Esquizofrenia - Sala Debate - Canal Futura - Parte 01
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- O Sala Debate desta noite fala sobre esquizofrenia, uma doença caracterizada pela perda do contato com a realidade. O paciente pode ficar fechado em si mesmo, indiferente ao que se passa ao redor ou, nos casos mais clássicos, ter alucinações e delírios. No Brasil, cerca de 1.6 milhões de pessoas têm a doença -- e a cada ano cerca de cinquenta mil manifestam a doença pela primeira vez. Antes, os esquizofrênicos eram colocados em sanatórios para loucos devido às poucas informações a respeito da patologia. No entanto, nas últimas décadas, houve grande avanço no estudo e tratamento da esquizofrenia que, quanto mais precocemente for tratada, menos danos trará aos doentes. Recentemente a esquizofrenia voltou a ser tema de discussões, por conta da morte do cineasta Eduardo Coutinho. Segundo a polícia o filho do diretor teria cometido o crime durante um surto esquizofrênico, também sem confirmação do diagnóstico. O que a lei prevê nesses casos? Quais os sintomas da doença? Qual o tratamento? O Sala Debate, às 21 horas, responde a essas e outras perguntas e faz também uma homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, assassinado no dia 2 de fevereiro.
Convidados:
Leonardo Palmeira - pesquisador do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e membro da Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia.
Wilson Fraga - aposentado e portador de esquizofrenia
Helio Antonio Rocha - Mestre em Psiquiatria pela UFRJ e Psiquiatra do Hospital Municipal Pedro II
Pela internet: Eduardo Sá - psiquiatra forense do STJ
É sempre bom informar que o reprise do Sala Debate é domingo às 21 horas.
Muito impte esse depoimento do paciente e dos meus colegas que lutam para aliviar o sofrimento de tanta gente.A internet quando bem usada ,com essa função é muito bom.Infelizmente o pessoal não gosta que se fale da realidade da maconha.Precisamos mudar esse pouco entendimento de que drogas não alteram o cerebro.Sou neurologista e hoje sou abordado no SUS,por familiares comprometidos que ficam indignados quando eu falo que droga faz mal.(tanto as lícitas quanto ilícitas),.Infelizmente o mercado fala mais alto.
Embora portador de TAB, tenho uma biografia de atividades bastante produtivas, prestei vários concursos, formei família, tenho dois filhos, um na Faculdade de Direito (4º ano), e hoje sou aposentado na Justiça Federal em razão da doença, após 13 anos de efetivo serviço!!!
Eu tenho esquizofrenia a minha vida ficou melhor quando eu tive acesso a informações sobre o assunto foi aí que eu comecei aceitar e falar sobre o assunto e não ter vergonha de falar sobre assuntos relacionados a esquizofrenia na minha família e hereditária
O meu Tbm é hereditário
esse jornalista é maravilhoso, adoro o trabalho dele
Muito bom parabéns
Muito bom o tema só Deus mesmo
Parabéns pelo programa o debates é muito importante para pessoas com a Esquizofrenia intender melhor . porque as pessoas sabem poucas sobre a doenças ,e são desprezado pelas pessoas e familiares e isso é horrível para a pessoa com a tão doença , adorei o canal 👋👋
É agora com essa pandemia estou piorando, estou ouvindo mais vozes, vendo coisas, fico sempre vigiando pq a qualquer momento vai acontecer alguma coisa.
Tem dias que acordo e só quero ficar deitada pq não quero ficar presa nessa realidade, minha cabeça doi mt! Odeio não pensar normal
Já pensou em participar de um grupo e se enturmar mais?
Dr. Hélio Rocha excelente psiquiatra.. já foi meu médico no caps Clarice Lispector no engenho de dentro
É muito importante que antes que se inicie tratamento psiquiátrico faça-se uma avaliação clínica do paciente uma vez que no meu caso iniciando tratamento com carbonato de lítio sem avaliação clínica, eu tinha uma úlcera no duodeno o que provocou uma absorção sérica elevada do carbonato de lítio e tive um coma com alta produção de ectoplasma que provocou um sufocamento que exigiu a atuação do médico plantonista com urgência! Sou diagnosticado por TAB!!!
