Samuca, passando aqui para dar meu depoimento. Fiz estágio em uma empresa por 1 ano, não era reconhecido e fiquei muito jogado nesse tempo. Depois de ver seus vídeos não renovei meu contrato e fui estudar, fiquei dois meses desempregado e em janeiro de 2023 consegui um outro estágio. Peguei suas dicas, me emprenhei e estudava de 6 a 7 dias por semana, por varias horas. Com 1 mês nesse novo estágio fui convidado para ser JR. Agradeço muito pelos seus vídeos você não imagina como me ajudou..... Agora estou com medo dessa nova jornada e o primeiro pensamento que vem é que não vou dar conta kkkk, mas sei que vou conseguir com muito empenho e dedicação.
Comecei a carreira com Java, e via muitos colegas brasileiros torcendo o nariz pro Java, algumas vezes ate me perguntei se eu nao deveria aprender e investir em outra linguagem tipo python (afinal todo mundo sabe e adora). Mas agora tudo fez sentido: essas pessoas nao trabalhavam com grandes sistemas complexos e distribuídos como eu trabalhei. A organização que a gente consegue com o Java pra escrever regra de negócio e arquitetura é outro nível. Essa questao de escolha de linguagem sempre me gerou dúvidas, mas agora deu pra entender melhor porque os sistemas grandes que eu ja trabalhei na gringa, tanto legados quanto os novos eram Java based e ponto final.
seu ponto de vista pode estar atrelado ao ambiente java que esta incluída. já vi sistemas grandiosos que atendem toda São Paulo feitos em python mais especificamente em Pyramid .
Muito bom, python é a minha linguagem inicial e eu sempre fui usando da maneira correta, iniciando com automações de tarefas, passando por análise de dados e agora estou entrando no mundo do machine learning. De fato, o que faz o python ser tão destacado são as bibliotecas escritas em C++ (pandas, skit learn, numpy, tensorflow, etc) e as ferramentas construídas em java.
O fato de Python utilizar libs feitas em C não é um defeito e sim uma qualidade. Python foi feito pensando nisso. O objetivo é justamente deixar as tarefas que exigem mais performance para serem feitas em C e depois usar Python para consumir essas libs. O objetivo é deixar o programador focar mais no problema que ele ta querendo resolver em si do que nos detalhes da máquina aumentando assim a produtividade. Você mesmo disse que grandes sistemas são feitos com mais de uma linguagem ao mesmo tempo, é justamente o que Python faz. Hoje você pode desenvolver um sistema em Python e nas partes que gargalarem pode escrever rotinas usando C e hoje também com Rust. Você chegou ao ponto de dizer que cada linha de código do Python é como usar um framework, pelo amor de Deus, não repita isso. Não tem nenhum problema em consumir libs feitas em outras linguagens com Python, ele foi feito com esse objetivo e funciona muito bem assim. Eu adoro Java também. Java é melhor que Python em algumas coisas e Python é melhor que Java em outras. Acho sua opinião muito inviezada na direção do Java, porém fica evidente que falta conhecimento sobre Python.
Cara, com todo o respeito, concordo. Fica evidente que você não sabe muito bem como funciona o Python. E dizer que Python não é uma linguagem de programação prova a sua falta de conhecimento.
perfeito o cara esta sendo super tendencioso. conheço um cara que pega o python e mastiga e ele diria que no final é tudo uma questão de arquitetura e gerenciamento de recursos.
@@ugorangelgemesio1013 A galera tem mania de achar que o que impacta Google, Microsoft e Meta vai afetar o sisteminha web deles. Para a maioria dos sites, maioria mesmo, não vale a pena esse ganho de performance em prol de menos produtividade no desenvolvimento. Python, PHP, Javascript, todas essas lingaugens tem desempenho mais que suficiente para atender com qualidade. O meu ponto é que a galera fica olhando resultados de benchmark pra comparar linguagens porém esquecem que não se usa python dessa forma. No benchmark são feitos usando algoritmos que utilizam muitos loops e condicionais em python mesmo porém no dia a dia se usa python consumindo libs feitas em C ou Rust então esses loops e condicionais foram escritos nessas outras linguagens.
Algo que me fez se apaixonar muito pelo java, é que a linguagem é altamente organizada e detalhada, você sabe de onde vem tudo e você acaba tendo mais controle do que está fazendo, a verbosidade do java acaba sendo um dos seus pontos fortes, só percebe as pessoas cujo os detalhes e a necessidade de controle das coisas são de extrema importância para eles.
Concordo com esse ponto de vista. Em Python e em qualquer linguagens de tipagem dinâmica fico muito confuso na hora de analisar o código, porque não sei se aquela variável que estou lendo é um texto, um número, um array ou seja lá o que poderia ser. Só posso concluir que é "alguma coisa". Acho horrível ler código e pensar que todas as variáveis basicamente podem ser qualquer coisa. Por conta disso, até fico com um pé atrás ao usar a palavra reservada "var" do java 10. Sigo tentando melhorar esse ponto e acostumar
Concordo totalmente, amigo. Eu, vindo do java, tenho que fazer um esforço danado para aprender essas linguagens "mágicas" que com pouca escrita fazem muita coisa.
eu sou dev java a mt tempo e esse cara é muito fanboy de java... ele é tao fanboy e se acha tao programador que deixa de ser um real programador como ele acha que é, pois quem é real programador nao é fanboy de lang
Python aluga uma mansão na cabeça dos javeiros. Python é fácil ? sim e não. Python tem seu easy mode mas tambem te da a opção de utilizar libs mais enxutas e configurações mais baixo nivel, tais como: subprocess , cffi, ctypes, os, socket ... Eu acreditava em python Easy mode até ver um senior top das galáxias mostrar o abismo para esploração habita na linguagem.
Vamos por partes: Python é uma linguagem de programação, sendo ótima por ser capaz de se integrar com outras partes do sistema, obter dados e processar de forma fácil. Ela foi fortemente adotada em distros Linux no lugar do perl e muitos softwares que usamos dentro das distros linux usam python, desde software de comand-line a Suítes Offices. O problema é se acreditar, que com uma ferramenta você resolve tudo. Java é baum? Sim, mas tenta usar ele para desenvolver jogos, como, por exemplo, o Minecraft, a Java Edition, é muito mais pesada que Bedrock, sendo feita C# (leia a errata), então C# é a melhor linguagem de programação por ser boa para jogos? Não, o C#, ainda é muito dependente o ecossistema Microsoft, principalmente do dotnet (não o core, ou, mono, o proprietário mesmo), tornando ele difícil de ser usado em servidores Linux e para desenvolver aplicações nativas em para outros Sistemas fora o Windows. O NodeJS, é extremamente bom para desenvolvimento web, principalmente quando falemos do sistema de Threads não bloqueantes e IO assíncrono, isso trona ele bom também para desenvolver micro serviços na arquitetura REST e REST Full. Ele é muito usado no desenvolvimento móbile, por conta do React Native, que para maior parte das aplicações ajuda muito. Para aplicativos desktops, eles podem ser feito em electron, o VSCode é construindo em cima de Electron, isso torna o Nodejs a ferramenta perfeita? Não, ele pode ser bom muito para assync, no entanto, ele não possui um foco no desenvolvimento paralelo no uso de theads e processos como C++ e Java, abstraindo isso dos desenvolvedores. Por causa disso, podemos ter dificuldade de termos um sistema escalável, como consequências você não vê bancos de dados feitos em nodeJs e até mesmo jogos AAA, só alguns para navegadores e feitos RPG makers da vida. Resumindo: linguagem de programação, é uma ferramenta e cada ferramenta é apropriada para um trabalho. Conhecer múltiplas ferramentas, te torna um profissional versátil. Poderia ser trocado o título para: "Java não faz o que Python faz": tenta desenvolver em Java, um programa que intermediei o FFmpeg instalado na minha máquina, com uma ferramenta que baixe os vídeos do TH-cam e a interface gráfica para o usuário interagir com tudo isso. Não é atoa que o TH-cam-dl, dnf do Fedora e a Nala (gerenciador de pacotes deb melhor que o APT) são feitos em python. Errata: Como foi dito em alguns comentários de resposta o Bedrock foi feito em C++, não em C#, no entanto, mantive no texto original e apenas adicionei uma errata. Obs: Como meu comentário teve mais curtidas do que imaginava, devo deixar claro que sou apenas um universitário e meu objetivo era fazer um complemento ao vídeo do autor, acredito que o ponto principal do vídeo dele era: Python não é bom para tudo, sendo o que vendem muito por aí. Devo dizer que concordo com isso, não tinha o intuito de gerar uma guerra com autor, apenas expandir a discussão.
Eu não entendi esse exemplo final. O que o Python tem que te ajudou a mexer com FFmpeg? Ou que te ajudou a fazer interfaces gráficas? O que o *Python* como linguagem tem, não as bibliotecas que já tem prontas ao monte por aí. Java consegue sim chamar bibliotecas nativas: JNI. E qualquer coisa gráfica foge do escopo da linguagem, porque você sempre vai depender de bibliotecas externas ou de abstrações externas. As pessoas não conseguem discernir linguagem do ecossistema dela.
E o Minecraft foi refeito em C++, não em C#. Que são linguagens completamente diferentes. Advinha: a maioria dos jogos é feito em C++. Por quê? Ele compila até numa batata, é rápido e é orientado a objetos. Por que não C? Não é orientado a objetos, muito boilerplate. Por que não Python? É lento, precisa de uma JVM host. Por que não Java? É lento, precisa de uma JVM host. Lento comparado ao C++.
E os scripts só são feitos em Python porque assim eles não precisam ser compilados ahead of time, sendo compilado, ou incluído, apenas o interpretador do Python daquela arquitetura. Poderiam ser feitos em bash, mas bash é mais difícil de programar do que Python.
@@donizetevida2149, boa noite, tudo bem?, como o sua resposta foi quebrada em três partes, separarei cada parte com o temo principal dele em coxetes. [Minercraft] Realmente o minecraft, foi reconstruído em C++ e quando escrevi o comentário acabei me passando e não percebi o meu erro. Agradeço pela correção. [FFmpeg] O ponto não é que o python contribuiu em algo relacionado ao FFmpeg diretamente. O ponto era que é mais fácil se ter um aplicativo em python que se comunique nativamente com uma distro Linux, do que uma em Java, dado a escolha que a comunidade Linux fez em adotar o python no lugar perl em relação à linguagem de Scripts. Citei o exemplo de uma aplicação que fazia bem essa integração, que foi o youtube-dl. Tenho conhecimento que o Java pode fazer isso, assim como Python pode efetuar algumas coisas que o autor do vídeo citou. Eu posso ter me comunicado de maneira errada e por isso peço desculpas, eu não discordo do que o autor do vídeo falou em nada. O problema não é o python, mas sim ele ser vendido como solução magica para tudo. Por mais que eu possa usar Java para acessar uma biblioteca nativa, faz sentido o uso disso em excesso (como uma linguagem de scripts faria)? Isso poderia causa perca de desempenho na minha aplicação, já que o java se comparta melhor, quando se tem o maximo de código nativo que a JVM pode executar. [Uso do Python no lugar do Bash] Então concordo com você, poderia ser feito em bash, usando fish, ou, qualquer outra linguagem. [Ecossistema x Comunidade X Arquitetura de Linguagem] Só que discordo de você em um ponto: o que torna uma linguagem boa para x função, não é apenas sua arquitetura, mas a sua comunidade. O NodeJS, é a prova disso, ele não foi projetado para o desenvolvimento Android, mas o Facebook com o React Native tornou ele bom. O ecossistema que a linguagem está inserida, suas bibliotecas e sua arquitetura somados define uma boa linguagem. Tanto Java como Python, tem comunidades em volta que tornam eles ferramentas ainda melhores. O que eu não concordo, é deixarmos de lado as qualidades que cada ferramenta tem e como podem ser usada para desenvolver soluções melhores.
