@Daniel Souza eu tmb não ligo de ser kkkkk Só não quero ser um fracassado ( não tô falando do velberan, tô falando daqueles caras que não são ninguém na vida)
Quando eu era garoto nos anos 90, ser "nerd", "otaku", "gamer", "geek" tinham outra conotação e era quase sempre pejorativa. Hoje essas palavras carregam um outro sentido: "CONSUMIDOR de cultura 'pop". Em um mundo onde todo mundo é "nerd", "geek", "gamer", "geek" e onde se dita regras de condutas estereotipadas em cima de tal, ninguém é "nerd", "geek", "otaku", "gamer", etc.
Acho que antigamente havia mais preconceito com os nerds porque a maioria deles era nerd extremo (aquele cara bitolado sem vida social). Hoje em dia existem muito mais nerds "brandos".
@@darienchiba6682 acho que havia preconceito pq enquanto a galera fazia coisas "normais" no tempo livre, a galera mais nerd tava "perdendo tempo" com coisa de nerd, naquele tempo o cara ficava até constrangido de falar que curtia essas coisas pq já era taxado de infantil kkk
Acho que independente do tipo de gostos e nível de profundidade do saber, todo Nerd tem uma qualidade em comum: Avidez por conhecimento! Todo Nerd ama aprender cada vez mais do seu Hobby e essa inclinação natural por gostar de aprender cada vez mais, fez muitas pessoas assimilarem que o Nerd é aquele cara necessariamente "Intelectual" oq em muitas vezes não é falso mas não a regra geral, principalmente em um país em que buscar o conhecimento parece ser um crime, logo toda pessoa curiosa com sede de aprender algo foi taxada nesse ramo. Abraços, Velberan 👏
O dia originalmente era o dia da toalha em referëncia a Douglas Adams, autor nerd. Mas os e-commerces viram nisso uma oportunidade para vender, e virou ^dia do orgulho nerd^ cheio de promoções e bla bla bla. Pra mim é tão relevante quanto qualquer outro dia especial que surge por ai a cada ano
@@lucianoomordomodecombate8456 hoje é Dia do Profissional Liberal, Dia do Serviço de Saúde, Dia do Serviço de Saúde do Exército e Dia Nacional da Mata Atlântica...
Antes ser nerd era ruim porque você era segregado e vítima de bullying constantemente, mas hoje é muito pior porque o nerd tá uma vergonha alheia que não é fácil de encarar.
Sim cara concordo perfeitamente com você, os caras Estigmatizaram e Rotularam o verdadeiro NERD ! parece que ser Nerd hoje em dia virou modinha e só gostar de Naruto ou super heróis que o cara já e Rotulado de nerd.. e ser Nerd e muito muito mais que um rótulo e um estilo de vida e uma característica física mental que nasce com você não é algo que você inventa ou cria “ O VERDADEIRO NERD NÃO PEDE PARA SER NERD ELE NASCE NERD “ só que tem uma galerinha aí que nunca foi nerd na vida mais se passa por NERD e começa até a zoar o verdadeiro nerd e só você perceber nos eventos de animes! “ SAO AQUELES CARAS QUE NÃO CURTEM NADA DA CULTURA NERD E PENSAM QUE SER NERD E SÓ GOSTAR DE NATURO E COMEÇAM A QUERER TUMULTUAR E ZOAR OS EVENTOS, BAGUNÇAR ARRUMAR CONFUSÃO “ hoje e pior porque somos rotulados antes éramos deixados de lado e nos isolávamos hoje somos rotulados virou bagunça porque virou modinha !
Antigamente eu gostava quando me diziam que eu era nerd, hoje em dia eu explico a pessoa que eu não gosto de me rotular, porque cara, hoje em dia ser nerd se tornou competição, prefiro gostar de fantasia, jogos, mangás, hqs e etc sem me rotular de nerd só pra não entrar em disputa de nerds.
minha mãe quando ouvia o termo nerd, ela interpretava como aquela pessoa que era muito inteligente na escola, sendo que esse estereótipo já foi a muito tempo
Eu sou da época do Velbs, em que ser Nerd era ser excluído ou satirizado. Tanto era assim que desenvolvi (e mantenho até hoje) uma postura de "esconder" esse hobbie. Vejo como positivo ter o dia do orgulho nerd para que o preconceito que passamos lá atrás não se perpetue. Mas que tem nerd que é chato, isso tem aos montes
Eu acho bacana existir um dia para se celebrar a comunidade e a cultura pop/nerd no geral, especialmente porque sempre tem promoções boas e estimula as pessoas a comentarem sobre suas obras favoritas, e isso é bem positivo. Mas um dia do "orgulho" nerd me soa bem estranho mesmo, principalmente porque hoje em dia ser nerd é mainstream. Acho que faria mais sentido se se chamasse apenas de "Dia da Cultura Nerd" :v
Ser nerd n é mainstream, mainstream é a modinha atual, que no momento são os animes (jujutsu, attack on titan), antes disso eram os filmes da marvel, e antes disso eram as series teen. Ser nerd é curtir mais que isso, é curtir games, filmes, series livros, mangás, exemplo: berserk, chainsaw man, coisas tanto conhecidas quanto desconhecidas. E mesmo se ser nerd fosse mainstream, existe o mes do orgulho lgbt, e existem bilhoes de lgbts, logo n vejo isso como motivo de ter que mudar o nome da data.
6:15 minha mãe também falou do super homen quando lançou,no imaginário popular está eternizado o Cristopher Reeve como Superman Acho que o pontapé inicial dos filmes de herói como nós conhecemos foi o X Men do Bryan Singer que abriu as portas
Uma coisa que eu notei desde o filme dos x-men e do homem aranha do Tobey é que a industria de filmes de super heróis sempre buscou divergir um pouco ( ou muito, dependendo do diretor ) da contraparte das hq pra atrair também quem não era fã e isso ajudou demais a tirar os nerds da " obscuridade " , mas por outro lado isso também gera uma birra até hoje entre boa parte dos nerds " raiz ".
É a mesma coisa do termo "gamer", hoje em dia, todo mundo é "gamer". Antigamente, o cara que gosta de videogames é chamado de "viciado", virjão" e por aí vai! Mas hoje? Tem tanto cagador de regra "gamer" que enche o saco!
Cara não sei se sou nerd, mas sempre gostei de saber sobre o mundo dos super herois, jogos de tabuleiro ( nunca joguei RPG de mesa), videos games principalmente. Como moro no interior de Pernambuco aqui as coisas deste tipo quase não existia (na minha cidade principalmente), hj com o acesso a internet estou começando a encontrar produtos digital pra entender melhor esse mundo (pq tenho pouco tempo pra procurar e ler ou assistir ao mesmo tempo), como HQ's , animes, jogos entre outros, mas confesso que a maioria encontro grátis, do jeitinho brasileiro e fico triste por não poder contribuir com o trabalho dos artistas, e a questão do preconceito eu nunca sofre pq meus amigos eram de boa e cada um tinha um gosto, futebol, carro entre outros e nós falávamos de tudo e o legal que todos se respeitavam e se respeita até hoje.
Nerd brasileiro: não lê quadrinhos, apenas vê filmes da Marvel; nunca leu um livro de ficção científica por achar complicado e não ter o hábito da leitura; apenas consome jogos competitivos para compensar a baixa auto estima; acha lógica e matemática difícil, pois é mais engraçado ser reprovado; acha que D&D é um novo Mc que canta proibidão; trata meninas que sabem mais que ele de forma tóxica; tem uma fixação louca por caras barbudos e musculosos. Feliz Dia do Orgulho Nerd!
Sobre o Nerd chato, é uma escala de dedicação/amor a uma obra. Nerd por default é o fissurado/dedicado/apaixonado/"obsessivo". Ai usam aquelas, "como um "fã" não conhece X?" ou o pessoal que treta com critico "como ele pode dizer algo de personagem X, se ele não sabe o que ele fez no volume Y?", "ele não pode criticar algo que não conhece".
Dps de ver o quão tóxica as comunidades "otaku" e "nerd" se tornaram, acabei me afastando, os caras só tretam e reclamam, nunca parecem estar satisfeitos com as obras que consomem. Prefiro ser um "enjoyer", pra se divertir mesmo, levar a sério como os outros acaba ficando chato.
Lamento lhe dizer mais isso é o básico de qualquer comunidade que engloba um produto com mais de bilhões de vendas, ainda mais quando esse produto é uma forma de arte.
Hoje esta muito de boa, pq quando eu era criança sofria um pouco viu, devido ao fato de gostar de animes, comics e desenhar. Ms hj graças a Deus trabalho com oq gosto, sou ilustradora, apesar de ser um meio machista sigo construindo minha carreira, hj td esta ms acessível e prático oq é uma coisa boa. Ahh Velbes joguei rpg de mesa durante 8 anos, minha personagem hj se tornou um Npc muito importante na mesa onde jogava, infelizmente n tenho ms tanto tempo p jogar, ms era um vício viu, jogávamos por horas. Enfim, um grande abraço. Ps: Quero lhe enviar algumas artes minhas.
@Mauricio Santos Enquanto isso hoje em dia é normal usar foto de waifu nas redes sociais ou recomendar pro amiguinho slice of life de garotas escolares A evolução é interessante
AI velbão, eu curto muito o pessoal curtir as coisas nerds que curto, só que como vc mesmo disse, agora é algo da cultura pop as coisas nerd, então temos que saber diferenciar quem curte essas coisas só pq é mainstream e quem realmente está dedicando uma boa parte do seu tempo à essa cultura
Eu deixei de acompanhar o canal de jogos pq gameplay não curto ficar vendo gameplay. Mas as coisas abordadas aqui estão bem legais Velbs. Continua cara, e não deixa aqui sem videos!
essa fita que vc falou do Batman sempre aconteceu dentro do meio do rock. Me lembro de meados de 2005 quando o Slipknot estourou com o 3º álbum (subliminal verses) e quando vc andava com a camiseta da banda te faziam quase uma entrevista de emprego kkkkkk "Qual o número do Joey Jordison?" "Qual sua música favorita? Duality?? eh musica de pouser ein!" e ai vai... tem esses caras em todo lugar.
