Claire, tu é uma mulher incrível! Em 1994 eu nasci. Hoje eu tenho 30 anos e sou apaixonada pela literatura. A Arte é um dos sentidos que encontrei na vida. Obrigada por falar conosco❤
Simplesmente adoro os seus vídeos. Realmente lamento que tenha parado de atualizar este precioso espaço. Também amo Henry James, já li algumas obras e faltam tantas outras. Sempre que preciso de inspiração para iniciar leituras de excelente nível, como as dele, passo aqui no canal para pegar um pouco desse combustível - que seu amor pela literatura oferece em grande quantidade.
Concordo. A Claire não deveria ter nos deixado... Deveria ter continuado com o canal... Mas certamente ela tem seus motivos e temos que respeitar. Mas que é lamentável, é. Queria muito Claire de volta.
Meu marido encontrou teu canal, se não me engano, na pandemia. Na época, tu já não fazia mais os vídeos para o canal. Ficamos triste, porque tu foi um achado. Mas, pra nossa alegria, te temos novamente aqui. Ah! O primeiro vídeo que vimos no teu canal, foi o butim da guerra
Estou lendo The Turn of The Screw e Daisy Miller em inglês, depois vou ler mais livros dele que tem na biblioteca da minha universidade. Adorei o vídeo.
Amei de todo o coração esse vídeo. Muito bem roterizado, sua paixão ao falar engrandece as sugestões e uma ótima iniciativa para ler um autor ainda inédito para mim. Continuei com o projeto. Beijos!
Para mim ele é um autor que desafia o leitor. Infelizmente só li traduções, , com a de Fernando Sabino, mas nunca li no original que certamente e mais rico e sutil.
É impressionante, eu associo imediatante Henry James a você, é instantâneo, rs. Eu só li, até agora, Os quatro encontros, que é excelente, tenho A outra volta do parafuso e o seu amado A fera na selva. Seu amor por ele é tão nítido que chaga a ser contagiante!
Renata SS "é tão nítido que chega a ser contagiante!" Uau, gostei disso! Obrigada! Gostei de Os quatro encontros - e aliás, a novela título, eu li em inglês, "Four Meetings", e só pelo James fiz essa façanha! kkkk
Estou lendo uma versão igual a sua de Lady Barberina e A outra Volta do Parafuso, e até agora estou gostando bastante. Gostei muito do seu vídeo e da sua paixão pela leitura, que transborda e chega até a gente. Ao terminar a leitura deste livro vou correndo ler mais do Henry James.
Hahaha adorei seu comentário sobre os finais dos livros dele serem diferentes dos outros da época. E atiçou minha curiosidade esse seu comentário sobre ele entender as mulheres. Fiquei bem interessada em ler A herdeira tanto pela sinopse quanto pelo fator "personagem feminina forte e real".
A fera na selva foi um dos livros que mais me marcaram :). Li também na tradução do Fernando Sabino, em uma edição que achei no sebo. Também me apaixonei pelo autor por meio esse livro! :)
Vídeo maravilhoso Claire, demonstrou totalmente todas as grandes qualidades e preciosidades que podemos encontrar nas obras do James. Me apaixonei pela escrita dele em "A Volta do Parafuso" e simplesmente tento relê-lo todos os anos devida tamanha genialidade da obra.
Sempre que posso venho ao seu canal para reforçar e aperfeiçoar as minhas perspectivas literárias. Como estou pensando em algumas leituras para o futuro, lembrei deste vídeo. Sim, James está entre as possibilidades. rs Li "Lady Barberina" e "A outra volta do parafuso" e gostei muito. E você tem razão ao dizer que ele confia na inteligência do leitor. Tive a mesmíssima impressão. Um abraço, Claire.
Claire, por que você é tão apaixonante? Eu passaria horas conversando com você. Nunca li nada do James, mas comprei um tijolinho esses tempos "Os embaixadores", pretendo ler em breve.
Rubens Marinho Obrigada! Mas a boa impressão que você tem é simples de explicar: estou falando de algo que amo (Literatura, Livros) e aqui, de um escritor que aaaamoo! Só isso. E Os Embaixadores é mesmo um 'tijolinho'... kkkk Está na minha pilha a ler também ;)
È tão bom te ver falando de livros... comprei A outra volta do parafuso e Lady Baverina, meu livro é igualzinho o seu, mas ainda não li. Estou ansiosa para conhecer o James depois dessa bela apresentação.
*-* que vídeo lindo, mostra que você realmente ama ele. ótimo vídeo, parabéns. Conheci o James ano passado com "O Pupilo", livro que comprei de uma senhora que fez um bazar e adorei, depois fui buscar algo mais dele e li "A Outra Volta do parafuso". Realmente apaixonante, estou em vias de ler "A madona do Futuro", já esta na minha estante ;) e como sou escritor iniciante me ajudou pra caramba mesmo, vc esta certíssima.
H. M. Alves Não é? James é um escritor pra você 'estudar'. Se já é estimulante pro leitor, imagina pro escritor! Obrigada! Saber que alguém aprende com o mestre me deixa feliz!
Ainda estou em busca do "A outra volta do parafuso" por conta de sua maravilhosa resenha! Quanto a descrição das mulheres como os seres de múltiplas camadas que agem de acordo com a ocasião surpreendendo aos que estão a volta - inclusive o leitor de alguma personagem assim- essa não é a mais pura verdade desse nosso mundo? Homens também agem assim, claro. Mas infelizmente parece que muitas mulheres quando se propõem a alimentar essa faceta principalmente para se dar bem fazem com maestria...
Julia Ramos Julia, não quis dizer que todas as figuras femininas de HJ são assim; mas, que ele reconhece essa faceta em algumas personagens suas; James tem figuras femininas complexas também mais positivas.
Claire Scorzi Eu também não acho que todas as figuras femininas de hoje ou da época de James sejam assim ... mas desculpe se soou nesse tom. Não acho nem que seja uma característica ruim. É como saber jogar de forma mais complexa para se adequar as situações e se manter de pé . Só acho ruim quando usam dessas facetas pra agir com desfaçatez. Acabei de voltar da casa de parentes onde a maioria feminina age assim e sem a inteligencia de um bom dramaturgo para dar requinte às cenas... talvez por isso o tom meio indignado na escrita...rsrsrsrsrsrsr. Desculpe! :(
Claire, olá! Sexta feira passada estava na biblioteca e ao ver o livro A Herdeira (Círculo do Livro) senti que era esse que deveria levar. Inicialmente supus uma história totalmente diferente e com o passar das página logo percebi que não era nada daquilo que imaginei. Ainda assim constatei que, apesar do enredo ser considerado por muitas pessoas sem nenhum atrativo, eu iria gostar. E não deu outra. Por vezes me peguei relendo trechos e os anotando em meu caderno, absorta com tamanha fluidez na escrita e tamanha facilidade em nos contar os fatos, de tal forma que eu me sentia no ambiente, podia visualizar as expressões dos personagens e até aquilo que não era dito por eles. Acho que James (foi a primeira obra que tive contato, porque nunca recebi boas indicações de A Outra Volta do Parafuso, e fiquei receosa em começar por ele) é muito astuto em suas descrições. Ele consegue externar aquilo que está tão escondido no personagem e ainda assim não parece invasivo. Estou apaixonada pela obra, a qual falou muito comigo... Me identifiquei e pude refletir sobre algumas questões expostas durante a leitura. Então... Queria saber se algum dia você poderia nos agraciar com seu parecer sobre esse livro, gostaria muito de saber sua opinião. Abraços.
+Letícia Luiza Oi! Eu fiz uma resenha curtinha pra ele no skoob, mas na verdade A Herdeira merece mais. Não vou prometer devido ao acúmulo de leituras/releituras na minha agenda, mas vou tomar sua ideia em consideração, viu? Tudo de bom, C.
Eu amei a leitura apesar de ter no final dela me sentido como se tivesse deixado muita coisa para trás, porém ao ler tive a impressão que a maldade estava nas crianças
Tiago Cysne HJ é demais, um dos que eu levaria a Obra Completa (embora ainda não tenha lido a obra completa, rs) para uma ilha deserta ^^ E será que este ano eu consigo ler Os Embaixadores? rs
Tiago CysneÔ Tiago, o bacana de ler James é isto: estamos todos no mesmo barco, o texto dele é sutil, é inteligente, exige de nós, leitores... somos todos aprendizes com HJ!
O único do James que eu tinha vontade de ler é A volta do parafuso(cuja história já sei o final). Mas você fala tão bem dele e dos livros dele que tenho vontade de ler todos. Já aumentei bastante minha lista de livros para ler só por causa das suas indicações
Sou suspeita para falar porque amo HJ. Mas realmente acredito que ele merece ser mais lido, que tem algo peculiar em sua escrita que merece ser conhecido e valorizado. Obrigada!
Claire, eu estou aprendendo a gostar do HJ. Eu li "A volta do parafuso", "A lição do mestre" e "Pelos olhos de Maisie". Gostei bastante ! Eu me acostumei a desconfiar das personagens e analisa-las melhor para ver o que realmente elas eram e porque agiam de tal forma. Não é fácil de ler, inicialmente, mas depois se torna um grande prazer. Quero ler mais e vou começar pela "A fera na selva" ! Grande abraço e obrigado !
