemos pilares e vigas segmentadas, no 24 não consigo lembrar de nada muito marcante, rs, no 25 lembro da ferramenta abertura e da melhoria nas zonas para visualização em corte e colocação de rótulos.
Agora no 28 eu sinto que há uma movimentação em tornar o software "mais compatível" de maneira global, isso pode facilitar alguns fluxos. Mas temos que aguardar de fato novas melhorias significativas!
@@eixoarchicad Eu acho que o ArchiCAD começou a me desapontar com as expressões. Eu criei uma expectativa que eu teria um excel dentro do ArchiCAD e seria possível montar COM FACILIDADE quadros de índices urbanísticos linkados às zonas. As zonas, que você comentou, também foram uma decepção pra mim. Essas novas zonas que criam rótulos são péssimas. Continuamos com as antigas. Essas novas são muito ruins de selecionar.
Mas pra não ser injusto e dizer que tudo é ruim, o bimcloud é excelente. Implementamos na pandemia e acho muito bom. Minha única reclamação é o custo, poderia ser mais acessível.
De qualquer forma considero o ArchiCAD a melhor ferramenta de projeto arquitetônico. Reclamo porque ainda há espaço para ficar muito melhor.
Vou ser bem sincero, não gostei muito das atualizações exceto os Keynotes e a renderização no ambiente 3D. Eles poderiam melhorar a forma de realizar o memorial de acabamentos ou tabela de especificação dos elementos de parede (triângulo), piso (círculo) e teto (quadrado), sempre faço umas "gambiarras" nas pranchas.
Entendo completamente, acho que os usuários precisam de mais praticidade para as tabelas de especificação, vamos aguardar para ver se surge alguma novidade nesse sentido.
Eu espero que na ânsia de atender usuários de Revit e de Sketchup a Graphisoft não transforme o Archicad em um Frankeinstein, (pesado, lento e pouco prático): o Archicad sempre foi um programa leve, intuitivo, com uma identidade própria focado na liberdade de criação que todo projetista deseja.
Concordo contigo, a praticidade e leveza do programa são o que mais me atraem nele. 🥰
Poderiam adicionar ferramenta de pavimento tipo (é horrível ter que fazer método iceberg), corte de zonas, visualização simultânea de mesmo pavimento de edificações em níveis diferentes (é horrível fazer gambiarras com pdf e recorte pra ser possível ver os pavimentos da forma certa), ferramenta de rampa, adicinar mais simbologias nativas, melhorar o sistema de coberta, madeiramento, telhas em 3d... Tá bem fraca essa versão 28...
Concordo, a graphisoft faz implementações com "conta gotas". Daí o software deve em pontos chave como você citou. Parece não estar preocupada com a concorrência, que inclusive, acho que ficará ainda mais acirrada nos próximos anos
Concordo!👍
falta arrumar o trace reference que ao trabalhar com arquivos do cad é um inferno de lento !!!
Verdade!