Claire muito bem dito. Na universidade fui muito criticada por ser leitora das obras de José de Alencar, tudo era Machado de Assis. O meio acadêmico fala muito de Machado. Há um certo "constrangimento" em falar do José de Alencar. Não generalizando, mas fico muito feliz em saber que tem pessoas como você.
Como vc diz "livros, livros, livros". Quantos livros incríveis, Claire. Eu passaria a eternidade assistindo a você falar sobre os livros da sua vida. Vc e Harold Bloom têm paixão por Literatura. A propósito, do Bloom só li mesmo "Como e por que ler". Gosto muito. Sobre o José de Alencar, concordo plenamente com seu dizer. É um autor que buscou a identidade nacional. É um dos maiores escritores que o Brasil já deu a luz. E um dos maiores do mundo, ouso dizer. Ele contribuiu muito para a criação de uma identidade cultural para o Brasil. Essa busca consciente de um caráter nacional estava vinculada à ideia de que um país livre requeria uma cultura própria. Preciso ler "Os Trabalhadores do Mar"; já até tenho uma edição. "A Tulipa Negra" é excelente mesmo; lembra "O Conde de Monte Cristo", no que tange à trama envolvendo o prisioneiro injustiçado e seus inimigos. Preciso ler "Santuário," do Faulkner Recentemente terminei "Absalão, Absalão", e adorei esse romance gótico que narra a ascensão e queda da família Sutpen na fase da Guerra Civil Americana. Para mim é difícil ler WF, mas não impossível como UlIsses, do James Joyce. A questão é que, quando leio Faulkner, tenho a impressão de que absorvi somente 30% da essência da obra.. É como se Faulkner fizesse sempre um convite para voltar. A escrita dele é deliciosa, um prazer. Tudo de bom !
Sanag265 Eeebbaa, Sanag e seus comentários longos ;) Alencar e Identidade Cultural: você disse tudo! Sintetizou o que tentei dizer :) Sobre A Tulipa Negra e Conde de Monte Cristo: sim, na raiz temos o mesmo tema: a inocência injustiçada. Sempre envolvendo política... :( Mas acho A Tulipa Negra mais "alegre" apesar dos momentos dramáticos. Aliás, foi escrito depois, pelo que verifiquei nas datas de publicação. Repetindo o que digo de Faulkner: ele é um autor que recompensa o leitor pelo esforço de ler. E ele (para mim) tem emoção, o que não sinto em Joyce em Ulisses. Não se sinta desencorajado com as dificuldades em Faulkner; se você persistir - e reler quando puder - irá encontrando os 'tesouros' faulknerianos... :D É isso que tem me mantido leitora cativa dele desde a adolescência quando li "Santuário" pela 1ª vez ^^ com carinho, C.
Cíntia G. Hahahahahha Cíntia, meus vídeos do mês de aniversário estão atrasadíssimos! Eu tenho de acabar os Favoritos até para poder dar conta da listona de vídeos por gravar: livros..., resenhas de mais 2 livros, etc. etc. Mas, obrigada pelo entusiasmo! :)
Sobre Os Trabalhadores do Mar, impossível não se arrebatar pela história. O estilo de Victor Hugo é deveras apaixonante. E que falta faz um Gilliat nos dias atuais. Não que a literatura contemporânea não tenha um herói à altura, mas o fato é que ela vem se tornando cada vez mais rasa e fútil. Não vou generalizar - porque há muita coisa boa e útil, repito, mas verdade seja dita. O TH-cam me sugeriu essa série de vídeos e eu estou curtindo bastante, rs
Caramba, como é bom ver seus vídeos, Claire... Fiquei babando pelo que você falou sobre Os trabalhadores do mar, que meu irmão tem, a edição novíssima da Cosac Naify. Estou com Os miseráveis comigo, emprestado de outro irmão, e ainda não tive coragem de começar, porque sei que vai me tomar muito tempo e fico pensando nos livros que deixarei de ler enquanto estiver com ele... Confesso que fiquei arrepiado quando você falou que livros como A tulipa negra (que não li) não se escrevem mais. Tinha essa edição exata de Santuário, e dei para meu irmão. Li apenas uma vez e fiquei intrigado demais com o livro, para o qual preciso voltar, sem dúvida. Mas não seria ele o meu Faulkner numa ilha deserta. :-D E aí você ainda termina com O Cânone Ocidental, que está na minha estante me causando dor na consciência, porque quero ler, mas não quero parar de ler minhas ficções para investir tanto tempo nele (mais tempo ainda porque está em inglês). Belo vídeo, bela lista e só termino ainda mais impressionado: como essa mulher lê!!!!!