Após ver o seu vídeo procurei 'A Fera na Selva' numa biblioteca. Minhas emoções durante a leitura começaram em: curiosa no início, quando do encontro; animada, quando se reconhecem e com a possibilidade de algo muito empolgante acontecer; passando rapidamente pela incredulidade por ninguém perceber nada, o que começou a me deixar muito agoniada conforme evoluía a leitura (pois não me conformava como nenhum deles percebia!). Estava ficando até desanimada com o sr. Henry James, mas nas últimas páginas, ele se redimiu comigo - quase suei pelos olhos nas duas últimas páginas e terminei aplaudindo-o mentalmente. Indicação impecável, Claire. Obrigada.
Ana Sakamoto De nada, Ana. Eu amo, eu amo, amo essa novela; tem outros textos do HJ que eu adoro - fã entusiasta que sou! - mas, A Fera na Selva, para mim, continua sendo "A" história. :)
Eu entendi porque você fala com tanto entusiasmo deste livro. É uma história inacreditável, levada com muita habilidade e finalizada de maneira incrível. Entendi também porque o Fernando Sabino diz na introdução que nada acontece aos protagonistas. Tenho "A outra volta do parafuso" que ainda não li, pois queria ler 'A fera' primeiro. Adorei. Vou procurar outras obras de Henry James. Ele ganhou outra fã.
Explicou sim, além de ter dado uma bela aula. :) Henry James é um dos autores que mais preciso ler. Só li duas obras dele, "A Outra Volta do Parafuso", e tenho de concordar com o que você diz sobre a sutiliza e ambiguidade do autor, tanto que lembro de ter feito uma análise diferente da sua, a minha foi uma análise "freudiana", digamos assim. O outro foi a novela Daisy Miller. Mas tive contato com ele através do cinema também com a adaptação de "As Asas da Pomba" e de "A Herdeira", a última sintetiza bem tudo isso que você falou no final do vídeo sobre o desfecho dos personagens, em especial os femininos. É um dos meus filmes preferidos, e meu final preferido do cinema. Amo a personagem da Catherine, que no filme (dirigido pelo William Wyller, de 1949) foi interpretada pela Olivia de Havilland, e lhe garantiu o Oscar de melhor atriz. Também fiquei curioso de saber quais outros autores você considera que melhor compreendem o universo feminino. E você acha que isso pode ter a ver com a sexualidade dele? Lembro de já ter lido que o Henry James era homossexual, embora tivesse uma relação meio conturbada com isso.
***** O filme de Wyler, que saiu no Brasil na época como "Tarde Demais" era comentado por minha mãe, que o viu :) Os outros autores, na minha opinião, são: Stendhal; Balzac; Stefan Zweig. Quanto à afirmação de homossexualidade de James, acredito tanto nela como na homossexualidade de Jane Austen, rs Nunca se descobriu nenhum 'caso' de James, embora tenham esmiuçado a vida dele nessa época de 'politicamente correto'. Acho que o problema de James era mais como o de Pessoa (outro acusado de homossexualidade): uma tenaz repressão nessa área da vida. Os celibatários empedernidos não eram incomuns no século XIX, hoje é que eles são exóticos... e tem de ser "classificados".
Tão bonito te ver falando do James de forma tão apaixonada. Deixou-me curiosa por várias questões. Só li A outra volta do parafuso e a Madona do futuro e achei-os excelentes! A sutileza, de fato, está presente tornando o texto elegante e instigante. Mas chamou-me atenção as questões dos personagens femininos e dos finais. Ia pedir outra indicação, mas acho que você meio que respondeu: A fera na selva, não? Tenho muita vontade de ler esse sobre A arte da ficção. Ótimo vídeo! Beijo!
Aline Aimee Aline: indicaria A Fera na Selva e outros ainda!! Leia A Arte da Ficção se tiver vontade de conhecer mais da "teoria" de HJ e ver como ele era coerente: escrevia o que teorizava. Muito obrigada - HJ e eu agradecemos! ^^
Vou só esperar o salário cair e comprar algumas coisinhas... Adorei a descrição sobre as mulheres, realmente poucos falam de mulheres numa perspectiva assim... Tenho adorado seus vídeos!! Seu canal está maravilhoso!
Olá Claire! Mais um belo vídeo, dele li apenas "Pelos Olhos de Maise", mas agora, certamente procurarei as demais indicações. Um grande abraço e até o próximo vídeo.
Ei Claire!! Eu comprei o livro "A volta do parafuso" em 2013, pois fiquei completamente fascinado pelo filme de 1961 "Os Inocentes" com a Deborah Keer. Nessa época eu não era ainda um leitor assíduo, lia alguma coisa ou outra muito esporadicamente. Então comecei a ler o livro e achei totalmente confuso e difícil a leitura, tanto que não consegui chegar a ler 1/3 do livro. Resolvi emprestar o mesmo para uma amiga que estava cursando Direito, pois imaginei que talvez o problema estava comigo.... e para minha surpresa ela também me disse que leu uma parte mas não entendeu praticamente nada e abandonou o livro. Hoje já sou um leitor assíduo, comecei a me apaixonar por leitura, assistindo o seu canal e o de outros também. Será que talvez eu não estava "preparado" para a leitura do Henry James, por isso não consegui compreender o seu texto?? A escrita dele é realmente difícil na sua opinião? Até hoje sou frustrado por não ter conseguido.... fica a impressão de que a gente é "meio burro" quando não consegue compreender uma leitura.... kkkkkk.... bem, vou ficando por aqui porque acho que já falei demais... um abraço Claire!!
Oi! Sim, a leitura de HJ é realmente difícil, e há leitores que até consideram James um chato, rsrs Ele queria que sua escrita sugerisse mais do que dissesse; de certo modo acho que ele acreditava na inteligência do leitor. Mas, James não viu o estado da literatura atual... rsrs Boa parte do que se publica hoje é tão óbvio, tão "facinho" que nos deixa mal acostumados, e daí, quando esbarramos com um Henry James pela frente, a compreensão sofre... Porém, é importante dizer: não se julgue burro nem nada do tipo. Se você é alfabetizado, pode ler; sentirá dificuldade, mas, se não tiver visto, aconselho que veja os 2 vídeos que postei como "Como Ler os Clássicos" na playlist "Convite para Ler os Clássicos" deste canal. Meu conselho final sobre James e sobre qualquer autor clássico: se - apenas se - o que você vislumbrou desse autor o interessou, leia mais dele. Comece com os contos e novelas do começo da carreira da James, como "A herdeira" ou "Daisy Miller". Vá se habituando ao estilo de James... A leitura de mais do escritor será um exercício que o ajudará a ir 'penetrando' nas camadas do seu texto. Mas repito: apenas se ele o interessa. Não se obrigue a ler algo do qual não gosta nem um pouco, ok? Tudo de bom!
Olha só vc se superando novamente, Claire 😳😳😜😜!! Comecei a seguir o canal depois de ver um vídeo seu sobre o James... E agora essa aula incrível sobre ele e seu amor pelo seu trabalho rss Adorei😜😜😜
Ehh, Rafael enchendo minha bola como de costume :) Mas confesso que adorei esse "se superando" - eu gosto da ideia de conseguir fazer melhor! Que Deus me ajude a conseguir isso sempre, ir melhorando... Muito, muito obrigada!
#adorei o video e parabéns por iniciar essa série, espero ver em breve sobre outros autores, eu não li nada ainda do James, acho que começarei pela "A outra volta do parafuso" pois é fácil de se achar em sebos! Beijos
Vídeo incrível, Claire! Por enquanto só li A outra volta do parafuso, mas tenho muita vontade de descobrir James assim como vc e tantos escritores que eu amo e consideram o J. maravilhoso. Beijo! PS: Estava muito sumida sem ver quase nada aqui no YT, mas voltei. ; )
Denise Mercedes Tenho de retomar essa série "Porque Eu Amo", mas justo porque dá trabalho - tento fazer algo bom - ainda não fiz o sobre Dickens, que será o próximo autor enfocado! Obrigada. E é bom saber que você voltou ;)
Gostei mto do video! Nossa agora qe eu vi...vc ja ta com 3000 inscrito e eu tava inscrita desde qdo vc tinha uns 400 só xD. Enfim, só acho que o final do video entregou um pouco.
Como não amar este vídeo? Vídeo extremamente significativo para mim. Gostei muito de saber sua experiência de leitura com o James. O primeiro que li também foi a outra volta do parafuso e agora estou lendo Pelos Olhos de Maisie. Gostei de saber que você leu A Fera na Selva poucos meses depois de eu ter nascido. Anotei todos os livros e quero continuar minha caminhada de leitura. Seus vídeos nos inspiram a sermos melhores leitores. Obrigado!!! Obs. Gostaria de saber quando é seu aniversário? Um grande abraço. Jeferson Barbosa
Romeu Julieta Muito obrigada, Jeferson! James merece muito, muito mais leitores do que possui. Que bom que você vai continuar a lê-lo :) E ah, meu aniversário é em 24 de maio.
