AVISO: Esse vídeo é de DESABAFO, estou colocando os meus sentimentos e indignações pra fora. Dá pra ver claramante que eu to bravo e frustrado. Isso aqui não é de forma alguma um vídeo argumentativo. Se você quiser realmente ver os meus argumentos contra o JS, assista a continuação dele: th-cam.com/video/MRf1pEVfFXE/w-d-xo.html
Eu tinha o mesmo sentimento, é degastante, exaustivo, ainda bem que não demorou muito e me tornei dev Ruby on Rails, e a mais de 2 anos posso apenas estudar sobre o que realmente importa para um dev, algoritmos, arquitetura, patterns, software design, regras de negócio e tudo mais. Graças a isso evolui exponencialmente como desenvolvedor. Serio me sinto aliviado, depois de tanto tempo.
Sou dev javascript e tenho votnade de aprender Rails, mas tenho receio de gastar tempo estudando um framework que vem cada vez perdendo mais espaço no mercado (Rails).
@@Castro_Gabriel Discordo, rails continua pagando legal, a questão é que muitas empresas entrão na onda de coisas novas como linguagens e frameworks que estão na "moda", mas no final voltam pro mesmo lugar, um caso classico e da netflix e da globo, enfim nenhum conhecimento e demais.
Eu não aguento ver todas essas inconsistências no JS e não falar nada. Precisamos de mais gente se manifestando contra esse movimento de hype desenfreado Tamo junto 👊
22:30 em Laravel tem diferentes jeitos de fazer a parte do front com reatividade (obs: não são métodos third party, e sim first party). qnd vc da o comando "laravel new project-name" ele pergnta "oq vc quer, fião?" ai ele da a opção de usar ou n starter kit (dai vc escolhe se quer o kit breeze ou jetstream), ai vc escolhe se quer só api (vc faz seu front como quiser, com next/nuxt/whatever), vue + inertia, react + inertia, livewire + alpine (ai tem o modo classe e o modo funcional), ou só blade e alpine. (blade é a template engine do laravel).
Como um desenvolvedor com mais de 12 anos de profissão, sendo a maior parte desses anos focados no front-end, é exatamente esse movimento que percebo em relação ao hype das tecnologias web. Infelizmente, essa é a expectativa com a qual nos deparamos ao buscar oportunidades de trabalho. Se eu tivesse que dar um conselho a quem está começando, seria para focar nos fundamentos e em aspectos mais práticos. Aprenda a programar de maneira eficiente e entenda o Linux (e sistemas operacionais em geral) com certo grau de profundidade, assim como redes.
Top d+ sua dica cara. Sou graduado em Sistemas de Informação E o que sempre falo, tudo isso desses frameworks, tange redes de computadores... No fim, tudo que transita na rede é um monte de bytes, a estrutura de dados que trafega, que vai dizer o quão rápido vai ser
Faço a suas palavras a minha!!! Trabalhei muito com PHP, e para mim quando conheci o React fiquei encantado, por conta da facilidade em desenvolver, varias bibliotecas API com Node e etc.. Quando foi lançado o NEXT, todo dev javascript falava que React puro era inviável que precisava usar um framework, Next ou Remix. Falei, caraaa preciso aprender isso alguns desses framework, começei a ver que praticamente tudo que aprendi no React eu teria que mudar e me adaptar, fui la estudei para conseguir aceitar essas mudança que supostamente eram melhores... Foi quando lançaram uma versão do Next 13 que tudo aquilo que eu sabia fazer antes não funcionava mais. Os caras mudaram varias coisas no código como fosse alterar a cor de um botão no CSS, quebraram varias estruturas, e ate agora estou indo de galho em galho pra tentar ter um conhecimento solido que daqui 6 meses acredito pelo que conheço vai estar diferente. Me diz como sente confiança numa tecnologia dessa para desenvolver um projeto grande, sabendo que corre o risco de daqui alguns meses você precisar refatorar todo seu código porque os caras resoveram que não é mais daquele jeito...
Me identifiquei com o seu comentário, pois estou passando pelo mesmo dilema! Quando eu entrei na área de tecnologia, comecei pelo backend com C# e um pouco de Java. Foi amor a primeira vista. Nada de um milhão de libs, npm, Babel, webpack.... Tudo é padronizado nas boas praticas. O foco é unicamente o desenvolvimento e quase nada daquele monte de configuração e boilerplate chato da maioria dos projetos frontend. Comecei a estudar React por causa do hype e até que gostei. Comecei a estudar Next e maioria dos artigos e parte da documentação que li ainda era na versão 12. Quando foi pro 13 tudo mudou e comecei a me desmotivar, reaprender tudo do zero. Essa salada de fruta no meio frontend tá confusa demais. A cada dia que passa vou preferindo cada vez menos libs, frameworks, até voltar ao JS puro kkkkk. Tô pensando em largar e focar somente em back e programação para microcontroladores.
@@gabrielfrank2878comig foi assim tbm, comecei no c#. Mas diferente de vc eu não conhecia o mundo nodejs no front, eu me deixei levar pelo hype e fui trabalhar com Node… me lasquei… só desgraça, trocentas lib, pacote npm pra tudo, todo projeto algo diferente, tudo bagunçado, o nest.js e angular até que salvam tentando manter um padrão mas de resto… terrível ksksk
@@gatogordo4131 Node em sí não é ruim e sim o hype descontrolado com frameworks e libs. Pra mim Node só com o MÍNIMO possível de libs. Quando vou instalar um pacote penso um milhão de vezes se é realmente necessário, por mais que seja uma lib famosa, ao contrário dos tutoriais e cursos que enfiam 500 libs dentro de um projeto sem ao menos explicar o porque. Tenho um projeto atual em Node somente com Express, BCrypt, JWT e Postgres, SQL puro mesmo, nada de Sequelize. Resolve meu problema, tenho total controle da API e do banco. Sem frescura. Quase 0 de manutenção. Essa é a minha filosofia e funciona com qualquer linguagem/tecnologia.
Esse vídeo ficou muito bom, ver uma pessoa do mundo do js falando da loucura que é, eu mantive o laravel 5.5 rodando e entregando trampo, agora estou aqui com laravel 10 migrando tudo pois laravel é o caminho mais rapido para a grana, continue com o ótimo conteúdo.
Oi Daniel. Sou programador (sim, programador, não dev :) ) a 25 anos, e também professor de disciplinas de programação web e jogos. Sei exatamente seu sentimento. Já tive empresa de software por uns belos 15 anos, sempre fui pequeno, No início usamos C++ e PHP e desde 2006 Rails. hoje no meu trabalho tenho a oportunidade de me envolver com projetos de pesquisa e inovação que também incluem desenolvimento de sistemas com os alunos e eu decidi entrar de cabeça no mundo JS, React, Svelte, Node, e amigos (ou inimigos, não sei) junto dos meus queridos alunos. Não vou dizer que não existem pontos fortes, existem sim, mas o que é "melhor" é muito pouco. A quantidade de facilidades que se abandona ao não se utilizar Django/Rails/Laravel/Spring é simplesmente imensa e o que eu mais vejo é essa cultura de se escrever tudo do zero, e normalmente mal feito, vinda dos tech youtubers e influenciando com sucesso os mais jovens. Hoje se você abrir a boca para falar Laravel ou Rails, brota do chão uns exército de crianças, todas trabalhadas no RGB, para tentar ridicularizar o que é antigo, sem ter absolutamente nenhuma alternativa moderna que pelo menos se aproxime do que já existe. Sim, usar Svelte, React ou VueJS, facilita a criação de comportamentos dinâmicos. Sem dúvidas. Mas é só isso. Esse tipo de tecnologia deveria ser melhor integrada em frameworks completos, mas o povo do JS quer convencer o dev moderno a criar um projeto que gire ao redor do template engine e isso não faz sentido algum. Agora querem fechar os buracos, por exemplo mandando acessar o banco no mesmo arquivo do front, assim com era PHP+MySQL, sem framworks em 1996. O resto? Image resizing, database, websockets, e-mail, auth, etc, como não existe nada bom, coerente e integrado, manda contratar um serviço e gastar mais dinheiro e tempo ainda integrando. Talvez parte dessa cultura dispersa venha da migração do pessoal de front para o back/fullstack com o costume de consumir serviços e não de criar. Parabéns pelo trabalho.
Excelentes pontos! Realmente, se vc para pra olhar quem xinga as tecnologias mais maduras de velhas são essa nova geração de devs react com teclado RGB mesmo. E com certeza existem vantagens de se usar frameworks modernos de JS tipo o React! Mas eles criaram muito mais incovenientes do que solucionaram problemas. Fora que tb existe essa cultura de sair programando tudo na mão, e o resultado final sempre é uma lambança
kkk, muito bom seus vídeos!! Concordo plenamente sobre os comentários que falou no vídeo.... Pensando seriamente em manter meus estudos em PHP e Laravel e um curso de Javascript Puro que tenho.
Complementando, para Laravel você consegue ter a reatividade utilizando o Livewire. Embora a combinação Laravel + Vue num projeto monolítico tem me agradado bastante!
Sou DEV Backend Node.Js e concordo com os pontos que você levantou, fui inventar de estudar o remix e derrepente o nextjs 13 vem com as mesma feature, acabei optando pelo nextjs por causa da comunidade, mas já estou me arrependendo não quero virar um dev frontend e tão pouco um fullstack, mas saudades do bom e velho PHP que continua vivão. Sobre o back com javascript eu continuo feliz com o nodejs que não muda toda hora. Parabéns pelo video.
Puts, não mexe com esses frameworks frontend não rs, só pepino E na moral que o ecossistema nodejs é um pouco mais estável, principalmente se vc usar um Nest por exemplo
Eu ainda não tive minha oportunidade de atuar como um Dev, mas o que venho percebendo é que a comunidade do Front é extremamente instável. Estudo há mais de 1 ano e tô cansado de ter que estudar novas bibliotecas, frameworks que saem e que eu provavelmente nunca vou utilizar. É tantas formas diferentes de se fazer a mesma coisa no Front, que estou cogitando seriamente a ir pro Back e investir pesado em Java, PHP, etc. Sinceramente, tô começando a achar que Js é beeeem superestimado. Parabéns pelo vídeo, não poderia ter sido melhor.
Disse tudo! São 1000 bibliotecas diferentes pra estudar e todas elas fazem a mesma coisa. Parece que a gente tá desperdiçando o nosso tempo engolindo tanto hype assim, até pq no final 90% dessas bibliotecas vão morrer em um futuro próximo
Cara, não perde teu tempo estudando um monte de lib não. Pega o que tá popular no mercado e se você ver que tá mudando, começa a estudar. O principal problema e o principal trunfo do JavaScript é a comunidade. A galera inova o tempo todo, mas às vezes reinventa a roda e soluções morrem
Eu pessoalmente estou estudando Ruby on Rails agora. Principalmente pq é a linguagem de backend que usam no meu trabalho. Mas eu toparia tranquilamente estudar um Laravel ou Django também
Meu, esquece o JS… na real, esquece o front… isso só serve para entrar na área, vai pro Back… estuda JAVA, ou C++… que a galera fala pra caceta mas está em TUDO… e se gostar talvez um Rust(aí já é um bagulho pessoal hehehe)… mas resumindo irmão, manda cagar essas porra de front, viver disso é viver preso nessa bosta de JS… mas entenda que é bom saber ler JS, agora trabalhar com isso é desperdício de neurônios
Estuda Java, mas você realmente vai ter que estudar, pois é bem mais verbosa e complexa. Você vai passar por POO, ED e ai sim começar utilizar stream. Mas duvido se você aprender bem Java você fica sem emprego. E treine lógica de programação, treine. Todas as escolas de programação ensinam JS, então você já deve saber o que aconteceu com a linguagem né. 2018, 2019 não é 2023.
Concordo muito contigo mano, estudei muita coisa dessa onde de JS e usei muito pouco, acabei no PHP com Laravel onde estou muito feliz, php 8.x tá delicinha.
A linguagem ou framework bom é a que paga minhas contas, eu gosto do JS e todas essas modinha, dai chega um dev das antigas na empresa e mete um spring e eu fico puro achando que ele e atrasado, assistindo esse video agora to com outra opiniao ou seja vou apreneer o spring pra manter meu emprego e quem sabe nao mude de linguagem. Obg amigo!
Excelente perspectiva. Estava precisando de uma clareza no assunto e vc conseguiu resumir o problema muito bem. Muito obrigado! Estou construindo um app e passo a maior parte do tempo tentando adaptar meu front. Inicialmente estaja fazendo um meu app com EJS (Embedded JavaScript templating). Depois que estava tudo até que funcionando de boa, "descobri" que a forma mais moderna de fazer o frontend era com React. Então passei mais dias e dias assistindo tutoriais e lendo documentação e modificando meu código. Agora, vem o Next e eu sinto que tenho que aprender porque sem ele o react fica muito "solto" . No fim do dia eu não estou avançando em nada. Vendo seu vídeo eu percebo que não estou só nesse problema. Vou procurar mais sobre Ruby on Rails e o Hotwire.
Cara, eu desempreguei recentemente e tô estudando, completamente confusa com tudo porque tudo que via na minha empresa, já é legado. Eu pensei que era só eu que tava sentindo isso de nadar, nadar, nadar e mesmo assim nunca tá 100% atualizado com o ritmo do JS. Ótimo vídeo!
Penso muito nisso. Crio projetos e, após um ano, a forma de fazer as coisas muda bastante 🥲. Estou considerando voltar para o Rails ou PHP, que não passam por tantas mudanças.
Depois que eu segui o “getting started” na documentação do Rails, eu não quero voltar pro JavaScript nunca mais. Em 15min de Rails eu produzi algo que demoraria 2 dias no JS
@@DanielBergholz igualmente Django, documentação dele é braba, ensina como criar um projeto rapidamente ensinando vários conceitos como concorrência e paralelismo.
Primeiramente deixo aqui meu parabéns pelo vídeo, segundo vou deixar aqui minha experiencia com o Laravel, comecei com Laravel sobre a influencia do Fabio Vedoleli, ele estava aprendendo e ao mesmo tempo fazendo videos sobre o frame work e postando no youtube, era a versão 4 e usava o vuejs como front end, eu tinha acabado de sair de uma experiencia frustrante com o angular que derrepente mudou tudo da versão 1 para a 2. Na primeira versão do laravel você podia fazer pequenos componentes em vue e tipo que implantar no meio das paginas em php , no caso do laravel a extensão é blade, Isso já faz vários anos de la para ca o laravel mudou muito hoje ele aceita react entre outros dialetos do java script como front end , você pode trabalhar com blade e usar o php para gerar javascript com o livewire ou usar o inertia que gerra um front end tipo app, nas primeiras versão ele vinha com o Bostramp como padrão hoje ele usa o tailwind e vite. Teve muitos envolvedores que não gostaram das mudanças e ameaçaram abandonar o framework outras arrancam as atualizações e implantam as ferramentas antigas o que eu acho uma falta do que fazer e falta de vontade de evoluiur. O que eu gosto do Laravel+Vue e a carateristas de manter a compatibilidade , do vue1 para o 2 pouca coisa mudou do do vue2 para o vue3 apesar da da sintaxe mudar radicalmente , ele continua aceitando a sintase antiga. Boa sorte, lembrando que a vida tem que ser vivida , programação é legal mas e apenas um meio para alcançar nossos objetivos não um fim em si mesmo.
Entendo totalmente, Daniel. Comecei minha carreira em 2021 com front-end e esse ano mudei para backend com Java/Spring e não me arrependo por nada, é mais coisa pra estudar, mas a dor de cabeça é infinitamente menor. No JS/TS o que eu notava é que havia muito fanatismo (também da minha parte kkk) do que foco na parte técnica/performance/etc.
Pelo menos vc foi pra uma comunidade bem mais estável! Parabéns pela migração de área. Concordo 100% sobre o fanatismo, as vezes a gente foca tanto no hype que esquece de resolver o problema
Parabéns pelo vídeo amigo. Vivo esse dilema atualmente, entro no mundo Javascript com todos os frameworks e muitas formas de resolver o mesmo problema ou entro em uma framework seguro a longo prazo. Esse vídeo me ajudou a decidir: RoR!
programei à um tempo atrás em JS, não me identifiquei e nunca mais voltei por achar "tudo aquilo" muito hype, fico feliz em ver que eu estava certo hahaha
Um desabafo honesto. É o tipo de conselho que todo iniciante deveria ouvir, pare de perseguir o hype, foque na base e claro, abraça uma lang/framework que vai ajudar entrar no mercado e vai.
