Parabéns pelo vídeo!!!! Outra sugestão minha é ouvir as paixões acompanhando o texto dos evangelhos na Bíblia. É exatamente o texto escrito por São João e São Mateus! Obras primas da humanidade!
Obrigado, professor.Gosto de ouvir Bach, não entendo nada do que eles cantam (😅),.mas gosto da sonoridade. Sou fã de Bach, se não fosse boa a música, jamais seria estudada até hoje. Abraços!
Professor,essas são as suas duas paixões:o amor pela música e a generosidade de compartilhar conosco o seu conhecimento. Santa Cecília sempre o proteja!
#1 comentário. Você é fod@. Te descobri por acaso e com você veio Bach e tantos outros. #2 Gasto tanto $$$ com porcarias que resolvi fazer melhor uso. PIX pro Cê. #3 Continue desse jeito, não mude, por favor. #4 Nem sei mai o que falar… super obrigado. José Heitor do Amaral Gurgel, 73, seu fã.
Obrigado sempre, Amaral! Grande abraço. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Basta visitar www.ecai.com.br e clicar em INDICE. Espero que seja útil. Abraço.
Olá, Pedro Paulo. Todo oratório (e as paixões são oratórios) funciona como se fosse uma espécie de ópera religiosa. A diferença é que não é encenada - os oratórios foram originalmente criados para serem peças de concerto ou apresentadas durante cerimônias religiosas, em igrejas, e também sem encenação, cenário ou figurino especiais. Obrigado por sua audiência e por seu comentário!
Muito obrigado pela explicação e certamente você deu mais um pontapé, para uma melhor compreensão da mensagem que Bach queria passar, não se resumindo às Paixões, mas a todas suas obras. Quando olho para as produções dele, vejo que seu mundo era tão vasto, quanto o universo. Também não esqueci da doação, seu trabalho não tem preço e a parte que você pede a doação, certamente, é uma das mais divertidas dos seus vídeos. Parabéns e sou muito grato pelo trabalho.
Muitíssimo obrigado, Allan! Você conhece o índice geral de vídeos do ECAI? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. São quase 800 vídeos gratuitos sobre música. Abraço!
Lindo a obra de Bach sou fã especialmente das paixões, você ajuda a ver tudo com mais entusiamo e a quem não tem essa sensibilidade poder abrir-se para apreciar! Lindo seu Trabalho de ensino!
Olá Maestro, sim, são lindas! A Paixão de São Matheus me causa sensação de maior leveza e a de São João mais intensa e dramática, achei vídeos fantásticos. Obrigada
Muito obrigado por sua generosidade, Isabela! São pessoas como você que nos dão a certeza de que vamos sobreviver a esta tempestade. Você já conhece nosso índice geral, com mais de 550 vídeos gratuitos sobre música? www.ecai.com.br/indice
Maestro, se não se incomodar faça o Oratório de Natal do Bach: grandes obras. É uma obra maravilhosa! Amo ela e é uma dos trabalhos que eu mais gosto de Johann Sebastian Bach. E também a Missa em Si Menor.
Bach pai é perfeito, adoro. Os filhos famosos eu não aprecio tanto, embora sejam bons também. Adorei esse vídeo, obrigada! Não sabia da diferença entre coro e coral. Muito interessante.
Boa sugestão, Isaac... só que... acredite se quiser, 70% dos usuários do canal assistem os videos em celular (em pé). Por isso temos vídeos nas duas posições. Ao vivo em pé e os gravados/editados são deitados. Assim agradamos (ou desagradamos rsrsrs) a todos...
Olá, Cleide! Simplificando bastante, uma cantata é um "mini oratório". Geralmente, os oratórios são peças de longa duração (2 a 3 horas), enquanto as cantatas são bem mais curtas, de 15 a 30 minutos.
Olá maestro, gostaria de sugerir um vídeo sobre a vida e obra de Mendelson, pois trata-se de um personagem importantíssimo, com uma obra exemplar mas pouco explorado. Muito obrigado e parabéns pelos vídeos.
