Sempre achei o nosso hino o melhor que existe, a melodia é incrível, sobe e depois vai caindo, isso é lindo demais. E pra falar da letra: "ouviram do ipiranga um heroico brado retumbante", isso é o poder da força de vontade do Brasil, um grito tão alto que deu pra ouvir la do ipiranga. Nao tem nada q nos faça desistir de sermos bons, somos brasa forte, Brasil
Muito bom o vídeo. A historia do nosso hino é fantástica. Só por curiosidade, Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro para garantir o trono português à sua filha Maria II. Para isso, D Pedro teve que ir lutar contra seu irmão, D Miguel botando-o para correr, o que de fato aconteceu. E sua filha, Maria II uma carioca chegou a ser rainha de Portugal rsrs.
Boa noite maetro, o quanto aprendemos com suas excelentes aulas, obrigada !!!👏♥️ Maestro, é de uma tristeza o que aconteceu com D Pedro ll, nosso grande estadista, ver meu querido Rio de Janeiro e toda sua cultura num total abandono, e veja agora a UFRJ, UFF, UFRRJ, sem recursos pra continuar funcionando, é inimaginável!
Que bom que gostou, PParis! Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Muito obrigado por ter se dedicado tanto em fazer as pesquisas e proferir essa excelente palestra sobre um tema tão importante para nossa cultura.🙏🙏meus parabéns!! 👏👏👏
A internet é incrível. 3.000 visualizações (hoje - 19.05.2021), com este conteúdo fantástico. E, milhões de visualizações, em poucas horas, do menino que imita foca e fala palavrões. Sem contar as milhares de visualizações, em poucas horas (ou poucos minutos) dos canais do auxílio emergencial. Ei, povo brasileiro. "O problema do Brasil é nossa falta de atenção com a nossa cultura - falta de raciocínio. Parabéns pelo conteúdo deste vídeo.
Olá, Silvio! Fico muito grato pelo seu comentário. Embora eu concorde com você (rsrsrs) eu acho que o importante aqui no canal do ECAI é que estamos conseguindo devagarzinho atingir uma plateia que nunca havia pensado em música clássica. Vamos mudando o mundo devagar... do jeito que conseguimos. E agradecemos muito seu comentário. Grande abraço!
@@ecai Concordo. Com o passar do tempo e determinação, vocês vamos conseguir. Vocês têm meu like e vou me inscrever no canal. Só não vou ativar o sino de notificações porque não é o meu objetivo, no momento. Mas, fico grato por sua atenção e pelo canal.
Mais um banho de cultura musical, parabéns! Osório Duque Estrada nasceu em Paty do Alferes / RJ, cidade serrana muito antiga e histórica que ainda mantém suas tradições interioranas.
Que bom que gostou, Sylvia! Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Maestro, cheguei agora em seu canal (~1 mês). Estou adorando o conteúdo. Não bastasse o banho cultural que nos dá, de brinde ganhamos seu bom humor nas explicações. Rir enquanto aprende: ótima combinação!!
Que coisa boa que você está gostando do nosso canal, Genivaldo! Só por desencargo de consciência: você já conhece nosso índice, com mais de 500 vídeos e podcasts gratuitos? www.ecai.com.br/indice
Nossa!!! Que história confusa! Parece que é tudo improvisado, ninguém faz as coisas para valer, acreditando mesmo. D. Pedro II era um homem muito culto. Eu estudei no Colégio Pedro II e tenho um carinho muito grande por essa figura histórica. Sei que ele amou muito nosso país e se preocupou com a cultura. Excelente e bem humorada palestra
Muito bem marrada a epopeia que foi a “ organização “ do nosso Hino. Porém é um dos poucos Hinos Nacionais em ritmo Marcial e desafia uma BOA execução ! BRAVO!!🇧🇷
Gostei muito dessa palestra. Adorei também ter acesso a gravação do hino em 1918 na voz do VC; incrível. De fato muita produção cultural do século XIX foi apagada com a nova ordem republicana. Ficou a música do hino nacional brasileiro, tornado símbolo pátrio, graças a paradoxal nostalgia do Marechal Deodoro o qual, mais monarquista que o próprio Imperador apesar de ser o pivô do golpe, não conseguiu aprovar uma música nova para a inaugurada República dos Estados Unidos do Brasil. Que página da história, "meninos e meninas".