Claire, ontem fui ao sebo e adquiri três livros preciosos: A Outra Volta do Parafuso, mesma versão que a sua. O Misterioso Sr. Quin, da ilustríssima Agatha Christie. E As aventuras de Tom Sawyer, daquela coleção da Abril. Ansiosíssimo para lê-los. Inclusive gostaria de saber se você já leu o do Dr. Quin, e se sim, o que achou dele... :)
Não tenho O misterioso sr. Quin, e li há muitos anos o exemplar que era da minha irmã. Lembro vagamente de ter achado mais ou menos. Não sei agora. Tom Sawyer eu reli muitas vezes, pena que não deu pra reler ano passado, para o mês da criança. E James - é James... ^^
"A arte faz a vida, o interesse, a importância; não conheço nenhum substituto que tenha a força e a beleza deste processo" (Henry James) Em "A Arte da Fiçção", o autor realça, exalta o status de arte do romance. Entendo mesmo seu caso de amor por HJ. "Retrato de uma Senhora" (meu preferido), "A Outra Volta do Parafuso", "Daisy Miller", "A Fera na Selva", "As Asas da Pomba", A Taça de Ouro" são incríveis. Ano passado li "Os Embaixadores", numa versão muito caprichada da Co$ac Naify: sensacional; levei 2 meses para ler, pois alternei com a leitura de dois livros de "Em Busca do Tempo Perdido", do Proust. Pensando bem, estou em dúvida agora se meu preferido é "Os Embaixadores" ou "Retrato de uma Senhora". E é verdade, vai ao encontro do que vc falou: vou reler "Os Embaixadores", merece ser revisitado para otimizar a leitura. Que a sua leitura de "Os Embaixadores", neste ano, seja inebriante, no bom sentido ! Bom, um professor me disse que HJ teve a oportunidade de conhecer escritores como Zola, Turguêniev, Flaubert, Zola, Edmond Goncourt, Maupassant, e que, entre eles, foi Turguêniev quem mais o impressionou, mormente por conta de sua maneira de concentrar-se nas personagens, deixando a importância do enredo para o segundo plano. Não sei se concordo com ele, pois em "A Arte da Ficção", percebi ele bem preocupado com o estudo do processo de criação do romance como um todo. Estou me lembrando aqui de um conto que versa sobre o mundo egoísta de um rapaz que não tem a capacidade de amar, de compreender, porque não enxerga o mundo em que vive, mas não lembro o nome; puxa, achei incrível esse conto. Talvez eu esteja fazendo confusão, tal conto não seja do HJ. Tenho um livro aqui que diz o seguinte sobre o autor: "É o precursor da moderna ficção, uma vez que introduziu o flashback e narração indireta no romance". Outra coisa, penso que a característica do romance com finais abertos, seja uma forma de HJ dizer que a vida continua, como se apenas a morte fosse o ponto final, o the end. Este vídeo é outro da minha lista para ser revisitado várias vezes. Obrigado !
Sanag265 E viva os comentários grandões do Sanag... ;) Você disse o que me faltou dizer com clareza no vídeo sobre os finais abertos: é uma expressão da própria "vida real" de que falavam (e nem sempre faziam) os Realistas. Pois a maioria de nós não morre quando sofre uma desilusão, quando atravessa uma dor, quando se decepciona, quando é traído... a maioria de nós sobrevive, justamente! A vida continua, como você disse. Hum... sobre esse conto citado: esta sua sinopse bem poderia caber em A Fera na Selva, que vejo mais como novela (mas não sei se foi a essa obra que você se referiu). "Eugene Pickering" também tem um pouco desse egoísmo. Também acho que HJ se preocupava com os enredos - aliás, há alguns enredos dele incríveis, como A Madona do Futuro ou o próprio A Fera na Selva; impactantes. E vamos ver se consigo ler Os Embaixadores este ano... :) Obrigada!
Claire Scorzi Isso, Claire, ajudou-me a lembrar: é "A Fera na Selva" mesmo. Concordo, não é um conto, é uma novela. Faz tempo que li, muito tempo mesmo. Realmente, é um livro marcante no sentido de mostrar o quão um homem pode ser insensível. Preciso ler "A Madona do Futuro". :-)))
Sanag265 Sobre os finais abertos dos livros, filio-me ao que escreveu: "é uma expressão da própria 'vida real'". Nos filmes franceses, essa característica de finais abertos também é presente. Gosto de obras que não terminam na última página, na última cena. :)))
Sanag265 E eu não tinha visto esta sua resposta! :) Sim, o John Marcher (de A Fera na Selva) está desconectado por completo...a vida - vida = amor - passou por ele, e ele não percebeu...
Tenho "Os Embaixadores" que comprei em um impulso e confundindo Henry James com James Joyce, ainda não li, está na interminável fila de leitura. Mas comprei "A Fera na Selva" (Cosac Naify) e pretendo começar por ela.
Oi Claire, adorei suas opiniões sobre Henry James. Estou lendo A taça de ouro, foi o que me trouxe até você, estou sentindo dificuldade em algumas partes, principalmente quando a Charlotte e a Fanny estão na mesma cena, demoro para saber quem é a dona do diálogo e quando descubro tenho que voltar e ler novamente. Li também A herdeira, mas preciso ler novamente para clarear a memória. Enfim, adorei o seu vídeo!
Oi Claire, terminei A taça de ouro, gostei, mas achei uma leitura de difícil compreensão, eu sinto que preciso ler mais uma vez. Me ficaram muitas dúvidas, mas não vou comentar aqui para não estragar a leitura de outras pessoas. Enfim, apesar de difícil eu gostei bastante, mas ainda não me apaixonei. Rsss!
Claire, você realmente é apaixonada pelo escrita do Henry James, vale ser fã tendo apenas lido A Outra Volta do Parafuso? kkkkkk me cativa muito essa possibilidade de revisitar uma obra e perceber que o texto não se parece com nada em relação ao primeiro contato, e pelo que você mostrou essa é uma das grandes facetas da escrita Jamesiana (se é que essa palavra existe) Agora você nos encanta, nos motiva e nos seduz a procurar mais coisas do autor, como de praxe te agradeço, mas não entenda assim, gostaria saber expressar outras formas de gratidão, por que de fato sou grato a tudo que você me apresenta, desta forma Obrigado ! um boa semana pra você minha cara Claire Scorzi ;)
marcos apolo junior Sou apaixonada assumida mesmo! Ah, se você gostou tanto de A Outra Volta do Parafuso - por que não? rs Vale se sentir instigado, desafiado por esse escritor inteligentíssimo e refinado... Ah, os fãs e os estudiosos usam, sim, a expressão "jamesiana", com louvor, com admiração! :Obrigada :)
Claire Scorzi falei hoje sobre James com meu professor de literatura na faculdade , ele disse quase isso: "Henry James ensina a escrever bem na literatura, a prova disso está nas suas obras", quase a mesma coisa você explanou nesse vídeo, então sim, James é uma enorme referencia na literatura....
Claire, excelente vídeo onde conseguiu expressar um amor verdadeiro. Vou falar sobre minha quase inexistente experiência com HJ. Nem vou citar A Outra Volta do Parafuso que eu amo mas dos 2 romances que li e acho que comecei totalmente pela obra errada: Os Embaixadores. Esse livro é um verdadeiro desafio, a sutileza aí é tão presente que devo admitir não ter entendido quase nada do livro. Tenho muito curiosidade em saber sua opinião sobre ele. Ano passado li Pelos Olhos de Maisie e amei, consegui gravar um vídeo e foi bem difícil falar sobre ele. Mas o livro é maravilhoso, consegui perceber toda essa sutileza entranhada nas ações de cada personagem. Fiquei curiosa em saber quais outros autores vc acha que conseguem descrever a mulher de forma condizente? Estou lendo a CH do Balzac e tudo o que sempre ouvi dizer a respeito dele ser um profundo conhecedor da alma feminina tem caído por terra. Ele se mostra um tanto quanto ingênuo e elas parecem ser ou muito virtuosas ou muito vis e maquiavélicas. Parabéns mais uma vez.
Estante Indiscreta Gláucia, Os Embaixadores - que ainda não li, está na pilha à espera - é da última fase de HJ, que os estudiosos afirmam ser a fase mais difícil de ler de James; ainda que muitos a considerem a fase das obras-primas, a escrita de HJ nesses romances torna-se mais e mais elusiva, mais e mais cheia de alusões, de subentendidos, de camadas sobre camadas a serem descobertas pelo leitor. Não se sinta mal por ter achado difícil. Dos autores que julgo conhecerem mulheres, eu ainda apontaria Balzac - o Balzac tão hábil ao construir A Mulher de Trinta Anos (onde se fala, até, ainda que discretamente - mas ousado para a época! - de prazer sexual feminino para uma esposa); hábil com a protagonista de A Mulher Abandonada; hábil com a de início inexperiente, aos poucos triste e sábia, Eugênia Grandet... Mas como já se disse que a obra de Balzac é desigual, é possível que eu não achasse tudo isso se tivesse começado pelos mesmos livros dele que você, pelo jeito... Depois, Stendhal; e recentemente, o Stefan Zweig de Medo, Carta de uma Desconhecida, Vinte e Quatro Horas na Vida de uma Mulher... Um autor que dizem ser um conhecedor de mulheres é o celebrado Milan Kundera; eu pessoalmente discordo. Suas mulheres costumam ser objetos sexuais ou fêmeas cuja sexualidade dita seu agir. Eu não digo que não haja mulheres assim - mas "só assim" eu discordo, acho uma visão preconceituosa do escritor. E obrigada!
Claire Scorzi Em relação ao Balzac, dos que vc citou só li Eugene Grandet, um de meus livros preferidos da vida, não só do autor. Dos outros que li até então destaco Memórias de Duas Jovens Esposas onde ele convenceria qualquer um de que é mulher! Esse me impressionou muito, ele descreve a mulher em seus vários papéis: mãe, esposa, amante de forma muito convincente, especialmente a mãe, falando até de amamentação. Veremos ao final de sua CH...
Oi Claire :) Estava assistindo seu vídeo 10 Livros Feministas e vi você recomendando A Herdeira. Dei uma pesquisada e achei esse seu vídeo maravilhoso! Mal vejo a hora de ler HJ. Você tem alguma dica de por qual livro começar essa aventura?
