Serve pra treinar a memória sim, pq eu decorei tudo até o Enem, age, pergunta se eu ainda sei oq é um pronome pessoal do caso oblíquo, n sei, mas no vestibular eu sabia kkkkkk
Velberan, vc parece ser um pai sensacional cara. Olha o nível das conversas que vc tem com seu filho kkkk Mto da hora velho! Parabéns pela criação massa que vc da pro Mine Boy
Sobre essa história do Velberan ter tido uma certa "ojeriza" aos livros de literatura do tempo de escola, o finado professor Pierluiggi Piazzi já cantava a bola anos atrás... Ele defendia que se você quiser matar o gosto pela leitura em uma criança, bastaria apenas dar um livro de Iracema pra ele, que ele nunca mais iria pegar num livro na vida, mas se você quiser cultivar nele o gosto e o prazer de ler, é só dar aquilo que interessa a ele (ou seja, quadrinhos, mangás, ficção científica, romance, etc.) Ele mesmo era a prova viva disso, ele adquiriu o gosto pela leitura ao ler pela primeira vez um livro de ficção científica em uma banca perto da casa dele na Itália e foi isso que levou ele a ser um professor excelente, com um grande conhecimento e um legado enorme (principalmente pra quem estudou nos colégios onde ele dava aula). Basta só assistir a uma das palestras dele (que tem aqui no YT) pra ver como o cara era um monstro em relação ao tema de estudos e inteligência.
Velberan, sou seu seguidor faz um bom tempo e sou professor de História. Eu entendo completamente as críticas relacionadas à situação do currículo escolar. A educação formal brasileira é realmente problemática. Entretanto, quando falamos de livros de autores clássicos principalmente, a intenção é justamente levar os alunos a ter contato com expressões literárias estranhas à eles. Conhecer a forma como um autor do século XVI ou XIX, como citados no vídeo, é importante para compreender diversas coisas, tais como, o modo como o nosso idioma se desenvolveu e as influências que incorreram sobre ele; também o modo como os pensadores daquele período enxergavam a sociedade do seu momento. Logo, os livros devem ser utilizados como ferramentas de exemplificação daquilo que se está (teoricamente) aprendendo. Quanto à leitura de autores contemporâneos, isso deve ser estimulado fora da escola. A leitura deve ser um exercício diário, principalmente fora do "internetiques". Enfim, este canal está bem legal e é muito bom ver o Antônio interagindo com você novamente nos vídeos. Grande abraço! P. S. Minha esposa é professora de português e disse que vai te mandar um recado qualquer hora dessas 🤣
Certamente sobre minha concordância kkkkk. Erro muito quando estou sem roteiro, mas escrevendo sou um pouquinho melhor 😁 Obrigado pelo comentário, abraço pra vocês.
@@EleFalaElaFala rapaz, não é sobre sua concordância não. Ela é tranquila em relação à isso (tem umas discussões interessantes sobre a diferença entre oralidade e escrita), mas é sobre a questão da leitura de clássicos mesmo. Ela é bem zelosa em relação a isso. 😁
Boa noite colegas; Sou professor de Língua Portuguesa, contabilista e artista plástico. O colega Gabriel trouxe uma contribuição muito válida para a discussão no que tange às limitações do currículo escolar nos diferentes entes e instituições envolvidos no desenvolvimento educacional. Porém, cabe ressaltar que poucos elementos são mais importantes no desenvolvimento educacional do aluno que a sua interação na e com a comunidade escolar. Mesmo que as decisões políticas governamentais não contribuam tanto com boas propostas e regulamentações, é na interação com a comunidade escolar que o aluno terá a oportunidade de experimentar o conhecimento que propiciará o seu desenvolvimento individual e social. Mais que apenas o desenvolvimento técnico, também é de interesse da escola que o aluno se desenvolva enquanto individuo humanizado e apto a viver e contribuir com a sua sociedade. O estudo aprofundado da Língua Portuguesa, irá permitir uma leitura e a redação mais competentes e atentas de documentos oficiais, por exemplo. A literatura, por sua vez, está mais para a esfera das experimentações sensoriais e emotivas ( e por vezes histórico-geográficas), está muito atrelada a construção de um individuo ativo frente as diferentes percepções do mundo e do outro. Quanto às ciências exatas, as únicas coisas que não tiveram utilidade pra mim foram logaritmo e binômio de Newton. O cálculo estequiométrico vai ajudar seu filho se ele quiser plantar um morangos na fazenda dele e precisar ajustar o solo, por exemplo. Basicamente, nenhum conhecimento é inútil. P.S.; desculpem-me os erros de ortografia e gramática, estou um pouco cansado XD.
Muito sensata e necessária sua contribuição, Gabriel, porém, acredito que o Velberan criticou a "forma" como a literatura obrigatória é repassada. Convenhamos, os adolescentes não se importam com literatura e outras disciplinas porque muitos professores não têm didática para tornar sua aula interessante ou não têm mais estímulo por causa da idade, da instituição, do salário, entre outros motivos. Por outro lado, quando esses obstáculos são superados ou quase, certamente se tornam os professores que marcam a vida dos seus alunos.
@@cesarmodesto o maior problema da literatura é justamente por ser uma matéria, o aluno não lê o livro porque gosta ou é interessante pra ele, ele lê porque é obrigado, e convenhamos, tudo que se faz obrigado, a pessoa cria uma aversão imediata aquilo. Então o que acontece? Ele lerá o livro, decora como assunto umas partes, responde as questões da prova e depois esquece e nunca mais pega naquele livro. Até meus 20 anos eu tinha era ódio de literatura brasileira, eu era capaz de ler qualquer outra coisa, mas se fosse daqueles livros da cartilha recomendada, eu só não tacava fogo no livro porque ele não era meu. Eu só fui pegar um livro desses para ler depois dos 20, que eu já havia terminado o ensino médio, já estava na faculdade, foi uma experiência legal até, porque eu não precisava responder uma prova sobre.
Parabéns ao Velberan por ter essa interação legal, bacana e aberta com seu filho, eu nunca tive isso do meu Pai que apesar de presente ele não é muito de conversar.
Sou professor de História e Geografia. Jogos em mundo aberto, sim city e a console wars, rendem uma bela aula de Geografia. Em História, God of war, jogos de guerra, entre outros, tbm tem ótimos exemplos!
Que vídeo e que pauta sensacional, pessoal. Isto é uma coisa que escutamos de forma recorrente e que não é muito explorado, especialmente pelas escolas, que deveriam ter uma atitude para que perguntas como "por que estou aprendendo isso?" não se repetissem com tanta frequência. Mas por experiência própria, posso dizer que uso a maioria das coisas que aprendi na escola no meu dia a dia. Eu sou cientista da computação e trabalho na área de telecomunicações, então acabo precisando muito da matemática, do português, do inglês, de física, da química e um pouco de geografia também. Por incrível que possa parecer para alguns, eu uso bhaskara, seno, cosseno, regra de três, transformação de matrizes e assim por diante quase todo o dia, o que eram coisas de necessidade muito questionável durante o ensino fundamental e médio. Acho que falta um empenho do nosso sistema de ensino em encaixar estes temas no dia a dia e instigar as crianças a praticá-los. Ensinar só por ensinar vale tanto quanto uma nota de três reais.
Poxa, eu achei o contexto e o debate do vídeo muito bons, e acho sua opinião totalmente correta, mas assim, eu estou no terceiro ano do ensino médio e pretendo cursar psicologia, não me vejo usando esses assuntos nunca caso eu não mude de ideia e tente fazer algo relacionado à exatas
Acho que no meu caso seria o oposto do seu, tipo, eu tenho certeza que eu vou usar muito mais história, geografia política, biologia e português e ingles, bem mais doq qualquer exata, sabe?
Eu já cheguei a pensar mal do que era ensinado, mas como sou programador eu já usei muita coisa. Usei até trigonometria para fazer a minha física, pq não gostava da oferecida pela engine. Sobre o português, até inglês tem essa regras. É importante para vc saber se expressar da maneira que vc quer, sem ser confundido. Talvez o problema seja como se transmite o conhecimento. Não vou defender tudo, mas muita eu encaro essas coisas como ferramentas. Quando adulto vc vai se lembrar disso e talvez uma dessas coisas te ajude de alguma forma. Mas, ao mesmo tempo, acho que o que os pedagogos mais querem é desenvolver o cérebro do jovem. Não é só sobre aprendizado, mas tb sobre desenvolvimento. Por exemplo: já trabalhei com gente bem formada e que não sabia fazer resumos. Nada. A pessoa não é capaz de descrever uma situação em poucas palavras. Vc vê isso nos emails. Tem pessoas que não conseguem digitar um assunto no email de forma polida. Isso tudo é problema de desenvolvimento acadêmico, ou mesmo escolar, eu penso.
cara sobre usar algumas coisas discordo um pouco em outro sentido, tb tive vários conteúdos e com o tempo esqueci daí quando fui usar tive q aprender novamente pelo Internet, a maior parte das coisas q eu vou usar/usei q foram passados na escola eu tive q aprender novamente quando precisei, justamente pq na escola eu n precisava disso e então o conteúdo ficava só na memória de curto prazo (pior q isso acontece em menor medida na faculdade tb mas só com aquelas matérias de "encher a grade" unas materias nd ver con seu curso más tá lá ) e por exemplo trigonometria sempre tem algum módulo o algo do tipo quando vai fazer calculo 1(no caso isso só fui aprender de vdd na faculdade e só lembro um pouco pq faz sentido em derivada e integral (sem isso já teria esquecido)
Pior que e verdade, estou começando agora na área, e de fato como programador você terá que saber de tudo um pouco, principalmente porque você terá que fazer "ferramentas" para todas as áreas possíveis. Mas eu acho o que muitas escolas "pecam" e em conseguir ensinar o aluno a estudar de fato, pois na maioria das vezes eu aprendi apenas a tirar notas rsrs
Cara, também sou programador e já enxergo o ensino formal de outra maneira. Não usei nem 80% do que aprendi sala de em aula e o que precisei usar eu podia muito bem achar no google em 5 minutos de pesquisa. Eu acredito que não só a forma como o conhecimento é transmitido, mas o conteúdo ministrado pelas escolas beira ao ridículo. Temas como economia e nutrição, ou mesmo legislação e política seriam muito bem vindas no lugar de história, geografia, biologia e filosofia. Quanto a parte de português concordo 100% com vc. Infelizmente comunicação não é uma coisa muito valorizada na nossa área, e talvez seja a coisa mais importante no meio de desenvolvimento de software (inferindo que vc também é dev. rs)
Eu já fui professor particular e sempre recomendava o livro O Homem Que Calculava pra quem tinha um pouco de dificuldade em matemática. Física e química é legal quando vc vê a prática. Português em geral é complicado pq muitos amigos que ensinam dizem que querem ter mais liberdade pra apresentar alguns livros ou autores mais conhecidos (e menos maçantes), mas há certa resistência. Eu gosto da literatura policial justamente por deixar a leitura divertida por causa dos mistérios que o próprio leitor tenta solucionar ao longo do livro.