Eu também cansei desse monte de frameworks atualmente estou criando um projeto que vai crescer e escalar e estou usando PHP e o frontend é feito no servidor e no navegador funciona como um SPA (o Javascript recebe o HTML gerado pelo PHP e monta), a aplicação possui uma lógica para melhorar o SEO e eu decidi usar PHP para ter a app monolítico simples rápido e está bem arquitetado, hoje me sinto completo com o PHP inclusive tudo o que o Node.js faz o PHP pode fazer usando extensões incluindo melhorar o desempenho que já é bom e ter um event loop assincrono. Excelente vídeo.
Cara concordo bastante, estou refatorando minha aplicação exatamente agr com next, e apesar de mudarem a estrutura acho que next assim como react vão ser bastante perenes no longo prazo, mas também é os únicos que vejo dessa forma, pq o resto, não tenho coragem de apostar, e cara quando se trata de JavaScript o Backend também tem se atualizado toda hora, por isso ainda uso express mesmo sofrendo muito kk
Eu também acho que o Next é o futuro do frontend, mas não deixa de ser chato ver eles inventando um conceito “novo” toda hora. Essa loucura de react server components quebrou um monte de biblioteca que eu tava usando, tipo o styled components
@@DanielBergholz eu sou totalmente suspeito pra falar pq lá atrás quando o tailwind ainda não tava com 5m downloads semanais eu já usava e preferia ele, não curto styled components mas entendo e realmente concordo que isso foi bem bosta...
@@DanielBergholze pq eles não atualizam de forma a não quebrar código de versões antigas? Não é possível fazer isso? (Desculpe se a pergunta foi muito besta ou se eu não entendi algo é pq eu sou iniciante ainda)
Eu sou dev back e front, apesar de não passar por essas dores, por usar Laravel e agora Node, venho tendo a mesma sensação com essa nova atualização da doc do React. Atualmente trabalho com Vue e parece que ele se mantem mais fiel ao seu core, o que faz mais sentido manter ele como stack. Eu gosto de React puro, porém em projetos futuros não pretendo usar a recomendação da doc, e sim instalar via Vite, e se um dia acabar, vou usar 100% o Vue. JavaScript ta fudendo com o mercado, principalmente por influencers e startup botarem hype em algo com pouco tempo de vida... ta louco!
Cara, parabéns pelo seu vídeo. Até quem enfim alguém faz um vídeo falando a verdade sem medo. Eu comecei a desenvolver no final de 2020 com PHP. Mas usando um framework não muito popular hoje em dia, o CakePHP, que é framework que usam no trabalho. Comecei a estudar Javascript porque todo mundo falava, era o hype. Escolhi estudar React, achei muito legal a parte de reatividade da página, era muito mais simples de fazer do que se tivesse que usar javascript puro ou JQuery. Em 2021/2022 peguei uma promoção e assinei o Ignite da RocketSeat. Comecei a estudar React com força, achei da hora o monte de coisas que ele resolvia, entretanto tem sempre uma coisa ou outra que a gente não concorda, normal. Mas ai quando fui estudar o NextJS, no Ignite, vi a parte conceitual sobre o Server Side Rendering sendo apresentado como uma coisa revolucionária, "novidade que mudou tudo". Ai pensei, cara o PHP sempre fez assim, estão colocando uma coisa das antigas como fosse revolucionário e novo mas é o padrão de muitos outros framworks. Ai agora vem o Next 13, cada vez indo para o lado do servidor, tive a mesma impressão que você, depois de 10 anos de React e SPA os caras querem voltar para o servidor, complicando algumas coisas e fazendo de conta que isso é novidade. Em várias coisas que estudei de Javascript sempre tive a impressão que os mesmos problemas são resolvidos de forma muito melhor em framworks PHP como o Laravel ou no próprio CakePHP. Eu só tenho conhecimento sobre Next, mas acho muito complicado algumas coisas, ele está voltando as raizes como vc diz, mas está fazendo de uma forma mais complicada e o código para gerar uma página em um framework PHP é muito mais legivel que um de Next. Nos frameworks PHP os arquivos estão separados em MVC (Rotas, Controllers, Model, View), acho as coisas no Next e outros frameworks Javascript que vi muito misturados, confuso e dificil de entender. Demora um pouco para você entender se não conhece o projeto. Acredito que se querem voltar para o servidor poderiam fazer como os outros frameworks que estão ai a tempos fazem. Tipo um monolítico MVC, onde a View poderia ser um React, ou Vue, ou qualquer outro com reatividade. O Laravel já permite fazer o que você citou usando Livewire, ou você pode usar também InertiaJS, que permite usar o React ou Vue para fazer a parte do front dentro do Laravel.
De fato isso ocorre, porém precisa entender que cada nova "hype" resolve um problema e gera mais 3.. desde statefull e stateless.. por ex mais recente com SPA conseguimos isolar o frontend e libertar da stack do back, porém ferrou com o SEO e first contentful paint foi pro espaço, aí puxou o SSR que mandou rotas para render no server side.. que por sua vez resolve o SEO porém gera incompatibilidade de dados entre os dois lados e exige novas estratégias de geração de Page.. que puxa a geração statica.. no final volta pro Server por tentar resolver problemas e criar "novos" que pra muitos e falta consenso nisso são inadmissíveis.. no final cada approuch dessa viabiliza algo e não necessariamente é a bala de prata, agente adota com base em tradeoff, early adopter de js framework é testador de carro voador beta man..
Salve Daniel, um ponto que percebi no teu vídeo e que quero trazer aqui. Comecei minha carreira como dev front-end e sempre utilizei o JavaScript, percebi que todo o seu desgosto pela linguagem veio por seguir hype. Beleza que o next mudou por inteiro, mas as mudanças que eles fizeram não são obrigatórias e não quebram aplicações legadas. Seguir o hype vai tirar sua paciência e fazer com que uma hora você exploda. Uma dica que eu te dou é, não siga o hype. Abraço
Assisti o vídeo anterior e foi muito interessante sua visão e esse vídeo veio complementar de forma excepcional. Obrigado, continue compartilhando suas visões. Concordo absolutamente com você, atuo a mais de 13 anos como desenvolvedor e esses dias estou considerando voltar para o Ruby on Rails. hahaha, estamos conectados pela mesma ideia.
Pois é, eu tenho só 4 anos de carreira e a quantidade de ansiedade e burn out que o JS me deu não é brincadeira não. Eu to me planejando pra migrar pro backend (por enquanto pro Rails, que é a linguagem usada na minha empresa atual, mas não tenho preconceito contra nenhum outro framework backend)
Estou a alguns meses estudando frontend React + TS enquanto termino o ensino médio e sinto a mesma insegurança com a linguagem. Escolhi o front por ser mais alinhado com o que eu já sabia, mas a sensação de que a cada semana de progresso em conhecimento em alguma tech (seja framework, library ou qlqr outra coisa), uma alternativa vendida com um marketing 10x melhor influencia a comunidade toda a migrar e abandonar toda a experiencia com a solução antiga. Parece que mesmo eu ja tendo conseguido avançar o suficiente, toda semana eu me sinto com todo o conhecimento descartado por conta do surgimento da SOLUÇÃO DO SÉCULO, que dura mais um mês e morre novamente. Sinceramente, sinto mesmo é que perdi tempo escolhendo o JS apenas por estar na zona de conforto e se alinhar com o que eu já sabia. Do ponto de vista atual, passar um pouco mais de dificuldade pra aprender um Java ou Ruby seria muito mais eficiente a longo prazo. Basicamente, eu to é perdido no meio de tanta coisa KKKKKKKKKKKKKKKK É o que você falou, uma hora eu acho que eu vou coringar com o front React modinha e ir codar em qlqr outra coisa que eu me estresso menos do que aprender ORM nova a cada dia LKKKKKKKKKKKKKK Ótimo video, parabéns.
Caramba, perfeito. Passei os últimos meses estudando front-end e algo não estava me cheirando bem realmente. Quando entrei na faculdade recentemente logo vi que as coisas são menos esquizofrênicas e dopaminadas como no front, toda hora alguém querendo gozar com um framework/lib nova pseudo-ultraperformática mas que na prática nunca revoluciona, e repete o ciclo. Hoje já penso em migrar definitivamente p'ro Back-end. Conheci teu canal agora e já me inscrevi.
Tamo junto! Que bom que vc curtiu o vídeo. Pois é mano, no meu caso eu comecei no frontend, então eu achei que esse era o "normal" do desenvolvimento web. Mas recentemente entrei em contato com o Ruby on Rails e aí eu percebi que o JS é uma bolha de hype descontrolado, que definitivamente não reflete o restante da área. Eu to me planejando pra migrar pro backend, não quero mais fazer parte dessa loucura
Ter concorrencias e alternativas são sempre bem vinda, mudanças pontuais são importantes, mas mudanças a cada segundo, mostra uma volatilidade insana e imaturidade da stack. "Estude a base da programação, o resto vem com o tempo e tem muito bullshit por aí" Fábio Akita. A impressão que eu tenho é que os Javascripteiros serão eternos Junior
Mano, o laravel tem o inertiajs que é somente uma ponte entre o react e o laravel. Assim vc não implementa authorização, autenticação, validação, etc. As rotas vc pega td do servidor tb, é mto bom.
Eu sou um garoto novo ainda no mercado, tô terminando meu curso esse ano e faço estágio em um projeto do meu professor. Atuo no front-end nesse projeto, usamos o next como framework, comecei a estudar react esse ano e confesso que ficava mega perdido em relação a esse mar de opções que estão por aí. Eu realmente não sei se estou me divertindo tanto quanto me diverti usando apenas o vanilla, a impressão é realmente de um ecossistema instável e "inchado", estou pensando em outras áreas. Talvez seguir pro back-end ou pro mobile com flutter, paguei recentemente uma matéria de desenvolvimento mobile e gostei de sair um pouco do js.
Mano eu concordo completamente com você, eu já trabalhei com tudo junto, php, html, js, css. Depois isso foi uma caça às bruxas e tinha que separar tudo. Depois veio a parte de builder tipo grunt, gulp, webpack, e agora vejo eles criando mvc com tudo junto de novo é uma loucura.
Gostei do desabafo, porque sou tiozão raiz PHP, laravel ajuda muito, mas para mim o php sempre foi passivel de componentes e seguro, não deixa nada aberto, mas adoro o javascript puro tbm, ja tem um tempo que não é necessário nem o jquery... tenho observado algumas alterações em wordpress que me obrigou a rever o código (acho q temos que sempre criar nosso proprio plugin sempre que possivel para evitar essas surpresas e ter mais controle) , até no php puro, mas quando eu comecei a fuçar em react eu vi isso em uma frequencia que me deixou confuso, dei uma pausa no react e voltei p laravel, no que se trata de estrutura, mas o javascript para manipular o DOM depois de trazer a informação, seja api ou banco com php, ainda é foda e o resultado é animado! \o/
Fala Daniel, entendo a tua frustração, no início da minha carreira também ficava nessa de ficar escolhendo a melhor linguagem/stack e seguir com ela, vestindo a camisa da Stack e tal mas logo fui percebendo que eu tava ficando sobrecarregado porque tinha que ficar sempre aprendendo uma nova lib ou um novo framework, sou fullstack mas trabalho mais no backend e nele sempre tinha um ORM novo, um framework com uma "nova arquitetura" e acabei percebendo uma coisa, as tecnologias são só ferramentas, tudo que o pessoal inventa é pra facilitar a nossa vida, mas tudo vem de uma base, tudo vem de um princípio ou um pattern. Então, para você não ficar frustrado, estude menos a tecnologia e estude mais os fundamentos que essa tecnologia aplica, não sei bem como funciona o frontend a fundo mas no backend foi isso que eu percebi. Vim do Java, fui pro Python, fui pro Go e atualmente tô com TypeScript e tudo é relacionado a algum fundamento ou padrão que já foi usado no passado, e você usando certa lib (ou framework) fica mais fácil ou mais rápido de desenvolver. Minha opinião é, faça que a tecnologia se adapte ao seu problema e não tente adaptar o seu problema para a sua tecnologia. Um vídeo que recomendo bastante é o do Akita onde ele fala que sua linguagem não é especial, sei que no vídeo você fez um desabafo sobre frameworks mas tenho certeza que é a mesma pegada. E uma dica pra não ficar refatorando todo o seu código ou projeto, dá uma estudada em patterns de desacoplamento, um exemplo é a própria injeção de dependência, existem outros como o Inversão e controle, mas o princípio é basicamente separar a infra da lógica. Valeu pelo vídeo e por mostrar sua opinião, forte abraço
Cara eu concordo contigo e vou além! Tenho 12 anos de estrada, e depois que entrei na moda do AngularJS, VueJS, Nuxt, React e NextJS e essas loucuras de sempre ter novas mudanças o "Burnout" virou meu amigo e sempre que possível vinha me visitar. Como além de ser FrontEnd tenho experiência com projetos em PHP usando o WordPress isso me ajuda a ver 2 mundos: Os hypados e os amadurecidos... e sim os amadurecidos: Ruby on Rails, Django, Laravel, WordPress (colocando como CMS de Desenvolvimento) te dá uma segurança maior e melhor do que esses microserviços, clouds caros e clientes que querem o céu e as estrelas com pouco orçamento.
O Rails reinventa a roda do front-end toda hora também: o turbo foi lançado não faz muito tempo e antes dele existia o turbolinks, o stimulus / hotwire são yet another js framework. E no django estão usando HTMX que também é um hype recente reinventando a roda. Toda essa instabilidade é devido à inovação (de ~10 anos pra cá) da web de conseguir entregar uma UX próxima à aplicações mobile nativas. Eu sinceramente acredito que o RSC vai vir pra ficar, porque tem um esforço do time do react muito forte e vai ser quase que uma bala de prata, não vai ter muito motivo pra usar outra framework ou linguagem: você vai poder fazer desde sites estáticos muito performáticos e gradualmente ir mandando mais js pro cliente e rodar um SPA.
Ah eu to ciente que nos outros frameworks as padronizações do frontend mudaram bastante também, porém, com uma frequência muuuuuuito menor do que no React e Next. E eu tenho outra opinião polêmica: Não acho que se deveria usar React no backend. Ele foi feito para o lado do cliente, e virou uma gambiarra sem fim esse treco de server components. Quer renderizar no servidor? Usa um framework raiz tipo Rails ou Laravel
Vocês do JS acham que estão criando algo revolucionário mais só estavam perdendo tempo reinventando a roda & agora caiem na realidade & voltam para o Grande Pai de todos o PHP _ _ No mundo JS o melhor de todos é o AdonisJS que segue a filosofia linux & do Laravel _ Não é verdade ?
Cara que vídeo necessário, eu sinto a msm coisa q vc, por isso q abandonei o "front-end modinha" e agora tô totalmente focado em Java e Spring, tmj Berg hablou dms 🔥🔥🔥
Concordo com você! Passar por várias etapas de frontent, se esforçando, estudando, pra chegar no ponto que você voltou de onde você saiu, é frustrante!
Bem-vindo ao mundo de desenvolvimento web. Sou fullstack e trabalho com web a 16 anos e é a mesma coisa pra todas as linguagens ... só muda a diferença de tempo entre elas. Front-end é mais impactado porque está próximo do usuário final, logo tem mais cobrança por novidades.
Amigão, um framework de backend demora 5 anos pra ficar defasado, e um de front demora 3 semanas. Isso é ERRADO, e simplesmente aceitar esse problema de cabeça baixa é inaceitável pra mim. Mas se desenvolvimento web funciona assim pra você, te desejo boa sorte!
@@DanielBergholz Mas, você precisa tratar os casos com o mesmo peso.. 3 semanas? calma lá meu patrão kkkk VueJS vai fazer 10 anos mês que vem e tem basicamente duas alterações consideráveis nestes tempo. O boilerplate do create react app tem 6 anos e só dois anos atrás é que o pessoal começou a trocar por VITE ou outros frameworks. Quanto tempo o pessoal do PHP esperou a versão 6? e quem usou CodeIgniter, Zend e Symphony antes do Laravel? E quanto ao pessoal do python que viu nascer o Django, flask, Bottle ou o Web2py? E Java? Eu aprendi Hibernate e JPA e antes de dominar já tinham mudado absurdamente só dentro das versões. Agora quem canta é Spring. Quem programa em JAVA (mobile) e tá indo pra Kotlin Quem programa em Objective-C e tá indo para swift Talvez você possa defender o pessoal do C# Que fez metade das aplicações com .net framework e a outra com .net core, mas não vejo essa galera reclamando de qualquer forma. Não estou dizendo que você está errado, mas sim que essas diferenças sempre existiram para tecnologias que lidam com o hype tecnológico e as que lidam com problemas de mercado consistente. REPITO! Front-end está ligado ao usuário final e por isso sempre estará no hype! Mesmo 16 anos atrás quando eu me fodia pra colocar script pra deixar PNG transparente no IE 6 e fazia coisas super pra frente por causa disso até agora não mudou nada! Quem tá no hype e sabe ficar no hype fatura mais, mas ganha alguns cabelos brancos (por experiência própria).
