excelente aula!!!!!! tenho uma duvida? acompanho o seu canal há 3 anos, já vi a linguagem c ance, arduino pic e pic em assemble, mais não consigo fazer esses cálculos na calculadora, principalmente os de tempo, começo a ver números que nem sei como digitar na calculadora, tem algum curso que aborde mais sobre calculos aqui no canal????
Let's go (yeah, yeah, Neeko, you made that beat? Ah, nah) You know it's Baby, n word, hahaha Hah (Oh Lord, Jetson made another one), ha She wanna f with me, but I don't got the time (mmh, mmh) I just hopped off a private plane and went and hopped on 85 (yeah) Go call my chauffeur, 'cause I don't like to drive We in Suburbans back to back and we gon' fill 'em up with vibes (let's go)
Bem bacana .. aqui na área automotiva não é diferente - alternadores e baterias com defeito geram estas ondulações nada bem vindas nos circuitos eletrônicos. Os sintomas são problemas e oscilações em marcha lenta entre outros problemas ..
Show de bola o vídeo! Obrigado por fazer esse vídeo! Então só é possível ver o ripple em uma fonte, quando ela tiver uma carga na saída, pois a amplitude desse ripple depende dela? Se eu for testar uma fonte sem carga, e o capacitor dela estiver com a capacitância baixa, pode não apresentar ripple?
Obrigado Edson Staack ! Muito bem observado! Medindo-se uma fonte sem carga ela pode não apresentar ripple. Mas não significa que o capacitor estará corretamente dimensionado. Vai depender mesmo da carga que você quer alimentar com a fonte. Para capacitâncias baixas, pode-se verificar o ripple mesmo sem carga.
Wagner, você tem algum vídeo mostrando como calcular a carga relativa ao circuito prototipado? Como normalmente fazemos uso de capacitores nos circuitos, a parcela de carga capacitiva é significativa? Ou poderiamos apenas medir a corrente e calcular a resistencia atraves da lei de Ohm? Gostaria de saber como calcular o valor de Rload para caracterizar cicuitos com microporcessadores, sensores, etc., no cálculo do capacitor de filtro de uma ponte retificadora.
Caro Wagner Rambo, referente a esta vídeo aula, gostaria de saber que variando o capacitor de 470uF e 1000uF, como saber qual o valor correto e seguro para usar um capacitor, ou seja, para este exemplo qual seria o valor máximo permitido (2000uF 4700uF etc)? até que ponto de valor posso chegar?
Wagner qual a máxima tensão de Ripple permitida em uma fonte para considera-la comercialmente boa? Ao se usar reguladores de tensão respeitando a configuração do fabricante a tensão de Ripple tende a diminuir?
+Ulisses Alves Pereira , a tensão de ripple deve ser da ordem de mili Volts preferencialmente. Normalmente sim. Mas o transformador e os capacitores de filtragem influenciam diretamente na tensão de ripple.
Muito bom mesmo, obrigado!! Wagner, tenho um motor do sistema de arrefecimento do automóvel e preciso calcular o capacitor a resistência interna dele e suas características com a tensão, corrente e velocidade, essas mostrada em gráficos, eu consigo? ou osciloscópio ou LabVIEW.
Boa noite, acompanho grande parte vídeos do canal. Parabéns pelo trabalho! Sobre este vídeo, essa teoria e fórmulas se aplicam também a fontes ajustáveis? Tenho uma fonte ajustável chinesa, tipo de notebooks, de 12-24v, modelo my120w. Imagino que seja bem ruim... Mas gostaria de ver em valores o quão ruim é e se consigo utilizar a teoria e exemplo do vídeo para esta fonte. Uso a configuração 24v 4a. Abri a fonte e vi que na saída tem dois capacitores, 680uF e 330uF. Não consegui confirmar mas acredito que estejam em paralelo. Abraço
Não entendi como ele se adequa ao Data Sheet de transistor para teste de ripple. Porque se fizermos o teste do Vrms, certamente, quando inserirmos a voltagem limitante do CI, o valor fica muito abaixo mesmo, não entendi como faze-lo para o CI e provar que a tensão de entrada é a mesma de saída.