Cara, seu canal é muito bom kkkkkkk, morri de rir com a compração do cano. Fico feliz em ver esse tipo de conteúdo, porque sinto que fiz a escolha correta em escolher Java para focar meus estudos (atualmente mexo com front-end usando TypeScript e React e Java com Spring pro back)
Concordo com absolutamente tudo o que tu falou. Programo em Python e tava me sentindo muito "vazio" e "limitado". Por ser tão simples, as vezes nos deixamos cair na zona de conforto. Peguei boa parte da base teórica de Java e comprei um curso interessante do Nélio Alves, pretendo no futuro ter esse arsenal de linguagens na mão e saber lidar com tudo. Jamais se limitem galera, saiam da zona de conforto.
Top seu vídeo. Sou do mundo Java e o que me fez apaixonar por isso foi toda essa arquitetura... Show! Parabéns, continue sempre trazendo esses assuntos.
Vi dois vídeos do canal e já estou apaixonado. Assim como mencionado, pensar fora da caixa e ter um canal de desabafo torna o canal mais "real". Parabéns pelo conteúdo.
Você falou em projetos grandes, mas por exemplo o Instagram roda em Django, a maior implementação Web em Python. Isso não dá algum mérito pro Python? É umas das top redes sociais do planeta, senão a maior atualmente.
Parabéns pelo conteúdo Samuca! Sempre achei estranho isso de falarem que o Python faz muita coisa com poucas linhas de código como se fosse magica. Sempre soube que tinha algo por trás mas nunca tinha pesquisado mais a fundo. Graças a vc vi que estava certo kkkk Fico ainda mais feliz por ter escolhido estudar e trabalhar com Java
Python é Interpretado e Copilado também... O problema é que a galera quer causar, como pode um cara dizer que não ver um programador quando este usa Python kkkkkk.... Agora o que define um programador é a linguagem que ele usa? Aonde chegamos!! Então posso deduzir que, eu sabendo C++, C#, PHP, Rails e Python sou 5 vezes mais programador que um outro colega que só manja de uma linguagem? kkkkk Por que você não abordou o trabalho que a Fundação Python está realizando em retirar o GIL? Por que provavelmente não é de seu conhecimento, e não há problema nisso! O problema é que a discussão fica rasa, e totalmente enviesada.
Samuca, concordo contigo no começo do video.. eu entrei para a programação por dinheiro só que no final eu vi que isso não importava mais do que gostar de programar, o bom é que eu peguei o gosto e agora faço meus codigos bem melhores e consigo estudar melhor, quando vc gosta do que ta estudando vc entende melhor e foi assim comigo kkk com o tempo eu peguei gosto
Samuca, acabei de ser contratado como Júnior numa empresa bem legal em BH, migrei agora do PHP para o Java, já tinha base muito sólida na área de programação e nos conhecimentos em Ciências da computação, me candidatei a vaga só quando me senti muito preparado, e graças a suas dicas também, dei show nas entrevistas e no treinamento venho me destacando também.
E como a gente sabe o mundo tá cheio de exemplos de aplicações cheias de gargalo e que não escalam por causa do Python tipo Instagram, Reddit, Stripe, Sentry
Muito bom! Óptimo Canal. Voce me fez ter coragem de aprender JAVA. pRTIMEIRO quero aprender CÁLCULO, INTEGRAL, LIMITES E DERIVADAS... PQP . AMO PYTHON, MAS VOU ATRAZ DO JAVA SIM!!!!
Excelente vídeo como sempre, graças a você venho me motivando mais e mais para me aprofundar no java. Uma dica para identificar se você programa por amor ou por dinheiro é perceber se você quando está programando se assusta com o horário e percebe que já é de madrugada kkkkk.
Toda opinião deve ser respeitada. Não dá de comparar o Python e o Java pois são duas tecnologias com filosofias diferentes. Mas em certas situações, o uso de uma linguagem ou outra pode ser viável. Não se usa a mesma linguagem pra tudo. Nem todo mundo precisa saber de tudo. Um mecânico não precisa saber o tudo de Engenharia Mecânica e Química para saber concertar um carro. As linguagens são camadas de abstração para tornar todo o processamento binário do computador algo mais simples. E hoje em dia não precisamos reinventar a roda para certas tarefas, para isso temos Bibliotecas e Frameworks que já vem com várias coisas prontas, em todas as linguagens de programação. Se você quer ir ao um outro nível como programador, saiba que apenas com Java ou Python ou qualquer outra linguagem você não vai conseguir. Não se apegue muito com a sua linguagem de programação preferida, pois ele não vai servir para tudo.
Gostei da explicação. Parabéns. A analogia do cano de esgoto funciona! O que você recomenda para quem está saindo do VBA do excel e começando a compilar bases de dados para alimentar Power BI?!
Java foi minha primeira linguagem que aprendi (parcialmente). Parei nos Generics. Hoje eu estou voltando para o Java, quero que ele entre bem gstos0 em mim.
Bateu uma inspiração, resolvi fazer um programa que calcula a área de um trapézio do input dado pelo usuário. Python é bacana para resolver desafios matamáticos. Código efetuado no Python. def area_trapezio(): b_maior = float(input(f'Digite a base maior: ')) b_menor = float(input(f'Digite a base menor: ')) h = float(input(f'Digite a altura: ')) print(f'A area do trapezio é {(b_maior + b_menor) / (2) * h} cm2')
O Python chega a ser útil para aplicações fora do escopo de data science pelo simples fato de que sua produção é mais rápida em certas ocasiões. Claro que precisamos manter o pé no chão e não utilizá-lo em tudo, tampouco colocá-lo como uma linguagem superior por ser mais enxuta. Essa discussão é meio ambígua, na verdade. Cada linguagem pode ser aplicada em um cenário, cabe ao programador conseguir se adaptar ao cenário e desfrutar da ferramenta sem menores problemas.
em c+ não precisa limpar a memória após a saída da função. é só um mantra que os pytoneiros usam pra criticar o c+ só aquilo que é alocado dinamicamente, usando o operador NEW, é que precisa ser limpo,, exemplo char * c = new char;, ou objeto * c = new objeto. Porém char c [10], char *c ="algo", int c, long c não precisa se preocupar
Olá Samuca, parabéns pelos vídeos esclarecedores do mundo da programação. Eu sou apenas um entusiasta na área de informática, gosto de usar o linux e sempre tive o pensamento de que a aprendizagem flui melhor do mais fácil para o mais complexo, como tudo na vida. Já tive contato com o Java e o que me despertou o interesse, na época, foi a portabilidade e aplicabilidade em diversos segmentos , desde que contenha chips. Nesse ínterim , conheci o Python e a sua conexão com a Ciência de Dados e diante de tantas divulgações positivas acabei por "tentar" aprender a linguagem. Como bem disse, na informática a situação pode ser um pouco diferente, pois os atalhos ou facilidades são apenas uma grande ilusão de como as coisas realmente funcionam debaixo do capô. Abraço .
Pagando minhas contas.... eu "programo até em HTML". Pra mim dá na mesma se é a melhor linguagem do mundo ou não. Estudei Java com POO e spring, mas não sou evangelizador de nenhuma linguagem.
Cara, parece que você ouviu a minha conversa com um colega de setor (eu sou da área) e estávamos falando sobre o Python não ser mais algo exclusivo da programação e ser requisito até de ferramentas administrativas. Daí surgiu a idéia no meio da conversa de pessoas que se dedicam só a python por ser fácil e usar muita framework, só que isso deixa as pessoas mais vulneráveis a pensar pouco e fazer pouco. Eu não estou condenando a linguagem, mas estou falando que as pessoas querem tanto enxugar os códigos a ponto de que não querem mais pensar em montar boas estratégias e boas aplicações para ter tudo mais fácil. Isso emburrece. No livro 1984 já dizia que quanto mais diminui as palavras, as letras, mais fácil fica a manipulação. Enfim, talvez eu tenha viajado um pouco, mas seu vídeo me lembrou esse pensamento.
Falou tudo. Eu sou fã de Java, é a linguagem que eu procur usar para tudo na vida. Muita coisa mais nova dela não cheguei a estudar, pois me tornei servidor público federal e me afastei muito do ambiente corporativo. Hoje sou pesquisador na área de Inteligência Artificial e uso bastante o Python. Porque ela é melhor que Java? Não, mas nessa área específica (IA), Python é a melhr linguagem a ser empregada (na minha opinião). Apesar de vc gostar ou ter preferência por uma linguagem pontual, é importante saber outras e poder usar o potencial de cada uma em relação à tarefa que vc precisa resolver. A organização do Java é uma coisa de outro mundo. Cada época tem uma linguagem no hype, entra ano e sai ano, chegam linguagens e o lema de todas é que "tal linguagem vai matar o Java". Só pelo fato do Java ser o alvo de "morte", já mostra que as outras a invejam e a meta é ser melhor que o Javinha. Que, a propósito, já calou a boca de muitas linguagens che chegaram por aí dizendo que tomariam o trono (C#, o mundo Javascript [mundo porque aquilo ali é um mundo paralelo de tanto framework que tem], Laravel, Ruby on Rails etc.). Mas o Java segue firme e forte! A propósito, há pouco tempo tive que voltar a programar para Android, para terminar um trabalho do doutorado e me deparei com uma segunda linguagem no Android Studio, o Kotlin. Sinceramente, eu gosto demais de programar no adnroid usando Java. Nem sequer parei para verificar como ficaria no Kotlin. Espero que não deixem de dar suporte a Android com Java, pois vi muita gente, mais uma vez, dizendo que era hora de parar de programar em Java Android. Discordo veementemente disso.
A gente que começou nessas linguagens da moda como Python e Javascript na maioria das vezes não consegue perceber a diferença entre uma linguagem robusta com frameworks maduros e as nossas linguagens. Eu mesmo estou pensando em estudar Java porque estou desenvolvendo um SaaS de gestão escolar que está ficando bem complexo e me deparei com alguns problemas que não dá pra resolver com Node e seus Frameworks.
Sua situação parece ser um CRM php, Python e node não mudaria nada. Pra entender o que ele falou do Python ouça o porque muitas empresas usam Python de um especialista em Python. O motivo de algumas empresas saírem do Python é a questão de ser uma linguagem dinâmica ao contrário do que ele falou que é estática.
Trabalho com python na web usando o framework Django e concordo com tudo que você falou no vídeo. Aonde eu trabalho é mais uma escolha de rapidez de entrega , etc... mas mesmo assim não são sistemas que precisam dessa escalabilidade, porquê se precisassem seria muito melhor construir algo em golang, java, etc... que geram seus próprios binários ao contrário de python que é tudo c++ por debaixo dos panos e precisa dessa "ponte" que torna tudo mais lento...
Minha linguagem principal é, e ainda vai ser Python , mas entendo o que foi exposto no vídeo, sei que Java pode ser fantástica, já programei Java na faculdade e eu odiei ! meu objetivo com linguagem compilada é o GO, eu acho que a sintaxe fica mais suave e a produtividade é muito maior !
