Olá Wagner, gostaria de tirar uma duvida, no caso da fonte simétrica exposta aos 4:00 minutos do videos, por onde a corrente é drenada ? Já que a unica ligação do ponto 0 volts com qualquer outro ponto do circuito é feita através de capacitores e para baixas frequências os capacitores se comportam como circuito aberto. Tenho que usar sempre os diodos zener ?
Wagner seria bem bacana se você fizesse os cálculos relacionados aos capacitores de estabilização e desacoplamento. No mais, muito boa aula, ajuda bastante.
Muito bacana suas aulas. Uma dúvida. Na última tipologia será que eu também poderia usar apenas um amplificador inversor (LM741) para obter a tensão negativa?
Show Wagner!!! Então, estou montando um projeto com um amplificador operacional. Posso usar uma fonte de pc com as saídas +12v e -12v como fonte simétrica? Digo isso pois tem um resistor de 470ohms ligado no -12v que está aquecendo muito. O resistor ligado no +12v já não aquece. Estou achando que o problema é a fonte. Obrigado desde já!
Aula muito top!!! Professor, teria como fazer uma fonte simétrica com duas fontes chaveadas?? Seria legal fezer um vídeo com duas fontes chaveadas (fazendo uma simétrica), mais com as inserções necessárias para por em amplificadores de potências.
Olá. Por favor me corrija se eu estiver errado, mas na primeira topologia de fonte que foi apresentada nesse vídeo, vc demonstra como transformar uma fonte não simétrica, ou até mesmo uma bateria em uma fonte simétrica apenas botando dois capacitores em série ligados à fonte, e pondo sua referência entre os dois capacitores, assim, no caso de uma fonte de 12v, teremos 6v em cada capacitor e o centro consideramos a referência. Porém parece que tem um problema com esse circuito pois assim que for ligada uma carga a um dos lados da fonte, o capacitor ao qual foi ligada a carga começa a se descarregar e o outro capacitor começa a carregar de forma a manter a tensão total série dos dois capacitores em 12V, reduzindo a tensão de um dos lados e aumentando do outro. Então a fonte simétrica reduz sua tensão a praticamente 0V assim que ligamos uma carga a um dos lados, a não ser que liguemos cargas a ambos os lados da fonte, assim, tudo que teremos é um divisor de tensão... E nem sempre as cargas que ligamos a ambos os lados simultaneamente serão equilibradas, fazendo com que as tesões em ambos os capacitores vão para valores diferentes... Então não vejo como esse método pode ser eficiente em criar uma fonte simétrica... Na topologia que vc mostrou depois dessa, onde vc liga o tap central do transformador ao meio dos dois capacitores, aí sim vc tem uma fonte simétrica confiável, mas a meu ver, se vc já tinha um transformador com tap central, a fonte já era simétrica mesmo... O único método que me pareceu realmente funcional foi utilizando o CI apresentado no final do vídeo para inverter a tensão, esse eu não conhecia, achei nota 10, e valeu o vídeo. Desculpe se falei de forma crítica, estou apenas procurando acrescentar, jamais diminuir. Adoro seu canal, e desejo sucesso sempre. Um abraço!
É bom também adicionar que esse CI que é apresentado no final não suporta fornecer muita corrente. Quando drenamos 10mA a tensão de saída já reduz mais de 0.5V, então se for utilizar para fazer uma fonte simétrica, servirá apenas para alimentar cargas BEM LEVES, como alguns componentes digitais. Pode-se tentar contornar esse problema adicionando mais desse mesmo CI ligando-os em paralelo, reduzindo a impedância de saída.
Fala wagner blz Sou inscrito no seu canal e aprendo muito com as suas aulas Posso usar esse esquema da fonte simétrica e fazer algumas modificações? Vai ficar do meu geito.. Vou fazer um projeto de fonte simetrica com para um AMPOP.