Daniel muito bom seu video, exatamente o mesmo que eu passei, estou agora pesquisando sobre o Laravel/PHP, Ruby/RoR, Elixir/Phoenix para fazer uma melhor escolha, pois cansei também de me matar com novas tecnologias que só são hype por tecinfluencers, você poderia fazer vídeos sobre o ruby para quem gostaria de adotar, mostrando os beneficios ou ate mesmo algo do zero como já fez com TS.
Daniel estava a um tempo sem postar e voltou com tudo. Fico feliz. Acho que todos que estão estudando para serem front-end estão sentido essa dor. Milhões de framework novos que fazem a mesma coisa. E a palavra HYPE foi muito bem colocada no video. Parace até que vc foi o corajoso da vez para dizer umas verdades que evitamos de falar para não gerar discussões e trocas de farpas. Mas nossa realidade não é diferente dessa realidade sitada no video. HYPE PARA VENDER CURSO esse parece ser o mercado hoje em dia.
Tamo junto mano! Pois é mano, parece que é proibido criticar qualquer coisa no JS, tem um monte de gente me massacrando nos comentários. Eu resolvi gravar esse vídeo de desabafo pra ver se tinham outros devs que se identificavam com a minha dor
Ja comecei no PHP e quando necessário usava um pouco de JavaScript, minha app para uma clinica é online, mas segundo os usuários parece estar instalada localmente. Fiz html e css na mão. Todos felizes e seguros ate hoje. O tempo livre eu gasto com coisas pra mim e que se fodam os recursos humanos e pessoas estressadas que tentam diminuir e estragar o que é bom e simples. Sou engenheiro de software com muito orgulho e sempre que eu falo isso, um monte de zézinho corre cuspir na minha cara "PHP é um lixo" é uma bagunça... eu nem respondo mais só uso com sucesso e tranquilidade. Aprenda direito bases sólidas e vc não será um trouxa manipulável.
Cara, estou com 3 anos de xp em JS e já não estou aguentando mais tanta coisa pra estudar. Não da nem tempo de dominar e já mudou tudo kk É o que vc falou, ficamos focando em frameworks e libs e não conseguimos estudar o que realmente importa, que é algoritimos, estrutura de dados, arquiteturas etc.
Discordo, na real o erro foi seu de ficar pulando de galho em galho. Trabalho há alguns anos, vim de Java Desktop com Swing e dei uma rodada por vários frameworks JS, começando pelo temido JQuery, fato é que o importante é estudar e entender profundamente o Javascript, o framework é só a ferramenta. Dito isso, encontrei paz com Angular, que é um framework que cobre todas as necessidades de uma aplicação web "out of box", ou seja, tem tudo ali, embora você não seja obrigado a utilizar. Não é necessário refatorar nada a cada nova versão, você pode ater cada projeto na versão que foi desenvolvida. A turma do google corta um dobrado para ter pouco atrito nas atualizações e é isso. Backend eu uso muito PHP, ou quando preciso de mais sofisticação (trabalhar com sockets ou coisas que realmente precise mais recursos do lado do servidor) vou pra Java, ou mesmo Node.js. Aplicativo, hibrido de web, ou Java nativo com Android (só se for muito necessário). Esse stack é basico e efetivo, não segue modinha alguma e, tendo tudo isso em vista, posso dizer com tranquilidade que Javascript é o futuro, pela simplicidade e pela flexibilidade. PS: Next.js nem é framework, é produto. Pra mim, framework é o que eu consigo usar no meu projeto on ou offline sem precisar me preocupar com o futuro.
O engraçado é que hoje com sua fala eu fiquei um pouco mais tranquilo. Eu era desenvolvedor e fiquei uns bons anos fora da área, resolvi voltar a pouco tempo, só que me assustei com a quantidade de frameworks que fizeram durante esse período... Há uns meses atrás, assisti a um vídeo do Filipe Dechamps e ele dizia que a web está dando um passo atrás em muita coisa que achavam que era obsoleto. Onde quero chegar é que, por mais que seja triste para alguns, para mim tem tirado um peso, pois estamos voltando aos primórdios... Porém com uma bagagem diferente.
Exatamente! Esse era um dos propósitos do meu vídeo também. Eu tenho muitos amigos que trabalham no backend e me confessam que eles se sentem culpados por não estudar tudo de novo que está saindo no JS. Mas a verdade é que estamos voltando para os primórdios da web (com algumas poucas abastrações a mais), pode ficar tranquilo!
Mano do céu... vc matou a pau! Eu como dev PHP desde sempre, tive muita resistência em usar novas ferramentas e discutir novas abordagens. Tem a guerra entre desenvolvedores de que cada um vai defender sua STACK com unhas e dentes como se fosse motivo de vergonha a tecnologia que você escolhe para programar. A alguns ANOS atrás, quando as siglas SSR e SSG começaram a ganhar notoriedade, para mim era claro que todo o desdobramento do javascript em criar mil e uma utilidades e dar a volta na lua para fazer uma renderização do lado do servidor era coisa que o PHP faz desde que nasceu lá na decada de 90. Eu reafirmo que todo o hype (odeio essa palavra) criado sob algumas ferramentas são baseadas em tech influences! Não confunda hype com utilidade. Houveram sim diversos avanços por parte do javascript e por mais que tenha um ecossistema que não me soe atraente, ele fez diversos outros ecossistemas se mexerem para no mínimo entregar algo equiparável. Eu não gosto de javascript, uso por obrigação, e tenho total ciência de que isso é uma limitação/preferência minha. Não tento doutrinar ninguém baseado em minhas limitações. Sei das minhas preferências, tenho argumentos que sustentam minha opção e deixo claro que funciona para mim, para meus clientes e meus alunos. Quem estiver chegando de fora, se a pessoa se identificar com o conteúdo fica, do contrário, seguimos amigos. async await pra tudo, export default pra tudo, um arquivo pra consolidar os exports, converter um projeto de js pra ts é um saco, não existe uma recomendação padrão (como as PSR's do PHP), preset's com nome de empresas (airbnb ou outra, não me recordo)... buildar o projeto para praticamente desfazer o que você fez com ts para converter novamente para js, processo watch que fica em background monitorando as modificações em tempo real e que em projetos grandes se perde e você tem que salvar o código, matar o processo e reiniciar o watch para que entre em vigor.... Cara, tem quilometros de coisas que eu não gosto! Mas isso é gosto... Laravel não é hype, assim como rails não é hype... A relevancia que as ferramentas tem no mercado são devido ao ecossistema extremamente maduro! Olha o que aquele fodendo do Taylor faz no quesito retrocompatibilidade num framework utilizado por milhões de desenvolvedores. Ufa, to mais leve :P
Oloco, é uma Honra receber um comentário seu aqui! Especialmente um positivo desses Você mencionou um ponto extremamente importante: Não confunda hype com utilidade. Só pq uma ferramenta ta "em alta" não quer dizer que vc deve já sair usando ela pra tudo, e eu sinto que é isso que a comunidade JS faz. Um framework acaba de ser lançado, tem 1 mês de existência e parece que todo mundo já ta reescrevendo o frontend inteiro usando ele, não faz o menor sentido. Devemos criar o hábito de questionar tudo novo que é lançado: Quais os benefícios dessa nova ferramenta? Ela está estável? Vale a pena mudar meu código inteiro pra acomodar ela? Parece que ninguém mais faz essas simples reflexões.
Eu acredito que no ambiente JS, diante das mudanças da web ao que era antes, parece um funíl que no final vai se sobresair aquele que mais abusar da comunicação e principalmente "Saber ensinar todo o uso do fmwk" e cara, antes não se tinha isso nitidamente na comunidade, hoje tem e a vercel ta apostando nisso com fogo nos olhos. E mesmo dos ''vacilos'' que ela teve em relação ao next , fez o que outros fmw deveriam ter feito nos seus processos de mudanças. Concordo contigo quando se refere a ter um fmk de referencia. ótimo video!!
Cara aconteceu a mesma coisa comigo, grilei com esses 1001 frameworks de JS, comecei a estudar Go pra desenvolvimento web e nunca fui tão feliz, tudo mais simples e robusto.
trabalho com laravel e rails, e acredito que até html e css puro podem dar bons resultados para quem tem pratica em uma determinada arquitetura não tem limites. e bora codar e criar coisas novas !
Ta vendo como a vida pode ser simples? Ta cheio de site por aí que dava tranquilamente pra fazer só com HTML + CSS, mas a comunidade JS quer enfiar React.js em tudo
Cara, sinto exatamente isso! Sou dev front (TS + React) a mais de 2 anos e estou passando por isso também... Recentemente até comecei a estudar Java por conta disso... Kkkkkk
Caramba, fiz o mesmo kakakak. Parece que a cada dia tem uma nova lib que fãs da rocketseat bomba, hoje eu estou encantado com a magia do Spring Boot, meu novo framework favorito, dei uma pausa no react por conta que chegou o next e eu já estava frustrado por que quando me senti seguro pra bater no peito e falar "eu sei fazer", veio a bomba do next, ai desanimei e descobri que o mundo não é só javascript kakaka.
Sou DEV front a 2 anos e concordo sim com os pontos que foram apontados. Um ponto importante a resaltar - dá pra continuar "vivendo" de front sem se apegar muito as modinhas se o dev sempre priorizar aprender a fazer as coisas sem necessariamente usar uma lib. Ex: formulario com poucos campos a maioria ja colocar o react-hooks-form, zod e mais uma tonelada de coisas - sendo que pode-se fazer na mão, isso pode aumentar um pouco o tempo de desenvolvimento mas o conhecimento adquerido é muito melhor. Na empresa que atuo estou indo para o mobile com React Native - que me parece ser menos caótico que o mundo React Web.
Na minha xp até então com mais ou menos 4 anos tb é estudar/aprender a "tecnologia nova" quando ela estiver mais estável, segura e sendo usada em certa escala, pq se for estudar sempre que lançar coisa nova, agt nunca sai do lugar, principalmente por muitos desses frameworks irem em contra mão de muito princípios que aprendi trabalhando e estudando.
valeu pela ajuda irmão eu estava estudando vue, nuxt e assim vai e pensando se tava errado por nao estudar o react e seus outros derivados ai... agora vou focar em javascript puro e alguma outra linguagem backend
Compro no Kabum desde 2011 aí um belo dia fui comprar umas coisas e vi que o site estava bem diferente, com uns erros estranhos na navegação e tal. Depois fui perceber que eles migraram o sistema para React. Fiquei pensando se realmente estava valendo a pena. Não seria "melhor" usar uma tecnologia mais robusta e consolidada?
Pois é! Os caras fazem uma mega migração de tecnologias, refazem o sistema inteiro do zero, para o resultado final nem ser tão melhor que o sistema antigo. É isso que eu chamo de overengineering!
Eu tenho mais de 8 anos de Dev front e vi surgir essas loucuras. Hoje eu trabalho em Vue e sou bem satisfeito com a consistência do framework, diferente do universo react. Eu pego projetos onde é tanto over engineering que eu me pergunto para que se o básico bem feito entrega isso mais rápido e mais simples de dar manutenção? Vários casos onde pessoas da empresa não consegue controlar a exibição de uma fonte no NEXT. Coisas que nunca foram problemas no passado e com essas tecnologias novas, tentando reinventar a roda, trazem de volta. Você falou tudo, concordo com cada palavra!
O que você acha de Angular? Sou iniciante, Vue seria um bom framework para aprender e usar? Vi poucas coisas sobre os 3, mas o React não me interessou muito talvez por esse hype, então estou pensando em dar foco em um desses dois, Angular ou Vue. Sei que isso vai de acordo com a necessidade do projeto, mas para iniciante é melhor dar foco em uma coisa do que tentar engolir o mundo e não absorver nada.
Me sinto exatamente assim, estou estudando pra ser um dev front-end e sinceramente me sinto exausto em ver que toda hora aparece um bagulho novo pra aprender. Decidi ignorar todo esse hype e voltar pras origens, HTML CSS e JS puro, aprendendo conceitos que os frameworks modernos usam, seja como atualizar a DOM de forma eficiente, como compartilhar estados entre os scrips, design patterns, acessibilidade e SEO. Além disso, também estou investindo em conceitos que julgo serem promissores, por exemplo o desenvolvimento de PWA's ou utilizar as API's do Browser pra tentar oferecer uma experiência diferente. Quero mudar minha relação com o desenvolvimento web, depender menos de ferramentas e mais de conceitos que eu possa aplicar, independente da situação que possa vir a aparecer.
estou estudando react por document, e aprendi html, css, js e git por conta própria. Sendo bem sincero eu nem sabia que sabia tantos frameworks, e ainda bem que você fez o desabafo para eu não ter que passar por isso.....talvez. Estou pensando em aprender c# com .NET(pra eu poder migrar para desenvolvimento de jogos caso eu queira, já que o c# e c++ é muito usado), o que acham?? estava pensando no java com spring, mas tenho medo que vire modinha........mas ainda assim, não deixaria de aprender se fosse preciso usar java. Seus videos são otimos, obg
Concordo com tudo dito, eu depois de mais de 2 anos como front-end ( e usando node.js pra server ) estou migrando pra java/spring boot, igual um mano disse aqui nos comentários a gente tem que estudar coisas que realmente importam: algoritmos, arquitetura, patterns, software design. Com js/front-end a gente fica perdendo tempo querendo aprender zustand, por exemplo, por preguiça de usar um redux toolkit, quando no final das contas essas coisas não importam realmente.
No JS a gente perde tanto tempo aprendendo ferramenta nova, que não sobra tempo pra estudar assuntos mais importantes e aprofundados tipo: patterns, orientação a objetos, arquitetura etc
Concordo! Mas tem um porém: Não necessariamente uma atualização do framework é uma evolução. O next hoje tá perdido num meio termo entre renderização no cliente e servidor, e essas últimas atualizações só serviram pra deixar a situação mais bagunçada ainda
Gostei do vídeo, kkkkk. Basicamente, front-end é isso mesmo, o código que você escreve hoje, daqui 6 meses vai refazer. Isso é normal. Bom, pelo menos eu já to acostumado com essa coisa do front... Entendo que para muitas pessoas isso pode parecer maçante, ter que ficar sempre estudando coisa nova e jogar conhecimento fora. Mas isso é bom, pelo menos para mim, sempre tenho alguma biblioteca ou framework novo para brincar, e outra, isso faz parte da inovação. Como diz aquela frase: "A estagnação é a ruina do homem", se não ouver gente querendo desenvolver tecnologias novas, mesmo que vire lixo depois, não temos inovação, não andamos para frente. Pega por exemplo um site de 10 anos atrás, era feito com tabelas, interatividade praticamente 0, feio que dói, kkkk. Olha como estamos hoje, ficou muito mais fácil, rápido... Evoluimos. Bem, acho que existem várias áreas na programação e talves front-end não seja a sua praia e, ok, isso é bom, talves você descobriu algo que realmente não curte, temos muitas outras áreas, back-end, mobile, IA, Dados... Não é todo mundo que curte a loucura que é o front-end, kkkkk Quanto ao lance do NextJS e RSC, cara, isso é completamente opcional. Você ainda consegue fazer um site inteiro usando App router sem usar RSC. Outra coisa, Page router ainda vai ficar no Next por um bom tempo... RSC foi criado para resolver uma dor que muitas pessoas tinham justamente quando usavam um framework como NextJS para criar aplicações full-stack: rotas de API. O que tinha de melhor para isso era tRPC, veja, o teu front é JS/TS, e teu back é JS/TS também, por que não aproveitamos isso? Por isso nasceu o tRPC. O React viu isso, e implementou na lib com os RSC's, o que é bom, evita de ter toda hora ficar olhando outro arquivo para saber o que está sendo puxado da API. Na verdade o foco do NextJS é ser um framework para full-stack. Se teu back-end é outra linguagem, não tem muito sentido usar Next, kkk Eu concordo na parte de que "JS é movido a hype", isso é bom, sempre estamos animados, felizes por brincar com tecnologias novas, mas normalmente estudar a tecnologia que lançou semana passada a fundo, cada micro-detalhe... ai não né, kkkkk. Temos que estudar de maneira inteligente. Ver o framework/lib novo, é legal, descobrir as diferenças, pontos positivos, negativos, etc. mas estudar a fundo consome muito tempo e normalmente não vale a pena mesmo.