O Lugar do Livro Hahahhaha Como eu leio, é? Não esquece, já tenho um bom tempo de vida e sendo ler meu lazer nº 1, teria de ter feito alguma coisa com o meu tempo... :) E obrigada pelo comentário longo e o elogio.
Nossa, li Trabalhadores do Mar à muuuuuitos anos atrás, não sei se a versão que li era completa pois ela tinha pouco mais de 250 páginas, mas, ainda assim amei essa obra e assim como você, o protagonista que me marcou muuuuito na minha adolescência. Foi um dos primeiros épicos que li. Ah, Henry James, esse é sensacional, creio que deva mesmo ser muito dificil escolher somente uma obra desse gênio da literatura. Senhora para mim foi uma leitura mais lenta (acho que devido à época que o li, com 12 anos) mas, ainda assim gostei bastante da trama criativa da obra e da relação dos personagens entre si. Preciso ler mais do autor que acredito que vá em agradar ainda mais hoje em dia.
AMADA PROFESSORA ASSISTI A 1/2/3/ PARTES DE SUA EXPLANAÇAO QUANTO AOS CLASSICOS. MEUS PARABENS. PROFESSORA VC É LINDA DESPRENDIDA E MUITO VC. AINDA BEM QUE VC EXISTE....FELICIDADES. NUNES242 DE SAO PAULO
Desses que você citou, só não conhecia o Tulipa Negra, os outros já estão na minha lista até porque já vi eles por aqui. E agora é que eu preciso ler algo do José de Alencar, recentemente li uma biografia do Machado e muito se fala dele, fiquei curioso, e agora, mais ainda. Abraço, Claire!
José de Alencar é amor! impressionante como tem tanta gente que não gosta dele, eu fico sentida quando assisto um vídeo e a pessoa desmerece o autor. Bj.
Renata SS Eu entendo, porque eu também fico :( Acho que Alencar fez muito por nossa literatura e o pessoal não enxerga isso, é triste. Sem falar que ele escreveu livros ótimos e criou algumas das figuras femininas mais interessantes da literatura brasileira - e detalhe, isso sendo homem... rs
José de Alencar, meu autor do coração e o autor nacional q eu mais li. Vou criar um desafio literário, vou chamar de "Leituras e releituras de José de Alencar e Joaquim Manoel de Macedo". Eu adoro a Moreninha e o Moço Loiro, embora ache q só eu li este último. Já em processo de aquisição Os trabalhadores do mar e Tulipa Negra, a lista de 2016 já tá ficando gordinha. Bjos
Valdirene Monteiro Assim estou descobrindo as outras (e outros) fãs de Alencar! Viva! Quanto à lista gordinha- eu não defendo dietas para listas de leituras! kkkkk
Não precisa se preocupar com a quantidade de vídeos, a não ser que dê trabalho pra você, porque pra nós (falando por mim) é sempre um deleite, poderia fazer dez vídeos desses que adoraria assistir a todos.
***** Hahahahaha Não chega a dar trabalho, a não ser retirar as capas de papel dos livros, rsrs Mas é que estou mostrando muitos títulos repetidos, visto que a maioria tem vídeo resenha no canal. Só por isso. E, claro, porque estou com meu "cronograma de aniversário do canal" atrasado...
Oi, Claire! Que delícia de vídeo! Cinco Minutos foi meu primeiro clássico nacional, acho que eu estava na quinta série quando o li. Tenho boas recordações! Não conhecia esse livro do Henry James, já foi pra minha lista! Beijo! Aléxia
Entre Devaneios e Aforismos Obrigada! Não lembro mais quando li Cinco Minutos a 1ª vez, mas era bem nova... e perdi a conta do número de leituras faz tempo. A Fera na Selva foi o livro que me apaixonou por James, definitivamente!
Estou lendo "Pelos olhos de Maisie", Claire. E adorando! Já anotei o "A fera na selva" na minha lista de próximas leituras, quais outros livros do Henry James você me indica? Abraços
Claire, concordo demais com o que você falou do José de Alencar! Sempre fiquei muito chateada com o desprezo que ele tem na literatura brasileira, sempre olhado com desdém... Tenho lembranças maravilhosas dos livros dele quando era adolescente, inclusive o Cinco Minutos e Senhora estão entre os favoritos também! E Lucíola :) Quero muito ler O cânone ocidental! Um abraço!
paisdasentrelinhas Mais uma querida defendendo meu Alencar :) Bom saber, Tati. Ah, sobre Cânone Ocidental, recomendo! Mesmo que você discorde de algumas posições de Bloom (como eu) o cara realmente ama Literatura, e realmente conhece o seu trabalho! com carinho, C.
