@@oficinadobento9246 sim, se tudo está ok no sistema de arrefecimento e lubrificação, ela vai rodar 24h sem dar problemas em giros máximos acima de 8.000 rpm e abaixo de 10.400 rpm que é o limite de corte. Agora se vai rodar 100.000 km, 200.000km sem apresentar desgastes além do normal é outra história. Conheço D400 que o cara anda nesse estilo que vc mensionou e advinha?! 20.000 km, motor bebendo óleo. Agora pq será que minha moto não baixa óleo ou tem barulhos estfanho no motor. Eu sei a receita. Creio que a moto desse rapaz que chegou a 20k baixa óleo pelo stress gerado ao motor e degradação do óleo, creio que se ele tivesse trocado na metade do km ele teria protegido o motor de desgastes, pois quando vc stressa muito o motor, o óleo aquece bastante e tem tendência maior a sofrer degradação mais rápido, assim deixando de proteger como deve. O problema não é só acelerar muito, o maior problema é as manutenções preventiva que devem ser feitas antecipadamente. Lembrando que ao ligar o motor vc deve aquecer por 1 minuto e nos 3 a 4 km primários do dia andar sem dar carga de mais no motor, tudo isso ajuda a preservar, depois pode acelerar sim, mas trocar óleo antes caso faça utilização severa.
@@Dockmotovc matou a pau camarada, sou mecânico e sempre falo isso para os meus clientes , um motor q roda até 400 mil km se vc stressa ele muito fatalmente ele não passará dos 150 mil km pois em uma dessas uma biela , um pistão 13:00 se parte e já era ...... é isso se tudo estiver certinho na manutenção.
Conserteza. Esse motor é pra 300 mil km ou mais. Já os motores novo um ou outro apresenta B.ó em rolamento, coisa básica de resolver. Mas é um excelente projeto.
Teu canal pra mim é uma das referências sobre a Dominar 400, parabéns pelos conteúdos, show!! A minha está com apenas 700km atualmente, amaciando na manha. Mesmo depois de amaciado, 110 - 120km/h é uma velocidade boa pra viagem, uma vez ou outra se precisar um pouco mais. Pelo que vi a minha chega aos 100.000 km de boa.
@@minha1602 show de bola, continue assim e terá vida longa seu motor. Lembre-se de fazer uma versão no sistema de arrefecimento. Valeu por assistir. Saudações! 👊
Parabéns garoto,eu ando e viajo de moto desde 1975, hoje tenho uma Tiger 800 2016 e já fiz 140 mil km e a idade chegou, essa moto ta muito pesada, então eu estou interessado em comprar uma dominar 400, eu sempre assisto os seus vídeos e vc é perfeito nas suas explicações, parabéns por tudo, hoje tenho 68 anos tenho 165 de altura e peso 66 k e viajo sempre com a minha esposa e todos os anos vou até Belém e Santarém no para. O que você me diz se a dominar vai ser uma boa pra mim a minha tocada é o que manda a rodovia. Ficarei muito grato se você me dá uma luz.grade abraço.
Obrigado meu querido! A Tigger 800 é um motão, sem dúvidas superior a D400, mas a D400 não deixará nada a desejar, a D400 é uma moto que anda muito bem com duas pessoas e bagagens, sobe e desce a 120 se quizer, e se precisar acelerar ela tem folego para ir a 150 com peso e duas pessoas em cima. A única observação que índico é amaciar o motor e verificar o sistema de arrefecimento. Se estiver tudo ok da forma que eu tenho explicado, é só alegria, é muntar na moto e passear milhares de km sem medo de ficar na mão. Pra tua altura a D400 vai servir perfeitamente. Vida longa ao Senhor, que Deus conserve essa saúde que vc tenha para curtir muito seus passeios com a patroa. Abraço! 🫡🍷
Exatamente, muito bom conteudo, para os que falam que as binarias chinesas são de qualidades superior não devem entender, as proprias CG 160 queridinhas da maioria não chegam sequer em 50 mil quilometros rodados sem abrir o motor, então se quer surrar a moto tenha mente que pode haver desgaste prematuro e isso vale para qualquer veiculo de qualquer marca.
Dock, obrigado pelo video, tem ajudado bastante. Comprei uma bajaj d400 recentemente no leilão, aparentemente ela esta inteira, estou com dificuldade para ligar ela, ja vou trocar a bateria mas o que mais esta me preocupando é que na hora da partida esta saindo um pouco de fumaça branca pelo escapamento, e esta fazendo um barulho de rangido ( nao sei se vem do motor) o que vc acha que devo olhar? A moto deve ter ficado um bom tempo exposto ao sol e chuva pq tinha algumas partes com ferrugem como a corrente dela.
@@luanextreme1566 opa, blz. Fumaça Branca é sinal que deve estar queimando óleo. Funciona ela e aguarda o motor aquecer pra ver se para, precisa ver se é água no escape, se for água irá parar, se for óleo queimando não irá parar. Aí nesse caso tem que abrir a parte de cima do motor e fazer o que precisar. Entra no grupo WhatsApp e me chama lá.
Muito bem explicado. Eu já tentei explicar isso diversas vezes para pessoas em grupos de WhatsApp da Dominar. Mas tem gente que é meio ruim de entender. Qual é o equipamento que você usa para monitorar a temperatura? Pode mandar o link?
Obrigado! Sim, ainda terá muitos que discorda. Falta entender as coisas. Isso que nem abordei a questão de aquecer o motor antes de rodar ou pré aquecer. Sua moto é 3 velas ou é 1 vela? A de 3 velas muda o cabo. Eu não tenho o link, mas vc encontra no mercado livre. Se vc estiver no grupo do WhatsApp, me chama, pesqueisa @DockMotos, eu tenho 1 ou 2 cabos para a Dominar 400 3 velas.
Aproveitando que o senhor mencionou sobre "óleo bom" no motor, a minha consercionaria utiliza o óleo ROD sintético 10w50. Esse óleo é bom? Posso pedir pra eles colocar o motul 7100? Será a minha primeira revisão.
@@Mario_Godoy obrigado! Uso severo é ligar o motor e na primeira partida do dia vc não esperar ao menos 1 minuto e sair acelerando d+, ligar a moto e rodar poucos km e logo desligar, toda vez que liga e desliga o motor, se ele está frio, a mistura ar combustível fica mais rica, isso ajuda na degradação do óleo. Trocar as marchas sempre em giros em que o rpm entra na faixa vermelha, ficar parado no trânsito por horas e com motor trabalhando. Isso é alguns exemplos de uso severo. Além do uso severo, deixar para trocar o óleo só nas revisões a cada 5.000km e o olho estiver muito surrado pela utilização extrema. Uso ideal, que considero bom: rotação do motor sempre a baixo de 7.000 rpm, acima disso só em ultrapassagens ou pequenos trechos, caso ande com giro acima, verificar a coloração do óleo, se estiver muito queimado no aspecto visual ou acinzentado, trocar antes dos 5.000 km, utilizar óleo e fluído de arrefecimento de alta qualidade. Aquecer o motor de manhã por 1 a 2 minutos e ao sair com a moto os primeiros 4 km andar suave até que o líquido de arrefecimento e óleo cheguem a temperatura ideal de trabalho. Lembre-se de respeitar o período de amaciamento do motor. Dessa forma, se o motor foi bem montado, tudo ficará bem.