Ola Wagner, boa noite. Como é ´possível ter uma corrente e tensão através de um capacitor com DC. Todas minhas fontes simétricas são com trafo. Obrigado pela atenção. e parabéns pelos seus ensinamnetos. jorge.
Velho sempre me perguntei sobre isso. Mas quem faz isso são os fets chaveadores de alta velocidade, que ligam e desligam a tensão, deixando ela em nível alto e nível BAIXO.
ola Wagner estou querendo fazer um conversor DC/AC com frequência micro controlada onde irei utilizar apenas uma saida do controlador( pic 16f628a) e dois transistores(1 pnp e 1 npn) que irão fazer o chaveamento nas pontas do trafo(12+12) sendo que o vcc ira no center tape mas simulando no proteus sai 2v não sei como regula o transformador no proteus como configuro um 12+12? vlw são otinas suas aulas
Estou tentando colocar botões para desligar a fonte simétrica, mas meu Simulador mostra como se houvesse voltagem mesmo quando o botão está inserido no conjunto, bizarro,
Tem tempo que estou intrigado com uma coisa 🤔 As fontes simétricas, dentro de Crossovers, mesa de som, e processadores automotivos, o circuito secundário trabalha com tensão de 14 a 17 volts (pra ALGUNS componentes) e com amperagem baixa. Aí vc tem a alimentação através da Bateria ou fonte com amperagem alta, o circuito da fonte recebe essa tensão e corrente ( Aprox 12.6 volts ) e liga um toroide da fonte através de chaveadores e a mesma pega essa tensão DC aumenta pra 17 volts AC na saída do toroide (Secundário da fonte) entra nos diodos e retifica novamente pra tensão DC. Depois entra nos fets de tensão negativa e positiva ( Regulador de tensão ) Com 17volts DC e sai 14.4 volts pra alimentar todo circuito da placa. Este circuito é usado muito em crossovers, processadores e mesa de som, ambos automotivos. Professor, faz um vídeo explicando este tipo de circuito. Se já tiver aqui no canal, lhe peço perdão! Parabéns por mais uma explicação topada dessas fontes.👏👏👏
Olá Wagner! Tenho uma dúvida sobre um Transformador 24 - 0 - 24 de 7 A, a potencia máxima dele é 168 W certo? Se eu precisar de 48 V, eu devo admitir a minha referencia o -24 e o positivo como o +24 certo? Mas com 48 V, minha corrente ficaria limitada a 3,5 A ou 7 A? Obrigado!
no vídeo acima de fontes simétricas como faço para saber a corrente total , máxima do circuito gerado? e como faço para aumenta-la ? no mais clayton , boa noite
Ótimo vídeo, me surgiu uma dúvida... É possível pegar duas fontes prontas de 12 Volts X 2 Ampéres e somente com essas duas fontes associa-las de modo a conseguir +12 e - 12?
Olá Wagner! Primeiramente, obrigado pelos vídeos! Tenho uma dúvida, teria como fazer uma fonte simétrica usando um LM317 ? No projeto que eu montei de fonte regulável, peguei um Trafo 15+15, isolei o CT e montei o circuito como consta no datasheet, calculado para ter até 35v na saída. Está certo isso ? Seria simétrica essa fonte ? Estou confuso.
+CTitocanto , +WR Kits acho que se você usar o primeiro esquema do vídeo apos o seu circuito de regulagem (LM317) funcionaria. tenho uma fonte com esse regulador também. Wagner você acha que funciona desse jeito ?