+Patrícia Moreira Comece pelos menores! A Herdeira, O Pupilo, A Outra Volta do Parafuso, A Fera na Selva; como HJ tem um estilo elusivo, cheio de subentendidos, sugestões, etc., pode espantar o leitor num texto muito extenso. Sugiro contos e novelas primeiro para você ir se acostumando com o jeitão dele ;)
Você já ouviu falar de O Ultimo Homen da Mary Shelley, a mesma autora de Frankenstein? É pouquissimo conhecido e as vezes acho que só eu gostei. ...Gostaria de saber sua opinião
victor fab Victor, eu até já vi o livro em livrarias, mas nunca li; ainda pretendo, porque gostei muito de Frankenstein e adoraria ler outra obra de Mary Shelley.
Claire, acho que amo Henry James sem ter lido. Kkkkkk Achei esse vídeo incrível! Preciso ler esse autor. Tenho uma tendência a gostar de vídeos com protagonistas femininas que nos desarticulam, que passam por esse caos e nos ensinam alguma coisa. Vou correndo procurar A fera na selva. Você pode me indicar livros sobre a arte da escrita? ;)
Thiago Cerqueira Pela reação positiva do povo minhas explicações de amor foram bem sucedidas ;) Sobre a arte da escrita: acho que "Para Ler Literatura Como um Professor" é uma boa pedida - porque enquanto o autor analisa o 'porquê' de esta ou aquela obra ser boa, vamos tendo uma ideia do que seria escrever bem - um livro específico sobre o assunto "Como escrever" existe, claro, mas não posso sugerir nenhum, pois não li.
Claire Scorzi Muito obrigado. Pensei em algo como Um sopro de vida que para mim (não sou teórico da literatura) considero um livro sobre a arte da escrita.
Claire, cada vez que vejo você falar de um autor ou de um livro de forma apaixonada fico mais pobre. Compro o livro logo, logo! rsrsrsrsrs Tá vendo sua responsabilidade? 😮 rsrsrsrsrs Brincadeira... Confio muito na sua sensatez e maturidade literária. Li do James a volta do parafuso e confesso que fiquei confusa com a história. Tenho Embaixadores e pretendo ler em breve, mas acho que antes lerei a fera na selva. Bj grande!
Gessi James teve 'fases', também, e os estudiosos concordam que algumas são mais complexas, a escrita fica mais elusiva, mais cheia de volteios e requinte. Não se sinta estranha por causa da confusão, rs Quanto a fazer você comprar... A justificativa que tenho é que quando elogio um livro, realmente o considero de primeira linha! E torço pra que consiga mais leitores rs Obrigada!
Eu li dele um que se chama " A herdeira".. você conhece? achei a narrativa dele muito fluida, a outra volta do parafuso esta na minha prateleira dos livros " não lidos". Nossa tava em busca de ouros títulos dele e achei seu vídeo valeu pelas indicações.
Na Estante da Imy Eu mostrei "A Herdeira" no vídeo, talvez por ter mostrado tantos você não tenha notado; falei até da Catherine, a protagonista. Eu gosto deste livro - aliás, de que romance ou novela ou conto do James eu não gosto? rs
Oi Claire tudo bem ? Faz um tempinho que não apareço por aqui, mas voltei Pergunta: Quero começar a ler Henry James, mas por qual das obras? Atualmente vou começar a ler "A letra escarlate" de Nataniel Haltworne Estava pensando em começar por Lady Barberina Um beijo grande do seu eterno fã Eduardo
Eduardo Jesus Lady Barberina é uma boa, se você ficar atento às sutilezas de James; e outros textos curtos, como "O Pupilo" ou romances menores (em tamanho não em qualidade) como A herdeira. E obrigada!
Fiquei muito curioso sobre os outros autores que entendem as mulheres! Você segurou a informação de propósito? hsuhaushuahausha Essa série de vídeos do Porque eu amo, promete!
Antonio Carlos Vieira Caetano Júnior Não, Antônio Carlos, foi distração minha; os autores são Balzac, Stendhal e Stefan Zweig. Eu deveria ter lembrado de citar no vídeo, não paro de responder a pergunta! rsrsrs E obrigada!
Kacos Olive Deve ser em fevereiro; não quero postar os vídeos da série muito em cima uns dos outros, porque desejo (espero) que cada um possa ser apreciado, e também porque roteirizar, separar os livros, ensaiar, etc., dá trabalho; então, direi que: o próximo deve ser em fevereiro (se tudo der certo) e que talvez - talvez - só "talvez" - o autor contemplado seja Fernando Pessoa.
Conclui hoje a leitura de Lady Barberina. Nunca tinha lido James. Foi um bom desafio. Bem intimista, ele segue em uma narrativa em que não entrega conclusões de mão beijada. Mas neste texto dele - embora enriquecedor - senti cansaço em algumas passagens. Você leu este? Amanhã inicio a Volta do Parafuso.
Meu Deus, pq essa mulher parou de fazer resenhas :(. Vc é ótima
Está na hora de voltar, Claire. Nós precisamos de seus vídeos, simplesmente porque não há booktuber melhor que você. No máximo igual.
Claire, tu é uma mulher incrível!
Em 1994 eu nasci. Hoje eu tenho 30 anos e sou apaixonada pela literatura. A Arte é um dos sentidos que encontrei na vida. Obrigada por falar conosco❤
Simplesmente adoro os seus vídeos. Realmente lamento que tenha parado de atualizar este precioso espaço.
Também amo Henry James, já li algumas obras e faltam tantas outras. Sempre que preciso de inspiração para iniciar leituras de excelente nível, como as dele, passo aqui no canal para pegar um pouco desse combustível - que seu amor pela literatura oferece em grande quantidade.
Concordo. A Claire não deveria ter nos deixado... Deveria ter continuado com o canal... Mas certamente ela tem seus motivos e temos que respeitar. Mas que é lamentável, é. Queria muito Claire de volta.
Claire é singular! li muitos livros por causa dela, ela nos encanta de tal maneira que vamos correndo comprar os livros indicados...
Meu marido encontrou teu canal, se não me engano, na pandemia. Na época, tu já não fazia mais os vídeos para o canal. Ficamos triste, porque tu foi um achado. Mas, pra nossa alegria, te temos novamente aqui.
Ah! O primeiro vídeo que vimos no teu canal, foi o butim da guerra
Me apaixonei pelo Henry James com A herdeira. Foi amor a primeira leitura 🥰.
Boa noite, Claire!
O Henry era a cara do pezão( ex-governador ladrão RJ). Hahaha!
Ame o Rio! ❤
La Máfia Cruz Maltina RJ.
Estou lendo The Turn of The Screw e Daisy Miller em inglês, depois vou ler mais livros dele que tem na biblioteca da minha universidade. Adorei o vídeo.
Conheci recentemente seu perfil. Que bom que vc voltou!
Leitura e algo fantástico. Há autores que amo e leio e releio. Há outros que não gosto nada, e nem consigo ler !
Estou Revendo este vídeo e pensando, pq parou de fazê-los, muito bom todos.
Nilva Longo eu tbm, uma pena, acho k ela estava cansada.Espero k esteja bem e volte para nossa alegria!
Amei de todo o coração esse vídeo. Muito bem roterizado, sua paixão ao falar engrandece as sugestões e uma ótima iniciativa para ler um autor ainda inédito para mim. Continuei com o projeto.
Beijos!
Marina Vieira Oi, Marina! Obrigada. Darei continuidade sim; o próximo deve sair em fevereiro, se tudo der certo. E leia James :)
Para mim ele é um autor que desafia o leitor. Infelizmente só li traduções, , com a de Fernando Sabino, mas nunca li no original que certamente e mais rico e sutil.
maravilhoso!
🙏 Se vc pudesse voltar, seria muito bom 😊
Claire estou lendo A herdeira,e vim aqui hoje pegar mais dicas pois quero conhecer todos os romances do Henry James
Volta pra minha vida, Claire.
Eu amo ele e te amo também! Melhor vídeo!
💝
Preciso ler Henry James agora, obrigada pela dica!
Mundo da Lidi Foi um prazer :)
Henry James: minha nova paixão.
Preciso ler Retrato de uma senhora e A herdeira
Só li a outra volta do parafuso, mas o seu comentário sobre James conhecer as mulheres me deixou com vontade de conhecer sua obra.
Seus videos são
***** Dayana, eu recomendo James enfaticamente! E ah, muito obrigada pelo elogio, viu?
É impressionante, eu associo imediatante Henry James a você, é instantâneo, rs. Eu só li, até agora, Os quatro encontros, que é excelente, tenho A outra volta do parafuso e o seu amado A fera na selva.
Seu amor por ele é tão nítido que chaga a ser contagiante!
Renata SS "é tão nítido que chega a ser contagiante!" Uau, gostei disso! Obrigada! Gostei de Os quatro encontros - e aliás, a novela título, eu li em inglês, "Four Meetings", e só pelo James fiz essa façanha! kkkk
Já assisti ao filme A herdeira! Comprei o livro, estou ansiosa para lê-lo!
Estou lendo uma versão igual a sua de Lady Barberina e A outra Volta do Parafuso, e até agora estou gostando bastante. Gostei muito do seu vídeo e da sua paixão pela leitura, que transborda e chega até a gente.
Ao terminar a leitura deste livro vou correndo ler mais do Henry James.
Mari: torço para que você se afeiçoe ao James e dê a ele mais uma leitora assídua. James merece! E obrigada!
Grande aula... James ganhou um leitor!
Hernani Leal Obrigada! E: o HJ merece!
