Excelente reflexão, professor! acredito que a matemática é INFINITA! Quanto mais cutucamos, mais ela se desenvolve. kkkkk aí é que está a magia da coisa.
Professor Gustavo, adorei a reflexão. Isso mostra a beleza da Matemática e a nossa pequenez em relação a todo corpo de conhecimento básico que pode existir. Além disso, mostra a grandiosidade de conhecimento existente na mente do Criador. Simplesmente bizarro! Muito bom o vídeo!
Professor, te admiro muito . Tinha um professor, amigo meu, já falecido que fez matemática na USP década de 60. Muito inteligente ele dizia: desafio alguém dizer que sabe matemática. "Eu não sei matemática...". E tem a célebre frase de Isaac Newton " O que eu sei, é uma gota num oceano." Humildade de reconhecermos a imensidão desse vasto universo. 👏👏👏🙌🙏sou seu fã!
Excelente. Estou sempre recolhido à minha insignificância quando se trata de qualquer ramo do conhecimento. Sempre aprendo algo novo a cada novo dia, construindo novas sinapses cerebrais a cada dia. “ O que não conhecemos não existe para nós. O universo é do tamanho do nosso conhecimento”. Então, vamos buscar expandir nosso universo.
Cursei engenharia eletrônica e licenciatura em matemática na UFRJ. Na licenciatura tive um período de Análise Real e um de Análise Complexa. Em Topologia dos reais e complexos apenas algumas "pinceladas". Realmente há um Universo a ser explorado.......!
Olá, professor! Muito obrigado pelo conteúdo que você compartilha, é sempre muito enriquecedor. Gostaria de saber se existe alguma aplicação interessante da geometria diferencial na computação gráfica que você poderia mencionar. Desde já agradeço pela atenção!
Eu cursei Ciência da Computação. Depois fiz um curso de complementação pedagógica para legalmente poder lecionar para o ensino fundamental e médio. Gostaria de acrescentar que no curso de Ciência da Computação aprendemos muito cálculo, cálculo numérico, álgebra linear, álgebra abstrata, probabilidade, análise combinatória e estatística, para citar alguns. Temos uma base matemática razoável. Só para complementação do vídeo, pois o curso de Ciência da computação não foi citado. Mas diante de tudo que se produziu em matemática, isso é uma pequena fração.
Se um matemático não sabe que uma área de matemática existe, então ele não consegue fazer relações da sua área de especialização com essa outra área desconhecida. Fazer relações e associações pode causar uma sinergia que pode levar a novas descobertas. Esse é um exemplo do motivo da Ciência ser um empreendimento coletivo porque o aparelho cognitivo de um único ser humano é bastante limitado em face do conhecimento que existe. Talvez, só a Inteligência Artificial bastante avançada consiga fazer relações entre áreas da Matemática.
" somos insignificantes' todo dia eu penso nisso, pra quê estudar tanto que no final parece que não sabemos de nada kkkk. A criatividade humana não tem limite Acho que somos capazes de compreender tudo Eu mesmo não sabia nem multiplicar Hoje eu faço magiakkkk
bom como é impossível saber isso tudo, vou parar meus estudos por aqui então e é isso dai (tô brincando kkkkkk, vou continuar aqui no canal diariamente.)
Cara, eu sou bem cético quanto a religião, mas seu comentário me deu uma alfinetada. Será que realmente aconteceu isso? Porque ramanujan era realmente extraordinário, ele pensava coisas que mentes normais com muito esforço não conseguiriam. Sempre o atribuía a um Deus. Será mesmo?
@@Uminformal muitos dizem que religião é pura fé, mas ceticismo tbm é uma fé de que algo não tem explicação ou prova, etc. Quando algo não pode ser negado ou provado é pq esse algo não existe ou talvez nossos métodos e conhecimentos atuais não nos dão o respaldo necessário para isso? Tbm já fui bem cético quanto à várias coisas, mas hoje acho que o melhor a se fazer é deixar pra gerações futuras responder pq no momento a gente ñ dá conta.