Trabalhadores do mar a tulipa negra a fera na selva o sr wiliam o santuario cinco minutos senhora jose de alencar abriu caminho para a literatura brasileira ... canone tradicional
Claire, faz vídeo pra Senhora, de Alencar. Também gostaria de ver sua opinião sobre Dom Casmurro, de Machado. E do meu clássico brasileiro (até agora) preferido A Escrava Isaura, Bernardo. Beijo!
+Letícia Cabral Confesso que não sou fã do Machado romancista e, como não faço resenha em vídeo pra livros que não gosto, Dom Casmurro nunca aparecerá aqui. rs Já Senhora, no futuro, de repente dá. A Escrava Isaura eu achei bonitinho, mas li na adolescência. Teria de reler pra saber o que acho hoje.
Parabéns pelo seu canal! Como não te achei antes! O primeiro livro que li na vida, foi José de Alencar - O Guarani, com 12 anos de idade em 1984. Gosto de ler, mas ja li muita porcaria também por falta de opção e afirmo que as suas dicas serão valiosas para mim. Adoro Erico Veríssimo e Emily Bronte e ainda não os vi, citados no canal, mas também, tem tantos outros! Vou garimpar mais e tentar descobrir clássicos. Obrigado pelo seu trabalho.
OI, Daniel. Bem-vindo! Bom, esclarecendo: confesso que não gostei de O Morro dos Ventos Uivantes quando o li na adolescência, mas está na minha lista de releituras no futuro. Não sei o que vou achar agora. Érico Veríssimo eu li pouco e não me entusiasmou, mas pretendo ler Incidente em Antares assim que me for possível. Ah, você vai achar muitos clássicos na playlist "Resenhas" :)
DominO Simmons Mas seriam os livros já resenhados, na maioria, mocinha... Só que mostrados mais rápido... rsrs E como eu falei, não é por acaso: resenho o que amo! Obrigada, viu? com carinho, C.
Claire Scorzi é magia que você fala deles, os olhos brilhantes, como não se apaixonar...??? Eu fico pensando que se mais pessoas vissem o modo que você dos clássicos ou de livros não tão conhecidos esses se tornariam os mais vendidos! E eu que quero agradecer o carinho e dedicação... afinal é tão gostoso ver um vídeo seu... parece uma conversa informal e que falta apenas o café! #Obrigada pelo carinho
Claire, queria um vídeo seu defendo as releituras... já tem? Pq ultimamente vejo algumas pessoas criticando-as e fico tão surpresa... particularmente, adoro reler meus livros favoritos. Beijos!
Nathalia Panesi Nathalia, leitora de pensamentos! :D Eu cheguei a escrever um roteiro pra fazer essa defesa! Apenas, deixei de lado. Vou reencontrar o roteiro ou reescrever, e gravar - já sei que pelo menos uma inscrita vai assistir! :D com carinho, C.
Já te falei que também sou apaixonada por Senhora, né? E nem sei definir exatamente o porquê. À primeira vista, parece um livro simples, um romance sem muita originalidade, mas é um livro que fica com o leitor por muito tempo. Já li duas vezes. Gosto muito da Aurélia e do Seixas. São dois personagens que precisam crescer para ficar juntos. Aprecio muito romances em que os obstáculos ao casal são internos. Eles me parecem mais realistas. Acho que é por isso que também gosto muito de Orgulho e Preconceito. Já a fase indianista do José de Alencar não me agrada nem um pouco... Eu nunca comprei nenhum desses livros de teoria literária (Bloom ou História de Literatura Ocidental que você citou no vídeo passado) porque sinto que não daria conta deles. Me sinto pequena enquanto leitora quando me deparo com esses grandes especialistas. Beijo! ^_^
Maquiada na Livraria Eduarda, Carpeaux e Bloom são grandes na minha opinião justo por fazerem essa ponte: dar sólida informação ao leitor sem que este tenha de lutar com um texto teórico estilo "esóterico", que só iniciados entendem. Senhora é ótimo, ótimo! Sabe, uma amiga minha traduziu por inglês e deu pra o marido americano dela (que é prof de literatura americana, aposentado) ler e ela me disse que ele ficou impressionado. Por essas e outras que digo que Alencar é subvalorizado; o 'especialista' e o leitor brasileiros se acostumaram com sua obra, acho, e não enxergam o que ele trouxe de novo e de válido para a literatura. Pena :(
Claire Scorzi Durante meu ensino médio dois escritores brasileiros eram constantemente citados: Machado e Alencar. Então não sabia que ele era tão subvalorizado assim... Essa sua amiga é tradutora mesmo? Beijo!
Maquiada na Livraria Não sei ao certo; é uma amiga virtual, eu a conheci pessoalmente na Saraiva Megastore, quando ela me apresentou o marido - quando falei de Henry James, soube que ele dava aulas sobre James!! Sei que ela chegou a traduzir alguns livros de domínio público, pelo que me disse.