Eu não sou um especialista no assunto, longe disso, mas fico feliz por conhecer o suficiente para realmente apreciar uma obra dessas. E não me entendam mal. Meu conhecimento de música é baixíssimo. O que quero dizer é que tem certas coisas que a gente precisa aprender a gostar e não falo só de música. Eu não sei beber nada que não seja coca-cola ou guaraná. Não aprendi a beber, sei lá por quê. Nem de cerveja, uma unanimidade nacional, internacional, intergalática, eu consigo beber. Aquilo é amargo; não desce... Para mim o mesmo acontece com música. Tem música que é doce, fácil de gostar, mas tem outras que são horrivelmente amargas. As mais lentas são mais difíceis de gostar. Eu ia aos concertos com o meu pai quando ainda era uma criança; assistia um concerto para piano, como o nº 5 de Beethoven e gostava do primeiro e do terceiro movimento, que são mais intensos e rápidos. Achava sonolento e chato o lidíssimo segundo movimento. Eu sou incapaz de ouvir Mahler e tenho uma enorme dificuldade com óperas, mas tenho aprendido muito aqui no canal e, de repente, quem sabe, um dia conseguirei apreciar uma ópera inteira de Wagner. Ao contrário do Maestro, acho essas Paixões de Bach, obras difíceis de serem assimiladas por ouvidos sem algum treino. O Messias é muito mais fácil. Na minha opinião, alguém pouco acostumado com música clássica, achará essas paixões uma coisa chata, mas é só a minha opinião. Embora eu seja um judeu ateu, acho que Bach foi um Deus, se é que isso faz algum sentido. Na verdade não sei o que ele era, mas decididamente não era normal. A abertura da Paixão de São Matheus, aqueles coros, toda a polifonia que existe em cada uma daquelas peças, o Erbarme Dich Mein Gott, o Zind Blitze, sind Donner, o coro final, só para citar algumas poucas partes, são coisa de outro mundo, pelo menos para mim. Aquilo não pode ter sido escrito por uma pessoa normal. E dizem, não sei nem se é verdade, que Bach não tinha computador. Vai entender
Excelente comentário, Eduardo. Muito obrigado por dividir seus pensamentos aqui. Tudo o que você escreveu faz absoluto sentido. Fico muito feliz em estar conhecendo pessoas como você aqui no canal do ECAI, porque é uma maneira espetacular de tentar entender a cabeça de pessoas que admiram a música clássica quase que "por acidente". Agradeço imensamente sua audiência e presença aqui no canal. Grande abraço e até breve!
@@ecai Quem tem algo a agradecer aqui sou eu, somos todos nós que temos a honra de poder ouvir alguém como o senhor que se dispõe a compartilhar conosco tanto conhecimento. E aproveitando a sua presença por aqui, vou emendar uma pergunta que, quem sabe o senhor responde no quadro "O Maestro Responde". É o seguinte: Algumas sinfonias de Beethoven e, neste momento só consigo me lembrar de duas onde isso acontece, parecem têm trechos que parecem ser opcionalmente executados. O trecho inicial do quarto movimento da quinta é um exemplo. Há interpretações que repetem o tal trecho e outras que não o fazem. Neste momento não consigo me lembrar de outros exemplos, mas eles existem. A pergunta é: Existe esse tipo de indicação em alguma lugar, feita pelo compositor? Algo como: Depois do compasso nº X, retornar ao compasso Y, se estiver com tempo sobrando, rsrsrs! Saudações Rio de Janeirenses!
Se não me engano o título original dessas obras é "paixão segundo Mateus" e "paixão segundo João", pq Bach sendo protestante não considera esses personagens santos. Mesmo eu que gosto de ser purista, me pego as vezes chamando de São Mateus/São João. A propósito, algum dia o senhor poderia falar da Liturgia de São João Crisóstomo ou do Vespers do Rachmaninoff? são obras sacras da igreja católica ortodoxa russa belíssimas.
Você está certo. Na verdade, o título original é "A Paixão de João" e "A Paixão de Mateus". Mas em português tradicionalmente traduzimos diferente. Abraço, Isaac!
Aparentemente, a Paixão de Marcos existiu, mas se perdeu. O que existe hoje são tentativas de reconstrução históricas. Mas a obra em si nunca foi encontrada.
A paixão segundo São Mateus é possivelmente a maior obra prima da música mundial.
Parabéns maestro pela explicação
Parabéns pelo vídeo!!!!
Outra sugestão minha é ouvir as paixões acompanhando o texto dos evangelhos na Bíblia. É exatamente o texto escrito por São João e São Mateus! Obras primas da humanidade!