@@Dockmoto Excelente, muito obrigado por compartilhar. Última pergunta, o liquido de arrefecimento, fluido de freio e óleo do motor que vem de fábrica de fábrica ou utilizam nas revisões na concessionária são confiáveis? São de alta qualidade ? Tenho como costume sempre verificar o nível do óleo todo domingo e completar se necessário ate chegar a revisão.
@@Mario_Godoy óleo de motor é confiável sim. Nessa parte eu fico despreocupado. Fiz revisões até 30k na rota B de Jundiaí, sempre utilizei elaion para o motor e é um óleo excelente. Se vc é aqui da região de Jundiaí, fica tranquilo. Não creio que na cc eles fariam picaretagem. Se fizer e descobrirmos, o bixo pega pra cc. A própria bajaj deve tomar as medidas cabíveis.
@@Dockmoto Moro em Andradas - Minas Gerasi, fica na divisa com o estado de SP e faço as revisões na concessionárias + próxima que é onde comprei a moto que é a Triple Bajaj Taquaral, óleo que utilizam lá e o VALVOLINE, espero que seja de alta qualidade conforme o Elaion que vc comentou. Obrigado pela ajuda !
Olá, consegue tirar uma dúvida ? Por favor. Tenho uma d250 com quase 3 mil kms rodados. Estava com zero problemas, até meu último abastecimento. Assim que fiz um abastecimento e fui ligar a moto, vi que a luz da injeção ficou acesa, dês de então não apagou. Como foi logo após o abastecimento, acredito que seja algo com o combustível. Teria alguma recomendação para a luz da injeção apagar?
Fala meu bom, ótima explicação, concordo com tudo aí. Sabe me dizer se essa moto tem indicativo de aquecimento do motor? será que ela avisa no painel? Vlw.
@@Betomatosfernandes bom dia! Sim, se chegar a 110° avisa no painel, se chegar a 115° perde potência e a 120° desliga. Se o sistema estiver sem água, quando a msg aparecer já deu ruim, tem que abrir o motor, agora se tiver água e for um travamento da válvula termostática e a menssagem aparecer é só desligar o motor e levar a uma oficina para substituir a válvula e pronto, dificilmente vai precisar abrir o motor. O sensor de temperatura lê a temperatura da água, se não tiver água a medição fica errada, sendo assim quando o sensor detectar 120° do bloco, o pistão já dilatou e ranhou tudo, então dá ruim o motor. Por isso eu aviso para verificar o líquido de arrefecimento dentro do radiador.
@@roquebf4042 no radiador, motor e reservatório de expansão 1000 ml. 50% de água desmineralizada, 50% de aditivo concentrado ou colocar aditivo pronto para uso.
@@nycolasmacaully8356 obrigado! Sobre as revisões com 16mil eu acho uma boa, porém as trocas de óleo eu faria a cada 5 mil km, só faria as trocas a cada 7 ou talvez 8 mil caso verificando com aparelho de oxidação de óleo se o mesmo permanecer em condições de uso. As revisões a cada 16k é bom que poupa nosso tempo de ir a concessionária, e também gastos desnecessários com revisões desnecessárias. Porém a troca de óleo a cada 5 a 6 mil eu faria para não correr o risco de ocasionar problemas no motor. A cada 16mil km é um intervalo bom para verifica pastilhas e itens de revisões como filtro de ar, vela, filtro de combustível, reapertos, etc. Acho uma boa, só não arrisco o óleo do motor em todo esse km.
Eu peguei essa informação direto na central. Com cabo adaptador obd2 + scanner, eu coletei as informações. Um dia eu estava na rodovia coletando essas informações e gravando a tela do celular, eu estava testando se a moto poderia super aquecer como alguns dizem, eu sabia que meu sistema estava ok, então acelerei tudo que dava na moto, e em uma descida braba e longa a moto deu um corte em 6° marcha, a 184 de painal e 10.452 rpm, quando ela deu uma falha e acelerou, foi um corte que de 184 ela reduziu a 180, quando cortou eu puchei as informações gravadas e no momento do corte eu vi o sinal da sonda lambda, a sonda enviou um sinal pobre a central e em seguida um sinal rico, isso ocorreu pq a central eletrônica cortou pulso pro bico injetor cortar e baixar a rotação. Foi assim que fiquei sabendo. Mas pode ser que dependendo da marcha esse corte fica próximo a 10200 rpm, então varia um pouco. Esse relato foi a única vez que minha moto cortou giro em 6° marcha na rodovia. A maior parte do tempo minha moto anda entre 5 e 6mil rpm, só anda próximo a 7mil qua do estou em rodovia boa e atrasado para atender algum cliente, e mesmo assim evito ultrapassar essa faixa de rpm.
Obrigado pelos ótimos videos como sempre. Vi ali que tu comentou sobre o oleo de motor, o oleo que vem original pela bajaj o YPF elaion(agora Röd) tu julga ele bom? Tava pensando em começar a usar ele na minha crosser, pois vou trabalhar de motoboy e aqui na minha regiao ficam tentando empurrar oleo mineral mas ele desgasta rapido no uso intenso. Queria saber se tu acha ele bom e se vale fazer a troca pra usar ele e alem dele se tem outro que recomenda pra dominar 400
@@B..B. valeu, tmj. Sobre o óleo, o ypf é bom sim, recomendo. Só utiliza em sua moto a viscosidade recomendo pelo manual que está tudo certo. O óleo sintético é muito superior ao mineral. Muito melhor.
@@Dockmoto pra crosser tem o 20w50 mineral e 10w40 semi. Não lembro onde, mas vi algo que o sintético 10w50 pode ser usado nela principalmente pra aguentar melhor o uso intenso
Na minha lander eu ando no limite dela todo os dias, já que pego estrada para ir ao trabalho. Está com 80mil rodados limpos, meu medo é de pegar a 400 e não ter essa segurança que tenho com ela
imagine q esse motor da fazer e lander é ótimo, poderia durar 300 mil km, mas andando no limite sempre, ja deve tá pra dar problema. Não se anda no limite todo dia e eu pego estrada todo dia tbm 90km pra ir e 90km pra voltar de Dominar 400....vou 120 km/h em media de boa, pq o limite é bem acima disso.
o teu caso é diferenciado ,..pois sabes cuidar da moto,. usas oleo de qualidade e acima de tudo full sintetic ,...alem de outras prevensoes , nomeadamente o sistema de refregiraçao ,.. sempre em bom funcionamento e com bom liquido tbm ,.. alem de tudo isso tu usas a moto dentro de um uso consciente pra uma 400cc de 40cv , ou seja , nao é um jato, como muitos podem pensar ,.. e q se andar sempre a dar pau ,. vai partir , .. vai durar menos etç,...portanto nao me admira q a tua realmente consiga grandes kilometragem,.. alias ja tem ,.. pois mais de 80,000 kms ja merece respeito,.. afinal é uma monocilindrica ,..,mas acredito q muitas nem chegaram nesta marca ,..e claro ,.. razao principal,.. mau uso,.. falta de boas revisoes entre outras q ja sabemo ,...parabens ,. pela tua bem diferenciada d 400!!!