Se Ramanujan atribuía suas descobertas a uma Deusa, então ele deveria ser um homem humilde. Talvez, Ramanujan realmente tinha comunicação com essa Deusa. Se todo matemático tivesse relação REAL com Deus, Deus poderia ajudar a avançar a Matemática: Matemática Divina.
De fato talvez tudo o que o homem já descobriu ou desenvolveu da matemática é muita coisa. O que ainda pode ser produzido deve ser tão ou bem mais grandioso do que ele já fez. A última parte do que o professor comparou não se aplica a Deus, mas talvez a alguma criatura espiritual, tipo um anjo. O conhecimento de Deus é comparado ao R*n. Não há limite!
Mestre sou engenheiro por formação e autodidata em matemática. Mas não há sombra de comparação. Por exemplo, os engenheiros se confundem em conceitos simples como as diferentes cardinalidades de conjuntos. Perguntas simples como há mais naturais ou naturais pares? Muitos erram. Difícil aceitar que ]0,1[ tem tantos elementos como os |R. Fora topologia diferencial, espaços fibrados, lógica Fuzzy, teoria dos números( Lema de Hensel, resíduos quadráticos ...)... O que vejo de fraqueza dos matemáticos de licenciatura é quando tentam fazer problemas práticos. Por exemplo, o proplema do burro. Seja um burro amarrado em um ponto de um pasto circular com raio R e comprimento da corda que o amarra valendo r. Quanto o burro pode pastar. Aí tem a altura do pescoco do burro, tem a expansão da corda com a tração. Alguém já viu um pasto circular? Por que não se propõe um problema para dererminar a área de interseçao de dois círculos, sendo um de raio R e outro de raio r
Depende, mas verdade eu acredito que ele esteja pegando na média dos alunos. Pq na universidade se vc quiser vc pode pegar todas as disciplinas de um bacharel em mat, claro que vai atrasar sua formação, mas é possível. Então, depende.
Professor tô tentando fazer uma questão de log, mas tá mto difícil. Se alguém puder me ajudar: (log de 3 na base 2) sobre (log de 7 na base 8) .... eu encontrei a resposta: 1/3 . Log de 3 na base 7, mas no livro a resposta é: log de 27 na base 7 Ps: se alguém puder me falar tb se há alguma propriedade pra esse log: log de 3 na base 7³ (minha dúvida é se há alguma propriedade diferente pelo fato do expoente da base ser igual ao logartimando
Log(3,2)=x ==>2^x=3 ==> (2^x)^3=3^3==>( 2^3)^x=27 ==> ==> 8^x= 27 ==>x=log(27,8)=log(3,2) (i) Mas log(a,c)/log(b,c)=log(a,b); isso você acha em propriedades do logaritmo, é só dar um Google. Portanto, por (i) log(3,2)/log(7,8)= =log(27,8)/log(7,8)=log(27,3) Nota log(a,b) significa log de a na base b.
Log 7 na base 8 = log 7 na base 2³ (basta fatorar o 8 = 2³) Log 7 na bas 2³ = 1/3 * log 7 na base 2 (usa a propriedade que qualquer expoente na base sai do log invertido) Voltando na expressão original temos: Log 3 na base 2 sobre log 7 na base 8 = log 3 na base 2 sobre 1/3*log 7 na base 2 = 3*log 3 na base 2 sobre log 7 na base 2 (apenas inverti a fração 1/3 que tava no denominador da fração) Seguindo... 3*log 3 na base 2 sobre log 7 na base 2 = 3*log de 3 na base 7 (usei a propriedade de mudança de base) 3*log 3 na base 7 = log 3³ na base 7 = log 27 na base 7 (nesse fato usei a linearização que é aquela propriedade que o expoente do logaritmando sai multiplicando, só que nesse caso o 3 tava multiplicando e voltou como expoente)
No ensino superior e médio, eu não posso opinar ponto final Mas, no ensino fundamental, eu, posso. Começando pela divisão no sentido anti-horário começando pelo número 0zero, depois 2 5 1 3 7 9 + todos os cálculos possíveis + conceitos que levam o Senhor, Professor, a ter uma visão ampla da função zeta de riemann = Leibniz + collatz + goldbach + incompletude dos números = godel + introdução aos números perfeitos = diferença de pares para ímpares e neutros = divisão anti-horário = diagramas: 1 sentido horário e outro no sentido anti-horário ponto final
Excelente reflexão, professor!