Obrigado, José Reinaldo. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Se a introdução cantada escrita pelo Américo Mourão tivesse entrado para a versão oficial do hino, a maioria dos brasileiros já desistiria de cantar logo no começo. Só de ouvir, você já perde o fôlego.
Prezado maestro Permita-me duas breves observações a respeito desta palestra sobre o hino nacional 1- D. Pedro I em Portugal passou a ser D. Pedro IV , e não V como você informou e 2- a Marselhesa, hino nacional da França, foi composto por Roger dd Lisle
Querido Maestro, o nosso Pedro I foi IV de Portugal (e não V). E quanta confusão para um hino! Nesse processo de "apagamento do que houve antes", onde entra o Hino à República? Eu pensei que vc fosse falar dele tb, mesmo que "en passant". É um hino muito bonito que aprendi na escola primária, junto com os demais (Nacional, Independência e Bandeira). Como vc mesmo disse, há muitas histórias sobre o Hino Nacional e quando vc mencionou o concurso requisitado por Deodoro, pensei q vc fosse se referir ao hino que depois ficou sendo da República. Eu tinha aprendido que em janeiro de 1890, o governo provisório de Deodoro da Fonseca promoveu um concurso visando a oficialização de um novo hino para o Brasil. O Teatro Lírico do Rio de Janeiro foi palco da disputa que acabou sendo vencida por José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (letra) e Leopoldo Miguez (música). Quando eu ouvi esse hino na escola, achava-o mais bonito que o Nacional, mas hoje acho os dois muito bonitos.
Excelente pergunta, Clayton, embora não tenhamos uma resposta clara. Estou estudando para poder fazer uma palestra específica sobre o Funk. Respire fundo. Abraço!
Interessantíssima a história, não a conhecia! É interessante que, parece que a partir do clacissismo, passou-se a ser quase uma regra casar a música à métrica do texto cantado, fazendo-se quase sempre música silábica. No barroco, é muito comum usar-se a melismática (não sabia que existe um nome!) - Bach, Händel e outros compunham muito assim, fiquei muito surpreso quando comecei a ouvir música vocal barroca e vi como usavam essa melismática com tamanha maestria e genialidade! No renascimento, já usavam, mas parece que menos. Creio que a melismática surgiu depois da música silábica, pois me parece algo mais elocubrado e menos instintivo. Inclusive, vi há algum tempo que musicólogos que estudam a antigüidade, tentam reconstruir a música da grécia antiga com base nos instrumentos dos quais conseguem fazer réplicas (alguns tocavam, por exemplo, somente algumas poucas notas), e com base na assunção de que a música era silábica. A letra em grego antigo sobrevive, então: letra + instrumento limitado = improviso silábico. Certamente devem usar outras referências, também.
Olá, Luiz! Pois é... o "melisma" é uma invenção antiquíssima. Canto Gregoriano é muito melismático. Pode prestar atenção :-) E sim... os melismas no Barroco são impressionantes. Rossini também é um especialista. Abraço!
Volta, Monarquia! República deu errado no Brasil. Amei a história do hino. Se fosse na Monarquia a letra do hino não teria demorado para se oficializar, após aprovado no concurso. (Penso) a República é loucura.
Dei uma ouvida, Anti. É coincidência. Para ser um plágio, a melodia "copiada" teria que ser muito mais longa. Vamos fazer um vídeo sobre plágios famosos em breve. Grande abraço e obrigado por sua pergunta!
Olá, Andre. O hino alemão, como citado na palestra, segue uma tradição curiosa e diferente da brasileira. A melodia foi realmente escrita por Haydn em 1797 para a celebração do aniversário de Francisco II da Áustria. A letra original reverenciava o imperador austríaco e era para ser uma espécie de paralelo do "God Save the King" britânico. Em 1841, o poeta Fallersleben usou a melodia e escreveu um poema em várias estrofes em homenagem à Alemanha. A terceira estrofe (que começa com "Deutchland, Deutcshland über alles") foi adotada pelo Terceiro Reich e teve sua execução proibida após a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia a Alemanha usa a primeira estrofe do poema como hino. A melodia original, composta por Haydn, é hoje um popular hino protestante, com letra diferente e ainda cantada no vernáculo. Por isso eu disse que é uma tradição diferente. No Brasil, não usamos a mesma melodia para fins diferentes. Obrigado por sua pergunta.