7.000 rpm é uma velocidade de 130km/h no painel, 158km/h é particabente 8.500 rpm. Então se sua moto chega a 158 km/h isso significa que passa sim de 7.000 rpm. A media dessa moto é isso mesmo entre 150 a 170 está dentro da expectativa. Depende também das condições de vento e peso que carrega. Minha moto com vento contra e 100kg vai a 160 a 165, com vento a favor e muita descida ela vai a 180.
4:44 Toooop*+Sempre DockMoto D400. Início Ano Novo /2025 Segue os/Grandes Vídeos, Apresentações e Realizações!.../ Eu nas retas longas, dou pegadas de 150km/h, 160km/h!/E MTo+++!/Perfeito🏍️Tmj*+🤛🙋.
@@vismarmartins4939 opa, feliz ano novo. Dependendo do modelo do veículo e condições do motor, essa velocidade de 150 a 160 é uso normal. Motos que atingem 300km/h estará com giro baixo. O maior problema é trabalhar no vermelho ou próximo. Mas o pior mesmo é o vermelho, alí existe risco de quebra e desgaste prematuro. Já trabalhar com giro alto ante do vermelho exige verificação preventiva e substituição do óleo, pois giro alto fará o motor perdeu parte de sua saúde e o que manterá esse motor saudável é a revisão preventiva, e mesmo assim um motor que possa durar 200k poderá durar 160k se fizer revisões e troca de óleo adiantada. E para aquele que soca o pau e não faz revisões adiantada a probabilidade desse motor apresentar falhas antes dos 50.000km é grande.
Tiago, o óleo utilizado pela concessionária é Valvoline 10w50 sintético, é um óleo muito bom. Mas caso queira, pode utilizar motul 7100 API SL JASO MA2 ou Motul 7100 API SP JASO MA2 100% sintético. Todos são bons, porém motul tem certificado de qualidade. Eu utilizei motul uma vez só, eu utilizo óleo mais barato, pois sei como toco a moto, mas se fosse outra tocada, eu utilizaria motul direto pela qualidade do produto. Eu utilizei só uma vez nesse motor, mas vou dizer, óleo muito bom.
Muito bom saber que a moto tem qualidade e que com o bom uso pode durar 200mil km. Tem muito cupim de ferro dando conselho errado por ai. Parabens William video esclarecedor.
@@yugokajihara agradeço seu tempo presente e dedicação por deixar sua msg. Obrigado! Realmente existe muitos cupim, presenciei muitas coisas nos grupos, e quando vamos pesquisar como o cara utiliza a moto, logo em poucas conversas conseguimos detectar algumas coisas na utilização que ao meu ver trás consequências ruins ao veículo. Qualquer novidade estou por aqui, só dar um alô. Abraço!
Não é para acontecer. Décadas autópsias de motores importados e nacionais. Mercedes, Audi,BMW… Que leva motor quebrar ou carro quebrar, nível óleo baixo, óleo ruim, principal combustível adulterado mistura pobre. Mas tiver óleo novo nível, sistema líquido arrefecimento em dia bomba d’água em dia não haverá problemas. Agora levar rotação limite como amigo falou muito tempo, pode quebrar válvula, anel , pistão carga muito extrema pode levar ao colapso fadiga do componente. Qualquer motor, Ferrari, Lamborguini, Mercedes, Audi, BMW, Volkswagen, chevrolet, Pegeout, Reno, Honda, Toyota… Milhares motores abertos. Décadas cresci nesse mundo. Até um tempo preparador de motor. Falavam marea bomba… preparei muito que fiz nunca deu problema, foi bomba de emoção, teve muita dondoca mimizenta na época BMW, Audi, Mercedes, Jetta, golf choradeira, choramingo, mimizenta, dondoca … Bom acabei de comprar Dominar 400 pesquisei muito, visualizei moto bem construída. Agradei muito. Claro primeiro 2000 quilômetros giro motor 4 mil rpm, claro irei esquentar a moto até perto de sua folga ideal de trabalho “pior coisa no frio, ligou saiu no talo, carga severa motor frio, nisso problema cedo “; seja qualquer estação. Primeira partida. Que fiz isso nunca deu problema levei carro um milhão de quilômetros original sem abrir motor, moto 700 mil quilômetros original abrir o motor. Sua maneira fazer manutenção preventiva, não negligência, esquentar motor, deves em quando variar rotação, dar esticada “ sem levar no limite muito alto por muito tempo “ Segredos fazem o motor tem longevidade além fabricante pede. Na época fábrica deu uno novo taxista rodou dois milhões de quilômetros sem abrir o motor,senhor dirigiu o táxi na época fábrica levou uno para estudo. Os engenheiros vieram perguntar. Senhor taxista desde zero fazia as manutenções preventivas, Uno era zero. Respeitava troco de óleo, troca líquido arrefecimento, injeção em dia, combustível boa qualidade, esquentava motor “ não dava pau com motor frio folga justa faz perder material “, dava esticada “ à fim de descarbonização do motor não viciar motor mesma rotação “ isso influencia muito. Respeitando seu transporte, percebendo assimilação que transporte transmite tendo comunicação e leitura transporte vai muito além que original foi proposto. Dicas fazerem durar muito além da expectativa. Tive embreagem durou 200 mil quilômetros, freio pastilha 100 mil quilômetros, uso muito marcha, sem coises, redução muito antes. Procuro tempo todo máximo embalo. Tem condução leva além do proposto ou vida curta do componente, vai depender do seu zelo. Dominar 400 vai ter vida longa.
ia trocar minha MT03 na d400... fiZ teste ride na d400 ... nao entrega o que a mt entrega .. em.nada mas eh boa moto mas a yamaha tem 1 construçao geral melhor😅
Propostas diferentes, D400 é uma estradeira, aceita bem garupa e bagagens, ciclista mais confortável e econômica, realmente menor velocidade final, porém as velocidades da D400 atendem muito bem nossas rodovias com margens de segurança para ultrapassagem, bem como estabilidade ao cruzar com veículos maiores....a MT 03 é uma street excelente, mas pra quem quer usar em passeios, principalmente com carona é inviável.
Tem várias situações ao contrário... muitos amigos já trocaram mt03 na D400 estão realmente satisfeito agora... talvez vc não conseguiu ter a percepção real por causa da sua emoção com a mt03.