Velbs sempre trazendo vídeos com uma opinião pertinente. No meu tempo,nos anos 90,eu era um guri que não curtia muito futebol e nem outras coisas tidas como "normais" para a gurizada da minha idade. Muito antes de sequer entender o que era o termo "nerd",poderia se dizer que eu era um. Sempre gostei de filmes como Exterminador do Futuro,Alien,Robocop,Guerra nas Estrelas e até assitia a serie do Star Trek:New Generation,que passava na Rede Guaíba,de Porto Alegre. Além disso,assitia os tokusatsus como Jiraya,Winspector,Jiban e vivi a febre noventista dos animes. Também curtia muito vídeo games e tive a sorte de ganhar um PC em 99,fazendo com que eu conhecesse o mundo dos jogos RPGs eletrônicos,graças aos emuladores e ao Diablo II. Os RPGs de mesa, só fui conhecer depois de grande porém nunca tive a oportunidade de jogar ;-; Por ter esses gostos "diferentes",sofria bullying com frequência. Graças a Deus isso nunca me afetou e hoje posso dizer que estou feliz em ver que tudo isso que eu e outras tantas pessoas sempre gostamos,deixou de ser algo "estranho" e passou a ser comum. Sobre o dia do orgulho nerd,também não vejo sentido em comemorar isso e acho que isso só ajuda a inflar o ego dos tais "verdadeiros nerds" de plantão por aí kkkkkk
Hoje em dia ser Nerd virou moda, mas as verdadeiras lendas são aqueles que começaram até o começo dos anos 2000 nesse mundo e que não tinham com quem falar de nerdisse kkkkk
Os conteúdos nerds ficaram populares, mas não quer dizer que não haja nichos em determinadas áreas. Como exemplo eu cito o quadrinho Dylan Dog, que mesmo em uma época onde personagens de quadrinhos estão famosos, nem todos tem seu lugar no grande público, sendo assim, ainda há conteúdos que apenas quem sabe muito do assunto conhece, isto é, nem tudo virou moda.
@@tariqbs4680 ou estilos de jogos, tipo rpg de turno, que a grande mídia, de tempos em tempos, fica tentando fazer acabar por, supostamente, não ter público e não dar lucro.
@@aric.freire Exatamente, hahaha. Fora que rolava divisão entre o "time resident evil" e o "time tomb raider", teimando em comparar esses dois jogos como se fossem da mesma categoria.
Pelo menos na minha classe social Nerd era apenas um cara que era estudioso, que tinha grandes dificuldades de se relacionar, tinha baixa auto estima, pouca aptidão para esportes e era alvo de bullying na escola. Se fosse dos mais azarados, não tinha dinheiro para bancar esses hobbys caros e nem uma "turminha nerd" ou livraria para ser seu santuário e refúgio. As coisas mudaram muito com o passar dos anos. Mudou também para os caras que praticavam o bullying. Hoje muitos deles estão completamente quebrados, encrencados e infelizes. Alguns nem sequer sobreviveram a adolescência.
Nossa, mesmo eu sendo pouco mais velho e ter crescido em uma cidade completamente diferente tudo o que narrou no inicio descreve com perfeição a minha vida nerd...impressionante e acredito que a de muitos também. Com certeza seriamos grandes amigos hahahaha
É Velberan, nem sou tão velho, e já sofri Bullying por ser nerd, desde criança adorava meus videogame, e principalmente quando descobri as revistinhas do Wolverine. Acho que o pessoal que faz essa reflexão de ser nerd não sabe o trauma que é ser um kkkkkkkk mas no geral é bem legal esse período, ainda mais por ter mais actions figures dos personagens que a gente mais gosta. Grande abraço, e tudo de bom Velbs
Me identifico demais com o que você disse nesse vídeo,sou muito novo mas sou velho o bastante para ter vivido em uma época na qual nerds sofriam um certo bullying,quando o termo geek surgiu eu não fazia ideia do que era kkkk e era tão difícil achar Action Figures,hoje fico feliz porque se tornou mais fácil ser nerd e adquirir coisas nerds, só sinto um pouco de frustração porque sofri bastante bullying por isso e agora os que faziam bullying querem se tornar nerd assim como eu era kkkk da uma raiva dessa hipocrisia
Por ser nerd, sofri muito na segunda metade dos anos 80 e 90 ( adolescência). Concordo muito o que vc disse aqui no vídeo.
3 ปีที่แล้ว
Muito bacana essa problemática. Eu sou o fora da caixinha... não ligo muito e mergulho em alguns universos, mas sou entusiasta das mudanças e inovações. Concordo demais que esse papo de lacração está complicado demais. Você disse tudo e o lance é "se divertir" da maneira que melhor lhe agrade... o resto, deixa de lado que provavelmente é perda de tempo. Afinal a vida já está tão complicada e difícil por si só, se todo mundo for tretar na hora de lazer, aí já era...
Eu concordo com os pontos apresentados por você man principalmente no fato de ter muito nerd xarope e da cultura nerd ser extremamente popular hoje, mas algo que você esqueceu totalmente de explorar (ou até mesmo de levar em conta na sua análise) foi o fato do "nerd" de antigamente não necessariamente ser bem aceito nos grupos de "gente normal" hoje em dia, só porque a sua cultura hoje é mainstream. Muita gente gosta de filme de herói hoje em dia, muita gente leu o Guia, muita gente já ouviu falar de card game e de RPG de mesa e se diverte com os produtos que vem da cultura Nerd, mas há pouquíssima aceitação às pessoas, que eram entituladas de forma pejorativa como nerds no passado. Gente com dificuldade de socialização, gente "estranha", gente "autista", gente "creepy", pessoas com transtornos mentais, introvertidos, esses continuam não sendo bem vindos e essas pessoas faziam parte dos grupos nerd no passado, agora também não são bem-vindos no meio nerd, especialmente se todo mundo é nerd. É muito bom que eu hoje possa comprar uma camiseta do Star Wars e sair na rua hoje, mas isso não quer dizer que gente normal me vê como alguém normal, agora não pelos hobbies, mas pelas coisas que me fizeram procurar esses hobbies no passado. Na real, acho que os nerd xarope são justamente o reflexo dessa não-aceitação, não o oposto. Eles não querem "gente normal" invadindo o espaço deles justamente porque não são bem-vindos nos espaços de "gente normal" também. Quando você fala que os xaropes querem mudar o significado da palavra, na realidade eles só querem que a palavra volte a ter o significado que sempre teve: o de pessoas "peculiares e diferentes" (para ser gentil), que consumiam coisas diferentes do padrão, muitas vezes recebiam o termo "nerd" como um xingamento, não como uma identificação própria. Do ponto de vista deles, a cultura nerd que foi invadida e não popularizada. Então é bacana ver ambos lados da moeda, especialmente quando a gente se pergunta: "porque o nerdão xarope existe?" É a resposta dessa pergunta que nos leva a entender o que há de tão especial na cultura nerd, ela foi o refúgio de párias por muitos anos, mas ninguém aprendeu a respeitar essas pessoas. Pelo contrário, a indústria frequentemente ri desse sujeito apaixonado por seu hobby.
Enfim, desculpa o texto imenso, creio que sejam coisas que você até já deve imaginar, mas que como não foram citadas no vídeo, achei legal complementar.
eu sou fã de stargate desde que surgiu no brasil.... asistia no SBT a tarde, foi só depois de velho que eu fui ver que existiam outras pessoas que tbm gostavam de stargate
Sendo sincero, muito disso é coisa que pegamos dos EUA, o pessoal não era chamado de nerd aqui, era CDF pra quem estudava e estranho/esquisito para o nerd que não estudava, mas realmente, esse rotulo era usado para os "parias", mas o George Lucas mostrou que os parias dão muito dinheiro, então bora fazer todo mundo ser parecido e "limpar o rotulo", assim você tem não apenas um grupo de pessoas indo ver o filme x3 no cinema, comprando o Bluray, os bonecos, mas sim todo mundo.
Em um conceito geral eu gostei dessa popularização da cultura nerd, hj em dia a gente tem acesso a games, animes, séries, filmes de heróis e produtos relacionados com grande facilidade e variedade, é igual o Velberan falou no vídeo, antigamente pra achar uma camiseta do Homem-Aranha era um inferno, eu só achava em lojas especializadas pra isso ou mandando fazer, e quando a gente achava e usava em algum rolê vinha a galerinha chata falar "ai nossa você ainda curte essas coisa de criança", hj em dia a gente pode consumir essas coisas sem medo de ser feliz
Eu via esse dia como o dia de não esquecer a sua toalha em homenagem a obra "O mochileiro das galáxias". Eu nunca escondi de ninguém o meu gosto de coisas nesses desde minha infância e chegando próximo da adolescência começaram a tentar me zoar na rua e escola e eu sempre arranjava brigas por isso, mas eu tinha a minha turma Joel e éramos nesses mas vivíamos no Karatê, judô, Boxe e natação só que diferente deles eu estudava em uma escola separa que era o Sesi e quando a escola começou a chamar pessoas de fora para participar de esporte lá dentro alguns colegas meus conseguiram vaga na mesma que eu, nerd fraco é só um estereótipo lá batismos mesmo sem do quem tentava mexer conosco por causa de quem éramos.