Prezado Maestro Permita-me duas observações s respeito da palestra sobre o hino nacional. 1- Nosso D. Pedro I foi D. Pedro IV em Portugal, e não V, como foi dito e 2- A Marselhesa, hino nacional da França, foi composto por Roger de Lisle na cidade de Estrasburgo, s pedido do “maire”, ou seja, prefeito daquela cidade, e lá foi executada pela primeira vez na presença dele que a aprovou. A música, que não era ainda hino, tomou essa nome (Marselhesa) quando um batalhão da cidade dd Marselha desfilou em Paris cantando-a. Parabéns pelo merecidíssimo sucesso do canal que assisto com religiosa frequência
Observações corretas! Obrigado. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Não, Paulo. Eu conheço a história e ouvi o trecho musical... tem realmente uma semelhança com os primeiros compassos "ouviram do Ipiranga às margens plácidas", mas é só isso. É uma coincidência musical. Obrigado pela pergunta!
Sempre achei o nosso hino o melhor que existe, a melodia é incrível, sobe e depois vai caindo, isso é lindo demais. E pra falar da letra: "ouviram do ipiranga um heroico brado retumbante", isso é o poder da força de vontade do Brasil, um grito tão alto que deu pra ouvir la do ipiranga. Nao tem nada q nos faça desistir de sermos bons, somos brasa forte, Brasil
Força pra nós, né, Guilherme! Abraço e obrigado pela audiência!
@@ecai obrigado pela aula
Muito obrigado Alexandre e todos do Ecai.
Muito bom o vídeo. A historia do nosso hino é fantástica. Só por curiosidade, Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro para garantir o trono português à sua filha Maria II. Para isso, D Pedro teve que ir lutar contra seu irmão, D Miguel botando-o para correr, o que de fato aconteceu. E sua filha, Maria II uma carioca chegou a ser rainha de Portugal rsrs.
A História é essa mesmo, uma carioca no trono de Portugal. Mas o nome do irmão de D. Pedro era D. Miguel (e não Manuel).
@@mariteix verdade, me confundi. Obrigado pela observação, vou arrumar. ksks
É isso aí!
Obrigada pela aula ❤❤❤❤❤
Maestro, obrigado pela aula e viva ao nosso lindo hino!
Boa noite maetro, o quanto aprendemos com suas excelentes aulas, obrigada !!!👏♥️
Maestro, é de uma tristeza o que aconteceu com D Pedro ll, nosso grande estadista, ver meu querido Rio de Janeiro e toda sua cultura num total abandono, e veja agora a UFRJ, UFF, UFRRJ, sem recursos pra continuar funcionando, é inimaginável!
Obrigado pelo importante comentário, Marcia! Abraço!
Vim rapidamente assistir a esse vídeo. Conteúdo muito interessante e pesquisa muito bem feita. Continue com o excelente trabalho, Maestro!
Obrigado!
Que legal esse vídeo, grande sorte que eu recebi ele nos recomendados do TH-cam
Que bom que gostou, PParis! Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Bravo, Maestro, obrigada por nós ensinar
Muito legal!!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado, Isaac! Dá uma olhada em nosso índice geral, com mais de 600 vídeos grátis... www.ecai.com.br clique em INDICE. Abraço!
Maestro Alexandre Inneco é pura cultura! Sensacional! 👏👏👏👏
Obrigadoooo!!!
Professor já estamos com 15k de inscritos 👏👏👏👏👏 vamos aos 50k. 😉😉😉😉😉
Obrigado, Camapheus! Grande abraço!!!
Muito obrigado por ter se dedicado tanto em fazer as pesquisas e proferir essa excelente palestra sobre um tema tão importante para nossa cultura.🙏🙏meus parabéns!! 👏👏👏
Obrigado!
A internet é incrível. 3.000 visualizações (hoje - 19.05.2021), com este conteúdo fantástico. E, milhões de visualizações, em poucas horas, do menino que imita foca e fala palavrões. Sem contar as milhares de visualizações, em poucas horas (ou poucos minutos) dos canais do auxílio emergencial. Ei, povo brasileiro. "O problema do Brasil é nossa falta de atenção com a nossa cultura - falta de raciocínio. Parabéns pelo conteúdo deste vídeo.
Olá, Silvio! Fico muito grato pelo seu comentário. Embora eu concorde com você (rsrsrs) eu acho que o importante aqui no canal do ECAI é que estamos conseguindo devagarzinho atingir uma plateia que nunca havia pensado em música clássica. Vamos mudando o mundo devagar... do jeito que conseguimos. E agradecemos muito seu comentário. Grande abraço!