@@cursodetecnologia e aí Samuca, mesmo tendo pesquisado bastante, minha conclusão é que python, tem demanda e muito profissional, C# tem menos demanda, e pouco profissional, sendo assim, teoricamente, é mais valorizado.
Samuca kkkk quero uma série sua andando de kart pela primeira vez, corre que ainda dá tempo de degustar um pouco do sonho, aqui em SP tem bastante pista, e vc tá com o tamanho e peso ideal.
Eu sou do mundo Java, entretanto não me limito a mesma, atualmente trabalho com uma serie de linguagens aqui na Europa e serio para quem esta ligado nas versões mais recentes do Java sabe que ele esta vindo para bater de frente com as linguagens mais performáticas como por exemplo Golang com o Goroutine e atualmente Java com o Project Loom.
Ótimo video. É realmente muito importante entender o que está acontecendo por trás do que uma linguagem pode fazer. Ter abstrações demais e não buscar entender o processo, é ruim para o aprendizado.
Comecei como programador e hoje estou na área de dados como engenheiro de dados, quando programador era DEV Back python e hoje em dados o carro chefe é python, então tenho uma certa experiência na linguagem, é uma coisa é certa o python é extremamente limitado, pode não parecer, porém em projetos grandes o python é o problema ao invés de ser a solução, tanto que grande parte das bibliotecas python, é desenvolvida em outras linguagens como, C, C++, Rust, Java entre outras
Negativo, só apenas a parte onde a IA te fornece as respostas, aí sim é em Python ou uma linguagem de script para fornecer a resposta mais rápido possível, mais a estrutura da IA foi programada em uma das linguagens Tipadas tem C , C++ , java . Ponha na cabeça tudo que é criado para ser algo que armazene uma carga extrema de dados é produzida e codada em uma linguagem fortemente tipada , pela segurança que a tecnologia dela oferece. Python , JS, nodejs, são usadas para entregar resultados rápidos e eficaz, são muito usadas em conjunto com linguagem tipadas para entregar a leveza e agilidade para o público final. Mais absolutamente nada feito para ser algo confiável é feito 100% usando Python
@@xandao0219 modo de falar amigo, obviamente que um desenvolvedor saberia disso. E sim a maioria foi em python, as bibliotecas que a Google criou que foram criadas em c, ou c++. Mas python foi a linguagem escolhida para usá-las.
@@xandao0219 outra coisa. O chat gpt não foi estruturado em c, c++ ou java foi estruturado em python. As bibliotecas tensorflow e pytorch que foram feitas em c ou c++.
Temos que entender qual o propósito de cada linguagem. Java nasceu para ser " Enterprise". Python nasceu para ser um script "cola" que "junta" outros programas.
O entusiasmo que o Samuca fala do Java me da até vontade de estudá-lo. Eu trabalho com c# e onde trabalho está bem consolidado. Para estudar Java agora só se fosse para fazer umas brincadeiras em projetos pessoais.
Rapais convence o povo e colcar umas coisas ai em Java a sempre tempo de ter rsrs agora com micro serviços isso melhorou ainda mais! Eu trabalhava no BTG e tinha programas de C# conversando com Java e o Sales force tudo junto rsrs!
Eu trabalho com as duas: com Python e com Java... mas vejo que me adaptei mais com Java... Gosto das duas e acho que Python tem grande utilidade em análise de dados como foi dito no vídeo... Python é muito utilizado para automações.... e Java para aplicações de grande porte onde se precisa ter controle de todos os detalhes... cada uma das linguagens tem suas utilidades.
Eu concordo, eu tive o pensamento de procurar a linguagem mais "facil para começar", comecei com python, aprendi umas coisas, mas sempre achei que faltava algo na linguagem, depois fui para javascript, no front end, gostei, depois tive que aprender Typescript, gastei tambem, depois eu comecei no back end com node, descobri que nao gostava tanto de front kkkk, ai me deparei com orientação a objeto no javascript e percebi que eu deveria aprender, pois é bom para aplicar boas práticas, clean code, SOLID, etc. Então eu me sentido como se tivesse perdido tendo estudando programação funcional, já que no final das contas orientação a objetos seria o ideal, e o typescript vem para resolver varios problemas que o js tem com tipagem com dinâmica, Enfim, acredito que essas linguagens que deixam as coisas muito soltas, tudo muito resumido não é bom principalmente pra quem tá começando, abre muito espaço para praticas ruins, e deixa de exigir conceitos importantes da programação.
Queria muito, MAS MUITO MESMO, que você fosse meu vizinho, a gente ia se divertir muito com tabuleiros, videogames antigos, programando e tomando cerveja escura
Faaala Samuca! Acho que até já falei isso aqui, mas só vi o quão absurda é Java quando eu rodei o MESMO Minecraft no windows e depois no Linux. E teve também quando eu rodei um jogo Android no PC (no caso o autor disponibilizava o código fonte). A abstração que a JVM faz do SO é braba.
Comecei com Java e migrei pro python. Nunca fiz essa comparação entre as linguagens. Simplesmente uma é melhor para uma coisa e outra é melhor para outras coisas. No final, uma complementa a outra. Esse papo de uma linguagem é melhor que a outra é bobagem. Sempre foi e sempre será
Fato na classe da faculdade de ciências da computação de 40 alunos uns 10% sabia programar mesmo. É um fato! Tem gente que tem uma habilidade natural que outras não tem
Opa Samuca td bem?? Cara eu tenho algumas considerações pelo seu vídeo. Dá pra ver a sua paixão pela programação e pelo Java em si, mas algumas coisas parecem ser um pouco confusas do ponto de vista de objetivo. Vc pode separar os programadores em dois grandes grupos, aqueles que amam a tecnologia pela tecnologia, e aqueles que amam pq ela resolve problemas. Vc parece ser do primeiro grupo, eu sou do segundo. Pensando nisso, eu como cientista de dados não vejo como eficiente programar 100 linhas de código enquanto poderia escrever 50, isso pq não estou interessado em saber como o compilador funciona ou nada assim, estou preocupado em resolver o problema de dados que eu tenho para o meu problema de negócios. A sua frase "vc escreve 5 linhas de código e acha que está programando" parece ter a conotação de alguem que valoriza mais a complexidade da solução do que a solução propriamente dita, mas a complexidade dela é a coisa menos importante. A pasteurização por exemplo é uma técnica extremamente simples mas que resolve brilhantemente o problema da contaminação de alimentos. Separemos as coisas, vc quer ser complexo ou eficiente? É possível ter as duas coisas até certo ponto, mas se eu elevar uma delas ao extremo, no meu caso a eficiência, então a outra é inevitavelmente sacrificada
Bom vamos lá boa noite, eu não quis diminuir ninguém mas é uma resposta a um argumento bem fraco que todo mundo que mexe com python quer usar como mágica que é escrevo menos, o Java e a orientação objeto tem uma proposta de ter funções métodos bem escritos e bem explicados, logo por tal motivo você precisa usar longos textos pois o código não é procedural e não fica todo explícito em um único lugar, se usa técnicas para separar e dividir o código por contextos de regra de negócio preparando o programa como um todo para ser adaptativo a contextos similares ou muitas vezes idênticos, ou seja eu quando faço um sistema de leitura de fila de dados por exemplo, nunca mais eu faço ele novamente, pois eu desenho a aplicação de uma forma que o reaproveitamento de código é total ou seja eu não escrevo mais do que uma vez um contexto na minha vida, essa é a grande magia da boa orientação objeto, infelizmente eu não vejo isso na programação quando vejo projetos em python, é evidente que a preocupação é como você mesmo explicou aí, apenas a entrega a qualquer custo e esse custo existe, o custo de o próximo que pegar o seu código precisar entender todo o contexto pois você está colocando todo o contexto em um único bloco de programação, logo esse contexto está funcional e correto porém ruim de dar manutenção, quando alguém crítica um bom código Java escrito da forma correta eu me pego a pensar se não é só preconceito com a orientação objeto, pois a orientação objeto é como organizar a casa se alguém não gosta de organização me soa estranho, bons projetos feitos em Java são mais fáceis de dar manutenção e eu já comprovei isso ensinando trainees com poucos meses de conhecimento que atual em projetos complexos e fazendo o uso correto da orientação objeto, python para dados é o que ah de melhor, se eu um dia atuar nessa área com certeza irei levar minhas manias de orientação objeto para o código, para mim não dá fazer blocao de código cheio de contextos de negócios que entra algo e sai do outro só o resultado, isso antigamente nós chamávamos de legado eu já nem sei mais como a galera anda chamando, eu ti proponho o desafio que eu faço sempre em meus códigos, de escrever um código inteiro bem grande e entregar para um amigo e junto com ele sem explicar nada perguntar para ele se ele está entendendo o que está escrito, se ele pedir um dia ou dois para entender, eu diria que o código não está bom, um código precisa ser do tipo, bati o olho e já sei tudo que está ali. A única parte boa de código desorganizado de é que existe parte boa é que ele gera retrabalho e acaba gerando mais empregos
Espero que não se ofenda, mas eu resolvi levantar essa bandeira por que eu senti na pele a dor de mexer com projetos que o foco é só entregar, para mim isso devia ser evitado
@@cursodetecnologia Não me ofendi não kk, eu só noto uma grande parte da comunidade dev valorizando muito de forma implícita a frase: "a programação precisa ser custosa" do ponto de vista de esforço para se programar mesmo, eu não sou a favor disso. Inclusive sou bem a favor do low code, utilizamos em alguns projetos na empresa que trabalho inclusive, é bem mais fácil de fazer uma pessoa que não tem tanto conhecimento embarcar no projeto. Quanto a facilidade de dar manutenção no código, o Python tem suporte a orientação a objetos, mas não é obrigatório, e eu uso inclusive, ele só não é tão verborrágico quanto o Java. Eu não sei vc mas para um trainee q vc mencionou eu imagino q seja mais fácil entender o que significa "print" do q "System.out.print"
Opa, Samuca, tudo certo? Então, cara. Gostei do seu vídeo e concordo com o ponto que Python provavelmente não escale mais do que Java, mas o Python vem sendo usado no mercado web a bem menos tempo que o Java e toda a velocidade do Java que você comenta se deve ao JIT que é bem eficiente, o Python realmente tem foco em ser uma linguagem mais fácil e não vejo isso como um problema, já que é um jeito dela ter um diferencial. Sobre as chamadas de C para o Python, não entendi seu ponto, a JVM também faz chamadas pro C e se tu abrir o código fonte da JVM vai ver que boa parte também é escrita em C++, praticamente toda linguagem interpretada faz isso porque funções como len() tem que ser extremamente performáticas e é impossível um interpretador fazer isso na velocidade que se espera. E conceitualmente acho que você foi enviesado, o Python consegue fazer cache igualmente, por isso código Python sempre é executado mais rápido e o slide que você usou da JVM basicamente mostra como é feito o processo e passado para o JIT, enquanto o do Python é bem simplificado e praticamente funciona da mesma forma que a JVM, o python gera arquivos como a JVM também, tu pode rodar e ver na pasta pycache por exemplo. O ambiente do Python nas novas versões vem consertando esses problemas de performance que a linguagem tem em relações as outras, espero ter uma discussão produtiva e educada aqui. No mais, recomendo que você leia o livro "Python fluente" do Luciano Ramalho, dá uma boa overview como a linguagem funciona.