Cara eu tive essa sensação no começo da minha carreira, não fui com a cara do JS e seus framework. Hoje utilizo Laravel com Inertia.js e Vue, pois supre minha necessidade de reatividade e não preciso mais nada do JS além de reatividade
cara, atualmente estou trabalhando em uma empresa, que tem um monolito, laravel usando balde as paginas elas são bem estruturadas, mas cada ação é um reload da pagina, o que ao meu ver na visão de usuário, deixa experiencia muito ruim, a sintaxe também é bem antiga, então fica difícil mexer ate pra mim que não conheço muito, sei que tem algumas bibliotecas, para tentar adaptar um spa dentro do monolitico, (que no caso é o meu trabalho, refatorar o front de blade para vue com inertia) mas a grande questão é serverside: reload costante para qual quer ação (pode ser melhorado mas nao é 100%) spa: tudo do lado do client muita fluidez, mas pode ter um desempenho precário e muito js no client e agora o que os framework trouxe foi um meio termo você pode ter o poder de dar um fetch, mexer no banco e ao mesmo tempo fazer componentes interativos, tudo na mesma sintaxe e facilidade que vc ja havia aprendido antes, o que eles trouxeram não foi um break change, muito pelo contrario, se tu pegar tu aplicação antes do react 18 e atualizar e colocar um "use client" na pagina principal vai funcionar do mesmo jeito o ponto maior e voce ter tudo isso de vantagens numa linguagem comum basicamente no react tudo funçoes javascript, facilidade de desenvolvimento com TS e outras ferramentas muito boas mas não discordo da parte do hype, eu mesmo gosto de ficar mais observando vendo vídeos sobre e como realmente é, analiso e vejo o poque, e só depois vou para algo mais concreto
Cara, eu sou Dev Frontend e também tive essa sensação de estar sempre desatualizado. Iniciei um side project que já refatorei umas 4 vezes. Apesar disso, gosto muito do react e consigo criar uma base reutilizável muito massa. Então acho que pra mim, depois de passar por isso, é focar no resultado, no produto, mais do que na tecnologia. Se eu tivesse mais foco nisso, teria feito muito mais produtos.
De js, eu acho q o único q tá estável é o node, o resto simplesmente quebra em uma atualização, eu msm estava vendo Vue, tinha um curso de vue 3 de uns anos atrás e cara, continua quase tudo igual, mas como eu disse, QUASE tudo, agora tem q meter lib pra tudo
Bom vídeo amigo, suas palavras é desabafo de muitas pessoas, eu conheci o rails a 4 anos atras, e depois disso minha vida mudou, nunca imaginei uma stack web tão poderosa e completa como rails, quando começou o hype dos frameworks, eu não vou negar que eu me iludi, aprendi javascript para um caralho e manoooo, todas as vezes que eu tentava implementar um projeto com essas tecnologias spa, começava muitas inconcistencias, muitas adaptações, PQP! Voltei pro rails em apenas alguns meses, e sempre vou ser a favor que o monolito nunca morreu. Inclusive o aplicativo web como serviço que eu criei com o rails, paga minhas conta todos os meses, e só tesão trabalhar com rails.
Que experiência top mano! O pouco que eu mexi com o Rails eu já me senti 100x mais produtivo, fora que eu achei a linguagem mais prazerosa de programar também
Quando surgiu o conceito de server side rendering vindo do front em JS, misturando tudo no HTML, eu fiquei pensando: "PHP já faz isso desde os anos 1990". Eu nunca entendi esse hype em SSR.
Sei la , eu abandonei frontend por conta da enchurrada de requisição que é necessario ser feito pra poder manter uma pagina. Com react-query me senti mais confortavel em trabalhar mas não melhorou tanto a minha vida não. O meu ponto é se voltar a epoca do ejs para fazer o mvc simplismente abandono o js e continuo no php pagando minhas contas ou talvez um java que é mais estavel ainda.
Estou como estagiário desenvolvedor front-end faz 1 ano com React. Recentemente tenho aplicado para vagas de React Jr e está impossível. Uma facilmente consegue atingir mais de 1000 candidatos. Parece que todo mundo aprendeu React. A verdade é que depois que vira "modismo" a tendência é a bolha estourar. Quem aprendeu no início antes do Hype se deu bem.
Acho que é pela facilidade de aprender javascript e pelo número de vagas. Como era o PHP a uns anos atrás. Aprender um Java ou C#, exige um pouco mais de empenho. E linguagens como python e ruby normalmente tem menos vagas comparado ao numero de JS. Então o povo foca no JS.
Cara, eu me considero um grande defensor do javascript/typescript e a evolução do mercado no geral que aconteceu nos últimos anos. Mas eu concordo com tudo que você disse. Front ends são a ponta mais estressada da cadeia toda de entrega de um produto pq temos que entregar rapido, temos que nos adaptar mais rapido ainda, fazer gambiarras pq o back "não pode assumir uma divida técnica", não seguir padrões arquiteturais por n conseguirmos se desprender dos frameworks e por ai vai. O dev web front depende do browser e por depender dele dependemos de frameworks, e isso é um saco. Minha visão sobre esse caminho é q cada vez mais estamos colocando pessoas incompetentes ou despreparadas para colocar mão em código critico. Essas modinhas são criadas e são otimas muitas vezes, mas sucesso pq podemos fazermos m*rda de forma mais rápida e corrigi-las. Tudo isso para não ter que criar uma arquitetura, organização, padrões (oq é dificil no mercado fragmentado de hj).
Excelente análise mano! Assino em baixo de tudo que você disse. Você ainda trouxe um ponto importante que eu vejo pouca gente falando: Além do frontend ser mais caótico, é extremamente difícil aplicar design patterns nele, devido à alta dependência do browser e dos frameworks. Por isso, muitas vezes a gente vê um backend super organizado, cheio de testes e o código do front tá uma lambança descontrolada
Esse foi traumático. Agora o Vue aponta pra compatibilidade. A versão 3 introduziu uma nova forma de se criar os componentes (composition API), mas você pode usar a versão antiga sem problemas. Mas ir pelo hype é problema mesmo.
Acho que é positivo generalizar tanto as coisas desse jeito nem, criando altas expectativas positivas ou negativas. O problema é que muita gente é movida pela hype, acho que falta uma visão neutra e realista para muitos desenvolvedores. Mas entendo pq isso acontece muitas vezes falta experiência de vida profissional e um visão madura da realidade. Outro ponto é que as empresas exploram essa fraquezas dos desenvolvedores como clase de trabalhos.
Interessante Daniel, eu estou estudando JS e React a pouco tempo, estou no nível iniciante ainda, mas tô com um pé em Python, pq gosto mto da área de dados tbm…e por mais incrível q pareça, parece q td q vc falou, eu concordo, e por mais q eu não tenha a base q vc tem, nem perto, eu tbm já consigo “perceber” isso ao estudar dia após dia conteúdos e cursos de front end
Obrigado por compartilhar. Deixe-me perguntar: como vc decidiu adotar esta estratégia de estudar todo framework novo assim que é lançado? Vc viu algum benefício nesta estratégia antes de se arrepender?
Cara, vou ser 100% sincero: Eu estudava todo framework assim que lançava por puro FOMO. Era a minha ansiedade e insegurança pedindo pra eu não “ficar desatualizado”. Me arrependi profundamente de fazer isso, pq me desgastou MUITO
Concordo que a comunidade é bagunçada. Mas falta entender o que cada framework se propõe a resolver. Vamos montar uma empresa fictícia que tem um sistema tipo um CRM: Eu como Main Tech Lead escolhi usar Vue + Express no começo. Nossa, React está crescendo muito, mas pra que irei mudar se Vue resolve meus problemas? Só por hype? No máximo, por ter mais pessoas estudando, no máximo. Beleza, passou um tempo... Next está muito em alta e renderiza no servidor e os krl... Eu preciso disso? Preciso renderizar no servidor? Performance é o meu ponto chave em detrimento de aumentar meus custos de servidor? Agora lançaram o Remix que é tudo ao mesmo tempo... E vale a pena mudar tudo que tá em Express + Vue para Remix? Quais os ganhos terei? Quais custos terei? Tem Dev suficiente pra contratar? Meus custos de servidor irão subir, certo? Fim da nossa história fictícia. Entendeu mano? Acho que é esse pensamento que falta para maioria dos devs que querem se manter atualizados e que a cada novo framework querem ir mudar tudo para a novidade. Falta opinião própria. Valeu mano, espero ter deixado minha contribuição.
concordo. é isso ai...vai muito do projeto, da forma como será utilizado a longo prazo, do que esse aplicação vai trabalhar e etc.. se tiver rodando e performando e escalando naturalemnte do jeito que foi idealizado lá atrás na construção do projeto a longo prazo, segue o jogo e bola pra frente...
@@fm_6218 Exatamente. Nosso erro é querer colocar a carroça na frente dos bois. Em suma, querer resolver um problema com outra tecnologia que nem existe no nosso projeto
Desde que eu comecei a programar uso o ambiente Js, mas a um tempo me sinto q nem vc, por isso tô real querendo dropar e ficar só no spring e aprender Go
Nem me fala. Já to no mercado há 10 anos cara. Passei por ASP, Razor, Prime Faces, e tudo que tu possa imaginar. Concordo que de fato, o mercado de front caminha rapido demais. A cada 6 meses cara, eu tenho que ta atualizando os meus boilerplates. E olha que ja to como tech lead. De fato, esses frameworks trouxeram muitas possibilidades. Eu sou contra o retrocesso. Eu sou contra o Angular... Sou contra as modinhas Astro, Svelte, Qwik e SolidJS. Mas focar so em Rails pensando em front, nao recomendo. Hoje eu crio sites e landing pages com Static Site Generation (tanto em Next.js quanto em Nuxt). Aplicacoes SPA com React e Vite (e Vue.js). Isso vai alem de performance ta? Estou falando de escalabilidade, facilidade em trocar e criar bibliotecas. Isso eh bom demais. Ja imaginou ficar preso no redux? Ficar preso no Rx no Angular? Nao fico preso a tecnologia, fico atento aos patterns de renderizacao e quais tecnologias posso usar pra tirar proveito disso. Mesma coisa backend. Python é ridiculo no backend kk assim como C# e Java sao uma maquina de gerar codigo complexo. Nodejs estragou devido ao hype da facilidade que criaram por cima da tecnologia. Enfim, cara, tudo eh relativo, mas concordo com praticamente tudo o que voce falou sobre frontend. Estamos em um hype eterno e isso é frustante.
Eu trampo com Angular e C# e queria poder abrir mão do angular urgentemente, eu sei que deve pagar as contas de uma rapaziada (e um pouco das minhas também), mas é literalmente um java no frontend, é bizarro. Já C# eu achei tranquilo, eu achei bom, bem consolidado, todas as pessoas aprendem e ensinam do "mesmo jeito", o conceito da construção de um software com C# eu particularmente acho beginner friendly. Ainda sou estagiário, mas vou evoluir bastante no decorrer dos anos, mas uma coisa que eu não quero é continuar tanto assim no frontend.
Vídeo muito bom. Eu tenho interesse em aprende JS mas não especificamente ficar num framework, apenas como conhecimento de base para aprender como funciona, pois meu foco é mais Back end e AppSec. A questão do hype hoje é bem comum em várias coisas, e eu sempre tomo cuidado e não curto ser early adopter pois a chance de perder tempo e não ser consistente é alta. Desejo muita sorte a você, certeza que vai conseguir avançar muito em Ruby, que apesar de não ser tão famosa “modinha” é um framework muito consistente. Abraço, e que venham mais conteúdos de qualidade para aproximar a comunidade. Abraço
É foda kkkkk... Um vai e volta de tempos em tempos. Já codei em PHP, não pretendo voltar, Django já usei também. O problema de quem atua na área é que sempre tem que se atualizar e absorver o conhecimento, e esse vai e volta quebra muito a gente que vira uma perda de tempo.
Caraca eu tenho me sentido assim tbm nos últimos dias, parece que não interessa o quanto tempo vc esteja trabalhando com js, do nada muda tudo e vc volta a ser um iniciante. O que me dói é que eu realmente gosto da linguagem e me sinto num dilema, que por um lado quando o caminho do sucesso em algo tem altos e baixos mesmo e se nos mantermos firmes isso pode ser bom, por outro lado uma vontade de largar e trocar de vez de linguagem, já que estou no mesmo patamar de quem é iniciante agora rs
O teu primeiro vídeo foi um dos motivos de eu ter migrado pra trabalhar com rails. Consigo fazer tudo com o framework e só preciso ficar estudando o mesmo ecossistema e não coisa nova que é empurrada pra mim kkkk
Foi exatamente isso que eu enxerguei no Rails também! Da um alívio ter tudo isso pronto em um framework só, sem precisar sair por aí colecionando biblioteca
Cara, também percebo esse comportamento na comunidade de js, sou back em node e estou estudando Java para sair dessa bolha. Também estou atrás de literatura técnica, como Algoritmos e Estrutura de Dados
Eu tmb fiquei com a mesma sensação, na minha empresa eu ainda continuava defendendo falando que desenvolvedor java script vive de hype e tals. mas a verdade que isso me consumia tentar ficar acompanhando as novidades é exaustivos. eu quando finalemnte estava finalmente dominando uma tecnologia ,saia algo mais promissor. a grande verdade é q eu defendia a comunidade ser assim mas eu ja tava puto de ter que ficar estudando e acompanhando a comunidade. tanto que hoje eu aposentei o react native para o mobile, estou no flutter que é 'mais estável' e na web continuo com o react e o next. mas ja to pensando em da uma chance para o anglularzinho da vida
Sei como é estudei, queria dar o meu melhor, só que sênior da empresa falou irmão vai la pega layout pronto e joga editar e muda, foque no Rails isso mudou minha vida ..
AVISO:
Esse vídeo é de DESABAFO, estou colocando os meus sentimentos e indignações pra fora. Dá pra ver claramante que eu to bravo e frustrado. Isso aqui não é de forma alguma um vídeo argumentativo. Se você quiser realmente ver os meus argumentos contra o JS, assista a continuação dele:
th-cam.com/video/MRf1pEVfFXE/w-d-xo.html
Eu tinha o mesmo sentimento, é degastante, exaustivo, ainda bem que não demorou muito e me tornei dev Ruby on Rails, e a mais de 2 anos posso apenas estudar sobre o que realmente importa para um dev, algoritmos, arquitetura, patterns, software design, regras de negócio e tudo mais. Graças a isso evolui exponencialmente como desenvolvedor. Serio me sinto aliviado, depois de tanto tempo.
Sou dev javascript e tenho votnade de aprender Rails, mas tenho receio de gastar tempo estudando um framework que vem cada vez perdendo mais espaço no mercado (Rails).
@@Castro_Gabriel Você recupera esse tempo desenvolvendo sistemas mais rápido. E ainda recebe antes.
@@Castro_Gabriel Discordo, rails continua pagando legal, a questão é que muitas empresas entrão na onda de coisas novas como linguagens e frameworks que estão na "moda", mas no final voltam pro mesmo lugar, um caso classico e da netflix e da globo, enfim nenhum conhecimento e demais.
Muito bacana , estou nessa transição ! Qual curso você fez ?
@@atublox Não fiz nenhum curso man, usei apenas o guides do rails e foi. Mas tem o Go rails que é otimo pra aprender mais sobre rails.
Finalmente alguém pra estourar essa "bolha", concordo de ponta a ponta!
Eu não aguento ver todas essas inconsistências no JS e não falar nada. Precisamos de mais gente se manifestando contra esse movimento de hype desenfreado
Tamo junto 👊
22:30 em Laravel tem diferentes jeitos de fazer a parte do front com reatividade (obs: não são métodos third party, e sim first party). qnd vc da o comando "laravel new project-name" ele pergnta "oq vc quer, fião?" ai ele da a opção de usar ou n starter kit (dai vc escolhe se quer o kit breeze ou jetstream), ai vc escolhe se quer só api (vc faz seu front como quiser, com next/nuxt/whatever), vue + inertia, react + inertia, livewire + alpine (ai tem o modo classe e o modo funcional), ou só blade e alpine. (blade é a template engine do laravel).
20 anos sustentando um legado. jQuery e no máximo um ajax aqui e ali. Feliz de não ter perdido tanto tempo.
Como um desenvolvedor com mais de 12 anos de profissão, sendo a maior parte desses anos focados no front-end, é exatamente esse movimento que percebo em relação ao hype das tecnologias web. Infelizmente, essa é a expectativa com a qual nos deparamos ao buscar oportunidades de trabalho.
Se eu tivesse que dar um conselho a quem está começando, seria para focar nos fundamentos e em aspectos mais práticos. Aprenda a programar de maneira eficiente e entenda o Linux (e sistemas operacionais em geral) com certo grau de profundidade, assim como redes.