Ótima aula Wagner, parabéns pela didática, mas fiquei com uma dúvida, o efeito ripple influenciaria em algo se tivesse um circuito regulador de tensão depois do capacitor?
Professor, eu alterei a configuração do transformador de 127/18 para 127/24, pude notar que a porcentagem de ripple não se altera. Por que isso acontece?
Blz. E qual seria o ripple tolerável para fonte de alimentação de micro controladores? Como calcular o ripple de uma fonte chaveada? Tenho um pequeno osciloscópio que me dá esse valor de ripple direto. Conhece?
Acredito que o ripple tolerável pra alimentar microcontroladores esteja dentra da faixa de 10%, mas é altamente aconselhado consultar o datasheet do respectivo microcontrolador, lá vc pode olhar a seção de "absolute maximum ratings". Tem que fazer uma análise do circuito por completo pra saber se pode acontecer algum chaveamento que pode ocasionar surtos. Os transientes podem fazer o mcu não funcionar adequadamente, acionando o watchdog timer repetidas vezes, ou podem fazer simplesmente o microcontrolador queimar. Quanto a fontes chaveadas, o princípio de funcionamento é similar: Um esquema de chaveamento com um filtro na saída, a diferença é que a função de excitação da entrada vai ser diferente, né. O wr kits tem videos sobre as topologias de conversor boost e buck, por exemplo. É só pesquisar aí.
Qual é o valor do capacitor que eu coloco em uma queda de tensão que dura em torno de 20 milissegundos e o circuito do dispositivo consome 12volts e 50 Amperes .
professor, eu tenho um Tektronix de 50MHZ, e nao consegui configurar ele para ver o ripple tao definido como vc fez. Eu trabalho com manutencao e queria usar mais essa funcao para testar as fontes. Poderia me passar qual funcao vc usa no teste ?
Fator de Ripple ta meio esquisito...... Se V_RMS=12, e Vpico = 16,97, imagine que o ripple seja muito pequeno tendendo a Zero, logo dá para dizer que a tenssão média é iqual a tensão de pico, sendo assim o fator de ripple pela lógica apresentada é 12 / 16,97 =0,7 = 70%.... Agora imagine que o capacitor seja retirado, logo a tensão Vpeak(min)= 0, sendo assim a tensão média será (16,97 - 0) / 2 = 8,48, logo 12/8,49 =1,41= 141% ... enfim não consegui entender... é isso mesmo?
Oi WR, tudo bem? Escrevo para informar que encontrei alguns erros na sua aula. O fator de ripple que você chama de gama tem como definição a relação entre a energia do sinal CA sobre o sinal CC do sinal de saída. O ideal é que este valor fosse o mais próximo de zero possível e o valor de 73% seria de uma fonte com ondulação altissima. Para fazer o cálculo do fator de rippli (gama) usa-se o RMS do sinal CA sobre o sinal CC. O RMS do sinal CA é igual à ondulação (que você chama de ripple) dividido por raiz de 3. A divisão deve ser por raiz de 3, pois o sinal da ondulação se aproxima muito mais a um dente de serra do que uma senoide. Se tiver interesse verifique nesta vídeoaula como seriam as fórmulas. th-cam.com/video/dV68OMDYrGE/w-d-xo.html Abraços
GuilhermeHuth , a tensão de ripple ocorre pela causalidade, os fenômenos físicos reais que tornam os sistemas não ideais, como explanado no vídeo. O termo corrente de ripple é semanticamente incorreto.
Que aula dinâmica e bem explícita! Ótimo WR kits
+Filipe Barreto Moura FMoura , valeu muito obrigado!
excelente aula!!!!!! tenho uma duvida? acompanho o seu canal há 3 anos, já vi a linguagem c ance, arduino pic e pic em assemble, mais não consigo fazer esses cálculos na calculadora, principalmente os de tempo, começo a ver números que nem sei como digitar na calculadora, tem algum curso que aborde mais sobre calculos aqui no canal????
Excelente explicação. Agradeço sua dedicação e atenção. Nota 1000 !