Python/lua são linguagens de FFI e das chamadas que vc falou da JVM/Java chamar C/C++ não tem nada a ver, mas é como eu falei linguagem de FFI ( se vc quer ser bom ou estar entre os melhores do python vc deve aprender C/C++ de ponta a ponta ). Python é facil fazer o basico e dificil fazer o avançado pq esquecem para oque ela foi feita
@@onigurumaa Não entendi seu ponto. Python é linguagem de proposito geral e Java faz ffi também. Concordo em partes, mas sim pra entender bem o Python tem que entender como a lang funciona e envolve bastante C, mas a documentação do Cpython ajuda bastante.
Python é uma linguagem muito útil para você iniciar no mundo da programação e aprender lógica, mas eu acho que logo tem que se abrir o leque de linguagens. Quero pegar uma base de frontend e depois minha próxima parada vai ser no java
Na minha opinião é o oposto. Primeiro vem uma boa base em linguagens mais complexas como C, C++ ou Java, C# se quiser pegar mais leve kkk, ai sim você vai pra qualquer lugar e lado sem nenhuma dificuldade de aprender
Se você começar com essas linguagens rasas de script você vai ter uma falsa sensação de saber e vai ter uma ENORME dificuldade de aprender linguagens mais complexas... não entendendo o motivo de ter dificuldade.
@@Jonathan-kw6jw cara comigo foi a mesma coisa, a primeira linguagem que eu tive contato na faculdade foi C puro, sem o ++. e acho que foi a melhor coisa, depois fui pra C++ e JAVA, quando eu peguei pra ver linguagens de baixa complexidade como PHP, python, da ate vontade de rir de tao facil, zero dificuldade
@@Jonathan-kw6jw Para pessoas que estão começando a aprender a programar, linguagens de script podem ser uma escolha mais acessível, permitindo que elas se envolvam rapidamente na criação de projetos funcionais e se familiarizem com conceitos de lógica e estruturação de código. Isso pode aumentar a motivação e a confiança do iniciante. A escolha da linguagem também depende do campo de interesse do desenvolvedor. Por exemplo, se o objetivo é desenvolver aplicativos móveis, linguagens como Swift (para iOS) ou Kotlin (para Android) podem ser mais relevantes. Isso siguinifica que a escolha da linguagem que vai começar na carreira depende dos seus objetivos.
Eu uso Python em ambientes linux para automatização de operações da rotina, mas não é o sistema (linguagem ADVPL) e, até mesmo no AWS, Lambda, event bridge e algumas coisas serverless. Acho o Java uma boa linguagem também, mas no meu contexto eu não o utilizo muito.
O não-resumo desse vídeo é a série de vídeos do Fábio Akita - Sua linguagem não é especial. O que o Samuca fez foi basicamente resumir um cenário muito claro: Linguagens tem dia, hora, local e "pra quê" para serem utilizadas. Como ele bem mesmo disse, se seu foco supremo é eficiência, no C ou C++ você tem o que precisa. Se você quer trabalhar com big data, python ou go vai te suprir bem, com uma dose de java, claro. O fato é: Não existe uma linguagem só pra fazer algo, não existe a melhor linguagem. Existe dia, hora, local e "pra quê", sendo que eu também acrescentaria "quem" nessa conjuntura. Se você precisa fazer uma pequena aplicação web, rápida, para alguns amigos e não tem conhecimento nem de HTML, CSS, JS e afins, com python e biblioteca streamlit você faz isso em 2 dias. Enfim, exemplos não faltam, apenas entendam que nessa área se você realmente ama isso, você vai flutuar do C++ ao Go, Julia, etc.
Exato! Eu estudei Java por um tempo e descobri que não é para mim, ele não faz nada nas áreas que tenho interesse, como: Programas desktop de alto-desempenho como um AutoCAD, Blender; não serve para jogos mais pesados, para robótica(tarefas de alto rendimento), não irá me atender tão bem em aplicativos mobile de VR,(quando se incluem elementos 3D pesados, sei que tem bibliotecas VR, mas não serve para coisas muito pesadas, como aplicações 3D interativas médicas). Então eu escolhi C++, como você disse cada um tem dia, hora, local e "pra quê", etc...
Hey Samuca faz vídeo sobre ferramentas Low Code por favor! Você vai acabar virando Java Champion hein, kkkkk. O que será que precisa para virar um Java Champion? a parte de crescer a comunidade do Java eu sei que tem, mas deve ser mais difícil, vejo muito JC professor de universidade e que escreve livros famosos, como o Kay S. Horstmann que é JC e é autor do famoso livro Core Java. conheço também o Dr Heinz Kabutz, os cursos de Java desse cara são espetaculares, a escola dele JavaSpecialists é bacana. Corre atrás para virar um Java Champion Samuca é a sua cara!
Sou da área de infra, mas sempre vou inteirando na medida do possível. Mas analisando alguns códigos simples em python eu notei que existem alguns programadores que sempre tentam de alguma forma fazer um código mais limpo possível do que ficar entupindo de módulos para resolver determinadas coisas, mas o que você. Os trouxe faz total sentido no que se refere a parte de arquitetura então talvez se pensarmos em um sistema robusto, utilizar uma linguagem mais consolidar é o mais sensato, mas acredito que a curva de aprendizado seja muito alta e por isso pra quem está chegando não tenha uma adesão tão grande quanto o Python. Acho que fica naquele cenário "não sou programador, pra que eu vou aprender algo tão complexo?"
Mas ai que está não é muito o que nós queremos é o que os ambientes precisam né? seria como na infra você falar ahh eu não gosto de linux vou colocar tudo windows e convencer a empresa a comprar licença windows para tudo rsrs, nem na microsoft os datacenters vão ser full windows imagina? Abração irmão!
Cara, muito legal mesmo. Eu tenho pensado bastante nessa questão. Estou começando como programador (e resolvi começar com Python por indicação de um amigo). Mas estou pensando porque quero ser desenvolvedor (é tipo uma fantasia fazer um programa para um supermercado(. Mas estou vendo que Pyhton é mais para dados do que para Dev.
Eu quero ser full stack em Java Script... p isso comprei curso na Udemy de Java Script, type Script e nodeJS... além um curso pra Web Devoloper... focado no front end... HTML, CSS, Java Script... Peguei um curso com dev. voltado a orientação de objetos tmb... n lembro qual linguagem... oq acha? Me inscrevi no canal, tmj gratidão.
tenho que pontuar uma coisa, programa é resolver problemas, seja em java, python, C#, C++. C, Cobol... a linguagem nunca importa, o que importa de fato é a solução. Se você criar uma solução em Action Script, e que esteja funcionando e que esteja suprindo a necessidade, isso é programar, o que você define como programador é uma visão muito fechada, que para você ser algo precisa saber como tudo funciona. Isso é uma particularidade sua, que gosta de entender o funcionamento de tudo, só que para outas pessoas isso é irrelevante, imagina eu querer saber como toda lib de java funciona, entender o core de toda lib, seria o mundo ideal, porém, a maioria das pessoas querem resolver o problema, não importa como as coisas estão funcionando por trás, e sim a solução.
Samuca, passando aqui para dar meu depoimento. Fiz estágio em uma empresa por 1 ano, não era reconhecido e fiquei muito jogado nesse tempo. Depois de ver seus vídeos não renovei meu contrato e fui estudar, fiquei dois meses desempregado e em janeiro de 2023 consegui um outro estágio. Peguei suas dicas, me emprenhei e estudava de 6 a 7 dias por semana, por varias horas. Com 1 mês nesse novo estágio fui convidado para ser JR. Agradeço muito pelos seus vídeos você não imagina como me ajudou..... Agora estou com medo dessa nova jornada e o primeiro pensamento que vem é que não vou dar conta kkkk, mas sei que vou conseguir com muito empenho e dedicação.
Usa Java?
@@Diego_ats php, mas a tecnologia é um dos pontos, sempre busque o melhor pensamento como o samuca fala.
To fazendo ADS, sera q vou conseguir vaga depois do surgimento desse chatGpt?
@@antoniooemjrpergunta você mandava currículo por onde?
@@nutellagamer1211 sim, faço ads TMB
A lógica é muito simples: a melhor linguagem é aquela que resolve o problema e paga as suas contas HAHAHA
Comecei a carreira com Java, e via muitos colegas brasileiros torcendo o nariz pro Java, algumas vezes ate me perguntei se eu nao deveria aprender e investir em outra linguagem tipo python (afinal todo mundo sabe e adora). Mas agora tudo fez sentido: essas pessoas nao trabalhavam com grandes sistemas complexos e distribuídos como eu trabalhei. A organização que a gente consegue com o Java pra escrever regra de negócio e arquitetura é outro nível. Essa questao de escolha de linguagem sempre me gerou dúvidas, mas agora deu pra entender melhor porque os sistemas grandes que eu ja trabalhei na gringa, tanto legados quanto os novos eram Java based e ponto final.
fico aliviado em saber disso. java é a minha preferida.
@@joao6688 É isso aí!
seu ponto de vista pode estar atrelado ao ambiente java que esta incluída. já vi sistemas grandiosos que atendem toda São Paulo feitos em python mais especificamente em Pyramid .
Eu estou aprendendo Java e estou adorando depois de um tempo com Javascript mais pro front estou gostando de Java...
@@douglassoaressantos9208 Qual era a finalidade do sistema ? Tem que ver isso…
Todo programador vai puxar a sardinha pro seu lado! Faz parte, eu também faço isso, mas é sempre um prazer assistir o Ruivão!
Obrigado meu querido, python é legal e eu pretendo usar em alguns casos mas em ENTERPRISE que é aonde eu gosto de atuar jamais usarei
Muito bom, python é a minha linguagem inicial e eu sempre fui usando da maneira correta, iniciando com automações de tarefas, passando por análise de dados e agora estou entrando no mundo do machine learning. De fato, o que faz o python ser tão destacado são as bibliotecas escritas em C++ (pandas, skit learn, numpy, tensorflow, etc) e as ferramentas construídas em java.
O fato de Python utilizar libs feitas em C não é um defeito e sim uma qualidade. Python foi feito pensando nisso. O objetivo é justamente deixar as tarefas que exigem mais performance para serem feitas em C e depois usar Python para consumir essas libs. O objetivo é deixar o programador focar mais no problema que ele ta querendo resolver em si do que nos detalhes da máquina aumentando assim a produtividade. Você mesmo disse que grandes sistemas são feitos com mais de uma linguagem ao mesmo tempo, é justamente o que Python faz. Hoje você pode desenvolver um sistema em Python e nas partes que gargalarem pode escrever rotinas usando C e hoje também com Rust. Você chegou ao ponto de dizer que cada linha de código do Python é como usar um framework, pelo amor de Deus, não repita isso. Não tem nenhum problema em consumir libs feitas em outras linguagens com Python, ele foi feito com esse objetivo e funciona muito bem assim. Eu adoro Java também. Java é melhor que Python em algumas coisas e Python é melhor que Java em outras. Acho sua opinião muito inviezada na direção do Java, porém fica evidente que falta conhecimento sobre Python.
Cara, com todo o respeito, concordo. Fica evidente que você não sabe muito bem como funciona o Python. E dizer que Python não é uma linguagem de programação prova a sua falta de conhecimento.
perfeito o cara esta sendo super tendencioso. conheço um cara que pega o python e mastiga e ele diria que no final é tudo uma questão de arquitetura e gerenciamento de recursos.