+Anderson Weschenfelder Olá! Bom, a fonte funciona ... a dúvida é se ela seria simétrica, pois eu não estou usando o center tape ... Lembro que ( mas posso estar errado), o CT é o meio dos enrolamentos do trafo, que é um referencial 0v, mas a dúvida seria, se sai corrente alternada do trafo, +15 e -15 e passamos ela por um retificador, não sairia 30v ? Óbvio, que, sem contar os acréscimos e perdas de filtragem, retificaçào etc. O ponto é, essa fonte é simétrica? Esses 30v são provenientes de apenas uma regulagem de +30v e 0v, ou de -15 e +15 volts? Teria diferença nisso tudo? Ou melhor, reelaborando tudo, se o LM317 é um regulador positivo, não tem como ele regular tensões negativas, logo, essa fonte regulável de 0 de 30v seria linear, com um trafo 15+15, mesmo sem usar o CT?
+CTitocanto sim depois do retificador sai 30v, depois da retificação e regulagem com lm317 acaba saindo +30 e 0v seria linear. se voce considerar essa primeira topologia ( th-cam.com/video/VVaYrS3o2ws/w-d-xo.html) e utilizar a saida +30 e 0v para fazer esse segundo esquema ( th-cam.com/video/VVaYrS3o2ws/w-d-xo.html ) entao sim seria uma fonte simetrica +15 -15v vou dar uma simulada no proteus pois quero fazer uma desta forma tambem.
Outra dúvida que tenho é se eu posso realmente colocar um potenciômetro na saída do LM317 pra ele funcionar como um controle variável de corrente ... Isso está claro no datasheet, mas passa alta corrente ali? Essa é minha dúvida. Pelo que eu vi, pode-se atribuir valores de 0,8 a 120ohms à saída para efetuar o controle de corrente. Pensei em colocar um pot qualquer em paralelo com uma resistência de 120ohms e em série com uma resistência de 1,2. Meu medo e dúvida é se essa resistência precisa ser de potência, pois caso sim, o pot queimaria, correto? Estou para montar e testar isso no protoboard, mas caso vc possa me dar um adianto de acordo com suas experiências, seria de extrema ajuda! Agradeço desde já, um grande abraço e ótimo fds!
+CTitocanto , a corrente máxima é de 1,5A. Pode utilizar um potenciômetro desta forma, conforme orientações do datasheet do fabricante. Obrigado igualmente! abraços
Opa, sim sim! Fiz o que vc sempre ensina nso vídeos,que é se basear sempre no datasheet. Mas é meio inviável um potenciômetro para dissipar cerca de 20w de potência ... Montei na protoboard o esquema, só pra ter certeza, e bom, regulou a corrente, mas queimou o pot por excesso de corrente. Teria alguma forma de usar o potenciômetro com um transistor para fazer esse controle ? Vc teria algum material, ou alguma aula sua, que recomende para que eu possa ter meios de resolver isso? Grande abraço!
Como fazer uma fonte para um amplificador usando 4 capacitores eletrolitico sendo que a tenção que sai dos diodo é maior que a capacidade de tenção dos capacitores
ola Wagner boa noite muito bom esse seu canal para quem gosta de eletrônica como eu. gostaria que você me enviasse o esquema de ligação de uma fonte simétrica +12-12+5 e GND com uma corrente de ate 1 amp, mais lista de componentes blz ate mais
A.A.Pessoa Caro WR .Ótimas dicas, mas o Ci ICL7660 quando cargas acima de 55 Homs a tensão negativa convertida começa a cair consideravelmente. O que fazer para manter por exemplo -5Vcc com cargas mais elevadas. Agradeceria o retorno da sua análise resposta.
presciso de um esquema pra fonte simetrica , para um ampli classe D 1200 rms 2 ohms q necessita de -70 +70 dc 20amp , a capacitancia do ampli é de 1000 micro , o trafo q tenho é de -70 +70 altern , se puder .me ajudar msuza5310@ gmail.com, valew
Muito bom!! Acabei de montar a primeira fonte na prática e funcionou!!!!
Parabéns pelas aulas. Você realmente fala o que queremos ouvir sem ficar fazendo rodeios. Valeu.
+isaias machado , obrigado pelos elogios!
Muito obrigado por teus vídeos, não faz ideia o quanto tem ajudado aos estudantes de engenharia eletrônica.