Passei minha adolescência toda lendo Malba Tahan e além desse livro dele que vc falou, outro livro fantástico é Lendas do céu e da terra, tinha uma coleção completa de livros dele que adquiri em um sebo, mas infelizmente com o tempo, mudanças, acabou deteriorando.
Realmente tem muito conteúdo que você não vai usar na vida. Acho que falta nas escolas regulares um conteúdo mais voltado para a vida prática, como por exemplo: trocar um pneu, cozinhar, primeiros socorros, etc. Você sai do ensino médio, mas a impressão que dá é que não sabemos de nada.
É um erro achar que a escola tem de ensinar tudo. Justamente por esse tipo de demanda que governos fazem o que querem com o ensino no Brasil. Umas pessoa busca educação pra se formar intelectualmente. Uma pessoa não deve ser dependente de um currículo engessado e sim aprender a raciocinar e saber pesquisar aquilo que eles acharem aprazível para sua própria vida. A abordagem humanista é péssima e largada. A abordagem do prof. pierluigi piazi é muito eficiente e forma estudantes e não alunos. Espero muito que a neuropedagogia ganhe terreno no Brasil em detrimento dos métodos arcaicos utilizados atualmente.
eu disse isso em um comentário e estou de acordo com várias pessoas que usam desse argumento. A pessoa simplesmente sai da escola tendo que ingressar na vida adulta não sabendo o básico de como sobreviver por que muitas vezes os próprios pais não falam sobre isso com os filhos (o que também é um erro). Mas por exemplo não é falado quase nada sobre economia financeira nas escolas, eu já vi em séries que nos Estados Unidos tem aulas que ensinam os alunos a cozinhar e aqui isso é inimaginável... É importante saber sobre Machado de Assis mas deveriam realmente ensinar coisas mais práticas pra vida já que a escola é sobre a formação de cidadãos
A real é que eu aprendi mais fora da escola do que dentro. Eles deveriam ensinar coisas úteis como consertar coisas, fazer comida, entender sobre impostos
Verdade, eu conversava isso na época com a minha mãe, ela nasceu em 54, e na época dela aprendiam isso nas escolas. Ela tinha aulas de Inglês, Alemão, Culinária, Costura e etc.
Impostos, economia e investimento. Isso não é coisa de magnata, tem que ser ensinado para que a pobreza não permaneça na sociedade ou na família. Eu sou quase que 100% autodidata.
Eu sempre estudei em Escolas Estaduais de SP desde os anos 90 e hoje passei em vários concusos públicos graças ao ensino que cursei. As professoras eram excelentes e super exigentes. Nos incentivaram a ler muitos livros a fazíamos avaliações sobre os mesmos. Eram desde a deliciosa e divertida coleção Vaga Lume da editora Ática até Literatura de obras antigas, com linguagem bem mais densas.
Nós usamos quase tudo que estudamos. A questão é que não percebemos quando ela está sendo aplicada. Tipo, ao travessar a rua vc está calculando a velocidade e a distância do veículo pra saber se da tempo ou não. Mas fazemos isso automaticamente. Isso vale pra todas as disciplinas. Eu costumo dizer q é tipo o ensinamento do Sr Miyagi para o Daniel San, ele ensina os movimentos e depois explico pra q serve. (Sou professora e sou mãe e sei o quão importante é pra vida ter conhecimento)
Com todo o respeito professora eu prefiro o sensei Johnny Lawrence. Eu acho que a escola precisa reformular sim. Meus professores foram rebeldes. Eles iam contra o status quo e eram quase anarquistas, anti-sistema. Muito da minha personalidade hoje eu devo a eles. A escola ajuda porém a vida real é outra história. Lembro de um professor que era negro, da África e por algum motivo resolveu pegar no meu pé e esse lance de "representatividade" vem de longe. Eu tinha ficado doente de cama e fiquei uma semana longe da escola, eu cheguei e o senhor achou que eu tinha de fazer uma prova, mas eu sabia as regras. Eu entreguei a prova em branco e solicitei mais tempo pra estudar, eu o melhor aluno do colégio. O cara passou duas semanas tentando me aterrorizar e ridicularizar. Eu fiz a prova dele e gabaritei. Fiquei com 100 pontos aquele bimestre. Por que a prova foi peso 2 e minha escola era raiz, usava média aritmética, era exatamente 20 pontos pra passar de ano, divide por 4, 5 de média. A cara do negão caiu no chão, e ele saiu no mês seguinte. Portanto escola é como a nossa vida, mas são outras tretas e essa maneira ideológica de ver as coisas, é isso que precisa mudar.
Não usa não, vc não precisa estudar matemática nem física para atravessar a rua pois o cérebro calcula isso de forma automática. A matemática e a física servem apenas para explicar como a natureza funciona.
Na época de escola, minha matéria favorita era filosofia... a turma sempre ficava dormindo ou no celular enquanto eu e o professor e mais uns 2 alunos ficavamos conversando sobre a aula. É uma matéria que me ajudou muito e ainda ajuda, pois me faz sempre ter uma visão diferente das coisas, ser mais mente aberta e etc... é uma pena que as pessoas achem que é a matéria do soninho
Muito lindo ver isso... Uma coisa simples.... Um pai batendo um papo com o filho no sofa.... Eu tenho pai e não sei o que é isso... Nunca soube ... Mais .... Parabéns 👏... Esta nota mil. Velberam . Isso serve para a vida diálogo , com filhos , esposa , pai , mãe .... Deus abençoe 🙏
História e Geopolítica são uma das matérias mais importantes. Com elas se aprende como o mundo funciona e como nosso passado afeta o nosso futuro até hoje. Um povo precisa conhecer a história para ter discernimento e Geopolítica pra entender as relações internacionais. Ótimo vc ter falado da importância delas, Velberan!
Ao meu ver a Escola serve para 4 razões: Primeira - Pra treinar o nosso cérebro conforme ele vai se desenvolvendo ao longo da nossa infância e adolescência. Segundo - Nos habituar à uma rotina de dia-a-dia para quando formos trabalhar (sair de sua casa e passar x horas num lugar q será rotineiro) Terceiro - Socializar. Nos acostumar a interagir e a trabalhar junto com outras pessoas para atingir um objetivo em comum Quarto - Nos ajudar a se interessar em alguma matéria em específico e q poderá ser a nossa futura profissão. Na questão do conteúdo das matérias acho 70% do conteúdo inútil. Tirando Matemática, História e Lingua portuguesa, o resto serve apenas como pura curiosidade. Acharia importante termos conteúdos como Economia doméstica, Direiros do consumidor, nosas leis criminais e civis, Leis básicas da Constituição, básico de como funciona a política (como é aprovado um projeto, como funciona um impeachment e em quais casos devem ser aplicados, as funções dos Poderes Legistalivo, Executivo e Judiciário e por ai vai)
História é essencial em vez de curiosidade? Não vejo como prioridade ensinar sobre os europeus matando uns aos outros. E não tem como ressuscitar os mortos pelo genocídio promovido pelos portugas aqui.
geografia, química, física, biologia, são absurdamente importantes pra entender o nosso mundo e tomar muitas decisões, muito injusto considerar que é só trivia.
99% das coisas que vc aprende na escola será inútil, mas é claro que cada professor vai defender o seu lado tentando argumentar o pq as pessoas devem aprender a matéria que ele ensina. A escola no máximo deveria ensinar a língua, muita interpretação de texto, alguns cálculos básicos e só.
quando entrei no ensino médio mudei para escola técnica e o que mais aprendi foi como o currículo normal da escola só serve pra prestar vestibular, o maior aprendizado que a escola pode oferecer é aprender a conviver com os colegas, interagir com a comunidade, respeitar o próximo.
Vendo o Mineboy lá no canal antigo é até um choque kkkk, 4/5 anos depois, mudou demais, até mesmo vendo o Velberan, tudo mudou demais! Andei comentando por lá recentemente mas já sou inscrito em outra conta desde 2015/16
Velberan, sou um grande fã seu, ja te conheci e tirei fotos e falei contigo aqui em Sorocaba, por isso falo, busque melhorar sua saúde brow. Você engordou muito de alguns anos pra ca, é perigoso para sua saúde, um fã quer ver a pessoa bem sempre, tamo junto cara, felicidades e foque na saúde heinn
Muito top Velberan! Infelizmente boa parte dos professores que tive não conseguiam passar suas intenções ao ensinar algo. Lógico, estamos falando da educação de um país que não valoriza ela, não paga bem e não investe. E o resultado a gente pode conferir hoje, não sabemos votar, não sabemos diferenciar fake news de notícias reais, não sabemos lidar com o próximo.
investe sim, nunca olhou os dados não? O investimento em educação quadruplicou na ultima década. Investimos mais que a media da OCDE. Mas ainda assim ela é ruim, paises que investem menos dinheiro passam o brasil nos exames do Pisa. até pais da africa ganha da gente. Não é falta de investimento, mas de metodologia porca,
De fato nosso formato de escola nao é perfeito. Mas é preciso entender que certas coisas são necessárias para desenvolver áreas específicas do nosso conhecimento e do pensamento lógico. E serve para o jovem entender com o que ele tem afinidade também.
Mas a afinidade e talento dele não é levado em conta por maioria das escolas mesmo particulares, se não for a de exatas. Arrumam prêmios e viagens e tudo que é necessário pra colocar o aluno do pedestal, mas o com talento e senso artístico a escola não tá nem aí, nem exposição tem coragem de fazer.
acho que a escola devia ser mais honesta com as coisas, perguntar pra que isso vai servir não devia ser uma pergunta rude é apenas pro aluno saber aonde que o que ele estuda acontece, tipo "pra que serve física na minha vida ?" deviam dizer que explica o modo que a natureza age no universo e não umas conta diferenciada que você faz, aí pelo menos eles iriam começar a entender realmente a matéria e não só decorar o tema do mês e depois esquecer
A escola serve sim pra vida. Principalmente história, geografia e biologia. Afinal de contas, essas matérias nos contam sobre a nossa vida, o que importa, o que já aconteceu, e o que poderá acontecer no futuro. Muitas coisas seriam evitadas se as pessoas soubessem o mínimo do que foi passado na escola, não se enganando com muita coisa horrível que nos cerca por todos os cantos, como as balelas de políticos, influenciadores, e coisas do tipo.
Se a escola tivesse uma grade com direitos e deveres, como funcionam os impostos e educação financeira resolveriam muito mais problemas do que saber sobre briofitas.
Olá. Eu sou físico formado, mas entendo perfeitamente essas queixas. Meu conselho é tentar entender bem os conceitos primeiro e ir para as fórmulas depois. Isso torna a física muito mais fácil de entender e de suportar, para quem não gosta.