Hahaha adorei seu comentário sobre os finais dos livros dele serem diferentes dos outros da época. E atiçou minha curiosidade esse seu comentário sobre ele entender as mulheres. Fiquei bem interessada em ler A herdeira tanto pela sinopse quanto pelo fator "personagem feminina forte e real".
A fera na selva foi um dos livros que mais me marcaram :). Li também na tradução do Fernando Sabino, em uma edição que achei no sebo. Também me apaixonei pelo autor por meio esse livro! :)
O pintassilgo Juliana, querida! Feliz em saber que você também ama HJ :D
Vídeo maravilhoso Claire, demonstrou totalmente todas as grandes qualidades e preciosidades que podemos encontrar nas obras do James.
Me apaixonei pela escrita dele em "A Volta do Parafuso" e simplesmente tento relê-lo todos os anos devida tamanha genialidade da obra.
Ler Vicia - Rusbisco Rubens: deve ter ficado evidente o quanto amo a escrita de James ^^ E obrigada!
Sempre que posso venho ao seu canal para reforçar e aperfeiçoar as minhas perspectivas literárias. Como estou pensando em algumas leituras para o futuro, lembrei deste vídeo. Sim, James está entre as possibilidades. rs
Li "Lady Barberina" e "A outra volta do parafuso" e gostei muito. E você tem razão ao dizer que ele confia na inteligência do leitor. Tive a mesmíssima impressão.
Um abraço, Claire.
Obrigada, Gilmar :) E que seus próximos encontros com Henry James sejam mais e mais instigadores, fascinantes e prazerosos! Com carinho sempre, C.
@@ClaireScorzi, obrigado! Fico feliz pela permanência dos vídeos. Ajudam muito.
Claire, por que você é tão apaixonante? Eu passaria horas conversando com você. Nunca li nada do James, mas comprei um tijolinho esses tempos "Os embaixadores", pretendo ler em breve.
Rubens Marinho Obrigada! Mas a boa impressão que você tem é simples de explicar: estou falando de algo que amo (Literatura, Livros) e aqui, de um escritor que aaaamoo! Só isso. E Os Embaixadores é mesmo um 'tijolinho'... kkkk Está na minha pilha a ler também ;)
Obrigada por esse vídeo!
De nada. Falar de Henry James não é nenhum sacrifício 🥰
Você definiu muito bem com "um escritor sutil". A experiencia de encontrar e retirar o entendimento que cada um pode da leitura é única.
***** Pode-se dizer que HJ dava aulas nesse quesito, o da sutileza...
È tão bom te ver falando de livros... comprei A outra volta do parafuso e Lady Baverina, meu livro é igualzinho o seu, mas ainda não li. Estou ansiosa para conhecer o James depois dessa bela apresentação.
Dbora Win Obrigada! O James merece mais leitores (e leitoras!).
Claire, seu canal é um dos meus favoritos, gosto tanto que resolvi fazer um para mim...
Depois desse vídeo, passei Outra Volta do Parafuso na frente dos outros rs
Ótimo vídeo e essa série que prometeu já está cumprindo :)
Maiky Silva Obrigada, eu espero conseguir manter a qualidade então ;)
Li pouca coisa dele , A Herdeira, Retrato de Uma Velha Senhora, Lady Barberina, do qual não gostei, mas é um dos meus autores favoritos.
Oi Claire! Assisto seus vídeos há pouco tempo e adorei todos os que vi até agora. Parabéns! É muito bom te ouvir falar.
Beijos!
Leitura em Foco Muito obrigada! É meu desejo ser útil com o que transmito nos vídeos :)
*-* que vídeo lindo, mostra que você realmente ama ele. ótimo vídeo, parabéns. Conheci o James ano passado com "O Pupilo", livro que comprei de uma senhora que fez um bazar e adorei, depois fui buscar algo mais dele e li "A Outra Volta do parafuso". Realmente apaixonante, estou em vias de ler "A madona do Futuro", já esta na minha estante ;) e como sou escritor iniciante me ajudou pra caramba mesmo, vc esta certíssima.
H. M. Alves Não é? James é um escritor pra você 'estudar'. Se já é estimulante pro leitor, imagina pro escritor! Obrigada! Saber que alguém aprende com o mestre me deixa feliz!
Estou no meu primeiro livro do Henry James(graças a vc) é bem diferente do que eu estava acostumado , um "diferente" bom eu atrevo-me a dizer.
Kacos Olive Eba! Gostei de saber! James merece mais leitores.
A leitura da Roda do Tempo foi para mim recheada de significados!
euleio sempreconceitos Ah, eu imagino! :)
Ainda estou em busca do "A outra volta do parafuso" por conta de sua maravilhosa resenha! Quanto a descrição das mulheres como os seres de múltiplas camadas que agem de acordo com a ocasião surpreendendo aos que estão a volta - inclusive o leitor de alguma personagem assim- essa não é a mais pura verdade desse nosso mundo? Homens também agem assim, claro. Mas infelizmente parece que muitas mulheres quando se propõem a alimentar essa faceta principalmente para se dar bem fazem com maestria...
Julia Ramos Julia, não quis dizer que todas as figuras femininas de HJ são assim; mas, que ele reconhece essa faceta em algumas personagens suas; James tem figuras femininas complexas também mais positivas.
Claire Scorzi Eu também não acho que todas as figuras femininas de hoje ou da época de James sejam assim ... mas desculpe se soou nesse tom. Não acho nem que seja uma característica ruim. É como saber jogar de forma mais complexa para se adequar as situações e se manter de pé . Só acho ruim quando usam dessas facetas pra agir com desfaçatez.
Acabei de voltar da casa de parentes onde a maioria feminina age assim e sem a inteligencia de um bom dramaturgo para dar requinte às cenas... talvez por isso o tom meio indignado na escrita...rsrsrsrsrsrsr. Desculpe! :(
Julia Ramos Hum! Entendi. Mas é um elogio (eu acho) pro James fazer você reconhecer o que ele descreve em mulheres reais. Gostei de saber! :)
Seu vídeo está fantástico, simplesmente...
Aplaudamos!
Marco Anotnio A.B Obrigada. É um caso de amor, simplesmente...! ^^
Claire, olá! Sexta feira passada estava na biblioteca e ao ver o livro A Herdeira (Círculo do Livro) senti que era esse que deveria levar. Inicialmente supus uma história totalmente diferente e com o passar das página logo percebi que não era nada daquilo que imaginei. Ainda assim constatei que, apesar do enredo ser considerado por muitas pessoas sem nenhum atrativo, eu iria gostar. E não deu outra. Por vezes me peguei relendo trechos e os anotando em meu caderno, absorta com tamanha fluidez na escrita e tamanha facilidade em nos contar os fatos, de tal forma que eu me sentia no ambiente, podia visualizar as expressões dos personagens e até aquilo que não era dito por eles. Acho que James (foi a primeira obra que tive contato, porque nunca recebi boas indicações de A Outra Volta do Parafuso, e fiquei receosa em começar por ele) é muito astuto em suas descrições. Ele consegue externar aquilo que está tão escondido no personagem e ainda assim não parece invasivo. Estou apaixonada pela obra, a qual falou muito comigo... Me identifiquei e pude refletir sobre algumas questões expostas durante a leitura. Então... Queria saber se algum dia você poderia nos agraciar com seu parecer sobre esse livro, gostaria muito de saber sua opinião. Abraços.
+Letícia Luiza Oi! Eu fiz uma resenha curtinha pra ele no skoob, mas na verdade A Herdeira merece mais. Não vou prometer devido ao acúmulo de leituras/releituras na minha agenda, mas vou tomar sua ideia em consideração, viu? Tudo de bom, C.
Adorei este vídeo! Adoro a forma como fala sobre livros!
A Mulher que Ama Livros Obrigada.
um livro bom do Henry James é a novela os inocentes. Clarie gostei do vídeo e vou comprar A taça de ouro.
Apollo: li e reli Os Inocentes com outra tradução do título: A outra volta do parafuso :)
Eu amei a leitura apesar de ter no final dela me sentido como se tivesse deixado muita coisa para trás, porém ao ler tive a impressão que a maldade estava nas crianças
Oi Claire, já consegui a A Fera na Selva para ler, adorei o seu vídeo, muito obrigada!
Sylvia Cheleiro Eba! Fico feliz em saber, obrigada a você :)
Belo vídeo. Excelente explanação. Parabéns! E mais uma vez: feliz dia do leitor!
Obrigada! Um feliz dia para todos nós, leitores :)
Escritor de fato muito fascinante Claire, por sua causa adquiri "os embaixadores" e vou ver se acho em algum sebo "a fera na selva".
Tiago Cysne HJ é demais, um dos que eu levaria a Obra Completa (embora ainda não tenha lido a obra completa, rs) para uma ilha deserta ^^ E será que este ano eu consigo ler Os Embaixadores? rs
Quem sabe a gente não começa juntos, se bem que eu não tenho competência para acompanha-la.
Tiago CysneÔ Tiago, o bacana de ler James é isto: estamos todos no mesmo barco, o texto dele é sutil, é inteligente, exige de nós, leitores... somos todos aprendizes com HJ!
Parabéns, Claire! Seus vídeos são muito bons!
Carmem Batista Muito obrigada! Eu me esforço :)
O único do James que eu tinha vontade de ler é A volta do parafuso(cuja história já sei o final). Mas você fala tão bem dele e dos livros dele que tenho vontade de ler todos. Já aumentei bastante minha lista de livros para ler só por causa das suas indicações
Sou suspeita para falar porque amo HJ. Mas realmente acredito que ele merece ser mais lido, que tem algo peculiar em sua escrita que merece ser conhecido e valorizado. Obrigada!