Valeu Jair, nos acompanhe sempre!
Muito bom, tirou uma dúvida que estava a dias procurando a resposta em uma explicação simples.
Muito bom, adorei diversos tipos de fontes, excelente!
Conhecimento é muito bom... grato.
Obrigado Alessandro, nos acompanhe sempre!
Muito bom, um dos meus canais favoritos!
Valeu Sérgio, passe a dica para todos seus amigos!
Excelente.
Em 8:10 eu não poderia simplesmente conectar os divisores de tensão ao ground sem precisar conectá-los fisicamente ao centro das duas baterias?
Olá Wagner, gostaria de tirar uma duvida, no caso da fonte simétrica exposta aos 4:00 minutos do videos, por onde a corrente é drenada ? Já que a unica ligação do ponto 0 volts com qualquer outro ponto do circuito é feita através de capacitores e para baixas frequências os capacitores se comportam como circuito aberto. Tenho que usar sempre os diodos zener ?
Gostei especialmente do ICL7660.
Wagner seria bem bacana se você fizesse os cálculos relacionados aos capacitores de estabilização e desacoplamento. No mais, muito boa aula, ajuda bastante.
Ola professor Wagner Rambo, me tira uma duvida , o 7912 neste esquema, esta na posiçao correta ?
muito bom Wagner , este icl7660 eu não conhecia vou usar nos meus projetos valeu nota 10
Valeu Mendelson Schmidt ! Sim, este componente é realmente muito útil!
Ola, em vez de usar o diodo Zener eu posso colocar o regulador de tensão?
Show de bola.
obrigado!
tenho um transformado de 12v na saída varios capacitores com varios cis.Dá pra montar uma fonte de 12 volts com esses materiais?
Show
Muito bacana suas aulas. Uma dúvida. Na última tipologia será que eu também poderia usar apenas um amplificador inversor (LM741) para obter a tensão negativa?
Ótima aula.
Obrigado Wander!
Bom dia Wagner, você tem algum projeto de fonte simétrica +12 -12 volts para correntes de até 6A. Obrigado.
professor com esse ci7660 eu posso ligar ele num lm317 e regular simetricamente uma fonte de 12 volts regulavel com 2 potenciomentros???
Boa noite , dc step up ligado na bateria do carro consigo elevar pra 60v , se eu transformar em fonte simetrica vou ter +30 e -30v correto ?
Show Wagner!!! Então, estou montando um projeto com um amplificador operacional. Posso usar uma fonte de pc com as saídas +12v e -12v como fonte simétrica? Digo isso pois tem um resistor de 470ohms ligado no -12v que está aquecendo muito. O resistor ligado no +12v já não aquece. Estou achando que o problema é a fonte. Obrigado desde já!
ok.joia!
Os capacitores mais recomendavéis para altas frequências não seria os Cerâmicos? Por que usastes os de Poliéster?
Aula muito top!!! Professor, teria como fazer uma fonte simétrica com duas fontes chaveadas?? Seria legal fezer um vídeo com duas fontes chaveadas (fazendo uma simétrica), mais com as inserções necessárias para por em amplificadores de potências.
sim
Legal!
Ótima aula valeu
Muito obrigado!
Essa primeira fonte eu posso por né um amblificador de 400w RMS?
muito bom seu canal
queria realmente saber algo sobre fontes simétricas valeu
+nicail belmont , muito obrigado, nos acompanhe sempre!
e para 3,3V qual CI recomenda?