Amigo, puxa uma tabela de performance para web devlopment que vc vai ver
@@ugorangelgemesio1013 A galera tem mania de achar que o que impacta Google, Microsoft e Meta vai afetar o sisteminha web deles. Para a maioria dos sites, maioria mesmo, não vale a pena esse ganho de performance em prol de menos produtividade no desenvolvimento. Python, PHP, Javascript, todas essas lingaugens tem desempenho mais que suficiente para atender com qualidade. O meu ponto é que a galera fica olhando resultados de benchmark pra comparar linguagens porém esquecem que não se usa python dessa forma. No benchmark são feitos usando algoritmos que utilizam muitos loops e condicionais em python mesmo porém no dia a dia se usa python consumindo libs feitas em C ou Rust então esses loops e condicionais foram escritos nessas outras linguagens.
Algo que me fez se apaixonar muito pelo java, é que a linguagem é altamente organizada e detalhada, você sabe de onde vem tudo e você acaba tendo mais controle do que está fazendo, a verbosidade do java acaba sendo um dos seus pontos fortes, só percebe as pessoas cujo os detalhes e a necessidade de controle das coisas são de extrema importância para eles.
Concordo com esse ponto de vista. Em Python e em qualquer linguagens de tipagem dinâmica fico muito confuso na hora de analisar o código, porque não sei se aquela variável que estou lendo é um texto, um número, um array ou seja lá o que poderia ser. Só posso concluir que é "alguma coisa". Acho horrível ler código e pensar que todas as variáveis basicamente podem ser qualquer coisa. Por conta disso, até fico com um pé atrás ao usar a palavra reservada "var" do java 10. Sigo tentando melhorar esse ponto e acostumar
Concordo totalmente, amigo. Eu, vindo do java, tenho que fazer um esforço danado para aprender essas linguagens "mágicas" que com pouca escrita fazem muita coisa.
Java é um saco.hahahahahh
eu sou dev java a mt tempo e esse cara é muito fanboy de java... ele é tao fanboy e se acha tao programador que deixa de ser um real programador como ele acha que é, pois quem é real programador nao é fanboy de lang
Python aluga uma mansão na cabeça dos javeiros. Python é fácil ? sim e não. Python tem seu easy mode mas tambem te da a opção de utilizar libs mais enxutas e configurações mais baixo nivel, tais como: subprocess , cffi, ctypes, os, socket ... Eu acreditava em python Easy mode até ver um senior top das galáxias mostrar o abismo para esploração habita na linguagem.
Vamos por partes: Python é uma linguagem de programação, sendo ótima por ser capaz de se integrar com outras partes do sistema, obter dados e processar de forma fácil. Ela foi fortemente adotada em distros Linux no lugar do perl e muitos softwares que usamos dentro das distros linux usam python, desde software de comand-line a Suítes Offices. O problema é se acreditar, que com uma ferramenta você resolve tudo.
Java é baum? Sim, mas tenta usar ele para desenvolver jogos, como, por exemplo, o Minecraft, a Java Edition, é muito mais pesada que Bedrock, sendo feita C# (leia a errata), então C# é a melhor linguagem de programação por ser boa para jogos? Não, o C#, ainda é muito dependente o ecossistema Microsoft, principalmente do dotnet (não o core, ou, mono, o proprietário mesmo), tornando ele difícil de ser usado em servidores Linux e para desenvolver aplicações nativas em para outros Sistemas fora o Windows.
O NodeJS, é extremamente bom para desenvolvimento web, principalmente quando falemos do sistema de Threads não bloqueantes e IO assíncrono, isso trona ele bom também para desenvolver micro serviços na arquitetura REST e REST Full. Ele é muito usado no desenvolvimento móbile, por conta do React Native, que para maior parte das aplicações ajuda muito. Para aplicativos desktops, eles podem ser feito em electron, o VSCode é construindo em cima de Electron, isso torna o Nodejs a ferramenta perfeita? Não, ele pode ser bom muito para assync, no entanto, ele não possui um foco no desenvolvimento paralelo no uso de theads e processos como C++ e Java, abstraindo isso dos desenvolvedores. Por causa disso, podemos ter dificuldade de termos um sistema escalável, como consequências você não vê bancos de dados feitos em nodeJs e até mesmo jogos AAA, só alguns para navegadores e feitos RPG makers da vida.
Resumindo: linguagem de programação, é uma ferramenta e cada ferramenta é apropriada para um trabalho. Conhecer múltiplas ferramentas, te torna um profissional versátil. Poderia ser trocado o título para: "Java não faz o que Python faz": tenta desenvolver em Java, um programa que intermediei o FFmpeg instalado na minha máquina, com uma ferramenta que baixe os vídeos do TH-cam e a interface gráfica para o usuário interagir com tudo isso. Não é atoa que o TH-cam-dl, dnf do Fedora e a Nala (gerenciador de pacotes deb melhor que o APT) são feitos em python.
Errata: Como foi dito em alguns comentários de resposta o Bedrock foi feito em C++, não em C#, no entanto, mantive no texto original e apenas adicionei uma errata.
Obs: Como meu comentário teve mais curtidas do que imaginava, devo deixar claro que sou apenas um universitário e meu objetivo era fazer um complemento ao vídeo do autor, acredito que o ponto principal do vídeo dele era: Python não é bom para tudo, sendo o que vendem muito por aí. Devo dizer que concordo com isso, não tinha o intuito de gerar uma guerra com autor, apenas expandir a discussão.
Bicho matou a pau... Comentário raiz, c essa aí o ruivão não contava rs mas claro, sempre vamos puxar sardinha para o nosso quadradinho
Eu não entendi esse exemplo final.
O que o Python tem que te ajudou a mexer com FFmpeg?
Ou que te ajudou a fazer interfaces gráficas?
O que o *Python* como linguagem tem, não as bibliotecas que já tem prontas ao monte por aí.
Java consegue sim chamar bibliotecas nativas: JNI.
E qualquer coisa gráfica foge do escopo da linguagem, porque você sempre vai depender de bibliotecas externas ou de abstrações externas.
As pessoas não conseguem discernir linguagem do ecossistema dela.
E o Minecraft foi refeito em C++, não em C#.
Que são linguagens completamente diferentes.
Advinha: a maioria dos jogos é feito em C++.
Por quê? Ele compila até numa batata, é rápido e é orientado a objetos.
Por que não C? Não é orientado a objetos, muito boilerplate.
Por que não Python? É lento, precisa de uma JVM host.
Por que não Java? É lento, precisa de uma JVM host.
Lento comparado ao C++.
E os scripts só são feitos em Python porque assim eles não precisam ser compilados ahead of time, sendo compilado, ou incluído, apenas o interpretador do Python daquela arquitetura.
Poderiam ser feitos em bash, mas bash é mais difícil de programar do que Python.
@@donizetevida2149, boa noite, tudo bem?, como o sua resposta foi quebrada em três partes, separarei cada parte com o temo principal dele em coxetes.
[Minercraft]
Realmente o minecraft, foi reconstruído em C++ e quando escrevi o comentário acabei me passando e não percebi o meu erro. Agradeço pela correção.
[FFmpeg]
O ponto não é que o python contribuiu em algo relacionado ao FFmpeg diretamente. O ponto era que é mais fácil se ter um aplicativo em python que se comunique nativamente com uma distro Linux, do que uma em Java, dado a escolha que a comunidade Linux fez em adotar o python no lugar perl em relação à linguagem de Scripts. Citei o exemplo de uma aplicação que fazia bem essa integração, que foi o youtube-dl. Tenho conhecimento que o Java pode fazer isso, assim como Python pode efetuar algumas coisas que o autor do vídeo citou.
Eu posso ter me comunicado de maneira errada e por isso peço desculpas, eu não discordo do que o autor do vídeo falou em nada. O problema não é o python, mas sim ele ser vendido como solução magica para tudo. Por mais que eu possa usar Java para acessar uma biblioteca nativa, faz sentido o uso disso em excesso (como uma linguagem de scripts faria)? Isso poderia causa perca de desempenho na minha aplicação, já que o java se comparta melhor, quando se tem o maximo de código nativo que a JVM pode executar.
[Uso do Python no lugar do Bash]
Então concordo com você, poderia ser feito em bash, usando fish, ou, qualquer outra linguagem.
[Ecossistema x Comunidade X Arquitetura de Linguagem]
Só que discordo de você em um ponto: o que torna uma linguagem boa para x função, não é apenas sua arquitetura, mas a sua comunidade. O NodeJS, é a prova disso, ele não foi projetado para o desenvolvimento Android, mas o Facebook com o React Native tornou ele bom. O ecossistema que a linguagem está inserida, suas bibliotecas e sua arquitetura somados define uma boa linguagem.
Tanto Java como Python, tem comunidades em volta que tornam eles ferramentas ainda melhores. O que eu não concordo, é deixarmos de lado as qualidades que cada ferramenta tem e como podem ser usada para desenvolver soluções melhores.
Cara, seu canal é muito bom kkkkkkk, morri de rir com a compração do cano.
Fico feliz em ver esse tipo de conteúdo, porque sinto que fiz a escolha correta em escolher Java para focar meus estudos (atualmente mexo com front-end usando TypeScript e React e Java com Spring pro back)
Que combinação monstro essa sua em, uma combinação que pode lhe render bon$ re$uldato$ parabé$ você me da muito orgulho!
Concordo com absolutamente tudo o que tu falou. Programo em Python e tava me sentindo muito "vazio" e "limitado". Por ser tão simples, as vezes nos deixamos cair na zona de conforto. Peguei boa parte da base teórica de Java e comprei um curso interessante do Nélio Alves, pretendo no futuro ter esse arsenal de linguagens na mão e saber lidar com tudo. Jamais se limitem galera, saiam da zona de conforto.
É esse que eu estou começando a fazer agora
Top seu vídeo. Sou do mundo Java e o que me fez apaixonar por isso foi toda essa arquitetura... Show! Parabéns, continue sempre trazendo esses assuntos.
Vi dois vídeos do canal e já estou apaixonado. Assim como mencionado, pensar fora da caixa e ter um canal de desabafo torna o canal mais "real". Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado pelo carinho
Seja bem vindo irmão
Você falou em projetos grandes, mas por exemplo o Instagram roda em Django, a maior implementação Web em Python. Isso não dá algum mérito pro Python? É umas das top redes sociais do planeta, senão a maior atualmente.
Parabéns pelo conteúdo Samuca! Sempre achei estranho isso de falarem que o Python faz muita coisa com poucas linhas de código como se fosse magica. Sempre soube que tinha algo por trás mas nunca tinha pesquisado mais a fundo. Graças a vc vi que estava certo kkkk Fico ainda mais feliz por ter escolhido estudar e trabalhar com Java
Python é Interpretado e Copilado também... O problema é que a galera quer causar, como pode um cara dizer que não ver um programador quando este usa Python kkkkkk.... Agora o que define um programador é a linguagem que ele usa? Aonde chegamos!! Então posso deduzir que, eu sabendo C++, C#, PHP, Rails e Python sou 5 vezes mais programador que um outro colega que só manja de uma linguagem? kkkkk
Por que você não abordou o trabalho que a Fundação Python está realizando em retirar o GIL? Por que provavelmente não é de seu conhecimento, e não há problema nisso! O problema é que a discussão fica rasa, e totalmente enviesada.
Em resumo, não existe bala de prata e por esse motivo no decorrer da carreira você vai trabalhar com diversas linguagens.