Uma é uma naked sport(MT-03) moto de desempenho absurdo e ciclística simplesmente surreal, moto feita pra ser divertida com possibilidades de passeio. A dominar é o oposto é uma moto de passeio com possibilidades de ser divertida. Eu particularmente me senti melhor atendido pela dominar, principalmente por carregar garupa, só botei uma almofadinha e ficou top a Mt a Muié não ia aguentar. Mas a MT é top demais. Mas é proposta. Eu só não peguei uma himarea411 pq ela não tem um desenvolvimento rápido e pra ultrapassagem não ia mudar muito pra mim
@@motoqueirogyn062 MT03 é uma moto muito legal. Sua opinião é válido e para mim você deve optar por aquilo que realmente agrega o valor que você espera. Tmj!
Qualquer motor em alto giro vai aquecer em condições severas .a dominar eu acho na minha visao muito grande e pesada pra motor 400 e moto nenhuma vai ter durabilidade na mao de otario.
Amigo, pelo seu linguajar mais ou menos técnico, vc deve ter algum conhecido de mecânica, mas vc dizer que rodar na estrada é considerada condições externas, vc se engana, condições externas é rodar na cidade, até mesmo em baixas rotações.
@@franciscogilbertodesousa2779 conheço um cara que tirou uma moto zero e na pista é coro e cassete o tempo todo 9.000 rpm e adivinha? moto baixando óleo com 20.000 km rodado. Por isso eu disse no vídeo, que para mim, utilizar o veículo o tempo todo nessa rotação é uso severo. Uma coisa é vc rodar dessa forma por 1, 3, 4 km as vezes, e outra é vc descer pau o tempo todo. Manter a média de 110 a 140 nessa moto terá uma faixa boa de trabalho do motor, agora enrolar o cabo e deixar o motor a todo momento em rotações entrando no vermelho vai sim trazer desgastes e possíveis problemas a longo prazo. Para evitar eu recomendo adiantar a troca de óleo caso ele esteja acinzentado. Esse rapaz que comentei dos 20k ele tem essa dominar, e troca o óleo a cada 5k e a moto começou a beber óleo. Motor não bate, mas bebe óleo. Coisa que não ocorria. Se pelo menos trocasse antes, poderia postergar já que viaja muito e sempre deixando o motor sob stress. Tenho conhecimento em mecânica sim, faço muita coisa desde 2014 quando entrei no Senai para estudar. Também estudei sistema de injeção eletrônica, abs, air-bag. Tenho um pouquinho de conhecimento nessa parte. Abraço irmão, de qualquer forma eu respeito seu comentário. Tmj!
@@Dockmoto 1 cara é a exceção não a regra. CIDADE é uso extremo, não ESTRADA. O que danifica motor são as constantes arrancadas da cidade. Conhecer 1 cara não é argumento de nada pq naop sabe como fez as trocas de oleo, nao sabe se ficou brincando de top speed etc... o rapaz acima esta correto ,estrada é o melhor uso que tem, por isso há o termo CARRO DE ESTRADA, ou seja, novo. Agora ficar na estrada além da rotação recomendada é ruim tbm, a moto não é feita pra ficar a 9 mil rpm. Minha dominar eu nunca coloquei acima de 8000 rpm e não vejo pq alguem precise disso.
Conversei com um rapaz num grupo da Dominar no Whatsapp, e ele logo depois de comprar meteu 120 km/h na estrada, porque morava em outra cidade. Agora ele afirma que essa moto consome mais depois que o motor amacia, algo totalmente contrário ao que seria o normal. Aí tentei explicar a ele que o motor dele teve desgaste prematuro, e desgaste irregular, por isso ao invés de ficar mais econômica com o tempo, ficou menos econômica, ou seja, o motor da moto está numa condição de uma moto bem mais rodada. Ele não entendeu e continuou a dizer que é uma moto para andar forte. É por existir esse tipo de gente que gosto de comprar moto zero km.
@motoqueirogyn062 participo dos grupos do Dock e outros 3 de Dominar 400, é direto problemas mecânicos, mas não são crônicos r sim problemas de montagem ainda acontecendo..
@@ricardobernard0concordo com vc, tenho uma, ainda com 1400 km, sem problemas por enquanto, período de amaciamemto, realmente ainda estão enfrentando problemas de montagem em alguns casos, mas sério pelo custo benefício vc não compra nd igual, similar vc pega apenas usada...cb500f com 6 anos de uso e menos equipada e por ser usada com muita chance de dar B.O.
Quem anda a 150 constante não se preocupe pq quem vai morrer primeiro não será o motor 😂
😂😂😂😂😂 muito bem colocado 😂😂
Sacada de mestre essa tua frase rsrsrs
@@9kdKq0xaVG2b exatamente! 👍
Certíssimo, irmão,a unica forma de subir o giro no motor e em uma ultrapassagem,de oitro veículo,e depois andar tranquilo
Show de bola! Estamos juntos brother! 🫡🍷👊🗽
Eu acelero a dominar no limite o tempo todo,já coloquei pra derreter 185 de máxima descendo, rodei 1200km em um dia a moto se comportou bem
Minta devagar.
Por isso não compro moto usada
@@oficinadobento9246 sim, se tudo está ok no sistema de arrefecimento e lubrificação, ela vai rodar 24h sem dar problemas em giros máximos acima de 8.000 rpm e abaixo de 10.400 rpm que é o limite de corte. Agora se vai rodar 100.000 km, 200.000km sem apresentar desgastes além do normal é outra história. Conheço D400 que o cara anda nesse estilo que vc mensionou e advinha?! 20.000 km, motor bebendo óleo. Agora pq será que minha moto não baixa óleo ou tem barulhos estfanho no motor. Eu sei a receita.
Creio que a moto desse rapaz que chegou a 20k baixa óleo pelo stress gerado ao motor e degradação do óleo, creio que se ele tivesse trocado na metade do km ele teria protegido o motor de desgastes, pois quando vc stressa muito o motor, o óleo aquece bastante e tem tendência maior a sofrer degradação mais rápido, assim deixando de proteger como deve. O problema não é só acelerar muito, o maior problema é as manutenções preventiva que devem ser feitas antecipadamente. Lembrando que ao ligar o motor vc deve aquecer por 1 minuto e nos 3 a 4 km primários do dia andar sem dar carga de mais no motor, tudo isso ajuda a preservar, depois pode acelerar sim, mas trocar óleo antes caso faça utilização severa.
@@Dockmotovc matou a pau camarada, sou mecânico e sempre falo isso para os meus clientes , um motor q roda até 400 mil km se vc stressa ele muito fatalmente ele não passará dos 150 mil km pois em uma dessas uma biela , um pistão 13:00 se parte e já era ...... é isso se tudo estiver certinho na manutenção.
Tinha uma Fazer250 2006 só andava no talo 8mil 9mil rpm, 135-150km, mas o revestimento cerâmico é outro nível, Yamaha é Yamaha.
Conserteza. Esse motor é pra 300 mil km ou mais. Já os motores novo um ou outro apresenta B.ó em rolamento, coisa básica de resolver. Mas é um excelente projeto.