Qual a corrente máxima de saída no pino 05 ( VOUT) do IC 7660? Obrigado
Olá. Por favor me corrija se eu estiver errado, mas na primeira topologia de fonte que foi apresentada nesse vídeo, vc demonstra como transformar uma fonte não simétrica, ou até mesmo uma bateria em uma fonte simétrica apenas botando dois capacitores em série ligados à fonte, e pondo sua referência entre os dois capacitores, assim, no caso de uma fonte de 12v, teremos 6v em cada capacitor e o centro consideramos a referência. Porém parece que tem um problema com esse circuito pois assim que for ligada uma carga a um dos lados da fonte, o capacitor ao qual foi ligada a carga começa a se descarregar e o outro capacitor começa a carregar de forma a manter a tensão total série dos dois capacitores em 12V, reduzindo a tensão de um dos lados e aumentando do outro. Então a fonte simétrica reduz sua tensão a praticamente 0V assim que ligamos uma carga a um dos lados, a não ser que liguemos cargas a ambos os lados da fonte, assim, tudo que teremos é um divisor de tensão... E nem sempre as cargas que ligamos a ambos os lados simultaneamente serão equilibradas, fazendo com que as tesões em ambos os capacitores vão para valores diferentes... Então não vejo como esse método pode ser eficiente em criar uma fonte simétrica... Na topologia que vc mostrou depois dessa, onde vc liga o tap central do transformador ao meio dos dois capacitores, aí sim vc tem uma fonte simétrica confiável, mas a meu ver, se vc já tinha um transformador com tap central, a fonte já era simétrica mesmo... O único método que me pareceu realmente funcional foi utilizando o CI apresentado no final do vídeo para inverter a tensão, esse eu não conhecia, achei nota 10, e valeu o vídeo. Desculpe se falei de forma crítica, estou apenas procurando acrescentar, jamais diminuir. Adoro seu canal, e desejo sucesso sempre. Um abraço!
É bom também adicionar que esse CI que é apresentado no final não suporta fornecer muita corrente. Quando drenamos 10mA a tensão de saída já reduz mais de 0.5V, então se for utilizar para fazer uma fonte simétrica, servirá apenas para alimentar cargas BEM LEVES, como alguns componentes digitais. Pode-se tentar contornar esse problema adicionando mais desse mesmo CI ligando-os em paralelo, reduzindo a impedância de saída.
Boa noite! Amigo faz um vídeo demostrativo de uma gente simétrica sem transformador. Obrigado!
Fala wagner blz
Sou inscrito no seu canal e aprendo muito com as suas aulas
Posso usar esse esquema da fonte simétrica e fazer algumas modificações? Vai ficar do meu geito.. Vou fazer um projeto de fonte simetrica com para um AMPOP.
Ola Wagner, boa noite. Como é ´possível ter uma corrente e tensão através de um capacitor com DC. Todas minhas fontes simétricas são com trafo. Obrigado pela atenção. e parabéns pelos seus ensinamnetos. jorge.
Valeu Jorge! Não entendi muito bem sua pergunta, se possível reformule-a .
Boa noite! Por favor existe um ci como o icl7660, mas para tensão negativa de menos 12! Além do 7912!
Wagner como consigo gerar PWM em PICs de forma simetrica? usando fonte simetricas?...a proposito muito obrigado pela aula!
Velho sempre me perguntei sobre isso. Mas quem faz isso são os fets chaveadores de alta velocidade, que ligam e desligam a tensão, deixando ela em nível alto e nível BAIXO.
beleza, ótima aula
+manoel jose da silva , muito obrigado!
ola Wagner
estou querendo fazer um conversor DC/AC com frequência micro controlada onde irei utilizar apenas uma saida do controlador( pic 16f628a) e dois transistores(1 pnp e 1 npn) que irão fazer o chaveamento nas pontas do trafo(12+12) sendo que o vcc ira no center tape mas simulando no proteus sai 2v
não sei como regula o transformador no proteus como configuro um 12+12?
vlw são otinas suas aulas
+Anderson Weschenfelder , confira aqui th-cam.com/video/yoOrjNWf_XE/w-d-xo.html
+WR Kits ajudou muito mas calculo para simular e o mesmo com trafo com tape central?
existe o divisor resistivo
se não me engano, é muito utilizado em amplificadores , principalmente nas bases dos transistores de exitação
+felipe bernardes , sim verdade. Pode-se implementar fontes com divisores de tensão a partir de resistores.