Através do que foi apresentado aqui consegui calcular diversos parâmetros dos dobradores de tensão, muito bem explicado esse conteúdo, parabéns!
less go!
simplismente, a melhor aula que ja tive em toda a minha de de curso tecnico e engenharia
+nil silva , show! Muito obrigado pelo elogio! Passe a dica do canal para todos seus colegas e fale para se inscreverem.
Muito legal, Wagner! Sem comentários!
Domingos Santiago , muito obrigado!!
so estou aqui porque o meu professor de eletronica analogica me mandou fazer um trabalho.
ah s
xD
ksks
XD
eue
Let's go (yeah, yeah, Neeko, you made that beat? Ah, nah)
You know it's Baby, n word, hahaha
Hah
(Oh Lord, Jetson made another one), ha
She wanna f with me, but I don't got the time (mmh, mmh)
I just hopped off a private plane and went and hopped on 85 (yeah)
Go call my chauffeur, 'cause I don't like to drive
We in Suburbans back to back and we gon' fill 'em up with vibes (let's go)
Wr kits excelente canal, cada dia aprendo um pouco !
Professor Rambo, muito certeiro você. Parabéns.
Show muito bom mesmo esta vídeo aula. Valeu por compartilha seu conhecimento conosco.
Valeu a audiência Gilson! Passe a dica do canal para seus amigos.
Muito bem explicado. Foi muito útil e compreensível este conteúdo.
que bom Joel!
Excelente aula. Parabéns pela dinâmica.
muito obrigado Ricardo!
Muito bem explicado, Wagner.
Muito foda, parabéns!
Ótima aula
Explicação Excelente! Parabéns!
Wanessa Silva , muito obrigado, que bom que gostou! Continue nos acompanhando!
Show de aula!
valeu Samuel!
Cara tu é fera !!!
+Ruan Gomes , muito obrigado!
Parabéns top
viva ao paulo
amen
🙏
@@rxse26_ less go!
@@dababy6580 yea yea
Muito boa aula.
ótimo trabalho, muito profissional. Vou fazer de tudo para poder contribuir com canal
Muito obrigado Rodrigo! Toda contribuição é bem-vinda sempre.
shoutout rodigo less go
Bem bacana .. aqui na área automotiva não é diferente - alternadores e baterias com defeito geram estas ondulações nada bem vindas nos circuitos eletrônicos. Os sintomas são problemas e oscilações em marcha lenta entre outros problemas ..
Muito boa a aula.
GREGOMANROCK , valeu!!!
muito bem explicado vç e muito bom!!
+Marco Caetano , valeu, obrigado pelo elogio!
Show de bola o vídeo! Obrigado por fazer esse vídeo! Então só é possível ver o ripple em uma fonte, quando ela tiver uma carga na saída, pois a amplitude desse ripple depende dela? Se eu for testar uma fonte sem carga, e o capacitor dela estiver com a capacitância baixa, pode não apresentar ripple?
Obrigado Edson Staack ! Muito bem observado! Medindo-se uma fonte sem carga ela pode não apresentar ripple. Mas não significa que o capacitor estará corretamente dimensionado. Vai depender mesmo da carga que você quer alimentar com a fonte. Para capacitâncias baixas, pode-se verificar o ripple mesmo sem carga.
WR Kits Valeu!
Wagner, você tem algum vídeo mostrando como calcular a carga relativa ao circuito prototipado? Como normalmente fazemos uso de capacitores nos circuitos, a parcela de carga capacitiva é significativa? Ou poderiamos apenas medir a corrente e calcular a resistencia atraves da lei de Ohm? Gostaria de saber como calcular o valor de Rload para caracterizar cicuitos com microporcessadores, sensores, etc., no cálculo do capacitor de filtro de uma ponte retificadora.
não
Muito bom!!!
para quem quer praticar essas equação de maneira pratica, aconselho a calculadora HP50G, ou seu simulador.
Existe algum valor máximo de efeito RIPPLE para condições de projeto de fontes de alimentação chaveadas?
Caro Wagner Rambo, referente a esta vídeo aula, gostaria de saber que variando o capacitor de 470uF e 1000uF, como saber qual o valor correto e seguro para usar um capacitor, ou seja, para este exemplo qual seria o valor máximo permitido (2000uF 4700uF etc)? até que ponto de valor posso chegar?
show de bola ganho mais um inscrito...
less go!