A primeira crise não me recordo bem mais lembro que estava sendo perseguido. Ouvia vozes elas me ordenava a fazer diversas coisas como por exemplo a não sair do quarto, ter uma rotina fora do comum no ambiente em geral.
As vozes falava que eu era peculiar teria super poderes e por ter poderes o exército queria me pegar para levar-me a uma prisão no EUA.
Então não saia mais de casa, parei de ir ao trabalho. Parei de comer por achar que o alimento estaria envenenado.
Achava que tinha um micro chip na minha cabeça que servia para ser rastreado pelo exército.
Não assistia TV por achar que eles estavam falando diretamente para mim .
Então foi quando fui internado pela primeira vez.
Estou lendo seu testemunho, e me identifico bastante
É bem assim mesmo, só Jesus, parece que o mundo todo está contra a gente.
Passei pôr situação parecida com a sua
O esquizofrênico ,como vc esta agora ?espero que esteja melhor ,continue o tratamento com fé em deus vc vai ficar cada dia melhor
@baby_yui... como são essas vozes?são auditivas tipo alguém realmente falando ,ou são dentro da cabeça como pensamentos ?
alguém pode mim dizer que o ambiente de trabalho pode piorar a escrizofenia?
Como consegui o livro do Dr. Amigo? Meu filho sofre desde 25 anos é terrível essa doença. Só Jesus na causa
Se a pessoa fumou maconha muiti jovem e logo apos dois meses de uso começou apresentar um comportamento irritado e fora do padrão evoluindo para um surto psicótico em abstinencia e não tendo hístórico familiar de doenças mentais e que o individuo tenha uma boa recuperação e não apresentando sintomas negativos.
É mais provavel que seja suto por uso de substâncias ou esquizofrênia ?
Lembrando que não quero me alto diagnosticar estou buscando ajuda e tentando me entender mas não tenho essa qualificação.
Bom dia tenho 2fillhos um com deficiência intelectual outro com esquisifrenia está complicado lidar com os dois pois o q tem def intelect não consg entender o problema do q tem esquisifrenia tô buscando ajuda com piscolg para e orientar como devo agir nessa causa para não prejudicar mais o tratamento do q tem esquisifrenia vou ter q separa os dois irmãos porotivo de segurança para os dois pois quando um surta o outro não entende fica agressivo ficando a situação pior para todos aqui pois e eu mãe e eles dis um com idade 36 outro com 37 pesso ajuda sobre essa situação e orientação obrigada
O capis daqui de Saquerema RJ . É péssimo.
Até desanimei de levar meu filho.
Ele vai no ambulatório e se consulta com psiquiatra e toma remédios.
Quem tem esquizofrenia e parou de fazer o tratamento e virou usuario de droga e alcoólatra, o que acontece ?
Vendo em 2020
Meu irmao esquizofrenico acabou com a estrutura do lar...é o filho dourado, e foi super mimado e protegido...queria saber a diferença entre doença e caracter.
Eu cuido de dois irmãos Esquizofrenico um não aceita medicamento o outro mesmo com os medicamento. Fica agressivo
É muito difícil cuidar de pessoas Esquizofrenico
A REFORMA PSIQUIATRICA CAMINHA COM O SUS? COITADA
Eu tenho esquizofrenia não e facil
para meu filho
não mudou nada
fica o dia inteiro dentro de casa pra lá e pra cá
pobre rapaz
não entendi nada
Só fala muito bem do seu amigo imaginário que diz ele que si chama Zé
ele fala que o Zé existe .
O remédio dele deve estar errado, tive que mudar de remédios várias vezes
Também engordei bastante
o wilson, não perde tempo com esses cara ai não, eles estão viajando eles sim são doentes
qual ser humano se ta falando o bunitinho?
DEVIAM TODOS ESTAR NO PINEL KKK
kkkkkk o ser humano é doidão
Esse portador de esquizofrenia é intelectual .....Na esquizofrenia paranoide é muito comum que o patológico mantenha a inteligência
Misofonia faz a pessoa pegar a história de outra pessoa e fazer com que ele é a personalidade
Misofonia não é hiper sencibilidade a sons?
MEU BEM, O LATIFUNDIARIO E O DONO DA TERRA .