acredito que a matemática é INFINITA! Quanto mais cutucamos, mais ela se desenvolve. kkkkk
aí é que está a magia da coisa.
Um dos vídeos mais fascinantes do canal.
"Senhor, meu barco é tão pequeno e Seu oceano tão grande."
Show de humildade 👏👏👏👏
Professor Gustavo, adorei a reflexão. Isso mostra a beleza da Matemática e a nossa pequenez em relação a todo corpo de conhecimento básico que pode existir. Além disso, mostra a grandiosidade de conhecimento existente na mente do Criador. Simplesmente bizarro! Muito bom o vídeo!
Professor, te admiro muito .
Tinha um professor, amigo meu, já falecido que fez matemática na USP década de 60. Muito inteligente ele dizia: desafio alguém dizer que sabe matemática. "Eu não sei matemática...".
E tem a célebre frase de Isaac Newton " O que eu sei, é uma gota num oceano."
Humildade de reconhecermos a imensidão desse vasto universo.
👏👏👏🙌🙏sou seu fã!
Uau ... SENSACIONAL Professor ... somos um grão de areia no deserto ... sabemos uma gota e desprezamos um oceano.
Que vídeo maravilhoso!
Obrigado, Professor. Muito profunda a mensagem no vídeo. Abraços.
Excelente. Estou sempre recolhido à minha insignificância quando se trata de qualquer ramo do conhecimento. Sempre aprendo algo novo a cada novo dia, construindo novas sinapses cerebrais a cada dia. “ O que não conhecemos não existe para nós. O universo é do tamanho do nosso conhecimento”. Então, vamos buscar expandir nosso universo.
Gostei muito mesmo !👏🏾👏👏🏾👏👏🏾👏👏🏾👏
Muito bom, professor!
Parabéns, professor Gustavo!
Cara, que vídeo bonito!!
Poxa vida!!!
Muito bom, professor Gustavo!
Ainda somos um grão de areia nesse mundo de conhecimento.
Ótima reflexão, professor!
Na parte de engenharia ainda estudei transformadas integral (Laplace e Fourrier) e série de fourrier.
Gostei muito do vídeo
Cursei engenharia eletrônica e licenciatura em matemática na UFRJ. Na licenciatura tive um período de Análise Real e um de Análise Complexa. Em Topologia dos reais e complexos apenas algumas "pinceladas". Realmente há um Universo a ser explorado.......!
Olá, professor! Muito obrigado pelo conteúdo que você compartilha, é sempre muito enriquecedor. Gostaria de saber se existe alguma aplicação interessante da geometria diferencial na computação gráfica que você poderia mencionar. Desde já agradeço pela atenção!
A matemática nunca para
Me senti um infinitésimo.
👏👏👏
-. --- - .- 1000
Me lembrou até da expansão do universo, cada tempo que passa aumenta mais e mais.
Eu cursei Ciência da Computação. Depois fiz um curso de complementação pedagógica para legalmente poder lecionar para o ensino fundamental e médio. Gostaria de acrescentar que no curso de Ciência da Computação aprendemos muito cálculo, cálculo numérico, álgebra linear, álgebra abstrata, probabilidade, análise combinatória e estatística, para citar alguns. Temos uma base matemática razoável. Só para complementação do vídeo, pois o curso de Ciência da computação não foi citado. Mas diante de tudo que se produziu em matemática, isso é uma pequena fração.