Orgulho vc deve ter de algo que você conquistou, não de algo que você apenas gosta ou umw característica que já nasceu com você. Até entendo que o pessoal que sofre algum preconceito diga ter orgulho dessa característica, é uma forma deles enfrentarem esse problema, mas os nerds pra mim estão longe de fazer parte desse grupo hoje. Não tem nada mais mainstream que ser nerd hoje aliás.
Concordei com tudo, parabéns por conseguir descrever o que é ser um nerd/otaku do passado e do presente. O mundo realmente mudou, antigamente era bem chato gostar de certas coisas, contar isso para outros era a receita para alguém encher o saco. Por isso eu curtia minhas coisas sozinho, sem me juntar a grupos nem procurar por eles. Diria que o mundo dá voltas, pois quem diria que coisas de super-herói e animes estariam tão em alta como hoje. Eu acho bacana, me sinto bem mais à vontade e traduzir animes virou meu trabalho, então está mais que ótimo. Mas continuo na minha, sem querer expandir meu mundo, jogo, assisto e leio sozinho. E talvez seja exatamente por isso, mas nunca me interessei por RPG de mesa, amo J-RPG de videogames e, claro, só os offlines.
Todo mundo que tem entre 30-39 anos sabe o tormento que era gostar de jogar vídeo game ou ler gibis no colégio, falar que gostava desse tipo de coisa automaticamente você era reconhecido como um perdedor. As pessoas te excluíam e você passava a ser invisível para elas, exceto quando tinham trabalho em grupo e aí todo mundo queria fazer parte do seu grupo. Enfim, ainda bem que só se passa pela infância e adolescência uma vez só. Kkkkkk
Eu fui alvo de bullying na escola durante o ensino fundamental todo, que pra mim, acabou em 2010. Eu falar das coisas que eu gostava era um dos motivos pelos quais me debochavam na escola e aí veio o ensino médio e de repente ficou legal, eu estranhei... Mas fiquei aliviada, vejo que tem a conotação de marketing pra vender produtos e tals, mas desde então, não me perturbam e eu prefiro assim
Real temos muitas brigas por bobeira. Gostei muito e acho que esse dia do orgulho nerd,foi mais de comercial. Que já passei por muitos bullying principalmente de não ser chamado para muitos eventos escolares,ou aquela da educação física que o mais nerd raro ser o colocado de atacante e geralmente jogava no gol
Pessoal hj vai no cinema assisti um filme baseado em quadrinhos e já se diz nerd. Ser nerd hj é fácil mas até por volta de 2010/13 ainda era algo bem pejorativo.
Hoje em dia o ódio que os Nerds sofriam foi transferido pros Otakus, parece que virou crime gostar de animes, e o foda é que a maioria assiste animes de Netflix, já viu filmes da Gibli, mas gosta de cagar regra em tudo Esse efeito manada dos "normies" de só gostar de algo que é considerado "normal" ou está em sucesso puramente pra se encaixar em algo pra suprir o vazio que é a mente deles, é algo destrutivo pra sociedade...
Tenho um amigo que passou por isso na roda dos amigos, enquanto eu as pessoas respeitavam, esse cara era zoado constantemente por gostar de anime e K-Pop. Parece que os brasileiros em sua maioria não tem maturidade pra cultura asiática, sempre gostam de fazer chacota. Isso não se restringe a anime e K-Pop, abrange muita coisa. Comigo mesmo, geralmente quando eu digo pra alguém que pratico Taekwondo já começam as piadinhas 5ª série com o nome da arte marcial.
@@kiske084 a mais clássica de todas é a "Tá com dor" kkkk Mas sim, dá pra encaixar várias piadocas que envolvam a palavra "dor" ou "dou". Fico imaginando como deve ser pro praticante de Aikido falar sobre a arte que ele pratica, porque Taekwondo dependendo do modo que eu pronuncio ainda pode passar batido ou mais despercebido, mas "Aikido" é muito piada pronta, não tem como evitar kk
@@victorvhs esse pessoal é escroto. não sou aquele nerd chatão, mas esse lance de nerd agora é tudo modinha, não falo pra pagar manjador até pq nem me considero assim, mas , como poderia explicar? Não sei dos outros, mas estou falando por mim. Esse mesmo pessoal q taxava nerd de perdedor agora quer pagar de cool e eu me senti invadido e ''expulso'' das coisas q gosto, nos games por ex, onde querem cagar regra de tudo e se fala um a é rótulo de incel. Isso me irrita.
Acho que esse conceito de Nerd valia mais para aquele cara que era super inteligente virava um engenheiro um programador rico, dono de start up e etc. Hoje em dia o cara que vê um filme da marvel já se julga nerd.
me identifiquei muito com o vídeo, só que no meu caso sou de cidade pequena, no meu caso fui ter acesso mesmo as coisas que gostava só depois de ser mais velho.
Gostei do papo cabeça. Se a geração de hoje soubesse da solidão e das dificuldades de um nerd de antigamente, pensariam mais de dez vezes antes de tretar com o próximo. A lacração está falindo a indústria do entretenimento ocidental aos poucos. Querem mandar na nossa vida na base do "vai que cola" maaas estão se metendo com a classe errada. Cara, sob essa ótica você narrou parte da minha vida. Bon trabalho Velbs.
eu cresci num lugar em que eu reparei que na real, ficar zuando por literalmente qualquer coisa é só a forma do povo se comunicar. e nisso o zuado tirava uma com a cara de todo mundo também e blz. daí eu fui vendo que eu que era o errado do rolê, não por gostar de coisas não populares, mas por não gostar do que os outros gostavam e ficar longe deles por isso
Me identifiquei com esse video. Mas msm com a popularidade do nerd/geek , ainda zoam, ainda tem preconceito.Uma vez um "amigo" falou pra mim baixo(sabe quando a pessoa fala baixo pra vc ouvir, mas n tão alto pra ficar claro?): "N vou andar com vc pq as mulheres vão pensar q eu sou nerd". O detalhe q o cara é nerd tmb 🤡. E sobre os cagadores de regra: são uns chatos do caramba q gosta de cuidar da vida alheia
Para filmes de super herói eu concordo que a virada de chave foi o spiderman, porém acredito que para os nerds em geral foi a trilogia senhor dos Anéis.
Cara, vou comentar mesmo atrasado kkkk Eu nunca sofri por gostar de coisas diferentes (nem estou falando de HQ ou super-heróis, sagas, etc.), era por ler muito qualquer coisa que tinha na mão, de revista Veja, O Exorcista, folheto de dentista, p. ex.. Tem um pessoal que mais parece interessado em querer vingança pelo tratamento sofrido, ao invés de ensinar e dar estofo para quem quer iniciar no estilo de vida nerd, com alguma boa vontade. Ou seja, oprimir, da sua maneira, em resposta a quem fez isso antes. Ademais, um vídeo bem colocado e conveniente, para pensar na situação com tranquilidade o que, infelizmente, está ficando difícil.
ô louco, tambem tinha spellfire, o ruim é que pouca gente tinha spellfire, a maioria ia de magic, na verdade tirei as poeiras delas recentemente procurando um Anão bacana do D&D que pudesse incluir no Caverna do Dragão....
Olha antes de ver o video vou logo dizer que uma coisa é clara, ter orgulho do que você gosta não é problema ate onde se saiba, so depende da opinião da sociedade, e isso a pessoa considera se quiser, então minha reposta é: você que lendo que sabe
velberan Você viu o trailer do aniversário do Sonic de 30 anos tenho uma imagem lá de 1 Frame que não bate com nenhum jogo do Sonic parece a imagem do Sonic Adventure 1 da abertura
Antigamente nos anos 80 e 90 era complicado se você falasse de alguma coisa de super heróis, video game e cartinhas de yugioh o pessoal já dava risada e você sofria bully depois, hoje em dia tá um pouco melhor, e tem mais gente e até alguns grupos em redes sociais para conversar com a galera que tem o mesmo gosto.
Sinceramente eu detesto essa nomenclatura. Até pq parece que o fato de gostar de uma dessas coisas o rótulo surge instantaneamente como tal. É só ver o flow podcast, por exemplo, basta algum convidado falar que gosta de algum jogo ou assiste filme de super herói que o Igor e o Monark sentem a necessidade de falar que a pessoa é nerd. Eu amo e sempre amei videogame, mas nunca me vi como nerd. Sempre saí, fiz atividade física, tive uma ótima vida social e sempre peguei mulher desde os 15 anos. Acho esses rótulos um retrocesso, uma vergonha (principalmente "nerd") Até porque, para citar outro exemplo, sempre amei metal, colecionei discos, aprendi a tocar batera mas nunca me considerei um metaleiro.
Siiim, compartilho da tua opinião, sou completamente viciado em games desde meus 6 anos e umas culturas japonesas, mas nunca me senti parte desses grupos, tava lá jogando e pegando colega de escola kkkkkk
Eu tenho 27 anos e na minha época ser nerd era motivo pra ser zuado. Acho q eu era um dos únicos que teve coragem na escola pra assumir que era nerd. Era complicado mesmo. Eu me sentia sozinho, pq ninguém curtia o mesmo q eu: estudar. Kkk. Sim, eu era o famoso cdf sem amigos. Só lá pra minha adolescência q consegui fazer alguma amizade. Os eventos de anime aqui no rj ficaram mais frequentes, e eu finalmente entendi q era otaku. Ainda hoje me sinto sozinho, pois só me relaciono com as pessoas através da internet, já q é difícil encontrar quem tb goste das mesmas coisas q eu. Pelo menos é essa a impressão q tenho. A parte boa é q hoje em dia vc pode comprar pela net desde action figures até uma simples camisa ou caneca de anime. E, claro, têm tb as minhas sagradas aulas de japonês online.