Excelente sugestão!
Obrigado, professor.Gosto de ouvir Bach, não entendo nada do que eles cantam (😅),.mas gosto da sonoridade. Sou fã de Bach, se não fosse boa a música, jamais seria estudada até hoje. Abraços!
Um dia me mudo para Brasília para ir ao ECAI e ver sempre o Maestro.
Vamos fazer um encontro de amigos e fãs do ECAI aqui em BSB este ano! Topa vir?
Professor,essas são as suas duas paixões:o amor pela música e a generosidade de compartilhar conosco o seu conhecimento.
Santa Cecília sempre o proteja!
Muitíssimo obrigado, e muitos améns!
Belíssimo trabalho!
Já inscrito.
Muito obrigado, Matheus! Você já conhece nosso índice geral, com mais de 500 vídeos gratuitos sobre música? www.ecai.com.br/indice
Paixão Segundo São Mateus mudou a playlists angelical. Duvido que os anjos não apresentem essa obra no paraíso.
BRAVÍSSIMO, MAESTRO!!!!!
Obrigado, Joel! Grande abraço e volte sempre ao canal do ECAI!
Maestro, muitíssimo obrigado pela explicação, paciência e dedicação!!! ❤❤
Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado, Luciano!
#1 comentário. Você é fod@. Te descobri por acaso e com você veio Bach e tantos outros.
#2 Gasto tanto $$$ com porcarias que resolvi fazer melhor uso. PIX pro Cê.
#3 Continue desse jeito, não mude, por favor.
#4 Nem sei mai o que falar… super obrigado.
José Heitor do Amaral Gurgel, 73, seu fã.
Obrigado sempre, Amaral! Grande abraço. Você já conhece nosso índice geral, com centenas de vídeos gratuitos sobre música? Basta visitar www.ecai.com.br e clicar em INDICE. Espero que seja útil. Abraço.
Encantar é a palavra.
Sou apaixonada pela "paixão segundo são Matheus"! Bach é excepcional!!!!
Ouço Bach ,mas ouvir um músico sobre essa arte...é um passeio no Paraíso.
😅
tô mandando!!!😂😂😂 sim, maestro....
Eu pensava ser uma Ópera, se parece muito como uma.
Aqui no RJ tem uma livraria de usados, nela comprei LP contendo essa obra. Linda demais.
Olá, Pedro Paulo. Todo oratório (e as paixões são oratórios) funciona como se fosse uma espécie de ópera religiosa. A diferença é que não é encenada - os oratórios foram originalmente criados para serem peças de concerto ou apresentadas durante cerimônias religiosas, em igrejas, e também sem encenação, cenário ou figurino especiais. Obrigado por sua audiência e por seu comentário!
Maestro, o que seria do meu conhecimento de Erudito se não fosse você. 1000 X 1000 vezes agradecido. Luz e paz
Vou ouvir hoje, obrigada
parabens professor. essa musica e linda mesmo
Muito obrigado pela explicação e certamente você deu mais um pontapé, para uma melhor compreensão da mensagem que Bach queria passar, não se resumindo às Paixões, mas a todas suas obras. Quando olho para as produções dele, vejo que seu mundo era tão vasto, quanto o universo. Também não esqueci da doação, seu trabalho não tem preço e a parte que você pede a doação, certamente, é uma das mais divertidas dos seus vídeos. Parabéns e sou muito grato pelo trabalho.
Muitíssimo obrigado, Allan! Você conhece o índice geral de vídeos do ECAI? Visite www.ecai.com.br e clique em INDICE. São quase 800 vídeos gratuitos sobre música. Abraço!
Lindo a obra de Bach sou fã especialmente das paixões, você ajuda a ver tudo com mais entusiamo e a quem não tem essa sensibilidade poder abrir-se para apreciar! Lindo seu Trabalho de ensino!
Que bom ler o seu comentário, Apolo! Muito obrigado por sua audiência e seu comentário gentil!
Paixão Segundo Mateus é um das mais belas músicas que meus ouvidos já ouviram.
na parte do recitativo foi muito bem.
Sensacional. Tem algumas versões das Paixões de Bach já com legenda no TH-cam.
Olá Maestro, sim, são lindas! A Paixão de São Matheus me causa sensação de maior leveza e a de São João mais intensa e dramática, achei vídeos fantásticos. Obrigada
Valeu!