Claire, pergunta boba. Nem sei se vocâ já respondeu isso em algum vídeo... Mas como você distingue os livros da sua estante, já que eles tem essa capa? Pelo menos, pelos vídeos nunca reparei em algo que os diferenciasse... Só isso! ushasaushauhsaushuahs Pensando em reler Senhora, pq li para o vestibular, e na época lembro de não ter curtido tanto.
+Marco Antonio Olá. Não tenho facebook nem twitter, então, se desejar acompanhar as atualizações do canal, é só inscrever-se - como vi que você já fez. Espero que continue gostando do que encontrar aqui. Obrigada!
Eu, sim Nunes242 que agradeço! Vc É de fato Lindíssima, humilde e extremamente gentil professora. Sim Sra. Estarei sintonizado e lendo muito por suas explanações. Grato!!!
Vídeo muito bom, bem no finzim da noite já hem... Acho que vc é sensitiva... kkkkkk Sabe pq? Pq ontem eu estava justamente pensando em te perguntar o que vc acha do Tolstói e perante o Dotô, numa perspectiva comparada. Alguns consideram o Tolstói o maior escritor russo, sendo que é o Dostô... Bem, ele É! rs Além disso, em um vídeo, vc disse que preferia o Gógol ao Tolstói, se não me engano. Queria saber sua opinião sobre o velho barbudo haha
Mateus Verdan Dos russos, eu gosto mais de Gógol e de Dostoievski - o Russo dos Russos 1º! rsrs Não é que eu não goste de Tolstói; mas algumas das suas obras que li nos últimos anos achei fracas (Os Cossacos, que não me envolveu) e outras, se poderosas (A Morte de Ivan Iliytch) já tem a ver com a mudança religiosa de T nos últimos anos de vida - uma mudança um tanto radical: sua esposa (que nunca foi bem tratada por ele) sofreu muito com isso. Ana Karenina eu gostei muito mesmo, mas tem anos e anos, eu teria de reler para ver o que acho agora. O mesmo para Guerra e Paz.
Mateus Verdan Acho que não ficou bem explicado, rs Mas é uma longa história... O cristianismo de Tolstói entrou naquela de vituperar a sexualidade - e isso em se tratando de um sujeito que estuprou a esposa na noite de núpcias... Estava acostumado com servas (que usava à vontade; ele teve um filho ilegítimo) e prostitutas... argh. Enfim: de deseducado sexualmente passou para uma defesa de ascetismo sexual, demonizando o sexo... argh 2.
Explico: eu não gostava do Machado. Em 2008, centenário de morte do autor, resolvi ler tudo que pudesse de MA para tirar a limpo e acabar com meus preconceitos. Li mais de 50 contos e 5 romances. Os romances não me impressionaram. Os contos, sim. Fiquei embasbacada com a qualidade de vários deles.
Adoro esse vídeo! O jeito que vc fala de seus livros rsrs como se fossem membros da família, verdadeiros entes queridos!
Os livros tem uma importância especial para mim... como se já não estivesse evidente, né... rs
Claire muito bem dito. Na universidade fui muito criticada por ser leitora das obras de José de Alencar, tudo era Machado de Assis. O meio acadêmico fala muito de Machado. Há um certo "constrangimento" em falar do José de Alencar. Não generalizando, mas fico muito feliz em saber que tem pessoas como você.
Maria do Rosário Melo Obrigada! Sou uma fã de carteirinha de Alencar. Um pioneiro e tanto! :)
Como vc diz "livros, livros, livros".
Quantos livros incríveis, Claire.
Eu passaria a eternidade assistindo a você falar sobre os livros da sua vida.
Vc e Harold Bloom têm paixão por Literatura.
A propósito, do Bloom só li mesmo "Como e por que ler".
Gosto muito.
Sobre o José de Alencar, concordo plenamente com seu dizer.
É um autor que buscou a identidade nacional.
É um dos maiores escritores que o Brasil já deu a luz.
E um dos maiores do mundo, ouso dizer.
Ele contribuiu muito para a criação de uma identidade cultural para o Brasil.
Essa busca consciente de um caráter nacional estava vinculada à ideia de que um país livre requeria uma cultura própria.
Preciso ler "Os Trabalhadores do Mar"; já até tenho uma edição.
"A Tulipa Negra" é excelente mesmo; lembra "O Conde de Monte Cristo", no que tange à trama envolvendo o prisioneiro injustiçado e seus inimigos.
Preciso ler "Santuário," do Faulkner
Recentemente terminei "Absalão, Absalão", e adorei esse romance gótico que narra a ascensão e queda da família Sutpen na fase da Guerra Civil Americana.