Exatamente
Samuca, concordo contigo no começo do video.. eu entrei para a programação por dinheiro só que no final eu vi que isso não importava mais do que gostar de programar, o bom é que eu peguei o gosto e agora faço meus codigos bem melhores e consigo estudar melhor, quando vc gosta do que ta estudando vc entende melhor e foi assim comigo kkk com o tempo eu peguei gosto
Sempre temos uma motivação mas precisamos ver se existe uma sustentação para essa motivação! rsrs
Me too man
Samuca, acabei de ser contratado como Júnior numa empresa bem legal em BH, migrei agora do PHP para o Java, já tinha base muito sólida na área de programação e nos conhecimentos em Ciências da computação, me candidatei a vaga só quando me senti muito preparado, e graças a suas dicas também, dei show nas entrevistas e no treinamento venho me destacando também.
Você me enche de orgulho Vinicios fico sem palavras!
Gratidão pelas informações, Como teria uma mentoria sobre carreira profissional contigo?
Salve irmão eu estou montando esses conteúdos para serem sinceros com vocês.
Samuca o terror dos vendedores de curso de python...kk.
Só um pouquinho! rsrs...
O python ocupou um triplex imenso na cabeça de muita gente após assumir a dianteira nas AIs.
E como a gente sabe o mundo tá cheio de exemplos de aplicações cheias de gargalo e que não escalam por causa do Python tipo Instagram, Reddit, Stripe, Sentry
Cara, esse video eh completamente desinformativo.
Muito bom! Óptimo Canal. Voce me fez ter coragem de aprender JAVA. pRTIMEIRO quero aprender CÁLCULO, INTEGRAL, LIMITES E DERIVADAS... PQP . AMO PYTHON, MAS VOU ATRAZ DO JAVA SIM!!!!
Seu canal é um dos poucos que possuem informações de qualidade sobre TI. Parabéns!
Obrigado meu amigo
Excelente vídeo como sempre, graças a você venho me motivando mais e mais para me aprofundar no java. Uma dica para identificar se você programa por amor ou por dinheiro é perceber se você quando está programando se assusta com o horário e percebe que já é de madrugada kkkkk.
eu gosto muito, meu sonho de criança trabalhar com tecnologia, nem vejo a hora passar, acredito q trabalhar com o que gosta é a melhor escolha
Toda opinião deve ser respeitada.
Não dá de comparar o Python e o Java pois são duas tecnologias com filosofias diferentes.
Mas em certas situações, o uso de uma linguagem ou outra pode ser viável. Não se usa a mesma linguagem pra tudo.
Nem todo mundo precisa saber de tudo.
Um mecânico não precisa saber o tudo de Engenharia Mecânica e Química para saber concertar um carro.
As linguagens são camadas de abstração para tornar todo o processamento binário do computador algo mais simples.
E hoje em dia não precisamos reinventar a roda para certas tarefas, para isso temos Bibliotecas e Frameworks que já vem com várias coisas prontas, em todas as linguagens de programação.
Se você quer ir ao um outro nível como programador, saiba que apenas com Java ou Python ou qualquer outra linguagem você não vai conseguir.
Não se apegue muito com a sua linguagem de programação preferida, pois ele não vai servir para tudo.
Gostei da explicação. Parabéns. A analogia do cano de esgoto funciona! O que você recomenda para quem está saindo do VBA do excel e começando a compilar bases de dados para alimentar Power BI?!
Você perguntou para o cara do Java rsrs eu iria de Java até por que é uma aplicação BI
Usaria spring boot e um micro serviço usando Spring data bem bonito com triggers de disparo
Acho qualquer sistema que seja bom funcione isso mais importante.
O exemplo do cano estourando com 💩 foi bem didático!! 😂😅
Java foi minha primeira linguagem que aprendi (parcialmente). Parei nos Generics.
Hoje eu estou voltando para o Java, quero que ele entre bem gstos0 em mim.
Bateu uma inspiração, resolvi fazer um programa que calcula a área de um trapézio do input dado pelo usuário. Python é bacana para resolver desafios matamáticos.
Código efetuado no Python.
def area_trapezio():
b_maior = float(input(f'Digite a base maior: '))
b_menor = float(input(f'Digite a base menor: '))
h = float(input(f'Digite a altura: '))
print(f'A area do trapezio é {(b_maior + b_menor) / (2) * h} cm2')
O Python chega a ser útil para aplicações fora do escopo de data science pelo simples fato de que sua produção é mais rápida em certas ocasiões. Claro que precisamos manter o pé no chão e não utilizá-lo em tudo, tampouco colocá-lo como uma linguagem superior por ser mais enxuta. Essa discussão é meio ambígua, na verdade. Cada linguagem pode ser aplicada em um cenário, cabe ao programador conseguir se adaptar ao cenário e desfrutar da ferramenta sem menores problemas.
Exatamente
brigado Samuca! Já compartilhei o vídeo com a galera
Obrigado meu amigo.
em c+ não precisa limpar a memória após a saída da função.
é só um mantra que os pytoneiros usam pra criticar o c+
só aquilo que é alocado dinamicamente, usando o operador NEW, é que precisa ser limpo,, exemplo char * c = new char;, ou objeto * c = new objeto. Porém char c [10], char *c ="algo", int c, long c não precisa se preocupar
Olá Samuca, parabéns pelos vídeos esclarecedores do mundo da programação. Eu sou apenas um entusiasta na área de informática, gosto de usar o linux e sempre tive o pensamento de que a aprendizagem flui melhor do mais fácil para o mais complexo, como tudo na vida. Já tive contato com o Java e o que me despertou o interesse, na época, foi a portabilidade e aplicabilidade em diversos segmentos , desde que contenha chips. Nesse ínterim , conheci o Python e a sua conexão com a Ciência de Dados e diante de tantas divulgações positivas acabei por "tentar" aprender a linguagem. Como bem disse, na informática a situação pode ser um pouco diferente, pois os atalhos ou facilidades são apenas uma grande ilusão de como as coisas realmente funcionam debaixo do capô. Abraço .
Seja muito bem vindo meu amigo
Pagando minhas contas.... eu "programo até em HTML".
Pra mim dá na mesma se é a melhor linguagem do mundo ou não.
Estudei Java com POO e spring, mas não sou evangelizador de nenhuma linguagem.
Cara, parece que você ouviu a minha conversa com um colega de setor (eu sou da área) e estávamos falando sobre o Python não ser mais algo exclusivo da programação e ser requisito até de ferramentas administrativas.
Daí surgiu a idéia no meio da conversa de pessoas que se dedicam só a python por ser fácil e usar muita framework, só que isso deixa as pessoas mais vulneráveis a pensar pouco e fazer pouco.
Eu não estou condenando a linguagem, mas estou falando que as pessoas querem tanto enxugar os códigos a ponto de que não querem mais pensar em montar boas estratégias e boas aplicações para ter tudo mais fácil. Isso emburrece.
No livro 1984 já dizia que quanto mais diminui as palavras, as letras, mais fácil fica a manipulação.
Enfim, talvez eu tenha viajado um pouco, mas seu vídeo me lembrou esse pensamento.
Hehe fico feliz de estarmos em sintonia
"Todo mundo cagando..." Vai estourar o cano. Fedeu.
você é essencial nesse universo. Obrigado Samuca!
Obrigado meu irmão
Falou tudo. Eu sou fã de Java, é a linguagem que eu procur usar para tudo na vida. Muita coisa mais nova dela não cheguei a estudar, pois me tornei servidor público federal e me afastei muito do ambiente corporativo. Hoje sou pesquisador na área de Inteligência Artificial e uso bastante o Python. Porque ela é melhor que Java? Não, mas nessa área específica (IA), Python é a melhr linguagem a ser empregada (na minha opinião). Apesar de vc gostar ou ter preferência por uma linguagem pontual, é importante saber outras e poder usar o potencial de cada uma em relação à tarefa que vc precisa resolver. A organização do Java é uma coisa de outro mundo. Cada época tem uma linguagem no hype, entra ano e sai ano, chegam linguagens e o lema de todas é que "tal linguagem vai matar o Java". Só pelo fato do Java ser o alvo de "morte", já mostra que as outras a invejam e a meta é ser melhor que o Javinha. Que, a propósito, já calou a boca de muitas linguagens che chegaram por aí dizendo que tomariam o trono (C#, o mundo Javascript [mundo porque aquilo ali é um mundo paralelo de tanto framework que tem], Laravel, Ruby on Rails etc.). Mas o Java segue firme e forte! A propósito, há pouco tempo tive que voltar a programar para Android, para terminar um trabalho do doutorado e me deparei com uma segunda linguagem no Android Studio, o Kotlin. Sinceramente, eu gosto demais de programar no adnroid usando Java. Nem sequer parei para verificar como ficaria no Kotlin. Espero que não deixem de dar suporte a Android com Java, pois vi muita gente, mais uma vez, dizendo que era hora de parar de programar em Java Android. Discordo veementemente disso.
A gente que começou nessas linguagens da moda como Python e Javascript na maioria das vezes não consegue perceber a diferença entre uma linguagem robusta com frameworks maduros e as nossas linguagens. Eu mesmo estou pensando em estudar Java porque estou desenvolvendo um SaaS de gestão escolar que está ficando bem complexo e me deparei com alguns problemas que não dá pra resolver com Node e seus Frameworks.
Sua situação parece ser um CRM php, Python e node não mudaria nada.
Pra entender o que ele falou do Python ouça o porque muitas empresas usam Python de um especialista em Python.
O motivo de algumas empresas saírem do Python é a questão de ser uma linguagem dinâmica ao contrário do que ele falou que é estática.
Poesia:Que não aprende o Java, na sepultura do mundo cibernético cava!
Java é interpretado, ele parece compilado, mas é interpretado.
Que analogia doida da porra Samuca kkkk 😁😁😁 vai merda pra todo lado kkkkkk essa foi massa que me cago de tanto rir 😄😄😄😄😄
Se tiver ventilador então kkk
Trabalho com python na web usando o framework Django e concordo com tudo que você falou no vídeo. Aonde eu trabalho é mais uma escolha de rapidez de entrega , etc... mas mesmo assim não são sistemas que precisam dessa escalabilidade, porquê se precisassem seria muito melhor construir algo em golang, java, etc... que geram seus próprios binários ao contrário de python que é tudo c++ por debaixo dos panos e precisa dessa "ponte" que torna tudo mais lento...
Fico feliz com o seu argumento irmão!
Eae, estou estudando ADS, oq vcs acham do ChatGpt?
Quem aí repete o jargão do samuca também?
"Fala programadores, é aí cara o que anda programando? Galera !"
Faaaala programador! IAÊ Cara o que você anda programando?
Pessoal que vende curso do python omite essa informação que a Netflix está trocando o código para java. Falam apenas que a Netflix utiliza python.
.
Calaru vieram com força agora aguenta a verdade na cara rsrs.
Minha linguagem principal é, e ainda vai ser Python , mas entendo o que foi exposto no vídeo, sei que Java pode ser fantástica, já programei Java na faculdade e eu odiei ! meu objetivo com linguagem compilada é o GO, eu acho que a sintaxe fica mais suave e a produtividade é muito maior !
Eu comecei estudando C#, mas uma pessoa da área disse que era melhor eu comecar aprender Python
Escute a você mesmo e olhe o mercado
@@cursodetecnologia e aí Samuca, mesmo tendo pesquisado bastante, minha conclusão é que python, tem demanda e muito profissional, C# tem menos demanda, e pouco profissional, sendo assim, teoricamente, é mais valorizado.