Muito obrigado por sua generosidade, Isabela! São pessoas como você que nos dão a certeza de que vamos sobreviver a esta tempestade. Você já conhece nosso índice geral, com mais de 550 vídeos gratuitos sobre música? www.ecai.com.br/indice
*Muchísimas Gracias* 📖 🙌
Maestro , sempre impecável... Deus o abençoe!
Assistirei esse concerto na sexta-feira santa. Deus nos abençoe, Deus abençoe Sua Igreja e seus santos profetas. Amém.
O maestro Alexandre faz aumentar o amor pela música. Obrigado.
Meu irmão, sua didática é simplesmente incrível!
Obrigado demais, Sírio! Você já conhece nosso índice geral? São centenas de vídeos grátis organizados em www.ecai.com.br clique em INDICE. Abraço!
Esse senhor simpatico me lembrou o Professor tibúrcio.
Hahaha... obrigado...
Maestro o senhor é espetacular. Parabéns!!
Obrigado pelo elogio
Prazer imeeeeenso ver suas palestras, maestro! Abraços.
Que honra! :-)
Amoooo as Paixões do Bach!❣️
Obras maravilhosas....
Excelente escolha , maestro, muito obrigada por mais uma excelente aula
Eu que agradeço
Sensacional 👏👏👏👏👏
Obrigado 😃
Grande Maestro, sabe tudo! Vou ouvir a Paixão de Matheus com a letra na mão. Brigadão!
Nós que agradecemos!
Maestro, se não se incomodar faça o Oratório de Natal do Bach: grandes obras. É uma obra maravilhosa! Amo ela e é uma dos trabalhos que eu mais gosto de Johann Sebastian Bach. E também a Missa em Si Menor.
Excelentes sugestões! Anotadas!
Sua aula é uma paixão
Haha! Obrigado! Grande abraço!
Bach pai é perfeito, adoro. Os filhos famosos eu não aprecio tanto, embora sejam bons também. Adorei esse vídeo, obrigada! Não sabia da diferença entre coro e coral. Muito interessante.
Nós que agradecemos!
Maestro, o senhor pode fazer uma análise mais musical de cada paixão?
Olá, Felipe! Boa sugestão. Tá na lista :-) Abraço.
valeu maestro
Disponha!
👏🏻👏🏻👏🏻❣️
Sugestão maestro, se tiver usando celular pra gravar, vire-o na horizontal para ficar em tela cheia. Ótimo vídeo, parabéns!
Boa sugestão, Isaac... só que... acredite se quiser, 70% dos usuários do canal assistem os videos em celular (em pé). Por isso temos vídeos nas duas posições. Ao vivo em pé e os gravados/editados são deitados. Assim agradamos (ou desagradamos rsrsrs) a todos...
Olá maestro!!!
Fiquei em dúvida sobre a diferença entre cantata e oratório. Poderia me esclarecer? Obrigada!!!!
Olá, Cleide! Simplificando bastante, uma cantata é um "mini oratório". Geralmente, os oratórios são peças de longa duração (2 a 3 horas), enquanto as cantatas são bem mais curtas, de 15 a 30 minutos.
Olá maestro, gostaria de sugerir um vídeo sobre a vida e obra de Mendelson, pois trata-se de um personagem importantíssimo, com uma obra exemplar mas pouco explorado. Muito obrigado e parabéns pelos vídeos.
Ótima sugestão!
Não entendi mais gostei do video
O importante é aprender devagarinho, Loivani. Aos poucos você vai entender! Obrigado pela sua audiência aqui no canal do ECAI.