@@ecai Concordo. Com o passar do tempo e determinação, vocês vamos conseguir. Vocês têm meu like e vou me inscrever no canal. Só não vou ativar o sino de notificações porque não é o meu objetivo, no momento. Mas, fico grato por sua atenção e pelo canal.
MA-RA-VI-LHOOOOOO-SOOO!!! Mestre, fico impressionada com a forma que conta e interpreta todas as histórias. Parabéns!
Obrigadooooo
Muito obrigado pela aula de história.
Mais uma palestra sensacional como de costume 👏👏👏👏👏
Chorei...de rir...
Obrigafa maestro
Mais um banho de cultura musical, parabéns!
Osório Duque Estrada nasceu em Paty do Alferes / RJ, cidade serrana muito antiga e histórica que ainda mantém suas tradições interioranas.
Obrigado pela colaboração, Renato! Abraço!
Muito divertido e enrriquecedor esse vídeo!
Aí professor, adorei sua explicação, seu humor deixou o vídeo muito engraçado e interessante. ✌🏼
Valeu! Abraço!
❤❤❤ amooo seus vídeos
PARABÉNS MAESTRO. MUITO BOM BRAVO BRAVO 😷👏👏👏👏
Obrigado!
Sen sa cio nal !!!
Toda a Aula 💚💛💙 com as pausas do Maestro tudo fica perfeito !!!!
Agradeço muito Senhor Maestro 💙💛💚
Que bom que gostou, Sylvia! Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Obrigado pela aula sobre o nosso amado hino nacional.
Obrigado, Waldir!
Chorando de rir..do começo ao fim.
Mas aprendi muito. Obrigada maestro
Maestro, cheguei agora em seu canal (~1 mês). Estou adorando o conteúdo. Não bastasse o banho cultural que nos dá, de brinde ganhamos seu bom humor nas explicações. Rir enquanto aprende: ótima combinação!!
Que coisa boa que você está gostando do nosso canal, Genivaldo! Só por desencargo de consciência: você já conhece nosso índice, com mais de 500 vídeos e podcasts gratuitos? www.ecai.com.br/indice
@@ecai Conheço de tanto que você menciona em seus vídeos..kkkk. Mas preciso começar a explorá-lo. Vou fazer isso o quanto antes! Obrigado!
Muito bom
Que história incrível a desse hino! O retrato da nossa história. Tão simbólico.
Não é? Obrigado, Cristiana!
Nossa!!! Que história confusa! Parece que é tudo improvisado, ninguém faz as coisas para valer, acreditando mesmo. D. Pedro II era um homem muito culto. Eu estudei no Colégio Pedro II e tenho um carinho muito grande por essa figura histórica. Sei que ele amou muito nosso país e se preocupou com a cultura. Excelente e bem humorada palestra
Obrigado, Mirza! Que bom tê-la aqui no canal do ECAI!!!!
Muito bem marrada a epopeia que foi a “ organização “ do nosso Hino. Porém é um dos poucos Hinos Nacionais em ritmo Marcial e desafia uma BOA execução ! BRAVO!!🇧🇷
Quanta história desse nosso belíssimo hino, maestro ! Obrigada pela cuidadosa pesquisa 👏👏👏😃
Eu que agradeço sua companhia aqui no canal do ECAI :-) Abraçooooo
Maestro, amei, como sempre!!! Parabéns pelo belo trabalho!!!
Muito boa a análise. Parabéns.
Maravilha, um show!
Amei a palestra. Obrigada, maestro.
Obrigado sempre, Sabrina!
Você é ótimo! Amo suas palestras, agradeço muito tudo o que estou aprendendo e assim que eu puder vou colaborar com o ECAI.
Obrigado demais, Nilce! E muuuuito obrigado por seu apoio! É fundamental para nós! Abraço imenso!
EXCELENTE! não sabia dessa história toda, e como é recente o Hino. Aliás tb adoro o Palácio do Catete!
Que bom que gostou, Renato. Assista também nosso vídeo "Chiquinha Gonzaga X Ruy Barbosa"... tem uma história lá sobre outro palácio, o Monroe. Abraço!
Primeiro vídeo que assisti aqui. Simplesmente amey. Continue assim, primo
Volte sempre, ó prima gloriosa! 😃
Explicação fantástica, aprendi muito. Obrigado maestro
Obrigado, Luis Antonio! Volte sempre ao canal do ECAI!