Velberan filosofando hehe Mas concordo. Hoje em dia é bem melhor (e quase moda) ser Nerd. Lembro que, quando criança, era tenso conseguir comprar quadrinhos e coisas do tipo. Camisa do Homem-Aranha? Só de 9 anos pra baixo. Meninas? haha esquece (salvo raras vezes). A verdade é que é ótimo coisas nerd terem caído no gosto popular. No passado, dificilmente você levaria sua namorada/esposa pra ver Vingadores ou Star Wars. Hoje em dia, dificilmente ela não vai curtir.
Nerd puts cara hj tenho 33 anos e vejo hj a galera falando de anime ou alguma coisa de RPG de mesa ou até games msm.....essa galera mas nova não sabe o que nós dos finais dos anos 80 e 90 passamos 😂😂😂😂.....
Sempre sofri por gostar de jogos e animes, também não era popular entre as garotas, acho que ate hoje não sou por causa da região onde moro, o pessoal ainda tem uma visão ruim de gente como eu.
Particularmente EU deixei de curtir os filmes de SH, de jogar RPG ou até mesmo jogos a um tempo mas fico feliz quando alguém vem me falar que curtiu algum filme, jogo ou seja lá o que for da cultura nerd. Ainda vejo camisa de banda ou de super herói e babo muito, figurinhas e consoles antigos nem se falam. É aquilo, muita gente foi pau no cu comigo ou com conhecidos e esses é o que mais me dão nos nervos, pq ao invés de tentar trazer a pessoa pra perto e ter mais amigos ficam nessa frescura. É foda.
Falou tudo Alessandro...eu acho que não sou nerd...mas sou da época do primeiro Superman do Christopher Reeve e do Batman da TV... gosto dos gibis da turma da Monica e sou da época do speed Racer.. Ultraman..ultraseven...e desenhos da Hanna barbera.. Simpsons.. família da pesada e tinha camisa de super heróis.. bonecos.. Falcon..etc..e acho super normal.. até uma ex namorada minha.. disse que não sairia mais comigo..se usasse camisas de super heróis.. lamentável..mas enfim.. parabéns pela coragem.. abraços irmão e desculpa pelo textão e o desabafo..
Hoje em dia todo mundo é nerd, a Marvel com a MCU foi a maior causadora disso, fez todo mundo gostar de filmes de Herói, e fazem questão de colocar os quadrinhos na introdução
Nerd, Gamer e Otaku, 3 coisas que no passado eram zoadas e ridicularizadas, mas que hoje em dia as garotas que tem os estilo das que zoavam disso no passado dizem ser alguma destas 3 coisas, algumas pq gostam mesmo, outras pq querem atençao, outras que querem seguidores, outras que querem dinheiro e etc.
Antigamente era foda msm... Ficava com vergonha quando tava jogando yugioh com os parceiros no colégio e as meninas ficavam encarnando na gente... Ou quando viam a gente comentando sobre animes e tal. Era tenso demais. Quando não eram elas eram os caras que não curtiam a vibe... 😤
Até começo dos anos 2000 ser nerd era coisa pra se esconder kkk eu mesmo só fala disso fora da escola tipo organização secreta , por que falar coisas de nerd na escola era destruir sua reputação kkkk, mais depois de 2010 em diante com filmes da Marvel e séries da Netflix em alta ser nerd ficou na moda.
Há uma grande confusão que esvaziou o sentido de ser nerd. Ser nerd era ser estudioso, ser CDF que tinha dificuldades nas habilidades sociais e se entregava aos produtos obscuros da cultura pop em seus primórdios. O nerd era uma cara inteligente, com alto grau de timidez que preferia passar seu tempo vago lendo, montando miniaturas, assistindo filmes, séries e que era rico em assuntos que ninguém dava a mínima - fosse sobre matérias da escola, fosse sobre a paixão de seus hobbies. Hoje em dia qualquer analfabeto funcional compra uma série de livros ou quadrinhos de capa dura, são incapazes de interpretar texto ou entender a trama de um filme, série ou animação - porque tem que correr e assistir as explicações no TH-cam - e já se acham nerd só porque têm aquilo. Hoje nerd significa: gente viciada em consumir qualquer tipo de produto relacionado a cultura pop, do produto franquiado às bugigangas licenciadas sem muito exercício de senso crítico. Isso é o nerd de hoje: um gastador inveterado sem senso crítico. O nerd de hoje não se aprofunda na história que acompanha, mas teoriza, shipa, faz fanfic. Ele não se importa com o trabalho do autor, ele se apropria porque é um assunto da modinha... e se o autor fugir do que esses nerds teorizaram, sofre rage. O pessoal da tecnologia tentou sair de fininho se chamando de geek... mas não adiantou, o nerd se apropriou... os nerds quiseram de distanciar dos otakos.... mas não adiantou, os otakos se acham nerds... afinal todos tem o mesmo comportamento. Ainda existe aquele perfil de nerd antigo? Sim. Mas todos que se auto denominam nerd hoje nas redes sociais são apenas e exclusivamente consumidores de nicho que acham ser espertos para tentar adivinhar o que vai acontecer numa história mas ficam decepcionados quando a história segue a vontade e as ideias do criador e não da comunidade de fãs. O nerd hoje inunda internet das mais variadas babaquices, do ódio a artistas que só são contratatos pra interpretar um papel num filme ou série até reclamarem rabugentamente de um conteúdo que não é direcionado pra eles, mas pra crianças. Não há o que se orgulhar do nerd de hoje... mais do que nunca, e hoje com motivos reais e vistos frequentemente: nerd é nem é gente. Sou fã de franquias, de personagens, mas não me considero mais nerd como em 1990... hoje considero ofensivo ser chamado de nerd.
Eu tenho 30 anos hoje e na adolescência gostava de quadrinhos, animes so os famosos e games até hoje e inclusive coleciono, não faço parte do estereótipo nerd e nem me considero gamer, nerd e essas tribos que as pessoas normalmente participam, ja fui meio zoado na adolescência por gostar de games mas isso nunca me afetou de verdade, eu falava com alguns nerds mas admito que parte do preconceito que eu tinha com muitos era a imaturidade. Os famosos virjoes hoje em dia...Eu atualmente não tenho saco pra nada de super heróis e animes só vejo os curtos quando tenho paciência mas games jogo até hoje
Muito bom o Velberan descrevendo o Cara dos Quadrinhos dos Simpsons e percebendo que tava se descrevendo kkkkkkkkk
@Daniel Souza eu tmb não ligo de ser kkkkk
Só não quero ser um fracassado ( não tô falando do velberan, tô falando daqueles caras que não são ninguém na vida)
Pois é;
Quando eu era garoto nos anos 90, ser "nerd", "otaku", "gamer", "geek" tinham outra conotação e era quase sempre pejorativa. Hoje essas palavras carregam um outro sentido: "CONSUMIDOR de cultura 'pop". Em um mundo onde todo mundo é "nerd", "geek", "gamer", "geek" e onde se dita regras de condutas estereotipadas em cima de tal, ninguém é "nerd", "geek", "otaku", "gamer", etc.
Caramba, vocês assistiram o vídeo e estão sendo justamente o tipo de nerd chato que o vídeo fala sobre.
@Patolino agiota assim como antigamente, nada mudou nesse sentido
Acho que antigamente havia mais preconceito com os nerds porque a maioria deles era nerd extremo (aquele cara bitolado sem vida social). Hoje em dia existem muito mais nerds "brandos".
@@darienchiba6682 acho q é o contrário, não havia preconceito por causa do comportamento, o comportamento extremo existia por causa do preconceito
@@darienchiba6682 acho que havia preconceito pq enquanto a galera fazia coisas "normais" no tempo livre, a galera mais nerd tava "perdendo tempo" com coisa de nerd, naquele tempo o cara ficava até constrangido de falar que curtia essas coisas pq já era taxado de infantil kkk
Acho que independente do tipo de gostos e nível de profundidade do saber, todo Nerd tem uma qualidade em comum: Avidez por conhecimento!
Todo Nerd ama aprender cada vez mais do seu Hobby e essa inclinação natural por gostar de aprender cada vez mais, fez muitas pessoas assimilarem que o Nerd é aquele cara necessariamente "Intelectual" oq em muitas vezes não é falso mas não a regra geral, principalmente em um país em que buscar o conhecimento parece ser um crime, logo toda pessoa curiosa com sede de aprender algo foi taxada nesse ramo. Abraços, Velberan 👏
sei como é cara, eu mesmo sofri um pouco de perseguição por ser nerd.
Um abraço para quem passou por essas barras aí
Tamos juntos
Todo mundo passou isso😓😓😓
Vc por aqui
O dia originalmente era o dia da toalha em referëncia a Douglas Adams, autor nerd. Mas os e-commerces viram nisso uma oportunidade para vender, e virou ^dia do orgulho nerd^ cheio de promoções e bla bla bla. Pra mim é tão relevante quanto qualquer outro dia especial que surge por ai a cada ano
E os que desaparecem, sabia que existe um dia internacional do concentimento contra o risco das minas terrestres, é dia 4 de abril.
@@lucianoomordomodecombate8456 hoje é Dia do Profissional Liberal,
Dia do Serviço de Saúde, Dia do Serviço de Saúde do Exército e Dia Nacional da Mata Atlântica...
Salve Renatão!
@@joaoribeiro7432 salve
Antes ser nerd era ruim porque você era segregado e vítima de bullying constantemente, mas hoje é muito pior porque o nerd tá uma vergonha alheia que não é fácil de encarar.