Fisica de ensino médio é interessante e facil de entender, a força com que você bate na cara do seu amiguinho é igual a massa de seu braço vezes a aceleração que seu braço atingio.
Concordo com vc: O professor é quem dita a paixão pelo matéria. Isso prova que ele deve dar o incentivo e o interesse com o aluno. Aprendi a gostar de geografia por causa de um professor que ensinava com prazer!!
Eu tenho que confessar que me esforçava na escola só pra não tomar um cacete da minha mãe kkkkkkkkkkkkk ....... eu era o dorminhoco da sala , tanto que me sentava na fileira da parede pra encostar e tirar uns cochilo , cheguei a ir pra diretoria por ter dormido na aula de física e o professor ficar achando que era algo pessoal com ele. Mas de fato , muito do que a gte acaba vendo não tem relação direta com o uso cotidiano geral , mas o básico sim , história dá uma base pra entender de onde veio e pensar pra onde queremos ir , português é a base da comunicação (já vejo o Velbs olhando esse comentário e balançando a cabeça , sempre fui horrível em português) , matemática acaba ajudando a construir um raciocínio lógico de relações , e durante esse período de pandemia me peguei pensando no quanto uma base boa de biologia me fez entender melhor a situação e não cair em conversinha de "gripezinha" , que vacina implanta chip , que ela te adoece , e o quanto de pessoas que talvez não tendo essa mesma base ou não tinham a matéria como de interesse podem acabar indo para o lado errado das alegações que foram feitas. Apesar de não ser o mais esforçado acho que consegui absorver coisas que fizeram ter uma base boa para compreender o mundo , e hj até sinto uma nostalgia , de professores , de algumas matérias , acredite MineSan muita coisa pode ser útil algum dia , dependendo da área que tu siga , é verdade , mas mesmo conteúdo das matérias que não são diretamente ligadas acabam sendo uma bagagem interessante !
Velberan sou professora de espanhol. Escolhi essa disciplina por ter dificuldade com as exatas. Mais o interessante que até a quinta série eu gostava muito de matemática. A questão maior talvez não seja bem só o currículo escolar, mais também a maneira como se aborda alguns conteúdos, falta se investir mais na educação para que se possa aulas diversificadas, usando outras formas para abordar os temas. Como experiências, esperimentações,...
Muito bom vídeos assim com esses temas. Mineboy sempre presente com seu carisma, tal pai tal filho. Espero ainda ver um vídeo com toda a família. Um vídeo com a esposa do Velberan, tipo 50 fatos sobre ela. Todos sabemos que o sucesso do Velberan tem a importante participação dela também, seria muito legal mesmo, mas respeito muito a sua posição. Sucesso pra família! Abs.
Pior que esse lance de pegar gosto pelo estudo depois de velho é real. Eu também larguei a escola e agora to concluindo por supletivo, fico super interessado pelos assuntos mas as matérias são passadas da forma mais básica possível (ainda mais por EAD). Acho que as escolas deveriam investir na capacidade individual de cada aluno, nós somos completamente diferentes uns dos outros e possuímos afinidade com diferentes matéria. Creio que dessa forma os alunos poderiam focar mais nas matérias que gostam e assim decidirem com certeza a área em que querem atuar.
Tenho 15 anos e me identifiquei bastante com essa discussão. Na minha opinião, o ensino poderia ser remodelado para os gostos de cada pessoa, ao invés de passar toneladas de conteúdo para os alunos decorarem e se esquecerem de tudo apenas alguns anos depois de prestar um vestibular.
2:07 tem até uma paródia de música natalina pra decorar leia isso como Dingle Bel 1 2 3 3 2 1 Tudo sob 2 A raiz vem depois no 3 e no 2 A tangente é diferente veja como é Raiz de 3 sobre 3,1,raiz de 3 Tabela periódica é legal até chegar no cobre 😂 9:43 lembrou aquele episódio do Cris que ele vê o filme homen invisível ao invés de ler o livro que é totalmente diferente
Um bate papo bem honesto e sincero sem medo de respostas Realmente eu acho que esse canal tá te trazendo algo de bom velbs, realmente colocar suas idéias pra fora sem compromisso de ter uma pauta específica seja falar só de game ou só de comida te deixou mais tranquilo. Fico feliz por isso, realmente, e mineboy Antônio cresceu muito. Puberdade é isso aí, linda família. Somos dois que passamos por supletivo kkk Realmente você chega lá e (f..da-se) além disso estudar com muitos idosos já aposentados que queriam voltar a estudar. Agora fora isso, sinceramente . Eu acho que aprendi mais fora da escola, procurando mesmo pelo assunto. Tanta coisa na história por exemplo foi criada pra parecer mais bonito, aprendemos sobre revolução francesa mas a história do Brasil é apagada Enfim.. no meu caso velbs, a escola serviu pra umas amizades e passar de ano mesmo
O Mineboy ainda planeja estudar desenvolvimento de jogos? Como desenvolvedor, digo que é bom ele ter uma boa noção de matemática e física, não vai precisar decorar todas as formulas, mas é bom ter esta bagagem.
Estou no 9 perído de engenharia elétrica, sempre pensava que não usaria aqueles calculos malucos que os professores passavam, mas com o tempo e as dificuldades vencidas hoje meu cérebro está treinado para qualquer problema, ou seja, hoje quando eu vejo algo novo eu compreendo muito mais fácilmente do que antigamente, nada que a gente aprende é inútil.
Eu fiz engenharia e dei aulas particulares para universitários por 10 anos. Vou ser bem sincero, da forma que as coisas são ensinadas no Brasil, quase tudo é inútil. Durante a graduação a gente acaba tendo contato com muitas coisas novas que não iremos usar nunca mais. Mesmo pra quem segue carreira acadêmica, são poucos tópicos que são abordados.
Praticamente tudo que aprendi nos tempos de escola utilizo até hoje, seja como referência e embasamento de minhas decisões, seja no dia a dia. Matemática, geometria, física e cálculo são fundamentais para qualquer problema de reforma doméstica ou compra de uma mobília, estante, mesa, gaveta (mesmo usando Internet para pesquisa, nada melhor do que uma folha de papel e um cálculo rápido). Geografia, biologia e história se tornam incríveis no momento em que tu levantas a bunda do sofá e decides viajar por conta, criando o próprio roteiro e conhecendo a cultura local. Língua portuguesa, língua inglesa e literatura me auxiliaram na escrita formal, tão rara hoje em dia, que podem ser consideradas como um diferencial na tratativa para se comunicar em uma entrevista de emprego ou ainda pleitar uma vaga em um processo seletivo online. Quem faz a pergunta (para que eu vou precisar disso na vida?), vai aprender calejando os dedos, na força bruta, algo que poderia ser ferramentado mais facilmente com a aprendizagem lá nos tempos de escola.
-Como conversar -Como ser um bom companheiro -O que é felicidade -Como ser cooperativo e um bom trabalhador -O que fazer e não fazer no transito -Como se organizar financeiramente (basico de financas e contabilidade) -COMO PROCURAR EMPREGO E COMO NAO QUERER SE MATAR QUANDO MANDAR 500 CVS E NAO TER RESPOSTA -Como se virar caso venha uma crise e vc com pós em direito tenha que vender bolo para sobreviver Educação: Ah não, precisamos ensinar: -Bhaskara -Exoesqueleto de quitina -PIB da zambia -Tipos de folhas -Capitães de areia Desculpa, mas o saldo é muito negativo para a escola. Ela "ensina" (Cospe em voce e cobra que vc decore por um dia) muito, muito lixo mesmo. Sem contar que coloca na cabeça a poha do pensamento de que "ui, tirei 10, sou melhor que Joana que tirou 9.9 que lixo" ou "Putz, tirei 9.9... Fulana tirou 10 e vai para a universidade... ser feliz... ter emprego..." Fora o mito de que universidade serve para alguma coisa. Só serve para poder fazer concurso ou requerimento para emprego. Achou que larguei a facul? Não, sou formado em educação, mestrado em psicologia mas cursando uma nova universidade para trabalhar... Conhecimento é secundario, primeiro vem a sobrevivencia e uma coisa que a escola e academia detestam: O SEU DIA A DIA Temos que ser praticos na vida...
caso a pessoa não tenha um pistolão para arrumar emprego na área depois de formada, o correto é a pessoa fazer um técnico e iniciar no mercado de trabalho O QUANTO ANTES, depois ela faz facu na área q trabalha para subir na carreira
Eu acredito que a escola como instituição, deveria focar mais na formação do indivíduo para a sociedade (tendo em vista que ele passa parte do dia dele ali), e conforme vai progredindo nas séries, essa carga horária aumenta (pelo menos comigo foi assim). Escola é uma das instituições mais tóxicas que existem, infelizmente, uma boa gestão e reformulação das dinâmicas internas seriam essenciais.
Eu vejo essas coisas que aprendemos na escola mais como trinamento pro cérebro do que uma coisa usual para o dia a dia. Aprender seno, coseno e outras maluquices é treinamento para o cérebro. Chance my mind kkkkkk
Eu terminei o segundo grau há 33 anos. Toda a matemática, física e química que aprendi na escola, eu uso até hoje. Física e química uso mais no meu trabalho. A matemática do segundo grau sempre foi muito útil nas operações que faço no mercado financeiro. Mas, o mais importante, é que tudo o que estudamos, antes da universidade, é saber pensar, saber como pensar e pensar de forma lógica. Raciocinar de forma estratégica. No meu tempo de estudante, eu estudei num colégio semi-militar, então, foi isso que aprendi lá. Abraços!!!