Top d+ sua dica cara. Sou graduado em Sistemas de Informação
E o que sempre falo, tudo isso desses frameworks, tange redes de computadores... No fim, tudo que transita na rede é um monte de bytes, a estrutura de dados que trafega, que vai dizer o quão rápido vai ser
Que dica boa, valeu
Faço a suas palavras a minha!!! Trabalhei muito com PHP, e para mim quando conheci o React fiquei encantado, por conta da facilidade em desenvolver, varias bibliotecas API com Node e etc.. Quando foi lançado o NEXT, todo dev javascript falava que React puro era inviável que precisava usar um framework, Next ou Remix. Falei, caraaa preciso aprender isso alguns desses framework, começei a ver que praticamente tudo que aprendi no React eu teria que mudar e me adaptar, fui la estudei para conseguir aceitar essas mudança que supostamente eram melhores... Foi quando lançaram uma versão do Next 13 que tudo aquilo que eu sabia fazer antes não funcionava mais. Os caras mudaram varias coisas no código como fosse alterar a cor de um botão no CSS, quebraram varias estruturas, e ate agora estou indo de galho em galho pra tentar ter um conhecimento solido que daqui 6 meses acredito pelo que conheço vai estar diferente. Me diz como sente confiança numa tecnologia dessa para desenvolver um projeto grande, sabendo que corre o risco de daqui alguns meses você precisar refatorar todo seu código porque os caras resoveram que não é mais daquele jeito...
O que você trabalha atualmente?
Me identifiquei com o seu comentário, pois estou passando pelo mesmo dilema!
Quando eu entrei na área de tecnologia, comecei pelo backend com C# e um pouco de Java. Foi amor a primeira vista. Nada de um milhão de libs, npm, Babel, webpack.... Tudo é padronizado nas boas praticas. O foco é unicamente o desenvolvimento e quase nada daquele monte de configuração e boilerplate chato da maioria dos projetos frontend.
Comecei a estudar React por causa do hype e até que gostei. Comecei a estudar Next e maioria dos artigos e parte da documentação que li ainda era na versão 12. Quando foi pro 13 tudo mudou e comecei a me desmotivar, reaprender tudo do zero. Essa salada de fruta no meio frontend tá confusa demais. A cada dia que passa vou preferindo cada vez menos libs, frameworks, até voltar ao JS puro kkkkk.
Tô pensando em largar e focar somente em back e programação para microcontroladores.
O mercado não acompanha as última versões não, mudanças assim não são feitas normalmente não
@@gabrielfrank2878comig foi assim tbm, comecei no c#. Mas diferente de vc eu não conhecia o mundo nodejs no front, eu me deixei levar pelo hype e fui trabalhar com Node… me lasquei… só desgraça, trocentas lib, pacote npm pra tudo, todo projeto algo diferente, tudo bagunçado, o nest.js e angular até que salvam tentando manter um padrão mas de resto… terrível ksksk
@@gatogordo4131 Node em sí não é ruim e sim o hype descontrolado com frameworks e libs.
Pra mim Node só com o MÍNIMO possível de libs. Quando vou instalar um pacote penso um milhão de vezes se é realmente necessário, por mais que seja uma lib famosa, ao contrário dos tutoriais e cursos que enfiam 500 libs dentro de um projeto sem ao menos explicar o porque.
Tenho um projeto atual em Node somente com Express, BCrypt, JWT e Postgres, SQL puro mesmo, nada de Sequelize. Resolve meu problema, tenho total controle da API e do banco. Sem frescura. Quase 0 de manutenção.
Essa é a minha filosofia e funciona com qualquer linguagem/tecnologia.
Esse vídeo ficou muito bom, ver uma pessoa do mundo do js falando da loucura que é, eu mantive o laravel 5.5 rodando e entregando trampo, agora estou aqui com laravel 10 migrando tudo pois laravel é o caminho mais rapido para a grana, continue com o ótimo conteúdo.
Como diria o mano deyvin : "Só conteúdo TRUE"
Obrigado pelo elogio TRUE! Tá liberado o react hein @manodeyvin 🔥
Excelente, já ia marcar ele kk
Parece que agora os true estão aparecendo cada vez mais. Me inscrevi aqui já
O @manodeyvin tá por tudo
Mano deyvin ta famooso ein papai
Oi Daniel. Sou programador (sim, programador, não dev :) ) a 25 anos, e também professor de disciplinas de programação web e jogos. Sei exatamente seu sentimento. Já tive empresa de software por uns belos 15 anos, sempre fui pequeno, No início usamos C++ e PHP e desde 2006 Rails. hoje no meu trabalho tenho a oportunidade de me envolver com projetos de pesquisa e inovação que também incluem desenolvimento de sistemas com os alunos e eu decidi entrar de cabeça no mundo JS, React, Svelte, Node, e amigos (ou inimigos, não sei) junto dos meus queridos alunos. Não vou dizer que não existem pontos fortes, existem sim, mas o que é "melhor" é muito pouco. A quantidade de facilidades que se abandona ao não se utilizar Django/Rails/Laravel/Spring é simplesmente imensa e o que eu mais vejo é essa cultura de se escrever tudo do zero, e normalmente mal feito, vinda dos tech youtubers e influenciando com sucesso os mais jovens.
Hoje se você abrir a boca para falar Laravel ou Rails, brota do chão uns exército de crianças, todas trabalhadas no RGB, para tentar ridicularizar o que é antigo, sem ter absolutamente nenhuma alternativa moderna que pelo menos se aproxime do que já existe.
Sim, usar Svelte, React ou VueJS, facilita a criação de comportamentos dinâmicos. Sem dúvidas. Mas é só isso. Esse tipo de tecnologia deveria ser melhor integrada em frameworks completos, mas o povo do JS quer convencer o dev moderno a criar um projeto que gire ao redor do template engine e isso não faz sentido algum. Agora querem fechar os buracos, por exemplo mandando acessar o banco no mesmo arquivo do front, assim com era PHP+MySQL, sem framworks em 1996. O resto? Image resizing, database, websockets, e-mail, auth, etc, como não existe nada bom, coerente e integrado, manda contratar um serviço e gastar mais dinheiro e tempo ainda integrando.
Talvez parte dessa cultura dispersa venha da migração do pessoal de front para o back/fullstack com o costume de consumir serviços e não de criar.
Parabéns pelo trabalho.
Excelentes pontos! Realmente, se vc para pra olhar quem xinga as tecnologias mais maduras de velhas são essa nova geração de devs react com teclado RGB mesmo.
E com certeza existem vantagens de se usar frameworks modernos de JS tipo o React! Mas eles criaram muito mais incovenientes do que solucionaram problemas. Fora que tb existe essa cultura de sair programando tudo na mão, e o resultado final sempre é uma lambança
kkk, muito bom seus vídeos!! Concordo plenamente sobre os comentários que falou no vídeo.... Pensando seriamente em manter meus estudos em PHP e Laravel e um curso de Javascript Puro que tenho.
Complementando, para Laravel você consegue ter a reatividade utilizando o Livewire. Embora a combinação Laravel + Vue num projeto monolítico tem me agradado bastante!
O brabo
Opa, bom saber! Dizem que o combo Vue + Laravel funciona muito bem
@@inv.anonimotem nome!
Sou DEV Backend Node.Js e concordo com os pontos que você levantou, fui inventar de estudar o remix e derrepente o nextjs 13 vem com as mesma feature, acabei optando pelo nextjs por causa da comunidade, mas já estou me arrependendo não quero virar um dev frontend e tão pouco um fullstack, mas saudades do bom e velho PHP que continua vivão. Sobre o back com javascript eu continuo feliz com o nodejs que não muda toda hora. Parabéns pelo video.
Puts, não mexe com esses frameworks frontend não rs, só pepino
E na moral que o ecossistema nodejs é um pouco mais estável, principalmente se vc usar um Nest por exemplo
Eu ainda não tive minha oportunidade de atuar como um Dev, mas o que venho percebendo é que a comunidade do Front é extremamente instável. Estudo há mais de 1 ano e tô cansado de ter que estudar novas bibliotecas, frameworks que saem e que eu provavelmente nunca vou utilizar. É tantas formas diferentes de se fazer a mesma coisa no Front, que estou cogitando seriamente a ir pro Back e investir pesado em Java, PHP, etc. Sinceramente, tô começando a achar que Js é beeeem superestimado. Parabéns pelo vídeo, não poderia ter sido melhor.
Disse tudo! São 1000 bibliotecas diferentes pra estudar e todas elas fazem a mesma coisa. Parece que a gente tá desperdiçando o nosso tempo engolindo tanto hype assim, até pq no final 90% dessas bibliotecas vão morrer em um futuro próximo
Cara, não perde teu tempo estudando um monte de lib não. Pega o que tá popular no mercado e se você ver que tá mudando, começa a estudar.
O principal problema e o principal trunfo do JavaScript é a comunidade. A galera inova o tempo todo, mas às vezes reinventa a roda e soluções morrem
Eu pessoalmente estou estudando Ruby on Rails agora. Principalmente pq é a linguagem de backend que usam no meu trabalho. Mas eu toparia tranquilamente estudar um Laravel ou Django também
Meu, esquece o JS… na real, esquece o front… isso só serve para entrar na área, vai pro Back… estuda JAVA, ou C++… que a galera fala pra caceta mas está em TUDO… e se gostar talvez um Rust(aí já é um bagulho pessoal hehehe)… mas resumindo irmão, manda cagar essas porra de front, viver disso é viver preso nessa bosta de JS… mas entenda que é bom saber ler JS, agora trabalhar com isso é desperdício de neurônios
Estuda Java, mas você realmente vai ter que estudar, pois é bem mais verbosa e complexa. Você vai passar por POO, ED e ai sim começar utilizar stream. Mas duvido se você aprender bem Java você fica sem emprego. E treine lógica de programação, treine.
Todas as escolas de programação ensinam JS, então você já deve saber o que aconteceu com a linguagem né. 2018, 2019 não é 2023.
Concordo muito contigo mano, estudei muita coisa dessa onde de JS e usei muito pouco, acabei no PHP com Laravel onde estou muito feliz, php 8.x tá delicinha.
Bom demais mano! Tem muita gente falando bem desse PHP moderno
Delicinha kkkkkkkkkkkkk
A linguagem ou framework bom é a que paga minhas contas, eu gosto do JS e todas essas modinha, dai chega um dev das antigas na empresa e mete um spring e eu fico puro achando que ele e atrasado, assistindo esse video agora to com outra opiniao ou seja vou apreneer o spring pra manter meu emprego e quem sabe nao mude de linguagem. Obg amigo!
Um dos motivos de eu fazer esse vídeo foi abrir a mente da galera pra novas tecnologias! Parabéns por mudar de opinião 👊
Excelente perspectiva. Estava precisando de uma clareza no assunto e vc conseguiu resumir o problema muito bem. Muito obrigado! Estou construindo um app e passo a maior parte do tempo tentando adaptar meu front. Inicialmente estaja fazendo um meu app com EJS (Embedded JavaScript templating). Depois que estava tudo até que funcionando de boa, "descobri" que a forma mais moderna de fazer o frontend era com React. Então passei mais dias e dias assistindo tutoriais e lendo documentação e modificando meu código. Agora, vem o Next e eu sinto que tenho que aprender porque sem ele o react fica muito "solto" . No fim do dia eu não estou avançando em nada. Vendo seu vídeo eu percebo que não estou só nesse problema. Vou procurar mais sobre Ruby on Rails e o Hotwire.
Cara, eu desempreguei recentemente e tô estudando, completamente confusa com tudo porque tudo que via na minha empresa, já é legado. Eu pensei que era só eu que tava sentindo isso de nadar, nadar, nadar e mesmo assim nunca tá 100% atualizado com o ritmo do JS. Ótimo vídeo!
Penso muito nisso. Crio projetos e, após um ano, a forma de fazer as coisas muda bastante 🥲. Estou considerando voltar para o Rails ou PHP, que não passam por tantas mudanças.
Depois que eu segui o “getting started” na documentação do Rails, eu não quero voltar pro JavaScript nunca mais. Em 15min de Rails eu produzi algo que demoraria 2 dias no JS
Vem pro lado Laravel da força...
@@DanielBergholz pura verdade mano
@@DanielBergholz igualmente Django, documentação dele é braba, ensina como criar um projeto rapidamente ensinando vários conceitos como concorrência e paralelismo.
Eu larguei tudo e voltei pro rails, vou ir pelo prazer
Primeiramente deixo aqui meu parabéns pelo vídeo, segundo vou deixar aqui minha experiencia com o Laravel, comecei com Laravel sobre a influencia do Fabio Vedoleli, ele estava aprendendo e ao mesmo tempo fazendo videos sobre o frame work e postando no youtube, era a versão 4 e usava o vuejs como front end, eu tinha acabado de sair de uma experiencia frustrante com o angular que derrepente mudou tudo da versão 1 para a 2.
Na primeira versão do laravel você podia fazer pequenos componentes em vue e tipo que implantar no meio das paginas em php , no caso do laravel a extensão é blade,
Isso já faz vários anos de la para ca o laravel mudou muito hoje ele aceita react entre outros dialetos do java script como front end , você pode trabalhar com blade e usar o php para gerar javascript com o livewire ou usar o inertia que gerra um front end tipo app, nas primeiras versão ele vinha com o Bostramp como padrão hoje ele usa o tailwind e vite.
Teve muitos envolvedores que não gostaram das mudanças e ameaçaram abandonar o framework outras arrancam as atualizações e implantam as ferramentas antigas o que eu acho uma falta do que fazer e falta de vontade de evoluiur.
O que eu gosto do Laravel+Vue e a carateristas de manter a compatibilidade , do vue1 para o 2 pouca coisa mudou do do vue2 para o vue3 apesar da da sintaxe mudar radicalmente , ele continua aceitando a sintase antiga.
Boa sorte, lembrando que a vida tem que ser vivida , programação é legal mas e apenas um meio para alcançar nossos objetivos não um fim em si mesmo.
Entendo totalmente, Daniel. Comecei minha carreira em 2021 com front-end e esse ano mudei para backend com Java/Spring e não me arrependo por nada, é mais coisa pra estudar, mas a dor de cabeça é infinitamente menor. No JS/TS o que eu notava é que havia muito fanatismo (também da minha parte kkk) do que foco na parte técnica/performance/etc.
Pelo menos vc foi pra uma comunidade bem mais estável! Parabéns pela migração de área. Concordo 100% sobre o fanatismo, as vezes a gente foca tanto no hype que esquece de resolver o problema
Se tu vai fazer um vídeo pra ficar com essa cara aí de bolado... Faz mais hahaha ficou muito bom mano
Kkkkkkkkkkkkkk aí sim! Tamo junto 👊
Parabéns pelo vídeo amigo. Vivo esse dilema atualmente, entro no mundo Javascript com todos os frameworks e muitas formas de resolver o mesmo problema ou entro em uma framework seguro a longo prazo. Esse vídeo me ajudou a decidir: RoR!
Que bom que eu consegui ajudar!
Eu estava comentando "No fim, é melhor ser conservador..." aí vc falou. Ótimo conteúdo!
programei à um tempo atrás em JS, não me identifiquei e nunca mais voltei por achar "tudo aquilo" muito hype, fico feliz em ver que eu estava certo hahaha
Um desabafo honesto. É o tipo de conselho que todo iniciante deveria ouvir, pare de perseguir o hype, foque na base e claro, abraça uma lang/framework que vai ajudar entrar no mercado e vai.
Eu também cansei desse monte de frameworks atualmente estou criando um projeto que vai crescer e escalar e estou usando PHP e o frontend é feito no servidor e no navegador funciona como um SPA (o Javascript recebe o HTML gerado pelo PHP e monta), a aplicação possui uma lógica para melhorar o SEO e eu decidi usar PHP para ter a app monolítico simples rápido e está bem arquitetado, hoje me sinto completo com o PHP inclusive tudo o que o Node.js faz o PHP pode fazer usando extensões incluindo melhorar o desempenho que já é bom e ter um event loop assincrono. Excelente vídeo.