Sim cara concordo perfeitamente com você, os caras Estigmatizaram e Rotularam o verdadeiro NERD ! parece que ser Nerd hoje em dia virou modinha e só gostar de Naruto ou super heróis que o cara já e Rotulado de nerd.. e ser Nerd e muito muito mais que um rótulo e um estilo de vida e uma característica física mental que nasce com você não é algo que você inventa ou cria “ O VERDADEIRO NERD NÃO PEDE PARA SER NERD ELE NASCE NERD “ só que tem uma galerinha aí que nunca foi nerd na vida mais se passa por NERD e começa até a zoar o verdadeiro nerd e só você perceber nos eventos de animes! “ SAO AQUELES CARAS QUE NÃO CURTEM NADA DA CULTURA NERD E PENSAM QUE SER NERD E SÓ GOSTAR DE NATURO E COMEÇAM A QUERER TUMULTUAR E ZOAR OS EVENTOS, BAGUNÇAR ARRUMAR CONFUSÃO “ hoje e pior porque somos rotulados antes éramos deixados de lado e nos isolávamos hoje somos rotulados virou bagunça porque virou modinha !
Na minha época ser chamado de nerd era uma ofensa mortal que só seria superada com a morte do ofensor kkkkkk !
Antigamente eu gostava quando me diziam que eu era nerd, hoje em dia eu explico a pessoa que eu não gosto de me rotular, porque cara, hoje em dia ser nerd se tornou competição, prefiro gostar de fantasia, jogos, mangás, hqs e etc sem me rotular de nerd só pra não entrar em disputa de nerds.
minha mãe quando ouvia o termo nerd, ela interpretava como aquela pessoa que era muito inteligente na escola, sendo que esse estereótipo já foi a muito tempo
Eu sou da época do Velbs, em que ser Nerd era ser excluído ou satirizado.
Tanto era assim que desenvolvi (e mantenho até hoje) uma postura de "esconder" esse hobbie.
Vejo como positivo ter o dia do orgulho nerd para que o preconceito que passamos lá atrás não se perpetue.
Mas que tem nerd que é chato, isso tem aos montes
Voto com o Relator
Eu acho bacana existir um dia para se celebrar a comunidade e a cultura pop/nerd no geral, especialmente porque sempre tem promoções boas e estimula as pessoas a comentarem sobre suas obras favoritas, e isso é bem positivo. Mas um dia do "orgulho" nerd me soa bem estranho mesmo, principalmente porque hoje em dia ser nerd é mainstream. Acho que faria mais sentido se se chamasse apenas de "Dia da Cultura Nerd" :v
Também penso assim
Ser nerd n é mainstream, mainstream é a modinha atual, que no momento são os animes (jujutsu, attack on titan), antes disso eram os filmes da marvel, e antes disso eram as series teen.
Ser nerd é curtir mais que isso, é curtir games, filmes, series livros, mangás, exemplo: berserk, chainsaw man, coisas tanto conhecidas quanto desconhecidas.
E mesmo se ser nerd fosse mainstream, existe o mes do orgulho lgbt, e existem bilhoes de lgbts, logo n vejo isso como motivo de ter que mudar o nome da data.
Antigamente sofria quem era, hoje sofre quem não é
6:15 minha mãe também falou do super homen quando lançou,no imaginário popular está eternizado o Cristopher Reeve como Superman
Acho que o pontapé inicial dos filmes de herói como nós conhecemos foi o X Men do Bryan Singer que abriu as portas
Batman e Batman o retorno de Tim Burton
Uma coisa que eu notei desde o filme dos x-men e do homem aranha do Tobey é que a industria de filmes de super heróis sempre buscou divergir um pouco ( ou muito, dependendo do diretor ) da contraparte das hq pra atrair também quem não era fã e isso ajudou demais a tirar os nerds da " obscuridade " , mas por outro lado isso também gera uma birra até hoje entre boa parte dos nerds " raiz ".
É a mesma coisa do termo "gamer", hoje em dia, todo mundo é "gamer". Antigamente, o cara que gosta de videogames é chamado de "viciado", virjão" e por aí vai! Mas hoje? Tem tanto cagador de regra "gamer" que enche o saco!
Nem fale Denilson show, nem fale
Vc tem quantos anos? Pq na minha escola, quem gosta disso ainda é taxado de virjão
@@vitorgabrielpereirabarbosa144 40 anos
Verdade..kkk
Cara não sei se sou nerd, mas sempre gostei de saber sobre o mundo dos super herois, jogos de tabuleiro ( nunca joguei RPG de mesa), videos games principalmente. Como moro no interior de Pernambuco aqui as coisas deste tipo quase não existia (na minha cidade principalmente), hj com o acesso a internet estou começando a encontrar produtos digital pra entender melhor esse mundo (pq tenho pouco tempo pra procurar e ler ou assistir ao mesmo tempo), como HQ's , animes, jogos entre outros, mas confesso que a maioria encontro grátis, do jeitinho brasileiro e fico triste por não poder contribuir com o trabalho dos artistas, e a questão do preconceito eu nunca sofre pq meus amigos eram de boa e cada um tinha um gosto, futebol, carro entre outros e nós falávamos de tudo e o legal que todos
se respeitavam e se respeita até hoje.
Nerd brasileiro: não lê quadrinhos, apenas vê filmes da Marvel; nunca leu um livro de ficção científica por achar complicado e não ter o hábito da leitura; apenas consome jogos competitivos para compensar a baixa auto estima; acha lógica e matemática difícil, pois é mais engraçado ser reprovado; acha que D&D é um novo Mc que canta proibidão; trata meninas que sabem mais que ele de forma tóxica; tem uma fixação louca por caras barbudos e musculosos.
Feliz Dia do Orgulho Nerd!
Sobre o Nerd chato, é uma escala de dedicação/amor a uma obra.
Nerd por default é o fissurado/dedicado/apaixonado/"obsessivo".
Ai usam aquelas, "como um "fã" não conhece X?" ou o pessoal que treta com critico "como ele pode dizer algo de personagem X, se ele não sabe o que ele fez no volume Y?", "ele não pode criticar algo que não conhece".
Transformaram em uma coisa totalmente comercial
Essa coisa da toalha, sempre achei que era pra secar o suor do suvaco enquanto jogava World of Warcraft
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dps de ver o quão tóxica as comunidades "otaku" e "nerd" se tornaram, acabei me afastando, os caras só tretam e reclamam, nunca parecem estar satisfeitos com as obras que consomem. Prefiro ser um "enjoyer", pra se divertir mesmo, levar a sério como os outros acaba ficando chato.
Pior que se tu deixar crescer uma barba tu fica bem parecido com o enjoyer do meme fan vs enjoyer kkkkkk
Lamento lhe dizer mais isso é o básico de qualquer comunidade que engloba um produto com mais de bilhões de vendas, ainda mais quando esse produto é uma forma de arte.
Tbm cara
Se você achar uma comunidade que não seja tóxica hoje, meus parabéns hein, isso é bem raro
Exato.
Hoje esta muito de boa, pq quando eu era criança sofria um pouco viu, devido ao fato de gostar de animes, comics e desenhar. Ms hj graças a Deus trabalho com oq gosto, sou ilustradora, apesar de ser um meio machista sigo construindo minha carreira, hj td esta ms acessível e prático oq é uma coisa boa.
Ahh Velbes joguei rpg de mesa durante 8 anos, minha personagem hj se tornou um Npc muito importante na mesa onde jogava, infelizmente n tenho ms tanto tempo p jogar, ms era um vício viu, jogávamos por horas. Enfim, um grande abraço.
Ps: Quero lhe enviar algumas artes minhas.
tú devia ser tipo a gatinha disputada a manas que o Velbs falou
@@Senhordaverdadeabsol kkkkkkkk
@Mauricio Santos Enquanto isso hoje em dia é normal usar foto de waifu nas redes sociais ou recomendar pro amiguinho slice of life de garotas escolares
A evolução é interessante
AI velbão, eu curto muito o pessoal curtir as coisas nerds que curto, só que como vc mesmo disse, agora é algo da cultura pop as coisas nerd, então temos que saber diferenciar quem curte essas coisas só pq é mainstream e quem realmente está dedicando uma boa parte do seu tempo à essa cultura
Eu deixei de acompanhar o canal de jogos pq gameplay não curto ficar vendo gameplay. Mas as coisas abordadas aqui estão bem legais Velbs. Continua cara, e não deixa aqui sem videos!
essa fita que vc falou do Batman sempre aconteceu dentro do meio do rock. Me lembro de meados de 2005 quando o Slipknot estourou com o 3º álbum (subliminal verses) e quando vc andava com a camiseta da banda te faziam quase uma entrevista de emprego kkkkkk "Qual o número do Joey Jordison?" "Qual sua música favorita? Duality?? eh musica de pouser ein!" e ai vai... tem esses caras em todo lugar.
Velbs sempre trazendo vídeos com uma opinião pertinente. No meu tempo,nos anos 90,eu era um guri que não curtia muito futebol e nem outras coisas tidas como "normais" para a gurizada da minha idade. Muito antes de sequer entender o que era o termo "nerd",poderia se dizer que eu era um. Sempre gostei de filmes como Exterminador do Futuro,Alien,Robocop,Guerra nas Estrelas e até assitia a serie do Star Trek:New Generation,que passava na Rede Guaíba,de Porto Alegre. Além disso,assitia os tokusatsus como Jiraya,Winspector,Jiban e vivi a febre noventista dos animes. Também curtia muito vídeo games e tive a sorte de ganhar um PC em 99,fazendo com que eu conhecesse o mundo dos jogos RPGs eletrônicos,graças aos emuladores e ao Diablo II. Os RPGs de mesa, só fui conhecer depois de grande porém nunca tive a oportunidade de jogar ;-; Por ter esses gostos "diferentes",sofria bullying com frequência. Graças a Deus isso nunca me afetou e hoje posso dizer que estou feliz em ver que tudo isso que eu e outras tantas pessoas sempre gostamos,deixou de ser algo "estranho" e passou a ser comum. Sobre o dia do orgulho nerd,também não vejo sentido em comemorar isso e acho que isso só ajuda a inflar o ego dos tais "verdadeiros nerds" de plantão por aí kkkkkk
kkkk adoro esses "podcasts" seus, carai velberan tu é mto firmeza
Vc parece ser um cara muito foda de se encontrar e conversar sobre assuntos aleatórios no dia dia, me identifico contigo velbs
Valeu Bruno! Um abraço!