Velberan, primeiramente parabéns pelo vídeo. Este é um tipo de conversa que todo pai precisa ter com seus filhos sobre escola, educação e ensino. Em segundo, gostaria de dar um pequeno pitaco como professor de engenharia (recém demitido =/) de instituição de ensino superior privado. Creio que a visão da educação, via escola, no nosso país pende para estes conceitos de ensinar o básico de cada uma das disciplinas para os alunos para que eles possam buscar novos conhecimentos e aprimorá-los e ajudá-los a escolher um curso no ensino superior (não que esta seja a melhor forma de todas, mas é o caminho que nos é dado). Lembrando que estes conhecimentos mais generalizados são cobrados nos vestibulares (mais um vez, não necessariamente este é o melhor caminho para ingresso, mas é o que temos). Dito isso, infelizmente algumas ferramentas escolhidas para a educação, como a famigerada aprovação automática, faz com que alunos "crus" cheguem ao ensino superior, e infelizmente falta orientação para algumas pessoas na hora de escolher qual curso fazer. Exemplo: tive alunos que fazem engenharia mas que têm grandes problemas com as operações básicas da matemática. Como estes alunos vão entender derivadas, integrais, realizar projetos de engenharia, com esse tipo de dificuldade? Não seria mais negócio um aconselhamento para este aluno, para ver se realmente este é o curso que ele quer? Ou ainda, não seria interessante que este alunos tenham um reforço para que possam acompanhar com mais facilidade este tipo de conteúdo? Por fim, a profissão de professor é uma das mais ingratas no país, no que diz respeito a reconhecimento, salário e até mesmo segurança (só vermos o como o número de casos de alunos agredindo professores cresceu no país). Enfim, uma reestruturação séria precisaria ser pensada, disciplinas integradas ao ensino básico, como cidadania (como você citou), matemática financeira (pra auxiliar as pessoas com as contas do cotidiano e fazer o dinheiro render); utilizar mais exemplos práticos nas matérias de exatas; um melhor aconselhamento sobre futuras carreiras; uma busca de novos meios de avaliação, entre outros. Desculpe-me pelo comentário longo, um grande abraço e parabéns pelo conteúdo =]
Rapaz essa escola do seu filho é de alto nível, na minha eu nunca tive de ler livro nenhum kkk, na real na época da escola meu boletim sempre foi 6-8 no máximo, nunca fui tão bom, mas depois de adulto peguei gosto acabei aprendendo muita coisa depois de fazer faculdade. Acho que depende da fase que tu tá na vida e suas preocupações atuais.
Assim eu acho que a escola é tipo um showroom de tudo um pouco… daí o que vc mais curtir vc faz uma faculdade sobre aquilo. E é verdade tem muitas matérias que a gente não precisa mas pelo menos um básico é necessário. Eu por exemplo não curto Educação física e nem artes mas adoro matemática e inglês.
Serve para vida sim, sou pedagoga, estou estudando para um concurso público, sempre odiei matemática, mas sou obrigada estudar para ir bem na prova, porém espero que depois que eu passar não quero saber de matemática por um bom tempo kkk.
muito legal esse papo. a nossa escola está em crise e em mudança, em td o mundo. O ensino médio é o maior desafio. sou pedagogo e nosso trabalho é ajudar a educacao a melhorar. um dia a gente chega lá.
qndo lembro hoje qnta coisa inútil eu tive que "aprender" para o vestibular da uma tristeza. Tantas porcarias de formulas de fisica, quimica, nomes e conceitos de biologia etc. O contraditório é que nas escolas fingem que ensinam coisas super especificas e complicadas e os alunos saem de lá sem saberem conceitos básicos, como fotossíntese, a importância das florestas para o clima, ou tipo por que o céu é azul? porque a lua gira ao redor da terra etc
Ótimo vídeo, pai e filho!! Hahha Sobre literatura: me salvou na adolescência Pedro Bandeira (droga da obediência, Anjo da morte, Pântano de sangue, etc), o que me incentivou a ler mais do que ler os livros obrigatórios da escolas e foi o que me desenvolveu pra ler interesse em outros os livros do Harry Potter e O Senhor dos Anéis. Apesar de eu ser hoje das áreas biológicas, é muito importante saber história e geografia (eu bombava nas provas, mas eu tive que estudar horrores pra passar e até hoje foram bons ensinamentos). Mineboy melhor pessoa para sociologia da internet!! HAhahaha
Falta mta coisa importante no currículo escolar: leis de trânsito, direito constitucional, educação financeira, culinária , trabalhos manuais, música etc...
Eu pensava que muita coisa que era ensinada eu nunca fosse usar. Por sorte entrei em um ensino técnico no meu segundo ano e conheci o poder do conhecimento e da interdisciplinaridade. Já reprovei na escola em matemática e sempre fui tido como ruim nessa matéria, embora eu amasse tecnologia (tecnologia está diretamente associado a matemática). No instituto federal aprendi que a matemática é nossa ferramenta, com esse pensamento as coisas ficaram muito mais fácies. Eu aprendi matemática aplicada ao mundo real, uma matemática palpável. Na escola comum aprendemos a matemática como uma ciência separada e presa no mundo imaginário. Entender que as matérias se interagem mudou completamente a minha perspectiva de conhecimento. Amo tecnologia, não preciso ser o melhor em matemática, apenas enteder que ela é minha amiga e que todo aquele cálculo tem um significado no mundo real.
Eu acho que tudo depende dos professores, eu já tive muitos professores que me fizeram amar certas matérias que depois nunca mais tive interesse. Concordei com o Velberan na parte da literatura mas acho que ao invés de obrigarem a gente a ler certos livros eu acho que se os professores lessem em aula os livros seria melhor aproveitado pois poderiam interagir em tempo real com a reação dos aulos. Na minha opinião tudo depende dos professores.
Seno, cosseno,circulo trigonométrico, ajuda calcular as horas ou fazer um relógio solar. As geologia ajuda explicar porque a temperatura mudam pela altitude e vegetação.
Sou professor e posso esclarecer algumas coisas. A bncc (base nacional comum curricular) ela indica HABILIDADES que os alunos devem possuir, e essas habilidades teoricamente adquiridas servem sim para a vida toda. Existem documentos reguladores mais específicos para cada Estado que seguem a mesma lógica. O grande problema da escola não está na fundamentação da mesma, que tem aporte científico bem atuais. O grande problema da escola é que ela possui diversos problemas. Professor desatualizado, estrutura precária, falta de motivação do corpo discente, mercado conteudista, etc. Tudo isso influência no contexto escolar, e desemboca nesses problemas e citados no vídeo e muitos outros. Mas a educação é isso mesmo: uma grande área que deve ser refletida e repensada. Ótimo tema de vídeo, velberan! Sucesso para vocês!
Peguem os primeiros vídeo do Velberan, quando ele era mais jovem e vejam que nem ele se parecia tanto com ele quanto o Mineboy se parece agora kkkkk É por isso que o Velberan está sempre tão sorridente. É a tranquilidade de viver sabendo que nunca precisará de um exame de DNA kkkkkkkkkk
Esses conhecimentos mais avançados são ensinados no nivel médio apenas por lobby de cada classe. Para o cidadão de ensino médio, mais útil seria aprender sobre política, sobre funções legislativas, o que faz o vereador, o deputado, o senador, seus direitos essenciais (Art. 5 da CF), noções de orçamento doméstico, planejamento financeiro, etc Mas isso não interessa a quem nos governa Sobre ciências exatas, as demonstrações práticas tornam tudo interessante, mas exigem laboratórios, campos de prova, maquetes, coisas que num pais onde falta até giz.. são inviáveis Sobre português, temos várias inutilidades como acento, crase, ss ç e x, reminiscências do idioma lusitano, excessivamente forma, rebuscado, criado num ambiente de corte, acadêmico, distante da lingua real e prática. O inglês é um idioma universal não apenas por influência econômica, mas pela facilidade de aprendizado
Caramba, o Mineboy tá gigante! Como o tempo passa!!
Vacilo!
Vacilo
seus zé roela, ele ta falando que o Mineboy ta grande, vocês que tão levando pro vacilo kk
Vacilo com o gordola
Na real não passou tanto tempo, essa transição da pré adolescência pra adolescência é que faz as criança ficar gigante e a voz engrossar do nada
Mine boy com voz mais grossa que o Velberan, como o tempo passa rápido kkkk
E ele tá menos tímido no vídeo do que na época que morava no Japão.
th-cam.com/video/bdrtHmLNW98/w-d-xo.html
to bege... sentindo velho..
Sempre foi
@@IgorCanavarro acho que é muito pela cultura. Lá parece que as escolas deixam as crianças engessadas.
Mine boy agora é mine man, já é um rapaz
Mine adolescente.
@@lucianoomordomodecombate8456 Mine no auge da puberdade.
mine teen
Mano boy
Mine giant fat guy
Mano escola serve para testar a paciência, não a memória.
Verdade.
th-cam.com/video/bdrtHmLNW98/w-d-xo.html
Serve pra treinar a memória sim, pq eu decorei tudo até o Enem, age, pergunta se eu ainda sei oq é um pronome pessoal do caso oblíquo, n sei, mas no vestibular eu sabia kkkkkk
@Samuel GL na federal😎 mas com cota...
@Samuel GL pelo oq eu sei sim
Eu acompanho o velberan dês do Japão quando o Mineboy era pequeno agora e um homem tô ficando velho.
Também mano. Mineboy tá gigante.
@@EriksonMemories Realmente o tempo passa rápido.
Mineboy x2 ou Mineteen
Mineboy shipuden demonstra que eu estou ficando Velho kkkkk lembro dele com voz fina em um vídeo de Sonic adventure
Eu lembro dos vlogs dele no japão
e eu no video do sunsetriders
Eu tmb •́ ‿ ,•̀ os tempos mudam amigo
Pô Mine Boy Shippuden?oq aconteceu? Esse monstro enorme comeu o elenco do clássico?
Velberan, vc parece ser um pai sensacional cara. Olha o nível das conversas que vc tem com seu filho kkkk Mto da hora velho! Parabéns pela criação massa que vc da pro Mine Boy
Sobre essa história do Velberan ter tido uma certa "ojeriza" aos livros de literatura do tempo de escola, o finado professor Pierluiggi Piazzi já cantava a bola anos atrás... Ele defendia que se você quiser matar o gosto pela leitura em uma criança, bastaria apenas dar um livro de Iracema pra ele, que ele nunca mais iria pegar num livro na vida, mas se você quiser cultivar nele o gosto e o prazer de ler, é só dar aquilo que interessa a ele (ou seja, quadrinhos, mangás, ficção científica, romance, etc.) Ele mesmo era a prova viva disso, ele adquiriu o gosto pela leitura ao ler pela primeira vez um livro de ficção científica em uma banca perto da casa dele na Itália e foi isso que levou ele a ser um professor excelente, com um grande conhecimento e um legado enorme (principalmente pra quem estudou nos colégios onde ele dava aula). Basta só assistir a uma das palestras dele (que tem aqui no YT) pra ver como o cara era um monstro em relação ao tema de estudos e inteligência.
Esse era um monstro sagrado! Deveria ser o patrono da educação no Brasil!
Caramba, estava lendo a trilogia do professor Píer ainda essa semana. Bom você lembrar.
Velberan, sou seu seguidor faz um bom tempo e sou professor de História. Eu entendo completamente as críticas relacionadas à situação do currículo escolar. A educação formal brasileira é realmente problemática. Entretanto, quando falamos de livros de autores clássicos principalmente, a intenção é justamente levar os alunos a ter contato com expressões literárias estranhas à eles. Conhecer a forma como um autor do século XVI ou XIX, como citados no vídeo, é importante para compreender diversas coisas, tais como, o modo como o nosso idioma se desenvolveu e as influências que incorreram sobre ele; também o modo como os pensadores daquele período enxergavam a sociedade do seu momento. Logo, os livros devem ser utilizados como ferramentas de exemplificação daquilo que se está (teoricamente) aprendendo. Quanto à leitura de autores contemporâneos, isso deve ser estimulado fora da escola. A leitura deve ser um exercício diário, principalmente fora do "internetiques".