Samuca kkkk quero uma série sua andando de kart pela primeira vez, corre que ainda dá tempo de degustar um pouco do sonho, aqui em SP tem bastante pista, e vc tá com o tamanho e peso ideal.
Rapaiz tu quer ver eu chorando né hehe! Obrigado pela consideração irmão!
Eu sou do mundo Java, entretanto não me limito a mesma, atualmente trabalho com uma serie de linguagens aqui na Europa e serio para quem esta ligado nas versões mais recentes do Java sabe que ele esta vindo para bater de frente com as linguagens mais performáticas como por exemplo Golang com o Goroutine e atualmente Java com o Project Loom.
E eu gostaria de complementar uma coisa, linguagem de programação é somente uma ferramenta para um fim.
Ótimo video. É realmente muito importante entender o que está acontecendo por trás do que uma linguagem pode fazer. Ter abstrações demais e não buscar entender o processo, é ruim para o aprendizado.
Comecei como programador e hoje estou na área de dados como engenheiro de dados, quando programador era DEV Back python e hoje em dados o carro chefe é python, então tenho uma certa experiência na linguagem, é uma coisa é certa o python é extremamente limitado, pode não parecer, porém em projetos grandes o python é o problema ao invés de ser a solução, tanto que grande parte das bibliotecas python, é desenvolvida em outras linguagens como, C, C++, Rust, Java entre outras
"melhor nem pior, apenas diferente.." visão clean, tmj
Esse é um dos nossos
Chatgpt, maior modelo de ia do mundo: criado em python
Negativo, só apenas a parte onde a IA te fornece as respostas, aí sim é em Python ou uma linguagem de script para fornecer a resposta mais rápido possível, mais a estrutura da IA foi programada em uma das linguagens Tipadas tem C , C++ , java .
Ponha na cabeça tudo que é criado para ser algo que armazene uma carga extrema de dados é produzida e codada em uma linguagem fortemente tipada , pela segurança que a tecnologia dela oferece.
Python , JS, nodejs, são usadas para entregar resultados rápidos e eficaz, são muito usadas em conjunto com linguagem tipadas para entregar a leveza e agilidade para o público final.
Mais absolutamente nada feito para ser algo confiável é feito 100% usando Python
@@xandao0219 modo de falar amigo, obviamente que um desenvolvedor saberia disso. E sim a maioria foi em python, as bibliotecas que a Google criou que foram criadas em c, ou c++. Mas python foi a linguagem escolhida para usá-las.
@@xandao0219 outra coisa. O chat gpt não foi estruturado em c, c++ ou java foi estruturado em python. As bibliotecas tensorflow e pytorch que foram feitas em c ou c++.
Esse exemplo falso cano foi phoda 😂😂
Temos que entender qual o propósito de cada linguagem.
Java nasceu para ser " Enterprise".
Python nasceu para ser um script "cola" que "junta" outros programas.
Seu comentário me fez lembrar que se usar python para enterprise vai ser tudo colado com cola remendão rsrs
kkkkk com certeza, falou certinho campeão
O entusiasmo que o Samuca fala do Java me da até vontade de estudá-lo.
Eu trabalho com c# e onde trabalho está bem consolidado. Para estudar Java agora só se fosse para fazer umas brincadeiras em projetos pessoais.
Rapais convence o povo e colcar umas coisas ai em Java a sempre tempo de ter rsrs agora com micro serviços isso melhorou ainda mais! Eu trabalhava no BTG e tinha programas de C# conversando com Java e o Sales force tudo junto rsrs!
Java, C e Perl são as maiores bases de toda a tecnologia.
Eu trabalho com as duas: com Python e com Java... mas vejo que me adaptei mais com Java... Gosto das duas e acho que Python tem grande utilidade em análise de dados como foi dito no vídeo... Python é muito utilizado para automações.... e Java para aplicações de grande porte onde se precisa ter controle de todos os detalhes... cada uma das linguagens tem suas utilidades.
Eu concordo, eu tive o pensamento de procurar a linguagem mais "facil para começar", comecei com python, aprendi umas coisas, mas sempre achei que faltava algo na linguagem, depois fui para javascript, no front end, gostei, depois tive que aprender Typescript, gastei tambem, depois eu comecei no back end com node, descobri que nao gostava tanto de front kkkk, ai me deparei com orientação a objeto no javascript e percebi que eu deveria aprender, pois é bom para aplicar boas práticas, clean code, SOLID, etc. Então eu me sentido como se tivesse perdido tendo estudando programação funcional, já que no final das contas orientação a objetos seria o ideal, e o typescript vem para resolver varios problemas que o js tem com tipagem com dinâmica, Enfim, acredito que essas linguagens que deixam as coisas muito soltas, tudo muito resumido não é bom principalmente pra quem tá começando, abre muito espaço para praticas ruins, e deixa de exigir conceitos importantes da programação.
Estudei Rust por um tempo!
Mas voltei para o Java, a verbosa, e minha amada!
essa analogia do cano é perfeita kkkkkksakakakak
Hehe
Queria muito, MAS MUITO MESMO, que você fosse meu vizinho, a gente ia se divertir muito com tabuleiros, videogames antigos, programando e tomando cerveja escura
Tirando a pinga os game retro iam pegar fogo aqui
Faaala Samuca! Acho que até já falei isso aqui, mas só vi o quão absurda é Java quando eu rodei o MESMO Minecraft no windows e depois no Linux. E teve também quando eu rodei um jogo Android no PC (no caso o autor disponibilizava o código fonte). A abstração que a JVM faz do SO é braba.
A portabilidade dele é bruxaria pura!
Os cara querem discutir com a linguagem que foi usada pra fazer o minecraft... Ja começa por ai.
Java edition não roda no meu PC de batata 😔, o Feito em C++ roda de boa, mais aí já é demais kkkk
Samuca abre um canal na twitch, e divulga nas redes, tu tem muito para acrescentar na vida das pessoas, vai bombar !!!
Olha que eu abro em!
Cara 😂😂😂 que desgraçado, instiga a gente a esperar o fim do vd ✌❤
Wahahaha
No meu dia-a-dia eu uso o Typescript, mas vendo o samuca falar da muita vontade de aprender Java. Minha meta é um dia aprender
Vem pro mundo do java meu querido! #_#
Vou avisando! É um caminho sem volta! 😂😂😂😂😂
Eu também cara.
@@cursodetecnologia O cara está tentando concostar novos menbros para a ceita do Java ;-; kkkkkkkkk
Comecei com Java e migrei pro python. Nunca fiz essa comparação entre as linguagens. Simplesmente uma é melhor para uma coisa e outra é melhor para outras coisas. No final, uma complementa a outra. Esse papo de uma linguagem é melhor que a outra é bobagem. Sempre foi e sempre será
Fato na classe da faculdade de ciências da computação de 40 alunos uns 10% sabia programar mesmo. É um fato! Tem gente que tem uma habilidade natural que outras não tem
Gostar e ser apaixonado por isso ajuda demais! Boa irmão obrigado pelo apoio!
Eu quero aprender Pyton para conhecer um pouco o mundo da computação!
Opa Samuca td bem?? Cara eu tenho algumas considerações pelo seu vídeo.
Dá pra ver a sua paixão pela programação e pelo Java em si, mas algumas coisas parecem ser um pouco confusas do ponto de vista de objetivo. Vc pode separar os programadores em dois grandes grupos, aqueles que amam a tecnologia pela tecnologia, e aqueles que amam pq ela resolve problemas. Vc parece ser do primeiro grupo, eu sou do segundo. Pensando nisso, eu como cientista de dados não vejo como eficiente programar 100 linhas de código enquanto poderia escrever 50, isso pq não estou interessado em saber como o compilador funciona ou nada assim, estou preocupado em resolver o problema de dados que eu tenho para o meu problema de negócios. A sua frase "vc escreve 5 linhas de código e acha que está programando" parece ter a conotação de alguem que valoriza mais a complexidade da solução do que a solução propriamente dita, mas a complexidade dela é a coisa menos importante. A pasteurização por exemplo é uma técnica extremamente simples mas que resolve brilhantemente o problema da contaminação de alimentos. Separemos as coisas, vc quer ser complexo ou eficiente? É possível ter as duas coisas até certo ponto, mas se eu elevar uma delas ao extremo, no meu caso a eficiência, então a outra é inevitavelmente sacrificada
Bom vamos lá boa noite, eu não quis diminuir ninguém mas é uma resposta a um argumento bem fraco que todo mundo que mexe com python quer usar como mágica que é escrevo menos, o Java e a orientação objeto tem uma proposta de ter funções métodos bem escritos e bem explicados, logo por tal motivo você precisa usar longos textos pois o código não é procedural e não fica todo explícito em um único lugar, se usa técnicas para separar e dividir o código por contextos de regra de negócio preparando o programa como um todo para ser adaptativo a contextos similares ou muitas vezes idênticos, ou seja eu quando faço um sistema de leitura de fila de dados por exemplo, nunca mais eu faço ele novamente, pois eu desenho a aplicação de uma forma que o reaproveitamento de código é total ou seja eu não escrevo mais do que uma vez um contexto na minha vida, essa é a grande magia da boa orientação objeto, infelizmente eu não vejo isso na programação quando vejo projetos em python, é evidente que a preocupação é como você mesmo explicou aí, apenas a entrega a qualquer custo e esse custo existe, o custo de o próximo que pegar o seu código precisar entender todo o contexto pois você está colocando todo o contexto em um único bloco de programação, logo esse contexto está funcional e correto porém ruim de dar manutenção, quando alguém crítica um bom código Java escrito da forma correta eu me pego a pensar se não é só preconceito com a orientação objeto, pois a orientação objeto é como organizar a casa se alguém não gosta de organização me soa estranho, bons projetos feitos em Java são mais fáceis de dar manutenção e eu já comprovei isso ensinando trainees com poucos meses de conhecimento que atual em projetos complexos e fazendo o uso correto da orientação objeto, python para dados é o que ah de melhor, se eu um dia atuar nessa área com certeza irei levar minhas manias de orientação objeto para o código, para mim não dá fazer blocao de código cheio de contextos de negócios que entra algo e sai do outro só o resultado, isso antigamente nós chamávamos de legado eu já nem sei mais como a galera anda chamando, eu ti proponho o desafio que eu faço sempre em meus códigos, de escrever um código inteiro bem grande e entregar para um amigo e junto com ele sem explicar nada perguntar para ele se ele está entendendo o que está escrito, se ele pedir um dia ou dois para entender, eu diria que o código não está bom, um código precisa ser do tipo, bati o olho e já sei tudo que está ali. A única parte boa de código desorganizado de é que existe parte boa é que ele gera retrabalho e acaba gerando mais empregos
Espero que não se ofenda, mas eu resolvi levantar essa bandeira por que eu senti na pele a dor de mexer com projetos que o foco é só entregar, para mim isso devia ser evitado
@@cursodetecnologia Não me ofendi não kk, eu só noto uma grande parte da comunidade dev valorizando muito de forma implícita a frase: "a programação precisa ser custosa" do ponto de vista de esforço para se programar mesmo, eu não sou a favor disso. Inclusive sou bem a favor do low code, utilizamos em alguns projetos na empresa que trabalho inclusive, é bem mais fácil de fazer uma pessoa que não tem tanto conhecimento embarcar no projeto. Quanto a facilidade de dar manutenção no código, o Python tem suporte a orientação a objetos, mas não é obrigatório, e eu uso inclusive, ele só não é tão verborrágico quanto o Java. Eu não sei vc mas para um trainee q vc mencionou eu imagino q seja mais fácil entender o que significa "print" do q "System.out.print"
Gostei do seu vídeo. Me fez abrir minha mente. Pretendo estudar Java!