Tinha a Gibiteca em Curitiba, o Solar do Barão, sempre ia lá olhar os mangas em japonês, lembro que fiz até uns cursos de desenho lá...
Sempre fui nerd e otaku e sempre serei, eu tenho orgulho de ser um nerd raiz. Parabéns para todos nós!
Hoje em dia ser Nerd virou moda, mas as verdadeiras lendas são aqueles que começaram até o começo dos anos 2000 nesse mundo e que não tinham com quem falar de nerdisse kkkkk
Os conteúdos nerds ficaram populares, mas não quer dizer que não haja nichos em determinadas áreas. Como exemplo eu cito o quadrinho Dylan Dog, que mesmo em uma época onde personagens de quadrinhos estão famosos, nem todos tem seu lugar no grande público, sendo assim, ainda há conteúdos que apenas quem sabe muito do assunto conhece, isto é, nem tudo virou moda.
@@tariqbs4680 ou estilos de jogos, tipo rpg de turno, que a grande mídia, de tempos em tempos, fica tentando fazer acabar por, supostamente, não ter público e não dar lucro.
Eu tive MTA sorte então,sempre tive meus amigos q gostavam desse tipo de coisa ,aliás somos amigos até hj e já estamos perto dos 30 xD
Véi jogar J-RPGS nos anos 90 era coisa de três crianças por bairro
@@aric.freire Exatamente, hahaha. Fora que rolava divisão entre o "time resident evil" e o "time tomb raider", teimando em comparar esses dois jogos como se fossem da mesma categoria.
Esse vídeo na verdade é uma preview do Velberan pra próxima season do rpg do Cellbit disfarçado
Pelo menos na minha classe social Nerd era apenas um cara que era estudioso, que tinha grandes dificuldades de se relacionar, tinha baixa auto estima, pouca aptidão para esportes e era alvo de bullying na escola. Se fosse dos mais azarados, não tinha dinheiro para bancar esses hobbys caros e nem uma "turminha nerd" ou livraria para ser seu santuário e refúgio. As coisas mudaram muito com o passar dos anos.
Mudou também para os caras que praticavam o bullying. Hoje muitos deles estão completamente quebrados, encrencados e infelizes. Alguns nem sequer sobreviveram a adolescência.
Nossa, mesmo eu sendo pouco mais velho e ter crescido em uma cidade completamente diferente tudo o que narrou no inicio descreve com perfeição a minha vida nerd...impressionante e acredito que a de muitos também. Com certeza seriamos grandes amigos hahahaha
É Velberan, nem sou tão velho, e já sofri Bullying por ser nerd, desde criança adorava meus videogame, e principalmente quando descobri as revistinhas do Wolverine. Acho que o pessoal que faz essa reflexão de ser nerd não sabe o trauma que é ser um kkkkkkkk mas no geral é bem legal esse período, ainda mais por ter mais actions figures dos personagens que a gente mais gosta. Grande abraço, e tudo de bom Velbs
Me identifico demais com o que você disse nesse vídeo,sou muito novo mas sou velho o bastante para ter vivido em uma época na qual nerds sofriam um certo bullying,quando o termo geek surgiu eu não fazia ideia do que era kkkk e era tão difícil achar Action Figures,hoje fico feliz porque se tornou mais fácil ser nerd e adquirir coisas nerds, só sinto um pouco de frustração porque sofri bastante bullying por isso e agora os que faziam bullying querem se tornar nerd assim como eu era kkkk da uma raiva dessa hipocrisia
Por ser nerd, sofri muito na segunda metade dos anos 80 e 90 ( adolescência). Concordo muito o que vc disse aqui no vídeo.
Muito bacana essa problemática. Eu sou o fora da caixinha... não ligo muito e mergulho em alguns universos, mas sou entusiasta das mudanças e inovações. Concordo demais que esse papo de lacração está complicado demais. Você disse tudo e o lance é "se divertir" da maneira que melhor lhe agrade... o resto, deixa de lado que provavelmente é perda de tempo. Afinal a vida já está tão complicada e difícil por si só, se todo mundo for tretar na hora de lazer, aí já era...
Eu concordo com os pontos apresentados por você man principalmente no fato de ter muito nerd xarope e da cultura nerd ser extremamente popular hoje, mas algo que você esqueceu totalmente de explorar (ou até mesmo de levar em conta na sua análise) foi o fato do "nerd" de antigamente não necessariamente ser bem aceito nos grupos de "gente normal" hoje em dia, só porque a sua cultura hoje é mainstream.
Muita gente gosta de filme de herói hoje em dia, muita gente leu o Guia, muita gente já ouviu falar de card game e de RPG de mesa e se diverte com os produtos que vem da cultura Nerd, mas há pouquíssima aceitação às pessoas, que eram entituladas de forma pejorativa como nerds no passado. Gente com dificuldade de socialização, gente "estranha", gente "autista", gente "creepy", pessoas com transtornos mentais, introvertidos, esses continuam não sendo bem vindos e essas pessoas faziam parte dos grupos nerd no passado, agora também não são bem-vindos no meio nerd, especialmente se todo mundo é nerd.
É muito bom que eu hoje possa comprar uma camiseta do Star Wars e sair na rua hoje, mas isso não quer dizer que gente normal me vê como alguém normal, agora não pelos hobbies, mas pelas coisas que me fizeram procurar esses hobbies no passado.
Na real, acho que os nerd xarope são justamente o reflexo dessa não-aceitação, não o oposto. Eles não querem "gente normal" invadindo o espaço deles justamente porque não são bem-vindos nos espaços de "gente normal" também.
Quando você fala que os xaropes querem mudar o significado da palavra, na realidade eles só querem que a palavra volte a ter o significado que sempre teve: o de pessoas "peculiares e diferentes" (para ser gentil), que consumiam coisas diferentes do padrão, muitas vezes recebiam o termo "nerd" como um xingamento, não como uma identificação própria. Do ponto de vista deles, a cultura nerd que foi invadida e não popularizada. Então é bacana ver ambos lados da moeda, especialmente quando a gente se pergunta: "porque o nerdão xarope existe?" É a resposta dessa pergunta que nos leva a entender o que há de tão especial na cultura nerd, ela foi o refúgio de párias por muitos anos, mas ninguém aprendeu a respeitar essas pessoas. Pelo contrário, a indústria frequentemente ri desse sujeito apaixonado por seu hobby.
Enfim, desculpa o texto imenso, creio que sejam coisas que você até já deve imaginar, mas que como não foram citadas no vídeo, achei legal complementar.
Velberam volta com aquele canal vida por outros olhos que nostalgia canal bom
Aquele canal é esse aqui agora.
Dia do nerd é tão importante q nem o nerd lembra do dia
eu sou fã de stargate desde que surgiu no brasil.... asistia no SBT a tarde, foi só depois de velho que eu fui ver que existiam outras pessoas que tbm gostavam de stargate
Sendo sincero, muito disso é coisa que pegamos dos EUA, o pessoal não era chamado de nerd aqui, era CDF pra quem estudava e estranho/esquisito para o nerd que não estudava, mas realmente, esse rotulo era usado para os "parias", mas o George Lucas mostrou que os parias dão muito dinheiro, então bora fazer todo mundo ser parecido e "limpar o rotulo", assim você tem não apenas um grupo de pessoas indo ver o filme x3 no cinema, comprando o Bluray, os bonecos, mas sim todo mundo.
Em um conceito geral eu gostei dessa popularização da cultura nerd, hj em dia a gente tem acesso a games, animes, séries, filmes de heróis e produtos relacionados com grande facilidade e variedade, é igual o Velberan falou no vídeo, antigamente pra achar uma camiseta do Homem-Aranha era um inferno, eu só achava em lojas especializadas pra isso ou mandando fazer, e quando a gente achava e usava em algum rolê vinha a galerinha chata falar "ai nossa você ainda curte essas coisa de criança", hj em dia a gente pode consumir essas coisas sem medo de ser feliz
Eu via esse dia como o dia de não esquecer a sua toalha em homenagem a obra "O mochileiro das galáxias".
Eu nunca escondi de ninguém o meu gosto de coisas nesses desde minha infância e chegando próximo da adolescência começaram a tentar me zoar na rua e escola e eu sempre arranjava brigas por isso, mas eu tinha a minha turma Joel e éramos nesses mas vivíamos no Karatê, judô, Boxe e natação só que diferente deles eu estudava em uma escola separa que era o Sesi e quando a escola começou a chamar pessoas de fora para participar de esporte lá dentro alguns colegas meus conseguiram vaga na mesma que eu, nerd fraco é só um estereótipo lá batismos mesmo sem do quem tentava mexer conosco por causa de quem éramos.
Orgulho vc deve ter de algo que você conquistou, não de algo que você apenas gosta ou umw característica que já nasceu com você. Até entendo que o pessoal que sofre algum preconceito diga ter orgulho dessa característica, é uma forma deles enfrentarem esse problema, mas os nerds pra mim estão longe de fazer parte desse grupo hoje. Não tem nada mais mainstream que ser nerd hoje aliás.
gostei muito desse seu canal, eu acompanhei o seu de jogos até meu videogame quebrar, agora que descobrir esse tô gostando muito.