Enfim, este canal está bem legal e é muito bom ver o Antônio interagindo com você novamente nos vídeos. Grande abraço!
P. S. Minha esposa é professora de português e disse que vai te mandar um recado qualquer hora dessas 🤣
Certamente sobre minha concordância kkkkk. Erro muito quando estou sem roteiro, mas escrevendo sou um pouquinho melhor 😁
Obrigado pelo comentário, abraço pra vocês.
@@EleFalaElaFala rapaz, não é sobre sua concordância não. Ela é tranquila em relação à isso (tem umas discussões interessantes sobre a diferença entre oralidade e escrita), mas é sobre a questão da leitura de clássicos mesmo. Ela é bem zelosa em relação a isso. 😁
Boa noite colegas;
Sou professor de Língua Portuguesa, contabilista e artista plástico. O colega Gabriel trouxe uma contribuição muito válida para a discussão no que tange às limitações do currículo escolar nos diferentes entes e instituições envolvidos no desenvolvimento educacional. Porém, cabe ressaltar que poucos elementos são mais importantes no desenvolvimento educacional do aluno que a sua interação na e com a comunidade escolar. Mesmo que as decisões políticas governamentais não contribuam tanto com boas propostas e regulamentações, é na interação com a comunidade escolar que o aluno terá a oportunidade de experimentar o conhecimento que propiciará o seu desenvolvimento individual e social. Mais que apenas o desenvolvimento técnico, também é de interesse da escola que o aluno se desenvolva enquanto individuo humanizado e apto a viver e contribuir com a sua sociedade. O estudo aprofundado da Língua Portuguesa, irá permitir uma leitura e a redação mais competentes e atentas de documentos oficiais, por exemplo. A literatura, por sua vez, está mais para a esfera das experimentações sensoriais e emotivas ( e por vezes histórico-geográficas), está muito atrelada a construção de um individuo ativo frente as diferentes percepções do mundo e do outro.
Quanto às ciências exatas, as únicas coisas que não tiveram utilidade pra mim foram logaritmo e binômio de Newton. O cálculo estequiométrico vai ajudar seu filho se ele quiser plantar um morangos na fazenda dele e precisar ajustar o solo, por exemplo.
Basicamente, nenhum conhecimento é inútil.
P.S.; desculpem-me os erros de ortografia e gramática, estou um pouco cansado XD.
Muito sensata e necessária sua contribuição, Gabriel, porém, acredito que o Velberan criticou a "forma" como a literatura obrigatória é repassada. Convenhamos, os adolescentes não se importam com literatura e outras disciplinas porque muitos professores não têm didática para tornar sua aula interessante ou não têm mais estímulo por causa da idade, da instituição, do salário, entre outros motivos. Por outro lado, quando esses obstáculos são superados ou quase, certamente se tornam os professores que marcam a vida dos seus alunos.
@@cesarmodesto o maior problema da literatura é justamente por ser uma matéria, o aluno não lê o livro porque gosta ou é interessante pra ele, ele lê porque é obrigado, e convenhamos, tudo que se faz obrigado, a pessoa cria uma aversão imediata aquilo. Então o que acontece? Ele lerá o livro, decora como assunto umas partes, responde as questões da prova e depois esquece e nunca mais pega naquele livro. Até meus 20 anos eu tinha era ódio de literatura brasileira, eu era capaz de ler qualquer outra coisa, mas se fosse daqueles livros da cartilha recomendada, eu só não tacava fogo no livro porque ele não era meu. Eu só fui pegar um livro desses para ler depois dos 20, que eu já havia terminado o ensino médio, já estava na faculdade, foi uma experiência legal até, porque eu não precisava responder uma prova sobre.
Parabéns ao Velberan por ter essa interação legal, bacana e aberta com seu filho, eu nunca tive isso do meu Pai que apesar de presente ele não é muito de conversar.
Nossa primeiro ano do ensino médio. Agora em 2024,filho do Velberan,está prestando vestibular ou,fazendo colégio Técnico.
A educação brasileira tem um propósito e não é o de formar pensadores, mas funcionários, não raramente, subservientes.
Sou professor de História e Geografia. Jogos em mundo aberto, sim city e a console wars, rendem uma bela aula de Geografia.
Em História, God of war, jogos de guerra, entre outros, tbm tem ótimos exemplos!
Formulei umas aulas em História com base em RPG, a mulecada pira!
@@michelmartins4267 Imagino, vídeo game nas aulas é sempre tudo bom!!
Que vídeo e que pauta sensacional, pessoal. Isto é uma coisa que escutamos de forma recorrente e que não é muito explorado, especialmente pelas escolas, que deveriam ter uma atitude para que perguntas como "por que estou aprendendo isso?" não se repetissem com tanta frequência.
Mas por experiência própria, posso dizer que uso a maioria das coisas que aprendi na escola no meu dia a dia. Eu sou cientista da computação e trabalho na área de telecomunicações, então acabo precisando muito da matemática, do português, do inglês, de física, da química e um pouco de geografia também. Por incrível que possa parecer para alguns, eu uso bhaskara, seno, cosseno, regra de três, transformação de matrizes e assim por diante quase todo o dia, o que eram coisas de necessidade muito questionável durante o ensino fundamental e médio.
Acho que falta um empenho do nosso sistema de ensino em encaixar estes temas no dia a dia e instigar as crianças a praticá-los. Ensinar só por ensinar vale tanto quanto uma nota de três reais.
Poxa, eu achei o contexto e o debate do vídeo muito bons, e acho sua opinião totalmente correta, mas assim, eu estou no terceiro ano do ensino médio e pretendo cursar psicologia, não me vejo usando esses assuntos nunca caso eu não mude de ideia e tente fazer algo relacionado à exatas
Acho que no meu caso seria o oposto do seu, tipo, eu tenho certeza que eu vou usar muito mais história, geografia política, biologia e português e ingles, bem mais doq qualquer exata, sabe?
E no meu caso não uso nada já que estou sendo embalador de supermercado
Eu já cheguei a pensar mal do que era ensinado, mas como sou programador eu já usei muita coisa. Usei até trigonometria para fazer a minha física, pq não gostava da oferecida pela engine. Sobre o português, até inglês tem essa regras. É importante para vc saber se expressar da maneira que vc quer, sem ser confundido.
Talvez o problema seja como se transmite o conhecimento. Não vou defender tudo, mas muita eu encaro essas coisas como ferramentas. Quando adulto vc vai se lembrar disso e talvez uma dessas coisas te ajude de alguma forma.
Mas, ao mesmo tempo, acho que o que os pedagogos mais querem é desenvolver o cérebro do jovem. Não é só sobre aprendizado, mas tb sobre desenvolvimento.
Por exemplo: já trabalhei com gente bem formada e que não sabia fazer resumos. Nada. A pessoa não é capaz de descrever uma situação em poucas palavras. Vc vê isso nos emails. Tem pessoas que não conseguem digitar um assunto no email de forma polida. Isso tudo é problema de desenvolvimento acadêmico, ou mesmo escolar, eu penso.
th-cam.com/video/bdrtHmLNW98/w-d-xo.html
cara sobre usar algumas coisas discordo um pouco em outro sentido, tb tive vários conteúdos e com o tempo esqueci daí quando fui usar tive q aprender novamente pelo Internet, a maior parte das coisas q eu vou usar/usei q foram passados na escola eu tive q aprender novamente quando precisei, justamente pq na escola eu n precisava disso e então o conteúdo ficava só na memória de curto prazo (pior q isso acontece em menor medida na faculdade tb mas só com aquelas matérias de "encher a grade" unas materias nd ver con seu curso más tá lá )
e por exemplo trigonometria sempre tem algum módulo o algo do tipo quando vai fazer calculo 1(no caso isso só fui aprender de vdd na faculdade e só lembro um pouco pq faz sentido em derivada e integral (sem isso já teria esquecido)
Pior que e verdade, estou começando agora na área, e de fato como programador você terá que saber de tudo um pouco, principalmente porque você terá que fazer "ferramentas" para todas as áreas possíveis.
Mas eu acho o que muitas escolas "pecam" e em conseguir ensinar o aluno a estudar de fato, pois na maioria das vezes eu aprendi apenas a tirar notas rsrs
Concordo plenamente com vc.
Cara, também sou programador e já enxergo o ensino formal de outra maneira. Não usei nem 80% do que aprendi sala de em aula e o que precisei usar eu podia muito bem achar no google em 5 minutos de pesquisa.
Eu acredito que não só a forma como o conhecimento é transmitido, mas o conteúdo ministrado pelas escolas beira ao ridículo. Temas como economia e nutrição, ou mesmo legislação e política seriam muito bem vindas no lugar de história, geografia, biologia e filosofia.
Quanto a parte de português concordo 100% com vc. Infelizmente comunicação não é uma coisa muito valorizada na nossa área, e talvez seja a coisa mais importante no meio de desenvolvimento de software (inferindo que vc também é dev. rs)
14:36 se você quiser ser alguém na vida,devore os livros
Madruga,Seu
Ou conhecer as pessoas certas
Com ketchup ou maionese?
Professor Girafales... não?
@@alexandresc5060 não,foi o seu madrugada falando com o chaves
Eu já fui professor particular e sempre recomendava o livro O Homem Que Calculava pra quem tinha um pouco de dificuldade em matemática. Física e química é legal quando vc vê a prática. Português em geral é complicado pq muitos amigos que ensinam dizem que querem ter mais liberdade pra apresentar alguns livros ou autores mais conhecidos (e menos maçantes), mas há certa resistência. Eu gosto da literatura policial justamente por deixar a leitura divertida por causa dos mistérios que o próprio leitor tenta solucionar ao longo do livro.
Agatha Christie fez a minha vida no Ensino Médio mais feliz.
Esse livro é muito bom mesmo
Passei minha adolescência toda lendo Malba Tahan e além desse livro dele que vc falou, outro livro fantástico é Lendas do céu e da terra, tinha uma coleção completa de livros dele que adquiri em um sebo, mas infelizmente com o tempo, mudanças, acabou deteriorando.
Realmente tem muito conteúdo que você não vai usar na vida. Acho que falta nas escolas regulares um conteúdo mais voltado para a vida prática, como por exemplo: trocar um pneu, cozinhar, primeiros socorros, etc. Você sai do ensino médio, mas a impressão que dá é que não sabemos de nada.