Cara concordo bastante, estou refatorando minha aplicação exatamente agr com next, e apesar de mudarem a estrutura acho que next assim como react vão ser bastante perenes no longo prazo, mas também é os únicos que vejo dessa forma, pq o resto, não tenho coragem de apostar, e cara quando se trata de JavaScript o Backend também tem se atualizado toda hora, por isso ainda uso express mesmo sofrendo muito kk
Eu também acho que o Next é o futuro do frontend, mas não deixa de ser chato ver eles inventando um conceito “novo” toda hora. Essa loucura de react server components quebrou um monte de biblioteca que eu tava usando, tipo o styled components
@@DanielBergholz eu sou totalmente suspeito pra falar pq lá atrás quando o tailwind ainda não tava com 5m downloads semanais eu já usava e preferia ele, não curto styled components mas entendo e realmente concordo que isso foi bem bosta...
hoje temos tailwind vindo default no next KKKKK
@@DanielBergholze pq eles não atualizam de forma a não quebrar código de versões antigas? Não é possível fazer isso? (Desculpe se a pergunta foi muito besta ou se eu não entendi algo é pq eu sou iniciante ainda)
Acho q o react puro n, pq n muda mt
Tenho exatamente essa dor, você colocou para fora um sentimento de muitos!
Muita fragmentação e framework 50% se passando por inovador.
Eu sou dev back e front, apesar de não passar por essas dores, por usar Laravel e agora Node, venho tendo a mesma sensação com essa nova atualização da doc do React.
Atualmente trabalho com Vue e parece que ele se mantem mais fiel ao seu core, o que faz mais sentido manter ele como stack. Eu gosto de React puro, porém em projetos futuros não pretendo usar a recomendação da doc, e sim instalar via Vite, e se um dia acabar, vou usar 100% o Vue.
JavaScript ta fudendo com o mercado, principalmente por influencers e startup botarem hype em algo com pouco tempo de vida... ta louco!
Cara eu concordo 100% sobre essa nova doc, essa "recomendação" foi uma enorme bola fora da equipe do React.
Cara, parabéns pelo seu vídeo. Até quem enfim alguém faz um vídeo falando a verdade sem medo. Eu comecei a desenvolver no final de 2020 com PHP. Mas usando um framework não muito popular hoje em dia, o CakePHP, que é framework que usam no trabalho. Comecei a estudar Javascript porque todo mundo falava, era o hype. Escolhi estudar React, achei muito legal a parte de reatividade da página, era muito mais simples de fazer do que se tivesse que usar javascript puro ou JQuery. Em 2021/2022 peguei uma promoção e assinei o Ignite da RocketSeat. Comecei a estudar React com força, achei da hora o monte de coisas que ele resolvia, entretanto tem sempre uma coisa ou outra que a gente não concorda, normal. Mas ai quando fui estudar o NextJS, no Ignite, vi a parte conceitual sobre o Server Side Rendering sendo apresentado como uma coisa revolucionária, "novidade que mudou tudo". Ai pensei, cara o PHP sempre fez assim, estão colocando uma coisa das antigas como fosse revolucionário e novo mas é o padrão de muitos outros framworks. Ai agora vem o Next 13, cada vez indo para o lado do servidor, tive a mesma impressão que você, depois de 10 anos de React e SPA os caras querem voltar para o servidor, complicando algumas coisas e fazendo de conta que isso é novidade. Em várias coisas que estudei de Javascript sempre tive a impressão que os mesmos problemas são resolvidos de forma muito melhor em framworks PHP como o Laravel ou no próprio CakePHP. Eu só tenho conhecimento sobre Next, mas acho muito complicado algumas coisas, ele está voltando as raizes como vc diz, mas está fazendo de uma forma mais complicada e o código para gerar uma página em um framework PHP é muito mais legivel que um de Next. Nos frameworks PHP os arquivos estão separados em MVC (Rotas, Controllers, Model, View), acho as coisas no Next e outros frameworks Javascript que vi muito misturados, confuso e dificil de entender. Demora um pouco para você entender se não conhece o projeto. Acredito que se querem voltar para o servidor poderiam fazer como os outros frameworks que estão ai a tempos fazem. Tipo um monolítico MVC, onde a View poderia ser um React, ou Vue, ou qualquer outro com reatividade. O Laravel já permite fazer o que você citou usando Livewire, ou você pode usar também InertiaJS, que permite usar o React ou Vue para fazer a parte do front dentro do Laravel.
O ecossistema JS tem muito fanboy, precisamos de mais gente com cabeça crítica e disposta a falar sobre essas coisas!
Concordo com tudo que você disse!
De fato isso ocorre, porém precisa entender que cada nova "hype" resolve um problema e gera mais 3.. desde statefull e stateless.. por ex mais recente com SPA conseguimos isolar o frontend e libertar da stack do back, porém ferrou com o SEO e first contentful paint foi pro espaço, aí puxou o SSR que mandou rotas para render no server side.. que por sua vez resolve o SEO porém gera incompatibilidade de dados entre os dois lados e exige novas estratégias de geração de Page.. que puxa a geração statica.. no final volta pro Server por tentar resolver problemas e criar "novos" que pra muitos e falta consenso nisso são inadmissíveis.. no final cada approuch dessa viabiliza algo e não necessariamente é a bala de prata, agente adota com base em tradeoff, early adopter de js framework é testador de carro voador beta man..
Só True meu Nobre, mais um inscrito
Tamo junto!
Salve Daniel, um ponto que percebi no teu vídeo e que quero trazer aqui.
Comecei minha carreira como dev front-end e sempre utilizei o JavaScript, percebi que todo o seu desgosto pela linguagem veio por seguir hype.
Beleza que o next mudou por inteiro, mas as mudanças que eles fizeram não são obrigatórias e não quebram aplicações legadas.
Seguir o hype vai tirar sua paciência e fazer com que uma hora você exploda.
Uma dica que eu te dou é, não siga o hype. Abraço
Assisti o vídeo anterior e foi muito interessante sua visão e esse vídeo veio complementar de forma excepcional. Obrigado, continue compartilhando suas visões.
Concordo absolutamente com você, atuo a mais de 13 anos como desenvolvedor e esses dias estou considerando voltar para o Ruby on Rails.
hahaha, estamos conectados pela mesma ideia.
Opa, eu já respondi seus comentários em outros vídeos, membro raiz do canal! Tamo junto D+ 👊
Pois é, eu tenho só 4 anos de carreira e a quantidade de ansiedade e burn out que o JS me deu não é brincadeira não. Eu to me planejando pra migrar pro backend (por enquanto pro Rails, que é a linguagem usada na minha empresa atual, mas não tenho preconceito contra nenhum outro framework backend)
Eu comecei no Rails e quero ficar o máximo no RoR to fora da modinha
@@DanielBergholz vem pro C#. Linguagem com tipagem estática é o caminho. kkkkkk.
Brincadeira, mas é legal você estar aberto a novas tecnologias.
Estou a alguns meses estudando frontend React + TS enquanto termino o ensino médio e sinto a mesma insegurança com a linguagem. Escolhi o front por ser mais alinhado com o que eu já sabia, mas a sensação de que a cada semana de progresso em conhecimento em alguma tech (seja framework, library ou qlqr outra coisa), uma alternativa vendida com um marketing 10x melhor influencia a comunidade toda a migrar e abandonar toda a experiencia com a solução antiga. Parece que mesmo eu ja tendo conseguido avançar o suficiente, toda semana eu me sinto com todo o conhecimento descartado por conta do surgimento da SOLUÇÃO DO SÉCULO, que dura mais um mês e morre novamente.
Sinceramente, sinto mesmo é que perdi tempo escolhendo o JS apenas por estar na zona de conforto e se alinhar com o que eu já sabia. Do ponto de vista atual, passar um pouco mais de dificuldade pra aprender um Java ou Ruby seria muito mais eficiente a longo prazo. Basicamente, eu to é perdido no meio de tanta coisa KKKKKKKKKKKKKKKK
É o que você falou, uma hora eu acho que eu vou coringar com o front React modinha e ir codar em qlqr outra coisa que eu me estresso menos do que aprender ORM nova a cada dia LKKKKKKKKKKKKKK
Ótimo video, parabéns.
Caramba, perfeito. Passei os últimos meses estudando front-end e algo não estava me cheirando bem realmente. Quando entrei na faculdade recentemente logo vi que as coisas são menos esquizofrênicas e dopaminadas como no front, toda hora alguém querendo gozar com um framework/lib nova pseudo-ultraperformática mas que na prática nunca revoluciona, e repete o ciclo. Hoje já penso em migrar definitivamente p'ro Back-end. Conheci teu canal agora e já me inscrevi.
Tamo junto! Que bom que vc curtiu o vídeo. Pois é mano, no meu caso eu comecei no frontend, então eu achei que esse era o "normal" do desenvolvimento web. Mas recentemente entrei em contato com o Ruby on Rails e aí eu percebi que o JS é uma bolha de hype descontrolado, que definitivamente não reflete o restante da área. Eu to me planejando pra migrar pro backend, não quero mais fazer parte dessa loucura
Ter concorrencias e alternativas são sempre bem vinda, mudanças pontuais são importantes, mas mudanças a cada segundo, mostra uma volatilidade insana e imaturidade da stack. "Estude a base da programação, o resto vem com o tempo e tem muito bullshit por aí" Fábio Akita. A impressão que eu tenho é que os Javascripteiros serão eternos Junior
@@allanbum excelentes pontos!
Obrigado pelo seu vídeo Daniel Berg, através dele tomei a decisão de migrar para o mundo Back-end com PHP.
Mano, o laravel tem o inertiajs que é somente uma ponte entre o react e o laravel. Assim vc não implementa authorização, autenticação, validação, etc. As rotas vc pega td do servidor tb, é mto bom.
Parece muito foda!
Eu sou um garoto novo ainda no mercado, tô terminando meu curso esse ano e faço estágio em um projeto do meu professor. Atuo no front-end nesse projeto, usamos o next como framework, comecei a estudar react esse ano e confesso que ficava mega perdido em relação a esse mar de opções que estão por aí. Eu realmente não sei se estou me divertindo tanto quanto me diverti usando apenas o vanilla, a impressão é realmente de um ecossistema instável e "inchado", estou pensando em outras áreas. Talvez seguir pro back-end ou pro mobile com flutter, paguei recentemente uma matéria de desenvolvimento mobile e gostei de sair um pouco do js.
Mano eu concordo completamente com você, eu já trabalhei com tudo junto, php, html, js, css. Depois isso foi uma caça às bruxas e tinha que separar tudo. Depois veio a parte de builder tipo grunt, gulp, webpack, e agora vejo eles criando mvc com tudo junto de novo é uma loucura.
Gostei do desabafo, porque sou tiozão raiz PHP, laravel ajuda muito, mas para mim o php sempre foi passivel de componentes e seguro, não deixa nada aberto, mas adoro o javascript puro tbm, ja tem um tempo que não é necessário nem o jquery... tenho observado algumas alterações em wordpress que me obrigou a rever o código (acho q temos que sempre criar nosso proprio plugin sempre que possivel para evitar essas surpresas e ter mais controle) , até no php puro, mas quando eu comecei a fuçar em react eu vi isso em uma frequencia que me deixou confuso, dei uma pausa no react e voltei p laravel, no que se trata de estrutura, mas o javascript para manipular o DOM depois de trazer a informação, seja api ou banco com php, ainda é foda e o resultado é animado! \o/
Fala Daniel, entendo a tua frustração, no início da minha carreira também ficava nessa de ficar escolhendo a melhor linguagem/stack e seguir com ela, vestindo a camisa da Stack e tal mas logo fui percebendo que eu tava ficando sobrecarregado porque tinha que ficar sempre aprendendo uma nova lib ou um novo framework, sou fullstack mas trabalho mais no backend e nele sempre tinha um ORM novo, um framework com uma "nova arquitetura" e acabei percebendo uma coisa, as tecnologias são só ferramentas, tudo que o pessoal inventa é pra facilitar a nossa vida, mas tudo vem de uma base, tudo vem de um princípio ou um pattern. Então, para você não ficar frustrado, estude menos a tecnologia e estude mais os fundamentos que essa tecnologia aplica, não sei bem como funciona o frontend a fundo mas no backend foi isso que eu percebi. Vim do Java, fui pro Python, fui pro Go e atualmente tô com TypeScript e tudo é relacionado a algum fundamento ou padrão que já foi usado no passado, e você usando certa lib (ou framework) fica mais fácil ou mais rápido de desenvolver. Minha opinião é, faça que a tecnologia se adapte ao seu problema e não tente adaptar o seu problema para a sua tecnologia. Um vídeo que recomendo bastante é o do Akita onde ele fala que sua linguagem não é especial, sei que no vídeo você fez um desabafo sobre frameworks mas tenho certeza que é a mesma pegada. E uma dica pra não ficar refatorando todo o seu código ou projeto, dá uma estudada em patterns de desacoplamento, um exemplo é a própria injeção de dependência, existem outros como o Inversão e controle, mas o princípio é basicamente separar a infra da lógica. Valeu pelo vídeo e por mostrar sua opinião, forte abraço
Cara eu concordo contigo e vou além! Tenho 12 anos de estrada, e depois que entrei na moda do AngularJS, VueJS, Nuxt, React e NextJS e essas loucuras de sempre ter novas mudanças o "Burnout" virou meu amigo e sempre que possível vinha me visitar. Como além de ser FrontEnd tenho experiência com projetos em PHP usando o WordPress isso me ajuda a ver 2 mundos: Os hypados e os amadurecidos... e sim os amadurecidos: Ruby on Rails, Django, Laravel, WordPress (colocando como CMS de Desenvolvimento) te dá uma segurança maior e melhor do que esses microserviços, clouds caros e clientes que querem o céu e as estrelas com pouco orçamento.
O Rails reinventa a roda do front-end toda hora também: o turbo foi lançado não faz muito tempo e antes dele existia o turbolinks, o stimulus / hotwire são yet another js framework. E no django estão usando HTMX que também é um hype recente reinventando a roda.
Toda essa instabilidade é devido à inovação (de ~10 anos pra cá) da web de conseguir entregar uma UX próxima à aplicações mobile nativas. Eu sinceramente acredito que o RSC vai vir pra ficar, porque tem um esforço do time do react muito forte e vai ser quase que uma bala de prata, não vai ter muito motivo pra usar outra framework ou linguagem: você vai poder fazer desde sites estáticos muito performáticos e gradualmente ir mandando mais js pro cliente e rodar um SPA.
Ah eu to ciente que nos outros frameworks as padronizações do frontend mudaram bastante também, porém, com uma frequência muuuuuuito menor do que no React e Next. E eu tenho outra opinião polêmica: Não acho que se deveria usar React no backend. Ele foi feito para o lado do cliente, e virou uma gambiarra sem fim esse treco de server components. Quer renderizar no servidor? Usa um framework raiz tipo Rails ou Laravel
O q é RSC?
@@DiogoLScarmagnani React Server Components
Tenho um projeto em Django, implementei o HTMX em uma tarde, com menos código e mais legível, simplesmente fantástico!
@@DanielBergholz obrigado.
Vocês do JS acham que estão criando algo revolucionário mais só estavam perdendo tempo reinventando a roda & agora caiem na realidade & voltam para o Grande Pai de todos o PHP _ _ No mundo JS o melhor de todos é o AdonisJS que segue a filosofia linux & do Laravel _ Não é verdade ?
Cara que vídeo necessário, eu sinto a msm coisa q vc, por isso q abandonei o "front-end modinha" e agora tô totalmente focado em Java e Spring, tmj Berg hablou dms 🔥🔥🔥
Aí sim! Excelente escolha 🔥
Concordo com você!
Passar por várias etapas de frontent, se esforçando, estudando, pra chegar no ponto que você voltou de onde você saiu, é frustrante!
Gastar tantos anos da minha vida re-restudando o frontend toda semana, é extremamente cansativo!
Bem-vindo ao mundo de desenvolvimento web.
Sou fullstack e trabalho com web a 16 anos e é a mesma coisa pra todas as linguagens ... só muda a diferença de tempo entre elas.
Front-end é mais impactado porque está próximo do usuário final, logo tem mais cobrança por novidades.
Amigão, um framework de backend demora 5 anos pra ficar defasado, e um de front demora 3 semanas. Isso é ERRADO, e simplesmente aceitar esse problema de cabeça baixa é inaceitável pra mim. Mas se desenvolvimento web funciona assim pra você, te desejo boa sorte!
@@DanielBergholz Mas, você precisa tratar os casos com o mesmo peso.. 3 semanas? calma lá meu patrão kkkk VueJS vai fazer 10 anos mês que vem e tem basicamente duas alterações consideráveis nestes tempo. O boilerplate do create react app tem 6 anos e só dois anos atrás é que o pessoal começou a trocar por VITE ou outros frameworks.
Quanto tempo o pessoal do PHP esperou a versão 6? e quem usou CodeIgniter, Zend e Symphony antes do Laravel?
E quanto ao pessoal do python que viu nascer o Django, flask, Bottle ou o Web2py?
E Java? Eu aprendi Hibernate e JPA e antes de dominar já tinham mudado absurdamente só dentro das versões. Agora quem canta é Spring.