Eu não sou um especialista no assunto, longe disso, mas fico feliz por conhecer o suficiente para realmente apreciar uma obra dessas. E não me entendam mal. Meu conhecimento de música é baixíssimo. O que quero dizer é que tem certas coisas que a gente precisa aprender a gostar e não falo só de música. Eu não sei beber nada que não seja coca-cola ou guaraná. Não aprendi a beber, sei lá por quê. Nem de cerveja, uma unanimidade nacional, internacional, intergalática, eu consigo beber. Aquilo é amargo; não desce... Para mim o mesmo acontece com música. Tem música que é doce, fácil de gostar, mas tem outras que são horrivelmente amargas. As mais lentas são mais difíceis de gostar. Eu ia aos concertos com o meu pai quando ainda era uma criança; assistia um concerto para piano, como o nº 5 de Beethoven e gostava do primeiro e do terceiro movimento, que são mais intensos e rápidos. Achava sonolento e chato o lidíssimo segundo movimento. Eu sou incapaz de ouvir Mahler e tenho uma enorme dificuldade com óperas, mas tenho aprendido muito aqui no canal e, de repente, quem sabe, um dia conseguirei apreciar uma ópera inteira de Wagner. Ao contrário do Maestro, acho essas Paixões de Bach, obras difíceis de serem assimiladas por ouvidos sem algum treino. O Messias é muito mais fácil. Na minha opinião, alguém pouco acostumado com música clássica, achará essas paixões uma coisa chata, mas é só a minha opinião. Embora eu seja um judeu ateu, acho que Bach foi um Deus, se é que isso faz algum sentido. Na verdade não sei o que ele era, mas decididamente não era normal. A abertura da Paixão de São Matheus, aqueles coros, toda a polifonia que existe em cada uma daquelas peças, o Erbarme Dich Mein Gott, o Zind Blitze, sind Donner, o coro final, só para citar algumas poucas partes, são coisa de outro mundo, pelo menos para mim. Aquilo não pode ter sido escrito por uma pessoa normal. E dizem, não sei nem se é verdade, que Bach não tinha computador. Vai entender
Excelente comentário, Eduardo. Muito obrigado por dividir seus pensamentos aqui. Tudo o que você escreveu faz absoluto sentido. Fico muito feliz em estar conhecendo pessoas como você aqui no canal do ECAI, porque é uma maneira espetacular de tentar entender a cabeça de pessoas que admiram a música clássica quase que "por acidente". Agradeço imensamente sua audiência e presença aqui no canal. Grande abraço e até breve!
@@ecai Quem tem algo a agradecer aqui sou eu, somos todos nós que temos a honra de poder ouvir alguém como o senhor que se dispõe a compartilhar conosco tanto conhecimento. E aproveitando a sua presença por aqui, vou emendar uma pergunta que, quem sabe o senhor responde no quadro "O Maestro Responde". É o seguinte: Algumas sinfonias de Beethoven e, neste momento só consigo me lembrar de duas onde isso acontece, parecem têm trechos que parecem ser opcionalmente executados. O trecho inicial do quarto movimento da quinta é um exemplo. Há interpretações que repetem o tal trecho e outras que não o fazem. Neste momento não consigo me lembrar de outros exemplos, mas eles existem. A pergunta é: Existe esse tipo de indicação em alguma lugar, feita pelo compositor? Algo como: Depois do compasso nº X, retornar ao compasso Y, se estiver com tempo sobrando, rsrsrs! Saudações Rio de Janeirenses!
@@eduardostern5918 boa pergunta! Vou responder sim!
@@ecai Então, falta dizer de onde sou. Sou de copacabana, Rio de Janeiro!
Uma pergunta: será que é possível fazer Violão solo nessas duas peças? Ou é loucura de músico? Obrigado
Ricardo... tudo é possível... mas as Paixões são peças eminentemente corais e vocais... então é um desafio extremo :-)
Se não me engano o título original dessas obras é "paixão segundo Mateus" e "paixão segundo João", pq Bach sendo protestante não considera esses personagens santos. Mesmo eu que gosto de ser purista, me pego as vezes chamando de São Mateus/São João.
A propósito, algum dia o senhor poderia falar da Liturgia de São João Crisóstomo ou do Vespers do Rachmaninoff? são obras sacras da igreja católica ortodoxa russa belíssimas.
Você está certo. Na verdade, o título original é "A Paixão de João" e "A Paixão de Mateus". Mas em português tradicionalmente traduzimos diferente. Abraço, Isaac!
A Paixão segundo são Marcos é falsa? Então porque ela é inserida no catalogo de obras de Bach como BWV247?
Aparentemente, a Paixão de Marcos existiu, mas se perdeu. O que existe hoje são tentativas de reconstrução históricas. Mas a obra em si nunca foi encontrada.
Obrigado pelo seu tempo Maestro! Vou executar seleções (as Arias e alguns Corais) desta paixão em minha cidade na pascoa de 2024!@@ecai
Só por curiosidade, és você religioso?
Valeu!
Obrigadooooo!!!! Grande abraço!!!