É um erro achar que a escola tem de ensinar tudo. Justamente por esse tipo de demanda que governos fazem o que querem com o ensino no Brasil. Umas pessoa busca educação pra se formar intelectualmente. Uma pessoa não deve ser dependente de um currículo engessado e sim aprender a raciocinar e saber pesquisar aquilo que eles acharem aprazível para sua própria vida. A abordagem humanista é péssima e largada. A abordagem do prof. pierluigi piazi é muito eficiente e forma estudantes e não alunos. Espero muito que a neuropedagogia ganhe terreno no Brasil em detrimento dos métodos arcaicos utilizados atualmente.
eu disse isso em um comentário e estou de acordo com várias pessoas que usam desse argumento. A pessoa simplesmente sai da escola tendo que ingressar na vida adulta não sabendo o básico de como sobreviver por que muitas vezes os próprios pais não falam sobre isso com os filhos (o que também é um erro). Mas por exemplo não é falado quase nada sobre economia financeira nas escolas, eu já vi em séries que nos Estados Unidos tem aulas que ensinam os alunos a cozinhar e aqui isso é inimaginável... É importante saber sobre Machado de Assis mas deveriam realmente ensinar coisas mais práticas pra vida já que a escola é sobre a formação de cidadãos
@@torcedorfanatico1813 nem Machado de Assis a gente aprende direito
A real é que eu aprendi mais fora da escola do que dentro. Eles deveriam ensinar coisas úteis como consertar coisas, fazer comida, entender sobre impostos
Verdade, eu conversava isso na época com a minha mãe, ela nasceu em 54, e na época dela aprendiam isso nas escolas.
Ela tinha aulas de Inglês, Alemão, Culinária, Costura e etc.
Impostos, economia e investimento. Isso não é coisa de magnata, tem que ser ensinado para que a pobreza não permaneça na sociedade ou na família. Eu sou quase que 100% autodidata.
9:40 "Cara, o filme 'O Homem Invisível' não tem absolutamente nada a ver com o livro 'Homem Invisível'..."; Greg.
Eu sempre estudei em Escolas Estaduais de SP desde os anos 90 e hoje passei em vários concusos públicos graças ao ensino que cursei. As professoras eram excelentes e super exigentes. Nos incentivaram a ler muitos livros a fazíamos avaliações sobre os mesmos. Eram desde a deliciosa e divertida coleção Vaga Lume da editora Ática até Literatura de obras antigas, com linguagem bem mais densas.
Nós usamos quase tudo que estudamos. A questão é que não percebemos quando ela está sendo aplicada. Tipo, ao travessar a rua vc está calculando a velocidade e a distância do veículo pra saber se da tempo ou não. Mas fazemos isso automaticamente. Isso vale pra todas as disciplinas. Eu costumo dizer q é tipo o ensinamento do Sr Miyagi para o Daniel San, ele ensina os movimentos e depois explico pra q serve. (Sou professora e sou mãe e sei o quão importante é pra vida ter conhecimento)
Falou tudo 🥰😍🥰😍
Amo demais estudar e aprender cada vez mais 😍🥰😍🥰
Com todo o respeito professora eu prefiro o sensei Johnny Lawrence. Eu acho que a escola precisa reformular sim. Meus professores foram rebeldes. Eles iam contra o status quo e eram quase anarquistas, anti-sistema. Muito da minha personalidade hoje eu devo a eles. A escola ajuda porém a vida real é outra história. Lembro de um professor que era negro, da África e por algum motivo resolveu pegar no meu pé e esse lance de "representatividade" vem de longe. Eu tinha ficado doente de cama e fiquei uma semana longe da escola, eu cheguei e o senhor achou que eu tinha de fazer uma prova, mas eu sabia as regras. Eu entreguei a prova em branco e solicitei mais tempo pra estudar, eu o melhor aluno do colégio. O cara passou duas semanas tentando me aterrorizar e ridicularizar. Eu fiz a prova dele e gabaritei. Fiquei com 100 pontos aquele bimestre. Por que a prova foi peso 2 e minha escola era raiz, usava média aritmética, era exatamente 20 pontos pra passar de ano, divide por 4, 5 de média. A cara do negão caiu no chão, e ele saiu no mês seguinte. Portanto escola é como a nossa vida, mas são outras tretas e essa maneira ideológica de ver as coisas, é isso que precisa mudar.
Não usa não, vc não precisa estudar matemática nem física para atravessar a rua pois o cérebro calcula isso de forma automática.
A matemática e a física servem apenas para explicar como a natureza funciona.
Na época de escola, minha matéria favorita era filosofia... a turma sempre ficava dormindo ou no celular enquanto eu e o professor e mais uns 2 alunos ficavamos conversando sobre a aula. É uma matéria que me ajudou muito e ainda ajuda, pois me faz sempre ter uma visão diferente das coisas, ser mais mente aberta e etc... é uma pena que as pessoas achem que é a matéria do soninho
Muito lindo ver isso... Uma coisa simples.... Um pai batendo um papo com o filho no sofa.... Eu tenho pai e não sei o que é isso... Nunca soube ... Mais .... Parabéns 👏... Esta nota mil. Velberam . Isso serve para a vida diálogo , com filhos , esposa , pai , mãe .... Deus abençoe 🙏
História e Geopolítica são uma das matérias mais importantes. Com elas se aprende como o mundo funciona e como nosso passado afeta o nosso futuro até hoje. Um povo precisa conhecer a história para ter discernimento e Geopolítica pra entender as relações internacionais. Ótimo vc ter falado da importância delas, Velberan!
Adoramos quando o mineboy aparece nos vídeos!
Ao meu ver a Escola serve para 4 razões:
Primeira - Pra treinar o nosso cérebro conforme ele vai se desenvolvendo ao longo da nossa infância e adolescência.
Segundo - Nos habituar à uma rotina de dia-a-dia para quando formos trabalhar (sair de sua casa e passar x horas num lugar q será rotineiro)
Terceiro - Socializar. Nos acostumar a interagir e a trabalhar junto com outras pessoas para atingir um objetivo em comum
Quarto - Nos ajudar a se interessar em alguma matéria em específico e q poderá ser a nossa futura profissão.
Na questão do conteúdo das matérias acho 70% do conteúdo inútil. Tirando Matemática, História e Lingua portuguesa, o resto serve apenas como pura curiosidade.
Acharia importante termos conteúdos como Economia doméstica, Direiros do consumidor, nosas leis criminais e civis, Leis básicas da Constituição, básico de como funciona a política (como é aprovado um projeto, como funciona um impeachment e em quais casos devem ser aplicados, as funções dos Poderes Legistalivo, Executivo e Judiciário e por ai vai)
Quaseisso...
Problema que na mesma existem pessoas desinteressadas em tudo isso, e não é algo pessoal
História é essencial em vez de curiosidade? Não vejo como prioridade ensinar sobre os europeus matando uns aos outros. E não tem como ressuscitar os mortos pelo genocídio promovido pelos portugas aqui.
geografia, química, física, biologia, são absurdamente importantes pra entender o nosso mundo e tomar muitas decisões, muito injusto considerar que é só trivia.
O Mineboy chega assim nas gurias:
"Opa, blz? Sou filho do Velberan! Bora ir lá em casa jogar Atari sem controle?"
Kkkkkkkk
99% das coisas que vc aprende na escola será inútil, mas é claro que cada professor vai defender o seu lado tentando argumentar o pq as pessoas devem aprender a matéria que ele ensina.
A escola no máximo deveria ensinar a língua, muita interpretação de texto, alguns cálculos básicos e só.
quando entrei no ensino médio mudei para escola técnica e o que mais aprendi foi como o currículo normal da escola só serve pra prestar vestibular, o maior aprendizado que a escola pode oferecer é aprender a conviver com os colegas, interagir com a comunidade, respeitar o próximo.
Vendo o Mineboy lá no canal antigo é até um choque kkkk, 4/5 anos depois, mudou demais, até mesmo vendo o Velberan, tudo mudou demais! Andei comentando por lá recentemente mas já sou inscrito em outra conta desde 2015/16
Velberan, sou um grande fã seu, ja te conheci e tirei fotos e falei contigo aqui em Sorocaba, por isso falo, busque melhorar sua saúde brow.
Você engordou muito de alguns anos pra ca, é perigoso para sua saúde, um fã quer ver a pessoa bem sempre, tamo junto cara, felicidades e foque na saúde heinn
Parecem dois irmãos. Velberan esbajando juventude, e o Mineboy já bem crescidinho. Mto legal! Valeu mano, mto bom
Muito top Velberan! Infelizmente boa parte dos professores que tive não conseguiam passar suas intenções ao ensinar algo.
Lógico, estamos falando da educação de um país que não valoriza ela, não paga bem e não investe.
E o resultado a gente pode conferir hoje, não sabemos votar, não sabemos diferenciar fake news de notícias reais, não sabemos lidar com o próximo.
investe sim, nunca olhou os dados não? O investimento em educação quadruplicou na ultima década. Investimos mais que a media da OCDE. Mas ainda assim ela é ruim, paises que investem menos dinheiro passam o brasil nos exames do Pisa. até pais da africa ganha da gente. Não é falta de investimento, mas de metodologia porca,
De fato nosso formato de escola nao é perfeito. Mas é preciso entender que certas coisas são necessárias para desenvolver áreas específicas do nosso conhecimento e do pensamento lógico. E serve para o jovem entender com o que ele tem afinidade também.
Mas a afinidade e talento dele não é levado em conta por maioria das escolas mesmo particulares, se não for a de exatas.
Arrumam prêmios e viagens e tudo que é necessário pra colocar o aluno do pedestal, mas o com talento e senso artístico a escola não tá nem aí, nem exposição tem coragem de fazer.
Exatamente, estamos longe do cenário ideal ainda :(
acho que a escola devia ser mais honesta com as coisas, perguntar pra que isso vai servir não devia ser uma pergunta rude é apenas pro aluno saber aonde que o que ele estuda acontece, tipo "pra que serve física na minha vida ?" deviam dizer que explica o modo que a natureza age no universo e não umas conta diferenciada que você faz, aí pelo menos eles iriam começar a entender realmente a matéria e não só decorar o tema do mês e depois esquecer
@@vinisantosf30 falo isso porque senti na pelem
Tinha que mudar tudo ta horrivel do jeito que tá
A escola serve sim pra vida. Principalmente história, geografia e biologia. Afinal de contas, essas matérias nos contam sobre a nossa vida, o que importa, o que já aconteceu, e o que poderá acontecer no futuro.
Muitas coisas seriam evitadas se as pessoas soubessem o mínimo do que foi passado na escola, não se enganando com muita coisa horrível que nos cerca por todos os cantos, como as balelas de políticos, influenciadores, e coisas do tipo.
Se a escola tivesse uma grade com direitos e deveres, como funcionam os impostos e educação financeira resolveriam muito mais problemas do que saber sobre briofitas.
Olá. Eu sou físico formado, mas entendo perfeitamente essas queixas.
Meu conselho é tentar entender bem os conceitos primeiro e ir para as fórmulas depois. Isso torna a física muito mais fácil de entender e de suportar, para quem não gosta.