Quem programa em JAVA (mobile) e tá indo pra Kotlin
Quem programa em Objective-C e tá indo para swift
Talvez você possa defender o pessoal do C# Que fez metade das aplicações com .net framework e a outra com .net core, mas não vejo essa galera reclamando de qualquer forma.
Não estou dizendo que você está errado, mas sim que essas diferenças sempre existiram para tecnologias que lidam com o hype tecnológico e as que lidam com problemas de mercado consistente.
REPITO! Front-end está ligado ao usuário final e por isso sempre estará no hype! Mesmo 16 anos atrás quando eu me fodia pra colocar script pra deixar PNG transparente no IE 6 e fazia coisas super pra frente por causa disso até agora não mudou nada! Quem tá no hype e sabe ficar no hype fatura mais, mas ganha alguns cabelos brancos (por experiência própria).
Daniel muito bom seu video, exatamente o mesmo que eu passei, estou agora pesquisando sobre o Laravel/PHP, Ruby/RoR, Elixir/Phoenix para fazer uma melhor escolha, pois cansei também de me matar com novas tecnologias que só são hype por tecinfluencers, você poderia fazer vídeos sobre o ruby para quem gostaria de adotar, mostrando os beneficios ou ate mesmo algo do zero como já fez com TS.
Daniel estava a um tempo sem postar e voltou com tudo. Fico feliz. Acho que todos que estão estudando para serem front-end estão sentido essa dor. Milhões de framework novos que fazem a mesma coisa. E a palavra HYPE foi muito bem colocada no video. Parace até que vc foi o corajoso da vez para dizer umas verdades que evitamos de falar para não gerar discussões e trocas de farpas. Mas nossa realidade não é diferente dessa realidade sitada no video. HYPE PARA VENDER CURSO esse parece ser o mercado hoje em dia.
Tamo junto mano!
Pois é mano, parece que é proibido criticar qualquer coisa no JS, tem um monte de gente me massacrando nos comentários. Eu resolvi gravar esse vídeo de desabafo pra ver se tinham outros devs que se identificavam com a minha dor
que vídeo bom mano, parabéns! não tinha essa visão, mas a questão de apostar em uma escolha segura com certeza é a melhor.
Ja comecei no PHP e quando necessário usava um pouco de JavaScript, minha app para uma clinica é online, mas segundo os usuários parece estar instalada localmente. Fiz html e css na mão. Todos felizes e seguros ate hoje. O tempo livre eu gasto com coisas pra mim e que se fodam os recursos humanos e pessoas estressadas que tentam diminuir e estragar o que é bom e simples. Sou engenheiro de software com muito orgulho e sempre que eu falo isso, um monte de zézinho corre cuspir na minha cara "PHP é um lixo" é uma bagunça... eu nem respondo mais só uso com sucesso e tranquilidade. Aprenda direito bases sólidas e vc não será um trouxa manipulável.
Precisamos de mais pessoas como você! Simplicidade acima de tudo
Cara, estou com 3 anos de xp em JS e já não estou aguentando mais tanta coisa pra estudar. Não da nem tempo de dominar e já mudou tudo kk É o que vc falou, ficamos focando em frameworks e libs e não conseguimos estudar o que realmente importa, que é algoritimos, estrutura de dados, arquiteturas etc.
Discordo, na real o erro foi seu de ficar pulando de galho em galho.
Trabalho há alguns anos, vim de Java Desktop com Swing e dei uma rodada por vários frameworks JS, começando pelo temido JQuery, fato é que o importante é estudar e entender profundamente o Javascript, o framework é só a ferramenta.
Dito isso, encontrei paz com Angular, que é um framework que cobre todas as necessidades de uma aplicação web "out of box", ou seja, tem tudo ali, embora você não seja obrigado a utilizar. Não é necessário refatorar nada a cada nova versão, você pode ater cada projeto na versão que foi desenvolvida. A turma do google corta um dobrado para ter pouco atrito nas atualizações e é isso.
Backend eu uso muito PHP, ou quando preciso de mais sofisticação (trabalhar com sockets ou coisas que realmente precise mais recursos do lado do servidor) vou pra Java, ou mesmo Node.js.
Aplicativo, hibrido de web, ou Java nativo com Android (só se for muito necessário).
Esse stack é basico e efetivo, não segue modinha alguma e, tendo tudo isso em vista, posso dizer com tranquilidade que Javascript é o futuro, pela simplicidade e pela flexibilidade.
PS: Next.js nem é framework, é produto.
Pra mim, framework é o que eu consigo usar no meu projeto on ou offline sem precisar me preocupar com o futuro.
Falou tudo cara
O engraçado é que hoje com sua fala eu fiquei um pouco mais tranquilo. Eu era desenvolvedor e fiquei uns bons anos fora da área, resolvi voltar a pouco tempo, só que me assustei com a quantidade de frameworks que fizeram durante esse período... Há uns meses atrás, assisti a um vídeo do Filipe Dechamps e ele dizia que a web está dando um passo atrás em muita coisa que achavam que era obsoleto. Onde quero chegar é que, por mais que seja triste para alguns, para mim tem tirado um peso, pois estamos voltando aos primórdios... Porém com uma bagagem diferente.
Exatamente! Esse era um dos propósitos do meu vídeo também. Eu tenho muitos amigos que trabalham no backend e me confessam que eles se sentem culpados por não estudar tudo de novo que está saindo no JS. Mas a verdade é que estamos voltando para os primórdios da web (com algumas poucas abastrações a mais), pode ficar tranquilo!
Mano do céu... vc matou a pau! Eu como dev PHP desde sempre, tive muita resistência em usar novas ferramentas e discutir novas abordagens. Tem a guerra entre desenvolvedores de que cada um vai defender sua STACK com unhas e dentes como se fosse motivo de vergonha a tecnologia que você escolhe para programar. A alguns ANOS atrás, quando as siglas SSR e SSG começaram a ganhar notoriedade, para mim era claro que todo o desdobramento do javascript em criar mil e uma utilidades e dar a volta na lua para fazer uma renderização do lado do servidor era coisa que o PHP faz desde que nasceu lá na decada de 90.
Eu reafirmo que todo o hype (odeio essa palavra) criado sob algumas ferramentas são baseadas em tech influences! Não confunda hype com utilidade. Houveram sim diversos avanços por parte do javascript e por mais que tenha um ecossistema que não me soe atraente, ele fez diversos outros ecossistemas se mexerem para no mínimo entregar algo equiparável.
Eu não gosto de javascript, uso por obrigação, e tenho total ciência de que isso é uma limitação/preferência minha. Não tento doutrinar ninguém baseado em minhas limitações. Sei das minhas preferências, tenho argumentos que sustentam minha opção e deixo claro que funciona para mim, para meus clientes e meus alunos. Quem estiver chegando de fora, se a pessoa se identificar com o conteúdo fica, do contrário, seguimos amigos.
async await pra tudo, export default pra tudo, um arquivo pra consolidar os exports, converter um projeto de js pra ts é um saco, não existe uma recomendação padrão (como as PSR's do PHP), preset's com nome de empresas (airbnb ou outra, não me recordo)... buildar o projeto para praticamente desfazer o que você fez com ts para converter novamente para js, processo watch que fica em background monitorando as modificações em tempo real e que em projetos grandes se perde e você tem que salvar o código, matar o processo e reiniciar o watch para que entre em vigor.... Cara, tem quilometros de coisas que eu não gosto! Mas isso é gosto...
Laravel não é hype, assim como rails não é hype... A relevancia que as ferramentas tem no mercado são devido ao ecossistema extremamente maduro! Olha o que aquele fodendo do Taylor faz no quesito retrocompatibilidade num framework utilizado por milhões de desenvolvedores.
Ufa, to mais leve :P
Oloco, é uma Honra receber um comentário seu aqui! Especialmente um positivo desses
Você mencionou um ponto extremamente importante: Não confunda hype com utilidade. Só pq uma ferramenta ta "em alta" não quer dizer que vc deve já sair usando ela pra tudo, e eu sinto que é isso que a comunidade JS faz. Um framework acaba de ser lançado, tem 1 mês de existência e parece que todo mundo já ta reescrevendo o frontend inteiro usando ele, não faz o menor sentido. Devemos criar o hábito de questionar tudo novo que é lançado: Quais os benefícios dessa nova ferramenta? Ela está estável? Vale a pena mudar meu código inteiro pra acomodar ela? Parece que ninguém mais faz essas simples reflexões.
Eu acredito que no ambiente JS, diante das mudanças da web ao que era antes, parece um funíl que no final vai se sobresair aquele que mais abusar da comunicação e principalmente "Saber ensinar todo o uso do fmwk" e cara, antes não se tinha isso nitidamente na comunidade, hoje tem e a vercel ta apostando nisso com fogo nos olhos. E mesmo dos ''vacilos'' que ela teve em relação ao next , fez o que outros fmw deveriam ter feito nos seus processos de mudanças. Concordo contigo quando se refere a ter um fmk de referencia. ótimo video!!
Pois é mano, a vibe que eu tenho hoje da Vercel é essa: Um exagero na comunicação tentando te vender um framework cheio de abstrações por cima
Cara aconteceu a mesma coisa comigo, grilei com esses 1001 frameworks de JS, comecei a estudar Go pra desenvolvimento web e nunca fui tão feliz, tudo mais simples e robusto.
Como é o mercado de GO para web?
trabalho com laravel e rails, e acredito que até html e css puro podem dar bons resultados para quem tem pratica em uma determinada arquitetura não tem limites. e bora codar e criar coisas novas !
Ta vendo como a vida pode ser simples? Ta cheio de site por aí que dava tranquilamente pra fazer só com HTML + CSS, mas a comunidade JS quer enfiar React.js em tudo
Cara, sinto exatamente isso!
Sou dev front (TS + React) a mais de 2 anos e estou passando por isso também... Recentemente até comecei a estudar Java por conta disso... Kkkkkk
Caramba, fiz o mesmo kakakak. Parece que a cada dia tem uma nova lib que fãs da rocketseat bomba, hoje eu estou encantado com a magia do Spring Boot, meu novo framework favorito, dei uma pausa no react por conta que chegou o next e eu já estava frustrado por que quando me senti seguro pra bater no peito e falar "eu sei fazer", veio a bomba do next, ai desanimei e descobri que o mundo não é só javascript kakaka.
@@MauricioPedrodaRocha É isso mano, bora pra cima do Java... Kskksksksks
Acho engraçado quando você entra no npm e vê o tanto de livraria que tentava reinventar a roda com deprecated não é brincadeira
Sou DEV front a 2 anos e concordo sim com os pontos que foram apontados. Um ponto importante a resaltar - dá pra continuar "vivendo" de front sem se apegar muito as modinhas se o dev sempre priorizar aprender a fazer as coisas sem necessariamente usar uma lib. Ex: formulario com poucos campos a maioria ja colocar o react-hooks-form, zod e mais uma tonelada de coisas - sendo que pode-se fazer na mão, isso pode aumentar um pouco o tempo de desenvolvimento mas o conhecimento adquerido é muito melhor. Na empresa que atuo estou indo para o mobile com React Native - que me parece ser menos caótico que o mundo React Web.
Na minha xp até então com mais ou menos 4 anos tb é estudar/aprender a "tecnologia nova" quando ela estiver mais estável, segura e sendo usada em certa escala, pq se for estudar sempre que lançar coisa nova, agt nunca sai do lugar, principalmente por muitos desses frameworks irem em contra mão de muito princípios que aprendi trabalhando e estudando.
valeu pela ajuda irmão eu estava estudando vue, nuxt e assim vai e pensando se tava errado por nao estudar o react e seus outros derivados ai... agora vou focar em javascript puro e alguma outra linguagem backend
Compro no Kabum desde 2011 aí um belo dia fui comprar umas coisas e vi que o site estava bem diferente, com uns erros estranhos na navegação e tal. Depois fui perceber que eles migraram o sistema para React. Fiquei pensando se realmente estava valendo a pena. Não seria "melhor" usar uma tecnologia mais robusta e consolidada?
Pois é! Os caras fazem uma mega migração de tecnologias, refazem o sistema inteiro do zero, para o resultado final nem ser tão melhor que o sistema antigo. É isso que eu chamo de overengineering!
Vídeo extremamente necessário meu mano Daniel!!!
Eu tenho mais de 8 anos de Dev front e vi surgir essas loucuras. Hoje eu trabalho em Vue e sou bem satisfeito com a consistência do framework, diferente do universo react. Eu pego projetos onde é tanto over engineering que eu me pergunto para que se o básico bem feito entrega isso mais rápido e mais simples de dar manutenção?
Vários casos onde pessoas da empresa não consegue controlar a exibição de uma fonte no NEXT. Coisas que nunca foram problemas no passado e com essas tecnologias novas, tentando reinventar a roda, trazem de volta.
Você falou tudo, concordo com cada palavra!
O que você acha de Angular? Sou iniciante, Vue seria um bom framework para aprender e usar? Vi poucas coisas sobre os 3, mas o React não me interessou muito talvez por esse hype, então estou pensando em dar foco em um desses dois, Angular ou Vue. Sei que isso vai de acordo com a necessidade do projeto, mas para iniciante é melhor dar foco em uma coisa do que tentar engolir o mundo e não absorver nada.
Me sinto exatamente assim, estou estudando pra ser um dev front-end e sinceramente me sinto exausto em ver que toda hora aparece um bagulho novo pra aprender. Decidi ignorar todo esse hype e voltar pras origens, HTML CSS e JS puro, aprendendo conceitos que os frameworks modernos usam, seja como atualizar a DOM de forma eficiente, como compartilhar estados entre os scrips, design patterns, acessibilidade e SEO. Além disso, também estou investindo em conceitos que julgo serem promissores, por exemplo o desenvolvimento de PWA's ou utilizar as API's do Browser pra tentar oferecer uma experiência diferente. Quero mudar minha relação com o desenvolvimento web, depender menos de ferramentas e mais de conceitos que eu possa aplicar, independente da situação que possa vir a aparecer.
Ta certíssimo!
estou estudando react por document, e aprendi html, css, js e git por conta própria. Sendo bem sincero eu nem sabia que sabia tantos frameworks, e ainda bem que você fez o desabafo para eu não ter que passar por isso.....talvez. Estou pensando em aprender c# com .NET(pra eu poder migrar para desenvolvimento de jogos caso eu queira, já que o c# e c++ é muito usado), o que acham?? estava pensando no java com spring, mas tenho medo que vire modinha........mas ainda assim, não deixaria de aprender se fosse preciso usar java. Seus videos são otimos, obg
Concordo com tudo dito, eu depois de mais de 2 anos como front-end ( e usando node.js pra server ) estou migrando pra java/spring boot, igual um mano disse aqui nos comentários a gente tem que estudar coisas que realmente importam: algoritmos, arquitetura, patterns, software design. Com js/front-end a gente fica perdendo tempo querendo aprender zustand, por exemplo, por preguiça de usar um redux toolkit, quando no final das contas essas coisas não importam realmente.
No JS a gente perde tanto tempo aprendendo ferramenta nova, que não sobra tempo pra estudar assuntos mais importantes e aprofundados tipo: patterns, orientação a objetos, arquitetura etc
Toda a tecnologia tem que evoluir e atualizar, não só por funcionalidade mas tbm por segurança, no next ao menos se ve esta evolução
Concordo! Mas tem um porém: Não necessariamente uma atualização do framework é uma evolução. O next hoje tá perdido num meio termo entre renderização no cliente e servidor, e essas últimas atualizações só serviram pra deixar a situação mais bagunçada ainda
@@DanielBergholz o melhor do next na minha opinião é justamente poder ter estas 2 opções, para utiliza-las quando cada uma se torna melhor
Gostei do vídeo, kkkkk.
Basicamente, front-end é isso mesmo, o código que você escreve hoje, daqui 6 meses vai refazer. Isso é normal. Bom, pelo menos eu já to acostumado com essa coisa do front...
Entendo que para muitas pessoas isso pode parecer maçante, ter que ficar sempre estudando coisa nova e jogar conhecimento fora. Mas isso é bom, pelo menos para mim, sempre tenho alguma biblioteca ou framework novo para brincar, e outra, isso faz parte da inovação. Como diz aquela frase: "A estagnação é a ruina do homem", se não ouver gente querendo desenvolver tecnologias novas, mesmo que vire lixo depois, não temos inovação, não andamos para frente. Pega por exemplo um site de 10 anos atrás, era feito com tabelas, interatividade praticamente 0, feio que dói, kkkk. Olha como estamos hoje, ficou muito mais fácil, rápido... Evoluimos.