Maestro, vc é maravilhoso!!!!
É muito bom ouvi-lo daqui de São Paulo!!!! Obrigada!!!!
Obrigadooooo!!!
Super parabéns !! Adoro suas palestras!!
Que ótimo!
Excelente !!! Muito bom !!!
Muito bom!!
Sem palavras!
Até porque como discutir!!!!
Muito obrigado
Muito boa palestra maestro parabéns
Muito obrigado
Gostei muito dessa palestra. Adorei também ter acesso a gravação do hino em 1918 na voz do VC; incrível. De fato muita produção cultural do século XIX foi apagada com a nova ordem republicana. Ficou a música do hino nacional brasileiro, tornado símbolo pátrio, graças a paradoxal nostalgia do Marechal Deodoro o qual, mais monarquista que o próprio Imperador apesar de ser o pivô do golpe, não conseguiu aprovar uma música nova para a inaugurada República dos Estados Unidos do Brasil. Que página da história, "meninos e meninas".
Obrigado! Abraço imenso!
Boa tarde!!!
Sensacional
Excelente, maestro! Obrigado pela aula!
Que bom que você gostou, Marcelo! Abraço!
👏👏👏👏🇧🇷
Maestro, que fantástico a história do Hino Nacional! Não conhecia as outras letras...muito interessante
Obrigado, Ana! Abraço!
otimo video!
Obrigado, José Reinaldo. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
Maravilhoso!
Obrigado!!!
Muito interessante esta palestra. Muito obrigado.
Obrigado pela audiência, André!
Sempre, mestre. Abraços
Aula magnifica. Aprendi muito.
Muito obrigado, Elise! Grande abraço!
Maestro, fala sobre o Hino da Independência.
Boa sugestão! Tá anotada! Abraço, Juliédson.
Se a introdução cantada escrita pelo Américo Mourão tivesse entrado para a versão oficial do hino, a maioria dos brasileiros já desistiria de cantar logo no começo. Só de ouvir, você já perde o fôlego.
*_#Likezão_* 📖 🙌
Um dos nossos símbolos nacionais, apesar de mais bonito o Hino à Independência... o senhor podia falar dele também.
Tá na lista, Francisco! Obrigado!
Prezado maestro
Permita-me duas breves observações a respeito desta palestra sobre o hino nacional
1- D. Pedro I em Portugal passou a ser D. Pedro IV , e não V como você informou e
2- a Marselhesa, hino nacional da França, foi composto por Roger dd Lisle
Ambas observações corretas!
Querido Maestro, o nosso Pedro I foi IV de Portugal (e não V). E quanta confusão para um hino! Nesse processo de "apagamento do que houve antes", onde entra o Hino à República? Eu pensei que vc fosse falar dele tb, mesmo que "en passant". É um hino muito bonito que aprendi na escola primária, junto com os demais (Nacional, Independência e Bandeira). Como vc mesmo disse, há muitas histórias sobre o Hino Nacional e quando vc mencionou o concurso requisitado por Deodoro, pensei q vc fosse se referir ao hino que depois ficou sendo da República. Eu tinha aprendido que em janeiro de 1890, o governo provisório de Deodoro da Fonseca promoveu um concurso visando a oficialização de um novo hino para o Brasil. O Teatro Lírico do Rio de Janeiro foi palco da disputa que acabou sendo vencida por José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (letra) e Leopoldo Miguez (música). Quando eu ouvi esse hino na escola, achava-o mais bonito que o Nacional, mas hoje acho os dois muito bonitos.
Obrigado pela correção, Marilda! Ao vivo é fogo rsrsrs
E hj temos o funk e o sertanejo universitário como base p os jovens
Isso é evolução ?
Excelente pergunta, Clayton, embora não tenhamos uma resposta clara. Estou estudando para poder fazer uma palestra específica sobre o Funk. Respire fundo. Abraço!