Se um matemático não sabe que uma área de matemática existe, então ele não consegue fazer relações da sua área de especialização com essa outra área desconhecida. Fazer relações e associações pode causar uma sinergia que pode levar a novas descobertas. Esse é um exemplo do motivo da Ciência ser um empreendimento coletivo porque o aparelho cognitivo de um único ser humano é bastante limitado em face do conhecimento que existe. Talvez, só a Inteligência Artificial bastante avançada consiga fazer relações entre áreas da Matemática.
Prezado prof. Gustavo, parafraseando Galileu Galilei, a Matemática (com M maíusculo) é o alfabeto com que Deus escreveu o universo
Eu fico satisfeito com a matemática elementar mesmo😂
" somos insignificantes' todo dia eu penso nisso, pra quê estudar tanto que no final parece que não sabemos de nada kkkk.
A criatividade humana não tem limite
Acho que somos capazes de compreender tudo
Eu mesmo não sabia nem multiplicar
Hoje eu faço magiakkkk
Só sei que nada sei.
a algebra linear e a probabilidade que um engenheiro sabe é bem capenga
E as ia, será que existirão IAs absurdas que entenderão algo que um humano jamais compreender
bom como é impossível saber isso tudo, vou parar meus estudos por aqui então e é isso dai (tô brincando kkkkkk, vou continuar aqui no canal diariamente.)
A deusa indiana mostrou isso tudo para Ramanujan, ele só não sabia explicar para nós 😂😂😂
Ótimo vídeo, Gustavo!
Cara, eu sou bem cético quanto a religião, mas seu comentário me deu uma alfinetada. Será que realmente aconteceu isso? Porque ramanujan era realmente extraordinário, ele pensava coisas que mentes normais com muito esforço não conseguiriam. Sempre o atribuía a um Deus. Será mesmo?
Ele atribuia isso ao deus que ele acreditava, da mesma forma os matemáticos e físicos cristão dedicam a deus as suas descobertas.
@@Uminformal muitos dizem que religião é pura fé, mas ceticismo tbm é uma fé de que algo não tem explicação ou prova, etc. Quando algo não pode ser negado ou provado é pq esse algo não existe ou talvez nossos métodos e conhecimentos atuais não nos dão o respaldo necessário para isso? Tbm já fui bem cético quanto à várias coisas, mas hoje acho que o melhor a se fazer é deixar pra gerações futuras responder pq no momento a gente ñ dá conta.
Se Ramanujan atribuía suas descobertas a uma Deusa, então ele deveria ser um homem humilde. Talvez, Ramanujan realmente tinha comunicação com essa Deusa. Se todo matemático tivesse relação REAL com Deus, Deus poderia ajudar a avançar a Matemática: Matemática Divina.
Hinduísmo é lorota
Eu literalmente sei de tudo. Deus é insignificante perto de mim. Nasci privilegiado.
Apaga e vai tratar da mente. Procure ajuda.
@matematica1024 se você não entende sarcasmo, quem precisa de tratamento é você. Rsrs
Fiz Licenciatura e tive analise. Depende muito do professor a aboordagem.
Mas ela tem fim?
Me vê 10kg de matemática prof
E sistemas não lineares?
De fato talvez tudo o que o homem já descobriu ou desenvolveu da matemática é muita coisa. O que ainda pode ser produzido deve ser tão ou bem mais grandioso do que ele já fez.
A última parte do que o professor comparou não se aplica a Deus, mas talvez a alguma criatura espiritual, tipo um anjo.
O conhecimento de Deus é comparado ao R*n. Não há limite!
Mestre sou engenheiro por formação e autodidata em matemática. Mas não há sombra de comparação. Por exemplo, os engenheiros se confundem em conceitos simples como as diferentes cardinalidades de conjuntos. Perguntas simples como há mais naturais ou naturais pares? Muitos erram. Difícil aceitar que ]0,1[ tem tantos elementos como os |R. Fora topologia diferencial, espaços fibrados, lógica Fuzzy, teoria dos números( Lema de Hensel, resíduos quadráticos ...)...