Teu canal pra mim é uma das referências sobre a Dominar 400, parabéns pelos conteúdos, show!! A minha está com apenas 700km atualmente, amaciando na manha. Mesmo depois de amaciado, 110 - 120km/h é uma velocidade boa pra viagem, uma vez ou outra se precisar um pouco mais. Pelo que vi a minha chega aos 100.000 km de boa.
@@minha1602 show de bola, continue assim e terá vida longa seu motor. Lembre-se de fazer uma versão no sistema de arrefecimento.
Valeu por assistir. Saudações! 👊
Parabéns garoto,eu ando e viajo de moto desde 1975, hoje tenho uma Tiger 800 2016 e já fiz 140 mil km e a idade chegou, essa moto ta muito pesada, então eu estou interessado em comprar uma dominar 400, eu sempre assisto os seus vídeos e vc é perfeito nas suas explicações, parabéns por tudo, hoje tenho 68 anos tenho 165 de altura e peso 66 k e viajo sempre com a minha esposa e todos os anos vou até Belém e Santarém no para.
O que você me diz se a dominar vai ser uma boa pra mim a minha tocada é o que manda a rodovia.
Ficarei muito grato se você me dá uma luz.grade abraço.
Obrigado meu querido! A Tigger 800 é um motão, sem dúvidas superior a D400, mas a D400 não deixará nada a desejar, a D400 é uma moto que anda muito bem com duas pessoas e bagagens, sobe e desce a 120 se quizer, e se precisar acelerar ela tem folego para ir a 150 com peso e duas pessoas em cima. A única observação que índico é amaciar o motor e verificar o sistema de arrefecimento. Se estiver tudo ok da forma que eu tenho explicado, é só alegria, é muntar na moto e passear milhares de km sem medo de ficar na mão. Pra tua altura a D400 vai servir perfeitamente.
Vida longa ao Senhor, que Deus conserve essa saúde que vc tenha para curtir muito seus passeios com a patroa.
Abraço! 🫡🍷
Eu ten uma dominar250 seu vídeos vai me ajudar muito tirar minhas dúvidas
@@vallsilva9742 legal, a D250 é praticamente uma D400, tem muita semelhança. Qualquer coisa dá um alô. Abraço!
Quem quiser pode andar muito acima de 110 ,pode colocar 140,160 ,180 ,só que quando bater não sobra nada!
🫡
Exatamente, muito bom conteudo, para os que falam que as binarias chinesas são de qualidades superior não devem entender, as proprias CG 160 queridinhas da maioria não chegam sequer em 50 mil quilometros rodados sem abrir o motor, então se quer surrar a moto tenha mente que pode haver desgaste prematuro e isso vale para qualquer veiculo de qualquer marca.
Exatamente! 👏👏👏
Obrigado pelo vídeo ótima explicação
De nada! 😉 tmj.
Parabéns pela aula professor 👏👏👏
@@leandrobatista3298 obrigado meu querido! Obrigado pela presença! 🙏
Dock, obrigado pelo video, tem ajudado bastante.
Comprei uma bajaj d400 recentemente no leilão, aparentemente ela esta inteira, estou com dificuldade para ligar ela, ja vou trocar a bateria mas o que mais esta me preocupando é que na hora da partida esta saindo um pouco de fumaça branca pelo escapamento, e esta fazendo um barulho de rangido ( nao sei se vem do motor) o que vc acha que devo olhar?
A moto deve ter ficado um bom tempo exposto ao sol e chuva pq tinha algumas partes com ferrugem como a corrente dela.
@@luanextreme1566 opa, blz. Fumaça Branca é sinal que deve estar queimando óleo. Funciona ela e aguarda o motor aquecer pra ver se para, precisa ver se é água no escape, se for água irá parar, se for óleo queimando não irá parar. Aí nesse caso tem que abrir a parte de cima do motor e fazer o que precisar. Entra no grupo WhatsApp e me chama lá.
Excelente vídeo! Parabéns!
@@PauloSilva-ji1ng obrigado! 👊🗽🍷
Na minha Cb500f é difícil eu passar dos 6500 rpm.
O corte é em 8500rpm
CB500F é top, tive uma pretona 2015, tirei zero na época. Foi só passeio e alegria com essa moto! Gosto muito dessa moto. Parabéns por ter uma!
Muito bem explicado. Eu já tentei explicar isso diversas vezes para pessoas em grupos de WhatsApp da Dominar. Mas tem gente que é meio ruim de entender.
Qual é o equipamento que você usa para monitorar a temperatura? Pode mandar o link?
Obrigado! Sim, ainda terá muitos que discorda. Falta entender as coisas. Isso que nem abordei a questão de aquecer o motor antes de rodar ou pré aquecer.
Sua moto é 3 velas ou é 1 vela? A de 3 velas muda o cabo. Eu não tenho o link, mas vc encontra no mercado livre. Se vc estiver no grupo do WhatsApp, me chama, pesqueisa @DockMotos, eu tenho 1 ou 2 cabos para a Dominar 400 3 velas.
mete um scantools generico no conector diagnostico, tipo ELM327, conecta via bluetooth e coloca o celular no painel, pronto.
excelente video
Obrigado! 👊🍷🗽
Hoje cheguei em 160 km e a moto foi lindo
Chique, a moto chega facilmente a 160.
Aproveitando que o senhor mencionou sobre "óleo bom" no motor, a minha consercionaria utiliza o óleo ROD sintético 10w50.
Esse óleo é bom? Posso pedir pra eles colocar o motul 7100? Será a minha primeira revisão.
@@thiago.olives pode pedir pra por motul 7100 sim. Mas esse óleo ypf tem boa tecnologia. Mas motul é qualidade garantida.
Primeiramente parabéns pelo vídeo, o que seria condição de uso severo para Dominar 400 ?
@@Mario_Godoy obrigado! Uso severo é ligar o motor e na primeira partida do dia vc não esperar ao menos 1 minuto e sair acelerando d+, ligar a moto e rodar poucos km e logo desligar, toda vez que liga e desliga o motor, se ele está frio, a mistura ar combustível fica mais rica, isso ajuda na degradação do óleo. Trocar as marchas sempre em giros em que o rpm entra na faixa vermelha, ficar parado no trânsito por horas e com motor trabalhando. Isso é alguns exemplos de uso severo. Além do uso severo, deixar para trocar o óleo só nas revisões a cada 5.000km e o olho estiver muito surrado pela utilização extrema.
Uso ideal, que considero bom: rotação do motor sempre a baixo de 7.000 rpm, acima disso só em ultrapassagens ou pequenos trechos, caso ande com giro acima, verificar a coloração do óleo, se estiver muito queimado no aspecto visual ou acinzentado, trocar antes dos 5.000 km, utilizar óleo e fluído de arrefecimento de alta qualidade. Aquecer o motor de manhã por 1 a 2 minutos e ao sair com a moto os primeiros 4 km andar suave até que o líquido de arrefecimento e óleo cheguem a temperatura ideal de trabalho. Lembre-se de respeitar o período de amaciamento do motor. Dessa forma, se o motor foi bem montado, tudo ficará bem.