Para mim é difícil ler WF, mas não impossível como UlIsses, do James Joyce.
A questão é que, quando leio Faulkner, tenho a impressão de que absorvi somente 30% da essência da obra..
É como se Faulkner fizesse sempre um convite para voltar.
A escrita dele é deliciosa, um prazer.
Tudo de bom !
Sanag265 Eeebbaa, Sanag e seus comentários longos ;)
Alencar e Identidade Cultural: você disse tudo! Sintetizou o que tentei dizer :)
Sobre A Tulipa Negra e Conde de Monte Cristo: sim, na raiz temos o mesmo tema: a inocência injustiçada. Sempre envolvendo política... :( Mas acho A Tulipa Negra mais "alegre" apesar dos momentos dramáticos. Aliás, foi escrito depois, pelo que verifiquei nas datas de publicação.
Repetindo o que digo de Faulkner: ele é um autor que recompensa o leitor pelo esforço de ler. E ele (para mim) tem emoção, o que não sinto em Joyce em Ulisses. Não se sinta desencorajado com as dificuldades em Faulkner; se você persistir - e reler quando puder - irá encontrando os 'tesouros' faulknerianos... :D É isso que tem me mantido leitora cativa dele desde a adolescência quando li "Santuário" pela 1ª vez ^^
com carinho, C.
Ah tomara que não acabe nunca a lista de favoritos da vida de Claire! :) assim teremos muitos vídeos!....
Cíntia G. Hahahahahha Cíntia, meus vídeos do mês de aniversário estão atrasadíssimos! Eu tenho de acabar os Favoritos até para poder dar conta da listona de vídeos por gravar: livros..., resenhas de mais 2 livros, etc. etc.
Mas, obrigada pelo entusiasmo! :)
Poxa Claire! aí vc parte meu coração! kkkkk Então, que venha mais vídeos .....:P
Sobre Os Trabalhadores do Mar, impossível não se arrebatar pela história. O estilo de Victor Hugo é deveras apaixonante. E que falta faz um Gilliat nos dias atuais. Não que a literatura contemporânea não tenha um herói à altura, mas o fato é que ela vem se tornando cada vez mais rasa e fútil. Não vou generalizar - porque há muita coisa boa e útil, repito, mas verdade seja dita.
O TH-cam me sugeriu essa série de vídeos e eu estou curtindo bastante, rs
Olha só, o YT me sugerindo... rs :)
Caramba, como é bom ver seus vídeos, Claire... Fiquei babando pelo que você falou sobre Os trabalhadores do mar, que meu irmão tem, a edição novíssima da Cosac Naify. Estou com Os miseráveis comigo, emprestado de outro irmão, e ainda não tive coragem de começar, porque sei que vai me tomar muito tempo e fico pensando nos livros que deixarei de ler enquanto estiver com ele... Confesso que fiquei arrepiado quando você falou que livros como A tulipa negra (que não li) não se escrevem mais.
Tinha essa edição exata de Santuário, e dei para meu irmão. Li apenas uma vez e fiquei intrigado demais com o livro, para o qual preciso voltar, sem dúvida. Mas não seria ele o meu Faulkner numa ilha deserta. :-D
E aí você ainda termina com O Cânone Ocidental, que está na minha estante me causando dor na consciência, porque quero ler, mas não quero parar de ler minhas ficções para investir tanto tempo nele (mais tempo ainda porque está em inglês).
Belo vídeo, bela lista e só termino ainda mais impressionado: como essa mulher lê!!!!!
O Lugar do Livro Hahahhaha Como eu leio, é? Não esquece, já tenho um bom tempo de vida e sendo ler meu lazer nº 1, teria de ter feito alguma coisa com o meu tempo... :)
E obrigada pelo comentário longo e o elogio.
Nossa, li Trabalhadores do Mar à muuuuuitos anos atrás, não sei se a versão que li era completa pois ela tinha pouco mais de 250 páginas, mas, ainda assim amei essa obra e assim como você, o protagonista que me marcou muuuuito na minha adolescência. Foi um dos primeiros épicos que li.
Ah, Henry James, esse é sensacional, creio que deva mesmo ser muito dificil escolher somente uma obra desse gênio da literatura.
Senhora para mim foi uma leitura mais lenta (acho que devido à época que o li, com 12 anos) mas, ainda assim gostei bastante da trama criativa da obra e da relação dos personagens entre si. Preciso ler mais do autor que acredito que vá em agradar ainda mais hoje em dia.