Eu curto conceito mas pra calcular é foda ne kkkkkk
@@lucasclavijo803 Ai, meu amigo, é igual a tocar um instrumento. É difícil no começo, mas com (bastante) prática acaba ficando fácil.
Mineboy se tornou “Velberinho”. Tá idêntico ao pai !!!
Ninguém tem costume de ler, mas tem que ler.
Vidas Secas e muito impactante.
Kkkkkkkkk, muito bom o Mine boy no vídeo, fazia tempo que não aparecia!!!
Parabéns pai e filho, show de bola.
A thubnail deixe a impressão que o velb tá furioso com o filho dele kkk
Sucesso aí velb
Da mais a impressão que ele tá escutando o filho mesmo, mas seu comentário foi engraçado kkkkk
Fisica de ensino médio é interessante e facil de entender, a força com que você bate na cara do seu amiguinho é igual a massa de seu braço vezes a aceleração que seu braço atingio.
Aluno: Pra que vou usar química na vida?
Walter White: 😏
Kkkkkkkkkkk
Concordo com vc: O professor é quem dita a paixão pelo matéria. Isso prova que ele deve dar o incentivo e o interesse com o aluno. Aprendi a gostar de geografia por causa de um professor que ensinava com prazer!!
Muito legal ver o mineboy participando! Concordo com tudo que vcs disseram
Caramba Valberam entrevistando ele no passado 😱😱😱
Cara o Filho dele parece ele na versão mais jovem
Eu tenho que confessar que me esforçava na escola só pra não tomar um cacete da minha mãe kkkkkkkkkkkkk ....... eu era o dorminhoco da sala , tanto que me sentava na fileira da parede pra encostar e tirar uns cochilo , cheguei a ir pra diretoria por ter dormido na aula de física e o professor ficar achando que era algo pessoal com ele.
Mas de fato , muito do que a gte acaba vendo não tem relação direta com o uso cotidiano geral , mas o básico sim , história dá uma base pra entender de onde veio e pensar pra onde queremos ir , português é a base da comunicação (já vejo o Velbs olhando esse comentário e balançando a cabeça , sempre fui horrível em português) , matemática acaba ajudando a construir um raciocínio lógico de relações , e durante esse período de pandemia me peguei pensando no quanto uma base boa de biologia me fez entender melhor a situação e não cair em conversinha de "gripezinha" , que vacina implanta chip , que ela te adoece , e o quanto de pessoas que talvez não tendo essa mesma base ou não tinham a matéria como de interesse podem acabar indo para o lado errado das alegações que foram feitas.
Apesar de não ser o mais esforçado acho que consegui absorver coisas que fizeram ter uma base boa para compreender o mundo , e hj até sinto uma nostalgia , de professores , de algumas matérias , acredite MineSan muita coisa pode ser útil algum dia , dependendo da área que tu siga , é verdade , mas mesmo conteúdo das matérias que não são diretamente ligadas acabam sendo uma bagagem interessante !
FINALMENTE MINEBOY APARECEU assisto desde o japão por outros olhos 🙌👏👏👏👏👏👏👏
Eu sou só 2 anos mais velho que o Mineboy e assisto o Velberan desde bem novo. É tão estranho, eu praticamente cresci junto com o Mineboy.
Muito legal ver sua interação com seu filho Velbs. O Mineboy tá sendo super bem criado. Parabéns por ter uma bela família!! Parabéns 👏👏👏
*DAQUI A POUCO O TOGURO VAI CHAMAR O MINEBOY PARA UM PROJETINHO DE 60 DIAS, TAMO JUNTOS FELLAS.*
O objetivo do ensino médio eh encher o aluno de informação que precisa pra passar no vestibular.
Velberan sou professora de espanhol. Escolhi essa disciplina por ter dificuldade com as exatas. Mais o interessante que até a quinta série eu gostava muito de matemática. A questão maior talvez não seja bem só o currículo escolar, mais também a maneira como se aborda alguns conteúdos, falta se investir mais na educação para que se possa aulas diversificadas, usando outras formas para abordar os temas. Como experiências, esperimentações,...
Muito bom vídeos assim com esses temas. Mineboy sempre presente com seu carisma, tal pai tal filho. Espero ainda ver um vídeo com toda a família. Um vídeo com a esposa do Velberan, tipo 50 fatos sobre ela. Todos sabemos que o sucesso do Velberan tem a importante participação dela também, seria muito legal mesmo, mas respeito muito a sua posição. Sucesso pra família! Abs.
Mineboy maior e com a voz mais grossa que o pai kkkkkk
Mineboy tá virando um monstro. Bota o moleque p fazer esporte
Sugiro sumô
Ae Mineboy! Tá enorme já! Abraço aí, família!
Pior que esse lance de pegar gosto pelo estudo depois de velho é real. Eu também larguei a escola e agora to concluindo por supletivo, fico super interessado pelos assuntos mas as matérias são passadas da forma mais básica possível (ainda mais por EAD).
Acho que as escolas deveriam investir na capacidade individual de cada aluno, nós somos completamente diferentes uns dos outros e possuímos afinidade com diferentes matéria. Creio que dessa forma os alunos poderiam focar mais nas matérias que gostam e assim decidirem com certeza a área em que querem atuar.
Tenho 15 anos e me identifiquei bastante com essa discussão.
Na minha opinião, o ensino poderia ser remodelado para os gostos de cada pessoa, ao invés de passar toneladas de conteúdo para os alunos decorarem e se esquecerem de tudo apenas alguns anos depois de prestar um vestibular.
Mineboy mudou... Está com o português fluente e com maior confiança ao falar... Legal!!
2:07 tem até uma paródia de música natalina pra decorar leia isso como
Dingle Bel
1 2 3
3 2 1
Tudo sob 2
A raiz vem depois no 3 e no 2
A tangente é diferente veja como é
Raiz de 3 sobre 3,1,raiz de 3
Tabela periódica é legal até chegar no cobre 😂
9:43 lembrou aquele episódio do Cris que ele vê o filme homen invisível ao invés de ler o livro que é totalmente diferente
Caramba, como o MineBoy cresceu. Nem parece aquele menino que fez um passeio gostoso no lago de Aichi com o Pai.
Um bate papo bem honesto e sincero sem medo de respostas
Realmente eu acho que esse canal tá te trazendo algo de bom velbs, realmente colocar suas idéias pra fora sem compromisso de ter uma pauta específica seja falar só de game ou só de comida te deixou mais tranquilo.
Fico feliz por isso, realmente, e mineboy Antônio cresceu muito. Puberdade é isso aí, linda família.
Somos dois que passamos por supletivo kkk
Realmente você chega lá e (f..da-se) além disso estudar com muitos idosos já aposentados que queriam voltar a estudar.
Agora fora isso, sinceramente . Eu acho que aprendi mais fora da escola, procurando mesmo pelo assunto. Tanta coisa na história por exemplo foi criada pra parecer mais bonito, aprendemos sobre revolução francesa mas a história do Brasil é apagada
Enfim.. no meu caso velbs, a escola serviu pra umas amizades e passar de ano mesmo
O Mineboy ainda planeja estudar desenvolvimento de jogos? Como desenvolvedor, digo que é bom ele ter uma boa noção de matemática e física, não vai precisar decorar todas as formulas, mas é bom ter esta bagagem.
Estou no 9 perído de engenharia elétrica, sempre pensava que não usaria aqueles calculos malucos que os professores passavam, mas com o tempo e as dificuldades vencidas hoje meu cérebro está treinado para qualquer problema, ou seja, hoje quando eu vejo algo novo eu compreendo muito mais fácilmente do que antigamente, nada que a gente aprende é inútil.
Eu fiz engenharia e dei aulas particulares para universitários por 10 anos.
Vou ser bem sincero, da forma que as coisas são ensinadas no Brasil, quase tudo é inútil. Durante a graduação a gente acaba tendo contato com muitas coisas novas que não iremos usar nunca mais. Mesmo pra quem segue carreira acadêmica, são poucos tópicos que são abordados.
Praticamente tudo que aprendi nos tempos de escola utilizo até hoje, seja como referência e embasamento de minhas decisões, seja no dia a dia.
Matemática, geometria, física e cálculo são fundamentais para qualquer problema de reforma doméstica ou compra de uma mobília, estante, mesa, gaveta (mesmo usando Internet para pesquisa, nada melhor do que uma folha de papel e um cálculo rápido).
Geografia, biologia e história se tornam incríveis no momento em que tu levantas a bunda do sofá e decides viajar por conta, criando o próprio roteiro e conhecendo a cultura local.
Língua portuguesa, língua inglesa e literatura me auxiliaram na escrita formal, tão rara hoje em dia, que podem ser consideradas como um diferencial na tratativa para se comunicar em uma entrevista de emprego ou ainda pleitar uma vaga em um processo seletivo online.
Quem faz a pergunta (para que eu vou precisar disso na vida?), vai aprender calejando os dedos, na força bruta, algo que poderia ser ferramentado mais facilmente com a aprendizagem lá nos tempos de escola.
-Como conversar
-Como ser um bom companheiro
-O que é felicidade
-Como ser cooperativo e um bom trabalhador
-O que fazer e não fazer no transito
-Como se organizar financeiramente (basico de financas e contabilidade)
-COMO PROCURAR EMPREGO E COMO NAO QUERER SE MATAR QUANDO MANDAR 500 CVS E NAO TER RESPOSTA
-Como se virar caso venha uma crise e vc com pós em direito tenha que vender bolo para sobreviver
Educação: Ah não, precisamos ensinar:
-Bhaskara
-Exoesqueleto de quitina
-PIB da zambia
-Tipos de folhas
-Capitães de areia
Desculpa, mas o saldo é muito negativo para a escola. Ela "ensina" (Cospe em voce e cobra que vc decore por um dia) muito, muito lixo mesmo. Sem contar que coloca na cabeça a poha do pensamento de que "ui, tirei 10, sou melhor que Joana que tirou 9.9 que lixo" ou "Putz, tirei 9.9... Fulana tirou 10 e vai para a universidade... ser feliz... ter emprego..."
Fora o mito de que universidade serve para alguma coisa. Só serve para poder fazer concurso ou requerimento para emprego.
Achou que larguei a facul? Não, sou formado em educação, mestrado em psicologia mas cursando uma nova universidade para trabalhar... Conhecimento é secundario, primeiro vem a sobrevivencia e uma coisa que a escola e academia detestam:
O SEU DIA A DIA
Temos que ser praticos na vida...
Exato
caso a pessoa não tenha um pistolão para arrumar emprego na área depois de formada, o correto é a pessoa fazer um técnico e iniciar no mercado de trabalho O QUANTO ANTES, depois ela faz facu na área q trabalha para subir na carreira
Até salvei seu comentário, só verdades
Eu acredito que a escola como instituição, deveria focar mais na formação do indivíduo para a sociedade (tendo em vista que ele passa parte do dia dele ali), e conforme vai progredindo nas séries, essa carga horária aumenta (pelo menos comigo foi assim).