Estou tentando colocar botões para desligar a fonte simétrica, mas meu Simulador mostra como se houvesse voltagem mesmo quando o botão está inserido no conjunto, bizarro,
problemas com icl 7660 no proteus 8.5 na simulação e também com 7912
Tem tempo que estou intrigado com uma coisa 🤔 As fontes simétricas, dentro de Crossovers, mesa de som, e processadores automotivos, o circuito secundário trabalha com tensão de 14 a 17 volts (pra ALGUNS componentes) e com amperagem baixa. Aí vc tem a alimentação através da Bateria ou fonte com amperagem alta, o circuito da fonte recebe essa tensão e corrente ( Aprox 12.6 volts ) e liga um toroide da fonte através de chaveadores e a mesma pega essa tensão DC aumenta pra 17 volts AC na saída do toroide (Secundário da fonte) entra nos diodos e retifica novamente pra tensão DC. Depois entra nos fets de tensão negativa e positiva ( Regulador de tensão ) Com 17volts DC e sai 14.4 volts pra alimentar todo circuito da placa. Este circuito é usado muito em crossovers, processadores e mesa de som, ambos automotivos. Professor, faz um vídeo explicando este tipo de circuito. Se já tiver aqui no canal, lhe peço perdão! Parabéns por mais uma explicação topada dessas fontes.👏👏👏
Olá Wagner! Tenho uma dúvida sobre um Transformador 24 - 0 - 24 de 7 A, a potencia máxima dele é 168 W certo?
Se eu precisar de 48 V, eu devo admitir a minha referencia o -24 e o positivo como o +24 certo? Mas com 48 V, minha corrente ficaria limitada a 3,5 A ou 7 A? Obrigado!
no vídeo acima de fontes simétricas como faço para saber a corrente total , máxima do circuito gerado? e como faço para aumenta-la ? no mais clayton , boa noite
c rodrigues , a corrente máxima é de acordo com os componentes utilizados. E para isso, deve-se consultar o datasheet.
Ótimo vídeo, me surgiu uma dúvida... É possível pegar duas fontes prontas de 12 Volts X 2 Ampéres e somente com essas duas fontes associa-las de modo a conseguir +12 e - 12?
Sim ele acaboude mostrar no vídeo.
Que se usar duas baterias e ligar elas em série no sente o fica o terra e nas extremidades ficam os + -
Olá Wagner!
Primeiramente, obrigado pelos vídeos! Tenho uma dúvida, teria como fazer uma fonte simétrica usando um LM317 ? No projeto que eu montei de fonte regulável, peguei um Trafo 15+15, isolei o CT e montei o circuito como consta no datasheet, calculado para ter até 35v na saída. Está certo isso ? Seria simétrica essa fonte ? Estou confuso.
+CTitocanto , precisaria ver a topologia para saber. Acredito que seja possível. É questão de pesquisar.
Ok, vou correr atrás disso, obrigado!
+CTitocanto , +WR Kits acho que se você usar o primeiro esquema do vídeo apos o seu circuito de regulagem (LM317) funcionaria.
tenho uma fonte com esse regulador também.
Wagner você acha que funciona desse jeito ?
+Anderson Weschenfelder Olá! Bom, a fonte funciona ... a dúvida é se ela seria simétrica, pois eu não estou usando o center tape ... Lembro que ( mas posso estar errado), o CT é o meio dos enrolamentos do trafo, que é um referencial 0v, mas a dúvida seria, se sai corrente alternada do trafo, +15 e -15 e passamos ela por um retificador, não sairia 30v ? Óbvio, que, sem contar os acréscimos e perdas de filtragem, retificaçào etc. O ponto é, essa fonte é simétrica? Esses 30v são provenientes de apenas uma regulagem de +30v e 0v, ou de -15 e +15 volts? Teria diferença nisso tudo? Ou melhor, reelaborando tudo, se o LM317 é um regulador positivo, não tem como ele regular tensões negativas, logo, essa fonte regulável de 0 de 30v seria linear, com um trafo 15+15, mesmo sem usar o CT?