Claire, eu estou aprendendo a gostar do HJ. Eu li "A volta do parafuso", "A lição do mestre" e "Pelos olhos de Maisie". Gostei bastante ! Eu me acostumei a desconfiar das personagens e analisa-las melhor para ver o que realmente elas eram e porque agiam de tal forma. Não é fácil de ler, inicialmente, mas depois se torna um grande prazer. Quero ler mais e vou começar pela "A fera na selva" ! Grande abraço e obrigado !
pedrojosebr1 Me deixa contente saber que mais leitores estão descobrindo e apreciando HJ. Obrigada a você por compartilhar sua experiência!
Após ver o seu vídeo procurei 'A Fera na Selva' numa biblioteca. Minhas emoções durante a leitura começaram em: curiosa no início, quando do encontro; animada, quando se reconhecem e com a possibilidade de algo muito empolgante acontecer; passando rapidamente pela incredulidade por ninguém perceber nada, o que começou a me deixar muito agoniada conforme evoluía a leitura (pois não me conformava como nenhum deles percebia!). Estava ficando até desanimada com o sr. Henry James, mas nas últimas páginas, ele se redimiu comigo - quase suei pelos olhos nas duas últimas páginas e terminei aplaudindo-o mentalmente. Indicação impecável, Claire. Obrigada.
Ana Sakamoto De nada, Ana. Eu amo, eu amo, amo essa novela; tem outros textos do HJ que eu adoro - fã entusiasta que sou! - mas, A Fera na Selva, para mim, continua sendo "A" história. :)
Eu entendi porque você fala com tanto entusiasmo deste livro. É uma história inacreditável, levada com muita habilidade e finalizada de maneira incrível. Entendi também porque o Fernando Sabino diz na introdução que nada acontece aos protagonistas. Tenho "A outra volta do parafuso" que ainda não li, pois queria ler 'A fera' primeiro. Adorei. Vou procurar outras obras de Henry James. Ele ganhou outra fã.
Adorei a nova série, Claire. Começou muito bem! rsrsr
Marcielle Casonatto Batista Obrigada. Quis começar com um dos meus maiores amores - e infelizmente ainda pouco lido.
Explicou sim, além de ter dado uma bela aula. :)
Henry James é um dos autores que mais preciso ler. Só li duas obras dele, "A Outra Volta do Parafuso", e tenho de concordar com o que você diz sobre a sutiliza e ambiguidade do autor, tanto que lembro de ter feito uma análise diferente da sua, a minha foi uma análise "freudiana", digamos assim. O outro foi a novela Daisy Miller. Mas tive contato com ele através do cinema também com a adaptação de "As Asas da Pomba" e de "A Herdeira", a última sintetiza bem tudo isso que você falou no final do vídeo sobre o desfecho dos personagens, em especial os femininos. É um dos meus filmes preferidos, e meu final preferido do cinema. Amo a personagem da Catherine, que no filme (dirigido pelo William Wyller, de 1949) foi interpretada pela Olivia de Havilland, e lhe garantiu o Oscar de melhor atriz.
Também fiquei curioso de saber quais outros autores você considera que melhor compreendem o universo feminino. E você acha que isso pode ter a ver com a sexualidade dele? Lembro de já ter lido que o Henry James era homossexual, embora tivesse uma relação meio conturbada com isso.
***** O filme de Wyler, que saiu no Brasil na época como "Tarde Demais" era comentado por minha mãe, que o viu :) Os outros autores, na minha opinião, são: Stendhal; Balzac; Stefan Zweig. Quanto à afirmação de homossexualidade de James, acredito tanto nela como na homossexualidade de Jane Austen, rs Nunca se descobriu nenhum 'caso' de James, embora tenham esmiuçado a vida dele nessa época de 'politicamente correto'. Acho que o problema de James era mais como o de Pessoa (outro acusado de homossexualidade): uma tenaz repressão nessa área da vida. Os celibatários empedernidos não eram incomuns no século XIX, hoje é que eles são exóticos... e tem de ser "classificados".
Tão bonito te ver falando do James de forma tão apaixonada. Deixou-me curiosa por várias questões. Só li A outra volta do parafuso e a Madona do futuro e achei-os excelentes! A sutileza, de fato, está presente tornando o texto elegante e instigante. Mas chamou-me atenção as questões dos personagens femininos e dos finais. Ia pedir outra indicação, mas acho que você meio que respondeu: A fera na selva, não? Tenho muita vontade de ler esse sobre A arte da ficção. Ótimo vídeo! Beijo!
Aline Aimee Aline: indicaria A Fera na Selva e outros ainda!! Leia A Arte da Ficção se tiver vontade de conhecer mais da "teoria" de HJ e ver como ele era coerente: escrevia o que teorizava. Muito obrigada - HJ e eu agradecemos! ^^
Vou só esperar o salário cair e comprar algumas coisinhas... Adorei a descrição sobre as mulheres, realmente poucos falam de mulheres numa perspectiva assim... Tenho adorado seus vídeos!! Seu canal está maravilhoso!
***** Obrigada, Gisele; eu tento fazer com que você e outros leitores aproveitem algo aqui :)
E, com certeza, ficamos muito felizes!!!
*****:)
Olá Claire! Mais um belo vídeo, dele li apenas "Pelos Olhos de Maise", mas agora, certamente procurarei as demais indicações. Um grande abraço e até o próximo vídeo.
raquellimoeiro1 Obrigada, Raquel. Recomendo HJ com entusiasmo!
Ei Claire!! Eu comprei o livro "A volta do parafuso" em 2013, pois fiquei completamente fascinado pelo filme de 1961 "Os Inocentes" com a Deborah Keer. Nessa época eu não era ainda um leitor assíduo, lia alguma coisa ou outra muito esporadicamente. Então comecei a ler o livro e achei totalmente confuso e difícil a leitura, tanto que não consegui chegar a ler 1/3 do livro. Resolvi emprestar o mesmo para uma amiga que estava cursando Direito, pois imaginei que talvez o problema estava comigo.... e para minha surpresa ela também me disse que leu uma parte mas não entendeu praticamente nada e abandonou o livro. Hoje já sou um leitor assíduo, comecei a me apaixonar por leitura, assistindo o seu canal e o de outros também. Será que talvez eu não estava "preparado" para a leitura do Henry James, por isso não consegui compreender o seu texto?? A escrita dele é realmente difícil na sua opinião? Até hoje sou frustrado por não ter conseguido.... fica a impressão de que a gente é "meio burro" quando não consegue compreender uma leitura.... kkkkkk.... bem, vou ficando por aqui porque acho que já falei demais... um abraço Claire!!
Oi! Sim, a leitura de HJ é realmente difícil, e há leitores que até consideram James um chato, rsrs Ele queria que sua escrita sugerisse mais do que dissesse; de certo modo acho que ele acreditava na inteligência do leitor. Mas, James não viu o estado da literatura atual... rsrs Boa parte do que se publica hoje é tão óbvio, tão "facinho" que nos deixa mal acostumados, e daí, quando esbarramos com um Henry James pela frente, a compreensão sofre... Porém, é importante dizer: não se julgue burro nem nada do tipo. Se você é alfabetizado, pode ler; sentirá dificuldade, mas, se não tiver visto, aconselho que veja os 2 vídeos que postei como "Como Ler os Clássicos" na playlist "Convite para Ler os Clássicos" deste canal. Meu conselho final sobre James e sobre qualquer autor clássico: se - apenas se - o que você vislumbrou desse autor o interessou, leia mais dele. Comece com os contos e novelas do começo da carreira da James, como "A herdeira" ou "Daisy Miller". Vá se habituando ao estilo de James... A leitura de mais do escritor será um exercício que o ajudará a ir 'penetrando' nas camadas do seu texto. Mas repito: apenas se ele o interessa. Não se obrigue a ler algo do qual não gosta nem um pouco, ok? Tudo de bom!
Tem uma versão com o Marlon Brando, anos 70.
@@ClaireScorzi Não consegui continuar a leitura, de tanto pavor, medo.
Olha só vc se superando novamente, Claire 😳😳😜😜!! Comecei a seguir o canal depois de ver um vídeo seu sobre o James... E agora essa aula incrível sobre ele e seu amor pelo seu trabalho rss Adorei😜😜😜
Ehh, Rafael enchendo minha bola como de costume :) Mas confesso que adorei esse "se superando" - eu gosto da ideia de conseguir fazer melhor! Que Deus me ajude a conseguir isso sempre, ir melhorando... Muito, muito obrigada!
Que lindo este video! Amei!
Fabíola Costa Muito obrigada!
#adorei o video e parabéns por iniciar essa série, espero ver em breve sobre outros autores, eu não li nada ainda do James, acho que começarei pela "A outra volta do parafuso" pois é fácil de se achar em sebos!
Beijos
DominO Simmons Boa leitura inicial do James, então. Que você fique fã! rs
Vídeo incrível, Claire!
Por enquanto só li A outra volta do parafuso, mas tenho muita vontade de descobrir James assim como vc e tantos escritores que eu amo e consideram o J. maravilhoso.
Beijo!
PS: Estava muito sumida sem ver quase nada aqui no YT, mas voltei. ; )
Denise Mercedes Tenho de retomar essa série "Porque Eu Amo", mas justo porque dá trabalho - tento fazer algo bom - ainda não fiz o sobre Dickens, que será o próximo autor enfocado!