O que vejo de fraqueza dos matemáticos de licenciatura é quando tentam fazer problemas práticos. Por exemplo, o proplema do burro. Seja um burro amarrado em um ponto de um pasto circular com raio R e comprimento da corda que o amarra valendo r. Quanto o burro pode pastar. Aí tem a altura do pescoco do burro, tem a expansão da corda com a tração. Alguém já viu um pasto circular? Por que não se propõe um problema para dererminar a área de interseçao de dois círculos, sendo um de raio R e outro de raio r
Uma pessoa que é Bacharel em Física.. ficaria mais ou menos onde?
Nos taquions
Depende, mas verdade eu acredito que ele esteja pegando na média dos alunos. Pq na universidade se vc quiser vc pode pegar todas as disciplinas de um bacharel em mat, claro que vai atrasar sua formação, mas é possível. Então, depende.
@ Eu mesmo fiz algumas..
Ficaria entre engenheiro e bacharel em matemática. (mais pra engenheiro)
Muito parecido com o do engenheiro, em média saberia mais, dependendo da engenharia em questão, saberia menos.
e não deve ser muito diferente nos demais campos do conhecimento.
Eu sendo um humilde engenheiro, arredondando π = 3 e g = 10. 🤣🤣🤣
Professor tô tentando fazer uma questão de log, mas tá mto difícil. Se alguém puder me ajudar: (log de 3 na base 2) sobre (log de 7 na base 8) .... eu encontrei a resposta: 1/3 . Log de 3 na base 7, mas no livro a resposta é: log de 27 na base 7
Ps: se alguém puder me falar tb se há alguma propriedade pra esse log: log de 3 na base 7³ (minha dúvida é se há alguma propriedade diferente pelo fato do expoente da base ser igual ao logartimando
Ao aplicar as propriedades não poderias tirar 1/3 sairia o inverso q é 3
Log(3,2)=x ==>2^x=3 ==> (2^x)^3=3^3==>( 2^3)^x=27 ==>
==> 8^x= 27 ==>x=log(27,8)=log(3,2) (i)
Mas log(a,c)/log(b,c)=log(a,b); isso você acha em propriedades do logaritmo, é só dar um Google.
Portanto, por (i)
log(3,2)/log(7,8)=
=log(27,8)/log(7,8)=log(27,3)
Nota log(a,b) significa log de a na base b.
Log 7 na base 8 = log 7 na base 2³ (basta fatorar o 8 = 2³)
Log 7 na bas 2³ = 1/3 * log 7 na base 2 (usa a propriedade que qualquer expoente na base sai do log invertido)
Voltando na expressão original temos:
Log 3 na base 2 sobre log 7 na base 8 = log 3 na base 2 sobre 1/3*log 7 na base 2 = 3*log 3 na base 2 sobre log 7 na base 2 (apenas inverti a fração 1/3 que tava no denominador da fração)
Seguindo...
3*log 3 na base 2 sobre log 7 na base 2 = 3*log de 3 na base 7 (usei a propriedade de mudança de base)
3*log 3 na base 7 = log 3³ na base 7 = log 27 na base 7 (nesse fato usei a linearização que é aquela propriedade que o expoente do logaritmando sai multiplicando, só que nesse caso o 3 tava multiplicando e voltou como expoente)
Maravilhoso professor! Só não concordo com a última linha limitando o conhecimento de Deus. 😊
Mas se ele está falando em termos de matemática como atividade humana, então o limite que ele impôs não é "Dele" e sim nosso.
Kkkkkk
No ensino superior e médio, eu não posso opinar ponto final Mas, no ensino fundamental, eu, posso. Começando pela divisão no sentido anti-horário começando pelo número 0zero, depois 2 5 1 3 7 9 + todos os cálculos possíveis + conceitos que levam o Senhor, Professor, a ter uma visão ampla da função zeta de riemann = Leibniz + collatz + goldbach + incompletude dos números = godel + introdução aos números perfeitos = diferença de pares para ímpares e neutros = divisão anti-horário = diagramas: 1 sentido horário e outro no sentido anti-horário ponto final