2- O Melhor fogareiro do mundo - parte 1
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ม.ค. 2025
- Primeira parte do passo a passo na construção do modelo de fogareiro a álcool, "O Melhor Fogareiro do Mundo".
Vídeo bem detalhado, que explica todas as etapas e algumas técnicas que podem ser utilizadas em outras situações de necessidade, pois mostra
como marcar, furar, cortar e lixar as latas utilizadas nesse tipo de fogareiro.
Utilizo minhas ferramentas que estão à disposição, mas você pode utilizar a sua criatividade e atingir os mesmos resultados.
Na sequência, faremos o acabamento do modelo e testes de funcionamento e de aquecimento de uma quantidade de água.
Uma outra forma de fazer, mais rápida e que utiliza menos ferramentas, pode ser vista no vídeo que me inspirei, o canal do Diego Názaro:
• Faça um Fogareiro a Ál...
Um grande abraço a todos!
Ficou toPe mesmo Parabéns 👍
Agradeço o retorno, Aparecido. Grande abraço!
Top!💯
Olá, aventura de acampamento. Grato! Grande abraço!
Ótimo vídeo muito bom isso 👍
Muito agradecido, Aparecido! Abraço!
Sugestão para um fogareiro "melhor do mundo" compacto, adequado para canecas de até 100 mm OD:
- Suporte de panela feito com um tubo cortado de uma lata de desodorante, que tem uns 40mm OD, ajustando o comprimento para a altura da chama desejada (entre 15 e 32mm).
Menor altura a queima é com chama azulada que não gera muita borra preta na panela.
Maior altura a queima é com chama maior, ms com pontas amareladas (porque a chama esfria em contato com o ar ambiente) e gera mais borra preta, mas atinge maior temperatura, fervendo água mais rápido, ao custo de maior consumo de álcool.
- Parte externa feita de lata de refrigerante (53mm OD) encurtada - a parte de cima encaixada na parte de baixo, com altura ajustada para a capacidade de álcool pretendida (Volume= r*r*Pi*h).
Topo removido e três cortes ou furos no fundo, para permitir o álcool passar para a lata externa.
Essa lata encurtada fica bem firme, mas pode simplificar e usar só fundo.
Pavio feito de lã de aço (Bombril e similares), bem compactado, a lã de aço não queima, só vai ficar endurecida e azulada com o uso, obviamente não pode molhar, e a capilaridade gerada pelos fios facilita a vaporização do álcool.
Variação de pavio: parede 'Groove" de capilaridade.
Uma tira de alumínio de lata de cerveja ou refrigerante grande ~64 mmOD, com largura equivalente a altura da lata interna.
Vinque esta tira a cada 1,5 -2 cm, assim quando enrolar a tira na lata interna, vai ficar uma "sanfona".
A parte ondulada da "sanfona" vai ter contado com a lata interna, puxando álcool para acima por efeito de capilaridade, que então é vaporizado, proporcionando a queima ideal.
Vantagem, permite transferir álcool que sobrar depois do uso para a garrafa.
Embora isso não seja muito recomendável, pois enquanto espera o fogareiro esfriar para fazer a transferência o álcool continua evaporando (Etanol evapora a ~77ºC), o que aumenta a concentração de água no Etanol na garrafa, que teoricamente é 5%.
Não gosto de pavio de papel absorvente ou pano, ou algodão, eles acabam queimando no topo.
Agradeço pela contribuição, com essas informações, Sokol10. O assunto é fascinante e as variações são incontáveis. Quando eu tiver um tempo, penso em testar algumas das suas sugestões. Dependendo, pode render alguns vídeos no futuro. Grande abraço!
Eu acho Que Deu Falha.. ou é uma Série Não teve final, eu Aguardo a Segunda temporada..
Olá, Palavra de motivação. Grato pelo comentário. Essa sequência de vídeos, quatro no total, foi apenas para detalhar a construção desse tipo de fogareiro e de algumas técnicas que utilizo. As demais partes foram postadas na sequência. No momento estou fazendo os testes, em busca da melhor construção e em breve postarei o vídeo de avaliação de mais um "participante". Grande abraço!
Gastou muito tempo, mostrando como marca, fura coisa q cada um pode fazer a sua maneira, e não deu prioridade ao detalhes do projeto, o vídeo me chamou atenção por haver aprimorado o projeto fazendo furos ao invés de cortes, isso melhorou a estética,as foi frustante não ver o resultado no mesmo vídeo, sei q está prática é comum aqui no YT nestes tutoriais, onde no projeto se gasta tempo mostrando como fura, corta marca etc..., Que assiste q ver o projeto e geralmente já viu outros, e está buscando aprimoramento
Olá, Adilson. Grato pelo comentário. Entendo seu ponto de vista. Minha intenção foi a de detalhar esse modelo para que em outros eu não precisasse. De toda forma, passada a série, eu resumi bastante os vídeos, sem prejudicar o conteúdo, pois a base foi criada nessa série. Agradeço as considerações e sugestões. Grande abraço!
Meu você fala muito seja mais prático
Obrigado pela observação. Vou levar em consideração. Abraços!
Muita enrolação, fala demais coisas desnecessárias para o projeto, falta objetividade nas palavras. Muito chato e longo.
Olá, Edmilson. Agradeço o comentário. A intenção é a de ser detalhista nas construções, a fim de auxiliar as pessoas interessadas e dar ideias de outras construções, utilizando parte das técnicas. Isso, certamente tem um custo, a duração dos vídeos. Não concordo com sua observação sobre falta de objetividade e lamento se lhe pareceu chato. O que tenho postado, gratuitamente, dá muito trabalho para fazer e requer horas de prática e um bom tempo na edição dos vídeos. Sendo assim, eu o encorajo fortemente a fazer os seus próprios vídeos e espero, sinceramente que consiga fazê-los mais objetivos, mais curtos e nada chatos. No final, todos ganham com isso. Boa sorte, sucesso e um grande abraço.
Até para dar a resposta tem muito comentário!
Paciência é uma virtude. Abraço!