Obrigada. E é bom saber que você voltou ;)
Gostei mto do video! Nossa agora qe eu vi...vc ja ta com 3000 inscrito e eu tava inscrita desde qdo vc tinha uns 400 só xD. Enfim, só acho que o final do video entregou um pouco.
Helena Gouveia Pois é, você e mais alguns aqui me acompanham há muuuiitoo tempo... ^^ E obrigada!
Como não amar este vídeo? Vídeo extremamente significativo para mim. Gostei muito de saber sua experiência de leitura com o James. O primeiro que li também foi a outra volta do parafuso e agora estou lendo Pelos Olhos de Maisie. Gostei de saber que você leu A Fera na Selva poucos meses depois de eu ter nascido. Anotei todos os livros e quero continuar minha caminhada de leitura. Seus vídeos nos inspiram a sermos melhores leitores. Obrigado!!!
Obs. Gostaria de saber quando é seu aniversário?
Um grande abraço.
Jeferson Barbosa
Romeu Julieta Muito obrigada, Jeferson! James merece muito, muito mais leitores do que possui. Que bom que você vai continuar a lê-lo :) E ah, meu aniversário é em 24 de maio.
Claire, ontem fui ao sebo e adquiri três livros preciosos: A Outra Volta do Parafuso, mesma versão que a sua. O Misterioso Sr. Quin, da ilustríssima Agatha Christie. E As aventuras de Tom Sawyer, daquela coleção da Abril. Ansiosíssimo para lê-los. Inclusive gostaria de saber se você já leu o do Dr. Quin, e se sim, o que achou dele... :)
Não tenho O misterioso sr. Quin, e li há muitos anos o exemplar que era da minha irmã. Lembro vagamente de ter achado mais ou menos. Não sei agora. Tom Sawyer eu reli muitas vezes, pena que não deu pra reler ano passado, para o mês da criança. E James - é James... ^^
Estou conhecendo agora em 2021 seu trabalho e também estou gostando muito! Segue publicando de alguma forma?
Denise: olá. Atualmente só uso o skoob, rede de leitores onde as vezes escrevo resenhas. Tudo de bom, C.
"A arte faz a vida, o interesse, a importância; não conheço nenhum substituto que tenha a força e a beleza deste processo" (Henry James)
Em "A Arte da Fiçção", o autor realça, exalta o status de arte do romance.
Entendo mesmo seu caso de amor por HJ.
"Retrato de uma Senhora" (meu preferido), "A Outra Volta do Parafuso", "Daisy Miller", "A Fera na Selva", "As Asas da Pomba", A Taça de Ouro" são incríveis.
Ano passado li "Os Embaixadores", numa versão muito caprichada da Co$ac Naify: sensacional; levei 2 meses para ler, pois alternei com a leitura de dois livros de "Em Busca do Tempo Perdido", do Proust.
Pensando bem, estou em dúvida agora se meu preferido é "Os Embaixadores" ou "Retrato de uma Senhora".
E é verdade, vai ao encontro do que vc falou: vou reler "Os Embaixadores", merece ser revisitado para otimizar a leitura.
Que a sua leitura de "Os Embaixadores", neste ano, seja inebriante, no bom sentido !
Bom, um professor me disse que HJ teve a oportunidade de conhecer escritores como Zola, Turguêniev, Flaubert, Zola, Edmond Goncourt, Maupassant, e que, entre eles, foi Turguêniev quem mais o impressionou, mormente por conta de sua maneira de concentrar-se nas personagens, deixando a importância do enredo para o segundo plano.
Não sei se concordo com ele, pois em "A Arte da Ficção", percebi ele bem preocupado com o estudo do processo de criação do romance como um todo.
Estou me lembrando aqui de um conto que versa sobre o mundo egoísta de um rapaz que não tem a capacidade de amar, de compreender, porque não enxerga o mundo em que vive, mas não lembro o nome; puxa, achei incrível esse conto.
Talvez eu esteja fazendo confusão, tal conto não seja do HJ.
Tenho um livro aqui que diz o seguinte sobre o autor: "É o precursor da moderna ficção, uma vez que introduziu o flashback e narração indireta no romance".
Outra coisa, penso que a característica do romance com finais abertos, seja uma forma de HJ dizer que a vida continua, como se apenas a morte fosse o ponto final, o the end.
Este vídeo é outro da minha lista para ser revisitado várias vezes.
Obrigado !
Sanag265 E viva os comentários grandões do Sanag... ;) Você disse o que me faltou dizer com clareza no vídeo sobre os finais abertos: é uma expressão da própria "vida real" de que falavam (e nem sempre faziam) os Realistas. Pois a maioria de nós não morre quando sofre uma desilusão, quando atravessa uma dor, quando se decepciona, quando é traído... a maioria de nós sobrevive, justamente! A vida continua, como você disse. Hum... sobre esse conto citado: esta sua sinopse bem poderia caber em A Fera na Selva, que vejo mais como novela (mas não sei se foi a essa obra que você se referiu). "Eugene Pickering" também tem um pouco desse egoísmo. Também acho que HJ se preocupava com os enredos - aliás, há alguns enredos dele incríveis, como A Madona do Futuro ou o próprio A Fera na Selva; impactantes. E vamos ver se consigo ler Os Embaixadores este ano... :) Obrigada!
Claire Scorzi Isso, Claire, ajudou-me a lembrar: é "A Fera na Selva" mesmo.
Concordo, não é um conto, é uma novela.
Faz tempo que li, muito tempo mesmo.
Realmente, é um livro marcante no sentido de mostrar o quão um homem pode ser insensível.
Preciso ler "A Madona do Futuro".
:-)))
Sanag265 Sobre os finais abertos dos livros, filio-me ao que escreveu: "é uma expressão da própria 'vida real'".
Nos filmes franceses, essa característica de finais abertos também é presente.
Gosto de obras que não terminam na última página, na última cena. :)))
Sanag265 E eu não tinha visto esta sua resposta! :) Sim, o John Marcher (de A Fera na Selva) está desconectado por completo...a vida - vida = amor - passou por ele, e ele não percebeu...
Claire Scorzi 😄
Ótimo vídeo! ;)
Minha vontade é sair agora mesmo é comprar um dos livros do Henry James.
Cintia Favaro Adorei sua vontade :)
Excelente o seu canal!
Jorge Rodrigues Muito obrigada!
Obrigado você. Por compartilhar todo esse conhecimento, eu diria mesmo, essa paixão.
Tenho "Os Embaixadores" que comprei em um impulso e confundindo Henry James com James Joyce, ainda não li, está na interminável fila de leitura. Mas comprei "A Fera na Selva" (Cosac Naify) e pretendo começar por ela.
xJubaxB Então, você vai ler na tradução do José Geraldo Couto :)
Oi Claire, adorei suas opiniões sobre Henry James. Estou lendo A taça de ouro, foi o que me trouxe até você, estou sentindo dificuldade em algumas partes, principalmente quando a Charlotte e a Fanny estão na mesma cena, demoro para saber quem é a dona do diálogo e quando descubro tenho que voltar e ler novamente. Li também A herdeira, mas preciso ler novamente para clarear a memória. Enfim, adorei o seu vídeo!
HJ é labiríntico, reconheço. Mas como ficou evidente por este vídeo, é um dos meus amores! Boa leitura, Roberta :)
Oi Claire, terminei A taça de ouro, gostei, mas achei uma leitura de difícil compreensão, eu sinto que preciso ler mais uma vez. Me ficaram muitas dúvidas, mas não vou comentar aqui para não estragar a leitura de outras pessoas. Enfim, apesar de difícil eu gostei bastante, mas ainda não me apaixonei. Rsss!
Claire, você realmente é apaixonada pelo escrita do Henry James, vale ser fã tendo apenas lido A Outra Volta do Parafuso? kkkkkk me cativa muito essa possibilidade de revisitar uma obra e perceber que o texto não se parece com nada em relação ao primeiro contato, e pelo que você mostrou essa é uma das grandes facetas da escrita Jamesiana (se é que essa palavra existe) Agora você nos encanta, nos motiva e nos seduz a procurar mais coisas do autor, como de praxe te agradeço, mas não entenda assim, gostaria saber expressar outras formas de gratidão, por que de fato sou grato a tudo que você me apresenta, desta forma Obrigado ! um boa semana pra você minha cara Claire Scorzi ;)
marcos apolo junior Sou apaixonada assumida mesmo! Ah, se você gostou tanto de A Outra Volta do Parafuso - por que não? rs Vale se sentir instigado, desafiado por esse escritor inteligentíssimo e refinado... Ah, os fãs e os estudiosos usam, sim, a expressão "jamesiana", com louvor, com admiração! :Obrigada :)
Claire Scorzi falei hoje sobre James com meu professor de literatura na faculdade , ele disse quase isso: "Henry James ensina a escrever bem na literatura, a prova disso está nas suas obras", quase a mesma coisa você explanou nesse vídeo, então sim, James é uma enorme referencia na literatura....
Explicadíssimo!!!!!
Mateus Verdan Obrigada :)
Ansioso pelo Dostô... Amo aquele russo :)
Mateus Verdan Então somos dois.... ^^
Claire, excelente vídeo onde conseguiu expressar um amor verdadeiro.
Vou falar sobre minha quase inexistente experiência com HJ. Nem vou citar A Outra Volta do Parafuso que eu amo mas dos 2 romances que li e acho que comecei totalmente pela obra errada: Os Embaixadores. Esse livro é um verdadeiro desafio, a sutileza aí é tão presente que devo admitir não ter entendido quase nada do livro. Tenho muito curiosidade em saber sua opinião sobre ele.