Show a aula. Só preciso ver umas 30 vezes até decorar kkk
Fiquei na dúvida,por exemplo se eu quiser projetar um ripple menor que 5% como faço?
Boa noite.
Em uma fonte retificadora posso usar duas pontes retificadora em paralelo ?
top demais!!
valeu!
tenho um retifcador de onda completa 30amperes e 150vcc, com um filtor L de 12mH qual seria o banco de capaciitor para baixa riple pra 1%
vim do futuro assistir essa aula. estava como sugestão depois da aula 250 2018-11-30. #Aula250
Wagner qual a máxima tensão de Ripple permitida em uma fonte para considera-la comercialmente boa?
Ao se usar reguladores de tensão respeitando a configuração do fabricante a tensão de Ripple tende a diminuir?
+Ulisses Alves Pereira , a tensão de ripple deve ser da ordem de mili Volts preferencialmente. Normalmente sim. Mas o transformador e os capacitores de filtragem influenciam diretamente na tensão de ripple.
o que podia ter feito era deixar um pdf em anexo para download, fora isso está muito bom
TheFredBernardes , valeu a dica! Já estão disponíveis para download na descrição do vídeo. Continue nos acompanhando.
Muito bom mesmo, obrigado!!
Wagner, tenho um motor do sistema de arrefecimento do automóvel e preciso calcular o capacitor a resistência interna dele e suas características com a tensão, corrente e velocidade, essas mostrada em gráficos, eu consigo? ou osciloscópio
ou LabVIEW.
+Allan Brito , sim é possível.
você pode me dar uma força nisso?
Wagner e possível zerar no circuito dc a tensão de ripple a zero ou não no circuito de carga!?
Você poderia ministrar uma aula sobre ESR - Equivalente Series Resistence em Capacitores. Grato
no u do it muhfuka, nnnigerrr
Olá Wagner boa aual
Obrigado José!
Muito boa a vídeo aula. Como eu seu o nível de ripple ideal?
Boa noite, acompanho grande parte vídeos do canal. Parabéns pelo trabalho!
Sobre este vídeo, essa teoria e fórmulas se aplicam também a fontes ajustáveis?
Tenho uma fonte ajustável chinesa, tipo de notebooks, de 12-24v, modelo my120w. Imagino que seja bem ruim... Mas gostaria de ver em valores o quão ruim é e se consigo utilizar a teoria e exemplo do vídeo para esta fonte.
Uso a configuração 24v 4a. Abri a fonte e vi que na saída tem dois capacitores, 680uF e 330uF. Não consegui confirmar mas acredito que estejam em paralelo.
Abraço
Olá, o fator de 73% sobre a tensão RMS ou a Tensão de Pico, não será igual a tensão de ripple de 1,41 v!
Não entendi como ele se adequa ao Data Sheet de transistor para teste de ripple. Porque se fizermos o teste do Vrms, certamente, quando inserirmos a voltagem limitante do CI, o valor fica muito abaixo mesmo, não entendi como faze-lo para o CI e provar que a tensão de entrada é a mesma de saída.
gostaria de saber como fazer o mesmo sem aumentar o capacitor e ja utilizando retificador
Ótima aula Wagner, parabéns pela didática, mas fiquei com uma dúvida, o efeito ripple influenciaria em algo se tivesse um circuito regulador de tensão depois do capacitor?
+Gustavo Tomin , obrigado! Influencia sim.
show
Professor, eu alterei a configuração do transformador de 127/18 para 127/24, pude notar que a porcentagem de ripple não se altera. Por que isso acontece?
Blz. E qual seria o ripple tolerável para fonte de alimentação de micro controladores? Como calcular o ripple de uma fonte chaveada? Tenho um pequeno osciloscópio que me dá esse valor de ripple direto. Conhece?
Acredito que o ripple tolerável pra alimentar microcontroladores esteja dentra da faixa de 10%, mas é altamente aconselhado consultar o datasheet do respectivo microcontrolador, lá vc pode olhar a seção de "absolute maximum ratings". Tem que fazer uma análise do circuito por completo pra saber se pode acontecer algum chaveamento que pode ocasionar surtos. Os transientes podem fazer o mcu não funcionar adequadamente, acionando o watchdog timer repetidas vezes, ou podem fazer simplesmente o microcontrolador queimar.