Escola é uma das instituições mais tóxicas que existem, infelizmente, uma boa gestão e reformulação das dinâmicas internas seriam essenciais.
Suhaaha tô nessa época de mandar currículo e ficar esperando me ligarem 😆
Eu vejo essas coisas que aprendemos na escola mais como trinamento pro cérebro do que uma coisa usual para o dia a dia. Aprender seno, coseno e outras maluquices é treinamento para o cérebro.
Chance my mind kkkkkk
Eu terminei o segundo grau há 33 anos. Toda a matemática, física e química que aprendi na escola, eu uso até hoje. Física e química uso mais no meu trabalho. A matemática do segundo grau sempre foi muito útil nas operações que faço no mercado financeiro.
Mas, o mais importante, é que tudo o que estudamos, antes da universidade, é saber pensar, saber como pensar e pensar de forma lógica. Raciocinar de forma estratégica. No meu tempo de estudante, eu estudei num colégio semi-militar, então, foi isso que aprendi lá.
Abraços!!!
eitaa como o Mineboy cresceu kkkkkkk
Quando comecei a assistir ela era bem novinho e parecia super timido, agora ta praticamente do meu tamanho.
Velberan, primeiramente parabéns pelo vídeo. Este é um tipo de conversa que todo pai precisa ter com seus filhos sobre escola, educação e ensino.
Em segundo, gostaria de dar um pequeno pitaco como professor de engenharia (recém demitido =/) de instituição de ensino superior privado. Creio que a visão da educação, via escola, no nosso país pende para estes conceitos de ensinar o básico de cada uma das disciplinas para os alunos para que eles possam buscar novos conhecimentos e aprimorá-los e ajudá-los a escolher um curso no ensino superior (não que esta seja a melhor forma de todas, mas é o caminho que nos é dado). Lembrando que estes conhecimentos mais generalizados são cobrados nos vestibulares (mais um vez, não necessariamente este é o melhor caminho para ingresso, mas é o que temos).
Dito isso, infelizmente algumas ferramentas escolhidas para a educação, como a famigerada aprovação automática, faz com que alunos "crus" cheguem ao ensino superior, e infelizmente falta orientação para algumas pessoas na hora de escolher qual curso fazer. Exemplo: tive alunos que fazem engenharia mas que têm grandes problemas com as operações básicas da matemática. Como estes alunos vão entender derivadas, integrais, realizar projetos de engenharia, com esse tipo de dificuldade? Não seria mais negócio um aconselhamento para este aluno, para ver se realmente este é o curso que ele quer? Ou ainda, não seria interessante que este alunos tenham um reforço para que possam acompanhar com mais facilidade este tipo de conteúdo?
Por fim, a profissão de professor é uma das mais ingratas no país, no que diz respeito a reconhecimento, salário e até mesmo segurança (só vermos o como o número de casos de alunos agredindo professores cresceu no país).
Enfim, uma reestruturação séria precisaria ser pensada, disciplinas integradas ao ensino básico, como cidadania (como você citou), matemática financeira (pra auxiliar as pessoas com as contas do cotidiano e fazer o dinheiro render); utilizar mais exemplos práticos nas matérias de exatas; um melhor aconselhamento sobre futuras carreiras; uma busca de novos meios de avaliação, entre outros.
Desculpe-me pelo comentário longo, um grande abraço e parabéns pelo conteúdo =]
Rapaz essa escola do seu filho é de alto nível, na minha eu nunca tive de ler livro nenhum kkk, na real na época da escola meu boletim sempre foi 6-8 no máximo, nunca fui tão bom, mas depois de adulto peguei gosto acabei aprendendo muita coisa depois de fazer faculdade.
Acho que depende da fase que tu tá na vida e suas preocupações atuais.
Assim eu acho que a escola é tipo um showroom de tudo um pouco… daí o que vc mais curtir vc faz uma faculdade sobre aquilo. E é verdade tem muitas matérias que a gente não precisa mas pelo menos um básico é necessário. Eu por exemplo não curto Educação física e nem artes mas adoro matemática e inglês.
Serve para vida sim, sou pedagoga, estou estudando para um concurso público, sempre odiei matemática, mas sou obrigada estudar para ir bem na prova, porém espero que depois que eu passar não quero saber de matemática por um bom tempo kkk.
Caraca, olha o tamanho desse menino!
Ele já tava mais alto que o Velberan uns 2 anos atrás.
muito legal esse papo. a nossa escola está em crise e em mudança, em td o mundo. O ensino médio é o maior desafio. sou pedagogo e nosso trabalho é ajudar a educacao a melhorar. um dia a gente chega lá.
cara o mineboy ta um baita homem com voizão ahahhaha, ainda lembro dele molecão kkkkk
No final das contas o vestibular determina o que a gnt tem de aprender. Se isso não mudar, vai continuar dessa forma.
Velbs, coloca seu filho em um ensino técnico numa área que ele goste, realmente é muito útil
Vocês tem de levar em conta que:
Quem estuda tem mais oportunidades. Gostar ou não vai da pessoa mas que esse conhecimento te levara longe isso vai.
qndo lembro hoje qnta coisa inútil eu tive que "aprender" para o vestibular da uma tristeza. Tantas porcarias de formulas de fisica, quimica, nomes e conceitos de biologia etc. O contraditório é que nas escolas fingem que ensinam coisas super especificas e complicadas e os alunos saem de lá sem saberem conceitos básicos, como fotossíntese, a importância das florestas para o clima, ou tipo por que o céu é azul? porque a lua gira ao redor da terra etc
Ótimo vídeo, pai e filho!! Hahha Sobre literatura: me salvou na adolescência Pedro Bandeira (droga da obediência, Anjo da morte, Pântano de sangue, etc), o que me incentivou a ler mais do que ler os livros obrigatórios da escolas e foi o que me desenvolveu pra ler interesse em outros os livros do Harry Potter e O Senhor dos Anéis.
Apesar de eu ser hoje das áreas biológicas, é muito importante saber história e geografia (eu bombava nas provas, mas eu tive que estudar horrores pra passar e até hoje foram bons ensinamentos).
Mineboy melhor pessoa para sociologia da internet!! HAhahaha
Falta mta coisa importante no currículo escolar: leis de trânsito, direito constitucional, educação financeira, culinária , trabalhos manuais, música etc...
Eu pensava que muita coisa que era ensinada eu nunca fosse usar. Por sorte entrei em um ensino técnico no meu segundo ano e conheci o poder do conhecimento e da interdisciplinaridade.
Já reprovei na escola em matemática e sempre fui tido como ruim nessa matéria, embora eu amasse tecnologia (tecnologia está diretamente associado a matemática). No instituto federal aprendi que a matemática é nossa ferramenta, com esse pensamento as coisas ficaram muito mais fácies. Eu aprendi matemática aplicada ao mundo real, uma matemática palpável. Na escola comum aprendemos a matemática como uma ciência separada e presa no mundo imaginário. Entender que as matérias se interagem mudou completamente a minha perspectiva de conhecimento. Amo tecnologia, não preciso ser o melhor em matemática, apenas enteder que ela é minha amiga e que todo aquele cálculo tem um significado no mundo real.
Caraca, o Mineboy cresceu. Como o tempo passa.
Eu acho que tudo depende dos professores, eu já tive muitos professores que me fizeram amar certas matérias que depois nunca mais tive interesse. Concordei com o Velberan na parte da literatura mas acho que ao invés de obrigarem a gente a ler certos livros eu acho que se os professores lessem em aula os livros seria melhor aproveitado pois poderiam interagir em tempo real com a reação dos aulos.
Na minha opinião tudo depende dos professores.
Objeto direto,verbo transitivo e verbo irregular é bem complicado. Diferenciar concordância nominal ou verbal
Até que enfim o manyboy apareceu...
Volta a "a vida por outros olhos"...
Nossa Velberam como o Antônio cresceu, está ficando velho. Outro dia mesmo estava lá misturando os refrigerantes no Japão. O tempo voa.
Um livro bacana que li após adulto foi a revolução dos bichos
Seno, cosseno,circulo trigonométrico, ajuda calcular as horas ou fazer um relógio solar. As geologia ajuda explicar porque a temperatura mudam pela altitude e vegetação.
Sou professor e posso esclarecer algumas coisas. A bncc (base nacional comum curricular) ela indica HABILIDADES que os alunos devem possuir, e essas habilidades teoricamente adquiridas servem sim para a vida toda. Existem documentos reguladores mais específicos para cada Estado que seguem a mesma lógica.
O grande problema da escola não está na fundamentação da mesma, que tem aporte científico bem atuais.
O grande problema da escola é que ela possui diversos problemas.
Professor desatualizado, estrutura precária, falta de motivação do corpo discente, mercado conteudista, etc.
Tudo isso influência no contexto escolar, e desemboca nesses problemas e citados no vídeo e muitos outros.
Mas a educação é isso mesmo: uma grande área que deve ser refletida e repensada. Ótimo tema de vídeo, velberan! Sucesso para vocês!
Parada era matar aula pra jogar the king of fighters, Halo e super smash bros nas locadoras UHEUAHEUHE
Cara! Como o Mineboy cresceu. A voz até engrossou (Claro Igor! - Falasse o óbvio).
a voz do Mini boy da medo kkkkk
Esses cálculos de matemática é de suma importância pra quem é engenheiro, física e química também.
Nossa Velberan, lembro dos vídeos q o Mineboy misturava refri no Japão kkkkk. Muito legal essa renovação sua no YT...
Peguem os primeiros vídeo do Velberan, quando ele era mais jovem e vejam que nem ele se parecia tanto com ele quanto o Mineboy se parece agora kkkkk É por isso que o Velberan está sempre tão sorridente. É a tranquilidade de viver sabendo que nunca precisará de um exame de DNA kkkkkkkkkk
Esses conhecimentos mais avançados são ensinados no nivel médio apenas por lobby de cada classe.
Para o cidadão de ensino médio, mais útil seria aprender sobre política, sobre funções legislativas, o que faz o vereador, o deputado, o senador, seus direitos essenciais (Art. 5 da CF), noções de orçamento doméstico, planejamento financeiro, etc
Mas isso não interessa a quem nos governa
Sobre ciências exatas, as demonstrações práticas tornam tudo interessante, mas exigem laboratórios, campos de prova, maquetes, coisas que num pais onde falta até giz.. são inviáveis
Sobre português, temos várias inutilidades como acento, crase, ss ç e x, reminiscências do idioma lusitano, excessivamente forma, rebuscado, criado num ambiente de corte, acadêmico, distante da lingua real e prática. O inglês é um idioma universal não apenas por influência econômica, mas pela facilidade de aprendizado
Eu vi esse garoto crescer! E que ele apareça cada vez mais. Quando sai o Velbcast?