Interessantíssima a história, não a conhecia! É interessante que, parece que a partir do clacissismo, passou-se a ser quase uma regra casar a música à métrica do texto cantado, fazendo-se quase sempre música silábica. No barroco, é muito comum usar-se a melismática (não sabia que existe um nome!) - Bach, Händel e outros compunham muito assim, fiquei muito surpreso quando comecei a ouvir música vocal barroca e vi como usavam essa melismática com tamanha maestria e genialidade! No renascimento, já usavam, mas parece que menos. Creio que a melismática surgiu depois da música silábica, pois me parece algo mais elocubrado e menos instintivo. Inclusive, vi há algum tempo que musicólogos que estudam a antigüidade, tentam reconstruir a música da grécia antiga com base nos instrumentos dos quais conseguem fazer réplicas (alguns tocavam, por exemplo, somente algumas poucas notas), e com base na assunção de que a música era silábica. A letra em grego antigo sobrevive, então: letra + instrumento limitado = improviso silábico. Certamente devem usar outras referências, também.
Olá, Luiz! Pois é... o "melisma" é uma invenção antiquíssima. Canto Gregoriano é muito melismático. Pode prestar atenção :-) E sim... os melismas no Barroco são impressionantes. Rossini também é um especialista. Abraço!
@@ecai verdade, o canto gregoriano o usa bastante também! Intressantíssimo!
Acredito que já está passando da hora de escolhermos outro Hino Nacional. rs
Valeu, Parabolics!!! Você já conhece nosso índice geral com centenas de vídeos gratuitos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Grande abraço!
Volta, Monarquia! República deu errado no Brasil. Amei a história do hino. Se fosse na Monarquia a letra do hino não teria demorado para se oficializar, após aprovado no concurso. (Penso) a República é loucura.
É só coincidência a similaridade entre a marcha da Ópera Don Sanche do Liszt e o Hino Nacional, ou é cópia mesmo?
th-cam.com/video/S2JNJGr25I0/w-d-xo.html
Dei uma ouvida, Anti. É coincidência. Para ser um plágio, a melodia "copiada" teria que ser muito mais longa. Vamos fazer um vídeo sobre plágios famosos em breve. Grande abraço e obrigado por sua pergunta!
Por favor , diga o pix ?
Olá, Raoni! Nosso PIX é 14.212.894.0001-98 (é nosso CNPJ). Obrigado!
sHOW
Maestro, não entendi a referência ao hino alemão como sendo nazista, esse hino não foi composto por Joseph Haydn?...
Olá, Andre. O hino alemão, como citado na palestra, segue uma tradição curiosa e diferente da brasileira. A melodia foi realmente escrita por Haydn em 1797 para a celebração do aniversário de Francisco II da Áustria. A letra original reverenciava o imperador austríaco e era para ser uma espécie de paralelo do "God Save the King" britânico. Em 1841, o poeta Fallersleben usou a melodia e escreveu um poema em várias estrofes em homenagem à Alemanha. A terceira estrofe (que começa com "Deutchland, Deutcshland über alles") foi adotada pelo Terceiro Reich e teve sua execução proibida após a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia a Alemanha usa a primeira estrofe do poema como hino. A melodia original, composta por Haydn, é hoje um popular hino protestante, com letra diferente e ainda cantada no vernáculo. Por isso eu disse que é uma tradição diferente. No Brasil, não usamos a mesma melodia para fins diferentes. Obrigado por sua pergunta.
Prezado Maestro
Permita-me duas observações s respeito da palestra sobre o hino nacional.
1- Nosso D. Pedro I foi D. Pedro IV em Portugal, e não V, como foi dito e
2- A Marselhesa, hino nacional da França, foi composto por Roger de Lisle na cidade de Estrasburgo, s pedido do “maire”, ou seja, prefeito daquela cidade, e lá foi executada pela primeira vez na presença dele que a aprovou.
A música, que não era ainda hino, tomou essa nome (Marselhesa) quando um batalhão da cidade dd Marselha desfilou em Paris cantando-a.
Parabéns pelo merecidíssimo sucesso do canal que assisto com religiosa frequência
Observações corretas! Obrigado. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. Abraço!
I’m
A
A primeira gravação do hino na verdade e de 1902 gravado pela Casa Edson em 1902
th-cam.com/video/WSxkM5CnoUY/w-d-xo.html
Ótima referência, Roberto. Só que essa gravação ainda não tem a letra, escrita sete anos depois. Abraço!
è verdade que o hino nacional foi plagiado de uma opera italiana?
Não, Paulo. Eu conheço a história e ouvi o trecho musical... tem realmente uma semelhança com os primeiros compassos "ouviram do Ipiranga às margens plácidas", mas é só isso. É uma coincidência musical. Obrigado pela pergunta!
Maravilhosa explicação,tem como vc explicar a letra tbm?