Eu também, velberam montei um deck de Magic , porém só tive um amigo que jogava depois se 6 meses .
Concordei com tudo, parabéns por conseguir descrever o que é ser um nerd/otaku do passado e do presente. O mundo realmente mudou, antigamente era bem chato gostar de certas coisas, contar isso para outros era a receita para alguém encher o saco. Por isso eu curtia minhas coisas sozinho, sem me juntar a grupos nem procurar por eles. Diria que o mundo dá voltas, pois quem diria que coisas de super-herói e animes estariam tão em alta como hoje. Eu acho bacana, me sinto bem mais à vontade e traduzir animes virou meu trabalho, então está mais que ótimo. Mas continuo na minha, sem querer expandir meu mundo, jogo, assisto e leio sozinho. E talvez seja exatamente por isso, mas nunca me interessei por RPG de mesa, amo J-RPG de videogames e, claro, só os offlines.
Velberan é o melhor nerd boomer da internet.
Aqui em Curitiba também tinha o warlands ficava na canaleta do expresso perto da academia de Muay thai Noguchi. A Itibam existe até hoje.
Todo mundo que tem entre 30-39 anos sabe o tormento que era gostar de jogar vídeo game ou ler gibis no colégio, falar que gostava desse tipo de coisa automaticamente você era reconhecido como um perdedor. As pessoas te excluíam e você passava a ser invisível para elas, exceto quando tinham trabalho em grupo e aí todo mundo queria fazer parte do seu grupo.
Enfim, ainda bem que só se passa pela infância e adolescência uma vez só. Kkkkkk
Eu fui alvo de bullying na escola durante o ensino fundamental todo, que pra mim, acabou em 2010. Eu falar das coisas que eu gostava era um dos motivos pelos quais me debochavam na escola e aí veio o ensino médio e de repente ficou legal, eu estranhei... Mas fiquei aliviada, vejo que tem a conotação de marketing pra vender produtos e tals, mas desde então, não me perturbam e eu prefiro assim
Real temos muitas brigas por bobeira. Gostei muito e acho que esse dia do orgulho nerd,foi mais de comercial. Que já passei por muitos bullying principalmente de não ser chamado para muitos eventos escolares,ou aquela da educação física que o mais nerd raro ser o colocado de atacante e geralmente jogava no gol
Pessoal hj vai no cinema assisti um filme baseado em quadrinhos e já se diz nerd. Ser nerd hj é fácil mas até por volta de 2010/13 ainda era algo bem pejorativo.
resumindo
não sei bem dizer a respeito do "orgulho"
Hoje em dia o ódio que os Nerds sofriam foi transferido pros Otakus, parece que virou crime gostar de animes, e o foda é que a maioria assiste animes de Netflix, já viu filmes da Gibli, mas gosta de cagar regra em tudo
Esse efeito manada dos "normies" de só gostar de algo que é considerado "normal" ou está em sucesso puramente pra se encaixar em algo pra suprir o vazio que é a mente deles, é algo destrutivo pra sociedade...
Anime é cringe
Tenho um amigo que passou por isso na roda dos amigos, enquanto eu as pessoas respeitavam, esse cara era zoado constantemente por gostar de anime e K-Pop.
Parece que os brasileiros em sua maioria não tem maturidade pra cultura asiática, sempre gostam de fazer chacota. Isso não se restringe a anime e K-Pop, abrange muita coisa. Comigo mesmo, geralmente quando eu digo pra alguém que pratico Taekwondo já começam as piadinhas 5ª série com o nome da arte marcial.
@@victorvhs deixa eu adivinhar, aquelas piadinhas do tpo ''mestre em saiqueeudo'' ou coisas do genero, certo?
@@kiske084 a mais clássica de todas é a "Tá com dor" kkkk
Mas sim, dá pra encaixar várias piadocas que envolvam a palavra "dor" ou "dou".
Fico imaginando como deve ser pro praticante de Aikido falar sobre a arte que ele pratica, porque Taekwondo dependendo do modo que eu pronuncio ainda pode passar batido ou mais despercebido, mas "Aikido" é muito piada pronta, não tem como evitar kk
@@victorvhs esse pessoal é escroto. não sou aquele nerd chatão, mas esse lance de nerd agora é tudo modinha, não falo pra pagar manjador até pq nem me considero assim, mas , como poderia explicar? Não sei dos outros, mas estou falando por mim. Esse mesmo pessoal q taxava nerd de perdedor agora quer pagar de cool e eu me senti invadido e ''expulso'' das coisas q gosto, nos games por ex, onde querem cagar regra de tudo e se fala um a é rótulo de incel. Isso me irrita.
A propaganda do livro foi cirúrgica kkkkkkkkk
O nerd de hoje é o cara rico de amanhã
O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã
O nerd de hoje é o bom marido de amanhã
Garota, escolha já seu nerd!
Kkkkkkkkkkk
Acho que esse conceito de Nerd valia mais para aquele cara que era super inteligente virava um engenheiro um programador rico, dono de start up e etc. Hoje em dia o cara que vê um filme da marvel já se julga nerd.
Eu tenho orgulho de ser fã do Velberan
=*
Meu "point nerd" na minha pré/adolescência era o fliperama!
Lá sim eu me sentia acolhido!
me identifiquei muito com o vídeo, só que no meu caso sou de cidade pequena, no meu caso fui ter acesso mesmo as coisas que gostava só depois de ser mais velho.
kkkkkkkkkkkk...boa Velberan! É isso aí! Likeee!
Gostei do papo cabeça. Se a geração de hoje soubesse da solidão e das dificuldades de um nerd de antigamente, pensariam mais de dez vezes antes de tretar com o próximo.
A lacração está falindo a indústria do entretenimento ocidental aos poucos. Querem mandar na nossa vida na base do "vai que cola" maaas estão se metendo com a classe errada.
Cara, sob essa ótica você narrou parte da minha vida. Bon trabalho Velbs.
eu cresci num lugar em que eu reparei que na real, ficar zuando por literalmente qualquer coisa é só a forma do povo se comunicar. e nisso o zuado tirava uma com a cara de todo mundo também e blz. daí eu fui vendo que eu que era o errado do rolê, não por gostar de coisas não populares, mas por não gostar do que os outros gostavam e ficar longe deles por isso
Me identifiquei com esse video. Mas msm com a popularidade do nerd/geek , ainda zoam, ainda tem preconceito.Uma vez um "amigo" falou pra mim baixo(sabe quando a pessoa fala baixo pra vc ouvir, mas n tão alto pra ficar claro?): "N vou andar com vc pq as mulheres vão pensar q eu sou nerd". O detalhe q o cara é nerd tmb 🤡.
E sobre os cagadores de regra: são uns chatos do caramba q gosta de cuidar da vida alheia
Na minha época de escola eu era nerdão e sofria preconceito pra cacete!
Hj é moda!
olha eu entendo seu ponto tbm velberan eu ate refliti no video sobre ser otaku sabe? antes era um nicho bem espescifico hj tbm eh algo bem popular
Para filmes de super herói eu concordo que a virada de chave foi o spiderman, porém acredito que para os nerds em geral foi a trilogia senhor dos Anéis.
Gostei de mais do vídeo. A identificação veio nos primeiros 10 minutos de vídeo kk sucesso!
eu achava que era nerd por gostar de videogame mas vendo o Velberan falar percebo que nunca fui kkkkkk
Cara, vou comentar mesmo atrasado kkkk
Eu nunca sofri por gostar de coisas diferentes (nem estou falando de HQ ou super-heróis, sagas, etc.), era por ler muito qualquer coisa que tinha na mão, de revista Veja, O Exorcista, folheto de dentista, p. ex..
Tem um pessoal que mais parece interessado em querer vingança pelo tratamento sofrido, ao invés de ensinar e dar estofo para quem quer iniciar no estilo de vida nerd, com alguma boa vontade. Ou seja, oprimir, da sua maneira, em resposta a quem fez isso antes.
Ademais, um vídeo bem colocado e conveniente, para pensar na situação com tranquilidade o que, infelizmente, está ficando difícil.
ô louco, tambem tinha spellfire, o ruim é que pouca gente tinha spellfire, a maioria ia de magic, na verdade tirei as poeiras delas recentemente procurando um Anão bacana do D&D que pudesse incluir no Caverna do Dragão....
Olha antes de ver o video vou logo dizer que uma coisa é clara, ter orgulho do que você gosta não é problema ate onde se saiba, so depende da opinião da sociedade, e isso a pessoa considera se quiser, então minha reposta é: você que lendo que sabe
Eu sou nerd e namoro a famosinha da escola a 1 ano, que orgulho
velberan Você viu o trailer do aniversário do Sonic de 30 anos tenho uma imagem lá de 1 Frame que não bate com nenhum jogo do Sonic parece a imagem do Sonic Adventure 1 da abertura
Antigamente nos anos 80 e 90 era complicado se você falasse de alguma coisa de super heróis, video game e cartinhas de yugioh o pessoal já dava risada e você sofria bully depois, hoje em dia tá um pouco melhor, e tem mais gente e até alguns grupos em redes sociais para conversar com a galera que tem o mesmo gosto.