Ler Vicia - Rusbisco Rubens, recomendo todos, todos! Alencar, Hugo, H James... ^^
A Tulipa Negra 😍😍 deve ter sido meu primeiro livro francês ... Que Sdd, a Zahar poderia relançar em capa dura, o Dumas merece 🙌🙌
Eu também acho! A Tulipa Negra merece uma edição de luxo clássicos da Zahar! :D
AMADA PROFESSORA ASSISTI A 1/2/3/ PARTES DE SUA EXPLANAÇAO QUANTO AOS CLASSICOS. MEUS PARABENS. PROFESSORA VC É LINDA DESPRENDIDA E MUITO VC. AINDA BEM QUE VC EXISTE....FELICIDADES. NUNES242 DE SAO PAULO
Nossa, teu canal é ótimo !
Nossa mas que edição LINDA essa do Santuário! Uau!
Nathalia Panesi É bonita mesmo! A capa é dura, com essa árvore estilizada na capa em dourado :)
Também concordo que José de Alencar é subestimado. O povo só fala mal e eu fico como...????? Aff haha ótimas indicações 👏🏽❤️
Desses que você citou, só não conhecia o Tulipa Negra, os outros já estão na minha lista até porque já vi eles por aqui. E agora é que eu preciso ler algo do José de Alencar, recentemente li uma biografia do Machado e muito se fala dele, fiquei curioso, e agora, mais ainda.
Abraço, Claire!
Maiky Silva Foi um prazer :)
José de Alencar é amor! impressionante como tem tanta gente que não gosta dele, eu fico sentida quando assisto um vídeo e a pessoa desmerece o autor.
Bj.
Renata SS Eu entendo, porque eu também fico :( Acho que Alencar fez muito por nossa literatura e o pessoal não enxerga isso, é triste. Sem falar que ele escreveu livros ótimos e criou algumas das figuras femininas mais interessantes da literatura brasileira - e detalhe, isso sendo homem... rs
Claire Scorzi Verdade, o que ele fez não tem par, pelo menos na literatura brasileira.
❤️
José de Alencar, meu autor do coração e o autor nacional q eu mais li. Vou criar um desafio literário, vou chamar de "Leituras e releituras de José de Alencar e Joaquim Manoel de Macedo". Eu adoro a Moreninha e o Moço Loiro, embora ache q só eu li este último. Já em processo de aquisição Os trabalhadores do mar e Tulipa Negra, a lista de 2016 já tá ficando gordinha. Bjos
Valdirene Monteiro Assim estou descobrindo as outras (e outros) fãs de Alencar! Viva!
Quanto à lista gordinha- eu não defendo dietas para listas de leituras! kkkkk
Não precisa se preocupar com a quantidade de vídeos, a não ser que dê trabalho pra você, porque pra nós (falando por mim) é sempre um deleite, poderia fazer dez vídeos desses que adoraria assistir a todos.
***** Hahahahaha Não chega a dar trabalho, a não ser retirar as capas de papel dos livros, rsrs Mas é que estou mostrando muitos títulos repetidos, visto que a maioria tem vídeo resenha no canal. Só por isso. E, claro, porque estou com meu "cronograma de aniversário do canal" atrasado...
Saudade
Outro deleite. Aguardando o próximo. Abração.
Azeviche Azabache Obrigada! Espero que seja o último... kkkkkk
Eu gosto muito do jeito que vc fala dos seus livros da vida ^^
Luana P É amor, é amor... ^^ Obrigada!
Oi, Claire! Que delícia de vídeo! Cinco Minutos foi meu primeiro clássico nacional, acho que eu estava na quinta série quando o li. Tenho boas recordações!
Não conhecia esse livro do Henry James, já foi pra minha lista!
Beijo!
Aléxia
Entre Devaneios e Aforismos Obrigada! Não lembro mais quando li Cinco Minutos a 1ª vez, mas era bem nova... e perdi a conta do número de leituras faz tempo.
A Fera na Selva foi o livro que me apaixonou por James, definitivamente!
que venham maissss vídeos dos livros favoritos da vida!
Tatianna Cavalcanti Virá mais um, pelo menos... ;)
Estou lendo "Pelos olhos de Maisie", Claire. E adorando! Já anotei o "A fera na selva" na minha lista de próximas leituras, quais outros livros do Henry James você me indica? Abraços
Zeno Queiroz A Roda do Tempo; A Outra Volta do Parafuso; O Pupilo; Retrato de uma Senhora... etc. etc. :)
Claire, concordo demais com o que você falou do José de Alencar! Sempre fiquei muito chateada com o desprezo que ele tem na literatura brasileira, sempre olhado com desdém... Tenho lembranças maravilhosas dos livros dele quando era adolescente, inclusive o Cinco Minutos e Senhora estão entre os favoritos também! E Lucíola :)
Quero muito ler O cânone ocidental!