Ano passado li Pelos Olhos de Maisie e amei, consegui gravar um vídeo e foi bem difícil falar sobre ele. Mas o livro é maravilhoso, consegui perceber toda essa sutileza entranhada nas ações de cada personagem.
Fiquei curiosa em saber quais outros autores vc acha que conseguem descrever a mulher de forma condizente? Estou lendo a CH do Balzac e tudo o que sempre ouvi dizer a respeito dele ser um profundo conhecedor da alma feminina tem caído por terra. Ele se mostra um tanto quanto ingênuo e elas parecem ser ou muito virtuosas ou muito vis e maquiavélicas.
Parabéns mais uma vez.
Estante Indiscreta Gláucia, Os Embaixadores - que ainda não li, está na pilha à espera - é da última fase de HJ, que os estudiosos afirmam ser a fase mais difícil de ler de James; ainda que muitos a considerem a fase das obras-primas, a escrita de HJ nesses romances torna-se mais e mais elusiva, mais e mais cheia de alusões, de subentendidos, de camadas sobre camadas a serem descobertas pelo leitor. Não se sinta mal por ter achado difícil. Dos autores que julgo conhecerem mulheres, eu ainda apontaria Balzac - o Balzac tão hábil ao construir A Mulher de Trinta Anos (onde se fala, até, ainda que discretamente - mas ousado para a época! - de prazer sexual feminino para uma esposa); hábil com a protagonista de A Mulher Abandonada; hábil com a de início inexperiente, aos poucos triste e sábia, Eugênia Grandet... Mas como já se disse que a obra de Balzac é desigual, é possível que eu não achasse tudo isso se tivesse começado pelos mesmos livros dele que você, pelo jeito... Depois, Stendhal; e recentemente, o Stefan Zweig de Medo, Carta de uma Desconhecida, Vinte e Quatro Horas na Vida de uma Mulher... Um autor que dizem ser um conhecedor de mulheres é o celebrado Milan Kundera; eu pessoalmente discordo. Suas mulheres costumam ser objetos sexuais ou fêmeas cuja sexualidade dita seu agir. Eu não digo que não haja mulheres assim - mas "só assim" eu discordo, acho uma visão preconceituosa do escritor. E obrigada!
Claire Scorzi Em relação ao Balzac, dos que vc citou só li Eugene Grandet, um de meus livros preferidos da vida, não só do autor. Dos outros que li até então destaco Memórias de Duas Jovens Esposas onde ele convenceria qualquer um de que é mulher! Esse me impressionou muito, ele descreve a mulher em seus vários papéis: mãe, esposa, amante de forma muito convincente, especialmente a mãe, falando até de amamentação. Veremos ao final de sua CH...
Qual é o melhor Claire, Retrato de uma senhora?
Taça de ouro?
As asas da pomba?
Entre esses três, gostei mais de Retrato de uma senhora.
Oi Claire :)
Estava assistindo seu vídeo 10 Livros Feministas e vi você recomendando A Herdeira. Dei uma pesquisada e achei esse seu vídeo maravilhoso! Mal vejo a hora de ler HJ. Você tem alguma dica de por qual livro começar essa aventura?
+Patrícia Moreira Comece pelos menores! A Herdeira, O Pupilo, A Outra Volta do Parafuso, A Fera na Selva; como HJ tem um estilo elusivo, cheio de subentendidos, sugestões, etc., pode espantar o leitor num texto muito extenso. Sugiro contos e novelas primeiro para você ir se acostumando com o jeitão dele ;)
Você já ouviu falar de O Ultimo Homen da Mary Shelley, a mesma autora de Frankenstein? É pouquissimo conhecido e as vezes acho que só eu gostei. ...Gostaria de saber sua opinião
victor fab Victor, eu até já vi o livro em livrarias, mas nunca li; ainda pretendo, porque gostei muito de Frankenstein e adoraria ler outra obra de Mary Shelley.
Claire, acho que amo Henry James sem ter lido. Kkkkkk Achei esse vídeo incrível! Preciso ler esse autor. Tenho uma tendência a gostar de vídeos com protagonistas femininas que nos desarticulam, que passam por esse caos e nos ensinam alguma coisa. Vou correndo procurar A fera na selva. Você pode me indicar livros sobre a arte da escrita? ;)
Thiago Cerqueira Pela reação positiva do povo minhas explicações de amor foram bem sucedidas ;) Sobre a arte da escrita: acho que "Para Ler Literatura Como um Professor" é uma boa pedida - porque enquanto o autor analisa o 'porquê' de esta ou aquela obra ser boa, vamos tendo uma ideia do que seria escrever bem - um livro específico sobre o assunto "Como escrever" existe, claro, mas não posso sugerir nenhum, pois não li.
Claire Scorzi Muito obrigado. Pensei em algo como Um sopro de vida que para mim (não sou teórico da literatura) considero um livro sobre a arte da escrita.
Claire, cada vez que vejo você falar de um autor ou de um livro de forma apaixonada fico mais pobre. Compro o livro logo, logo! rsrsrsrsrs
Tá vendo sua responsabilidade? 😮 rsrsrsrsrs
Brincadeira...
Confio muito na sua sensatez e maturidade literária. Li do James a volta do parafuso e confesso que fiquei confusa com a história. Tenho Embaixadores e pretendo ler em breve, mas acho que antes lerei a fera na selva.
Bj grande!
Gessi James teve 'fases', também, e os estudiosos concordam que algumas são mais complexas, a escrita fica mais elusiva, mais cheia de volteios e requinte. Não se sinta estranha por causa da confusão, rs Quanto a fazer você comprar... A justificativa que tenho é que quando elogio um livro, realmente o considero de primeira linha! E torço pra que consiga mais leitores rs Obrigada!
Oi Claire você já leu O coronel Jack do Daniel Defoe ? É um bom livro também.
Sim, Apollo, eu li. Está na minha prateleira de Literatura Inglesa :)
Eu li dele um que se chama " A herdeira".. você conhece? achei a narrativa dele muito fluida, a outra volta do parafuso esta na minha prateleira dos livros " não lidos". Nossa tava em busca de ouros títulos dele e achei seu vídeo valeu pelas indicações.
Na Estante da Imy Eu mostrei "A Herdeira" no vídeo, talvez por ter mostrado tantos você não tenha notado; falei até da Catherine, a protagonista. Eu gosto deste livro - aliás, de que romance ou novela ou conto do James eu não gosto? rs
hahahha eu vi só que enviei o comentário antes do vídeo terminar. Foi mal.. Eu gostei muito do vídeo.
Na Estante da Imy Obrigada! eu fiz o melhor que pude :)
Oi Claire tudo bem ?
Faz um tempinho que não apareço por aqui, mas voltei
Pergunta: Quero começar a ler Henry James, mas por qual das obras?
Atualmente vou começar a ler "A letra escarlate" de Nataniel Haltworne
Estava pensando em começar por Lady Barberina
Um beijo grande do seu eterno fã Eduardo
Eduardo Jesus Lady Barberina é uma boa, se você ficar atento às sutilezas de James; e outros textos curtos, como "O Pupilo" ou romances menores (em tamanho não em qualidade) como A herdeira. E obrigada!
Você vai fazer um Por que eu amo para o Victor Hugo ? Como sempre um vídeo repleto de conteúdo :)
Lucas Rodrigues Ainda não li muito o Hugo; gosto, mas precisaria ler mais pra falar de "Amor" :)
Se puder contar, quais são os 3 autores que entendem de mulheres?
Fiquei muito curioso sobre os outros autores que entendem as mulheres! Você segurou a informação de propósito? hsuhaushuahausha
Essa série de vídeos do Porque eu amo, promete!
Antonio Carlos Vieira Caetano Júnior Não, Antônio Carlos, foi distração minha; os autores são Balzac, Stendhal e Stefan Zweig. Eu deveria ter lembrado de citar no vídeo, não paro de responder a pergunta! rsrsrs E obrigada!
Vc pode antecipar qual vai ser o próximo "porque eu amo..." Rsrsrs ?
Kacos Olive Deve ser em fevereiro; não quero postar os vídeos da série muito em cima uns dos outros, porque desejo (espero) que cada um possa ser apreciado, e também porque roteirizar, separar os livros, ensaiar, etc., dá trabalho; então, direi que: o próximo deve ser em fevereiro (se tudo der certo) e que talvez - talvez - só "talvez" - o autor contemplado seja Fernando Pessoa.
Conclui hoje a leitura de Lady Barberina. Nunca tinha lido James. Foi um bom desafio. Bem intimista, ele segue em uma narrativa em que não entrega conclusões de mão beijada. Mas neste texto dele - embora enriquecedor - senti cansaço em algumas passagens. Você leu este? Amanhã inicio a Volta do Parafuso.
Eu precisei tornar a ler Lady Barberina, anos depois, para gostar. Mas HJ realmente não é unanimidade. Tenho amigos que o acham um chato. rs
Oi Claire!
Vc não falou de A Lição do Mestre. O único que li do Henry James até agora.
É muita coisa boa, a gente sempre deixa de falar de alguns... rs
Nunca li nada deste autor, o que vcs me sugerem para começar?
Claire, podes me dizer o nome da feminista e escritora que citaste no vídeo?
Liziane duardes braga Marilyn French. Escreveu entre outros "Mulheres", romance-ensaio.
Claire Scorzi Obrigada Claire! Sou sua fã. Estou usando o computador da minha irmã, o meu está no concerto. bj
Liziane duardes braga Obrigada a você :)