@@Dockmoto Excelente, muito obrigado por compartilhar. Última pergunta, o liquido de arrefecimento, fluido de freio e óleo do motor que vem de fábrica de fábrica ou utilizam nas revisões na concessionária são confiáveis? São de alta qualidade ? Tenho como costume sempre verificar o nível do óleo todo domingo e completar se necessário ate chegar a revisão.
@@Mario_Godoy óleo de motor é confiável sim. Nessa parte eu fico despreocupado. Fiz revisões até 30k na rota B de Jundiaí, sempre utilizei elaion para o motor e é um óleo excelente. Se vc é aqui da região de Jundiaí, fica tranquilo. Não creio que na cc eles fariam picaretagem. Se fizer e descobrirmos, o bixo pega pra cc. A própria bajaj deve tomar as medidas cabíveis.
@@Dockmoto Moro em Andradas - Minas Gerasi, fica na divisa com o estado de SP e faço as revisões na concessionárias + próxima que é onde comprei a moto que é a Triple Bajaj Taquaral, óleo que utilizam lá e o VALVOLINE, espero que seja de alta qualidade conforme o Elaion que vc comentou. Obrigado pela ajuda !
Olá, consegue tirar uma dúvida ? Por favor.
Tenho uma d250 com quase 3 mil kms rodados.
Estava com zero problemas, até meu último abastecimento.
Assim que fiz um abastecimento e fui ligar a moto, vi que a luz da injeção ficou acesa, dês de então não apagou.
Como foi logo após o abastecimento, acredito que seja algo com o combustível.
Teria alguma recomendação para a luz da injeção apagar?
🤔🤔 Tá fácil! Leia o manual de instruções e siga! E pronto! 👍🏻👍🏻
@@vitorvilasboas9330 simples 🧐
Fala meu bom, ótima explicação, concordo com tudo aí. Sabe me dizer se essa moto tem indicativo de aquecimento do motor? será que ela avisa no painel? Vlw.
Tenho D400 e tem sim alerta no painel
Só q depois q acende o motor já deu tchau ela desliga
@@Ritmodiy isso e vdd kkkkk
@@Betomatosfernandes bom dia! Sim, se chegar a 110° avisa no painel, se chegar a 115° perde potência e a 120° desliga. Se o sistema estiver sem água, quando a msg aparecer já deu ruim, tem que abrir o motor, agora se tiver água e for um travamento da válvula termostática e a menssagem aparecer é só desligar o motor e levar a uma oficina para substituir a válvula e pronto, dificilmente vai precisar abrir o motor.
O sensor de temperatura lê a temperatura da água, se não tiver água a medição fica errada, sendo assim quando o sensor detectar 120° do bloco, o pistão já dilatou e ranhou tudo, então dá ruim o motor. Por isso eu aviso para verificar o líquido de arrefecimento dentro do radiador.
@Dockmoto vlw Dock, o lance então é ficar de olho na agua do radiador/reservatório. Vlw!
O anjo está com vc até 110 ,depois disso ele não te protege
Realmente temos que vigiar.
Qtos litros de líquido de arrefecimento na d400?
Qual a proporção de água e etilenoglicol?
@@roquebf4042 no radiador, motor e reservatório de expansão 1000 ml. 50% de água desmineralizada, 50% de aditivo concentrado ou colocar aditivo pronto para uso.
Esta querendo envenenar alguém com etilenoglicol?😂😂😂
Muito bom seu vídeo, o que você acha das revisões da Triumph com 16mil km.
@@nycolasmacaully8356 obrigado! Sobre as revisões com 16mil eu acho uma boa, porém as trocas de óleo eu faria a cada 5 mil km, só faria as trocas a cada 7 ou talvez 8 mil caso verificando com aparelho de oxidação de óleo se o mesmo permanecer em condições de uso. As revisões a cada 16k é bom que poupa nosso tempo de ir a concessionária, e também gastos desnecessários com revisões desnecessárias. Porém a troca de óleo a cada 5 a 6 mil eu faria para não correr o risco de ocasionar problemas no motor. A cada 16mil km é um intervalo bom para verifica pastilhas e itens de revisões como filtro de ar, vela, filtro de combustível, reapertos, etc. Acho uma boa, só não arrisco o óleo do motor em todo esse km.
@Dockmoto eu fiquei com medo justamente do óleo, vou antecipar as trocas de óleo, muito tempo 16mil km.
@Dockmoto obrigado pelo feedback.
Mas a Speed 400 , vai 4,5 litros de óleo, para aguentar os 16 mil km.
Como você chegou que o limite de giro é 10.400 RPM? Já procurei vídeo sobre isso e não achei.
Eu peguei essa informação direto na central. Com cabo adaptador obd2 + scanner, eu coletei as informações. Um dia eu estava na rodovia coletando essas informações e gravando a tela do celular, eu estava testando se a moto poderia super aquecer como alguns dizem, eu sabia que meu sistema estava ok, então acelerei tudo que dava na moto, e em uma descida braba e longa a moto deu um corte em 6° marcha, a 184 de painal e 10.452 rpm, quando ela deu uma falha e acelerou, foi um corte que de 184 ela reduziu a 180, quando cortou eu puchei as informações gravadas e no momento do corte eu vi o sinal da sonda lambda, a sonda enviou um sinal pobre a central e em seguida um sinal rico, isso ocorreu pq a central eletrônica cortou pulso pro bico injetor cortar e baixar a rotação. Foi assim que fiquei sabendo. Mas pode ser que dependendo da marcha esse corte fica próximo a 10200 rpm, então varia um pouco. Esse relato foi a única vez que minha moto cortou giro em 6° marcha na rodovia. A maior parte do tempo minha moto anda entre 5 e 6mil rpm, só anda próximo a 7mil qua do estou em rodovia boa e atrasado para atender algum cliente, e mesmo assim evito ultrapassar essa faixa de rpm.
Obrigado pelos ótimos videos como sempre. Vi ali que tu comentou sobre o oleo de motor, o oleo que vem original pela bajaj o YPF elaion(agora Röd) tu julga ele bom? Tava pensando em começar a usar ele na minha crosser, pois vou trabalhar de motoboy e aqui na minha regiao ficam tentando empurrar oleo mineral mas ele desgasta rapido no uso intenso. Queria saber se tu acha ele bom e se vale fazer a troca pra usar ele e alem dele se tem outro que recomenda pra dominar 400
@@B..B. valeu, tmj. Sobre o óleo, o ypf é bom sim, recomendo. Só utiliza em sua moto a viscosidade recomendo pelo manual que está tudo certo. O óleo sintético é muito superior ao mineral. Muito melhor.
@@Dockmoto pra crosser tem o 20w50 mineral e 10w40 semi.
Não lembro onde, mas vi algo que o sintético 10w50 pode ser usado nela principalmente pra aguentar melhor o uso intenso
Na minha lander eu ando no limite dela todo os dias, já que pego estrada para ir ao trabalho.