Quanto a fontes chaveadas, o princípio de funcionamento é similar: Um esquema de chaveamento com um filtro na saída, a diferença é que a função de excitação da entrada vai ser diferente, né. O wr kits tem videos sobre as topologias de conversor boost e buck, por exemplo. É só pesquisar aí.
Olá #WRkits. Se ler este comentário, o que eu acho bem improvável. Eu gostaria de saber como deduzir rigorosamente a equação "Vripple = I*deltaT/C".
o link para download esta fora do ar
Qual é o valor do capacitor que eu coloco em uma queda de tensão que dura em torno de 20 milissegundos e o circuito do dispositivo consome 12volts e 50 Amperes .
professor, eu tenho um Tektronix de 50MHZ, e nao consegui configurar ele para ver o ripple tao definido como vc fez. Eu trabalho com manutencao e queria usar mais essa funcao para testar as fontes. Poderia me passar qual funcao vc usa no teste ?
+mkde , apenas o ajuste manual de amplitude e zoom horizontal, até chegar no ponto específico de análise.
Ok. Obrigado. seu canal é fantastico, estou trabalhando e assistindo os videos. Parabens !
+mkde , valeu muito obrigado pela audiência! Nos acompanhe sempre e passe a dica do canal adiante para nos ajudar a crescer.
Oi Wagner, blz? Parabéns, estou vendo todos pelas playlists. O Link dos arquivos para baixar está quebrado, tem uma segunda opção? Obrigado.
Ótima aula!!
Boa noite, poderia me informar qual o programa que vc utiliza para escrever as fórmulas?
Obrigado! Uso o Equation do Microsoft Word.
#SOS Wagner, como posso calcular a máxima corrente que passa pelo diodo, quando o circuito está em regime permanentemente?
Tenho uma pergunta, as fontes de carregador de celular tem ripple?
o delta T não seria periodo final menos periodo inicial ?
qual o programa do osciloscopio?
Fator de Ripple ta meio esquisito...... Se V_RMS=12, e Vpico = 16,97, imagine que o ripple seja muito pequeno tendendo a Zero, logo dá para dizer que a tenssão média é iqual a tensão de pico, sendo assim o fator de ripple pela lógica apresentada é 12 / 16,97 =0,7 = 70%.... Agora imagine que o capacitor seja retirado, logo a tensão Vpeak(min)= 0, sendo assim a tensão média será (16,97 - 0) / 2 = 8,48, logo 12/8,49 =1,41= 141% ... enfim não consegui entender... é isso mesmo?
Oi WR, tudo bem?
Escrevo para informar que encontrei alguns erros na sua aula.
O fator de ripple que você chama de gama tem como definição a relação entre a energia do sinal CA sobre o sinal CC do sinal de saída. O ideal é que este valor fosse o mais próximo de zero possível e o valor de 73% seria de uma fonte com ondulação altissima.
Para fazer o cálculo do fator de rippli (gama) usa-se o RMS do sinal CA sobre o sinal CC. O RMS do sinal CA é igual à ondulação (que você chama de ripple) dividido por raiz de 3. A divisão deve ser por raiz de 3, pois o sinal da ondulação se aproxima muito mais a um dente de serra do que uma senoide.
Se tiver interesse verifique nesta vídeoaula como seriam as fórmulas.
th-cam.com/video/dV68OMDYrGE/w-d-xo.html
Abraços
o link do arquivo para download está quebrado.
vendo aqui
que programa é esse ?
Qual o objetivo de sabermos o fator de ripple?
Paulo Wainer , o estudo detalhado do fator de ripple permite o projeto de fontes de alimentação mais eficientes por exemplo.
Queria ver esse cálculo sem o valor do capacitor
A corrente de ripple n se da em função da tensão de pico?
GuilhermeHuth , a tensão de ripple ocorre pela causalidade, os fenômenos físicos reais que tornam os sistemas não ideais, como explanado no vídeo. O termo corrente de ripple é semanticamente incorreto.
Isso é eletrônica ou física, kkkkkkkkkk