Sinceramente eu detesto essa nomenclatura. Até pq parece que o fato de gostar de uma dessas coisas o rótulo surge instantaneamente como tal. É só ver o flow podcast, por exemplo, basta algum convidado falar que gosta de algum jogo ou assiste filme de super herói que o Igor e o Monark sentem a necessidade de falar que a pessoa é nerd. Eu amo e sempre amei videogame, mas nunca me vi como nerd. Sempre saí, fiz atividade física, tive uma ótima vida social e sempre peguei mulher desde os 15 anos. Acho esses rótulos um retrocesso, uma vergonha (principalmente "nerd") Até porque, para citar outro exemplo, sempre amei metal, colecionei discos, aprendi a tocar batera mas nunca me considerei um metaleiro.
Siiim, compartilho da tua opinião, sou completamente viciado em games desde meus 6 anos e umas culturas japonesas, mas nunca me senti parte desses grupos, tava lá jogando e pegando colega de escola kkkkkk
Todos esses rótulos são cringe p crlh. Não gosto de ser definido pelos meus hobbies. O ser humano é mto mais complexo do q isso
Hj em dia nerd tem a mesma conotação de antes, ser nerd hj é cool
Caraca mano lembro de ver você comentando num vídeo de FF6
bom gosto hein amigo 🙂
@@victor.yamaguchi kkkk qual vídeo?
Eu tenho 27 anos e na minha época ser nerd era motivo pra ser zuado.
Acho q eu era um dos únicos que teve coragem na escola pra assumir que era nerd.
Era complicado mesmo. Eu me sentia sozinho, pq ninguém curtia o mesmo q eu: estudar. Kkk.
Sim, eu era o famoso cdf sem amigos.
Só lá pra minha adolescência q consegui fazer alguma amizade.
Os eventos de anime aqui no rj ficaram mais frequentes, e eu finalmente entendi q era otaku.
Ainda hoje me sinto sozinho, pois só me relaciono com as pessoas através da internet, já q é difícil encontrar quem tb goste das mesmas coisas q eu. Pelo menos é essa a impressão q tenho.
A parte boa é q hoje em dia vc pode comprar pela net desde action figures até uma simples camisa ou caneca de anime.
E, claro, têm tb as minhas sagradas aulas de japonês online.
"Respeite o Nerd da sua turma na escola. Amanhã ele poderá ser o seu patrão." Bill Gates
Velberan filosofando hehe Mas concordo. Hoje em dia é bem melhor (e quase moda) ser Nerd. Lembro que, quando criança, era tenso conseguir comprar quadrinhos e coisas do tipo. Camisa do Homem-Aranha? Só de 9 anos pra baixo. Meninas? haha esquece (salvo raras vezes). A verdade é que é ótimo coisas nerd terem caído no gosto popular. No passado, dificilmente você levaria sua namorada/esposa pra ver Vingadores ou Star Wars. Hoje em dia, dificilmente ela não vai curtir.
Tenso ser nerd na época dos anos 90
É foda velbs, saudades do Homem Aranha do Tobey Maguire. ESSE SIM ERA BOM!!
Fui zoado a vida toda por conta disso... Pq não ter orgulho?! 😁✌️
Nerd puts cara hj tenho 33 anos e vejo hj a galera falando de anime ou alguma coisa de RPG de mesa ou até games msm.....essa galera mas nova não sabe o que nós dos finais dos anos 80 e 90 passamos 😂😂😂😂.....
Sempre sofri por gostar de jogos e animes, também não era popular entre as garotas, acho que ate hoje não sou por causa da região onde moro, o pessoal ainda tem uma visão ruim de gente como eu.
Particularmente EU deixei de curtir os filmes de SH, de jogar RPG ou até mesmo jogos a um tempo mas fico feliz quando alguém vem me falar que curtiu algum filme, jogo ou seja lá o que for da cultura nerd. Ainda vejo camisa de banda ou de super herói e babo muito, figurinhas e consoles antigos nem se falam. É aquilo, muita gente foi pau no cu comigo ou com conhecidos e esses é o que mais me dão nos nervos, pq ao invés de tentar trazer a pessoa pra perto e ter mais amigos ficam nessa frescura. É foda.
Falou tudo Alessandro...eu acho que não sou nerd...mas sou da época do primeiro Superman do Christopher Reeve e do Batman da TV... gosto dos gibis da turma da Monica e sou da época do speed Racer.. Ultraman..ultraseven...e desenhos da Hanna barbera.. Simpsons.. família da pesada e tinha camisa de super heróis.. bonecos.. Falcon..etc..e acho super normal.. até uma ex namorada minha.. disse que não sairia mais comigo..se usasse camisas de super heróis.. lamentável..mas enfim.. parabéns pela coragem.. abraços irmão e desculpa pelo textão e o desabafo..
O bullyng veio a galope quando eu parei de jogar bola e fui jogar Magic lá nos anos 2000 kkkkkkk
Eu conheci o star wars quando passou no cine belas artes no SBT, eu tinha uns 12 anos, e foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi.
Hoje em dia todo mundo é nerd, a Marvel com a MCU foi a maior causadora disso, fez todo mundo gostar de filmes de Herói, e fazem questão de colocar os quadrinhos na introdução
é moda né,quando passar esse modismo de super herois todo mundo vai voltar a achar super herois coisa de mongoloide
Nerd, Gamer e Otaku, 3 coisas que no passado eram zoadas e ridicularizadas, mas que hoje em dia as garotas que tem os estilo das que zoavam disso no passado dizem ser alguma destas 3 coisas, algumas pq gostam mesmo, outras pq querem atençao, outras que querem seguidores, outras que querem dinheiro e etc.
Velberan me diga: yugioh ou magic the gathering?
Antigamente era foda msm... Ficava com vergonha quando tava jogando yugioh com os parceiros no colégio e as meninas ficavam encarnando na gente... Ou quando viam a gente comentando sobre animes e tal. Era tenso demais. Quando não eram elas eram os caras que não curtiam a vibe... 😤
E hj estão de um lado elas msol,do outro eles cracudos...e do outro vcs firme e forte na defesa do cabação kkkk (é um polígono)
Até começo dos anos 2000 ser nerd era coisa pra se esconder kkk eu mesmo só fala disso fora da escola tipo organização secreta , por que falar coisas de nerd na escola era destruir sua reputação kkkk, mais depois de 2010 em diante com filmes da Marvel e séries da Netflix em alta ser nerd ficou na moda.
Por isso prefiro dizer "feliz dia da toalha" que "feliz dia do orgulho nerd" kk
Há uma grande confusão que esvaziou o sentido de ser nerd. Ser nerd era ser estudioso, ser CDF que tinha dificuldades nas habilidades sociais e se entregava aos produtos obscuros da cultura pop em seus primórdios. O nerd era uma cara inteligente, com alto grau de timidez que preferia passar seu tempo vago lendo, montando miniaturas, assistindo filmes, séries e que era rico em assuntos que ninguém dava a mínima - fosse sobre matérias da escola, fosse sobre a paixão de seus hobbies.
Hoje em dia qualquer analfabeto funcional compra uma série de livros ou quadrinhos de capa dura, são incapazes de interpretar texto ou entender a trama de um filme, série ou animação - porque tem que correr e assistir as explicações no TH-cam - e já se acham nerd só porque têm aquilo. Hoje nerd significa: gente viciada em consumir qualquer tipo de produto relacionado a cultura pop, do produto franquiado às bugigangas licenciadas sem muito exercício de senso crítico. Isso é o nerd de hoje: um gastador inveterado sem senso crítico. O nerd de hoje não se aprofunda na história que acompanha, mas teoriza, shipa, faz fanfic. Ele não se importa com o trabalho do autor, ele se apropria porque é um assunto da modinha... e se o autor fugir do que esses nerds teorizaram, sofre rage. O pessoal da tecnologia tentou sair de fininho se chamando de geek... mas não adiantou, o nerd se apropriou... os nerds quiseram de distanciar dos otakos.... mas não adiantou, os otakos se acham nerds... afinal todos tem o mesmo comportamento.
Ainda existe aquele perfil de nerd antigo? Sim. Mas todos que se auto denominam nerd hoje nas redes sociais são apenas e exclusivamente consumidores de nicho que acham ser espertos para tentar adivinhar o que vai acontecer numa história mas ficam decepcionados quando a história segue a vontade e as ideias do criador e não da comunidade de fãs. O nerd hoje inunda internet das mais variadas babaquices, do ódio a artistas que só são contratatos pra interpretar um papel num filme ou série até reclamarem rabugentamente de um conteúdo que não é direcionado pra eles, mas pra crianças.
Não há o que se orgulhar do nerd de hoje... mais do que nunca, e hoje com motivos reais e vistos frequentemente: nerd é nem é gente.
Sou fã de franquias, de personagens, mas não me considero mais nerd como em 1990... hoje considero ofensivo ser chamado de nerd.
Eu tenho 30 anos hoje e na adolescência gostava de quadrinhos, animes so os famosos e games até hoje e inclusive coleciono, não faço parte do estereótipo nerd e nem me considero gamer, nerd e essas tribos que as pessoas normalmente participam, ja fui meio zoado na adolescência por gostar de games mas isso nunca me afetou de verdade, eu falava com alguns nerds mas admito que parte do preconceito que eu tinha com muitos era a imaturidade. Os famosos virjoes hoje em dia...Eu atualmente não tenho saco pra nada de super heróis e animes só vejo os curtos quando tenho paciência mas games jogo até hoje
Mudou vastante o significado de ser nerd
Aos jovens, pesquisem uma série de filmes antigos relacionados ao termo "a vingança dos nerds". Aquilo era ser nerd antigamente. :v
Esse é uma vdd
Vem o cara com 2 metros de envergadura samurai ocidental querendo me falar o q é ser nerdão 😂😂😂. Sai do meu fórum lr
@@Senhordaverdadeabsol tenho só um e noventa, e não dois metros, hahahaha. Sendo assim, estou apto à ser nerd também? :v
999
Excelente vídeo