Está com 80mil rodados limpos, meu medo é de pegar a 400 e não ter essa segurança que tenho com ela
imagine q esse motor da fazer e lander é ótimo, poderia durar 300 mil km, mas andando no limite sempre, ja deve tá pra dar problema. Não se anda no limite todo dia e eu pego estrada todo dia tbm 90km pra ir e 90km pra voltar de Dominar 400....vou 120 km/h em media de boa, pq o limite é bem acima disso.
o teu caso é diferenciado ,..pois sabes cuidar da moto,. usas oleo de qualidade e acima de tudo full sintetic ,...alem de outras prevensoes , nomeadamente o sistema de refregiraçao ,.. sempre em bom funcionamento e com bom liquido tbm ,.. alem de tudo isso tu usas a moto dentro de um uso consciente pra uma 400cc de 40cv , ou seja , nao é um jato, como muitos podem pensar ,.. e q se andar sempre a dar pau ,. vai partir , .. vai durar menos etç,...portanto nao me admira q a tua realmente consiga grandes kilometragem,.. alias ja tem ,.. pois mais de 80,000 kms ja merece respeito,.. afinal é uma monocilindrica ,..,mas acredito q muitas nem chegaram nesta marca ,..e claro ,.. razao principal,.. mau uso,.. falta de boas revisoes entre outras q ja sabemo ,...parabens ,. pela tua bem diferenciada d 400!!!
@@MrRui33333 quero agradecer por assistir o vídeo e também por dedicar um tempo a escrever sua msg. Vc fez um ótimo resumo. Obrigado! Tmj! 🍷
Gostaria de saber pq a minha dominar 400 não passa dos 7.ooo rps e velocidade de 158 hs ?
A minha chega fácil a 170km.
7.000 rpm é uma velocidade de 130km/h no painel, 158km/h é particabente 8.500 rpm. Então se sua moto chega a 158 km/h isso significa que passa sim de 7.000 rpm. A media dessa moto é isso mesmo entre 150 a 170 está dentro da expectativa. Depende também das condições de vento e peso que carrega. Minha moto com vento contra e 100kg vai a 160 a 165, com vento a favor e muita descida ela vai a 180.
4:44 Toooop*+Sempre DockMoto D400. Início Ano Novo /2025 Segue os/Grandes Vídeos, Apresentações e Realizações!.../ Eu nas retas longas, dou pegadas de 150km/h, 160km/h!/E MTo+++!/Perfeito🏍️Tmj*+🤛🙋.
@@vismarmartins4939 opa, feliz ano novo. Dependendo do modelo do veículo e condições do motor, essa velocidade de 150 a 160 é uso normal. Motos que atingem 300km/h estará com giro baixo. O maior problema é trabalhar no vermelho ou próximo. Mas o pior mesmo é o vermelho, alí existe risco de quebra e desgaste prematuro. Já trabalhar com giro alto ante do vermelho exige verificação preventiva e substituição do óleo, pois giro alto fará o motor perdeu parte de sua saúde e o que manterá esse motor saudável é a revisão preventiva, e mesmo assim um motor que possa durar 200k poderá durar 160k se fizer revisões e troca de óleo adiantada. E para aquele que soca o pau e não faz revisões adiantada a probabilidade desse motor apresentar falhas antes dos 50.000km é grande.
Dock qual oleo vc recomenda?
Tiago, o óleo utilizado pela concessionária é Valvoline 10w50 sintético, é um óleo muito bom. Mas caso queira, pode utilizar motul 7100 API SL JASO MA2 ou Motul 7100 API SP JASO MA2 100% sintético. Todos são bons, porém motul tem certificado de qualidade. Eu utilizei motul uma vez só, eu utilizo óleo mais barato, pois sei como toco a moto, mas se fosse outra tocada, eu utilizaria motul direto pela qualidade do produto. Eu utilizei só uma vez nesse motor, mas vou dizer, óleo muito bom.
Top
@@elmoferreira6638 tmj 👊
Muito bom saber que a moto tem qualidade e que com o bom uso pode durar 200mil km.
Tem muito cupim de ferro dando conselho errado por ai.
Parabens William video esclarecedor.
@@yugokajihara agradeço seu tempo presente e dedicação por deixar sua msg. Obrigado!
Realmente existe muitos cupim, presenciei muitas coisas nos grupos, e quando vamos pesquisar como o cara utiliza a moto, logo em poucas conversas conseguimos detectar algumas coisas na utilização que ao meu ver trás consequências ruins ao veículo.
Qualquer novidade estou por aqui, só dar um alô. Abraço!
Não é para acontecer.
Décadas autópsias de motores importados e nacionais.
Mercedes, Audi,BMW…
Que leva motor quebrar ou carro quebrar, nível óleo baixo, óleo ruim, principal combustível adulterado mistura pobre.
Mas tiver óleo novo nível, sistema líquido arrefecimento em dia bomba d’água em dia não haverá problemas.
Agora levar rotação limite como amigo falou muito tempo, pode quebrar válvula, anel , pistão carga muito extrema pode levar ao colapso fadiga do componente.
Qualquer motor, Ferrari, Lamborguini, Mercedes, Audi, BMW, Volkswagen, chevrolet, Pegeout, Reno, Honda, Toyota…
Milhares motores abertos.
Décadas cresci nesse mundo.
Até um tempo preparador de motor.
Falavam marea bomba… preparei muito que fiz nunca deu problema, foi bomba de emoção, teve muita dondoca mimizenta na época BMW, Audi, Mercedes, Jetta, golf choradeira, choramingo, mimizenta, dondoca …
Bom acabei de comprar Dominar 400 pesquisei muito, visualizei moto bem construída.
Agradei muito.
Claro primeiro 2000 quilômetros giro motor 4 mil rpm, claro irei esquentar a moto até perto de sua folga ideal de trabalho “pior coisa no frio, ligou saiu no talo, carga severa motor frio, nisso problema cedo “; seja qualquer estação.
Primeira partida.
Que fiz isso nunca deu problema levei carro um milhão de quilômetros original sem abrir motor, moto 700 mil quilômetros original abrir o motor.
Sua maneira fazer manutenção preventiva, não negligência, esquentar motor, deves em quando variar rotação, dar esticada “ sem levar no limite muito alto por muito tempo “
Segredos fazem o motor tem longevidade além fabricante pede.
Na época fábrica deu uno novo taxista rodou dois milhões de quilômetros sem abrir o motor,senhor dirigiu o táxi na época fábrica levou uno para estudo.
Os engenheiros vieram perguntar.
Senhor taxista desde zero fazia as manutenções preventivas,
Uno era zero.
Respeitava troco de óleo, troca líquido arrefecimento, injeção em dia, combustível boa qualidade, esquentava motor “ não dava pau com motor frio folga justa faz perder material “, dava esticada “ à fim de descarbonização do motor não viciar motor mesma rotação “ isso influencia muito.
Respeitando seu transporte, percebendo assimilação que transporte transmite tendo comunicação e leitura transporte vai muito além que original foi proposto.
Dicas fazerem durar muito além da expectativa.