Bem, acho que existem várias áreas na programação e talves front-end não seja a sua praia e, ok, isso é bom, talves você descobriu algo que realmente não curte, temos muitas outras áreas, back-end, mobile, IA, Dados...
Não é todo mundo que curte a loucura que é o front-end, kkkkk
Quanto ao lance do NextJS e RSC, cara, isso é completamente opcional. Você ainda consegue fazer um site inteiro usando App router sem usar RSC. Outra coisa, Page router ainda vai ficar no Next por um bom tempo...
RSC foi criado para resolver uma dor que muitas pessoas tinham justamente quando usavam um framework como NextJS para criar aplicações full-stack: rotas de API. O que tinha de melhor para isso era tRPC, veja, o teu front é JS/TS, e teu back é JS/TS também, por que não aproveitamos isso? Por isso nasceu o tRPC. O React viu isso, e implementou na lib com os RSC's, o que é bom, evita de ter toda hora ficar olhando outro arquivo para saber o que está sendo puxado da API. Na verdade o foco do NextJS é ser um framework para full-stack. Se teu back-end é outra linguagem, não tem muito sentido usar Next, kkk
Eu concordo na parte de que "JS é movido a hype", isso é bom, sempre estamos animados, felizes por brincar com tecnologias novas, mas normalmente estudar a tecnologia que lançou semana passada a fundo, cada micro-detalhe... ai não né, kkkkk. Temos que estudar de maneira inteligente. Ver o framework/lib novo, é legal, descobrir as diferenças, pontos positivos, negativos, etc. mas estudar a fundo consome muito tempo e normalmente não vale a pena mesmo.
concordo, atuo com react e next aprofundado e o resto eu só brinco e vejo por cima e eu comecei com C# q oq sei no back end junto com node
@@pigeon2546mano por onde vc estudou C# tô querendo aprender ele também
Concordo demais, parabéns pelo conteúdo
Excelente vídeo!!
Espero um dia ter a mesma qualidade dos seus vídeos no meu canal!
Cara eu tive essa sensação no começo da minha carreira, não fui com a cara do JS e seus framework. Hoje utilizo Laravel com Inertia.js e Vue, pois supre minha necessidade de reatividade e não preciso mais nada do JS além de reatividade
cara to vendo que estudar front vai me deixar desempregado e refem de js alguem sabe se vale a pena estudar php ?
cara, atualmente estou trabalhando em uma empresa, que tem um monolito, laravel usando balde as paginas elas são bem estruturadas, mas cada ação é um reload da pagina, o que ao meu ver na visão de usuário, deixa experiencia muito ruim, a sintaxe também é bem antiga, então fica difícil mexer ate pra mim que não conheço muito, sei que tem algumas bibliotecas, para tentar adaptar um spa dentro do monolitico, (que no caso é o meu trabalho, refatorar o front de blade para vue com inertia) mas a grande questão é
serverside: reload costante para qual quer ação (pode ser melhorado mas nao é 100%)
spa: tudo do lado do client muita fluidez, mas pode ter um desempenho precário e muito js no client
e agora o que os framework trouxe foi um meio termo
você pode ter o poder de dar um fetch, mexer no banco e ao mesmo tempo fazer componentes interativos, tudo na mesma sintaxe e facilidade que vc ja havia aprendido antes, o que eles trouxeram não foi um break change, muito pelo contrario, se tu pegar tu aplicação antes do react 18 e atualizar e colocar um "use client" na pagina principal vai funcionar do mesmo jeito
o ponto maior e voce ter tudo isso de vantagens numa linguagem comum basicamente no react tudo funçoes javascript, facilidade de desenvolvimento com TS e outras ferramentas muito boas
mas não discordo da parte do hype, eu mesmo gosto de ficar mais observando vendo vídeos sobre e como realmente é, analiso e vejo o poque, e só depois vou para algo mais concreto
Cara, eu sou Dev Frontend e também tive essa sensação de estar sempre desatualizado. Iniciei um side project que já refatorei umas 4 vezes. Apesar disso, gosto muito do react e consigo criar uma base reutilizável muito massa. Então acho que pra mim, depois de passar por isso, é focar no resultado, no produto, mais do que na tecnologia. Se eu tivesse mais foco nisso, teria feito muito mais produtos.
Boa! Parabéns pela maturidade 🚀
De js, eu acho q o único q tá estável é o node, o resto simplesmente quebra em uma atualização, eu msm estava vendo Vue, tinha um curso de vue 3 de uns anos atrás e cara, continua quase tudo igual, mas como eu disse, QUASE tudo, agora tem q meter lib pra tudo
Bom vídeo amigo, suas palavras é desabafo de muitas pessoas, eu conheci o rails a 4 anos atras, e depois disso minha vida mudou, nunca imaginei uma stack web tão poderosa e completa como rails, quando começou o hype dos frameworks, eu não vou negar que eu me iludi, aprendi javascript para um caralho e manoooo, todas as vezes que eu tentava implementar um projeto com essas tecnologias spa, começava muitas inconcistencias, muitas adaptações, PQP! Voltei pro rails em apenas alguns meses, e sempre vou ser a favor que o monolito nunca morreu. Inclusive o aplicativo web como serviço que eu criei com o rails, paga minhas conta todos os meses, e só tesão trabalhar com rails.
Que experiência top mano! O pouco que eu mexi com o Rails eu já me senti 100x mais produtivo, fora que eu achei a linguagem mais prazerosa de programar também
Quando surgiu o conceito de server side rendering vindo do front em JS, misturando tudo no HTML, eu fiquei pensando: "PHP já faz isso desde os anos 1990". Eu nunca entendi esse hype em SSR.
O foda é que esses framework JS vendem o SSR como se fosse algo novo e revolucionário
Sei la , eu abandonei frontend por conta da enchurrada de requisição que é necessario ser feito pra poder manter uma pagina. Com react-query me senti mais confortavel em trabalhar mas não melhorou tanto a minha vida não. O meu ponto é se voltar a epoca do ejs para fazer o mvc simplismente abandono o js e continuo no php pagando minhas contas ou talvez um java que é mais estavel ainda.
É isso aí! Agora eu sou time MVC raiz, 100x mais fácil de se fazer um frontend. Fora que você não precisa criar 50 endpoints na API pra uma página
Estou como estagiário desenvolvedor front-end faz 1 ano com React. Recentemente tenho aplicado para vagas de React Jr e está impossível. Uma facilmente consegue atingir mais de 1000 candidatos. Parece que todo mundo aprendeu React. A verdade é que depois que vira "modismo" a tendência é a bolha estourar. Quem aprendeu no início antes do Hype se deu bem.
Acho que é pela facilidade de aprender javascript e pelo número de vagas. Como era o PHP a uns anos atrás.
Aprender um Java ou C#, exige um pouco mais de empenho. E linguagens como python e ruby normalmente tem menos vagas comparado ao numero de JS.
Então o povo foca no JS.
React tá saturado pra krl. Eu tenho vue.js, node na manga e agora estou aprendendo angular
Cara, eu me considero um grande defensor do javascript/typescript e a evolução do mercado no geral que aconteceu nos últimos anos. Mas eu concordo com tudo que você disse.
Front ends são a ponta mais estressada da cadeia toda de entrega de um produto pq temos que entregar rapido, temos que nos adaptar mais rapido ainda, fazer gambiarras pq o back "não pode assumir uma divida técnica", não seguir padrões arquiteturais por n conseguirmos se desprender dos frameworks e por ai vai. O dev web front depende do browser e por depender dele dependemos de frameworks, e isso é um saco.
Minha visão sobre esse caminho é q cada vez mais estamos colocando pessoas incompetentes ou despreparadas para colocar mão em código critico. Essas modinhas são criadas e são otimas muitas vezes, mas sucesso pq podemos fazermos m*rda de forma mais rápida e corrigi-las. Tudo isso para não ter que criar uma arquitetura, organização, padrões (oq é dificil no mercado fragmentado de hj).
Excelente análise mano! Assino em baixo de tudo que você disse.
Você ainda trouxe um ponto importante que eu vejo pouca gente falando: Além do frontend ser mais caótico, é extremamente difícil aplicar design patterns nele, devido à alta dependência do browser e dos frameworks. Por isso, muitas vezes a gente vê um backend super organizado, cheio de testes e o código do front tá uma lambança descontrolada
Em 2014 fui early adopter de AngularJS e criei um sistema inteiro nele... Até hoje dou manutenção nessa desgraça, nunca mais caio em hype
Pelo menos vc aprendeu essa lição faz tempo já kkkkkkk eu aprendi só agora
Esse foi traumático. Agora o Vue aponta pra compatibilidade. A versão 3 introduziu uma nova forma de se criar os componentes (composition API), mas você pode usar a versão antiga sem problemas.
Mas ir pelo hype é problema mesmo.
Acho que é positivo generalizar tanto as coisas desse jeito nem, criando altas expectativas positivas ou negativas. O problema é que muita gente é movida pela hype, acho que falta uma visão neutra e realista para muitos desenvolvedores. Mas entendo pq isso acontece muitas vezes falta experiência de vida profissional e um visão madura da realidade. Outro ponto é que as empresas exploram essa fraquezas dos desenvolvedores como clase de trabalhos.
Interessante Daniel, eu estou estudando JS e React a pouco tempo, estou no nível iniciante ainda, mas tô com um pé em Python, pq gosto mto da área de dados tbm…e por mais incrível q pareça, parece q td q vc falou, eu concordo, e por mais q eu não tenha a base q vc tem, nem perto, eu tbm já consigo “perceber” isso ao estudar dia após dia conteúdos e cursos de front end
Obrigado por compartilhar. Deixe-me perguntar: como vc decidiu adotar esta estratégia de estudar todo framework novo assim que é lançado? Vc viu algum benefício nesta estratégia antes de se arrepender?
Cara, vou ser 100% sincero: Eu estudava todo framework assim que lançava por puro FOMO. Era a minha ansiedade e insegurança pedindo pra eu não “ficar desatualizado”. Me arrependi profundamente de fazer isso, pq me desgastou MUITO
Concordo que a comunidade é bagunçada. Mas falta entender o que cada framework se propõe a resolver.
Vamos montar uma empresa fictícia que tem um sistema tipo um CRM:
Eu como Main Tech Lead escolhi usar Vue + Express no começo. Nossa, React está crescendo muito, mas pra que irei mudar se Vue resolve meus problemas? Só por hype? No máximo, por ter mais pessoas estudando, no máximo.
Beleza, passou um tempo... Next está muito em alta e renderiza no servidor e os krl... Eu preciso disso? Preciso renderizar no servidor? Performance é o meu ponto chave em detrimento de aumentar meus custos de servidor?
Agora lançaram o Remix que é tudo ao mesmo tempo... E vale a pena mudar tudo que tá em Express + Vue para Remix? Quais os ganhos terei? Quais custos terei? Tem Dev suficiente pra contratar? Meus custos de servidor irão subir, certo?
Fim da nossa história fictícia.
Entendeu mano? Acho que é esse pensamento que falta para maioria dos devs que querem se manter atualizados e que a cada novo framework querem ir mudar tudo para a novidade. Falta opinião própria. Valeu mano, espero ter deixado minha contribuição.
concordo. é isso ai...vai muito do projeto, da forma como será utilizado a longo prazo, do que esse aplicação vai trabalhar e etc.. se tiver rodando e performando e escalando naturalemnte do jeito que foi idealizado lá atrás na construção do projeto a longo prazo, segue o jogo e bola pra frente...
@@fm_6218 Exatamente. Nosso erro é querer colocar a carroça na frente dos bois. Em suma, querer resolver um problema com outra tecnologia que nem existe no nosso projeto
Desde que eu comecei a programar uso o ambiente Js, mas a um tempo me sinto q nem vc, por isso tô real querendo dropar e ficar só no spring e aprender Go
Nem me fala. Já to no mercado há 10 anos cara.
Passei por ASP, Razor, Prime Faces, e tudo que tu possa imaginar.
Concordo que de fato, o mercado de front caminha rapido demais.
A cada 6 meses cara, eu tenho que ta atualizando os meus boilerplates.
E olha que ja to como tech lead.
De fato, esses frameworks trouxeram muitas possibilidades.
Eu sou contra o retrocesso.
Eu sou contra o Angular... Sou contra as modinhas Astro, Svelte, Qwik e SolidJS.
Mas focar so em Rails pensando em front, nao recomendo.
Hoje eu crio sites e landing pages com Static Site Generation (tanto em Next.js quanto em Nuxt).
Aplicacoes SPA com React e Vite (e Vue.js).
Isso vai alem de performance ta? Estou falando de escalabilidade, facilidade em trocar e criar bibliotecas. Isso eh bom demais.
Ja imaginou ficar preso no redux? Ficar preso no Rx no Angular?
Nao fico preso a tecnologia, fico atento aos patterns de renderizacao e quais tecnologias posso usar pra tirar proveito disso.
Mesma coisa backend.
Python é ridiculo no backend kk assim como C# e Java sao uma maquina de gerar codigo complexo.
Nodejs estragou devido ao hype da facilidade que criaram por cima da tecnologia.
Enfim, cara, tudo eh relativo, mas concordo com praticamente tudo o que voce falou sobre frontend.
Estamos em um hype eterno e isso é frustante.
Eu trampo com Angular e C# e queria poder abrir mão do angular urgentemente, eu sei que deve pagar as contas de uma rapaziada (e um pouco das minhas também), mas é literalmente um java no frontend, é bizarro.
Já C# eu achei tranquilo, eu achei bom, bem consolidado, todas as pessoas aprendem e ensinam do "mesmo jeito", o conceito da construção de um software com C# eu particularmente acho beginner friendly.
Ainda sou estagiário, mas vou evoluir bastante no decorrer dos anos, mas uma coisa que eu não quero é continuar tanto assim no frontend.
parei no "assim como C# e Java sao..."
Vídeo muito bom. Eu tenho interesse em aprende JS mas não especificamente ficar num framework, apenas como conhecimento de base para aprender como funciona, pois meu foco é mais Back end e AppSec. A questão do hype hoje é bem comum em várias coisas, e eu sempre tomo cuidado e não curto ser early adopter pois a chance de perder tempo e não ser consistente é alta. Desejo muita sorte a você, certeza que vai conseguir avançar muito em Ruby, que apesar de não ser tão famosa “modinha” é um framework muito consistente. Abraço, e que venham mais conteúdos de qualidade para aproximar a comunidade. Abraço
Outra coisa que nunca vi sentido é ficar recriando a roda com ORM, sendo que o SQL raiz é mais rápido e existe há décadas e funciona!
É foda kkkkk... Um vai e volta de tempos em tempos. Já codei em PHP, não pretendo voltar, Django já usei também.
O problema de quem atua na área é que sempre tem que se atualizar e absorver o conhecimento, e esse vai e volta quebra muito a gente que vira uma perda de tempo.
Caraca eu tenho me sentido assim tbm nos últimos dias, parece que não interessa o quanto tempo vc esteja trabalhando com js, do nada muda tudo e vc volta a ser um iniciante.
O que me dói é que eu realmente gosto da linguagem e me sinto num dilema, que por um lado quando o caminho do sucesso em algo tem altos e baixos mesmo e se nos mantermos firmes isso pode ser bom, por outro lado uma vontade de largar e trocar de vez de linguagem, já que estou no mesmo patamar de quem é iniciante agora rs
O teu primeiro vídeo foi um dos motivos de eu ter migrado pra trabalhar com rails. Consigo fazer tudo com o framework e só preciso ficar estudando o mesmo ecossistema e não coisa nova que é empurrada pra mim kkkk
Foi exatamente isso que eu enxerguei no Rails também! Da um alívio ter tudo isso pronto em um framework só, sem precisar sair por aí colecionando biblioteca
Cara, também percebo esse comportamento na comunidade de js, sou back em node e estou estudando Java para sair dessa bolha. Também estou atrás de literatura técnica, como Algoritmos e Estrutura de Dados
Eu tmb fiquei com a mesma sensação, na minha empresa eu ainda continuava defendendo falando que desenvolvedor java script vive de hype e tals. mas a verdade que isso me consumia tentar ficar acompanhando as novidades é exaustivos. eu quando finalemnte estava finalmente dominando uma tecnologia ,saia algo mais promissor. a grande verdade é q eu defendia a comunidade ser assim mas eu ja tava puto de ter que ficar estudando e acompanhando a comunidade.
tanto que hoje eu aposentei o react native para o mobile, estou no flutter que é 'mais estável' e na web continuo com o react e o next. mas ja to pensando em da uma chance para o anglularzinho da vida
Sei como é estudei, queria dar o meu melhor, só que sênior da empresa falou irmão vai la pega layout pronto e joga editar e muda, foque no Rails isso mudou minha vida ..