Fico muito feliz!
Magina o Jimmy do Matanza andando de cart. Hahahaha
Ia ser um club dos canalhas
Fiquei sabendo que a Netflix tá pondo Cython no lugar de Python, real...
Sério? se continuar assim acho que o Cython vai começar aparecer mais como llinguagem
Grande Samuca você tem ótimas opiniões tá certo em equilibrar o papo e ter humildade !!!
Opa, Samuca, tudo certo? Então, cara. Gostei do seu vídeo e concordo com o ponto que Python provavelmente não escale mais do que Java, mas o Python vem sendo usado no mercado web a bem menos tempo que o Java e toda a velocidade do Java que você comenta se deve ao JIT que é bem eficiente, o Python realmente tem foco em ser uma linguagem mais fácil e não vejo isso como um problema, já que é um jeito dela ter um diferencial. Sobre as chamadas de C para o Python, não entendi seu ponto, a JVM também faz chamadas pro C e se tu abrir o código fonte da JVM vai ver que boa parte também é escrita em C++, praticamente toda linguagem interpretada faz isso porque funções como len() tem que ser extremamente performáticas e é impossível um interpretador fazer isso na velocidade que se espera. E conceitualmente acho que você foi enviesado, o Python consegue fazer cache igualmente, por isso código Python sempre é executado mais rápido e o slide que você usou da JVM basicamente mostra como é feito o processo e passado para o JIT, enquanto o do Python é bem simplificado e praticamente funciona da mesma forma que a JVM, o python gera arquivos como a JVM também, tu pode rodar e ver na pasta pycache por exemplo. O ambiente do Python nas novas versões vem consertando esses problemas de performance que a linguagem tem em relações as outras, espero ter uma discussão produtiva e educada aqui. No mais, recomendo que você leia o livro "Python fluente" do Luciano Ramalho, dá uma boa overview como a linguagem funciona.
Fala Cristian posso dar uma olhada no livro sim, e obrigado pelo comentário!
Python/lua são linguagens de FFI e das chamadas que vc falou da JVM/Java chamar C/C++ não tem nada a ver, mas é como eu falei linguagem de FFI ( se vc quer ser bom ou estar entre os melhores do python vc deve aprender C/C++ de ponta a ponta ). Python é facil fazer o basico e dificil fazer o avançado pq esquecem para oque ela foi feita
@@onigurumaa Não entendi seu ponto. Python é linguagem de proposito geral e Java faz ffi também. Concordo em partes, mas sim pra entender bem o Python tem que entender como a lang funciona e envolve bastante C, mas a documentação do Cpython ajuda bastante.
@@onigurumaa Até o Elon Moska falou que usa C++ com python
@@Jonathan-kw6jw Sim, vc sabe oq significa linguagem de FFI ? Ta ai a explicação, bem simples na vdd.
O Pessoal não sabe 1% de python. Calma, a cobrinha incomoda
Real, tava em duvida de qual linguagem ia aprender, mas ag já decidi, vou de PHP mesmo
Hoje trabalho com Python, mas não adianta, JAVA foi amor a primeira vista!
Estou voltando a estudar a todo vapor, pra entrar neste mundo JAVA.
Que orgulho
Perfeito Samuca cirúrgico o comentário. Quero um dia ser experto em Java e serei
Vai ser sim mano
Tem que ser igual a eu, sei das mais difíceis até as mais fáceis. Pelo menos o básico. Apesar de que algumas linguagens eu domino mais.
Legal o vídeo, como você usa Java para grandes sistemas você poderia dar umas dicas de como começar com TLA+?
Python é uma linguagem muito útil para você iniciar no mundo da programação e aprender lógica, mas eu acho que logo tem que se abrir o leque de linguagens. Quero pegar uma base de frontend e depois minha próxima parada vai ser no java
Na minha opinião é o oposto.
Primeiro vem uma boa base em linguagens mais complexas como C, C++ ou Java, C# se quiser pegar mais leve kkk, ai sim você vai pra qualquer lugar e lado sem nenhuma dificuldade de aprender
Se você começar com essas linguagens rasas de script você vai ter uma falsa sensação de saber e vai ter uma ENORME dificuldade de aprender linguagens mais complexas... não entendendo o motivo de ter dificuldade.
@@Jonathan-kw6jw esse é um outro modo de se ver as coisas, interessante o seu ponto de vista
@@Jonathan-kw6jw cara comigo foi a mesma coisa, a primeira linguagem que eu tive contato na faculdade foi C puro, sem o ++. e acho que foi a melhor coisa, depois fui pra C++ e JAVA, quando eu peguei pra ver linguagens de baixa complexidade como PHP, python, da ate vontade de rir de tao facil, zero dificuldade
@@Jonathan-kw6jw Para pessoas que estão começando a aprender a programar, linguagens de script podem ser uma escolha mais acessível, permitindo que elas se envolvam rapidamente na criação de projetos funcionais e se familiarizem com conceitos de lógica e estruturação de código. Isso pode aumentar a motivação e a confiança do iniciante. A escolha da linguagem também depende do campo de interesse do desenvolvedor. Por exemplo, se o objetivo é desenvolver aplicativos móveis, linguagens como Swift (para iOS) ou Kotlin (para Android) podem ser mais relevantes. Isso siguinifica que a escolha da linguagem que vai começar na carreira depende dos seus objetivos.
Quando um atendente fala que o sistema tá fora do ar e penso comigo mesmo. Esse programador não sabe java. Amigo continue brutalmente sincero.
Obrigado meu amigo
Eu uso Python em ambientes linux para automatização de operações da rotina, mas não é o sistema (linguagem ADVPL) e, até mesmo no AWS, Lambda, event bridge e algumas coisas serverless. Acho o Java uma boa linguagem também, mas no meu contexto eu não o utilizo muito.
O não-resumo desse vídeo é a série de vídeos do Fábio Akita - Sua linguagem não é especial.
O que o Samuca fez foi basicamente resumir um cenário muito claro: Linguagens tem dia, hora, local e "pra quê" para serem utilizadas. Como ele bem mesmo disse, se seu foco supremo é eficiência, no C ou C++ você tem o que precisa. Se você quer trabalhar com big data, python ou go vai te suprir bem, com uma dose de java, claro. O fato é: Não existe uma linguagem só pra fazer algo, não existe a melhor linguagem. Existe dia, hora, local e "pra quê", sendo que eu também acrescentaria "quem" nessa conjuntura. Se você precisa fazer uma pequena aplicação web, rápida, para alguns amigos e não tem conhecimento nem de HTML, CSS, JS e afins, com python e biblioteca streamlit você faz isso em 2 dias. Enfim, exemplos não faltam, apenas entendam que nessa área se você realmente ama isso, você vai flutuar do C++ ao Go, Julia, etc.
Exato! Eu estudei Java por um tempo e descobri que não é para mim, ele não faz nada nas áreas que tenho interesse, como: Programas desktop de alto-desempenho como um AutoCAD, Blender; não serve para jogos mais pesados, para robótica(tarefas de alto rendimento), não irá me atender tão bem em aplicativos mobile de VR,(quando se incluem elementos 3D pesados, sei que tem bibliotecas VR, mas não serve para coisas muito pesadas, como aplicações 3D interativas médicas). Então eu escolhi C++, como você disse cada um tem dia, hora, local e "pra quê", etc...
Hey Samuca faz vídeo sobre ferramentas Low Code por favor! Você vai acabar virando Java Champion hein, kkkkk. O que será que precisa para virar um Java Champion? a parte de crescer a comunidade do Java eu sei que tem, mas deve ser mais difícil, vejo muito JC professor de universidade e que escreve livros famosos, como o Kay S. Horstmann que é JC e é autor do famoso livro Core Java. conheço também o Dr Heinz Kabutz, os cursos de Java desse cara são espetaculares, a escola dele JavaSpecialists é bacana. Corre atrás para virar um Java Champion Samuca é a sua cara!
Faço cim irmão tenho de provar umas para falar com propriedade =)
@@cursodetecnologia De sugestão o CronApp que no final gera código em Java (sqn)!
Sou da área de infra, mas sempre vou inteirando na medida do possível. Mas analisando alguns códigos simples em python eu notei que existem alguns programadores que sempre tentam de alguma forma fazer um código mais limpo possível do que ficar entupindo de módulos para resolver determinadas coisas, mas o que você. Os trouxe faz total sentido no que se refere a parte de arquitetura então talvez se pensarmos em um sistema robusto, utilizar uma linguagem mais consolidar é o mais sensato, mas acredito que a curva de aprendizado seja muito alta e por isso pra quem está chegando não tenha uma adesão tão grande quanto o Python.
Acho que fica naquele cenário "não sou programador, pra que eu vou aprender algo tão complexo?"
Mas ai que está não é muito o que nós queremos é o que os ambientes precisam né? seria como na infra você falar ahh eu não gosto de linux vou colocar tudo windows e convencer a empresa a comprar licença windows para tudo rsrs, nem na microsoft os datacenters vão ser full windows imagina? Abração irmão!
Eu sou de python mano, mas eu sempre tive noção das desvantagens
_"Como esse código funcionou?"
Programador Python: "Não sei, só sei que foi assim".
🤣🤣🤣
Javeiro consciente, quer controlar tudo, python é produtivo por isso tem menos controle.
Cara, muito legal mesmo.
Eu tenho pensado bastante nessa questão.
Estou começando como programador (e resolvi começar com Python por indicação de um amigo).
Mas estou pensando porque quero ser desenvolvedor (é tipo uma fantasia fazer um programa para um supermercado(.
Mas estou vendo que Pyhton é mais para dados do que para Dev.
Sim irmão python para dados faz mais sentido
Eu quero ser full stack em Java Script... p isso comprei curso na Udemy de Java Script, type Script e nodeJS... além um curso pra Web Devoloper... focado no front end... HTML, CSS, Java Script... Peguei um curso com dev. voltado a orientação de objetos tmb... n lembro qual linguagem... oq acha? Me inscrevi no canal, tmj gratidão.
Ganhou um inscrito! muito boa sua abordagem e só não entende quem não quer!
Obrigado meu irmão, ou quem odeia Java sem sentido algum, seja bem vindo
Me esclareceu muito sobre as linguagens "mesmo estando no inicio dos meus estudos". Obrigado +1 inscrito 👍🏻
Uma pérola de Java no mundo, o canal do Samuca [] ☕
Obrigado meu amigo!
tenho que pontuar uma coisa, programa é resolver problemas, seja em java, python, C#, C++. C, Cobol... a linguagem nunca importa, o que importa de fato é a solução. Se você criar uma solução em Action Script, e que esteja funcionando e que esteja suprindo a necessidade, isso é programar, o que você define como programador é uma visão muito fechada, que para você ser algo precisa saber como tudo funciona.
Isso é uma particularidade sua, que gosta de entender o funcionamento de tudo, só que para outas pessoas isso é irrelevante, imagina eu querer saber como toda lib de java funciona, entender o core de toda lib, seria o mundo ideal, porém, a maioria das pessoas querem resolver o problema, não importa como as coisas estão funcionando por trás, e sim a solução.