Tive embreagem durou 200 mil quilômetros, freio pastilha 100 mil quilômetros,
uso muito marcha, sem coises, redução muito antes.
Procuro tempo todo máximo embalo.
Tem condução leva além do proposto ou vida curta do componente, vai depender do seu zelo.
Dominar 400 vai ter vida longa.
Perfeita explicação. Vida longa a D400! TMJ 🍷👊, espero que meu uno tenha vida longa assim também, igual ao uno do taxista.
Vai Dock Vai Feliz 2025 !!!!
@@leonardodlcarvalho opa Leo, feliz 2025 para vc também. Abraço meu querido!
A minha não passa dos 160 km/h
E ainda quer mais? Kkkkk
É assim msm qnd ela passar de 10 mil rodados ele vai chegar a 170 igual a minha
😂😂😂😂😂😂😂 compra um jato alcança 900km hr
😅😅😅😅😅
@@rafaelmoreiraaraujo9623 tá bom de mais uai. Kkkk
Uma Dominar 400
@@Pr.Darlan 🫡
ia trocar minha MT03 na d400... fiZ teste ride na d400 ... nao entrega o que a mt entrega .. em.nada mas eh boa moto mas a yamaha tem 1 construçao geral melhor😅
Propostas diferentes, D400 é uma estradeira, aceita bem garupa e bagagens, ciclista mais confortável e econômica, realmente menor velocidade final, porém as velocidades da D400 atendem muito bem nossas rodovias com margens de segurança para ultrapassagem, bem como estabilidade ao cruzar com veículos maiores....a MT 03 é uma street excelente, mas pra quem quer usar em passeios, principalmente com carona é inviável.
Tem várias situações ao contrário... muitos amigos já trocaram mt03 na D400 estão realmente satisfeito agora... talvez vc não conseguiu ter a percepção real por causa da sua emoção com a mt03.
Uma é uma naked sport(MT-03) moto de desempenho absurdo e ciclística simplesmente surreal, moto feita pra ser divertida com possibilidades de passeio. A dominar é o oposto é uma moto de passeio com possibilidades de ser divertida. Eu particularmente me senti melhor atendido pela dominar, principalmente por carregar garupa, só botei uma almofadinha e ficou top a Mt a Muié não ia aguentar. Mas a MT é top demais. Mas é proposta. Eu só não peguei uma himarea411 pq ela não tem um desenvolvimento rápido e pra ultrapassagem não ia mudar muito pra mim
Obrigado pelo vídeo q fez pela minha pergunta!
@@motoqueirogyn062 MT03 é uma moto muito legal. Sua opinião é válido e para mim você deve optar por aquilo que realmente agrega o valor que você espera. Tmj!
Qualquer motor em alto giro vai aquecer em condições severas .a dominar eu acho na minha visao muito grande e pesada pra motor 400 e moto nenhuma vai ter durabilidade na mao de otario.
Sim
Amigo, pelo seu linguajar mais ou menos técnico, vc deve ter algum conhecido de mecânica, mas vc dizer que rodar na estrada é considerada condições externas, vc se engana, condições externas é rodar na cidade, até mesmo em baixas rotações.
@@franciscogilbertodesousa2779 conheço um cara que tirou uma moto zero e na pista é coro e cassete o tempo todo 9.000 rpm e adivinha? moto baixando óleo com 20.000 km rodado.
Por isso eu disse no vídeo, que para mim, utilizar o veículo o tempo todo nessa rotação é uso severo. Uma coisa é vc rodar dessa forma por 1, 3, 4 km as vezes, e outra é vc descer pau o tempo todo. Manter a média de 110 a 140 nessa moto terá uma faixa boa de trabalho do motor, agora enrolar o cabo e deixar o motor a todo momento em rotações entrando no vermelho vai sim trazer desgastes e possíveis problemas a longo prazo. Para evitar eu recomendo adiantar a troca de óleo caso ele esteja acinzentado.
Esse rapaz que comentei dos 20k ele tem essa dominar, e troca o óleo a cada 5k e a moto começou a beber óleo. Motor não bate, mas bebe óleo. Coisa que não ocorria. Se pelo menos trocasse antes, poderia postergar já que viaja muito e sempre deixando o motor sob stress.
Tenho conhecimento em mecânica sim, faço muita coisa desde 2014 quando entrei no Senai para estudar. Também estudei sistema de injeção eletrônica, abs, air-bag. Tenho um pouquinho de conhecimento nessa parte. Abraço irmão, de qualquer forma eu respeito seu comentário. Tmj!
@@Dockmoto 1 cara é a exceção não a regra. CIDADE é uso extremo, não ESTRADA. O que danifica motor são as constantes arrancadas da cidade. Conhecer 1 cara não é argumento de nada pq naop sabe como fez as trocas de oleo, nao sabe se ficou brincando de top speed etc... o rapaz acima esta correto ,estrada é o melhor uso que tem, por isso há o termo CARRO DE ESTRADA, ou seja, novo. Agora ficar na estrada além da rotação recomendada é ruim tbm, a moto não é feita pra ficar a 9 mil rpm. Minha dominar eu nunca coloquei acima de 8000 rpm e não vejo pq alguem precise disso.
Conversei com um rapaz num grupo da Dominar no Whatsapp, e ele logo depois de comprar meteu 120 km/h na estrada, porque morava em outra cidade. Agora ele afirma que essa moto consome mais depois que o motor amacia, algo totalmente contrário ao que seria o normal.
Aí tentei explicar a ele que o motor dele teve desgaste prematuro, e desgaste irregular, por isso ao invés de ficar mais econômica com o tempo, ficou menos econômica, ou seja, o motor da moto está numa condição de uma moto bem mais rodada. Ele não entendeu e continuou a dizer que é uma moto para andar forte.
É por existir esse tipo de gente que gosto de comprar moto zero km.
@@motochileiro exato, não só moto, carro tbm, só compro zero....só tem lesado que não sabe nada e acha que sabe.
Sinceramente, perdi a confiança na moto.. Muitos problemas, não vale a pena comprar uma moto pra lazer e ser sorteado con uma unidade problemática
não tenho visto todos esses problemas .. vc tem 1 ??? e outra qualquer moto de qualquer marca pode dar problemas apos sair da loja
@motoqueirogyn062 participo dos grupos do Dock e outros 3 de Dominar 400, é direto problemas mecânicos, mas não são crônicos r sim problemas de montagem ainda acontecendo..
@@ricardobernard0concordo com vc, tenho uma, ainda com 1400 km, sem problemas por enquanto, período de amaciamemto, realmente ainda estão enfrentando problemas de montagem em alguns casos, mas sério pelo custo benefício vc não compra nd igual, similar vc pega apenas usada...cb500f com 6 anos de uso e menos equipada e por ser usada com muita chance de dar B.O.
A moto é ótima e confiável, minha D400 é muito boa na cidade, estrada e confiável!
Acontece com qualquer moto e carro. Eu mesmo tenho uma D200 e nunca tive nenhum problema com nada. A minha tá com 18 mil.
Fake!
@@luocaldas🤐