Um abraço!
paisdasentrelinhas Mais uma querida defendendo meu Alencar :) Bom saber, Tati. Ah, sobre Cânone Ocidental, recomendo! Mesmo que você discorde de algumas posições de Bloom (como eu) o cara realmente ama Literatura, e realmente conhece o seu trabalho!
com carinho, C.
Trabalhadores do mar
a tulipa negra
a fera na selva
o sr wiliam o santuario
cinco minutos
senhora
jose de alencar abriu caminho para a literatura brasileira ...
canone tradicional
Claire, faz vídeo pra Senhora, de Alencar. Também gostaria de ver sua opinião sobre Dom Casmurro, de Machado. E do meu clássico brasileiro (até agora) preferido A Escrava Isaura, Bernardo. Beijo!
+Letícia Cabral Confesso que não sou fã do Machado romancista e, como não faço resenha em vídeo pra livros que não gosto, Dom Casmurro nunca aparecerá aqui. rs Já Senhora, no futuro, de repente dá. A Escrava Isaura eu achei bonitinho, mas li na adolescência. Teria de reler pra saber o que acho hoje.
Parabéns pelo seu canal! Como não te achei antes!
O primeiro livro que li na vida, foi José de Alencar - O Guarani, com 12 anos de idade em 1984.
Gosto de ler, mas ja li muita porcaria também por falta de opção e afirmo que as suas dicas serão valiosas para mim. Adoro Erico Veríssimo e Emily Bronte e ainda não os vi, citados no canal, mas também, tem tantos outros! Vou garimpar mais e tentar descobrir clássicos. Obrigado pelo seu trabalho.
OI, Daniel. Bem-vindo! Bom, esclarecendo: confesso que não gostei de O Morro dos Ventos Uivantes quando o li na adolescência, mas está na minha lista de releituras no futuro. Não sei o que vou achar agora. Érico Veríssimo eu li pouco e não me entusiasmou, mas pretendo ler Incidente em Antares assim que me for possível. Ah, você vai achar muitos clássicos na playlist "Resenhas" :)
Estou amando essa série e por mim teríamos livros favoritos da vida para sempre....
Beijos enormes
DominO Simmons Mas seriam os livros já resenhados, na maioria, mocinha... Só que mostrados mais rápido... rsrs E como eu falei, não é por acaso: resenho o que amo!
Obrigada, viu? com carinho, C.
Claire Scorzi é magia que você fala deles, os olhos brilhantes, como não se apaixonar...??? Eu fico pensando que se mais pessoas vissem o modo que você dos clássicos ou de livros não tão conhecidos esses se tornariam os mais vendidos! E eu que quero agradecer o carinho e dedicação... afinal é tão gostoso ver um vídeo seu... parece uma conversa informal e que falta apenas o café! #Obrigada pelo carinho
DominO Simmons Obrigada a você! Hum, realmente um cafezinho faz falta... rs ;)
aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee :D
Claire, queria um vídeo seu defendo as releituras... já tem? Pq ultimamente vejo algumas pessoas criticando-as e fico tão surpresa... particularmente, adoro reler meus livros favoritos.
Beijos!
Nathalia Panesi Nathalia, leitora de pensamentos! :D Eu cheguei a escrever um roteiro pra fazer essa defesa! Apenas, deixei de lado. Vou reencontrar o roteiro ou reescrever, e gravar - já sei que pelo menos uma inscrita vai assistir! :D
com carinho, C.
Já te falei que também sou apaixonada por Senhora, né? E nem sei definir exatamente o porquê. À primeira vista, parece um livro simples, um romance sem muita originalidade, mas é um livro que fica com o leitor por muito tempo. Já li duas vezes. Gosto muito da Aurélia e do Seixas. São dois personagens que precisam crescer para ficar juntos. Aprecio muito romances em que os obstáculos ao casal são internos. Eles me parecem mais realistas. Acho que é por isso que também gosto muito de Orgulho e Preconceito. Já a fase indianista do José de Alencar não me agrada nem um pouco...
Eu nunca comprei nenhum desses livros de teoria literária (Bloom ou História de Literatura Ocidental que você citou no vídeo passado) porque sinto que não daria conta deles. Me sinto pequena enquanto leitora quando me deparo com esses grandes especialistas.
Beijo! ^_^
Maquiada na Livraria Eduarda, Carpeaux e Bloom são grandes na minha opinião justo por fazerem essa ponte: dar sólida informação ao leitor sem que este tenha de lutar com um texto teórico estilo "esóterico", que só iniciados entendem.
Senhora é ótimo, ótimo! Sabe, uma amiga minha traduziu por inglês e deu pra o marido americano dela (que é prof de literatura americana, aposentado) ler e ela me disse que ele ficou impressionado. Por essas e outras que digo que Alencar é subvalorizado; o 'especialista' e o leitor brasileiros se acostumaram com sua obra, acho, e não enxergam o que ele trouxe de novo e de válido para a literatura. Pena :(
Claire Scorzi Durante meu ensino médio dois escritores brasileiros eram constantemente citados: Machado e Alencar. Então não sabia que ele era tão subvalorizado assim... Essa sua amiga é tradutora mesmo? Beijo!