+CTitocanto sim depois do retificador sai 30v, depois da retificação e regulagem com lm317 acaba saindo
+30 e 0v seria linear.
se voce considerar essa primeira topologia ( th-cam.com/video/VVaYrS3o2ws/w-d-xo.html) e utilizar a saida +30 e 0v para fazer esse segundo esquema ( th-cam.com/video/VVaYrS3o2ws/w-d-xo.html ) entao sim seria uma fonte simetrica +15 -15v vou dar uma simulada no proteus pois quero fazer uma desta forma tambem.
Outra dúvida que tenho é se eu posso realmente colocar um potenciômetro na saída do LM317 pra ele funcionar como um controle variável de corrente ... Isso está claro no datasheet, mas passa alta corrente ali? Essa é minha dúvida. Pelo que eu vi, pode-se atribuir valores de 0,8 a 120ohms à saída para efetuar o controle de corrente. Pensei em colocar um pot qualquer em paralelo com uma resistência de 120ohms e em série com uma resistência de 1,2. Meu medo e dúvida é se essa resistência precisa ser de potência, pois caso sim, o pot queimaria, correto? Estou para montar e testar isso no protoboard, mas caso vc possa me dar um adianto de acordo com suas experiências, seria de extrema ajuda! Agradeço desde já, um grande abraço e ótimo fds!
+CTitocanto , a corrente máxima é de 1,5A. Pode utilizar um potenciômetro desta forma, conforme orientações do datasheet do fabricante. Obrigado igualmente! abraços
Opa, sim sim! Fiz o que vc sempre ensina nso vídeos,que é se basear sempre no datasheet. Mas é meio inviável um potenciômetro para dissipar cerca de 20w de potência ... Montei na protoboard o esquema, só pra ter certeza, e bom, regulou a corrente, mas queimou o pot por excesso de corrente. Teria alguma forma de usar o potenciômetro com um transistor para fazer esse controle ? Vc teria algum material, ou alguma aula sua, que recomende para que eu possa ter meios de resolver isso? Grande abraço!
Como fazer uma fonte para um amplificador usando 4 capacitores eletrolitico sendo que a tenção que sai dos diodo é maior que a capacidade de tenção dos capacitores
Sr waguiner rambo quanto custa um fazer um projeto com vc aí um pedal de guitarra
Eu usei o diodo zener 30 anos na minha vida economizei muito trafo.
Tu vende componentes eletrônicos.
Não. Mas recomendo nossas parceiras: tiggercomp.com.br e ryndackcomponentes.com.br
alguem sabe como chama o progrma que ele usa?
Proteus
ola Wagner boa noite muito bom esse seu canal para quem gosta de eletrônica como eu. gostaria que você me enviasse o esquema de ligação de uma fonte simétrica +12-12+5 e GND com uma corrente de ate 1 amp, mais lista de componentes blz ate mais
c rodrigues , valeu! mande email para wrkits@wrkits.com.br solicitando.
A.A.Pessoa
Caro WR .Ótimas dicas, mas o Ci ICL7660 quando cargas acima de 55 Homs a tensão negativa convertida começa a cair consideravelmente. O que fazer para manter por exemplo -5Vcc com cargas mais elevadas. Agradeceria o retorno da sua análise resposta.
presciso de um esquema pra fonte simetrica , para um ampli classe D 1200 rms 2 ohms q necessita de -70 +70 dc 20amp , a capacitancia do ampli é de 1000 micro , o trafo q tenho é de -70 +70 altern , se puder .me ajudar msuza5310@ gmail.com, valew