Maquiada na Livraria Não sei ao certo; é uma amiga virtual, eu a conheci pessoalmente na Saraiva Megastore, quando ela me apresentou o marido - quando falei de Henry James, soube que ele dava aulas sobre James!! Sei que ela chegou a traduzir alguns livros de domínio público, pelo que me disse.
Também acho que o José de Alencar é subestimado. Adoro!
Eba! Mais uma alencariana na área... ;)
Grato pelos seus vídeos, incentivadores apaixonados pela Literatura. Desculpe a pergunta, mas é melhor ler deitada ou sentada, ou o livro na mesa?
Claire, pergunta boba. Nem sei se vocâ já respondeu isso em algum vídeo... Mas como você distingue os livros da sua estante, já que eles tem essa capa? Pelo menos, pelos vídeos nunca reparei em algo que os diferenciasse... Só isso! ushasaushauhsaushuahs
Pensando em reler Senhora, pq li para o vestibular, e na época lembro de não ter curtido tanto.
Antonio Carlos Vieira Caetano Júnior Ah! Me fizeram essa pergunta, moço! Eu respondi no vídeo 2 de "Respondendo perguntas, parte 2". ^^
Verei!
PROFESSORA SCORZI COMO SEGUI-LA? SUAS EXPLICAÇOES SÃO OTIMAS. SIM SOU ESTUDANTE E ASSIDUO LEITOR. NUNES242
+Marco Antonio Olá. Não tenho facebook nem twitter, então, se desejar acompanhar as atualizações do canal, é só inscrever-se - como vi que você já fez. Espero que continue gostando do que encontrar aqui. Obrigada!
Eu, sim Nunes242 que agradeço! Vc É de fato Lindíssima, humilde e extremamente gentil professora. Sim Sra. Estarei sintonizado e lendo muito por suas explanações. Grato!!!
Vídeo muito bom, bem no finzim da noite já hem...
Acho que vc é sensitiva... kkkkkk
Sabe pq? Pq ontem eu estava justamente pensando em te perguntar o que vc acha do Tolstói e perante o Dotô, numa perspectiva comparada. Alguns consideram o Tolstói o maior escritor russo, sendo que é o Dostô... Bem, ele É! rs
Além disso, em um vídeo, vc disse que preferia o Gógol ao Tolstói, se não me engano. Queria saber sua opinião sobre o velho barbudo haha
Mateus Verdan Dos russos, eu gosto mais de Gógol e de Dostoievski - o Russo dos Russos 1º! rsrs Não é que eu não goste de Tolstói; mas algumas das suas obras que li nos últimos anos achei fracas (Os Cossacos, que não me envolveu) e outras, se poderosas (A Morte de Ivan Iliytch) já tem a ver com a mudança religiosa de T nos últimos anos de vida - uma mudança um tanto radical: sua esposa (que nunca foi bem tratada por ele) sofreu muito com isso. Ana Karenina eu gostei muito mesmo, mas tem anos e anos, eu teria de reler para ver o que acho agora. O mesmo para Guerra e Paz.
Claire Scorzi A mulher dele sofreu com a mudança religiosa dele?
Muito bem explicadinho, Claire. Obrigado.
Mateus Verdan Acho que não ficou bem explicado, rs Mas é uma longa história... O cristianismo de Tolstói entrou naquela de vituperar a sexualidade - e isso em se tratando de um sujeito que estuprou a esposa na noite de núpcias... Estava acostumado com servas (que usava à vontade; ele teve um filho ilegítimo) e prostitutas... argh. Enfim: de deseducado sexualmente passou para uma defesa de ascetismo sexual, demonizando o sexo... argh 2.
Claire Scorzi Nossa, então ele passou de Fiódor Karamázov para puritano caçador de bruxas... hahaha É mole?! :)
ps.: Coitada da mulher dele.
Mateus Verdan Pois é... :(
Claire, por que vc não gosta do Machado como romancista?
Explico: eu não gostava do Machado. Em 2008, centenário de morte do autor, resolvi ler tudo que pudesse de MA para tirar a limpo e acabar com meus preconceitos. Li mais de 50 contos e 5 romances. Os romances não me impressionaram. Os contos, sim. Fiquei embasbacada com a qualidade de vários deles.
Eu gosto muito de Brás Cubas, Esaú e Jacó e Memorial de Aires. O Quincas Borba achei arrastado, não sei dizer... Obrigada por responder.
Voce e professra?